xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 05/07/2010 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

05 julho 2010

REALIZAÇÃO DO VII FESTIVAL JUNINO DE PONTA DA SERRA - Por Antonio Correia Lima


Aconteceu de 1 a 4 de julho, o VII Festival Junino de Ponta da Serra, que tem como tema principal, O Melhor do Nordeste é a nossa Cultura.

O evento foi realizado na Quadra Poliesportiva Raimundo Ribeiro de Matos, na sede do referido distrito, tendo contado com um grande número de quadrilhas participantes, da região do Cariri .

Foram, no todo, 8 quadrilhas que se apresentaram no decorrer das quatro noites: Quadrilha da Alegria ( Miragem); Arraiá Raízes do Cariri ( Crato); Arraia Danado de Bom ( Nova Olinda); Arraiá Nordestinando ( Crato ); Rosa dos Ventos ( Juazeiro do Norte); Arraia Princesa do Cariri( Crato); Nação Nordestina( Juazeiro do Norte e Inspiração Nordestina ( Farias Brito).

O resultado final teve como vencedoras as seguintes quadrilhas:

Em primeiro Lugar, Princesa do Cariri; em segundo, Arraia Nordestinando e em terceiro, Arraia Danado de Bom.

O VII Festival Junino de Ponta da Serra, foi uma realização da E.E.I.E.F. José Bizerra de Britto, JOPS- Jovens à Procura de Sabedoria e Malungo Produções, e contou com o apoio cultural do comércio local, algumas lideranças políticas e do Poder Público Municipal.

Blog da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude do Crato terá atualizações diárias! Por: Janinha

O blog oficial da Secretaria de Cultura , Esporte e Juventude trará à população informações completas de toda a agenda de eventos, quadro de artistas, cantadores, fotógrafos, poetas, pensadores, músicos, história e um espaço para críticas, sugestões, maior acesso da sociedade à dois dos seus direitos básicos: Esporte e cultura! Essa é uma das opções encontradas pela secretária Danielle Esmeraldo para fazer com que todos saibam, participem e colaborem, tenham liberdade para expressar seus talentos, manifestar suas ideias, contribuindo assim para o enriquecimento cultural da nossa cidade já privilegiada por sua história e arte!
Arte e cultura se faz para e com o povo! Esse espaço é nosso!

http://culturacrato.blogspot.com

Festival Cariri da Canção 2010: Por Janinha

Abertas inscrições do
Festival Cariri da Canção
Estudantil e Nacional 2010

A Prefeitura Municipal do Crato, através da Secretaria da Cultura, Esporte e Juventude abriu inscrições para o Festival Cariri da Canção Estudantil 2010 a se realizar nos dias 14, 15 e 16 de Outubro de 2010 e o Festival Cariri da Cançao Nacional 2010 que acontecerá nos dias e 28, 29. e 30 de outubro de 2010. As fichas de inscrições e o Edital estão disponibilizados no site da Prefeitura do Crato, www.crato.ce.gov.br e na sede da: SECRETARIA DA CULTURA, ESPORTE E JUVENTUDE DO CRATO - Comissão Organizadora do Festival Cariri da Canção Nacional – Edição 2010 Centro Cultural do Araripe – Rua Teopisto Abath, s/n – Centro Cep: 63100-000 / Crato-Ceará - FoneFax(88) 3523.2365

Poderão participar do Festival Cariri da Canção Estudantil 2010: estudantes do Ensino Médio, Cursinhos Pré-vestibulares, Cursos Técnicos e Universitários regularmente matriculados na rede de ensino da região Metropolitana do Cariri (Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Caririaçu, Farias Brito, Jardim, Nova Olinda, Missão Velha e Santana do Cariri). Poderão participar do Festival Cariri da Canção Nacional 2010: Todos os compositores e intérpretes de todo território nacional.As inscrições irão até o dia 17 de Setembro de 2010. Participem!!!!

Por: Rosana Xenofonte

Espaço do Leitor do Blog do Crato - Dia 06 de Julho de 2010







Cultura no Cariri
em 02/07/2010
Site CULTURA NO CARIRI se consolida como o Maior ponto de referência de Arte & Cultura do Cariri na Internet. Visite no novo endereço personalizado: www.culturanocariri.com - Em apenas 6 meses, mais de 70 seguidores...

Rosana em 01/07/2010
Gente Cd a divulgação da maior festa da cidade neste blog, que é a Expocrato.

Resposta: Rosana, a Expocrato se tornou negócio de Milhões de Reais. Eles podem fazer contratos com TV Verdes Mares, Estações de Rádio, Jornais, etc. Eles podem pagar e BEM, minha amiga! Porque razão, o nosso Blog que sobrevive de doações de uns poucos bons corações iria fazer publicidade gratúita deles ? O que faremos é apenas a cobertura de alguns eventos que acontecerão durante a ExpoCrato, não da expocrato em si, que já dispõe de milhões se quiser, para gastar com a mídia e vai muito bem obrigada.

