xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 23/04/2010 | Blog do Crato
.

VÍDEO - Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

23 abril 2010

Ciro reitera que quer ser candidato e critica Lula - Postado por Océlio Teixeira

Em entrevista ao SBT Brasil, Ciro Gomes afirmou que, com sua experiência política de quem foi governador, prefeito e ministro, quer ajudar o debate. Ou seja, quer continuar candidato a presidente da República

O deputado federal Ciro Gomes (PSB) afirmou, nesta noite de sexta-feira, durante entrevista ao SBT Brasil, que, com sua experiência política de quem foi governador, prefeito e ministro, quer ajudar o debate. Ou seja, quer continuar candidato a presidente da República, o que será resolvido pela cúpula do PSB na próxima terça-feira.

Indagado se foi Lula ou o PSB que o impediu de disputar, Ciro disse que a única força moral de tirá-lo da disputa é o partido. “Agora é geral a informação de que o presidente Lula enfim…”

Sobre a declaração dada ao IG de que avaliou o tucano Serra bem mais preparado, Ciro afirmou que não disse isso. “Essa entrevista eu não dei. Agora tem que falar a verdade: O Serra é mais preparado que a Dilma. Foi governador, foi prefeito, foi governador… já perdeu. Agora ela (Dilma) é melhor do que o Serra.”

Segundo Ciro, o tucano Serra trata o adversário como inimigo e disse ainda que o PT também está entrando nessa prática, com dossiê pra cá, pra lá. Sobre Lula não ser Deus, lamentou que estão usando as pesquisas pra lhe tirar da disputa. Ciro disse que é homem limpo e que as pesquisas o mostram despencando, com Serra sempre na frente e podendo ganhar a eleição.

Indagado se sua saída seria boa para quem, Ciro disse que o Serra quer isso porque acha que vence e o PT quer também, mas Ciro disse que vai apoiar Dilma, mas não poupou Lula:

“Tenho profundo respeito e amizade ao presidente Lula, mas ele está errado. Ele está errado por quê? Porque está populariço, está no céu e sentindo um Deus… mas não tem mais ninguém pra dizer nada ao Lula e ele está perdendo a humildade”, acentuou Ciro, cobrando: “Por que ele não pode tratar esses assuntos com franqueza, comigo, cara a cara, francamente. É normal isso”.

Ciro reiterou que sua obrigação moral para com o País é ser candidato a presidente, mas observou. “Se não der certo, eu ponho minha viola no saco”. Ciro lamentou que a briguinha do PT e PSDB de São Paulo tiraram o mineiro Aécio Neves e agora querem tirá-lo também.

O pré-candidato reiterou que vai lutar até a manhã de terça-feira para sair candidato. “Vou cumprir a orientação que me der meu partido, é da democracia. Mas vou espernear. Vou espernear, mas vou pedir pro partido pegar as ideias que gostaria que fossem discutidas e nesses próximos dias vou ler, olhar pros meus filhos, minha mulher”, disse Ciro. Ele também descartou uma postulação ao Governo de São Paulo, embora tenha transferido seu domicílio eleitoral para esse Estado. Não poupou críticas à elite paulista.

Fonte: Blog do Eliomar

Proposta de plebiscito que muda nome de Juazeiro do Norte continua tramitando na Assembleia - Postado Por Océlio Teixeira

Em ritmo de adesão crescente, a proposta de mudança de nome já ganhou o apoio de músicos como Nando Cordel e Luiz Fidélis, que se propuseram a compor jingles e música para animar os eventos que antecederão esta possível consulta popular.

A proposta de plebiscito para a mudança de nome de Juazeiro do Norte para Juazeiro do Padre Cícero ganha a cada dia mais simpatizantes.

O projeto de Decreto Legislativo 03/2010, que propõe esta consulta popular, de autoria do deputado estadual Professor Teodoro, encontra-se atualmente sendo examinado pela procuradoria da Assembleia Legislativa, após ser aprovado pela Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público, devendo seguir para análise em outras comissões, para finalmente ser levado à votação em plenário.

A intenção do Parlamentar é realizar duas Audiências Públicas, uma em Fortaleza e outra em Juazeiro do Norte, para mobilizar a comunidade e dar espaço para a manifestação das pessoas.

Entretanto, para corroborar a idéia inicial do Parlamentar, o vereador José Nivaldo Cabral de Moura (DEM) deu entrada com um Projeto de Emenda à Lei Orgânica do Município de Juazeiro do Norte, em seu artigo 32, inciso 26, possibilitando consulta popular sobre o tema em questão junto à população.

