xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 16/04/2010 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

16 abril 2010

As marias de Iparana - Diário do Nordeste " Eva Especial 11/4/2010


De família cheia de artistas, as irmãs Bia, a "insistente social" e Bel, ex-presa política, utilizam o bordado num trabalho comunitário em Caucaia. Como contar a história das irmãs Bia, a "insistente social", e Bel, ex-presa política, de forma isolada? As duas parecem uma só, talvez por se complementarem na criatividade, no artesanato e no prazer em ensinar e ajudar ao próximo. Elas dividem ainda o mesmo terreno, com casas separadas, na Praia de Iparana, em Caucaia. Numa terceira, recém-construída, investem no projeto "Maria vem com as outras". O local também abriga um Ponto de Cultura com outras atividades para a comunidade, como música, percussão, maracatu e inclusão digital. Para tentar não confundir as histórias, começamos com Beliza Maria da Silva Guedes, 58 anos. Por trás da fala mansa, Bel, como é chamada, revela-se verdadeira camaleoa. Filha de professora, sempre teve muita informação e cultura. Estudava em colégio de freiras quando começou a bordar. E detestava. Ainda menina já dava aula de alfabetização dentro das igrejas. Mais tarde, ingressou no Liceu do Ceará e, a partir de então, engajou-se em movimentos políticos contra a ditadura militar. Na época, Bel recorda ter sido presa várias vezes. A Polícia queria informações sobre o paradeiro da irmã Lília, também militante política. Apavorada com as perseguições, mudou-se para o Rio de Janeiro, de carona com uma prima e o marido dela, um major da aeronáutica, com a mesma ideologia. Na Capital fluminense, arrumou emprego de recepcionista numa butique, mas seu desejo era ingressar nos Correios para localizar os amigos militantes e fazer as cartas chegarem até eles. Obstinada, conseguiu o emprego, no qual permaneceu três anos e conheceu o primeiro marido. Casada, mudou-se para Brasília, onde ingressou no curso de História e passou a lecionar, sempre engajada com a luta política.

Prisão

Em 1976, foi presa novamente. Foram dois meses encarcerada. Torturada e doente, Bel recebeu a visita da prima Miriam que deu-lhe agulha, linhas e um pano branco. Não contente, a artesã pediu o lenço da prima e, a partir dele, começou a bordar com toda a irreverência. "Na cadeia, aprendi a amar o bordado. Ele me acalma. Hoje também adoro ensiná-lo", comenta Bel. No ano de 1978, ela retornou para Fortaleza, a terra natal. Magra, perdera pelo menos 15 quilos. Doente e com sequelas da prisão, ingressou no curso de Direito, foi para Pedagogia, mas só concluiu o de Arte-educação. Curtiu a tão desejada democracia do País e ainda enfrentou a luta pela anistia dos presos políticos. Sem emprego, Bel decidiu pesquisar a vida dos moradores de rua de Fortaleza. A partir daí, começou a trabalhar no Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua do Ceará, atuando também junto à Pastoral do Menor por 12 anos. Denunciou a prostituição infantil e levou o bordado e a paixão pela cultura às crianças e adolescentes das ruas de Fortaleza. Após um infarto e com problemas decorrentes da diabetes, Bel não goza mais da mesma saúde. Tanto que não vende por preço algum um panô produzido quando se recuperava do infarto. É uma das peças mais significativas para ela. Com apenas um filho, Gabriel, 25 anos, está no segundo casamento. Sua dedicação maior é à arte. Adora teatro, aliás, é formada em Arte Dramática pela Universidade Federal do Ceará. É essa veia artística que não para de pulsar um só minuto.

