xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 09/05/2010 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

09 maio 2010

LUTO ETERNO:MINHA MÃE SÃO TODAS AS MÃES-Por Wilson Bernardo.

AS MÃES SÃO UNIVERSAIS,TANTO EM PORTUGUÊS COMO EM ESTONIANO...
PROOF TOIDUGA.
Jumal on olemas já ilmne Shell
Tõesta ET meie emad
Vürtsi kohta codimentos
Söötmine liha já alkohol
Puue Wills
Teadmised já tödesid.
A PROVA DA COMIDA.
Deus é presente e vistoso na concha
Que nossas mães provam
O tempero dos condimentos
Que alimentam carne e espíritos
Na deficiência das vontades
Saberes e verdades.

Wilson Bernardo(Poema,Fotografia& Tradução para o Estônio)

Pensamentos - Dia das Mães, segundo os grandes escritores

HOMENAGEM DO BLOG DO CRATO A TODAS AS MÃES !


"Ser Mãe é assumir de Deus o dom da criação, da doação e do amor incondicional. Ser mãe é encarnar a divindade na Terra."

Barbosa Filho

"Tudo é incerto neste mundo hediondo, mas não o amor de uma mãe."

James Joyce


"Mas todas as mães ,sem exceção, deram à luz grandes homens e se a vida as enganou em seguida, delas não foi a culpa."

Boris Pasternak


"Os braços de uma mãe são feitos de ternura e os filhos dormem profundamente neles."

Victor Hugo

"O amor de mãe por seu filho é diferente de qualquer outra coisa no mundo. Ele não obedece lei ou piedade, ele ousa todas as coisas e extermina sem remorso tudo o que ficar em seu caminho."

Agatha Christie


Mãe (Mário Quintana)

Mãe... São três letras apenas
As desse nome bendito:
Também o Céu tem três letras...
E nelas cabe o infinito.

Para louvar nossa mãe,
Todo o bem que se disse
Nunca há de ser tão grande
Como o bem que ela nos quer...

Palavra tão pequenina,
Bem sabem os lábios meus
Que és do tamanho do Céu
E apenas menor que Deus!

Ser Mãe

Ser mãe é desdobrar fibra por fibra
o coração! Ser mãe é ter no alheio
lábio que suga, o pedestal do seio,
onde a vida, onde o amor, cantando, vibra.

Ser mãe é ser um anjo que se libra
sobre um berço dormindo! É ser anseio,
é ser temeridade, é ser receio,
é ser força que os males equilibra!

Todo o bem que a mãe goza é bem do filho,
espelho em que se mira afortunada,
Luz que lhe põe nos olhos novo brilho!

Ser mãe é andar chorando num sorriso!
Ser mãe é ter um mundo e não ter nada!
Ser mãe é padecer num paraíso!

Coelho Neto

Para sempre

Por que Deus permite
que as mães vão-se embora?
Mãe não tem limite,
é tempo sem hora,
luz que não apaga
quando sopra o vento
e chuva desaba,
veludo escondido
na pele enrugada,
água pura, ar puro,
puro pensamento.

Morrer acontece
com o que é breve e passa
sem deixar vestígio.
Mãe, na sua graça,
é eternidade.
Por que Deus se lembra
- mistério profundo -
de tirá-la um dia?
Fosse eu Rei do Mundo,
baixava uma lei:
Mãe não morre nunca,
mãe ficará sempre
junto de seu filho
e ele, velho embora,
será pequenino
feito grão de milho.

Carlos Drummond de Andrade

Homenagem a minha mãe- por Magali de Figueiredo Esmeraldo


Hoje, dia das mães, é a data em que os filhos querem presentear suas mães em agradecimento ao amor, carinho e dedicação que todas elas têm pelos seus filhos. O dia das mães deveria ser comemorado diariamente, não com presentes materiais, mas com amor, carinho, atenção e sempre valorizando a mulher, que enxerga em cada filho um presente de Deus. Toda mãe dedica aos filhos um amor incondicional. Nesta data está completando dois meses que a minha mãe faleceu. A saudade é grande, mas sei que ela cumpriu sua missão na vida sendo esposa e mãe exemplar. Maria Eneida de Figueiredo, minha mãe, casou com meu pai Aníbal Viana de Figueiredo e conseguiram completar sessentas anos de vida a dois. Foi uma longa convivência, que mesmo com as dificuldades enfrentadas, procuraram viver da melhor forma possível. Este foi um casamento de muita união fundamentada no amor. Acredito que eles colocaram nos alicerces da família as palavras de Jesus: “quem ouve as minhas palavras e as põe em prática, é como um homem prudente que construiu sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, vieram as enxurradas, os ventos sopraram com força contra a casa, mas a casa não caiu, porque fora construída sobre a rocha.” (Mt 7,24-25) O matrimônio dos meus pais foi construído sobre a rocha do amor e das bênçãos de Deus. Portanto não poderia deixar de ter sido uma união feliz.

Após a partida do meu pai, a saúde da minha mãe foi se agravando e depois de três anos e dez meses foi a vez dela ir ao encontro de Deus. Do casamento de meus pais nasceram oito filhos. Lembro-me sempre de toda a dedicação da minha mãe cuidando dos filhos e, ensinando a todos eles o caminho do bem. Ela procurou passar para os filhos os valores morais e cristãos, através do seu testemunho de vida. Uma mulher digna, de muita fibra, que ao longo da vida nos ensinou que o mais importante do que riquezas materiais é o amor ao próximo, o respeito pelas pessoas e a honestidade. Sempre nos incentivou a estudar e a cumprir com nossas obrigações de estudante. Eu admirava muito o otimismo e a simpatia dela, sempre com um sorriso nos lábios. Por essa qualidade, construiu muitas amizades, pois com a sua alegria e delicadeza atraía muitos amigos. Aprendi com ela que devemos ser fiéis aos amigos e à família. Com o seu exemplo, nos ensinou a respeitar o ser humano, independente da sua condição social. Tenho muita gratidão pelo amor que ela nos dedicou e os ensinamentos deixados, todos com o objetivo de nos tornar pessoas ajustadas, condição necessária para construção de uma sociedade melhor. Agradeço a Deus por ter tido uma mãe tão amorosa e dedicada. Pela memória dela homenageio a todas as mães.

Por Magali de Figueiredo Esmeraldo

EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO DIGITAL -Por Maria Otilia

A Escola Dom Quintino está participando de um concurso de Inclusão Digital para alunos com necessidades especiais. Já fomos classificados na primeira fase e recebemos o seguinte email:



A REDESPECIAL-BRASIL parabenizou a EEF Dom Quintino pelo excelente trabalho prestado aos alunos da educação especial através do projeto “A importância da Inclusão Digital no processo de ensino Aprendizagem na Educação Especial”. A Redespecial-Brasil é uma organização não-governamental (ONG) a serviço das Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais através das Tecnologias da Informação e Comunicação. As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) - aplicadas à Educação Especial - abrangem todas as ajudas técnicas de hardware e programas como simuladores, acionadores, sistemas de comunicação, teclados, mouse, impressoras especiais, ambientes que favoreçam a acessibilidade à informação, à comunicação, à interação, dentre outras.

