xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 20/05/2010 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

20 maio 2010

Siga o Blog do Crato via Twitter !



PROJETO ELEITOR DO FUTURO -Postado por Maria Otilia


O ano de 2010 é muito importante para todos nós brasileiros. E aproveitando este momento de vivência da democracia, de discussões, de campanhas, faz-se necessário, nós educadores colocarmos dentro da nossa proposta pedagógica um trabalho educativo para nossos adolescentes. E como sugestão temos o Projeto Eleitor do Futuro que subsidia as escolas no que se refere a construção de novas competências e habilidades dentro da temática Eleições e importancia da escolha dos nossos representantes para os diversos cargos políticos. Vejamos abaixo o que é este projeto e como funciona:

Apresentação do Projeto

O projeto Eleitor do Futuro foi idealizado pelo Ministro Sálvio de Figueiredo Teixeira, quando Corregedor do Tribunal Superior Eleitoral e implementado por alguns estados da federação. Aqui no Ceará, em 2003, a Justiça Eleitoral, representada pela Escola Judiciária Eleitoral – EJE, e o Fundo das Nações Unidas para a Infância - UNICEF implantaram o projeto Eleitor do Futuro com a missão de ampliar, informar e mobilizar o contingente de jovens eleitores do estado ao exercício livre e consciente do direito de votar, com o grande desafio de contribuir na preparação desses jovens, que num futuro próximo, assumirão e decidirão os rumos dos municípios, estados e nação.
A cidadania, elencada pela Constituição Federal como princípio fundamental da República Federativa do Brasil, constitui direito de todos os brasileiros e se impõe como dever do Estado. Mas para o seu exercício faz-se necessário que a sociedade, através de suas instituições, promova processos educativos destinados à formação de cidadãos críticos e responsáveis pela construção de sua história. A Legislação vigente dispõe que tanto a criança como o adolescente devem ter acesso à educação, na qual haja condições para o seu desenvolvimento como pessoa e preparação ao exercício da cidadania. Inobstante tal determinação, constata-se que, nos cursos de ensino fundamental e médio, assim como nos de nível superior, não existem disciplinas que tratem diretamente dos direitos políticos, ou ainda do exercício do voto e de suas conseqüências. Neste contexto, um projeto como este, Eleitor do Futuro, assume especial relevância, visto que, o voto - expressão legítima da vontade do eleitorado e forma de aperfeiçoar o regime democrático – representa o momento único para eleger idéias, programas, propostas e trabalho e não, promessas e pessoas.
E, assim, difundindo, entre os jovens de 12 a 17 anos de idade, a importância da cidadania e, sobretudo, ressaltando exercício do direito de votar e sua imprescindibilidade como manifestação da democracia, a Justiça Eleitora participa da continua construção de uma sociedade democrática contribuindo na qualificação do eleitor do amanhã –Eleitor do Futuro.
Neste contexto, este projeto tem como objetivo geral:
• Promover a educação política, estimulando os adolescentes ao exercício da cidadania e do voto consciente;
E, objetivos específicos:
• Incentivar o alistamento eleitoral dos jovens de 16 e 17 anos no estado do Ceará;
• Informar acerca da importância, finalidade e conseqüências do exercício do voto, como processo de tomada de decisão;
• Estimular o envolvimento dos jovens nas diferentes esferas de organização social, incentivando-os a participar dos organismos escolares de representação estudantil.
A fim de obter êxito neste propósito de influir na formação daqueles que irão contribuir para alcançar a legitimidade de uma democracia real e verdadeira, a Justiça Eleitoral do Ceará e o UNICEF estão cientes de que necessitam fazê-la de forma compartilhada, com os diversos segmentos da sociedade. Desta forma, esperamos a participação de todos os que desejem ajudar neste intento grandioso de melhorar o nosso país.

Texto extraído do site do TRE-Projeto Eleitor do Futuro - Postado por Maria Otilia

BlogHumor - Como seria um atentado terrorista no Brasil

Alguns documentos Ultra Secretos do Serviço de Investigação da Polícia Federal revelados recentemente afirmam que Osama Bin Laden deu ordens aos seus homens para organizar um atentado aéreo no Brasil. Devido ao profundo ódio por festas monumentais (símbolo da globalização da alegria), a cidade escolhida foi o Rio de Janeiro por causa do Carnaval e, mais precisamente, o Cristo Redentor (símbolo maior da religião dos infiéis!!).

Assim, os dois melhores terroristas kamikazes viajaram para o Brasil. Os dois chegaram assim ao Rio de Janeiro determinados a impor o castigo de Allah aos infiéis tupiniquins. A missão, felizmente, não teve sucesso, conforme os registros da Polícia Federal enviados ao Presidente, ao Bush Jr. e ao Papa.

Eis a estória:

Domingo 21:47hs:
Chegam ao Aeroporto Internacional do Galeão, vindos da Turquia. Suas malas, que continham os planos terroristas e alguns equipamentos, são extraviadas e depois de mais de oito horas de peregrinação por diversos guichês conseguem sair do aeroporto após serem aconselhados pelos funcionários da Varig a voltar no dia seguinte, pois assim, talvez, tenham mais sorte...
Pegam um táxi na saída do aeroporto. O taxista percebe que são estrangeiros e leva uma hora e meia dando voltas com eles pela cidade para abandoná-los em um lugar ermo da Baixada Fluminense, tendo parado no caminho para que dois cúmplices os assaltem, batam neles e lhes roubem os dólares.

Segunda-feira 04:30hs:
Graças ao treinamento de guerrilha que receberam nas cavernas do Afeganistão e nos campos minados da Somália, os dois terroristas conseguem chegar a um hotel. Decidem alugar um carro na Hertz em Copacabana e se dirigem ao aeroporto para seqüestrar um avião para jogá-lo bem no meio dos braços abertos do Cristo Redentor.
Pegam um congestionamento monstro por causa de uma manifestação de estudantes e professores em greve e ficam horas parados, além de terem seus relógios roubados em um arrastão no meio do congestionamento.

Segunda-feira 12:30hs:
Decidem parar no centro da cidade e procuram uma casa de câmbio para trocar o pouco que sobrou de dólares e recebem notas de R$ 100 falsas dessas que são feitas grosseiramente a partir de notas de R$ 1.

Segunda-feira 15:45hs:
Chegam por fim ao aeroporto do Galeão com a firme intenção de seqüestrar um avião. Os pilotos da VARIG estão em greve por mais salário e menos horas, e os controladores de vôo também estão em greve, querem equiparação com os
pilotos. O único avião disponível na pista é um da Transbrasil, que havia sido fretado para a Soletur, mas estava sem combustível. Os empregados e os passageiros estão acampados na sala de espera e nos corredores do aeroporto
tocando pagode e gritando slogans contra o governo, os pilotos e o Roberto Marinho. A polícia de choque chega batendo em todos, inclusive nos terroristas.

Segunda-feira 19:05hs:
Finalmente a calma reina e os dois filhos de Allah, ainda ensangüentados, se dirigem ao balcão da Transbrasil para comprar as passagens. Mas o funcionário que lhes vende os bilhetes omite a informação de que os vôos da
companhia estão suspensos por tempo indeterminado (justamente por causa da dívida de combustível).

Segunda-feira 22:07hs:
Os terroristas discutem entre si, na dúvida se destruir o Rio de Janeiro, no fim das contas, é um ato terrorista ou uma obra de caridade.

Segunda-feira 23:30hs:
Mortos de fome, decidem comer alguma coisa no restaurante do aeroporto, pedem um sanduíche de churrasco com queijo e uma limonada.

Terça-feira 04:35hs:
Se recuperam de uma intoxicação alimentar de proporções eqüinas, devido à carne estragada do sanduíche,no hospital Miguel Couto, depois de terem esperado horas para que o socorro chegasse e serem atendidos por uma
enfermeira gorda, feia e mal-humorada. Seria questão de dois dias, se não fosse pela cólera devida à limonada feita com água contaminada. Além disso, um dos terroristas foi levado, por engano, à mesa de cirurgia para uma angioplastia. Como se não bastasse, o médico esquece a tesoura dentro do corpo do terrorista, que é agendado para uma nova cirurgia no dia seguinte. Por falta de espaço para pacientes, eles dormem dentro do carro de roupas sujas.