Em ritmo de adesão crescente, a proposta de mudança de nome já ganhou o apoio de músicos como Nando Cordel e Luiz Fidélis, que se propuseram a compor jingles e música para animar os eventos que antecederão esta possível consulta popular.

Também a elite econômica norte juazeirense está aderindo em peso a esta proposta, pois segundo o empresário Tadeu Alencar, um dos incentivadores desta mudança, ressalta que a inclusão do nome do Padre Cícero ao nome da cidade reforçaria ainda mais o turismo religioso de Juazeiro do Norte.

A artista plástica Assunção Gonçalves, defensora desta mudança, diz que: “A mudança de nome da cidade seria uma homenagem justa ao maior dos juazeirenses”.

Estima-se que este plebiscito correria até as eleições de outubro de 2010, ou então no dia 24 de março de 2011, dia do aniversário do Padre Cícero e ano do centenário do município.

Esta iniciativa, a da realização de consulta popular para a troca de nome da cidade, entretanto, já foi precedida de duas outras, uma de autoria do então deputado estadual Giovani Sampaio, em 2001, e no âmbito municipal, o vereador João Barbosa, em 1982, propunha a mudança do nome de Juazeiro do Norte, mas ambas não frutificaram.

Com mais de 300 mil habitantes, Juazeiro do Norte recebe anualmente mais de dois milhões de fiéis e turistas, principalmente oriundos do Nordeste, atraídos pela mística do Padre Cícero Romão Batista, e pelo turismo religioso, transformando esta cidade do Cariri no segundo maior centro de peregrinação do Brasil, superada somente pela devoção a Nossa Senhora de Aparecida, no Estado de São Paulo.

Fonte: Site do Dep. Prof. Teodoro

Lei Municipal do Meio Ambiente do Crato - Por: José Sales


Parabéns à população do Crato. Com a aprovação da Lei Municipal do Meio Ambiente, logo mais, este será o primeiro município do Ceará a ter sua Lei do Meio Ambiente, adequada às demandas de proteção e preservação de seus recursos naturais. A mesma foi composta após uma sequencia de debates audiencias públicas, organizados pela Sceretaria Municipal do Meio Ambiente e, em compatibilidade com as recomendações do PDM CRATO/ Plano Diretor Municipal, em sua nova versão, aprovado em Dezembro 2009. Imagem da Nascente do Rio Batateira - APP da Nascente do Rio da Batateira e Geotope do Geopark Araripe - localizada no bairro do Lameiro, no limite da sede urbana do Crato, no sopé da Chapada e Floresta Nacional do Araripe. A Nascente do Batateira é também o habitat natural e bercário de reprodução do Soldadinho do Araripe. Fotografia Daniel Roman. Arquivo de Imagens Ibi Tupi.

Postado por José Sales

PENSAMENTO DO FIM DE SEMANA:SABEDORIA DE MONGE SERTÃO-Wilson Bernardo.

A Sabedoria de um reino,conscientemente
significa hospedar em sua cabeça um piolho indiano...

Wilson Bernardo(Texto & Fotografia)

MUPHI/ Museu da Pré História de Itapipoca - Postado por: José Sales


Uma visita técnica do MTUR/ Ministério do Turismo pode garantir, finalmente, as verbas para a construção do MUPHI/Museu de Pré-História de Itapipoca. Há dois anos o projeto não sai do papel e todo o acervo paleontológico pode ser conferido somente em uma sala de um shopping na cidade. Na manhã de ontem, o diretor de Infraestrutura do Ministério do Turismo, Roberto Bortolotto, visitou o "VALE DA MEGAFAUNA", acompanhado do prefeito João Barroso e do vice, Geraldo Azevedo. Conforme Bortolotto, Itapipoca tem potencial para o turismo neste setor e o primeiro passo na viabilização do museu já foi dado. "Vou levar a proposta para o Ministério do Turismo, avaliar a viabilidade da obra. Temos até 2 de julho para conseguir alguma verba ou só depois de outubro, por causa das eleições presidenciais", diz. O projeto do MUPHI está orçado em R$ 7 milhões. "O projeto também contempla que o prédio pode ser construído por etapas e isso garante que não se precisa de toda a verba logo no início", completa o diretor do MTur. O museu estava previsto de ser construído em 2008. No entanto, o MUPHI existe desde 2005, quando foi aprovada a Lei Municipal Nº 52/2005, responsável pela criação do Museu de Pré-História de Itapipoca, com a missão de formar equipes de Paleontologia, mapear ocorrências, executar escavações e preservar o patrimônio fóssil natural de Itapipoca.

