xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 10/06/2010 | Blog do Crato
.

VÍDEO - Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

10 junho 2010

Mesa Diretora dá continuidade ao processo de emancipação de 19 distritos

Reunião da Mesa Diretora da Assembleia
10.06.2010

A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa se reuniu na tarde desta quinta-feira (10/06), para discutir o próximo passo a ser dado no processo de criação, incorporação, fusão e desmembramento de municípios no Estado. No final de maio, a AL aprovou o pedido de emancipação de 19 distritos. Conforme o presidente da Casa, deputado Domingos Filho (PDB), a partir de agora, como os 19 pedidos já foram publicados no Diário Oficial do Estado (DOE), serão lidos em plenário os decretos legislativos referentes a esses pedidos, dando início a tramitação nas comissões técnicas da AL.

Em seguida, serão encaminhados ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para que o órgão possa realizar o plebiscito. Aprovado pela população, o pedido de emancipação volta a Assembleia para votação em plenário, e finalmente, ser encaminhado para sanção pelo governador Cid Gomes. Antes de serem aprovados, todos os pedidos passaram por um levantamento de informações junto ao IBGE, Ipea, Tesouro Nacional, Sefaz, Prefeitura e TRE. Foram analisados requisitos que dispõem sobre a população, economia e infraestrutura.

Os 19 pedidos aprovados são dos distritos: Amanari, Antonio Diogo, Iguape, Itapebussu, José de Alencar, Juritianha, Jurema, Mineirolandia, N. Floresta Feiticeiro, Lisieux /Macarau, Parajuru, Pajuçara, Palestina, Santa Teresa do Trici, Ponto da Serra, Santa Felícia, São João do Aruaru, São Pedro do Norte e Sucesso.

Já os pedidos dos distritos de Almofala, Caipu, Cruxati, Flores, Lima Campos, Monte Nebo e Pecém, antes com pendências a cerca dos requisitos exigidos, já resolveram o problema, e agora, aguardam publicação no DOE, para que também possam ser feitos seus respectivos decretos legislativos, e assim tramitar na AL.

O objetivo dos parlamentares é que o plebiscito seja realizado juntamente com as eleições deste ano. Além do presidente Domingos Filho, participaram da reunião da Mesa Diretora os deputados José Albuquerque (PSB); Osmar Baquit (PSDB); Fernando Hugo (PSDB); Gony Arruda (PSDB), Neto Nunes (PMDB) e Nenen Coelho (PSDB).
LF

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social
comunicacao@al.ce.gov.br

A COMÉDIA DA MALDIÇÃO CONTINUA NAS RUAS DO CRATO

CIA. CEARENSE DE TEATRO BRINCANTE
APRESENTA COMÉDIA EM PRAÇAS, RUAS E TERREIROS DO CRATO


A Cia. Cearense de Teatro Brincante / Sociedade Cariri das Artes – Ponto de Cultura do Brasil está desenvolvendo o projeto “Comédia na Rua das Tradições”, com a circulação do espetáculo teatral “A Comédia da Maldição”, escrito e dirigido por Cacá Araújo, na modalidade “teatro de rua”, em praças públicas, ruas e terreiros de mestres da cultura tradicional do município de Crato.

A peça tem o texto em versos e traz a Mula-sem-cabeça, mito sertanejo-universal, como tema central. Um grande espetáculo de rua para todas as idades...

O projeto promove o teatro popular e oportuniza a vivência de atores e técnicos contemporâneos com mestres e brincantes de folguedos tradicionais, como laboratórios/oficinas de formação no que se denomina “cena brincante”, que procura difundir valores do folclore e da cultura nordestina através de estética dramática sertaneja, alinhada ao imaginário popular e ao resgate de tradições ancestrais.

Outro aspecto importante é a formação de platéias, especialmente juvenis, inspirando senso crítico e auto-estima em termos de identidade cultural, potencializando-as para o convívio e interação com outras culturas e linguagens artísticas, ressalta Cacá Araújo, diretor da companhia.

Com essa missão, o espetáculo já foi apresentado no Distrito Bela Vista (dia 30 de maio, tendo a participação do Maneiro Pau do Mestre Cirilo), Bairro Muriti (em 5 de junho, integrando-se ao Reisado Decolores Dedé de Luna, da Mestra Mazé Luna), Bairro Gisélia Pinheiro – Batateiras (na última quarta, dia 9 de junho, com o Coco das Mulheres da Batateiras); e encerrará sua primeira temporada neste sábado, 12 de junho de 2010, às 20 horas, na Praça da Sé, em Crato-CE, com a participação da Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto.

Cenas da apresentação no Bairro Gisélia Pinheiro (Fotos de Gessy Maia)













Prefeito Samuel Araripe reafirma seu apoio à emancipação de Ponta da Serra - Por Antonio Correia Lima

Nesta quinta feira, dia 10, esteve no gabinete do Senhor Prefeito do Crato, Samuel Alencar Araripe, uma comissão, representando a Associação do Movimento Emancipalista de Ponta da Serra, constituída pelos senhores Antonio Leite, Antonio de Mano e Antonio Correia, com o objetivo de formalizar o pedido de apoio em prol da campanha do plebiscito do referido distrito.

Deve-se dizer que a comunidade já era conhecedora, há tempo, da posição favorável a esse movimento por parte do senhor Prefeito.

Na oportunidade Samuel, além de confirmar o apoio, foi incisivo em dizer que irá, pessoalmente, trabalhar nesse sentido. Ele disse que o município do Crato não irá sofrer prejuízos, pois, como todos sabem, sua área é enorme, com mais de mil km2, no que dificulta, em muito, os trabalhos administrativos. Ele citou o exemplo de Juazeiro, que possui apenas 250 km2, e recebe, por exemplo, aproximadamente, 4 vezes mais que o Crato em recursos destinados aos transportes escolares.

É importante esclarecer que com a emancipação de Ponta da Serra, no que diz respeito ao repasse do ICMS, o Crato permanecerá com o mesmo coeficiente, que é atualmente de 3.2, correspondendo a uma faixa populacional entre 101.881 a 115.464. O município do Crato, pela contagem de 2007, segundo IBGE, contabiliza 111.198 habitantes. Com a emancipação de Ponta da Serra, que pela mesma contagem tem 8.611 habitantes, o Crato ficará com 102.587 habitantes.

Ressalta-se que o Movimento Emancipalista de Ponta da Serra é pacífico, e que deseja tão somente, após ser avaliado pela mesa diretora da Assembléia Legislativa do Estado, um direito que lhe assiste, de caminhar com suas próprias pernas.

A Copa do Mundo pela galena. – Por Carlos Eduardo Esmeraldo

Vivíamos o mês de junho de 1958. Eu estava cursando a primeira série do antigo curso ginasial no velho Colégio Diocesano do Crato. Numa segunda-feira, cheguei um pouco atrasado e o interno, que era sineteiro, acabara de tocar o último sinal para início das aulas. Ainda ouvi quando ele comentou com outro colega: “Mas que vitória bonita aquela do Brasil ontem: três a zero na Áustria!” Quis saber dele do que se tratava e ele me disse que era um jogo pela Copa do Mundo. Não minto! Foi a primeira vez que eu ouvi falar em Copa do Mundo. Ao término da aula, tão logo cheguei a casa, procurei entre as revistas de um dos meus irmãos noticias sobre a Copa do Mundo. Havia uma revista “O Cruzeiro” que trazia tudo sobre a seleção brasileira, fotos dos jogadores, os grupos em que cada país estava distribuído e a tabela dos jogos. Fiquei sabendo que a Copa era realizada na Suécia, que graças ao excelente professor de Geografia José do Vale Feitosa, eu sabia muito bem onde ficava sua posição no globo. Então, como bom brasileiro achei que era importante acompanhar os jogos e torcer pelo Brasil. No segundo jogo, uma quarta-feira à tarde, eu fui à casa da minha tia Pia Cabral, uma irmã do meu avô, onde vários primos ouviam a transmissão da partida contra a Inglaterra. Era bastante animado, mas o jogo foi oxo (zero a zero), não obstantes as preces da tia Lurdinha para Santa Terezinha, a santa de sua devoção, com a qual ela afirmava tudo conseguir.

