xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 05/06/2010 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

05 junho 2010

DIA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE -Por Maria Otilia

A EEF Dom Quintino, através do seu Projeto Político Pedagógico , vem desenvolvendo ações educativas e de conscientização da importância da preservação ambiental. É uma ação realizada através da parceria com universitários da URCA, do curso de Geografia, com a coodenação da professora Nádia Ruth. Para nós que fazemos esta escola, o Projeto Universitários na Escola, é um dos instrumentos que efetivam a prática pedagógica ,voltada para a verdadeira formação de cidadãos preocupados com a qualidade de vida e com o desenvolvimento sustentável . Construindo assim uma cultura de que desenvolvimento global pode sim ser sinônimo de inclusão social, qualidade de vida, uso racional dos recursos naturais, etc.

Lembramos que as ações educativas de preservação do meio ambiente não devem e nem podem serem realizadas somente na data referencia ou seja 05 de junho de cada ano. Precisamos colocar dentro do currículo como atividade interdisciplinar a ser trabalhada durante todo o ano letivo.
Texto postado por Maria Otilia

Espaço do Leitor do Blog do Crato


O POVO FALA...

Nailza em 05/06/2010
"O CRato está com algumas ruas com o asfalto todo acabado. A Secretaria de obras precisa urgentemente tomar medidas de recuperação "

Hermanobarreto em 05/06/2010
"neste mesmo prédio da diocese do crato,f oi informado,comunicado pelo pe.roserlandio que nele iria funcionar um museu. como ficou este projeto? você,dihelson teria uma resposta? "

Marcos sousa em 04/06/2010
"Será se os donos de bares, lanchonetes não vão retirar as cadeiras das calçadas para os pedestres passarem? Qual o órgão competente? "

Hermanobarreto em 04/06/2010
"até quando as partes superiores do prédio do banco do brasil vai ficar abandonado??? será que o exemplo do banco do nordeste, através do ccbnb, não conta como uma verdadeira e boa aplicação cultural???? K D as autoridades competentes.....?"

Rua Dom Quintino em 04/06/2010
"Atenção Diocese e vigilancia sanitaria: O palacio e casa fechada são focos de dengue, cheias de lixo em plena rua central... E um absurdo! exigimos respeito "

Cratenses em 03/06/2010
"Se o asfalto que estao colocando no granjeiro tapassem os buracos das ruas do centro, beneficiaria a todos.. "

REPÚDIO AO DESCASO em 02/06/2010
"DIHELSON, ACOMPANHO O SEU TRABALHO E VALORIZO MUITO O QUE ESCREVE. QUERO, POR MUITO PRESTIGIÁ-LO, O SEU APOIO... SOU PROFESSORA DA REDE PÚBLICA ESTADUAL E PEÇO QUE REALIZE MATÉRIA SOBRE O DESCASO PARA COM OS PROBLEMAS DO PROFESSOR NA ESCOLA "

Um triste professor em 01/06/2010
"Puxa, esse blog é de uma relevância extraordinária para todos aqueles que necessitam de CULTURA. Parabéns e obrigada!"

Cratenses em 01/06/2010
"solicitamos um reparo nos buracos no cruzamento das ruas Rui Barbosa com 21 de junho.Esta intransitavel "

Luciane jamacaru em 30/05/2010
"Dihelson, ouço Prá Ninar o Cariri", na rádio Chapada do Araripe e, confesso: é de uma delicadeza impar com a nossa terra. Dificil é conter o choro. Abração aos conterrâneos!"

Um triste professor em 30/05/2010
"Oi,Dihelson,por favor publica algo sobre nossos professores que estão sofrendo um bocado em sala de aula com alunos que são praticamente marginais, que podem tudo, e o professor, nada pode! "