De acordo com o prefeito de Itapipoca, João Barroso, o objetivo da visita é fazer um levantamento do potencial turístico e paleontológico a ser explorado na região. "Iremos decidir juntamente com o Ministério do Turismo os recursos para a construção do Museu", diz. O estabelecimento teria, conforme um projeto prévio, Centro de Visitantes e o Salão de Eventos, além de Museografia, destinada para alocar todas as peças encontradas e que compõem o acervo. Atualmente, o MUPHI possui mais de 10 mil peças arqueológica e a maioria se encontra espalhadas por museus nacionais e também no exterior. A cidade de Itapipoca é reconhecida no meio acadêmico desde a década de 1950, quando os primeiros pesquisadores visitaram o local e publicaram artigos científicos com estudos locais.Mas as queixas e denúncias de moradores, que assistiram ossos gigantes de animais pré-históricos serem escavados e levados embora, nunca cessaram. Por isso, todo cuidado ainda é pouco para manter a preservação da história de uma cidade.

"Do total de peças encontradas, possuímos cerca de mil peças catalogadas que estão no Município e ainda mais cinco mil esperando para ser catalogada", diz o prefeito. No entanto, os trabalhos para verificar novas descobertas estão paralisados. Segundo o gestor, não há condições financeiras para dar continuidade às escavações. "Não temos condições de fazer a limpeza, a identificação das peças, mas acredito que nosso potencial é muito grande para a Paleontologia". No momento, as peças são guardadas em diversos estabelecimentos da Prefeitura Municipal e não podem ser reveladas por uma questão de segurança. Para o secretário de Cultura e Turismo de Itapipoca, Alex de Sousa, a construção de um prédio para o museu será importante para dar continuidade aos trabalhos de pesquisa.

A criação do Museu de Pré-História de Itapipoca é a pedra fundamental para que os fósseis encontrados nos nove sítios paleontológicos (João Cativo, Pedra d´Água, Jirau, Cajazeiras, Lajinhas, Coelho, Rio Cruxati, Baleia e Lagoa do Osso) permaneçam em Itapipoca. Assim, é uma forma de evitar que todo o material coletado e catalogado seja transferido para outros centros de pesquisa. Localizada no sopé norte da Serra de Uruburetama, distante 130Km de Fortaleza, o "Vale da Megafauna" concentra um dos mais belos e significativos conjuntos de depósitos fossilíferos, do tipo tanque, da região Nordeste do Brasil. A área do "Vale da Megafauna" possui 800 quilômetros quadrados, entre os rios Mundaú, localizado a Leste, e Cruxati, na parte Oeste da cidade, e onde há 10 mil anos viviam animais pré-históricos. Atualmente, só os alunos de escolas públicas e particulares visitam o local, mas reconhece que à medida em que forem investidos em nova estrutura, a visitação aumenta. "Esse museu é demandado pelo país há muito tempo. É uma forma que temos de mostrar à sociedade que possuímos riqueza na área paleontológica".

Fonte: Caderno REGIONAL/ Diário do Nordeste.Ilustração Tato Araújo.

EXCLUSIVOFlagrante: FARMÁCIA VASCONCELOS FOI ASSALTADA - Por Wilson Bernardo.

Agora há pouco, no final da manhã desta sexta-feira, a Farmácia Vasconcelos foi tomada de assalto por dois indivíduos, até o momento não identificados. Com o apoio de populares, os mesmos foram presos e imobilizados até a chegada da Policia, onde foram entregues para devidas averiguações. O assalto se deu devido a fragilidade do caixa da farmácia, já que o mesmo não possui uma proteção de vidro, que impediria o assalto, pois os saltantes pegaram o malote em que o caixa deixou sobre o banco assento. No final os ladrões se deram mal e a quantia foi recuperada.

Farmácia Vasconcelos, centro de Crato.
Populares interceptam bandidos
Assustados, mas não tem nada de inocentes...
A policia chega e os mesmos seguem tranquilos...
O que com certeza, em breve estarão nas ruas em busca de mais aventuras.


