xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 25/05/2010 | Blog do Crato
.

VÍDEO - ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Prefeito do Crato é escolhido um dos melhores prefeitos do Ceará pela PPE Eventos, em Fortaleza. ( 09-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

25 maio 2010

Proibição de Postagens que Enalteçam Candidatos à Presidência do Brasil


Garantindo a Isenção durante o Período Eleitoral


Prezados Escritores do Blog do Crato,

Estou baixando uma nova regra que deverá nos guiar até o dia das eleições neste ano de 2010. O objetivo é garantir a igualdade e a isenção por parte do Blog do Crato nas eleições presidenciais e acabar com as recentes brigas que tivemos por aqui por causa da eleição. Espero que essa resolução possa trazer a PAZ ao Blog e que possamos nos direcionar mais para a nossa verdadeira finalidade, que é a nossa cidade e a sua contextualização. Essa proibição se estenderá por todo o período eleitoral. A partir de agora estão proibidos todos os ARTIGOS ( textos na página principal ) elogiativos, ou que venham no sentido de ENALTECER ou DENEGRIR a Figura de qualquer candidato e seus respectivos cabos eleitorais ( entendendo por cabo eleitoral também aquele que lança, que projeta o candidato ( Lula para Dilma, por exemplo, e os que lançaram os outros candidatos também ) . Com isso, NÃO queremos extinguir as postagens políticas de todo, mas determinados tipos de postagens que claramente tem uma conotação puramente eleitoreira para a presidência da República serão desestimuladas durante o período.

Então proibidas a partir de hoje ( 26 de Maio de 2010 ), dentre outras coisas:

01 - Postagens de divulgação de índices de Popularidade, "méritos" "biografia", releases, filmes, propaganda ou algum tipo de premiação do presidente Lula, e de todos os candidatos à presidência da República, bem como de seus respectivos cabos eleitorais.
02 - Postagens de divulgação do que qualquer presidente, ex-presidente ou candidato a presidente realizou, deixou de realizar, ou pretende realizar pelo Brasil.
03 - Externar em artigos, qualquer tipo de louvor, honrarias, alegria, tristeza, frases de efeito, ou comemoração por determinado candidato ter atingido algum nível positivo ou negativo em qualquer pesquisa eleitoral. Nada de Oba Oba!
04 - Fazer postagens comparativas político/administrativas do Brasil de hoje para o Brasil de qualquer outra época no que se refere a algum tipo de realização, ou divulgação de estatísticas que beneficiem qualquer candidato.
05 - Fazer postagens requentando matérias político-partidárias postadas na imprensa do Brasil e do exterior há mais de uma semana.
06 - Divulgar boletins informativos de algum candidato à presidência da república, de ministros de estado, da presidência, e de assessores dos candidatos.
07 - Divulgar qualquer tipo de premiação recebida pelos candidatos à presidência, e dos seus respectivos cabos eleitorais.
08 - Divulgar qualquer entrevista com os candidatos à presidência da República, e dos seus respectivos cabos eleitorais.
09 - Divulgar fotos dos candidatos à presidência da República e dos seus respectivos cabos eleitorais em qualquer matéria que seja. Ao se referir a uma notícia puramente administrativa se precisar ilustrar, usar outra foto no lugar.
10 - Divulgar ( em artigo ) o pensamento de qualquer candidato à presidência da república e dos seus respectivos cabos eleitorais.
11 - Escrever ou postar Artigos que falem de forma depreciativa de qualquer dos candidatos à Presidência da República.
12 - Escrever ou postar charges e anedotas elogiativas e depreciativas com qualquer dos candidatos à Presidência da República e aos seus cabos eleitorais.
13 - Postar "notícias" sobre projetos que possam estar em andamento, já realizados, em qualquer administração passada ou presente, ou ainda por se realizar e que possa ser entendido pelo administrador como uma propaganda a qualquer dos atuais candidatos ou para seus cabos eleitorais.

Postagens que poderão ser aceitas, dependendo do caso:

01 - É PERMITIDO - Notícias gerais e atualidades do Brasil, desde que não sejam entendidas pelo administrador do Blog como algum tipo de publicidade que venha a beneficiar algum dos candidatos à presidência do Brasil.
02 - É PERMITIDO - Matérias gerais sobre o andamento da eleição, previamente divulgadas pela grande mídia e que no texto, não represente qualquer tipo de publicidade ou favorecimento para qualquer dos candidatos nem a seus cabos eleitorais.
03 - É PERMITIDO - Notícias gerais sobre a composições das chapas, articulações políticas dos candidatos, movimentação dos partidos, notícias sobre o estado físico dos candidatos divulgados na imprensa, tais como acidentes, mortes, desistências, etc, desde que não se caracterize por uma clara publicidade que possa favorecer o candidato e seu cabo eleitoral.
04 - É PERMITIDO - Em razão do Blog do Crato haver feito a cobertura fotográfica do candidato José Serra, quando da vinda ao Crato, a fim de que respeitemos o princípio da igualdade entre todos os candidatos, faremos a reportagem fotográfica de igual tamanho de todos os outros candidatos que vierem à região do Cariri, se permitidos pela lei, em texto jornalístico e isento de adjetivos de benefícios ao candidato.
05 - É PERMITIDO - A divulgação de pesquisas eleitorais, desde que já hajam sido publicadas nos grandes jornais do pais, sem qualquer sentido de publicidade para qualquer um deles.

Qualquer postagem que não seguir essas orientações será deletada sumariamente pela administração do Blog sem consulta prévia ao postador. Os infratores recorrentes serão suspensos do Blog. Outras postagens não previstas nessas regras ainda e que estejam incorrendo no sentido de dar publicidade ou visibilidade maior a qualquer dos candidatos à presidência da República e aos seus cabos eleitorais também poderão ser apagadas pelo administrador sem aviso prévio.

No geral a regra é bastante simples: Qualquer artigo na página principal que contiver alusão a algum dos presidenciáveis, ou divulgar alguma coisa que de uma maneira ou de outra esse presidenciável venha a se beneficiar, pensar 3 vezes antes de publicar. O.B.S - Essas regras de aplicam basicamente aos artigos. Como sempre faço questão de frisar, nos comentários cada um escreve o que pensa, e arca com as responsabilidades depois. Mas mesmo nos comentários, não serão toleradas publicidades explícitas nem recorrentes a candidatos à presidência, nem ataques, difamações, nem calúnias a nenhum dos candidatos. Quaisquer dúvidas sobre a publicação de ARTIGOS, consultem a administração antes de publicá-lo para evitar ter seu artigo removido e outras punições previstas. Nosso e-mail para quaisquer esclarecimentos e dúvidas: blogdocrato@hotmail.com

Dihelson Mendonça
Adminsitrador do Blog do Crato

Usuários do iPad andam insatisfeitos


NE - Esta notícia é uma contra-propaganda, se observarmos bem...

