xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 06/05/2010 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

06 maio 2010

Divulgado o 17º ranking da baixaria na TV - Postado por Océlio Teixeira

O “Big Brother Brasil 10”, exibido pela TV Globo, foi o programa de TV que mais recebeu denúncias de desrespeito aos direitos humanos na campanha "Quem financia a baixaria é contra a cidadania". O programa lidera o 17º Ranking da Baixaria na TV, divulgado hoje em seminário promovido pela Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara.

Entre agosto de 2009 e abril de 2010, a campanha recebeu 227 denúncias fundamentadas contra o reality show. As reclamações tratavam de desrespeito à dignidade da pessoa humana, apelo sexual, exposição de pessoas ao ridículo e nudez.

O 2º lugar do ranking, com 105 denúncias, foi o programa “Pegadinhas picantes”, exibido pelo SBT. Em terceiro lugar ficou o “Pânico na TV”, apresentado pela Rede TV. Figuram no quarto e quinto lugar da lista, respectivamente, os programas os regionais “Se liga Bocão”, da Record, e “Bronca na TV”, do SBT.

Os dados foram apresentados pela representante da Executiva da Campanha pela Ética na TV, Cláudia Cardoso. A campanha "Quem financia a baixaria é contra a cidadania" foi lançada em 2002 pela Comissão de Direitos Humanos e Minorias em parceria com entidades da sociedade civil.

Homofobia e nudez
De acordo com o pesquisador e jornalista Cláudio Ferreira, da TV Câmara, foram registradas diversas reclamações com relação ao Big Brother sobre comportamentos homofóbicos e incitação à violência do participante Marcelo Dourado – que acabou sendo o vencedor da edição.

Para Cláudio Ferreira, a sociedade precisa estar atenta aos reality shows. “A televisão, com seus parâmetros comerciais, não vai desistir desse tipo de programa, que custa pouco e rende muito”, afirmou.

Ferreira destacou que, em geral, houve muitas reclamações em relação à exposição exagerada do corpo das pessoas. “Ainda há uma parcela da população que é conservadora em relação a temas relativos a nudez e sexualidade, e a diversidade precisa ser respeitada”, destacou.

A representante da Executiva da Campanha pela Ética na TV Cláudia Cardoso disse que o programa “Pânico na TV”, apesar de figurar em 3º lugar no ranking atual, tem aparecido seguidas vezes na lista dos programas denunciados por desrespeito aos direitos humanos.

“Há desrespeito e tortura. Os trabalhadores são submetidos a situações constrangedoras, como enfiar a cabeça na privada e dar descarga”, afirmou.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

É bom sempre lembrar - Por: Pedro Lima

Talvez esteja ai a resposta que o 3G procura para tão alta aprovação do Governo Lula!

Lula, que não entende de sociologia, levou 32 milhões de miseráveis e pobres à condição de consumidores; e que também não entende de economia; pagou as contas de FHC, zerou a dívida com o FMI e ainda empresta algum aos ricos.
Lula, o analfabeto, que não entende de educação, criou mais escolas e universidades que seus antecessores juntos [14 universidades públicas e entendeu mais de 40 campi], e ainda criou o PRÓ-UNI, que leva o filho do pobre à universidade [meio milhão de bolsa para pobres em escolas particulares].
Lula, que não entende de finanças nem de contas públicas, elevou o salário mínimo de 64 para mais de 291 dólares [valores de janeiro de 2010], e não quebrou a previdência como queria FHC.
Lula, que não entende de psicologia, levantou o moral da nação e disse que o Brasil está melhor que o mundo. Embora o PIG-Partido da Imprensa Golpista, que entende de tudo, diga que não.
Lula, que não entende de engenharia, nem de mecânica, nem de nada, reabilitou o Proálcool, acreditou no biodiesel e levou o país à liderança mundial de combustíveis renováveis [maior programa de energia alternativa ao petróleo do planeta].
Lula, que não entende de política, mudou os paradigmas mundiais e colocou o Brasil na liderança dos países emergentes, passou a ser respeitado e enterrou o G-8 [criou o G-20].
Lula, que não entende de política externa nem de conciliação, pois foi sindicalista brucutu; mandou às favas a ALCA, olhou para os parceiros do sul, especialmente para os vizinhos da América Latina, onde exerce liderança absoluta sem ser imperialista. Tem fácil trânsito junto a Chaves, Fidel, Obama, Evo etc. Bobo que é, cedeu a tudo e a todos.
Lula, que não entende de mulher nem de negro, colocou o primeiro negro no Supremo (desmoralizado por brancos) uma mulher no cargo de primeira ministra, e que pode inclusive, fazê-la sua sucessora.
Lula, que não entende de etiqueta, sentou ao lado da rainha (a convite dela) e afrontou nossa fidalguia branca de lentes azuis.
Lula, que não entende de desenvolvimento, nunca ouviu falar de Keynes, criou o PAC; antes mesmo que o mundo inteiro dissesse que é hora de o Estado investir; hoje o PAC é um amortecedor da crise.
Lula, que não entende de crise, mandou baixar o IPI e levou a indústria automobilística a bater recorde no trimestre [como também na linha branca de eletrodomésticos].
Lula, que não entende de português nem de outra língua, tem fluência entre os líderes mundiais; é respeitado e citado entre as pessoas mais poderosas e influentes no mundo atual [o melhor do mundo para o Le Monde, Times, News Week, Financial Times e outros...].
Lula, que não entende de respeito a seus pares, pois é um brucutu, já tinha empatia e relação direta com George Bush - notada até pela imprensa americana - e agora tem a mesma empatia com Barack Obama.
Lula, que não entende nada de sindicato, pois era apenas um agitador;.. é amigo do tal John Sweeny [presidente da AFL-CIO - American Federation Labor-Central Industrial Congres - a central de trabalhadores dos Estados Unidos, que lá sim, é única...]e entra na Casa Branca com credencial de negociador e fala direto com o Tio Sam lá, nos "States".
Lula, que não entende de geografia, pois não sabe interpretar um mapa é autor da [maior] mudança geopolítica das Américas [na história].
Lula, que não entende nada de diplomacia internacional, pois nunca estará preparado, age com sabedoria em todas as frentes e se torna interlocutor universal.
Lula, que não entende nada de história, pois é apenas um locutor de bravatas; faz história e será lembrado por um grande legado, dentro e fora do Brasil.
Lula, que não entende nada de conflitos armados nem de guerra, pois é um pacifista ingênuo, já é cotado pelos palestinos para dialogar com Israel.
Lula, que não entende nada de nada;.. é bem melhor que todos os outros...!

