xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 31/05/2010 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

31 maio 2010

CRATO - Notícias do dia 01 de Junho de 2010


DVD Cariri Cangaço que conta a história de Lampião será lançado hoje em Crato

A Prefeitura Municipal do Crato, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude convida a toda a comunidade cratense para participar do Lançamento do DVD Cariri Cangaço - Lampião no Ceará "Verdades e Mentiras", hoje no Teatro do Centro Cultural do Araripe, no largo da RFFSA, a partir das 19 horas e 30 minutos.

Secretaria de Agricultura do Crato realizará na próxima Quinta-Feira distribuição de feijão e farinha para famílias assistidas pelo Garantia Safra no município

A Secretaria de Agricultura do Crato em parceria com a Companhia Nacional de Abastecimento CONAB distribuirá para as famílias assistidas pelo Garantia Safra, feijão e farinha. Serão 12kg de feijão e 9kg de farinha. Essa iniciativa é um complemento para cesta básica. A entrega será nas escolas das sedes dos nove distritos do município do Crato, amanhã, dia 03 de junho, (quinta-feira) de 8 as 15 horas. É importante lembrar que a entrega não será feita em outro dia. Os critérios para receber serão os seguintes:

*Apresentar o boleto do Garantia Safra 2009/2010 pago.
*CPF

O secretário de Agricultura, Pecuária e Recursos Hídricos do Crato, Erasmo Ferreira solicita aos agricultores que levem sacos ou sacolas para receber os alimentos.

Secretaria de Ação Social do Crato promove hoje confraternização na reabertura do projeto ABC

O Governo Municipal do Crato em parceria com a Secretaria de Ação Social juntamente convidam toda a comunidade para a sessão solene de abertura e confraternização do projeto ABC, Francisco Bezerra. O evento será realizado hoje, dia 1º de junho as 17 horas na sede do Projeto que fica no bairro Alto da Penha.

Governo Municipal do Crato

Era só o que faltava, e agora Ariano? Por: Janinha


Com foco em expandir sua marca no Nordeste, a Disney entrou em contato com alguns artistas para criar versões mais regionais do símbolo maior da companhia: Mickey Mouse.

Derlon Almeida, do Recife, Érica Zoe, de Fortaleza, e Cau Gomez, que nasceu em Belo Horizonte mas trabalha há muitos anos em Salvador, são os nomes que readaptaram o popular ratinho para contextos mais nordestinos
Nas mãos desses ilustradores, Mickey Mouse tocou berimbau no Pelourinho, foi "xilogravado" no melhor estilo da Literatura em Cordel pernambucana e se uniu ao trio de forró do Ceará.

http://culturanocariri.blogspot.com

Mercadinho Matos - Bons preços, Excelente Atendimento !

O Mercadinho Matos firmou-se na cidade como um locais preferidos pelos Cratenses para fazerem as suas compras. Bons preços, excelente atendimento, e variedade. Produtos sempre novos, longe do prazo de vencimento. Tudo em: Cereais, enlatados, perfumaria, biscoitos, bebidas e frios em geral. MERCADINHO MATOS - O Prazer de comprar bem pelo melhor preço da cidade, com entrega em Domicílio. Rua Dr. João Pessoa, 73 - Fone (88) 3521-3893 - Crato - CE.

roda

Variedade...


IMG_5343


Qualidade dos Produtos...


IMG_5353


mercadinho matos

Mercadinho Matos - A Sua melhor Compra !