Preferência pela monocromia

Calma até na forma de falar, Beatriz Maria Guedes Martins, 54 anos, a Bia, adora dizer que a artista é a irmã, Bel. Na verdade, existe uma modéstia de sua parte, pois os bordados, geralmente de uma só cor, imprimem a personalidade dela. Sem falar da herança genética: a mãe, Rosa Guedes, falecida em 1993, era professora, mas gostava de música e de violão. Os oito filhos de Rosa, dois homens e seis mulheres, seguiram carreira de cineasta, diretor de teatro, músico, enfim, o talento artístico predominou na família Guedes. Sendo assim, Bia não poderia fugir à regra. Ainda quando estudava, no Liceu do Ceará, fazia parte do grêmio estudantil e atuava em comunidades carentes. Há 30 anos, casou-se com o engenheiro civil Paulo Norberto, 52, e teve três filhos, Ricardo, 28 anos, Paulo, 27, e Lucas 21. Ainda com os meninos pequenos, Bia foi morar no Parque Potira, em Caucaia, uma comunidade muito pobre. Novamente, veio o desejo de fazer algo ao próximo, ou seja, a "insistente social", como se denomina, voltou a atuar.

Em 1986, ingressou na Pastoral da Criança, aprendeu a fazer artesanato e ajudou na fundação da União das Mulheres do Parque Potira. Em 1991, Bia mudou-se para Fortaleza, mas nunca se desligou da comunidade.

"Faço um trabalho voluntário. Tenho um vínculo afetivo com aquelas pessoas. Meu sonho é fixar o projeto ´Maria vem com as outras´ no Parque Potira também", revela. Não apenas o bordado fascina Bia. Ela adora os retalhos e, principalmente, reciclar tudo o que pode. "Até as nossas casas foram erguidas com as sobras de construção", ressalta. O terreno, localizado na Praia do Boi Choco, em Iparana, foi comprado em 1993, porém Bia só se mudou três anos mais tarde. Bel seguiu o mesmo caminho em 1999. Com todo o envolvimento social e familiar, Bia passou 30 anos longe dos cadernos. Mesmo assim, encontrou ânimo para voltar aos estudos e concluir, recentemente, a graduação de Tecnólogo em Gestão Pública, na Universidade do Parlamento, em Fortaleza. Segundo ela, o que aprendeu na teoria já está sendo aplicado em seus
projetos.

Psicologia no Cotidiano Ψ GAY Ψ Por João César Mousinho De Queiroz.


Conquanto a cultura contemporânea em geral tenha herdado o termo diretamente do inglês (gay = "alegre, jovial"), o vernáculo inglês colheu-o do francês arcaico (gui, com o mesmo significado) e este, por seu turno, obteve-o do latim tardio (gaiu, com semelhante significado). Assim, a etimologia remonta o termo atual a três transições cultural-linguísticas: do latim tardio ao francês; do francês (arcaico) ao inglês; do inglês às demais culturas atuais.
A palavra originariamente não tinha conotação sexual necessária. Era usada para designar uma pessoa espontânea, alegre, entusiástica, feliz, e, nesse sentido, pode ser encontrada em diversas literaturas americanas, sobretudo as anteriores à década de 1920. No entanto o significado preliminar da palavra gay mudou drasticamente nos EUA, vindo a assumir o significado primordial atual, que, com a difusão da cultura estadunidense, tem sido amplamente utilizado.
O termo gay, já marcado pela conotação sexual, ao ser difundido pelos países lusófonos, era utilizado principalmente de forma pejorativa contra homens gays. Contudo, a utilização da palavra pelos próprios homossexuais, a se referirem a si mesmos, fez com que a conotação negativa fosse amenizada. Em outras palavras, os homossexuais apropriaram-se da palavra, na busca de retirar-lhe, assim, a carga insultuosa.

Existem muitos sinônimos desta palavra no idioma português. No entanto, o uso dessas palavras é desaconselhado por serem consideradas de uso chulo e/ou de fundo preconceituoso. Considera-se o maior representante da música na gay scene o cantor Boy George que redefiniu o estilo nos anos 80.
Atualmente, tal representatividade é atribuída ao grupo americano Scissor Sisters que vêm dando uma nova roupagem à música pop, recebendo elogios em todas as publicações especializadas de música. Existem diversos cantores de todos os gêneros musicais que são assumidamente homossexuais (ou bissexuais) ou que, em algum momento, das suas vidas tiveram relacionamentos com pessoas do mesmo sexo. Cita-se, como exemplo, George Michael. As cantoras Cher e Madonna, ao terem tornando visível manifestações homossexuais tanto masculinas como femininas em seus shows e ensaios fotográficos, são também uma marca na "cultura gay contemporânea".