Postado por Maria Otilia

Homenagem do Prefeito Samuel Araripe a todas as Mães Cratenses

Monica e Samuel

"Gostaria de parabenizar todas as mães Cratenses pela passagem do seu dia, ressaltando sempre o papel importantíssimo que todas elas exercem com seu amor, dedicação e coragem, como as geradoras, educadoras e as personalidades mais importantes que moldam o perfil da sociedade contemporânea no rumo de um mundo melhor e mais civilizado, onde todos possam ter direitos, oportunidades e conquistas igualitárias, e se há um jargão que nunca fica fora de moda e é profundamente verdadeiro, é dizermos que as mães continuam sendo as "Rainhas de todos os lares". Parabéns a todas as mamães Cratenses por esta data tão querida e de homenagens sinceras. "

Samuel Araripe
Mônica Araripe

Casanova de Casa Nova - Por : J. Flávio Vieira



-- Aquilo não é uma mulher, é um cão perdigueiro !
Esta talvez tenha sido a mais perfeita definição da mulher de Salustiano, feita por um de seus amigos, numa mesa de bar. Salu( como era conhecido na patota) sempre fora chegado a uma gandaia. O bordel sempre tinha sido o templo maior de suas oferendas. Seu oratório era preenchido pelos deuses pagãos: Dionísio, Baco e Vênus. Parece que tinha sido castigo! Já entrado nos quarenta, terminara por casar com D. Guilhermina: mulher madurona, sistemática, cuja maior diversão era ir para quermesses e assistir às reuniões de casais com Cristo que Salu acompanhava, a contragosto. Não bastasse tudo isso, a patroa de Salu era extremamente ciumenta. Parecia um cão farejador. Ligava para a repartição do marido inúmeras vezes ao dia, como se estivesse fazendo chamada. Quando o pobre retornava para casa, procedia-se uma revista rigorosa, digna de Sherlock Holmes, em todos os seus pertences e vestes. D. Guilhermina olhava atentamente a Agenda, em busca de telefones suspeitos, ou bilhetes. Revistava ainda cuidadosamente todas as roupas externas e íntimas procurando fragrâncias estranhas, cabelos femininos ou marcas de Batom. Algumas vezes, chegou a examinar, com atenção quase urológica, o próprio corpo de Salu, fingindo-se de mulher envolvente e carinhosa. Apesar de todo cerco impingido por D. Guilhermina, nosso D. Juan não havia perdido de todo o espírito aventureiro. Como, por mais de uma vez, tinha sido flagrado, com uma ou outra prova material, foi desenvolvendo um ritual digno da CIA ou do MOSSAD. Carregava no porta malas, escondida, uma maleta fechada com um sem número de utilitários : soluções para retirada de manchas, aromas vários para disfarçar perfumes, óleo e graxa para simular “pregos”no carro e justificar atrasos , bateria descarregada( sempre) para justificar celular fora de área e por aí vai...Não bastasse isso, tinha uma rede de auxiliares digna de nota, capaz de falsear vozes, inventar histórias/desculpas mirabolantes, forjar documentos e álibis. A mulher tinha, porém, pacto com o demo: devia ir para o Afeganistão procurar o Bin Laden, diziam os amigos. Um dia, suplicante, pediu que ele a contasse sobre qualquer aventura após o casamento, jurando calma e compreensão, pois, dizia, sua fobia não era de chifre, mas de ser enganada sem saber. Salu, para testar, começou a falar sobre alguns namoricos da infância e, mal tinha passado do segundo, já D. Guilhermina ia quebrando todos os pratos da cozinha no tubo de imagem da TV. Imagina se falo os do pós-matrimônio, pesou Salu, aliviado em meio aos destroços da III Guerra Mundial.

O período de maior aflição passado por Salu aconteceu depois do caso Diana Bobitt. Vocês lembram ! Sim, foi aquela que, numa crise de ciúmes, cortou o pinto do marido com uma faca de pão, como se fosse salaminho. D. Guilhermina, imediatamente, a tomou como ídolo e até andava com um retrato da emasculadora senhora na bolsinha de dinheiro. Salu entrou em pânico quando descobriu no guarda roupas da esposa ( imaginem o quê !): uma faca Gin Su ! Passou mal, terminou por internar-se em clínica para esgotados mentais. Voltando, inventou , prontamente, que o médico prescrevera comida chinesa típica , para toda a família e, a partir daí, deu fim às cortantes lâminas da casa e passaram a comer com pauzinhos ( para alívio derradeiro dos países baixos e melindrosos de Salu). A vida assim ia se escoando em meio a esta Guerra Fria. Tamanha perseguição parecia ir dando um tempero todo especial às perigosas escapulidas de Salu. Dia desses, no entanto, o homem voltou a sobressaltar-se. Aparecera nova arma de contra-espionagem no mercado. Ele soube ,através de sua especial rede de informação. No Bar de Seu Louro, os amigos, aflitos, lhe mostraram o recorte de Jornal. Os japoneses inventaram um spray que borrifado na cueca da pessoa, em contato com qualquer resquício de sêmen, torna-se verde e aí, a patroa –perdigueira, ao examinar, poderá ter uma prova concreta da traição cometida. Não bastasse isso ainda desenvolveram um tipo de meia que muda de coloração ,se por acaso for retirada do pé, o que poderia dar evidência de visitas sorrateiras a motéis. Salu gelou! Aquilo nas mãos de Guilhermina seria uma arma perigosíssima. Na sua visão de Casanova, a atitude dos japonas só podia ser despeita com os ocidentais. Inventar uma porcaria destas, só pode ser complexo de inferioridade: por terem um pingolim do tamanho de um alfinete ! Por via das dúvidas, no entanto, desde aquele dia, Salu só anda de chinela, só compra cueca verde-camaleão e ,pra dormir, é com um olho só fechado : o outro “pastora” Guilermina!

Por: José Flávio Vieira

Coluna de Armando Rafael - As Notícias do Cariri

Ninguém que tenha um mínimo juízo pode negar os benefícios advindos do recente projeto de plantio de árvores adultas e plantas ornamentais na Mui Heráldica Cidade de Crato. Na foto acima, plantio ao lado dos trilhos próximo ao viaduto no bairro São Miguel.Isso melhorou o visual em muitos trechos da Cidade de Frei Carlos. Torçamos para que outros plantios de árvores, iguais a este, se espalhem pela Princesa do Cariri...

Privatizações – Aos que rotulam o prefeito Manoel Santana, de Juazeiro do Norte de troglodita é bom lembrar que ele cultiva laivos de modernidade. Pois não é que o auto denominado (sic) "Governo da Revolução Democrática" detonou o processo de terceirização de boa parte dos bens públicos de Juazeiro do Norte (Estação Rodoviária, Mercados Públicos, Frigorífico e Hotel Municipal)? Esses prédios valem, por baixo, cerca de R$ 100 milhões. Boa parte dessas terceirizações foi ganha pela empresa fortalezense Sílvio Rui Empreendimentos Imobiliários Ltda. Os contratos assinados têm validade de 15 anos podendo ser renovados por mais 15. Não se ouviu ninguém da esquerdona jurássica criticar o prefeito de Juazeiro do Norte por essas privatizações...

Monstro Sagrado – Alemberg Quindins (foto abaixo à direita) tem nova viagem marcada para o exterior no próximo mês. Desta vez à Alemanha, onde falará sobre a Fundação Casa Grande de Nova Olinda. Conhecido hoje em todo o Brasil, Alemberg começa a ganhar fama no exterior. Tudo por conta da ONG por ele criada em 1992, a partir da restauração da Casa Grande (foto ao lado à esquerda) da Fazenda Tapera, início da atual cidade de Nova Olinda. Naquele local funciona uma escola de gestão cultural que educa crianças e jovens através de programas sociais de memória, comunicação, artes e turismo. Ali está localizado também o Memorial Homem Kariri e o Teatro Violeta Arraes. Este último foi construído dentro do padrão de arquitetura dos antigos engenhos de rapadura do Cariri e, além das peças teatrais, serve de palco á capacitação nas áreas de música, dança e cinema. Grande Alemberg! Este sim, pode – com toda justiça – ser rotulado de “monstro sagrado” da cultural regional.