Retalhos do passado – por Pedro Esmeraldo


No decorrer da década de 1970, precisamente no dia 27 de março de 1977, recebi telefonema do Dr. Assis Leite dizendo que era preciso ir imediamente à Fortaleza para fazer teste de português, matemática e conhecimentos gerais, a fim de ingressar no emprego efetivado na Petrobrás Distribuidora em Fortaleza.
Imediatamente, dei um pulinho até a rodoviária, tentado conseguir passagem de ida, pois a hora já estava avançada e seria uma sorte se por acaso conseguisse passagem nessas circunstâncias, e prevalecesse o direito de procurar, pelo menos uma vaga no último lugar da fila, o que por certo conseguiria com êxito um lugar na parte traseira do ultimo ônibus que partia desta cidade à capital.
Na volta, tive mais sorte com a passagem, pois tranquilamente o primeiro número devido ter mais atividade e procurei o primeiro lugar da fila, visto que procurei na hora exata, isto é, às 06:00horas da manhã, durante a volta à noite. Não houve nenhum obstáculo, visto que a BR estava totalmente recuperada e não havia subterfúgio, visto que toda a população andava tranquila sem ameaça de assaltos como há nos tempos atuais. Todas as estradas eram pavimentadas com asfalto e que causavam calma no meio do trânsito e o povo era mais obediente à sinalização com segurança.
Cheguei em Fortaleza por volta das 06:00 horas da manhã; rumei em direção da casa de meu irmão onde saboreei um apetitoso café, antes de ir à direção da Petrobrás. Lá, enfrentei uma saraivada de teste de: Português, Matemática e Conhecimentos Gerais pois, tive de observar as dificuldades a fim de raciocinar com calma até conseguir decifrar quase todas as questões de matemática e português com êxito. Graças a Deus, dominei muito bem as matérias e saí feliz em minhas predileções.
Na volta ao Crato, à noite, tornou-me mais fácil, já que minha mente estava arejada porque consegui chegar a bom termos, onde conquistei o que mais almejava que era o emprego. Quando assumi a cadeira do ônibus de volta, senti-me enfadado, visto que ao meu lado, apareceu uma moça espevitada, fazendo firula com esnobismo, exprimindo palavras desagradáveis, mostrando que era habilidosa, dizendo que era cratense, do bairro da caixa d'água e que ainda morava em Brasília onde aprendeu a conviver com coisas sérias e mostrava ser dotada de grande saber. Não suportando as tolices dessa moça irreverente, deixei que ela esnobasse à vontade sem nem sequer olhar para ela; já que se tornou uma moça aborrecida, quando falava tolices.
Como estava enfadado devido a canseira do dia, caí num sono profundo; até quando, lá pelas tantas, ouvi uns gritos ensurdecedores, empurrando com forças os meus braços dizendo: Feche as pernas!
Olhei pra ela um pouco enraivecido, bem sério, respondi: Feche você que não tem o que quebrar.
A moça se calou e fechou a cara pra mim e saiu de mansinho, indo trocar o seu lugar com outra pessoa no banco traseiro. Ai então, não me contive, passei a observar a moça com olhar de desdém parecendo que ela deveria permanecer calada e nunca querer esnobar com apresentação ruidosa, dizendo palavras fúteis, bisbilhotando na frente da gente, pensando que todos eram tolos e nada sabiam. Bem feito! Quem manda ser bisbilhoteiras com tagarelice em terra dos outros. Até que em fim, permaneci tranquilo não ouvindo mais as bisbilhotices dessa moça.

Texto de Pedro Esmeraldo

Maioria dos professores “leigos” está no Nordeste - Postado por Océlio Teixeira

Nota: Essa é uma triste notícia, pois após a publicação da LDB da Educação Brasileira, em 1996, foi estabelecida a década da educação e uma das metas desse programa era exatamente de qualificar todos os professores leigos existentes no país e, simultanteamente, os estados e municípios passariam a contratar somente professores com nível superior. Como podemos perceber no artigo abaixo, essa meta não foi atingida. Mais uma vez a educação é renegada a um segundo, terceiro, quarto.... plano. Fica a pergunta: como nos tornaremos uma nação de primeiro mundo sem investimentos na educação?

