xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 06/06/2010 | Blog do Crato
.

VÍDEO - Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

06 junho 2010

SÍTIO FUNDÃO... Parte II, Por Pachelly Jamacaru


Totalmente solidário com a causa do Fundão. Fico imaginando o dia que o nosso amigo Ed. Alencar, possa chegar aqui com o seu dircurso com uma versão feliz! Tomei a liberdade de inverter o teor do texto escrito por ele na matéria publicada aqui, mais abaixo, porque acredito que um dia o Sr. Jefferson, terá motivos para caminhar uma vez mais pelas veredas, sentar em sua cadeirinha e nos receber com sua presença espirituosa!

Que o Governo não se engane, pois não o deixaremos quieto enquanto as devidas providências não forem tomadas e que o Fundão de fato, seja um patrimônio preservado e acessível ao povo do Crato, seus legítimos donos! Este descaso nos causa indginação, repúdio.

Ed., um dia ouviremos o amigo falar assim...


A semana do meio ambiente na cidade do Crato é comemorada com “MUITA ALEGRIA” pelo cumprimento do Governo do Estado do Ceará em tornar a reserva ecológica Sítio Fundão, em uma área de preservação ambiental permanente! Em 1° de junho de 2009 o governador Cid Gomes assinou na URCA (Universidade Regional do Cariri), a ordem de serviço para a construção da sede do Parque, seguido da liberação de mais de 1 milhão de reais, com o prazo de 180 dias para a conclusão das obras, e após um ano, “temos que, o Governo cumpriu o prometido”. Hoje, podemos visitar a reserva Floresta-Urbana e desfrutar de paz, harmonia, segurança, levar nossas famílias para um lazer saudável, promover passeios escolares com aulas de Camping, visitar um possível museu in-memória de Sr. Zefferson, tirar fotografias, tomar banho, celebrações de missas campestres, fazer piqueniques, enfim, usufruir do parque ecológico, porque, porque ele é nosso e não do GOVERDO DO ESTADO! Mas... Faz gosto ver hoje que, foi construído o museu, em homenagem ao seu fundador, o ecologista Jefferson da Franca Alencar. Um documentário recentemente concluído dentro da reserva, mostrar a história do seu fundador entre outros tópicos fala do histórico e da riqueza que a reserva tem de Fauna/Flora dentre outras! A campanha que agora fazemos é para que a sociedade freqüente este espaço! Que emissoras de TV’s do Sul como: TV Globo, Record, SBT e emissoras do nosso Estado, prestigiem e divulguem como calendário turístico da cidade. Esse é um momento de celebração da sociedade cratense como um todo. Sitio Fundão, agora um patrimônio de todos, preservado e visitado. Um final feliz, Sr. Jefferson, está sorridente. O Cariri agradece a todos que se mobilizaram em prol da preservação e manutenção do Sitio Fundão, doravante!


Fotos: Pachelly Jamacaru
"Proibida reprodução"
"Direitos reservados"

O significado do Sitio Fundão o o "esquecimento" registrado - Por: José Sales


Tanto pela proposta original do Geopark Araripe, credenciado pela UNESCO, como pelas recentes confirmações das pesquisas dos "Levantamentos e Estudos Técnicos Científicos dos Geotopes do Geopark Araripe", contratados pela Secretaria das Cidades, com recursos de doação do BIRD/ Banco Internacional de Recursos para o Desenvolvimento/ Banco Mundial, o Sitio Fundão, também transformado em Parque Estadual do Sítio Fundão, faz parte do contexto do Geotope Batateira, que envolve o Corredor Ecológico do Batateira, que se inicia na Pedra da Batateira e segue pelo vale de mesma denominação até o Sítio Fundão.

Desta forma consideramos que é obrigatária uma atenção obrigatória e diferenciada em relação ao seus status de proteção e preservação, tanto da parte do CONPAM/ Conselho Estadual de Proteção do Meio Ambiente, que tem status de secretaria de Estado, da SEMACE/ Superintendencia do Meio Ambiente do Estado do Ceará, como da APA Araripe, como do Batalhão de Policia Ambiental, como ainda do Geopark Araripe. Não tem sentido esta ausencia de responsabilidade da parte de todas estes ógáos e intituições em relação a este processo continuado de predação do Sitio Fundão, este patrimonio ambiental do Cariri, da Bacia Sedimentar do Araripe e do próprio Município do Crato, onde o mesmo está localizado.

O mais estranho, em toda esta atitude ausente, de "esquecimento", que consideramos até de certa forma proposital, nesta Semana do Meio Ambiente: do significado do Sítio Fundão, da que representa a obra proteção e preservação do ambientalista Jeferson da Franca Alencar, do status de Parque Estadual do Sítio Fundão, a partir do decreto estadual assinado pelo próprio Governador Cid Gomes e do credenciamento do mesmo pela UNESCO, como parte do Geopark Araripe.

