xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 07/05/2010 | Blog do Crato
.

VÍDEO - Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

07 maio 2010

BlogFábulas - AMIGOS NO DESERTO


Dois grandes amigos, Nagib e Omar seguiam com seus companheiros e auxiliares em uma longa jornada. Sendo amigos muito próximos, passavam o tempo todo na caravana de camelos a conversarem longamente e a compartilhar os seus projetos de vida. Certo dia, ao encontrarem um grande precipício, um dos camelos escorregou, e Omar quase se precipitou no abismo, sendo no último instante salvo por Nagib. Em retribuição, Omar chamou 6 de seus serviçais e mandou que se cravasse na pedra em alto relevo:

"Neste local, eu, Omar, estive à beira da morte, mas fui salvo heróicamente por meu grande amigo Nagib"

Passados alguns dias, já estavam em pleno deserto de areia, sobrevindo as tempestades. Dias difíceis atravessaram os viajantes, até que numa bela manhã, por uma discussão boba, de discordância de idéias, Nagib esbofeteia Omar, que cai por terra. Ao levantar-se, Omar pega uma vara e escreve na areia do deserto:

"Neste dia, Eu, Omar, fui covardemente esbofeteado por meu amigo Nagib"

Vendo aquilo, seus companheiros não entenderam e vieram ter com ele: "Mestre Omar, porque naquele dia por um gesto simples, nos mandaste escrever na pedra que foste salvo pelo Nagib, e agora, por um problema muito maior, uma traição do seu amigo, escreves na areia ?"

Omar então respondeu:

"Os grandes feitos, as doçuras, as gentilezas de um amigo para com outro amigo, escreve na pedra, para que todos possam ler e para que fique para a eternidade. Já as infâmias, as Injúrias de um amigo para outro amigo, escreve na areia do deserto, a fim de que ao primeiro vento, possa se desfazer e o mundo sequer tomar conhecimento."

E assim, seguiram viagem.

Texto adaptado, autor desconhecido.

Postagem: Dihelson mendonça

Tudo que o “Financial Times” publica é verdade? Você decide... postado por Armando Lopes Rafael

lula1a


Infraestrutura impede o Brasil de ter um futuro brilhante, diz Financial Times

Uma reportagem do jornal britânico Financial Times publicada nesta quinta-feira coloca em dúvida a possibilidade de o Brasil tornar-se um país desenvolvido. A razão: os problemas de infraestrutura enfrentados pelo país. Em meio ao caos no trânsito das grandes metrópoles, à favelização crescente e à precariedade de aeroportos e estradas, o jornal afirma que “o novo futuro brilhante do Brasil parece ainda estar fora de alcance”. A reportagem coloca em xeque o futuro do país, apesar da crescente procura de investidores e da escolha do país para sediar a Copa do Mundo de 2014 e a Olimpíada de 2016. "Os planos estão na mesa. A economia está crescendo. Os investidores estão fazendo fila", afirma o diário. "Apesar da confiança depositada no país pelos organizadores dos dois maiores eventos esportivos do mundo, ainda há uma montanha íngreme a ser escalada em termos de colocar a infraestrutura - transportes, hotéis e estádios - em um alto nível internacional antes dos prazos de 2014 e 2016". O jornal cita como exemplo da precária infraestrutura brasileira o desafio de urbanizar, por exemplo, as favelas cariocas “fato que, como lembra a reportagem, ficou claro com a recente tragédia causada pelas chuvas no Rio. Outros sérios problemas que atrapalham o crescimento do país são a melhoria "lenta" dos transportes públicos” o que leva o Brasil a ter mais carros do que suas ruas comportam -, além da falta de uma divisão clara entre o que é responsabilidade da União, dos estados e municípios em relação ao tratamento de água e esgoto. O atraso em importantes obras de saneamento básico e outros projetos que seriam capazes de mudar esse quadro estão parados por causa de "falhas de gerenciamento e do peso da burocracia", além de "ideologias" que atrapalham a discussão sobre o que deve ser privatizado ou mantido sob o controle do governo.

Fonte: Veja On-line

Miscelânea de Políticos Indigestos – por Pedro Esmeraldo


Talvez alguém tenha ojeriza dos nossos escritos mas, constantemente, é preciso alertar o povo para que observe o comportamento dos "políticos" desta cidade de Crato. Consideramos isso como sendo um ninho de beócio que invade a cidade com políticos de palavras maldosas e inoportunas. E o pior é que não temos meio de evitar esses problemas os quais, constantemente, existem dentro da esfera da Câmara Municipal. Isso é de estarrecer! Há dias, discutimos este assunto com pessoas amigas, dizendo que o principal problema do Crato é a falta de ética de alguns políticos, principalmente de alguns vereadores que não têm o bom comportamento, nem usam da palavra para exercer a sua função em defesa do Crato. Transgridem, vociferam com palavras inócuas e que não são dignos de fazer jus ao comportamento de um bom político. Lembramos aos prezados vereadores cratenses que o povo os escolheu para trabalhar em defesa desta terra. Infelizmente isso não acontece há anos, porque não satisfazem aos anseios do povo,mas somente aos anseios de si próprios. Permanecem inoperantes e não praticam o bom desempenho, trabalham somente em torno de si mesmo e o povo que fique marchando para o lixo. Ultimamente, após o encerramento da sessão da câmara, dois deles se digladearam com palavras ofensivas, faltando com a ética palarmentar, quase indo às vias de fato, provocando brigas com gritos estridentes, envergonhando a nossa câmara municipal.

Tudo Isto é causado pela falta de austeridade do presidente, pois deixa correr mansamente sem tornar medidas austeras. Causam repugnância ao povo que os escolheu pensando que serviriam para defender os interesses da cidade. Temos, como sinal, mostrar o péssimo comportamento desses políticos, que já se arrasta por muito tempo no meio dos homens de bem e que desejam trabalhar pelo Crato. Afastemo -nos desse meio, esse quadro maldoso de políticos sem compostura porque não há punição alguma e tudo ainda anda satisfatoriamente desonrando o nosso povo, visto que vive sendo enganado pelas falsas promessas durante a campanha eleitoral.
A Culpa de tudo isso é dos homens acomodados, escusos e dos constantes atritos entre eles o prefeitos e os próprios vereadores. Consideramos esses indignos homens como sendo os verdadeiros inimigos da cidade, já que rondam em torno do prefeito "com muita prudência" mas trabalham e sem equilíbrio visando o crescimento harmonioso da cidade. Não devemos dar apoio a esses homens indiferentes, mas devemos procurar afastar-nos dos lideres políticos prejudiciais, alguns deles maldosos e que tenham péssimo comportamento social. Recordando, a câmara municipal do passado era constituída por homens e que trabalhavam com muita seriedade. Desejaríamos que esses vereadores atuais imitassem os edis passado "que eram constituídos de homens sérios, honestos, e não se mancomunavam com figuras estóicas e sem prejudicar o bom comportamento do cidadão político". Quiséramos que houvesse uma mudança seria e que ao mesmo tempo trouxesse bons homens que pudessem reagir, com coerência e astúcia, aos trabalhos de um bom comportamento das atividades legislativas, com arte e dignidade.

Texto de Pedro Esmeraldo

Parabéns a todas as mães - Por Océlio Teixeira

Quero desejar nesta sexta feira, véspera do dia das mães, um ótimo fim de semana para todos e todas, especialmente as mães desse nosso amado Ceará. Que a mãe das mães derrame sobre cada um de nós suas bênçãos, enchendo-nos de sabedoria, amor e fé.