No Brasil, diversos artistas são abertamente homossexuais ou bissexuais: Ana Carolina, cantora que se diz abertamente bissexual. Além dela, podem-se citar casos como o de Cazuza, ex-vocalista da banda Barão Vermelho e Cássia Eller, cantora de rock. Em sua música "Iguais", Isabella Taviani, mostra o amor incondicional de duas mulheres, que, indepentemente dos direitos civis e o preconceito da sociedade, lutam para ficar juntas.

Fontes:Livros, Artigos.
São Paulo 16/04/10 Artigo XVII – Psicólogo Clínico Forense. www.sosdrogasealcool.org

CÂMARA MUNICIPAL DO CRATO: INAUGURAÇÃO FESTIVA - Por Wilson Bernardo.

CÂMARA MUNICIPAL DO CRATO: INAUGURAÇÃO DO PALÁCIO JOSÉ VALDIVINO DE BRITO.

Sob a presidência do vereador Francisco Helder de Oliveira França, popularmente conhecido como GUER, e diante de outras autoridades, o mesmo presidiu sessão solene de reinauguração do palácio do povo, em que o Prefeito Municipal Dr.Samuel Araripe, foi representado pelo ilustríssimo vice-prefeito Raimundo Bezerra Filho, em que fez saudações de congratulações em total respeito e confiança à casa legislativa em que representa também os anseios do povo e seus deveres de fiscalizações.

Solenidade no pavilhão das bandeiras

Descerrando a placa da gestão 2009/2o10

Mesa diretora abre os trabalhos, com presença de Raimundo Bezerra.Filho

Almério Carvalho em visita a sua nova sala.
Wilson Bernardo (Texto & Fotografia)

Tribunal condena bispo britânico a pagar R$ 23.500,00 por negar Holocausto


Bispo católico Richard Williamson boicotará julgamento por negar na TV o Holocausto

16/04/2010 - 12h28
Fonte : UOL
da Reportagem Local


Um tribunal alemão condenou nesta sexta-feira o bispo católico britânico Richard Williamson a pagar uma multa de 10.000 euros (cerca de R$ 23.570) por negar o Holocausto. O tribunal de Ratisbona (sul da Alemanha) condenou o bispo à revelia por incitação ao ódio racial por causa das declarações que fez a um canal de TV sueco em janeiro de 2009. O bispo Williamson foi excomungado junto a outros três bispos da organização católica integrista Fraternidade de São Pio 10, nos anos 80, por terem sido ordenados sem a permissão do papa João Paulo 2º. Em janeiro de 2009, o papa suspendeu as excomunhões para acabar com o cisma dos tradicionalistas, que não aceitam as reformas eclesiásticas do Concílio Vaticano 2º, dando origem a uma polêmica.

Depois de anunciado o perdão papal, foi ao ar uma entrevista em que Williamson negou a extensão do Holocausto. Williamson disse acreditar que não existiram câmaras de gás e que não mais do que 300 mil judeus pereceram em campos de concentração nazistas, em vez do total de 6 milhões afirmado pelos historiadores. Em meio a uma forte reação internacional, o papa exigiu que Williamson se retratasse, dizendo que negar o Holocausto é "totalmente inaceitável". Em março de 2009, após ser expulso da Argentina, Williamson pediu perdão pelas declarações sobre o Holocausto, mas não rejeitou o que dissera. Nem o Vaticano nem grupos judaicos aceitaram o pedido.