Fonte: Comentários recebidos no Mural do Blog do Crato

Aprovado o pedido de emancipação do Distrito de Ponta da Serra


O distrito de Ponta da Serra, no município do Crato, está a poucos passos de se emancipar. Na semana passada, a mesa Diretora da Assembléia Legislativa aprovou o pedido de emancipação de 19 distritos, dentre eles, o da Ponta da Serra. Dona Maria Freire, que viveu a vida inteira no distrito, acredita estar realizando um sonho. Afirma que com a emancipação, tudo o que corresponde ao progresso (empregos, escolas, bancos) virá para Ponta da Serra. “Não vejo a hora daqui existir saneamento e um hospital. É o que eu mais quero”, declarou. A associação do Movimento Emancipalista de Ponta da Serra, que existe desde 2008, alega que a municipalização é almejada desde a década de 90. Agora, os 19 pedidos serão publicados no Diário Oficial do Estado (DOE), e, transformados em decretos legislativos, que passarão a tramitar nas comissões técnicas da Assembléia Legislativa. Em seguida, serão encaminhados ao TRE para que o órgão possa realizar o plebiscito em cada um dos distritos. Aprovado pela população, cada pedido de emancipação volta a AL para votação em plenário, e finalmente, ser encaminhado para sanção pelo governador Cid Gomes. O presidente da AL, Domingos Filho (PMDB) já acordou com o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TER), o desembargador Luiz Gerardo de Pontes Brígido, a realização do plebiscito juntamente com as eleições deste ano. De acordo com o tesoureiro da Associação, Antonio Corrêa, o plebiscito irá acontecer em todo o município do Crato. “Aqui no distrito, temos 80% de aprovação e tenho quase certeza de que o povo do Crato também irá nos apoiar”.

Mário Correia, assessor Jurídico da Associação, afirma que a saída da renda de Ponta da Serra não irá prejudicar a cidade do Crato.

Antes de serem aprovados, todos os pedidos passaram por um rigoroso levantamento de informações junto ao IBGE, IPEA, Tesouro Nacional, Sefaz, Prefeitura e TRE. Mário comenta que a situação do distrito contribuiu muito com a aprovação. Número de habitantes (cerca de nove mil), construções civis, área territorial (em média de 100Km²), infra-estrutura e, principalmente, o mercado de cerâmicas e brita foram fatores essenciais para a adesão. Além do Presidente Domingos Filho, participaram da Mesa Diretora os deputados José Albuquerque(PSB), Fernando Hugo, João Jaime e Osmar Baquit (todos do PSDB), Hermínio Resende(PSL) e Mauro Filho(PSB). Os deputados Dedé Teixeira(PT), Sineval Roque(PSB) e Vasques Landim(PR) defenderam a emancipação da Ponta da Serra na Assembléia Legislativa.

Fonte:Jornal do Cariri

Minha amiga, cantora Anna Canario interpreta "The Man I Love" de Gershwin

NE - Dedicado a Gabi, que sempre está à procura de uma cantora de Jazz no Brasil. Gabi, aqui está uma que canta mesmo!

Uma das grandes cantoras do Brasil, Anna Canário, paulistana radicada em Fortaleza, canta um dos grandes clássicos do Jazz, "The Man I Love" de George Gershwin, acompanhada por seu marido, o pianista Edson Távora ( Filho do nosso grande e saudoso amigo Edson Távora, que possui alguns parentes no Crato ). Anna tem sido aclamada como uma das maiores revelações como intérprete brasileira, e é sucesso dentre as cantoras do Brasil no site CNET, o maior distribuidor de músicas em MP3 do planeta. Em 2008 gravou um disco que reúne compositores Brasileiros e principalmente cearenses, como Haroldo Ribeiro, Luciano Franco, Dihelson Mendonça, Sílvia Bezzato, além de composições autorais. Ganhou o primeiro prêmio em inúmeros festivais ocorridos recentemente no Brasil.



NE - Querida amiga Anna, continue sempre assim. Sua interpretação de "The Man I Love" faz jus ao trabalho belíssimo deixado pelo grande autor de "Rhapsody in Blue", George Gershwin.

Por: Dihelson Mendonça

04 de junho, aniversário de Lampião – Rei do Cangaço* - Por José Cícero


Para os estudiosos do Cangaço, sobretudo como um fenômeno social genuinamente sertanejo, este aniversário de nascimento do renomado cangaceiro nordestino se reveste de um motivo especial, posto que em agosto a região do Cariri cearense estará se mobilizando e concentrando forças com vistas à realização de mais um grande evento que terá a temática lampiônica como ‘pedra angular de toque’. De modo que reunirá num só espaço(de cinco municípios caririenses) uma verdadeira plêiade de pesquisadores, admiradores, estudiosos e outros conferencistas convidados para juntos tratar do cangaço e seus principais desdobramentos até os dias atuais. O evento deste ano terá como tema: coronéis, beatos e cangaceiros. Por sinal, um dos assuntos mais intrigantes e não menos palpitantes desta região.

