xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 17/04/2010 | Blog do Crato
.

VÍDEO - ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Prefeito do Crato é escolhido um dos melhores prefeitos do Ceará pela PPE Eventos, em Fortaleza. ( 09-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

17 abril 2010

Pensamentos...



"Quem não foi comunista aos dezoito anos, não teve juventude, quem é depois dos trinta não tem juízo"

Carlos Lacerda

"O homem só é feliz pelo supérfluo. No comunismo, só se tem o essencial. Que coisa abominável e ridícula!"

Nelson Rodrigues

"O comunismo é o ópio dos intelectuais"

Clare Boothe Luce

Em defesa de uma arte coletiva e ativa - Por Alexandre Lucas*


Nos primórdios, antes da propriedade privada, a arte era concebida como construção coletiva e ritualística fazendo parte dos fazeres cotidianos de agrupamentos e comunidades, inexistindo a separação entre a arte e o público, mantendo desta forma uma relação de confluência, fraternidade e de humanização entre as pessoas, tendo em vista o viés inclusivo da vida comunal. Mas a partir do surgimento da propriedade privada, a arte assume outras feições e passar a ter características de distanciamento entre a produção artística e o grande público ocorrendo também a cisão entre a produção intelectual e manual, consequentemente esse fator é preponderante para fragmentar-la, criando uma arte para o povo e uma arte para as elites.

Ao assumir essa dimensão de classe social na arte, a classe das elites utiliza dos seus instrumentos de dominação para imprimir a ideologia dos seus interesses, que é a de colocar as manifestações e produções populares como inferiores, ingênuas e desprovidas de conteúdo e de forma. Em contraposição a classe dominante coloca a sua produção simbólica como dotada de superioridade. Essas contradições transpiram nas formas de relacionamento das classes sociais com a arte.

No capitalismo existem formas distintas de produção simbólica uma delas vem das tradições coletivas e estão ligadas a vida das camadas populares e na defesa dos seus interesses, a qual podemos denominar de arte social, como sugere a professora Maria Inês Hamann Peixoto, vale destacar para dirimir dúvidas que toda arte é uma produção histórica social, independente de qual classe o artista esteja vinculado, na outra ponta teremos uma produção para atender aos deleites das elites econômicas e no meio a produção em larga escala, produzida nos laboratórios e nas industrias capitalistas para ser destinada a alienação, despolitização e a desumanização das massas.

Com o advento do capitalismo e os resquícios do Idade das Trevas, período medieval, na qual a Igreja Católica Apostólica Romana esteve ditando a produção artística, a arte sofreu sérios prejuízos que refletem até os dias atuais, podemos citar como exemplos a individualização do artista e a sua separação do público e o infeliz discurso de que a arte seria um dom, produção ou manifestação vindas dos céus. A arte é e só pode ser produção e manifestação de mulheres e homens situados num tempo e num espaço. A arte é uma forma de trabalho, ou seja, uma ação consciente que visa manter uma relação entre os seres humanos e a natureza com vista a transformar e resignificar-la.

É preciso reconhecer a necessidade de reencontro da arte com os seus primórdios, considerando as novas contextualizações históricas e sociais. A lógica Aristotélica de conceber a arte enquanto ao algo para ser contemplado não convém às camadas populares, pois cria uma ponte quebrada entre publico e a arte/artista. É necessário aproximar a arte das vivências individuais e coletivas, colocando o público enquanto ser ativo do processo de construção/desconstrução/reconstrução das experiências, produções e manifestações artísticas e estéticas.

A ação coletiva ou a possibilidade de envolvimento do público dentro dos fazeres artísticos e estéticos propiciam uma nova dinâmica de compreensão e de relacionamento com a arte que reconstrói a ponte entre arte e a vida, servindo para passagens das relações de pertencimento, empoderamento, humanização, politização, criação e conhecimento. Quanto mais envolvente, ativa, interativa e colaborativa forem as experimentações no campo simbólico e sensorial, mas a arte assumirá uma dimensão engajada e humana.

*Coordenador do Coletivo Camaradas, pedagogo e artista/educador. --

Prof. Alexandre Lucas
(88)9248-5255
(88) 88476946
(88)99783047
PS. Caso nao consiga entrar em contato pelos números acima envie um topedo que reJustificartorno. MSN: alexandrelucas65@hotmail.com Acesso Grátis : www.coletivocamaradas.blogspot.com

As provas de que Deus existe – por Francisco José da Silva (*)

É possível provar que Deus existe? Existem provas reais da existência de Deus? Podemos encontrar uma prova cientifica de sua existência? A questão da existência de Deus é decisiva, pois a certeza de sua existência poderia resolver uma serie de problemas até então sem respostas claras.