Depois vieram os jogos contra a Rússia, Pais de Gales e França. O jogo contra a França foi no dia de São João e eu estava voltando do Mauriti ao Crato, acompanhando os resultados parciais em cada café da beira da estrada. Mas soube que no Crato, antes do inicio do jogo contra a França, a tia Lurdinha se retirou da sala onde estava o velho rádio telefunken, dizendo que ia conversar com Santa Terezinha para o Brasil ganhar da França. Huberto Cabral protestou: “Santa Terezinha é francesa!” Houve uma gargalhada geral. Mas acredito que nesse dia Santa Terezinha, lá do céu, se esqueceu da França e foi fiel à sua amiga, pois o Brasil começou arrasador com um gol do vascaíno Vavá, logo aos 2 minutos de partida.

Na final contra a Suécia, já estávamos de férias no São José. Era um domingo e o jogo seria iniciado às 11 horas da manhã. Naquele tempo não havia energia elétrica no São José, nem rádios de pilha. O único rádio que havia lá em casa era um velho RCA, à bateria de carro, que estava descarregada. Meu irmão Luis Flávio disse que iria ouvir o jogo na casa do Assis de Melo, um nosso parente distante. Este era um solteirão, que morava sozinho num enorme casarão que herdara dos pais, bem próximo do canavial. Tinha mania por eletrônica e sua casa era repleta de rádios velhos, todos danificados de tanto ele fazer experiências. Eu e o primo José Esmeraldo Gonçalves acompanhamos Luis e papai nos pediu para que fôssemos avisá-lo a cada gol do Brasil. Seria uma boa caminhada, pois a casa do Assis distava mais de dois quilômetros da nossa.

Infelizmente não havia nenhum rádio em funcionamento na casa do Assis de Melo e ele nos disse que dava para acompanhar o jogo pela galena. Galena é um receptor de onda média, bem simples, que funciona sem precisar de energia elétrica. Trata-se de uma bobina enrolada por semicondutores do mineral galena ligada a uma antena externa composta de fios bem compridos estendidos e, que se escuta por meio de um fone de ouvido. Sintonizava sempre a emissora mais potente ou a mais próxima. Como o sítio do Assis era mais perto do Juazeiro, a galena sintonizava exclusivamente a Rádio Iracema que retransmitia da Rádio Bandeirantes de São Paulo. O meu irmão Luis tomou conta do fone de ouvido e repassava os lances para nós. A cada gol do Brasil, eu ou primo José Esmeraldo saiamos correndo para avisar ao papai. Como houve uma chuva de gols naquela partida, enquanto um voltava após ter comunicado que o Brasil empatara o jogo, encontrava o outro pelo caminho com mais novidades. E o nosso coração batia tão forte, quão forte eram as passadas que dávamos na nossa correria. Foram mais de seis idas e vindas, pois o Brasil ganhou sua primeira Copa do Mundo com uma elástica goleada.

Essa foi a Copa do Mundo mais emocionante da minha vida. Nem as imagens a cores transmitidas ao vivo pela televisão me fizeram reviver as emoções daquele dia 29 de junho de 1958, um dia de São Pedro, em que pela primeira vez o Brasil se sagrava campeão do mundo.

Por Carlos Eduardo Esmeraldo

Palavras ao vento - Por Emerson Monteiro

Busco a espontaneidade para chegar aqui na frente desta máquina incandescente e me expressar livre de tensões ou preparações, dizer da apreensão quanto ao meu tempo e seus acontecimentos, qual testemunho do que precisar ser presenciado.
Falar com franqueza a propósito das aberrações que vêm sendo perpetradas pelo próprio homem de cuja humanidade também participo. Erguer a voz de modo objetivo a respeito das fraquezas exploradoras dos países opressores em detrimento dos povos indefesos. Circunscrever as aferições de burrices desencontradas, como a do vazamento esdrúxulo de milhões e milhões de barris de petróleo no Golfo do México, sangria ainda desatada por pura incompetência do capitalismo em desenvolver suas aventuras, detrimento impune da grande natureza, sem que se ergam, nos quadrantes do Planeta ofendido, vozes altivas e eficientes de nações similares, reivindicando a responsabilização dos principais culpados pelos desmandos praticados.
Nas guerras desencontradas dos interesses inconfessáveis da ganância, que possam a delinear os equívocos da destruição em massa de culturas milenares, o que se dá com ênfase no Afeganistão e no Iraque, nesta hora, sem atitude proporcional de repúdio dos bilhões de seres humanos que, apáticos, impotentes, assistem ao genocídio, semelhante ao que outros conquistadores simplesmente consideraram objetivos pessoais dos grupos que representavam, o quanto disseminaram de sangue e miséria Alexandre, César, Napoleão, Hitler, ao bel prazer das circunstâncias maléficas dos tempos, aplaudidas nos bastidores pelos magnatas detentores do dinheiro, dos minérios, das indústrias, mercados, seus financiadores clandestinos insaciáveis.
Agir pelas palavras que os meios permitem, para fincar marcos divisórios entre a consciência e a imbecilidade humanas, deste período, refletindo os valores da minha época, numa função denunciadora dos crimes praticados a céu aberto, à luz do meio-dia, ausentes da penitência daqueles que detêm o lucro, fator da subjugação dos ricos sobre as massas alienadas, relegadas a inúteis planos. Responder, na altura do drama, ao desafio do silêncio cúmplice dos absurdos desmatamentos e tanta destruição dos recursos naturais, a pretexto de produzir armas ou alimentos prejudiciais às espécies, sob os olhares obsessivos da rapinagem detentora do poder no mundo. Enquanto a máquina infernal da propaganda conivente usufrui do repasto oficial, passando caco de vidro por diamante, nas luxuosas feiras internacionais de tecnologia.
Usar a fala numa definição de princípios justos, destacando a honestidade como a melhor política e a dignidade como o único sentido dos sacrifícios coletivos, e fator de sobrevivência social, em um cenário de máscaras e fingimento, quando mentiras proliferam às escondidas e as versões satisfazem ao gosto amargo dos donatários nacionais, na medida em que adotam princípios inconfessáveis para comandar o destino da solitária multidão.
No andamento da escalada histórica de séculos e séculos assim jogados na lama, imprevidentes comandos desfilam, feras indomáveis, nos horários nobres das gerações, e tropas municiadas de sede e esperança gesticulam, nas trincheiras, avisos constantes da natureza seviciada, e sacodem, nos braços doloridos, as marcas dessa cavalgada grosseira. Novos dias, contudo, vêm nas margens do horizonte ao resplendor claro do Sol, exemplo maior de perfeição, num convite aos sonhos de união e paz a velhos corações indiferentes dos autores adormecidos da cena, que somos todos nós.