Santana do Cariri vira capital – Nesta 2ª feira, dia 10, o governador Cid Gomes instala em Santana do Cariri (na foto ao lado, vista aérea do Pontal da Santa Cruz) um dos seus governos itinerantes. Na ocasião será entregue a nova rodovia Santana do Cariri-Nova Olinda totalmente refeita. O trabalho ali executado é de excelente qualidade e mudou, inclusive, o traçado original da antiga estrada. Mas Santana do Cariri não será capital apenas por dia. Bom lembrar que a Assembléia Legislativa aprovou em 2006 uma lei denominando aquela cidade de “Capital Cearense da Paleontologia”. Com uma riqueza que remonta a milhões de anos, Santana do Cariri detém as maiores jazidas fossilíferas do período cretáceo em todo o planeta. Por conta disso ali funciona o Museu de Paleontologia da URCA, infelizmente fechado para reforma há mais de dois anos.

Reforma demorada – O fechamento do Museu de Paleontologia da URCA por um período tão longo trouxe prejuízo às atividades turísticas daquela simpática cidade. É o caso de se perguntar: por que não se alocou o acervo do museu em prédio provisório, enquanto durava essa reforma? O Museu de Paleontologia (criado pelo atual reitor Plácido Cidade Nuvens, quando este era prefeito daquela cidade), foi a menina dos olhos do ex-reitor André Herzog, (2003-2007). O projeto da reforma em andamento – assinado pelo arquiteto José Sales – foi feito na gestão Herzog. Quando retornarão as visitas guiadas a estudantes e turistas? Quando será retomado o funcionamento do centro de pesquisas com laboratório, biblioteca e videoteca existentes naquele museu?

Ou vai ou racha! – A tão esperada ampliação do Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes só não sairá agora se o Governo Federal não quiser mesmo. O Governo do Estado do Ceará já formalizou toda a documentação cedendo à Infraero o terreno onde está localizado o terminal aeroportuário da Região Metropolitana do Cariri. O Orçamento Geral da União já contempla em vinte e seis milhões de reais a verba para as obras de ampliação do antigo Aeroporto Regional do Cariri.

DROPS
– A conurbação Crajubar receberá no próximo mês de junho as instalações e equipamentos do Hospital Regional da Região Metropolitana do Cariri (...)
– Enquanto isso no Centro de Convenções do Cariri, localizado em Crato, as obras concluídas atingiram 50% do previsto (...)
– O padre João Carlos Perini, nascido na Itália, pertencente à Congregação Salesiana, residiu durante muitos anos em Juazeiro do Norte. Recentemente este sacerdote foi transferido para Aracaju-SE. É de autoria dele a única biografia sobre o Padre Cícero, disponível no idioma italiano: “Padre Cícero, Fedele alla Chiesa e alla sua gente” (...)

Por: Armando Rafael

Ser Mãe - Homenagem de Mônica Araripe pelo Dia das Mães

mof 053a


IMG_3152a

Mônica e seus filhos

IMG_3137a


Ser Mãe


Deixei a natureza transformar-me
Com todas suas leis
Tive o prazer de sentir um bebê no meu ventre
Chorei na maternidade,
Troquei fralda,
Passei noites acordada,
Desfrutei a sensação de amamentar,
Ensinei a comer,
Ensinei a andar,
Chorei no primeiro dia de escolinha
Talvez tenha deixado algumas pessoas de lado,
Talvez não tivesse tempo para dar atenção para as amigas
Pode ser que me relaxei um pouco com minha aparência
Ou quem sabe não tive nem tempo para pensar nisso
Pode ser que deixei alguns projetos pela metade
Ou talvez porque não conciliava com meu horário familiar
Momento algum joguei nada para o alto
Na verdade segurei com as duas mãos
Tudo o que vi cair do céu
Porém permiti
A mão de Deus me tocar
Para ser uma verdadeira mãe

Mara Chan

Texto enviado para publicação por Mônica Araripe

Duas mulheres, duas mães! – Por Carlos Eduardo Esmeraldo



Hoje, este domingo é denominado dia das mães. Mas eu considero como dia das mães todos os dias do ano, dos séculos e séculos sem fim, amém! Porém, ao despertar, lembrei-me de duas mães especiais: a minha mãe e a mãe dos meus três filhos. Através delas, nesse dia, rendo minhas homenagens a todas as mães do mundo.

A minha mãe se estivesse viva, completaria em breve 110 anos! Isto mesmo! Ela nasceu em 1900, ainda no século XIX, numa época em que as mulheres do Crato pouco ou quase nada estudavam. Ela possuía apenas o curso primário incompleto, mas para mim, jamais vi uma pessoa tão sábia. Fui o seu décimo sexto filho, dos quais, seis já haviam morrido ainda crianças.

Fui educado por minha mãe com muito amor e pequenas doses de provérbios, preciosos conselhos, que ainda hoje norteiam minha vida. “O mato tem olho e as paredes têm ouvidos.”; “Casa teu filho, com a filha do teu vizinho”; “Ver, ouvir e calar: vida tranqüila tu terás!” Repetia isto várias vezes quando tive de ir estudar em Salvador, onde residiria com uma tia.

Jamais a minha mãe me surrou como era a pedagogia dos pais de então. Quando fazia alguma traquinagem digna de uma boa surra, ela nos dirigia um olhar diferente que penetrava em nossa alma e doía mais que mil chicotadas. Mas aquele olhar ficou guardado na minha memória para sempre...

Foi através da minha mãe que, pela primeira vez na minha vida, ouvi falar de Jesus. E enquanto eu brincava, ela se sentava por perto e contava tantas histórias sobre Ele, que quando eu fui ler os Evangelhos, já os conhecia por completo, pela voz da minha mãe.

A outra mãe a quem também dirijo esta homenagem é Magali, a mãe dos meus filhos. Minha fiel companheira há mais de trinta e sete anos, soube também distribuir amor, educar e formar nossos três filhos, que hoje são para nós dois, motivo de muito orgulho.
Meiga, suave, delicada, todos que conhecem Magali notam que ela é possuidora de uma educação que foi forjada no berço familiar e irradia isso para todos que dela se aproximam.

Estas duas mulheres são para mim modelo de mães. Ah! Como seria maravilhoso se todos os filhos honrassem suas mães em todos os dias da vida!

Por Carlos Eduardo Esmeraldo

CRATO - Notícias do dia 11 de Maio de 2010


Crato avança com georeferenciamento de pequenas propriedades

Dentro do Programa de Regularização Fundiária, do Governo Federal, continua sendo feito o trabalho de georeferenciamento das pequenas propriedades de terra no município, no intuito de garantir, de forma legal, as áreas aos pequenos proprietários. O trabalho vem sendo feito em Crato desde o início de janeiro deste ano, com o apoio da Secretaria de Agricultura e Pecuária do Município, no intuito de garantir o registro de terras de mais de quatro mil proprietários que ainda não têm escritura em cartório. O Secretário de Agricultura, Erasmo Ferreira, afirma que uma das áreas que está sendo visitada é a Ponta da Serra. Ele afirma que nas localidades que ainda não foi realizado o georeferencimento é importante que os pequenos proprietários recebam bem os técnicos, para que ele possa melhor executar os seus serviços. O pequeno proprietário rural é quem mais sairá ganhando nesse momento, com os títulos de terra garantidos, e com registro no cartório, sem ter que gastar nada para isso. No Crato, cerca de 3 mil donos de terras serão beneficiados, com essa fase inicial dos trabalhos.

PSF da Vila Alta fará ação pela saúde do homem

A Secretaria de Saúde do Crato, por meio das três equipes do Programa de Saúde da Família (PSF) do bairro Vila Alta, estará promovendo no dia 21 de maio, a partir das 7 horas, uma manhã de promoção à saúde do homem. A ação constará de palestra sobre câncer da próstata, ministrada pelo médico José Oliveira Cavalcanti (Dr. Cori), além de disponibilizar exames de PSA que detecta problemas na próstata. Os exames estarão disponíveis para os homens acima de 40 anos de idade. A Secretaria orienta aos usuários a procurarem o Posto de Saúde da Vila Alta para participarem da ação de prevenção da saúde do homem.