Quinta-feira 10hs:
Os terroristas iam receber alta mas sofrem sérias complicações generalisadas, devido à infecção hospitalar.

Domingo 17:20hs:
Finalmente saem do hospital e chegam próximos ao estádio do Maracanã. O Flamengo acabara de perder em casa para o Bangu, por 6x0. A torcida do Flamengo, confunde os terroristas com integrantes da torcida adversária e
aplicam-lhes uma surra sem precedentes. O chefe da torcida é um tal de Pé de Mesa e abusa sexualmente deles.

Domingo 19:45hs:
Finalmente são deixados em paz pelos torcedores, com dores terríveis pelo corpo - e em algumas partes em particular - Voltam ao hospital.

Segunda 8hs:
Recebem alta e vendo uma barraca de venda de bebida decidem se embriagar (uma vez na vida, mesmo que seja pecado!). Tomam cachaça adulterada com metanol e voltam ao Miguel Couto. Os médicos também diagnosticam gonorréia (O Pé de Mesa não perdoa!).

Terça-feira 23:42hs:
Os dois terroristas conseguem fugir do Brasil em um pequeno barco de pesca que roubam na Baía de Guanabara. Juram por Allah que não vão fazer atentados contra o Brasil, que preferem os Estados Unidos, onde as conseqüências são menores...

Enviado por E-mail

Regras mais rígidas para as universidades - Postado por Océlio Teixeira

Conselho Nacional de Educação aprova mudanças para credenciar novas instituições. Falta homologação do ministro.

A Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (CNE) alterou as regras para credenciamento de novas universidades ou recredenciamento das existentes. Se a resolução aprovada entre os conselheiros – que deve ser publicada ainda esta semana – for homologada pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, as instituições terão de investir mais em pesquisas para conquistar o status de universidade. De acordo com o conselheiro Paulo Barone, presidente da Câmara de Educação Superior do CNE, os centros universitários que quiserem se candidatar a universidade terão de ter, pelo menos, quatro programas de mestrado e dois doutorados. As que estão em processo de autorização terão de se adequar às regras durante o primeiro prazo de credenciamento. As universidades em funcionamento também terão de se adequar à exigência. Elas terão prazos para atingir a meta de três mestrados e um doutorado até 2013 e de quatro mestrados e dois doutorados até 2016. Além disso, determinações que já estavam na Lei de Diretrizes e Bases da Educação foram reforçadas: um terço dos docentes terá de possuir título de mestre ou doutor e trabalhar em tempo integral.

“Estamos trabalhando há mais de um nessa resolução. Não havia regras claras para as universidades, que nunca foram recredenciadas. Acho que chegamos a um resultado bastante coerente, que dá tratamento igual às universidades federais e privadas”, afirma. As novas determinações não valem para as universidades estaduais e municipais, que estão sob regulação dos conselhos estaduais e municipais de educação. Barone afirma que o objetivo do CNE é qualificar as universidades brasileiras. Por isso, ele acredita que terá apoio dos reitores das federais e do próprio ministro da Educação. “Temos de reservar a essa categoria somente instituições de padrão muito elevado, que articulem ensino com produção do conhecimento”, defende. O secretário-executivo da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições de Ensino Superior (Andifes), Gustavo Balduíno, reclama da falta de debates com as federais sobre o tema. Para ele, as novas regras terão pouco efeito entre instituições mantidas pelo governo federal. “Não se pode tirar ou conceder o status de uma universidade que é criada por lei”, garante.

Privado X público - A diferença de tratamento entre universidades públicas e privadas é alvo de críticas. As federais já nascem com esse status, antes mesmo de ter o primeiro prédio construído. As instituições particulares, ao contrário, precisam subir degraus até atingir esse posto.

“Esperamos que os critérios adotados para avaliação de uma universidade particular sejam aplicados imediatamente às universidades públicas”, pondera o presidente da Associação Nacional dos Centros Universitários (Anaceu), Paulo Cardim. As universidades têm autonomia para criar vagas e cursos, e abrir outras sedes e campi sem pedir autorização do MEC. Mas as graduações têm de ser reconhecidas pelo ministério. Eduardo Storópoli, reitor da Universidade Nove de Julho (Uninove), de São Paulo, defende os instrumentos criados pelo CNE. “Agora, o papel da universidade está bem definido. Não dá para oferecer ensino de qualidade sem extensão e pesquisa juntos”, diz. A instituição conseguiu o credenciamento como universidade em 2008. Hoje, a Uninove possui dois doutorados e cinco mestrados. Já cumpre as novas determinações da resolução que será analisada por Fernando Haddad. “Acredito que não é fácil investir em pesquisa e ter professores em tempo integral. É preciso estar na vocação da instituição”, comenta.

Fonte: Portal IG Educação, 19/05/2010

Com Aquarela 2020, a Embratur inaugura a promoção da COPA 2014 e das Olimpiadas - Postado por: José Sales


POSTADO POR JOSÉ SALES

Grandes eventos esportivos são oportunidades únicas para o turismo de qualquer país que os recebe. Com a realização, em um curto período de tempo, da Copa do Mundo 2014 e dos Jogos Olímpicos 2016, o Brasil ganha condições de atingir um novo patamar na sua promoção como destino turístico global. Para enfrentar este desafio, o Ministério do Turismo (MTur), por meio da Embratur, apresentou hoje (16) para os principais atores públicos e privados do setor, o Plano Aquarela 2020 – estudo que define estratégias, metas e objetivos de marketing internacional do turismo brasileiro e as ações a serem implementadas na próxima década. “O planejamento é de extrema importância para o sucesso das políticas públicas em todos os setores. Por isso temos que valorizar o papel do Plano Aquarela na construção de uma nova imagem do Brasil para o mundo, que já vê hoje o país com outros olhos”, disse o ministro do Turismo Luiz Barretto. “Saímos do empirismo, hoje trabalhamos com metas, e vamos deixar um legado para o turismo da próxima década”.

Existem vários exemplos de como um país pode impulsionar sua economia, transformar cidades e mudar ou melhorar sua imagem como destino turístico a partir da imensa exposição obtida antes, durante e depois da realização de um evento. “Fizemos um trabalho de diagnóstico imenso, baseado em várias pesquisas, que investigou desde a imagem que o estrangeiro tem do Brasil e sua intenção de retorno para Copa e Olimpíadas, ouviu lideranças nacionais do turismo e considerou estudos internacionais de mercado”, disse Jeanine Pires, presidente da Embratur. “Foi este amplo levantamento que embasou a elaboração do Plano Aquarela 2020 e o resultado é um estudo técnico de altíssimo nível que norteará as ações de promoção internacional do Brasil na próxima década”, finalizou. Na estimativa, os dados de crescimento do número de turistas de países que receberam os dois grandes eventos foram analisados; assim como as diferenças existentes entre eles e o Brasil, tais como: países vizinhos, acessibilidade aérea e terrestre, tempo de vôo até o país, situação enquanto destino turístico e de eventos em anos anteriores aos eventos. Com estes pressupostos, as metas numéricas mais importantes para o período são: - Aumentar em 113% o turismo internacional de 2010 a 2020 – chegando a 11,1 milhões de visitantes estrangeiros no final da próxima década. - Aumentar em 304% a entrada de divisas com os gastos dos estrangeiros no Brasil de 2010 a 2020 – alcançando U$ 17,6 bilhões. - Aumentar em 500 mil turistas no Brasil, no ano da Copa 2014; e em 15% em 2016, ano dos Jogos Olímpicos Rio 2016, em relação ao ano anterior. - Manter um crescimento sustentado de, no mínimo, 1 ponto percentual acima do crescimento da América do Sul. - Consolidar a liderança na América do Sul, com uma quota de 27% do número de turistas do continente.

