xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 14/04/2010 | Blog do Crato
.

VÍDEO - CONVERSA FRANCA - O DESCASO NO CRATO - Dihelson Mendonça ( 30-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

14 abril 2010

Psicologia no Cotidiano Ψ Pedofilia Ψ Por João César Mousinho De Queiroz


Pedofilia vem do grego παιδοφιλια (paidophilia) onde παις (pais, "criança") e φιλια (philia, "amizade", "afinidade", "amor", "afeição", "atração", "atração ou afinidade patológica" ou "tendência patológica", segundo o Dicionário Aurélio). A pedofilia (também chamada de paedophilia erotica ou pedosexualidade) é a perversão sexual,na qual a atração sexual de um indivíduo adulto ou adolescente está dirigida primariamente para crianças pré-púberes (ou seja, antes da idade em que a criança entra na puberdade) ou para crianças em puberdade precoce.

A pedofilia é classificada como uma desordem mental e de personalidade do adulto, e também como um desvio sexual, pela Organização Mundial de Saúde. Os atos sexuais entre adultos e crianças abaixo da idade de consentimento (resultantes em coito ou não) é um crime na legislação de inúmeros países. A pedofilia apresenta-se com dois componentes fundamentais: A perversão da sexualidade e a utilização de outros seres humanos para satisfação própria.

Um Estado negligente e que não garante os direitos sociais de seu povo; tenta por meio do Direito Penal, da força EstadualA criação de políticas públicas eficientes voltadas para jovens e crianças é o melhor meio para desenvolver uma sociedade mais pacífica e com menos violencias, conscientizando que antes de punir deve-se ensinar a não infligir.

O perfil de um pedófilo pode ser realmente surpreendente, onde muitas vezes um amigo, parente ou apenas uma pessoa que demonstra uma conduta exemplar perante um determinado grupo de pessoas, poderá vir revelar - se um molestador de crianças com impulsos sexuais. Até a presente data todos que assistir em psicoterapias possuíam QI acima da média.
Com base no estudo de casos recentes, a Polícia Federal brasileira afirma que, na maioria, o pedófilo é um homem entre 30 e 45 anos, solteiro e que mora sozinho. É reservado, inseguro e tem dificuldade de manter relações afetivas. Muitos deles foram consumidores vorazes de pornografia adulta antes de dar vazão às suas tendências pedófilas. Existem registros de pedofilia desde os tempos da Grécia Antiga

O constrangimento acaba sendo quando os atos de pedofilia acabam ocorrendo dentro da própria família, onde pais, tios, primos, acabam impondo a seus próprios filhos atos que os mesmos vem-se cometendo sem saber o real motivo de por que fazem tais atos com seus genitores. Perguntem aos Conselhos Tutelares?

No aspecto jurídico, o Estatuto da Criança e do Adolescente dispõe sobre a proteção necessária, porém um dos maiores problemas é a pedofilia na Internet tendo a lei nº 10.764 de 2003, modificado a redação do artigo 241 do “ECA”.

A conscientização de internautas (usuários da Internet), políticos, (responsáveis pela Legislação do País), as Famílias e a sociedade como um todo é a principal fiscalizada e colaboradora em denuncia as ações criminosas através da Internet, quando as crianças correm o risco real e imediato de serem assediadas vias Internet, raptadas para contracenarem em casos sádicos, doentios ou verem publicadas suas dores pelo sofrimento no abuso ou exploração sexual.
A comunicação é fundamental. Mais do que qualquer programa ou filho, a conversa sincera entre pais e filhos ainda é a melhor arma para enfrentar os perigos da pedofilia.

Numerosas técnicas voltadas para o tratamento da pedofilia tem sido desenvolvidas. Muitos vêm à pedofilia como altamente resistente contra interferência psicológica, e acreditam que tratamentos e estratégias reparativas são ineficientes. Outros, tais como o Dr. Fred Berlin, acreditam que a pedofilia poderia ser claramente mais bem tratada com êxito se a comunidade médica desse mais atenção ao tema. Porém, a taxa de casos muito bem-sucedidos de tratamento é muito baixa.

A terapia cognitivo-comportamental possui mais suporte em geral, onde o pedófilo aprende a associar o "comportamento pedofílico" com diversos atos considerados não-desejáveis.
A pedofilia era tolerada ou ignorada em muitas legislações dos países, o que foi sendo paulatinamente modificado com a aprovação sucessiva de tratados internacionais, que culminaram com a aprovação, em 1989, pela ONU, da Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança que, em seu artigo 19, expressamente obriga aos estados a adoção de medidas que protejam a infância e adolescência do abuso, ameaça ou lesão à sua integridade sexual.
A lei brasileira não possui o tipo penal "pedofilia". Entretanto, a pedofilia, como contato sexual entre crianças e adultos, se enquadra juridicamente no crime de estupro de vulnerável (art. 217-B do Código Penal) com pena de oito a quinze anos de reclusão e considerados crimes hediondos.

