xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 30/05/2010 | Blog do Crato
.

VÍDEO - Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

30 maio 2010

Blog do Crato - Reportagem Fotográfica - "Celebração do Encantamento"


A cobertura fotográfica da "Celebração do Encantamento" já se encontra disponível na seção "Blog do Crato - Sociedade", que você vê clicando AQUI ou o Painel abaixo:

painel

Ouça também a entrevista com o idealizador do evento, Luiz Carlos Salatiel realizada pelo Blog do Crato, clicando no player abaixo ( lembrar de parar antes a Rádio Chapada do Araripe, na parte superior do Blog do Crato ).




Entrevista e Fotografia: Dihelson Mendonça

ALMANAQUE - Dia 31 de Maio de 2010

Eventos históricos

* 1223 - Um exército mongol liderado pelos generais Jebe Noyon e Subedei vence os exércitos dos vários principados russos na Batalha do rio Kalka.
* 1764 - Deflagra-se um violento incêndio na Alfândega de Lisboa.
* 1962 - A Federação das Índias Ocidentais deixa de existir.
* 2003 - Último vôo de um Concorde da Air France.
* 2005 - A russa-canadense Natalie Glebova, ganha o Miss Universo 2005, realizado na Tailândia. Ela torna-se a 2ª mulher do Canadá a obter o título.
* 2007 - Encerramento da Quinta Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e do Caribe, em Aparecida.
* 2009 - Airbus A330 do voo Air France 447, entre o Rio de Janeiro e Paris, desaparece sobre o Oceano Atlântico com 228 pessoas a bordo entre elas 59 brasileiros.

Nascimentos

* 1469 - D.Manuel I de Portugal (m. 1521).
* 1819 - Walt Whitman, poeta norte-americano (m. 1892).
* 1838 - Henry Sidgwick, filósofo britânico (m. 1900).
* 1913 - Hernani Guimarães Andrade, cientista espírita brasileiro (m. 2003).
* 1930 - Clint Eastwood, ator, cineasta, produtor cinematográfico e compositor norte-americano.
* 1948
o John Bonham, músico inglês, baterista do Led Zeppelin (m. 1980).
o Marco Nanini, ator brasileiro.
o Marília Gabriela, jornalista, atriz e apresentadora de televisão brasileira.
o Paulinho da Costa, músico brasileiro.
* 1949 - Tom Berenger, ator norte-americano.
* 1965 - Brooke Shields, atriz e modelo norte-americana.
* 1973 - Adriana Volpe, modelo e apresentadora de televisão italiana.

Falecimentos

* 1246 - Isabel de Angoulême, rainha consorte de Inglaterra entre 1200 e 1216 (n. 1190).
* 1410 - Martim I de Aragão, rei de Aragão (n. 1356).
* 1809 - Joseph Haydn, compositor.
* 1832 - Évariste Galois, matemático francês (n. 1811).
* 1960 - Boris Pasternak, poeta e romancista russo (n. 1890).
* 1997 - Pio Gianotti (Frei Damião), religioso italiano, naturalizado brasileiro (n. 1898).
* 2009 - Milivina Dean (Elizabeth Gladys), última sobrevivente do naufrágio do transatlântico RMS Titanic (n. 1912).
* 2009 - Pedro Luís de Orleans e Bragança, 4º na linha de sucessão ao trono brasileiro.

Fonte: Wikipedia
Foto: Frei Damião
Por: Dihelson Mendonça

Hoje na História - Frei Damião


HOJE NA HISTÓRIA

Frei Damião de Bozzano, nascido Pio Giannotti, OFMCap (Bozzano, 5 de novembro de 1898 - Recife, 31 de maio de 1997) foi um frade italiano radicado no Brasil. Era filho dos camponeses Félix Giannotti e Maria Giannotti. Começou sua formação religiosa aos doze anos, quando foi estudar em um colégio de padres. Aos dezenove anos foi convocado para o exército italiano e participou da Primeira Guerra Mundial. Aos 27 anos diplomou-se em teologia pela Universidade Gregoriana em Roma e foi docente do Convento de Vila Basélica e do Convento de Massa.

O frade capuchinho, ordenado sacerdote em 25 de agosto de 1923, veio do norte da Itália para o Brasil no início da década de 1930, estabelecendo-se no Convento de São Felix da Ordem dos Capuchinhos, sendo venerado por fiéis, principalmente nordestinos, pois foi nessa região que ele viveu a maior parte de sua vida, fazendo peregrinações pelas cidades, dando comunhão, confessando, realizando casamentos e batismos. Por muitos nordestinos considerado como santo, encontra-se atualmente em processo de beatificação desde 31 de maio de 2003. Por dia, muitas cartas chegam ao Convento de São Félix, contando fatos de cura, milagre, que a ciência não consegue entender.

Sua primeira missa foi nos arredores da cidade de Gravatá, em Pernambuco, na capela de São Miguel, no Riacho do Mel. Anualmente, no mês de maio, realiza-se naquela cidade as Festividades de Frei Damião: uma grande caminhada sai da Igreja Matriz Nossa Senhora de Santa'Ana (no centro de Gravatá) e vai até a Capela do Riacho do Mel. Na cidade de Recife, mais precisamente no Convento de São Felix da Ordem dos Capuchinhos, onde se encontra seu corpo, acontece desde sua morte no final de maio Celebrações para Frei Damião. Em 27 de setembro de 1977, recebeu o título de Cidadão de Pernambuco e, em 4 de maio de 1995, o título de Cidadão do Recife. Frei Damião ocupou-se em disseminar “as santas missões” pelo interior do Nordeste. “As santas missões” eram um tipo de cruzadas missionárias, de alguns dias de duração, pelas cidades nordestinas. Nessas ocasiões, era armado um palanque ao ar-livre com vários alto-falantes onde o frade transmitia os seus sermões. Quando perguntado sobre os objetivos de suas “santas missões” aos sertanejos, o frei respondia que um dos objetivos era “livrá-los do Demônio, que queria afastá-los da Igreja e fazê-los abraçar outro credo [...]”.

Conseguia arrastar multidões para ouvir suas palestras e tornou-se um fenômeno de popularidade religiosa no Nordeste, só comparável ao “Padim Ciço”, de Juazeiro do Norte. A propósito, Frei Damião é aclamado pelos católicos locais como o legítimo sucessor do Padre Cícero Romão Batista. Acompanhado por multidões por onde passava, nunca abandonou suas caminhadas e romarias pelas localidades, no qual acompanhava com ele sempre, um terço e um crucifixo, as quais fazia com seu devotado amigo Frei Fernando. Só parou poucos meses antes de falecer, devido ao agravamento de seu problema na coluna vertebral, fruto da má postura de toda a vida. Frei Damião de Bozzano faleceu no Hospital Português no Recife, e seu corpo está enterrado na capela de Nossa Senhora das Graças, de quem era devoto, no Convento São Félix, no bairro do Pina, no Recife. Sua vida é retratada no livro do escritor Luís Cristóvão dos Santos, Frei Damião - O Missionário dos Sertões. Na ocasião de sua morte, em 31 de maio de 1997, o governo de Pernambuco e a prefeitura de Recife decretaram luto oficial de três dias.

Em 2004, foi inaugurado o Memorial Frei Damião em sua homenagem, na cidade de Guarabira, Paraíba, uma das várias cidades em que o frade capuchinho percorreu em suas missões. Neste memorial foi erguida uma estátua, que atualmente é considerada a segunda maior do Brasil.

Fonte: Wikipedia

EM CIMA DO FATO: SOLIDARIEDADE NÃO TEM PREÇO - Por Wilson Bernardo

Ontem pela manhã ( dia 30 ), eu estava indo para Barbalha, fotografar a festa do Pau da Bandeira, e me deparei com mais um acidente, felizmente sem vitimas fatais. No cruzamento do sinal da antiga TELEMAR, uma D20 bateu em uma moto Titan, deixando duas vitimas, que foram prontamente atendidas.Mas o que me chamou atenção, foi a solidariedade das pessoas em socorrer, e ajudar os feridos. Mas marcante mesmo, foi a atitude deste cidadão de camisa azul, que não consegui saber o nome, que passou todo tempo, confortando e tranquilizando uma das vitimas, já que a mesma necessitava de mais cuidados. Realmente é muito difícil nos dias de hoje, nos deparar-mos com pessoa com tamanha solidariedade a servir ao próximo, nas mais adversas situações. PARABÉNS a todos que se prontificaram, e em especial ao cidadão de camisa azul, que nos faz acreditar sim, que a humanidade ainda tem cura dos seus males individualistas. Obs: não consegui postar a matéria mais cedo, porque não encontrei em Barbalha, uma ilha digital que recebesse cartão de maquina fotográfica.

