xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 18/04/2010 | Blog do Crato
.

VÍDEO - CONVERSA FRANCA - O DESCASO NO CRATO - Dihelson Mendonça ( 30-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

18 abril 2010

Te cuida leão: Invicto, Ceará é campeão do segundo turno - Postado por Océlio Teixeira

O Ceará está na final do Campeonato Cearense. Jogando neste domingo, no Castelão, a equipe conquistou o título do segundo turno ao bater o Guarany por 1 a 0, gol marcado por Geraldo, mas que o árbitro Paulo César Oliveira anotou para Tiago Granja, contra. O alvinegro, que ficou com a conquista sem perder nos 13 jogos, agora vai decidir o título nos próximos dois domingos, dias 25 de abril e 2 de maio, contra o Fortaleza, vencedor do primeiro turno, no Castelão.

No primeiro tempo o Ceará teve domínio do jogo. Abriu o placar aos 15 minutos. Erick Flores achou Misael na ponta direita e o atacante cruzou para a entrada da pequena área. Jeferson foi enganado pela bola, o lateral Tiago Granja tentou afastar e Geraldo tocou para o gol. O árbitro Paulo César Oliveira, entretanto, errou ao anotar o gol para o jogador do Guarany. Ainda no primeiro tempo, Michel e Misael perderam chances claras para marcar, enquanto o Guarany não incomodou o goleiro Diego em momento algum.

Na segunda etapa, já com Márcio Carioca em campo, o Guarany ocupou melhor os espaços sem, entretanto, muita objetividade. A melhor chance ocorreu aos cinco minutos, depois que o zagueiro Junior Alves desperdiçou rebote do goleiro Diego, que falhou no lance. Sem conseguir concluir, o time de Sobral não ameaçou mais, apesar do domínio territorial, enquanto o Ceará perdeu um penâlti batido por Geraldo – Jeferson defendeu – e pelo menos mais três chances em contra-ataques, duas com Misael e uma com Dinei.

CEARÁ: Diego, Diogo (Luizinho), Fabricio, Anderson e Thyago Fernandes; Michel, João Marcos, Careca e Erick Flores (Dinei); Geraldo e Misael(Leozinho).
GUARANY: Jeferson, Roberto Baiano (Netinho), Junior Alves e João Carlos; Tiago Granja, Garrinchinha, Ritson (Márcio Careca), Piva, Jean e Jony Jeferson Maranhão); Vanderlei.
Renda: R$ 381.100,00
Público total: 32.868
Público pagante: 28.901

Fonte: Blog do Gol(O POVO)

NOTÍCIAS DO CRAJUBAR - Coluna Armando Rafael


Crato ganha Rádio Jangadeiro FM

Já se encontra em Crato a equipe precursora de instalação da Rádio Jangadeiro FM. A nova emissora integra a holding do Grupo Jangadeiro de Comunicação, proprietário da TV Jangadeiro de Fortaleza e ganhador da concessão para instalar uma emissora de televisão em Sobral, além de três emissoras de rádio FM, em fase de instalação nos municípios do Crato, Crateús e Quixeramobim. A equipe que veio instalar a Rádio Jangadeiro FM de Crato está mantendo contatos com profissionais da radiofonia caririense, objetivando integrá-los no elenco da nova emissora de rádio cratense.