O F.B.I. elaborou um informe em que indica e registra uma série de símbolos utilizados por pedófilos para serem identificados entre si. Os símbolos são sempre compostos pela união dos similares, um dentro do outro. O de forma maior identifica ao adulto, enquanto que a menor corresponde a um menino ou uma menina. A diferença de tamanhos entre eles mostra uma preferência por crianças maiores ou menores quanto à idade. Os triângulos simbolizam aos homens que gostam de meninos, enquanto os corações representam homens (ou mulheres) que gostam de meninas. A mariposa personifica aquele que gosta de ambos.

Dezenas e dezenas de pedófilos que já atendi dentro e fora dos presídios em terapias individuais, nos meus diagnósticos todos eram psicopatas. Fontes:Livros, Artigos. Foto - Procurado Interpol
São Paulo 14/04/10 Artigo XVII – Psicólogo Clínico Forense. www.sosdrogasealcool.org

Stomacher – Untitled/Dark Divider

O diretor deste vídeo Sean Stiegemeier comprou uma Canon 5d MK2 e resolveu testar fazendo seu primeiro time lapse.

Time Lapse, é quando você deixa a câmera parada em um lugar e depois acelera o processo pra tudo parecer passar mais rápido. Ele viajou por Praga, Japão, Oregon, Califórnia e outros lugares incrivelmente bonitos.

O objetivo do vídeo era ficar bonito e ficou!

(Clique no link abaixo do vídeo para assistir em tamanho maior. Vale a pena!)


Stomacher - Untitled/Dark Divider from Sean Stiegemeier on Vimeo.

A derrota da Globo - Por: José Nilton Mariano Saraiva

Pois é, após 23 longos anos e de sofrer muita pressão da TV Globo e cartolagem carioca, eis que a CBF reconheceu oficialmente o “óbvio ululante”: o Sport Recife foi o real campeão brasileiro de 1987.
E agora, será que a Rede Globo, a parcialíssima imprensa carioca e os fanáticos torcedores flamenguistas irão recorrer à Justiça ou reconhecerão que o time do São Paulo é, DE FATO E DE DIREITO, o autentico hexacampeão brasileiro???
Chora, negrada !!!
********************************
PARECER DA CBF É CONTUNDENTE: "O FLAMENGO NÃO FOI CAMPEÃO EM 1987” (Documento de três páginas garante título ao Sport e diz que o Rubro-negro é pentacampeão brasileiro)

O parecer do departamento jurídico da CBF, que proclamou o São Paulo como o primeiro clube pentacampeão brasileiro e, por isso, o que vai levar a chamada "Taça das Bolinhas", deixa claro que a entidade considera o Sport o verdadeiro campeão de 1987. Nas três páginas do documento, a entidade é contundente ao comentar o caso: "a conclusão a tirar, inevitavelmente, é que o Clube de Regatas do Flamengo não foi campeão em 1987, ao contrário do que insistem em afirmar seus adeptos e seguidores" - diz um trecho.
O parecer também afirma que o São Paulo foi o primeiro clube a alcançar o pentacampeonato do Campeonato Brasileiro: "o primeiro clube a conquistar o Campeonato Brasileiro Série A por cinco vezes alternadamente, foi o São Paulo Futebol Clube, que completou esse requisito em 2007 enquanto o C.R. Flamengo só obteve seu 5º título em 2009".
No documento, a CBF lembra que Flamengo e Internacional não aceitaram disputar os jogos decisivos do campeonato de 1987 contra Sport e Guarani, que se classificaram pelo Módulo Amarelo: "Dando cumprimento ao Regulamento, a CBF marcou os jogos entre esses quatro clubes, mas o Flamengo e o Internacional se recusaram a disputar as partidas designadas, sendo declarados vencidos por W.O. Por fim, o Sport sagrou-se Campeão Brasileiro de 1987. Esse resultado foi largamente contestado pelo C.R. Flamengo e pelo Internacional, mas sem razões consistentes".
A dúvida sobre a entrega do troféu existia por causa da polêmica sobre a competição de 1987, onde o Sport foi considerado campeão pela CBF na época. O Flamengo, campeão da Copa União, organizada pelas agremiações fundadoras do Clube dos 13, reivindicava o título da temporada.
- É algo irrevogável e está decidido. Para a CBF o Flamengo tem cinco títulos, os legais, os que foram homologados como campeão - disse o presidente da CBF, Ricardo Teixeira.
Fonte: CBF - Postagem: José Nilton Mariano Saraiva

Programa Compositores do Brasil com Pedro Caetano - Por Zé Nilton


A ginga das músicas desse paulista e excelente compositor brasileiro, chamado Pedro Walde Caetano, é tipicamente carioca. Chegou muito novo ao Rio de Janeiro e, a partir da década de 1940, inicia, como muitos, a vida de compositor no Rio de janeiro, centro por excelência das artes no Brasil.

Pedro Caetano passa para a História da MPB como um compositor de estilo simples, mas de composições em que realçam valores melódicos e harmônicos, resultando em contribuições à renovação da nossa música popular. O detalhe é que não teria vivido economicamente somente da música, fez mais de 400. Nunca abandonou o ofício de Calçadista, e morreu pobre, igualmente a muitos e grandes compositores brasileiros.