Pela Regulamentação da Profissão de Historiador - Por Océlio Teixeira

Prezados colaboradores e leitores do Blog do Crato, reproduzo abaixo a Carta do Presidente da Associação Nacional de História(ANPUH), Prof. Dr. Durval Muniz(UFRN), que denuncia manobras do Senador Flexa Ribeiro(PSDB - PA) contra a regulamentação do nossa profissão de Historiador. Nesse sentido, solicito a todos o envio de e-mail ao referido senador, com o objetivo de sensibilizá-lo em relação à nossa causa, que é justa e merecida. Agradeço, desde já, o apoio de todos vocês.
E-mail do Senador Flexa Ribeiro: flexaribeiro@senador.gov.br
(Na foto ao lado João Capistrano de Abreu, cearense de Maranguape, um dos maiores historiadores brasileiros de todos os tempos.)

"Caros colegas,
O PLS 368/2009 de autoria do Senador Paulo Paim (PT/RS), que regulamenta a profissão de historiador, continua tramitando no Senado Federal. Embora tenha sido aprovado por unanimidade em caráter terminativo na Comissão de Assuntos Sociais, o Senador Flexa Ribeiro (PSDB/PA) apresentou requerimento assinado por mais dez senadores pedindo que o projeto fosse votado em Plenário. No dia 13 de abril encerrou-se o prazo para apresentação de emendas de Plenário, tendo sido apresentada a Emenda n. 1 – Plenário de autoria do Senador Álvaro Dias, modificando a redação do projeto. Por este motivo o projeto retornou a Comissão de Assuntos Sociais onde novamente foi distribuído para o Senador Cristóvam Buarque (PDT/DF) para emitir parecer sobre a emenda. No dia 20 de abril, o Senador Cristóvam Buarque apresentou relatório favorável à emenda e ao projeto. No entanto, o Senador Flexa Ribeiro voltou a intervir no processo apresentando o Requerimento n. 417 de 2010, solicitando que o projeto fosse também analisado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania. O Senador Flávio Arns (PSDB/PR) também apresentou o Requerimento de n. 416 de 2010, em que solicita que o projeto também seja analisado pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte. Estes dois requerimentos são aprovados extrapauta pelo Plenário do Senado, no dia 18 de maio de 2010. O projeto foi então remetido à Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania no dia 20 de maio de 2010 e nomeado como relator do projeto o próprio Senador Flexa Ribeiro, no dia 26 de maio de 2010. Ele ainda não se pronunciou. É importante que todas as Seções Regionais, que os sócios da entidade e todos os profissionais de História, mesmo aqueles não associados, enviem correspondência ao gabinete do Senador Flexa Ribeiro demonstrando nosso interesse em que este projeto seja aprovado. Apelo especialmente para a Seção Regional do Pará, para nossos colegas paraenses que se mobilizem no sentido de pressionar o Senador para que dê parecer favorável a este projeto. Mesmo desconfiando que todo o empenho do Senador Flexa Ribeiro em obstaculizar a tramitação do projeto resultará agora num parecer negativo, por isso mesmo temos que nos mobilizar. Seria importante que a Seção do Paraná entrasse em contato com o Senador Álvaro Dias que tem se mostrado simpático a nossa causa, por ser, inclusive, graduado em História e por ser uma importante liderança do PSDB, partido do Senador Flexa Ribeiro, para que este fizesse um trabalho de convencimento do colega para que não se colocasse contrário ao projeto. Temos que agir o mais rápido possível, pois uma derrota numa destas Comissões leva o projeto a ser arquivado."

Não dêem rabo a nambu --- por Pedro Esmeraldo





Esta frase eu a ouvi pela primeira vez ser pronunciada por uma camponesa, moradora no Sitio São José neste município. Guardei-a em minha memória e agora passo a narra-la para o conhecimento dos apreciadores da filosofia matuta.
Em décadas passadas, havia um afro-descendente que se dizia esperto e trabalhador, vangloriava- se, de momento a momento, achando que era o maioral. Bisbilhoteiro contumaz, afirmava que era versátil em seu trabalho. Esnobava e dizia que venceria na vida sem ajuda de ninguém.
Os seus companheiros, não gostando de suas chatices, achavam ridículo as palavras exdruxulas que não expiravam nenhuma confiança. Apesar de inteligente, era completamente analfabeto, mas desempenhava bem as suas tarefas. Era sagaz e veloz no seu serviço. Era invejoso, pois tinha inveja do seus companheiros que melhoravam de vida. Salpicava conversas intolerantes, visto que se considerava o mais bem aquinhoado entre todos os seus colegas do sítio. Tinha um só pensamento, pois não tinha acordo com seus companheiros a não ser quando viesse em seu próprio benefício. Dizia que no futuro próximo seria rico sem ajuda de ninguém.
Um dia, não gostando da cozinheira do engenho do meu pai, inventou uma conversa caluniosa com essa mulher, queixando-se que estava sendo desprezado pela dita cuja. Meu pai, homem sério, gostava das coisas positivas, sem discriminação. Foi diretamente repreender a cozinheira dizendo para ela que todo mundo era igual e não aceitava discriminação.
A pobre mulher, muito ativa e com sutileza, olhou para o meu pai dizendo: "Seu Zé, não dê rabo a nambu, porque nambu não tem rabo". Meu pai, muito experiente, compreendeu logo a resposta daquela mulher que quer dizer: Não dê valor a quem não tem.
Nesse episódio, relato o caso de alguns políticos do Crato, principalmente os ex-prefeitos que deram total valor ao Distrito da Ponta da Serra, desprezando totalmente os outros distritos. Esse pequeno lugarejo foi bem aquinhoado por esses políticos de pensamentos curtos e obteve todos os melhoramentos provindo da cidade-mãe-Crato, tudo isto provocado pela causa inobservante desses prefeitos que viviam pela cata de votos, causando aborrecimento aos demais distritos como: Santa Fé e outros e ainda, prova-se que, no sítio São José, que é totalmente desprezado pela municipalidade o único melhoramento que recebeu foi o fechamento de uma escola que está ocupada por marginais.
Nesse caso, observa- se que esses prefeitos preferiram valorizar a quem não merece, visto que acarretou a maior fatia do desenvolvimento, deixando os outros distritos ao abandono. Isso é um desaforo e um desrespeito ao contribuinte que paga imposto e não vê os melhoramentos desejados.
Como cratense autêntico, tenho de gritar, com brados bem alto e ao mesmo tempo, reclamar a falta de credibilidade desse políticos urubus do poder legislativo estadual. Um deles, sendo filho adotivo do Crato, apareceu com grande desrespeito, tirando do Crato um grande património, merecedor de melhores condições sociais, educativos e saúde, dando um equilíbrio moral e corti atividade peculiar a nobre cidade do Crato.
Lembro que o pequeno município é considerado como uma ave de asa quebrada, pois não pode voar e vive se arrastando pelo chão, exposta ao predadores.
Convém notar que esse distrito, bem contemplado pelo poder público, devia por ser, perto da cidade do Crato, tranformar-se em bairro; pois é melhor para si e para a cidade do Crato.
Texto de Pedro Esmeraldo

Pfizer corta preço do VIAGRA pela metade para enfrentar genéricos


NE - A Guerra dos Remédios!

Disputa. Patente do medicamento para disfunção erétil no País cai no dia 20 de junho, abrindo espaço para os concorrentes entrarem no mercado: fabricantes de genéricos afirmam que seus preços serão sempre 35% mais baixos que os do remédio da Pfizer.

