xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 28/05/2010 | Blog do Crato
.

VÍDEO - Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

28 maio 2010

Transnordestina: 1.171 laudos de desapropriação já foram concluídos - Postado por Océlio Teixeira


A
Secretaria da Infraestrutura (Seinfra) já concluiu 1.171 laudos de avaliação das áreas a serem desapropriadas para a construção da Ferrovia Transnordestina no Estado. Estes laudos equivalem a 447,8 km dos 527 km de extensão da ferrovia que passará no território cearense. Os trabalhos de elaboração dos laudos se concentram agora em cerca de 73 km que envolvem área de preservação ambiental. Também já foi agilizada a liberação de 192,63 km para desapropriações, o que deixa essa área livre pra o início das obras da Transnordestina no Estado.

A Transnordestina no Ceará se estende do município de Missão Velha até o de São Gonçalo do Amarante, onde está localizado o Complexo Industrial e Portuário do Pecém. Os trabalhos com as desapropriações já totalizam investimento da ordem de R$ 8,7 milhões oriundos de convênio entre o Governo do Estado, mediante a Seinfra, e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

No Ceará, os trabalhos para a implantação da ferrovia Transnordestina foram iniciados em julho de 2009, e dividiu os trechos em três áreas: Missão Velha-Acopiara, com 183,035 km de extensão, Piquet Carneiro-Quixadá, com 179,232 km e Itapiúna-Porto do Pecém, com 164,308 km. No primeiro trecho já foram concluídos 95,63% dos laudos.

A Ferrovia Transnordestina permitirá a integração da estrutura produtiva do Nordeste com as demais regiões brasileiras, unindo três pontos do sistema ferroviário do Nordeste – Missão Velha (CE), Salgueiro (PE) e Petrolina (PE), possibilitando assim o desenvolvimento econômico de diversos setores em sua área de abrangência, especialmente o polo gesseiro do Araripe e o polo agroindustrial de Petrolina e Juazeiro.

Além disso, integrará o sistema hidroviário do São Francisco, o sistema rodoviário sertanejo e o sistema ferroviário já existente, tornando mais eficiente à logística do transporte de cargas. A ferrovia deve gerar 550 mil empregos (diretos e indiretos), terá capacidade de transportar 30 milhões de toneladas de carga por ano em 2.278 quilômetros de extensão.

Assessoria de Comunicação Social da Seinfra
José Milton/Luiz Guedes(josemilton@seinfra.ce.gov.br)
Fonte: http://www.ceara.gov.br/

Metrô do Cariri entra em operação comercial na segunda(31) - Postado por Océlio Teixeira


A
pós seis meses de operação assistida, o Metrô do Cariri entra em operação comercial na segunda-feira (31). O sistema liga os municípios de Juazeiro do Norte e Crato ao longo de 13,6 quilômetros. O Metrô passa a circular de segunda a sexta-feira, das 6 horas às 19 horas; e aos sábados das 6 horas às 14 horas. Aproximadamente 1.200 passageiros devem ser transportados por dia. O valor da passagem é R$ 1,00. O percurso de Juazeiro do Norte a Crato é feito em 30 minutos. Na operação comercial, serão ao todo 46 viagens por dia de segunda a sexta-feira e 30 viagens aos sábados. O sistema começa a operar com sete estações: Crato, Padre Cícero, Muriti, São José, Antônio Vieira, Teatro e Juazeiro do Norte. A previsão é que a Estação Fátima fique pronta até o fim de junho.

O sistema é operado com dois veículos leves sobre trilhos (VLTs), cada um com dois carros. O equipamento oferece ao usuário conforto e segurança, pois possui ar-condicionado, capacidade para 330 passageiros, sendo 230 em pé e 100 sentados; acentos preferenciais e local destinado a cadeirantes; e comunicação visual e sonora. O Metrô do Cariri é o primeiro projeto do Governo do Ceará de requalificação do transporte ferroviário de passageiros no Interior do Estado e revitalizou a indústria férrea nacional, que há mais de 30 anos não produzia nenhum vagão no Brasil. O Metrô é um benefício para toda a região do Cariri, pois vai fomentar o desenvolvimento local a partir da ligação de importantes pólos geradores de viagens, como universidades, comércio, escolas, indústrias. O serviço também vai estimular o turismo, que tem um calendário diversificado com atrações como a Exposição Agropecuária do Crato (Expocrato) e as festas religiosas em homenagem a Padre Cícero, em Juazeiro do Norte.