Melhoramentos na catedral de Crato

Confeccionados em Minas Gerais, chegaram a Crato os dois vitrais que serão colocados na nova Capela do Santíssimo Sacramento, ora em construção no interior da Sé Catedral. Um desses vitrais reproduz a imagem da Mãe do Belo Amor, relembrando a mais antiga devoção mariana do Vale do Cariri. Essa devoção faz parte da memória coletiva e do imaginário popular de Crato. Trata-se de uma estatueta de madeira, provavelmente do século 18 – conhecida como A Mãe do Belo Amor – com cerca de quarenta centímetros de altura. Essa imagem é venerada desde 1740, nos primórdios da Missão do Miranda, origem a atual cidade de Crato. O outro vitral resgata São Fidelis de Sigmaringa, escolhido pelo fundador de Crato– frei Carlos Maria de Ferrara– como co-padroeiro da primitiva capelinha de taipa, coberta de palha, erguida em 1740 no centro da então Missão do Miranda e que resultou na atual catedral de Nossa Senhora da Penha. Frei Fidelis de Sigmaringa era franciscano e após seu martírio foi escolhido como o “Protomártir da Sagrada Congregação para a Propagação da Fé”. Ainda hoje esse santo é tido como modelo de leigo e advogado católico, de religioso e mártir. Não existia, até agora, nenhuma referência ao co-padroeiro de Crato na igreja a ele co-consagrada por frei Carlos Ferrara. Com esse vitral a lacuna foi preenchida.

Café Crato corre o risco de fechar em fevereiro

Depois do encerramento das atividades da Cafeteria Cinelândia, a Princesa do Cariri corre o risco de ver fechado o último tradicional estabelecimento de servir cafezinhos em funcionamento na Praça Siqueira Campos: o Café Crato. Ponto de convergência da cidade desde 1953, consta que o novo proprietário do prédio – onde funciona o Café Crato – teria dado um prazo aos atuais locatários para encerramento do contrato de aluguel no próximo fevereiro de 2011. Se a medida for mesmo concretizada desaparecerá o último local de encontros descontraídos e informais de várias gerações de intelectuais, políticos, homens de negócio e até dos mais simples freqüentadores da Praça Siqueira Campos. É a memória da cidade que vai sendo modificada pelas inexoráveis mudanças dos tempos...

Câmara dos Deputados fará homenagem a Mons. Murilo de Sá Barreto

Por solicitação do deputado federal Manoel Salviano (PSDB-CE) a Câmara Federal vai realizar no próximo dia 10 de maio uma sessão em homenagem ao monsenhor Francisco Murilo de Sá Barreto – que ficou conhecido como “O Vigário do Nordeste” – falecido em 04 de dezembro de 2005. Monsenhor Murilo foi pároco em Juazeiro do Norte durante 47 anos. Possuía muita influência em todo o Nordeste graças ao seu trabalho pastoral de acolhimento aos romeiros do Padre Cícero. Sacerdote culto, carismático, comunicativo era também escritor, radialista, professor e pesquisador. Escreveu quatro livros e em vida recebeu dezenas de homenagens. A última partiu da Universidade Regional do Cariri que lhe concedeu – poucos dias antes de sua morte – a Medalha do Mérito Reitor Antônio Martins Filho. A casa onde monsenhor Murilo residiu durante quase meio século em Juazeiro do Norte está sendo transformada num memorial. Ali serão expostos seus objetos pessoais, escritos e o resgate do seu trabalho pastoral em favor dos romeiros que visitam a Terra do Padre Cícero.

Texto e postagem: Armando Lopes Rafael

Papa chorou durante encontro, conta uma das vítimas de pedofilia em Malta - Postado por Océlio Teixeira


O papa Bento 16 chorou neste domingo ao encontrar oito vítimas de abusos sexuais cometidos por religiosos em Malta, afirmou um dos participantes da reunião.

"Vi o Papa chorar de emoção", disse Lawrence Grech, que revelou ainda que não esperava que o pontífice se desculpasse, "mas vi nele e no bispo de Malta [Dom Paul Cremona] a humildade de uma Igreja que, naquele momento, representava todo o problema da Igreja moderna". Bento 16 "apoiou sua mão sobre a cabeça de alguns dos participantes do encontro, abençoando-os. Senti-me liberado e aliviado de um grande peso", continuou. Grech contou ainda que "não ia mais às missas e havia perdido a fé", mas agora se sente "um católico convicto". O encontro com o papa foi "o maior presente que recebi depois do nascimento da minha filha", completou o fiel que, inclusive, não pôde participar da festa da menina, que neste domingo celebrava o seu terceiro aniversário. Hoje com 35 anos, Grech foi uma das oito crianças abusadas sexualmente por padres em um orfanato católico da localidade de Santa Venera, na década de 1980. O grupo foi recebido pelo papa na Nunciatura Apostólica, em Rabat. Bento 16, por sua vez, expressou sua "consternação" diante dos episódios e "a vergonha e dor por aquilo que as vítimas e suas famílias sofreram".

