xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 12/04/2010 | Blog do Crato
.

VÍDEO - Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

12 abril 2010


Chumbrega - Por : J. Flávio Vieira


Chumbrega vendia uma cachacinha a granel em Matozinho. Comprava em alguns alambiques da redondeza, engarrafava, após hidratá-la um pouco para aumentar o volume e o lucro, e distribuía bodega a bodega, meio às escondidas. Comerciante de parcos recursos, não tinha nenhuma condição de selar os vasilhames, já que isso significava recolhimento de imposto. O negócio funcionava como uma espécie de contravenção. Algumas vezes fora pego de calças curtas, multado e tivera a carga apreendida. Continuava , porém na luta, já que não tinha outro meio de vida às mãos e, também, com o tempo, viciou-se a driblar os fiscais, a dobrar a esquina, a esconder-se à aproximação do fisco. Aquilo se tornara uma espécie de esporte e punha um pouco de adrenalina no dia-a-dia repetitivo de Chumbrega. Vidinha de esforços desde a pobre infância, cujo fardo se foi tornando mais pesado com o passar dos anos. Casara por volta dos vinte e os filhos se foram enfileirando casa a dentro: oito. D. Ritinha, a sua companheira, viera ,como ele, da manjedoura. E sem o incenso a mirra ... e o ouro? Nem pensar! Afeita aos trabalhos domésticos, a esposa tinha uma enorme empresa para administrar, com muitos funcionários: parca em recursos e rica em problemas. O casal tocava com maestria aquela vida de pobre... e administrar miséria não é obra para principiantes. Carece de técnicas de mágico e artes de contorcionista.

Ritinha se lhe fizera a esposa ideal. Trabalhadora, controlada, sistemática, fazia render cada centavo do pouco dinheiro arrecadado por Chumbrega. Os filhos, como um general para o batalhão, mantinham-os debaixo de ordens. Havia apenas um entrave no relacionamento dos dois. Ritinha , por trás da carapaça de durona, sempre fora muito nervosa. Queixava-se de muitas doenças e dores as mais variadas. E mais, absorvia, como uma esponja, as moléstias de todos : vizinhos, amigos, atores da televisão. Bastava a notícia que alguém morrera tuberculoso em São Paulo que, na mesma hora, Ritinha já começava a tossir e a definhar. E esta mania, com a sucessão dos anos, se foi acentuando. Tanto e tanto que aquilo terminou por somar quilos no fardo já quase insuportável do nosso varejista de aguardente. Chumbrega passou a ter uma vida mais reclusa e já não transparecia a alegria , mesmo contida, de outros tempos.

Já sessentão, um dia, a mola pareceu ter esticado até o limite. Chumbrega caiu doente , queixava-se de uma infinidade de infortúnios e quase já não saía com sua carrocinha para a distribuição das garrafas. Os vizinhos entenderam que nosso comerciante entrara na curva descendente da vida e, como um estrela cadente, parecia já ter se consumido no último brilho. Aguardavam, a qualquer momento, uma notícia catastrófica sobre ele. O tempo, no entanto, é mestre em armar emboscadas nas esquinas da existência. Pois a velha da foiçona lançou sua lâmina onde não se esperava. As queixas mil de Ritinha, durante toda a vida, vai ver que tinham lá suas razões. Um dia ela dormiu na terra e acordou no céu. Tivera apenas um pequeno mal estar na noite anterior. Chumbrega lhe preparara um chazinho de jalapa e imaginou que tudo estaria resolvido no dia seguinte. Que nada! O mundo de Chumbrega veio abaixo. Perdera a companheira de tantos e tantos anos e lá ficava ele com uma récua de filhos já graúdos, é certo, mas que, como sempre, nunca param de dar trabalho. Além do mais, com saúde abalada já há vários anos, como enfrentaria os novos desafios?

Imaginou-se que em poucos meses Ritinha não estaria só na cova. Ao contrário do que toda Matozinho esperava, passado o luto oficial de trinta dias, aconteceu com Chumbrega uma ressurreição. Criou alma nova, deixou as queixas de lado, empenhou-se no trabalho com o vigor dos primeiros anos. Passou a cuidar mais do visual, embebeu-se de extratos novos e começou a freqüentar algumas festinhas. Percebia-se, claramente, que Ritinha, nos últimos anos , funcionara como um parasito, sugando-lhe a seiva vital . Agora, já sem o parasitismo, ele florescera como um marmeleiro seco com as primeiras chuvas. Mal completara seis meses de viuvez, o coração de Chumbrega, que antes dera sinais de entupição no carburador e folga no virabrequim, engatou, novamente, a primeira. Começou a namorar uma vendedora de feira, vinte anos mais nova. Doninha , como era conhecida, era voluntariosa, despachada e não tinha as prendas domésticas de Ritinha. As más línguas diziam que seu taxímetro já tinha virado a bandeirada umas duas ou três vezes. Juntaram os panos de bunda, antes do natal.

A princípio, o relacionamento parece ter andado bem, tangido pelo cheiro de carne nova e pelo mel da lua que, percebeu Chumbrega, já estava mais para quarto minguante que para cheia. Ardido o primeiro fogo, começaram a aparecer , como sempre, os primeiros defeitos de lado a lado. Doninha não se adaptara bem no comando da tropa taluda deixada por Ritinha. Era mais independente do que o marido esperava. Viajava para feiras nas cidades vizinhas e nem todo dia dormia em casa. O esposo teve que, assim, compartilhar com ela afazeres totalmente estranhos: cozinhar, passar, lavar prato. Doninha, por outro lado, acostumara-se a uma variedade maior de parceiros, mais novos e fogosos e , rápido, enfastiou-se daquele repetitivo prato de todo dia.
Passados uns dois anos, Chumbrega começou novamente a ficar capiongo, meio borocoxô. Alguns diziam que talvez fosse o peso de umas antenas novas da Sky que Doninha parecia estar comprando para ele. Caiu adoentado, voltou à reclusão e não queria conversa com ninguém. Os que já o conheciam de longa data imaginaram que aquilo era uma fase, pois a vida é tecida assim mesmo entre vales e depressões. Matozinho se surpreendeu, pois, quando recebeu a notícia : Chumbrega dormira no domingo com as queixas de sempre e, na segunda feira, quando Doninha foi chamá-lo descobriu que já não morava nesta dimensão .

À noite, no velório, uma Doninha chorosa, entre um e outro soluço, explicava o inexplicável. Antes de dormir, Chumbrega lhe pedira um copo de leite quente. Queixou-se de azia e acreditava que tinha sido uma tapioca que comera no jantar. Ela, cuidadosamente lhe preparou e ele tomou tudo: glute-glute-glute. Quando uma vizinha lhe perguntou se depois disso ele não se tinha queixado de mais nada, Doninha , entre lágrimas concluiu;

--- Não, ele não se lamentou de mais nada. Acho que a azia passou! Até porque eu coloquei no leite um pouco de um chá de jalapa que ele tinha preparado prá mim ontem e que eu , morrendo de sono, terminei me esquecendo de tomar...