No Rio de Janeiro, Pedro Caetano se fez compositor e teve muitos parceiros, como Wilson Batista, Evaldo Gouveia, Guilherme Brito etc., sendo um deles – Claudionor Cruz – também paulista, seu parceiro predileto.

Remeto o leitor interessado em conhecer mais da vida e da obra do compositor Pedro Caetano para os sites informativos sobre a Música Popular Brasileira.

Enquanto isso, esperamos contar com a audiência do ouvinte, nesta quinta-feira, no Programa Compositores do Brasil, quando estaremos rendendo homenagens a Pedro Caetano, apresentando algumas de suas mais belas composições, como:

- Disse me disse de Pedro Caetano e Claudionor Cruz, com Carlos Galhardo, gravação de 1945;
- Haja carnaval ou não- Francisco Alves (Pedro Caetano e Claudionor Cruz, com Francisco Alves, gravação de 1945;
- O que se leva dessa vida, de Pedro Caetano, com Ciro Monteiro, gravação de 1946;
- É com esse que eu vou, de Pedro Caetano, com Elis Regina, gravação de 1972;
- O Samba agora vai, de Pedro Caetano, com Quatro Ases e um Coringa, gravação de 1946;
- Eu brinco, de Pedro Caetano e Claudionor Cruz, com Francisco Alves, gravação de 1946;
- Botões de laranjeira, de Pedro Caetano, com Cyro Monteiro, gravação de 1942;
- A Dama de vermelho, de Pedro Caetano e Alcy Pires Vermelho, com Francisco Alves, gravação de 1942;
- Foi uma pedra que rolou, de Pedro Caetano, com Joel e Gaúcho, gravação de 1940;
- Onde estão os tamborins, de Pedro Caetano, com Quatro Ases e Um Coringa, gravação de 1947;
- Um juramento falso, de Pedro Caetano, com Pedro Caetano, gravação de 1964.
- Nova ilusão, Pedro Caetano, com Paulinho da Viola, gravação de 1972.

Quem ouvir, verá!

Programa: COMPOSITORES DO BRASIL
Rádio Educadora do Cariri
Todas às quinta-feiras, às 14 horas
Pesquisa, produção e apresentação de Zé Nilton
Apoio: Centro Cultural Banco do Nordeste.

Baixaria na campanha eleitoral 2010

Fonte: Folha on line

Piratas invadem site do PT e colocam foto de Serra
RANIER BRAGON
da Sucursal de Brasília
Atualizado às 18h18.
O PT novamente tirou o seu site oficial do ar na tarde de hoje. Mais uma vez, o partido afirma ter sido vítima de hackers. De acordo com sua assessoria, os invasores colocaram uma imagem de José Serra (PSDB) e um pedido de voto ao tucano (veja abaixo).
O secretário de comunicação do PT, André Vargas, negou que o partido pedirá ajuda da Polícia Federal para investigar o caso. Segundo ele, será contratada uma empresa de consultoria permanente para essa área tecnológica.
O presidente do PSDB, Sergio Guerra (PE), disse que apoia uma eventual investigação.

Vamos Prestigiar o Comércio do Crato ?


Vamos fazer o dinheiro circular dentro do Crato ?


"Que tal os cratenses pararem de comprar produtos em lojas de outras cidades, ou pela Internet, e passarem a prestigiar mais o comércio do Crato ? Vejo muita gente que olha produtos nas lojas daqui e depois fazem o pedido pela Internet, ou vão comprar em Juazeiro. Se nós quisermos acabar com o comércio do Crato, é só continuar a fazer isso, mas se quisermos fazer nossa cidade crescer,, prosperar, precisamos comprar mais em lojas daqui, evitando a evasão de divisas para outros municípios. O dinheiro dos Cratenses precisa ser investido DENTRO DO CRATO, e atrair inclusive pessoas de outras cidades para comprarem também no nosso comércio. Essa campanha precisa ser adotada pelo CDL e outras entidades do Crato. Porque não fazem ?"

Dihelson Mendonça

Comunicado da Fundação Cultural J de Figueiredo Filho- Por Alessandra Bandeira


E com muita alegria e satisfação que a Fundação Cultural J de Figueiredo Filho comunica a sociedade cratense que o Projeto de Reforma e Restauração dos Museus Histórico e de Arte foi selecionado pela Secretaria de Cultura do Estado, no III Edital de Preservação e Restauração do Patrimônio Histórico.
O projeto concebido pela historiadora Alessandra Bandeira com participação do arquiteto Waldemar Arraes e do engenheiro Jorge Ishimaru, prevê a troca do forro e piso de madeira, adequação da parte elétrica e climatização das salas de exposição.
Esperamos assim devolver a sociedade um museu reformado , restaurado e adequado as normas do IBRAM(Instituto Brasileiro de Museu) e nos portes dos principais Museus Nacionais.

