xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 15/07/2010 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

15 julho 2010

1º Encontro dos Filhos e Amigos de AURORA acontece sexta e sábado

Filhos e Amigos de AURORA se reúnem nos dias 16 e 17 ( sexta e sábado):
1º Encontro Nacional dos Filhos e Amigos de Aurora acontecerá durante os dias: 16 e 17 de julho (sexta e sábado), próximos com uma vasta origração sóciocultural. Ocasião em que os filhos e amigos de Aurora se reunem festivamente neste que promete ser o maior evento dos últimos tempos já ocorridos na cidade de Aldemir Martins. Uma verdadeira celebração da memória e da história aurorense, segundo acredita a coordenação do encontro. Com uma programação das mais diversificadas, o Encontro dos filhos e amigos d’Aurora terá início nas primeiras horas da manhã da próxima sexta-feira(16).

Ver programação do evento: Sexta-feira, dia 16(das 8 às 17 h) - A Defensoria Pública do CE promove o ‘Mutirão da Cidadania’ na quadra poliesportiva do Araçá com muita prestação de serviços à população. No mesmo local a secretaria municipal de saúde também prestará uma série de serviços à comunidade. Ainda, durante todo o dia na praça Pe. Cícero ao lado da antiga estação ferroviária acontece a 1ª Feira de Artesanato do município, paralela a várias atividades socioculturais tais como: exposição de artes, literatura, fotografias antigas da cidade, apresentações musicais, esculturas, projeções de slides, painéis culturais e oficinas junto aos atletas mirins do projeto segundo tempo e escolinhas da Seculte-Aurora.

A programação cultural prosseguirá durante os dois dias de festa.
Às 7 h – No campinho da Estação acontece o torneio infantil “Viva Aurora” de futebol de travinha(de areia) envolvendo os atletas mirins das escolinhas da Seculte e do projetos Segundo Tempo dos pólos da Aurora Velha(S. Benedito) e do Araçá.

EXPOSIÇÃO ICONOGRÁFICA:
Durante os dois dias do evento, a Seculte-Aurora realiza na “pedra da estação” a Exposição Iconográfica – “AURORA – Fragmentos de uma história... Um passado em preto e branco”. Serão pouco mais de 100 fotos raras e antigas de Aurora, assim como de equipes de futebol a partir dos anos 40. “Será um verdadeiro resgate da bela memória histórica de Aurora, justamente num lugar dos mais afetivos e carregados de boas recordações, como é a pedra da velha estação que no passado foi um dos ambientes mais freqüentados da cidade” enfatizou o secretário JC. Além de apresentações artísticas com talentos da terra e exposição de escultura e obras de autores locais, a programação incluirá atividades como palestras sob os mais diversos temas: história, saúde, meio ambiente educação no trânsito etc...
Sábado, dia 17 (ás 6:30 h) – Recepção aos visitantes: filhos e amigos de Aurora, com a banda de música na praça pe. Cícero e no Centro Social Urbano(CSU), na Vila Paulo Gonçalves. Às 8:00 h – Passeio ecológico pontos turísticos e históricos de Aurora, saindo da praça da Estação. Onde serão visitados a velha estação agora revitalizada pelo município, onde funciona a biblioteca pública, o antigo casarão da Refesa restaurado pela prefeitura onde hoje funciona a sede da Seculte; o açude Recreio; a capela da Moça(Mártir Francisca) considerada a santa popular de Aurora; a capelinha do Bom-Jesus do Horto no bairro ds Aurora Velha, a capela de São Vicente, a ponte do Rio Salgado, o poço do meio, a praça central e a igreja matriz, o antigo casarão do Cel. Xavier – fundador de Aurora, recém adquirido pela prefeitura; o museu Pe. Luna da paróquia, o salão são vicente; o canteiro de obra da Escola técnica federal no Araçá e o açude Cachoeira.16:00h – 1º Passeio dos Motociclistas Aurorenses, saindo da Escola técnica ao lado da Policlínica no Araçá passando pelas principais ruas da cidade. Com sorteio de prêmios para os participantes.

NOTA: As inscrições encontram-se abertas na sede da Secretaria de Cultura(Seculte) para os motociclistas e na secretaria de Ação Social e CRAS para os artesãos.
17:00h – Palestra sobre Educação no Trânsito ministrada pelo Defensor Público - Dr. Fco. Pereira Torres na praça da Matriz.17:30h – Missa campal pelo vigário e padres filhos da terra na praça da matriz.
19:30h – Festa Popular com várias atrações artísticas na praça da matriz. Já estão confirmadas: Geraldo Massa e Sousa Cobra, Jacaré do Repente, Forró Xoteado e Forró Pesado.
22:00 h – Baile da Saudade animado pela banda ‘Arquivos’ para os visitantes e convidados filhos e amigos de Aurora no clube Bayankara Hall na vila Freire.
O 1º Encontro Nacional dos Filhos e Amigos de Aurora ao que tudo indica será uma festa que vai ficar na história, afirma o secretário de cultura José Cícero.Tanto o prefeito Adailton Macedo quanto a equipe de organização da Associação dos Filhos e Amigos de Aurora(AFA) sob a coordenação de Marciel e Regina estão entusiasmados diante da boa repercussão que vem tendo o evento tanto em Aurora quanto fora. No sábado no decorrer do evento a Prefeitura local inaugurará o novo Posto de Saúde do Araçá e do Monte Alegre, incluindo a reforma e ampliação do centro de Saúde Acilon Gonçalves da sede. Vários aurorenses que residem distante já confirmaram suas presenças. Toda a população está sendo convidada a tomar parte do acontecimento.

