xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 07/04/2010 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

07 abril 2010

COMPOSITORES DO BRASIL


Reprisando Zé Clementino.
Por Zé Nilton

Muitos amigos e varzealegrenses de todos os cantos não usufruiram da atração do programa Compositores do Brasil, da última quinta feira, quando foi homenageado o compositor Zé Clementino.

Não ouviram o excelente Antonio Morais discorrer sobre a vida, a obra e o homem que reabilitou com sua música o imortal Luiz Gonzaga, tal qual fizeram com outras ações, um Carlos Imperial e um Caetano Veloso.

Aliás, Antonio Alves de Morais, hoje administrando um dos blogues mais visitados da região, o Blog do Sanharol, afiliado do Blog do Crato, está se revelando um exímio folclorista, mercê de seu vasto conhecimento sobre os outros lados das histórias, histórias do povo, memórias passadas e vivas da região do Cariri.

Como é reconfortante saber que há um Antonio Morais e um Antonio Correia, este historiando a Ponta da Serra, contribuindo para inserila numa nova história de seu povo.

Pois bem, o excelente compositor brasileiro, Zé Clementino, nesta quinta feira, na Rádio Educadora do Cariri, às 14 horas.

Na sequencia:

Estou roendo sim, de Zé Clementino, com Trio Nordestino
Eu sou do banco, de Zé Clementino e Hildelito Parente, com Dominguinhos.
Não deixo não, de Zé Clementino, com Trio Nordestino.
O jumento nosso irmão, de Zé Clementino e Luiz Gonzaga, com Luis Gonzaga.
Capim Novo, de Zé Clementino, com Luiz Gonzaga
Chinelo de Rosinha, de Zé Clementino, com Trio Nordestino.
Contrastes de Várzea Alegre, de Zé e Paulo Clementino, com Luiz Gonzaga.
Fazenda corisco, de Zé Clementino, com Dominguinhos.
Xote Dos Cabeludos, de Zé Clementino, com Luiz Gonzaga.
Mais uma dose pros cabeludo, de Zé Clementino, com Zé Nilton
Contrastes de Várzea Alegre, de Zé Clementino, Luiz Gonzaga.

Quem ouvir, verá!

Programa: Compositores do Brasil
Rádio Educadora do Cariri
Pesquisa, produção e apresentação de Zé Nilton
Todas as quintas de 14 às 15 horas
Apoio Cultural: CCBN.

ESCOLA DOM QUINTINO E O PROJETO MENINOS DO GESSO -Por Maria Otilia




Lendo a matéria sobre os meninos do gesso, constatamos que realmente temos adolescentes que são verdadeiros protagonistas juvenis. Esta iniciativa destes meninos, inclusive alguns matriculados na Escola Dom Quintino, faz com que nós educadores, gestores públicos repensemos a nossa prática, seja ela na escola, prefeitura, câmara de vereadores, etc. Pois esta ação protagonista destes meninos vem como uma alerta para todos nós. Ninguém nasce bandido, usuário de drogas lícitas ou ilícitas. É através do meio, da influência e das oportunidades adversas que muitos deles caem na marginalidade. E até que ponto a sociedade capitalista, excludente está contribuindo para que isto aconteça? Que ações efetivas, educativas e de prevenção estamos realizando?

Somos sabedores de que as políticas públicas em geral são planejadas para ações curativas. Mesmo ficando comprovado de que são mais caras, e menos eficazes. As políticas que tem como finalidade desenvolver a cultura da prevenção, dentre elas: saúde, segurança, qualidade de vida etc., não são vistas com bons olhos pela maioria dos gestores. Até porque não dá ibope.

A EEF Dom Quintino vem fazendo a diferença, através do seu projeto político pedagógico que tem como objetivo maior oferecer condições para que seus educandos desenvolvam competências e habilidades importantes para o seu crescimento , tanto individual como na coletividade.

A nossa missão é ir além dos muros da escola . Por isso abre as suas portas para a comunidade, onde alunos, pais e vizinhos fazem uso do seu espaço físico. Funcionando como um local onde as famílias realizam as suas festinhas de batizado, aniversário, casamentos, encontros religiosos, etc. E toda a comunidade da localidade conhecida como “gesso “ faz bom uso das nossas dependências.