Pedro Lima
Economista e professor da UFRJ

BlogHumor: Uma Curiosidade que você não sabia...



Rápido! Digite a palavra "mentiroso" no Google e veja qual é a primeira palavra que aparece!

Enviado por um amigo via e-mail.

Morre a mãe do Cantor Chico Buarque de Holanda .

Morreu enquanto dormia, na noite da última quarta-feira (4), Maria Amélia Buarque de Hollanda, de 100 anos, mãe de Chico Buarque. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do cantor, que não confirmou, no entanto, o local nem a causa da morte.
Ainda segundo a assessoria de imprensa, Chico não vai se pronunciar sobre o assunto por enquanto. Ainda não há informação sobre o velório e o enterro.13 netos, 7 filhos e 12 bisnetos,Mulher de Sérgio Buarque de Hollanda, intelectual de renome e um dos fundadores do PT. Memélia deixa os filhos Miúcha, Sérgio, Álvaro, Chico, Maria do Carmo, Ana e Cristina. O apelido veio por causa da neta Bebel Gilberto, filha dos cantores João Gilberto e Miúcha.Ao todo, ela deixa 13 netos, 7 filhos, 12 bisnetos, inclusive a caçula Leila, filha da neta Helena com o cantor Carlinhos Brown. 'Imensa tristeza', diz Oscar NiemeyerInternado desde o último dia 25, o amigo da família e artquiteto Oscar Niemeyer, comentou a morte da amiga. "Acompanho com imensa tristeza a dor do meu amigo Chico Buarque e família", disse ele.
Em janeiro, Niemeyer foi um dos amigos que foram prestigiar Memélia em sua festa de 100 anos, na casa de Chico, no Leblon. Além da família, estiveram presentes ainda outros amigos como o presidente Lula.

Fonte : Twitter e G1
Foto:Ego
Postado por Alessandra Bandeira

O Manto da Ordem Santa Cruz - Penitentes- Igreja Rural Laica - Luiz Domingos de Luna *


É incrível ver a história humana solver no espaço tempo como uma estrela a emitir a sua luz na infinitude do cosmo, porém, se ela existe ou não é uma abstração e objeto de estudo dos cientistas astrônomos, pois é interesse da ciência. Quando o assunto é norteado para a atuação da Ordem Santo Cruz – Penitentes – Santa Igreja de Roma, tudo vira um imbróglio generalizado, os escritores e abnegados do assunto via de regra, usam uma linguagem laica para explicar o sagrado, e o sagrado na sua constância atemporal, com justa razão, guarda no cofre do mundo espiritual os mistérios de fé, na constância da linha inalterada da alma humana em projeção de fé em expansão. A matéria a vagar, um fragmento ao martírio, como semente de fé para os que professam um ponto de referência, uma luz, um ponto de segurança neste espaço tempo dissolvido em momentos, dúvidas para uns, mistérios para outros, certeza, incertezas um manto a cobrir todo o aparato existencial como um carrossel giratório sem um eixo lógico, parece que a tônica do tema, o alimento do debate é sempre a dúvida, a certeza parecer ser o que menos importa, até parece que o grande objetivo é a criação de versões.

Não há seriedade no aprofundamento dos assuntos pertinentes ao estudo da Ordem Santa Cruz por quê? Ora, o estado brasileiro é laico, porém nada impede um estudo feito ou direcionado para um setor religioso, com a finalidade do engrandecimento da epistemologia genética da humanidade para o bem. Qualquer cova perdida no matagal da ignorância laica é motivo para parar o processo, ou mesmo, o estudo a que se pretende, por quê. Existe uma dívida, um débito material, um débito espiritual uma guerra entre o mundo material e o mundo espiritual. Dá para conciliar um estudo sério com um ponto de partida entre estes dois mundos, ou a natureza humana precisa desta cisão para existir. Até quando temos que conviver com este manto. É um manto Laico

-Não sei
É um manto Religioso
-Não sei
Se soubesse diria?
-Com certeza não

Mas é assim que a coisa funciona.
(*) Professor –Aurora- Ceará (*) Colaborador do Blog do Crato

Remédios até 90% mais baratos - Farmácia Popular


Para ter acesso, basta procurar uma drogaria com a marca, levando receita médica, documento com foto e CPF - ALANA ANDRADE. No Ceará, 28 unidades próprias e mais de 11 mil farmácias conveniadas garantem a economia para o consumidor

A Farmácia Popular amplia a lista de medicamentos e mantém o compromisso de ofertar itens até 90% mais baratos, exceto o Oseltamivir, que é oferecido gratuitamente. No Ceará, funcionam 28 unidades próprias e 11.905 drogarias conveniadas. Segundo a assessoria de imprensa do Ministério da Saúde, a diferença de preço pode chegar a 1.100%. É o caso do Captopril 25 mg - remédio usado para tratar hipertensão - cuja embalagem com 20 comprimidos custa R$ 0,80 nas unidades populares e R$ 9,60, em outros estabelecimentos. Os dados da assessoria apontam também divergências na Amoxilina 500 mg, que na caixa com 21 cápsulas, o valor é maior em 363% e num envelope com 20 comprimidos do Ácido acetilsalicílico, a diferença é de 185%. São exemplos que mostram a necessidade de pesquisar e sempre que forem ministrados optar por utilizar os medicamentos comercializados na Farmácia Popular. As 28 unidades próprias estão espalhadas em Fortaleza, Aquiraz, Acopiara, Aracati, Barbalha, Brejo Santo, Canindé, Caucaia, Crateús, Crato, Iguatu, Itapipoca, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Maranguape, Mombaça, Quixadá, Quixeramobim, Russas, Sobral e Tauá.

108 itens

Nelas, o consumidor encontra 108 itens, entre analgésicos, anti-hipertensivos, contra diabetes, preservativos e mais recentemente, o Oseltamivir, remédio usado no tratamento dos sintomas da gripe H1N1.

Rede conveniada

Já as 11.905 drogarias conveniadas podem ser encontradas em todo o Estado. Todas elas levam a bandeira "Aqui tem Farmácia Popular", que facilitam a identificação. Da mesma foram que nas unidades próprias, o Governo Federal financia até 90% do valor do medicamento, exceto no caso do Oseltamivir, que é gratuito.

Como comprar

Para ter acesso a essa economia, basta que a pessoa procure uma drogaria com a marca e apresente receita médica acompanhada do CPF e documento com foto. O programa Farmácia Popular vem crescendo ao longo dos anos. Quando lançado, eram 27 unidades próprias, hoje, elas somam 530 (dado de março/10). A quantidade de empresas credenciadas saltou de 2.955, em 2006, para 11. 905.