Por Alessandra Bandeira
Historiadora Responsável da Fundação Cultural J de Figueiredo Filho

Estilos antagônicos - Por: José Nilton Mariano Saraiva

A partir do dia 23 do corrente, deixa a presidência do Supremo Tribunal Federal o ministro Gilmar Mendes e assume o posto o ministro Cezar Peluso. Dois homens, duas trajetórias, duas visões diferenciadas do mundo, dois estilos diametralmente antagônicos.
O ministro que termina seu mandato destacou-se por ser um falastrão incorrigível e por atingir tal posição sem maiores méritos, já que nunca sequer atuou como simples Juiz de uma Vara qualquer (algo um tanto difícil de se aceitar ou digerir, mas que, lamentavelmente, ainda acontece); há que se esclarecer que existe, constitucionalmente, a prerrogativa da indicação, mas que de alguém de notório saber jurídico ou que tenha pelo menos exercido a magistratura.
Pois bem, guindado à nobre função de Presidente do STF, abusada e deseducadamente Gilmar Mendes pôs-se a meter os pés pelas mãos, a atropelar ritos processuais e a tomar posições solo, numa total falta de respeito aos seus pares (por exemplo: concedeu dois habeas-corpus, num mesmo dia, beneficiando o “marginal” Daniel Dantas, passando por cima da tramitação processualística normal, a troco ninguém sabe de que, mas que podemos imaginar); mantém, também, o hábito de manifestar-se extemporaneamente e fora dos autos, assim como de não guardar a discrição exigida para a função (viu um microfone ou a luz de um holofote à frente, dana-se a abrir a bocarra e deitar falação sobre o que for inquirido, independentemente da inoportunidade para isso); na vida particular, pesa sobre Vossa Excelência a grave acusação de, valendo-se do tráfico de influência, ter obtido financiamento privilegiado junto a uma instituição financeira pública (a juros privilegiados), a fim de construir uma escola de nível superior particular, em Brasília, onde, dentre os docentes, se encontram muitos dos próprios colegas do Supremo, configurando uma relação (patrão X empregado) não recomendável; é acusado, também, de atuar politicamente de forma desabrida, ao cabalar votos para os familiares, políticos na cidade de origem, em Goiás. Enfim, uma figura da qual aquela corte suprema não sentirá nenhuma saudade, tantas as trapalhadas que vivenciou, expondo-a ao ridículo.
Já Cezar Peluso, o ministro que assume as rédeas do STF, é exatamente o oposto: tímido, fala mansa, discretíssimo e estudioso, tem uma vasta experiência de mais de quarenta (40) anos no exercício da magistratura, o que lhe confere o respeito dos seus pares; tem posições firmes e objetivas e as expõe de forma bastante concisa, didática e clara; e é tanto o seu cacife, que, mesmo antes de assumir a presidência do STF, já balançou as estruturas daquela alta corte do Poder Judiciário ao, empunhando a bandeira da moralidade, questionar os incríveis setenta e nove (79) dias de ócio remunerado anuais a que têm direito os seus componentes (são dois meses de férias e 19 dias de folgas, sem contar os feriados regulares); trocando em miúdos, se algum membro mais “caxias” resolver vender as duas férias e agregar o um terço a mais constitucionalmente permitido sobre o montante percebido, cada um dos seus membros terá nada menos que 15 (quinze) salários anuais (de cerca de vinte mil reais, em média), além do décimo-terceiro.
Evidentemente que a grita foi generalizada, mas Peluso, contundentemente, mantém-se firme e obstinado na sua intenção de dá um basta e um fim em tão imoral privilégio corporativista, que sempre depôs contra a categoria.
É o Brasil mudando, paulatinamente.

Autoria e postagem: José Nilton Mariano Saraiva

ALMANAQUE e PREVISÃO DO TEMPO - Dia 14 de Abril de 2010


Olá, Amigos!

B
om dia. Hoje é o dia 14 de Abril de 2010. Quero inicialmente pedir desculpas pela demora na liberação dos comentários de ontem. É que eu havia saído para o trabalho logo cedo e agora que estou acessando o Blog e liberando comentários e publicando as matérias do dia de hoje. De antemão...a chuva que se abateu sobre o Crato na noite de ontem foi realmente formidável! Com direito a trovões e relâmpagos. Parece ( e isso eu já disse várias vezes ) que finalmente o "inverno" está começando a emplacar aqui no Cariri, apesar de tardiamente. Daqui a pouco mais novidades...

Previsão do Tempo

Conforme se pode ver aí ao lado na foto do satélite enviada agora há pouco: Após uma noite chuvosa, o céu está com poucas núvens no momento ( 05:30 ), mas a previsão indica dia de Sol, com aumento de nuvens ao longo do dia. À noite ocorrem pancadas de chuva.