Viviane Lima
Assessoria de imprensa do Metrô de Fortaleza
Fonte: http://www.ceara.gov.br/

Lançamento do DVD Cariri Cangaço - Lampião no Ceará "Verdades e Mentiras"



A Cariri do Brasil, juntamente com as Prefeituras Municipais de Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Missão Velha e Aurora; a URCA - Universidade Regional do Cariri, SBEC - Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço, ICC - Instituto Cultural do Cariri, Centro Pró Memória, ICVC - Instituto Cultural do Vale Caririense, Memorial Padre Cícero, SESC, SEBRAE, CCBNB, Blog do Crato e Expresso Guanabara, apresentam:
DVD Documentário Cariri Cangaço 2009
Lampião no Ceará - Verdades e Mentiras
Lançamento
Data: 01 de junho de 2010 - Terça-Feira,
Local: Teatro do Centro Cultural da RFFSA - Crato
Horário: 19:30H
Você é nosso Convidado.
Por: Manoel Severo

O CRATO SE PROJETA - Prefeito de Crato, Samuel Araripe, foi escolhido em votação, o melhor Prefeito do Ceará - Ano 2010


Image1

Acima: Foto da entrega do prêmio "Melhores Prefeitos 2009"

Entrevista com o Prefeito:
Após saber desta notícia na tarde de ontem, telefonei para o prefeito Samuel a fim de parabenizá-lo. Ele me disse em entrevista que:

"Dihelson, eu vejo mais essa premiação como um fato muito importante, porque o principal aspecto disso tudo é quem faz parte do corpo de jurados que realiza essa escolha. Se você observar, são pessoas da mais alta seriedade no Estado do Ceará, portanto eu recebi a notícia nesta tarde com muita alegria, e eu não seria egoísta de pensar que que isso é mérito apenas do prefeito Samuel. Não. Aqui temos que compartilhar essa conquista com cada uma das pessoas que fazem parte da nossa administração e que dão o melhor de si para a melhoria da nossa cidade. Essa não é uma conquista apenas do Prefeito Samuel, é uma conquista do povo do Crato. Inúmeros projetos que foram concebidos em nossa administração já estão se tornando realidade. Veja por exemplo, que no Crato, agora mesmo, estamos trocando 15 Kilômetros de tubulação de água, realizando uma das maiores reformas no Saneamento da nossa cidade. E isso é apenas um ítem de uma lista longa de realizações em todas as áreas da administração, Saúde, Educação, etc. Então, eu acho que essas coisas despertaram a atenção das pessoas que votaram para os finalistas. Em 2005, nessa mesma premiação, eu fiquei em 29 lugar, bastante longe. Em 2006, em décimo nono. Em 2007, em nono lugar, e em 2008 e 2009 fiquei em segundo lugar. Neste ano fomos escolhidos aí em primeiro lugar. Como falei antes, me sinto muito feliz, mas acima de tudo, quero compartilhar essa conquista com todos os Cratenses.

Samuel Araripe - Prefeito do Crato

A festa para os melhores prefeitos do Ceará ano 2010, será no dia 21 de junho.

Foi conhecida na tarde desta quarta-feira, 26 de maio, após apuração dos votos da comissão julgadora, internet e com a inclusão dos votos consignados aos municípios com os melhores índices na saúde, educação, prefeito empreendedor e municípios selo verde, os 30 melhores prefeitos do Ceará, edição 2010. Trata-se do 23º ano consecutivo da promoção realizada pela PPE que conta com representantes do TCU, TCE, TCM, de veículos de comunicação voltados para a vida municipalista, sindicatos universidades e Banco do Nordeste.

Ao final da apuração, os 30 mais votados foram os prefeitos Samuel Araripe (Crato), campeão, com 26 dos 32 votos possíveis, seguido dos colegas de Sobral (24); Caucaia, Horizonte e Pacoti (22); Brejo Santo, Tauá, Maranguape e Ocara (21); Iguatu (20); Viçosa do Ceará, Icó e Pacatuba (18); Canindé, Fortaleza e Nova Russas (17); Itarema, Maracanaú, Poranga, São Gonçalo do Amarante e Várzea Alegre (16); Aquiraz e Pacajus (15); Quixadá e Tururu (14); Pedra Branca, Quixeramobim e Redenção (13) e, fechando a lista dos melhores prefeitos ano 2010, aparecem os gestores de Parambu e Russas com (12) votos.