Existem na história da filosofia e da teologia várias tentativas de provar a existência de Deus, ora apelando para os argumentos fundados na revelação, na fé, ora fundados puramente na razão, na filosofia. Apresentaremos aqui os argumentos fundados na razão, que são essencialmente sete: o primeiro é o famoso argumento ontológico de Santo Anselmo (séc. XI), que busca provar o -ser- de Deus a partir do seu -conceito-, ao qual se seguem os cinco argumentos segundo a sistematização de São Tomás de Aquino (séc. XIII), que os denominava -as cinco vias- do conhecimento de Deus, inspiradas no pensamento de Aristóteles, são eles: a prova do movimento, a da causa eficiente, a da contingência, a dos graus de perfeição e a ordem universal. Por fim, o sétimo argumento é moral, da existência de Deus, desenvolvido pelo filósofo alemão Immanuel Kant (sec.XVIII), e que não é tanto uma prova, mas uma exigência racional de sua existêncial.

A primeira prova, ou o argumento ontológico, foi inicialmente apresentada por Santo Anselmo de Canterbury (sec.XI), no seu escrito Proslógio, nele afirmava que "Deus é um ser do qual não se pode pensar nada maior", ou seja, posso ter certeza da existência de Deus na medida em que ele é o ser do qual não se pode pensar nada maior, pois se existir um ser do qual eu possa pensar que seja maior que Deus, então Deus não existe, mas se não encontro nem na realidade nem no pensamento um ser que seja maior que Deus, posso ter a certeza de que Deus existe. Este argumento é denominado ontológico porque parte do -ser- (em grego, to on) de Deus. Este argumento foi compartilhado pelo filósofo francês Descartes (sec.XVII) em suas Meditações de Filosofia Primeira.

As cinco vias de São Tomás de Aquino (sec.XIII) são baseadas no pensamento de Aristóteles e podem ser resumidas da seguinte forma: a primeira, a partir do movimento, supõe que todos os corpos que se movem, movem a si mesmos ou são movidos por outros, desta forma não pode haver uma causa do movimento que siga ao infinito, por essa razão há um ser que move sem ser movido, o chamado motor imóvel, este motor é Deus.
A segunda é a prova segundo a causa eficiente, nela observamos que tudo tem uma causa, não podemos retroceder sem chegar a um fim, é necessário, pois que haja uma causa eficiente de todas as coisas e ela é Deus.
A terceira é a prova segundo a contingência, ela esclarece que as coisas existentes não são necessárias, podendo existir ou não; ora para que as coisas contingentes existam é necessário pelo menos um ser no qual a existência seja necessária. Logo, há um ser necessário que possibilita a existência de seres contingentes, esse ser é Deus.
A quarta prova é segundo os graus de perfeição, há seres mais perfeitos e menos perfeitos e, claro, para que possamos deduzir uma maior ou menor perfeição é necessário conceber um ser sumamente perfeito, a partir do qual podemos comparar. Este ser sumamente perfeito é Deus.
A quinta e ultima é a baseada na ordem, ou seja, na natureza é evidente uma ordenação, cada coisa ocupa um lugar determinado nesta ordem, a qual deve ter em si mesma um ordenador. Este ordenador é Deus.

A prova moral ou argumento moral desenvolvido pelo filósofo Immanuel Kant caracteriza por ser, antes de tudo, o resultado de um abandono das provas teóricas de Deus da metafísica clássica prova ontológica, a cosmológica e a físico-teleológica. Para o filósofo alemão, não podemos conhecer Deus teoricamente, pois nessa dimensão Deus é para nós apenas uma ideia, uma vez que não se pode conhecer sem os dados da experiência sensível. Resta então apenas postular a existência de Deus, como uma exigência da razão em seu uso prático para garantir a obrigatoriedade e a realização da lei moral em nós, a qual é independente de determinações e condições sensíveis.
Desta forma podemos comprovar que há varias provas da existência de Deus, as quais foram desenvolvidas por uns e contestadas por outros. Neste sentido, há razões suficientes para crer, muito embora também existam razões para não crer, cabe a cada um de nós sermos capazes de enfrentar racionalmente as questões que decorrem da tentativa de conhecer e demonstrar a existência de Deus por meio da razão.

(*) Francisco José da Silva, é mestre em Filosofia e professor do Campus UFC Cariri
.

Precisamos de uma Doação. Alguém pode nos ajudar ?


Aos nossos Amigos!


Lamento informar que ontem ( dia 16 ) quase tivemos um incêndio por aqui no estúdio aonde funciona a edição do Blog do Crato, que poderia ter destruído tudo, quando um dos No-breaks que sustentam os servidores da Rádio Chapada do Araripe entrou em curto-circuito, levando consigo uma bateria automotiva Heliar de 70 amperes. A fumaça subiu, e por muita sorte não aconteceu algo pior, porque eu agi a tempo e o curto-circuito aconteceu lentamente descarregando a bateria até o zero. Se tivesse curto-circuitado de uma só vez, talvez não estivéssemos aqui escrevendo isso agora. Após várias horas mudando a fiação elétrica e testando tudo, estamos operando precariamente agora com um estabilizador, mas sem No-break para o servidor o que é perigoso para a perda de dados.