Em sua segunda edição será mais uma vez organizado pelo Cariri-Cangaço que tem a frente o Sr. Manoel Severo e outros parceiros, inclusive institucionais. Mas, a propósito, o que o aniversário de nascimento de Virgolino tem a ver com este acontecimento? Alguém por uma série de razões poderia muito bem se perguntar.À guisa de resposta eu diria: que o cangaço, malgrado toda a discórdia de alguns estudiosos, foi sim, um fato histórico relevante e, absolutamente representativo de uma fenomenologia social dos nossos sertões, esquecidos ao ‘Deus dará’. Onde a figura do Estado quando muito não passava de uma miragem e a lei, como de resto, uma idéia sem nenhum efeito prático. Enfim, um verdadeiro ‘salve-se quem puder’; aliás um campo aberto para os desmandos de toda sorte, bem ao gosto dos poderosos coronéis que se sentiam donos da terra e das almas. Estes que, muito antes de ‘O Cabeleira’ e Lampião, já havia instituído os seus exércitos particulares de jagunços e outros expedientes similares. O crime, a pilhagem, o roubo e a impunidade, há muito já constituíam a rotina macabra daqueles grotões dos esquecidos pelos políticos poderosos do litoral. Então, como resistir a este estado de coisa? O que restava aos pequenos, aos oprimidos e explorados dos rincões nordestinos vivendo como que perdidos nos confins do mundo? Um abandono secular somado à ignorância e a miséria provocada pelas secas sucessivas. Restou aos ousados, a tentativa de resistir, reagir e sobreviver como podiam. Muitos dos quais, aprenderam este ofício, o modus operandi da profissão de bandoleiros dos sertões nos próprios grupos de jagunços e criminosos dos patrões – os temíveis coronéis, vivendo como verdadeiros deuses e, portanto, acima da lei. Lampião, queiramos ou não, foi a um só tempo: protagonista e vítima desta conjuntura granítica e social dos sertões nordestinos.

O Brasil e o Nordeste, portanto, ao rememorar o seu aniversário dão prova de que, tanto ele(Lampião) quanto o cangaço são ainda hoje, evidências importantes desta assertiva histórica. Quer seja, a de que o rei do cangaço encarnou de alguma maneira o sentimento de muito outros oprimidos e explorados num esforço de reação àquela situação por que passavam as gentes dos sertões. Por gravidade, muitos dos cangaceiros tomaram gosto pela coisa, pela vida relativamente fácil fazendo assim do cangaço um meio de vida. Daí resultando um verdadeiro corolário de crimes e outros absurdos. O cangaço por várias razões foi uma faca de dois gumes.No entanto, até hoje é preciso que se diga, todo ambiente sem lei, é palco aberto para a desordem e a criminalidade. E os sertões viveram duramente esta história de descalabro numa perspectiva das mais desoladoras. Quando mais uma vez os sertanejos do eito, vítimas dos patrões e da miséria tornaram de novo presas fáceis da cabroeira dos diversos grupos de cangaceiros espalhados pelo Nordeste afora. Razão pela qual, muitos dos crimes e dos fatos supostamente imputados à Lampião e seu bando, não foram verdadeiros. Crimes às vezes por demais horripilantes também foram cometidos pelo Estado, por meio das volantes onde também se inseriram bandidos da jagunçada. O certo é que Lampião foi um homem além do seu tempo. Uma figura cuja história se confunde com a própria história de luta, sofrimento e resistência do povo sertanejo do Cariri e alhures. Seu aniversário, por fim, torna-se um momento especial para que todos nós façamos uma reflexão, quem sabe, diferente, de todas as que já fizemos. No sentido de que possamos quem sabe, perceber, a verdadeira importância com que se reveste ainda hoje, a figura de Virgolino e o fenômeno do cangaço para toda a história sociológica e política dos sertões e do Nordeste em geral. Nesta premissa é que pouco importa saber se foi Lampião, bandido ou herói. Tanto o Cangaço quanto o seu ícone mais importante se constituem como um dos fenômenos mais enigmáticos já ocorridos nas paragens nordestinas.Com cerca de 85 anos de sua primeira incursão pelo Cariri, Lampião com seu bando visitara em diversos momentos as cidades de Juazeiro do Norte, Barbalha, Jati, Jardim, Aurora, Porteiras e Missão Velha. Muitas vezes ajudado que foi pelos coronéis-coiteiros, os mesmos que como ele, possuíam também sua jagunçada e bebiam na taça do mesmo propósito. Lampião é uma lenda viva e, seu aniversário de nascimento ou de morte precisa fazer parte do nosso calendário histórico cultural posto que detem toda a saga de luta e sofrimento da nossa gente. Por isso digamos viva ao Cariri Cangaço-2010. E, deste modo a memória histórico-sertaneja de Virgolino, o Lampião.