Comissão Julgadora:

A comissão julgadora foi formada pelos seguintes membros: Ministro Ubiratan Aguiar (Presidente do TCU), Desembargador Haroldo Rodrigues (Ministro interino do STJ), Deputado Domingos Filho (Presidente da Assembléia Legislativa), Teodorico Menezes (Presidente do TCE), Luiz Sérgio Gadelha Vieira (Conselheiro do TCM), Dr. Lúcio Alcântara (Ex-Governador do Ceará), Deputado Federal José Pimentel, ex-ministro da Previdência, Radialistas Paulo Oliveira (TV Diário e Rádio Verdes Mares AM), Carlos Silva (Rádio Globo Fortaleza), Wolker Gomes (o andarilho da notícia), Aderson Maia Nogueira (Presidente do sindicato dos radialistas do Ceará), Jornalistas Valéria Feitosa (DN Regional), Roberto Moreira (TV Diário), Nelson Gonçalves (Rede TV), Chagas Vieira (TV Jangadeiro), Antônio Viana (Rádio Cidade AM 860), André Luís (Sistema AVOL), Osvaldo Magalhães (Diário do Nordeste), Darlan Teixeira Leite (AMTUR), Professores Assis Araripe (Reitor da UECE) e Antônio Colaço (Reitor da UVA), Roberto Smith (Presidente do Banco do Nordeste), Vereador Deuzinho Filho (Presidente da UVC), Vice-Prefeito de Pacoti, Paulinho Pontes (Presidente da AVIPRECE), Sra. Célia Costa Lima (Presidente da APDM-CE), Jornalista Edilmar Norões (Presidente da ACERT) e fechando a lista está Lúcio Brasileiro (Jornal O Povo) um dos mais famosos colunistas do Brasil.

A apuração dos Votos:

A contagem dos votos foi presidida pelo conselheiro-Ministro do TCM (Tribunal de Contas dos Municípios), Francisco Aguiar e contou ainda com a participação do escritor Juarez Leitão, do Dr. Luiz Dias Neto, representando o TCE (Tribunal de contas do Estado), empresário Leonardo Farias da PPE, professor Irapuan Aguiar, representando o irmão, o Ministro Ubiratan Aguiar e o Jornalista Antônio Viana, da Rádio Cidade AM 860, do Jornal O Estado e do Sistema AVOL, Antônio Viana Online (www.antonioviana.com.br) que, inclusive, fez uma ampla cobertura que será mostrada ao público nos dois programas que o mesmo tem na Rádio Cidade AM 860, nesta terça-feira, de 06:30 as 08:00h e de 10;00 as 11:00h.

A Festa

Segundo Roberto Farias, que promove o evento, a festa para os melhores prefeitos do Ceará ano 2010 será realizada no dia 21 de junho (uma segunda-feira), em local a ser definido ainda esta semana.

Fonte: Reportagem do Sistema Antonio Viana OnLine
Reportagem adicional e Foto: Dihelson Mendonça

Páginas da História do Cariri


270 anos de nascimento de Leandro Bezerra Monteiro – Um homem cordial e sereno – por Armando Lopes Rafael

"... a relevar o nome do mais ilustre dos cratenses, o Brigadeiro Leandro Bezerra Monteiro, o nume tutelar dos Bezerra de Menezes do Cariri. Ele se tornou grande, primus inter pares, pela retidão de caráter, pela nobreza de sentimentos, pela vida exemplar de que era dotado. Homem de Deus, espírito límpido e transparente, franco, sincero, leal. A par de sua honestidade, corriam parelhas a prudência, o equilíbrio e o bom senso."
(Monsenhor Francisco Holanda Montenegro, in "As quatro sergipanas". Edição da Universidade Federal do Ceará, Coleção Alagadiço Novo. Fortaleza, 1996. p.62)

Leandro Bezerra Monteiro, nasceu no engenho Muquém, zona rural do município de Crato, Estado do Ceará, no dia 5 de dezembro de 1740. Este ano comemora-se, pois, 270 anos do seu nascimento. Ele passou a história pelo fato de ter debelado a Revolução Pernambucana de 1817, no Cariri, sem a necessidade de ter disparado um único tiro. Já se disse que “Querendo ou não, todos estamos a escrever as nossas biografias. E no dia do juízo, o volume será aberto e lido”.
Da biografia do Brigadeiro Leandro Bezerra Monteiro ficou como um legado onde se sobressai, dentre outras qualidades, a serenidade e benquerença. Se ele pegou em armas contra os liberais revolucionários, o fez unicamente por coerência aos princípios católicos e monárquicos inerentes a sua personalidade. Apenas cumpriu o que julgava ser seu dever e, em nenhum momento, após a vitória se arrogou de julgador dos implicados na revolução de 1817 no Crato. Manuseando compêndios de História concluímos: a única participação do velho Brigadeiro, imediatamente após a vitória da contra-revolução, foi assistir – sem ódio e sem espírito de revanche – juntamente com outros convidados, a uma sessão da Câmara do Crato. Voltou em seguida às suas atividades de proprietário rural, deixando às autoridades a punição aos revoltosos.
Dentre suas várias propriedades rurais o Brigadeiro escolheu uma delas para viver seus últimos dias. Era a Fazenda Tabuleiro Grande, origem da atual cidade de Juazeiro do Norte. Ali, em 15 de setembro de 1827, ele lançou a pedra fundamental da capelinha de Nossa Senhora das Dores, que ao longo do tempo foi transformada hoje na Basílica Menor ligada ao Vaticano. Pelos frutos se conhecem as árvores. Na Fazenda Tabuleiro Grande morreu e ali foi sepultado o Brigadeiro Leandro. Lá, em algum lugar desconhecido, dormem o sono da paz, à espera da ressurreição final, os venerandos restos mortais do grande Brigadeiro Leandro Bezerra Monteiro, que foi, sobretudo, um homem cordial e sereno...
Texto de Armando Lopes Rafael