O cidadão de azul esta de parabéns,pela sua nobre atitude,assim como os demais.

Os bombeiros sempre agíeis,e prestativo a população cratense.

A humanidade tem sim soluções de companheirismo e fraternidade.

Wilson Bernardo (Texto & Fotografia)

Diplomas de Honra ao Mérito do Cariri Encantado


Ninguém fica sem Diploma

Os homenageados que não puderam comparecer à solenidade de entrega dos diplomas de honra ao mérito ontem no Crato Tênis Clube por ocasião da "Noite do Encantamento", poderão receber posteriormente das mãos do próprio organizador ( nada de ficar sem o diploma ). Estive em conversa agora há pouco com o Luiz Calos Salatiel que disse o seguinte:

"Dihelson, a gente vai organizar a nossa "Secretaria"! A partir de amanhã ( Segunda-feira ), estarei em campo para entregar os diplomas de honra ao Mérito! Estamos providenciando uma mensagem para os que estiveram presentes e os ausentes e, ´creio, todos devem receber a nossa homenagem dentro dos próximos dias." ( Salatiel ). Portanto, os que não puderam comparecer, fiquem tranquilos. Outras notícias sobre o evento estarão sendo divulgadas aqui também no Blog do Crato ou no Site Cariricult.

Por: Dihelson Mendonça

Vovô impossível! - Postado por Océlio Teixeira

Jogadores do Ceará comemoram gol de Lopes, que estreou hoje
"Dois dos três últimos invictos jogaram no Castelão com 19.694 pagantes. E no primeiro tempo o Ceará restou só ao lado do Corinthians, pois, com Lopes, em jogada de Misael pela esquerda, aos 39, ganhou de 1 a 0 do Cruzeiro. Que teve mais a posse de bola e que dominou o segundo tempo, sem conseguir levar muito perigo (com exceção de uma bola na trave) ao gol cearense, que joga em casa como joga fora, esperando o adversário. Tem dado certo e o Vovô é vice-líder do Brasileirão, com 11 pontos, a apenas dois do Corinthians. Nos três jogos em Fortaleza, três 1 a 0 para o Ceará, 100% em casa. E será em casa o próximo jogo, contra o Avaí. Já o Cruzeiro viu sua série de 14 jogos sem perder pelo Brasileirão fora de casa ir para o espaço."

Fonte: Blog do Juca Kfouri
Foto: Uol Esporte BH

Espaço do Leitor do Blog do Crato

"Sr Dihelson o blog ta melhor agora sem as propagandas de politica. Continuemsempre assim"

Jandira Nascimento

"Não sou do Crato, mas conheço a sua cidade e tenho muitos amigos ai. Acompanho o blog do crato todos os dias quero dizer aque parabéns por ele existi agora estamos informados"

Francisco Helder Targino

"Moro em Montes Claros MG e vejo o blog do Crato sempre que posso. quero pedir mais cronicas de Carlos Esmeraldo, José Flávio e José Mariano. Parabéns"

Antonio Ribeiro

"graças a deus que se acabou aquela politicagem nesse blog, eu ja tava injoado de ve tanta cara do serra e do lula"

Valteson Arraes

"Agora nosso blog esta no caminho certo. Parabéns Dihelson e os outros escritores pelas mudanças recentes"

Marlucy Menezes

"O espaço esta jornalistico, mas espero que não perca a identidade e gentileza com o publico. Blog nao é jornal"

Marcelo Ushida - São Paulo

"venho por meio desta parabenizar o blog do Crato por retirar as matérias de campanhas. porque vocês nao fazem mais reportagens do Crato?"...

Angela Fontenele

"...olha, Di ficou muito bom o blog agora sem brigas espero k continue assim"

Paula Mendes - Bauru - SP

"Parabéns aos cronistas Jose Flavio, Pedro Esmeraldo e Magali e ao blog do crato"

Ricardo Teles

"O blog precisa mostrar o que tao fazendo os veriadores e os deputados do Crato também. éééééé"

Lúcio Santos

Cratenses em 30/05/2010
a exposição esta chegando e com ela a hora da prefeitura ajeitar buracos nas ruas,limpar praças e preparar a cidade p. receber nossos ilustre visitantes

Comunidade cratense em 28/05/2010
dihelson,você tem noticias sobre a denuncia feita através deste blog, de um crime ambiental nas proximidades do granjeiro, aonde dezenas de arvores foram derrubadas p/construçaõ de casa de veraneio? ficará no esquecimento mais uma vez?

Tábua de Pirulito em 28/05/2010
Muito bom esse blog. Tem apoiado nós da cultura e as belezas naturais que tem a nossa região.

Cratense em 27/05/2010
Parabéns Dr.Samuel sua conquista nos projeta ,é o Crato em evidência!

Rosy Bezerra em 27/05/2010
Parabéns Elizângela Santos pela grande profissional competente a atenciosa que vc é.

Poeta J. Pinheiro em 26/05/2010
Gostaria de um contato com o administrador deste blog do crato. Meu nome é Jesus Tavares Pinheiro e meu E-mail: poetajpinheiro@ig.com.br

Jesus T. Pinheiro em 26/05/2010
Visito pela primeira vez o BLOG DO CRATO e após várias horas olhando tudo o que achei mais interessante. aliás, quase tudo, pois sou caririense. Parabéns ao criador do blog e seus colaboradores. Poeta J.Pinheiro - São Luís - M

SOBRE A CIDADE

"Samuel precisa refazer o asfalto do crato, ta uma esculhambação os buracos dessa cidade"

Anderson Macedo

"Parabens a administração pelo saneamento da vila silvestre"

Amélia Souza

"Parabéns ao prefeito Samuel Araripe pelos prêmios ganhos recentemente. É com certeza o melhor prefeito depois de doutor Raimundo Bezerra"

Hélio Aragão

"As ruas do crato tao uma disgraça. espero que a saec refasa o asfalto depois da reforma"

Sonia A. Castro

"Peço ao Dihelson que fale com o prefeito Samuel Araripe que pelo amor de deus olhe pra nos cratenses. nossos carros estao se distruindo com os buracos do asfalto. peça a ele"

João L. Meneses

Uma Familia perfeita - Postado por: Mônica Araripe


Faço parte da vida daqueles que tem amigos pois ter amigos é ser Feliz. Faço parte da vida daqueles que vivem cercados por pessoas como você, pois viver assim é ser Feliz! Faço parte da vida daqueles que acreditam que ontem é passado, amanhã é futuro e hoje é uma dádiva, por isso chamado presente. Faço parte da vida daqueles que acreditam na força do amor, que acreditam que para uma história bonita não há ponto final. Eu sou casada sabiam? Sou casada com o Tempo. Ah! O meu marido é lindo! Ele é responsável pela resoluçãode todos os problemas. Ele reconstrói corações, ele cura machucados, ele vence a Tristeza...Juntos, eu e o Tempo tivemos três filhos: A Amizade, a Sabedoria, e o Amor. A Amizade é a filha mais velha.Uma menina linda, sincera, alegre. A Amizade brilha como o sol. A Amizade une pessoas, pretende nunca ferir, sempre consolar. A do meio é a Sabedoria, culta, íntegra, sempre foi mais apegada ao Pai, o Tempo. A Sabedoria e o Tempo andam sempre juntos! O caçula é o Amor. Ah! Como esse me dá trabalho! É teimoso, às vezes só quer morar em um lugar...Eu vivo dizendo: Amor, você foi feito para morar em dois corações, não em apenas um. O Amor é complexo, mas é lindo, muito lindo! Quando ele começa a fazer estragos eu chamo logo o seu pai , o Tempo, e aí o Tempo sai fechando todas as feridas que o Amor abriu! Uma pessoa muito importante me ensinou uma coisa: Tudo no final sempre dá certo. Se ainda não deu é porque não chegou o final Por isso, acredite sempre na minha família. Acredite no Tempo, na Amizade, na Sabedoria e, principalmente no Amor. Aí, com certeza, um dia, eu, a Felicidade, baterei à tua porta!!! Tenha Tempo para os Sonhos. Eles conduzem sua carruagem para as Estrelas. Tenha um ótimo dia !!! E não esqueça...Sorria!!!