Neste ano de 2010, a escola Dom Quintino tem um grande desafio que é a implantação do Projeto PDE-Mais Educação. Projeto do MEC que tem como finalidade oferecer aos alunos atividades complementares nas diversas modalidades: culturais, esportivas, comunicação, etc. E através das oficinas com certeza vamos nos juntar aos interesses destes “meninos do gesso” e descobrir muitos talentos, diminuindo assim os riscos do aumento de meninos nas ruas, em situação de risco ou no uso de drogas. Lembrando que uma das maiores dificuldades para a realização de algumas oficinas, inclusive a parte esportiva, é a falta de uma quadra no bairro pinto madeira. Lembrando que este bairro é populoso e está precisando de uma atenção especial por parte dos diversos segmentos da sociedade cratense, inclusive do poder executivo, legislativo e judiciário.

Salientamos que muitas das nossas ações são realizadas com sucesso devido a parceria com diversos órgãos tais como: Secretaria de Cultura, que vem oferecendo vagas para oficinas de teatro, dança, futsal, etc., a Secretaria da Ação Social que cede o espaço da quadra do ABC para a realização das nossas aulas de Educação Física , os CRAS com oficinas e cursos, e em contrapartida a escola vem cedendo salas de aula para a realização de oficinas para adolescentes que cumprem medidas sócio-educativas e outros eventos realizados pelo CREAS. A Secretaria de Educação que sempre nos atende com o transporte escolar para aulas de campo e outras atividades extra –sala de aula, a Universidade Regional do Cariri através do Projeto Universitários na Escola, desenvolvendo oficinas de preservação do meio ambiente, reforço escolar, inclusão digital , etc.

Portanto , podemos afirmar que a Escola Dom Quintino será uma parceira do Projeto Meninos do Gesso, cumprindo assim a sua função social. Contribuindo de forma efetiva para a redução dos indicadores de violência doméstica, indicadores de prostituição infanto-juvenil, gravidez na adolescência, uso e abuso de drogas lícitas e ilícitas.
EEF Dom Quintino: Fundada em 22 de abril de 1922


Texto postado por Maria Otilia Moreira

Autor de "Carinhoso", Pixinguinha trilhou carreira de sucesso na MPB


Alfredo da Rocha Viana teve papel importantíssimo na vida e carreira de seu filho Pixinguinha, contribuindo indiretamente para o reconhecimento da MPB. Funcionário dos Telégrafos e flautista por prazer, Alfredo recebia em sua casa diversos músicos que se reuniam para ouvir sua coleção antiga de choros. Foi nesse ambiente que, ao lado de seus irmãos, Pixinguinha cresceu e começou a despertar o fascínio pela música. Quando menino, ainda em Catumbi, foi logo apelidado pela avó de "Pizindum", dialeto africano que significa "menino bom". Depois foi a vez de "Bexiguinha" - em decorrência de uma varíola - e por fim, com a união dos dois, se tornou Pixinguinha. Nessa mesma época, é possível notar que seu primeiro apelido não seria apenas sinônimo de bondade, como também de talento. Aos nove anos, o menino bom aprende com o irmão o seu primeiro instrumento: o cavaquinho.

Ao sair para tocar em festas, Alfredo passa a levar o filho que já mostrava certa afeição com a flauta. Foi então que em 1911, quando a família se mudou para um casarão na rua Vista Alegre, no Rio de Janeiro, Pixinguinha teria o seu primeiro mestre, o celebre oficiclidista Irineu de Almeida. Vendo o crescimento e já apostando em seu sucesso, Alfredo encomendou da Europa uma das flautas mais caras da época. Motivado, Pixinguinha resolve mostrar a que veio e começa a tocar em bares e quermesses do bairro. É a partir daí que surge sua primeira composição, o choro "Lata de Leite". Em 1912, levado por seu irmão China (Otávio Viana), Pixinguinha consegue o seu primeiro emprego como músico profissional na choperia La Concha, na Lapa. No ano seguinte, já conhecido na região, o músico consegue entrar para a orquestra da peça "Chegou o Neves", com apenas 16 anos.