Antonio em 30/06/2010
sugerir a colocação de uma grande placa fora da igreja da Sé mencionando que naquela IGREJA foi batizado o PADRE CÍCERO, uma copia da certidão de batismo de uma forma aumentada.pouca pessoas da propria cidade sabem disso.

Resposta: Antonio, excelente idéia. Vamos ver se as autoridades pensam nisso.

Washington lima em 27/06/2010
É possível conseguir o disco ou cd do Cleivan Paiva. Há anos procuro gravação da música "Perímetro urbano", que participou do festival da Tupi, em 1979, na voz do Marku Ribas. Grande abraço e parabéns pelo blog!

Resposta: Washington, esse primeiro disco do Cleivan, que eu saiba ainda não foi lançado em CD. Eu mesmo só tenho a versão em Vinil, por sinal, na minha opinião, o melhor disco dele. Os discos dos artistas do Cariri podem ser encontrados em Amilton Som. E esta loja atende também via correios.

MARCOS CARVALHO em 26/06/2010
O CRATO ESPORTE CLUBE É MAIOR DO QUE TODOS ESTES CANDIDATOS.CANDIDATOS UNÍ-VOS.TUDO EM NOME DO FUTEBOL CRATENSE.

Cratenses em 26/06/2010
perguntas que nao querem calar:kd a prestação decontas da missao resgate? pq a diocese nao permite os padre airton e Reginaldo virem a regiao?A missao e evangelizar...

Observador em 24/06/2010
Amigo cadê abaixo de cada materia o topico não gostei ou não concordo que tinha e agora não posso e tenho que emgolir, vc este site esta parecendo uma globo!!!Agora poste isso!Xi acho que não...

Resposta: Observadores Anônimos não têm qualquer direito a comentar nada. Quem é cidadão de bem, deve se apresentar, botar a cara no mundo, escrever o nome real. Anônimos aqui nunca tiveram nem nunca terão vêz. Se quer comentar que não concorda, escreva seu comentário e se identifique. Teremos prazer em publicar seu comentário de discordância. O que não podemos tolerar é o anonimato. Abraço.

Torcedor cratense em 23/06/2010
Com a credibilidade do Guedes nosso Crato Esporte Clube tera condições de agregar um maior numero de patrocinadores, parabems Guedes por aceitar este desafio de salvar nossa equipe, desejamos muito que seja eleito, o Crato precisa de voce.

Penha em 22/06/2010
Dhielson seria muito bom se você reservasse um tempinho para bater umas fotos da calçada que é instalada uma lanchonete na esquina em frente a padaria ideal. cheio de cadeiras, mesas atrapalhando os pedestres.

Resposta: Olá, Penha. Se eu mesmo não for, eu vou pedir ao nosso repórter Wilson Bernardo que vá até o local registrar. Isso é um Absurdo!

luiz em 22/06/2010

Queria aqui falar do meu repudio aos adminisrtradores pois divulgarm que a rua jose satiro vilar foi calçada e ja foi entregue peço que deem mais atençao e vao la acabar as obras que estao pela metade ainda ,isso mostra o desrespeito

Ana Rosa Borges em 20/06/2010
Quero divulgar projeto contemplado pelo minc , Narrativas Orais no Barro Vermelho, como devo proceder? Ana Rosa Borges

Resposta: Ana, basta você enviar para nosso e-mail: blogdocrato@hotmail.com

Arimatéa dos Santos em 20/06/2010
Dihelson, não canso de elogiar a qualidade musical da rádio Chapada do Araripe. Sensacional. Música de ótima qualidade. Ah! Se todas as rádios tocassem ao menos 50% do que toca a rádio Chapada do Araripe! Parabéns!Abraço! Parabéns Crato!

Resposta: Obrigado, Arimatéa. Você, como sempre, muito gentil. Estivemos fora do ar há poucos dias, devido a um problema técnico enquanto eu viajava, mas está tudo se normalizando.

Tatiana em 19/06/2010
Desejo a nossa cidade, linda, abençoada com sua natureza, Feliz aniversario. Tenho orgulho de ser Cratense.

Rosanna em 19/06/2010
Gostaria que alguma autoridade visse o barulho que um bar atras do cemiterio anda fazendo. Ninguem da redondeza consegui dormir. E começa pela tarde e vai até altas horas da noite.

Resposta: Olá, Rosanna, isto é novidade para mim. Encaminharei sua reclamação às autoridades para que verifiquem. Abraço.

Penha Soares em 17/06/2010
Quero saber qdo vão tiras as cadeiras e churrasqueira da lanchonete em frente a CEFISIO,atrapalhando dos pedestres passar. Qdo acontecer um acidente ai sim....