Fonte: Jornal Diário do Nordeste

Salário Mínimo completa 70 anos valendo a metade do seu valor inicial


Fonte: Agência Câmara - Brasília.

Câmara discute políticas de valorização do salário mínimo por meio de uma medida provisória e dois projetos de lei. Atualmente, 32,4 milhões de brasileiros recebem o mínimo. Neste sábado, quando completa 70 anos, o atual salário mínimo (R$ 510) vale aproximadamente a metade do que valia na data da sua criação, segundo cálculo do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

Em 1º de abril de 1940, o salário mínimo de São Paulo era de 220 mil réis, que equivalem a R$ 1.109. Apesar de ser exato, esse número é apenas uma referência. "É difícil comparar, porque o padrão de consumo era diferente. Por exemplo, muito do que se comia em casa vinha da horta no quintal", observa o supervisor técnico do Dieese no Distrito Federal, Clóvis Scherer. Havia 14 mínimos diferentes, que variavam conforme o custo de vida de cada região, mas supostamente todos compravam as mesmas coisas. No interior do Nordeste, por exemplo, o mínimo era de 90 mil réis, enquanto o do Rio de Janeiro (o maior do País) era de 240 mil réis. O único valor atualizado pelo Dieese foi o de São Paulo. Atualmente, 32,4 milhões de brasileiros recebem o mínimo, segundo o professor do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Rodolfo Hoffmann. Desse total, 18,5 milhões são aposentados e pensionistas e 13,9 milhões são empregados. Segundo o Dieese, o mínimo é referência para os rendimentos de 46 milhões de brasileiros.

Oscilações
Desde sua criação, o salário mínimo oscilou, sempre refletindo o momento político e econômico do País. Teve uma trajetória de queda nos anos de inflação alta, principalmente na década de 80, mas começou a recuperar seu poder de compra a partir do Plano Real, em 1994, e principalmente nos últimos anos. Entre abril de 2002 e janeiro de 2010, teve um aumento real (descontada a inflação) de 53,67%. O valor de hoje é o maior desde 1986, quando o salário médio real foi de R$ 517,22. O menor valor real da história do salário mínimo foi R$ 249,56, em 1995. O maior valor real, ainda segundo o Dieese, foi em janeiro de 1959 (governo JK), quando chegou a R$ 1.612 (valor atualizado).

Política de valorização
Para evitar a volta das oscilações para baixo, a Câmara discute uma política de valorização do mínimo. A Medida Provisória 474/09, que tranca a pauta do Plenário, aumentou seu valor de R$ 465 para R$ 510 em 1º de janeiro passado. Essa MP também contém diretrizes para a política de valorização do mínimo, com base na reposição integral da inflação do ano anterior somada a um aumento real equivalente à variação anual do Produto Interno Bruto (PIBIndicador que mede a produção total de bens e serviços finais de um país, levando em conta três grupos principais: - agropecuária, formado por agricultura extrativa vegetal e pecuária; - indústria, que engloba áreas extrativa mineral, de transformação, serviços industriais de utilidade pública e construção civil; e - serviços, que incluem comércio, transporte, comunicação, serviços da administração pública e outros. A partir de uma comparação entre a produção de um ano e do anterior, encontra-se a variação anual do PIB.) registrada dois anos antes. Segundo o texto, o Poder Executivo enviará ao Congresso até março de 2011 projeto de lei com as diretrizes de valorização do mínimo entre 2012 e 2023. O senador Paulo Paim (PT-RS) apresentou emenda à MP para vincular o aumento de aposentadorias e pensões ao reajuste do mínimo.

Próximo reajuste
Enquanto não se define a política de valorização, os deputados já se preocupam com o aumento do próximo ano. Arnaldo Faria de Sá e Paulo Pereira da Silva afirmam que não será possível levar em conta, nesse reajuste, a variação do PIB em 2009, que foi negativa (-0,2%). Os parlamentares estão negociando com o governo para que seja considerado o PIB de 2010.

Fonte: Agência Câmara

O Ex-governador Lucio Alcantara será candidato a governador nas proximas eleições - Por A. Morais

Conforme fonte confiável, o Ex-governador Lucio Alcantara- PR será candidato a governador nas proximas eleições. A decisão foi tomada nos ultimos dias ou ultimas horas. Este é um fato novo que certamente mudará o quadro politico do estado.
Por A. Morais

Cristovam Buarque será cidadão cearense


Amanhã, sexta-feira, dia 7, o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) será ciceroneado em Fortaleza pelo presidente estadual do PDT, André Figueiredo. Entre seus compromissos na capital cearense, o senador participará de reunião com lideranças e proferirá palestra na UFC, seguida de almoço no Restaurante Universitário. No turno da tarde, Cristovam Buarque falará para os alunos da UNIFOR, sobre o Educacionismo e a Juventude, ou seja sobre a luta pela educação como prioridade e caminho para a transformação social do Brasil. A agenda se encerrará na Assembléia Legislativa do Estado, onde o Cristovam abonará as fichas de filiação de novos pedetistas, a exemplo da presidenta da APEOC, Professora Penha Alencar e da Primeira Dama de Guaiúba, Carol Picanço, além de atletas paradesportistas, entre outras personalidades.

Na ocasião, Cristovam Buarque vai receber o título de cidadão cearense, em solenidade no plenário da Assembléia Legislativa. A iniciativa é de autoria do deputado estadual Ferreira Aragão, líder do PDT, que considera Cristovam como "uma das maiores autoridades do país no plano da educação". Cristovam Buarque, 66 anos, é natural do Recife (PE). Engenheiro mecânico, economista, professor universitário e político brasileiro. Membro do PDT, é casado e pai de duas filhas. Trabalhou no Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) entre 1973 e 1979, tendo ocupado postos no Equador, Honduras e Estados Unidos. Foi ainda reitor da UnB, governador do Distrito Federal e ministro da Educação.

Agenda do Senador Cristovam Buarque em Fortaleza:

09:00 hs à 10:00 hs - Reunião com lideranças Docentes, Discentes e Servidores da UFC
Local: Sala dos Conselhos do Centro de Tecnologia da UFC – campus do PICI (Bloco 710)
Pauta: Ensino Superior: Expansão e Acesso.
10:30 hs às 12:00 hs – Palestra para os estudantes da UFC
Local: AUDITÓRIO do Centro de Tecnologia da UFC – Campus do Pici
Pauta: Educacionismo e Juventude
12:15 hs – Almoço no Restaurante Universitário da UFC – Campus do Pici
14:30 às 16:00 hs – Palestra para os estudantes da UNIFOR
Local: Teatro Celina Queiroz
Pauta: Educacionismo e Juventude
18 horas – Reunião com lideranças do PDT e filiação de novos pedetistas, inclusive da Professora Penha – Presidenta da APEOC
Local: Assembléia Legislativa do Ceará – Auditório Murilo Aguiar
19 horas – Recebimento de Titulo de Cidadão Cearense – Autor Deputado Ferreira Aragão (PDT-CE) - Local: Plenário 13 de Maio da Assembléia Legislativa do Ceará

Fonte: Beto Fernandes

Ecos da Crise do Capitalismo - Por José do Vale Pinheiro Feitosa


A PRIMEIRA VÍTIMA DAS CRISES DO CAPITALISMO É SEMPRE A CULTURA

A primeira vítima sempre é a cultura. Por ser supérflua?