LEIA MAIS EM:
http://www.jcaurora.blogspot.com
http://www.aurora.ce.gov.br/
http://www.seculteaurora.bogspot.com/
http://www.blogdaaurorajc.blogspot.com/

EXPOCRATO: MODERNIZAR PARA NÃO MUDAR - Por Wilson Bernardo

VISITE AS DEPENDÊNCIAS DA PREFEITURA MUNICIPAL DO CRATO na expocrato, e vejam o porque a exposição não deve mudar de lugar, e permanecer aonde se encontra há mais de cinquenta anos. Os painéis mostram mudanças significativas e modernas, para revitalizar e reconstruir um dos parques de exposições mais modernos do nordeste e do Brasil. Vejam e sintam um projeto arquitetônico da maior importância para o cariri, nos possibilitando na funções urbanistas, avenidas de acesso, que interligará bairros como o Lameiro, Grangeiro, Ossian Araripe, em vias estratégicas para o acesso rápido aos quatro cantos da cidade. A expocrato é uma referencia sócio-cultural do cidadão cratense e para todos os visitantes. Mudar o parque é como lhe tirar as referencias pessoais. Modernizar o parque, é reconstruir todo um sentimento que nos faz lembrar a importância da família na formação dos sonhos.

Equipe de apoio, viabilizando as informações necessárias do novo parque de exposições

Samuel Araripe explicando pessoalmente essa que será uma das grandes obras de sua gestão

Uma luta incansável para o bem do Crato e a Expocrato, Cristiano Felicio, Samuel Araripe,José Sales e Erico Felicio.

Visitem e sintam,o parque deve ficar a onde esta,
Samuel Araripe, encantado com a reconstrução do parque, para o bem do povo

Modernizar para não mudar. A EXPOCRATO é do povo.


Wilson Bernardo (Texto & Fotografia)

CONCERTO - Dihelson Mendonça - O Dom da Música - Dia 22 de Julho no Teatro Rachel de Queiroz - Crato - CE


Concerto de Piano 400 - Dihelson Mendonça

Em uma carreira musical de mais de 30 anos devotada à música, e considerado um dos grandes pianistas Brasileiros, o tecladista/arranjador/compositor Dihelson Mendonca, nascido em Crato-CE em 1966, já demonstrou o seu talento, tocando lado a lado com os maiores nomes da música Instrumental brasileira, tais como: Hermeto Pascoal, Gilson Peranzzetta, Mauro Senise, Arismar do Espírito Santo, Luciano Franco, Toninho Horta, Vinícius Dorin (Saxofonista), André Marques, Itiberê Swarg (Baixista) , Márcio Bahia (Baterista), Beto Batera ( Irmão do Carlos Bala - baterista ), Carlinhos Patriolino, Márcio Resende, Nenê (Baterista), Fátima Santos (cantora), Lia Chaves (cantora), João Senna ( Sax ), Ricardo Júnior (Pianista e Arranjador da cantora Dóris Monteiro), Cleivan Paiva (Guitarrista com quem mantém um dueto de Jazz), dentre muitos outros. Enormemente aclamado por onde tem passado, Dihelson Mendonca possui um estilo eclético e virtuoso, que de imediato cativa a platéia. Compositor de cunho erudito e profundo pesquisador da música pianística, considera-se principalmente um pianista de Jazz, embora em seus concertos, execute frequentemente obras eruditas, de Bach à Stravinsky, e em especial, Frederic Chopin.

FORMAÇÃO MUSICAL

Dihelson Mendonça iniciou seus estudos de piano clássico na Sociedade de Cultura Artística de Crato-CE ( SCAC ), com a professora Diana Pierre no início dos anos 80. Com raro talento, dsenvolveu rapidamente, e aprendeu a tocar em apenas 3 anos de estudo, peças de enorme dificuldade técnica. Concentrou-se nos românticos, principalmente Chopin. A descoberta do Jazz deu-se por essa época, (1982) ao descobrir por um acaso, um disco do pianista Oscar Peterson, gravado pela “Rádio Canadá Internacional”. “Depois disso nada foi como antes!”, afirma o músico. Em seguida iniciou-se uma grande peregrinação para compreender a sua nova paixão: O JAZZ ! Pelo fato de em sua cidade natal as possibilidades de estudo de Jazz eram escassas, resolveu estudar por conta própria todo o tipo de material relacionado ao estilo, desde trascrições que fazia à partir de discos e fitas, a livros variados e revistas sobre Jazz, como a DownBeat.

Por volta de 1984, chegou a cursar a Universidade Federal da Paraíba, no curso de Engenharia Eletrônica em Campina Grande, mas, o seu amor pela música tocou mais alto, e Dihelson abandonou sua futura carreira de Engenheiro Eletrônico para se dedicar exclusivamente ao Piano. Nessa época, já com sólido embasamento musical e sob influência de músicos modernos como Chick Corea, Bill Evans e Keith Jarrett, formou com o guitarrista paraibano Jocel Fechine e mais quatro integrantes, o seu primeiro sexteto, do qual participaram alguns dos maiores nomes do Jazz do nordeste: Jocel Fechine à guitarra, Fernando Rangel baixista ( músico renomado, e hoje, integrante do grupo Contrabanda do Recife), Fernando trompete, Sérgio Manfredo ao Saxofone, e o grande baterista Giovanni. Esse grupo foi a "sensação" do departamento de Artes DART da UFPB em Campina Grande em 1985/86 onde realizava seus periódicos concertos.