Andam dizendo que o iPad é um brinquedo sem uma verdadeira função, e agora parece que alguns dos pioneiros em adotá-los concordam. O mais recente é o membro da MSNBC, Josh Belzman, que diz que, apesar do dispositivo ser belo, é inútil. Depois de uma semana de posse da criatura, ele desistiu e revendeu seu iPad depois de perceber que a Apple já fez o mais útil e ergonômico iPhone. "O iPad é lindo de se olhar, mas só isso mesmo. É um destruidor de lares feito de vidro e alumínio. Apenas dois dias com ele levou-me a apreciar mais o meu humilde laptop e meu inferior smartphone, e menos o senso de design da Apple", disse ele. Fãs da Apple alegaram que o depoimento de Belzman foi zica de um usuário Microsoft, mas Belzman é um dos que usam a loja Apple inteira - com exceção, agora, de um IPad. Era de se prever que o IPad venderia primeiro para os fãs da Apple e depois talvez alguns usuários comuns poderiam se apaixonar por ele.

As vendas dispararam, mas o quanto isso pode ser sustentado ainda é desconhecido. O iPad pode estar indo para aqueles que, de outra forma, comprariam um iPod Touch, mas na verdade a criatura não tem nenhum uso de fato. Haverá ainda mais Belzmans tentando livrar-se de seus brinquedos no Ebay.

Por Pedro Schor, especial para o Yahoo! Brasil

ALMANAQUE - Dia 26 de maio de 2010


Eventos históricos

1538 - Genebra expulsa João Calvino.
1644 - Tropas portuguesas derrotam as espanholas na Batalha do Montijo
1828 - Kaspar Hauser é encontrado numa praça em Nuremberg.
1896 - Nicolau II da Rússia é coroado czar do Império Russo.
1897 - Bram Stoker publica Dracula, sua maior obra literária.
2002 - A sonda Mars Odyssey encontra sinais de grande depósito de água no planeta Marte.

Nascimentos

1478 - Papa Clemente VII (m. 1534).
1650 - John Churchill militar britânico e primeiro Duque de Marlborough (m. 1722).
1667 - Abraham de Moivre, matemático francês (m. 1754).
1732 - Francesco Sozzi, pintor italiano (m. 1795).
1799 - Alexandre S. Pushkin, escritor russo (m. 1837).
1878 - Isadora Duncan, bailarina norte-americana (m. 1927).
1907 - John Wayne, ator estadunidense (m. 1979).
1910 - Imi Lichtenfeld, criador da arte de defesa pessoal Krav Magá (m. 1998).
1920 - Ruben Alfredo Andresen Leitão, jornalista e escritor português (m. 1975).
Peggy Lee, cantora americana (m. 2002).
1926
Miles Davis, compositor e trompetista estadunidense (m. 1991).
Maria de Lourdes Martins, compositora e pianista portuguesa.
1930 - Sivuca, músico brasileiro (m. 2006).

Falecimentos

946 - Rei Edmundo I de Inglaterra (n. 921).
1904 - George Gilles de la Tourette, neurologista francês(n.1857).
1976 - Martin Heidegger, filósofo alemão (n. 1889).
1986 - Flávio Cavalcanti, Jornalista e apresentador de televisão brasileiro (n. 1923).
2004 - Renato Master, dublador brasileiro.

Fonte Wikipédia
Imagem Helena Bonham Carter
Colaboração Alessandra Bandeira

Há 70 anos morria o último chefe do Cangaço - Reportagem: Antonio Vicelmo


Corisco e Dadá. Ele, para Lampião, era um dos mais valentes cangaceiros e, para historiadores, bandido cruel - ANTÔNIO VICELMO - O "Diabo Loiro", como ficou conhecido Corisco, morreu, em uma emboscada, na tarde do dia 25 de maio de 1940

Crato. Há 70 anos morria Cristino Gomes da Silva Cleto, conhecido como "Corisco", o último chefe do Cangaço, considerado por Lampião como um dos mais valentes cangaceiros e apontado pelos historiadores como um dos mais ferozes e cruéis bandidos que fizeram parte do grupo de Virgulino Ferreira. Com a morte do chamado "Diabo Louro", na tarde do dia 25 de maio de 1940, na Fazenda Cavacos, em Brotas de Macaúbas, Oeste da Bahia, estava decretado o fim do Cangaço. O médico e historiador Magérbio Lucena, autor do livro "Lampião e o Estado Maior do Cangaço", descreve que, na verdade, não houve combate. Corisco e sua mulher, Sérgia Ribeiro da Silva, conhecida como Dadá, tinha acabado de almoçar, quando foram surpreendidos com a volante comandada pelo tenente João Bezerra. Corisco e Dadá estavam desarmados, quando foram metralhados. Corisco havia cortado o longo cabelo loiro e não andava mais em bando desde a morte do amigo Lampião, dois anos antes. Magérbio descreve que, ao se aproximar do cangaceiro, o coronel José Rufino perguntou: "É Corisco?, o cangaceiro respondeu: É Corisco veio! O militar questionou: por que não se entregou? E Corisco retrucou: Sou homi para morrer, não para se entregar".

Assassinato

Depois deste diálogo, o cangaceiro foi atingido na barriga por uma rajada de metralhadora. Ficando com os intestinos à mostra, conseguiu sobreviver durante dez horas. Naquele mesmo conflito, Dadá foi atingida na perna e, não obstante ter passado por várias intervenções cirúrgicas, precisou amputar o pé direito. Em relação ao confronto final, ela declarou que os policiais vieram decididos a roubá-los e a matá-los, e que seu companheiro era deficiente físico e não teve chance alguma de se defender.

