xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 13/07/2010 | Blog do Crato
.

VÍDEO - Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

13 julho 2010

Banco é interditado por desrespeitar “Lei dos 15 minutos” na Bahia


NE - Ah! precisam ver a fila do Bradesco aqui de Crato, onde num dia desses eu passei mais de 40 minutos!

O prefeito de Salvador, João Henrique Carneiro (PMDB), interditou, na manhã desta terça-feira, a agência do Banco do Brasil que funciona no shopping Iguatemi, o maior da capital baiana. Segundo o prefeito, que comandou pessoalmente a interdição, a agência desrespeitou pela quinta vez uma lei municipal que estabelece um prazo máximo de 15 minutos para os clientes serem atendidos em dias normais. Nos dias posteriores a feriados, o prazo máximo para atendimento aos clientes, de acordo com a lei, é de 30 minutos – e o tempo começa a contar a partir da passagem pela porta giratória. Outras quatro agências, que também foram notificadas quatro vezes, podem ser interditadas a qualquer momento”, afirmou o prefeito. A gerência do Banco do Brasil do shopping Iguatemi informou que os advogados do banco devem recorrer da interdição.

De acordo com João Henrique, a lei que estabelece o tempo de atendimento para os clientes, apesar de sancionada há mais de dois anos, só começou a ser aplicada nos últimos dias porque foi derrubada uma liminar da Justiça Federal que impedia a fiscalização da norma. Cada notificação custa aos bancos uma multa de R$ 5.000. Após a interdição, segundo a lei, as agências ficam cinco dias fechadas para adaptação às regras. Caso a agência persista na irregularidade, a prefeitura cassará definitivamente o alvará de funcionamento, segundo João Henrique.”

Fonte: Folha Online

Morre um dos mais talentosos músicos brasileiros, Paulo Moura


O compositor e instrumentista, em parceria com a pianista Clara Sverner, fez quatro discos que misturavam Bach e Pixinguinha, Mozart e Ernesto Nazareth, Debussy e Chiquinha Gonzaga. O corpo do compositor e instrumentista Paulo Moura será velado nesta quarta-feira num teatro, no Centro do Rio. Considerado um dos mais talentosos músicos brasileiros, Paulo Moura morreu de câncer, na última segunda à noite. Samba, chorinho, jazz, clássicos. Desde criança, Paulo Moura aprendeu a gostar de tudo, como se soubesse que ia ultrapassar todas as fronteiras entre os gêneros musicais. Com 9 anos de idade, Paulo começou a tocar clarineta. Acompanhava o pai que era músico da banda de São José do Rio Preto, São Paulo, nas festas religiosas da cidade. Aos 14, já tocava profissionalmente. No início dos anos 50, já no Rio de Janeiro, entrou para a Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal.

Foi escolhido para o solo de abertura de um concerto internacional. A música ele lembrou sem qualquer partitura em entrevista à Globonews. A linguagem musical ele dominava como poucos. Surpreendia sempre. “Achei que precisava conhecer melhor a nossa música, então isso é uma coisa que eu tenho feito com muita continuidade”, contou ele. Em parceria com a pianista Clara Sverner, fez quatro discos que misturavam Bach e Pixinguinha, Mozart e Ernesto Nazareth, Debussy e Chiquinha Gonzaga. “Pessoas que não conheciam o clássico passavam a gostar e vice-versa”, contou a pianista.

Em 2000, ganhou o Grammy Latino, com um disco sobre Pixinguinha. No hospital, poucos dias atrás, Paulo Moura recebeu a visita de amigos, foi para o terraço e tocou. “Ele estava com o olhar de paz, feliz, de aceitação e feliz. Parece que ele estava dizendo para todo mundo: ‘não se preocupem, eu estou bem’”, disse a saxofonista Daniela Spielmann.

Fonte: G1

14 de julho -- Dia de São Camilo


A festa de São Camilo é comemorada pela Igreja Católica no dia 14 de julho. Em Crato existe uma célula da Ordem dos Ministros dos Enfermos, mais conhecida apenas como Ordem Camiliana, que administra o Hospital São Francisco, desta cidade.
Este ano os Camilianos deram inicio às homenagens pelos 400 anos da morte de seu fundador, São Camilo, falecido em 1614. Essas comemorações se prolongarão até 2014, coincidindo com as festividades do centenário da Diocese de Crato.
Dentre as várias atividades comemorativas aos 400 anos da morte de São Camilo está prevista a exibição pública e a peregrinação – às diversas Províncias que compõe a Ordem Camiliana – da Sagrada Relíquia do Coração desse santo, que é conservada na Casa Generalícia, em Roma.
Essa relíquia já se encontra desde a última sexta-feira, na Irlanda, onde permanecerá por todo o mês de julho. Depois ela percorrerá outras nações que são beneficiadas com o trabalho dos Camilianos.
Por Armando Lopes Rafael

CRATO - Notícias do dia 14 de Julho de 2010

Campanha no parque de exposições alerta para DST/aids

A Secretaria de Saúde do Crato realizou nesta terça-feira, por meio dos agentes e técnicos da saúde, uma caminhada pelo Parque de Exposições do Município, com a finalidade de divulgar e orientar a população das DSTs e aids. A equipe saiu percorrendo as barracas e estandes da exposição. Nesses locais foi distribuído o material informativo da campanha. Um estande na ExpoCrato está destinado ao trabalho preventivo e educativo. No local estão atuando também os agentes da Vigilância Sanitária, que são parte da equipe da saúde dentro do Parque. Durante toda está semana continua sendo efetuado o trabalho de fiscalização e educativo no local da festa, com visitas às barracas.