Engano total.

Exatamente por ser essencial. A cultura é quem faz funcionar o cotidiano das pessoas. É quem revela o tipo de mundo que desejam e quem expõe os elementos que dão sentido à complexidade da vida nos centros urbanos e à rede de cidades que se entendem. A cultura é o frontispício do arcabouço social, onde estão seus acordos econômicos e políticos. Quando Decretos Presidenciais, alegando contenção de gastos com a crise econômica, reduzem os gastos da cultura, apenas começa a meter a faca profundamente nas entre costelas do povo. Agora virá o desemprego, o corte de direitos, o desespero e a miséria. Silvio Berlusconi, da Itália, assinou decreto reduzindo, drasticamente, o orçamento dos entes líricos do país. O Le Scalla irá reduzir pessoal e os que ficarem terão perda de 20% nos ganhos. Todos os teatros italianos estão em greve, desde a assinatura do decreto. Um dos mais importantes conservatórios do mundo, a Academia di Santa Cecilia, parou. O grande Maestro Zubin Mehta regeu em praça pública o Coro e Orquestra do Teatro Comunale di Firenze. A canção escolhida foi a ária “Va pensiero” da ópera Nabuco de Verdi. Com escolha sugestiva, esta canção tem um significado patriótico para a Unidade Italiana. Quando de sua apresentação para o Imperador Francisco José (o marido de Sissi) houve uma grande manifestação de patriotismo da platéia presente, constrangendo o Imperador que dominava o norte da Itália. Do ponto de vista econômico, por outro lado, o ataque à cultura italiana, só aprofunda a crise. O país tem no turismo uma das suas principais receitas. Sem os seus teatros líricos ficará mais vazia, com menos compras no seu comércio e mais desemprego.

DO MODO COMO SE PRONUNCIA, A PEDOFILIA É PARTE NATURAL DA SOCIEDADE SEGUNDO ALGUNS HIERARCAS DA IGREJA CATÓLICA

A Igreja Católica engendrou um discurso perigoso para ela ao tratar da Pedofilia. Se a Igreja é necessária para “salvar” as pessoas, lhes abrir as portas da bem aventurança, que discurso é esse afinal que apenas justifica os pedófilos intra-muros, acusando aqueles extra-muros? Se a pedofilia não é moralmente condenável, o que resta a Igreja do ponto de vista da sua essência como instituição? Eu me explico melhor. Ninguém exige moralidade de uma pedra, ela é inerte ao assunto. Quando o Arcebispo de Porto Alegre, Dadeus Grings diz que a sociedade é pedófila, deu a ela a mesma natureza inerte da pedra em face do assunto. Especialmente quando esta sociedade é de um país cuja maioria é católica. Ao assumir esta falibilidade da igreja, por extensão, embora não tenha dito, assume a do próprio Papa. Ou a Pedofilia é moralmente ruim e não tem que fazer campeonato entre sacerdotes, médicos, educadores e empresários para saber-se quem o é mais ou se toca o dedo na ferida. Então se a pedofilia é ruim para a vida em sociedade, este é um assunto moral e que certamente poderá ser tratado pelas pessoas e pelas instituições como forma de transformação e conquista.

Por: José do vale Feitosa

Doada Biblioteca de Hilário Lucetti Por: Manoel Severo

Escritor Hilário Lucetti


Hilário Lucetti, grande escritor radicado no cariri; possuia três paixões: A Família, o Crato e o Cangaço. Um dos homenageados "in memorian" no Cariri Cangaço 2009, Hilário Lucetti, se destacou pela determinação e zelo que emprestou por toda sua vida a essas três paixões. Ao longo de sua existência conseguiu montar um dos mais completos acervos sobre a temática do cangaço, em nossa região. Em 2009, o Cariri Cangaço, juntamente com a URCA - Universidade Regional do Cariri, promoveram a Exposição Hilário Lucetti, no pátio externo da Pro-Reitoria de Extensão.


Neste último mês de Abril, a família do inesquecível Hilário, passou ás mãos do Presidente da SBEC – Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço; escritor Ângelo Osmiro, através de doação; a posse da Biblioteca de Hilário Lucetti, composta por mais de cem volumes, todos eles voltados ao tema Cangaço e adjacentes. Na oportunidade foi confirmada junto à Dona Meire Lucetti, viúva do escritor e sua filha, Andréa Lucetti, a produção de uma nova obra, sob a coordenação de Ângelo Osmiro, reunindo todos os artigos publicados por Hilário nas revistas e periódicos, Itaytera e A Província.


Por: Manoel Severo



Evolução do Salário Mínimo em dólares. por Elmano Rodrigues Pinheiro

Salário mínimo de 100 dólares é defendido por Paim

Por: Agência Senado
Data de Publicação: 6 de março de 2003

O 1º vice-presidente do Senado, Paulo Paim (PT-RS), defendeu em Plenário, nesta quinta-feira (6), que o valor do salário mínimo corresponda a pelo menos 100 dólares. Ele informou já ter apresentado no Senado projeto determinando essa vinculação. A proposta que será analisada pelos senadores é semelhante a projeto do próprio Paim que tramita na Câmara dos Deputados. No projeto apresentado no Senado, Paim afirma que 100 milhões de brasileiros dependem desse rendimento e que 54 milhões ganham até meio salário mínimo.

O discurso do senador foi motivado pelo que ele chamou de ¿provocações da imprensa¿ questionando sua posição em relação ao salário mínimo: se ele continuaria defendendo o equivalente a 100 dólares ou se teria passado a apoiar a proposta do governo petista de manter o valor em R$ 240.

- Estou há 16 anos no Congresso, um mês no Senado, e não mudei uma vírgula em minhas posições - afirmou.

De acordo com o senador, houve acordo entre as lideranças partidárias na Comissão de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização para que salário mínimo previsto para 2003 não ultrapassasse a linha dos R$ 250. Paim informou que não integra a comissão e que não foi consultado sobre o acordo.