Em maio de 1968, a revista Realidade colocou frente a frente Dadá e o coronel José Rufino, responsável pela morte de Corisco. Ele, velho e doente, chorou ao vê-la. Dadá, forte e altiva, o perdoou, no entanto, desmentiu o algoz. Ele não matara seu marido em combate, afirmou. "Foi emboscada". Do cangaço, Dadá levou lembranças, três filhos com Corisco e nenhum dinheiro. Morreu em fevereiro de 1994, aos 78 anos, na periferia de Salvador. Magérbio lembra que o objetivo dos policiais não era defender a Lei. Na verdade, segundo o escritor, o que mais interessava aos policias eram os 300 contos de réis e os dois quilos de ouro que os dois fugitivos carregavam. De acordo com o escritor, Corisco não tinha condições de reagir. Em 1939, ele caiu numa emboscada, na Fazenda Lagoa da Serra, em Sergipe. Corisco sofreu fraturas gravíssimas no braço esquerdo e no antebraço direito. O casal já tinha tomada a decisão de deixar o cangaço, quando foi localizado pela Polícia.

Uma vida de crimes

O médico Magébio Lucena relata que Cristino Gomes da Silva Cleto nasceu na cidade de Matinha de Água Branca, Alagoas. Aos 17 anos, matou um protegido do coronel da cidade e fugiu. Sem rumo certo, optou de vez pela criminalidade e entrou para o bando de Lampião, o lendário cangaceiro. Forte, corajoso e ligeiro, logo passou a ser chamado de Corisco. Conquistou poder e, com a divisão do grupo (parte da estratégia para fugir à perseguição policial), ganhou seu próprio bando. Com a morte de Lampião, em julho de 1938, conforme o escritor, Corisco tornou-se o único chefe cangaceiro. Antes de encontrar seu fim, ainda tentou vingar a morte do amigo. Matou a família do fazendeiro acusado de delatar o bando à Polícia. Acabou cometendo uma de suas maiores atrocidades: assassinou as pessoas erradas. Nessa época, Corisco já era conhecido como "Diabo Loiro", pela cabeleira e, claro, pelo espírito. Ninguém sabe dizer ao certo quando ele nasceu. Sabe-se que em 1928, no início da vida adulta, apaixonou-se por Sérgia Ribeiro da Silva, a Dadá, e não teve dúvidas: raptou e estuprou a menina de 13 anos. Corisco ensinou Dadá a ler e escrever. Com o tempo, ela aceitou o destino imposto por ele. Dadá virou a costureira do grupo e passou a fazer as roupas que aparecem em todas as fotos dos cangaceiros.

Leia mais no Diário do Nordeste
Antonio Vicelmo
Repórter do Jornal Diário do Nordeste

Colaborador do Blog do Crato

O Brasil brincando de fazer Bomba Atômica é um Perigo!



Eu vejo com EXTREMA preocupação o Brasil se envolver num programa nuclear, como esse que está sendo divulgado pela imprensa. Sempre fui contra programas nucleares. Mesmo em países que dominam a tecnologia, como a Rússia, já acontecem acidentes como Chernobyl, em que até hoje o planeta vem sendo contaminado com a radiação que foi liberada lá. Vejo com muita preocupação o nosso presidente cortejando o presidente do Irã, Ahmadinejad, porque quer se beneficiar do conhecimento e parceria para com este, que já adquiriu sobre a energia atômica e quer ser mais um no chamado "Eixo do Mal", que involve a Coréia do Norte, potencial fabricadora de armas atômicas. O Brasil possui tantas fontes de energia renováveis e uma natureza belíssima. Deveríamos dar mais valor a isso, preservar o meio-ambiente, e não investir em energia nuclear. Já basta a insensatez do vice-presidente José Alencar em defender que o Brasil deve produzir Bombas Atômicas. Pra quê ?

Isso é que é um verdadeiro ABSURDO!


Acima: Alguns efeitos colaterais de um pequeno vazamento na usina de Chernobyl na Rússia. Você é a favor da Energia Atômica principalmente para um país como o nosso que mal domina tecnologias mais simples ?

Por: Dihelson Mendonça

Roque comemora aprovação de Ponta da Serra


O deputado estadual Sineval Roque (PSB), ressaltou hoje, da tribuna do Plenário Treze de Maio, a importância da aprovação por parte da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do pedido de emancipação de 19 distritos, entre eles, o de Ponta da Serra. “O distrito de Ponta da Serra deu um passo importante para garantir a emancipação. A partir de agora, os pedidos serão publicados no Diário Oficial do Estado (DOE), e, transformados em decretos legislativos, que passarão a tramitar nas comissões técnicas da Assembleia”, explica Sineval Roque. Em seguida, serão encaminhados ao TRE para que o órgão possa realizar o plebiscito em cada um dos distritos. Aprovado pela população, cada pedido de emancipação volta a AL para votação em plenário, e finalmente, ser encaminhado para sanção pelo governador Cid Gomes.

No total 57 solicitações de emancipação que chegaram a AL. Deste total, apenas 19 atendem a todos os requisitos que a Lei Complementar nº 84, de 2009, determina. Antes de serem aprovados, todos os pedidos passaram por um levantamento de informações junto ao IBGE, Ipea, Tesouro Nacional, Sefaz, Prefeitura e TRE. Para os distritos que não preencheram os requisitos exigidos, a Mesa Diretora da Assembleia optou por dar um prazo de 15 dias para que os mesmos atendam as determinações acerca da infraestrutura e possam apresentar suas defesas.

Os 19 pedidos aprovados são dos distritos: Amanari, Antônio Diogo, Iguape, Itapebussu, José de Alencar, Juritianha, Jurema, Mineirolandia, N. Floresta Feiticeiro, Lisieux /Macarau, Parajuru, Pajuçara, Palestina, Santa Teresa do Trici, Ponto da Serra, Santa Felícia, São João do Aruaru, São Pedro do Norte e Sucesso. Já os pedidos com prazo para defesa são: Almofala, Aranaú, Caipu, Camará, Canaã, Caponga, Cruxati, Flores, Guanacés, Icaraí de Amontada, Ibiapaba, Ideal, Iratinga, Justiniano de Serpa, Lagoa do Mato, Lima Campos, Monte Nebo, Munduaú, Pessoa Anta, Pecém, São Miguel, Várzea dos Espinhos e Timonha.