E do evangelho de Lucas, caítulo 6, versículo 37, uma mensagem para refletirmos:

“Não julgueis e não sereis julgados; não condeneis e não sereis condenados; perdoai e sereis perdoados".

Reconhecimento do mundo todo - Por: José Nilton Mariano Saraiva

Pois é, o "cara" (aquele, que só tem nove dedos) de novo está nas manchetes em razão da outorga de mais uma premiação internacional.
Ou será mais uma "mentira" ???
***********************************
Lula é ‘campeão’ mundial na luta contra a fome
Depois de a Revista Time publicar que o presidente Lula é um dos homens mais influentes do mundo, agora ele recebe um novo prêmio, desta vez o “Campeão Mundial na Luta contra a Fome”, da ONU, que será entregue pela diretora executiva do Programa Mundial de Alimentos, PMA, Josette Sheeran, que inicia visita ao Brasil a partir deste domingo (9).
Segundo o PMA o prêmio destaca a importância da parceria com o Brasil em momentos como o terremoto no Haiti e representa ainda o reconhecimento dos esforços do governo do pais no cumprimento das Metas do Milênio.
Além do encontro com Lula, Sheeran visitará projetos do programa Fome Zero em cidades próximas a Brasília. E no dia 10, participa do encontro “Diálogo Brasil-Africa sobre Segurança Alimentar”, que envolve o governo brasileiro e ministros da agricultura de vários países africanos.
O diretor do Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil, Unic-Rio, Giancarlo Summa, falou à Rádio ONU sobre a importância do prêmio: “É um reconhecimento do papel que o Brasil desempenha na luta contra fome, seja internamente e no cenário internacional. O Brasil está empenhado na África em cooperação técnica com dezenas de países” afirmou.
**********************************
Aqui prá nós, já tá ficando chato, não ???
Fonte: Internet
Postagem: José Nilton Mariano Saraiva

CRATO - FRAGMENTOS DA SUA HISTÓRIA - Por Vicente Almeida


Na primeira metade do século XX, o Crato era o centro de uma grande região para onde tudo convergia. A grande feira semanal e o movimentado comércio, atraíam compradores e vendedores, que em lombos de animais acondicionavam as mercadorias que taziam para comercializar e levavam aquelas que compravam para revenda ou consumo. Crato negociava com os Estados de Pernambuco, Piaui, Paraíba e Rio Grande do Norte.

O prédio desta foto, (pena não ser colorida) de magnífica arquitetura, estilo barroco, que floreceu no século no XVI permanecendo até o século XIX.

Era sua fachada bem elaborada, revestida com azuleijo (provavelmente português) muito comum naquela época, com arcadas ogivais e a incansável criatividade do artezão, carregada de atmosfera artística e cultural.

As 20 portas visíveis com arcadas em alto relevo, davam harmonia e graça ao trabalho artistico da alvenaria.

Se observar as arcadas ogivais das 20 portas, (12 na face voltada para a rua e 08 na face voltada para a Praça Siqueira Campos) o leitor se surpreenderá com os detalhes. Somente 05 portas davam acesso ao interior do prédio. Esse estilo arquitetonico, pouco a pouco vai desaparecendo e virando poeira na noite dos tempos, restando apenas saudosas lembranças como esta. Não foi detectado sinais de iluminação pública. Se desejar vizualizar a foto em detalhes, use Softwares tipo: Picasa 3, Corel photo-paint x3, ou similar.

Este cenário fotográfico, localizava-se na antiga Rua do Commércio com o seu calçamento de pedra tosca, e foi palco de grandes descisões financeiras, que promoveram o progresso do Crato, da Região do Cariri e estados vizinhos, pois aqui, foi instalada em 1921, a primeira instituição de crédito do Sul do Ceará: O Banco do Cariry (Cariry – ortografia antiga), graças aos esforços e arrojado desempenho de D. Quintino Rodrigues de Oliveira e Silva, primeiro bispo da recém criada Diocese do Crato. Nas duas placas, uma acima do transeunte e a outra em frente a Praça Siqueira Campos, está escrito “Banco do Cariry”.

Após 1930, a Rua do Commércio passou a denominar-se: Rua Dr. João Pessoa.

Vale observar que até o século XX, nas cidades interioranas que normalmente se iniciavam com pequenos vilarejos, a rua onde se aglomeravam as casas de comércio (secos e molhados, tecidos e confecções, artigos de armarinho, ferragens, e tudo o mais) era denominda pela população de rua do Commércio (commércio – ortografia antiga), mas, no caso do Crato, já no século XIX, essa rua era popularmente conhecida por Rua Grande.

A antiga Rua do Commércio terminava na Praça Siqueira Campos. Essa Praça foi inaugurada em 1917 pelo Prefeito Cel. Teodorico Teles de Quental. Lá no cantinho da Praça, o leitor atente para o trabalho também artezanal da copa bem cuidada do pequeno pé de benjamim, demonstrando a preocupação do governo municipal com o cartão postal da cidade. Tempo bom aquele!

O QUE MUDOU EM QUASE UM SÉCULO

A sede do Banco do Cariri, em 1947 foi transferida para a Rua Senador Pompeu, onde funcionou o Banco do Brasil. Em 1972 foi incorporado pelo Banco do Juazeiro e passou a denominar-se BIC - Banco Industrial do Cariri. Já com o poder acionário em mãos da família Bezerra a sua sede foi mais uma vez transferida, desta vez para a Rua Bárbara de Alencar, em frente a nova sede do Banco do Brasil. Em 2000 a agência encerrou suas atividades no Crato.

O prédio antigo, pela força natural do progresso, cedeu seu lugar à estrutura de concreto armado da foto abaixo, denominado Edifício Nossa Senhora da Penha, inaugurado em 12/10/1963.
Temos agora a Rua Dr. João Pessoa asfaltada, e a Praça Siqueira Campos com a sua área reduzida.

Contudo, o pé de benjamim da foto antiga está ai, engrossou e ganhou altura, tornando-se uma frondosa e imponente árvore que o tempo só a tornou mais útil e mais bela. Mas, ninguém percebe a sua beleza. É triste dizer; A sua copa hoje parece com cabelos desgrenhados. Está muito desprezado pelo homem que tem a sua sombra como um refrigério em dias ensolarados!!!

Penas ao vento – Por Carlos Eduardo Esmeraldo

Por estes dias, não sem motivo algum, lembrei-me de uma pequena história que minha mãe me contou há muitos anos, quando eu era ainda uma criança.

Um mestre, que era muito sábio, possuía muitos discípulos. Certo dia, encontrou um dos seus discípulos numa animada roda de conversa com os amigos. Aproximou-se dele sem se fazer notar e sem querer, escutou que ele falava mal de um dos seus amigos, fazendo injúrias e o desqualificando com atributos dos quais aquele amigo não era possuidor. O mestre se aproximou do discípulo e lhe disse que estava na hora de receber a lição daquele dia.