Wilson Bernardo (Texto & Fotografia)

CRATO - Notícias do dia 23 de Abril de 2010



‘Abriu pra Juventude’ realiza hoje grande caminhada contra as drogas com jovens do Crato


Milhares de jovens estarão nas ruas do Crato, na tarde de hoje, para participar da grande caminhada: ‘Um Grito de Alerta! Fique Longe das Drogas. O evento sairá da praça São Vicente até o Centro Cultural do Araripe. A passeata faz parte da programação do Abriu pra Juventude, que vem sendo realizado em Crato desde o último dia 19, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude do Crato, em parceria com diversos órgãos e outras secretarias municipais. Durante a caminhada, estarão participando grupos da cultura popular, artistas e a Banda de Música do Crato. A Secretária de Cultura, Danielle Esmeraldo, destaca a importante participação dos jovens estudantes de escolas públicas do Crato e também da rede particular, para dar esse grito de alerta contra as drogas e promover a paz na sociedade. Dentro da Programação, no Teatro Municipal Salviano Arraes Saraiva, acontecerá, às 9 horas, a apresentação Coquetel, com a Companhia Wancilus e, às 19 horas, Esperando Cumadre Daiana. Às 20 horas, o Centro Cultural do Araripe será palco do Encontro de Maracatus, Foco do Imperatone e Liberdade e Raiz.

Secretaria de Infraestrutura realiza recuperação de ruas

A Secretaria de Infraestrutura do Município do Crato está com diversos trabalhadores nas ruas, realizando serviços de recuperação, no sentido de facilitar o tráfego de veículos e pedestres. Os serviços inclui a operação tapa buracos. A Avenida Pericentral Maildes de Siqueira é uma das vias que passa pelo processo de recuperação. Após as chuvas, vários buracos foram formados na pista. Também, ao lado do mercado Walter Peixoto, foi construída uma nova laje de concreto, no sentido de recuperar um trecho considerável de rua que estava desgastada. O trabalho de recuperação continua em várias vias da cidade e distritos.

Agricultura convoca pecuaristas para campanha de vacinação de rebanhos

A Prefeitura Municipal do Crato, através da Secretaria de Agricultura Pecuária e Recursos Hídricos do município, convoca os senhores criadores a se engajarem na campanha de vacinação dos seus rebanhos contra a febre aftosa. A campanha este ano tem início no dia 1º de maio e vai até o dia 31 do mês.

Lei Municipal do Meio Ambiente prestes a ser votada

Encontra-se em processo de avaliação final, a Lei Municipal do Meio Ambiente do Crato, que será apreciada e votada pela Câmara Municipal. O secretário de Meio Ambiente, Nivaldo Soares, afirma que todos os trâmites necessários estão sendo cumpridos, na finalidade de possibilitar o encaminhamento para votação. O trabalho passa por avaliação da Procuradoria do município. Após a aprovação, será sancionada pelo Executivo. O projeto de lei conta com mais de 300 artigos, no intuito de atender a demanda de questões relacionadas ao meio ambiente, que inclui desde licenciamentos ambientais à conscientização, com proposta educacional.

Projeto Cidade Limpa será implantado em Crato

Será implantado em Crato o Projeto Cidade Limpa, por meio da Secretaria de Infraestrutura, voltado para a educação da população, quanto ao tratamento e encaminhamento do lixo. O trabalho consta de uma proposta educativa e disciplinar. O sistema de coleta na cidade obedecerá de forma rigorosa um calendário para atender a população. O secretário José Muniz afirma que após essa primeira etapa educativa, o próximo passo será a aplicação da lei para as pessoas que insistirem em não colaborar com a limpeza da cidade. Com o cumprimento dessa proposta, assegura o secretário, o cratense terá a oportunidade de ter uma cidade mais limpa e saudável.

Imunização contra Gripe A continua para pessoas de 20 a 29 anos

A vacinação contra a Gripe Influenza A H1N1 continua sendo realizada em Crato, em todos os postos do município para pessoas na faixa etária de 20 a 29 anos até hoje, dia 23. Sábado, 24, será iniciada a fase de vacinação para idosos acima de 60 anos. Os que estiveram com outro tipo de problema de saúde associado, também receberão a dose de vacina sazonal contra gripe. A Secretaria de Saúde do Crato está vacinando conforme o que foi estabelecido pelo Ministério da Saúde, que atua com a estratégia de vacinar por grupos e faixas etárias, no intuito de atender toda população.