A reunião aconteceu na tarde deste domingo, após a celebração de uma missa na Praça dos Celeiros, em Floriana, e era um dos momentos mais esperados da visita, embora não estivesse no programa oficial. Bento 16 conclui hoje sua viagem apostólica ao arquipélago de Malta, realizada em ocasião do 1950º aniversário do naufrágio de São Paulo. O retorno a Roma está previsto para as 20h45 locais (15h45 no horário de Brasília).

Fonte: Folha On Line

Ψ Psicologia Jurídica I Ψ Por João César Mousinho De Queiroz.


Psicologia da Delinqüência
Psicologia Penitenciária
Psicologia Judicial
Psicologia Forense
Psicologia Policial
Mediação Familiar
Vitimologia
Psicologia Pericial.

Psicologia Jurídica é fundamentada como uma especialidade que desenvolve um grande e específico campo de relações entre dois mundos do Direito e da Psicologia, nos aspectos teóricos, explicativos e de pesquisa, como também na aplicação, na avaliação e no tratamento.

A psicologia jurídica deve-se restringir aos conteúdos psicológicos da norma, sem procurara explicar se ela é ou não é justa, nem pretender argumentar sobre seus fins, pois não cabem ao campo de atuação do psicólogo estes questionamentos. Entretanto não deve ser impedida de proporcionar informações que,colateralmente, podem ser implantadas pelos juristas como uma amostra de disfuncionalidade de cretos objetivos.

A psicologia jurídica constitu-se de um campo de investigação psicológico especializado, cuja finalidade é o estudo do comportamento de seus atores jurídicos no âmbito do Direito, da Lei e da Justiça. É reconhecida internacionalmente como psicologia jurídica ou forense.

Este ramo da Psicologia dedica-se às situações que se apresentam sobretudo nos tribunais, nas varas da infância e juventude e familiar e que envolvem o contexto das leis. Desse modo, na Psicologia Jurídica, são tratados todos os casos psicológicos que podem surgir em contexto de tribunal. Dedica-se, por exemplo, ao estudo do comportamento criminoso, ao estudo das doenças envolventes de situações familiares e de separação civil.

Clinicamente, tenta construir o percurso de vida dos indivíduos no dia-a-dia na sociedade em constantes relações jurídicas e todos os processos psicológicos que possam conduzidos a doenças do Cliente, de estrutura familiar e do Trabalho.

O Psicólogo Jurídico, assim, tenta descobrir a raiz do problema, uma vez que só assim se pode partir à descoberta da solução. Descobrindo as causas das desordens, sejam elas mentais e/ou comportamentais, também se pode determinar um processo justo, tendo em conta que estes casos são muitos particulares e assim devem ser tratados em tribunal.

O primeiro ramo da psicologia Forense a surgir foi a psicologia criminal, pois realiza estudos psicológicos de alguns dos tipos mais comuns de delinqüentes e criminosos em geral, como, por exemplo, os psicopatas. De fato, a investigação psicológica desta sub área apresenta, sobretudo, trabalhos sobre homicídios e crimes sexuais, talvez devido à sua índole grave.

O que posso sugerir para os meus futuros colegas, querem ser respeitados e não atropelados nos fóruns desse nosso Brasil. Então saibam tudo do ECA–Estatuto da Criança e do Adolescente e do SINASE- Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo. Aprenda a elaborar Relatório Técnico Conclusivo sugerindo progressão de medida para meio aberto L. A. (Liberdade Assistida) ou Extinção de Medida com a cara dos adolescentes ou presidiário ou pela manutenção da medida ou pena.