Os dois andaram durante algum tempo em silêncio até chegarem defronte a uma torre muito alta. O mestre convidou o discípulo para juntos subirem até o mais alto daquela torre. Quando chegaram ao topo, havia alguns sacos desses que se colocam feijão para o transporte. Então o mestre ordenou ao discípulo que pegasse um daqueles sacos e jogasse todo seu conteúdo pela janela da torre ao chão. Este obedeceu, levantou o saco com as duas mãos, estranhando que seu peso fosse incrivelmente tão leve. Abriu o saco e viu que estava cheio de penas. Obedeceu à ordem do mestre e atirou fora todo o seu conteúdo. Ficou alguns minutos observando as penas voarem para longe, espalhando-se por toda a parte, ao sabor dos ventos. Depois que as penas voaram para os mais distantes lugares, sujando várias ruas e praças, o mestre ordenou: “Agora, meu filho, você vai descer e recolher todas aquelas penas e recolocá-las nesse saco.” “Mas mestre é impossível fazer isso! Não posso recolher todas aquelas penas, pois muitas voaram para longe.” E o mestre lhe disse: “Assim são as injúrias e calúnias que se faz contra um ser humano. Jamais poderão ser reparadas.

Por Carlos Eduardo Esmeraldo


Mudança climática é realidade, dizem 255 cientistas na Science


NE - O Planeta se Revolta...

Mais de 250 cientistas integrantes da Academia de Ciências dos Estados Unidos defenderam a teoria das mudanças climáticas e classificaram de "dogmáticos" aqueles que negam a existência desse problema "potencialmente catastrófico". No artigo "As mudanças climáticas e a integridade da ciência", publicado ontem pela revista Science, 255 cientistas afirmam que "existem provas consistentes de que os seres humanos estão mudando o clima de uma forma que ameaça nossas sociedades". A publicação também condenou os ataques políticos contra os estudiosos que alertaram para as consequências para a humanidade do aquecimento global. Os pesquisadores dizem que muitos desses ataques têm sido impulsionados por "interesses específicos ou dogma e não pelo esforço honesto de oferecer uma teoria alternativa". O artigo ressalta que o aumento na temperatura do planeta se deve à maior concentração de gases de efeito estufa na atmosfera, que por sua vez são causados pelas atividades humanas. O artigo termina dizendo que a humanidade tem duas opções: "Omitir os dados científicos e confiar na sorte ou atuar de modo rápido para reduzir a ameaça das mudanças climáticas."

Fonte: EFE via Agência Estado

Carta de Gilberto Geraldo Garbi para o Presidente Lula


Gilberto Geraldo Garbi foi um dos alunos classificados a seu tempo como UM DOS MELHORES ALUNOS DE MATEMÁTICA que já haviam adentrado o ITA, entre outras honrarias que recebeu daquela instituição. Depois de graduado, desenvolveu carreira na TELEPAR, onde chegou a Diretor Técnico e Diretor Presidente, sendo depois Presidente da TELEBRAS.

A CAMINHO DOS 99,9999995% - ( Gilberto Geraldo Garbi )

Há poucos dias, a imprensa anunciou amplamente que, segundo as últimas pesquisas de opinião, Lula bateu de novo seus recordes anteriores de popularidade e chegou a 84% de avaliação positiva. É, realmente, algo "nunca antes visto nesse país" e eu fiquei me perguntando o que poderemos esperar das próximas consultas populares. Lembro-me de que quando Lula chegou aos 70% achei que ele jamais bateria Hitler, a quem, em seu auge, a cultíssima Alemanha chegara a conceder 82% de aprovação. Mas eu estava enganado: nosso operário-presidente já deixou para trás o psicopata de bigodinho e hoje só deve estar perdendo para Fidel Castro e para aquele tiranete caricato da Coreia do Norte, cujo nome jamais me interessei em guardar. Mas Lula tem uma vantagem sobre os dois ditadores: aqui as pesquisas refletem verdadeiramente o que o povo pensa, enquanto em Cuba e na Coreia do Norte as pesquisas de opinião lembram o que se dizia dos plebiscitos portugueses durante a ditadura lusitana: SIM, Salazar fica; NÃO, Salazar não sai; brancos e nulos sendo contados a favor do governo...(Quem nunca ouviu falar em Salazar, por favor, pergunte a um parente com mais de 60). Portanto, a popularidade de Lula ainda "tem espaço" para crescer, para empregar essa expressão surrada e pedante, mas adorada pelos economistas. E faltam apenas cerca de 16% para que Lula possa, com suas habituais presunção e imodéstia, anunciar ao mundo que obteve a unanimidade dos brasileiros em torno de seu nome, superando até Jesus Cristo ou outras celebridades menores que jamais conseguiram livrar-se de alguma oposição.... Sim, faltam apenas 16% mas eu tenho uma péssima notícia a dar a seu hipertrofiado ego: pode tirar o cavalinho da chuva, cumpanhero, porque de 99,9999995% você não passa.

Como você não é muito chegado em Aritmética, exceto nos cálculos rudimentares dos percentuais sobre os orçamentos dos ministérios que você entrega aos partidos que constituem sua base de sustentação no Congresso, explico melhor: o Brasil tem 200.000.000 de habitantes, um dos quais sou eu. Represento, portanto, 1 em 200.000.000, ou seja, 0,0000005% enquanto os demais brasileiros totalizam os restantes 99,9999995%. Esses, talvez, você possa conquistar, em todo ou em parte. Mas meus humildes 0,0000005% você jamais terá porque não há força neste ou em outros mundos, nem todo o dinheiro com que você tem comprado votos e apoios nos aterros sanitários da política brasileira, não há, repito, força capaz de mudar minha convicção de que você foi o pior dentre todos os presidentes que tive a infelicidade de ver comandando o Brasil em meus 65 anos de vida.

E minha convicção fundamenta-se em um fato simples: desde minha adolescência, quando comecei a me dar conta das desgraças brasileiras e a identificar suas causas, convenci-me de que na raiz de tudo está a mentalidade dominante no Brasil, essa mentalidade dos que valorizam a esperteza e o sucesso a qualquer custo; dos que detestam o trabalho e o estudo; dos que buscam o acesso ao patrimônio público para proveito pessoal; dos que almejam os cabides de emprego, as sinecuras e os cargos fantasmas; dos que criam infindáveis dinastias nepotistas nos órgãos públicos; dos que desprezam a justiça desde que a injustiça lhes seja vantajosa; dos que só reclamam dos privilégios por não estar incluídos entre os privilegiados; dos que enriquecem através dos negócios sujos com o Estado; dos que vendem seus votos por uma camiseta, um sanduíche ou, como agora, uma bolsa família; dos que são de tal forma ignorantes e alienados que se deixam iludir pelas prostitutas da política e beijam-lhes as mãos por receber de volta algumas migalhas do muito que lhes vem sendo roubado desde as origens dos tempos; dos que são incapazes de discernir, comover-se e indignar-se diante de infâmias..

Antes e depois de mim, muitos outros brasileiros, incomparavelmente melhores e mais lúcidos, chegaram à mesma conclusão e, embora sejamos minoria, sinto-me feliz e honrado por estar ao lado de Rui Barbosa. Já ouviu falar nele? Como você nunca lê, eu quase iria sugerir-lhe que pedisse a algum de seus incontáveis assessores que lhe falasse alguma coisa sobre a Oração aos Moços... Mas, esqueça.... Se você souber o que ele, em 1922, disse de políticos como você e dos que fazem parte de sua base de sustentação, terá azia até o final da vida.

Pense a maioria o que quiser, diga a maioria o que disser, não mudarei minha convicção de que este País só deixará de ser o que é - uma terra onde as riquezas produzidas pelo suor da parte honesta e trabalhadora é saqueada pelos parasitas do Estado e pelos ladrões privados eternamente impunes - quando a mentalidade da população e de seus representantes for profundamente mudada. Mudada pela educação, pela perseverança, pela punição aos maus, pela recompensa aos bons, pelo exemplo dos governantes. E você Lula, teve uma oportunidade única de dar início à mudança dessa mentalidade, embalado que estava com uma vitória popular que poderia fazer com que o Congresso se curvasse diante de sua autoridade moral, se você a tivesse. Você teve a oportunidade de tornar-se nossa tão esperada âncora moral, esta sim, nunca antes vista nesse País. Mas não, você preferiu o caminho mais fácil e batido das práticas populistas e coronelistas de sempre, da compra de tudo e de todos.