Ainda por essa época, assombrou os alunos da Universidade Federal da Paraíba em João Pessoa, ao se apresentar com o guitarrista Jocel Fechine num concerto-surpresa. Em Campina Grande, estudou com diversos professores, dentre eles, o Prof. Otávio, que havia sido aluno do grande gênio francês Pierre Boulez, considerado um dos pilares da música moderna do século XX.

À partir de 1986 , abandonou de vez a Universidade e tornou-se autodidata, por achar que as universidades brasileiras não continham o estudo musical de que necessitava. Tratou de continuar a sua peregrinacão intensa por livros, discos, e toda espécie de material de pesquisa de Jazz e música contemporânea que persiste até os dias de hoje. Ainda em 1986, firmou seu “Quartel-General” em Crato, sua terra natal, onde formou o primeiro grupo da região especialmente dedicado ao Jazz: O "Cariri Samba-Jazz Quartet" que foi motivo de várias entrevistas em diversos jornais e revistas cearenses. Após o "CSJQ", Dihelson Mendonça se concentrou em seu aperfeiçoamento musical, como professor de Piano, Harmonia de Jazz e improvisação na “Sociedade de Cultura artística de Crato” (SCAC), em 1987, além de gravações em estúdio. No entanto, nunca interrompeu as suas apresentações para convidados seletos que apreciam a música clássica, ou em festivais de MPB, desde Manaus, a Porto Alegre, onde, em 1991, por ocasião do Festival Nacional dos Economiários, participando como arranjador numa música da autoria de Pachelly Jamacaru, o fez ganhar o prêmio de melhor arranjo do festival. Em Porto Alegre, se apresentou informalmente na conceituada sala Tom Jobim, para um público seleto, que o aplaudiu veementemente, então com 24 anos de idade. Em 1989, apresentou-se em Fortaleza com os excelentes músicos Brasileiros Gilson Peranzzetta, e Mauro Senise, que já lhe advertiam de que deveria deixar o Ceará o quanto antes e fazer vôos mais altos, coisa que sempre recusou a fazer.

INFLUÊNCIAS

Dihelson Mendonça diz que tudo lhe serve de influência, de Bach à Hermeto Pascoal, passando até pelos “Irmãos Aniceto” (grupo de pífaros local), mas, é inegável que se ouve em sua música um forte sotaque de Chopin, Liszt, Ernesto Nazareth e até Stravinsky. Ainda devem ser mencionados como principais influências os músicos: Chick Corea, Bill Evans, Herbie Hancock, Keith Jarrett, Claire Fischer, Hermeto Pascoal e Debussy, dentre muitos outros.

O ARRANJADOR:

À partir de 1986 começou a se dedicar ao trabalho de arranjador, tendo trabalhado em dezenas de CDs. Produziu e dirigiu todos os CDs do também artista cratense Pachelly Jamacaru. Foi o diretor musical de inúmeros shows locais, tais como "Soy Loco por Ti América Latina" de Luiz Carlos Salatiel, que teve grande impacto de público e de crítica. Em 1997 foi a Nova York, numa espécie de peregrinação musical, onde tratou de contactar grandes nomes do Jazz, e chegou a fazer amizade com o grande pianista da República Dominicana, Michel Camilo, considerado um dos maiores pianistas de Latin-Jazz da atualidade, além de contactar o grande saxofonista Joe Henderson, e o legendário pianista de Jazz Mccoy Tyner. Ainda em 1997, formou um grupo de Jazz com o baterista fortalezense Denilson Lopes, e o contrabaixista Jerônimo Neto.

Dihelson Mendonça já integrou por diversas vezes grupos que se apresentaram no projeto "BEC - Seis e Meia" em Fortaleza, bem como promoveu WorkShop de Piano-Jazz realizado na UECE (Universidade Estadual do Ceará) em 1998. Em 1999, montou seu próprio estúdio de gravações profissionais na região do Cariri cearense, o DMSTUDIO, que é ponto de referência nas gravações de teor cultural da região. Também como arranjador, trabalhou como diretor musical e arranjador do segundo CD do compositor Pachelly Jamacaru em 1999.

GUARAMIRANGA & CIA

Participou por diversas vezes do “FESTIVAL DE JAZZ & BLUES de GUARAMIRANGA”, muitas vezes com seu próprio grupo, do qual figuraram nomes como: Luizinho Duarte (baterista do grupo Marimbanda), “David Alexander Krebs” o “Alemão”, Ricardo Leite (baixista), Denilson Lopes, Jerônimo Neto, e também como integrante de grupos de diversos artistas locais de renome, tais como Márcio Resende (Sax), e Luciano Franco (baixista, e compositor). Também, no mesmo festival, tocou no show de Toninho Horta e Arismar do Espírito Santo, onde fez uma das mais aclamadas apresentações na história do festival. Em 2001/2002 Dihelson trabalhou em diversos projetos de CDs de outros artistas, inúmeras apresentações com os novos duetos com o saxofonista Márcio Resende, o grande bandolinista Carlinhos Patriolino, e o promissor saxofonista Felipe Oliveira, além de trabalhar em suas próprias composições e projetos.