Por: José Flávio Vieira

Pedofilia – Salvem as Crianças. - Postado por: João Nicodemos


A pedofilia (também chamada de paedophilia erotica ou pedosexualidade) é a perversão sexual, na qual a atração sexual de um indivíduo adulto ou adolescente está dirigida primariamente para crianças pré-púberes (ou seja, antes da idade em que a criança entra na puberdade) ou para crianças em puberdade precoce. A palavra pedofilia vem do grego (paidophilia) onde (pais, "criança") e (philia, "amizade", "afinidade", "amor", "afeição", "atração", "atração ou afinidade patológica" ou "tendência patológica", segundo o Dicionário Aurélio).

(extraído da Wikipédia)

Pedofilia – Salvem as Crianças.

Este assunto tem ocupado a mídia televisiva, rádios e jornais e inúmeras publicações em blogs e afins, pela rede internacional de computadores, a INTERNET. É um tema de triste repercussão, onde nem sempre são abordados os malefícios a que são expostas as vítimas dos abusos e violências praticados. SOBREVIVENTES, este é o termo utilizado para designar crianças e jovens, que foram atacadas e tiveram sua história de vida profundamente alterada por tal violência. Uma criança que teve a infelicidade de ser vítima de violência sexual terá em sua formação um trauma psicológico que a influenciará por toda sua vida causando grande sofrimento. Terá prejudicado seu desenvolvimento afetivo, acarretará crises de auto-estima, sentimentos de culpa e, em casos extremos, é possível levar ao suicídio. O fato de que vítimas de abuso sexual se transformam em agressores e agentes de crimes semelhantes não é incomum.

Do ponto de vista da saúde, mental e social, a pedofilia pode ser considerada um “desvio comportamental”, uma doença e seus praticantes, devem receber tratamento. Do ponto de vista legal, é considerado crime, no Brasil e na maioria dos países do mundo, e aquelas pessoas que a praticam são julgadas e, dentro dos parâmetros da lei, condenadas. Há outras formas de envolvimento com a pedofilia, como a produção de material fotográfico, vídeos e outras formas de divulgação desse tipo de imagem. Acessar páginas da Internet que veiculam imagens desta categoria representa uma forma de “consumo” e conivência. O costume de vestir crianças com modelos de roupas dos adultos, muitas vezes provocativas, e inadequadas à infância, embora comuns entre grande parte da população, sujeita pessoas desequilibradas a ter pensamentos libidinosos. Não temos conhecimento de estatísticas que revelem os números do comércio desse material, mas certamente seriam dados assustadores. Vivemos atualmente uma onda de permissividade onde imagens “eróticas” invadem, via TV, lares, escolas e ambientes públicos sem o menor pudor. Cenas em novelas, e os ditos “reality show” apresentam exemplos de comportamento que seriam inimagináveis algumas décadas atrás. Parece natural que letras de música induzam ao consumo de drogas, à prática de sexo explicito, adultério e até pedofilia. Talvez por isso, temos visto algumas pessoas com dificuldades em compreender a gravidade e abrangência das conseqüências da prática da pedofilia. Há quem sinta pena dos agressores, considerando- os doentes e dignos de compaixão, mas é preciso pensar nas crianças, traumatizadas para toda uma existência, e nas famílias que igualmente sofrem as conseqüências. Basta colocar-se no lugar da criança ou seus pais, para perceber melhor a gravidade da situação. Algumas denúncias contra o Clero têm sido apuradas e noticiadas, às vezes com sensacionalismo, mas malgrado a disputa pelos fiéis que norteia alguns canais de televisão, tudo deve ser esclarecido para que a sociedade possa se corrigir e se desenvolver na direção do progresso moral e do aperfeiçoamento das relações entre os cidadãos, o Estado e as instituições
civis e religiosas.

Postado por: João Nicodemos

Sem a presença de Cid Gomes, Dilma Rousseff recebe homenagem no Ceará


A ex-ministra Dilma Rousseff, pré-candidata do PT à Presidência, recebeu hoje à noite o título de cidadã de Fortaleza, na Câmara Municipal da capital do Ceará. A homenagem foi proposta pelo vereador Acrísio Sena (PT), líder da base de apoio à prefeita Luizanne Lins. Dilma chegou à Câmara no início da noite. Passou por uma entrada reservada, discursou por mais de uma hora e saiu sem dar entrevista para os jornalistas. O governador do Estado, Cid Gomes (PSB), não compareceu à sessão solene de homenagem. A assessoria de Gomes alegou que o evento não estava previsto na agenda do governador. Ele é irmão do deputado federal Ciro Gomes (PSB), pré-candidato à Presidência. No discurso, Dilma declarou que dedicava o título de cidadã de Fortaleza às "mulheres guerreiras cearenses". Ao discursar, citou Maria da Penha Maia Fernandes, que deu o nome à lei que defende as mulheres da violência doméstica. A pré-candidata petista permanece nesta terça em Fortaleza.

PAOLA VASCONCELOS
colaboração para a Folha, em Fortaleza

ALMANAQUE e PREVISÃO DO TEMPO - Dia 13 de Abril de 2010


Bom Dia, amigos do Blog do Crato!

Hoje, dia 13 de Abril de 2010, uma terça-feira. Ontem eu havia comentado em postagem sobre a necessidade de publicarmos textos mais curtos. É sabido que muita gente detesta textos muito longos, pois considera enfadonhos de ler, e também, devido às restrições do Google quanto ao volume de tráfego nos websites, ficamos limitados a uma quantidade de postagens na página principal bem abaixo do que pretendemos. Mas isso nos traz um ponto muito positivo, que é escolhermos bem o que devemos postar e quando postar. Também pedi aos nossos repórteres que ao realizarem reportagens fotográficas, estas possam ser em no máximo 4 ou 5 fotos.

Previsão do Tempo

Ontem foi um daqueles dias de chuva e sol. Muitas núvens e uma chuvinha no final de tarde. Não choveu nesta madrugada, até agora ( às 03:00 ). Mas a Previsão do tempo para o dia de hoje segundo informa o site Climatempo é de Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora. Temperatura máxima de 26 e mínima de 18 graus. Umidade relativa do ar: 80%.