Governo Municipal do Crato

Almanaque dia 23 de Abril

Eventos históricos

1445 - Henrique VI de Inglaterra casa com Margarida de Anjou
1936 - Abertura do campo de concentração português do Tarrafal em Cabo Verde.
1945 - II Guerra Mundial: O Exército Vermelho começa a entrar em Berlim.
1962
Emancipação da cidade de Candeal, no Estado da Bahia.
A máquina fotográfica 360º de Sebastião Carvalho Leme é patenteada.
1994 - Físicos descobrem o quark top, uma partícula subatômica.

Nascimentos

849 - Alfredo da Inglaterra, primeiro Rei da Inglaterra (m. 899).
1185 - Afonso II, rei de Portugal (m. 1223).
1336 - Olivier de Clisson, Condestável de França (m. 1407).
1539 - Jorge de Albuquerque Coelho, Segundo Donatário da Capitania de Pernambuco, filho de Duarte Coelho Pereira.
1564 - William Shakespeare, dramaturgo e poeta inglês (m. 1616).
1791 - James Buchanan, 15º Presidente dos Estados Unidos (m. 1868).
1808 - João Caetano dos Santos, ator brasileiro.
1857 - Ruggero Leoncavallo, compositor italiano (m. 1919).
1858 - Max Planck, físico alemão, premio Nobel de Física em 1918 (m. 1947).
1897 - Pixinguinha, compositor brasileiro (m. 1973).
1902 - Halldór Laxness, escritor islandês, Prémio Nobel da Literatura de 1955 (m. 1998).
1903 - Guy Granville Simonds, oficial do Exército Canadiano, que comandou o 2º Corpo Canadiano durante a Segunda Guerra Mundial (m. 1974).
1908 - Geraldo Pereira, sambista e compositor brasileiro (m. 1955).
1918 - Maurice Druon, escritor francês (m. 2009).
1919 - Dorian Leigh, modelo norte-americana (m. 2008).
1923 - Helio Jaguaribe, sociólogo, cientista político e escritor brasileiro.
1933 - Valentin Bubukin, ex-futebolista russo (m. 2008).
1937 - Franco Gallo, economista e político italiano.
1941 - Paavo Lipponen, político finlandês.
1942 - Joviano de Lima Júnior, bispo brasileiro.
1943
Anatoliy Byshovets, ex-futebolista ucraniano.
Hervé Villechaize, ator francês (m. 1993).
1949 - David Cross, violinista e tecladista de rock britânico.
1951 - Ozéias de Paula, cantor brasileiro.
1954
Michael Moore, realizador estado-unidense.
Robson Jorge, compositor brasileiro (m. 1993)
1960
Léo Jaime, cantor, compositor e ator brasileiro.
Valerie Bertinelli, atriz norte-americana.
Craig Sheffer, ator norte-americano.
1961 - Pierluigi Martini, piloto italiano de automobilismo.
1962 - Wagner Rodrigues, artista plástico, fotógrafo e publicitário.
1972 - Patricia Manterola, cantora mexicana.
1974 - Eduardo Barros Mariutti, Historiador

Falecimentos

303 - Jorge de Anicii (São Jorge)
1016 - Rei Ethelred II de Inglaterra (n. ca. 968)
1151 - Adeliza de Louvain, Rainha Consorte da Inglaterra entre 1121 e 1135 (n. 1103).
1616 (calendário juliano) - William Shakespeare, dramaturgo, poeta e ator (n. 1564)
1616 (calendário gregoriano) - Miguel de Cervantes, escritor espanhol (n. 1547)
1625 - Maurício, Príncipe de Orange (n. 1567)
1815 - Alexandre Rodrigues Ferreira, naturalista brasileiro (n. 1756).
1895 - Carl Ludwig, fisiologista alemão (n. 1816)
1934 - Gregório da Fonseca, militar e escritor brasileiro, imortal da Academia (n. 1875).
1942 - Olga Benário Prestes, militante comunista alemã. (n. 1908).
1986 - Otto Preminger, diretor cinematográfico austríaco (n. 1906).
1990 - Ruy Guilherme Paranatinga Barata, poeta e compositor brasileiro (n. 1920)
2007 - Boris Yeltsin, ex-presidente russo (n. 1931)
2009 - Otto Stupakoff, fotógrafo de moda brasileiro.