Na tentativa de driblar a concorrência dos medicamentos genéricos e similares contra a disfunção erétil, a Pfizer anunciou ontem uma redução de 50% no preço do Viagra. Cada comprimido, que custava em média R$ 30, será vendido por R$ 15 a partir de hoje. O laboratório chegou a divulgar ontem que o novo preço seria mais baixo que o da versão genérica. Mas a medida, na verdade, fará com que os valores dos novos medicamentos também sejam reduzidos. A Agência Nacional de Saúde (ANS) determina que a versão genérica de qualquer um desses produtos seja pelo menos 35% mais barata que o medicamento de referência. "Isso não vai impedir que os genéricos sejam fabricados", diz Odnir Finotti, vice-presidente da Pró Genéricos. "Se esse for mesmo o preço praticado, vai haver um ajuste de todos os lados."

Com o Viagra mais barato, os primeiros genéricos devem chegar às farmácias até o fim do mês com um preço 67% inferior ao que é encontrado hoje. Finotti diz que ainda não conversou com os laboratórios brasileiros para saber se a margem de lucro será viável daqui em diante. "Se ficar clara a prática de uma concorrência desleal, vamos procurar a Justiça."

Fim da patente. A estratégia da Pfizer de vender o Viagra a preços mais baixos foi anunciada um mês depois da decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que impôs o fim da patente do medicamento para o dia 20 de junho. A determinação judicial permite a produção de novas drogas para o tratamento de disfunção erétil, com base no mesmo princípio ativo das conhecidas pílulas azuis. O laboratório alega que a patente deveria vigorar até junho do ano que vem. Toda a discussão está em torno da data em que o pedido de patente foi depositado. O Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi) considera junho de 1990, quando o primeiro pedido foi feito na Inglaterra. Mas a empresa diz que esse processo não foi concluído e que vale o depósito feito em 1991 no escritório da União Europeia. A Lei de Propriedade Industrial, de 1996, prevê que a patente de invenção vigore pelo prazo de 20 anos a partir da data de depósito. No caso das patentes pipeline (dispositivo que permitiu que patentes de outros países fossem reconhecidas no Brasil), como é o caso do Viagra, a data considerada é a do lugar onde foi feito o depósito. A Pfizer pode recorrer, mas ainda não decidiu se vai continuar brigando na Justiça pela prorrogação do prazo. A empresa aguarda ser notificada oficialmente da decisão, o que ainda não aconteceu.

Estratégia. "Com a antecipação do vencimento da patente, começamos a analisar formas de deixar o produto mais competitivo", diz Adilson Montaneira, diretor da Unidade de Negócios da Pfizer Brasil. A empresa pretende compensar a perda da margem de lucro com um incremento nas vendas. Nos últimos 12 meses, o laboratório faturou R$ 180 milhões com o Viagra no País. Para perder menos receita, a empresa faz planos de triplicar as vendas em três anos. "Com o fim da patente, a tendência é que os produtos percam 70% do mercado. Estamos trabalhando para perder no máximo 40%", diz Montaneira. Além de baixar o preço do Viagra, a Pfizer lançou também o comprimido unitário, como uma estratégia de expandir o alcance do medicamento. Até agora, as caixas vinham com duas, quatro ou oito pílulas. O medicamento só pode ser vendido sob prescrição médica, mas não é difícil conseguir o comprimido sem apresentar receita.

Fonte: Agência Estado

Quem impedirá os nossos sonhos? - Por Luiz Carlos Salatiel

Prezado Salatiel,

Lamento informar que sua postagem foi retirada por ferir as Regras do Blog do Crato baixadas desde o dia 26 de maio de 2010, que dentre outras coisas proibe aqui a veiculação de publicidade e qualquer tipo de exaltação dos candidatos à presidência da república e dos seus respectivos cabos eleitorais. E se temos que fazer justiça, não podemos permitir para uns e abrir exceção para outros. Espero que possa compreender que nesse período eleitoral, o Blog do Crato não aceita propagandas políticas.

Abraço,

Dihelson Mendonça
As regras completas estão em http://blogdocrato.blogspot.com/p/regras-do-blog.html

Estão proibidas a partir de hoje ( 26 de Maio de 2010 ), dentre outras coisas:

01 - Postagens de divulgação de índices de Popularidade, "méritos" "biografia", releases, filmes, propaganda ou algum tipo de premiação do presidente Lula, e de todos os candidatos à presidência da República, bem como de seus respectivos cabos eleitorais.
02 - Postagens de divulgação do que qualquer presidente, ex-presidente ou candidato a presidente realizou, deixou de realizar, ou pretende realizar pelo Brasil.
03 - Externar em artigos, qualquer tipo de louvor, honrarias, alegria, tristeza, frases de efeito, ou comemoração por determinado candidato ter atingido algum nível positivo ou negativo em qualquer pesquisa eleitoral. Nada de Oba Oba!
04 - Fazer postagens comparativas político/administrativas do Brasil de hoje para o Brasil de qualquer outra época no que se refere a algum tipo de realização, ou divulgação de estatísticas que beneficiem qualquer candidato.
05 - Fazer postagens requentando matérias político-partidárias postadas na imprensa do Brasil e do exterior há mais de uma semana.
06 - Divulgar boletins informativos de algum candidato à presidência da república, de ministros de estado, da presidência, e de assessores dos candidatos.
07 - Divulgar qualquer tipo de premiação recebida pelos candidatos à presidência, e dos seus respectivos cabos eleitorais.
08 - Divulgar qualquer entrevista com os candidatos à presidência da República, e dos seus respectivos cabos eleitorais.
09 - Divulgar fotos dos candidatos à presidência da República e dos seus respectivos cabos eleitorais em qualquer matéria que seja. Ao se referir a uma notícia puramente administrativa se precisar ilustrar, usar outra foto no lugar.
10 - Divulgar ( em artigo ) o pensamento de qualquer candidato à presidência da república e dos seus respectivos cabos eleitorais.
11 - Escrever ou postar Artigos que falem de forma depreciativa de qualquer dos candidatos à Presidência da República.
12 - Escrever ou postar charges e anedotas elogiativas e depreciativas com qualquer dos candidatos à Presidência da República e aos seus cabos eleitorais.
13 - Postar "notícias" sobre projetos que possam estar em andamento, já realizados, em qualquer administração passada ou presente, ou ainda por se realizar e que possa ser entendido pelo administrador como uma propaganda a qualquer dos atuais candidatos ou para seus cabos eleitorais.

Postagens que poderão ser aceitas, dependendo do caso:

01 - É PERMITIDO - Notícias gerais e atualidades do Brasil, desde que não sejam entendidas pelo administrador do Blog como algum tipo de publicidade que venha a beneficiar algum dos candidatos à presidência do Brasil.
02 - É PERMITIDO - Matérias gerais sobre o andamento da eleição, previamente divulgadas pela grande mídia e que no texto, não represente qualquer tipo de publicidade ou favorecimento para qualquer dos candidatos nem a seus cabos eleitorais.
03 - É PERMITIDO - Notícias gerais sobre a composições das chapas, articulações políticas dos candidatos, movimentação dos partidos, notícias sobre o estado físico dos candidatos divulgados na imprensa, tais como acidentes, mortes, desistências, etc, desde que não se caracterize por uma clara publicidade que possa favorecer o candidato e seu cabo eleitoral.
04 - É PERMITIDO - Em razão do Blog do Crato haver feito a cobertura fotográfica do candidato José Serra, quando da vinda ao Crato, a fim de que respeitemos o princípio da igualdade entre todos os candidatos, faremos a reportagem fotográfica de igual tamanho de todos os outros candidatos que vierem à região do Cariri, se permitidos pela lei, em texto jornalístico e isento de adjetivos de benefícios ao candidato.
05 - É PERMITIDO - A divulgação de pesquisas eleitorais, desde que já hajam sido publicadas nos grandes jornais do pais, sem qualquer sentido de publicidade para qualquer um deles.