Solicitar aqui a qualquer dos nossos leitores a doação de outro equipamento do mesmo modelo para reposição, já que não temos condições de comprar. Como sempre faço questão de frisar, O Blog do Crato, Rádio Chapada e os sites que mantemos no ar não tem fins lucrativos ( o que pode ser sempre um erro ), e portanto, dependemos das doações e pequenos patrocínios para manter tudo funcionando e se possível, crescendo. Se já é difícil manter os pagamentos de conta de luz, Velox e diversos serviços externos, um prejuízo desta órdem é de quebrar as pernas, e ainda poderia ter sido pior! Então, estou apelando para a boa vontade, e a solidariedade de quem puder chegar junto nessa hora difícil para conseguirmos outro No-break e outra bateria para repor. Quem puder, entre em contato conosco pelo e-mail blogdocrato@hotmail.com ou pelo telefone 088-3523-2272 que a coisa tá é feia!

O equipamento que precisamos: Um Nobreak SMS Net4+ 1400va Bi-volt ( ou outro No-Break SMS de igual capacidade, com entrada para bateria externa ) e uma bateria automotiva Heliar de 70 amperes.

Agradeço antecipadamente a quem puder nos ajudar.

Dihelson Mendonça

A Imparcialidade Com Toque De Parcial – por Luiz Claudio Brito de Lima

Confesso que quando penso em dissertar sobre determinado tema, aqui ou em qualquer outro campo, não o faço esperando elogios, confetes e outros adjetivos superiores, pois se assim o fosse perde-se-i-a todo o espeque do cerne da questão, qual seja, ser compreendido e deixar as poucas palavras para reflexão de todos. Todavia , quando nos propusemos a esse fim, ficamos no mais das vezes atento ao seu resultado, isto é “antenado” se fomos bem sucedido na empreitada anteriormente almejada, se plantamos a semente da informação com todos os cuidados devido. Em uma família numerosa ( e quem tem sabe disso), o papel do seu genitor – e aqui utiliza-se a expressão masculina, contudo, essa missão hoje é desempenhada por ambos os conjugues – espera-se um comportamento análogo, justo, sem qualquer tipo de distinção por parte dos emissores à prole.

Segundo o dicionário pátrio, em especial o “Michaelis” imparcial seria: “Que não é parcial;Que não se deixa corromper ; Que julga sem paixão; Que não sacrifica a verdade e a justiça a considerações particulares. Pois bem, veja que a imparcialidade é elemento intrínseco daquilo que é justo, reto, sendo assim, errôneo sua manifestação sem que esse requisito essencial seja observado. Um exemplo claro que a imparcialidade afeta relacionamento pessoal ou profissional, ocorre quando o empregador pretere determinado funcionário, deixando às claras que o “outro” é menos eficiente, competente, eficaz, ora, essa conduta nefasta coloca em risco vários acontecimentos, quais: 1) aquele preterido, não renderá absolutamente nada; 2) o agasalhado pelo empregador ( no exemplo mencionado) acomodará, e deixará de render; 3) o descontentamento afetará àqueles não são regidos pela batuta do maestro (manda chuva) e 4)aquele que não é “bom”, porque não é dispensado?

Oscar Wilde dizia : "Só podemos dar uma opinião imparcial sobre as coisas que não nos interessam, sem dúvida por isso mesmo as opiniões imparciais carecem de valor." Grande verdade, porem, fica a seguinte indagação: em uma agremiação, onde todos estão reunidos por um fim comum, como posso ser parcial, haja vista que todos ali estão com o mesmo remate? E é justamente ai que reside a imparcialidade, pois, segundo o grande escritor irlandês acima mencionado, a imparcialidade remete a comentário desprovido de conhecimentos e como tal, sem valor, pois se não o conheço, por via obliqua, não tenho como aferir sua real significado. Se não tenho como calibrar essa afirmação, porque faze-la então?

Devemos ser justo em tudo que fazemos, ou tenho uma posição fixa, retilínea a determinado assunto (mantendo a regra para todos), mantendo a minha “imparcialidade”, ou não me manifesto, escancarando a imparcialidade disfarçada, desmetida, em resumo, ou faço sempre, ou não faço nunca, o que não se admite é fazer apenas quando quero, quando interessa.

Por ultimo, devemos satisfação, explicação, prestação de contas a uma única pessoa: a nós mesmo, nunca a terceiros, pois esses, no futuro não muito longiquo virão cobrar a divida, exigir a contra prestação, e esse exigirá na hora do acerto final um comportamento, no mínimo IMPARCIAL, e ai a coisa complica........