José Cícero
Secretario de Cultura - Aurora-CE.

LEIA MAIS EM:
www.jcaurora.blogspot.com
www.aurora.ce.gov.br
www.blogdaaurorajc.blogspot.com
www.seculteaurora.blogspot.com

Governo do Estado entrega 46 tratores no Cariri - Postado por Océlio Teixeira

O Projeto São José realizará mais uma grande ação no Cariri. Neste domingo (06), o secretário do Desenvolvimento Agrário do Estado, Antônio Amorim, entregará 46 tratores que beneficiarão 2.674 famílias de 25 municípios da Região. A ação acontecerá a partir das 10 horas, no Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcanti, no Crato, onde serão liberados os equipamentos que representam um investimento da ordem de R$ 3 milhões e 305 mil.

Os beneficiados fazem parte de associações comunitárias de agricultores. Além dos tratores, a SDA promoverá a capacitação dos produtores, que serão instruídos a utilizarem as máquinas sem provocar erosão do solo e a implantarem novas tecnologias nas práticas agrícolas.

A principal alternativa de convivência da agricultura com o semiárido possibilitada pelo uso do trator é a captação “in situ”. A tecnologia consiste na técnica de preparo de solo, associada à captação e armazenamento da água da chuva por meio de sulcos, favorecendo a retenção da umidade no perfil do solo por mais tempo, com melhor aproveitamento pela plantas.

A técnica conserva o solo, gera mais disponibilidade de água para as plantas, aumentando a resistência às estiagens, para tanto é indispensável o uso de máquinas e implementos agrícolas. A expectativa da SDA é que a entrega dos tratores amenize a situação difícil dos agricultores cearenses gerada pela seca desse ano.

Assessoria de Imprensa da SDA
Jully Gomes(jullyjornal@gmail.com)
Obs: Imagem ilustrativa baixada da internet

Prefeito Samuel Araripe é recebido com Festa pela premiação de melhor prefeito do Ceará 2010

IMG_6671

O Prefeito de Crato, Samuel Araripe, foi recebido com uma festa-surprêsa preparada pelo seu secretariado e funcionários públicos, pela recente premiação, quando foi escolhido através de votação, o melhor prefeito do Ceará 2010. A recepção aconteceu no gabinete, em Crato, quando este chegava do aeroporto regional do cariri. Surpreso, falou de improviso sobre o valor dessa premiação e fez um balanço da sua gestão, após as palavras do vice-prefeito Raimundo Filho, com a presença de vários repórteres de estações de rádio locais, além de jornalistas. O prefeito de Crato também foi recentemente entrevistado por jornalistas da capital sobre a premiação.

O Prêmio

No dia 26 de maio, próximo passado, após apuração dos votos da comissão julgadora, internet e com a inclusão dos votos consignados aos municípios com os melhores índices na saúde, educação, prefeito empreendedor e municípios selo verde, foram selecionados os 30 melhores prefeitos do Ceará, edição 2010. Trata-se do 23º ano consecutivo da promoção realizada pela PPE que conta com representantes do TCU, TCE, TCM, de veículos de comunicação voltados para a vida municipalista, sindicatos universidades e Banco do Nordeste.