Contratação de docentes sem diploma de ensino superior aumentou 43,3% na região. Há dois anos, região Norte liderava estatística

A região Nordeste é que mais possui professores “leigos” no País. Nas salas de aulas dos nove estados da região, atuam 64.651 profissionais sem diploma de ensino superior ou formação de magistério. Eles representam 42,4% do total de docentes sem a qualificação necessária que atuam no Brasil e 10,9% do quadro docente na região. Em 2007, eles eram menos numerosos: 45.111. O aumento foi de 43,3%. Há dois anos, a região Norte liderava essa estatística, com 9,2% de seus professores apenas com diplomas de ensino fundamental ou médio regular. Os dados do Censo Escolar 2009 revelam que, em todo o País, o número de docentes não qualificados para ensinar aumentou nos últimos dois anos, ao contrário do que se esperava. Saltaram de 119.323 para 152.454.

Em todas as regiões, o cenário se repetiu. Em 2007, a região Nordeste possuía 7,9% do quadro docente sem formação ideal. Agora, 10,9%. No Norte, de 9,2% naquele ano o número passou para 10,4% em 2009. No Centro-Oeste, os professores “leigos” aumentaram de 7% do total para 9,2%. No Sul, de 5,2% para 6,7%. Na região Sudeste, a quantidade permaneceu praticamente a mesma, passando de 4,8% para 4,9%.

Ensino médio - Em todos os casos, as contratações que aumentaram foram as de profissionais com diploma de ensino médio regular. Esses professores não passaram por cursos de magistério. De 103.341 no País, eles saltaram para 139.974 nos dois últimos anos. Na região Nordeste, a que mais contratou profissionais com essa formação nesse período, elevou o quadro de 12.158 para 57.950 docentes com apenas diploma de ensino médio. Aqueles que educavam as crianças brasileiras tendo concluído apenas o ensino fundamental diminuíram no Brasil e, consequentemente, nas regiões. Os dados do Censo Escolar mostram que, em 2007, eles eram 15.982. Em 2009, caíram para 12.480. A única que se manteve com a mesma proporção de docentes com esse tipo de formação a Sudeste, com 0,2% do quadro profissional nessa situação.

A presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), Clélia Brandão, acredita que parte dos professores que hoje possuem apenas o diploma de ensino médio pode ser formada por docentes que saíram das estatísticas de formação de nível fundamental. Sob esse ponto de vista, 3.502 docentes teriam melhorado sua qualificação. Porém, eles não são suficientes para explicar o crescimento de 36.633 profissionais com diploma de ensino médio regular no País. Na avaliação de Mozart Neves Ramos, conselheiro do CNE e presidente da Campanha Todos pela Educação, esses profissionais podem ser estudantes de licenciaturas que ainda não se graduaram. “Isso tem sido comum, especialmente, nas disciplinas de exatas. A falta de professores nessas áreas é um problema histórico, que os gestores demoraram muito a visualizar e se planejar para atender”, afirma. Ele destaca que, em 2007, participou da realização de um estudo que mostrava o tamanho dessa carência, especialmente na região Nordeste.

Por: Priscilla Borges
Fonte: Portal IG Educação

Pensou em Som ? É Lógico ! - Pensou AMILTON SOM !


Amilton Som - A Maior Loja de CDs e DVDs do Cariri

IMG_7567

Presentes, CDs e DVDs é com Amilton Som.
AMILTON SOM. A maior loja de CDs e DVDs da Região do Cariri.

Não é à toa que o Blog do crato se orgulha de ter "Amilton Som" como um de nossos parceiros. Amilton Som é hoje a maior e melhor loja de CDs e DVDs do cariri, e com a maior diversidade, atendendo a todos os gostos musicais. E ainda na loja "Amilton Som", você conta com uma equipe para atendimento personalizado, a fim de tirar todas as suas dúvidas sobre os produtos. Vendas de PenDrives, Câmeras Fotográficas Digitais, Adaptadores Bluetooth, Wireless, CDs e DVDs vírgens, etc. "Amilton Som" também possui à sua disposição, o maior catálogo de Artistas Caririenses. Portanto, se você reside fora do crato, e deseja adquirir algum CD de artistas da região do cariri, entre em contato direto e faça sua compra. E você conta ainda com o "Banco Popular" para realizar todos os seus pagamentos com segurança e tranquilidade. Portanto, na hora de adquirir CDs e DVDs, consulte antes os excelentes preços de AMILTON SOM. Além do maior catálogo do Cariri, também o melhor preço. Quer publicidade melhor que a qualidade ?