- Defendi o valor de R$ 250 para o reajuste referente a 1º de maio do ano passado. Se fosse aplicado o reajuste que eu pretendia, o salário corresponderia a 100 dólares no 1º de maio deste ano. A meta é que, um dia, o país cumpra a Constituição, que determina um salário mínimo capaz de suprir as necessidades básicas dos trabalhadores, mas ninguém vai querer que, em dois meses de governo Lula, se consiga aprovar o salário mínimo ideal - afirmou.

Paulo Paim lembrou que, durante os oito anos de governo de Fernando Henrique Cardoso, em apenas três deles o salário mínimo alcançou 100 dólares. E afirmou que, se o salário mínimo não atingir 100 dólares neste ano, tentará esse patamar no ano que vem. Uma vez alcançada a marca dos 100 dólares, disse o senador, ele passará a lutar por um salário mínimo equivalente a 150 e, depois, a 200 dólares.

O senador propôs ainda que o mesmo percentual de reajuste concedido ao mínimo seja estendido aos pensionistas e aos aposentados e sugeriu que o governo federal também construa uma proposta de recuperação das perdas salariais do servidor público. Nenhum país do continente americano paga menos do que 110 dólares de salário mínimo, salientou o senador, dizendo esperar que no atual governo esse objetivo seja alcançado.

Paim destacou ainda que não luta apenas pelo salário mínimo e que, quando deputado, apresentou mais de 700 projetos sobre temas diversos, como cotas raciais. Além disso, acrescentou, o reajuste do salário mínimo repercute diretamente sobre aposentadorias, seguro-desemprego, salário-família, plano de cargos e salários, pisos regionais e pisos das categorias.

Em aparte, o senador Pedro Simon (PMDB-RS) afirmou que, se Paim só se preocupasse com o salário mínimo, seu mandato já seria de grande valor.

Evolução do Salário Mínimo (2) - Por: José Nilton Mariano Saraiva

Salário Mínimo (Era “FHC")
1995 - R$ 100,00
1996 - R$ 112,00
1997 - R$ 120,00
1998 - R$ 130,00
1999 - R$ 136,00
2000 - R$ 151,00
2001 - R$ 180,00
2002 - R$ 200,00
Salário Mínimo (Era "LULA")
2003 - R$ 240,00
2004 - R$ 260,00
2005 - R$ 300,00
2006 - R$ 350,00
2007 - R$ 380,00
2008 - R$ 415,00
2009 - R$ 465,00
2010 - R$ 510,00

A propósito do "comentário" do senhor Dihelson Mendonça sobre a postagem do Elmano Rodrigues Pinheiro (Evolução do Salário Mínimo): 01) deve ser "mentira" o fato de que, no Brasil, milhões de pessoas, comprovadamente, ascenderam da classe E para a classe D e da classe D para a classe C e que, em tornando-se atuantes “agentes ativos” do processo desenvolvimentista, foram capazes, até, de transformar numa simples "marolinha" o verdadeiro "dilúvio" que se abateu sobre a economia mundial, crise que o Brasil ultrapassou relativamente tranquilo graças a um "consumo interno" vigoroso, reflexo do "novo" poder de compra de um exército de ex-marginalizados na era FHC; 02) Deve ser "mentira", também, que a indústria brasileira, principalmente a automobilística, nunca produziu tanto e em tão pouco tempo, possibilitando, além da concretização do sonho do cidadão comum de guiar seu próprio carro, a criação de milhões de empregos; 03) Aliás, deve ser "mentira" que até aqui o governo do presidente Lula criou "apenas" doze milhões de empregos (12.000.000), com previsão de chegar a 14.000.000 ao final deste ano, quando termina o seu mandato (lembremo-nos que nos oito anos de FHC foram criados pouco mais de 800 mil); 04) Deve ser "mentira", ainda, que o programa Bolsa Família (reconhecido inclusive internacionalmente) não é uma agradável e palpável realidade de "redistribuição de renda e reinserção social", mas, sim, uma vulgar e desprezível "bolsa-esmola" eleitoreira, como o querem os que não se reciclaram e/ou, por simples birra, posicionam-se eternamente do contra.
A propósito, se se trata mesmo de uma simplória e humilhante "bolsa-esmola", por qual razão o principal candidato da oposição ao Governo Federal (aquele, que tem verdadeira ojeriza a nordestinos) já "garantiu" que, se eleito, o manterá ???
Como se vê, temos que comparar, sim !!!

Autoria e postagem: José Nilton Mariano Saraiva

"Sedição de Juazeiro" continua Testes no Cariri - Por: manoel Severo


Continuam hoje, quinta-feira, os testes para a definição do elenco da mini-série "Sedição de Juazeiro" no Cariri. A equipe de produção da FGF Tv, aguarda os atores e atrizes de toda região no Teatro do Complexo Cultural do Araripe - Largo da RFFSA, em Crato, onde teremos o palco dos testes para as escolhas de todo o elenco, apoio e figuração, dessa que já é considerada, a mais festejada iniciativa da televisão nordestina dos últimos tempos. Os horários dos testes serão entre 8 da manhã às 6 da tarde,é a última oportunidade. Maiores informações: Secretaria de Cultura de Crato - 088 35232365 - Falar com Edmar.

NOTA CARIRI CANGAÇO: Sem dúvidas a realização dos testes para a escolha do elenco da mini-série "Sedição de Juazeiro" acontecendo também e principalmente, em nossa própria região, mostra o compromisso e convicção dos produtores do empreendimento; tendo à frente o amigo Jonasluis da Silva, de Icapuí; e toda a equipe do Diretor Daniel Abreu, em aproximar o máximo a película do verdadeiro sentimento raiz de nosso cariri. O Cariri Cangaço se sente honrado por ser parceiro da "Sedição de Juazeiro".

Por: Manoel Severo

Terremoto de magnitude 6,5 na escala Richter atinge Peru e Chile


SANTIAGO DO CHILE - Um terremoto de magnitude 6,5 na escala Richter atingiu o norte do Chile e o sul do Peru nesta quarta-feira, 5, e, apesar de sua considerável intensidade, até o momento não foram confirmados danos materiais ou vítimas. Segundo o Instituto de Sismologia da Universidad de Chile, o tremor foi sentido às 22h43 locais (23h43 em Brasília), e seu epicentro foi no Oceano Pacífico, a 48 quilômetros a oeste de Arica, cidade chilena que faz divisa com a peruana Tacna, a 40,8 quilômetros de profundidade. O Escritório Nacional de Emergência do Chile (Onemi) informou que há interrupção parcial dos serviços de telefonia em Arica, que fica a 2.050 quilômetros a norte de Santiago. O Serviço Hidrográfico e Oceanográfico da Armada (SHOA) garantiu que o abalo não causa risco de Tsunami. A "Rádio Programas del Perú" (RPP) destaca que foram registradas quedas de alguns postes de energia elétrica em Tacna, sem maiores danos. Este foi o terremoto de maior intensidade registrado neste ano no Peru, país que se encontra situado geograficamente na denominada zona do Cinto de Fogo do Oceano Pacífico, onde acontece 85% da atividade sísmica mundial.