"Acredito que não existiram câmaras de gás. Acredito que de 200 mil a 300 mil judeus morreram nos campos de concentração, mas nenhum nas câmaras de gás", afirmou Williamson, negando o massacre durante a Segunda Guerra (1939-1945). Ao receber a denúncia, o Tribunal de Ratisbona propôs a Williamson aceitar um procedimento judicial simplificado e encerrar o caso com o pagamento de uma multa de 12 mil euros, o que o bispo negou por discordar da acusação. A audiência ante o tribunal aconteceu na ausência do acusado, a quem sua comunidade religiosa proibiu de testemunhar e de dar declarações à imprensa, segundo explicou o advogado do bispo.

Um trimestre = Oito anos – Por: José Nilton Mariano Saraiva

Contabilizado pelo CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), acaba de sair o dado oficial do emprego (com carteira assinada), no Brasil. Foram 266.415 novas vagas abertas no mês de março/2010. No trimestre (jan-mar/2010) foram abertas 657.259 novas vagas. (Alguém duvida que a meta de se chegar em dois milhões ao final deste ano será obtida ???). Detalhe: não é preciso se ser nenhum economista ou expert no assunto para observar que em apenas um trimestre foram abertas mais vagas (657.259) do que nos oito anos do governo FHC ( 514.101) .
Aos números (frios, reais, irrefutáveis):
1995 (-) 412.200
1996 (-) 271.298
1997 (-) 035.731
1998 (-) 581.758
1999 (-) 196.001
2000 (+) 657.596
2001 (+) 591.079
2002 (+) 762.414
2003 (+) 645.433
2004 (+) 1.523.276
2005 (+) 1.253.981
2006 (+) 1.228.686
2007 (+) 1.617.392
2008 (+) 1.452.204
2009 (+) 995.110 (ano da crise)
2010 (+) 657.259 (até março)

Como se pode observar, nos cinco primeiros anos do governo FHC foram eliminadas nada menos que 1.300.987 vagas formais. No balanço geral dos longevos oito anos do reinado tucano, a geração de empregos formais ficou em irrisórios 514.101.
Já de 2003 até esta data (governo Lula) nada menos que 9.373.341 novos postos de trabalho foram criados (isso sobre uma base de 23 milhões, em dez/2002).
E depois disso ainda tem quem não entenda, ou não queira entender, a popularidade do “sapo barbudo de nove dedos”.
Será esse o “pequeno detalhe” do porquê “deles” não aceitarem a comparação entre os dois governos ???

Autoria e Postagem: José Nilton Mariano Saraiva

Um discurso que todo Brasileiro deveria assistir - Sobre os Ladrões do Brasil

Essa é a indignação que os Brasileiros deveriam ter contra as roubalheiras. Vejam só como a Cidinha Campos conseguiu calar todo mundo: Frases Marcantes:

"Sai um canalha e entra outro"
"Existe uma quadrilha dentro desta casa!"
"A corrupção nesse país está no DNA das pessoas. Eu vejo todo mundo gargalhando nesse plenário. Quanto mais ladrão, mais querido."


BlogHumor - ARTRITE


Num ônibus, um padre senta-se ao lado de um bêbado que, com dificuldade, lê o jornal. De repente, com a voz 'empastada', o bêbado pergunta ao padre:

- O senhor sabe o que é artrite?
O pároco logo pensa em aproveitar a oportunidade para passar um sermão no bêbado e responde:
- É uma doença provocada pela vida pecaminosa e sem regras: excesso de consumo de álcool, certamente mulheres perdidas, promiscuidade, sexo, farras e outras coisas que nem ouso dizer...
O bêbado arregalou os olhos, calou-se e continuou lendo o jornal.
Pouco depois o padre, achando que tinha sido muito duro com o bêbado, tenta amenizar:
- Há quanto tempo o senhor está com artrite?
Eu?... Eu não tenho artrite!... Diz o jornal que quem tem é o Papa !

Inté.

Texto enviado por e-mail por um colaborador do Blog do Crato

Tiraram a roupa do Rei?