O Maior acervo de CDs e DVDs do Cariri com os melhores preços!

A simpatia e atendimento de quem trabaha no ramo há mais de 35 anos...


Setor de Eletrônicos, com Pen Drives, Bluetooth, Pilhas recarregáveis, câmeras digitais...


Variedade para atender a todos os gostos!


Banco Popular, para fazer o pagamento de todas as suas contas!

Amilton Som - Sua melhor opção em CDs e DVDs

Empresa Genuinamente Cratense e Recomendada pelo Blog do Crato
Tel: (088) - 3521-3270

Dihelson Mendonça entrevista Luiz Carlos Salatiel sobre a "Celebração do Encantamento"


O Blog do Crato esteve presente na noite do último sábado no Crato Tênis Clube, onde realizou cobertura fotográfica sobre a chamada "Noite do Encantamento", que homenageou cerca de 500 personalidades ligadas a Arte e a Cultura da região do Cariri, através de diplomas de honra ao mérito. A reportagem fotográfica você confere logo abaixo nesta mesma página, e agora trazemos a entrevista feita com o autor Luiz Carlos Salatiel, logo após o término do evento no Crato Tênis Clube. Lembrar de parar antes, o player da Rádio Chapada do Araripe, na entrada do Blog para evitar ouvir 2 sons ao mesmo tempo. O áudio da entrevista estará sendo veiculado também na Rádio Chapada do Araripe durante a semana. Para ouvir, clique no player abaixo:



Reportagem: Dihelson Mendonça para o Blog do Crato

CRATO - Notícias do dia 31 de Maio de 2010


Espetáculo de conclusão do Painel FUNARTE aconteceu na noite de sábado em Crato

Aconteceu na noite do último sábado dia 29, no Teatro Municipal Salviano Saraiva, a conclusão do curso de regência e Coral do Painel FUNARTE. A cidade do Crato foi uma das contempladas deste projeto em 2010, e desde o início da semana passada aconteceram aulas do Painel de Regência Coral, que terminaram na última sexta-feira dia 28. Foram ministradas 6 horas/aula diárias, pela musicista paranaense Lucy Schimitti , bacharel em música pela Faculdade de Música "Mãe de Deus"- Londrina e mestre pela UNESP ( 1990 ); Pelo tenor André Vidal, Brasiliense, pós-graduado em canto na Royal Academy of Music (Londres) e especialista em Música de Câmara e Música Antiga. Os dois foram acompanhados pelo pianista Leandro Souza, de São Paulo e pelo percussionista Cícero Tertuliano da Silva e pelo Instrumentista de sopro cearense, José Robson Maia. O espetáculo de conclusão do Painel aconteceu no Teatro Municipal Salviano Saraiva, para uma vibrante platéia. Pelo segundo ano, o Crato sedia o Painel Funarte na região Nordeste. O encontro é uma realização do Governo Federal, sob coordenação local da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará e Prefeitura Municipal de Crato por meio da Secretaria da Cultura, Esporte e Juventude. Neste ano, foram contempladas as cidades de São Carlos (SP), Mariana (MG), Cuiabá (MT), Ponta Grossa (PR) e Crato (CE). A programação incluiu ainda cursos de técnica de regência, dinâmica de coro, técnica vocal e percepção musical para regentes, professores e cantores.

Secretaria de Saúde do Crato realiza encontro sobre tratamento da Tuberculose

A Secretaria Municipal de Saúde do Crato, realizou na manhã do último dia 28 de maio no buffet "lagarta pintada", um encontro para atualização Sobre o tratamento da Tuberculose, com a participação dos Profissionais do "Saúde da família". O evento trouxe na pauta orientações no tratamento e cuidados para os pacientes portadores da doença. O acompanhamento dos casos de tuberculose, acontece no Centro de Especialidades Médicas e nas Unidades de Saúde da familia.