Infelizmente para o Brasil, mas felizmente para os objetivos pessoais seus e de seu grupo, você estava certo: para que se esforçar, escorado apenas em princípios de decência, se muito mais rápido e eficiente é comprar o que for necessário, nessa terra onde quase tudo está à venda? Eu não o considero inteligente, no nobre sentido da palavra, porque uma pessoa verdadeiramente inteligente, depois de chegar aonde você chegou, partindo de onde você partiu, não chafurdaria nesse lamaçal em que você e sua malta alegremente surfam, nem se entregaria a seu permanente êxtase de vaidade e autoidolatria. Mas reconheço em você uma esperteza excepcional: nunca antes nesse País um presidente explorou tão bem, em proveito próprio e de seu bando, as piores qualidades da massa brasileira e de seus representantes.

Esse é seu legado maior, e de longa duração: o de haver escancarado a lúgubre realidade de que o Brasil continua o mesmo que Darwin encontrou quando passou por essas plagas em 1832 e anotou em seu diário: "Aqui todos são subornáveis". Você destruiu as ilusões de quem achava que havíamos evoluído em nossa mentalidade e matou as esperanças dos que ainda acreditavam poder ver um Brasil decente antes de morrer.

Você não inventou a corrupção brasileira, mas fez dela um maquiavélico instrumento de poder, tornando-ageneralizada e fazendo-a permear até os últimos níveis da Administração. O Brasil, sob você, vive um quadro que em medicina se chamaria de septicemia corruptiva. Peça ao Marco Aurélio para lhe explicar o que é isso.. Você é o sonho de consumo da banda podre desse País, o exemplo que os funcionários corruptos do Brasil sempre esperaram para poder dar, sem temores, plena vazão a seus instintos.

Você faz da mentira e da demagogia seu principal veículo de comunicação com a massa. A propósito, o que é que você sente, todos os dias, ao olhar-se no espelho e lembrar-se do que diz nos palanques? Você sente orgulho em subestimar a inteligência da maioria e ver que vale a pena?

Você mentiu quando disse haver recebido como herança maldita a política econômica de seu antecessor, a mesma política que você manteve integralmente e que fez a economia brasileira prosperar..

Você mentiu ao dizer que não sabia do Mensalão
Mentiu quando disse que seu filho enriqueceu através do trabalho
Mentiu sobre os milhões que a Ong 13, de sua filha, recebeu sem prestar contas
Mentiu ao afastar Dirceu, Palocci, Gushiken e outros cumpanheros pegos em flagrante
Mente quando, para cada platéia, fala coisas diferentes, escolhidas sob medida para agradá-las
Mentiu, mente e mentirá em qualquer situação que lhe convenha..
Por falar em Ongs, você comprou a esquerda festiva, aquela que odeia o trabalho e vive do trabalho de outros, dando-lhe bilhões de reais através de Ongs que nada fazem, a não ser refestelar-se em dinheiro público, viajar, acampar, discursar contra os exploradores do povo e desperdiçar os recursos que tanta falta fazem aos hospitais.

Você não moveu uma palha, em seis anos de presidência, para modificar as leis odiosas que protegem criminosos de todos os tipos neste País sedento de Justiça e encharcado pelas lágrimas dos familiares de tantas vítimas. Jamais sua base no Congresso preocupou-se em fechar ao menos as mais gritantes brechas legais pelas quais os criminosos endinheirados conseguem sempre permanecer impunes, rindo-se de todos nós.. Ao contrário, o Supremo, onde você tem grande influência, por haver indicado um bom número de Ministros, acaba de julgar que mesmo os condenados em segunda instância podem permanecer em liberdade, até que todas as apelações, recursos e embargos sejam julgados, o que, no Brasil, leva décadas. Isso significa, em poucas palavras, que os criminosos com dinheiro suficiente para pagar os famosos e caros criminalistas brasileiros podem dormir sossegados, porque jamais irão para a cadeia.

Estivesse o Supremo julgando algo que interessasse a seu grupo ou a suas inclinações ideológicas, certamente você teria se empenhado de corpo e alma. Aliás, Lula, você nunca teve ideais, apenas ambições. Você jamais foi inspirado por qualquer anseio de Justiça. Todas as suas ações, ao longo da vida, foram motivadas por rancores, invejas, sede pessoal de poder e irrefreável necessidade de ser adorado e ter seu ego adulado. Seu desprezo por aquilo que as pessoas honradas consideram Justiça manifesta-se o tempo todo: quando você celeremente despachou para Cuba alguns pobres desertores que aqui buscavam a liberdade; quando você deu asilo a assassinos terroristas da esquerda radical; quando você se aliou à escória do Congresso, aquela mesma contra quem você vociferava no passado; quando concedeu aumentos nababescos a categorias de funcionários públicos já regiamente pagos, às custas dos impostos arrancados do couro de quem trabalha arduamente e ganha pouco; quando você aumentou abusivamente as despesas de custeio, sabendo que pouquíssimo da arrecadação sobraria para os investimentos de que tanto carece a população; quando você despreza o mérito e privilegia o compadrio e o populismo; e vai por aí.... Justiça, ora a Justiça, é o que você pensa...

Você tem dividido a nação, jogando regiões contra regiões, classes contra classes e raças contra raças, para tirar proveito das desavenças que fomenta. Aliás, se você estivesse realmente interessado, como deveria, em dar aos pobres, negros e outros excluídos as mesmas oportunidades que têm os filhos dos ricos, teria se empenhado a fundo na melhoria da saúde e do ensino públicos. Mas você, no íntimo, despreza o ensino, a educação e a cultura, porque conseguiu tudo o que queria, mesmo sendo inculto e vulgar. Além disso, melhorar a educação toma um tempo enorme e dá muito trabalho, não é mesmo? E se há coisa que você e o Partido dos Trabalhadores definitivamente detestam é o trabalho: então, muito mais fácil é o atalho das cotas, mesmo que elas criem hostilidades entres as cores, que seus critérios sejam burlados o tempo todo e que filhos de negros milionários possam valer-se delas. A Imprensa faz-lhe pouca oposição porque você a calou, manipulando as verbas publicitárias, pressionando-a economicamente e perseguindo jornalistas.

O que houve entre o BNDES e as redes de televisão? O que você mandou fazer a Arnaldo Jabor, a Boris Casoy, a Salete Lemos? Essa técnica de comprar ou perseguir é muito eficaz. Pablo Escobar usou-a com muito sucesso na Colômbia, quando dava a seus eventuais opositores as opções: "O plata, o plomo". Peça ao Marco Aurélio para traduzir. Ele fala bem o Espanhol. Você pode desdenhar tudo aquilo que aqui foi dito, como desdenha a todos que não o bajulem. Afinal, se você não é o maior estadista do planeta, se seu governo não é maravilhoso, como explicar tamanha popularidade?

É fácil: políticos, sindicatos, imprensa, ONGs, movimentos sociais, funcionários públicos, miseráveis, você comprou com dinheiro, bolsas, cotas, cargos e medidas demagógicas. Muita gente que trabalha, mas desconhece o que se passa nas entranhas de seu governo, satisfez-se com o pouco mais de dinheiro que passou a ganhar, em consequência do modesto crescimento econômico que foi plantado anteriormente, mas que caiu em seu colo...