A agenda 2010 e Copa do Mundo 2014

Um dos grandes desafios do ponto de vista da promoção internacional do turismo brasileiro é unificar a mensagem que será divulgada para o mundo. A Embratur produzirá um kit de material promocional e informativo unificado para as cidades-sede, com a mesma mensagem e identidade visual, a ser usada no exterior a partir de julho de 2010. O cronograma de ações para 2010 será o ponto de partida para aproveitar as grandes oportunidades que começam, a partir do encerramento da Copa da África do Sul, quando o Brasil – pelas regras da FIFA - pode começar a sua promoção como sede da Copa 2014. Durante a realização da Copa da África do Sul, o Brasil terá espaços para exposição e relacionamento com públicos específicos como imprensa, formadores de opinião e família esportiva, além do grande público presente aos jogos e eventos. A agenda inclui acompanhamento dos jogos da seleção brasileira em ações de rua, exposição de produtos brasileiros em espaços comerciais e eventos culturais que possam mostrar a diversidade brasileira e a alegria da nação que receberá a Copa em 2014. Em outras cidades do mundo, haverá eventos de promoção do Brasil nas funfest da FIFA e começará a campanha de comunicação global do Brasil como sede da Copa 2014, incluindo publicidade e ações de relações públicas em diversos países.

Estiveram presentes no lançamento, que aconteceu no Rio de Janeiro, entre outras autoridades, o ministro do Turismo, Luiz Barretto, a presidente da Embratur, Jeanine Pires, Márcia Lins, secretária Estadual de Turismo do Rio de Janeiro, Antônio Pedro,secretário Municipal de Turismo do Rio de Janeiro, Luiz Carlos Barboza, diretor técnico do Sebrae Nacional e Álvaro Bezerra de Melo, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), além dos principais atores públicos e privados do turismo nacional.

Show Elisa Moura!

Entre Mortos e Feridos, todos irão se salvar - "Ou Quase !"


Não digam que não avisei... ( MATÉRIA EDITADA E AMPLIADA )

Bom Dia!

Reforçando as minhas solicitações para os que insistem em desrespeitar as regras do Blog.

Algumas Mudanças no Blog do Crato

Amigos, o Blog do Crato deverá passar por novas mudanças, a fim de se adequar ao seu caráter jornalístico, com mais responsabilidade para com as postagens. No início do Blog, há 5 anos, dávamos permissão para que todos pudessem de próprio punho escrever artigos sem passar pelo crivo de uma revisão ou edição. Ora, um JORNAL é exatamente uma forma evoluída de uma baderna jornalística. Instituiu-se a figura do Editor para que os artigos dos colaboradores pudessem ser revisados e ver se se adequam à filosofia e postura de um Jornal. Como crescemos muito e as coisas por aqui estão às raias da perda de controle sobre quem posta o quê, será necessário um controle maior. Há meses eu venho solicitando a diversos escritores/colaboradores que prestem bem atenção às regras do nosso espaço ( não postar artigos excessivamente longos, não agredir as pessoas, excesso de fotos, redundância temática, etc ). Deve-se somente postar algo depois de ler o conteúdo do Blog a fim de evitar duplicidade ou repetição do mesmo assunto ( é boa regra sempre comentar nos artigos dos colegas ).

O caos acontece pela deficiência do Editor, e aqui eu ponho a minha mão à palmatória, porque devo exercer um controle maior sobre o conteúdo e a forma. Tem acontecido que quando a turma começa a discorrer sobre Religião, o Blog se torna uma guerra religiosa, trocentos artigos sobre religião ( como aquela semana da pedofilia, que graças a Deus, passou ), depois volta-se para a Política, só que aí é um terreno perigoso. A legislação eleitoral é bastante rígida e eu peço que todos se contenham nas suas paixões pelos partidos, e antes de escrever algo, seria interessante estar a par da legislação, ou trazer de um grande veículo de comunicação, por precaução.

Quero dizer que temos uns 75 escritores que simplesmente não escrevem porcaria nenhuma. Um título, um voto de confiança, um espaço foi dado a muitos, e essas pessoas em absolutamente NADA estão contribuindo para o engrandecimento do Blog. Pelo contrário, alguns dos convidados estão a denegrir o Blog. Foram convidados para ajudar e acabam lutando contra nós, e às vezes até me xingando; Um verdadeiro absurdo: Resultado: defendo a EXPULSÃO IMEDIATA, nem que sejam dos melhores amigos. Só queremos gente para somar, para trabalhar conosco, não para perturbar a nossa dura vida de escasso tempo, afinal de contas, além dos meus trabalhos normais para sobrevivência, eu já passo entre 5 ou 6 horas editando o Blog todo dia. Não posso aguentar aviltamentos de quem consideramos nossos aliados. E os que não escrevem, serão rebaixados ao nível de poderem continuar escrevendo, só que via e-mail, para dar lugar a outros que realmente estão interessados em participar e ajudar no Blog. É inexcusável que num Blog de 85 escritores, apenas 10 escrevam. E os outros 75, o que fazem da vida ? Pois a maioria desses poderá postar, mas somente enviando o artigo para o nosso e-mail:

blogdocrato@hotmail.com

E isso ainda é muito bom. Quantos escritores bons nós temos que só escrevem enviando por e-mail! Espero que com essa chamada, alguns escritores passem a acreditar que a coisa é séria e que eu não estou para brincadeiras. Quando nos comprometemos em fazer o Blog do Crato, foi para mostrar o que acontece na cidade e trazer temas interessantes para debater aqui. Então, amigos, que tal sair do clássico conforto e enfrentar como Eu, Wilson Bernardo, Armando Rafael, Océlio e mais alguns, o Sol quente do cariri para tentar trazer algo de útil e genuinamente Cratense para mostrarmos aos nossos milhares de leitores ? Chances já foram dadas demais a essas pessoas. Não querem nos escutar nem seguir as regras. Aliás, nem lêem sobre as regras do Blog. Não querem saber de nada, querem apenas chegar aqui e "descarregar" seu material e ir embora. Pois isso agora vai se acabar!

Abraços,
Bom Dia!

Dihelson Mendonça

IMPERDÍVEL:O GRANDE CAMALEÃO DA CHAPADA DO ARARIPE-Por Wilson Bernardo.

Não existe nada melhor para um fotografo, do que um João performático e eclético em um palco iluminado à altura do seu talento e voz. Inclusive, no cariri, somente existem três vozes encantadoras, na minha humilde concepção de música: João da Chapada do Crato, Sanderlei, atual secretário de cultura da cidade de Barro e o velho incansável Abidoral Jamacaru; Velho quero lembrar no sentido de magnitude. João é o tributo das magnitude das grandes vozes "blueseiras" e de grandes estrelas do Brasil, na fina mistura de Ney Matogrosso e Elza Soares a magnifica voz negra dos guetos da marginalidade brasileira. CONVOCO TODOS A COMPARECEREM...É simplesmente maravilhoso o encantamento das várias faces de um camaleão encantado.





Wilson Bernardo (Texto & Fotografia)

COLUNA AMILTON SILVA - Santos e Vitória da Bahia Finalista da Copa do Brasil

Santos e Vitória da Bahia Finalista da Copa do Brasil

Mostrando um futebol irreverente e buscando o ataque constantemente, o Santos superou o Grêmio por 3 X 1, na noite de ontem, na Vila Belmiro em Santos, e vai decidir pela primeira vez na sua história, o título da Copa do Brasil, contra o Vitória da Bahia que goleou por 4 X 0, no Barradão o Atlético de Goiânia. O campeão da Copa do Brasil, será o representante brasileiro na Taça Libertadores do próximo ano. As duas partidas das finais , seráo realizadas após a Copa do Mundo. O título da competição também é inédito para o representante nordestino.

São Paulo Supera Cruzeiro
o São Paulo, mais uma vez venceu o Cruzeiro por 2 X 0, num jogo realizado em São Paulo , no Morumbi, quase que lotado, e é o primieiro semi-finalista da Taça libertadores. A vitória do tricolor foi facilitada com a expulsão logo aos 2 minuntos da primeira etapa, do atacante Kléber do Cruzeiro, que desferiu uma cotovelada no são paulino Richarlyson. Com um jogador a menos durante quase os noventa minutos, o Cruzeiro não conseguiu segurar o São Paulo. O adversário do São Paulo sairá da partida que será realizada hoje, entre as equipes do Universidad do Chile e Flamengo. Na partida de ida realizada no maracnã, o Time chilene superou o rubro negro por 3 X 2. Em meio a muitas provocações por parte do time chileno , o Flamengo mais uma vez, tentará superar o adversário. Outra partida envolvendo time brasileiro será realizada nesta noite , entre as equipes do Estudiantes da Argentina e o Internacional. O Colorado venceu a primeir partida por 1 X 0.