Por Luiz Claudio Brito de Lima

ALMANAQUE - Dia 18 de Abril de 2010


Eventos históricos
  • 309 - É eleito o Papa Eusébio, o 31º papa, que sucedeu o Papa Marcelo I.
  • 1506 - O Papa Júlio II coloca a primeira pedra da Basílica de São Pedro em Roma.
  • 1857 - Lançamento de "O Livro dos Espíritos", que marca o nascimento do Espiritismo, na França, por Allan Kardec.
  • 1906 - O Grande Terremoto de São Francisco (Califórnia), da falha de San Andreas e com tremor 8.0 na escala Richter que matou centenas de pessoas aconteceu às 5:14 da manhã.
  • 1942 - Segunda Guerra Mundial: Ataque Doolittle - os Estados Unidos da América, lançam um ataque a Tóquio em resposta ao ataque a Pearl Harbor.
  • 1942 - Pierre Laval torna-se primeiro-ministro da França de Vichy.
  • 1946 - É dissolvida a Liga das Nações.
  • 1955 - Início da Conferência de Bandung, alicerce do Movimento de Países Não-Alinhados.
  • 1961 - Assinatura da Convenção de Viena sobre Relações Diplomáticas, CVRD.
  • 1977 - Estréia o primeiro telejornal matutino brasileiro, o Bom Dia São Paulo.
  • 1982 - Criação do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios.
  • 1983 - Um bombista suicida destroi a embaixada norte-americana em Beirute, no Líbano, causando a morte a 63 pessoas.
  • 2005 - Começava o conclave que elegeria mais tarde o Papa Bento XVI.
  • 2005 - Adobe Systems compra Macromedia por 3.4 Bilhões de doláres.

Nascimentos
  • 1480 - Lucrécia Bórgia, filha do Papa Alexandre IV (m. 1519).
  • 1768 - Jean-Baptiste Debret, pintor e desenhista francês (m. 1848).
  • 1772 - David Ricardo, economista de ascendência portuguesa (m. 1823).
  • 1842 - Antero de Quental, escritor português (m. 1891).
  • 1875 - Oskar Ernst Bernhardt (Abdruschin), escritor alemão (m. 1941).
  • 1882 - Monteiro Lobato, escritor brasileiro, especialista em livros infantis (m. 1948).
  • 1901 - Bento de Jesus Caraça, matemático português e opositor ao regime Salazarista (Estado Novo) (m.1948).
  • 1902 - Menachem Mendel Schneerson, rabino fundador do movimento Chabad Lubavitch (m. 1994).
  • 1906 - Augusto Frederico Schmidt, poeta brasileiro (m. 1965).
  • 1907 - Lars Valerian Ahlfors, matemático finlandês (m. 1996).
  • 1918 - Tony Mottola, músico norte-americano (m. 2004).
  • 1927 - Tadeusz Mazowiecki, jornalista e político polaco.
  • 1935
  • Walter Avancini, ator e diretor brasileiro (m. 2001).
  • Márcia Haydée Salavarry Pereira da Silva, bailarina e coreógrafa brasileira.
  • 1942 - Jochen Rindt, piloto austríaco de F-1, único campeão póstumo da categoria (m. 1970).
  • 1943 - Adelino Amaro da Costa, político português (m. 1980).
  • 1947 - James Woods, ator estado-unidense.
  • 1949 - Antônio Fagundes, ator brasileiro.
  • 1953 - Rick Moranis, ator canadense.
  • 1957 - Cissa Guimarães, atriz brasileira.
  • 1958
  • André Bazin, crítico e teórico de cinema francês.
  • Carlos Castelo, escritor, humorista e ex-integrante do grupo Língua de Trapo.
  • 1960 - Anthony Garotinho, radialista e político brasileiro.
  • 1963 - Conan O'Brien, comediante norte-americano e ex-apresentador do "Tonight Show".
  • 1967 - Maria Bello, atriz norte-americana.
  • 1969 - Stefan Schwarz, ex-futebolista sueco.
  • 1970
  • François Leroux, ex-jogador de hóquei no gelo canadense.
  • Saad Hariri, político libanês.
  • 1971 - David Tennant, ator escocês.
  • 1972
  • Eli Roth, diretor, produtor e ator americano.
  • Garry McCoy, motociclista australiano.
  • 1973
  • Danrlei, ex-futebolista brasileiro.
  • Haile Gebrselassie, maratonista etíope.
  • Adriane Galisteu, modelo e apresentadora de TV brasileira.
  • 1975
  • Rodrigo Rodrigues, apresentador de TV brasileiro.
  • Pedro Mariano, cantor brasileiro.
Falecimentos
  • 1830 - Padre José Maurício Nunes Garcia, compositor brasileiro (n. 1767)
  • 1928 - Henryk Melcer-Szczawiński, pianista, compositor e regente polonês (n. 1869)
  • 1943 - Isoroku Yamamoto, Almirante japonês que planejou o ataque a Pearl Harbor (n. 1884)
  • 1945 - John Ambrose Fleming, físico e engenheiro eletrônico britânico (n. 1849)
  • 1955 - Albert Einstein, cientista alemão (n. 1879)
  • 1990 - Robert D. Webb, cineasta estadunidense (n. 1903)
  • 1994 - Dener, jogador de futebol brasileiro (n. 1971)
  • 1998 - Nélson Gonçalves, cantor brasileiro (n. 1919)
  • 2002 - Thor Heyerdahl, explorador norueguês (expedição do Kon-Tiki) (n. 1914)
  • 2006 - Daniel Sydlik, religioso estadunidense, membro do Corpo Governante das Testemunhas de Jeová (n. 1919)
Fonte Wikipédia
Foto Ilustrativa Walter Avancini
Colaboração Alessandra Bandeira

DIVULGAÇÃO DE EVENTO.




