xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 13/05/2010 | Blog do Crato
.

VÍDEO - ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Prefeito do Crato é escolhido um dos melhores prefeitos do Ceará pela PPE Eventos, em Fortaleza. ( 09-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

13 maio 2010

Eleições 2010 – Acert promove seminário para profissionais da Região do Cariri - Postado por J.Tavares

A Associação Cearense e Emissoras de Rádio e Televisão (Acert) promoverá nesta sexta-feira, em Juazeiro do Norte, o seminário “Eleições 2010″ voltado para os profissionais de comunicação da Região do Cariri. O encontro ocorrerá no salão de convenções do Hotel Verde Vale. O presidente da Acert, Edilmar Norões, e o diretor da entidade, Luzenor de Oliveira - este um dos controladores do Jornal do Cariri, estarão à frente do seminário que vai contar com palestras dos advogados Afro Lourenço, assessor jurídico da Acert, e Vicente Aquino, especialista em Direito Eleitoral. A série sobre Eleições 2010 da Acert terá continuidade no próximo dia 21, em Sobral, congregando profissionais da área da Zona Norte e encerramento em Fortaleza dia 28 próximo, no Marina Park Hotel. Neste último encontro, a presença de representante da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert).

Fonte – Blog do Eliomar – Jornal O povo

Mercury 49 - Por: José Flávio Vieira


Por : J. Flávio Vieira


Chegara naquela idade do gelo em que algumas decisões de suma importância não mais podem ser adiadas : Pintar ou não o cabelo ? Usar o cinto acima ou abaixo da barriga? Turbinar ou não com Viagra? Lentes progressivas , bifocais ou vários óculos? Perereca ou implante? Quebrado o cabo da derradeira esperança, percebeu, claramente, que a contagem dos anos já não se fazia : mais um, mais um... agora, iniciada a contagem regressiva, chamava: menos um, menos um... Os netos já o tomavam a pagode e nas brincadeiras ele é que era o “café-com-leite”. Nas feiras escolhia os alimentos não mais pelo sabor, mas lendo os rótulos cuidadosamente para somar as calorias, ver o teor de açúcar e de sódio, tudo sob orientação médica, como se o rótulo fosse uma bula. Calculou meticulosamente e descobriu que já gastava mais na farmácia do que no supermercado.Por incrível que possa parecer, estas mudanças talvez por não chegarem de chofre, demoraram para fazer cair a ficha. No fundo ainda se sentia aquele garanhão dos quinze anos e não o pangaré grisalho que teimava em refletir-se no espelho. E ostentava a vã certeza de que seu Mercury / 1949 ainda era capaz de ganhar corridas, concorrendo com Ferraris de última geração. Aos poucos, no entanto, passou a perceber sinais de cupins na biblioteca. Uma bursite no ombro direito, a pressão alta, a dificuldade de ler, o tesão meio borocochô. O que estava acontecendo com o menino lépido de outrora?
Nem mesmo uma ameaça de enfarte o tirou do sério. Afinal estes problemas de coronárias podem aparecer em qualquer idade, não é mesmo? Deve ter sido o diabo do cigarro, pensou lá com suas cãs. Um dia, no entanto, um fato corriqueiro lhe fez acordar para a constatação da inexorável marcha do tempo. Perto de casa, viu alguns rapazes se preparando para um rachinha num campo de várzea. Do alto dos seus vinte e poucos anos assumidos, inscreveu-se para a partida, meio a contragosto dos meninos. Acreditou que eles temiam a qualidade reconhecida do craque que pensava que ainda era. Bola vai, bola vem, atacando de ponta direita, quase não recebia nenhum passe. É que havia um meio de campo do seu time que amarrava a pelota e não passava para ninguém, aquele fominha que não entende o futebol como um esporte coletivo. Lá para as tantas, recebendo um passe da defesa, Lírio correu pela lateral do campo e cruzou para o fominha, partindo célere para o ataque. De repente estava livre, sem marcação, diante do gol, esperando o impossível : que o fominha lhe devolvesse a bola! O unha-de-fome se enrolou com a defesa e terminou perdendo a jogada sem nem imaginar em cruzar de volta a redonda. Nisso, o centroavante, furioso gritou:
--- Filho da mãe, fominha de uma figa, passa essa bola, tu não tá vendo o Velho ali solto, solto ?
Lírio olhou para um lado e para o outro procurando o velho citado e não encontrou. Foi quando descobriu o impensável : Era ele ! A partir dali, com a dura verdade pesando-lhe aos pés, não mais rendeu. Terminada a partida, decidiu: jogo agora, só de tabuleiro!
O certo é que a ficha caiu súbito, mas não sem resistência. Lírio aposentara-se de um emprego burocrático na prefeitura. Voltara para casa, mas teve sérios problemas de adaptação. Por várias razões. Primeiro nada entendia de trabalho doméstico e, no intuito de ajudar, começou atrapalhar e muito. Depois , tinha uma relação meramente burocrática com D. Lindalva, a esposa: “Tetos iguais, corações separados”. A proximidade como que diminuiu ainda mais a temperatura da relação e os congelou. Tanto pesou a aposentadoria que o enfarte de Lírio brotou, possivelmente, da inadaptalidade às novas funções. Recuperado, resolveu, então, comprar um carrinho velho e trabalhar como taxista. Não ganhava lá essas coisas, passava a maior parte do dia no ponto, mas de conversa em conversa, de fofoca em fofoca, o restinho de vida ia passando à sua frente com a calma devida, com a anestesia calculada.
Trabalhando com uma velha Brasília 86, Lírio percebeu que aquilo não era um carro, mas quase um casamento civil. Vivia na oficina mais do que na praça. Quando lhe começaram a aparecer os achaques da idade teve a perfeita consciência de que não se diferenciava muito da velha fubica. Como ela, tinha folga na direção, rolamentos gripados, pneus carecas e estava saltando de marcha de quando em vez.
--- Qualquer dia desses, eu ou ela sobramos na curva, ou quem sabe os dois ?
Semana passada, arranjou uma namorada, numa das corridas. Tinha idade de ser filha do Lírio. Levou-a para um motel. Começou como quem come papa: pelas beiradas. Na hora do venha a ver, até que o motor velho reagiu acima do esperado. Estava todo serelepe. Demorou , demorou, mas nada de chegar ao ápice... nada! Suado, pensou com sua samba canção:
--- Meu Deus ! Ia tão bem ! O que terá sido dessa vez ? Será que agora foi o jiqlê do carburador que entupiu ?

Por: José Flávio Vieira

Jurandy Temóteo no Cariri Encantado - Protagonistas!