Fonte: Efe via Estadão.

´SEDIÇÃO DE JUAZEIRO´ Minissérie seleciona elenco - Reportagem: Elizângela Santos


Atores e figurantes sonham com a oportunidade de participar de uma grande produção - ELIZÂNGELA SANTOS - Estreia da produção está prevista para novembro, em Juazeiro. Efeitos especiais serão usados na reconstituição

Juazeiro do Norte. A promessa é de uma grande produção, no momento em que este município vive a efervescência para comemorar o seu centenário. Um episódio significativo que fez Juazeiro e o Cariri entrarem para a história da política nacional. A guerra acontecida em 1914 começa a ser produzida na região, por meio da minissérie "Sedição de Juazeiro". Ontem, os testes para a escolha dos atores da própria região foram iniciados, no Centro Cultural do Araripe, no Crato. Em novembro, a minissérie será lançada em Juazeiro, coincidindo com a Romaria de Finados. A produção deverá envolver mais de 200 participantes e contará com efeitos especiais. Esta parte do trabalho será desenvolvida por meio da experiência do diretor Daniel Abreu. Ele buscou nos Estados Unidos as técnicas que não irá poupar na minissérie. Para os produtores, é uma iniciativa que estará reunindo o que de melhor o Ceará e a região do Cariri têm no universo das artes cênicas. O projeto da produção foi aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura do Estado, e tem o patrocínio da Coelce. Estes são os apoios iniciais para o trabalho, que busca a participação de mais colaboradores e apoiadores culturais, a exemplo das administrações locais, já contando com o apoio do Crato. As filmagens, segundo o produtor e ator Aldo Anísio, serão iniciadas em junho em várias partes do Cariri. As locações já foram visitadas pelos produtores.

O roteiro da produção é assinado por Jonas Luis da Silva, de Icapuí, que há alguns anos tem pesquisado a história da Sedição de Juazeiro, o papel do Padre Cícero e do médico Floro Bartolomeu. A equipe do diretor Daniel Abreu também pretende mais tarde transformar o material em filme. Segundo Aldo, Jonas Luis foi motivado a fazer esse trabalho por conta do grande sentimento de amor ao Ceará e sua história. Algumas emissoras foram contatadas e farão parceria para exibir o trabalho, a exemplo da TV Assembleia e do Canal Universitário. Por enquanto, são mais emissoras de caráter público. Figurantes, elenco de apoio e coadjuvantes estão sendo cooptados nesse momento no Cariri. A maioria é de jovens atores que buscam um lugar ao sol. "Essa é uma grande oportunidade de mostrar talento", segundo o poeta Wilson Bernardo, que nos anos 1980 participou do Teatro do Oprimido. A Sedição de Juazeiro foi um conflito entre o Governo Federal e forças que buscavam manter a hegemonia da oligarquia Accioly no Ceará, apoiada pelo Padre Cícero. O interventor Franco Rabelo iniciou uma perseguição ao "Padim". A região foi defendida pelas tropas de Floro Bartolomeu e por jagunços devotos do "Padim". O conflito resultou na deposição de Franco Rabelo.

MAIS INFORMAÇÕES
J. LS Comunicação
Apec - Avenida Porto Velho, 401
Bairro João XXIII- Bloco H - Sala 1
Fortaleza - CE/ (85) 3299.9953

Elizângela Santos
Repórter do Jornal Diário do Nordeste

Colaboradora do Blog do Crato

Marinha francesa diz ter localizado caixas-pretas do voo 447


A Marinha francesa acredita ter localizado, em uma área limitada que teria entre três e cinco quilômetros quadrados, as caixas-pretas do voo 447 da Air France, informou nesta quinta-feira o ministério francês da Defesa. O Airbus da companhia Air France caiu sobre o Atlântico após decolar do Rio de Janeiro com destino a Paris em 31 de maio do ano passado (pelo horário brasileiro) com 228 pessoas a bordo. Martine Delbono, porta-voz do BEA, órgão francês que investiga as causas do acidente, disse à BBC Brasil que o BEA foi informado sobre a possível localização das caixas-pretas na noite de quarta-feira pelo ministro dos Transportes, Dominique Bussereau, que havia recebido a notícia do ministério da Defesa.

"Neste momento, estamos verificando as informações. Só depois poderemos validá-las ou não. Equipes atualmente na área de buscas, no Atlântico, e também em Paris vão analisar os novos dados", disse a porta-voz na manhã desta quinta-feira. Os técnicos da Marinha reanalisaram gravações submarinas que haviam sido feitas durante a primeira fase de buscas das caixas-pretas do avião, em meados de junho do ano passado, cerca de três semanas após a catástrofe. Essas gravações, realizadas pelos potentes sonares do submarino nuclear francês Émeraude, em junho passado, puderam agora ser melhor exploradas com a ajuda de um programa de computador mais sofisticado, não disponível na época. O novo software permitiu aos especialistas da Marinha, no início desta semana, identificar que os sons gravados no ano passado seriam os emitidos pelas balizas das caixas pretas do avião, afirmou o ministro da Defesa, Hervé Morin.

As balizas não emitem mais, há vários meses, os sinais sonoros que permitem facilitar sua localização. Mesmo assim, a Marinha francesa acredita ter delimitado com grande precisão a área onde estariam as caixas-pretas, numa zona de buscas de apenas três a cinco quilômetros quadrados. Na terceira fase de buscas das caixas-pretas, iniciada em março deste ano, os especialistas vasculharam uma área de 2 mil quilômetros quadrados ao noroeste da última posição conhecida do avião. Um robô equipado com câmeras de vídeo será enviado em breve para percorrer a nova área bem mais reduzida. Luc Chatel, porta-voz do governo francês, declarou, no entanto, nesta quinta-feira a uma rádio francesa, que é preciso ter extrema "prudência" em relação às informações. "Por enquanto, trata-se de uma zona de localização. Depois, é preciso saber se será possível recuperar as caixas-pretas e em que profundidade elas estariam. Seria uma excelente notícia para todos, principalmente para as famílias das vítimas, para saber o que realmente aconteceu nesse voo Rio-Paris, mas prefiro me manter muito prudente no momento", afirmou Chatel. As caixas-pretas do avião são fundamentais, diz o BEA, para descobrir as causas do acidente. Até o momento, os investigadores do BEA afirmaram que houve falhas nos sensores de velocidade do avião, mas que isso "seria um elemento, não a causa do acidente". BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.