Lendo comentários postados ontem neste blog ("O rei está nu"), lembrei-me da temporada do músico e humorista Juca Chaves, em Fortaleza, neste final de semana, com seu show “O rei está nu”.
Terá sido mera coincidência a lembrança desta frase?
Segundo o jornal “O Povo”, edição de hoje: “O humorista conta que a inspiração para o título do show veio a partir de um episódio do escândalo do Mensalão, em 2005, que remetia à fábula A Roupa Nova do Rei, de Hans Christian Andersen. Quando o deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ) teve o mandato cassado por quebra de decoro parlamentar, bradou em discurso: “Tirei a roupa do rei. Mostrei ao Brasil quem são esses fariseus, em uma provável referência aos integrantes do PT. "Achei genial”, recorda o humorista (O ex-deputado ficou conhecido nacionalmente por denunciar a prática de compra de votos na Câmara, após ter sido envolvido num escândalo de corrupção nos Correios)”.

Hans Christian Andersen escreveu sua fábula sobre um rei muito tolo que adorava roupas extravagantes. Os tolos, geralmente, gostam de roupas extravagantes. Pois esse rei enviava emissários por todo o país com a missão de comprar roupas diferentes. Dois espertalhões ouviram falar do gosto do rei pelas roupas e viram nisso uma oportunidade de enriquecerem às custas da vaidade da Majestade. A vaidade torna bobas as pessoas: elas passam a acreditar nos elogios dos bajuladores...

E disseram eles ao rei: – “Majestade, diferente de todos os tecidos comuns, o tecido que nós tecemos é mágico porque somente as pessoas inteligentes podem vê-lo. Vestindo um terno feito com esse tecido Vossa Majestade será cercado apenas por pessoas inteligentes, pois somente elas o verão...”
E fingiram tecer um tecido diferente e vestiram-no no Rei esse tecido inexistente.E como ninguém queria passar por burro – pois o tecido só seria visto pelos “inteligentes” – todos elogiavam a roupa invisível. Até que um garoto gritou do meio da multidão: – O rei está pelado...
Mas logo os áulicos do rei consertaram o imbróglio: “Menino louco! Menino burro! Não vê a roupa nova do rei! Está querendo desestabilizar o governo! É o “PiG” – Partido da Imprensa Golpista, a serviço das “zelites”!”.
Com estas palavras agarraram o menino, colocaram-no numa camisa de força e o internaram num manicômio. Moral da estória: Em terra de cego quem tem um olho não é rei. É doido. Qualquer semelhança como o que ocorre em Brasília nos dias atuais é mera coincidência...
Fonte: baseado numa crônica de Rubem Alves
Postado por Armando Lopes Rafael

Agradecimento ao Clubinho Honda e CARIRI MOTOS - Por: Mônica Araripe


Gostaria de agradecer de público a visita que me foi feita ontem, dia 15 de Abril de 2010, de duas representantes do "Clubinho Honda", da Cariri Motos, que me trouxe um excelente projeto de inclusão social denominado "Clubinho Honda - Trânsito Amigo", cujo objetivo é educar crianças e incluí-las no universo das ruas da nossa cidade ajudando a criar pessoas responsáveis e solidárias, bem como promover harmonia e segurança no trânsito. Pelo fato de nós termos inúmeros projetos sociais apontados para a inclusão social, eu não poderia ter ficado mais feliz com essa visita, e desde já parabenizo a HONDA e a Cariri Motos por ser a primeira empresa a nos procurar com um projeto de grande envergadura que trará benefícios reais para a nossa sociedade no sentido da educação das crianças para o trânsito. Desejo parabenizar especialmente a Alcione Dantas pela explanação do projeto e dizer que é desse tipo de iniciativas que estamos precisando. Do entusiasmo de quem quer realizar algo de bom pela nossa cidade e de quem se movimenta para ser produtivo em benefício da coletividade.