Maria Otilia em 14/06/2010
Com certeza poderíamos ter uma programação melhor e mais barata, na expocrato. Mas quando privatizamos o que é público, vence o que dá mais lucro, e não o que é de interesse do povo. " precisamos de comida, diversão e arte"....

Cratenses em 14/06/2010
a limpeza das ruas e o combate a dengue e dever tanto do poder publico como tambem das pessoas... O que tem de lixo que os moradores jogam nas calçadas...

Comentários enviados pelo mural do Blog do Crato e por E-mails. Se você tem alguma reclamação, reivindicação ou deseja entrar em contato, escreva no Mural do lado direito do Blog do Crato, ou envie e-mail para: blogdocrato@hotmail.com

Emancipação de Ponta da Serra: últimos preparativos para o início da campanha do Plebiscito - Por: Antonio Correia Lima

Tendo em vista traçar as ações de trabalhos da campanha do Plebiscito, que deverá ocorrer ainda este ano, juntamente com as eleições de 03 de outubro, a AMEPS- Associação do Movimento emancipalista de Ponta da Serra realiza mais uma Assembléia Geral para discutir e deliberar as ações do referido plano. O evento se deu, na manhã deste domingo, 04.07, nas dependências do Pólo de Atendimento Vereador Edvardo Ribeiro da Silva, situado à Rua Antonio Trajano da Silva, na sede deste distrito. Na oportunidade, a maioria dos presentes, associados e não associados, deram suas sugestões, que foram catalogadas para uma posterior triagem. De início, ficou acertada uma visita à Expocrato, após consulta às autoridades sobre a legalidade do ato, pois, o movimento já pretende trabalhar um material impresso que será utilizado nessa visita.Como já é de conhecimento, o Plebiscito deverá ocorrer em todo o município do Crato, onde o eleitorado irá dizer sim ou não à emancipação de Ponta da Serra. Deve-se salientar que emancipação só se configurará se o SIM atingir a maioria absoluta( 50% mais 1)dos votantes no referido Plebiscito. Cientes de que a população do Crato já sinalizou a compreender que essa é uma luta justa da maioria do povo de Ponta da Serra, os enfrentantes do movimento estão confiantes da vitória em 03 de outubro.

Por: Antonio Correia Lima

À PEDIDOS - COBERTURA FOTOGRÁFICA DA PARADA (GGLBTT) DE CRATO

Get the flash player here: http://www.adobe.com/flashplayer




Fotos:Evandro Rodrigues de Deus

Gosto de futebol e sou Brasil, sempre. - Por: José de Arimatéa dos Santos


Nesta Copa do Mundo de Futebol observei que muito brasileiro dizia torcer pela Argentina e com esse fato fiquei com uma pulga atrás da orelha. O argumento desses neo-argentinos era que a seleção brasileira era formada por milionários do futebol e não deram o suor pela vitória da seleção nesse torneio de futebol. E a Argentina é formada por jogadores que só atuam nesse país? O fracasso do Brasil e da Argentina têm raízes bem profundas e muito sérias. Fiquemos somente no nosso Brasil. Pode parecer arrogância, mas o Brasil é onde se pratica o melhor futebol do mundo. Os números por si só explicam. Cinco vezes campeão do mundo na modalidade, maior celeiro de talentos para o esporte, apresenta o maior número de jogadores que atuam na europa e outros continentes. Tem talvez o campeonato mais democrático do mundo que é a Copa do Brasil, onde times campeões de Rondônia, Acre ou Espírito Santo participam junto com Corínthians, Flamengo ou Ceará.

O que falta é voltar a seleção jogar o futebol brasileiro. Futebol de toque de bola, drible e ginga do jogador brasileiro. Que alie o futebol de resultados com o espetáculo. Isso é possível! Vejam o exemplo da seleção alemã que ousou e deu chance a jovens talentos que mostram um futebol parecido com aquele futebol brasileiro. Eu tenho uma teoria que a seleção do Brasil deve ser formada por jogadores que atuam no futebol brasileiro mesclada com jogadores que jogam fora do país. Técnicos ousados e experientes nós temos. E que dê a devida e necessária autonomia para convocar quem está melhor no momento. Seleção é momento!

Por fim gosto de futebol e todo dia vejo as resenhas esportivas da tv. Procuro acompanhar o campeonato italiano, brasileiro e o campeonato da segunda divisão cearense, paulista ou o campeonato amador da cidade. Em qualquer momento o Brasil em primeiro lugar e que a Argentina e seus jogadores e técnico arrogantes levem chocolate. E que chocolate!