Em 2003, entrou num processo de reclusão e pesquisa, para se dedicar exclusivamente à composição e ao aperfeiçoamento pianístico. Adquiriu grande quantidade de partituras da literatura pianística universal e se dedicou à pesquisa, ao estudo, e à escrita musical. Em setembro de 2003 realizou um grande projeto: voltou ao palco e se apresentou no CCBN (Centro cultural Banco do Nordeste) , em Fortaleza - CE, executando exclusivamente obras de FREDERIC CHOPIN. No Ano Anterior, havia se apresentado no mesmo local, com um tributo ao gênio Hermeto Pascoal, e ainda no mesmo local, em Setembro de 2004 fez grande apresentação com seu "Tributo à BILL EVANS", apresentando os grandes "hits" do grande gênio do Jazz Piano. Ainda em Fevereiro de 2004 se Apresentou pela 5a vez no Festival de Jazz de Guaramiranga, desta feita com uma superbanda em "Tributo à Chick Corea". Ganhou o prêmio Nelson's em 2003 de Melhor Tecladista do Ano! - Tem se apresentado regularmente pelo Centro Cultural Banco do Nordeste em numerosos concertos, bem como do SESC.

O COMPOSITOR

Como compositor, Dihelson Mendonça é bastante eclético: possui mais de 150 composições Jazzísticas e populares (Sambas, Choros, Bossas, Baiões, Frevos ), e muitas parcerias com outros compositores, tais como Haroldo Ribeiro, e Luciano Franco, e tem se dedicado também ao campo erudito, tendo já composto várias peças nesse sentido, que vão desde estudos para piano, prelúdios, valsas, choros, e peças de caráter improvisatório a serem publicados. Neste específico setor, suas influências principais são: Bach, Bartok, Liszt, Stravinsky, Beethoven, Chopin,e Debussy. Também tem se dedicado a um enorme projeto chamado "Projeto Chopin", já em andamento , que consiste numa série de Concertos apresentando diversas das principais peças do compositor polonês juntamente com suas próprias composições e “paráfrases” , ao final da qual, pretende registrar em CD; Nas suas próprias palavras, “Sou pianista de Jazz por opção, mas também, sou um músico erudito de coração, e creio que os dois estilos para mim, se complementam. O músico nunca será completo sem conhecer e compreender as raízes da música e/ou as suas vertentes”.

2009 – Dihelson Mendonça acaba de gravar com patrocínio exclusivo do Banco do Nordeste, o seu primeiro CD Autoral intitulado “A Busca da Perfeição”.

REFERÊNCIAS:

“O Dihelson, é um “cabra danado”, improvisa pra “danar”, é o repentista dos Teclados!”

Hermeto Pascoal

“O Dihelson Mendonça está entre os 10 (ou 5) melhores pianistas do Brasil. Sou seu fã.”

Vinícius Dorin – Saxofonista. Hermeto pascoal

“Ele (Dihelson) , está pronto pra tocar em qualquer lugar do Mundo!! “

Wilson Curia – Pianista e Prof. Música. ( considerado Um mestre dos Pianistas Brasileiros )

“Um dos maiores músicos do mundo”

Cleivan Paiva

“Um dos maiores músicos com quem já toquei”

Márcio Resende - Saxofonista

“O Dihelson toca legal pra caramba!”

Arismar do Espírito Santo – Músico.

“Ele toca Jazz como os nativos tocam...”

Edison Távora – Tecladista

“O maior músico do Ceará”

Haroldo Ribeiro - Compositor

CONTATOS:
Visite os websites oficiais:
www.dihelson.com
www.dihelson.blogspot.com

SERVIÇO: O Concerto para Piano "O Dom da Música", de Dihelson Mendonça, faz parte das comemorações do lançamento do Livro "Cariricaturas em Verso e Prosa", da revista eletrônica Cariricaturas, que se estende do dia 22 ao dia 24 de Julho em Crato.

No Repertório, peças de Bach, Mozart, Chopin, Beethoven, Pixinguinha, Zequinha de Abreu, além de Composições e Arranjos do próprio artista sobre temas populares, consagrados pelo público.

Local do Concerto: Teatro Rachel de Queiroz - Crato - CE
Data: 22 de Julho, 20 horas
Entrada Franca

Que é isso? Um leão que reza? – Por Carlos Eduardo Esmeraldo

Poucas famílias cultivam o saudável hábito de agradecer a Deus as refeições que fazem. Aliás, não somos muito de agradecer as graças que Deus constantemente derrama sobre todos indistintamente. Nós pedimos em demasia, mas pouco agradecemos os benefícios recebidos.

Há alguns anos, reunidos com um grupo de amigos, refletíamos sobre a necessidade de agradecer a Deus e pedir bênçãos pelo alimento de cada dia. Alguém leu numa revista, uma pequena história que ficou martelando minha cabeça. Numa época em que se pretende promulgar uma lei que deveria existir no coração de cada pai e mãe, qual seja: formar e educar os filhos com amor e não com palmadas, vi nessa história uma forma diferente, criativa e sem violência de como um pai deve instruir os filhos. Principalmente quando se pretende impor alguma regrinha que eles não desejam cumprir.

Um pai de três crianças, ao participar de um retiro religioso, retornou à sua casa decidido a fazer orações de agradecimento antes das refeições. “De hoje em diante nós vamos rezar antes do almoço e do jantar.” Ordenou o pai, sob protestos imediatos dos filhos. “Xi, pai, rezar? Isso é muito careta!” Protestou um dos meninos. Então o pai com muita habilidade perguntou: “Está bem, mas contar uma historinha pode?” “Ah, será muito legal!” Disseram todos a uma só voz. E o pai contou a seguinte história.