Aqui está o convite do Projeto "Clubinho Honda":

"Vimos através desta solicitar o apoio da Prefeitura Municipal do Crato para o projeto Clubinho Honda- Trânsito Amigo, uma ação voltada para crianças, com o objetivo de educá-las, e introduzi-las no universo das ruas de nossa cidade, com segurança e responsabilidade. Ajudando a criar pessoas mais responsáveis e solidárias, bem como conscientizar os adultos que convivem com essas crianças a dar o exemplo com atitudes que promovam a segurança e harmonia no trânsito. Esse projeto criado pela HONDA é uma inicativa de grande alcance disseminada pela internet no contexto de crescente de inclusão digital. Para isso, pecisamos de um local apropriado como uma praça com bom espaço para acomodar as crianças, e a participação do Demutran para auxiliar nas brincadeiras relacinadas a trânsito. As crianças trariam suas bicicletas para que as brincadeiras pudessem dar uma maior noção de trânsito. Para maiores informações visite o site www.clubinhohonda.com.br - Alcione Dantas - Cariri Honda. Rua Almirante Alexandrino, 990 - Centro."

Podem contar comigo!

Mônica Araripe - Primeira Dama

Notícias da URCA - Universidade Regional do Cariri - Dia 16 de Abril de 2010


Inscrições para o Vestibular da URCA terminam hoje

Termina hoje, dia 16/04, o prazo de inscrições para o vestibular da Universidade Regional do Cariri (URCA). A realização das provas será nos dias 4 e 5 de julho, com mais de mil vagas para os16 cursos da Instituição. As inscrições para o vestibular poderão ser feitas na sede da CEV, pela Internet ou em postos autorizados. Mais informações pelo site da URCA: www.urca.br. O processo de inscrições foi iniciado no último dia 29 de março. Este ano, 1.025 pedidos de isenção parcial da taxa de inscrição foram deferidos pela Comissão Executiva de Vestibular, beneficiando estudantes de escolas públicas. Apenas 111 pedidos foram indeferidos pela comissão, demonstrando com isso o benefício aos estudantes, dentro do compromisso de garantir a inclusão dos alunos na universidade, pública, gratuita e quem tem primado ao longo da sua história pela qualidade do ensino, promovendo a pesquisa e extensão.

Reitoria promove seminário na URCA

A Reitoria da Universidade Regional do Cariri (URCA) promoverá no dias 19 e 20 de abril, o Seminário URCA EM DEBATE: ENFRENTANDO DESAFIOS E MODERNIZANDO A GESTÃO. O evento será realizado em primeira fase, reunindo a Administração Superior, com a presença do Reitor Plácido Cidade Nuvens, e da Vice - Reitora, Otonite Cortez, dos Pró-Reitores e Diretores de Centros e Unidades Descentralizadas de Iguatu e Campos Sales. O objetivo é compartilhar informações sobre as diversas áreas de atuação da universidade. O evento acontecerá no Hotel Encosta da Serra, nos horários das 07h30 às 17h30. Na oportunidade, os dirigentes discutirão as formas de atuação dos setores da URCA, na tentativa de integrar as ações administrativo-pedagógicas num plano de gestão participativa. A finalidade é que todos tenham a oportunidade de serem ouvidos e ao mesmo tempo opinarem no planejamento das ações.

Na segunda fase, dia 22/04, os Diretores de Centros, chefes de Departamentos e Coordenadores de Cursos irão repassar as deliberações do encontro e discutirão as ações dos setores, especificamente. Um documento com as necessidades dos órgãos sairá do encontro e será encaminhado à Reitoria e seus setores afins, para viabilizar as providências necessárias voltadas ao bom funcionamento dos cursos. O dia 23/04 ficará reservado para as reuniões pedagógicas das Coordenações de Cursos com o seu Corpo Docente, visando definir formas de atuação pedagógica específicas de cada curso e outros assuntos relacionados ao dia-a-dia das coordenações. No dia 26 e 27 as ações estarão voltadas para o início das aulas e a recepção dos alunos ingressantes. É importante que nestes dias os Centros, Departamentos e Coordenações de Curso aproveitem para divulgar as ações da Universidade, o seu funcionamento, sua estrutura organizacional, a função de cada instância e como o aluno pode contribuir para construir uma universidade melhor.