Tudo, então, pode se resumir ao dinheiro e grande parte da população parece estar disposta a ignorar os princípios da honradez e da honestidade e a relevar as mentiras, a corrupção, os desperdícios, os abusos e as injustiças que marcam seu governo em troca do prato de lentilhas da melhoria econômica. É esse, em síntese, o triste retrato do Brasil de hoje... E, como se diz na França, "l´argent n´est tout que dans les siècles où les hommes ne sont rien". Você não entendeu, não é mesmo?

Gilberto Geraldo Garbi
Engenheiro de eletrônica e telecomunicações (ITA/66), ex-diretor da Telebrás, ex-presidente da Telepar e da NEC do Brasil.

Cariri Encantado recebe Maestrina Divani Cabral!

Por Luiz Carlos Salatiel
Com grande alegria é que receberemos no programa Cariri Encantado, ESPECIALMENTE nesta sexta-feira quando comemoramos o programa de número 50, um dos ícones da nossa cultura que é a Profa. Maestrina DIVANI CABRAL.
DIVANI tem dedicado com entusiasmo parte de sua vida ao projeto da Sociedade de Cultura Artística do Crato-SCAC, responsável pela gestação, educação e moldagem de muitos talentos na área de música, teatro e artes plásticas na região do cariri.

Uma dentre tantas atividades preciosas à escola, destaca-se a manutenção dos corais infantil e adulto regidos por Divani- com um cuidadoso repertório que transita entre o clássico e o popular- e já foram premiados em diversos festivais acontecidos no território nacional. Ultimamente, a SCAC foi reconhecida pelo Ministério da Cultura e transformada em Ponto de Cultura.

O que muda, daqui pra frente? Do que carece ainda a SCAC? A comunidade pode ajudar mais?



ENCONTRO MARCADO:
Programa Radiofônico Cariri Encantado Sexta-feira, dia 07.maio de 2010, das 14h às 15h, Rádio Sociedade Educadora do Cariri, 1020 Khz. Produção: Oca-Officinas de Cultura, Artes & Produtos Derivados Revista Virtual CaririCult.
Apresentação: Luiz Carlos Salatiel

Reivindicações da população do Crato


CRATO - Buracos e Asfalto:

Ricardo Palhano em 04/05/2010

Se o prefeito Samuel Araripe quiser ainda se eleger pra qualquer coisa precisa fazer asfalto no Crato. Uma cidade pode nao ter nada, mas tem que ter asfalsto que preste. O Crato é um buraco dentro de outro acabando os carros

Cratenses em 04/05/2010
O crato é so buraco acabando os carros, na avenida que beira o canal na pres. kennedy, na ratisbona e em todo canto da cidade que ta acabada cadê o asfalto Samuel ?

Missa do Padre Elias:

Cratenses em 02/05/2010
A missa do Padre Elias hj foi maravilhosa,pregou sobre o amor, algumas pessoas da dioceses deveriam ter escutado....

Cratenses em 02/05/2010
D.Panico ,queremos a volta do Padre Elias para o Crato.Ele e um excelente missionario e o Se insiste em mante-lo longe .A igreja catolica precisa de padres como ele,porque tal castigo? e o perdao de Deus?

Ex-Vereadora Lourdes Carlim
HERMANOBARRETO em 30/04/2010
SAUDADES DAS REINVINDICAÇÔES E CONQUISTAS DA EX-VEREADORA LOURDES DE CARLIM GRANDE REPRESENTANTE DO DISTR.DE SANTA FÉ

Crato Sport Clube

HERMANOBARRETO em 30/04/2010
O CRATO ESPORTE CLUBE TERÁ CREDITO NA REDE HOTELEIRA DESTA CIDADE PARA CONCENTRAR SEUS JOGADORES NO PROXIMO CAMPEONATO?????

Parabéns ao Prefeito e aos Deputados
HERMANOBARRETO em 30/04/2010
A UNIÃO FAZ A FORÇA. MESMO COM TANTAS OPNIÔES DIFERENTES ENTRE VOCÊS,ESQUEÇAM ESTAS DIFERENÇAS E TRABALHEM JUNTOS POR UM CRATO MUITO MAIS FORTE (SAMUEL ARARIPE/ ELY AGUIAR/ SINEVAL ROQUE) O POVO AGRADECE.

Parabéns Luiz Cory
hermanobarreto em 30/04/2010
parabens, luiz cory. ficamos felizes com seu retorno, você é um cara do bem, com personalidade, de bom carater, e o melhor permanece no meio da comunidade mostrando assim que é um verdadeiro representante do povo grande desportista CRATENSE

Lixo num terreno na Av. Maildes Siqueira ( Resolvido )

Marcos sousa em 27/04/2010
Na Av. Maildes de Siqueira tem um terreno que está de fazer vergonha, funciona como depósito de lixo!!! Onde tem um Outdrs

Resposta de Mônica Araripe: Mônica Araripe em 30/04/2010
Marcos, o terreno já foi identificado e o prefeito já mandou murar.Abraços

Ruas do Grangeiro esburacadas, próximo ao Rotary Club
Carlos Cicero em 25/04/2010
Atentem para as ruas do bairro grangeiro, próximo a entrada do Rptary club, estão deveras esburacadas, horríveis. Acabei de pagar o IPVA do meu carro e no entanto penso no desgaste que esta rua ja me causa ao longo de anos.

Reivindicações recebidas no Mural do Blog do Crato e via E-mail

A maior lição que o Blog do Crato me ensinou em 5 anos...


"Onde há inveja, não há amizade"


Camões

A experiência é uma coisa fantástica na vida do ser humano, e muitas vezes, só nos chega, quando é tarde. Seria tão bom se pudéssemos já ter experiência ao tentar algum empreendimento na vida!

Se tem algo que aprendi nos 5 anos do Blog do Crato e que quero aqui repassar a alguém que queira realizar qualquer empreendimento de cunho social, é que ao elaborar algo em conjunto, algo feito a várias mãos, sigam os passos que quase todos os livros de auto-ajuda e do bom-senso pregam: Forme uma aliança inteligente. E o que é isso? Uma aliança inteligente é um conjunto de pessoas trabalhando em prol de uma mesma finalidade, de um mesmo ideal. Quando se trabalha dessa maneira, todos querem o mesmo fim, todos procuram trabalhar por uma causa, e se esforçam para isso. Chegam a dar tudo de si pelo bem do todo. Ora, quando comecei com o Blog do Crato, pensei tolamente que trazendo indivíduos de pensamento completamente oposto ao meu, pessoas inclusive que mantinham ódio e intolerãncia à minha pessoa e aquilo que eu representava, eu estaria fazendo algo assim no sentido da democracia. Pensei que colocando dentro de uma sala pessoas de pensamentos contrários, eu pudesse estar dando um passo no sentido de uma grande realização.

Esse foi meu maior Erro !