Por: José de Arimatéa dos Santos

Coluna Armando Rafael -- Notícias do Cariri


A vida continua
Ah! o frêmito das novidades – efêmeras e supérfluas – que domina a opinião pública mundial. Crato é parte integrante do fenômeno. A decepção com a participação brasileira na Copa do Mundo de Futebol é coisa do passado. Já era! O clima de festa continua a dar o ar de sua graça já neste sábado nesta nobre e heráldica cidade, um dia depois que o selecionado do Reino da Holanda despachou o Brasil – com jabulani e tudo – de volta ao Pa-Tro-Pi. É que daqui a uma semana começa a “ExpoCrato” (foto acima, um show realizado em 2009). A cerveja vai continuar a rolar... Durante uma semana a cidade viverá um período atípico. Vai pintar no pedaço: altas transações financeiras no setor agropecuário, shows diários com artistas famosos, ruas mais movimentadas, cratenses que moram distante e uma vez por ano caem de pára-quedas no pedaço. Sem falar de milhares de visitantes e no aumento das vendas no comércio... Além do mais, 2010 é ano eleitoral e atrairá para a Cidade de Frei Carlos as principais lideranças políticas em busca de votos. Somente no dia 18 de julho a vidinha da cidade voltará ao normal...

Tirando uma casquinha
Graças à iniciativa privada o município de Barbalha ficou entre os dez municípios cearenses que mais geraram empregos com carteira assinada no último mês de maio. Os dados foram divulgados pelo Ministério do Trabalho, por meio por meio do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados. Logo, logo, o Governo vai aproveitar o fato para fazer propaganda. Pior: ainda vai ter quem acredite que isso foi fruto das preocupações governamentais para com os pobres...

Bons tempos aqueles
Há 182 anos a Câmara de Vereadores de Crato era muito respeitada. Basta dizer que em 1828 os vereadores cratenses se dirigiram ao Governo Imperial reivindicando a criação da Província (hoje seria Estado) do Cariri. O fato está registrado no livro Efemérides do Cariri, de Irineu Pinheiro, à página 90: “1828, 10 de julhoA Câmara de Crato enviou ao governo uma representação, advogando a criação da Província do Cariri, da qual deveriam participar (também) territórios de Pernambuco e Paraíba”.
Mudaram os tempos e os vereadores. Nos dias atuais eles praticamente só legislam na concessão de títulos de cidadania e mudança de nomes das ruas da cidade. Outro dia a Câmara Municipal “cassou” o nome do ex-deputado, ministro, batalhador pela eletrificação do Cariri, Colombo de Sousa de uma rua de Crato, dando-lhe um novo nome, desta vez homenageando uma senhora que vendia tapioca no antigo açougue público da Rua Santos Dumont...

Memorial 1
Se vivo fosse, o advogado e escritor Raimundo de Oliveira Borges (foto abaixo) teria comemorado 103 anos de idade na última sexta-feira, 2 de julho. Naquela data, a família dele disponibilizou um pequeno memorial, onde está exposto parte do acervo daquele intelectual. O memorial foi instalado na casa onde Raimundo de Oliveira Borges residiu, à Rua Antônio Luís nº 1180. O Cariri passa, assim, a dispor de mais um espaço cultural, onde estão presentes recordações, lembranças e documentações da trajetória do Dr. Borges, falecido há cinco meses. Ele foi um exemplo de cidadania e de serviço à comunidade.

Memorial 2
Na ausência de iniciativas oficiais (os governos no Brasil nunca pensam nas futuras gerações e sim nas próximas eleições) iniciativas particulares dotaram o Crato de dois pequenos memoriais. O outro – existente há mais de sessenta anos – é pouco visitado e quase totalmente desconhecido da população. Fica no Colégio Santa Teresa de Jesus onde funciona um pequeno espaço expositivo contendo objetos pessoais e documentos relacionados à trajetória do primeiro bispo da diocese, dom Quintino Rodrigues de Oliveira e Silva. Dizem que não adianta chorar sobre o leite derramado. Mas já imaginaram quantos outros memoriais poderiam existir em Crato? Um único exemplo: a casa da primeira presa política do Brasil – Bárbara de Alencar – localizada na Praça da Sé foi destruída para dar lugar a uma repartição pública. Se tivesse sido conservada, poderia ter sido transformada no Memorial da Revolução Pernambucana de 1817 e da Confederação do Equador de 1824. E seria uma atração turística. Bom não esquecer: povo sem memória é povo sem história...

Outro centenário
No próximo domingo, dia 11, ocorrerá mais uma solenidade de carregamento do Pau da Bandeira dando início à festa da padroeira de Santana do Cariri, Senhora Santana. A igreja dos santanenses (foto ao lado) foi concluída em 1911. No próximo ano será comemorado o centenário do belo templo. Uma curiosidade: na construção daquela igreja não foram usados tijolos e sim lajes de calcário laminado (conhecidas como “Pedra Santana”). Monsenhor Silvano de Sousa, o pároco que concluiu o templo, escreveu que mais de um milhão dessas lajotas foram utilizadas na construção. A igreja-matriz de Santana do Cariri tem mais algumas peculiaridades: encontram-se ali – escondidos debaixo de camadas de tintas – belíssimos afrescos (pinturas feitas diretamente em paredes) pintados no início do século XX, que vão do teto ao piso das paredes internas. Quando esses afrescos vão ser restaurados? Além do mais, a festa da padroeira de Santana do Cariri é a única, na região do Cariri, que conserva o latim nas celebrações do novenário. Os fiéis de Senhora Santana fazem questão dos cânticos em latim na festa de sua padroeira.