Secretaria de Agricultura do Crato realizará distribuição de feijão e farinha para famílias assistidas pelo Garantia Safra no município

A Secretaria de Agricultura do Crato em parceria com a Companhia Nacional de Abastecimento CONAB distribuirá para as famílias assistidas pelo Garantia Safra, feijão e farinha. Serão 12kg de feijão e 9kg de farinha. Essa iniciativa é um complemento para cesta básica. A entrega será nas escolas das sedes dos nove distritos do município do Crato, no próximo dia 03 de junho, (quarta-feira) de 8 as 15 horas. É importante lembrar que a entrega não será feita em outro dia. Os critérios para receber serão os seguintes:

*Apresentar o boleto do Garantia Safra 2009/2010 pago.
*CPF

O secretário de Agricultura, Pecuária e Recursos Hídricos do Crato, Erasmo Ferreira solicita aos agricultores que levem sacos ou sacolas para receber os alimentos.

Secretaria de Ação Social do Crato promove confraternização na reabertura do projeto ABC

O Governo Municipal do Crato em parceria com a Secretaria de Ação Social juntamente convidam toda a comunidade para a sessão solene de abertura e confraternização do projeto ABC, Francisco Bezerra. O evento será realizado próxima terça-feira, dia 1º de junho as 17 horas na sede do Projeto que fica no bairro Alto da Penha.

Governo Municipal do Crato

CRATO - Notícias da URCA - Universidade Regional do Cariri - Dia 31 de Maio de 2010


URCA passa a integrar Rede Núcleo Inovação Tecnológica

A Universidade Regional do Cariri (URCA) passa a integrar a Rede Núcleo Inovação Tecnológica (Rede NIT). O Reitor Plácido Cidade Nuvens, assinou, durante o I Seminário sobre Inovação Tecnológica, o protocolo de intenções que insere a URCA na Rede, em que fazem parte instituições como a Universidade Estadual do Ceará (UECE) Universidade Vale do Acarau (UVA), Nutec, Centec e Funceme. O evento foi realizado na quarta-feira, 26, no Salão de Atos da Instituição. Estiveram presentes professores, coordenadores de cursos, pró-reitores e a Vice-Reitora, Otonite Cortez. Na ocasião, foi apresentado o projeto do NIT pelo Professor Doutor, Ivens Alencar, por meio da Pró-Reitoria de Planejamento. Em seguida, foi proferida palestra pela coordenadora de incubadora de empresas da UECE, Heliane Cápua Dallapícola, sobre Produção do Conhecimento e Transferência para o Mercado. Esse projeto envolve um trabalho voltado para a elaboração de projetos e capacitação dos pesquisadores da URCA.

Começa período de inscrições de Concurso para Professor Efetivo da URCA

Iniciado no último dia 27 de maio e vai até o dia 9 de julho o processo de inscrições do Concurso para Professor Efetivo da Universidade Regional do Cariri (URCA), destinado ao preenchimento de 60 vagas, nos diversos cursos da Instituição. O edital do concurso foi publicado no último dia 11, no Diário Oficial do Estado. A Comissão Organizadora do Concurso atua na finalidade de debater todos os itens incluídos no Edital, as datas a serem trabalhadas durante o processo e a coordenação das bancas para avaliação dos candidatos. A meta, agora, é suprir de imediato o quadro de professores que pediram exoneração e, em seguida, nova convocação de docentes para assumir o atendimento das necessidades fundamentais, da integralização curricular para os novos cursos. O concurso será voltado para o provimento dos cargos de Professor Auxiliar, Assistente e Adjunto. Serão destinadas vagas para as áreas de Ciências Sociais, Educação, Ciências Físicas e Biológicas, Enfermagem, Educação Física, Construção Civil, Matemática, Física, História, Geociências, Línguas e Literatura, Teatro, Artes Visuais e Ciências Sociais. Mais informações site da URCA: www.urca.br, onde também podem ser feitas inscrições on line.

Assessoria de Comunicação Universidade Regional do Cariri - URCA (88) 3102-1212 ramal 2617 www.urca.br Crato, 31 de maio de 2010.

Edições Anteriores:

Maio ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31