Na verdade, você nunca vai conseguir convencer teus inimigos de que algo que você faz é bom, éé belo, é justo e edifica. Somente os seus verdadeiros amigos irão te incentivar nas horas difíceis e te elogiar em algum acerto. Porque aqueles que te detestam, sempre irão te detestar, não importa o bem que você faça por eles e não importa a maior realização da tua vida. Se for algo mesmo extraordinário que não se consiga mais calar, no máximo você conseguirá ouvir algo do tipo "Sim, esse cara conseguiu, e Daí ?" . Não importa se o ideal maior é construir algo superior às cabeças de cada participante. Então, ao pensar num projeto comunitário, forme uma aliança inteligente, de pessoas que sobretudo, te admiram e te respeitam, pois essas nunca irão puxar teu tapete. É muito ruim trabalhar em ambientes onde os colegas estão a todo tempo como a fábula do Sapo e do Escorpião, sempre prontos para atacar com seu veneno. Um projeto assim, não pode ir pra frente! No máximo o que se vai conseguir é confusões, brigas, e para cada decisão, terá que enfrentar uma oposição totalmente desnecessária, improfícua e que só pensa em se opor porque tradicionalmente é contrário às tuas idéias.

Cristo disse que toda casa dividida entre si, chegou ao fim. E é a mais pura verdade. Portanto, se alguém quiser formar uma comunidade que compartilhe de AMIZADE, RESPEITO, SOLIDARIEDADE, Trabalhar pelo Bem-Comum, jamais convide indivíduos que vivem carcomidos pela INVEJA, pelo ORGULHO e pelas AMBIÇÕES. Isso representa a falência de qualquer projeto bom. Todo empreendedor deve saber o mínimo possível, para entender que a palavra DEMOCRACIA só existe na Imaginação das pessoas. Democracia é uma coisa que não existe nem no Céu, onde há um que comanda e há os comandados. Até no Inferno ela não funciona também. Porque haveria de funcionar em meio aos projetos humanos ? No máximo chega-se a uma baderna e a Anarquia, em que para se decidir que rumo tomar, é necessário consultar A, B ou C e perde-se muito tempo exatamente porque as pessoas contrárias ao sucesso do projeto irão apontar sempre o caminho mais difícil ou impossível para todo o grupo seguir.

Portanto, recapitulando uma lição muito simples da vida diária: Ao fazer um projeto coletivo, chame somente os seus iguais. Os seus companheiros. Aqueles que vêm para somar forças, não pra puxar o carro pra trás, quando todo o grupo quer ir pra frente. Chame os amigos, chame metade da cidade até, mas somente de pessoas que não tenham qualquer inveja contra sua pessoa, e que antes de tudo, queiram ajudar. Elimine toda e qualquer possibilidade de infiltração de pessoas negativas, pessimistas e que queiram puxar teu tapete. Essas devem mesmo serem deixadas de lado, e não se importe com as críticas destrutivas daqueles que olhando o projeto seguir, ficam a tecer difamações, Calúnias e palavras negativas contra seus companheiros de luta. Só assim, e somente com a união de todos num mesmo propósito, com a eliminação das forças que querem levar a coisa pra baixo, seu projeto será vitorioso e alcançará o pleno Êxito. Depois de traçadas as metas, o próximo passo, portanto, é a escolha das pessoas certas para os desafios. Traçar o perfil dos indivíduos que farão o projeto crescer, eliminando todos aqueles que trabalham contra os ideais do grupo. A História tem demonstrado os caminhos corretos e vitoriosos, bem como o tipo de aliança que levou grandes projetos ao fracasso e à derrota.

Avante! Fiéis escudeiros. Nossa causa é nobre, justa e Verdadeira!

Por: Dihelson Mendonça

Pensamento para o fim de semana - Alessandra Bandeira


Vem chegando as eleições. Nada melhor do que essa frase, que ao meu ver, serve para tudo na vida, seja na política na vida, no amor e na amizade. Pensem nisso e um bom fim de semana, em especial ao amigo Dihelson, Fara, Califa e Pedro.


"VOCÊ PODE ENGANAR ALGUMAS PESSOAS O TEMPO TODO OU TODAS AS PESSOAS DURANTE ALGUM TEMPO, MAS VOCÊ NÃO PODE ENGANAR TODAS AS PESSOAS O TEMPO TODO." (ABRAHAM LINCOLN)
Por: Alessandra Bandeira
Imagem O Pensador - Rodin

PENTE FINO: OAB E ÓRGÃOS VISITAM HOSPITAIS DE FORTALEZA E DO INTERIOR - Postado por Océlio Teixeira


A Comissão de Saúde da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), secção Ceará, visitará 14 hospitais da rede federal, estadual e municipal para vistoriar a situação das unidades, como a capacidade, o número de médicos, o número de leitos por especialidade médica e a existência ou não da Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

As visitas serão acompanhadas pelo Conselho Regional de Medicina do Ceará (Cremec), pela Procuradoria Geral de Justiça (PGJ), pela Defensoria Pública, pelas Comissões de Saúde da Assembléia Legislativa e da Câmara de Vereadores da capital por outras instituições. A primeira vistoria será no Hospital Infantil Albert Sabin, nesta sexta-feira (7). Em seguida o Instituto Dr. José Frota (IJF) será visitado, no dia 10. O Hospital Geral de Fortaleza (HGF) também é um dos primeiros a ser acompanhado, no dia 17 de maio. A partir de segunda-feira, as vistorias serão realizadas semanalmente, no início da semana.

De acordo com a Assessoria de Comunicação da OAB, “vão ser quantificados os pacientes ambulatoriais que aguardam cirurgias eletivas em fila de espera, o número de pacientes, além de internações clinicas e cirúrgicas, atendidos na Capital, oriundos da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) e do interior, tanto a de emergência como a nível ambulatorial”.

Confira, abaixo, a programação das visitas:
07/05 - Hospital Infantil Albert Sabin
10/05 - Instituto Dr. José Frota – IJF
17/05 - Hospital Geral de Fortaleza – HGF
24/05 - Frotinha de Messejana
31/05 - Frotinha da Parangaba
07/06 - Hospital César Cais
14/06 - Frotinha Antônio Bezerra
21/06 - Hospital Geral de Messejana
28/06 - Gonzaguinha de Messejana
05/07 - Gonzaguinha Barra do Ceará
12/07 - Hospital Walter Cantídio
Obs: as visitas terão início às 8 horas.

Por: Márcio Dornelles
Fonte: Ceará Agora
Com informações da Assessoria de Comunicação da OAB

Passagens Aéreas no Cariri é na CRAJUBATUR !


crajubatur

A Crajubatur leva você onde o sonho pode chegar !

Dsc03972

CRAJUBATUR - Venda de passagens aéreas.
Shopping Residence - Loja 9B - Crato - CE
Patrocinador oficial do Blog do Crato

Serra e Dilma enfrentam protestos em debate em MG Tucano foi hostilizado por professores e petista foi vaiada por prefeitos mineiros


Belo Horizonte - Teve clima de debate eleitoral ontem no primeiro encontro entre os três principais pré-candidatos a presidente, em Belo Horizonte (MG), no 27º Congresso Mineiro de Municípios. Antes do encontro entre Dilma Rousseff (PT), Marina Silva (PV) e José Serra (PSDB), o tucano — do mesmo partido do ex-governador mineiro Aécio Neves — foi hostilizado por professores da rede estadual, que estão em greve há quase um mês e reinvindicam aumento salarial. Se o tucano precisou ser escoltado por policiais militares para chegar ao auditório, lá dentro, quem sofreu foi a petista, que enfrentou vaias da plateia, formada por cerca de 400 prefeitos. Apenas Marina foi poupada. No debate, os três responderam quatro perguntas e tiveram mais 10 minutos para falar livremente. Um dos temas abordados foi royalties do petróleo. Serra defendeu a extensão da cobrança sobre “outros recursos naturais”. Para ele, porém, a arrecadação tem de ser vinculada a investimentos. Dilma concordou, especialmente com a proposta de passar a cobrar royalties sobre outros recursos, como a mineração. “É um absurdo o que se cobra, é uma questão de dívida com a nação”, disse a petista. Por sua vez, Marina questionou a isenção do ICMS para a mineração. “Não é justo, porque Minas tem a maior quantidade de mineração do País e o estado acaba não se beneficiando dessa riqueza”, disse a senadora.