Por: Amilton Silva - Editor de Esportes do Blog do Crato


Espetáculo promete ser “estopim” no Crato - Por: Alexandre Lucas


Muitas surpresas poderão acontecer na próxima quinta-feira, dia 27, no Espetáculo “Nós, o estopim”. O espetáculo faz parte de uma experiência artística que envolve interação, engajamento e diversão

A arte e vida são duas coisas inseparáveis para o pensamento artístico contemporâneo. A vida às vezes confunde-se com a arte e vice-versa, foi a partir desse conceito que surgiu a idéia de montar o espetáculo “Nós, o estopim” que será apresentado em exibição única na próxima quinta-feira, dia 27, a partir das 19 horas, no Sesc Crato. “Nós, o estopim” é um espetáculo contemporâneo, engajado e interativo que levanta temas polêmicos e atuais, além de reunir o popular e a cultura de massa, através de várias linguagens artísticas, como vídeo, teatro, música, dança, performance e poesia. O Espetáculo tem um elenco de cerca de 50 de pessoas a maioria são alunos da Escola de Ensino Fundamental e Médio Gov. Adauto Bezerra que há cerca de dois meses vem se preparando através de ensaios e oficinas com artistas ligados ao Coletivo Camaradas. Durante o espetáculo serão recitadas poesias de cunho social de Cacá Araújo, Rosemberg Cariry, Patativa do Assaré, Salete Maria, Geraldo Gonçalves e Alexandre Lucas. A aluna do Polivalente, Waleska Lima ressalta que essa é uma forma nova e diferente de abordar a arte. “Estou aprendendo que arte envolve muita reflexão sobre a sociedade”, diz aluna. A aluna Jessíca Evandra que participa do elenco destaca que a forma do espetáculo trabalhar a questão da mulher é dignificante. Ela acredita que o “Estopim” será impactante.

Já o estudante Eduardo Lima diz que será um desafio e cita que essa será uma oportunidade para quem nunca foi ao Teatro. “Eu nunca vi algo desse tipo. É diferente de tudo que já vi”, enfatiza. O espetáculo faz parte do projeto desenvolvido pelo Sesc denominado Performance Poética que visa divulgar os trabalhos de poetas da região do Cariri.

A família Patativa estará no espetáculo

O poeta que deixou uma grande contribuição para a poesia engajada no país Antônio Gonçalves da Silva o Patativa do Assaré será uma das figuras lembradas no espetáculo. A filha do poeta Geraldo Gonçalves e sobrinha do Patativa do Assaré, Poliana Gonçalves destaca que sente-se privilegiada em poder contribuir com a difusão do trabalho poético da sua família. Ela enfatiza que o espetáculo é algo provocativo e tem uma preocupação social em todo o seu processo. "Patativa deve está aplaudindo com seus versos esse trabalho"

Por: Alexandre Lucas

BRUNO PEDROSA: O CARIRI NAS ARTES DO MUNDO - Por Wilson Bernardo


UM DOS MAIORES ARTISTAS
PLÁSTICOS da Europa esteve na Cidade do Crato durante dois dias, com muitos planos e perspectivas para o desenvolvimento cultural do berço da cultura cratense. Bruno Pedrosa ficou encantado com o projeto de um novo Museu de Arte Moderna, no largo da antiga estação ferroviária, onde o artista se comprometeu a doar obras suas, e de artistas europeus, para um grandioso acervo de arte contemporânea. Bruno Pedrosa é inquieto, como todo maravilhoso artista, e ver em qualquer espaço, por menor que seja, a possibilidade de instalar uma escultura, onde propôs um parque de esculturas no largo da Reffesa.

É sem duvida um dos grandes artistas do mundo, com diversas exposições pelo mundo afora e alvo de grandes colecionadores. É o criador e incentivador do Museu de Arte Vicente Leite, em Crato, cidade em que viveu toda a sua infância e adolescência, para logo depois, na escola de Belas Artes do Rio de Janeiro, se formar em Artes Plásticas, e ganhar o mundo, levando suas raízes do Cariri.


Bruno Pedrosa,Samuel Araripe e George Macário

Escultura de Bruno Pedrosa em vidro de Murano.

As mãos de um GRANDE Escultor com seu semblante de Beato caririense.


Wilson Bernardo (Texto & Fotografia)

O CRATO, A COPA, AS ELEIÇÕES... – Por Jorge Carvalho

O ano em curso apresenta outra vez a realização de mais uma Copa do Mundo de Futebol Association e eleições no Brasil. A nossa cidade, como todas as outras do nosso país viverá esses dois momentos com grande expectativa. No primeiro caso (a copa) deveremos observar em cada cratense o sentimento cívico (assim espero) pela seleção e não o lado ufanista. Que as cores azul, verde, branca e amarela sejam vistas e respeitadas como símbolo nacional, sejam o retrato de um país geograficamente imenso, de belezas sem igual e, também é importante que os problemas (que são muitos) sejam vistos com a esperança de serem solucionados pelos futuros gestores, tanto em nível de Presidência da República como em se tratando de governos estaduais e assembleias estaduais. Bandeiras, camisas, adesivos... vão colorir o município e cada gol marcado pela seleção canarinho o entusiasmo contagiará cada cratense. No segundo momento (eleições) a realidade é bem outra. A responsabilidade em ir a urna para sufragar o seu voto é enorme. É um momento decisivo para dias próximos e futuros. Haveremos de eleger o Presidente da República, o governador do estado, deputados estaduais e federais e senadores. O atual governo do estado (provavelmente reeleito) “trouxe” até a nossa cidade o Centro de Convenções do Cariri, breve funcionando. Uma escola profissionalizante (Bairro São Miguel), a sede própria do Geopark Araripe e a Residência Universitária. Asfalto (recuperado) da estrada Crato-Lameiro, Crato-Granjeiro, Crato-Arajara - iniciativas do próprio senhor governador, compra da reserva ecológica do sítio fundão, desvio do Bairro Batateiras, são essas as realizações do atual governo estadual em nosso município. Na gestão anterior (Sr. Lucio Alcântara) o Crato obteve a construção do CEO (Centro de Especialidades Odontológicas), reforma e revitalização do espaço que abriga a antiga estação ferroviária, cobertura da quadra bicentenário. Em resumo são esses os melhoramentos chegados ao nosso município nos dois últimos governos estaduais. Todas de iniciativas tanto do senhor Lucia Alcântara, como do senhor Cid Gomes. Sem uma única voz, tanto na Assembleia Legislativa do nosso estado, como na Câmara Federal, penso ser de grande tamanho o que o nosso município recebeu. Precisamos demais, muito mais. Encerrando meu comentário afirmo que, após a brilhante atuação do ex-prefeito Dr. Raimundo Bezerra na Assembleia Legislativa e Câmara Federal o nosso município ficou órfão de uma voz, firme, coerente e séria nas duas casas legislativas.

Jorge Carvalho / Maio 2010

CRATO - Notícias do dia 20 de Maio de 2010


Painéis Funarte de Regência Coral terão início na próxima segunda-feira em Crato

Na próxima segunda-feira, 24 de maio, no Teatro Municipal Salviano Arraes Saraiva, terá inicio o Painel Funarte de Regência Coral 2010. A partir das 8 horas e 30 minutos começará o credenciamento e entrega de material para os participantes e em seguida as aulas terão início.