ALMANAQUE


Eventos históricos
  • 1598 - O rei Henrique IV da França decreta o Edito de Nantes, conferindo liberdade de religião aos huguenotes (calvinistas).
  • 1726 - Fundação da cidade de Fortaleza - Estado do Ceará - Brasil.
  • 1829 - O Parlamento do Reino Unido concede liberdade de religião aos Católicos Romanos
  • 1831 - Dom Pedro I, Imperador do Brasil, assina a sua abdicação e parte para o exílio
  • 1931 - Primeira execução do Hino Nacional Brasileiro
  • 1941 - Pacto de Neutralidade entre a URSS e o Japão é assinado
  • 1945 - II Guerra Mundial: O exército vermelho toma Viena
  • 1970 - Explode o tanque de oxigênio da Apollo 13
  • 1985 - Enver Hoxha é sucedido por Ramiz Alia como líder da Albânia
  • 1987 - Portugal e China assinam a "Declaração Conjunta Sino-Portuguesa sobre a Questão de Macau", um acordo sobre a devolução de Macau em 1999 à República Popular da China.
Nascimentos
  • 1519 - Catarina de Medici, rainha consorte de França (m. 1589)
  • 1570 - Guy Fawkes, conspirador do plano para destruir o Parlamento inglês (m. 1606)
  • 1743 - Thomas Jefferson, presidente americano (m. 1826)
  • 1771 - Richard Trevithick, inventor britânico (m. 1833)
  • 1866 - Butch Cassidy, Fora da lei americano (d. 1908)
  • 1885 - Georg Lukács, crítico literário e teórico marxista húngaro (m. 1971)
  • 1892 - Arthur Harris, comandante da RAF durante a Segunda Guerra Mundial (m. 1984)
  • 1901 - Jacques Lacan, psicanalista e semanticista françês (m. 1981)
  • 1906 - Samuel Beckett, dramaturgo e escritor irlandês (m. 1989)
  • 1922-Ivone Lara, compositora e sambista brasileira..
  • 1939 - Seamus Heaney, poeta e escritor da Irlanda do Norte - Ganhador do Nobel de literatura de 1995.
  • 1942 - Bill Conti, compositor norte-americano.
  • 1946 - Orlando Brandes, bispo brasileiro.
  • 1954 - Roberto Dinamite, ex-futebolista e atual presidente do Clube de Regatas Vasco da Gama.
  • 1955 - Safet Sušić, ex-futebolista bósnio.
  • 1960- Dulce Quental, cantora brasileira.
  • 1963-Garry Kasparov, ex-enxadrista azerbaijano.
  • 1964 - Eusebio Sacristán, treinaor de futebol espanhol.
  • 1966 - Ali Boumnijel, ex-goleiro tunisiano.
  • 1971 - Steven Lustü, futebolista dinamarquês.
  • 1973-Sabotage, rapper brasileiro (m. 2003).
  • 1982 - Bruno Gagliasso, ator brasileiro.
Falecimentos
  • 1605 - Czar Boris Godunov (n. 1551)
  • 1612 - Sasaki Kojirō, grande espadachim japonês (n. 1585).
  • 1695 - Jean de La Fontaine, poeta francês (n. 1621)
  • 1756 - Johann Gottlieb Goldberg, virtuose alemão do cravo, organista e compositor do barroco tardio e do início do período clássico (n. 1727).
  • 1944 - Roberto Grau, enxadrista argentino
  • 1966 - Carlo Carrà, pintor italiano do futurismo (n. 1881)
  • 1984 - Ralph Kirkpatrick, Músico, musicólogo e cravista americano (n. 1911)
  • 1989 - D. António Ferreira Gomes, Bispo do Porto (n 1906)
  • 2002 - Oswaldo Sargentelli, radialista, apresentador de televisão e empresário da noite brasileiro (n. 1924)
Fonte Wikipédia
Foto : Dona Ivone Lara
Colaboração no Almanaque: Alessandra Bandeira


Teatro - SESC - Bodas de Sangue - Juazeiro do Norte

sesc teatro2

Comunicado: Postagens curtas terão prioridade na Página Principal


Há muito que os nossos leitores nos pedem para se possível eliminar as postagens longas do Blog. Eles dizem que Blog foi feito para postagens curtas, e não textos universitários. Estão certos. Mas nem sempre podemos escrever textos curtos, e muitos escritores do Blog fazem suas crônicas, ao invés de primar pela notícia.

Devido ao problema que venho chamando a atençao de todos já há algum tempo, de que o Google está restringindo a quantidade de textos de fotos ( limitados por Kbytes ) na página principal, cada vez mais o cinturão vai apertar. Temos que escolher e muito bem o que vai ser postado no Blog, e Eu terei de escolher dentre as matérias postadas, aquelas que são mais importantes que permaneçam ou não na página principal, cumprindo assim minha função de Editor. Na verdade, o Blog do Crato é uma espécie de Jornal com mais liberdade, em que os escritores podem escrever diretamente, coisa que jamais fariam num jornal, cujos escritos sempre passam por uma triagem e uma edição a fim de serem publicados ou não. Devido a essas limitações de conteúdo, quero comunicar aos escritores que as postagens curtas terão prioridade na págfina principal, que funcionará sempre como a vitrine das postagens mais importantes e mais urgentes.

Peço também aos repórteres e quem traz reportagens, que postem NO MÁXIMO 4 ou 5 fotos em matérias fotográficas. Vamos diminuir o tamanho das postagens, para que caibam mais na página principal. Artigos longos serão movidos para um setor especial do Blog a ser definido.