Eventos históricos
  • 43 a.C. - Batalha do Fórum Gallorum: Marco Antônio, cercando o assassino de Júlio César, Marcus Junius Brutus em Mutina, derrota as forças do cônsul Pansa, que é morto.
  • 193 - Lucius Septimius Severus é coroado imperador de Roma.
  • 1028 - Imperador Alemão Conrado II, o Navegante, coroa rei seu filho Henrique III.
  • 1205 - Batalha de Adrianópolis, entre os búlgaros e os cruzados.
  • 1191 - Aos 85 anos, Giacinto Borboni-Orsini se torna Papa Celestino III.
  • 1611 - A palavra "telescópio" é usada pela primeira vez (pelo príncipe Federico Cesi).
  • 1629 - Inglaterra e França assinam a Paz de Susa.
  • 1775 - Primeira sociedade abolicionista nos EUA é criada em Filadélfia.
  • 1777 - Nova Iorque adota uma nova constituição como estado independente.
  • 1792 - A França declara guerra contra a Áustria, dando início às Guerras Revolucionárias Francesas.
  • 1809 - Napoleão derrotou a Áustria na Batalha de Abensberg, Baviera
  • 1859 - É publicado "A Tale of Two Cities" de Charles Dickens.
  • 1865 - Abraham Lincoln, 16º presidente dos EUA sofre atentado cometido por John Wilkes Booth.
  • 1902 - Marie Curie e seu marido Pierre Curie isolam o elemento radioativo radium.
  • 1903 - Harry Plotz descobre a vacina contra febre tifóide.
  • 1912
  • O transatlântico inglês Titanic afunda ocasionando mais de 1452 mortes.
  • Fundado o time de futebol Santos Futebol Clube.
  • 1913 - Na Bélgica, começa uma greve geral por direitos de votação.
  • 1914- Emancipação do município de Catanduva (São Paulo).
  • 1928 - O Papa Pio XI cria a Prelazia do Gurupi, no Pará.
  • 1940 - Segunda Guerra Mundial: tropas francesas e inglesas desembarcam na Noruega.
  • 1944 - Os primeiros judeus transportados de Atenas chegam a Auschwitz.
  • 1945 - Segunda Guerra Mundial: ofensiva final de primavera, na qual a Força Expedicionária Brasileira tomou Montese e Collecchio.
  • 1961 - Primeira transmissão de televisão ao vivo da União Soviética.
  • 1962 - Georges Pompidou torna-se Presidente da França.
  • 1971 - O Presidente norte-americano Richard Nixon termina o embargo contra a China.
  • 1973 - Diretor da FBI Patrick Gray renuncia depois de admitir que destruiu provas do escândalo Watergate.
  • 2003 - 99% do genoma humano foi sequenciado pelo Projeto do Genoma Humano (com uma precisão de 99,99%).
Nascimentos
  • 1527 - Abraão Ortelius, cartógrafo e geógrafo flamengo. (m. 1598)
  • 1578 - Rei Filipe III de Espanha, II de Portugal. (m.1621)
  • 1629 - Christiaan Huygens, astrónomo e matemático holandês. (m. 1695)
  • 1803 - Friedrich von Amerling, pintor austríaco.
  • 1842 - Catherine Eddowes, quarta vítima "canônica" de Jack o Estripador (m. 1888).
  • 1857 - Aluísio Azevedo, escritor e jornalista brasileiro, autor de "O Cortiço".
  • 1882 - Moritz Schlick, filósofo positivista. (m. 1936)
  • 1892 - Vere Childe, archeólogo/pre-historiador britânico.
  • 1894 - José Medina, ator e diretor brasileiro (m. 1980).
  • 1896 - Alfredo Volpi, pintor ítalo-brasileiro (m. 1988).
  • 1912 - Robert Doisneau, fotógrafo francês (m. 1994).
  • 1930 - Carminha Mascarenhas, cantora brasileira.
  • 1935 - Erich von Däniken, escritor suíço.
Falecimentos
  • 911 - Papa Sérgio III
  • 1471 - Ricardo Neville, Conde de Warwick, o fazedor de reis da Guerra das rosas (n. 1428)
  • 1759 - Georg Friedrich Händel, compositor (n. 1685)
  • 1888 - Carl Christian Hall, foi primeiro-ministro da Dinamarca (n. 1812).
  • 1917 - Ludwik Lejzer Zamenhof, oftalmologista e filólogo polonês, iniciador da língua Esperanto (n. 1859)
  • 1939 - José Júlio Sousa Pinto, pintor português (n. 1856).
  • 1976 - Zuzu Angel, estilista, assassinada em acidente forjado pelos órgãos de repressão da ditadura militar (Brasil)
  • 1981 - Victor Assis Brasil, saxofonista brasileiro (n. 1945).
  • 1986 - Simone de Beauvoir, escritora e filósofa francesa (n. 1908)
  • 2006 - Miguel Reale, filósofo e jurista brasileiro (n. 1910)

Fonte Wikipédia
Foto Zuzu Angel
Colaboração no Almanaque: Alessandra Bandeira


Município de Crato está na sétima posição

Fonte: “Diário do Nordeste”,edição 14-04-2010

ÍNDICES SOCIAIS E ECONÔMICOS
Só 20 municípios têm condições satisfatórias
Dos 184 municípios do Ceará, apenas 20, ou cerca de 11%, apresentam condições satisfatórias de infraestrutura, com sua economia pujante e índices sociais relativamente favoráveis, com dez deles pertencentes à Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). A grande maioria - 164 cidades, detém indicadores econômicos e sociais classificados como baixo. E o mais grave: localidades onde vive metade da população estadual.