As aulas do Painel de Regência Coral acontecerão de segunda (24) a sexta-feira (28), com 6 horas/aula diárias, ministradas pela musicista paranaense Lucy Schimitti , bacharel em música pela Faculdade de Música "Mãe de Deus"- Londrina e mestre pela UNESP ( 1990 ); e pelo tenor André Vidal, Brasiliense, pós-graduado em canto na Royal Academy of Music (Londres) e especialista em Música de Câmara e Música Antiga. Os dois serão acompanhados pelo pianista Leandro Souza, de São Paulo e pelo percussionista Cícero Tertuliano da Silva e pelo Instrumentista de Sopro. O cearense José Robson Maia. O espetáculo de conclusão do Painel será na noite de sábado, dia 29. Pelo segundo ano, o Crato sedia o Painel Funarte na região Nordeste. O encontro é uma realização do Governo Federal, sob coordenação local da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará e Prefeitura Municipal de Crato por meio da Secretaria da Cultura, Esporte e Juventude. Este ano, serão realizados Painéis nas cidades de São Carlos (SP), Mariana (MG), Cuiabá (MT), Ponta Grossa (PR) e Crato (CE). A programação inclui cursos de técnica de regência, dinâmica de coro, técnica vocal e percepção musical para regentes, professores e cantores (com ou sem experiência) dessas localidades e de municípios vizinhos. Mais informações: Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude do Crato- 3523-2365

Vacina contra a gripe "A" continua em todos os postos de saúde

O setor de Imunização da Secretaria de Saúde do Crato continua coordenando a campanha nacional de vacinação no município do Crato, da vacina Influenza A H1N1. Até o dia 21 de maio estão sendo vacinadas em todos os postos de saúde, pessoas de 30 a 39 anos e de 20 a 29 anos. Até o momento foram imunizadas 26.226 pessoas contra a gripe Influenza A, em Crato. Segundo a Imunização, é importante uma participação maior dos jovens em buscar os locais de vacinação e tomarem a dose da vacina. Já os idosos, poderão se dirigir aos postos para tomar a vacina Influenza Sazonal, contra a gripe comum. O Dia “D” aconteceu em 12 de maio e as vacinas continuam sendo aplicadas até finalizar as doses nos postos. A meta é que sejam imunizados 11.238 idosos acima de 60 anos.

Escolas recebem melhorias

A Secretaria de Educação do município do Crato realiza melhorias na Escola 18 de Maio, que este ano comemora quatro décadas de fundada no município. A Escola Antônio José Soares, em Monte Alverne, passará pelo mesmo processo de renovação, pela comemoração dos seus 50 anos de criação.

I Festival de paródias será realizado nesta quinta-feira

Será realizado em Crato, amanhã, às 16 horas, o I Festival de Paródias com temas voltados para a questão da dengue, no município. Os participantes são de escolas do município e receberão premiações. Para o primeiro lugar, o prêmio será um computador, o segundo uma máquina digital e o terceiro, um celular. A apresentação das paródias acontecerá no Teatro Municipal Salviano Arraes Saraiva. O setor de Mobilização Social da Secretaria de Saúde do Município solicita que as escolas apresentem as letras das paródias, no dia do evento, em CD ou pendrive, para que seja projetada em datashow simultaneamente a apresentação do aluno. A presença da torcida de cada escola é indispensável para a animação do I Festival. Portanto, é importante que cada uma das unidades de ensino possa estar presente com o seu grupo.

Governo Municipal do Crato

A beleza do Crato, é maior do que a idiotice política. - Por: Elmano Rodrigues Pinheiro




















O Crato uma cidade tão bonita, com tantas figuras com uma história a ser escrita que dariam belas páginas para a posteridade, um potencial a ser explorado no meio artístico e cultural para encher bons catálogos culturais, no entanto fica a reinar a enciclopédia da idiotice, com a alimentação de coisas pequenas, que só criam um ambiente de discórdia, e ataques gratuitos, numa hora tão importante para reescrever os caminhos de uma nova era para o Cariri. Ver o trabalho do Manoel Severo no Cariri Cangaço, criando oportunidades de novos horizontes na pesquisa histórica, da Daniele Esmeraldo a recuperar os veios culturais da nossa Princesa do Cariri, da Gloria na Secretaria de Cultura de Juazeiro a rebuscar os movimentos de raiz, do Alemberg a levar Nova Olinda a uma projeção tão bonita pelo Brasil e pelo Exterior, ao Alexandre Lucas renovando conceitos num trabalho tão bonito, ao mestre Jorge Carvalho tirando da poeira dos terreiros os agentes do saber popular, da Josenir Lacerda, do Carlos Henrique, do Dihelson,do Salatiel, do Emersom Monteiro, da Alessandra, do Carlos Rafael, do Abidoral e Pachelly, do Sargento Fabio, do Kaica, do Cacá Araujo,do Geraldo Ananias. do Josilson Lobo, e muito e muito mais, que nos encheriam o peito de orgulho e satisfação. O Crato é muito maior do que um apanhado de oportunistas à espera de uma esmola de cargos vindos de qualquer que seja o vigarista político. Vamos reescrever essa história, mostrando que a nossa passagem, não foi apenas uma questão do acaso.

Por: Elmano Rodrigues Pinheiro

O "PAC" no Ceará - Por: José Nilton Mariano Saraiva


A
dinâmica de implementação de um projeto passa por fases distintas e complementares: pesquisa, elaboração, apresentação, busca das fontes financiadoras, licitação, enquadramento ambiental e, enfim, sua execução. No Brasil, em particular, a coisa é um tanto quanto mais complicada, principalmente no tocante às licitações e à questão ambiental, em razão de legislações anacrônicas e atravancadoras do progresso, porquanto repletas de atalhos, brechas e penduricalhos, onde trafegam os sempre operosos integrantes dos “jurídicos” de uma empresa. Quantas obras já foram impedidas de iniciação, em razão de uma das partes interessadas obstar na Justiça uma licitação ganha pela concorrente??? Quantas outras nem saíram do papel e já são contestadas pelo fato de “agredirem” o meio ambiente???

Junte-se a isso o componente político e teremos um prato cheio de controvérsias. Agora mesmo, às portas de mais uma batalha eleitoral, onde os eleitores terão oportunidade de exercer o sagrado direito de escolha dos candidatos à Presidente da República, Senadores, Deputados Federais e Estaduais, acirram-se os ânimos entre os contendores e simpatizantes. Cada um, evidentemente, tratando de puxar a brasa para a sua sardinha. Os métodos é que são um tanto quanto conflitantes: uns, claramente “jogando para a platéia”, irresponsavelmente denigrem, mentem e falseiam, sob os aplausos dos dóceis áulicos de plantão; outros, mais comedidos, valem-se dos números e estatísticas disponíveis.
O Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), lançado pelo Governo Federal, em 2007, por exemplo, mereceu duas versões contraditórias nos últimos dias. Da parte do senhor Tasso Jereissati, em pronunciamentos no Crato e em Fortaleza, o sarcasmo e a ironia de sempre: o PAC simplesmente não existe, trata-se de mera ilusão, pura enganação eleitoreira, coisa pra inglês ver; já o deputado estadual Nelson Martins, esgrimiu números e destinos das verbas respectivas. A eles.