Ao final da apuração, os 30 mais votados foram os prefeitos Samuel Araripe (Crato), campeão, com 26 dos 32 votos possíveis, seguido dos colegas de Sobral (24); Caucaia, Horizonte e Pacoti (22); Brejo Santo, Tauá, Maranguape e Ocara (21); Iguatu (20); Viçosa do Ceará, Icó e Pacatuba (18); Canindé, Fortaleza e Nova Russas (17); Itarema, Maracanaú, Poranga, São Gonçalo do Amarante e Várzea Alegre (16); Aquiraz e Pacajus (15); Quixadá e Tururu (14); Pedra Branca, Quixeramobim e Redenção (13) e, fechando a lista dos melhores prefeitos ano 2010, aparecem os gestores de Parambu e Russas com (12) votos.

QUEM VOTOU:

A comissão julgadora foi formada pelos seguintes membros: Ministro Ubiratan Aguiar (Presidente do TCU), Desembargador Haroldo Rodrigues (Ministro interino do STJ), Deputado Domingos Filho (Presidente da Assembléia Legislativa), Teodorico Menezes (Presidente do TCE), Luiz Sérgio Gadelha Vieira (Conselheiro do TCM), Dr. Lúcio Alcântara (Ex-Governador do Ceará), Deputado Federal José Pimentel, ex-ministro da Previdência, Radialistas Paulo Oliveira (TV Diário e Rádio Verdes Mares AM), Carlos Silva (Rádio Globo Fortaleza), Wolker Gomes (o andarilho da notícia), Aderson Maia Nogueira (Presidente do sindicato dos radialistas do Ceará), Jornalistas Valéria Feitosa (DN Regional), Roberto Moreira (TV Diário), Nelson Gonçalves (Rede TV), Chagas Vieira (TV Jangadeiro), Antônio Viana (Rádio Cidade AM 860), André Luís (Sistema AVOL), Osvaldo Magalhães (Diário do Nordeste), Darlan Teixeira Leite (AMTUR), Professores Assis Araripe (Reitor da UECE) e Antônio Colaço (Reitor da UVA), Roberto Smith (Presidente do Banco do Nordeste), Vereador Deuzinho Filho (Presidente da UVC), Vice-Prefeito de Pacoti, Paulinho Pontes (Presidente da AVIPRECE), Sra. Célia Costa Lima (Presidente da APDM-CE), Jornalista Edilmar Norões (Presidente da ACERT) e fechando a lista está Lúcio Brasileiro (Jornal O Povo) um dos mais famosos colunistas do Brasil.

Prefeito fala ao Blog do Crato:

"Dihelson, eu vejo mais essa premiação como um fato muito importante, porque o principal aspecto disso tudo é quem faz parte do corpo de jurados que realiza essa escolha. Se você observar, são pessoas da mais alta seriedade no Estado do Ceará, portanto eu recebi a notícia nesta tarde com muita alegria, e eu não seria egoísta de pensar que que isso é mérito apenas do prefeito Samuel. Não. Aqui temos que compartilhar essa conquista com cada uma das pessoas que fazem parte da nossa administração e que dão o melhor de si para a melhoria da nossa cidade. Essa não é uma conquista apenas do Prefeito Samuel, é uma conquista do povo do Crato. Inúmeros projetos que foram concebidos em nossa administração já estão se tornando realidade. Veja por exemplo, que no Crato, agora mesmo, estamos trocando 15 Kilômetros de tubulação de água, realizando uma das maiores reformas no Saneamento da nossa cidade. E isso é apenas um ítem de uma lista longa de realizações em todas as áreas da administração, Saúde, Educação, etc. Então, eu acho que essas coisas despertaram a atenção das pessoas que votaram para os finalistas. Em 2005, nessa mesma premiação, eu fiquei em 29 lugar, bastante longe. Em 2006, em décimo nono. Em 2007, em nono lugar, e em 2008 e 2009 fiquei em segundo lugar. Neste ano fomos escolhidos aí em primeiro lugar. Como falei antes, me sinto muito feliz, mas acima de tudo, quero compartilhar essa conquista com todos os Cratenses."