Com a palavra todos os órgãos e entidades envolvidas. Imagem da formação geológica existente no Sítio Fundão. Dilvugação.

Por: José Sales

TV Chapada do Araripe - Artista Abidoral jamacaru fala sobre a EXPOCRATO 2010




Produção: Blog do crato/TV Chapada do Araripe
Direção: Dihelson Mendonça

Espaço do Leitor do Blog do Crato II - Reclamações e Críticas


O POVO REIVINDICA E RECLAMA !

cratenses em 05/06/2010
"Dihelson,agradecemos por colocar nossas solicitaçoes destacadas, com certeza os problemas serão solicionados "

O POVO E A EXPOCRATO 2010

Isaac Celestino em 06/06/2010
"Ei, Dihelson, a primeira dama se comprometeu a ajudar os artistas há dois anos na expocrato e nunca fez reunião. se comprometeu a trabalhar para acabar a poluição sonora em agosto passado e nada. reclame a ela, meu ? so tem promessa ? "

Isaac Celestino em 06/06/2010
"Expocrato desse ano, uma decepção. como nos dizemos na comunidade do orkut, exposição do crato, todo amo a mesma *****! "

Tércio Miranda Rocha em 06/06/2010
"Eu até pensei em ir pra expocrato mas depois d ver a programação desisti. Vou ficar em curitiba mesmo que aqui pelo menos não vou ouvir esses forro maldito "

Rosangela santos em 06/06/2010
"Eu nem digo mai nada, porque nao adianta reclamar. a expocrato se acabou quando o governo do estado abocanhou"

Nilda Martins em 06/06/2010
"Um verdadeiro desprestígio aos cantores do cariri. expocrato boicota todo mundo, vamu boicotar a expocrato! "

Santiago em 06/06/2010
"uma pena a programação da expocrato desse ano. qualquer cidade pé de chinelo faz melhor. Crato cada vez mais decadente "

Wladson Campos em 06/06/2010
"Uma verdadeira BOMBA essa programação da expobosta 2010 do crato. só tem aqueles forró cretino. cadê a música ? inda existe música nessa ***** ? quem é mais cretino o povo ou os organizadores da expo***** ? "

SÍTIO FUNDÃO

hermanobarreto em 06/06/2010
"SITIO FUNDÃO.......saudades do tempo em que a familia ALENCAR zelava por este patrimonio..... hoje nos poderes do governo do estado do ceara, encontra-se abandonado,furtado,lesado,esquesido,sem projetos...politiqueiros descruzem os braços. "

PRAÇA CRISTO-REI

Roberto Piancó em 05/06/2010
"Passei dois meses em Jaraguá do Sul-SC. Lá tudo funciona corretamente. É uma beleza !!! Não escutei a Educadora no site. Porque? E o relógio da Praça "Cristo Rei" ? Mais de 05 anos parado . O Crato está semidestruido. "

Nota do Editor: Amigos leitores, peço paciência que as perguntas poderão ser respondidas. São muitas perguntas, consultas e reclamações. Espero levá-las até os órgãos competentes. Enquanto isso, sirvam-se do Mural. A crítica quando é construtiva, quando aponta os erros mas mostra também os acertos, ou quando aponta as soluções e é feita com educação, eu sempre faço questão de publicar. Já não posso aceitar as pessoas extremamente violentas, que não tem por finalidade ajudar a cidade, mas agredir as pessoas. Essas não têm vez nem nunca tiveram no Blog do Crato. Ou seja, agindo com responsabilidade, sempre haverá espaço para todas as reclamações.

Abraços,

Dihelson Mendonça
Administrador do Blog do Crato

Polícia para quem precisa?!?- Por Alessandra Bandeira


Ontem na RFFSA durante o show do Dj Dolores, um dos artistas pernambucanos mais renomados mundialmente, ocorreu uma das cenas mais tristes de abuso de poder , policiais, um com uma arma em punho, subiram no palco e acabaram com o show, não havia nenhuma ocorrência de violência ou uso de droga que justificasse tal ato, muito pelo contrario o que se via eram pessoas celebrando a vida, jovens que não compactuam desse sistema da indústria do forro eletrônico e que estavam ali felizes por ter musica de qualidade coisa rara nessa cidade. O que mais nos causou estranheza e que a EXPROAF evento que causa muito mais transtornos e que ate assassinato ja teve,pelo segundo ano consecutivo, continuou acontecendo sem menores problemas nem mesmo o som da Exproaf que era audivel da RFFSA, foi motivo de intervenção policial. Não houve dialogo e nem se quer hove uma justificativa plausivel para tal ato abusivo e que ao meu ver foi discriminatório, pois se o evento do BNB foi calado e o da Exproaf também deveria ter sido, mas não foi isso que ocorreu.