Petrobrás-BR no Cariri
Um fato auspicioso: localizado no bairro Muriti, em Crato, o terminal de venda de combustíveis da Petrobras Distribuidora vai bem, obrigado. Instalado desde a década setenta, esse terminal vem experimentando – nos últimos tempos – constantes aumentos nas vendas de gasolina e derivados para os postos espalhados no centro nordestino, que gravitam em torno da Região Metropolitana do Cariri.

Fazendo escola
O prefeito do Juazeiro do Norte, Manoel Santana (PT), conseguiu que a Câmara de Vereadores daquela cidade aprovasse o “Bolsa-Atirador”. Trata-se da concessão de um benefício mensal, no valor de R$ 50,00, destinado a jovens de famílias pobres que servem ao Tiro de Guerra 10.005, da Terra do Padre Cícero. Como não existem atiradores do Tiro de Guerra abastados, a medida vai beneficiar todos os que ali prestam serviço militar. “Nunca antes, na história daquele município” os atiradores do TG 10.005 tinham sido beneficiados com um programa social desse naipe...

Novos sacerdotes
No próximo 4 de agosto – Dia do Santo Cura d’Ars, patrono dos sacerdotes – ocorrerá o encerramento do Ano Sacerdotal na diocese de Crato. Naquela data, na Catedral de Nossa Senhora da Penha, dom Fernando Panico vai ordenar três novos padres: Antônio Aldízio Nunes, nascido em Crato; Francisco das Chagas Alves Ferreira, nascido em Barro e Idemário da Silva Muniz, nascido em Jamacaru.

Mais dois médicos cratenses -- por Armando Rafael


Agradecendo a comunicação acima, apresentamos nossos parabéns ao Dr.Cory e sua esposa Eva, pela formatura dos dois filhos do casal. (clique na imagem para ampliar)

INCRÍVEL - Crato - Mais duas cacimbas têm água com alta temperatura - Reportagem: Antonio Vicelmo


APOSENTADO LUIZ Alves, ao lado da mulher, mostra a cacimba que teve a água aquecida, no Sítio Coité. Moradores estão surpresos com a mudança na temperatura da água - ANTÔNIO VICELMO - Evento ainda causa curiosidade no Interior, mas a causa pode ser a instalação das bombas d´água

Crato. A temperatura de uma cacimba no Sítio Riacho Seco, no município de Missão Velha, que chegou a mais de 60 graus, foi normalizada. Depois de uma semana de mistério com dezenas de curiosos querendo saber o motivo do aquecimento da água, a temperatura voltou para os 22ºC. No entanto, mais duas cacimbas, num raio de 1km, apresentaram alta temperatura, o que tem deixado a comunidade apreensiva, sem uma informação conclusiva sobre o assunto. Uma das cacimbas que apresentaram alta temperatura está localizada no sitio Coité, no quintal da casa do aposentado Luiz Alves da Silva, conhecido na região como "Puné". Ao contrário da maioria das pessoas que ficaram apavoradas com o repentino aquecimento da água da cacimba, Luiz Silva acredita que a água ferveu porque ocorreu um curto circuito na bomba de sucção. "Até os fios esquentaram", recorda o proprietário da cacimba, afastando as hipóteses levantadas de fenômenos sobrenaturais, ou "coisa do demônio", conforme comentário de alguns moradores. O terceiro aquecimento ocorreu no sitio Canabrava, na propriedade do agricultor Francisco Barros Gonçalves, conhecido por "Galego Doutor". De um momento para o outro, a água da cacimba aqueceu; mas no outro dia, esfriou. Mais uma vez, a bomba foi responsabilizada pelo aquecimento.

O técnico em eletricidade Inácio Ferreira Teles explicou que este tipo de bomba Vibra Vert pode elevar a temperatura da água quando apresenta curto circuito. "Um fio descascado dentro da água ou o vazamento de energia elétrica são suficientes para o aquecimento. Neste caso, a bomba funciona como um mergulhão", esclarece.