Fonte: Assessoria de Imprensa - Dep. Sineval Roque, recebido por e-mail

Posse da Nova Diretoria da Fecomercio-CE - Cobertura Fotográfica - Dihelson Mendonça

Aconteceu na noite de ontem ( 24 ) no Crato Tênis Clube em evento para cerca de 400 convidados, a posse da nova diretoria da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio-CE). Na ocasião, também ocorreu a posse dos diretores do Sindicato dos Lojistas do Comércio do Crato (Sindilojas-Crato) com seu presidente José Gilson Ribeiro e o presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio de Juazeiro do Norte (Sindilojas-Juazeiro), Francisco Alberto Bezerra. O evento é histórico para o Cariri, pois pela primeira vez, a FECOMERCIO realiza um evento dessa natureza no interior. A cerimônia começou por volta das 20 horas, com o Hino Nacional Brasileiro, acompanhado de repórteres, cinegrafistas e fotógrafos de todo o Estado:

IMG_3816

Os convidados se acomodaram no salão principal do Crato Tênis Clube:

IMG_3933

Discursos foram proferidos:

IMG_3940

E a nova diretoria empossada ( parte deles nesta foto):

IMG_3992

O empresário José Alves de Oliveira (ZENIR) foi um dos homenageados, e fez um discurso emocionante, relatando a sua trajetória de muito trabalho, quando começou como um simples vendedor e hoje é um dos maiores empresários do Ceará, sendo proprietário de 25 lojas:

IMG_3880

O prefeito Samuel Araripe é convidado para dar posse à nova diretoria que abrange o quadriênio 2010-2014:

IMG_4004

Luiz Gastão Bittencourt, presidente, em seu discurso, falou dentre outras coisas, da importancia do apoio da Fecomercio aos eventos culturais no Cariri, dentre eles, a Mostra SESC Cariri de Cultura:

IMG_3997

Os homenageados José Alves de Oliveira (Zenir) e Francisco Alberto Bezerra receberam a tradicional medalha Clóvis Arrais Maia:


Image1

O vice-prefeito Raimundo Bezerra Filho e Luis Gastão Bittencourt ao final da cerimônia:

IMG_4027

Parte dos novos empossados:

IMG_4013

Após a cerimônia, foi servido um delicioso jantar aos presentes

Texto e Cobertura Fotográfica: Dihelson Mendonça
É proibida a reprodução e utilização sem a permissão expressa do autor.

Coluna Armando Rafael - Notícias do Cariri

Chapada do Araripe - foto jornal O POVO

Cariri terá curso de Farmácia – Uma comissão do Ministério da Educação–MEC esteve no Cariri visitando as instalações da Faculdade de Juazeiro do Norte. Veio com a finalidade de estudar o funcionamento de um curso de Farmácia naquele centro universitário. O parecer dos técnicos do MEC foi favorável à criação. A instalação de uma faculdade na área das ciências farmacêuticas sempre foi um sonho da comunidade acadêmica caririense. Ela oportunizará a exploração do imenso potencial da rica flora da Chapada do Araripe na área da farmacologia; formará profissionais capazes de desenvolver pesquisa, produção e controle de qualidade de medicamentos. Pena que esse curso não tenha sido criado pela URCA, que já dispõe de um respeitado Laboratório de Pesquisas de Produtos Naturais, onde são produzidos alguns medicamentos com plantas da Chapada do Araripe. A iniciativa privada, mais uma vez, foi mais ágil...

Comissão Científica de Exploração – Fez 150 anos que o Imperador Dom Pedro II nomeou uma expedição de estudiosos para pesquisar o Ceará. Era a primeira vez que os brasileiros lançavam seu olhar sobre a terra cearense. Anteriormente só estrangeiros haviam pesquisado o Ceará. Denominada oficialmente de Comissão Científica de Exploração, esta logo seria apelidada pelo espírito gozador dos cariocas de “Comissão das Borboletas”. Uma ironia para defender que no Ceará só havia esses lepidópteros diurnos a serem pesquisados. A comissão era composta de especialistas em botânica, geologia, mineralogia, geografia, astronomia e tinha como redator o famoso poeta Gonçalves Dias. Com eles veio também José Reis de Carvalho, aluno de Debret, que aqui pintou uma série de aquarelas, incluindo a Vista da Cidade do Crato, (foto abaixo) hoje pertencente ao acervo do Museu de Artes de Crato, e considerada a primeira imagem da Cidade de Frei Carlos de que se tem notícia.


Comissão causa “rebu” em Crato – Aqui, os membros da Comissão Científica de Exploração causaram o maior “frisson”. É de Renato Braga este texto: “Os viajantes foram bem acolhidos no Crato e demais localidades do Cariri. A todos causou estranheza, para não dizer espanto, a simplicidade de maneiras dos “doutores” a contrastar violentamente com a arrogância dos donos de engenho e autoridades (do Cariri). Gonçalves Dias ficou de tal jeito enamorado da terra (cratense) que projetou comprar um sítio de águas soluçantes e árvores acolhedoras, retiro que lhe permitisse, de quando em quando, esconder-se do mundo. Não concretizou o seu projeto; sonhou-o apenas”. Neste 2010, em Crato, o sesquicentenário da famosa comissão passou em brancas nuvens. A efeméride, no entanto, está sendo lembrada em Fortaleza, graças a interessante exposição - em curso no Museu do Ceará - sobre aquela iniciativa do Imperador Dom Pedro II.

Fonte primária de pesquisas – Um dos mais determinados e abrangentes esforços de resgate histórico sobre o Padre Cícero e a cidade de Juazeiro do Norte está em curso no Departamento Histórico-Diocesano Padre Gomes (DHDPG), da Diocese de Crato. Com o patrocínio do Sistema Fecomércio (SESC-SENAC), Fundação Padre Ibiapina e Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte. Essas pesquisas vão resultar na publicação de mais dois livros sobre a inesgotável temática. Bom lembrar que o Departamento Histórico-Diocesano Padre Gomes foi o local onde o escritor Lira Neto pesquisou com mais profundidade para escrever seu livro “Padre Cícero - Poder, Fé e Guerra no Sertão”.

Viagens de dom Fernando – Depois de duas semanas em Brasília, dom Fernando Panico retornou ao Cariri na última segunda-feira, dia 17. Neste Domingo de Pentecoste, dia 23, ele participa da festa de ereção canônica do Santuário Eucarístico Diocesano, que funcionará na Igreja de São Vicente Ferrer, em Crato. Já amanhã, dom Fernando toma a direção de Fortaleza. Na terça-feira, dia 25, ele embarca para a Itália, Alemanha e Espanha. Em Roma – no próximo dia 30 – o bispo de Crato participará, na Basílica de Santa Maria Maior, da beatificação de Madre Maria Pierina de Micheli, da Congregação Filhas da Imaculada Conceição de Buenos Aires. Ela foi uma das maiores divulgadores da devoção à Sagrada Face de Cristo. Esta congregação possui três casas no Brasil: duas no Rio Grande do Sul e a terceira na cidade de Lavras da Mangabeira, na diocese de Crato.