Rafaela vsl

Uma ótima semana para todos.
Mônica Araripe

O Remanejamento de Artigos na Página Principal e os Textos Longos


Amigos escritores,

Devido ao exíguo espaço na página principal ( que atualmente só cabem em torno de 20 artigos ), matérias importantes e que obtiveram uma maior aceitação por parte do público estão descendo muito rapidamente para as outras páginas. A fim de fazer justiça para com aqueles que escrevem de próprio punho, e reconheçamos que isso dá muito mais trabalho de fazer do que copiar as matérias de um jornal, por exemplo, esses artigos escritos pelos autores poderão ser trazidos de volta ( resgatados ) à página principal. Essa prática já está sendo feita há alguns meses e foi anunciada aqui antes, depois da resolução do google que limitou a página principal, mas agora isso será mais corriqueiro. Portanto, será muito comum que encontremos as postagens aqui fora da órdem natural em que elas foram postadas, e lembrem-se de que dessa forma, os links para as mesmas poderão ser mudados, causando a impressão de que a mensagem foi apagada, mas não serão. Porque, por exemplo, se uma matéria foi postada no dia 25, no link dela aparece algo como: http://blogdocrato...etc 25 e se eu remaneja-la para o dia 30, esse link irá sofrer uma alteração. Então, se alguém linkar essa matéria para outro site, pode ser que as pessoas que clicarem lá para vê-la, não irão encontra-la mais no dia 25, mas no dia 30, que é o novo dia da matéria.

Da mesma forma, eu tratarei de empurrar as notícias ultrapassadas para as páginas 2 e 3 para criar espaço na principal, quando já houver alguma atualização de evento. Por exemplo, digamos que no dia 29 haja uma propaganda de um evento que acontecerá naquela noite. E se no dia 30 já contiver a cobertura do evento, não tem mais sentido que fique na página principal a chamada para um evento que já aconteceu, já que nosso espaço é muito restrito. Então, tudo visa maximizar o espaço na página principal. Eu tava até pensando em deixar na página principal somente os artigos do dia como fazem os jornais ( o Diário do Nordeste e todos os outros fazem isso ), mas sinto que isso poderia prejudicar a visibilidade de alguns artigos.

Artigos que poderão ser trazidos à página principal ( Resgatados ):

01 - Artigos autorais.
02 - Artigos sobre o Cariri e principalmente do Crato
03 - Notícias importantes
04 - Matérias que houve grande resposta da opinião pública

Artigos que poderão ser empurrados para a segunda página:

01 - Almanaques já vencidos
02 - Previsão do tempo
03 - Mensagem de bom dia do administrador
04 - Propagandas e chamadas para eventos que já aconteceram
05 - Notícias cíclicas ( aquelas que têm todo dia ), como da Assessoria de Imprensa do Município e da URCA. Não tem sentido deixarmos notícias envelhecidas na página principal se já existe uma versão mais nova dela.
06 - Comunicados internos do Blog ( como este )

TEXTOS LONGOS

O Blog do Crato, como o nome diz, é um Blog ( espaço para pequenas notas ). É desaconselhável qualquer texto longo. Sempre fizemos campanha para que não sejam postados textos longos nem cheios de fotos. Estamos determinando que agora teremos um tratamento especial para os textos longos. Se o texto for longo, de duas uma: Ou ele será desmembrado em 2 ou 3 partes e postados em dias em que não apareçam 2 deles na página principal, ou o texto será movido para a seção de Artigos em Destaque, e um link para o texto será colocado no lugar, para que os leitores possam continuar lendo, tipo "Clique aqui para continuar lendo a matéria..." - Parece-me a solução mais lógica.

Abraços,

Dihelson Mendonça

Cesta Básica da Cultura e do Conhecimento - Ensinamento Editora. por Elmano Rodrigues Pinheiro .




A “cultura e o conhecimento” devem participar da cesta básica de alimentos do cidadão. A Cesta Básica da Cultura e do Conhecimento confere à cesta básica de alimentos o caráter abrangente da cidadania. Afinal, a melhoria de qualidade de vida do homem e a sua valorização exigem cultura e conhecimento. Estimulemos o hábito da leitura, que descortina os horizontes da pessoa. “Um País se faz com homens e livros” – nos orienta Monteiro Lobato.

Literatura de cordel
A literatura de cordel entrou na cena cultural do país para não mais sair, Sertaneja e imediatista, vinda do além-mar aportou também na intelectualidade, e nela fez escola. Se antes era somente o jeito que os poetas tinham para cantar a beleza de uma “Donzela Teodora”, de um “Pavão Mysteriozo”...mesclando realidade e ficção, também registra fatos históricos e políticos,de interesse comum. De modo lúdico vestiu-se de cores e hoje se alia à fantasia da literatura infanto-juvenil.
Cordel não é somente a crônica ou o registro de uma época; é também a fonte onde muitos poetas embriagam-se de poesia. Apesar do requinte editorial de diversos folhetos, ainda há muitos que trabalham com a xilogravura em pequenas tipografias de fundo de quintal...

“Uma boa idéia para que a nossa Secretaria de Cultura do Crato, aproveitando os bons nomes da nossa Academia dos Cordelistas do Crato, promova a inclusão de alguns títulos nessa coleção, que até o final de junho já ultrapassa os trinta volumes, e promete ser um marco na história da literatura de cordel”.

email para contato: ensinamento@ensinamentoeditora.com.br

O planejamento do Turismo no Ceará - Postado por José Sales


No início dos anos 90, foram iniciados trabalhos de planejamento do turismo no Ceará. O PRODETURIS – Programa de Desenvolvimento do Turismo no Litoral do Ceará representou a primeira iniciativa concreta de planejamento turístico macrorregional no Estado. O programa enfocava todo o litoral com características razoavelmente homogêneas e com satisfatória diversificação de paisagem e potencialidades turísticas. O PRODETURIS realizou um mapeamento com a regionalização dos recursos naturais, paisagísticos e culturais do litoral cearense, gerando um diagnóstico subsidiador do planejamento turístico.

De acordo com o PRODETURIS, a expansão da oferta turística deveria levar em conta marcos bem definidos de zoneamento turístico, a partir de quatro Regiões Turísticas complementares e diferenciadas:
  • RT I (Fortaleza, Aquiraz e Caucaia)/ RT II (Caucaia, São Gonçalo do Amarante, Paracuru, Paraipaba, Trairi e Itapipoca)/ RT III (Aquiraz, Cascavel, Beberibe, Aracati e Icapui)/ RT IV (Amontada, Itarema, Acaraú, Cruz, Camocim e Barroquinha).

Em função das vantagens comparativas da RT II, o Governo do Estado priorizou-a com ações voltadas para implantação de infra-estrutura básica adequada ao turismo, capazes de induzir, ao lado de outros incentivos, investimentos privados orientados para a implantação de hotéis e/ou complexos hoteleiros de alta qualidade na região.

Dando continuidade ao PRODETURIS, iniciou-se o PRODETUR/CE. A elaboração do PRODETURIS constitui, juntamente com o PRODETUR-CE, um marco significativo do novo patamar qualitativo dessas políticas no Ceará, pois aquele forneceu paradigmas conceituais constantes neste, refletindo assim sua antecipada consonância com a concepção e as orientações do PRODETUR-NE (Nordeste). A concepção do PRODETUR/NE se deu a partir de estudos desenvolvidos pelo BNDES - Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, também no início da década de 90. Esses estudos identificaram atividades econômicas que apresentariam vantagens competitivas a ser desenvolvidas no Nordeste Brasileiro, e o Turismo foi selecionado como uma das melhores oportunidades para o crescimento dessa região. Um extenso litoral com a presença de recursos cênicos notáveis, uma produção cultural e expressão artística relevante - inclusive de elementos ligados ao artesanato, um quadro de aspectos gastronômicos diversos e peculiares, uma impressiva rede de cidades litorâneas - algumas das quais sedes de regiões metropolitanas, além da presença de mão-de-obra em abundância e com custos relativamente baixos foram os itens relevados nestes estudos da região. A partir deste diagnóstico preliminar foi concebido, em 1994, o PNC (Programa Nordeste Competitivo), sendo o Turismo, um dos seus quatro capítulos principais. Este capítulo foi desde o inicio apoiado pelo BID, com a participação da extinta SUDENE (Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste), do BNB (Banco do Nordeste do Brasil), do Ministério dos Esportes e Turismo (MTur) e dos Estados do Nordeste, sendo criado a partir daí o PRODETUR/NE, cuja primeira fase foi iniciada ainda em 1994.