Qualquer postagem que não seguir essas orientações será deletada sumariamente pela administração do Blog sem consulta prévia ao postador. Os infratores recorrentes serão suspensos do Blog. Outras postagens não previstas nessas regras ainda e que estejam incorrendo no sentido de dar publicidade ou visibilidade maior a qualquer dos candidatos à presidência da República e aos seus cabos eleitorais também poderão ser apagadas pelo administrador sem aviso prévio.

No geral a regra é bastante simples: Qualquer artigo na página principal que contiver alusão a algum dos presidenciáveis, ou divulgar alguma coisa que de uma maneira ou de outra esse presidenciável venha a se beneficiar, pensar 3 vezes antes de publicar. O.B.S - Essas regras de aplicam basicamente aos artigos. Como sempre faço questão de frisar, nos comentários cada um escreve o que pensa, e arca com as responsabilidades depois. Mas mesmo nos comentários, não serão toleradas publicidades explícitas nem recorrentes a candidatos à presidência, nem ataques, difamações, nem calúnias a nenhum dos candidatos. Quaisquer dúvidas sobre a publicação de ARTIGOS, consultem a administração antes de publicá-lo para evitar ter seu artigo removido e outras punições previstas. Nosso e-mail para quaisquer esclarecimentos e dúvidas: blogdocrato@hotmail.com

Dihelson Mendonça
Adminsitrador do Blog do Crato

O CRATO NA COPA: LANCHONETE PRIMAVERA REVITALIZA O CALÇADÃO - Por Wilson Bernardo


O ontem e o hoje, o que eram ruínas e obscuras paredes, hoje está simplesmente de roupa nova e preparada para os torcedores, o calçadão do Crato. A lanchonete Primavera e um grupo de amigos, os Piquizeiros do cariri, se reuniram e deram nova vida, e um clima de festa ao que ficou abandonado e em ruinas, o complexo de lojas do ponto mais romântico do Crato, o nosso velho calçadão. Queremos aqui agradecer a todos que colaboraram, com seu apoio e trabalho, principalmente, o portuga Joaquim e sua esposa Dona Zélia, e a turma de piquizeiros, Marcão, Deoda, Nubia, Arnaldo Brito, Roberto Jamaica, Wilson Bernardo, e com total apoio de supervisão do nosso promotor Zé de DEUS. Rumo ao hexa BRASIL!!!!!!!!!!!!!!!!!!!.

Joaquim e a imagem de sua protetora Nossa Senhora de Portugal.
Marcão,sempre disposto o velho cancão de guerra.
Visão panorâmica do calçadão.
Venha torce junto,com os piquizeiros de plantão.
Wilson Bernardo (Texto & Fotografia)

CRATO - ALMANAQUE e PREVISÃO DO TEMPO - Dia 10 de Junho de 2010


Bom Dia!

Hoje é o dia 10 de Junho de 2010. Há alguns dias não tenho postado este quadro que aprecio bastante, que é uma espécie de contato com nossos leitores, uma espécie de prestação de contas dos nossos trabalhos aqui no Blog do Crato. Ontem, postei os novos comentários, reclamações e críticas da população do Crato. E aliás, essa é uma das atribuições do Blog do Crato, mostrar a cidade, e também apontar os problemas e as soluções. Saber o que o povo está pensando a respeito da cidade e de seus rumos. Esperamos dessa forma, estar contribuindo para que a população tenha vez e voz. Evidentemente, não é possível para mim, tentar resolver os problemas todos, nem entrar em contato pessoalmente com cada autoridade do município sobre todos os assuntos, mas a popularidade do Blog ( e isso é muito importante ), hoje em dia se encarrega de transportar esses apelos da população para quem poderá responder e tentar solucionar os problemas da cidade.

A Previsão do Tempo

Não tem chovido de forma alguma no Crato ( só se chover mais tarde ), embora os veículos de meteorologia do país tenham previsto chuvas "a qualquer momento". Aliás, já constatei que quando eles dizem esse "a qualquer momento", leia-se "hora nenhuma". O cariri continua verde e com temperaturas agradáveis. Agora, por exemplo, às 05h da manhã, temos 24 graus na Vilalta. A previsão para hoje segundo as fontes, é de Sol com algumas núvens e não chove. Veja ao lado a foto de hoje do satélite.

ALMANAQUE - Dia 10 de Junho de 2010

Eventos históricos

* 1521 - Os índios destróem as Missões de Cumaná, na Venezuela.
* 1776 - O Congresso de Filadélfia aprova a Declaração de Independência dos estados da união, nos Estados Unidos.
* 1842 - Irrompe a Revolução dos Liberais em Barbacena- Minas Gerais em 10 de junho.
* 1940 - Segunda Guerra Mundial: Benito Mussolini, ditador da Itália, declara guerra à França e à Inglaterra.
* 1959 - A China e a União Soviética firmam um acordo nuclear.

Nascimentos

* 1819 - Gustave Courbet, pintor francês do movimento chamado Realismo (m. 1877).
* 1911 - Ralph Kirkpatrick, músico, musicólogo e cravista norte-americano (m. 1984)
* 1922 - Judy Garland, cantora e atriz estadunidense (m. 1969).
* 1922 - Bibi Ferreira, atriz, cantora e diretora teatral brasileira.
* 1931 - João Gilberto, músico brasileiro.

Falecimentos

* 323 a.C. - Alexandre, o Grande.
* 1580 - Luís de Camões, poeta português.
* 1836 - André Marie Ampère, físico e matemático francês (n. 1775).
* 2004 - Ray Charles, cantor e pianista estado-unidense.
* 2004 - Rosinha de Valença, compositora e violonista brasileira.

Fonte: Wikipedia

Trem do Metrô do Cariri com problema - Reportagem: Antonio Vicelmo


Devido a paralisação de um dos trens, o trajeto entre o Crato e Juazeiro demorou um hora - ANTÔNIO VICELMO - Uma das máquinas foi retirada de circulação para manutenção. O trajeto foi feito apenas com uma composição

Crato. Depois de dez dias de operação comercial, um dos trens do Metrô do Cariri, que liga Crato à Juazeiro do Norte, apresentou problemas no sistema de freios. A máquina foi retirada de circulação para manutenção. O trajeto entre as duas cidades foi feito apenas com uma composição. Por isso, o tempo entre uma viagem e outra, que era de 30 minutos, aumentou para uma hora. Na manhã de ontem, a administração regional do Metrô ainda não tinha informações sobre a normalização do sistema. A operação comercial foi iniciada no dia 31 de maio, com a cobrança de passagens, depois de seis meses de operação assistida que teve como objetivo o treinamento do pessoal, o ajuste das composições e a adaptação dos passageiros ao novo sistema de transporte, que cobra apenas R$ 1,00 pela passagem. O sistema está funcionando de segunda à sexta, das 6 às 19 horas e aos sábados das 6 às 14 horas. São 46 viagens por dia de segunda a sexta-feira e 30 aos sábados. Nesta nova fase, estão operando sete estações: Crato, Padre Cícero, Muriti, São José, Antônio Vieira, Teatro e Juazeiro do Norte. A previsão é que a Estação Fátima fique pronta até o fim de junho. O percurso de 13 quilômetros está sendo feito em apenas 30 minutos. O trem demora 1 minuto nas estações intermediárias e 5 minutos nos terminais de Crato e Juazeiro.