Temporão - Por: J. Flávio Vieira


Argemiro passara por todas as crises previsíveis no casamento. Contornara o cabo da tormenta nos dez anos, quebrara a porcelana nas bodas de vinte e já se engasgara com as pérolas nas de trinta . O fogo dos velhos tempos já se tinha arrefecido, restavam apenas algumas brasinhas embaixo de muita cinza. Atravessara a idade do lobo e do cachorro colérico e, finalmente, agora se dava um pouco por vencido. Os ciúmes da esposa, D. Guida, amainaram e o tesão se foi metamoforseando de amizade e companheirismo. Contemplava a companheira de tantos anos e já não conseguia deitar-lhe olhos de desejo. Parecia-lhe , agora, um verdadeiro desvio sexual querer bolinar a mãe dos seus próprios filhos, apalpar a avó dos seus netos. A mulher subira os píncaros nebulosos da menopausa e já não lhe cobrava tanto freqüência e performance. Ademais, nem podia: cada dia mais sexy-agenário ele usava um sem número de aditivos: para glicose, para artrite, para a próstata, para dormir, para acordar. E mais, vários medicamentos para uma hipertensão de difícil controle que por mais de uma vez o tinha rebocado para a UTI. Parecia um mutilado de guerra e foi aprendendo a viver com os espólios que lhe restaram. Semana passada , no entanto, D. Guida notou uma mudança radical no comportamento de Argemiro. Depois de assistir ao Jornal na televisão, ficou meditativo como o pensador de Rodin. No dia seguinte desapareceu e não mais voltou para casa. A esposa valeu-se dos amigos e, antes de procurar a polícia, foi informada que o marido estava vivo, enfurnado na zona do Baixo Meretrício da cidade há mais de uma semana. Segundo seus companheiros mais chegados, vivia há mais de uma semana na esbórnia, com as meninas da “Boite de Maria Alice”. D. Guida imaginou que o marido tinha endoidado de vez, pois não tinha mais tesão nem saúde para tanto. Ele é uma laranja chupada, pensou a esposa, como é que as raparigas ainda estão conseguindo lhe arrancar algum sumo ? A esposa aumentou a preocupação quando recebeu a conta semanal da farmácia e notou um aumento considerável no valor da nota. Corrigindo os itens, cuidadosamentre, descobriu a razão : num só dia Argemiro comprara vinte e cinco comprimidos de Viagra. D. Guida , então, temeu definitivamente pela vida do marido turbinado : vai cair durinho – literalmente- numa overdose! Na noite do décimo dia, um Argemiro de sorriso arregaçado retornou ao Lar, já não tão doce. D. Guida emaranhava-se num misto de raiva, ciúme e despreocupação. Partiu para cima do marido, como uma fera: safado, sem-vergonha, nojento, por que não ficou de uma vez com suas rapagigas da Boite de Maria Alice , seu farrista ? Argemiro, sem perder a pose, saltou de lá:

--- O quê ? Me respeite, mulher ! Você não ouviu as orientações do Ministro da Saúde na televisão? Sexo é o melhor remédio, minha filha! Como sua botica já faliu há muito tempo, eu procurei uma Clínica especializada em hipertensão: a da Dra. Maria Alice! Tava fazendo um tratamento intensivo! A antiga laranja chupada havia se transformado num fruto temporão.

Por: José Flávio Vieira

Adicionado por Dihelson Mendonça no dia 04 de Março de 2014: A gravura que se encontrava neste tópico foi removida a pedido da autora, Cecilia Melo e Castro e chama-se Metamorfose. Comunicamos ainda que o Dr. Jose Flávio Vieira há muitos anos não participa mais como colaborador do Blog do Crato, não tendo postado mais qualquer artigo. Pedimos desculpas à autora da obra por este ato lamentável, que é não dar o devido crédito a uma obra de arte.


“Se Deus é por nós quem será contra nós?”- por Magali de Figueiredo Esmeraldo


A pessoa que coloca Deus em sua vida, não tem que temer nada, pois o sim dado a Ele, protege-a de todo mal, das forças e de pensamentos negativos lançados na sua direção. A confiança no amor de Deus faz a pessoa enfrentar no dia a dia da vida, tribulações, sofrimentos, injustiças e mesmo assim saber que está amparada por Deus. Quem vive de acordo com o projeto de Deus tem a certeza de que Ele está sempre ao seu lado e que a força vinda Dele o torna muito mais capaz de enfrentar o sofrimento.

A sociedade se afasta cada vez mais de Deus e de seu projeto, que é um projeto de amor, justiça e paz. Por isso muitas pessoas não possuem mais amor, respeito e consideração pelos seus semelhantes. Entretanto acreditando em Deus e se dispondo a fazer a sua parte, pode-se ajudar a construir um mundo mais humano e fraterno. Se nos inspirarmos na fé do apóstolo Paulo, um autêntico cristão, ajudaremos a construir uma sociedade mais justa.

Paulo em sua carta aos romanos diz que: “Se Deus está a nosso favor, quem estará contra nós?” Diz também: “Quem poderá nos separar do amor de Cristo?” “Deus não poupou seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós.” (Rm 8, 31-39) O que poderemos temer, quando sabemos que Deus manifestou seu amor em Jesus Cristo? Essa certeza Paulo tinha de que como cristão, não podia ter medo de passar por dificuldades, por perseguições, por martírio ou por qualquer forma de dominação, pois nada poderá desfazer o que Deus já realizou.

Paulo sofreu muitas tribulações e perseguições por anunciar o Evangelho. Enfrentou fome e nudez quando estava na prisão e teve consciência de que o seu caminho o levaria a morte.

Para viver o projeto de Deus o cristão enfrenta uma série de conseqüências. Paulo viveu numa sociedade repressora e injusta que perseguia os cristãos. O cristão tem que lutar com uma atitude vitoriosa contra essas forças que querem destruir o projeto de Deus. Para Paulo, “nada, nem ninguém poderá nos separar do amor de Deus que está presente em Cristo Jesus, nosso Senhor”. (Rm 8,39)

O apóstolo Paulo é um exemplo para todos. De perseguidor dos cristãos, ele se tornou um discípulo de Jesus e divulgou o Evangelho através das suas viagens. Tinha uma fé tão forte que percorreu o mundo enfrentando todas as dificuldades para anunciar o Evangelho. E graças a Paulo a mensagem de Jesus Cristo chegou até nós.