Nas abordagens individuais, Dilma destacou as parcerias entre o governo federal e as prefeituras, citando como exemplo o PAC. Ela disse que o governo de Lula jamais olhou a filiação partidária dos prefeitos na hora de investir os recursos do programa. Marina contestou a afirmação. “Boa parte dos recursos ainda não são repassados sem mediação política”, denunciou ela, que também criticou a inimizade entre PT e PSDB. “O PSDB tentou governar sozinho e acabou ficando refém do que há de pior do Democratas. O PT tentou governar sozinho e acabou refém do que há de pior do PMDB”, atacou a senadora. Já Serra, no estilo “paz e amor”, disse que, embora possa soar como “heresia”, se for eleito vai querer o PT e o PV fazendo parte de seu governo. Ele brincou, afirmando que o evento não era um “Fla x Flu” ou um “Atlético x Cruzeiro”.

Recado ao governo

Coube a Serra alfinetar o governo federal, mas na estratégia do "bate assopra". "Precisamos pensar numa forma de repor as perdas da isenção do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados). Não podemos fazer benefício com o chapéu alheio. Não é só esse governo que faz isso não, todos agem assim", disse o tucano. Já a candidata do PV subiu o tom do debate em alguns momentos. Ela disse que não é possível governar sozinho. "O PSDB tentou governar sozinho e não conseguiu. Nós do PT tentamos governar sozinhos e acabamos ficando com o pior que existe do PMDB", disparou, para uma plateia formada por vários peemedebistas, entre eles, o ex-ministro e senador Hélio Costa, pré-candidato ao governo de Minas.

Fonte: O DIA - OnLine, com informações da Agência Estado.

Capitalização da Telebrás fica para novo governo


NE - O destino da Banda Larga, Telebrás, etc...

Segundo Santanna, indicado para presidir a empresa, processo depende de incluir recursos no orçamento

BRASÍLIA - O governo vai fatiar a capitalização da Telebrás. A maior parcela de recursos – cerca de R$ 1,5 bilhão dos R$ 3,2 bilhões previstos – será injetada na estatal em 2011, já durante o novo governo, segundo revelou o futuro presidente da empresa, Rogério Santanna, atual secretário de Logística do Ministério do Planejamento. "Vamos investir um pouco mais no primeiro ano porque é quando teremos mais gastos", disse o executivo, em sua primeira entrevista após ter aceito o convite para dirigir a estatal, que continuará usando o nome Telebrás. Apesar das incertezas em relação ao cronograma de execução do Plano Nacional de Banda Larga, anunciado na quarta-feira, e das muitas críticas recebidas, Santanna insiste que o programa vai promover concorrência e beneficiará o consumidor, especialmente nas regiões que atualmente não são atendidas pelas empresas privadas. Leia a entrevista no site do Jornal O Estado de São Paulo.

Fonte: Gerusa Marques e Renato Andrade, de O Estado de S. Paulo

CARIRI - Seminário discute desafios da Região Metropolitana


Juazeiro do Norte. "Os Desafios e Oportunidades para a Região Metropolitana do Cariri (RMC)" foi o tema dos debates no seminário realizado ontem, neste município, com a presença de representantes das nove cidades que compõem a RMC. Projetos para a região e potenciais a serem aproveitados para o desenvolvimento foram expostos pelos palestrantes e discutidos entre os participantes. Inicialmente, um dos grandes desafios, expostos pelo arquiteto Jório Cruz, foi incorporar o sentido de uma metrópole para o Cariri e a compreensão do fenômeno metropolitano. Ele destacou o processo de adequação à nova realidade. Segundo o arquiteto, a lei para a criação da RMC passa a ser uma consequência do que já existia na região. Jório Cruz destacou os aspectos sociais institucionais de criação de uma Região Metropolitana. A economista e representante do Banco Mundial, Mônica Amorim, destacou os potenciais da região em números e ressaltou os projetos de investimentos voltados para o desenvolvimento da RMC, principalmente na área de serviços.

Melhoria

Segundo ela, a melhoria dos serviços como o transporte nas cidades, identificação das áreas mais problemáticas e a resolução dessas situações, trarão algo planejado nesse sentido, mais seguro, e com custos menores para a população. "Isso ajuda a reduzir o curso de produção e melhora a competitividade da produção", diz ela, ao acrescentar que este é apenas um dos elementos. Outro deles seria um estudo maior das áreas de risco das cidades e a solução para casos como a melhoria dos serviços na área de drenagem. "A solução para a macrodrenagem não está no município. As cheias afetam o município, mas a causa está fora e esse serviço deve ser feito dentro de uma perspectiva metropolitana". Outros projetos como a criação de aterro consorciado, a implementação do Geopark Araripe estão dentro do contexto de desenvolvimento regional, com abrangência nas cidades da RMC. Para o economista Alexandre Weber, o poder público e a população devem aproveitar os potenciais produtivos e mão-de-obra qualificada. Esse envolvimento servirá para avançar no contexto de RM.

MAIS INFORMAÇÕES:
Secretaria das Cidades
Centro Administrativo do Governo Virgílio Távora, Ed. Seplan, Fortaleza
(88) 3101.4458

Elizângela Santos
Repórter do Jornal Diário do Nordeste
Colaboradora do Blog do Crato

CRATO - Notícias do dia 07 de Maio de 2010


Feira de Flores do Cariri aberta em Crato na noite de ontem

Aberta na noite de ontem, em Crato, a Feira de Flores do Cariri, com a participação de produtores da região e do município Cratense. O evento, promovido pelo Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário e Instituto Agropolos, tem o apoio da Prefeitura Municipal do Crato, por meio da Secretaria de Agricultura e Pecuária. O vice-prefeito do Crato, Raimundo Bezerra Filho, esteve representando o prefeito Samuel Araripe, na abertura do evento, juntamente com o secretário de Agricultura, Erasmo Ferreira. Dos 16 produtores participantes, segundo o secretário, cerca de 10 são do município do Crato, além de produtores de flores do Sítio Santo Antônio, em Arajara - Barbalha. O destaque maior da feira fica para as plantas ornamentais e arranjos florais. Os visitantes terão mais dois dias para apreciar diversas espécies, comprar produtos e adquirir novos conhecimentos. A feira acontece até o dia 08 de maio, na Praça Alexandre Arraes. A expectativa é que diariamente a feira seja visitada por cerca de duas mil pessoas. O secretário Erasmo Ferreira destaca a importância da iniciativa, como estímulo aos produtores e maior fomento à produção. Ele destaca o interesse do município em atuar com programas destinados a pequenas áreas de cultivo, já que existe um valor agregado significativo para o produto, incluindo a tecnologia, principalmente no cultivo das flores. A meta é, até o final do ano, iniciar projetos piloto nessa cultura em pelo menos quatro distritos do município.