Abraços,
Dihelson Mendonça

Estamos bem na fita – Por: José Nilton Mariano Saraiva

Qual de nós – hoje sessentões ou quase que – não recorda, com imorredoura saudade, da veneranda professora dos então acanhados “grupo escolares” (atuais “escola de ensino fundamental”), a discorrer aos embevecidos e atentos ouvidos de moços e moçoilas imberbes, num paradoxal misto de romantismo e profissão de fé, sua crença em um Brasil de futuro grandioso, um Brasil “celeiro do mundo”, um Brasil potência mundial ???
Pois é, apesar dos uivos agourentos dos pessimistas de plantão, da insistência daqueles que, em não se reciclando torcem siderurgicamente contra (por simples discordância de cunho político), a realidade bate às portas: para o Brasil, definitivamente, o futuro já chegou.
Vejam só: números recentes, fornecidos pela ONU, corroboram que, além de maior produtor de proteína animal (bovina, suína e de frango) o Brasil já é o principal fornecedor mundial de tabaco (com participação no mercado mundial de 26,4%), carnes (12,6%), açúcar (22,9%), café (17,7%), e coloca-se na segunda posição no fornecimento de alumínio (12,2%), minério de ferro (25,2%), celulose (8,2%) e algodão (5,3%). Somos, também, em razão do uso de tecnologia avançada no campo (com o conseqüente agregamento de uma maior produtividade), um dos maiores fornecedores de grãos do mundo (soja, trigo, etc), além do que exportamos aviões de qualidade e automóveis de marcas diversas; e agora, com a descoberta das gigantescas camadas petrolíferas do pré-sal (que poderão atingir até 80 bilhões de barris), dentro de mais 4 ou 5 anos seremos um dos principais exportadores do ouro negro. Como se vê, uma pauta eclética e diversificada, capaz de nos catapulpar, sim, à condição de potência mundial. Em razão de tais alentadores números, reunidos em São Paulo, semana passada, no transcurso do seminário “Produção de Commodities e Desenvolvimento-O esforço empresarial brasileiro”, acadêmicos, executivos do setor privado e representantes do governo chegaram à conclusão que a vocação do Brasil é ser o maior país agrícola, o maior minerador e o maior produtor de petróleo do mundo.
A par disso, como, a partir de 2003, deixamos de lado a subserviência e timidez que caracterizava a frouxa e entreguista política externa tucana (vergonhosa e umbilicalmente dependente dos Estados Unidos) e tratamos de investir na parceria com europeus e asiáticos (e até com os árabes) - destacando-se a pródiga bilateralidade com as potências Japão e China, países cada vez mais carentes de minerais, alimentos e petróleo - a tendência é que solidifiquemos dia-a-dia essa privilegiada condição de potencia (a propósito, e só para mostrar a consistência do acima exposto, o Brasil terá o privilégio de receber, agora, nos dias 15 e 16 de abril, o presidente chinês Hu Jintao, que vem disposto a investir pesado em áreas como a extração de petróleo, exploração de minério de ferro e no setor agrícola). Alguém duvida que, além da repercussão internacional, lucraremos com tal visita ???
Há que se ressaltar que o mercado interno também se beneficia do “boom” desenvolvimentista, como nos mostra a gigante Petrobrás, hoje uma multinacional com valor de mercado superior a duzentos (200) bilhões de dólares e a empresa número um na exploração do petróleo em águas profundas (cujas reservas, não custa repetir, poderão chegar a até 80 bilhões de barris); pois bem, pouco mais de 70% do orçamento de 50 bilhões de dólares anuais da área de compras da Petrobrás, fica aqui mesmo, com empresas brasileiras, já que o mercado interno só ainda não produz materiais nobres, com maior nível de exigência tecnológica para suportar altíssimas pressões e temperaturas de regiões como a do pré-sal; na outra ponta, a empresa já capacitou 50 mil profissionais e deve chegar a 200 mil dentro em breve, além de praticamente ter feito renascer a indústria naval brasileira, com gigantescas encomendas de navios e plataformas para a exploração do petróleo (e aqui, vale ressaltar o “efeito bumerangue” de tal iniciativa, já que milhares de brasileiros, especialistas ou não, atuantes na área da siderurgia, que haviam “se mandado” para o outro lado do mundo, foram estimulados por salários atraentes e já empreendem o caminho de volta, a fim de colaborarem com o desenvolvimento do país).
E pensar que sob o manto negro e sombrio do governo tucano cogitou-se até a mudança do nome da Petrobrás para Petrobrax, a fim de facilitar sua privatização e entrega aos gringos.
E eles ainda querem voltar...

Autoria e postagem: José Nilton Mariano Saraiva

Assassinos da esperança - A primeira que matam ou a ultima que morre? - Por Xico Bizerra

Dona Ética bateu mas ninguém abriu-lhe à porta. Insistiu, e nada. Ouviu – atentos ouvidos tem a Dona Ética, passos de dentro da sala. Certamente, alguém veio ao olho mágico observar quem era a visita. Identificada como incômoda, a porta não foi aberta. Dona Ética pensou insistir mais uma vez mas, já tinham lhe dito, não adiantaria: ali ninguém lhe daria ouvidos. Seria perda de tempo. Desistiu. Saiu prometendo a si mesma não mais querer conversa com aqueles homens de paletós, cuecas e meias fartas.
Dali, já atrasada, foi ao sepultamento da amiga Esperança.

Xico Bizerra

O Prêmio que Dr. Marcos Cunha foi agraciado.

Nota do Blog do Crato: Gostaríamos de homenagear este grande Cratense, que há muitos anos vem prestando serviços a esta cidade diuturnamente. Dr. Marcos Cunha certamente que merece ser agraciado não só com esse prêmio, mas com muitos outros, pelo extremo profissionalismo, pela inteligência, pela capacidade incontestável, além das inúmeras pesquisas que tem realizado em medicina. Há alguns meses, o Blog do Crato divulgou em primeiríssima mão, que ele havia sido contemplado com essa premiação, e hoje trazemos esta matéria escrita pela Fátima Figueiredo que ressalta, detalha e enaltece.

O PRÊMIO BRASIL, realizado anualmente, tem por objetivo consagrar publicamente médicos que se destacam com a mais elevada COMPETÊNCIA, EXCELÊNCIA e QUALIDADE na prestação de serviços, com ações pautadas pelos princípios Éticos que a categoria define como fundamental parâmetro de atuação.

A pesquisa, de critérios SUBJETIVOS, reconhece o mérito profissional dos responsáveis pelo resgate da cura e da auto-estima de milhares de brasileiros, buscando sempre pelos avanços científicos e tecnológicos da profissão, sem abrir mão do aspecto humanitário da arte médica. O prêmio máximo da MEDICINA destaca os MAIS ADMIRADOS e LEMBRADOS médicos das principais cidades brasileiras, que constroem no dia-a-dia uma carreira exemplar. Os homenageados pertencem a um seleto grupo de médicos que fazem a diferença com o comprometimento e a certeza de estarem fazendo o MELHOR. Maior homenagem no território nacional, o PRÊMIO BRASIL deixa registrado para sempre os principais nomes da medicina do país, mostrando-os como exemplos a serem seguidos pela sociedade e pelas futuras gerações.

Por: Fátima Figueirêdo - Publicado no Blog Cariricaturas

CRATO - Notícias do dia 12 de Abril de 2010



Secretaria de Cultura do Crato se prepara para o "Abriu Pra Juventude"

Foi realizada na última sexta-feira no auditório do Centro Cultural do Araripe no largo da RFFSA, reunião da Secretaria de Cultura Esporte e Juventude, onde foram tratados assuntos em relação ao "Abriu Pr'a Juventude" 2010. Estiveram presentes representantes de instituições de ensino e entidades como SESC, SEBRAE, SOAFAMC, VERDE VIDA, NOVA VIDA PROJOVEM entre alguns Secretários Municipais. O ‘Abriu Pra Juventude’ é um evento cratense diferenciado, que traz em seu contexto apresentações artísticas, esportivas, exposições, palestras e sobretudo a promoção promove da inclusão social e discussões sobre Juventude e Família, Cultura e Identidade Regional, Esporte na Formação Humana e Gestão e Políticas Públicas para a Juventude. A secretaria de Cultura do Crato divulgará em breve a programação completa do evento.