Por Luiz Carlos Salatiel

Pois bem, aconteceu que ganhamos mais um espaço para o programa Cariri Encantado – o da quarta-feira, antes Instrumental & Qual, com Carlos Rafael Dias no comando, transmutou-se em Cariri Encantado-Sonoridades. Então, este da sexta-feira, recebeu o subtítulo diferencial de POTAGONISTAS, que preferencialmente receberá convidados de áreas nem sempre vinculadas à música. O programa da quarta-feira terá sempre uma prioridade musical. A gente estréia, nesta sexta-feira, 14 de maio, o Cariri Encantado – Protagonistas recebendo em nossa “sala de visitas”para uma conversa afinada, o ilustre jornalista, escritor, professor, editor responsável pela revista “A Província”, o historiador Jurandy Temóteo. Dentre tantas atividades, Jurandy revela-se um incansável defensor da nossa memória e do nosso patrimônio imaterial, quando pesquisa e registra em livros e revistas uma crônica de um tempo que poderia ter se perdido. Atualmente, Jurandy está voltado para o projeto do livro que dá testemunho das reverberações no Cariri, principalmente no Crato, dos tempos da Ditadura Militar, os anos considerados de “chumbo” (1964-1985), quando as liberdades democráticas foram tolhidas e uma nuvem negra pairou sobre nossas cabeças revolucionárias.

A música vai ser da melhor e daqui do cariri!
ENCONTRO MARCADO:
Programa Radiofônico Cariri Encantado
Sexta-feira, dia 14 de maio, das 14h às 15h,
Rádio Sociedade Educadora do Cariri, 1020 Khz.
Parceria entre a Radio Educadora do Cariri e Centro Cultural BNB-Cariri
Produção: Oca-Officinas de Cultura, Artes & Produtos Derivados
E Revista Virtual CaririCult
Apresentação: Luiz Carlos Salatiel

Uma solicitação a TODOS os Escritores do Blog do Crato

Um balde de água fria nos ânimos acirrados!


Estamos em pleno ano eleitoral e os ânimos começam a ficar acirrados. O amor de cada pessoa em defêsa daqueles em que acreditam só tende a crescer. E como acontece sempre com os "empolgados demais", acabam passando os pés pelas mãos.

Quero pedir a todos que, embora seja da responsabilidade de cada um a publicação de textos de sua própria autoria e advindos de outros sites, peço não publiquem nenhum texto que ofenda a honra dos candidatos, porque isso é crime previsto em lei, sujeito a processos judiciais. Então, quem quiser postar seus argumentos de defêsa e de ataque, que postem nos seus BLOGS PESSOAIS. No Blog do Crato deveremos postar preferencialmente notícias. vindas de jornais grandes a fim de garantir a tranquilidade. Nada de redigir de próprio punho artigos que firam a honra de qualquer candidato. Existem meios e MEIOS de se expressar. Alguem pode falar nos comentários que desaprova isso ou aquilo já realizado pelos governos. No entanto, ninguém pode sair dizendo por exemplo: "candidato A ou B é um ladrão", desde que apresente provas para a justiça. Existem meios sutis de se exercer a discordância de pensamentos, idéias e ideais sem precisar apelar. Digo isto porque sei que política é como futebol. No fim dos campeonatos, os ânimos ficarão muito exaltados, especialmente para aquele povo que não pensa nas consequências na hora de escrever. Quero que entendam bem: Não estou tolhendo a liberdade de cada um. Estou advertindo para algo grave que possa acontecer e desde já e desde sempre eximo toda e qualquer responsabilidade minha ou do Blog nas publicações das pessoas, porque cada um tem uma senha e posta o que quer. E a Justiça deve procurar cada um que escreveu. Então, a liberdade existe. E a Pêia também existe, pra quem discordar ( aliás, é assim funciona a justiça pra quem não concordar com os ditames dela ). Lei não se discute; Se cumpre.

Abraços,

Dihelson Mendonça

Uma singela homenagem à Nossa Senhora de Fátima - Por Océlio Teixeira

Ave Maria no morro
Composição: (Herivelto Marins)

Barracão de zinco
Sem telhado, sem pintura
Lá no morro
Barracão é bangalô

Lá não existe
Felicidade de arranha-céu
Pois quem mora lá no morro
Já vive pertinho do céu

Tem alvorada, tem passarada
Alvorecer
Sinfonia de pardais
Anunciando o anoitecer

E o morro inteiro no fim do dia
Reza uma prece ave Maria
E o morro inteiro no fim do dia
Reza uma prece ave Maria

Ave Maria
Ave
E quando o morro escurece
Elevo a Deus uma prece
Ave Maria.

Buraqueira na BR 230: Superintendente do Dnit manda resposta - Por Océlio Teixeira

Caros colaboradores e leitores do Blog do Crato, paz e bem. Ontem publiquei uma pequena matéria sobre as péssimas condições de tráfego da BR 230, no trecho entre as cidades de Farias Brito e Várzea Alegre. No mesmo instante, encaminhei a matéria para o Eliomar de Lima e solicitei que ele publicasse no seu blog, como de fato aconteceu. A notícia chegou aos olhos do superintendente do DNIT-CE, que encaminhou a resposta abaixo para o Blog do Eliomar. Agora, vamos ficar atentos e observar se o superintendente vai cumprir a promessa. Qeuro agradecer ao nobre jornalista Eliomar pelo apoio à nossa causa, divulgando a "buraqueira na BR 230". Valeu Eliomar!

"Prezado Eliomar,

Quanto à postagem de seu Blog oriundo do Blog do Crato, informamos que temos um contrato UT 004/08 com a empresa Nortemper para manutenção da BR 230.

Vamos intensificar os trabalhos neste trecho e, ainda neste mês, vou pessoalmente averiguar a qualidade desses serviços.

Sem mais,
Guedes Neto do Ceará,
Superintendente DNIT/CE."

Serra fará primeira visita ao Ceará como pré-candidato


Fonte: Jornal O Globo - CEARÁ - Pré-candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra fará sua primeira visita ao Ceará depois de ter deixado o governo de São Paulo nos próximos dias 17 e 18 de maio. O estado é o único no Nordeste onde o PSDB não terá palanque de governador. O articulador da viagem é o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), governador por três mandatos, que disputará a reeleição para o Senado, e abrirá seu palanque para o pré-candidato tucano. O tucano cumprirá uma agenda intensa que irá mesclar política e religião. No primeiro dia, ele desembarca em Juazeiro do Norte, no Sul do Ceará, e visitará o Horto do Padre Cícero, desabilitado pela Igreja, mas considerado santo pelo povo nordestino. Ele também percorrerá as outras duas mais importantes cidades da região do Cariri: Crato e Barbalha.