Os dados, apresentados na versão preliminar do Índice de Desenvolvimento Municipal (IDM) de 2008, elaborado pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), mostram que o Ceará ainda é um Estado com forte concentração econômica em poucas localidades. Contudo, o estudo revela uma leve, mas positiva mudança nos dois anos anteriores: mais cidades estão apresentando patamar de desenvolvimento mais razoável.

Pensamentos do Dia - 14 de Abril de 2010 - Enviados por Mônica Araripe

QUE SUA SEMANA SEJA DE MUITA LUZ!!!


"Para celebrar o envelhecer, uma vez eu escrevi 45 lições que a vida me ensinou. É a coluna mais requisitada que eu já escrevi. Meu taxímetro chegou aos 90 em agosto, então, aqui está a coluna, mais uma vez:

1. A vida não é justa, mas ainda é boa.
2. Quando estiver em dúvida, apenas dê o próximo pequeno passo.
3. A vida é muito curta para perdermos tempo odiando alguém.
4. Seu trabalho não vai cuidar de você quando você adoecer. Seus amigos e seus pais vão. Mantenha contato.
5. Pague suas faturas de cartão de crédito todo mês.
6. Você não tem que vencer todo argumento. Concorde para discordar.
7. Chore com alguém. É mais curador do que chorar sozinho.
8. Está tudo bem em ficar bravo com Deus. Ele agüenta.
9. Poupe para a aposentadoria, começando com seu primeiro salário.
10. Quando se trata de chocolate, resistência é em vão.
11. Sele a paz com seu passado, para que ele não estrague seu presente.
12. Está tudo bem em seus filhos te verem chorar.
13. Não compare sua vida com a dos outros. Você não tem idéia do que se trata a jornada deles.
14. Se um relacionamento tem que ser um segredo, você não deveria estar nele.
15. Tudo pode mudar num piscar de olhos; mas não se preocupe, Deus nunca pisca.
16. Respire bem fundo. Isso acalma a mente.
17. Se desfaça de tudo que não é útil, bonito e prazeroso.
18. O que não te mata, realmente te torna mais forte.
19. Nunca é tarde demais para se ter uma infância feliz. Mas a segunda só depende de você e mais ninguém.
20. Quando se trata de ir atrás do que você ama na vida, não aceite "não" como resposta.
...

Veja mais no site: www.monicaararipe.com
ESCRITO POR REGINA BRETT, 90 ANOS, CLEAVELAND, OHIO. Enviado para o Blog do Crato por Mônica Araripe.

CRATO - Notícias da URCA - Universidade Regional do Cariri - Dia 14 de Abril de 2010


Inscrições para o Vestibular da URCA até próximo dia 16

Termina na próxima sexta-feira, dia 16, o prazo de inscrições para o vestibular da Universidade Regional do Cariri (URCA). A realização das provas será nos dias 4 e 5 de julho, com mais de mil vagas para os16 cursos da Instituição. As inscrições para o vestibular poderão ser feitas na sede da CEV, pela Internet ou em postos autorizados. Mais informações pelo site da URCA: www.urca.br. O processo de inscrições foi iniciado no último dia 29 de março. Este ano, 1.025 pedidos de isenção parcial da taxa de inscrição foram deferidos pela Comissão Executiva de Vestibular, beneficiando estudantes de escolas públicas. Apenas 111 pedidos foram indeferidos pela comissão, demonstrando com isso o benefício aos estudantes, dentro do compromisso de garantir a inclusão dos alunos na universidade, pública, gratuita e quem tem primado ao longo da sua história pela qualidade do ensino, promovendo a pesquisa e extensão.

Processo de Seleção Especial para turmas do Procampo até sexta-feira

O Curso de Licenciatura em Educação no Campo – Procampo está com inscrições abertas para o processo de seleção das primeiras turmas até a próxima sexta-feira. O processo de Seleção Especial será formado, exclusivamente, por educadores que atuam na educação básica em escolas públicas do campo e outros profissionais com atividades de educação, como docentes, gestores, monitores, instrutores e coordenadores pedagógicos. Esses profissionais devem estar realizando suas atividades em escolas situadas nas áreas rurais ou projetos sociais vinculados à educação do campo, que preferencialmente não possuem curso de nível superior completo. As inscrições para o processo de seleção são gratuitas e podem ser feitas pelo site http://cev.urca.br. Estão sendo oferecidas, por meio do Procampo, habilitações em Ciências da Natureza e Matemática e Linguagens e Códigos. O curso, com 30 vagas destinadas, em cada turma, funcionará no Campus do Pirajá, em Juazeiro do Norte. As aulas serão iniciadas no mês de julho deste ano.

Contato:
Assessoria de Comunicação

Universidade Regional do Cariri - URCA
(88) 3102-1212 ramal 2617
www.urca.br

Crato, 14 de abril de 2010.