Esta primeira fase do programa, que posteriormente ficou conhecida como PRODETUR/NE I, teve como objetivo básico contribuir para o crescimento socioeconômico do Nordeste do Brasil por meio do desenvolvimento da atividade turística. Contemplava iniciativas do setor público em infraestrutura básica e desenvolvimento institucional voltadas tanto para a melhoria das condições de vida das populações beneficiadas, quanto para a atração de investimentos do setor privado ligados ao turismo.


Os projetos e ações do PRODETUR/NE I foram selecionados e implantados no âmbito do que se nomeou como “Estratégias de Desenvolvimento Turístico” de cada estado da região. A elaboração dessas estratégias representou um passo pioneiro e importante em direção ao planejamento do desenvolvimento turístico em muitos estados do Nordeste.
Os investimentos centram-se nos temas:

  • Desenvolvimento Institucional/ Saneamento (Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário)/ Proteção e Recuperação Ambiental/ Transportes/ Recuperação do Patrimônio Histórico/ Melhoramento de Aeroportos.
Nesse contexto, o Ceará se insere no âmbito dos estados contemplados pela primeira fase do Programa, estando em consonância com as diretrizes nacionais. O PRODETUR/NE I foi desenvolvido no Ceará através do PRODETUR/CE I, como dito anteriormente em fase posterior ao PRODETURIS, sendo previstos investimentos para 18 municípios, mas somente sete foram contemplados, sendo eles: Caucaia, Fortaleza, Itapipoca, Paraipaba, Paracuru, São Gonçalo do Amarante e Trairi. Os investimentos do PRODETUR/CE I seguiram as temáticas traçadas regionalmente, entretanto 78,2% dos investimentos estiveram centrados em infraestrutura básica e turística, e dentre elas, a obras executadas foram principalmente:

  • Rodovia Estruturante Sol Poente/CE-085 e diversos acessos, localizada no Litoral Oeste, a partir da RMF - Região Metropolitana de Fortaleza/ Aeroporto Internacional Pinto Martins, com nova Estação de Passageiros e acesso ao mesmo a partir da BR 116, através da Av. Carlos Jereissati, em Fortaleza.
Após a finalização e avaliação da primeira etapa do PRODETUR/NE I, foi desenvolvida a segunda etapa do programa, PRODETUR/NE II, para dar continuidade ao processo de desenvolvimento do setor de turismo na Região Nordeste, e se expandindo, ainda, para os setores no Nordeste dos Estados do Espírito Santo e de Minas Gerais, e para o Vale do Jequitinhonha.

Imagem de Canoa Quebrada do Banco de Imagens Ibi Tupi. Destino turístico internacional, consolidado com recursos do PRODETUR/NE e do PROURB/CE, que hoje já conta com equipamentos públicos referenciais - calçadão/ iluminação publica especial/ sinalização urbana/ ordenamento urbano - saneamento básico, marketing turístico, inserção na midia nacional e internacional e, ainda o Aeroporto Internacional Canoa/ Aracati, no presente em obras de consolidação.

Comentário da postagem: Com ese artigo iniciamos um série que mostra os acertos do Planejamento do Turismo no Ceará e o "esquecimento" do que deveriam ser outros destinos notáveis em nosso Estado, como a Região do Cariri. Queremos com isto reiterar que esta pode ser um reinvidicação estratégica regional a ser organizada por todos aqueles que pensam o desenvolvimento sustentável do Cariri e da Bacia Sedimentar do Araripe. Notar que o PRODETUR/ NE II apoiava ações até no Vale do Jequitinhonha em Minas Gerais e aqui no Nordeste não ia muito além das capitais e do litoral.

Postado por: José Sales

Saudades de Jessé - Postado por Océlio Teixeira

PAU DA BANDEIRA DE STO. ANTÔNIO - Barbalha abriu no último Domingo - Reportagem: Antonio Vicelmo


Todos os anos, a Festa de Santo Antônio de Barbalha tem como seu principal destaque o carregamento do pau da bandeira. Milhares de pessoas se reúnem para levá-lo - Foto: KELLY FREITAS - Além dos eventos religiosos e culturais, a Festa do Pau da Bandeira de Barbalha ainda vai discutir a retirada do pau

Crato. A Festa de Santo Antônio, padroeiro de Barbalha, será aberta hoje, domingo, dia 30, com o desfile de 50 grupos folclóricos e o carregamento do pau da bandeira. O evento não ficará restrito ao religioso e folclórico. A Fundação SOS Chapada do Araripe vai promover um amplo debate sobre o impacto causado pela retirada do pau, ao longo de 100 anos, da área de proteção ambiental, no pé da Serra do Araripe. Um dos temas que está sendo questionado é o cumprimento do Termo de Ajuste de Conduta (TEC), que foi assinado em 2008, entre o Ministério Público Federal, Prefeitura de Barbalha e órgãos ambientais. Segundo o presidente da Fundação SOS Araripe, Maurício Teles Freire, até o momento não foi implantado o Horto Florestal que, segundo ele, funcionaria como reserva florestal, de onde seria retirado o pau da bandeira. Ele argumenta que, por ocasião do corte da árvore que servirá de mastro para a bandeira de Santo Antônio, dezenas de pessoas acompanham o ritual, o que tem causado, para Maurício, um impacto ambiental significativo na área. "Não se trata de um posicionamento radical em defesa da natureza. O que nós defendemos é a preservação dos nossos costumes, tradições, religiosidade, sem agredir a natureza", explica.

O secretário de Cultura e Turismo de Barbalha, Dorivan Amaro, diz que a Prefeitura está promovendo o plantio de mudas no sopé da Serra do Araripe. No ano passado, foram plantadas 200 mudas. Este ano, está programado o plantio de mais 200 mudas. A Fundação SOS Araripe explica que este plantio aleatório não cumpre as exigências do Ministério Público e órgãos ambientais. Com o objetivo de debater estes e outros assuntos será lançado, no dia 4 de junho, logo depois da abertura da festa, o projeto "Caminhos do Pau da Bandeira", acompanhado do curso "Conhecendo a Floresta do Araripe". A solenidade será no auditório da Faculdade de Medicina de Barbalha, com a participação de professores, estudantes e ambientalistas.

O projeto "Caminhos do Pau da Bandeira" consiste no lançamento de um opúsculo, escrito pelo médico e escritor Napoleão Tavares Neves, contando a história do pau da bandeira, destacando os aspectos sociais, políticos, religiosos e culturais. A festa tem mais de 100 anos, mas Napoleão vai escrever sobre os últimos 50 anos. A partir do dia 29, começa a "Operação Santo Antônio 2010", no Parque da Cidade, quando o Município inaugura a delegacia descentralizada da Polícia Militar. Na manhã de domingo, cerca de 50 grupos folclóricos, entre penitentes, bandas cabaçais, reisados, carpideiras, maneiro pau, participam do desfile de abertura, a partir de 9 horas, logo depois da missa celebrada na Matriz de Santo Antônio.

Programação

São duas semanas de rezas, leilões, trezenas e festas populares. O Parque da Cidade, um espaço destinado à apresentação de bandas, se transforma num verdadeiro arraial com a instalação de barracas para a venda de comidas e bebidas, palcos e quermesse. São apresentados shows com artistas nacionais e regionais. Para domingo, estão previstas apresentações de Caninana do Forró, Joãozinho do Exu e Luiz Fidélis. Para as duas semanas subsequentes os cantores Leonardo, Belo e Yego Gomes, e as bandas Arreio de Ouro e Forró de Taipa.