Encontro

O encontro dos dois trens acontece na Estação São José, na divisa entre Crato e Juazeiro, onde foi instalado o parque de manobras. A manobra das duas composições é controlada por um sistema de comunicação. Com a manutenção de uma das máquinas, apenas um trem está fazendo o percurso.

Passageiros

No primeiro dia de funcionamento da operação comercial, foi registrada uma média de 12 passageiros por viagem, cerca de 550 usuários por dia, nos terminais de Crato e Juazeiro, nas 46 viagens. Este movimento de passageiros está sendo mantido nos dez primeiros dias. "O fluxo de passageiros está acima da expectativa", diz o assistente de operação do Metrô do Cariri, José Mauro Bezerra Aranha, lembrando que os passageiros ainda não estão habituados com os novos horários. A tendência, segundo Aranha, é aumentar a procura. A direção do Metrô do Cariri prevê um fluxo de 1.200 passageiros por dia. A aposentada Maria Sueli, que foi várias vezes a Juazeiro quando a passagem era grátis, voltou a utilizar o sistema de transporte em companhia de uma amiga. Sueli diz que a cobrança da passagem não vai alterar a preferência dos passageiros pelo trem que, segundo afirma, é mais seguro.

MAIS INFORMAÇÃO
Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos de Fortaleza. Rua 24 Maio, 60 Centro, Fortaleza - (85) 3101.71 15

Antônio Vicelmo
Repórter do Jornal Diário do Nordeste

Colaborador do Blog do Crato

No Cariri, guardas municipais são acusados de sequestro e agressão a jornalista


Roberto Bulhões (Juazeiro do Norte) – O delegado de regional de Policia Civil de Juazeiro do Norte, Levi Leal, disse, nessa quarta-feira, em entrevista coletiva que os responsáveis pelo sequestro e espancamento no jornalista Gilvan Luiz, no dia 20 de maio, são guardas municipais que fazem a segurança pessoal do prefeito de Juazeiro, Manoel Santana. Levi Leal reuniu a imprensa numa entrevista coletiva no final da tarde e assegurou ter desvendado toda trama, inclusive com nomes dos autores materiais e de um provável mandante. Sempre muito recatado, o delegado revelou apenas dois nomes a imprensa, mas garante que o crime está todo desvendado. Segundo o delegado Levi, ele não tem duvidas que os Guardas Municipais Cícero Secundo Sampaio e Regilânio Pajeu dos Santos participaram da ação criminosa. “Regilânio é GM em Juazeiro, mora em Jardim e trouxe o Corola para praticar o crime. Ele saiu de Jardim por volta das 17 horas, conforme as imagens do circuito de câmeras da cidade. Por sua vez Cícero Secundo que é GM e mora em Missão Velha, deixou o celular dentro do Corola e foi fácil chegar até ele”, disse o delegado, ressaltando que “tenho outros nomes que ainda não posso revelar, mas asseguro que o dono do carro usado no crime, Ademilton Alves Vieira, mentiu ao dizer que o Corola havia sido furtado em Jardim”.

O inquérito policial que apura o caso já conta com 208 páginas, foram ouvidas 31 pessoas e outras 19 deve ser ouvidas até o dia 20 deste mês. O delgado assegurou que vai indiciar inicialmente os dois Guardas Municipais e o dono do Corola e já está de posse do nome de um suposto mandante que é natural de Juazeiro do Norte e foi ouvido no inquerito. Com relação a um provável envolvimento do prefeito Manoel Santana no caso, Levi Leal não acredita e disse que o prefeito prestou depoimento, onde nega qualquer participação e que não sabia de nada.

O FATO

Gilvan Luiz foi pego na noite de 20 de maio deste ano por três pessoas encapuzadas, que o colocaram num veículo Corola de cor branca, que foi abandonado depois do cerco feito pela Polícia Militar. Bastante machucado e sangrando muito, Gilvan Luiz foi socorrido a um hospital particular e fez severas acusações ao prefeito e outras pessoas ligadas à prefeitura de Juazeiro. O crime ganhou repercussão nacional e o governador Cid Gomes determinou uma apuração rigorosa para se chegar aos culpados. Gilvan é dono de um jornal em Juazeiro que faz severas críticas a administração do prefeito Manoel Santana. No dia seguinte ao fato o prefeito Manoel Santana distribuiu nota à imprensa e disse que enviou oficio ao Secretário de Segurança, Roberto Monteiro, pedindo uma severa investigação para descobrir os autores da barbárie. O Superintendente da Policia Civil Luiz Carlos Dantas esteve em Juazeiro recentemente e deixou o diretor do Departamento de Policia do Interior (DPI) Thales Franco, reforçando as investigações e dando total apoio ao delegado Levi nos trabalhos de investigação. A policia não descarta que a ação foi muito mal elaborada, coisa de amador e as suspeitas agora sobre o mando do crime são de que a pessoa que planejou tudo tentou “agradar” o prefeito e o tiro saiu pela culatra.

Via Eliomar de Lima

HOJE NA HISTÓRIA - Luiz Vaz de Camões


HOJE NA HISTÓRIA

Luís Vaz de Camões (Lisboa c. 1524 — Lisboa, 10 de junho de 1580) foi um célebre poeta de Portugal, considerado uma das maiores figuras da literatura em língua portuguesa e um dos grandes poetas do Ocidente.

Pouco se sabe com certeza sobre sua vida. Aparentemente nasceu em Lisboa, de família da pequena nobreza. Sobre sua infância tudo é conjetura mas, ainda jovem, terá recebido uma sólida educação nos moldes clássicos, dominando o latim e conhecendo a literatura e história antigas e modernas. Pode ter estudado na Universidade de Coimbra, mas sua passagem pela escola não é documentada. Frequentou a corte de Dom João III, iniciou sua carreira como poeta lírico e se envolveu, como narra a tradição, em amores com damas da nobreza e possivelmente plebeias, além de levar uma vida boêmia e turbulenta. Diz-se que por conta de um amor frustrado se autoexilou na África, alistado como militar, onde perdeu um olho em batalha. Voltando a Portugal, feriu um servo do Paço e foi preso. Perdoado, partiu para o Oriente. Passando lá vários anos, enfrentou uma série de adversidades, foi preso várias vezes, combateu bravamente ao lado das forças portuguesas e escreveu a sua obra mais conhecida, a epopeia nacionalista Os Lusíadas.

De volta à pátria, publicou Os Lusíadas e recebeu uma pequena pensão do rei Dom Sebastião por seus serviços prestados à Coroa, mas em seus anos finais enfrentou dificuldades para se manter. Logo após a sua morte a sua obra lírica foi reunida na coletânea Rimas, tendo deixado também três obras de teatro cômico. Enquanto viveu queixou-se várias vezes de alegadas injustiças que sofrera, e da escassa atenção que sua obra recebia, mas pouco depois de falecer sua poesia começou a ser reconhecida como valiosa e de alto padrão estético por vários nomes importantes da literatura europeia, ganhando prestígio sempre crescente entre o público e os conhecedores e influenciando gerações de poetas em vários países. Camões foi um renovador da língua portuguesa e fixou-lhe um duradouro cânone; tornou-se um dos mais fortes símbolos de identidade para a sua pátria e é uma referência para toda a comunidade lusófona internacional. Hoje a sua fama está solidamente estabelecida e é considerado como um dos grandes vultos literários da tradição ocidental, sendo traduzido para várias línguas e tornando-se objeto de uma vasta quantidade de estudos críticos.