Um caçador estava numa floresta da África fazendo uma grande caçada. Quando já retornava para casa, deu de cara com um enorme leão à sua frente. Não perdeu tempo. Todo trêmulo, apontou a espingarda bem na testa do leão e deu um tiro. Mas errou. Era a última bala que havia. Então fechou os olhos e esperou ser devorado pelo leão. Passados uns dois minutos, que lhe pareceram séculos, pensou que o leão havia desistido de lhe devorar e fora embora. Mas quando ele abriu os olhos, o leão estava à sua frente, de joelhos, mãos postas e olhando para o céu dizia: “Meu Deus, eu vos agradeço este alimento que colocaste na minha mesa.” As crianças gostaram muito da história.

No dia seguinte, à hora do almoço, os meninos já estavam sentados, quando o pai ordenou: “Levantem-se todos!” Em seguida perguntou: “Como foi que o leão disse diante daquele caçador lá na África?” E as crianças responderam: “Meu Deus, eu vos agradeço este alimento que colocaste...”

Por Carlos Eduardo Esmeraldo

Fotos da Reunião na Praça Siqueira Campos - Dia 14 de Julho


Atenção: Aqui está somente uma pequena parte das fotos. As outras podem ser encontradas no seguinte endereço:

www.blogdocratosociedade.blogspot.com

A turma que realizou o lançamento do Livro "CRATO TÊNIS CLUBE" se reuniu lá na Praça Siqueira Campos em Crato na noite do último dia 14 de Julho. Acompanhados da Banda Municipal, a alegria tomou conta da turma, que se reencontrou após muito tempo. O Livro "Crato Tênis Clube" foi lançado às 20h no próprio CTC. Foi um grande reencontro da Sociedade Cratense. Só peço desculpas ao pessoal pelo tipo de iluminaçao da Praça Siqueira Campos, que não é boa para fotografia, deixando as fotos com tom amarelado e avermelhado, mas isso, pessoal, ao mesmo tempo dá um tom "dourado", que afinal de contas tem tudo a ver com a festa dos "Anos Dourados". Abraços a todos vocês. Foi um prazer reencontrar tanta gente, e conhecer outros tantos...

Dihelson Mendonça

REPORTAGEM FOTOGRÁFICA:


Img_3115


Img_3016


Img_3038


Img_3117

Na foto abaixo, do lado esquerdo, dois novos colaboradores do Blog do Crato, Regina Vilar e o Sr. Gamaliel Noronha, um grande jornalista, que lê tudo que se escreve aqui no Blog do Crato, e é um fiel ouvinte da nossa querida Rádio Chapada do Araripe. Meu querido novo amigo Gamaliel, fiquei muito muito muito feliz por ter conhecido você e vocês... você que já é da nossa família de leitores, agora passará também a ser parte da família dos escritores do Blog.

Img_3108

Na foto abaixo, do lado Direito, D. Maria do Céu, mãe do Prefeito de Crato, Samuel Araripe:

Img_3092

A alegria foi realmente contagiante, com brincadeiras de roda, ao som de grandes marchinas de carnaval tocadas pela Banda Municipal:

Img_3066

O Reencontro dos Grandes Amigos...

Img_3056

E na foto abaixo, Eu, conversando com as autoras do Projeto do livro "Crato Tênis Clube"

Dsc07794


Fotos: Dihelson Mendonça e Ninha
Proibida a Reprodução e Reutilização sem a autorização do autor.

P.S - Amigos e Amigas da reunião, foram feitas mais de 200 fotos na noite do dia 14. Essas fotos serão posteriormente entregues à Diana Pierre em DVD, que poderá repassar para quem se interessar. As fotos originais estão com uma excelente qualidade. Aqui foi preciso reduzi-las e pela internet há sempre uma perda de qualidade, diferindo bastante das originais.

Outras fotos da praça podem ser encontradas no endereço:

www.blogdocratosociedade.blogspot.com

Abraços,

Dihelson Mendonça

A Foto Misteriosa

http://1.bp.blogspot.com/_WY3qKeZY6L0/TDxmXj4sPGI/AAAAAAAAR7Y/dvL7FAqYKuo/s1600/Arimatea+dos+Santos+150.jpg

Afinal, quem está na foto acima ?
Ao construir a galeria dos nossos colaboradores, essa foto me apareceu como sendo do Arimatéa dos Santos; Agora, o próprio autor nos enviou uma mensagem dizendo que essa não é a foto dele. Tudo bem. A pergunta que nos fica é: Quem é o cidadão que está nessa foto misteriosa ? Alguém sabe ?

Abraços,

Dihelson Mendonça

Centro Cultural Banco do Nordeste Cariri Informa - Show Vitoriano

Deus, segundo Santo Agostinho de Hipona - Por Océlio Teixeira

"Se o compreendesses, ele não seria Deus."
"Ó Beleza, sempre antiga e sempre nova, tarde te amei."
"Estavas dentro de mim e eu estava fora, e era fora que te procurava."
"Se queres seguir a Deus, deixa-o ir adiante. Não queiras que ele te siga."
"Fizeste-nos, Senhor, para ti, e o nosso coração anda inquieto enquanto não descansar em ti."

"Quando pedes coisas terrenas, põe a tua oração nas mãos de Deus. Não é o paciente, mas o médico quem dá a receita."