Serviços de Recursos Humanos da Secretaria de Administração provisoriamente no Centro Administrativo

A Secretaria de Planejamento e Administração do Município do Crato informa aos servidores municipais e usuários dos serviços de forma geral, que em virtude de uma reforma que vem sendo feita no setor, na sede da Prefeitura, os serviços na área de Recursos Humanos foram transferidos para o Centro Administrativo, no bairro São Miguel. A previsão é que esses serviços continuem sendo efetivados no Centro Administrativo pelos próximos 30 dias.

Secretaria de Ação Social do Crato convoca até hoje aprovados no PROJETO PRIMEIRO PASSO - JOVEM APRENDIZ

O Governo Municipal do Crato por meio da Secretaria de Ação Social, está convocando até hoje os jovens selecionados no PROJETO PRIMEIRO PASSO - JOVEM APRENDIZ a comparecerem na referida Secretaria, no horário de 8 horas ao meio dia munidos dos seguintes documentos originais e fotocópia ( xérox ):

*RG
*CPF
*CARTEIRA DE TRABALHO
*RESERVISTA (para homens)
*CERTIFICADO DE CONCLUSÃO DO ENSINO MÉDIO OU DECLARAÇÃO ESCOLAR
*COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA
*01 FOTO 3 x 4 - RECENTE
Mais informações falar com Luiza ou Adriano no telefone 3521 6321

Relação dos jovens selecionados PROJETO PRIMEIRO PASSO - JOVEM APRENDIZ

01*ANA CAROLINE TAVARES DE SALES
02*ANTÔNIO GONÇALVES JÚNIOR
03*DIEGO SAMUEL PEREIRA DE SOUSA
04*ELIZA ANDARCIELE GOMES DUARTE
05* EVERSON CÉSAR GONÇALVES
06*FRANCILDA SALES DE OLIVEIRA
07*FRANCISCO AIRTON CARNEIRO JÚNIOR
08*JAKELINE NUNES PEREIRA
09*JENEFFER DE SOUZA DUARTE
10*KENEDY RICARTO DE SOUZA
11*MADELEINE MARIA LEITE AMORIM
12*MARIA EYRE CHOUSHE SILVA
13*MARIA ITAUANA FERNANDES DA SILVA
14*MARIA JÉSSICA SIEBRA CARDOSO
15*PRISCILA STÉFANE DA SILVA GREGÓRIO
16*ROSICLEIDE DOS SANTOS LIMA
17*SARAH RAQUEL DE OLIVEIRA
18*TALITA BEZERRA LÔBO
19*TICIANO ALVES FERNANDES
20*VICENTE MANOEL DA SILVA NETO

Secretaria de Meio Ambiente e Controle Urbano do Crato realiza hoje reunião do COMDEMA.

O Governo Municipal do Crato através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Controle Urbano - SEMAC e o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente - COMDEMA realizara hoje a partir das 8 horas e 30 minutos no Auditório da Secretária Municipal de Saúde no Centro Administrativo da Prefeitura 5a Reunião Ordinária do COMDEMA do ano de 2010. No evento será realizada a Eleição para compor a estrutura funcional do COMDEMA para o próximo biênio; serão votados os Conselheiros e Conselheiras - Titulares e Suplentes - para compor o Colegiado do Território da Cidadania do Cariri.

Ainda na ocasião serão discutidos aspectos sobre a programação da Semana do Meio Ambiente - Edição 2010, bem como haverá a Apresentação do Questionário de Gestão Ambiental do Programa Selo Município Verde (PSMV) - Edição 2010. O Secretário de Meio Ambiente e Controle Urbano ressalta a importância dessas reuniões para que se promova de forma constante e crescente melhores condições e alternativas para a prevenção e o cuidado com o meio ambiente.

Governo Municipal do Crato

Solenidade Premia os Melhores Programas de Assistência Social do Estado e Melhores IDM - Crato foi Contemplado.

Dia 27, às 15 horas será realizada no Plenário da Assembléia Legislativa do Estado, sessão especial que marcará a entrega de certificados aos 10 municípios com Melhores Índices de Desenvolvimento Municipal no Estado(IDM) e aos Melhores Programas de Assistência Social do Ceará. A sessão foi requerida pelo deputado Sérgio Aguiar (PSB), presidente da Comissão de Industria, Comércio, Turismo e Serviços, a pedido da jornalista Silvana Frota, editora da revista Ceará e Municípios que há 13 anos realiza esta certificação. O evento contará com a participação de prefeitos, secretários de assistência social e convidados dos municípios a serem homenageados e de autoridades estaduais dos três Poderes. A escolha dos municípios com Melhores IDM baseia-se em critérios técnicos definidos pelo Instituto de Planejamento e Estratégia do Estado(Ipece), que a cada dois anos realiza pesquisa em todos os 184 municípios cearenses e avalia os indicadores econômicos , sociais e de infra estrutura para chegar a classificação. De acordo com o IPECE este é o ranking dos 10 municípios com Melhor IDM(2008): 10- Fortaleza, 2º- Eusébio, 3º- Sobral, 4º- Maracanaú, 5º- Horizonte, 6º. Barbalha, 7º- Crato, 8º- Limoeiro do Norte, 90º; Juazeiro do Norte e 10º. São Gonçalo do Amarante.

Na mesma solenidade serão agraciados ainda os municípios que se destacam com projetos sociais que visam oferecer uma melhor qualidade de vida à população considerada de alta vulnerabilidade social, explica Silvana Frota. Cada cidade responde a um questionário de avaliação onde destaca todos os projetos desenvolvidos na área da assistência social dentro das políticas públicas emanadas pelo Sistema Único da Assistência Social-SUAS e a partir daí, é feita uma seleção,onde são levados em consideração a existência em cada cidade de no mínimo 10 projetos voltados para a proteção integral do cidadão , como atendimento a idosos carentes, crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social ou em situação de trabalho infantil, políticas de redução da mortalidade infantil, de segurança alimentar , inclusão produtiva, e de inserção de portadores de necessidades especiais. A implantação dos Centros de ReferênciaEspecializados da Assistência Social-CREAS e do CRAS- Centro de Referência da Assistência Social, também estão incluídos nos critérios. Para que se tenha uma idéia da grandeza dos trabalhos nessa área, um pequeno município como Irapuan Pinheiro, desenvolve hoje mais de 30 projetos sociais.

Embora seja uma avaliação difícil, achamos por bem seguir critérios técnicos e objetivos, que são mais bem seguros, justifica a jornalista que diz existirem muitos outros municípios em condições de receberem a premiação,mas que se limitou ao número de 30. Além disso, a cada ano, procuramos envolver outras cidades na promoção. Conheça os demais Municípios a serem homenageados como os Melhores Programas de Assistência Social: Aracati, Acopiara, Acarape, Beberibe, Boa Viagem, Crato, Crateús, Croatá, Cariré, Catarina, Dep. IrapuanPinheiro, Guaramiranga, Horizonte, Ipaumirim, Juazeiro do Norte, Lavras da Mangabeira, Milagres, Mombaça, Nova Russas, Pacajus, Poranga, Santa Quitéria, São Bendito, Taúa e Várzea Alegre.

Na ocasião seis personalidades receberão uma Placa de Prata, homenagem conjunta da revista Ceará e Municípios e da Assembléia Legislativa. São eles:

-Governador Cid Ferreira Gomes- Personalidade Municipalista
- Senadora Patrícia Saboya- Presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente- Inclusão Social
- Deputado Federal Raimundo Gomes de Matos- Presidente da Frente Parlamentar da Assistência Social- Mérito Social
- Associação para o desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará-APDMCE- Honra ao Mérito
- Sistema Verdes Mares de Comunicação- 50 anos interiorizando a comunicação
- João Soares Neto- Empreendedor do Shopping Benfica- Responsabilidade Social.