Festa-Surprêsa

Na festa-surprêsa, Samuel fala da seriedade do diploma e brinca com os comentários negativos de outra matéria no Blog do Crato. Ouça no player abaixo, clicando no botão ( para evitar ouvir 2 sons ao mesmo tempo, pare antes o player da Rádio Chapada do Araripe, na entrada do Blog - Canto superior direito ).

IMG_4793

Ouça as Entrevistas, clicando no Player abaixo:






Prefeito concede entrevista à imprensa sobre a premiação:




Cobertura Fotográfica:

IMG_4709


IMG_4757


IMG_4768


IMG_4779


Reportagem e Fotos: Dihelson Mendonça
Com informações adicionais do Sistema Antonio Viana OnLine

Recordando: Elvis Presley - Última Apresentação - Postado por Océlio Teixeira

PENSAMENTO DA SEMANA:O CRATO E O POLÍTICO...Por Wilson Bernardo.


QUEREM RECUPERAR O TEMPO PERDIDO,COMO SE FOSSE FÁCIL TIRAR ÁGUA DE CACIMBA RASA!


Wilson Bernardo (Texto & Fotografia)

Um programa de fim-de-semana diferente... - por Armando Lopes Rafael

Em Juazeiro do Norte o mosteiro das beneditinas hospeda pessoas que buscam tranquilidade

Uma boa notícia para quem anda estressado e procura paz. O Mosteiro Nossa Senhora da Vitória, das monjas contemplativas de Juazeiro do Norte, dispõe de 18 apartamentos duplos (com possibilidade de acréscimo de mais uma cama ou rede), sendo dois para portadores de necessidades especiais. Esses apartamentos podem ser alugados por pessoas que estão procurando um ambiente tranquilo. No momento esses apartamentos dispõe apenas de ventilador. A diária completa (com três refeições) custa apenas 60 reais. Se a pessoa preferir diária simples (apenas com café da manhã) o preço cai para 35 reais. As freiras só aceitam hóspedes com referência, pois não se trata de um hotel, mas sim de uma hospedaria monástica onde os hospedes podem participar de nossa missa diária e oração da Liturgia das Horas.

Endereço e e-mail.
Mosteiro de Nossa Senhora da Vitória
Rua Damião Pereira da Silva (Rua do Mosteiro) n° 100
Bairro Tiradentes I
Telefone: (88) 3572 0272
63031-350 Juazeiro do Norte - Ceará
mnsvitoria2@bol.com.br

mnsvitoria@gmail.com

Como chegar
Ao chegar ao sinal do Cariri Shopping, dobrar à direita, seguindo pela Avenida Castelo Branco em toda a sua extensão até avistar a placa indicativa do Mosteiro.

A história do mosteiro
O Mosteiro de Nossa Senhora da Vitória – das monjas beneditinas contemplativas – existente em Juazeiro do Norte, teve sua origem em 1982, na cidade de São Cristóvão, no Estado de Sergipe. Ali funcionou no histórico convento do Carmo, construído pelos frades Carmelitas há mais de 300 anos. No entanto, devido às instalações serem muito antigas, ocorreu a deterioração do prédio, com infestação de cupins – que destruíram todo o madeiramento – e a proliferação de morcegos.
Foi um tempo de muita provação para as religiosas beneditinas, as quais, após muitas orações e reflexões, concluíram que deviam procurar outra cidade para se instalarem. Em 15 de junho de 2001, as freiras receberam a visita de Dom Fernando Panico, que – de passagem por São Cristóvão – visitou o velho mosteiro já em processo de interdição. Dom Fernando disse às freiras que estava sendo transferido para a Diocese de Crato, onde tomaria posse no dia 29 daquele mês. E acrescentou: “Se não ficarem aqui, lembrem-se de mim”.
Somente um ano depois, em julho de 2002, três monjas viajaram até a Diocese de Crato, quando Dom Fernando Panico lhes indicou a cidade de Juazeiro do Norte como a mais apropriada para a instalação do novo mosteiro. Segundo a Madre Superiora, “A impressão que ficou do Cariri foi animadora. Sentimos aqui uma Igreja viva, dinâmica e um povo que reza e trabalha, justamente o lema da Ordem Beneditina “Ora et labora”.
A receptividade do povo de Juazeiro do Norte, quanto à instalação do mosteiro, foi imediata. Um grande terreno foi doado pela Prefeitura daquela cidade, para esse fim. E já no dia 13 de maio de 2003 as freiras contemplativas beneditinas foram calorosamente recepcionadas pela comunidade da Terra do Padre Cícero.
No dia 24 de março de 2004 – aniversário de Pe. Cícero – foi assinado o contrato com uma construtora para a edificação do grande edifício. Muitos ajudaram nessa edificação, sobressaindo-se as campanhas feitas pelo Padre José Alves de Oliveira, pároco do bairro Novo Juazeiro. Doações de vulto foram recebidas, originária de uma Fundação Holandesa anônima; da AIM–Aliança entre Mosteiros; de instituições ligadas à vida monástica na França; da Adveniat (instituição católica alemã), além da contribuição da associação Ajuda à Igreja que Sofre.
No dia 24 de junho de 2005, o Mosteiro de Nossa Senhora da Vitória foi inaugurado, com a presença de cerca de três mil pessoas, apenas um ano e dois meses depois de iniciado.