Lamentável tal ato que mancha o Crato que vem se firmando novamente como Capital da Cultura,mas por causa de atitudes como essa retrocedemos , pois tenho certeza que esse artista não voltara ao Crato, além de ter sido péssimo com o Centro Cultural BNB que vem formando platéia e dando espaço para artistas regionais e valorizando nossa cultura, mas que naquele momento não teve direito a comemorar o seu aniversário e sofreu com a Lei de dois pesos e duas medidas . Nessas horas fica difícil não se perguntar policia para quem precisa de policia??

Por Alessandra Bandeira

Vive la Différence! - Por: L.C. Salatiel


Por Luiz Carlos Salatiel

Para Dihelson e a quem mais possa interessar.
Faz tempo que deixei de gostar dos shows que acontecem na Expocrato. Apenas a possibilidade de reencontrar alguns amigos não me faz perder todo o interesse pela festa. Aqueles espetáculos ridículos de cantores gasguitas com bailarinas de bundas expostas regados a alcool, aditivos, barbitúricos e outras drogas só se afinam mesmo com o que lá se ouve. Salvam-se alguns palcos menores como os da Rapadura Cultural, da Fundação Mestre Elói ou, se acontece, o da Urca (?). Quando na época - alguns anos atrás - tentou-se brigar por um palco mais decente onde a nossa musicalidade se inseria - movimento gestado pelo Coletivo Camaradas, Alexandre Lucas e outros artistas - eu não me envolvi porque sabia que não queria minha música fazendo parte desse "negócio". Houve uma rara exceção em que a ExpoCrato foi diferente: Rosemberg Cariry foi Secretário de Cultura e redefiniu a participação dos artistas locais e nacionais.

Hoje você compra a festa do poder público e faz dela o que bem entender, contanto que dê lucro, afinal nosso estado capitalista só enxerga a força da grana "que ergue e destrói coisas belas". O meu trabalho artístico/musical não serve para essa enorme "churrascaria". Quase nunca faço shows fora de teatro. É perda de tempo brigar por espaço nesse modelo de gestão de uma Expocrato onde se vende e se compra tudo, menos minha arte. Para que tenhamos noção comparativa do que se faz dela e do que poderia ser feito, acessemos os sites da ExpoCrato 2009 e do FIG - Festival de Inverno de Garanhuns 2009, que acontecem no mesmo período, recebem apoio dos governos federal e estadual e concorrem a editais para outros patrocínios.

ACESSEM:
Festival de Inverno de Garanhuns:
http://www.fig.com.br/programacao.php
EXPOCRATO:
http://www.expocrato.org.br

CRATO - Hoje, 22 graus na Vilalta, às 03 da manhã.

Bom dia amigos do Blog do Crato!

Hoje, dia 06 de Junho de 2010, após muitos dias de calor, finalmente os cratenses começam a desfrutar das temperaturas características nessa época do ano. Agora há pouco ( às 3 da manhã ), os termômetros registraram a marca de 22 graus no bairro Vilalta. Muito bom, se considerarmos que há uma semana esta marca era de 31 graus. Uma queda de quase 10 graus em temperatura. Na verdade, nos últimos dias, mesmo sem as chuvas, tem caído uma garoa bastante consistente durante a madrugada, e o dia tem amanhecido nublado. Talvez por isso tenhamos esse clima tão agradável. E a previsão do tempo indica frio para todo o Brasil. Para o Crato, especialmente, dia de Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite. É que prevê os principais centros de meteorologia do país.

Novo Programa de Rádio ao Vivo - RÁDIO CHAPADA DO ARARIPE


Estaremos começando uma série de programas ao vivo transmitidos através da Rádio Chapada do Araripe a partir dessa semana. Os testes estão sendo realizados com o novo equipamento e sistema. Já dispunhamos da facilidade de transmitir de qualquer ponto da cidade em tempo real, mas isso será uma coisa mais corriqueira, e pretendemos fazer muitas entrevistas e coberturas em tempo real. Tudo está sendo preparado há semanas, mas somente após os últimos testes é que me sinto confiante para divulgar o novo sistema. Aliás, é exatamente por isso que o player da Rádio Chapada foi trocado na Rede de Blogs do Cariri recentemente; A fim de realizarmos os últimos ajustes. A todos os Blogs pertencentes à Rede, eu solicito que troquem o player, a fim de que seus ouvintes possam não perder a nossa programação.

O código com o novo player da Rádio Chapada do Araripe pode ser baixado diretamente do seguinte endereço:

http://www.instrumentalbrasil.com/redeblogs/codigoplayer1.txt

Tenham um Bom Domingo, Bom descanso semanal!

Dihelson Mendonça

Edições Anteriores:

Setembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30