"Queres saber que tipo de pessoa és? Põe à prova teu amor. Se amas as coisas terrenas, és terra. Se amas a Deus, não tenhas medo de dizer: és Deus."
"Confia em Deus; Ele sempre dá o que promete. Sabe o que promete, porque é a verdade. Pode prometer porque é omnipotente. Dispõe de tudo porque é a própria vida. Oferece todas as garantias porque é eterno."

A coisa certa, na hora certa - Emerson Monteiro


Tantas vezes nos pegamos a considerar se agora estamos onde deveríamos estar, que, ao menor sinal de desencanto, queremos logo saber qual seria um outro jeito de agir e procurar alguma inspiração que satisfizesse as nossas ações improvisadas. Por isso, existem os jogos de azar e os ledores da sorte espalhados neste chão. As voltas que dá o mundo impõem condições rigorosas no uso do tempo e da liberdade. E uma palavra dita fora de hora, ou de maneira equivocada, corre o risco, não raras vezes, de cobrar preços elevados em termos de sofrimento, o que leva a pensar se haveria outros modos de trabalhar a vida e acertar com mais frequência, sem a presença tão rotineira do erro. As considerações filosóficas criam esquemas de as pessoas funcionarem com mais sucesso quando gastam idade e saúde, estudos esses que demonstram, em mil doutrinas, religiões tradicionais, saídas particulares e até aventuras errantes, desastrosas, quanto à existência.

Os autores mergulham fundo nessa busca de rever o tempo que passou nas suas vidas, um esforço extremo de consertar aquilo em que falharam, e recuperar a fase auspiciosa da juventude, através dos frutos aprendidos nas experiências. No entanto, o que passou, passou; não volta mais; no que pesem as belas produções artísticas disso resultantes. Lindas melodias, raros livros, telas afamadas. Os rastros deixados na estrada desta vida significam aquilo em que se transformaram os verdes anos de cada criatura, marcas fixadas no próprio corpo das pessoas, sobretudo na face engelhada, olhares cansados, caminhar incerto; nos dentes perdidos, barriga aumentada, frágil musculatura.

- Ah, se, quando jovem, eu soubesse do que agora sei tudo seria bem diferente na minha história, – afirmam de alguns espectadores arrependidos. Se, palavrinha poderosa, contudo, neste caso, ineficaz para gerar novas consequências. O que significa mesmo já ficou gravado nas trilhas da eternidade, restos de saudades, frustrações, lembranças.
Daí essa dúvida recorrente de saber sempre do lugar certo e da coisa certa ao se encaminhar durante cada momento. Parar e pensar, calcular, planejar, pois todo cuidado é pouco, na utilização dos dons preciosos de existir e dispor da saúde enquanto andamos nesta jornada cotidiana. Uma crença positiva e as largas esperanças enchem os dias, alegram o espírito e alimentam o trato com os nossos semelhantes, isto sem preconceito e com animação e respeito, nutrientes essenciais da boa convivência. Naquilo que ignoramos, a realidade ensina que sábio é quem planta o bem para depois colher as dádivas da santa felicidade.

Por: Emerson Monteiro

EFICIÊNCIA ENERGÉTICA - Coelce sorteia geladeiras na Expocrato 2010


Além do sorteio, a companhia estará com um estande com atendimento e informações durante o evento

Noventa geladeiras serão sorteadas pela Coelce durante a Expocrato 2010, como parte do projeto “Troca Eficiente de Geladeiras”. Os cadastros acontecerão todos os dias, das 8h às 17h, e os sorteios nos dias 13 (terça-feira), 15 (quinta-feira) e 17 de julho (sábado), às 19h. A entrega das geladeiras será realizada na sede da empresa no Crato, localizada na Rua José Marrocos, 446, no dia 18 de julho, às 9h. A ação faz parte do Projeto de Eficientização de Consumidores Baixa Renda, da Aneel, e já entregou, desde o início do programa, há três anos, aproximadamente 29 mil geladeiras em todo o Estado do Ceará. Para se cadastrar no sorteio, o cliente precisa estar classificado como Baixa Renda, comprovar que tem uma geladeira velha para efetuar a troca e, no dia da inscrição, apresentar a última fatura da conta de energia paga.

Atendimento

Além do sorteio, a companhia estará com um estande no Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcante, realizando atendimento on-line pelo portal da Coelce (emitir segunda via da fatura de energia, histórico de consumo, atendimento com hora marcada, desligamento programado, denúncia de lâmpada acesa e fraudes, entre outros). Além disso, vai ser possível, via chat, utilizar todos os serviços oferecidos pelo Call Center. Os visitantes também receberão orientações sobre dicas de economia, segurança de energia e outros projetos da empresa. Alguns projetos apoiados pela companhia também estarão representados no espaço. Os produtos da ONG Laticínio Malhada serão expostos durante o evento, e exibições de trechos do documentário “Foi Assim... Como Será”, sobre a Chapada do Araripe, acontecerão todos os dias no local.