Aviso sobre pagamento do IPTU

A Secretaria de Finanças do Município do Crato comunica aos contribuintes que está sendo realizada a entrega dos boletos do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), exercício de 2010, e que o vencimento da cota única ou 1ª parcela será no dia 16 de agosto de 2010. Os contribuintes que optarem por pagar o IPTU parcelado deverão comparecer à Prefeitura, após o pagamento da primeira parcela, para receberem as parcelas restantes. O pagamento em cota única até o dia 16 de agosto deste ano tem desconto de 10%, para quem está em dia com o Fisco Municipal, e 5% para os demais contribuintes. Os contribuintes que não receberam os seus boletos (os proprietários de terrenos) e os que, por ventura, identificarem alguma divergência de dados, favor comparecer à Prefeitura, a partir do dia 16 de agosto, com a finalidade de regularizar sua situação.

Exposição de fotos históricas no Centro Cultural do Araripe traz imagens marcantes da Cidade do Crato

A Secretária de Cultura, Esporte e Juventude do Crato, Danielle Esmeraldo convida a todos os cratenses e visitantes a reviver a história da cidade através da mostra de fotos do arquiteto cratense, Waldemar de Farias Filho. A exposição que acontece na Galeria do Centro Cultural do Araripe traz imagens marcantes do Crato em sua trajetória histórica. A Prefeitura do Crato por meio da Secretaria de Cultura vem estudando e investindo em novas formas de incentivo aos artistas locais, bem como divulgando os roteiros e potenciais turísticos. A Galeria de Artes do Centro cultural do Araripe espera sua visita, seja você um filho da terra ou um ilustre visitante. Exposição de fotos Crato, evolução urbana e arquitetura, do arquiteto Waldemar de Farias Filho. De segunda a sexta de 9 as 12 horas e de 13 as 17 horas Local- Galeria do Centro Cultural do Araripe no Largo da RRFSA em Crato. Mais informações- 88 3523.2365

Encontram-se abertas inscrições dos Festivais Cariri da Canção Estudantil e Cariri da Canção Nacional

A Prefeitura Municipal do Crato, através da Secretaria da Cultura, Esporte e Juventude abriu inscrições para o Festival Cariri da Canção Estudantil 2010 a se realizar nos dias 14, 15 e 16 de Outubro de 2010 e o Festival Cariri da Canção Nacional 2010 que acontecerá nos dias e 28, 29. e 30 de outubro de 2010. As fichas de inscrições e o Edital serão disponibilizados no site da Prefeitura do Crato, www.crato.ce.gov.br e na sede da Secretaria da Cultura, Esporte e Juventude a rua Teopisto Abath no Centro Cultural do Araripe, no Largo da RRFSA. Poderão participar do Festival Cariri da Canção Estudantil 2010: estudantes do Ensino Médio, Cursinhos Pré-vestibulares, Cursos Técnicos e Universitários regularmente matriculados na rede de ensino da região Metropolitana do Cariri (Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Caririaçu, Farias Brito, Jardim, Nova Olinda, Missão Velha e Santana do Cariri). Poderão participar do Festival Cariri da Canção Nacional 2010: Todos os compositores e intérpretes de todo território nacional. As inscrições irão até o dia 17 de setembro. Participe! Faça já sua inscrição!Mais informações 88 3523.23.65.

Com informações da ASCOM - PMC

Pensamentos políticos - Por Océlio Teixeira



Em tempos de campanha política vale a pena pararmos e refletirmos sobre a "Política" e a "política". Nesse sentido, apresento aqui algumas frases de pessoas famosas sobre essa temática. Talvez elas possam nos ajudar na difícil decisão de votar. Eu, particularmente, quanto mais conheço a "política" e seus "políticos", mas me afasto deles. Já a "Polítca", é outra históra...

"Um político pensa nas eleições seguintes; um estadista, nas gerações seguintes." (James Clarke)

"A linguagem política dissimula para fazer as mentiras soarem verdadeiras e para dar aparência consistente ao puro vento." (George Orwell)

"Todos os que meditaram a arte de governar os homens se convenceram de que o destino de um país depende da educação dos jovens." (Aristóteles)

"Não posso dar-me ao luxo da política. Numa ocasião, fiquei cinco minutos a escutar um político e morreu-me um velhinho em Calcutá." (Madre Teresa de Calcutá)

"Se a miséria dos nossos pobres não é causada pelas leis da natureza, mas pelas nossas instituições, grande é a nossa culpa." (Autor desconhecido)

"Aquele que não é capaz de governar a si mesmo, não será capaz de governar os outros." (Mahatma Gandhi)

Fonte: http://pensamentos.aaldeia.net/pensamentos/politica/
Imagemn: Busto de Aristóteles no museu do Louvre em Paris (França)

Programação Cultural - Nesta Sexta-feira - Tábua de Pirulito na ExpoCrato

Um Espetáculo que merece ser visto!


É criançada, nessa sexta feira, 16 de julho às 18:30, no palco do Geopark URCA! Vamos lá fazer a festa!

Fonte: Cultura no Cariri - Janinha

Eu quero é rock! - Café Estação - Por: Janinha

ESQUEÇA O RESTO - Brasil tem 73 milhões com acesso à internet


Nota do Editor - O Brasil se vê na Internet - A Mídia Digital ameaçaria o monopólio da TV, Rádio e Jornais Impressos ?