Atividades do ProJovem Adolescente reiniciarão hoje, dia 12

O Governo Municipal do Crato, por meio da Secretaria de Ação Social está reiniciando hoje, segunda-feira, as aulas do ProJovem Adolescente. A Coordenação do projeto solicita à todos os adolescentes que estão escritos à se fazerem presentes no Centro de Referencia em Assistência Social - CRAS da sua comunidade ou na localidade indicada, no horário de 8 as 14 horas. Sendo importante lembrar que o jovem interessado em participar do Projeto e que ainda não fez a sua inscrição ainda tem até o dia 30 para se inscrever e acompanhar. O ProJovem Adolescente é um dos quatro eixos do Programa Nacional de Inclusão de Jovens, integrando serviço e transferência de renda, exigindo esforço de todos os gestores (municipais, estaduais e federal). Os objetivos são fortalecer a família, os vínculos familiares e sociais.

Merenda escolar da rede municipal contará com reforço de produtos da agricultura familiar

Parceria entre as secretarias municipais de Agricultura e Pecuária e Educação trarão sensível melhora para a merenda escolar. Após ampla discussão, as escolas da rede municipal, com documentação regularizada, em relação ao Conselho Escolar, passarão a receber uma complementação de produtos que será inserida no cardápio da merenda escolar. Trata-se de um convênio e a Associação de Produtores Rurais irá fornecer derivados para a merenda escolar. A Secretaria de Educação está ultimando documentação que irá dar entrada em vigor desta medida. Os produtos serão pagos aos fornecedores pela Conab, sem ônus para as escolas. Os secretários da Educação, Valentim Dantas, e Erasmo Ferreira, da Agricultura, estão empenhados na urgente concretização desta significativa melhora, tanto para os agricultores do município, e também aos alunos da rede escolar, que contarão com uma merenda de cardápio mais variado e da melhor qualidade.

Crato realiza no próximo dia 14 de abril Conferência Regional Territorial Cariri

O Município do Crato irá sediar no próximo dia 14 de abril, a Conferência Regional Territorial Cariri, que acontecerá no Teatro Municipal Salviano Arraes Saraiva, das 8 às 17 horas. O evento terá como tema de discussão a Economia Solidária – Marco Legal na Região do Cariri. Abertura e composição da mesa debatedora serão às 9 horas, com a presença de representantes de várias instituições. O tema principal dos debates contará com a palestra inicial do deputado federal Eudes Xavier, Presidente da Frente Parlamentar de Economia Solidária, e também o Professor Mestre em Administração e Economia Solidária, Eduardo Vivian da Cunha - UFC Cariri. Na mesa debatedora estarão: Beatriz Luna, da Casa Lilás; Francisco Alves – FETRAECE Cariri; Jorge Pinto - ACB; Expedito Guedes – COOPERCRATO e uma representante de empreendimentos. A leitura e aprovação do Regimento Interno da II CONAES acontece somente às 10h30 e os grupos temáticos serão reunidos às 11 horas. O vento contará na parte da tarde com apresentação dos grupos, com as contribuições para o CONAES estadual e eleição de 12 delegados para o evento em nível de Ceará.

Neste ano de 2010 acontecerá a II Conferência Nacional de Economia Solidária (II CONAES). A mesma será realizada entre os dias 16 e 18 de junho, em Brasília, conforme resolução do Conselho Nacional de Economia Solidária. A Conferência Nacional será precedida por Conferências Regionais/Territoriais e Estaduais, ocasiões em que devem ser definidos os delegados(as) para a etapa nacional. Assim, as Conferências Regionais/Territoriais visam reunir representantes dos municípios que compõem os seguintes segmentos específicos: Empreendimentos Econômicos Solidários, Produtores de Bens e Materiais (cultura, saberes locais), Poder Público (Gestores, Administradores Públicos, Poder Legislativo e Poder Judiciário), Entidades, Organizações da Sociedade Civil (entidades de fomento e apoio à Economia Solidária, outras organizações da sociedade civil e movimentos sociais e populares que estejam vinculados ao tema). O objetivo é realizar debates para enriquecer o documento-base da II CONAES e eleger Delegados Regionais que representarão seus territórios na II Conferência Estadual de Economia Solidária.

Programa de Regularização Fundiária chega a diversas comunidades do Crato

A Prefeitura Municipal do Crato, através da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Recursos Hídricos, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Crato e técnicos do INCRA e do Idace, comunicam aos proprietários e posseiros rurais, que o Programa de Regularização Fundiária do Governo do Estado, está em andamento no município. O trabalho de campo vem sendo desenvolvido pelos técnicos da empresa Geosky. É importante que todo esse público do meio rural receba em suas propriedades os técnicos dessa empresa, munidos de documentos pessoais e da terra, caso exista.

O trabalho de georeferenciamento de terras em Crato foi iniciado há mais de dois meses, em várias localidades do município. O projeto do Governo Federal, executado por meio do Governo Estadual, tem a finalidade de conceder títulos de propriedades registrados para os moradores. Os donos das terras terão esses documentos sem nenhum ônus. Todos os trâmites legais serão bancados pelo Governo. O secretário de Agricultura do município, Erasmo Ferreira, afirma que esse benefício direcionado ao pequeno produtor irá oportunizar mais investimentos no campo, por meio dos projetos de financiamentos.

Ação Social abre inscrições para o Projeto Primeiro Passo

A Secretaria de Ação Social comunica que as inscrições para o Projeto Primeiro Passo, na Modalidade JOVEM APRENDIZ , na categoria de Auxiliar Administrativo, serão realizadas na respectiva Secretaria no endereço: Av. Perimetral Dom Francisco,S/N- Bairro: São Miguel -Crato-Ce,no período de 13 a 15 deste mês, no horário de 8 horas às 13 horas, munidos dos seguintes documentos (ORIGINAIS):

- Identidade;
-Cadastro de Pessoa Física(CPF);
-Carteira de Trabalho(CTPs);
-Comprovante de Residência;
-Certificado de Conclusão do Ensino Médio.

Maiores informações ligar para: (88) 3521-6425 . Falar com: Amanda Bizerra e Luiza Maria.

Governo Municipal do Crato

Metrô do Cariri simula operação plena


O
Metrô do Cariri realizará a partir de hoje até o próximo dia 23 de abril, com exceção do sábado e domingo compreendidos nesse período, uma simulação da operação comercial plena do transporte. As estações do Crato, São José (Cruzamento), Teatro e Juazeiro do Norte estarão em funcionamento durante todo o dia com horário aberto ao público das 6 horas às 22h30. A operação acontecerá com dois Veículos Leve sobre Trilhos (VLTs), simultâneos nos horários de pico. Para os horários intermediários, com fluxo de passageiros reduzido, será disponibilizada uma composição. O trem estará funcionando sem cobrança de tarifa e será feita também uma contagem mais detalhada do fluxo de pessoas, consumo e confiabilidade dos trens. Atualmente, o trem está rodando apenas no período da manhã, de 8 horas ao meio-dia. Na semana do dia 26, o horário de circulação do metrô será normalizado.