“Investimentos do PAC no Ceará: Um levantamento preliminar dos principais projetos e obras demonstra um investimento da ordem de R$ 5,437 bilhões, no Ceará. O número é bastante expressivo, tendo em vista os três anos de implantação do programa. Nesse valor, NÃO ESTÃO CALCULADOS os investimentos em obras como a Transnordestina, a Integração da Bacia do Rio São Francisco, a urbanização da área do Rio Maranguapinho, dentre outras. Confira: DNOCS – Construiu, com recursos do PAC, dois grandes açudes no Ceará. O Açude Taquara, no município de Cariré, teve investimentos do Programa na ordem de R$ 120 milhões. Já o Açude Figueiredo, localizado no município de Iracema, no Médio Jaguaribe, já recebeu R$ 90 milhões, dos R$ 150 milhões previstos. Juntos, os investimentos nesses dois açudes, de grande relevância para a população que atendem, foram de R$ 210 milhões. O DNOCS aplicou ainda R$ 150 milhões na ampliação de perímetros irrigados, sendo R$ 75 milhões no Baixo Acaraú e mais 75 em Tabuleiro de Russas. Ao todo R$ 360 milhões foram investidos pelo PAC através do órgão. CHESF – Através da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco o PAC-Ceará investiu R$ 246 milhões no programa Luz para Todos, que beneficia comunidades que ainda não possuem eletrificação. Os recursos foram divididos nestes três anos da seguinte forma: em 2007 foram aplicados R$ 46,3 milhões, em 2008 R$ 52,9 milhões e em 2009 R$ 146, 8 milhões. Além disso, foram executados mais R$ 94,6 milhões em linhas de transmissão, sendo R$ 67,4 milhões na linha Milagres-Tauá e R$ 27, 2 milhões na linha Milagres-Coremas (PB). O total de investimentos via CHESF atingiu R$ 340, 6 milhões. METRÔ DE FORTALEZA - O Metrofor é outra obra que vem recebendo amplos recursos do PAC. Somando os investimentos feitos nas linhas Sul (Pacatuba) e Oeste (Caucaia) temos R$ 248,6 milhões já aplicados e executados. A linha sul recebeu R$ 215,1 milhões, sendo R$ 65,9 milhões em 2007, R$ 75,8 milhões em 2008 e R$ 73,4 milhões em 2009. Já a linha Oeste teve aplicados R$ 33,5 milhões, distribuídos em 2007 (R$ 4,2 milhões), 2008 (R$ 17,3 milhões) e 2009 (R$ 12,0 milhões). CAGECE - Através da Companhia de Água e Esgoto do Ceará foram aplicados e executados R$ 79,8 milhões em obras de saneamento e abastecimento de água. Ainda em Saneamento e Abastecimento, através da FUNASA – Fundação Nacional de Saúde, o PAC- Ceará investiu R$ 31, 2 milhões. INFRAERO – Os investimentos do PAC nessa área foram referentes ao Terminal de Cargas e Torre de Controle do Aeroporto Internacional Pinto Martins, num total de R$ 25,6 milhões. RECURSOS HÍDRICOS – Através da secretaria de recursos hídricos foram aplicados pelo PAC 249 milhões de reais. Este valor se refere principalmente às obras do “Eixão das Águas” que recebeu R$ 24,4 milhões para o Trecho II, R$ 176 milhões para o Trecho III e R$ 28,7 milhões para o Trecho IV, num total de R$ 229,1 milhões de reais. Os trechos II e III já estão concluídos, o IV está com as obras em andamento. Os R$ 19,9 milhões restantes se referem ao Eixo Orós-Feiticeiro, que recebeu R$ 13,9 milhões e aos açudes Riacho da Serra, em Alto Santo e Missi, em Miraíma, ambos contemplados com R$ 3 milhões já pagos. EDUCAÇÃO E CULTURA - Nas áreas de educação e cultura o PAC já aplicou no Ceará um total de R$ 55,7 milhões. Deste valor, R$ 25 milhões se referem a construção de Institutos Federais de Educação Tecnológica (IFETs) em todo o Estado e mais R$ 5 milhões em equipamentos para os mesmos. Outros R$ 25,7 milhões foram investidos, através da Secretaria de Cultura do Estado, em obras e projetos relacionados a cultura como a instalação dos chamados Pontos de Cultura e de Bibliotecas nos municípios cearenses. TERRITÓRIOS DA CIDADANIA - O Projeto Territórios da Cidadania teve em 2008 investimentos do PAC no Ceará da ordem de R$ 564,6 milhões e em 2009 o valor foi praticamente duplicado chegando a R$ 1,046 bilhões. O total investido foi de R$ 1.610 bilhão. Esse projeto é responsável por eventos como a construção de Centros de Especialidades Odontológicas- CEOs, Escolas indígenas e quilombolas, habitação, farmácia popular, aquisição de transporte escolar, aquisição de livros didáticos, construção de cisternas, qualificação de jovens, programas de aquisição de alimentos, dentre tantos outros. DNIT – Responsável pela execução de obras relacionadas a estradas, pontes, dentre outras, o DNIT aplicou no Ceará R$ 150 milhões em manutenção de estradas e mais R$ 20 milhões (de um total de 35), na ponte sobre o Rio Jaguaribe, no município de Aracati. Dessa forma, via DNIT, o PAC já aplicou R$ 170 milhões no Ceará. PETROBRÁS - Através da Petrobrás, o PAC investiu R$ 981 milhões no terminal de Gás Natural Liquefeito, R$ 118,6 milhões na Usina de Biodiesel em Quixadá e R$ 104,6 milhões na transformação da Termoceará para produção de Biodiesel. A Eletrobrás garantiu a compra, por 20 anos, de energia eólica produzidas nos nove parques já concluídos e dos seis que estão em processo de conclusão. O investimento total é de R$ 2,063 bilhões” (observação: como visto, o texto que trata do PAC está entre aspas; assim, quaisquer dúvidas a respeito, é só contatar o nobre deputado Nelson Martins).

DE nossa parte, informamos que além disso, o Governo Federal já assumiu o compromisso de injetar recursos para a concretização das obras da Siderúrgica e da Refinaria no Estado, la no Pecém, além do que será gasto no Castelão e em obras de infra-estrutura visando à realização dos jogos da Copa do Mundo na nossa capital, em 2014. E aí, quem você acha que está com a razão: o senador Tasso Jereissati (aquele mesmo, que questionado sobre o rombo patrocinado por seu afilhado Byron Queiroz (no BNB) sarcasticamente afirmou que “se não fosse o Byron o BNB teria sido extinto”) ou o deputado Nelson Martins, oriundo da classe trabalhadora ???

Autoria e postagem: José Nilton Mariano Saraiva

O “déjà vu” de Serra e as superstições tolas da Campanha – por Armando Lopes Rafael


O termo francês “déjà vu” significa, literalmente, "já visto". Este termo foi tema de muitas conversas em Crato nesta semana. Tudo porque o pré-candidato José Serra contou ao prefeito Samuel Araripe que ao entrar em Crato, na noite da última segunda-feira, teve a impressão de que já estivera aqui antes, bem como já vivenciara anteriormente a solenidade ocorrida no Crato Tênis Clube. Respeitando os espíritas que atribuem o fenômeno a fatos de “uma vida passada”, estudos científicos tentam explicam porque isso acontece.

O “déjà vu”, no ponto de vista dos psicanalistas é uma simples fantasia ou realização de um desejo. Já para alguns psiquiatras ele é causado por uma combinação errônea no cérebro, fazendo este confundir o presente com o passado. Controvérsias à parte, a esposa de José Serra – Mônica Allende – é chilena, da família Allende da escritora Isabel, esta autora do romance A Casa dos Espíritos, que mostra uma mulher dotada de premonição. Outro fato ligado à campanha de José Serra, também acontecido esta semana, é que o staff tucano em São Paulo – atendendo ao pedido do presidente do PMDB, Orestes Quércia, um dissidente que apóia Serra – conseguiu a autorização do proprietário do imóvel onde funcionará o comitê de campanha eleitoral e mudou o nº. de 184 para 182. Segundo Quércia isso foi feito para se livrar da influência malévola do 13 durante a disputa eleitoral. O jornal Folha de S.Paulo detalhou o caso: “A associação com o 13 do PT é só coincidência. Discípulo de Pitágoras – e adepto da teoria de que cada número traz um significado, Quércia quer é afugentar os efeitos do temido 4. Como sua pronúncia se assemelha a "morte" em chinês, o 4 é evitado no Oriente. E por Quércia. Para chegar a um resultado na numerologia, é preciso somar os algarismos de um número até que reste apenas um. É assim que 184 (1+8+4) vira 13. E, depois (1+3), 4. Quércia recorre à numerologia cada vez que se instala num novo endereço. Como ocupará salas do edifício Praça da Bandeira – antigo Joelma – , pediu a troca”.
Alguém acredita em numerologia?