Jornalista Silvana Frota (85) 9981.9640 silvanaxgfrota@hotmail.com Revista Ceará e Municípios Av. Dom Luís, 300 - sala 725 - Avenida Shopping CEP 60.160-230 Fortaleza-Ceará Fones: (85) 3264.3665/3264.7113/9662.1700

Sites:
www.municipiosdoceara.com.br
www.cearaemunicipios.com.br

Email: municipiosdoceara@gmail.com

Chico - Postado Por: José Flávio Vieira

Filmes espíritas podem recuperar público no cinema, diz diretor de "As Mães de Chico Xavier"

Em breve, a figura mais rentável do cinema brasileiro atual estará novamente nas telas. Depois do sucesso de “Chico Xavier”, que em três semanas de exibição já vendeu mais de 3 milhões de ingressos, o médium será revisitado no longa “As Mães de Chico Xavier”, que está em fase de filmagem no Ceará, com a direção de Glauber Filho e Halder Gomes. No centro da história, no entanto, não está Chico, mas três personagens femininas. “O que liga o drama dessas mulheres é a figura do médium”, explicou o codiretor Glauber Filho, numa entrevista ao UOL Cinema. Uma delas é Ruth (Via Negromonte), cujo filho tem problemas com drogas, o que abala toda a família. A outra é Elisa (Vanessa Gerbelli), que tenta compensar a ausência do pai junto ao filho, cuidando dele excessivamente. E, por fim, Lara (Tainá Muller, de “Cão sem Dono”), que enfrenta uma gravidez indesejada.

Segundo Glauber Filho, que assina o roteiro com Emmanuel Nogueira, o longa foi inspirado no livro “Por trás do Véu de Isis”, do jornalista Marcel Souto Maior, também autor de “As Vidas de Chico Xavier”, que serviu de base para o longa de Daniel Filho. “Não é uma adaptação da obra original, foi apenas um ponto de partida. Fizemos pesquisas sobre pessoas que receberam cartas psicografadas, e, a partir daí, criamos três histórias ficcionais, mas que poderiam ser verídicas”, conta o codiretor e corroteirista. O que amarra essas histórias é a presença de um jornalista, que tem a missão de alavancar a audiência de um programa de televisão usando a figura do médium. Inicialmente, o longa seria dirigido por três profissionais diferentes. Cada um trabalharia uma história e daria uma identidade visual para cada segmento. No entanto, o terceiro diretor, Gerson Sanginitto, não pôde participar das filmagens e o trabalho teve de ser divido entre os outros dois. “Geralmente, eu cuido da câmera, dos planos, e o Glauber trabalha mais com os atores”, explica Halder Gomes, que também assina uma primeira montagem do filme, que deverá ficar pronta no final de junho. Segundo Glauber Filho, mais de 60% das filmagens estão concluídas e alguns distribuidores já mostram interesse pelo filme. O diretor tem, aliás, experiência com filmes de temática espírita. Há dois anos, ele lançou “Bezerra de Menezes: O Diário de um espírito”, que codirigiu com Joel Pimentel, e vendeu quase 500 mil ingressos – uma bilheteria bastante expressiva para os padrões brasileiros.

Filho acredita que o interesse do público brasileiro por filmes espíritas vai além da religião. “Creio que haja uma abordagem cultural mesmo. As pessoas querem ver esses filmes não apenas pelo aspecto religioso. O mundo, atualmente, está mais espiritualizado. Questões envolvendo mitologias, seres de outro mundo, sempre foram uma procura do ser humano”. Para o codiretor, o cinema brasileiro parece, finalmente, estar se dando conta das possibilidades de novas temáticas e como isso pode atrair o público. “Estamos encontrando uma diversidade de temas, e isso graças à coragem que alguns têm para experimentar”, comenta Filho. Ele também aponta que filmes como “Chico Xavier” podem recuperar uma parcela de público que há anos abandonou os filmes nacionais. “Estamos com a chance de resgatar uma plateia que foi perdida. Pessoas que vão ver o filme pela temática e depois acabam pegando gosto pelas produções nacionais”.

Apesar de estar rodando o filme no Ceará, Filho esclarece que as histórias se passam em cidades de Minas Gerais, “mas que poderiam acontecer em qualquer lugar do mundo”. Além disso, o filme deverá intercalar a ficção com depoimentos reais de pessoas que receberam cartas por meio de Chico Xavier. “Foram histórias que nos chamaram a atenção e entram no filme como a pesquisa de nosso personagem, o repórter”. Nelson Xavier, novamente, assume o papel do médium. Mas, conforme ele mesmo disse na época do lançamento de “Chico Xavier”, só aceitou porque não seria o protagonista do filme, mas um personagem secundário. “Sempre quisemos deixar bem claro que nosso filme não é uma continuação do filme do Daniel Filho, mas uma outra abordagem sobre um universo parecido”. Depois de concluir as filmagens em Fortaleza, a equipe se desloca para Pacatuba (CE), onde foi construída uma réplica da Casa da Prece, o centro espírita onde Chico Xavier trabalhou em Uberaba. As filmagens devem ser concluídas em São Leopoldo, cidade natal do médium.

ALYSSON OLIVEIRA
Especial para o UOL, do Cineweb

Exaltação às mães - Por: Olival Honor


Rainha insubstituível dentro de casa, ocupando todos os espaços mesmo quando ausente, ela é o símbolo dos símbolos, a marca das marcas, o selo de todas as franquias. Seu nome representa segurança, tranquilidade, garantia de que tudo será resolvido por inteiro, sem contestações, no tempo certo e da maneira correta. Bálsamo para as aflições, resposta às indagações, alívio dos desesperos, a simples lembrança daquela mulher obra o milagre da esperança e da certeza, na hora das dúvidas. Sua presença acompanha as crianças para onde estas vão. No quarteirão de casa, a sua sombra se junta às sombras das outras mulheres e formam com as sombras das árvores existentes na rua, um palio sob o qual são protegidas do sol, da chuva, de outras intempéries, dos ébrios, dos loucos e dos outros meninos egressos dos quarteirões vizinhos. São as primeiras professoras, prestam os primeiros socorros e um simples toque de seus dedos estanca a sangria, faz passar a dor mais cruciante e sara os ferimentos mais incuráveis. Criam e educam prole numerosa, todos os filhos cuidado com zelo apaixonado, com rigor exigente e orientação segura para o estudo e o trabalho, o exemplo e a responsabilidade dos atos pessoais. Na hora do castigo, não deixam a palmatória no prego. Aplicam a lição dos bolos nas mãos do que errou, para exemplo dos demais, que vão aprendendo os ensinamentos.

No dia a elas consagrado, esta singela homenagem neste acalanto, perdoando-lhes terem deixado, depois da segunda guerra mundial, a educação dos seus novos filhos or conta dos canais de tevê, em troca de salários nem sempre condizentes com a imensa falta que fazem aos filhos no lar. Não lhes passou pela consciência a essencialidade de sua presença física para a educação do caráter deles, que se privam de sua orientação. Mesmo assim, sem vocês, o que seria de nós, os filhos ?

Por: Olival Honor ( 08/05/2010 )

Escritores, vamos homenagear nossas mães !

Meus amigos, escritores...fiquem à vontade para homenagearem as suas mães sem qualquer constrangimento. Mãe só temos uma. Eu me sentiria feliz por ver as fotos das suas mamães aqui e algumas palavras de agradecimento.