Dia ‘D’ de vacinação contra a gripe para idosos acima de 60 será no sábado

Será realizado neste sábado o dia “D” de vacinação contra a gripe comum para idosos acima de 60 anos. Profissionais de saúde do Crato estão mobilizados no sentido de atender a população, por meio da Secretaria de Saúde. Todas as unidades estarão abertas para receber esse segmento da população. Também estarão disponíveis cinco volantes de vacinação nas localidades de: Praça da Prefeitura, Praça Siqueira Campos, Igreja do Mirandão, Associação do Bairro da Independência e Juizado Especial (no bairro Pinto Madeira). A coordenação do setor de Imunização informa ainda que haverá vacinação contra a Influenza A (H1N1) para as Gestantes, crianças de 6 meses a menores de 2 anos e jovens de 20 a 39 anos de idade. A Vacina já se encontra em todos os Postos de Saúde (zona urbana e rural). A meta da população acima de 60 anos a ser vacinada em Crato é de 11.238 pessoas.

Professores e gestores do Crato são capacitados na área de Educação Ambiental

Com o objetivo de qualificar professores para serem multiplicadores de questões de educação, conservação e geoturismo do Geopark Araripe, está sendo realizado em Crato, com a parceria da Secretaria de Educação do Município, o curso "Formação de Professores: Educação Ambiental e Geopark". O curso, iniciado no último dia 3, será concluído hoje, no Centro de Educação de Jovens e Adultos-CEJA do Crato. O evento é destinado a professores e gestores da rede pública de ensino municipal e estadual, secretários, coordenadores, diretores de escolas e representantes da Associação de Moradores. São 45 vagas para docentes e 45 para os demais. Cada participante receberá um certificado de 40h. Professores e profissionais das áreas de pedagogia, turismo, geologia, paleontologia, direito e economia ministram o curso. A capacitação é uma organização do Geopark Araripe, da Coordenadoria de Políticas Ambientais-Conpam, das secretarias de Meio Ambiente e Educação do Crato e Crede 18.

Cadastramento de produtores rurais

A Secretaria de Agricultura do Crato comunica aos produtores rurais do município que a secretaria está viabilizando a compra dos produtos da agricultura familiar para a merenda escolar. Os interessados procurar Danielle, na Secretaria de Agricultura, no Centro Administrativo, munido de sua Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP). Os produtores, segundo o secretário Erasmo Ferreira, têm aderido ao programa no município, com a constante procura pelo cadastramento junto à Secretara de Agricultura.

Ação Social do Crato e CRAS Muriti comemoram o dia das mães de forma especial.

A Secretaria de Ação Social do município do Crato realiza neste domingo, 9 de maio, a partir das 9 horas a comemoração do dia das mães do grupo do ProJovem e do Centro de Referência da Assistência Social – CRAS do bairro Muriti. A comemoração começará com uma celebração cristã na Igreja Imaculada Conceição - Murití de Baixo. Logo em seguida nas dependências do CRAS serão realizadas oficinas, mensagens especiais para as mães e distribuição de rosas.

Secretaria de Ação Social do Crato convoca aprovados no PROJETO PRIMEIRO PASSO - JOVEM APRENDIZ - O Governo Municipal do Crato por meio da Secretaria de Ação Social, convoca os jovens selecionados no PROJETO PRIMEIRO PASSO - JOVEM APRENDIZ a comparecerem na referida Secretaria nos próximos dias 10 e 11, segunda e terça-feira, no horário de 8 horas ao meio dia munidos dos seguintes documentos originais e fotocópia:

*RG
*CPF
*CARTEIRA DE TRABALHO
*RESERVISTA (para homens)
*CERTIFICADO DE CONCLUSÃO DO ENSINO MÉDIO OU DECLARAÇÃO ESCOLAR
*COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA
*01 FOTO 3 x 4 - RECENTE
Mais informações falar com Luiza ou Adriano no telefone 3521 6321

Relação dos jovens selecionados PROJETO PRIMEIRO PASSO - JOVEM APRENDIZ

01*ANA CAROLINE TAVARES DE SALES
02*ANTÔNIO GONÇALVES JÚNIOR
03*DIEGO SAMUEL PEREIRA DE SOUSA
04*ELIZA ANDARCIELE GOMES DUARTE
05* EVERSON CÉSAR GONÇALVES
06*FRANCILDA SALES DE OLIVEIRA
07*FRANCISCO AIRTON CARNEIRO JÚNIOR
08*JAKELINE NUNES PEREIRA
09*JENEFFER DE SOUZA DUARTE
10*KENEDY RICARTO DE SOUZA
11*MADELEINE MARIA LEITE AMORIM
12*MARIA EYRE CHOUSHE SILVA
13*MARIA ITAUANA FERNANDES DA SILVA
14*MARIA JÉSSICA SIEBRA CARDOSO
15*PRISCILA STÉFANE DA SILVA GREGÓRIO
16*ROSICLEIDE DOS SANTOS LIMA
17*SARAH RAQUEL DE OLIVEIRA
18*TALITA BEZERRA LÔBO
19*TICIANO ALVES FERNANDES
20*VICENTE MANOEL DA SILVA NETO

O Prefeito Municipal do Crato, Samuel Araripe e a Secretária de Ação Social Liduína Andrade parabenizam a todos os aprovados.

Governo Municipal do Crato

DIA 07 de Maio - Dia do Silêncio - Texto enviado por Mônica Araripe



A IMPORTÂNCIA DO SILÊNCIO

O silencio é necessário em muitas ocasiões, mas é preciso sempre ser sincero; pode-se reter alguns pensamentos, mas no se deve camuflar nenhum. Há maneiras de calar sem fechar o coração; de ser discreto sem ser sombrio e taciturno; de ocultar algumas verdades sem as cobrir de mentiras. Só se deve deixar de calar quando se tem algo a dizer que valha mais do que o silencio. O tempo de calar deve sempre vir em primeiro lugar; e nunca se pode falar quando não se aprendeu antes a calar. O homem nunca é tão dono de si mesmo quanto ao silencio. Fora dele, parece derramar-se por assim dizer, para fora de si e dissipar-se pelo discurso; de modo que ele pertence menos a si mesmo do que aos outros. Quando se tem uma coisa importante para dizer, deve prestar a ela uma atenção muito especial: é necessário dizê-la a si mesmo e, depois de tal precaução, voltar a dizê-la, para evitar que haja arrependimento quando já não se tiver o poder de voltar atrás no que se declarou. Quando se trata de guardar segredo, calar nunca é demais; o silencio é então uma das coisas em que, geralmente, não há excesso a temer. O silencio muitas vezes passa por sabedoria em um homem limitado e por capacidade em um ignorante.

A característica própria de um homem corajoso é falar pouco e executar grandes ações. A característica de um homem de bom senso é falar pouco e dizer sempre coisas razoáveis. Não há menos fraqueza ou imprudência em calar, quando se é obrigado a falar, do que leviandade e indiscrição em falar, quando se deve calar.

‘Joseph Antoine T. Dinouart’

José Serra estará em Crato no próximo dia 17

O senador Tasso Jereissati confirmou ontem, via Twitter, que o pré-candidato à Presidência da República pelo PSDB, José Serra, virá ao Ceará este mês, onde cumprirá agenda no Cariri (Crato, Barbalha e Juazeiro do Norte) no dia 17, e em Fortaleza, dia 18. Na semana passada, quando recebeu o Troféu Carnaúba, Tasso já havia informado que estava fechando agenda para Serra no Ceará o que foi confirmado agora.
O prefeito de Crato, Samuel Araripe, é um dos coordenadores da campanha de Serra no Cariri.

Fonte: Agências de Notícias
Postado por Armando Lopes Rafael
Matéria originalmente publicada no Dia 05de Maio.

Valorizar o que é realmente importante - Postado por Océlio Teixeira


Edições Anteriores:

Setembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30