FOLHA DE SÃO PAULO - O total de internautas brasileiros ultrapassou 73 milhões no Brasil no mês de maio, quando contabilizados acessos em diversos ambientes, como cibercafés, LAN houses, universidades e telecentros, além de residências e estações de trabalho. Considerando apenas os dois últimos locais, o número de internautas com seis anos de idade ou mais chega a 40,7 milhões de usuários únicos de internet. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (30) pela empresa de estatísticas comScore, em um estudo que se debruça no panorama de acesso à internet no Brasil. Para efeito de comparação, uma pesquisa divulgada pelo IBOPE aponta que número de usuários ativos apenas no trabalho e em residências chegou a 37,3 milhões em maio de 2010.

No final do ano passado, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apontou que as LAN houses e residências superam locais de trabalho no acesso à web no Brasil, devido ao aumento de renda. Segundo o estudo, que é baseado em dados de 2008, os acessos foram feitos, principalmente, de casa (57%), das LAN houses (35,2%) e do trabalho (31%). À época, o estudo da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) indicava que 56 milhões de brasileiros tinham acesso à internet em mais de um local. O IBGE estima que o total da população brasileira é 193,1 milhões.

PREDOMINÂNCIA

Baseada no mês de maio deste ano, a comScore também indica que o Sudeste é responsável por 67% do total de usuários de internet, 66% de páginas consumidas na rede e 65% dos minutos passados on-line no país. Logo em seguida, vem a região Sul, cujos internautas correspondem a 14,2% do total. Nordeste, Centro-Oeste e Norte mantêm 10,7%, 6,1% e 2% dos internautas brasileiros, respectivamente. Dentre os acessos residenciais ou de locais de trabalho, a audiência entre 6 e 14 anos representa 4,8 milhões de usuários únicos, ou 11,9% do total. Pessoas cuja idade está entre 15 e 34 anos são o público majoritário da rede, com 56,1% da fatia, enquanto aqueles com 35 anos ou mais representam 32,1% dos internautas. No consumo de conteúdo, usuários de 6 a 14 anos são responsáveis por menos que 2% do total de páginas e minutos durante o mês de maio --algo que, de acordo com a comScore, indica que esse segmento representa o consumo mais "leve" da rede nesse sentido. Usuários com idade entre 15 e 34 anos consomem a maior proporção de páginas e minutos, com mais de 60% do total de páginas e minutos durante o mês.

Dentro desse grupo, os usuários entre 15 e 24 anos representam os consumidores mais vorazes de internet: são responsáveis por 32,6% do tempo passado na internet de todos os grupos analisados. Em termos de conteúdo, eles também lideram: consomem 32,4% das páginas da web, dentro do total de internautas.

Fonte: FOLHA.COM

Nota de Falecimento - Waldenir Silva - Por: Kaika Luiz


Amigos

Infelizmente trago a triste notícia do falecimento do Sr. Waldenir Silva, pai do nosso estimado amigo Junior Balu. Quem quiser mandar alguma mensagem para ele, o faça através do endereço: Rua Coronel Raimundo Lobo, 189 – São Miguel – Crato – Ceará – CEP: 63.100-550

Abraço a todos
--
Kaika Luiz
Sertão Pop Produções e Publicidade
(88) 3521.6604
(88) 8816.3062
(88) 9931.2138

Uma boa notícia – Postado por Armando Lopes Rafael


A notícia abaixo corre hoje o mundo via Agências de Notícias:
"Grupo de sete ex-presos cubanos chega à Espanha
Todos eles permanecerão exilados no país na condição de refugiados políticos


O primeiro grupo de presos políticos cubanos libertados pelo governo após negociações com a Igreja Católica e com a chancelaria espanhola chegou nesta terça-feira à Espanha. Os sete ex-prisioneiros fazem parte de um acordo maior, que envolve 52 dissidentes a serem soltos em até quatro meses. Pablo Pacheco, José Luis García Paneque, Léster González, Antonio Villarreal, Julio César Gálvez, Omar Ruíz e Ricardo González formam o primeiro grupo a ganhar liberdade após terem sido presos em 2003. Os sete foram soltos na noite de segunda-feira.

Seis deles foram colocados em um voo da Air Europe com destino a Madri, juntamente com suas famílias. Já o sétimo opositor viajou na madrugada da terça em um voo da companhia Iberia e chegou ao aeroporto de Barajas às 14h no horário local (9h de Brasília). Todos eles permanecerão exilados na condição de refugiados políticos. Acordo - Após negociações com a Igreja Católica e a chancelaria espanhola, o governo de Cuba se comprometeu a libertar 52 presos políticos nos próximos quatro meses. Todos os dissidentes beneficiados foram detidos em 2003, na onda de repressão que ficou conhecida como "Primavera Negra". Se levada adiante, essa será a maior libertação de presos cubanos desde 1998, quando 299 foram soltos após a visita do papa João Paulo II a Havana.

Em resposta ao acordo, o opositor Guillermo Fariñas encerrou a greve de fome que mantinha havia 135 dias. No entanto, segundo seus médicos, Fariñas ainda se encontra em estado grave e corre risco de morte".

Meu comentário

Guillermo Fariñas, este é o Cara!
Um homem simples! Jornalista, psicólogo, que conseguiu dobrar a dupla de ditadores Fidel e Raul Castro. Com sua forma moral, depois de 134 dias em greve de fome pela libertação de seus companheiros de prisão, Guillermo Fariñas ganhou uma batalha, mas ficará com as seqüelas do duro combate, pois o terreno onde tiveram lugar as ações dessa guerra singular foi o seu próprio corpo que é, afinal de contas, o único espaço que lhe restava para levar a cabo a sua campanha. Fariñas, seu lugar está reservado na História! Aos ditadores da dinastia Castro – e seus bajuladores– fica destinado a lata de lixo da História...