Fonte: Wikipedia

Novo processador Intel - Por: Fernando Henriques Mafra


Basicamente todo usuário de computador já sabe como funciona o processo de evolução dos micro processadores hoje em dia. É bastante comum você comprar um micro computador com uma tecnologia de última geração e descobrir que recentemente acabaram de lançar um novo processador ainda mais rápido que aquele o qual você acaba de comprar. Começaremos a falar dos processadores de apenas um núcleo que tiveram suas velocidades aumentadas a uma velocidade inacreditável, em tão pouco tempo os cientistas conseguiram dobrar e até triplicar a sua velocidade. Tomemos por base os processadores de 1978 que não passava de 8MHz, em 1985, somente seis anos depois o processador chegou a 33MHz, ou quatro vezes em apenas seis anos. Em 1995 já tínhamos processadores de 200Mhz, só ai já se foi mais dez anos e o processador teve sua velocidade ampliada seis vezes. No ano 2000 chegamos a velocidade de 2GHz, até chegarmos a processadores com velocidade hoje de até 3,2GHz em processadores de 4, 6 e até 8 núcleos, os chamados i5 e i7. Estes novos processadores chegam a ter até oito núcleos, sua arquitetura é impressionante, suas velocidades também, contudo a venda não foi lá grande coisa, acredito que seja pelo valor dos processadores e suas respectivas placas. As placas mãe sofreram modificações significativas para receber estes novos processadores agora com soquete 1366. Em junho de 2010 a Intel inova com mais uma safra de processadores, agora, acreditem ou não, com cinqüenta núcleos, isso mesmo, com cinqüenta núcleos de processamento, imaginem um processador deste com uma velocidade de clock de 2,5GHz ou 3,0GHz, poderíamos até sonhar com um processador deste em casa, mas qual será o valor de venda para um processador destes?

Bom para aliviar os pensamentos de todos, este processador foi lançado para substituir os processadores Xeon usados em servidores de alto desempenho, ou seja, não vão chegar até as nossas pobres máquinas de uso residencial/pessoal, contudo o ponto em questão é: “Como vão ficar os processadores dos equipamentos residenciais/pessoais?” A briga acaba de começar, os processadores de oito processadores, os chamados i7 já estão no mercado, estes da Intel, sendo que a canadense AMD ainda não lançou sua nova safra de processadores, mas já devem ter alguma carta na manga. Sabendo disso todos estamos aguardando para saber qual será o novo parâmetro para os processadores de PC´s, a compra de qualquer processador e troca de equipamento agora pode ser uma perda de dinheiro, o melhor é esperar os novos processadores para somente depois iniciarmos os upgrades em nossos micros. Não vou mentir, meu desejo de consumo é um processador de cinqüenta núcleos em meu velho PC, isso só para testar meus aplicativos de processamento de imagem e vídeo. Assim como muitos de vocês estão cheios de vontade para testa-lo em diversas áreas, tais como naquele jogo muito pesado que seu computador sempre demora para processar ou aquele programa de áudio que sempre demora para ripar suas músicas ou vídeos. Contudo, vale a pena esperar mais um pouco, pois a guerra dos processadores apenas acabou de começar...

Por: Fernando Henriques Mafra


Blog CULTURA NO CARIRI - O Novo espaço da Agenda Cultural Caririense !

Blog Cultura no Cariri

Um dos bons sites da Rede Blogs do Cariri, e que vale a pena nossos leitores sempre conferirem, é o "Cultura no Cariri", que é um Blog Coletivo, mas administrado pela ativista cultural Janinha, que tem se dedicado com muito empenho a este projeto. O "Cultura no Cariri" fornece sempre um panorama de eventos artísticos e culturais que estão a ocorrer na região do cariri, além de entrevistas, reportagens e tudo que diz respeito às Artes e à Cultura em geral.

Vale a pena conferir. Acesse: www.culturanocariri.blogspot.com

Website recomendado aos leitores do Blog do Crato e da Rede Blogs do Cariri

CRATO - Notícias do dia 10 de Junho de 2010



Revista Ceará e Municípios destaca projetos da administração Samuel Araripe

A Revista Ceará e Municípios, que destaca as Boas Práticas de Gestão em administrações públicas de todo o Estado, circula atualmente ressaltando projetos desenvolvidos pela administração Samuel Araripe. Os avanços nas áreas de Meio Ambiente e Ação Social são destaque em todo o estado. O projeto de arborização e paisagismo concluído este ano, está em duas páginas da revista, mostrando o novo projeto, com palmeiras distribuídas de forma planejada em vários bairros da cidade. Também ressalta a Lei Municipal de Meio Ambiente, aprovada recentemente, e que dará suporte ao seu Plano Diretor, elaborado por uma equipe de especialistas. Na área social, destaca a luta da administração cratense pela implementação de projetos que promovam a cidadania de jovens do município. A implementação de mais 500 vagas no município do Projovem, preparando esses adolescentes para o mercado de trabalho é apresentada na publicação. No mês de abril, foi realizada a aula inaugural para o início das turmas no município. ( na foto ao lado, Centro Cultural do Araripe ).

Prefeitura do Crato abre inscrições para o Projeto Primeiro Passo hoje a amanhã

O Governo Municipal do Crato através da Secretaria de Ação Social estará realizando hoje dia 10, (quinta feira), inscrições do Projeto Primeiro Passo na modalidade – estagiário. Quem quiser participar deverá estar atento aos seguintes critérios: faixa etária dos 17 aos 20 anos e estar cursando o 3º ano do ensino médio em escola pública. Os interessados deverão comparecer a Secretaria de Ação Social das 8 as 16 horas munidos das seguintes documentação:

- Identidade
- CPF(cadastro de pessoa física);
- Declaração escolar ( atualizada);
- Comprovante de residência;
- CTPS(carteira de trabalho)

O Programa Primeiro Passo tem como objetivo incluir socialmente e ampliar o acesso dos jovens ao emprego, atuando na preparação da classe juvenil por meio de cursos profissionalizantes nas áreas de serviços, turismo e administração. É importante salientar que os estagiários selecionados receberão um recurso financeiro no valor de R$ 250,00 (duzentos e cinqüenta reais),durante os seis meses, no período da contratação.

Reforma do prédio dos museus do Crato deverá ser iniciada próximo mês

O Museu Histórico do Crato e o Museu de Artes Vicente Leite deverão ter suas reformas iniciadas no próximo mês de julho. Pelo menos essa é a expectativa do presidente da Fundação J. de Figueiredo Filho, George Macário de Brito. Ele informa que a perspectiva de inauguração está prevista para o mês de novembro deste ano. O prédio antigo que abriga os museus receberá investimentos na ordem de R$ 100 mil para reforma e melhoria da infraestrutura. A verba foi aprovada através de edital da Secretaria de Cultura do Estado (Secult). A licitação já passa por processo de finalização. As melhorias envolvem reforma do piso, madeira e forro, a renovação das partes elétricas e hidráulicas e instalação de central de ar condicionado.

Agentes são instruídos sobre vacina Pneumológica 10

A Secretaria de Saúde do Crato, por meio da Coordenação do Setor de Imunização, realizou, no dia 8, no auditório da RFFSA, reunião com todos os agentes comunitários de saúde, para repasse da informação sobre a implantação da “Vacina Pneumológica 10 – Valente”, no calendário básico de vacinação da criança. Na ocasião, também foi abordado o novo esquema de tratamento para tuberculose.