Esse ano completo audiências em todas as varas das famílias aqui em São Paulo (Fóruns e Deij) nunca encontrei ou me defrontei profissionalmente com advogados, promotores, defensores públicos contratados por famílias de classe média e alta que não quiseram me desqualificar em oitivas ou equipe técnicas do juízo, em detrimentos a liberdade de homicidas, latrocídas, psicopatas e pedófilos.

Caros futuros colegas não se iludam, temos em todo Brasil nas capitais e interiores faculdades e universidades de psicologia jurídicas ótimas, pelo menos onde tive o prazer de ministrar palestras. Façam sua parte bem feita começando com o pé direito visitando e conhecendo o Conselho Tutelar de sua região. EVITE PRODUZIR VIOLÊNCIA AQUI FORA.
Fontes:
Livros, Teses, Fundação Casa (Febem)
São Paulo 18/04/10 Artigo XVIII– Ψ Psicólogo Jurídico T.Familiar. www.sosdrogasealcool.org

MERENDA ESCOLAR - Por Maria Otilia

As Escolas Públicas Estaduais do Ceará , terão em seu cardápio da merenda escolar, generos alimentícios produzidos pela agricultura familiar da nossa região. De acordo com a orientação do MEC, pelo menos 30% dos recursos destinados ao PNAE ( Programa Nacional de Alimentação Escolar) deverá ser para adquirir produtos produzidos na própria região onde está inserida a escola. Com esta medida , com certeza os nossos agricultores terão mercado para vender seus produtos , melhorando assim a sua renda familiar e podendo aumentar a sua produção. Já que o pagamento pela aquisição dos generos alimentícios é imediato
Lembrando a todos os diretores de escola, que na próxima semana, teremos uma reunião com os Coordenadores da EMATERCE para elaboração do cronograma de entrega. Bem como orientação de como proceder a compra destes produtos.

A inclusão dos produtos da agricultura familiar na merenda escolar ,além de acrescentar os valores nutricionais , modificará hábitos alimentares dos nossos alunos.
Texto postado pro Maria Otilia Moreira

No Metrô do Cariri – Por Carlos Eduardo Esmeraldo

Em 1977, em Reunião do Rotary Clube do Crato, um grupo de rotarianos defendia a retirada da Estação Ferroviária do centro da cidade, para instalá-la no Muriti. Esse grupo alegava que a ferrovia fechava sete ruas do centro da cidade. Opus-me a essa idéia porque em todas as grandes cidades brasileiras, as estações ferroviárias situavam-se no centro e os trilhos poderiam servir futuramente à implantação de um metrô de superfície ligando o Crato ao Juazeiro do Norte. No dia seguinte, um colega engenheiro da Coelce ouvia no noticiário do radialista Antônio Vicelmo, um resumo do que fora discutido na reunião do Rotary Clube do Crato do dia anterior. Então ele espalhou entre os demais colegas de trabalho que eu havia apresentado um projeto para instalação de um metrô no Crato. Por isso, fui vítima de muitas chacotas dos demais colegas da Coelce de Fortaleza.
Hoje faço esse registro. Eu andei no metrô do Cariri! Uma realidade que estaria ainda distante, ou possivelmente inviável se aquela idéia dos rotarianos cratenses tivesse sido posta em prática.
Espero que aquele meu colega da Coelce, a quem convidarei para ler este texto, tome conhecimento da realidade em que se tornou aquele meu palpite.
E que retorne o trem de passageiros de Fortaleza ao Crato.

Estação do São José, onde eu e Magali descemos procedentes do Crato!

Fotos: Magali

Por Carlos Eduardo Esmeraldo.