Fonte Wikipédia
Foto William Shakespeare
Colaboração Alessandra Bandeira

Cariri Cangaço - Grupo de Isaias Arruda Por:João Bosco André



Foto de Grupo de Jagunços de Isaias Arruda

Temos a satisfação de postar uma foto inédita de Grupo de Isaias Arruda, o grande coronel de Aurora e Missão Velha; o principal protagonista do plano de ataque a cidade de Mossoró, pelo Rei do Cangaço, Virgulino Ferreira Lampião em junho de 1927. Foi em sua fazenda Ipueiras que os líderes do ataque planejaram a empreitada e foi também em Aurora que houve o famoso episódio da traição do próprio Isaias Arruda a Lampião, quando enviou alimentação envenenada e manteve sob cerco, de seus homens e as forças cearenses do Major Moisés, o mesmo Virgulino; fugido do frustrado ataque à capital do oeste potiguar.

No Cariri Cangaço 2010, teremos visita técnica ao município de Aurora, contemplando os principais palcos dessa grande epopéia ligada a Isaias Arruda e Lampião.

NOTA CARIRI CANGAÇO: Nossos agradecimentos ao pesquisador e historiador, professor João Bosco André, pela gentileza da seção da fotografia e por confirmar seu nome entre os Confencistas Cariri Cangaço 2010.

Fonte: Blog Cariri Cangaço

CRATO - Notícias da URCA - Universidade Regional do Cariri - Dia 23 de Abril de 2010


I Seminário de Estudos Jurídicos da URCA acontece de 5 a 7 de maio

A Universidade Regional do Cariri – URCA, através do Centro de Estudos Sociais Aplicados – CESA, do Departamento, da Coordenação do Curso de Direito e, do Grupo de Estudos e Pesquisas em Direitos Humanos Fundamentais – GEPEDH vêm convidar a comunidade acadêmica para participar do I Seminário de Estudos Jurídicos da URCA – I SEJURCA. O evento acontecerá no período de 05 a 07 de maio de 2010, no Teatro Municipal Salviano Arraes Saraiva (Cine Teatro Moderno), localizado à Rua José de Alencar (Calçadão) – Centro, e no Campus São Miguel – Curso de Direito, na cidade de Crato (CE). O Seminário propõe por meio da temática “Direito e Cidadania”, uma discussão da prática e aplicabilidade dos meios objetivos da democracia participativa, como instrumento para a garantia da cidadania. Palestras com ilustres personalidades do cenário jurídico brasileiro, bem como oficinas que perpassam desde a leitura de clássicos, educação ambiental, projetos sociais, até cinema e teatro do Oprimido acontecem durante o evento.Inscrições e demais informações disponíveis no site: www.direitourca.com.br/sejurca.

Biblioteca do Hospital Dia do Cariri será inaugurada hoje

O Departamento de Enfermagem da Universidade Regional do Cariri (URCA), por meio do Grupo de Extensão: Tecnologias em Saúde Mental, coordenado pela Professora Mestre Cleide Correia de Oliveira inaugura, hoje, dia 23, às 10 horas, a Biblioteca do Hospital Dia do Cariri – CE, que receberá o nome do Professor Lourival Luciano Filho. O projeto é uma iniciativa dos alunos de Enfermagem, da Universidade Regional do Cariri, do semestre 2009.2, membros do grupo de extensão em parceria com a direção do Hospital. O Projeto tem o objetivo Proporcionar um campo de reflexão e prática em saúde mental, visando o desenvolvimento de experiências de metodologias, contribuindo para a melhoria da qualidade da intervenção da enfermagem no campo da saúde mental. A perspectiva é o aprofundamento técnico, científico e político das estratégias em saúde mental voltadas para a melhoria da qualidade de vida dos portadores de sofrimento psíquico.

Inscrições prorrogadas para Especialização em Biologia e Química

A coordenação do Curso de Especialização em Biologia e Química informa que foram prorrogadas as inscrições para o referido curso até o final do mês de maio. As aulas estão previstas para iniciar em junho de 2010.

Documentação necessária:
01 foto 3x4
Xerox do certificado de graduação ou declaração
Xerox de cpf e rg
Currículum vitae comprovado
Maiores informações: (88)9271-2560 (perpétua)

Abertas inscrições para novas turmas de Geografia e Meio Ambiente e Psicologia Aplicada à Educação

A coordenações dos cursos de Especialização em Geografia e Meio Ambiente e Especialização em Psicologia Aplicada à Educação, informam que encontram-se abertas as inscrições para abertura de novas turmas. Maiores informações: (88) 9926-2599 (ana emília)

Contato: Assessoria de Comunicação Universidade Regional do Cariri - URCA (88) 3102-1212 ramal 2617 www.urca.br Crato, 23 de abril de 2010

Edições Anteriores:

Setembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30