Preservação
"O que defendemos é a preservação dos costumes, tradições, religiosidade, sem agredir a natureza" - Maurício Teles Freire - Presidente da Fundação SOS Araripe

MAIS INFORMAÇÕES
Secretaria de Cultura de Barbalha
Rua Pinto Madeira, 149, Centro
(88) 3532.1708/ (88) 2101.1919

Antônio Vicelmo
Repórterdo Jornal Diário do Nordeste

Colaborador do Blog do Crato

Coluna Armando Rafael - notícias do Cariri

Um grande cratense – Neste domingo, dia 30, os Correios lançam um selo comemorativo pelo centenário de criação da diocese de Pelotas (RS). E o que isso tem a ver com o Cariri? Muita coisa. O segundo bispo de Pelotas (e o que mais se destacou entre os que administraram aquela diocese) foi um cratense: dom Joaquim Ferreira de Melo, nascido no Sítio São José, em 31 de agosto de 1873. Dom Joaquim foi aluno do Seminário São José de Crato. Foi ordenado em 1898 e a seguir foi vigário de Tauá. Retornou a sua cidade onde foi co-fundador do Colégio São José, hoje Colégio Diocesano. Em 1921 foi nomeado segundo bispo de Pelotas e ali fundou vários colégios, creches e orfanatos. Reformou a Catedral daquela cidade e ao falecer teve seu nome eternizado num monumento de bronze numa praça de Pelotas. Um grande cratense que dá nome a uma rua da sua cidade natal.

Tradições Populares – A população de Crato reviverá nesta segunda-feira, 31 de maio, uma das mais significativas manifestações da sua tradição popular. Trata-se da Coroação de Nossa Senhora, que reúne – todos os anos – mais de dez mil pessoas na Praça da Sé. As manifestações da tradição popular foram definidas pelo Unesco como criações culturais – individuais ou coletivas – compostas de brincadeiras, danças, folguedos, religiosidade, artesanato, ritmos musicais, dentre outras. No caso da Coroação de Nossa Senhora, este evento é sempre realizado ao ar livre, no adro da Catedral (foto ao lado), pois o interior daquela igreja não comporta o numeroso público presente. Esta será a 110ª edição da Coroação de Nossa Senhora realizada em Crato. Quem iniciou esse evento, realizado pela primeira vez em 1900, foi o então vigário Padre Quintino Rodrigues de Oliveira e Silva, depois primeiro bispo de Crato.

Patrimônio imaterial cratense É de Olga Gomes de Paiva, ex-Chefe da Divisão Técnica do Iphan-Ceará, esta constatação: “A Coroação de Nossa Senhora, na Catedral de Crato, é uma das mais belas celebrações católicas no Ceará! A participação das crianças, com suas famílias, é a constatação do repasse de importante tradição cultural que, sem nenhuma dúvida, representa o fortalecimento dos laços familiares, nos quais se destaca o respeito pela figura materna e o enaltecimento para nós, mães de família. O patrimônio imaterial do Cariri não poderia ser mais bem representado do que nessa solenidade de coroação da Virgem Maria na cidade de Crato!”.
Festa no interior – Todo ano é assim: nos meses de junho e julho a Região Metropolitana do Cariri vira uma festa. Neste domingo, dia 30, acontecerá em Barbalha a solenidade do Pau da Bandeira, abrindo os festejos a Santo Antônio, que se prolongarão até o próximo dia 13. Antes do encerramento da festa do Padroeiro de Barbalha, já no dia 4 de junho, será aberto o Juá Forró. Este se estenderá até o dia 28 de junho. Diariamente bandas de forró se apresentarão no Parque de Eventos Padre Cícero, em Juazeiro do Norte. Em meio a isso – no dia 15 de junho – a seleção brasileira de futebol estréia – em Joanesburgo, África do Sul – contra a Coreia do Norte. A Copa do mundo só termina em 11 de julho, mas neste dia começa a 58ª ExpoCrato, cujo término ocorrerá no dia 18 daquele mês. Alguém de sã consciência acredita que os habitantes do Crajubar vão querer saber de sucessão presidencial no período que vai de 30 de maio a 11 de julho?

Criatividade caririense – Uma maneira criativa de incentivar o turismo ecológico está em curso em Nova Olinda. Como a cidade não dispõe de hotéis, a Fundação Casa Grande incentiva famílias a construírem quartos para receberem hóspedes. Os visitantes ficam hospedados em pequenas suítes (equipadas com frigobar e TV) localizadas no quintal das casas. Os turistas têm acesso a biblioteca e laboratório de pesquisas da Fundação Casa Grande. As diárias custam cerca de R$ 50 com direito á pensão completa. Muitos paulistas têm desembarcado no Aeroporto de Juazeiro do Norte, de onde viajam em vans para Nova Olinda. Antes de chegar ao destino, eles contemplam embevecidos a exuperante paisagem da Chapada do Araripe.

Um pôr-do-sol inesquecível – Um dos passeios mais atraentes para os turistas que vêm à Nova Olinda é ver o pôr-do-sol da vista panorâmica oferecida pelo Pontal da Santa Cruz (ver foto abaixo), em Santana do Cariri. Trata-se de um dos mais belos cartões postais do Cariri, pois oferece uma vista de 360 graus da Chapada do Araripe. Na época que o Museu de Paleontologia estava aberto era incluída uma visita aquele local. Que possui a mais importante coleção de fósseis do mundo referentes ao período Cretáceo.

Um substituto à altura – Depois de cinco anos da morte de monsenhor Francisco Holanda Montenegro, a casa dele – localizada no bairro Granjeiro, em Crato – voltou a ser habitada. Quem agora lá reside é outro monsenhor, também professor, também escritor. Trata-se de monsenhor Vitaliano Mattioli, nascido na Itália, um erudito especializado em teologia e ex-professor de Bioética. Detentor de dois doutorados e autor de duas dezenas de livros, monsenhor Mattioli, aposentou-se da Pontifícia Universidade Urbaniana de Roma e decidiu viver seus últimos anos de vida como missionário no Brasil. Recebeu pronta acolhida da diocese de Crato. Com pouco tempo no Cariri, “monsignore” Vitaliano Mattioli já vem prestando seus ofícios sacerdotais aos católicos cratenses.

Bom Dia! - Programa Cariri Encantado é Transmitido ao Vivo do Crato Tênis Clube


A Celebração do Encantamento

IMG_4588


Bom dia, meus caríssimos leitores do Blog do Crato, nesta bela e quente manhã de Domingo, 30 de Maio de 2010.

Ontem, no salão nobre do Crato Tênis Clube, aconteceu uma importante festa para a região. Uma verdadeira celebração da arte e da cultura, onde mais de 500 pessoas que fazem parte da história do Cariri Cultural foram homenageadas. O autor da idéia, o cantor e agitador cultural Luiz Carlos Salatiel conseguiu realizar um feito notável ao reunir em um só lugar, alguns dos grandes valores da região. Uma espécie de "Diploma de Honra ao Mérito" foi distribuído entre os homenageados presentes, que se dividiam em grupos: Música, Artes Cênicas, Literatura, etc. Salatiel também apresentou ao vivo, juntamente com o colaborador Carlos Rafael, o seu semanal programa de Rádio "Cariri Encantado", que é transmitido pela Rádio Educadora, e que completa hum ano no ar e já entrevistou 50 convidados. No evento estavam figuras ilustres e reconhecidas, como o Jornalista Huberto Cabral, a maestrina Divani Cabral, e artistas locais, como o cantor e compositor Abidoral Jamacaru, o escritor José Flávio Vieira, e a Secretária de Cultura do Município, ( que também é dançarina ), Danielle Esmeraldo, acompanhada do seu esposo Manoel Severo, idealizador do "Cariri Cangaço." Houve homenagens In Memorian aos grandes vultos do passado.

O evento contou ainda com a participação de Batista e seu Conjunto, e de apresentações de artistas musicais, que se revesaram no palco. O Blog do Crato fez a cobertura fotográfica completa através deste repórter e do também fotógrafo e cinegrafista Wilson Bernardo, que deverá estar disponível logo mais aqui no Blog do Crato.

E agora, a Previsão do Tempo para hoje:

Um Domingo de Sol com algumas nuvens e Não chove. É o que prevê o site de meteorologia "Climatempo". Previsão clássica para o cariri, que já estamos acostumados. Na verdade o dia amanheceu nublado, mas tudo indica que com o passar das horas, a tênue camada de núvens irá se dissipar e dar lugar ao sol, que permanecerá escaldante. A previsão aponta para temperaturas entre 22 e 31 graus. Tenham todos um Bom Dia e um Bom descanso.