Semana de Calouros

De 28 a 30 acontece a III Semana dos Calouros de 2010 – SEMAC, onde será realizada uma programação específica para os alunos ingressantes, sob a orientação da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil - PROAE. O evento este ano será centralizado nos Campus do Pimenta no horário da noite. Várias atividades estão sendo programadas, incluindo atrações culturais.

Hoje, Ciclo de debates “Juazeiro, 100 anos de História, Política e Fé”

A Universidade Regional do Cariri (URCA) participa hoje, 16/04, do ciclo de debates “Juazeiro, 100 anos de História, Política e Fé”, que irá se realizar na próxima sexta-feira, dia 16, a partir das 8h30, no auditório do Imperial Palace, na rodovia que liga Barbalha a Juazeiro do Norte. O ciclo de debates Nordeste Vinte e Um contará com a presença da diretora do Instituto de Pesquisa Sócio-Cultural José Marrocos (Ipesc), Maria de Fátima Morais Pinho, professora do Curso de História da URCA. Ela fará abordagem sobre “Juazeiro, ontem e hoje: evolução social de uma cidade, juntamente com o professor doutor da Instituição, Domingos Sávio Cordeiro, do Curso de Ciências Sociais. As palestras prosseguirão com a presença escritor e advogado Emerson Monteiro, que falará sobre o tema “Juazeiro do Norte ou Juazeiro do Padre Cícero”; o deputado federal José Guimarães, Camilo Santana, ex-secretário de Desenvolvimento Agrário e o prefeito de Juazeiro, Manoel Santana, farão referência a “Juazeiro no contexto político estadual”. O tema “Padre Cícero, a santidade e a política”, será abordado pelo poeta, jornalista, ensaísta e membro da Academia Cearense de Hagiologia, Barros Alves, contando também com a professora Fátima Pinho, diretora do Ipesc, da URCA.

Contato:
Assessoria de Comunicação
Universidade Regional do Cariri - URCA
(88) 3102-1212 ramal 2617
www.urca.br
Crato 16 de abril de 2010

CRATO - Notícias do Dia 16 de Abril de 2010

Justificar


Educação promove melhoria da infraestrutura de escolas

Na busca de melhores condições de funcionamento para as escolas do município do Crato, a Secretaria de Educação ampliou as instalações das unidades de ensino Josefa Salviano, na Serra do Cruzeiro, e a unidade escolar da localidade da Palmeirinha, no Distrito de Santa Fé. Em ambas foram construídas mais uma sala de aula, depósitos para almoxarifado, além de novos banheiros. O Secretário de Educação, Valentim Dantas, informa que as obras fazem parte de reivindicações antigas das referidas comunidades.

Técnicas do Crato acompanham nova sistemática do FNDE sobre o livro didático

Com a finalidade de receber orientações sobre o livro didático, a Secretaria de Educação participa, em Fortaleza, de revisão informativa sobre a nova sistemática adotada pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE. A secretaria foi representada pelas técnicas da secretaria Sophia Helena e Rivalda Lacerda, que posteriormente vão repassar para as escolas informações de como proceder com o livro didático.

Notificações de casos de dengue diminuem nas duas últimas semanas

A Secretaria de Saúde do Crato, após duas semanas de aplicação do fumacê no combate ao mosquito Aedes aegypti no município do Crato, continua com o trabalho de prevenção e combate da dengue em todos os bairros da cidade. Segundo a assessoria técnica da Secretaria, houve nas últimas semanas uma redução nas notificações de casos. Mesmo assim, o trabalho de combate ao mosquito continua, com orientações e visitas dos agentes, além da atuação da mobilização social.