BLOGBIOdiversidade:VAMOS SALVAR O SOLDADINHO-DO-ARARIPE-Por Wilson Bernardo.


REUNIÃO DO PLANO DE CONSERVAÇÃO DO SOLDADINHO-DO-ARARIPE

Durante dois dias, 13 e 14 de Abril no Hotel Encosta da Serra, membros e representantes doDIBIO/ICMBio, Aquasis/ICMBio,COPAN/CGESP/DIBIO e tendo a frente os facilitadores Inés e Fátima, foram discutidos planos de conservação do soldadinho-do araripe (Antilophia bokermanni), publicado em 2006 e será adaptado a nova metodologia de planejamento estratégico para a conservação de espécies(SCS) da IUCN. Nesta reunião a AQUASIS E DIBIO coordenarão a revisão deste documento

Soldadinho e debatedores...I Brito

E W. Brito
Especialistas e estudiosos do Soldadinho-do-araripe.

Wilson Bernardo (Texto & Fotografia)

Coluna Amilton Silva - FUTEBOL


Domingo de Grandes Decisões no Brasil

Ceará e Guarany de Sobral, decidem neste domingo às 16:00 horas , no Castelão, em Fortaleza, o segundo turno do campeonato Cearense de 2010 O vencedor do turno fará a finalíssima com o Fortaleza campeão do primeiro turno. A torcida do vovô promete lotar o Castelão e fazer uma grande festa.

Campeonato Carioca

Para a decisão do segundo turno do campeonato Carioca de 2010, entre Botafogo e Flamengo, já foram vendidos antecipadamente mais de 44 mil ingressos, restando ainda em torno de 22 mil. É esperado o recorde de público e renda no Brasil este ano. No campo de Futebol, em caso de vitória do Botafogo, este será consagrado campeão Carioca de 2010, pois, com a vitória do primeiro turno o fogão poderá ser campeão arrastão. Os três últimos carioca, foram decididos entre Flamengo e Botafogo, com o Flamengo levando a melhor. O Flamengo vencendo o embate de hoje , leva a decisão do campeonato para duas partidas ,caso seja vencedor do campeonato, será consagrado tetra campeão.

Campeonato Paulista

Time sensação do Brasil, o Santos decide na vila belmiro , em Santos, contra o São Paulo, a vaga na final do Paulistão de 2010. Na primeira partida , no último domingo no Morumbi, os meninos da Vila não tomaram conhecimento do São Paulo e venceram por 3 X 2. O Peixe pode perder com um gol de diferença. O adversário do Santos ou São Paulo, sairá da partida entre Santo André e Grêmio Prudente. Na mesma situação do Santos encontra-se o Santo André, pode perder com um gol de diferença pois, na partida de ida venceu o adversário por 2 X 1.

Campeonato Pernambucano

Jogos marcados para este domingo pela 22ª rodada do pernambucano de 2010:

SANTA CRUZ X SALGUEIRO
SETE DE SETEMBRO X CENTRAL
YPIRANGA X PORTO
CABENSE X VERA CRUZ
VITÓRIA X ARARIPINA
NÁUTICO X SPORT

próxima fase »
Pernambucano 2010 - Classificação até a 21ª rodada
P
J
Ordenar
V
Ordenar
E
Ordenar
D
Ordenar
GP
Ordenar
GC
Ordenar
SG
Ordenar
(%)
Ordenar
Semifinais SEMIFINAIS Rebaixamento REBAIXAMENTO
J jogos P pontos ganhos V vitórias E empates D derrotas GP gols pró GC gols contra SG saldo de gols (%) aproveitamento
1 Sport 51 21 15 6 0 47 16 31 80
2 Náutico 40 21 12 4 5 41 27 14 63
3 Santa Cruz 37 21 11 4 6 39 27 12 58
4 Cabense 31 21 10 1 10 25 26 -1 49
5 Central 31 21 9 4 8 21 28 -7 49
6 Ypiranga-PE 28 21 7 7 7 34 29 5 44
7 Salgueiro 26 21 8 2 11 29 29 0 41
8 Porto-PE 26 21 8 2 11 30 40 -10 41
9 Vitória-PE 24 21 6 6 9 30 39 -9 38
10 Araripina 22 21 6 4 11 24 33 -9 34
11 Vera Cruz 19 21 4 7 10 26 33 -7 30
12 Sete de Setembro 16 21 3 7 11 22 41 -19 25