Programação

Painel 1 - MERCADO

Exportação de Música Brasileira

David McLoughlin (SP) – Gerente do Programa de Exportação de Música Brasileira executado pela BM&A (Brasil Música e Artes)


Mesa 1 – ASSOCIATIVISMO

Como pensar um novo mercado a partir do associativismo

Pablo Capilé (MT) – Membro do Espaço CUBO (MT), fundador do Circuito Fora do Eixo, Associação Brasileira de Festivais Independentes (Abrafin) e Casas Associadas.
Rafael Bandeira (CE) – Empresário do setor da música é proprietário do Hey Ho Rock Bar casa de show de Fortaleza, produtor de eventos, diretor da Associação Brasileira das Casas de Show e Casas Associadas de Fortaleza, membro da Rede Ceará de Música.


Painel 2 – CASES SEBRAE

Apresentação dos cases Brazil Central Music e Música do Espírito Santo

Décio Coutinho (GO) – Gestor de Projetos de Cultura e Artesanato do Sebrae Goiás
Roberto Maciel (ES) – Gestor do Projeto de Cultura do Sebrae Espírito Santo


Mesa 2 – PRODUÇÃO CULTURAL

Evolução e Profissionalização da Produção na Música Independente

Talles Lopes (MG) – Membro do Coletivo Goma de Uberlândia (MG), do Circuito Fora do Eixo Minas, Associação Brasileira de Festivais Independentes (Abrafin) e Casas Associadas, produtor de eventos culturais como o Festival de Música Independente Jambolada
Ivan Ferraro (CE) – Vice-Presidente da Associação dos Produtores de Disco do Ceará e diretor da Feira da Música de Fortaleza



Édio Callou (ADM 4899)

SEBRAE/CE

Escritório Regional do Cariri

Tel: (88) 3523.2025

Fax: (88) 3523.4455

SEGUNDA DIVISÃO DO BRASILEIRO: CBF INSPECIONA O MIRANDÃO - Por Wilson Bernardo.


REGINALDO CORDEIRO, engenheiro chefe de inspeções da CBF, esteve na tarde de ontem em visita técnica, avaliação e certificando-se das condições do estádio MIRANDÃO, a fim de sediar os jogos do ICASA, NO BRASILEIRO DA SEGUNDA DIVISÃO. O mesmo ficou encantado com o estádio, que segundo ele é um dos melhores, em termos de interior nordestino, com a certeza de que com ajustes necessários, o MIRANDÃO estará digno de receber jogos da entidade CBF, SEM NADA DESEJAR AS GRANDES PRAÇAS ESPORTIVAS, pois temos requisitos necessários, como via de acesso, estacionamentos, viabilidade para cadeirantes, assim como acomodações dignas para o conforto e segurança de torcedores e orgãos de imprensa.

Fotografando tudo
Cabines e tribuna de honra
Reginaldo Cordeiro,impressionado com o Mirandão
Descontração e muito trabalho em uma tarde de temperatura amena

Dentro de campo,Reginaldo Cordeiro,Zé Muniz(Secret.Infr.Estrutura),Dr.Alfredo e o começo de um time que vai bater um bolão na segunda divisão.

Wilson Bernardo (Texto & Fotografia)

Incidente diplomático Brasil-Colômbia


(Fonte: excertos de longa matéria publicada na VEJA desta semana )
REALISMO MÁGICO DO PT NO FMI

O economista Paulo Nogueira Batista Júnior foi nomeado, em 2007, diretor executivo e representante brasileiro no Fundo Monetário Internacional (FMI). Descrente do capitalismo e alinhado à ala mais atrasada do PT, ele é um estranho no ninho em Washington. Há dois meses, abriu um conflito diplomático com a Colômbia, país que divide com o Brasil e um grupo de outras economias menores uma cadeira no diretório do Fundo.

Nogueira Batista demitiu a representante colombiana, María Inés Agudelo, alegando escassez de qualificações profissionais para o posto. Rodrigo Botero, ex-ministro da Fazenda da Colômbia e experiente analista da política latino-americana, revela que a demissão foi motivada pelo choque de visões a respeito de política econômica. "O fato é que Agudelo defendia políticas como as que são adotadas no Brasil com sucesso desde os anos 90", afirma Botero. "Mandar a Washington um representante que execra a própria política econômica de seu país é uma manifestação clara do realismo mágico latino-americano por parte do governo brasileiro."

De Boston, onde vive, Botero conversou com o editor Giuliano Guandalini.