Fonte: BBC
Foto ilustrativa: Estadão

CARIRI Comerciantes têm 180 dias para desocuparem calçadas


A ocupação dos espaços públicos por mercadorias e até bancas de vendedores impedem a livre circulação - ELIZÂNGELA SANTOS. O antigo prazo de 15 dias foi estendido para que os comerciantes possam se adaptar às novas regras em Juazeiro.

Juazeiro do Norte. Casos críticos de ocupação das ruas deste município por parte de donos de estabelecimentos e vendedores informais têm até 180 dias para providenciar a retirada de seu comércio das calçadas e ruas da cidade, além de canteiros centrais e praças. A recomendação é da 3ª Promotoria de Juazeiro do Norte. Uma audiência foi realizada com essa finalidade, com representantes de órgãos públicos municipais e a promotoria para chegar a um acordo quanto ao prazo. A maior parte dos estabelecimentos que estavam de forma irregular está sendo notificada. A justificativa dos setores públicos para aumentar o prazo - após a recomendação anterior de 15 dias, dada pelo promotor José Carlos Félix da Silva, anteriormente -, para até 180 dias, a contar da quarta-feira da semana passada, é quanto a adequação do ponto de vista cultural e a questão social dos comerciantes, que terão que se adequar aos três meses.

Vários pontos comerciais foram citados como locais críticos, em que ruas inteiras praticamente estão sendo ocupadas por proprietários de bares, a exemplo dos localizados no Bairro Lagoa Seca, área nobre da cidade, em que o trânsito acaba sendo obstruído. Para os casos em que ocorre a ocupação das ruas e calçadas, a recomendação é que sejam retiradas, no caso dos bares, as mesas e cadeira das ruas. Nas calçadas, até que ocorra a adequação total. As notificações para os donos desses estabelecimentos começaram a acontecer de imediato, conforme o secretário do meio Ambiente de Juazeiro, Antônio de Pádua Sampaio. Segundo o promotor, a ocupação dos espaços públicos por mercadorias, materiais, equipamentos e até bancas de vendedores, impede a livre circulação, além de criar dificuldades para o trânsito de veículos. "Para os casos mais abusivos deverá ocorrer desobstrução imediata das calçadas e vias públicas", diz. O promotor afirma que as penalidades para quem não cumprir, em primeiro momento, serão de multa e apreensão do material que estiver obstruindo o espaço. Os locais que ele considera mais graves são os localizados na Praça José Ilânio, no Bairro Lagoa Seca. Outros pontos são próximos à Faculdade Paraíso e Praça Padre Cícero, no Centro da cidade.

A ocupação das ruas por parte de proprietários de bares tem sido frequente em Juazeiro. O promotor afirma que a falta de uma fiscalização mais efetiva acaba colaborando para esse tipo de comportamento por parte dos comerciantes. A fiscalização e adequação das vias ficarão a cargo da Secretaria de Meio Ambiente e o Departamento Municipal de Trânsito de Juazeiro (Demutran). Esses órgãos farão a autuação devida dos estabelecimentos. O secretário Antônio de Pádua Sampaio afirma que a parceria dos órgãos favorece o trabalho. A desobstrução das ruas, conforme ele, será feita de forma sistemática, para não gerar um caos social, já que as pessoas dependem dos seus estabelecimentos. Ele afirma que o trabalho de fiscalização será intensificado, por conta do aumento no número de fiscais. Mais 20 passaram a compor o quadro da Secretaria. A retirada das barracas em cima das calçadas começa a ser feita de forma imediata, de acordo com ele. Pádua ressalta que o prazo de 180 dias dado pela Promotoria será cumprindo e os estabelecimentos em pior situação já estão sendo notificados. Os quiosques da Avenida Carlos Cruz serão visitados pelos fiscais da Secretaria. A área que abrange desde o Pirajá ao Bairro Franciscanos tem se tornado um dos graves problemas de ocupação de ruas na cidade.

Elizângela Santos
Repórter do Jornal Diário do Nordeste
Colaboradora do Blog do Crato

ALMANAQUE e PREVISÃO DO TEMPO - Dia 07 de maio de 2010


Bom Dia para todos os leitores do Blog do Crato nessa bela manhã do dia 07 de Maio. Um abraço todo especial para uma pessoa que acompanha o Blog do Crato a todo instante lá no Hotel "Encosta da Serra", o Hermano Barreto. Abraços especiais para Antonio Morais, Camila Arraes, Professora Diana Pierre, Divani Cabral ( que hoje vai estar no programa Cariri Encantado da Rádio Educadora ), ao Zé do Vale Feitosa que me proporcionou um encontro maravilhoso virtual com o grande músico Brasileiro Maurício Einhorn, e a todos os nossos leitores. Hoje, mais uma das milhatres de noites acordado redigindo e diagramando o Blog do Crato, trazemos diversas matérias coletadas de sites muito interessantes. Mas eu acho que todo Cratense de coração vai gostar mesmo é do ensaio que fiz ontem lá no sopé da Chapada do Araripe. Olha, isso deu um trabalho de edição considerável, para escolher as melhores fotos, as que eu sei que o público gostaria de ver, e a própria qualidade da imagem. Ah! antes que eu me esqueça: Um abraço especialíssimo para a Gabriella Federico, que não perde os textos postados aqui. A Socorro Moreira, Claude Bloc também. E agora vamos falar sobre o tempo, que nesta madrugada, céu de brigadeiro: Limpo, azul escuro. Sem chance para chuvas. Aliás, a previsão do tempo para hoje é de Sol com algumas nuvens. Não chove, segundo o site Climatempo, conforme mostra aí ao lado a foto do satélite. Tenham todos um Bom Dia!

Dihelson Mendonça

Eventos históricos

558 - Em Constantinopla, a cúpula da Hagia Sofia desmorona. A reconstrução é imediatamente ordenada por Justiniano.
1824 - Estréia a Nona Sinfonia de Beethoven.
1910 - O cometa Halley passa pela Terra.
1915 - Primeira Guerra Mundial: um submarino alemão afunda, no mar de Irlanda, o transatlântico Lusitania dos Estados Unidos, causando a morte de 1,2 mil pessoas. A Alemanha e os Estados Unidos rompem relações diplomáticas.
1927 - É fundada a Varig (Viação Aérea Riograndense) (Brasil)
1937 - É Inaugurada a Rádio Bandeirantes (Rádio Sociedade Bandeirante-PRH 9)
1945 - Acaba a II Guerra Mundial. A Alemanha Nazi assina o termo de rendição incondicional perante os aliados.
1946 - Fundação da empresa japonesa Sony
1973 - O diário The Washington Post recebe o Prêmio Pulitzer por sua investigação no escândalo Watergate.
2001 - O ladrão inglês Ronald Biggs, escondido no Brasil, volta ao Reino Unido.
2007 - Instauração do Parlamento do Mercosul.