A História é implacável...

Por: Armando Lopes Rafael

Bom Dia, Crato ! - Hoje é o dia 13 de Julho de 2010


Bom Dia, CRATO !

O Dia amanheceu chovendo ( entre 05 e 06 da manhã ). Uma chuvinha leve e agradável se fez sentir sobre a cidade do Crato nesta madrugada do dia 13 de julho. A temperatura caiu e foi registrado 22 graus na Vilalta. Mas às 06:30 a chuva parou e o sol apareceu. Segundo os serviços de meterologia, o dia é de sol, com algumas núvens e não choverá. Temperatura máxima de 27 e mínima de 17 graus em Crato.

Fotos dos Escritores ilustrará os Artigos do Blog do Crato

O Blog do Crato passará a veicular as fotos dos escritores ao lado dos seus artigos com mais frequência, no sentido de valorizar os textos, e agradecer aos escritores pela colaboração. As fotos fazem parte do acervo do Blog do Crato, construído ao longo de 5 anos de existência pelos fotógrafos: Dihelson Mendonça, Wilson Bernardo e Pachelly Jamacaru. Segundo uma das regras do Blog, para evitar auto-promoção, além da super-poluição das mesmas fotos, o administrador se reserva o direito de ir adicionando as fotos posteriormente em cada publicação. Esperamos que dessa forma, possamos marcar e valorizar mais o trabalho daqueles que contribuem e contribuíram para o engrandecimento do Blog do Crato. Essa prática já vinha sendo adotada há alguns meses, e agora se fará sentir com maior intensidade. Todo o material dos escritores eventualmente irá para a seleção dos artigos que farão parte do Projeto ENCICLOPÉDIA DO CARIRI, encabeçado pelo Blog do Crato, previsto para o lançamento em Janeiro de 2011.

Bom Dia!

Dihelson Mendonça

Abraços,
Dihelson Mendonça
Administrador do Blog do Crato

Cédulas eleitorais - Emerson Monteiro


Em um desses programas de televisão que mostram personagens remanescentes da história, assisti a depoimento de um senhor alemão que presenciou o momento exato quando Hitler reuniu multidão, lotando o maior estádio de futebol de Berlim, para, depois de emocionado discurso, consultar a propósito da sua decisão de fazer frente ao resto do mundo e iniciar a Segunda Guerra Mundial, destruindo a paz e ceifando milhões de vidas. Naquele momento de consulta popular através da aclamação pública, o entrevistado via se configurar iminente a séria catástrofe que atingiria a humanidade inteira, por conta do gesto tresloucado ali resolvido sem qualquer apelação. Contudo nada pôde fazer para impedir a horda que avassalaria os destinos da civilização, porquanto seu voto representou apenas minoria vencida, em meio aos gritos histéricos da massa humana que, favorável ao espírito do ditador incoerente e perverso, assinava cheque em branco entregue nas mãos de frio e sanguinolento psicopata. Soubesse o elefante a força que tem, o leão não seria o rei dos animais, afirma provérbio indiano, para considerar a verdade indiscutível dos acontecimentos na balança das coletividades. Avaliassem os eleitores o peso de cada um dos votos que depositam nas urnas, e as sociedades decerto haveriam de conquistar níveis superiores de aperfeiçoamento e progresso durante toda a sua caminhada evolutiva. Certa vez, ouvi D. Violeta Arraes falar com propriedade a respeito do quanto o povo francês considera importantes os turnos eleitorais, instantes solenes das decisões do futuro. Isso por conta do que a França já sofreu nas garras de aventureiros incompetentes, que lhe submeteram aos traumas de tragédias imensas, porquanto nenhuma família francesa atravessou o século XX sem amargurar o drama da escolhas infelizes de irresponsáveis que dominaram o continente europeu, levando-o a marcas dolorosas e profundas.

Bertolt Brecht, vítima dos desmandos da guerra, define sem meios tons a importância da democracia no poema O analfabeto político, quando assim define:

O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe que o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio depende das decisões políticas.
O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que de sua ignorância política nasce a prostituta, o menor abandonado e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais.

Por: Emerson Monteiro

CRATO - Notícias do dia 15 de Julho de 2010


Campanha no parque de exposições alerta para DST/aids

A Secretaria de Saúde do Crato realizou nesta terça-feira, por meio dos agentes e técnicos da saúde, uma caminhada pelo Parque de Exposições do Município, com a finalidade de divulgar e orientar a população das DSTs e aids. A equipe saiu percorrendo as barracas e estandes da exposição. Nesses locais foi distribuído o material informativo da campanha. Um estande na ExpoCrato está destinado ao trabalho preventivo e educativo. No local estão atuando também os agentes da Vigilância Sanitária, que são parte da equipe da saúde dentro do Parque. Durante toda está semana continua sendo efetuado o trabalho de fiscalização e educativo no local da festa, com visitas às barracas.

Aviso sobre pagamento do IPTU

A Secretaria de Finanças do Município do Crato comunica aos contribuintes que está sendo realizada a entrega dos boletos do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), exercício de 2010, e que o vencimento da cota única ou 1ª parcela será no dia 16 de agosto de 2010. Os contribuintes que optarem por pagar o IPTU parcelado deverão comparecer à Prefeitura, após o pagamento da primeira parcela, para receberem as parcelas restantes. O pagamento em cota única até o dia 16 de agosto deste ano tem desconto de 10%, para quem está em dia com o Fisco Municipal, e 5% para os demais contribuintes. Os contribuintes que não receberam os seus boletos (os proprietários de terrenos) e os que, por ventura, identificarem alguma divergência de dados, favor comparecer à Prefeitura, a partir do dia 16 de agosto, com a finalidade de regularizar sua situação.