Por Magali de Figueiredo Esmeraldo

Casa Branca apoia proposta de permitir que gays assumidos atuem como militares


A
Casa Branca divulgou nesta segunda-feira sua decisão de apoiar uma proposta que pressiona os EUA a aceitar gays e lésbicas assumidos a servir militarmente o país. A proposta foi tema de negociações envolvendo a Casa Branca, o Pentágono, o Congresso e grupos de direitos dos gays. A atual política, chamada "Don't ask, don't tell' ["não pergunte, não conte", em tradução livre], impede os gays de servirem ao Exército assumindo abertamente sua sexualidade. A política, instituída em 1993, foi um compromisso entre aqueles que queriam que gays pudessem servir abertamente no serviço militar e aqueles que queriam uma proibição completa aos gays. Essa política continuaria em vigor até que o Pentágono termine um estudo sobre o assunto, em dezembro.

As negociações foram mantidas em um momento em que a Câmara dos Representantes deve votar, no final desta semana, um projeto de orçamento para o Departamento de Defesa que provavelmente inclui uma emenda para rejeitar essa política, com restrições. O governo Obama endossou a emenda à proposta nesta segunda-feira em carta aos líderes do Congresso, em nome de Peter Orszag, Diretor do Escritório de Orçamento e Gestão da Casa Branca. Orszag escreveu aos três membros do Congresso envolvidos nas negociações que o governo "é da opinião de que a emenda à proposta atende às preocupações levantadas pelo secretário de Defesa e o chefe da Junta de Chefes de Equipe". Os três membros são o chefe do Comitê de Serviços Armados no Senado, o democrata Carl Levin; o senador independente Joe Lieberman; e o deputado democrata Patrick Murphy. Obama declarou-se contrário à política "não pergunte, não conte" ainda no final do ano passado, e prometeu eliminá-la durante um discurso para milhares de gays e lésbicas durante um evento do maior grupo gay do país, o Human Rights Campaign, em Washington, em 2009.

DA REUTERS
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Brasil, potência nuclear ??? – Por: José Nilton Mariano Saraiva

Ô “analfabetozinho” danado, capaz de fazer, em tão pouco tempo de mandato, as coisas acontecerem nesse Brasilzão continental, além da popularidade sempre lá nas alturas.
Agora, imaginemos o estado de espírito do “príncipe dos sociólogos”, aquele que é graduado na Sorbonne e que jacta-se de ser um cosmopolita poliglota. Deve está lá, sorumbático e morrendo de inveja, a pensar com os seus botões: “o que é que ele tem que eu não tenho, como é que ele consegue, se eu não consegui” ???
Bem que um dos seus áulicos poderia sussurrar-lhe: “é a sensibilidade social, otário”.
Abaixo, a matéria do jornal O Estado de São Paulo.
********************************
País pode dominar ciclo nuclear completo ainda em 2010
O Brasil está pronto para dominar o ciclo nuclear completo em escala industrial, segundo o coordenador do Programa de Propulsão Nuclear da Marinha, capitão de mar e guerra André Luis Ferreira Marques. A inauguração da primeira fase da Usina de Hexafluoreto de Urânio (Usexa), prevista para este ano, permitirá que o País atue em todas as etapas do beneficiamento do mineral radioativo, desde a extração até a fabricação do combustível nuclear em grande proporção. Com isso, o Brasil ficaria independente de outros países no processo de enriquecimento, garantindo suprimento para as usinas nucleares e também para o futuro submarino nuclear. No Centro Tecnológico da Marinha, no complexo militar de Aramar, em Iperó (SP), onde fica a Usexa, o ritmo das obras é acelerado. Na mesma área estão sendo construídos os prédios do Laboratório de Geração Nucleoelétrica (Labgen), responsável pela fabricação do reator do futuro submarino nuclear. “A Usexa começará a funcionar nos próximos meses em fase de comissionamento, quando são testados o sistema e os equipamentos para demonstrar que eles operam corretamente. As temperaturas, as pressões, as vazões, se as válvulas estão funcionando e se a instrumentação está dando informação confiável. Mas não vamos botar o urânio, ainda.” Segundo o militar, o ”yellow cake” – urânio em forma de um pó amarelo – só deve começar a ser processado em 2011. A Usexa é formada por 40 quilômetros de tubos, tanques, fornos e milhares de válvulas, onde o mineral é misturado com outros produtos químicos para sair em estado gasoso, o hexafluoreto de urânio, ou UF6. O objetivo da Usexa é produzir combustível para o submarino nuclear brasileiro, que deve entrar em operação por volta de 2020. No complexo de Aramar serão produzidas 40 toneladas de UF6 por ano. Atualmente só seis países têm condições de fazer a conversão do ”yellow cake” em gás: França, Rússia, Canadá, Estados Unidos, BRASIL e Irã. O UF6 que o Brasil usa ainda é processado no Canadá.

Autoria e postagem: José Nilton Mariano Saraiva
Fonte: Jornal o Estadão

Agende-se para o dia 29 de maio, sábado!


Por Luiz Carlos Salatiel

A Oca-Officinas de Cultura e Artes & Produtos derivados e a revista virtual CaririCult convidam V.Sa e família para celebrarem juntos o primeiro ano de vida radiofônica do programa Cariri Encantado – A nossa arte, a nossa cultura, a nossa gente nas ondas do rádio! - que acontece todas as sextas-feiras, a partir das 14 horas, graças a parceria do CCBNB-Cariri com a Radio Educadora do Cariri. Na oportunidade serão homenageados artistas (música, teatro, cinema, dança, fotografia,literatura, artes plásticas, etc.) produtores culturais, comunicadores, personalidades e instituições que contribuem de forma honrosa para o enriquecimento e valorização do patrimônio imaterial do cariri cearense (*). Dentro da mesma programação acontecerá o lançamento do livro "IMAGENS - Cento e Vinte e Cinco Anos com a família Gonzaga de Oliveira", pesquisa de Jackson Bola Bantim e texto de Luiz Carlos Salatiel. A partir das 22:30 horas, uma tertúlia com o Conjunto do Batista deixará a noite ainda mais animada. Dejamos muito contar com a sua presença e de sua família. Luiz Carlos Salatiel e Carlos Rafael Dias. Presidente Oca e Administrador CaririCult/Vice-presidente Oca.

(*)Os nomes dos homenageados serão divulgados numa das próximas chamadas.