No dia seguinte, Serra vai participar de um almoço promovido pelo grupo O Povo de Comunicação, assim como também o fez a pré-candidata do PT, Dilma Roussef, durante sua passagem pelo estado no mês passado. No final da tarde, ele vai participar da 9ª etapa do Seminário Ceará em Debate, promovida pelo Instituto Teotônio Vilela, instituto de estudos ligados ao PSDB.

Fonte: Jornal "O Globo"

ADOÇÃO:CUSTA TÃO CARO ADOTAR UMA CRIANÇA?-Por Wilson Bernardo.

A UM PASSO DOS IRRACIONAIS A RACIONALIDADE...QUAL DOS ANIMAIS SERIA MELHOR DE SE DOMESTICAR.
Pois é dessa forma que uma sociedade capitalizada,com vestes de socialismo pragmático aos princípios da igualdade se comporta.Somos produtos dos enlatados de consumos e estamos na velocidade dos produtos a vácuos,temos sim o compromisso do alerta a hipocrisia reinante no reino das bananas podres.Salve senhores as comunidades dos becos e periferias desassistida pela incompetência de um estado limitado aos bolsões carismáticos de saciar uma fome eminentemente lulistasrucefetes da vida.



Wilson Bernardo(Texto,Art Pop do Gato & Fotografia)
Primeira foto do bebe(Estúdio Tracy Raver & Kelly Ryden)

VOLTA DO CALDEIRÃO: Ministério Público libera o Romeirão - Postado por Océlio Teixeira


Estádio Romeirão: laudos comprovaram que o local está em dia com suas condições para sediar jogos

O Icasa poderá utilizar o seu caldeirão na Série B do Campeonato Brasileiro, dentro em breve. O Ministério Público já recebeu os laudos dos testes realizados na estrutura do estádio Romeirão e recomendou a sua liberação para jogos oficiais. Entretanto, para a FCF, Federação Cearense de Futebol, o estádio estará totalmente liberado, quando a CBF, Confederação Brasileira de Futebol, confirmar a reabertura em documento. O Verdão do Cariri poderá fazer uso do seu mando de campo no próximo dia 22 contra o América de Natal. De acordo com o diretor de competições da FCF, Josemar de Carvalho, todos os laudos atendiam ao que havia sido solicitado à administração do Romeirão. Os principais documentos que estavam faltando eram o laudo de engenharia, constando que as pendências solicitadas para reforma haviam sido atendidas e o laudo do teste de carga das arquibancadas, já concluído.

Reportagem e foto: Elizângela Santos
Fonte: Diário do Nordeste/jogada

BlogHumor - Pergunta Demolidora


Um homem estava sentado no avião, ao lado de uma menininha. O cara olhou a criança e lhe disse:

- Vamos conversar? Tenho certeza que a viagem parecerá mais rápida. O que você acha?
A menina, que acabava de abrir um livro para ler, o fechou lentamente e respondeu com voz suave:
- Sobre o que gostaria de conversar?
- Bom, não sei... - disse o homem. - Que tal física nuclear? - e mostrou um grande sorriso.
- Bom.- disse a pequena - Esse parece ser um tema interessante. Mas antes, gostaria de lhe fazer uma pergunta: o cavalo, a vaca e a ovelha comem a mesma coisa: capim, não é mesmo? Porém, o excremento da ovelha é um monte de pequenas bolinhas, o da vaca é uma pasta e o do cavalo é um monte de pelotas secas. Por que o senhor acha que isto acontece? O cara, visivelmente surpreso com a inteligência da menina, pensou durante uns momentos e respondeu:

- Hmmm, não faço a menor idéia.
E então, a menininha disse:
- Sinceramente, o senhor se sente qualificado para discutir física nuclear, se não sabe merda nenhuma?

Enviado por Jales Botelho

Sarney diz que vai propor urgência na votação de "ficha suja"


NE - Segurança no que fala...

O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), afirmou que vai pedir aos líderes dos partidos urgência para a votação do projeto do "ficha suja". A proposta, aprovada ontem pela Câmara dos Deputados, impede a candidatura de políticos condenados em decisão colegiada, tomada em processo ainda em tramitação no Judiciário. O regime de urgência possibilitaria à matéria ser votada diretamente em plenário, sem análise de comissões técnicas da Casa. "Vou propor ao colégio de líderes que façamos essa votação em regime de urgência", disse Sarney ao receber, de forma simbólica, o projeto "ficha suja", entregue por representantes do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral e deputados federais. O projeto teve sua votação na Câmara concluída ontem. Para que o Senado possa votar o projeto, Sarney ressaltou que é necessário, antes, votar as medidas provisórias que trancam a pauta. Líderes do DEM e do PSDB anunciaram também obstrução das votações até a retirada do regime de urgência para os projetos que tratam do pré-sal.

Fonte: Agência Senado

Plano de Direitos Humanos traz "distorções inaceitáveis", diz CNBB

A CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) criticou nesta quarta-feira o PNDH3 (Plano Nacional de Direitos Humanos), afirmando que o programa traz "distorções inaceitáveis". A entidade deverá divulgar até a próxima quinta-feira uma avaliação mais ampla sobre o plano, que têm provocado polêmica desde o início do ano por tratar de temas como o aborto e a união civil entre pessoas do mesmo sexo. A nova crítica da entidade ao PNDH3 está no "Declaração sobre o momento político nacional", documento produzido durante a 48ª Assembleia Geral da CNBB, realizada neste ano em Brasília. A versão final do plano dos direitos humanos deverá ser apresentada ainda nesta semana. O governo se comprometeu a modificar, na versão final do plano, o trecho que tratava do aborto, entre outros pontos reprovados por setores da Igreja Católica. Na "Declaração sobre o momento político nacional", a CNBB defendeu que o país passe por uma reforma política. A entidade também orientou os fiéis a votarem em "pessoas comprometidas com o respeito incondicional à vida". "Incentivamos a que todos participem e expressem, através do voto ético, esclarecido e consciente, a sua cidadania nas próximas eleições, superando possíveis desencantos com a política, procurando eleger pessoas comprometidas com o respeito incondicional à vida, à família, à liberdade religiosa e à dignidade humana", declarou a CNBB, na nota.