Escola Rosa Ferreira realiza VII Festival de Quadrilhas

A Escola Rosa Ferreira de Macedo, localizada no Sítio Baixio do Muquém, convida a sociedade cratense para participar do VII Festival de Quadrilhas, que acontecerá no dia 12 de junho, às 20 horas, na quadra da escola. Na ocasião, serão organizadas no local barracas com comidas e bebidas típicas e a banda de forró Caieiras do Baixio do Muquem. Farão parte da festa as quadrilhas Arraia Nordestinado, do Parque Grangeiro; Coração Junino; Arraia Raízes do Cariri, do Seminário; Arraia Princesa do Cariri, e, Verdes Canaviais, de Barbalha.

Governo Municipal do Crato

BlogHumor: Enviado por Jair Rolim

Hino Patrocinador do Brasil



Publicidade: Clínica São Raimundo - Várzea Alegre


O Blog do Crato tem o prazer de fazer a publicidade da Clínica São Raimundo, da cidade de Várzea Alegre - CE, que acredita no nosso trabalho como meio de buscar a integração regional. A Clínica São Raimundo é uma empresa conceituada. Comandada pelos renomados médicos Dr. Menezes Filho e da Dra. Ana Micaely de Morais Meneses. Especializada em pediatria, ultrassonografia, fisioterapia especializada, RPG.

Eis algumas fotos da nossa empresa/parceira que fazemos questão de divulgar:



Acima: A Logomarca oficial da Clínica São Raimundo, em Várzea Alegre.


Acima: O Médico, Dr. Menezes Filho em atividade.

Acima: Dra. Ana Micaely de Morais Meneses

Cuidando de seus pacientes com carinho e dedicação...



Clinica São Raimundo.
Rua Dep. Luis Otacilio Correia 129. Várzea-Alegre. Fone (088) 3541-1467.
Especialidade: Pediatria, ultrassonografia, fisioterapia especializada, RPG.

"Cuidando com carinho e responsabilidade do povo de Várzea Alegre !"

Anuncie no Blog do Crato.
Contatos:
blogdocrato@hotmail.com
Tel: 088-3523-2272

Porque Terezinha de Jesus não cantou na Exposição do Crato - Por: Carlos Rafael


Em época de Exposição do Crato, nos idos dos anos de 1980 (naquela época não havia ainda o termo Expocrato), Francis Vale estava passando um final de semana por aqui. Francis, poeta e cineasta, natural de Crateús, mas radicado em Fortaleza há bastante tempo, já tinha sido “nomeado” "Embaixador do Cariri" pelo "poeta-mor" cratense Geraldo Urano. Quando acadêmico de Direito da UFC, Francis participou do movimento estudantil cearense que fez história na resistência ao regime militar de 1964, ao lado dos poetas Fausto Nilo e Augusto Pontes, do compositor Rodger Rogério, do jornalista Cláudio Pereira e de boa parte dos artistas que fariam a cena cultural de Fortaleza das décadas de 1970 e 1980. Francis Vale, como se costuma dizer, é uma figurinha carimbada no meio artístico não só do Ceará, mas também do eixo Rio-São Paulo. Era (e ainda é) pura delícia ao contar suas histórias que, normalmente, envolvem personagens famosas, como os cantores e compositores Sérgio Ricardo e Alceu Valença, além de Miúcha (a irmã do Chico).

E tudo verdade...

Pois bem, estávamos no Parque de Exposição, no penúltimo dia dessa tradicional festa cratense, tardinha de sábado, quando soubemos que a cantora potiguar Terezinha de Jesus (atualmente um pouco "meio" esquecida, mas na época muito conhecida) estaria fazendo um show no Crato Tênis Clube, naquela mesma noite. Francis, amigo de Terezinha, propôs que fóssemos à Comissão Organizadora da Feira pedir a contratação dela, para cantar no picadeiro do Parque (naquela época, os shows não eram privados). Depois de alguns contatos, fomos encaminhados ao saudoso Mestre Eloi Teles, que coordenava a parte cultural da "feira". Eloi disse que o show de Terezinha de Jesus poderia acontecer no domingo, encerramento da festa, mas que só dispunha de duzentos mil cruzeiros (lembro bem da exatidão desse valor) para o cachê da cantora e banda. Quando Eloi revelou esse valor, Francis talvez não o tenha escutado. Desta forma, fomos ao Crato Tênis Clube para contratar a cantora. Ambiente lotado e o show impecável. Depois, nos dirigimos ao camarim dos músicos, aonde Francis já chegou alardeando o seu prestígio em "estilo glauberiano":

_ Alô Terezinha de Jesus, você precisa cantar para o povo, para uma multidão de dez mil pessoas, na maior festa popular do Nordeste, a Exposição do Crato. O meu amigo Carlos Rafael lhe fará uma proposta irrecusável.

Terezinha de Jesus, depois de abraçar efusivamente Francis, mostrou-se interessada em cantar na Exposição. Mas, disse ela, eu deveria acertar os detalhes com o seu empresário. Fui, pois, com Francis ao meu lado, falar com o tal. E quando revelei o valor disponível para a empreitada (duzentos mil cruzeiros, que podem parecer muito, mas que naquela época de inflação estratosférica, era uma verdadeira merreca) e antes mesmo do empresário se pronunciar, Francis deu um salto:

_ Como? Duzentos mil cruzeiros? Duzentos mil cruzeiros eu pago para Terezinha de Jesus não cantar.

E a negociação foi encerrada antes mesmo de começar.

Postado por: Carlos Rafael Dias

Mudei novamente o nosso sistema de Avaliações do Blog do Crato

Sendo que muitos escritores estavam reclamando com o sistema de avaliações do Blog. O Carlos Eduardo Esmeraldo até ameaçando parar de escrever por conta do sistema, que possibilitava que pessoas inescrupulosas apelas por maldade, completamente anônimas colocassem o "Não Gostei" e "Discordo" na avaliação do artigo, eu criei uma maneira que certamente vai "quebrar as perninhas" ( novamente ) dos mal intencionados em querer prejudicar os artigos dos escritores.

Agora, qualquer um poderá dizer "Não Gostei" e "Discordo". Mas vai fazer isso justificando no comentário, porque discorda do autor, como todos nós. Se estamos aqui escrevendo, ralando todo dia, porque haveríamos de permitir que a bandalheira se instaurasse aqui. Pois agora, alguém poderá discordar, mas só vai aparecer a discordância quando justificar porque discorda do autor do artigo. É até uma boa forma de fomentar o debate e o diálogo. O objetivo é fazer aquilo que a Magali tão bem nos disse em outra postagem: "Que façamos as coisas da melhor maneira possível", já que perfeição não existe.

Abraços,
Dihelson Mendonça

Móveis no Cariri é na DULARE MÓVEIS - O Melhor Preço e a maior Qualidade !


Dulare 400

DULARE é a mais nova opção para você comprar seus móveis na Região do Cariri. Se você procura qualidade por preços acessíveis, o caminho certo é na DULARE MÓVEIS. E aproveite as ofertas de fim-de-ano. DULARE - Bons Móveis para Você - Em crato, na Praça Siqueira Campos.

Uma grande loja com o maior sortimento:

Image2

Empresa Recomendada pelo Blog do Crato !


Passagens Aéreas no Cariri é na CRAJUBATUR !

crajubatur

A Crajubatur leva você onde o sonho pode chegar !

Dsc03972

CRAJUBATUR - Venda de passagens aéreas.
Shopping Residence - Loja 9B - Crato - CE
Patrocinadores oficiais do Blog do Crato

Edições Anteriores:

Setembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30