Abraços,

Dihelson Mendonça

Coluna Amilton Silva - Futebol - Brasileirão Séries A e B

Icasa Estréia com Derrota

Jogando no Castelão, em Fortaleza, o Icasa estreou na série B, do campeonato Brasileiro, e foi derrotado pelo vice campeão Paulista de 2010, o Santo André, que por sinal, jogou bastante desfalcado. O primeiro tempo da partida terminou em 0 X 0, na segunda etapa o time paulista abriu 2 X 0, com gols de Branquinho e Alê, o gol do verdão foi marcado pelo meia Guto. Apenas 481 pagantes compareceram ao Castelão , proporcionando uma renda de R$ 6.180,00. Apesar de jogar bem melhor durante os noventa minutos o Verdão do Cariri só não saiu com um empate, devido a pontaria de seus atacantes. Outras partidas realizadas pela primeira rodada da Série B: SÃO CAETANO 0 X 1 FIGUEIRENSE, PARANA 3 X 0 IPATINGA, BRASILIENSE 2 X 1 SPORT, NÁUTICO 3 X 1 CORITIBA e GUARATINGETA SP 3 X 1 DUQUE DE CAXIAS RJ.

Botafogo e Santos Empatam

Numa partida emocionante e com muitos gols, Botafogo e Santos estrearam no Engenhão e empataram em 3 X 3. O Botafogo abriu o placar logo aos sete minutos numa cabeçada do zagueiro Antonio Carlos, o Santos virou o placar com Neymar e André ainda no primeiro tempo, aos 45 minutos da primeira etapa , novamente Antonio Carlos voltou a marcar empatando a peleja. Apesar dos desfalques de Ganso, Robinho , Edú Dracena, Léo e Arouca, o Time da Vila apresentou um futebol alegre e competitivo , e ficou novamente na frente do marcador com gol de Eduardo aos 34 minutos da etapa final, já o campeão Carioca que também jogou uma bela partida, voltou a empatar aos 43 minutos numa cabeçada de Herrera, as duas equipes, se apresentarem uma regularidade durante a competição, serão candidatas no mínimo a uma vaga à Libertadores. Mais duas partidas foram realizadas na noite de ontem pela série A: o Palmeiras sofreu para vencer o Vitória da Bahia por 1 X 0 gol marcado na etapa final pelo atacante Lincoln, minutos antes o atacante David desperdiçou um penalte , numa bela defesa do goleiro Viáfara do campeão baiano. A partida foi realizada no Palestra Itália, e a torcida do Palmeiras saiu bastante irritada com a fraca atuação de sua equipe. Em Goiânia, no estádio Serra Dourada, o Atlético estreou com um empate de 0 X 0 com o Grêmio. Neste domingo sete partidas encerram a primeira rodada da Série A:

CORÍNTHIANS X ATLÉTICO PR
ATLÉTICO MG X VASCO
INTERNACIONAL X CRUZEIRO
FLAMENGO X SÃO PAULO
AVAÍ X PRUDENTE
GUARANY X GOIÁS
CEARÁ X FLUMINENSE


Lula se vacina contra a gripe comum - Postado por Océlio Teixeira


O presidente Lula participou do lançamento da campanha de vacinação de idosos contra a gripe comum. Na manhã de hoje, o Ministério da Saúde iniciou a imunização nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. Nas regiões Norte e Sul a vacinação já havia sido iniciada. A meta do governo é vacinar 15 milhões de idosos em todo o país, 80% da população que é público alvo da campanha. Além do presidente, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, e o governador do estado de São Paulo, Alberto Goldman (PSDB) participaram do evento. Lula foi a uma Unidade Básica de Saúde, em São Bernardo do Campo (Grande São Paulo), acompanhado da primeira-dama, Marisa Letícia. Ao chegar, o presidente cumprimentou idosos que estavam na fila. Logo depois recebeu a vacina, assim como o governador Goldman. Após o evento, que foi marcado para o mesmo horário do lançamento da pré-campanha de Geraldo Alckmin (PSDB) ao governo de São Paulo, Lula seguiu para o Rio de Janeiro, para assistir à cremação da mãe de Chico Buarque, Maria Amélia, falecida na última quinta-feira (6), aos 100 anos.

Fonte: http://www.blogdafolha.com.br/
Foto: Ricardo Stuckert/PR

Produtora não conseguiu liberar comercialização de filme com Xuxa


A produtora Cinearte Filmes não conseguiu liberar a comercialização do filme "Amor, estranho amor", de 1982, em que a apresentadora Xuxa Meneghel, então modelo iniciante, aparece em cenas de sexo. O desembargador Cláudio de Mello Tavares indeferiu o pedido de liminar da empresa, informou a coluna Ancelmo Gois, publicada no jornal "O Globo" deste sábado, 8.

Por acordo judicial, a apresentadora paga um valor mensal à produtora como recompensa pela não distribuição do filme. A empresa recorreu à Justiça depois que Xuxa teria atrasado as parcelas. A apresentadora alega que não tem recebido os boletos bancários da Cinearte. A Justiça ainda vai julgar o mérito da ação.

Fonte: Yahoo Notícias

Tudo por Dilma: "Governo infla dados e erra mapa em anúncio" - Postado por Océlio Teixeira


Propaganda apresenta como novas, as escolas técnicas antigas ou que ainda estão em construção e se equivoca em localização de cidades. Planalto inclui obra que foi inaugurada por JK em 1958 como se fosse de Lula; ofensiva publicitária custou R$ 60 mi em ano eleitoral

A pressa para divulgar ações em ano eleitoral levou o governo a inflar estatísticas e tropeçar na geografia, em campanha publicitária de R$ 60 milhões paga pela Secom (Secretaria de Comunicação Social) da Presidência da República. A propaganda oficial atribui ao governo Lula a inauguração de escolas técnicas federais criadas muito antes da posse do presidente, em 2003. Além disso, usa mapas com indicações trocadas -no do Estado de São Paulo, por exemplo, há cidades indicadas a cerca de 400 quilômetros do local correto. Os erros estão espalhados em anúncios de meia página publicados anteontem nos principais jornais do país, inclusive na Folha. As peças foram regionalizadas para divulgar obras em cada um dos 26 Estados e no Distrito Federal. O material apresenta como novas escolas técnicas abertas em governos anteriores ou que ainda estão em construção. O anúncio publicado nos jornais de Brasília, por exemplo, traz um mapa com cinco unidades assinaladas. Quatro não existem e uma foi inaugurada em 1958, pelo então presidente Juscelino Kubitschek. Abaixo do mapa, um texto de apoio informa que a Escola Técnica de Planaltina "já prepara jovens para o mercado de trabalho". Como a unidade existe desde 1958, os primeiros jovens formados já devem ter celebrado os 70 anos de idade. O Planalto é reincidente no erro. Em fevereiro do ano passado, quando Lula reabriu a escola, o material de divulgação omitia tratar-se de uma obra de JK, como o presidente reconheceu no discurso. Sobre as escolas em construção, o texto diz que serão abertas "até o final da expansão da rede", sem indicar data. No mapa, não há qualquer observação de que elas ainda não existem. O problema se repete no anúncio dos jornais cariocas. Lá, aparece como nova a unidade do Centro Federal de Educação Tecnológica em Maria da Graça, no subúrbio do Rio. O site do Cefet informa que ele existe desde 1997 e foi apenas transformado em "unidade descentralizada" em 2006.

Além de inflar dados, os mapas erram a localização de cidades e confundem bairros com municípios. No de São Paulo, Campinas virou um pontinho no norte do Estado. Caraguatatuba, cujo nome oficial contém "Estância Balneária", foi "promovida" do litoral para o topo da Serra do Mar. No mapa do Rio, bairros como Realengo foram sinalizados com o padrão gráfico de cidades.