LARISSA GUIMARÃES
da Sucursal de Brasília - Folha OnLine

Resposta a um incrédulo – por Pedro Esmeraldo


Durante a leitura de um texto sombrio, às vezes de coração partido, tomo conhecimento de conversas desagradáveis, talvez por falta de compreensão. Ao mesmo tempo, passo a responder as palavras indecifráveis de alguém que, por certo, anda com a consciência perturbada, que vive atirando pedras em minha pessoa. Com certeza, pensa que eu passo a me igualar aos demais de comportamento duvidoso.
Não meu amigo! O que mais prezo na vida é manter firme a minha consciência e pedir a Deus que me conduza com tranquilidade. Que eu saiba conduzir meu trabalho com acerto e dignidade, lutando pelo bem comum, traduzindo com fidelidade o pensamento de um povo. Quero afirmar que o que mais prezo é manter a consciência livre e não procurar sujar as minhas mãos, evitando, desde já, cair em armadilhas, procurando seguir os exemplos do meu pai que era um homem reto, honesto e visava dignar-se pelo bem comum através da economia e do bem estar do povo.
Em todas as minhas atividades utilizo o bom procedimento sem usar o exagero do vil metal, pois tenho como meta manter a paz através do trabalho honesto e auspicioso dentro de um comportamento útil e severo, tentando conseguir um trabalho utilitário a fim de engrandecer a minha terra.
Desejo-lhe afirmar, assim penso eu, pedindo a Deus que me conduza para o caminho da honestidade e nunca ingressar na política indigna, que por certo vemos atualmente no Brasil. Assim dizem: "que em terra de sapo de cócoras com ele" e eu não sei andar de cócoras e nem desejo aprender.
Afirmo-lhes ainda que constantemente oro pedindo ao Altíssimo ajuda moral para que eu seja um cidadão vibrante e altaneiro, desejando perseverança com o intuito de marchar serenamente em procura do desenvolvimento da minha cidade.
A essa pessoa maldosa que vem denegrir a minha imagem afirmo com palavras corretas e com sinceridade procurarei igualar-me as pessoas dignas e com bom comportamento social
Não senhor, antes de falar de mim peço que venha primeiramente conhecer-me e verificar que não sou aquela pessoa maldosa, e que não rezo na mesma cartilha de certos políticos corruptos e não farei acordo escuso que poderá manchar a minha dignidade.
Antes quero pedir: não fale mal de mim, particularmente aos cidadãos que não me conhecem profundamente. O que desejo é enaltecer todas as pessoas que para mim são honradas, desde que provem o contrário. O que mais me anseia é combater o comodismo e lutar pelo desenvolvimento.
Agora senhor, pense bem não procure acusar sem provas, porque não aceito críticas desairosas que não sabem de onde partiu.
Texto de Pedro Esmeraldo

Como pré-candidata, Dilma Rousseff reformula discurso sobre sua fé


Folha de São Paulo - Em campanha pelo Planalto, a pré-candidata do PT, Dilma Rousseff, reformulou radicalmente o discurso sobre sua fé em um intervalo de três meses. Desde que disse em fevereiro deste ano que não tinha religião específica, a petista concedeu várias entrevistas nas quais aborda o tema e, na mais recente, publicada pela revista "IstoÉ" desta semana, se disse "antes de tudo, cristã. Num segundo momento, católica". A transformação é ainda maior se levado em conta o período que precede sua pré-candidatura. Na sabatina feita pela Folha, em 2007, a então ministra da Casa Civil foi questionada sobre acreditar em Deus e ser religiosa. "Eu me equilibro nesta questão. Será que há? Será que não há?", ponderou. Neste ano, as perguntas foram refeitas, em entrevistas exclusivas. "Uma religião específica, a senhora não tem?", questionou a revista "Época" em fevereiro. "Não, mas respeito".

Quando questionada sobre seu credo, declarou acreditar numa força superior: "Não sei se é o seu Deus, mas acredito numa força maior que a gente", disse à "Época". A petista costuma contar que estudou em escola católica, foi batizada e crismada. Há um ano, porém, em entrevista à "Marie Claire", a então ministra disse que não praticava a religião. "Balançou o avião, a gente faz uma rezinha", brincou. Em pré-campanha, Dilma se aproximou da Igreja Católica usando como porta o reduto "mariano", mais conservador, incrustado na Basílica Nacional de Aparecida, que atrai 10 milhões de fiéis por ano. Para eles, a ex-ministra deu um presente: incluiu a cidade na rota do Trem-Bala. Aparecida, que havia sido eliminada do traçado inicial, apareceu como sede de uma estação no edital. A segunda investida se deu pela Renovação Carismática. Além de ir ao santuário do padre Marcelo Rossi, em São Paulo, Dilma passou a frequentar a Canção Nova, em Cachoeira Paulista (SP).

A "conversão" teve início em dezembro de 2008, quando ela participou do evento "Hosana Brasil", que atrai 40 mil pessoas ao acampamento montado às margens da via Dutra. A assessoria de Dilma disse que ela estava viajando e que não seria possível localizá-la para comentar o assunto.

JOHANNA NUBLAT
FÁBIO ZAMBELI
RANIER BRAGON
da Sucursal de Brasília - Folha de São Paulo

Foto: O Globo

Espaço do Leitor do Blog do Crato - Antonio Cesar Sá Ribeiro


Notícias da Professora Socorro Machado. Alguém tem ?

Nota do Editor:
O nosso prezado leitor Antônio César Sá Ribeiro, radicado em Fortaleza, deseja saber notícias da professora Socorro Machado, do grupo Dom Quintino. Seria bom se alguém pudesse responder à pergunta do nosso colega.

Caro colega, é com muita alegria e saudades que escrevo estas linhas para dizer-te que adorei o espaço do blog do Crato, o qual me reportou ao passado(minha infância e começo da pre-adolecência muito bem vividos nesta maravilhosa cidade. Com estou há muito tempo fora, pois mora em Fortaleza, gostaria muito e se possível for, saber sobre uma pessoa que me marcou muito na minha formação estudantil e por que não dizer que foi o norte dos meus estudos e personalidade - esta pessoa chama-se Socorro Machado (professora do antigo Grupo Dom Quintino ), pois gostaria imensamente de saber como ela está hoje. Fico desde já grato pela oportunidade e aguardando um retorno.