Os Artigos do mesmo dia já não cabem mais na Página Principal


Bom Dia, amigos leitores do Blog do Crato,

Hoje é o dia 28 de Maio de 2010. O cariri padece com a onda de calor infernal dos últimos dias. Temperaturas recordes para essa época do ano. Estamos vivendo o calor de Novembro em quase junho. Ontem fez 32 graus aqui na Vilalta. Minha pergunta é: "Se em Junho temos 32 graus, o que será de Novembro ?" E a previsão do tempo para hoje é clara: Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.

Deixando um pouco isso de lado, quero pedir aos nossos leitores que sempre vejam a página 2 e a 3 do Blog, clicando lá embaixo no botão de continuar. O espaço da primeira página já não cabe nem mais as matérias do mesmo dia. Algo que foi postado por exemplo pela manhã, à noite ja tem descido para a segunda página. É preciso que eu fique repescando os artigos mais interessantes, mesmo a contragosto, porque sei que cada um deles é importante ) e trazendo de volta à superfície. Então, vamos ler as outras páginas. Já estamos perto de 13.000 artigos escritos aqui no Blog do Crato.

Abraços,
Bom Dia.

Dihelson Mendonça

Grupo Ferro Gaita Hoje em Crato!

Hoje , na cidade do Crato, o grupo de Cabo Verde: Ferro Gaita, fará apresentação às 20:00 hrs no teatro do Centro Cultural do Araripe, O nome ferro gaita vem da combinação dos dois instrumentos: o ferro (pedaço de metal tocado com uma faca) e a gaita (tipo de acordeão), utilizados na música tradicional cabo-verdiana, como instrumentos base do género musical mais tocado pelo grupo: o funaná, que teve a sua génese, com a chegada do acordeão a cabo verde, com o camponês do interior de Santiago a apoderar-se deste instrumento e a cantar a sua alma e a sua vivência típica; com muita pobreza, revolta e e contestação escondidas, motivos que levaram a que essa música fosse proibida em lugares públicos, durante a época colonial.

HOMENAGEADOS CELEBRAÇÃO DO ENCANTAMENTO - Por: Luiz Carlos Salatiel


Neste instante, às 23 horas e 43 minutos do dia 28 de maio, fiz a última atualização da lista dos homenageados na nossa festa que comemora o primeiro ano de vida radiofônica do programa "Cariri Encantado" - a nossa arte, a nossa cultura, a nossa gente nas ondas do rádio! , e que será realizada no salão nobre do Crato Tênis Clube. Na ocasião, faremos o programa ao vivo a partir das 20 horas (até 22 horas). Em seguida uma tertúlia com Batista e seu conjunto animará ainda mais a festa. A Entrada é franca e todos estão convidados. Todos os artistas (músicos, poetas, atores) que desejarem se apresentar no programa (transmitido pela Radio Educadora am. 1020 khz) devem chegar até às 19 horas para que melhor se organize uma sequência dessas apresentações. " A Celebração do Encantamento" recebe apoio logístico da Radio Educadora do Cariri, CCBNB-Cairi, Geopark Araripe, Instituto Ecológio e Cultural Martins Filho-IEC/PROEX/URCA, e Crato Tênis Clube.

A CELEBRAÇÃO DO ENCANTAMENTO

dia 29 de maio 2009
a partir das 19 horas.
ENTRADA FRANCA


L.C Salatiel

Móveis no Cariri é na DULARE MÓVEIS - O Melhor Preço e a maior Qualidade !

Dulare 400

DULARE é a mais nova opção para você comprar seus móveis na Região do Cariri. Se você procura qualidade por preços acessíveis, o caminho certo é na DULARE MÓVEIS. E aproveite as ofertas de fim-de-ano. DULARE - Bons Móveis para Você - Em crato, na Praça Siqueira Campos.

Uma grande loja com o maior sortimento:

Image2

Empresa Recomendada pelo Blog do Crato !

Edições Anteriores:

Setembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30