Relações Estremecidas
"As relações entre Colômbia e Brasil, no FMI, foram tradicionalmente cordiais, baseadas no respeito mútuo. A afronta de Nogueira Batista constitui um desrespeito, um insulto. O governo colombiano notificou o diretor-gerente do FMI, Dominique Strauss-Kahn, de que Nogueira Batista não está autorizado a interferir em assuntos relacionados à Colômbia. A manutenção da harmonia nas relações requer que o Brasil reconheça a validade do acordo de cavalheiros que acaba de ser violentado e ofereça garantias de que aceita restabelecer a situação que imperava antes da chegada de Nogueira Batista ao FMI."
Diplomacia Brasileira
"Existem aspectos desconcertantes na diplomacia brasileira na América Latina. Dou três exemplos recentes. Primeiro, ter declarado que Hugo Chávez é o melhor presidente que a Venezuela teve em 100 anos. Segundo, ter equiparado o preso político e mártir da ditadura cubana Orlando Zapata, falecido na prisão depois de uma greve de fome, a um delinquente comum. Isso é uma indecência, uma obscenidade. O terceiro foi permitir que a Embaixada do Brasil em Honduras servisse de palco para a ópera-bufa encenada por Manuel Zelaya. Além de revelarem falta de profissionalismo diplomático, esses episódios contribuem para a percepção de que a política regional tem um viés a favor do chavismo.
Minha impressão é que essa aparente esquizofrenia tem uma explicação em função das tensões no interior do PT. Lula teve de repudiar a plataforma de seu partido e adotar uma política econômica ortodoxa. Esse alinhamento exigiu que Lula apaziguasse o descontentamento da extrema esquerda do PT. Como prêmio de consolação, delegou a gestão das relações latino-americanas a personagens como Marco Aurélio Garcia e seus seguidores."
Política Colombiana
"A Colômbia ocupa um lugar particular na América Latina. Não faz parte do Mercosul e também não pretende participar de projetos como a Telesur e o Banco del Sur. A Colômbia é contra a proposta de substituir a OEA (Organização dos Estados Americanos) por uma organização que exclua o Canadá e os Estados Unidos. Ao contrário de outros países da região, mantivemos o sistema democrático durante as décadas de 70 e 80, quando prevaleciam as ditaduras militares no Cone Sul. O país também não apoiou a invasão argentina às Malvinas, em 1982.
A Colômbia atribui importância primordial às relações com Canadá, Estados Unidos e União Europeia, tendo negociado acordos de livre-comércio com esses países. Aos nossos vizinhos que aspiram a encontrar uma fonte de dinamismo comercial e progresso tecnológico no Rio da Prata, desejamos sorte. Mas o interesse colombiano não recomenda seguir seu exemplo. A vontade de discordar da opinião majoritária dos sul-americanos em determinados temas não trará aplausos ao estado colombiano no Foro de São Paulo ou no Movimiento Continental Bolivariano (ambos eventos de esquerda). O custo dessa impopularidade é tolerável."
Fonte: excertos de matéria publicada na VEJA
Postado por Armando Lopes Rafael

Almanaque dia 17 de abril

Eventos históricos
  • 1378 - Bartolomeu Prignano se torna Papa Urbano VI
  • 1455 - Alfonso de Borgia se torna Papa Calisto III (foi um dos três sumos pontífices espanhóis)
  • 1553 - Fundação da vila de Santo André da Borda do Campo, atual cidade de Santo André no ABC Paulista
  • 1640 - Sai de Lisboa a esquadra que leva ao Brasil (Bahia) o primeiro Rei nomeado para este país, Marquês de Montalvão
  • 1719 - O bandeirante paulista Pascoal Moreira Cabral notariza Cuiabá, território considerado espanhol pelo Tratado de Tordesilhas
  • 1730 - Inauguração da primeira sinagoga em Nova York, a Shearith Israel.
  • 1829 - Fundação da Cidade de Amparo, no interior do Estado de São Paulo
  • 1904
  • A França e o Reino Unido assinam a Entente cordiale
  • Aleister Crowley recebe o seu Livro da Lei
  • 1946 - Fundação da Universidade Federal da Bahia, em Salvador.
  • 1963 - Fundação do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, em São Paulo.
  • 1986 - Clint Eastwood é eleito presidente da câmara de Carmel-by-the-Sea, na California, com 72% dos votos.
  • 2010 - Atentado na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, mata suspeitos da máfia dos caça-níqueis.
Nascimentos
  • 1320 - Rei Pedro I de Portugal, "o justiceiro" (m. 1367);
  • 1605 - Rei Filipe IV de Espanha, III de Portugal (m. 1665);
  • 1692 - Giuseppe Tartini, compositor, violinista e pedagogo italiano (m. 1770)
  • 1741 - José Basílio da Gama, poeta brasileiro membro da Arcádia Romana (m. 1795)
  • 1859 - Edmund Husserl, filósofo (m. 1938);
  • 1818 - August Wilhelm von Hofmann, (químico alemão); (m. 1892)
  • 1902 - Andrew Irvine, alpinista britânico (m. 1924 no Everest);
  • 1909 - John Fante, escritor norte-americano (m. 1983)
  • 1912 - Sonja Henie, patinadora e atriz norueguesa (m. 1969).
  • 1918 - Betty Ford, primeira-dama dos Estados Unidos da América de 1974 a 1977.
  • 1929 - Jacques Brel, autor de canções, compositor e cantor belga. (m. 1978)
  • 1932 - Jean-Paul Rappeneau, cineasta e cenarista francês.
  • 1938 - Kofi Annan, ex-Secretário-Geral das Nações Unidas.
  • 1943 - Eberhard Vogel, ex-futebolista alemão.
  • 1947 - Robert Kiyosaki, escritor norte-americano de finanças pessoais.
  • 1950 - Grzegorz Lato, ex-futebolista polonês.
  • 1955 - Aleksandr Chivadze, ex-futebolista georgiano.
  • 1956 - Vicente Paulo da Silva (Vicentinho), sindicalista e político brasileiro.
  • 1960 - John Schneider, ator americano.
  • 1961 - Leoni, cantor e compositor brasileiro.
  • 1962 - Izzy Stradlin', ex-guitarrista do Guns n' Roses.
  • 1963 - Zeca Camargo, apresentador e jornalista brasileiro.
  • 1968 - Patricia Arquette, atriz norte-americana.
  • 1969
  • Sorato, ex-futebolista brasileiro.
  • Dulce Pontes, cantora portuguesa
  • 1972 - Piotr Świerczewski, futebolista polonês.
  • 1974 - Marco Luque, humorista, apresentador e ator brasileiro.
Falecimentos
  • 1364 - João II, o Bom, Rei de França (no cativeiro em Inglaterra)
  • 1816 - Santa Júlia Billiart, santa da Igreja católica.
  • 1835 - Wilhelm von Humboldt, lingüista, diplomata e filósofo alemão (n. 1767)
  • 1848 - Gaetano Donizetti, compositor de óperas italiano (n. 1797)
  • 1924 - Philo Remington, inventor norte-americano do fuzil e da máquina de escrever
  • 1950 - Vaslav Nijinski, bailarino polaco (n. 1890)
  • 1973 - Pablo Picasso, pintor espanhol (n. 1881).
  • 2003 - Maki Ishii, compositor japonês (n. 1936).
  • 2008 - Stanley Kamel, ator estado-unidense.
  • 2010 - Ivo Rodrigues, músico brasileiro (n. 1949).
Fonte Wikipédia
Foto Ilustrativa Dulce Pontes
Colaboração Alessandra Bandeira