Antônio César Sá Ribeiro

CRATO - Notícias da URCA - Universidade Regional do Cariri - Dia 13 de Maio de 2010


Inscrições de concurso para Professor Efetivo da URCA devem começar ainda este mês

Começam, ainda este mês, as inscrições do Concurso para Professor Efetivo da Universidade Regional do Cariri (URCA), destinado ao preenchimento de 60 vagas, nos diversos cursos da Instituição. O Governo do Estado autorizou a realização do certame na semana passada e já na terça-feira, dia 11, o edital foi publicado no Diário Oficial do Estado. Ontem, foi realizada a reunião da Comissão Organizadora do Concurso, na Reitoria da URCA, com a finalidade de debater todos os itens incluídos no Edital, as datas a serem trabalhadas durante o processo e a coordenação das bancas para avaliação dos candidatos. As inscrições para o concurso acontecerão durante 30 dias úteis, a serem iniciadas 15 dias após a publicação do Edital, para o provimento dos cargos de Professor Auxiliar, Assistente e Adjunto. Serão destinadas vagas para as áreas de Ciências Sociais, Educação, Ciências Físicas e Biológicas, Enfermagem, Educação Física, Construção Civil, Matemática, Física, História, Geociências, Línguas e Literatura, Teatro, Artes Visuais e Ciências Sociais. Mais informações site da URCA: www.urca.br.

URCA diz não ao trote e integra alunos em III Semana dos Calouros

Com o Salão de Atos da Universidade Regional do Cariri (URCA) repleto de novos alunos, foi aberta, na noite de ontem, pelo Reitor Plácido Cidade Nuvens, a III SEMANA DOS CALOUROS. O evento é realizado por meio da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil – PROAE. O Reitor deu boas-vindas aos alunos e destacou a importância da responsabilidade institucional, com a valorização do patrimônio público, para ser um bem usufruído por todos. As atividades da III SEMAC terão continuidade até o dia 15, com lazer e cultura, além do aluno conhecer um pouco do funcionamento e dinâmica da universidade e os projetos de incentivo e assistência ao estudante. Na ocasião, o Pró-Reitor da PROAE, Professor José Cavalcanti, destacou importância de um momento que promova a integração dos novos alunos na Universidade. Ele fez uma abordagem, com apresentação de várias fotos ilustrativas e exemplos, dos trotes feitos com os novatos, que acabam muitas vezes de forma humilhante e até violenta. “Aqui, somos a Universidade da paz”, disse o professor, ao destacar o intuito do evento. O professor Roberto Siebra, diretor da Unidade Descentralizada de Campos Sales, ressaltou a importância da valorização do ensino oferecido pela URCA na formação dos futuros profissionais e a luta empreendida em todo o processo. Também participaram da abertura da III SEMAC, a Diretora do Centro de Educação da Universidade, Professora Francisca Clara de Paula Oliveira, e o diretor do Centro de Ciência e Tecnologia (CCT), Kleber Oliveira.

Contato:
Assessoria de Comunicação
Universidade Regional do Cariri - URCA

(88) 3102-1212 ramal 2617
www.urca.br

Crato, 13 de maio de 2010.

Futebol - Coluna Amilton Silva - Jogos de Ontem pela Copa do Brasil e Libertadores


Jogos de Ontem Pela Copa do Brasil e Libertadores

Grêmio e Santos realizaram na noite de ontem no Olímpico, em Porto Alegre , uma partida espetacular. O Jogo foi válido pelas semi finais da Copa do Brasil. O Santos abriu 2 X 0 antes dos vinte minutos do primeiro tempo , e ainda desperdiçou algumas oportunidades de ampliar o marcador, já o Grêmio perdeu uma penalidade ainda no primeiro tempo. Na segunda etapa o santos tirou o meia Marquinhos , colocando em seu lugar o cabeça de área Rodrigo Mancha, que falhou em duas jogadas decisivas que gerou o empate do Grêmio. Com tres gols de Borges e um de Jonas , o tricolor gaúcho virou a partida., no final Robinho diminuiu o marcador. No final da partida Grêmio 4 X 3. A partida de volta será realizada na proxima quarta feira em São Paulo, com o Grêmio jogando pelo empate para ir às finais da competição. Na Outra partida pela Copa do Brasil, o Atlético GO venceu o Vitória BA por 1 X 0.

Pela taça Libertadores da América, os Mais de 62 mil torcedores que compareceram na noite de ontem ao Maracanã, sairam mais uma vez decepcionados com a derrota do Flamengo para o Universidad do Chile por 3 X 2. O Time chileno chegou a marcar 3 X 1, e o Lateral Juan diminui o marcador ao final da partida, O Flamengo precisa de uma vitória fora de casa, para passar para outra etapa da Libertadores.

O São Paulo foi a Belo Horizonte, e venceu o Cruzeiro, em pleno Mineirão por 2 X 0, com gols de Dagoberto e Hernandes, e ficou muito próximo a semifinal da Libertadores. Mais de 48 mil torcedores compareceram ao Mineirão e saíram revoltados com a derrota do Cruzeiro. No próximo meio de semana será realizada a rodada de volta. Nesta quinta feira, mais um brasileiro entra em campo pela Libertadores. O Internacional recebe a visita do atual campeão o Estudiante da Argentina, sera uma grande partida e a torcida colorada com certeza lotará o estádio motivando os jogadores do em busca da vitória.

Por: Amilton Silva - Editor de Esportes do Blog do Crato


CASA HARMÔNICA VAI À CADEIA PÚBLICA COMEMORAR O DIAS DAS MÃES PRESIDIÁRIAS


No último dia 11 de Maio de 2010, os colaboradores da Casa Harmônica promoveram uma pequena festa para as mães da Cadeia Pública de Crato. Na ocasião foram distribuídos presentes e logo após aconteceu um momento de reflexão, oração, palestra num ato de solidariedade a essas mães. Os colaboradores da Casa Harmônica estão permanentemente ligados a reintegração dessa mulheres e tem ofertado cursos e oficinas para elas. No mês de Abril aconteceu o curso de fabricação de Bonecas de Pano ministrado por Marilake Peixoto de Oliveira e Estela Maria Nunes(colaboradoras) e à partir do dia 18 de Maio acontecerá o Curso de fabricação caseira de produtos de Limpeza com 11 detentas.