Exposição de fotos históricas no Centro Cultural do Araripe traz imagens marcantes da Cidade do Crato

A Secretária de Cultura, Esporte e Juventude do Crato, Danielle Esmeraldo convida a todos os cratenses e visitantes a reviver a história da cidade através da mostra de fotos do arquiteto cratense, Waldemar de Farias Filho. A exposição que acontece na Galeria do Centro Cultural do Araripe traz imagens marcantes do Crato em sua trajetória histórica. A Prefeitura do Crato por meio da Secretaria de Cultura vem estudando e investindo em novas formas de incentivo aos artistas locais, bem como divulgando os roteiros e potenciais turísticos. A Galeria de Artes do Centro cultural do Araripe espera sua visita, seja você um filho da terra ou um ilustre visitante. Exposição de fotos Crato, evolução urbana e arquitetura, do arquiteto Waldemar de Farias Filho. De segunda a sexta de 9 as 12 horas e de 13 as 17 horas Local- Galeria do Centro Cultural do Araripe no Largo da RRFSA em Crato. Mais informações- 88 3523.2365

Encontram-se abertas inscrições dos Festivais Cariri da Canção Estudantil e Cariri da Canção Nacional

A Prefeitura Municipal do Crato, através da Secretaria da Cultura, Esporte e Juventude abriu inscrições para o Festival Cariri da Canção Estudantil 2010 a se realizar nos dias 14, 15 e 16 de Outubro de 2010 e o Festival Cariri da Canção Nacional 2010 que acontecerá nos dias e 28, 29. e 30 de outubro de 2010. As fichas de inscrições e o Edital serão disponibilizados no site da Prefeitura do Crato, www.crato.ce.gov.br e na sede da Secretaria da Cultura, Esporte e Juventude a rua Teopisto Abath no Centro Cultural do Araripe, no Largo da RRFSA. Poderão participar do Festival Cariri da Canção Estudantil 2010: estudantes do Ensino Médio, Cursinhos Pré-vestibulares, Cursos Técnicos e Universitários regularmente matriculados na rede de ensino da região Metropolitana do Cariri (Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Caririaçu, Farias Brito, Jardim, Nova Olinda, Missão Velha e Santana do Cariri). Poderão participar do Festival Cariri da Canção Nacional 2010: Todos os compositores e intérpretes de todo território nacional. As inscrições irão até o dia 17 de setembro. Participe! Faça já sua inscrição!Mais informações 88 3523.23.65.

Com Informações da ASCOM - PMC

Reportagem Fotográfica - Museu de Paleontologia - Elizângela Santos


Santana do Cariri - Museu de Paleontologia

foto 04

foto 03

foto 02

foto 01


"NO CÉU E NO MAR PRETÉRITOS O REPOUSO TERRENO PRESENTE. É O CARIRI CONTANDO PARA A HUMANIDADE A HISTÓRIA DAS PÁGINAS DE UM LIVRO QUE SÓ E APENAS COMEÇOU A SER DECIFRADO. VIVA A NATUREZA DO CARIRI! TERRA ABENÇOADA E CHEIA DE RIQUEZAS A PRESERVAR...."

Texto e Fotos Elizângela Santos
Jornalista - Colaboradora do Blog do Crato

Proibida a Reprodução sem a Autorização da Autora

Santana do Cariri - Museu de Paleontologia traz novidades - Reportagem: Elizângela Santos


O Museu de paleontologia passou por uma modernização do ambiente. Como parte da obra, várias peças foram restauradas e voltaram a ser expostas - ELIZÂNGELA SANTOS. Os moradores e visitantes do Cariri já podem desfrutar do novo espaço do Museu de Santana do Cariri

Santana do Cariri. Um passeio didático pelas formações fossilíferas na Chapada do Araripe. O Museu de Paleontologia de Santana do Cariri reabre em um novo momento de sua história, para fazer o visitante mergulhar na era Cretácea de mais de 110 milhões de anos. Fechado desde 2008, o museu traz um ar de modernidade em meio ao passado pré-histórico. São cerca de 10 mil peças fósseis, entre o material exposto e, também, a reserva técnica. O espaço de exposição duplicou. A segurança interna passa por um replanejamento e toda a área está climatizada. As réplicas ganham uma iluminação especial, com luzes vermelhas e azuis também destacando as peças. Todo esse ar de modernidade arranca a admiração dos primeiros visitantes da nova etapa. Na lateral do Museu estão estampadas as marcas do Geopark Araripe, da Rede Global de Geopark, cedida pela Unesco; e do próprio Museu, que tem uma perfeita libélula como símbolo. A Pedra Cariri traz os traços característicos de uma cidade que ficou famosa pela sua riqueza paleontológica. Está no piso, nas paredes, e é a mola propulsora de uma economia local responsável pela renda de milhares de famílias. A biblioteca e o espaço de laboratórios têm uma nova dimensionalidade dentro do espaço. Segundo o diretor do Museu, professor Álamo Feitosa, doutor em Paleontologia, a pesquisa científica ganha com esse novo momento. Segundo ele, os equipamentos destinados às pesquisas dispostos dão um novo rumo para as descobertas paleontológicas. A reserva técnica de milhares de fósseis no Museu abre espaços para a pesquisa local e também para universidade de todo o País e até internacional.