Dihelson Mendonça

ALMANAQUE - Dia 30 de Maio de 2010


Eventos históricos

* 1416 - Jerônimo de Praga é condenado à morte na fogueira por heresia, pelo Concílio de Constança, realizado na cidade de Constança, na Alemanha.
* 1431 - Em Ruão, na França, Joana d'Arc é queimada na fogueira aos 19 anos por bruxaria.
* 1569 - Henrique VIII de Inglaterra casa com Joana Seymour, 11 dias depois da execução de Ana Bolena.
* 1834 - Joaquim António de Aguiar, apelidado de «O Mata-Frades», promulga uma lei, em Portugal, pela qual declara extintos «todos os conventos, mosteiros, colégios, hospícios, e quaisquer outras casas das ordens religiosas regulares», ficando os seus bens incorporados na Fazenda Nacional.

Nascimentos

* 1367 - Rei Henrique IV de Inglaterra (m. 1413).
* 1469 - Rei Manuel I de Portugal (m. 1521).
* 1814 - Mikhail Bakunin, escritor e ativista anarquista russo (m. 1876).
1942)
* 1889 - Marcelo Tupinambá, músico brasileiro (m. 1953).
* 1909 - Benny Goodman, clarinetista norte-americano.
* 1939 - Dieter Quester, ex-piloto austríaco de F-1.
* 1940 - José Mestre Baptista, cavaleiro tauromáquico português (m. 1985).
* 1950 - Bertrand Delanoë, político francês.
* 1951 - Fernando Lugo, presidente do Paraguai.
* 1958 - Marie Fredriksson, cantora e compositora sueca (Roxette).
* 1966 - Thomas Häßler, ex-futebolista alemão.

Falecimentos

* 1252 - Fernando III, rei de Leão e Castela, santo da Igreja Católica.
* 1431 - Joana D'Arc, heroína francesa da guerra dos cem anos. Foi canonizada como padroeira da França.
* 1640 - Peter Paul Rubens, pintor flamengo (n. 1577).
* 1778 - Voltaire, filósofo e poeta francês (n. 1694).
* 1984 - Anton Walter Smetak, compositor suíço (n. 1913).
* 1999 - Kalju Lepik, poeta lírico estoniano (n. 1920).
* 2002 - Mário Lago, ator, compositor e poeta brasileiro (n. 1911).

Fonte: Wikipedia
Imagem: Joana D´Arc
Por: Dihelson Mendonça

Fotógrafos do site ZoomCariri fazem cobertura da Festa de Barbalha hoje

O Zoomcariri marca presença com muita gente da área de fotografia, vídeo e afins!

O Repórter do Blog do Crato, Wilson Bernardo vai fazer a cobertura fotográfica. Do lado direito, Lu Fernandes. Pachelly Jamacaru ao centro.


Presença de Tiago Santana!


Presença de Rosemberg Cariri

Fonte: ZoomCariri

O CHÃO DA GALINHA OU O CÉU DA ÁGUIA: CADA UM DECIDE O QUE SABER-FAZER-TRANSCENDER EM SI MESMO! - Por: Bernardo Melgaço


IMAGEM RECEBIDA PELA INTERNET - A GALÁXIA DO CHAPÉU, OU A M 104. FICA À DISTÂNCIA DE UNS 28 MILHÔES DE ANOS-LUZ

Creio que no mundo em que vivemos onde as exigências da vida material nos obriga fixarmos nossas atenções e focarmos nossas energias na construção de um mundo cada vez mais individualista e materialista, nos sobra muito pouco tempo para refletirmos sobre o caminho que estamos realizando de fato. Faz-se necessário, portanto, dedicarmos algum tempo, ou seja, energia e atenção concentrada para outros caminhos alternativos possíveis no sentido de provocarmos uma mudança radical (um novo paradigma) e profunda em nossas convicções e produções de valores humanos.

Já faz alguns anos que o teólogo Leonardo Boff lançou um livro A ÁGUIA E A GALINHA onde procurou mostrar a vida limitada e condicionada que a maioria de nós acredita e segue sem perceber as possibilidades de um poder latente e transcendente no seu interior. Segundo esse autor, podemos viver ciscando e jogando terra para trás (que acaba atingindo os olhos do outro irmão – resultado: confusão!) - limitados e presos ao chão da sobrevivência-razão (o modo de ser GALINHA – segundo Boff) ou se libertar desse chão voando na imensidão da existência em direção ao sol da vida-amor pleno e infinito (o modo de ser ÁGUIA - idem).

A decisão de escolha é de cada um. Ninguém muda e conquista nada se sua maneira de ver o mundo e a si mesmo também não sofrerem uma transformação ontológica radical POSITIVA. Mas, para que isso ocorra de fato, o primeiro passo terá que ser dado saindo da inércia e do comodismo psíquico de acreditar que não existe mais nada a se descobrir ou revelar em si mesmo.

Faz-se necessário, romper com a gravidade e o condicionamento energético racional-instintivo que nos força a vivermos como GALINHAS ciscando e pulando de um lado para o outro na luta pela necessidade da sobrevivência de contínuas conquistas unilaterais materiais efêmeras. A transformação de identidade positiva transcendental (de GALINHA para ÁGUIA) não acontece por acaso, mas porque decidimos com vontade realizar a façanha mais espetacular de todos os tempos que é a autosuperação, ou seja, a superação da identidade de si mesmo: quem sou eu de fato? Águia ou galinha?

Ao animal foi dada a condição de viver preso ao seu instinto (no chão), mas ao homem foi “dado” a oportunidade de usar o seu poder interior para transcender (no “céu”) tanto a sua instintividade (animal) quanto a sua racionalidade (humana). Esse poder é um saber e uma perene filosofia e ciência holística. E sem esse saber maior o homem vive preso a sua condição que é a produção ou replicação de conhecimento inferior, até que movido pelo impulso da força forte interior do Espírito ele se supere para poder-saber-viver uma nova e inédita vida de realização cósmica superior universal. Em outras palavras, não existe conquista maior sem o mérito da persistência na disciplina interior de saber-fazer-transcender (ou saber-agir de forma ascética – práxis) que os hindus denominam de SADHANA. Jesus Cristo foi um mestre dessa ciência maior espiritual. Sai Baba atualmente, na índia, segue essa mesma corrente de sabedoria interior, universal e perene.

Bernardo Melgaço da Silva
Prof. e Pesquisador do Núcleo de Estudos Sobre Ciência, Espiritualidade e Filosofia – NECEF/URCA

HISTÓRIA DE SUCESSO - Artista plástico é destaque internacional


Bruno Pedrosa, um dos maiores artistas modernos esteve no Cariri nesta semana!

Atualmente, Bruno vende seus trabalhos para todos os países da Europa, Estados Unidos e Japão - FOTO: ANTÔNIO VICELMO - Bruno Pedroza, natural de Lavras da Mangabeira, famoso na Europa, retorna ao Crato para rever a família.

Crato. Ele saiu de casa, na zona rural de Lavras da Mangabeira, com seis anos de idade e o nome de Raimundo Pedroza, ou melhor dizendo, Raimundinho. Hoje, Raimundinho é conhecido internacionalmente como Bruno Pedroza, um dos mais conhecidos artistas plásticos da Europa. O menino desengonçado, que nasceu e cresceu na bagaceira do engenho de seu avô, ouvindo histórias de mitos e lendas populares, intercaladas de informações sobre grandes artistas cearenses, entre os quais o pintor José dos Reis Carvalho e Vicente Leite, se transferiu para a cidade do Crato, onde encontrou um espaço aberto para sua vocação nas artes. Na capital da cultura caririense, ele alimentou seus sonhos e utopias. Participou de eventos artísticos, estudou no Seminário São José. Inquieto, morou em Fortaleza, transferindo-se depois para o Rio de Janeiro, onde cursou a Escola de Belas Artes. Estudou arqueologia, filosofia e terminou como monge beneditino. Passou cinco anos no anonimato dentro de um convento. "Foi o momento mais rico de minha vida", afirma Bruno Pedroza. Deixou o mosteiro para se dedicar à arte.