Gerência de Comunicação – Coelce
gercom@coelce.com.br (85) 3453.4883/(85) 3453.4045

CRATO - Notícias da URCA - Universidade Regional do Cariri - Dia 15 de Julho de 2010


Exposição sobre Geopark Araripe interage com o público na ExpoCrato

Mais de 10 mil pessoas já passaram pelos corredores do estande da Universidade Regional do Cariri (URCA), que este ano priorizou o Projeto Geopark Araripe com os seus 10 Geossítios, localizados em seis municípios da Região. A cultura, meio ambiente, fauna, flora e a roteirização turística dessas áreas estão sendo expostos de forma didática e lúdica para os visitantes de todo o país que chegam à ExpoCrato. Em média, estão percorrendo diariamente o espaço, cerca de 3 mil pessoas. O espaço é de interatividade com todos os públicos, incluindo crianças, com o lúdico, onde podem realizar pinturas, com desenhos relacionados aos temas regionais, e portadores de deficiência, com rampas de acesso e textos em braille. As primeiras experimentações de roteiros turísticos nas cidades que compõem o Geopark estão sendo expostas por meio de parceria do Projeto com agências de turismo, que incorporam a filosofia do Geopark, proporcionando uma forma diferenciada de fazer turismo regional.

Segundo a geóloga Flávia Fernandes de Lima, o objetivo da exposição é divulgar o Geopark para a população do Cariri da melhor forma possível e de uma maneira didática e até mesmo educativa. E para isso, há também inclusão dos portadores de deficiência. No corredor, os painéis painel expõem os aspectos relacionados à formação de cada geossítio e o patrimônio dessas áreas, com maquetes descritivas. A idéia, segundo a geóloga, é mostrar os contextos diversificados de onde se insere cada um dos geossítios. As linhas de conservação, educação e geoturismo estão sendo exploradas.

As características regionais estão presentes por toda parte. Na entrada do estande, um painel explicativo destaca o grande valor histórico do primeiro Geopark das Américas, que fala um pouco da origem da vida no planeta e dos traços históricos e culturais do povo caririense. O olhar escapa por uma fresta. Parece algo meio estranho para quem vê de fora. Mas é só dar uma espiadinha, e entrar mais na história de cada geossítio, permitindo uma compreensão maior e o valor das formações de cada área em destaque. À frente, a fauna, a flora, a riqueza aquífera. Um paredão de plantas, exemplares da Chapada do Araripe, vivas e verdes, envolvendo mais ainda o público na interativa natureza do Cariri. A Lira Nordestina, com as xilogravuras e os cordéis, vários produtos tipicamente regionais, como as sandálias e bolsas criativas do artesão de Nova Olinda, Expedito Celeiro, estão presentes. O artesanato do mestre Noza, incluindo as esculturas de animais, imagens do padre Cícero, o roteiro da fé no Cariri, centrado na figura mítica do religioso, estão inseridos em meio ao contexto do Geopark.

A geógrafa Luciana Lacerda destaca a importância do desenvolvimento dos roteiros turísticos. Ela afirma que pela primeira vez, uma parceria entre o projeto e três agências, irá trabalhar o turismo receptivo. Para isso, estão inseridos inicialmente o roteiro da fé, de Juazeiro do Norte; roteiro das águas, no município de Barbalha; cultural, em Nova Olinda; geoturístico, envolvendo os municípios de Santana e Nova Olinda, e o roteiro onde nasce o dia, pela floresta do Araripe. O projeto irá inserir outras áreas. Começa a funcionar de forma experimental. A meta é possibilitar a realização do roteiro integrado do Geopark Araripe, que se encontra em fase de elaboração.

Palco Sonoro da URCA valoriza artista regional com mais de 30 apresentações na ExpoCrato

Uma parceria com o Banco do Nordeste do Brasil (BNB) possibilitou a Universidade Regional do Cariri (URCA), por meio da Pró-Reitoria de Extensão, promover o espaço dedicado aos artistas locais, com uma programação diversificada de shows durante toda a semana da ExpoCrato, a partir das 18 horas, de frente ao estande da Universidade. Hoje, é uma atração à parte da Exposição, privilegiando o público local e os artistas regionais. O Palco Sonoro tem a coordenação do assessor cultural da Universidade, Luiz Carlos Salatiel, e do Professor Alexandre Lucas. Mais de 30 artistas e grupos musicais passarão pelo espaço durante a semana, com o palco armado de frente ao estande. Nesta quinta-feira, a partir das 17h40, estarão se apresentando: Cia. Cearense de teatro Brincante, Ibbertson Nobre Jazz Trio, Abidoral Jamacaru, Liberdade e Raiz, finalizando as apresentações às 22 horas. Graças a uma luta da Universidade junto à Comissão da ExpoCrato, conseguiu-se garantir o espaço do artista local, que está sendo bem aproveitado, com alegria e boa música. Um momento de confraternização da arte com o público.

Roteiros Turísticos são oferecidos ao público no estande do Geopark Araripe

Durante os dias da ExpoCrato, de 11 a 18/07, no stand do Geopark Araripe, estão sendo comercializados roteiros turísticos de vários pontos da Região do Cariri. Os roteiros foram escolhidos a partir de oficinas realizadas pelo Geopark Araripe/URCA em parceria com o SEBRAE-Ce. Empresários da região, especialistas, guias de turismo e representantes das secretarias municipais de Turismo também participaram da escolha dos destinos. O resultado dessa parceria pode ser conferido no stand do GA no Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcanti todos os dias no período da tarde. O público pode escolher entre os cinco roteiros disponíveis: Roteiro Geoturismo (Nova Olinda e Santana do Cariri), Roteiro das Águas (Barbalha), Roteiro Cariri Cultural (Assaré e Nova Olinda), Roteiro Lugar onde nasce o dia (Crato) e Roteiro da Fé (Juazeiro do Norte).