O Museu passou por uma modernização do ambiente. Como parte da obra, várias peças foram restauradas e voltaram a ser expostas. De acordo com o vice-diretor do Museu de Paleontologia, João Kerensky, esta semana o Museu estará aberto a visitação de terça a sábado das 9 às 17 horas e aos domingos, das 9 às 14 horas. A reforma e a ampliação do Museu tiveram investimento de R$ 805 mil. Prevista inicialmente para R$ 640 mil, houve a necessidade, posteriormente, de uma reforma estrutural, passando pela renovação da parte hidráulica e reforço da elétrica, para dar suporte para os equipamentos instalados no local.

Com a nova roupagem, a perspectiva é haver, a partir de agora, divulgação maior do espaço científico, que fortalece, acima de tudo, para o secretário de Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado, René Barreira, o turismo científico na região. "Precisamos interiorizar e desenvolver o turismo no Estado. O Museu é um exemplo de que isso pode ser feito". Ele anunciou, na reabertura no Museu, na sexta-feira última, a aprovação de R$ 1 milhão no orçamento do Estado, para a realização, em novembro deste ano, da Conferência Panamericana de Geoparks, que atrairá dezenas de pesquisadores. O Museu de Paleontologia é a principal referência do potencial fossilífero do Cariri e que deu um redimensionamento no trato com os fósseis. Segundo os pesquisadores, foi por meio do equipamento que se começou a valorizar com maior propriedade os fósseis e se intensificou uma luta pela preservação do material na região. O contrabando era um dos principais vilões, hoje, praticamente combatido, por meio de uma vigilância mais determinada e de um trabalho de conscientização da população local.

O equipamento foi criado em meados dos anos 80, pelo então prefeito de Santana do Cariri, Plácido Cidade Nuvens, atual reitor da Universidade Regional do Cariri (Urca), instituição que detém a salvaguarda do Museu. A iniciativa de repassar para a universidade teve o intuito de dispor o material para a pesquisa e preservação. Santana do Cariri hoje é reconhecida por decreto como a Capital da Paleontologia do Estado. O professor Álamo afirma que, com a duplicação, foi possível expor os fósseis de uma maneira evolutiva, ao longo do tempo, e também em nível de complexidade das espécies. E o trajeto começa pelas plantas, passando pelos insetos, com o grupo de invertebrados e moluscos, até os peixes, anfíbios, tartarugas, lagartos, pterossauros e dinossauros. "Existe toda uma sequência lógica em termos de evolução", explica.

Segundo o diretor, a modernização do museu acompanha atualmente a realidade dos equipamentos no País, com a reserva técnica e os laboratórios, e não se limita apenas a expor peças, mas tem um caráter didático, educativo e, principalmente, científico. Em breve será implantada, conforme Álamo, a parte digital, que irá dispor de informações importantes para os visitantes e manterá uma interatividade com o ambiente e com os livros. "Para quem não quiser ir diretamente à biblioteca, pode fazer busca por meio do computador e obter uma resposta direta ligada a figuras ou imagens e do material que esteja na reserva técnica", explica.

Plácido Cidade Nuvens inaugurou a reabertura da casa. Ele destacou o local como instrumento de pesquisa e desenvolvimento científico da Urca. Em média o museu recebia em torno de 4.200 pessoas, por mês, da região, Estado, do Brasil e Exterior, sendo uma das maiores visitações registradas em museus da região. Com a reabertura, nos novos moldes, essa estimativa poderá aumentar. O Museu de Paleontologia está entre os maiores do País, com a maior coleção da era Cretácea. As peças chamam a atenção dos pesquisadores pelo estado de conservação, inclusive com algumas preservando o tecido mole. Um livro aberto para a descoberta da história da terra e das espécies.

Elizângela Santos
Repórter do Jornal Diário do Nordeste
Colaboradora do Blog do Crato

Exposição do Crato atinge cerca de 50 mil visitantes por dia - Reportagem: Antonio Vicelmo


MOVIMENTAÇÃO DE PESSOAS na Expocrato. Além do sucesso de visitantes, os bons negócios também estão presentes. Cerca 13 mil animais deram entrada no Parque - ANTÔNIO VICELMO. Grupo Gestor da Expocrato comemora sucesso de público e de negócios da feira agropecuária

Crato. A Exposição Agropecuária do Crato (Expocrato) prossegue hoje, no seu segundo dia, com uma movimentação de negócios, frequência de público e presença de animais acima da expectativa. São mais de 50 mil pessoas por dia e cerca de 13 mil animais, um recorde, comemora o presidente do Grupo Gestor, Francisco Leitão de Moura, destacando que todas as baias, argolas e espaços para instalação de barracas, estandes industriais e, também, comerciais foram vendidos. Este ano estão sendo realizadas cinco exposições nacionais com caprinos, ovinos e duas de cães, julgadas por árbitros estrangeiros, que participam das maiores feiras dos País. Ao fornecer estas informações, o Grupo Gestor destaca que a Expocrato é também a vitrine para a agricultura familiar. Ao todo, 300 pequenos produtores comercializam seus produtos no parque. O secretário de Desenvolvimento Agrário, Antônio Amorim, destacou o crescimento da Expocrato e a abertura de espaços para os pequenos produtores. Os dois primeiros dias do evento foram marcados por congestionamentos de veículos e falta de espaço para estacionamentos. Estas falhas, de acordo com os expositores, denunciaram a necessidade de ampliação, ou construção de um novo parque para a realização do evento no Crato.

O prefeito do Município do Crato, Samuel Araripe, defende o projeto feito pelo arquiteto José Sales de ampliação do atual parque, enquanto o Governo do Estado sugeriu um debate das lideranças cratenses em torno da construção de um novo parque, no valor de R$ 25 milhões, numa área mais apropriada que não estrangule o crescimento da cidade.