Em funcionamento desde dezembro de 2009, o Metrô do Cariri atende à população de Crato e Juazeiro do Norte. O investimento do Governo do Estado totalizou cerca de R$ 25 milhões. Com a inauguração do Metrô, a administração estadual cumpre o compromisso de requalificar o transporte ferroviário no Ceará. A produção dos trens para o Metrô do Cariri é feita por uma empresa de Barbalha e revitalizou a indústria do setor no Brasil.

Fonte: DN

Arte&Cultura - ICÓ - No Teatro da Ribeira: 150 anos de um grande espetáculo


Como contar a história de um teatro que foi o primeiro a ser construído no Ceará? Como fazer um breve resumo de toda a história de um símbolo cultural de uma cidade e de um Estado?

Essas perguntas demonstram a responsabilidade, mas a importância da história do Teatro da Ribeira dos Icós, que completa em 2010 seus 150 anos.

Apesar das dúvidas sobre a real data de construção e finalização, o número "1860", dentro da casa de espetáculo traz à tona a provável e praticamente certa época no qual a ideia de um tal médico francês se tornou realidade.

PEDRO THÉBERGE - Na verdade, "um tal médico" é muito simplista. Esta figura para o Icó foi e é de uma importância sem precedentes, até hoje relegada pelos próprios administradores e parte da população icoense. Saber do Teatro é, antes, saber quem o fez. E Pedro Franklin Theberge, seu idealizador, nasceu longe, mais precisamente em Marcé, França, em 1811. Se formou em Medicina em 1837 e em 1838 seguiu para Recife, Pernambuco, um dos centros mais importantes da época, no Brasil. Chega no território do Brasil com sua esposa Maria Elisa Soulé Théberge e seu filho, Henrique Théberge . Em 1841, auxilia na fundação da sociedade de Medicina de Pernambuco.

O ano é 1845. Neste período, Théberge chega ao Icó, uma das mais importantes da época no Ceará e entreposto na região, formando a tríplice força cearense juntamente com Aracati e Sobral. No Icó de então, a população estimada chegava a 5.000 habitantes e seu território se perdia de vista.

O trabalho de Pedro passou, então, a ser os habitantes da região do Salgado e parte do Jaguaribe. Atendia, como médico, e escrevia, como historiador. Sua marca foram uma das primeiras publicações do Estado: Carta cartográfica da província do Ceará, Esboço histórico sobre a província do Ceará, Extractos dos assentos do antigo senado do Icó desde 1738 até 1835 e Memória sobre as secas do Ceará.


AMOR DE PEDRO AO ICÓ: O TEATRO - O carinho e amor ao Icó do médico sanitarista francês foi capaz de materizalizar-se em um Theatro com recursos próprios, uma ousadia para a época e em pleno sertão brasileiro.

Mais que isso, uma casa de espetáculos que serviu de abrigo (hospital) aos doentes de cólera-morbus, que atacou o Icó sem piedade (um morto para cada vivo).

Porém, no dia 8 de maio de 1864, o médico francês e já icoense faleceu, aos 53 anos, na cidade que o acolheu e cuja recíproca foi verdadeira. Em 2009, se completou 165 anos do falecimento de Pedro Théberge.

Os restos mortais foram levados para a Igreja Senhor do Bonfim e onde está a lápide, em latim, com os dizeres "Aqui jaz os restos mortais do Doutor Pedro Thebérge, que como viesse da França para o Brasil, tornou-se querido e aceito por todos. Por isso sempre dizia, sou francês de nascimento, porém brasileiro de coração".

Segundo as informações do historiador Miguel Porfírio (in memorian), no seu livro "Icó em Fatos e Memórias - Volume II", em uma reforma da Igreja do Senhor do Bonfim, as urnas funerárias foram retiradas da parede e por muito tempo teriam ficado abandonados. Depois, teriam sido levados para ser sepultado no cemitério antigo.

ESQUECIMENTO - O descaso e esquecimento deste ícone de Icó não pode ser deixado de lado, e aqui trazemos este texto para iniciar uma série de reportagens a cerca do Teatro da Ribeira dos Icós. Aqui, mais do que uma reverência, traremos para o debate a utilização e conservação deste espaço da cultura icoense. Que a engrenagem da cultura icoense começa a girar sem parar.
__________
* Informações do artigo de Paulo Henrique Amorim Amâncio e do livro "Icó em Fatos e Memórias - Volume II".

Fonte: Website Icó é Notícia

JOAQUIM MULATO, PENITENTE



Que anjos são estes que guerreiam conta a fome, a peste e o pecado? Que purgam, na própria carne, a transgressão do mundo? Corpos lanhados, como o de Cristo, que dialogam com os crucifixos. Ordem dos penitentes, grupo que perambula empapuçado, pelas noites, rezando e bordejando benditos. Uma fé incondicional. Uma tradição que vem de tempos remotos, passa pela idade média e chega ao sítio Cabaceiras, Barbalha. Introduzida pelos missionários do século XVIII, reforçada quando da epidemia de cólera no século XIX, pela mediação do Padre Ibiapina.

Joaquim Mulato nasceu no sítio Cabaceiras, Barbalha, dia 3 de março de 1920. O pai, o agricultor Pedro Mulato de Souza, “remediado”, casou com uma mulher mais velha que ele, Maria Velosa da Conceição, e tiveram dezesseis filhos (...)

Conta a crônica que a religiosidade sertaneja foi marcada pelos missionários capuchinhos, que aqui estiveram no século XVIII. A Tônica era a ameaça do fogo do inferno. Daí se reforçou esse maniqueísmo que tem origens mais fundas, e, mesmo nas escrituras, “a invenção do demônio,” é posterior ao Gênesis. A Penitência, no dizer de Joaquim Mulato, foi introduzida pelo Padre Ibiapina, sobralense, homem da elites, bacharel em direito, que abriu mão de tudo para cuidar dos pobres, criar casas de caridade no sertão. De onde saíram beatas, e disseminar um catolicismo triunfante. Moldado pela Contra-Reforma, com base na “ Missão Abreviada”, e que teria trazido os benditos, ainda hoje entoados pelos penitentes do sitio Cabaceiras(...)

Contam que Rosemberg Cariry, quando fazia imagens do grupo, nos anos 80, teria sugerido a utilização de umas tochas para iluminar o ritual. A flagelação à noite teria pouco impacto. E as tochas embebidas em gasolina davam um tom dramático que combinava com a severidade da cerimônia (...)

O Juazeiro tem um mistério que... não sei não.

Não tem opinião muito favorável sobre o beato José Lourenço, repetindo o senso comum de que ele “botava os bestas pra trabalhar de graça” e a acusação do assédio sexual, repetida, inclusive, por Câmara Cascudo, em plena euforia do Estado Novo de Vargas.

Já com Conselheiro é mais tolerante: “era monarca, contra a República”.

O Silêncio é entrecortado pelos carros que passam em alta velocidade. Sobre as laterais do oratório, imagens inconclusas, que um dia serão cortadas com canivetes, ferros, a madeira ferida, como é ferido seu corpo de penitente, lavado com sal para purgar a Humanidade inteira.