O primeiro aquecimento de água de uma cacimba ocorreu há 15 dias na propriedade do agricultor Marcelo Barros. Os geólogos que estiveram no local levantaram três hipóteses: curto circuito da bomba, reação química, ou um fenômeno geotérmico, provocado pelo vapor que emerge pelas fissuras na crosta terrestre. Na oportunidade, foi colhida uma amostra da água para ser analisada em laboratório. Até agora, o resultado da análise não foi divulgado. Diante das últimas informações de que a temperatura da água dessas cacimbas foi normalizada, o geólogo Antonio Roncy de Oliveira, da Universidade Regional do Cariri, reitera que o aquecimento pode ter sido provocado por defeito nas bombas.

Gambiarra

Na verdade, a maioria das ligações não atende as exigências técnicas. São verdadeiras gambiarras, com o aproveitamento de pedaços de fios de várias espessuras. As ligações são feitas, geralmente, pelos próprios agricultores sem nenhuma orientação técnica. O risco de choque é maior quando o equipamento está em contato com a água, como é o caso das bombas. Fios e cabos com isolação ressecada ou trincada indicam que sofreram sobrecarga e que devem ser substituídos. O uso de condutores facilita o aparecimento de correntes de fuga e põe em risco a segurança da instalação. Até entrarem em colapso total (curto-circuito), os cabos nestas condições podem ficar durante anos consumindo energia desnecessariamente. Outro costume são as instalações elétricas é o uso de cabos e acessórios de baixa qualidade.

Antônio Vicelmo
Repórter do Jornal Diário do Nordeste

Colaborador do Blog do Crato

Selo de qualidade para o Cariri


RESTAURANTES COMEÇAM a realizar o trabalho de qualificação em parceria com o Geopark Araripe, utilizando a marca do projeto, a partir deste mês - ELIZÂNGELA SANTOS.

Trade turístico ganha novo impulso com a implantação do Selo de Qualidade nos municípios do Geopark. Juazeiro do Norte O setor turístico do Cariri ganha um novo impulso com o processo de qualificação que será realizado por meio do projeto Geopark Araripe. Uma parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e do projeto trará o Selo de Qualidade para os empresários da gastronomia, hotelaria e artesanato dos seis municípios onde estão localizados os geossítios.

O lançamento do Selo aconteceu durante seminário, realizado no auditório do Palácio da Microempresa, em Juazeiro do Norte. O Selo de Qualidade será entregue às instituições parceiras do Geopark Araripe. Na programação, apresentação da parceria do Sebrae com o Geopark, além da exposição institucional da Abrasel. Empresários dos três segmentos ligados ao turismo dos seis municípios que fazem parte do Geopark (Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Nova Olinda, Santana do Cariri e Missão Velha) participaram da apresentação e alguns deles demonstram satisfação em poder agregar valores culturais e turísticos da região às suas empresas. Várias reuniões são realizadas com os proprietários de restaurantes e outros setores, com a finalidade de realizar levantamentos de como é vivenciada a realidade desses empresários, destacando os aspectos positivos e os que devem ser melhorados. Os pontos estão relacionados aos serviços oferecidos e à qualificação. Segundo o coordenador-geral do Geopark Araripe, Patrício Melo, a ideia é incorporar aos setores propostos a dinâmica do selo, dentro do processo de desenvolvimento do geoturismo na região do Cariri. Ele destaca a atuação inovadora no Estado, por meio do Sebrae, de qualificar o trade turístico. Para isso, serão identificados os requisitos a serem avaliados nos locais. Cursos de capacitação terão o intuito de promover uma atuação conjunta com o segmento. Cerca de 40 estudantes da empresa júnior do curso de Economia, da Universidade Regional do Cariri (Urca), estão envolvidos no processo de cadastro dos restaurantes da região, incluindo uma avaliação dos serviços que já estão em oferta.

De acordo com o coordenador do Geopark, esse trabalho visa também possibilitar aos estudantes uma capacitação e um conhecimento maior a respeito desses setores que são trabalhados. Além dos proprietários de hotéis e restaurantes, estão incluídos no processo os agentes de turismo.

Fonte: DN

CLUBE RECREATIVO GRANGEIRO ABRE AS PORTAS PARA GAROTA EXPOCRATO 2010 - Por Wilson Bernardo

Nova Presidência e casa nova. É assim que um dos clubes serranos mais tradicionais do Cariri está. Se reerguendo de tempos negros e voltando com tudo que lhe é de direito e romântico. A cena social do Cariri, pelo seu pitoresco clima chapadino e seu encanto tradicional e de história peculiares de grandes nomes, que aqui cresceram e ali viveram parte de sua infância.Na noite de ontem, o Clube Recreativo Grangeiro foi palco de uma festa linda, como não se via há bastante tempo. Foi escolhida a garota EXPOCRATO2010, Priscila Nelice, e em seguida, fechamos a noite com os encantos da banda recifense nós4. Fantástica noite de beleza e saudosismo aos velhos bons tempos do Grangeiro, e que prometem muito mais na nova gestão de um clube sempre aberto aos seus associados e visitantes.