Área atual

O parque atual possui uma área de 36 hectares, com três pistas de ovinos e caprinos e um picadeiro com mais de 1500 m² para o julgamento e desfile dos bovinos. O prefeito afirma que apenas 30% da área estão sendo ocupados. Ele argumento que há espaço suficiente para ampliação. O projeto, segundo o chefe do executivo, prevê a abertura de avenidas e ruas que facilitarão a chegada de veículos no parque de exposições. Durante o certame serão promovidos leilões de bovinos, ovinos, caprinos e equinos, concurso leito de bovinos, bubalinos e caprinos, desfile de animais, a já tradicional Feira da Agricultura Familiar, com exposição de produtos regionais, além de diversas apresentações culturais da região e grandes shows com artistas e bandas nacionais.

Antonio Vicelmo
Repórter do Jornal Diário do Nordeste

Colaborador do Blog do Crato

EXPOCRATO: MODERNIZAR PARA NÃO MUDAR - Por Wilson Bernardo.


N
oite de festa. É assim que os cratenses recebem seus visitantes, para se encantarem com nossa terra , de braços abertos para receber a todos com o coração de fraternos. Em solenidade de abertura da maior festa do nordeste, o Prefeito Samuel Araripe, falou da importância geográfica em que o parque esta situado, proporcionando assim, à grande população, a funcionalidade de se chegar a pé, reduzindo ao mesmo tempo, o grande fluxo de automóveis. É viável sim mudar e modernizar o parque atual, reconstruindo no mesmo local, uma das grandes obras para o município do Crato. Modernizar para não mudar, é assim o povo almeja.

Visitar o engenho e lá compartilhar com as abelhas o doce cratinho de açúcar

Samuel Araripe e o Ex-Governador Adauto Bezerra. Mônica Araripe e Adauto:

Hasteamento das Bandeiras, em solenidade de abertura da Expocrato

Samuel Araripe fala da importância de se chegar a pé ao parque de Exposições

Cortando a fita,com as bênção do Bispo Dom Pânico

O pavilhão da URCA recebe o nome da Prof. Sara Cabral, Dom Pânico,Plácido Cidade Nuvens,Dr.Leitão,Samuel Araripe, Zé de Deus e a Vice Reitora Otonite.

E no Show, Leo Magalhães acena para o Blog do Crato

Pra quem gosta um belo show para mulherada.

Wilson Bernardo (Texto & Fotografia)

CRATO - Notícias do dia 13 de Julho de 2010


Educação promove infraestrutura em escolas

A Secretaria de Educação do Município, atendendo reivindicação da comunidade, está empreendendo reforma da escola Quinô de Brito. Essa ação, segundo o secretário de Educação, Valentim Dantas, tem a finalidade de oferecer melhores condições de funcionamento e infraestrutura daquela unidade, viabilizando o melhor desenvolvimento do processo do ensino e aprendizagem das crianças. Também, recentemente, o prefeito do Crato, Samuel Araripe, deu ordem de serviço para reforma da escola 18 de maio.

Prevenção às DST/aids na ExpoCrato

A Secretaria de Saúde do Crato está intensificando o trabalho de prevenção das DSTs e aids durante a Exposição do Crato. Dentro do parque foi instalado um estande da Secretaria, com a finalidade de distribuir material preventivo e informativo e também será lançada a campanha DST/aids na semana, a ser desenvolvida no município. Vários profissionais de saúde estão envolvidos nas atividades. Também está sendo realizado um trabalho de prevenção da saúde da mulher. Além do material informativo, também serão distribuídos preservativos masculinos e haverá demonstração dos preservativos femininos.

Alcançada meta de vacinação contra pólio

O município do Crato desencadeou desde o mês passado, por meio da Secretaria de Saúde, a campanha da vacinação para a prevenção da Poliomieltite. Crianças de 0 a 5 anos foram vacinadas e o município cumpriu mais uma vez a meta, imunizando as crianças contra a paralisia infantil. Mesmo sendo uma doença erradicada no Brasil, torna-se importante que os pais vacinem seus filhos, já que há países onde ainda há o contágio da doença.

Combate à dengue continua nos bairros e centro da cidade

O Município do Crato está atuando de forma intensificada no sentido de minimizar a infestação do mosquito da dengue no município. Mais de mil casos foram notificados no município com cerca de 600 confirmados. A Secretaria de Saúde chama a atenção da população para a prevenção, principalmente observando os reservatórios de água em suas residências para que não haja a reprodução do mosquito da dengue. Os agentes do setor de Endemias da Secretaria continuam realizando o ciclo de visitações domiciliares. A secretaria mantém um trabalho de orientação e educação permanente em relação ao programa de combate à dengue. Recentemente foi desencadeada uma grande campanha no centro e bairros da cidade, no sentido de chamar a atenção da população sobre o problema.

Com informações da ASCOM - PMC

Coluna Armando Rafael -- As Notícias do Cariri


Cariri pujante

Além de ser o principal ramo do desenvolvimento industrial da conurbação Crajubar, a cadeia produtiva calçadista do Cariri tornou-se hoje o maior pólo produtor de sandálias de verão do Brasil. São cerca de 250 micros e pequenas indústrias que respondem por cerca de 45% das fábricas de calçados do Ceará e oferecem –no Cariri – mais de dez mil empregos. Mas tem novidades na área. Ainda este ano será feita uma ampliação da unidade da Grendene, localizada em Crato, que proporcionará um aumento de mais 1.500 vagas naquela indústria. Quando completar sua ampliação, a Grendene poderá ofertar cerca de seis mil empregos consolidando sua posição como a mais importante unidade fabril da Região Metropolitana do Cariri.