HISTÓRIA DE LAMPIÃO ´Cariri Cangaço´ é lançado em DVD


TEATRO SOBRE o Cangaço durante a progamação do evento com pesquisadores sobre o tema no Cariri - ANTÔNIO VICELMO. Os apreciadores da história de Virgulino Ferreira, o Lampião, podem dispor de DVD com evento sobre o tema.

Crato.
Lançado neste Município o conjunto de DVDs sobre o "Cariri Cangaço", evento de cunho turístico e cultural que foi realizado nas cidades de Crato, Juazeiro, Barbalha, Porteiras e Missão Velha, no mês de setembro do ano passado, com a presença de renomados historiadores, entre os quais o Antônio Amaury, Honório de Medeiros, Kidelmy Dantas, Paulo Gastão, José Peixoto Junior, Ângelo Osmiro, Napoleão Tavares Neves, Magérbio de Lucena, Anildomá Williams, Daniel Walker, João de Sousa Lima, Francisco Vilela, Francisco Pereira, Vilma Maciel e Jairo Luis. Eles proferiram palestras sobre as ligações do cangaço com a Região do Cariri. O lançamento do documentário coincide com a semana do aniversário do Lampião que nasceu em Vila Bela, hoje Serra Talhada (PE), no dia 4 de junho de 1898. Foi assassinado no dia 28 de julho de 1938, na grota de Angicos, Sergipe. O Cangaço se configura como um dos fenômenos mais intrigantes da história do povo nordestino. Com uma duração de quase 80 anos, teve no Cariri um de seus principais cenários. As cidades de Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Jati, Jardim, Aurora, Porteiras e Missão Velha fizeram parte importante dessa história, que teve seu auge na figura de Virgulino Ferreira da Silva, mais conhecido como Lampião.

Foi no Cariri que o "Rei do Cangaço" concedeu ao médico cratense Otacílio Macedo a mais importante entrevista de sua história. Em Juazeiro, Lampião recebeu, em 1926, a patente de capitão, com a promessa de ser anistiado pelos seus crimes, em troca do enfrentamento à coluna dos tenentes, a chamada Coluna Prestes. Em Juazeiro moraram alguns dos irmãos de Lampião. "Daí a importância do Cariri na história do cangaço", justifica o curador do Cariri Cangaço, Manoel Severo. O documentário relata a história do Cariri Cangaço, as palestras, visitas aos locais de passagem dos cangaceiros e depoimento dos pesquisadores.

MAIS INFORMAÇÕES:
Secretaria de Cultural do Crato, Centro Cultural Araripe
Região do Cariri
(88) 3523.2365