Texto e postagem de Armando Lopes Rafael

Devemos brigar pela cidade - por Pedro Esmeraldo


Não acreditamos mais em certos políticos. Pensam que são os maiorais, cheios de entusiasmo e não reagem diante das reações populares. O povo também tem culpa desse marasmo político porque os apoia em suas ações deletérias. Dificilmente encontramos eleitor de boa índole e que não procura equilibrar-se moralmente a bem da verdade. Comporta-se aleatoriamente e torna um comportamento vergonhoso no processo eleitoral, sem qualidade moral e não anda satisfatoriamente obedecendo fielmente o processo democrático.
Atualmente, a nossa cidade vive esquecida, afastada do desenvolvimento por causa do comodismo desses políticos, já que não se coadunam com o processo democrático satisfatório e não se comportam como homens sérios, honesto e só desejam macular o nosso processamento democrático. Desde há muito, o Crato sofre pela falta de bons valores que não procuram trabalhar em defesa da cidade. Ficam atoleimados, quietos, não reagem diante das circunstâncias sombrias que vêem constantemente provocar por pessoas indignas, de outras plagas que só desejam tornar o Crato uma cidade desequilibrada, com o conhecimento pífio, sem levarmos vantagens dos grandes melhoramentos que deveriam ser nossos.
Notamos que há muita indiferença desses homens, pois não se movimentam em defesa de nosso património público. Nada fazem, deixam tudo cair no esquecimento, o que consideramos um atraso sistemático em não querer lutar pelo bem do progresso desta cidade. É de se notar que esses homens permanecem dormindo, já que não procuram ocupar os cargos integralmente e não querem absolutamente afastar-se dessas obrigações em defesa de outras pessoas que tenham amor ao trabalho. Teimam em não querer impulsionar o barco desenvolvimentista, mas caminham lentamente empurrando a cidade para o atraso. Tudo leva a crer que o digno chefe do poder público considera esses maiorais como pessoas qualificadas e de boas prestadoras de serviço, acreditando que essa gente ajuda com grande parcela de trabalho, contribuindo com uma boa administração, com isto, lembramos de um programa humorístico de televisão que diz: "Ele acreditou!", pois assemelhamos esse senhor àquelas pessoas humorísticas e ao mesmo tempo vamos dizer, imitando a esse ator: "Ele acredita nesses homens!".
Que tristeza, meu Deus! Que comodismo este estado de vida mambembe em que todos riem de nós chamando de cidade dormitório sem avançar o sinal, sem criarmos coragem e permanecermos navegando na maré mansa? Que falta de respeito ao Crato esquecido, pensando que estamos bem, sem evoluirmos em que faz medo até comentarmos em praça pública, dizendo que o Crato não progride porque nós os cratenses, não queremos lutar e ficamos calados.sem termos coragem de brigar, de entramos em guerra, defendendo os interesses do Crato?
E agora, o que devemos fazer? Não somente esperamos pelas próximas eleições municipais que apareça um homem forte e que tenha coragem de dizer que o Crato é para os cratenses, deixem o Crato em paz, não venham mais buscar votos a fim de prejudicar a cidade.

Texto de Pedro Esmeraldo

Móveis no Cariri é na DULARE MÓVEIS - O Melhor Preço e a maior Qualidade !


Dulare 400

DULARE é a mais nova opção para você comprar seus móveis na Região do Cariri. Se você procura qualidade por preços acessíveis, o caminho certo é na DULARE MÓVEIS. E aproveite as ofertas de fim-de-ano. DULARE - Bons Móveis para Você - Em crato, na Praça Siqueira Campos.

Uma grande loja com o maior sortimento:

Image2

Empresa Recomendada pelo Blog do Crato !

Mercadinho Matos - Bons preços, Excelente Atendimento !

O Mercadinho Matos firmou-se na cidade como um locais preferidos pelos Cratenses para fazerem as suas compras. Bons preços, excelente atendimento, e variedade. Produtos sempre novos, longe do prazo de vencimento. Tudo em: Cereais, enlatados, perfumaria, biscoitos, bebidas e frios em geral. MERCADINHO MATOS - O Prazer de comprar bem pelo melhor preço da cidade, com entrega em Domicílio. Rua Dr. João Pessoa, 73 - Fone (88) 3521-3893 - Crato - CE.

roda

Variedade...


IMG_5343


Qualidade dos Produtos...


IMG_5353


mercadinho matos

Mercadinho Matos - A Sua melhor Compra !

ALMANAQUE - Dia 20 de maio de 2010.


Eventos históricos

325 - Realiza-se o primeiro Concílio de Nicéia.
526 - Um terremoto mata em torno de 300,000 na Síria e Antioquia.
1498 - O explorador português Vasco da Gama chega a Calecute, na Índia.
1769 - Alvará português que declara a Inquisição como Tribunal Régio.
1940 - Os primeiros prisioneiros chegam ao campo de concentração de Auschwitz.
2002 - Timor-Leste torna-se um estado independente.
2007 - Romário de Souza Faria faz o seu milésimo gol na carreira.

Nascimentos

1673 - Carlo Orazi, religioso italiano (m. 1755).
1723 - Francisco de Saldanha da Gama, religioso português (m. 1776).
1799 - Honoré de Balzac, escritor francês (m. 1850).
1883 - Rei Faiçal I do Iraque (m. 1933).
1899 - Lydia Cabrera, antropóloga e poetisa cubana (m. 1991).
1901 - Max Euwe, xadrezista neerlandês (m. 1981).
1908 - James Stewart, ator estadunidense (m. 1997).
1915 - Moshe Dayan, político israelense (m. 1981).
1934 - José Mujica, político uruguaio.
1937 - Maria Teresa Horta, escritora e poetisa portuguesa.
1944
Joe Cocker, cantor britânico.
Dietrich Mateschitz, empresário austríaco.
1945 - Vladimiro Montesinos, político peruano, ex-braço direito de Alberto Fujimori.
1950 - Bartô Galeno, cantor e compositor brasileiro.
1957 - Lucélia Santos, atriz brasileira.

Falecimentos

1277 - Papa João XXI (ou Pedro Hispano, único Papa português).
1449 - Pedro, Duque de Coimbra, na batalha de Alfarrobeira.
1506 - Cristóvão Colombo, navegador italiano (n. 1451)
1972 - Silas de Oliveira, compositor brasileiro (n. 1916).
1991 - Tarso de Castro, jornalista (n. 1941).
2006 - Elino Julião, cantor e compositor brasileiro (n. 1936).
2007 - Stanley Miller, cientista norte-americano.

Fonte Wikipédia
Colaboração Alessandra Bandeira
Imagem Lydia Cabrera

CRATO - Caminhada marca dia de luta contra abuso sexual - Reportagem: Antonio Vicelmo


A manifestação no Crato reuniu populares que saíram percorrendo diversas ruas do Município. O ato foi encerrado com um show educativo - ANTÔNIO VICELMO - Cariri realiza atividades no Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Crato. A Secretaria de Ação Social e o Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente promoveram, ontem, uma caminhada com o objetivo de comemorar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A manifestação foi aberta com uma concentração na Praça Siqueira Campos, de onde os manifestantes saíram em caminhada pelas ruas Miguel Lima Verde, Praça da Sé, Senador Pompeu, Monsenhor Assis Feitosa até o Centro Cultural do Araripe, no Largo da RFFSA, encerrada com um show educativo.

"Os casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes são considerados crimes de violação dos direitos humanos", diz a secretária de Ação Social do Município, Liduína Andrade, acrescentando que a Secretaria desenvolve trabalhos constantes no que diz respeito à promoção da melhoria da qualidade de vida das crianças e adolescentes do Município. A manifestação, segundo Liduína, visa repercutir a necessidade do trabalho em conjunto dos órgãos públicos e da população contra essa violação de direitos.

São frequentes os casos de abusos sexuais de crianças no Crato. No entanto, dificilmente, as vítimas denunciam. Este ano, por exemplo, o Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente do Crato registrou dez casos de abuso sexual, entre os quais um caso de pedofilia que está sendo investigado. A presidente do Conselho, Marta Veranda Gomes, advertiu que a incidência é muito maior, mas as pessoas não denunciam porque a maioria destes abusos ocorre dentro da família, entre irmãos, padrastos e os próprios pais que são os principais agentes violadores de abuso sexual. Marta chama a atenção para o elevado consumo de drogas como uma das causas da prostituição infantil. As adolescentes vendem o próprio corpo para a compra de drogas, principalmente o crack que vem se disseminando na região. "Devemos conscientizar a população sobre a situação vergonhosa de saber que nossas crianças são violentadas" .