CRATO - Notícias do dia 14 de Abril de 2010



Prefeito do Crato cumpre agenda de reuniões em Fortaleza

O prefeito do Crato, Samuel Araripe, participa hoje de reuniões em Fortaleza, para tratar de projetos relacionados a vários setores. Primeiro estará no Palácio do Governo, às 10 horas, para participar de reunião convocada pelo governador do estado, Cid Gomes, e discutir o rateio do custeio do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) do Crato, juntamente com os outros prefeitos de cidades participantes. Em seguida, será assinado o termo de materiais e equipamentos de informática, na sede da Secretaria de Saúde do Estado, junto à assessoria Jurídica. O prefeito continua na capital participando de reuniões de interesse administrativo, e, na próxima sexta-feira, estará na solenidade de entrega do Título de Cidadania Fortalezense ao Secretário de Segurança Pública, Roberto Monteiro. O evento se realiza no Plenário 13 de Maio, às 9 horas.

Crato vacina contra a Influenza A H1N1 população de 20 a 29 anos

A Secretaria de Saúde do Crato informa à população que unidades de saúde estarão abertas para a vacinação da população da faixa etária de 20 a 29 anos, contra a Influenza A H1N1 (gripe suína). São elas:

Posto de Saúde da Santa Fé, Posto de Saúde de Dom Quintino, Posto de Saúde da Ponta da Serra, Centro de Especialidades do Crato, Posto de Saúde Padre Cícero e São Bento, Posto de Saúde Fábio Pinheiro Esmeraldo, Posto de Saúde do Cemic, Posto de Saúde Gisélia Pinheiro (Batateira), Posto de Saúde da Vila Alta, Posto de Saúde Teodorico Teles, Posto de Saúde Muriti I, posto de Saúde Muriti II, Creche São Miguel, Posto de Saúde Alcides Peixoto, Posto de Saúde da Cica, Centro de Nutrição, Posto de Saúde do Pantanal e Posto de Saúde do Belmonte.

Secretaria de Cultura do Crato realiza de 20 a 30 de abril o "Abriu Pr'a Juventude"

Com o apoio do Governo Municipal do Crato, e entidades governamentais e não governamentais a Secretaria de Cultura Esporte e Juventude realizará de 20 a 30 desse mês o "Abriu Pr'a Juventude" ano 2010. O ‘Abriu Pra Juventude’ é um evento cratense diferenciado, que traz em seu contexto apresentações artísticas, esportivas, exposições, palestras e sobretudo a promoção promove da inclusão social e discussões sobre Juventude e Família, Cultura e Identidade Regional, Esporte na Formação Humana e Gestão e Políticas Públicas para a Juventude. A secretaria de Cultura do Crato divulgará em breve a programação completa do evento. Vai ser imperdível.

Conselho de Defesa do Meio Ambiente do Crato toma posse em Fortaleza

Tomou posse, na manhã de ontem, em solenidade no auditório da RFFSA, a nova diretoria do Conselho Municipal de Defesa de Meio Ambiente do Crato (COMDEMA), que atuará durante dois anos. Com 23 integrantes, a equipe do Conselho teve cerca de 40 por cento da sua diretoria renovada. É composto por membros do poder público municipal, estadual e federal, sociedade civil e setor empresarial. O presidente do COMDEMA, o secretário de Meio Ambiente do Crato, Nivaldo Soares, afirma que o órgão tem sido muito atuante na esfera ambiental. Esta é a terceira diretoria eleita. As reuniões acontecem uma vez a cada mês, onde são feitos encaminhamento e discussões voltados para a realidade ambiental no município e os principais problemas relacionados à área.

Crato se prepara para concorrer ao Município Selo Verde 2010

A Secretaria de Meio Ambiente do Crato se prepara para repetir pela quarta vez seguida a conquista do Selo Verde. No último dia 6, esteve participando do 7º Seminário de preparação para os municípios concorrem ao Selo Verde 2010. O Crato durante os últimos anos tem obtido o Selo em virtude dos trabalhos desenvolvidos em prol da questão ambiental, com o desenvolvimento de inúmeros projetos e apoio às causas voltadas para o meio ambiente, demonstrando, por meio desse trabalho, aprovação em critérios exigidos e avaliados pelo Estado.

Governo do Crato promove inclusão e qualidade de vida a idosos e gestantes

O Governo Municipal do Crato em parceria com a Secretaria de Ação Social, convidam à todas as gestantes dos Bairros Pinto Madeira,São Miguel e Conjunto Santa Luzia para se unirem ao grupo de gestantes que encontra-se em formação na referida secretaria. As interessadas devem procurar à coordenadora do grupo de gestantes, Monnalliza Xenofonte, munidas de seus documentos pessoais no horário de 8 as 13 horas. Convidam também aos idosos dos bairros já citados a se inscreverem no grupo da terceira idade; os interessados devem procurar à coordenadora Salma Vilar na referida secretaria no horário de 8 as 13 horas, munidos dos documentos pessoais. A Secretaria de Ação Social do Crato procura viabilizar, informações sobre saúde, higiene, bem como promover qualidade de vida e inclusão social para toda a comunidade.