Faltam 12 dias, Show MUSI(CA)MINHOS de Pachelly Jamacaru

Contagem regressiva, será dia: 30 Abril no Centro Cultural BNB
em Juazeiro do Norte,às 19.15h.
Participaçãoes Especiais: Abidoral Jamacaru, Luis Carlos Salatiel, João do Crato, Dihelson Mendonça, Nivando Ulisses, acompanhados por: Aminadaber, Danilo, Isaias do(Trio Cariri) e o Mestre Jairo Starqey
Convidamos a todos, marquem presenças!

TRAVESSA CRATO: EM FORTALEZA VOCÊ ENCONTRA UM CRATINHO - Por Wilson Bernardo.

Estive recentemente em Fortaleza e encontrei esse reduto. Aqui se encontra de tudo, além de se sentir como se estivesse em casa. Queijo bom, rapadura, paçoca no quilo, cachaça servido a tira gosto caseiro e o mais importante, é como se você estivesse mesmo no seu cratinho de açúcar ou no calçadão do portuga Joaquim. Recomendo a todos, quando estiverem por lá, visitem essa travessa, ela fica na rua dos correios, agência central de Fortaleza e próximo à catedral, e o domingo passei a manhã e tarde tomando cachaça e me sentindo em casa.

Aqui se tem de um tudo
Bugingangas e satisfação
O domingo a calçada é só dos boêmios e dos saudosistas,é o dia todo.

Wilson Bernardo (Texto & Fotografia)

Pipa - Por: José Flávio Vieira


Homenagem a Dr. Marcos Cunha.

O menino brincava com os dois irmãos menores numa casa humilde de uma cidadizinha mais simples ainda. Tempos em que a rua pertencia à infância e não aos carros. A rua era o simples playground das casas, um estádio livre para o exercício da “bicheira”, da peteca, da “bandeira” , do chicote –queimado, do esconde-esconde. A lua ainda não havia fugido dos céus, ofuscada pelo néon. Jogava, a molecada, uma espécie de bocha nordestina, com pedras. A moeda de troca eram cédulas confeccionadas com o papel de carteiras de cigarro. Quem o visse assim, de bermuda, sem camisa, tangido pelo vento, empenhado nos mistérios lúdicos do jogo das pedras, jamais imaginaria o homem que se gestava na infância prenhe do menino da rua.

Mas o tempo que engoliu a rua e triturou, pouco a pouco, a infância, não conseguiu destruir o moleque. Semana passada, muitos anos depois, ele subiu as escadas de um luxuoso hotel na paradisíaca Campos do Jordão, para receber um dos prêmios mais almejados na sua arte : o XI Prêmio Brasil de Medicina. Não parecia o médico querido e renomado que tantos cearenses aprenderam a admirar, carregava o sorriso maroto do guri redivivo, como se acabasse de ganhar algumas cédulas de papel de cigarro, após a colisão certeira no jogo das pedras.