Por onde andam os prometidos 3 milhões e meio de Livros para as bibliotecas públicas do Ceará? - Por: Tiago Viana


NE - É mesmo. Cadê ?



A gestão do Governo Cid Gomes está chegando ao fim. Será que o atual secretário da Cultura do Ceará sabe disso, e irá cumprir com sua promessa de início de mandato? Ou será que o Sr. Auto Filho já sabia que Cid Gomes iria continuar por mais 4 anos a frente do Governo do Ceará e estendeu também as suas promessas, esticando que nem baladeira o prazo para entrega dos milhões de livros?
Será que os 3 milhões e meio de livros estariam soltos ou perdidos em algum galpão na Bienal? Ou melhor, estariam expostos a venda na Bienal Internacional do Livro? Será que esqueceram nos subsolos do Centro de Convenções e estão apodrecendo com bichos comendo as páginas fresquinhas dos livros novos? Dos 90 mil livros expostos na Bienal não seriam suficientes para tampar as brechas da quantia prometida pelo Secretário da Cultura. Então, os 3 milhões e meio de anunciados exemplares definitivamente não estão na Bienal Internacional do Livro do Ceará. Na calma e tranqüilidade a gestão do Cid e Auto Filho caminham na busca dos 3 milhões e meio de livros. Afinal o mandato ainda não acabou e qualquer coisa tem mais 4 anos de promessas e destreza a procura dos 3 milhões e meio de livros pelos calabouços intocados do Ceará. Ache bom ou ache ruim, onde encontrar os 3 milhões e meio de livros nas bibliotecas públicas do Ceará?, é isto!

Por: Tiago Viana - Blog "Rastreadores de Impurezas"

CRATO - Notícias do Dia 17 de Abril de 2010



Abertura do "Abriu Pr'a Juventude" acontece segunda-feira, dia 19

Com o apoio do Governo Municipal do Crato, Secretaria Municipal de Educação, do SESC e do Centro Cultural Banco do Nordeste, a Secretaria de Cultura Esporte e Juventude realizará de 19 a 30 desse mês o "Abriu Pr'a Juventude" ano 2010. A abertura da segunda edição do Abriu Pr'a Juventude será próxima segunda-feira, dia 19, as 18 horas no Centro Cultural do Araripe, no Largo da RRFSA, com a apresentação da Orquestra da Sociedade Lírica do Belmonte- SOLIBEL.

O ‘Abriu Pra Juventude’ é um evento cratense diferenciado, que trará em seu contexto apresentações artísticas, exposições, palestras oficinas, bem como a promoção da inclusão social e discussões sobre Juventude e Família, Cultura e Identidade Regional, e Gestão e Políticas Públicas para a Juventude. Toda a comunidade está convidada a compartilhar desse momento. Participe!

Prefeitura do Crato capacita funcionalismo na área de gestão pública

Funcionários da Prefeitura Municipal do Crato dos setores de administração, finanças e da contabilidade estarão participando, na próxima segunda-feira, do I Curso de Capacitação em Gestão Pública, trazendo como tema voltado para a área a Ética e a Competência. O evento contará com nomes de peso da área, com experiência de vários anos na promoção do conhecimento. O curso será oferecido pelo Grupo Aspec, que antes realizava capacitações apenas na capital do estado. O evento deverá ter a presença de 300 pessoas, e será realizado no Verdes Vales Lazer Hotel, em Juazeiro do Norte, a partir das 8 horas. Assuntos como Despesa (licitação e contratos), Contabilidade Pública, Gestão e Ética na administração, Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, Técnicas Legislativas, Direito Administrativo, Direito Constitucional e áreas afins, serão abordados.