Para o gestor do Projeto de Turismo do SEBRAE/Ce, Édio Callou, a partir dessa iniciativa de estruturação e comercialização de roteiros, o mercado turístico será aquecido e deverá gerar emprego e renda de forma sustentável. "A expectativa é que os empresários do turismo, que compreendem a rede de parceiros do Geopark Araripe, possam melhorar a qualidade dos serviços e a gestão ambiental dos seus empreendimentos, transformando a Região num referencial de turismo sustentável", ressaltou.

Abertas inscrições para curso de Guia de Turismo

A partir desta quinta-feira, 15/07, até 06/08, estão abertas as inscrições para o curso de Guia de Turismo, resultado de uma parceria entre Geopark Araripe/URCA e SENAC. Ao todo, 30 vagas estão sendo oferecidas. Para a inscrição é necessário que o candidato tenha em mãos a xerox dos seguintes documentos: diploma de Ensino Médio, histórico, CPF, RG e comprovante de residência. É preciso ainda que se comprove que a renda familiar per capta seja de um salário e meio. Candidatos das cidades de Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Missão Velha, Nova Olinda e Santana do Cariri podem se inscrever. Segundo a coordenação do curso, no momento está se buscando parceria com as prefeituras dos municípios mais distantes para conseguir transportes para os alunos. O curso é gratuito e tem duração de dois anos. Interessados devem se dirigir até a sede do Geopark Araripe, que fica na Rua Teófilo Siqueira, 754, no centro da cidade de Crato. Informações também podem ser obtidas através do telefone (88) 3102. 1237.

URCA, Geopark Araripe e Hotel das Fontes querem promover desenvolvimento econômico regional no setor do turismo

Com o objetivo de desenvolver e divulgar as práticas relacionadas ao meio ambiente, URCA, Geopark Araripe e Hotel das Fontes firmam parcerias. A Universidade Regional do Cariri (URCA), através do Reitor Plácido Cidade Nuvens, o Geoprk Araripe, através do seu coordenador executivo, José Patrício Pereira Melo, e a gerência administrativa do Hotel das Fontes, representada por Uendell Rocha de Queiroz e Tereza Luiza Rocha de Queiroz, assinaram na última segunda-feira (12), no Pavilhão Sarah Cabral, da URCA, no Parque de Exposições, em Crato, convênio de parceria entre as instituições. Por meio do referido convênio, as três instituições se comprometem em promover e divulgar ações de implantação e conservação do meio ambiente, geoturismo e geoeducação nos municípios-sede dos geossítios integrantes do Geopark Araripe. Para o professor Plácido Cidade Nuvens, Reitor da URCA, o incremento dessa parceria será o desenvolvimento regional. “Nós estamos desenvolvendo todo esse trabalho de afirmação do Geopark com o apoio no destaque aos geosítios, precisamente para mostrar todo o potencial que a Chapada do Araripe detém e, nesse sentido, tornar, através desses geossítios, viável a afirmação do seu desenvolvimento econômico regional”, disse ele. De acordo ainda com o Reitor Plácido Cidade Nuvens, é por isso que se deve estabelecer parcerias através das quais serão fortalecidas as diferentes instituições, tanto no campo econômico, como no campo da afirmação profissional.

“Essa parceria é exatamente para consolidar no território um projeto que estava sendo elaborado desde 2006 e, nesse momento, estamos formando uma rede de parceiros, principalmente nesse setor turístico e da educação ambiental, que tem como meta não só divulgar a região como promover o meio ambiente. E o segmento hoteleiro e de restaurantes é fundamental, porque o turista que vem a esta região necessita de um ambiente confortável”, foi o que afirmou o coordenador executivo do Geopark Araripe, José Patrício Pereira Melo.

Para o representante do Hotel das Fontes, Uendell Rocha de Queiroz, essa parceria envolvendo a URCA, o Geopark Araripe e o Hotel das Fontes é importante por promover o desenvolvimento sustentável e, ao mesmo tempo, divulgar as práticas do meio ambiente na Região Metropolitana do Cariri. O secretário adjunto do Meio Ambiente do Município de Barbalha, Marcos Maciel Torres, esteve presente à solenidade e disse que a Prefeitura Municipal sempre está unida com o Geopark, firmando e fortalecendo as parcerias.

Curso de Economia da URCA afirma-se como importante produtor de conhecimento no campo dos Estudos Regionais

Professores e estudantes do Curso de Economia participarão como apresentadores de trabalho do VIII Encontro Nacional da Associação Brasileira de Estudos Regionais - ENABER. Ao todo são oito artigos derivados de experiências de iniciação científica, bolsa de produtividade, pesquisas de doutorado e trabalhos de conclusão de curso. As pesquisas agregam conhecimento em torno dos temas: cenário econômico para a economia brasileira; desempenho fiscal e condição de vida; perfil do consumidor e demanda de carne de caprinos e ovinos; demanda, oferta e elasticidade de carne; concentração econômica na indústria alimentícia brasileira; concentração econômica e convergência de renda; estatuto da cidade e desenvolvimento econômico; e migração intermunicipal no Brasil. Segundo a Dra. Laudeci Martins, coordenadora do Curso de Economia, estas pesquisas indicam o fortalecimento da formação em Economia na URCA, em conexão com questões pontuais da problemática regional.

Assessoria de Comunicação Universidade Regional do Cariri - URCA (88) 3102-1212 ramal 2617 www.urca.br - Crato, 15 de julho de 2010.

Edições Anteriores:

Abril ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30