POR: BERNARDO MELLO FRANCO
FONTE: FOLHA ON LINE

Escutando o Mar - Por Xico Bizerra

Ela foi, não havia como deixar de ir. Não queria, mas findou por ir, junto com os pais. O pretexto de conhecer o mar não lhe parecia convincente, mas incontestável se mostrava. Como ficar, sem pai, sem mãe, apenas com ele, seu amor, à espreita, aguardando uma chance? O mar? E ela queria lá saber de mar! Muito mais lhe aprazia os carinhos recebidos e testemunhados pela lua, só por ela. Mas estava lá o mar à sua frente, sem graça, totalmente imenso e insosso, uma coisa grande mas sem sal. De nada teria valido aquela paisagem não fossem as conchinhas recolhidas na areia para ofertá-las, como presente, quando voltasse. Ao recebê-las, ele levou aos ouvidos o presente e, da conchinha mais bonita, escutou o mar, distante. Beijou-as, a concha e quem a trouxe de tão longe. Ela adorou ter visto o mar. Ele adorou ter escutado o mar.
Por Xico Bizerra

Dia das mães! Por Alessandra Bandeira


Hoje dia das mães, mãe que num sentido simples seria aquela que gera um ser, mas num sentido mais amplo, temos mães que criam, mães que adotam, mães que se doam.
Ser mãe é uma das emoções mais forte que ja vivenciei em meus 32 anos de vida, é um sentimento estranho onde antes eu me aventurava no mundo e hoje tenho medo de cair pois, não posso faltar ao meu pequeno grande homem.
A maternidade de fato nos engrandece, nos torna mais consciente de tudo, pena que em algumas mulheres esse instinto não se sobressaia, mas a todas nos que hoje comemoramos, independente de ser uma data comercial, ja que todos os dias são nossos, eu desejo a todas as mães um dia de luz, de amor e de reflexão, ja que somos nos que podemos e devemos orientar nossos filhos pelo caminho do bem e da ética.
Em especial gostaria de desejar um feliz dia das mães a essas mulheres que são exemplos de mães guerreiras: Cilene Belém ( minha mãe) Liduina e Margarida Belchior, Magali Esmeraldo, Monica Araripe(que além de mãezona agora é a vovó mais gata do pedaço) Tatiana Figueiredo,Janinha(amei te conhecer) Daniele Esmeraldo, Gabriela Federico, Iris Reflete , as mães de todos os comentaristas e a todas que fazem parte do Blog do Crato, mesmo que seja so lendo , mas que torce por esse espaço lindo.
Em especial desejo a mãe do Dihelson um dia lindo e um agradecimento por esse filho tão especial!
Um feliz dia das mães !

Por Alessandra Bandeira
Foto "Pelas mãos de uma criança"

ALMANAQUE - Dia 9 de maio de 2010

Eventos históricos

1386 - Assinada Aliança Luso-Britânica entre Portugal e Inglaterra, a mais antiga aliança entre nações em vigor.
1605 - Publicação da primera parte de Dom Quixote de la Mancha, de Miguel de Cervantes.
1901 - A Austrália inaugura seu primeiro primeiro Parlamento em Melbourne.
1920 - O Papa Bento XV, Canoniza Joana d’Arc na Catedral de Notre-Dame
1945
Segunda Guerra Mundial
Marechal de Campo Hermann Göring é capturado pelo 7º exército dos Estados Unidos
Vidkun Quisling é preso na Noruega
Na União Soviética celebra-se o Dia da Vitória
1955 - A Alemanha Ocidental junta-se a OTAN
1960 - O governo Norte Americano autoriza a venda de anticoncepcional nos Estados Unidos
1969 - Carlos Lamarca faz a primeira ação de guerrilha armada em São Paulo assaltando duas agências bancárias.
1982 - É Inaugurado o Terminal Rodoviário Tietê - Localizado em São Paulo, Brasil - Os terminais rodoviários local por força da legislação são administrados pela iniciativa privada.
1994 - Nelson Mandela torna-se o primeiro presidente negro da África do Sul.
1999 - A Rede Manchete de Televisão é vendida para o grupo TeleTV.
2007 - Papa Bento XVI visita o Brasil.
2008 - A cidade de São Paulo bate o maior recorde do trânsito na sua história: 266 km de congestionamento.

Nascimentos

1874 - Howard Carter, arqueólogo e egiptológo inglês (m. 1939).
1888 - Francesco Baracca, aviador italiano (m. 1918).
1895 - Ascenso Ferreira, poeta brasileiro (m. 1965).
1947 - Andy Sutcliffe, ex-piloto inglês de F-1.
1949 - Billy Joel, cantor e compositor norte-americano.
1969
Hugo Hoyama, mesatenista brasileiro.
Ronny Gaspercic, ex-goleiro belga.
Hugo Maradona, ex-futebolista argentino.
1972 - Daniela Silivaş, ex-ginasta romena.

Falecimentos

480 - Júlio Nepote, Imperador do Ocidente, assassinado por alguns dos seus oficiais.
1707 - Dietrich Buxtehude, compositor e organista teuto-dinamarquês (n. 1637)
1805 - Friedrich Schiller, poeta, filósofo e historiador alemão; (n. 1759)
1867 - Jacques-Joseph Champollion, arqueólogo francês (n. 1778).
1898 - André Rebouças, engenheiro brasileiro (n. 1838)
1903 - Paul Gauguin, pintor francês (n. 1848)
1931 - Albert Abraham Michelson, físico alemão, premiado com o Nobel de Física (n. 1852)
1978 - Aldo Moro, primeiro-ministro da Itália (assassinado) (n. 1916)
1981 - Nelson Algren, romancista estado-unidense (n. 1909)
1986 - Tenzing Norgay, alpinista sherpa nepalês (n. 1914).
2007 - Herval Rossano, ator e diretor brasileiro (n. 1935)
2008 - Artur da Távola, jornalista e político brasileiro (n. 1936)

Fonte Wikipédia
Foto Jose Ortega y Gasset
Colaboração Alessandra Bandeira

A PSICOSFERA DO RÁDIO - Por: Antonio Paiva Rodrigues


O mar é um grande regenerador. Com a ausência dele, a terra seria estéril, infecunda. Sem o sol não existiria claridade e somente trevas. Seu brilho é esplendoroso, apesar de ser uma estrela de quinta grandeza. No seio do mar elaboram-se as chuvas benéficas, todo sistema de irrigação do orbe nele tem origem. Sua efusão de vida é sem limites. Quando citamos o mar estamos nos referindo a uma grande criação de Deus. A inteligência foi dada ao homem por Deus. Através dessa inteligência o hominal passou a desenvolver tecnologias e dentre esses avanços surgiu o rádio. Como é saudável ouvir uma excelente programação de rádio ao sabor das ondas do mar saboreando uma água de coco bem geladinha. Depois de algum tempo um retorno ao lar sem nenhum acontecimento desagradável. Um feliz retorno, um bom banho, uma refeição saudável e uma “fianca” para deitar e continuar saboreando as deliciosas músicas, os programas de entretenimento e o noticiário que irá proporcionar o conhecimento total do que acontece no Brasil e no mundo. O rádio através das ondas captadas proporciona toda essa felicidade. Essas nuanças aqui enumeradas nada mais são do que “A psicosfera do Rádio”. Dois grandes homens trabalharam com afinco para tornar realidade essa invenção. Na Itália Guglielmo Marconi realizava seus estudos, mas seus patrícios não se interessaram pelo trabalho. Diante de tal situação Marconi mudou-se para a Inglaterra, onde concluiria seu invento. No Brasil, em Porto Alegre, quase no anonimato outro grande cientista, o padre Roberto Landell de Moura montava as peças de seu invento. Tanto Marconi como Landel construíram réplicas de seu invento radiofônico. Perseguido pela Igreja, pois afirmavam seus pares que seus estudos eram coisas demoníacas. Padre Roberto Landell foi ex-comungado da igreja. Padre Landell viaja aos Estados Unidos da América do Norte para patentear a sua invenção, mas Marconi tinha se antecipado e fez a patenteação antes de Landell. Mesmo assim patenteou outros inventos como o telefone sem fio entre outros. Landell se sobressai sobre Marconi, visto que sua invenção transmissão a voz humana, enquanto Marconi conseguiu apenas a transmissão de sinais do Código Morse. Marconi foi um pioneiro do rádio, considerado seu inventor oficial, e um empresário de sucesso. Tinha apenas 23 anos de idade quando patenteou um sistema de telegrafia sem fios que lhe assegurou o monopólio das radiocomunicações e, mais tarde, o Prêmio Nobel de Física (1909). Suas tentativas de utilizar aparelhos transmissores de ondas curtas, a partir de 1916, levaram à realização, nos anos 1920, da primeira rede intercontinental de comunicação por rádio. Apesar de seu nome ser o mais conhecido em todo o mundo quando se fala da invenção do rádio, um cientista brasileiro expôs suas descobertas em São Paulo muito antes de Marconi e de outros: o pioneirismo do padre Roberto Landell de Moura no rádio só não foi reconhecido porque ele não fazia parte da comunidade científica internacional, sediada na Europa e nos Estados Unidos. Quando Marconi começou suas experiências com transmissões, as ondas de rádio eram conhecidas como ondas hertzianas, por causa de Rudolf Heinrich Hertz, professor alemão de física que descobriu a existência das ondas eletromagnéticas (de rádio), em 1888. A conquista de Marconi foi conseguir produzir e detectar essas ondas em longas distâncias. O garoto Guglielmo Marconi nasceu em família rica na próspera cidade de Bolonha, de pai italiano e mãe irlandesa. Estudou nas melhores escolas e desde menino demonstrou interesse pela ciência nos ramos da física e da eletricidade.