Na década de 70, já famoso, Bruno resolve pagar uma velha dívida para com a cidade do Crato. Com o apoio de outros artistas, entre os quais Sinhá D´ Amora, Celita Vaccanie, além do então secretário de Cultura do Crato, João Teófilo Pierre, Bruno fundou o "Museu de Arte Vicente Leite", que conta com obras de artistas renomados: Sansão Pereira, Sérvulo Esmeraldo, Pedro Américo, Henrique Bernadeli, José dos Reis Carvalho, dentre outros. Casou-se com a descendente de italiano, Elinor Perlingeiro Garnero, que apostou no talento do marido. Com o apoio financeiro do fundador da Rede Globo, Roberto Marinho, passou um ano na Itália. São 21 anos de Europa. Inicialmente morou em Cuneo, na região do Piemonte, onde nasceu seu sogro, o tenor Giovanni Garnero. Em 1991 se transferiu para Bassano del Grappa, cidade medieval vizinha a Veneza. Em 1994, iniciou o trabalho com esculturas em cristal de Murano, que o levou a estar presente no Corning Museum de Nova Iorque, no Museu de Arte en Vidrio de Alcorcón (MAVA) em Madri, e no Ebeltoftmuseet na Dinamarca. Vende seus trabalhos para todos os países da Europa, além de Estados Unidos e Japão. Mais uma vez, o artista Bruno Pedroza está de volta ao Cariri. Veio rever a família, os amigos e o seu pai, que se encontra doente. Em companhia da filha Teresa, Bruno cumpre também um roteiro saudosista, revendo o riacho dos Machados, em Lavras da Mangabeira, onde viveu sua infância. Na entrevista, Bruno não se cansa de ressaltar a importância da figura de seu pai, Manoel André Pinheiro Pedroza, um vaqueiro do Vale do Machado, que sempre apoiou a sua opção de vida.

AMPLIAÇÃO
Pedroza doará novas peças ao Museu do Crato

Crato Na sua estada no Cariri, ele reviu o Museu de Artes do Crato, que passa por reformas. Em companhia do diretor do Museu, George Macário de Brito, e do arquiteto Waldemar Arraes de Farias, Bruno Pedroza esteve com o prefeito Samuel Araripe a quem prometeu a ampliação do acervo do museu com a doação de novas peças. "Agora, com mais experiência, eu tenho condições de montar um museu que seja uma referência para o Nordeste, capaz de concorrer com os melhores museus do Brasil", garante ele. Ao assumir este compromisso, Bruno diz que é cratense de coração. "Foi aqui que estudei desde o primeiro ano até o fim da escola média, foi no Crato que descobri minha vontade de ser artista e onde estruturei minha personalidade cultural", diz ele, ressaltando que "voltar ao Crato é uma emoção que me acompanha até hoje, porque é um retorno ao período feliz da minha segunda infância e adolescência vividas no Bairro Pimenta, estudando no Grupo Escolar Teodorico Teles de Quental e no Seminário São José".

"Quando cresci um pouco mais e descobri que ser artista era meu projeto de vida, procurei me informar sobre arte e senti a falta que faz não ter um espaço onde um adolescente procure informação sobre arte. Volto para fortalecer o acervo do Museu de Artes daqui".

Fique por dentro Museu Vicente Leite
O Museu de Arte Vicente Leite possui um acervo de nomes importantes na história da arte vivida nos anos 50, 60 e 70, no Rio de Janeiro, berço das artes no Brasil. Era a época do entrosamento entre mestres, alunos, pais, filhos, amigos e conterrâneos. Uma geração laureada de medalhas, menções honrosas e prêmios de viagens ao Brasil e ao exterior. O Museu foi fundado em 1972, na gestão do prefeito José Miguel Soares, pelo idealizador Bruno Pedrosa e Sinhá D´Amora. Seu nome deu-se em homenagem ao artista cratense de grande talento, Vicente Leite. A pintora Sinhá D´Amora e a escultora Celita Vaccani foram as primeiras benfeitoras do museu, doando com desprendimento trabalhos belíssimos. O local conta com obras de artistas renomados como: Sansão Pereira, Sérvulo Esmeraldo, Pedro Américo, Henrique Bernadeli, José dos Reis Carvalho etc. As obras que compõem o acervo foram adquiridas por meio do idealizador Bruno Pedrosa e Sinhá D´Amora, que obtiveram total apoio de artistas colecionadores, amigos e autoridades de quem solicitaram trabalho, cooperação e ajuda financeira para a concretização do museu.

Antônio Vicelmo
Repórter do Jornal Diário do Nordeste
Colaborador do Blog do Crato

Sérgio Novais é internado às pressas

O presidente do PSB de Fortaleza e pré-candidato a deputado federal, Sérgio Novais (PSB), de 54 anos, passou ontem ( 29 ) por uma crise de pressão arterial e encontra-se internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do hospital Monte Klinikum, no bairro Meireles. Ele se sentiu mal durante encontro regional do PSB na região do Cariri, sendo levado às pressas para o hospital Casa de Saúde São Miguel, no Crato – distante 542 quilômetros de Fortaleza.

Lá, por volta do meio dia de ontem, recebeu os primeiros atendimentos. Depois de algumas horas, o político foi transferido para Fortaleza. Sérgio foi deslocado de avião para a capital, em uma UTI aérea. Chegou a Fortaleza por volta das 18 horas, sendo internado no hospital Monte Klinikum. Até o fechamento desta edição, o hospital não havia se manifestado sobre o atual estado de saúde de Sérgio Novais nem informado sobre uma possível previsão de alta. A vereadora Eliane Novais (PSB), que está acompanhando o estado de saúde do irmão, não quis falar à imprensa sobre o assunto. A informação sobre a crise de hipertensão de Sérgio foi confirmada por sua assessoria de imprensa. Ontem à noite, a assessoria informou que seu estado de saúde estava “tranquilo” e que ele estava consciente. “Ele veio o tempo inteiro consciente do hospital no Crato até o hospital em Fortaleza”, informou sua assessoria.

Histórico

Esta não é, porém, a primeira vez que Sérgio é obrigado a se submeter às atenções médicas. Em 2005, ele já havia passado por um grave problema de saúde, tendo se submetido, incluive, a uma cirurgia na aorta – a maior artéria do sistema de circulação sanguínea humano. Em consequência disso, no ano seguinte, Sérgio ficou de fora das disputas eleitorais por recomendação médica. No encontro de ontem, do qual Sérgio participava no momento em que se sentiu mal, membros do PSB do Ceará discutiram sobre seu apoio à candidatura de Dilma Rousseff (PT) à Presidência da República.

Fonte: (Pedro Alves - pedroalves@opovo.com.br)

Por estradas poeirentas – Por Magali de Figueiredo Esmeraldo


Nota do Editor - Up - Matéria em Destaque

A primeira vez que eu fui a São Paulo e Rio de Janeiro, foi um presente de quinze anos que ganhei dos meus pais e do meu tio Osório Ribeiro da Silva. Este me deu as passagens até São Paulo, através da sua empresa de ônibus Real Caririense. Restou a meus pais a parte financeira, que não era muita porque eu ia me hospedar na casa de familiares.

Ainda hoje sou agradecida àquelas pessoas que me proporcionaram essa agradável viagem. Para uma menina de quinze anos, tímida, que o lugar mais distante que conhecia antes era Fortaleza, foi uma grande aventura conhecer Rio e São Paulo.

Naquela época, até Feira de Santana a estrada não era asfaltada. Os ônibus viajavam de dia e pernoitavam nos hotéis. Foram muitas as aventuras, percorrendo muitas estradas, passando em vários estados e cidades, atravessando o Rio São Francisco numa balsa e tantas outras experiências que serviram para meu crescimento.

Não viajei sozinha, fui recomendada por meus pais à professora dona Lourdinha Esmeraldo, pessoa que gozava de grande respeito e prestígio na cidade do Crato pela bondade que possuía. Ela viajava também na compainha de dona Assunção Esmeraldo e da jovem Teresinha Esmeraldo. Três pessoas maravilhosas com quem eu convivi durante a viagem e, que me deram exemplos de bondade, amizade e solidariedade.