Em brancas nuvens

Passou no esquecimento – sem bolo e sem vela – o primeiro aniversário da Lei Complementar Estadual nº 68, sancionada em 29 de junho de 2009, que criou a Região Metropolitana do Cariri–RMC. Se houve esquecimento da data, algumas cobranças continuam sendo lembradas. Tipo assim: quando serão iniciados os prometidos investimentos para a RMC? Onde anda as verbas para início do Projeto da Fé destinado a revitalizar o centro de Juazeiro do Norte a partir do itinerário feito pelos romeiros do Padre Cícero? Onde está o dinheiro do Banco Mundial destinado à proteção das encostas do Morro do Seminário, construção de uma avenida e recuperação das praças centrais de Crato? Quando começará as obras de restauração do Engenho Tupinambá e implantação do Museu da Rapadura em Barbalha? Ora, se na conurbação Crajubar (a parte mais visível da RMC) a coisa anda nesse ritmo, imagine os melhoramentos previstos para as demais cidades acrescidas à Região Metropolitana do Cariri: Caririaçu, Farias Brito, Jardim, Missão Velha, Nova Olinda e Santana do Cariri...



Chapada em berço esplêndido...

Continua sendo cobrado um mapeamento completo para a exploração do imenso potencial turístico-ecológico da Chapada do Araripe. Com 165 km de extensão, estendendo-se entre as divisas do Ceará, Pernambuco e Piauí, a Chapada do Araripe possui uma rica biodiversidade. Ela é, historicamente, o berço da Paleontologia no Brasil, já que foi graças a Chapada do Araripe que saiu a primeira publicação com relato e desenho de um fóssil brasileiro, publicado no livro Viagem ao Brasil (Reise in Brasilien) editado entre 1823 e 1831, no início do Império Brasileiro.


Abertura do Centenário de Juazeiro

Que “Governo da Revolução Democrática” que nada! Caberá à Igreja Católica abrir o ano do centenário de Juazeiro do Norte, no próximo sábado, dia 17. Para tanto, chegará naquela data, vinda diretamente de Aparecida do Norte a imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, (foto ao lado) Rainha e Padroeira do Brasil. A sagrada imagem será festivamente recebida no Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes, pelo povo e autoridades e percorrerá – durante quatro dias – algumas paróquias, igrejas e bairros da Terra do Padre Cícero. Todos sabem que é relativamente recente a proclamação de Nossa Senhora da Conceição Aparecida como Rainha do Brasil e sua Padroeira Oficial. Isso ocorreu há oitenta anos – em 16 de julho de 1930 – por decreto do Papa Pio XI, atendendo ao pedido do episcopado brasileiro. Já pela Lei nº 6.802 de 30 de junho de 1980, a República Federativa do Brasil também reconheceu oficialmente Nossa Senhora Aparecida como nossa Padroeira Oficial e decretou que a festa dela – 12 de outubro – passasse a ser feriado nacional.

O Brasil tem ainda outro padroeiro...
Agora o que poucos sabem é que o Brasil tem dois padroeiros, uma vez que São Pedro de Alcântara foi oficializado – pelo Papa Leão XIII – como padroeiro da nossa pátria em 31 de maio de 1826 atendendo a um pedido feito pelo Imperador Dom Pedro I, logo após a independência do Brasil. É lastimável, pois, que a festa do Padroeiro do Brasil, tenha caído, propositadamente, no esquecimento com o advento do golpe militar que implantou a República. Essa festa de São Pedro de Alcântara era solenemente comemorada durante os tempos imperiais. Já hoje...


Sonho realizado

Quando assumiu a diocese de Crato, em 2001, dom Fernando Panico afirmou que esperava um dia enviar missionários do Cariri para ajudar na evangelização de outras regiões brasileiras. Está próximo o dia de o bispo ver realizado o antigo desejo. No próximo dia 4 de agosto, dom Fernando ordenará três novos padres. E um deles – Francisco das Chagas Alves – será cedido à diocese de Lábrea, no estado do Amazonas, onde a carência de padres é extrema. A diocese de Lábrea tem 230.240 Km2 (do tamanho dos estados do Ceará e de Pernambuco juntos), tem 90 mil habitantes e apenas 12 padres. Dom Fernando regressou na tarde desta sexta-feira, dia 9, de Quixadá, onde se encontrava desde a última terça-feira, participando do retiro espiritual do clero da diocese de Crato.

Curtas

– Circula na próxima segunda-feira, dia 12, a nova edição – de número 28 – da revista A Província editada pela teimosia e idealismo do jornalista Jurandy Temóteo. O novo número vem farto e substancial, com interessantes matérias relacionadas ao Cariri, escritas por conhecidos intelectuais da região.
– Tirando uma folga dos seus estudos de doutorado em Roma, padre Rocildo Alves Lima Filho passa o mês de julho em Crato, sua terra natal. Trata-se de um dos mais cultos e preparados sacerdotes desta diocese. Até o final de 2011 ele deverá continuar residindo em Roma.
– Diferente de Crato, a Câmara de Vereadores de Barbalha nunca mudou o nome das ruas daquela cidade. Há zelo na preservação dos nomes tradicionais, como a Rua do Vídeo, que vem dos tempos imperiais. Na administração municipal passada (leia-se Rommel Feijó) foram colocadas placas com pequena biografia dos patronos das ruas da Terra dos Verdes Canaviais.

Por: Armando Lopes Rafael

Edições Anteriores:

Setembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30