Rapaz ainda começou seus experimentos em laboratório com seu pai - foi quando conseguiu enviar sinais pelo telégrafo sem fio, a uma distância de cerca de 4 km. Demonstrou seu sistema na Inglaterra e logo fundou sua própria empresa, Marconi's Wireless Telegraph Company Limited. Faltavam dois anos para o começo do século 20 quando ele conseguiu estabelecer as comunicações sem fio entre França e Inglaterra. Patenteou seu sistema e, num dia histórico, em 1901, provou que as ondas sem fio não eram afetadas pela curvatura da Terra, como se acreditava: transmitiu sinais através do oceano Atlântico, entre a Grã Bretanha e o Canadá. Na Primeira Guerra Mundial (1914-1918), ocupou o cargo de tenente no Exército italiano, e depois passou para a Marinha, como comandante, em 1916. No fim do conflito, representou a Itália na Conferência de Paz de Paris. O inventor aderiu publicamente ao regime fascista de Benito Mussolini, na Itália, em 1923.

Dessa forma, ocupou importantes cargos no governo e em órgãos públicos. Foi nomeado senador, marquês e presidente da Real Academia Italiana, função que desempenhou até sua morte. Em 1931, transmitiu de Roma, por rádio, o sinal que ligou o sistema de iluminação do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro. Numa ocasião, ao desembarcar com a mãe na Inglaterra, Marconi levava um transmissor na bagagem. Os funcionários da alfândega apreenderam o aparelho. Quando este foi devolvido, os inspetores disseram que haviam pensado se tratar de uma bomba. Ao ouvir a explicação, a mãe de Marconi respondeu: "E é mesmo.

“Não do tipo que explode o mundo, mas ela vai derrubar todas as paredes”. Quando Marconi morreu, as estações de rádio em todo o mundo fizeram dois minutos de silêncio. (Fonte: http://educacao.uol.com.br/biografias/ult1789u632. jhtm). O grande Roberto Landell Roberto Landell de Moura nasceu na cidade de Porto Alegre, Rio. Grande.do Sul, em 21 de Janeiro de 1861. Fez seus estudos religiosos no Colégio Pio Americano e cursou a Universidade Gregoriana como aluno de Física e Química. Foi ordenado sacerdote em 28 de Novembro de 1886, em Roma. Gostava de ser chamado simplesmente de Padre Landell. Pesquisou e descobriu que todos os corpos animados ou inanimados são circundados por halos de energia luminosa, invisíveis a olho nu, segundo documentos de 1907. Ele chegou inclusive a fotografar o efeito. Tratava-se do "Efeito Kirlian", batizado com esse nome em 1939, por causa dos estudos do casal soviético Semyon e Valentina Kirlian. O "Transmissor de Ondas", um dos aparelhos desenvolvidos e patenteados pelo Padre Landell de Moura foi reconstruído por técnicos da CIENTEC e está exposto na Fundação Educacional Padre Landell de Moura – em Porto Alegre. Os técnicos constataram que o transmissor atinge uma larga faixa de espectro de rádio-freqüência e é captado, inclusive na faixa de FM.

O principal feito do sacerdote cientista foi conseguir a primeira transmissão da voz humana, sem auxilio de fios. Isso aconteceu em 03 de junho de 1900. A distância entre o aparelho emissor e o detector foi de aproximadamente de oito quilômetros, entre o Bairro de Santana e os altos da Av. Paulista, na cidade de São Paulo. A demonstração foi presenciada por autoridades e pela imprensa. Nesta época o que se tinha em termos de comunicação por meios elétricos o telégrafo e funcionava por fios (Samuel Morse - 1837), o telefone com fio (Graham Bell -1876) (Guglielmo Marconi - 1895). Ele é o patrono dos radioamadores brasileiros. Landell é considerado também o precursor das fibras óticas, pois o aparelho inventado por ele era multifunções e contemplava as funções de telegrafia e também a transmissão do som via Onda Portadora de Luz. A patente brasileira para um "aparelho destinado à transmissão phonética à distância, com fio ou sem fio, através do espaço, da terra e do elemento aquoso" foi obtida em 09 de Março de 1901. Nos Estados Unidos Padre. “Landell de Moura conseguiu três cartas patentes: a do “Transmissor de Ondas”, que é o precursor do rádio, Telefone Sem Fio” e "Telégrafo Sem Fios". Landell de Moura faleceu em Porto Alegre / RS em 30 de Junho de 1928. (Fonte: http://www.microfone.jor.br/aalandel.htm).

Poderíamos nos prolongar mais, visto que a história, a psicosfera do rádio apaixona e nos traz grandes conhecimentos de outros aspectos que antecederam o rádio. Como vemos nas entrelinhas pelos estudos dos cientistas as obras do Padre Landell de Moura tem mais importância em diversos detalhes do que a de Guglielmo Marconi. Neste mês de abril de 2010, a Associação de Ouvintes de Rádio do Ceará patrocinou a III Exposição Temática do Rádio com um total de quase 1.550 visitantes no Shopping Benfica. Exposição bastante concorrida com cobertura de emissora de televisão, alunos de comunicação Social (Jornalismo) e radialistas. O que nos chamou a atenção foi o interesse de crianças, adolescentes em conhecer a história do rádio, radialistas que fizeram história e conhecer mais amiúde modelos antigos de rádio. Colecionadores estiveram presentes durante os oito dias da exposição temática. Lamentamos a ausência ou inexistência de rádios de marca famosas no comércio brasileiro, e a infestação de rádios de péssima qualidade oriundos do Paraguai e da China. O que fazer para conseguirmos rádios de qualidade? Fica a pergunta no ar. Aqui procuramos mostrar a psicosfera do rádio com algumas nuanças de grande importância. O primeiro rádio montado no Ceará foi através de Clóvis Meton de Alencar que além de montar seu rádio, conseguiu captar ondas de rádio do velho continente. Pense nisso!

ANTONIO PAIVA RODRIGUES- MEMBRO DA ACI- DA ALOMERCE- DA UBT- DA AOUVIR-CE E DA AVESP

Edições Anteriores:

Abril ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30