Inscrições para o Projeto Primeiro Passo modalidade Jovem Aprendiz terminam hoje

O Governo Municipal do Crato por meio da Secretaria de Ação Social comunicam que as inscrições para o PROJETO PRIMEIRO PASSO na modalidade JOVEM APRENDIZ na categoria de AUXILIAR ADMINISTRATIVO foram prorrogadas até hoje, sexta, dia 16 Mais informações, entrar em contato pelos telefones: 3521-6321 ou 3521 – 6425, de 8 as 14 horas.

Ação Social do Crato convoca para cadastramento no Conselho Municipal dos Direitos do Idoso.

A Secretária de Ação Social do Crato, Liduína Alves de Andrade convoca todos os coordenadores dos Grupos de Convivência de Idoso e todos os presidentes das Associações Comunitárias que desenvolvem atividades com os idosos, a se fazerem presentes na Secretaria de Ação Social nos próximos dias 19,20 e 22 no horário de 8 às 13 horas, para que seja realizado os cadastros referentes ao Conselho Municipal dos Direitos do Idoso. Para fazer o cadastro procurem a Sra. Salma Vilar. Mais informações pelos telefones: 3521-6425 e 3521-6321.

PROJOVEM ADOLESCENTE convoca alunos inscritos

O Governo Municipal do Crato em parceria com a Secretaria de Ação Social,comunica à todos os adolescentes que estão inscritos no PROJOVEM ADOLESCENTE, que fizeram às inscrições pelos Centros de Referencia em Assistência Social – CRAS, que devem comparecer nas suas localidades de funcionamento,pois as aulas já se iniciaram. A coordenadora do PROJOVEM ADOLESCENTE, Elza Oliveira, ressalta que é importante que todos se façam presentes as aulas, garantindo assim melhores condições de adentrar ao mercado de trabalho, bem como a oportunidade de garantir mais qualidade de vida.

Governo Municipal do Crato

Cariri - Curso capacita em Gestão Pública

No próximo dia 19, profissionais do setor público participam de evento no município de Juazeiro do Norte. Juazeiro do Norte. Com a finalidade de atender à grande demanda de profissionais do setor público no Interior do Ceará, será realizada, na próxima segunda-feira, dia 19, durante todo o dia, o Curso de Capacitação em Gestão Pública. O evento tem à frente o Grupo Aspec, que há 17 anos está no mercado e antes atendia apenas na Capital. A capacitação tem como tema "Ética e Competências na área da Gestão Pública".

Segundo o diretor administrativo do Grupo, Luciano Peixoto, se espera um público de 300 pessoas. Várias palestras com especialistas renomados da área serão oferecidas. Conforme o diretor, o curso surgiu da própria necessidade dos gestores em buscar qualificação. "A ideia é levar o curso para todas as regiões do mercado e, junto, a competência de profissionais experientes", diz ele.

O público desses cursos, conforme Luciano Peixoto, é normalmente formado de prefeitos, vereadores, advogados, contadores, assessores e estudantes de Direito. Tanto que o valor da inscrição para os estudantes foi diferenciado. A capacitação para o público específico de gestão pública está sendo lançado este mês de abril pelo grupo, com a finalidade de levar um aperfeiçoamento. Esse tem sido, na realidade, de acordo com o diretor, um antigo sonho da própria empresa, de atender uma demanda antiga dos clientes.

"A ideia é levar conhecimentos não só aos profissionais de Fortaleza, mas também àqueles que não dispõem de tempo para se deslocarem dos seus municípios e acompanhar as mudanças em relação aos conceitos, orientações e legislação expedidas pelos órgãos de controle". Por ser uma empresa formada por valores, a Aspec defende a Educação Continuada, que consiste na crença do desenvolvimento humano e profissional por meio da busca constante de conhecimento e de sua aplicação prática. Com cursos e palestras, quer atingir todas as áreas da Administração Pública.

MAIS INFORMAÇÕES:
Grupo Aspec
FortaleZA (CE)
(85) 3464.2900
www.aspectreinamentos.com.br

Edições Anteriores:

Maio ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31