Enviado por: Luiz Domingos de Luna ( via site Cariri Digital )

Texto: Gilmar de Carvalho
Publicado em: Artes da Tradição: mestres do povo/Gilmar de Carvalho; fotos de Francisco Souza-Fortaleza: Expressão Gráfica/Laboratório de Estudos da Oralidade UFC/ UECE, 2005. 269p; Il. ISBN.

Foto: Algusto Pessoa
http://augustopessoa.wordpress.com/nordeste/

Padre suspeito de pedofilia depõe na segunda no interior de SP


NE - A Inquisição agora persegue o Santo Inquisitor.

Sacerdote de 74 anos está afastado de suas funções em Franca. Quatro adolescentes afirmam terem sido abusados por suspeito. A delegada Graciela de Lourdes David Ambrosio, da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Franca, a 400 km de São Paulo, ouvirá na tarde de segunda-feira (12) o depoimento do padre José Afonso Dé, de 74 anos, suspeito de crimes de pedofilia envolvendo jovens da cidade. A delegada deve encerrar o inquérito ainda esta semana. Padre Dé atuava na Paróquia São Vicente de Paulo e está afastado de suas funções religiosas desde o começo das investigações. O bispo Pedro Luiz Stringhini o afastou e aguarda a conclusão do inquérito policial. Mais de 20 pessoas foram ouvidas durante o inquérito. Graciela ouviu seis adolescentes, entre 12 e 16 anos, que teriam sido vítimas do padre, com "relatos bem coerentes", segundo a delegada. A denúncia começou a ser investigada em meados de março, após a denúncia chegar ao Conselho Tutelar, que acionou a DDM. No início, quatro adolescentes (que ajudavam o padre a realizar missas) se apresentaram como vítimas. Um deles morou na casa do padre. Os assédios teriam ocorrido após missas, entre janeiro e fevereiro deste ano. Além de beijos, carícias nos órgãos genitais dos jovens seriam praticadas pelo sacerdote.

A delegada ouviu as supostas vítimas, além de seis padres de paróquias diferentes. Os religiosos afirmaram em depoimento que conheciam as denúncias pelos garotos. "Uns acharam que eram brincadeiras dos meninos e outros falaram que iriam informar o bispo sobre as situações", disse a delegada. Padre Dé não pôde celebrar missas, batizados ou casamentos desde então. Em entrevista coletiva e em nota oficial, o pároco alega ser inocente de todas as acusações. Após o escândalo, surgiram denúncias contra Padre Dé em cidades onde ele atuou anteriormente. A delegada, porém, disse que a investigação que comanda restringe-se a Franca, mas deverá encaminhar informações às delegacias mencionadas, como a de Iturama, em Minas Gerais, e até de cidades do interior paranaense.

Fonte: Agência Estado via G1

Israel lembra morte de 6 milhões de judeus no Holocausto


Israel lembrou esta noite a morte de 6 milhões de judeus na Segunda Guerra Mundial (1939-1945) com uma emocionada cerimônia no Museu do Holocausto (Yad Vashem) em Jerusalém na qual participaram as principais autoridades políticas e religiosas do país. Ao cair da noite, o acendimento da Tocha da Lembrança na Praça do Gueto de Varsóvia do Yad Vashem marcou o início das homenagens do Dia da Lembrança dos Mártires e Heróis, que se prolongarão amanhã. O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, assinalou em discurso pronunciado perante centenas de pessoas que o mundo está vendo um aumento do ódio contra o povo judeu "incitado por organizações e regimes do islã radical liderados pelo Irã", informou o jornal "Yedioth Ahronoth" em sua versão digital.

"Os líderes do Irã se apressam em desenvolver armas nucleares enquanto declaram seu desejo de destruir Israel. Não há protestos firmes, penas duras ou sequer um lamento", indicou Netanyahu. Segundo ele, "o mundo está aceitando os apelos do Irã para a aniquilação de Israel".

"Peço às nações iluminadas que se levantem e condenem com firmeza as intenções iranianas e que ajam para frear seu armamento nuclear", disse o primeiro-ministro.

"Perda irrevogável"

Já o presidente de Israel, Shimon Peres, lembrou a "perda irrevogável" que o Holocausto representou para o mundo. "Temos o direito e o dever de exigir às nações do mundo que não repitam a indiferença que custou milhões de vidas", ressaltou. Peres também falou sobre o Irã, destacando que a ONU deve prestar atenção "às ameaças de extermínio pronunciadas por um país-membro contra outro". Segundo ele, não se pode permitir que países "capazes de utilizar armas de destruição em massa" tenham acesso a essas armas, porque transformaria o mundo em um lugar "fora de controle". Após os discursos, seis sobreviventes do Holocausto acenderam outras tantas tochas em lembrança de cada um dos milhões de judeus assassinados pelos nazistas. O rabino-chefe de Israel, Yonah Metzger, recitou salmos, enquanto o rabino-chefe de Rishon LeZion, Shlomo Amar, pronunciou o "Kadish", oração funerária judia.

da Efe, em Jerusalém - Via Folha OnLine

Você Sabia ?


Passando fome, não dá !

Você sabia que apenas UM dos jogadores do time do Ceará ganha mais do que toda a equipe do Crato junta, incluindo a comissão técnica ? Você sabia que muitas vezes o time do Crato viajou sem ter se Alimentado ? ( Conforme divulgado na Rádio Araripe ). Portanto, amigos, não se pode estranhar o resultado do jogo realizado ontem, onde o Ceará venceu o Crato por 4 x 0 no Castelão ( em casa ), tendo TUDO A FAVOR. Simplesmente tudo a favor para vencer e brilhar. Olha, diante de tantos problemas enfrentados ao longo do Campeontato, podemos assegurar que o Crato já fez demais em conseguir a classificação para o quadrangular. Quem pode acompanhar como nós as dificuldades do Crato Esporte Clube, viu de tudo: Os melhores jogadores saíram exatamente quando mais se precisou deles, e até o presidente do Clube o abandonou, principalmente quando se constatou inúmeras coisas absurdas que estavam sendo praticadas ali.

De modo que ao invés de lamentarmos sobre o resultado desta partida, devemos é parabenizar esses jogadores fantásticos que caíram em campo com a mínima possibilidade, sofrendo inúmeros percalços, para tentar a todo custo ainda defender nossa querida bandeira. Agora, temos que olhar para o futuro. Temos que parar, e programar como será este time daqui em diante. Talvez reaver os jogadores que saíram, ou contratar outros, afinal, a coisa mais fundamental para todo time que deseja vencer, é a qualidade e garra dos jogadores. Parabéns ao Crato Esporte Clube, pela bela atuação durante todo o campeonato, conseguindo ficar entre os 4 primeiros.

Essa é uma vitória que ninguém pode nos tirar!