Na primeira noite que pernoitamos num daqueles hotéis, que chamávamos de “hotéis de beira de estrada”, quando nós quatro chegamos ao quarto, observamos que havia três camas e uma rede. Ainda bem que cada uma de nós levava dois lençóis: um para se enrolar e outro para forrar a cama, que sabíamos não ser higiênica. A rede exalava aquele mau cheiro por ter sido usada muitas vezes sem lavagem. Mas a boa educação nos manda que devemos tratar bem os mais velhos e por isso, eu me ofereci para dormir na rede. Dona Lourdinha logo disse que gostava mais de rede. Mas desconfio que ela, por ter tanta bondade no coração, quis nos poupar eu, dona Assunção e Teresinha de dormir na rede suja. Eu fiquei aliviada.

Quando chegou perto de Canudos, num local que só tinha um bar que servia café e bebida, o ônibus “deu prego”. Ficamos a manhã toda e parte da tarde nesse local, que não tinha o que comer. Dona Lourdinha, com a praticidade dela, perguntou o que tínhamos levado para a merenda. Eu tinha biscoito e uma lata de leite condensado, as outras tinham pão e mais biscoitos. Ela, como uma boa bebedora de leite, como a maioria dos Esmeraldo, gostou, porque misturando o leite condensado com café dá um gostoso café com leite.

Dona Lourdinha fez amizade com o motorista do ônibus e com os demais passageiros, medicando quando alguém adoecia, pois prevenida e experiente como ela era, tinha tudo que precisasse numa emergência: remédio para dor de barriga, dor de cabeça, mal estar e tudo mais. Eu e todos os demais passageiros sentíamos segurança em viajar com ela, uma verdadeira líder, ajudando a todos, que com a convivência se tornaram além de companheiros de viagem, amigos.

Depois de muita estrada, paradas para almoços, jantares e banhos chegamos a São Paulo. Dona Assunção ficou em Taubaté na casa de um filho. Dona Lourdinha, Teresinha e eu fomos para casa de meu tio Osório, que no outro dia, iria nos levar de carro ao Rio de Janeiro. Ele nos levou para jantar em um grande restaurante, mas chovia e o frio era tão intenso, que eu não pude aproveitar aquela noite, pois não tinha levado agasalho. Como eu era acostumada ao calorzinho do Crato me tremi de frio.

No outro dia seguimos viagem para o Rio de Janeiro. Dona Lourdinha ficou hospedada na casa de um irmão dela em Copacabana, juntamente com Teresinha. E eu fiquei na casa da minha tia Lili, bem próximo. Esta fez todos os passeios turísticos comigo: Pão de Açúcar, Corcovado, praias, cinemas e outras coisas mais. Com dona Lourdinha e Terezinha fui também a muito locais e pontos turísticos.

Tudo para mim era novidade, até o picolé Kibon, que ainda não tinha no Crato. Também foi a primeira vez que comi pizza. Lembro-me que Dionê Albuquerque, amiga de mamãe, que estava de férias no Rio, me telefonou convidando para almoçar uma pizza. Achei uma delícia!

Um passeio que muito me marcou foi conhecer a ilha de Paquetá, com suas charretes e tantas belezas naturais. Vendo aquelas lindas paisagens da ilha, lembrei-me do romance “A Moreninha” de Joaquim Manoel de Macedo, que ali era passado.

Meus primos cariocas me levavam para tomar sorvete e ficavam puxando conversa comigo, talvez me achando tímida.

Essa viagem me deu oportunidade de aprender muitas coisas e até fiquei mais desenrolada, vencendo um pouco a minha timidez. Aprendi a pegar ônibus sozinha para encontrar Dionê e juntas assistirmos a uma comemoração na praia. Era a festa dos quatrocentos anos do Rio de Janeiro. A praia estava lotada de gente para assistir as acrobacias dos aviões. Tudo muito bonito, quando de repente um dos aviões fez uma manobra tão baixa, que não conseguiu levantar vôo. Ouvimos um forte barulho. Era o avião caindo no mar. Todos ficaram calados, chocados por terem presenciado essa tragédia tão de perto, e saber que o piloto havia morrido ali na nossa frente. Eu fiquei assustada e trêmula por presenciar aquela tragédia. A multidão se dispersou e as comemorações foram canceladas naquele momento.

Toda a viagem, desde o momento que saí do Crato, e mais os dias que passei no Rio de Janeiro foram um aprendizado e uma aventura para mim. Convivi com pessoas que tinham um modo de vida diferente. E isso foi importante para o meu crescimento e amadurecimento pessoal.

Por Magali de Figueiredo Esmeraldo

DESTAQUE PARA A BELEZA DA MORENA - Josiane Melo

Nota do Editor: O Blog do Crato pretende retomar em breve a série "Garota Blog do Crato". Hoje, o nosso colaborador Evandro nos traz uma bela morena caririense que foi destaque em votação recente ralizada por ele no orkut e que fazemos desde já o convite para que ela venha a ser uma das famosas "GAROTAS BLOG DO CRATO".


Essa é Josiane Melo, modelo profissional de passarela, vencedora de uma pesquisa feita num site de relacionamentos onde existe uma comunidade direcionada ás modelos que trabalham profissionalmente para desfiles de Lojas da região do Cariri. Ela obteve 80% dos votos de modelo mais bonita da comunidade pelos usuários da Internet, a ela o nosso reconhecimento e os nossos parabéns. Josiane representa o charme, a simpatia, a beleza negra e o glamour da mulher caririense. No seu vasto curriculum possui o título de Miss Elite 2008 onde obteve o 1º lugar e o 4º lugar no concurso Garota Estilo 2009.

Saiba mais sobre essa morena, aclamada pelos internautas:

Medidas:
Cintura:66
Busto:81
Quadril:92
Altura:1,70
Peso:47 kg

Participação em Concursos:
Top Model Elite 2008 (1º Lugar)
Miss Fitness 2009
Garota Estilo 2009(4º Lugar)
Trabalhos em Desfiles: Lojas de Crato e Juazeiro, Cariri Shopping e Ouricurí-Pe.

Desejo: " Continuar atuando no ramo da moda e ser uma Top Model reconhecida internacionalmente".

Padeiro acende forno, sai para almoçar e padaria pega fogo em AL


Rapaz é funcionário de estabelecimento em Maceió. Segundo os bombeiros, ninguém ficou ferido.

Uma padaria em Maceió (AL) foi quase que totalmente destruída por um incêndio que começou no início da tarde deste sábado (29), informou o Corpo de Bombeiros de Alagoas. O fogo teria começado depois que um funcionário acendeu o forno da padaria "O Pão Nosso" para preparar a fornada da tarde e saiu para almoçar por alguns minutos. "Ele era o funcionário de uma padaria pequena, em um bairro humilde, estava sozinho e saiu para almoçar depois de acender o forno. Deu perda total na padaria", afirmou ao G1 o tenente Milton, comandante da operação que atendeu a ocorrência. Fogo na padariaBombeiros tiveram dificuldade para controlar o fogo. (Foto: Marcos Marabá/Gazetaweb) - Segundo o tenente, foram cerca de 40 minutos até que os bombeiros conseguissem apagar o fogo, que começava a se alastrar pelas casas vizinhas. Ninguém ficou ferido. Ainda de acordo com os Bombeiros, o proprietário do estabelecimento não estava no local. "O funcionário estava bem nervoso quando chegamos", diz. Os bombeiros tiveram que usar máscaras de oxigênio para combater o fogo na área mais crítica do estabelecimento, repleta de lenha em estado de combustão.

Do G1, em São Paulo, com informações da GazetaWeb

Molestadores de crianças vão para inferno, diz Vaticano


O reverendo Charles Scicluna, responsável pelas investigações do Vaticano sobre acusações de molestamento de crianças por padres católicos, disse que os culpados "sofrerão uma condenação no inferno que seria pior do que a pena de morte". Durante missa especial pelas vítimas de abusos realizada neste sábado na Basílica de São Pedro, em Roma, Scicluna citou o papa Gregório, o Grande, autor de boa parte das normas de conduta dos membros da Igreja Católica, e afirmou que, no caso de um padre pedófilo, "seria melhor que seus atos causem sua morte pelas leis seculares do que sofrer uma condenação mais terrível no inferno".

Para o religioso, as crianças são "um ícone sagrado". Ele citou o Evangelho de Marcos ao dizer que os culpados de abusos contra crianças "fariam melhor se amarrassem uma pedra ao pescoço e se atirassem no mar". "Não façam das crianças o objeto de sua cobiça impura", exortou Scicluna.

Fonte: Yahoo Notícias

Edições Anteriores:

Outubro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31