Governo Municipal do Crato

A FALTA DE ÉTICA NA POLÍTICA BRASILEIRA - Por: Jose Alfredo Machado


Na verdade não foi o PT que mudou o Brasil, mas uma coisa é certa, o Brasil conseguiu mudar a ideologia da política radical de grande parte dos integrantes do antigo PT, fazendo nascer um novo PT de linha ideológica pautada na democracia social moderada que respeita as Instituições Democráticas. Quando o Presidente Lula foi eleito e empossado no seu primeiro mandato, pairavam sobre o Palácio do Planalto muitas desconfianças, principalmente no que diz respeito à economia, não só internamente como lá fora, o Fundo Monetário Internacional (FMI) estava preocupado com a possibilidade da declaração de uma moratória em relação ao pagamento da dívida externa. Por todos os setores da economia rondava o fantasma da insegurança jurídica nos negócios e a expectativa até de retirada do capital estrangeiro, o que podia mergulhar o País numa intensa crise de recessão política nunca experimentada antes.

Ainda bem que o Presidente Lula se deu conta de que o Brasil é um Estado Democrático de Direito e não podia retroceder em suas árduas conquistas, mas tinha a obrigação moral de avançar na busca do aperfeiçoamento da democracia conquistada após suportar duas décadas sob o regime de governos da ditadura militar. Apesar de o governo do Presidente Lula ter dado continuidade aos avanços democráticos e sociais, cumprindo as metas constitucionais programáticas, impostas pela Constituição Federal, como o “Bolsa Família”, o “Luz para Todos”, o “Programa Minha Casa Minha Vida”, as obras de saneamento e drenagem do PAC, melhorando a qualidade de vida da população. Infelizmente, também nunca se viu tanta falta de ética e imoralidade política como as que têm ocorrido no Governo Lula, tanto no seu primeiro mandato como no segundo, vamos enumerar alguns casos: a tremenda rede de corrupção montada por Marcos Valério, conhecida como “Valerioduto”, “Fortuna no Armário - 2002”, “Propina nos Correios - 2005”, “Dinheiro na Cueca”, “Propina na Sacolinha - 2006”, “Os Aloprados de Lula - 2006”, “Propina na Meia”, “Propina na Cueca”, “Propina na Bolsa”, “Propina no Bolso”, “Propina na Mesa”, “A Oração da Propina”, “Dízimo Milionário” etc...

Gente! Será que isso tudo é normal. Ainda está valendo o rouba, mas faz. Resolvi escrever este artigo para que possamos avivar nossas memórias, uma vez que estamos às vésperas das eleições a transcorrer-se no mês de outubro/2010, não se esquecendo ainda, que estamos em clima de Copa do Mundo. Não podemos permitir a continuidade dessas imoralidades públicas, as quais demonstram verdadeira falta de ética na política. Você que diz ah! eu não gosto de política, me perdoe, se continuar pensando dessa forma, estará sendo omisso, depois não terá nem o direito de reclamar. Lembre-se, você deixou de exercitar o maior de seus direitos que é o exercício da cidadania manifestado por meio do voto livre e consciente capaz de mudar a cara do Brasil. Pense nisso! Não seja omisso.

Jose Alfredo Machado
Academico - 5º Ano do curso de Direito da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Anúncio: RELÍQUIA PARA COLECIONADORES - Jeep Ano: 1951


VENDE-SE:


Jeep Willys Overland Ano 1951 - Original, revisado e em perfeito funcionamento. Vende-se! Preço mínimo, média nacional, conforme sites especializados. Cr$28.500,00 à vista (vinte e oito mil e qinhentos reais), preço de hoje: 13.04.2010 - Contato: (88) 99281222 e 3521.1828 - Mário Correia ( Mário da Caixa ) - E-mail: mariocorreiaoliveira@terra.com.br





Anúncio enviado por E-mail por Mário Correia

Crato - Humanizando o Transito - Por Vicente Almeida







Nos últimos dias de março, a engenharia de transito do Crato, efetuou uma alteração na sinalização, há muito reclamada, no cruzamento da Praça da Sé com a Rua Ida Bilhar e Dom Quintino. Essa modificação permitiu um rápido escoamento do fluxo de veículos naquela área, uma vez que a partir de então, os veículos passaram a circular a praça e seguir seu destino, sem se demorar no sinal como era antes. Simultaneamente, foi também inibido o estacionamento entre os grandes oitizeiros, pois tínhamos assim três fileiras de veículos estacionados, dificultando o transito de veículos de grande porte naquele pequeno trecho.

Parabéns a quem de direito.

Por: Vicente Almeida

SHOW: MUSI(CA)MINHOS de Pachelly Jamacaru, primeira chamada!

Será no Centro Cultural BNB em Juazeiro do Norte, dia 30 Abril, Sexta-feira as 19.30 pontualmente. Marquem presença!


Edições Anteriores:

Dezembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 30