Livro de médium sobre tragédia da TAM esgota após Justiça proibir nova tiragem


O livro "O Voo da Esperança", escrito pelo médium Woyne Figner Sacchetin sobre o pior acidente aéreo do país, esgotou após a Justiça de São José do Rio Preto (438 km de São Paulo) proibir novas tiragens da obra. A decisão foi tomada após reclamação da família de três vítimas da tragédia com o voo 3054 da TAM, no aeroporto de Congonhas (SP), em 2007. Na obra, o médium escreve que os passageiros morreram porque foram algozes em uma vida passada. Sacchetin diz ter recebido o espírito de Santos Dumont (1873-1932). A família argumentou que o livro denegriu a imagem de quem não está aqui para se defender.

A ação foi movida pela professora Carmem Caballero, que perdeu a mãe (Maria Elizabete, 65) e duas filhas (Júlia, 14, e Maria Isabel, 10) no dia 17 de julho de 2007, quando um Airbus-A320, vindo de Porto Alegre (RS), saiu da pista de Congonhas, cruzou a av. Washington Luis e bateu no prédio do depósito da TAM, provocando um incêndio e a morte de 199 pessoas. Mas a família considerou insuficiente a decisão judicial de impedir novas tiragens pela Lachâtre (ligada à editora Universo das Letras), já que exigia o recolhimento dos exemplares já impressos e ainda uma indenização por danos morais correspondente a mil salários mínimos (R$ 510 mil, em valor atual). "Vamos recorrer da decisão no Tribunal de Justiça", disse, no último sábado (22) à Livraria da Folha o advogado Marco Aurélio Bdine, que defende a professora. Ele afirmou que, na última sexta-feira (21), já entrou com questionamento no Tribunal de Justiça de São Paulo.

Fonte: Livraria da Folha

Em ato falho, Lula chama canal da TV Brasil de "minha televisão internacional"


O
presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta segunda-feira que os críticos da política de fortalecimento do Estado adotada durante o seu governo fazem análises com mentalidade do exterior. A declaração foi feita durante o lançamento do canal internacional da TV Brasil, emissora ligada ao governo federal, que passa a ter a sua programação transmitida para 49 países da África. Em ato falho, o presidente chamou o projeto de "minha televisão internacional".

"Eu reclamava muito com o Franklin [Martins, ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência], eu falava: rapaz, você deste tamanho e não me consegue fazer minha televisão internacional, eu preciso de uma televisão e eu estou saindo daqui a sete meses", disse Lula, ao se referir sobre as dificuldades para aprovar e estruturar o projeto. Lula negou que tenha criado o canal para fazer autopromoção. E disse que quer provar que uma televisão pública tem condições de realizar o mesmo trabalho de qualidade de uma emissora privada.

Leia mais na Folha Online

Enquanto Isso, outra Notícia Curiosa:

"TV Brasil Internacional vai mostrar verdadeira imagem do país para o mundo", diz Lula


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta segunda-feira, durante o lançamento da TV Brasil Internacional, que o novo canal servirá para mostrar para o mundo a verdadeira imagem do Brasil e o que o país tem de melhor. "Estamos realizando mais um sonho, que ainda não acordamos. Essa TV pode ser o jeito de ser deste país, na cultura, no futebol, na política. Uma TV plena que vai desnudar este país maravilhoso que o mundo não conhece", disse Lula. Segundo o presidente, atualmente a imagem do Brasil no exterior é como se fosse transmitido os piores momentos do país e a TV Brasil Internacional servirá para mudar esse quadro. "Essa TV pública pretende ser a cara do Brasil no exterior. Quando fazemos as coisas lá para fora parece que fazemos os piores momentos. Então, não queremos que fique lá fora a imagem dos piores momentos do Brasil, mas a imagem que somos", afirmou. A TV Brasil Internacional inicia hoje sua transmissão para 49 países do continente africano. O canal será transmitido em língua portuguesa, como fazem os canais das TVs públicas internacionais (BBC/Inglaterra, RTVE/Espanha, RAI/Itália, Canal Cinq/França, NHK/Japão), que transmitem em sua língua natal. A programação será composta por conteúdos próprios da TV Brasil, com ênfase em aspectos informativos e culturais sobre o Brasil, ajustados ao fuso horário de Angola, que é de quatro horas a mais que o horário de Brasília. Em seu discurso, Lula disse ainda que o novo canal servirá para mostrar aos céticos que "nem tudo que é público é ruim e o que é privado é um centro de excelência". Para ele, é possível construir uma televisão pública sem ser apenas um canal de divulgação das ações do governo.

DA AGÊNCIA BRASIL

Miguel Arraes vai ganhar memorial em Araripe


Fonte: jornal O POVO
Como forma de homenagear o ex-governador de Pernambuco, Miguel Arraes de Alencar, foi lançado no município de Araripe, na região do Cariri, a pedra fundamental do memorial que leva o nome do político que nasceu em Araripe, em 1916, e faleceu em Recife, em 2005.

O evento, aberto com solenidade no Teatro Municipal Miguel Arraes de Alencar e apresentação da banda do Instituto Athos, contou com a participação de prefeitos da região e de Madalena Arraes, viúva de Arraes.

Ela ressaltou o fato do marido ter passado muitos anos no município e de ter adquirido "uma bagagem já intelectual e humana muito grande".

Segundo o prefeito de Araripe, José Humberto Germano Correia, o objetivo do memorial é “eternizar o nome de Arraes” no município.
(Colaborou Amaury Alencar)
--- --- --
Síntese biográfica
Miguel Arraes de Alencar nasceu em 15 de dezembro de 1916, em Araripe, Ceará. Concluiu o curso secundário em 1932, na cidade do Crato. Em seguida, mudou-se para o Recife para dar continuidade aos estudos e seguir carreira profissional, prestando concurso público e tornando-se, em 1933, funcionário do Instituto de Açúcar e do Álcool (IAA).
Estudou na Faculdade de Direito do Recife, formando-se em 1937 e continuando a carreira de servidor público. Foi Delegado Regional do IAA, nomeado por Barbosa Lima Sobrinho. Arraes iniciou sua carreira política em 1948, ocupando o cargo de secretário estadual da Fazenda, durante o governo de Barbosa Lima Sobrinho. Em 1950, elegeu-se deputado estadual. Em 1958, conquista novamente uma vaga na Assembléia Legislativa de Pernambuco. Em 1959, foi secretário da Fazenda no governo de Cid Sampaio e prefeito da cidade do Recife. Em 1962, Arraes foi eleito pela primeira vez governador de Pernambuco, porém não concluiu o mandato sendo deposto pelo Golpe Militar.
Teve passagens por algumas prisões brasileiras, seguindo para a Argélia em 25 de maio de 1965. Após 14 anos de exílio, voltou ao Brasil beneficiado pela anistia. Foi eleito deputado federal em 1982 e, em 1986, elegeu-se mais uma vez governador de Pernambuco. Em 1990, foi novamente deputado federal. Em 1994, voltou ao governo de Pernambuco pela terceira vez. Em 2003, assumiu mais um mandato como deputado federal. Faleceu no Recife, no dia 13 de agosto de 2005, vítima de uma infecção generalizada.
Fonte: site do Governo de Pernambuco

Le Monde... e o mundo.