Mesa julgadora com a presença da Primeira Dama do Crato Mônica Araripe

O perfil de onze finalistas

Publico apreensivo pelas suas preferidas

Depois a primeira etapa cinco finalistas
E Mônica Araripe entrga flores a vencedora Priscila Nelice
Priscila Nelice Garota EXPOCRATO 2010
A Banda Pernambucana NÓS4
Toucou de tudo do Pop a MPB
E nos encantamos com ritmos frenéticos na voz de Juliana Fernandes

Wilson Bernardo (Texto & Fotografia)

Centro Cultural Banco do Nordeste Cariri Informa - Trilogia Senhor dos Anéis em Julho

Neste mês de Julho, o Centro Cultural Banco do Nordeste Cariri, apresenta a trilogia "Senhor dos Anéis", conforme o cartaz abaixo:


Fonte: CCBNB - Cariri

PETRÓLEO NO CARIRI - Equipe de pesquisa chega ao Araripe


Trabalhos de campo terão início efetivamente no dia 1º de agosto próximo, com duração prevista de dois meses - THIAGO GASPAR .Pontos em que serão colhidas amostras para pesquisa de petróleo e gás já estão definidos pelos técnicos da Ipex

A Bacia do Araripe recebe, no próximo dia 15, os primeiros técnicos que farão pesquisas na área para identificar a presença de petróleo e gás em condições comerciais para exploração. Em conjunto com a Agência Nacional de Petróleo (ANP), a Ipex Co. - empresa vencedora da licitação da agência para fazer a pesquisa - já elaborou o mapa com os pontos de amostragem que serão utilizados para os estudos no Estado. A equipe técnica é formada por profissionais da Ipex e da ANP. De acordo com o diretor de Relações Institucionais da Ipex, Giovanni Toniatti, a equipe fará o reconhecimento de campo e a escolha das bases operacionais. "Eles ficarão uma semana lá. Então, no dia 1º de agosto, os trabalhos de campo, efetivamente, terão início", explica. A estimativa inicial era de que as pesquisas tivessem começado entre o fim de maio e início de abril, mas houve um atraso na questão de documentação necessária na ANP.

Amostras

Toniatti explica que os trabalhos de campo terão duração de dois ou três meses e, após isso, serão continuadas e concluídas as análises das amostras. "Desde o primeiro mês de coleta, nós já temos as análises", informa. "O prazo de término do projeto, para as análises de laboratório, seguidas de interpretação e relatório final, é fevereiro de 2011", completa. A Ipex, pertencente à HRT Participações, investirá R$ 3,8 milhões no projeto. Serão coletadas 2000 amostras de solo, com as quais serão feitas as análises laboratoriais e interpretação de dados geoquímicos. A Bacia do Araripe engloba municípios do Cariri cearense, pernambucano, Piauí e Paraíba. "Este estudo visa à identificação de possíveis acumulações de hidrocarbonetos em superfície e a delimitação de áreas com maior atratividade exploratória", informa a ANP. No total, uma área de 7.500 quilômetros quadrados será estudada.

Atratividade define leilões

Caso, com os resultados apresentados em fevereiro, sejam identificadas áreas com atratividade comercial, os blocos podem ser selecionados para participaram dos próximos leilões da ANP, em que empresas disputam a concessão de exploração da bacia no Estado. Já há algum tempo acredita-se na presença de óleo na Bacia do Araripe. Um dos motivos é a possibilidade de ela estar integrada à bacia Rio do Peixe, na Paraíba, onde já é feita exploração comercial em 12 blocos. Estudos verificando esta possibilidade já vêm sendo feitos por pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em parceria com a Petrobras.

Bacia do Ceará

A Bacia do Araripe foi incluída no Plano Plurianual de Geologia e Geofísica da ANP. Assim como ela, também está no plano a Bacia do Ceará. Esta, já localizada no litoral, é explorada através de campos no município de Paracuru pela Petrobras. Entretanto, a região que envolve o litoral oeste cearense, chegando até o município de Barreirinhas, no Maranhão, ainda não foi estudada, não se sabe o potencial desta área.

Em licitação

Atualmente, a ANP está no processo licitatório da bacia. A Ipex Co. é uma das empresas participantes. A vencedora do certame chegou a ser apresentada, mas outras empresas entraram com recurso e o resultado final ainda não foi definido. O levantamento abrangerá a extensão geográfica de 7,4 mil km², onde serão coletadas amostras de assoalho oceânico.