Nesta primeira Capacitação, estarão reunidos grandes nomes que irão proferir palestras, entre eles: Regenaldo Rodrigues da Costa, doutor em ética e filosofia; Michel Mascarenhas da Silva, mestre em Direito Constitucional e assessor do Ministério Público junto ao TCM/CE; Nelson Rocha do Nascimento, advogado e assessor da Procuradoria de Contas junto ao TCM/CE; Fernando Antônio da Justa, analista do Tribunal de Contas dos Municípios; Leilyanne Brandão Feitosa, procuradora-geral do Ministério Público de Contas junto ao TCM/CE; Denise Lucena Cavalcante, doutora em Direito e especialista em Direito Tributário; e Luiz Alcântara Costa Andrade, especialista em Direito Constitucional e Processual Constitucional.

CRAS da Batateira realiza reunião de esclarecimentos sobre Previdência Social

O Governo Municipal em parceria com a Secretaria de Ação Social, realizou, no último dia 15, no CRAS da Batateira, reunião de representante da Previdência Social. A finalidade foi fornecer esclarecimentos sobre benefícios. Neste dia 17, acontecerá uma celebração da Páscoa, a partir das 9 horas, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, com todos que fazem o CRAS da localidade. E no dia 19, haverá uma reunião no sítio Lagoinha, para realização de cadastros e descumprimento do Programa Bolsa Família.

Pólo de Atendimento Madre Feitosa reinicia suas atividades próxima segunda feira

O Governo Municipal do Crato em parceria com a Secretaria de Ação Social juntamente com a Coordenação do Pólo de Atendimento Madre Feitosa no Bairro Seminário comunicam a população que as reformas do referido Pólo foram finalizadas. Em virtude disso, na próxima segunda-feira, dia, 19 recomeçarão todas as atividades lá realizadas: aulas de reforço, grupos de dança e aulas esportivas. O Pólo de Atendimento Madre Feitosa, está localizado na Rua José Pinheiro Esmeraldo,169 no Conjunto Novo Crato, no Seminário. Para obter mais informações ligue para 3521 - 8822.

Ação Social do Crato convoca para cadastramento no Conselho Municipal dos Direitos do Idoso.

A Secretária de Ação Social do Crato, Liduína Alves de Andrade convoca todos os coordenadores dos Grupos de Convivência de Idoso e todos os presidentes das Associações Comunitárias que desenvolvem atividades com os idosos, a se fazerem presentes na Secretaria de Ação Social nos próximos dias 19,20 e 22 no horário de 8 às 13 horas, para que seja realizado os cadastros referentes ao Conselho Municipal dos Direitos do Idoso. Para fazer o cadastro procurem a Sra. Salma Vilar. Mais informações pelos telefones: 3521-6425 e 3521-6321.

Escola Círculo Operário de Crato realiza evento onde resgatará sua história

A Secretaria de Educação do Crato está apoiando a I Gincana Circulo Operário do Túnel do Tempo. Um acontecimento que tem o propósito de mostrar toda a história e a criação da Escola de Ensino Infantil e Fundamental Círculo Operário Professora Edilma Fernandes Galvão Rodrigues, fundada em 1939. A abertura da Gincana será na próxima terça-feira, dia, 20, as 13 horas e 30 minutos na sede da Escola, de onde partirá uma caminhada até as dependências do Colégio Objetivo, aonde acontecerá a solenidade de abertura do evento, bem como a apresentação do projeto Conhecendo a Minha Escola. O Projeto Conhecendo a Minha Escola objetiva proporcionar um ambiente agradável e acolhedor, visando o bem-estar do educando e sua adaptação à Escola para que nesse contexto se realizem atividades nas quais os alunos sintam-se a vontade para manifestar suas emoções e necessidades.

Prefeitura do Crato é representada no III Congresso Norte e Nordeste de Direito Eleitoral

A Prefeitura Municipal do Crato, representada pelo Chefe de Gabinete, Cícero França, pelo Procurador do Município Ernani Brígido e pelo Secretário de Administração Cristiano Siebra está participando do III Congresso Norte e Nordeste de Direito Eleitoral, em Fortaleza. O Evento que começou na manhã de ontem e termina hoje a tarde, reúne os maiores especialistas brasileiros na área e é uma promoção do Instituto Norte e Nordeste de Direito Eleitoral – INNDE,com o apoio do TRE-CE, Corregedoria Eleitoral, Escola Judiciária Eleitoral do Ceará, Procuradoria Regional Eleitoral e Procuradoria Geral de Justiça. Temas como ações eleitorais, princípios constitucionais e reforma política estão sendo abordados e debatidos nesse encontro.

Governo Municipal do Crato

Edições Anteriores:

Novembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30