Nota do Editor: Atenção, estamos presenciando aqui no Blog uma enxurrada de postagens com o mesmo tema, do mesmo autor, cujo objetivo é tão somente fazer Publicidade para o presidente Lula. Como se sabe, o postador dessa matéria é um contumaz defensor da candidata do Presidente. Queremos externar que o Blog do Crato não deve ser usado para Publicidade em época eleitoral, ou com fins eleitoreiros, e lamenta profundamente cada postagem no sentido de fazer campanha política exaltando aquele que pretende fazer seu sucessor no Brasil. Chega de tanta babação ao presidente Lula ! - Da mesma forma que é desincentivado qualquer campanha e exaltação aos "méritos" dos outros candidatos e propaganda antecipada.

25/05/2010
O Brasil de Lula luta em todas as frentes e é o porta voz natural das economias emergentes


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva visto durante a inauguração da quadra Jamelão, na vila olímpica da Mangueira, no Rio de Janeiro


É Lula pra cá, Brasil pra lá! O mundo se agita com as declarações do presidente brasileiro e com as façanhas não somente futebolísticas de seus compatriotas.
Vimos Luiz Inácio Lula da Silva repreendendo a Alemanha por sua hesitação em salvar a Grécia, e oferecendo sua mediação no conflito entre Israel e Palestina.
Vimo-lo tentando, junto com os turcos, arrefecer a questão nuclear iraniana, e apoiar os argentinos em seu conflito contra os britânicos a respeito das Ilhas Malvinas e seu petróleo.
Mas “o homem mais popular do mundo”, segundo Barack Obama, não se apoia somente em seu carisma para falar em alto e bom som. Ele representa um Brasil em plena forma que, após uma depressão causada pela crise, segue de perto a China e a Índia em termos de crescimento.
A Petrobras, grupo petrolífero que é a empresa mais lucrativa da América Latina, a Vale, líder mundial do ferro, a Embraer, que poderá muito bem superar a Boeing e a Airbus em breve no setor de aviação, são apenas alguns dos orgulhos de uma economia industrial de primeira ordem.
No setor agrícola o crescimento é comparável, e valeu ao Brasil o título de “celeiro do mundo”. Soja, açúcar, etanol, café, frutas, algodão, frango, etc. fazem dele um concorrente temível para os produtores europeus.
Foi em 2008 que o Brasil se deu conta de suas capacidades econômicas. Até então, ele negociava com a Organização Mundial do Comércio, mas de maneira um tanto tímida. A crise que veio dos Estados Unidos e o colapso da produção industrial dos chamados países desenvolvidos o persuadiram de que era hora de partir para a ofensiva.
Agora é o Brasil, representado de forma brilhante por seu ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, que mais pressiona por uma conclusão das negociações da Rodada Doha. Em comparação, os Estados Unidos parecem presos em um protecionismo de outros tempos.
Menos temido que a China ou a Índia, de populações na casa dos bilhões, mais respeitado que uma Rússia dependente de suas matérias-primas, o Brasil é o verdadeiro porta-voz dessas economias emergentes que puxam o crescimento mundial. Com o eixo econômico do mundo se deslocando para o Sul, ele pode com razão exigir que aqueles que estão substituindo os países do Norte sejam mais bem representados nas instâncias internacionais, a começar pelo Banco Mundial e pelo Fundo Monetário Internacional (FMI). Sem esquecer o Conselho de Segurança da ONU, no qual o Brasil almeja uma cadeira de membro permanente.
Porque “o século 21 será o século dos países que não tiveram sua chance”, e por ele acreditar estar “na metade de [sua] carreira política”, Lula, 65, poderá se candidatar ao secretariado geral da ONU em 2012. Ele também deverá lutar para melhorar o G20, cuja influência ele considera “muito pequena”.
Continuaremos a ouvir falar do ex-metalúrgico, amigo das favelas e dos investidores. Continuaremos a ouvir falar de um Brasil no despontar de seus “trinta anos gloriosos”.

Tradução: Lana Lim

PT pede ao TSE multa a Serra e DEM por propaganda antecipada ( No Ceará também )

NE - TV Verdes Mares é um dos alvos.

O PT protocolou no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), nesta segunda-feira, três representações contra o Democratas e o pré-candidato à Presidência da República pelo PSDB, José Serra. Em todos os processos, o PT acusa os representados de propaganda eleitoral antecipada por contrariarem as normas que regem a propaganda partidária durante inserções nacionais veiculadas na Bahia, no Ceará e em São Paulo na semana passada. Além da aplicação de multa, os advogados do PT pedem que o TSE casse, no próximo semestre, tempo equivalente a cinco vezes o da inserção questionada. Na semana passada o PT já havia ajuizado representações no TSE por propagandas do DEM transmitidas no Rio de Janeiro e em Minas Gerais.

Segundo os advogados do partido, em São Paulo houve "desvio de finalidade" nas inserções veiculadas no dia 20 de maio, em mais de uma emissora de televisão. Eles entendem que ficou clara a intenção de alavancar a popularidade eleitoral de Serra quando o DEM divulgou a imagem pessoal do ex-governador de São Paulo. O Partido dos Trabalhadores contesta também as inserções nacionais veiculadas na TV Verdes Mares do Ceará, nos dias 18 e 20 de maio, cujo conteúdo também teria "ultrapassado o direito salutar de crítica política". Mais uma vez, o PT acusa o DEM de promover o pré-candidato à Presidência da República, ficando configurada a propaganda extemporânea. No estado da Bahia, de acordo com o PT, as duas inserções do DEM em horário reservado à propaganda partidária, veiculadas nos dias 20 e 22 de maio na TV Bahia, além de fazer propaganda eleitoral antecipada, tiveram conotação negativa ao governo baiano. Em todos os casos, o PT solicita ao TSE a concessão de liminar determinando a suspensão da veiculação das inserções do DEM no dia 25 deste mês, nos três estados, ou que seja facultado ao DEM substituir as inserções suspensas por outras.

Fonte: Folha OnLine

Edições Anteriores:

Novembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30