Get the flash player here: http://www.adobe.com/flashplayer


Blog360 - Um Giro pelo Mundo - As Manchetes que são Destaque no Dia de Hoje

Quinta-feira, 13 de Maio de 2010
-Trinta mortos em combates no Afeganistão
-Intoxicação leva 270 crianças de creche chinesa a hospitais
-Traficantes fingiam-se de peregrinos, diz polícia italiana
-Fungo ameaça produção de ópio no Afeganistão, diz ONU
-Festival de Campos do Jordão, ampliado em 2010
-Mega Sena acumula e deve ir a R$ 5 milhões
-Lula envia ao Congresso projeto que cria Comissão da Verdade
-Joaquim Roriz é condenado por improbidade administrativa no DF
-Para Dilma, aborto é uma agressão e caso de saúde pública
-OAB critica declaração de líder do governo sobre Ficha Limpa
-Propaganda do PT tenta desmontar discurso tucano de que Lula continua governo FHC
-Papa diz a sacerdotes que rejeitem 'tentações do demônio'
-Lula apóia Temer como vice de Dilma e alfineta Serra
-Lula cutuca Serra e diz que economista da oposição sabe mais
-Lula: se necessário, BC elevará juro em ano eleitoral
-Ginecologista é acusado de abusar de pacientes em SP
-Presidente do TSE pede mais coerência em coligações
-Serra diz que política é um "mal necessário"
-Serra explicita assédio a aliados de Lula
-Dom Cláudio condena pedofilia e diz que padres têm que ser punidos

Fonte: Jornal do Brasil, Estadão, Folha de São Paulo

Ritual antecede corte do pau da bandeira - Reportagem: Antonio Vicelmo


O corte foi de um jatobá com 137 centímetros de diâmetro e mais de 20 metros de comprimento - ANTÔNIO VICELMO. A festa do Padroeiro de Barbalha, Santo Antônio, será aberta, oficialmente, no próximo dia 30 de maio

Barbalha. Cortado ontem o pau da bandeira da Festa de Santo Antônio de Barbalha. É um jatobá com 137 centímetros de diâmetro e mais de 20 metros de comprimento. A árvore, considerada mística pelos índios, foi retirada do Sítio Flores, a 10 quilômetros de Barbalha, no sopé da Serra do Araripe, ao lado de duas nascentes de água perene. A festa será aberta oficialmente no dia 30 com o carregamento do pau até a Igreja Matriz, onde ele será erguido com a bandeira de Santo Antônio, padroeiro da cidade. O corte do pau da bandeira foi antecedido de um ritual. Os cortadores da árvore, tendo a frente o "Capitão do pau", Rildo Teles, foram abençoados pelo padre Renato Simoneto, vigário de Barbalha. Em seguida, o grupo seguiu de caminhão para o local do corte. Antes da derrubada do jatobá, os cortadores, de mãos dadas, rezam um Pai Nosso em torno da árvore. O primeiro corte é dado pelo capitão do pau, que comanda a movimentação dos carregadores. Tradicionalmente, o corte do pau era feito no domingo, 15 dias antes da abertura da festa. Um Termo de Ajuste de Conduta (TEC), assinado pela Prefeitura e órgãos ambientais, orientou que o corte do pau seja feito no meio da semana com o objetivo de evitar a presença de curiosos que, segundo os ambientalistas, degradam a área de onde é retirado o pau. Mesmo assim, cerca 200 pessoas acompanharam a derrubada da árvore. Este ano, pela primeira vez, o curso de Geografia da Universidade Regional do Cariri (Urca) promove um estudo sobre a trilogia "fé, ambiente e cultura popular". O objetivo é promover uma interação entre estes valores que fazem parte da Festa de Santo Antônio. Sobre o reflorestamento, a Prefeitura diz estar cumprindo a sua parte. No ano passado, foram plantadas 200 mudas de plantas nativas no sopé da Serra do Araripe. "Este ano, serão plantadas mais 200 mudas", garante o secretário de Cultura do Município, Dorivan Amaro. Depois de cortado, o pau foi puxado com um trator para o Sítio Roncador, a 3km do Sítio Flores. Ali, na chamada "cama do pau", na casa grande da fazenda, o jatobá é colocado para secar até o dia do carregamento, ou seja, domingo, dia 30. Dali, a árvore será conduzida nos ombros dos devotos de Santo Antônio até a Igreja Matriz, onde será fincado, sob os aplausos da multidão.

Mudas

"No ano passado, foram plantadas 200 mudas de plantas. Este ano, serão mais 200 mudas"
Dorivan Amaro - Secretário de Cultura do Município de Barbalha

MAIS INFORMAÇÕES
Prefeitura de Barbalha
Praça Princesa Isabel, Centro
(88) 2101.1919, ramal 223
(88) 9978.4735

Antônio Vicelmo
Repórter do Jornal Diário do Nordeste

Colaborador do Blog do Crato

REMANESCENTES DO CALDEIRÃO Genocídio na Serra do Araripe faz 73 anos - Reportagem: Antonio Vicelmo


ANTôNIO INÁCIO da Silva, remanescente do Caldeirão, no local do massacre da comunidade, na mata dos cavalos. Os remanescentes do Beato José Lourenço, depois de expulsos do Caldeirão, foram para a Serra do Araripe.

Crato. Crato, 11 de maio de 1937. Moradores da Mata dos Cavalos e do Sítio Cruzeiro, em cima da Serra do Araripe, foram acordados com o barulho dos aviões que sobrevoavam à floresta com o objetivo, segundo o brigadeiro José Sampaio Macedo, comandante da operação, de localizar os seguidores do beato José Lourenço, que foram expulsos do Sítio Caldeirão no ano anterior, no dia 11 de setembro de 1936. Era o começo do fim dos renascentes do Caldeirão que, banidos de suas terras, tentaram sobreviver escondidos no meio da mata, vivendo como animais nômades, ou arranchados em barracos de palhas, alimentando-se de frutos silvestres e da caça. Após 73 anos desse ataque, que se caracterizou como um verdadeiro genocídio, pouca gente se lembra do massacre. Muitos escritores e jornalistas confundem a invasão, ocorrida em setembro de 1936, do Caldeirão com a destruição violenta e cruel da comunidade no ano seguinte. A Diocese do Crato, por exemplo, promove uma celebração no dia 11 de setembro de cada mês, lembrando a história dos seguidores do beato. No entanto, a data de hoje, que envergonha a elite cearense da época, passa despercebida.

Na cabeça do aposentado Antonio Inácio da Silva, a data nunca será esquecida. Inácio, que reside no Sítio Ramado, em cima da Serra do Araripe, é um dos poucos sobreviventes do Caldeirão. Ele, hoje com quase 90 anos, mostrou o local onde aconteceu o massacre. O único vestígio é um velho barreiro seco que fornecia água para a comunidade. Os barracos, veredas e até mesmo os túmulos dos seguidores do beato foram cobertos pela floresta. Na mente dos sobreviventes, a tragédia nunca se apagou. Ele lembra que no caminho para a comunidade, com 14 anos de idade, ele ouviu o barulho dos aviões. Ao encontrar os primeiros conhecidos, recebeu a triste notícia: "Acabaram com tudo". Os que restaram entraram de mata adentro, onde passaram a viver como bichos, dormindo ao relento. Inácio não gosta nem de lembrar a perseguição contra sua família.