Dihelson Mendonça
Foto: Wilson Bernardo: "Torcedor do Crato Esporte Clube"

Sociedade Cratense - Aniversário da Professora Ninha Brito


Ninha-EOS400D

H
oje eu gostaria de fazer aqui no Blog, uma homenagem muito especial e até pessoal, a fim de parabenizar pela passagem do aniversário de uma das pessoas mais importantes na época da construção e manutenção do Blog do Crato. Ela que sempre foi um verdadeiro incentivo a todas estas realizações, e com certeza é uma grande mulher: Ninha Brito, professora, fotógrafa, incentivadora, além de outras atividades, fez aniversário no último dia 10 de Abril. Como membro e colega aqui do Blog do Crato, eu gostaria de transmitir-lhe os nossos mais preciosos desejos de muitas felicidades, alegria, PAZ e saúde no ano que se inicia, quando consideramos que a cada ano, no seu aniversário, cada pessoa inicia um novo ciclo de vida neste planeta. Que essa vida que se renova neste instante, possa ser sempre guiada na luz divina e abençoada dos justos e puros de coração, e que essa data festiva se repita ainda por muitos e muitos anos de uma vida plena e feliz. Como namorado, eu te desejo, Ninha, muito amor, carinho, e o que de melhor possa existir em mim. Beijos, Abraços.

Dihelson Mendonça
Texto e Foto

MST ocupa dois engenhos e uma fazendo em Pernambuco

Cerca de 580 famílias ligadas ao MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) ocuparam na madrugada deste domingo (11) dois engenhos de cana e uma fazenda em três municípios de Pernambuco. Em Tacaratu, a fazenda Salgadinho foi ocupada por 350 famílias. No município de Moreno, outras 130 famílias ocuparam o engenho Poço de Anta e, em Maraial, 100 famílias ocuparam o engenho São Salvador. De acordo com a assessoria do MST, o engenho São Salvador possui cerca de 700 hectares. O MST informou que não sabe o tamanho das duas outras áreas. As famílias pretendem permanecer no local até que o Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) termine a vistoria do local.

A ocupação deu início à Jornada Nacional da Luta pela Reforma Agrária em São Paulo, que acontece em vários Estados e lembra os 14 anos da morte dos 19 trabalhadores rurais em Eldorado dos Carajás (PA), em 17 de abril de 1996. A assessoria do movimento informou que jornada vai até o dia 23 de abril e que, até lá, devem ocorrer outras 25 ocupações. O MST exige o assentamento das 90 mil famílias acampadas em todo o país, a atualização dos índices de produtividade, garantia de recursos para as desapropriações de terras e investimentos públicos nos assentamentos.

Fonte: Folha de São Paulo

Almanaque - Dia 12 de Abril de 2010


Eventos históricos
  • 1204 - A Quarta Cruzada saqueia Constantinopla.
  • 1609 - Os Países Baixos recuperam a independência da Espanha.
  • 1633 - Galileu é condenado pela inquisição por heresia.
  • 1671 - Canonização de São Filipe Benício pelo Papa Clemente X.
  • 1861 - Início da Guerra Civil Americana.
  • 1890 - Tropas francesas ocupam Roma e devolvem o trono pontifício ao Papa Leão XIII.
  • 1946 - A Síria torna-se independente da França.
  • 1961 - O cosmonauta soviético Yuri Gagarin torna-se o primeiro homem no espaço.
  • 1972 - Guerrilha do Araguaia: início, no sul do Pará - Brasil.
  • 1979 - A Bandeira dos Açores é oficialmente hasteada pela primeira vez.
  • 1981 - O ônibus espacial norte-americano Columbia (vaivém espacial, em Portugal) faz seu primeiro vôo.
  • 1992 - Abertura da Disneyland Resort Paris.
Nascimentos
  • 1827 - Francisco Paulo Vitor, 1º negro a ser ordenado padre no Brasil.
  • 1863 - Raul Pompéia, escritor brasileiro (m. 1895).
  • 1885 - Robert Delaunay, pintor abstraccionista francês (m. 1941).
  • 1894 - Francisco Craveiro Lopes, político português (m. 1964).
  • 1919 - Oswaldo Louzada, ator brasileiro (m. 2008).
  • 1931 - Chico Anysio, ator, diretor, compositor, escritor e comentarista brasileiro.
  • 1932 - Waldo Vieira, médico brasileiro.
  • 1933 - Montserrat Caballé, soprano espanhola.
  • 1939 - Philippe Moureaux, político belga.
  • 1940 - Herbie Hancock, músico norte-americano.
  • 1941 - Bobby Moore, ex-futebolista inglês (m. 1993).
  • 1947 - Tom Clancy, escritor norte-americano.
  • 1948 - Joschka Fischer, diplomata e político alemão.
  • 1949 - Francisco Adelino dos Santos, político brasileiro.
  • 1950 - Flavio Briatore, ex-chefe da equipe Renault na Fórmula 1.
  • 1956
  • Walter Salles, realizador brasileiro.
  • Andy Garcia, ator cubano.
Falecimentos
  • 45 a.C. - Gnaeus Pompeius, o Jovem, executado depois da batalha de Munda (n. 75 a.C.).
  • 65 - Lúcio Aneu Sêneca, filósofo, dramaturgo, estadista romano (n. 4 a.C.).
  • 352 - Papa Júlio I, 35º papa.
  • 1704 - Jacques-Bénigne Bossuet, teólogo francês, teorizador do absolutismo (n. 1627).
  • 1901 - Francesco Crispi, político italiano (n. 1819).
  • 1945 - Franklin Delano Roosevelt, 32° presidente dos Estados Unidos da América (n. 1882).
  • 1968 - Afonso Pena Júnior, advogado, professor, político e ensaísta brasileiro (n. 1879).
  • 1971 - Wynton Kelly, pianista estadunidense (n. 1931).
  • 1997 - George Wald, vencedor do nobel da medicina em 1967 (n. 1906).
  • 2000 - Edgar Carício de Gouvêa, bispo católico (n. 1921).
  • 2007 - João Osório de Castro, escritor, dramaturgo, encenador e empresário.(n. 1926).
  • 2009 - Francisco Stockinger, escultor, gravurista e chargista austríaco naturalizado brasileiro.(n. 1919).
Fonte Wikipédia
Foto Raul Pompéia , escritor Brasileiro
Colabaoração Alessandra Bandeira

Deseja comprar Móveis ? - DULARE MÓVEIS - O Seu Melhor local para comprar móveis no Cariri



Dulare 400

DULARE é a mais nova opção para você comprar seus móveis na Região do Cariri. Se você procura qualidade por preços acessíveis, o caminho certo é na DULARE MÓVEIS. E aproveite as ofertas de fim-de-ano. DULARE - Bons Móveis para Você - Em crato, na Praça Siqueira Campos.

Uma grande loja com o maior sortimento:

Image2


Edições Anteriores:

Setembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30