É que não foram poucos os percalços na caminhada do menino. Crescera sem a presença marcante do pai, numa família tradicional, mas humilde de três filhos.Cedo entendeu que as notas reais eram bem mais difíceis de encontrar do que as das partidas de rua. As intempéries forjaram seu espírito e rápido aprendeu: as desigualdades do mundo, a felicidade de alguns e a desgraça de muitos não aconteciam por mero acaso, iam bem além do fortuito fatalismo. Existia uma histórica e bem arquitetada trama para que o paraíso fosse de alguns eleitos e o inferno o latifúndio de uma maioria. Em plena ditadura militar dos anos 60-70, estas disparidades ficaram bem mais perceptíveis nos seus deslumbrados olhos de estudante. Embrenhou-se na política , foi perseguido e dedurado. Terminou expulso do colégio junto com os irmãos. Para recuperar os anos em atraso, fez o Curso Científico de uma só vez no supletivo e enfrentou o vestibular de Medicina em Recife. Foi o orador da turma, assim como o fora na quarta série ginasial, quando proferiu o discurso que o levou à expulsão . Partiu para o Rio de Janeiro, onde fez a residência médica na especialidade de Neurologia e para aqui voltou, nos anos 80, onde se dedicou de corpo e alma ao seu ofício. Percebeu, rapidamente, que o Cariri carregava uma chaga: a Hanseníase atacava as classes mais desfavorecidas, com índices mundiais que só se comparavam aos da Índia. Mergulhou no meio dessa multidão de mutilados, combatendo com afinco nossa praga centenária, se tornando um dos maiores especialistas brasileiros nesta área. Este profícuo trabalho o levou a teses de Mestrado e Doutorado pela Universidade Federal do Paraná. Desde a escola primária , nunca se afastou da política, foi um dos fundadores do PT em nossa cidade, sendo candidato por duas vezes a prefeito de Crato, nos anos 80. Não satisfeito com toda trajetória vitoriosa, entendeu que a permanência do seu conhecimento só se exerceria se estendido a novas gerações e fez-se professor universitário. Em fins de 2009, o orador versátil voltou ao palanque proferindo brilhante discurso como paraninfo da turma de doutorandos daquele ano.

Enquanto subia as escadas para receber o prêmio Brasil, essas lembranças certamente afloraram na mente do menino Marcos Cunha. Até porque , a seu lado, braço dado, seguia-lhe o anjo da guarda de todo este percurso: D. Sônia. O menino tinha a plena convicção que sem ela , sem a sua firmeza e determinação, os sonhos teriam se estilhaçado no calçamento da rua. D. Sônia consubstancia em si todos os ingredientes das mães espartanas: pronta para corrigir quaisquer distorções na conduta dos filhos e, por outro lado, armada até os dentes a defendê-los em quaisquer situações e circunstâncias. A sua vida se compara a outras tantas heroínas da nossa história como Olga Benário e D. Bárbara; só que seu heroísmo é bem menos visível, está enfeixado entre quatro paredes, entre lágrimas , soluços, com batalhas ganhas a cada instante, a cada minuto, contra as adversidades da vida. Ela nem precisa de prêmios, observa seus troféus a cada dia: um médico e dois odontólogos , homens dignos, retos e probos.

Marcos Cunha é o médico mais completo que conheço. Carrega em si ingredientes dificílimos de se enfeixar numa única pessoa. Estudioso, profundo conhecedor da sua arte, despojado, ético e dedicado ao paciente como um monge tibetano. Não bastasse tudo isso , profundamente politizado, sabe perfeitamente que a doença, a maior parte das vezes, tem bem pouco a ver com o estetoscópio: só se cura com atitude política. E mais que tudo, humilde e simples. Talvez ninguém tenha percebido, mas não foi o médico de cabeça branca que recebeu o troféu consagrador em Campos de Jordão, mas o menino inquieto da Padre Sucupira, que jogava pião e empinava pipa, firmando os pés na terra mas lançando, premonitoriamente, as asas para o céu...

Por: José Flávio Vieira

No Cariri...... saudades de André Herzog - postado por José Sales

No Cariri, setores acadêmicos sentindo saudades de André Herzog, ex-reitor da Urca. Pelo menos é o que contam à Bric-a-Brac.

Fonte: Coluna Bric - à - Brac/ Jornalista Inês Aparecida

Edições Anteriores:

Novembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30