O médico e pesquisador Magérbio Lucena, autor do livro "Lampião e o Estado Maior do Cangaço", resgata a memória do passado, com o objetivo, segundo afirma, de restaurar paras as novas gerações fatos que estão sendo apagados pelo tempo, ou distorcidos pela conveniência de alguns. Magérbio diz que ninguém foi morto durante a evacuação da comunidade do Caldeirão. Em maio de 1937 foram iniciados os conflitos da comunidade com a Polícia. A reação foi violenta. Contingentes policiais do Cariri e de Fortaleza invadiram a área dispostos a acabar com tudo. Segundo dados oficiais, mas de 400 seguidores do beato morreram na batalha. Foram enterrados numa vala comum. Os sobreviventes entraram de mata adentro, fugindo das perseguições.

Antônio Vicelmo
Repórter do Jornal Diário do Nordeste

Colaborador do Blog do Crato

Calistênio: Um escultor que muito dignifica o nome de AURORA - Por José Cícero








Rol das Esculturas(peças) e imagens de Calistênio Com o sec. José Cícero e Cid Gomes

O município de Aurora é por excelência um dos mais importantes celeiros de artistas do Cariri cearense, senão o mais destacado em alguns setores da arte popular contemporânea, a exemplo dos seus violeiros e escultores; só para citarmos alguns. Neste último gênero, ou seja, o da escultura em madeira, há que se destacar um grande número de jovens artistas espalhados por diversas localidades aurorenses, desde a sede à zona rural. Dentre os quais podemos evidenciar o grande talento do jovem Fco. De Assis Bezerra de Sousa – mais conhecido pela alcunha de Calistênio, residente no sítio Angico a cerca de 6 km da cidade. Com apenas 21 anos de idade, dos quais 8 foram inteiramente dedicados à arte da madeira, Calistênio já coleciona alguns títulos de reconhecimento público pelo seu trabalho. Já tendo inclusive exposto suas obras em Fortaleza, Juazeiro do Norte, Brasília entre outras cidades. Mesmo com o pouco tempo de estrada seu talento já conquistara uma legião de admiradores até fora do país, como é o caso da ‘Convida populas Arts Of the Americas’ – um entidade norte americana voltada para a arte que anos atrás(2006) concedeu-lhe uma bela homenagem através de certificado que o mesmo mantêm emoldurado na parede. Uma evidência de que a sua arte e talento começa a romper fronteiras.
Tendo começado esculpir aos 13 anos, Calistênio afirma já ter produzido aproximadamente 700 peças na sua maioria vendidas para fora do Ceará.

Já fora convidada pelo senador Inácio Arruda, ao lado de Cizin outro escultor de Aurora, para expôs suas obras no salão nobre do senado federal. Mesmo já tendo produzido tantas peças, até hoje recorda da sua primeira, aquela que lhe marcara para sempre – Um pescador-lenhador que mantinha em uma das mãos segurava a tarrafa e com a outra uma foice. Calistênio se diz um escultor do acaso, posto que começou a esculpir numa brincadeira, após ter presenciado o escultor Orlando d’Aurora em pleno ofício, isto é, na lida de dá forma a imburana – a madeira preferida de todos eles. A partir daquele instante decidiu testar seu trabalho num tronco rústica da velha imburana. O resultado surpreendeu a ele próprio. Depois daquela peça que ele chamou de obra do acaso, nunca mais parou. Hoje Calistênio é um verdadeiro fenômeno na arte da escultura. Um talento dos mais admirados deste celeiro, que há muito tempo tem se transformado o município de Aurora. Quase toda a produção de Calistênio agora está sendo adquirida por compra por um comerciante de arte, residente em Fortaleza, onde mantêm uma loja especializada neste gênero. A Secretaria de Cultura de Aurora na sua exposição permanente sempre mantêm em destaque algumas obras de mais este expressivo artista da ribeira salgadiana. Durante o 1º encontro nacional dos filhos e amigos de Aurora marcado para o dia 17 de julho, bem como para o Cariri-Cangaço em 21 de agosto eventos que serão realizados em Aurora, as obras de Calistênio estarão expostas para que todos possam conferir de perto toda a dimensão do seu talento.

LEIA MAIS EM:
http://www.blogdaaurorajc.blogspot.com/
www.jcaaurora.blogspot.com
www.aurora.ce.gov.br
www.seculteaurora.blogspot.com

A oposição avançou suas posições - por José do Vale Pinheiro Feitosa


A oposição resolveu prolongar o governo Lula. Como é oposição tem de mostrar-se mais contundente no continuísmo. Como fará isso? Convencendo a sociedade que o Governo Lula é o acerto do Governo FHC. O Lula só é sucesso porque FHC aplainou o terreno, tirou os obstáculos e deixou o país prontinho para ir adiante com qualquer governo. Aliás, o Lula está repetindo este mantra ao dizer que não interessa quem ganhe, nada poderá mudar a reta ao destino virtuoso do país cujo curso já foi traçado. A oposição usará as seguintes teses da terra aplainada: a Lei de Responsabilidade Fiscal é deles e ainda teve a oposição do PT; Alain Touraine, filósofo francês, disse que os “períodos de FHC e Lula são parte do mesmo projeto; as privatizações trouxeram benefícios para o país; os programas sociais foram uma continuidade de FHC e serão melhorados pela oposição.

O interessante é que a oposição considera injúria ao candidato Serra coisas ditas pelos petistas do tipo “Serra vai privatizar a Petrobrás, o Banco do Brasil e a Caixa Econômica”. Ou mentem para não perder votos, ou se colocam exatamente no mesmo espectro do que é o Governo Lula. Explorar as contradições do adversário é comum em política, mas usar em campanhas da oposição a continuidade do governo adversário não é comum. Tentarão, em estilo estruturalista, “desconstruir” o conceito de “continuidade” com outro que é o “avanço”. Aqui as digitais de esquerda do PSDB, enevoando o DEM, pois “avanço” é tido como “salto qualitativo”. Pretendem usar a referência empresarial do mérito entre os dois candidatos: quem estaria mais preparado para o “avanço” entre os dois? Mas isso seria pelo PSDB, existe o dedo do DEM, quando avanço será: “não haverá hipótese alguma para transgressão à Lei de Responsabilidade Fiscal, festival de boquinhas aos companheiros e nem a entrega dos fundos de pensão aos ex-sindicalistas amigos.”

O conteúdo é frágil como a “moralidade” de esquina, dobrou-a é outra. Não toca nas questões principais do “avanço”. Para a situação o Mendonça de Barros, ícone do PSDB, não pode ser excluído com suas “consultorias de mercado” da categoria de amigos ou de boquinhas. A chave do “avanço” levar Serra mais à esquerda do DEM e de FHC. Isso é interessante, na tese da “continuidade”, desconstruída em “avanço”, pois torna o “avanço” dependente do Serra. Na oposição dizem: Serra não se ajusta ao figurino de vilão que o PT aplicou a FHC; Serra, assim como Dilma, não se origina da classe rica, é classe média; Serra não pode ser rotulado como direitista, reacionário, candidato dos ricos que irá privatizar o patrimônio público do país.