SÉRGIO DE SOUSA
Reportagem do Diário do Nordeste

Para os seres do sexo masculino - Por - M.Gabriella Federico


Genes que determinam o sexo
masculino estão em extinção


Estudo mostra que cromossomos Y estão encolhendo e desaparecendo aos poucos. A má notícia é que o homem está a caminho da extinção; a boa é que isso só deverá acontecer daqui a cinco milhões de anos. A pesquisadora de cromossomos sexuais Jennifer Graves, da Universidade Nacional da Austrália, disse que o cromossomo Y - responsável pela determinação do sexo no homem - está morrendo e deve desaparecer nos próximos cinco milhões de anos. Ela explicou que os homens poderão seguir o mesmo caminho de um tipo de roedor que ainda consegue se reproduzir apesar de não ter os genes vitais que fazem parte do cromossomo Y, revelou o jornal inglês Telegraph nesta quarta-feira (30). Em uma palestra para estudantes de medicina na Escola Real de Cirurgiões da Irlanda, a pesquisadora contou que uma segunda espécie de seres humanos poderia surgir no futuro. - Há três milhões de anos, o cromossomo Y tinha cerca de 1.400 genes, mas hoje só restaram 45 deles. A essa velocidade, ficaremos sem genes nesse cromossomo daqui a cinco milhões de anos. Segundo ela, o cromossomo Y “está morrendo e a grande questão é o que acontecerá depois". O cromossomo Y do homem tem um gene (SRY) que aciona o desenvolvimento dos testículos e bombeia os hormônios que determinam a masculinidade. Em sua palestra, chamada O Declínio e a Queda do Cromossomo Y e o Futuro do Homem, Jennifer discutiu o desaparecimento do cromossomo e as implicações para o ser humano. Ela disse que ainda não se sabe o que vai acontecer quando o cromossomo Y sumir totalmente. /- Os seres humanos não podem se reproduzir de forma assexuada, como os lagartos, porque vários genes vitais vêm do gênero masculino.

A cientista disse que a boa notícia é que algumas espécies de roedores – como algumas ratazanas da Europa do leste e ratos do Japão – não possuem nem cromossomo Y nem o gene SRY. Como existem muitos machos desses dois tipos de roedores por aí, os pesquisadores dizem que algum outro gene deve estar fazendo o trabalho, e eles querem saber que gene é esse.

Câmara de Vereadores de Crato apronta mais uma --- por Armando Lopes Rafael

Lição de cidadania: Paulo Leonardo repôs a antiga denominação da rua de Crato.
Que sua atitude sirva de exemplo! (foto de Heládio Teles Duarte
)

Eis aí uma prova que atesta o triste costume de mudança dos nomes das ruas de Crato. Desde 1989 uma rua de Crato era denominada oficialmente de Francisco Osório Ribeiro da Silva. Ali existia uma única placa – assinalando a denominação – a qual, ao longo de vinte anos, foi se desgastando até que ficou ilegível. Foi o necessário para um vereador cratense – que passou pela rua e não viu nenhuma placa – apresentar projeto denominando a artéria urbana (já com nome oficial) em homenagem a outra pessoa. Projeto aprovado, (não existem aqui critérios como em outras cidades que levam a sério o assunto) apressou-se o nobre vereador em mandar confeccionar, ele mesmo, uma placa e colocou-a lá, com a "nova denominação".

Um irmão do primeiro homenageado, Francisco Osório – o ex-bancário Paulo Leonardo (ver foto acima) – viu a anomalia. Foi aos arquivos da Câmara Municipal e localizou a lei de 1989. Mandou confeccionar nova placa desta feita citando a lei e a data da promulgação do projeto que denominou a rua de Francisco Osório Ribeiro da Silva. Eis aí uma lição de cidadania!

Decisão acertadíssima.

É o que deveria ser feita com a Rua Imperatriz Leopoldina, artéria urbana que tem inicio ao lado direito da Avenida Padre Cícero – sentido Crato-Juazeiro – e dá acesso ao Parque Getúlio Vargas - Morro da Coruja, em toda a sua extensão, cuja denominação advém Lei nº. 1.774 de 10 de junho de 1998, aprovada pela Câmara de Vereadores e sancionada pelo então prefeito Raimundo Bezerra. Pois não é que, recentemente, essa rua recebeu o nome de Rua Orestes Costa? E o pior: sem que a lei anterior tenha sido revogada. . Interessante que o Sr. Orestes Costa é nome de 3 (TRÊS) ruas em Crato. Um recorde mundial!

Essas mudanças de nomes das nossas ruas sempre atenderam a interesses menores dos vereadores e foram feitas sem ouvir a população.

Recentemente, a Câmara de Vereadores de Independência – município localizado no Sertão dos Inhamuns do Ceará – aprovou um projeto de lei, dispondo sobre a identificação de ruas, praças, monumentos, obras e edificações públicas daquela cidade. Esse projeto de lei exige – para qualquer mudança na denominação de ruas e praças – um pedido antecipado, contendo lista com assinaturas de pelo menos cinco por cento do eleitorado.
Idêntica providência deveria ser adotada pelos vereadores de Crato.
Texto: Armando Lopes Rafael
Foto: Heládio Teles Duarte

Edições Anteriores:

Abril ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30