Casos

10 casos de abusos sexuais foram registrados, neste ano, no Município do Crato, de acordo com o Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente. Um caso de pedofilia está sendo investigado

MAIS INFORMAÇÕES
Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente
Avenida Padre Cícero, 1570
(88) 3521.5239

Antônio Vicelmo
Repórter do Jornal Diário do Nordeste

Colaborador do Blog do Crato

Centenas de homossexuais marcham em Brasília pela igualdade de direitos


Brasília, 19 mai (EFE).- Centenas de homossexuais e simpatizantes realizaram hoje uma manifestação de protesto em Brasília para pedir às autoridades a elaboração de leis que protejam seus direitos e castiguem a discriminação sexual. Os manifestantes levaram uma grande bandeira colorida, símbolo da luta contra a homofobia, às portas do Congresso. Os participantes da passeata reclamam da falta de iniciativa para proteger os direitos dos homossexuais e travestis. Muitas dos casais se beijaram em plena marcha, em um gesto que ainda não é muito comum nas ruas e lugares públicos do Brasil fora dos círculos de homossexuais. A passeata foi organizada pela Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT) por causa do Dia Mundial contra a Homofobia, comemorado no dia 17 de maio.

O grupo protestou pela falta de leis que consagrem a igualdade de direitos, a paralisia na Suprema Corte de várias ações pelos ataques a gays e pelas diferentes formas de violência e intimidação que os cerca de 20 milhões de homossexuais reconhecidos no Brasil sofrem diariamente, segundo a ABGLT. No Brasil um homossexual é morto a cada dois dias, segundo dados desta organização, que, além disso, denunciou os ataques sistemáticos e preconceitos contra gays nas escolas, em suas próprias casas e em quase qualquer esfera da sociedade. EFE

CINEMA - Filmes em Cannes mostram "assalto" que causou a crise bancária


Um retrato devastador de um sistema corrupto e descontrolado emerge de dois documentários sobre a crise financeira que coincidem com o retorno de Oliver Stone a uma Wall Street fictícia no Festival de Cinema de Cannes. "Inside Job", dirigido por Charles Ferguson, e "Cleveland versus Wall Street", do diretor suíço Jean-Stephane Bron, dissecam meticulosamente o desastre que colocou o sistema bancário global de joelhos. Decompondo uma série altamente complexa de eventos, os filmes examinam o frenesi especulativo que vinculou compradores de casas nos EUA, autoridades complacentes e financistas globais irresponsáveis e, de tudo isso, destilam uma mensagem simples.

"O que aconteceu foi um assalto bancário, mas foi um assalto cometido pelo presidente do banco, não por algum sujeito aleatório que entra com uma arma na mão", disse Ferguson à Reuters em entrevista. "Foi um crime cometido pelas pessoas que comandavam o sistema financeiro", disse ele. "Nós deixamos essas pessoas correrem soltas, sem freios, e elas afundaram o sistema." Hoje os nomes mais ilustres de Wall Street estão travando uma batalha de relações públicas para salvar suas reputações da maré de indignação pública contra o setor. Eles dizem que a opinião pública com frequência é injusta e mal informada. Mas, com o velho vilão Gordon Gekko, criado por Oliver Stone, também presente em Cannes em "Wall Street - O Dinheiro Nunca Dorme", o clima crescente de ira pública evidentemente se alastrou para o maior festival de cinema do mundo. "Acho que os banqueiros deveriam estar na cadeia, mas as coisas não acontecem assim", disse Stone à Reuters em entrevista depois de seu filme ser exibido em Cannes, fora da competição.

"Hoje as pessoas já sabem: que os bancos nos estão ferrando e que eles saíram impunes."

Os dois documentários são os equivalentes cinematográficos da onda de livros sobre o derretimento financeiro que vem marcando presença nas listas de livros mais vendidos nos últimos meses, enquanto o público procura explicações sobre o que deu errado. O filme de Ferguson procura explicar a crise dos bancos. Já Bron emprega o formato de um filme sobre julgamento, para mostrar as vítimas do colapso das hipotecas de alto risco que perderam suas casas quando os ventos financeiros mudaram de direção. "Todo o mundo conhece o termo 'hipoteca de alto risco', mas não sabemos exatamente o que isso significa, o que está por trás desse termo", disse o diretor. "A gente precisa de personagens. Foi por isso que fizemos o filme no formato de um julgamento."

JAMES MACKENZIE
MIKE COLLETT-WHITE
da Reuters, em Cannes

Visita do Pré-Candidato José Serra ao Crato - Reportagem Fotográfica


Matéria em Destaque da Semana no Crato

CRATO RECEBE A VISITA DE UM PRESIDENCIÁVEL

"Eu posso dizer que nunca fui tão bem-recebido em uma cidade como fui agora no Crato, desde que deixei o poder..."

"Ao chegar no Crato, tive uma estranha sensação de "Deja Vu", ao ver a cidade, a sensação de que já havia estado aqui antes e de que essas cenas já haviam se passado..."

José Serra

Image1


No último dia 17 de maio ( segunda-feira ), após uma chegada quase tumultuada ao aeroporto regional do cariri, devido a dezenas de Jornalistas, fotógrafos e cinegrafistas que vieram de todo o Brasil para cobrir o evento, o presidenciável José Serra ( São Paulo ) fez uma visita à estátua do Padre Cícero, em Juazeiro do Norte, em uma grande carreata que seguiu-se até o Horto. Lá, concedeu entrevista aos jornalistas e escreveu num local destinado aos devotos.

IMG_3261

Em seguida, foi ao Hospital São Vicente de Paula, em Barbalha, cuja obra foi construída com recursos por ele destinados quando estava à frente de um ministério.

IMG_3531

Após Barbalha, José Serra e sua comitiva veio à cidade do Crato, onde estava sendo esperado no Crato Tênis Clube, que ficou lotado de admiradores e fãs. Como cicerone estava o senador Tasso Jereissati, que havia chegado mais cedo, e participou de um almoço com amigos no restaurante "Só Baião".

IMG_3516

No Crato Tênis Clube, José Serra assistiu a apresentações artísticas e folclóricas da região do Cariri. Uma série de discursos se seguiram, do Prefeito Samuel Araripe, do ex-prefeito Manoel Salviano, ( de Juazeiro ), do Senador Tasso Jereissati, e finalmente do presidenciável.

IMG_3455

Samuel Araripe fez boa acolhida do ex-governador José Serra, que disse estar encantado com a recepção e a acolhida na cidade do Crato. Segundo Jose Serra "Ao chegar ao Crato, eu tive um "Deja Vu", eu não costumo falar dessas coisas, mas Deja Vu é a nítida sensação de que já estive nesse lugar antes. Quando eu entrei no Crato, foi como se já houvesse estado aqui antes e essa cena eu houvesse visto na minha mente".

IMG_3387

Os Mestres Cantores do Cariri

José Serra lembrou-se no seu discurso dos tempos de exílio. Ele foi exilado duas vezes: Do Brasil, durante o golpe militar de 64, quando era presidente da UNE, foi exilado para o Chile. Lá, participou do movimento estudantil, quando foi também exilado para a França, onde lá, conheceu uma pessoa da região do Cariri que lhe cantou uma música que fez questão de lembrar no evento: "Só deixo o meu cariri no último Pau-de-Arara". Emocionou-se quando a banda de Luizinho de Irauçuba começou a cantar a peça musical. Em seguida, quebrando todo o protocolo, o Senador Tasso Jereissati também resolveu cantar uma música de Luiz Gonzaga, o Rei do baião: "Ai, ai, que bom que bom que é..."

IMG_3532

Repórteres, cinegrafistas e fotógrafos do Brasil inteiro, dos grandes jornais e revistas se acotovelavam no salão do Crato Tênis Clube para conseguirem os melhores ângulos. O Pré-Candidato finalizou cumprimentando a todos, e agradecendo ao prefeito Samuel Araripe, à Mônica Araripe, ao Senador Tasso, e ao povo pela acolhida que têve aqui na região do Cariri nesta primeira visita.

IMG_3502


Reportagem e Fotos: Dihelson Mendonça

Edições Anteriores:

Maio ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31