Quem ouviu a entrevista de Serra na CBN é isso o que ocorreu. Parece que vão tirar o candidato da oposição do conforto do “centro” e jogá-lo mais para a “esquerda”, com o objetivo de confundir a situação e o eleitor. Isso vai desencadear contradições nos tradicionais aliados do candidato, especialmente os grupos políticos mais à direita e a grande mídia que o apóia. Mas terá o papel de levar a candidata da situação a um movimento pendular, ou mais para a direita ou para um discurso mais à esquerda do que o Serra. Enfim a campanha parece que será mesmo toda ela de esquerda, e não adianta a direita roer as unhas de raiva, dizendo que esquerda e direita não existe.

Por: Jose do Vale Feitosa

Vídeos Incríveis - Você é bom assim de cesta ?


CRATO - Silêncio, Quero Dormir - Por Vicente Almeida

Seria de bom alvitre mandar tirar aquelas placas de "AREA DE SILENCIO" postadas nas imediações do conglomerado: Hospital São Francisco de Assis, Maternidade e Hospital Infantil. E da URCA. Essas placas não servem pra nada. Uma área onde o som ambulante e buzinar são proibidos, e a revelia, somos obrigados a ouvir som estrepitoso e da mais péssima qualidade, nas sextas feiras a noite até o raiar dos sábados no Parque de Exposição, deixa patente a qualidade do gerenciamento das leis neste país.

Se uma pessoa sadia se sente incomodada; é uma ironia imaginar que os enfermos daqueles nosocômios, batem palmas para o absurdo que se comete contra eles, pois, é como se eles estivessem literalmente participando da baderna, nem podem siquer fugir para longe. E o que dizer das parturientes daquela madrugada, e dos acidentados, dos cirurgiados, – Adultos e crianças que tomam pesadas drogas para cessar a dor e estimular a cura, a paz e o sono.

Parece que esses órgãos inibidores de abusos não servem pra nada. Eles não deviam ser utilizados para intimidação, mas para fazer cumprir a lei para todas as classes sociais e em caráter permanente, até que se mude a lei.

Alem do mais aquilo é uma perdição para nossos jovens que já estão liberados muito, muito alem da conta.

Se o estímulo à desobediência as leis, é uma boa lição para nossos jovens. Tenho muita pena dos nossos netos e muito medo do futuro, pois o que é bom para os jovens despreparados e ociosos, é horrível para aqueles que ao romper da aurora, precisam ir à luta pela sobrevivência da sua familia.

É sabido que o trabalhador, no dia seguinte a uma noite mal dormida, produz bem meno no trabalho. Mesmo não tendo participado da farra, fica caindo de sono enquanto o patrão pensa que ele bebeu ou está com preguiça. E o que dizer de um enfermo cujo repouso é indispensável ao seu restabelecimento?

Que haja a festa, tudo bem, mas que se tome as medidas indispensáveis para não prejudicar uma cidade inteira. É preciso também pensar nos pobres habitantes dos morros vizinhos, sem nenhum conforto, sem nenhuma condição para questionar, e onde o som chega com potencia total.

O que diz a lei sobre o silencio público após as 22 horas? A quem se destina: a criança, ao jovem, ao idoso ou a nenhum deles.

Outro fator talvês ligado a essa ocorrência, é a falta de energia durante muitas horas nas redes que se originam na Praça Alexandre Arrais até ao Grangeiro e até ao Lameiro – em toda a sua extensão. Pode sim, haver conotação, ou é muita conicidencia este fato se verificar nas grandes noitadas das sextas feiras no Parque de Exposição do Crato.

Este é o meu ponto de vista. Com a palavra os poderes constituídos.

CRATO - Notícias do dia 13 de Maio de 2010



Representantes da Secretaria de Cultura participam de Oficina de Roteirização Turística

A oficina de fechamento de Roteirização Turística Geopark Araripe, promovida pelo Geopark Araripe em parceria com o SEBRAE, está sendo realizada de ontem até hoje no Sebrae- Crato das 8 as 18 horas.. O propósito dessa oficina é criar um manual operacional com informações sobre diversos seguimentos ligados ao turismo, como: restaurantes, hotéis, artesanato, transportes, Agências de Turismo, Geossítios e outros empreendimentos. O resultado esperado é organizar os diversos serviços dos seis municípios integrantes do Geopark Araripe, (Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Missão Velha, Santana do Cariri e Nova Olinda) incluindo o município de Assaré, para oferecer serviço de qualidade aos turistas. Representantes de secretarias de Turismo e Cultura dos municípios, ONGs, Agências de Turismo e estudantes da Universidade Regional do Cariri- URCA participam desse projeto.

Secretário de Educação visita creche no Novo Horizonte

O Secretário de Educação do Crato, Valentim Dantas, esteve visitando na última segunda-feira, a creche comunitária Helói Teles, no intuito de verificar ‘in loco’ o estado de precariedade do espaço. Ele afirma que essa era uma visita programada, com finalidade de verificar que melhorias podem ser feitas no local, já que a creche faz parte de uma entidade comunitária. O secretário disse que a Secretaria irá arcar com as reformas básicas no intuito de trazer mais dignidade ao espaço, tão necessário para a comunidade do Novo Horizonte.

Prefeito viaja a Fortaleza para acompanhar projetos das obras do Crato

O Prefeito do Crato, Samuel Araripe, se encontra em Fortaleza, com a finalidade de participar de reunião junto ao governo. Ele viajou acompanhado do chefe de Gabinete, Cícero França, e do procurador do Município, Ernani Brígido. O objetivo da viagem foi discutir o andamento e adequação de obras que estão sendo construídas no município.

Crato faz caminhada pelo combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes, dia 18

A Secretaria de Ação Social, por meio do Centro de Referência em Assistência Social (CREAS), irá realizar no próximo dia 18, uma grande caminhada que tem como tema: "Combate ao Abuso e Exploração de Crianças e Adolescentes", dando segmento a um trabalho que vem sendo desenvolvido no município. A caminhada será iniciada às 8 horas, com grande concentração na praça Siqueira Campos. Os participantes seguem pela Rua Miguel Lima Verde, Praça da Sé, Senador Pompeu, Monsenhor Francisco de Assis Feitosa, indo até a praça da RFFSA. Mais informações: (88) 3521.8117.

Governo Municipal do Crato

Edições Anteriores:

Novembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30