Antônio Vicelmo
Repórter do Jornal Diário do Nordeste

Colaborador do Blog do Crato

Sítio Fundão, Tristeza e destruição na Semana do Meio Ambiente, sem comemoração


DENÚNCIA II - Destruição do Sítio Fundão em Crato

A semana do meio ambiente na cidade do Crato é comemorada com tristeza pelo descaso e o não cumprimento do Governo do Estado do Ceará em tornar a reserva ecológica Sítio Fundão, em uma área de preservação ambiental permanente, hoje Parque Estadual. Em 1° de junho de 2009 o governador Cid Gomes assinou na URCA (Universidade Regional do Cariri), a ordem de serviço para a construção da sede do Parque, seguido da liberação de mais de 1 milhão de reais, com o prazo de 180 dias para a conclusão das obras, e após um ano, nada foi feito. Os vândalos destruíram mais ainda, a casa de taipa de 1° andar, tão visitada e comentada pelo Brasil afora. É triste vê hoje o estado que ficou está edificação histórica, onde seria construído o museu, em homenagem ao seu fundador, o ecologista Jefferson da Franca Alencar. Um documentário recentemente concluído dentro da reserva, mostra a história do seu fundador entre outros tópicos fala dos incêndios criminosos, da campanha de SOS Rio Batateiras, fauna e flora, e a real situação que se encontra hoje o Parque. Esta campanha de socorro para salvar o Sítio Fundão, está sendo exibida nas escolas da cidade do Crato, cópias estão sendo enviadas para a comissão do meio ambiente em Brasília-DF e Assembléia Legislativa do Estado do Ceará, assim como para as TV’s do Sul como: TV Globo, Record, SBT e emissoras do nosso Estado. Esse é um momento de mobilização da sociedade cratense como um todo, onde muitos estão de braços cruzados e surdos-mudos para as questões ambientais do Sitio Fundão, agora um patrimônio de todos em destruição. Mas esta história, poderá ter um final feliz, com a intervenção da promotoria pública, através do Dr. Pedro Luiz (Meio Ambiente), ciente das questões que envolvem a reserva do Sítio Fundão. Obs: Lembramos que a desapropriação aconteceu em 2008.












Matéria e Fotos: Ed. Alencar
Ambientalista e Radialista
Contato: (88) 9233.7241

CRATO - Notícias da URCA - Universidade Regional do Cariri - Dia 05 de Junho de 2010

Sede do escritório do Geopark será centro de visitação neste sábado

Cerca de 200 pessoas devem visitar o escritório do Geopark Araripe neste sábado, 05, como parte da programação da XI Conferência do Distrito LEO LA-4, promovida pelo Lions Clube do Crato. São estudantes, pesquisadores e interessados em conhecer mais sobre as ações do Geopark. Para recebê-los uma equipe ficará a disposição. Uma palestra de apresentação do Geopark Araripe está programada para às 10 horas, na sede do Geopark Araripe, em Crato, pelo Geólogo do Geopark, Francisco Idalécio de Freitas. Com o tema “Responsabilidade Social: Propondo idéias, buscando mudanças”, a XI Conferência do Lions começou ontem, 04, e se estende até hoje, 05. Várias atividades estão sendo oferecidas como palestras, ações na Praça da Sé e visitações.

Geopark Araripe desenvolve ações na Semana do Meio Ambiente

O Geopark Araripe desenvolveu, durante esta semana, diversas atividades voltadas ao dia do meio ambiente, comemorado hoje, dia 05. Dentro da programação, de 31/05 a 05/06, promovida em parceria entre Secretaria de Meio Ambiente de Crato (SEMAC) e com a ONG Aquasis, foram feitas palestras sobre observação de pássaros. Oficinas, gincanas e circuito de visitação ao patrimônio histórico, cultural e ambiental da Chapada do Araripe também integram a programação. Outros municípios caririenses também tiveram atividades do Geopark. Nos municípios de Jardim e Barbalha foram ministradas palestras, na ocasião da apresentação do projeto do Pau da Bandeira. Parte das atividades esteve aberta ao público em geral.

Encerradas inscrições para bolsas de monitoria universitária

Encerrado o prazo de inscrição dos Professores Efetivos da URCA para o Projeto de Monitoria Universitária. A PROAE informa que se inscreveram sete professores. O Professor José Cavalcanti, Pró-Reitor de Assuntos Estudantis, disse que o projeto tem sido de grande relevância para o estudante, estimulando o aluno para a docência superior. Além de proporcionar o conhecimento, o aluno tem direito a uma bolsa no valor de R$150,00.

Contato:
Assessoria de Comunicação
Universidade Regional do Cariri - URCA
(88) 3102-1213
e-mail urca.imprensa@gmail.com
site www.urca.br
Crato, 5 de junho 2010

Edições Anteriores:

Abril ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30