Nascimentos

1711 - David Hume, filósofo escocês (m. 1776)
1833 - Johannes Brahms, compositor (m. 1897)
1840 - Pyotr Ilyich Tchaikovsky, compositor russo (m. 1893)
1850 - Anton Seidl, maestro húngaro (m. 1898)
1884
A.J.Renner, empresário brasileiro (m. 1966)
1893 - Orestes Barbosa, poeta e compositor popular brasileiro (m. 1966).
1901 - Gary Cooper, ator norte-americano (m. 1961).
1919 - Eva Perón, esposa do presidente da Argentina, Juan Domingo Perón. (m. 1952).
1925 - Jorge Loredo, ator e humorista brasileiro.

Falecimentos

973 - Oto I da Germânia, imperador do Sacro Império Romano (n. 912)
1825 - Antonio Salieri, compositor italiano (n. 1750)
1880 - Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, patrono do exército brasileiro (n. 1803).
1969 - Manuel Mendes, escritor, escultor e político português (n. 1906)
1990 - Elizeth Moreira Cardoso, cantora e sambista brasileira (n. 1920)
2006
António de Vasconcelos Xavier, Bioquímico português (n. 1943)
Machiko Soga, atriz e dubladora japonesa (n. 1938)

Fonte: Wikipédia
Foto: Eva Perón
Colaboração no Almanaque: Alessandra Bandeira

ALMANAQUE e PREVISÃO DO TEMPO - Dia 6 de maio de 2010.


Bom Dia!

Hoje foi uma noite de chuva aqui no Crato. Como sempre tem acontecido, nada assim que se possa dizer "Puxa vida, que chuva!"; Apenas uma forte "neblina" se abateu por sobre a cidade. A previsão do tempo segundo o site climatempo para hoje, é de Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite. A temperatura máxima fica em 27 e a mínima de 19. Neste momento, o tempo é de sol com núvens, conforme mostra a última foto do satélite. Aqui na Vilalta, a temperatura é de 27 graus, e a umidade relativa do ar, 64 por cento. Algumas pessoas têm reclamado do conteúdo escasso do Blog do Crato nos últimos dias. O problema aqui é a falta de tempo da minha parte. Como sabemos, o Blog é coletivo. Temos aí 80 colaboradores, sendo que desses, apenas uns 10 postam mais, e mesmo esses são escassos, devido às suas atividades. Eu também tenho meus trabalhos, pois o Blog não tem fins lucrativos, embora eu chegue a ficar editando aqui em até 5 ou 6 horas por dia. Ultimamente tenho procurado resolver os nossos outros projetos. O computador da Rádio Chapada do Araripe está com defeito, e isso me tomou um tempo incrível para fazer as mudanças para outra máquina. Contudo, esperamos que hoje a situação já esteja se normalizando, para o deleite dos nossos inúmeros leitores do Blog do Crato, sempre trazendo as últimas notícias, as crônicas e o pensamento dessa cidade de Frei Carlos Maria de Ferrara, que não pára!

Dihelson Mendonça

ALMANAQUE

1447 - Casamento de D. Afonso V, rei de Portugal, com D. Isabel de Avis
1542 - Francisco Xavier chega a Goa para evangelizar, atendendo solicitação do rei João III de Portugal.
1682 - Luís XIV da França transfere a corte para Versailles.
1794 - Toussaint l'Ouverture lidera uma revolução escrava no Haiti.
1889 - A Torre Eiffel é oficialmente aberta ao público durante a Exposição Universal em Paris
1889
Os franceses reconhecem Paris como a Cidade-Luz.
Criação do Colégio Militar do Rio de Janeiro
1937 - O desastre do Hindenburg: o Zeppelin alemão Hindenburg pega fogo e é destruído em menos de um minuto ao tentar pousar em Lakehurst, Nova Jersey, causando 36 mortes.
1942 - As tropas britânicas capturam Madagáscar às forças coloniais de Vichy.
1967 - Tropas israelenses conquistam o setor oriental de Jerusalém durante a Guerra dos Seis Dias.
1969 - Cacilda Becker sofre derrame cerebral quando representava na peça Esperando Godot.
1994 - Inauguração do Eurotúnel no Canal da Mancha.
1997 - Privatização da Vale do Rio Doce.

Nascimentos

1758 - Maximilien de Robespierre, político revolucionário francês (m. 1794).
1856 - Sigmund Freud, psiquiatra austríaco, fundador da psicanálise (m. 1939).
1861 - Rabindranath Tagore, escritor, poeta e músico indiano, ganhador do Prêmio Nobel de Literatura (m. 1941).
1895
Malba Tahan, escritor e matemático brasileiro (m. 1974).
Rodolfo Valentino, ator estado-unidense de origem italiana (m. 1926).
1899 - José Campos de Figueiredo, escritor português (m. 1965).
1904 - Harry Martinson, escritor sueco (m. 1978).
1906 - André Weil, matemático francês (m. 1998).
1910 - Santo Irmão Augusto Andrés, monge do Instituto dos Irmãos das Escolas Cristãs, santo e mártir de Turón. (m. 1934)
1915 - Orson Welles, cineasta estado-unidense (m. 1985).
1916 - Zezé Macedo, atriz brasileira (m. 1999).
1961 - George Clooney, ator norte-americano.

Falecimentos


1859 - Alexander von Humboldt, naturalista e explorador alemão (n. 1768)
1862 - Henry David Thoreau, escritor e filósofo estadounidense (n. 1817)
1910 - Rei Eduardo VII do Reino Unido (n. 1841)
1954 - B. C. Forbes, jornalista financeiro (n. 1880)
1976 - Donald Byrne, enxadrista estadunidense (n. 1930).
1992 - Marlene Dietrich, atriz alemã (n. 1901)
1995 - Maria Pia de Saxe-Coburgo e Bragança, escritora e reivindicadora ao trono português (n. 1907)
2007 - Enéas Carneiro, médico e político brasileiro (n. 1938)

Fonte: Wikipédia
Foto: Sigmund Freud
Colaboração no Almanaque: Alessandra Bandeira

Edições Anteriores:

Maio ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31