A partir daí, os convites para se apresentar em bares, cabarés e orquestras de cinema só aumentavam. Amante do Carnaval, Pixinguinha conciliava sua vida de músico profissional com a de integrante do Grupo de Caxangá, conjunto instrumental organizado por João Pernambuco, que desfilava pela avenida Rio Braco. Em 1917, gravaria na Odeon um disco com o grupo Choro Pixinguinha, na qual "Sofres Porque queres" e "Rosa", ambas de sua autoria, se tornariam grandes clássicos de sua obra. Com tamanha notoriedade, o músico recebe um convite que mudaria de vez sua vida. O gerente do Cine Palais, Isaac Frankel, sugere a criação de um conjunto musical para tocar na sala de estar de seu cinema. Nasce então os "Oito Batutas", orquestra formada por Pixinguinha (flauta), Donga (violão), China, irmão de Pixinguinha (violão e canto), Nélson Alves (cavaquinho), Raul Palmieri (violão), Jacob Palmieri (bandola e reco-reco) e José Alves de Lima, Zezé (bandolim e ganzá).

A "única orquestra que fala alto ao coração brasileiro", como dizia a placa colocada na porta do cinema, conquistou não só os cariocas como também os gringos. Em 1920, o conjunto se apresentou para o Rei Alberto, da Bélgica, que estava em visita ao Brasil. Na volta, Pixinguinha se torna regente da orquestra do Cine Rialto. Nessa época, em 1926, o Cine apresentava a Companhia Negra de Revista, aonde a estrela maior, Albertina da Rocha, conhecida como Beti, viria a ser sua primeira e única mulher, com a qual o músico não teve filhos, mas adotou um menino. Casado, Pixinguinha muda para o subúrbio de Ramos e passa a fazer parte da Orquestra Típica Pixinguinha-Donga. Em 1928, ao lado do amigo, grava uma de suas maiores composições, o choro-samba "Carinhoso". Nessa época, a gravação foi apenas instrumental, somente anos mais tarde recebeu a letra de João de Barro.

Foi com a abertura da gravadora RCA Victor Talking Machine Company Brasil que Pixinguinha se tornou um dos maiores arranjadores da música popular brasileira. Entre os primeiros discos lançados pela empresa, havia dois de seus choros: "Vem cá! Não vou!" e "Urubatã". Como flautista gravou "Aguenta, seu fugêncio", "Segura ele" e "O Urubu e o Gavião", gravação considerada um dos pontos altos de sua carreira devido a sua improvisação. Mesmo com tamanho sucesso na música, Pixinguinha recebeu uma nomeação pública para o cargo de Fiscal de Limpeza Urbana, pelo então prefeito do Rio, Pedro Ernesto. Isso com a ressalva de formar uma banda com os colegas da repartição. A Banda Municipal foi criada e se apresentou em 1934, na própria posse do prefeito.

Após uma série de problemas cardíacos, Pixinguinha resolve abandonar a flauta e passa a se dedicar ao saxofone. Nesse período, a bebida passa a prejudicar também sua saúde. Com a ascensão do bolero e do samba-canção, acabou-se afastando por um breve período dos palcos. A grande volta se dá no Festival da Velha Guarda, em 1954, organizado pelo radialista Almirante. O músico, ao lado do pessoal da velha guarda, invade as rádios, televisões e praças públicas com suas apresentações. No ano seguinte, Pixinguinha lança seu primeiro long-play, o disco recebeu o nome de "Velha Guarda" e contou com a participação de seus músicos e do próprio Almirante

Em 1961, teve sua primeira parceria com o poeta e amigo Vinícius de Moraes. Os dois fizeram diversas composições para a trilha sonora do filme "Sol Sobre a Lama", de Alex Viany, lançando com letras os choros "Mundo melhor" e "Lamentos". Relembrando o por quê de seu apelido quando menino, Vinícius declarou que não havia ninguém tão bom quanto Pixinguinha, "e olha que conheço bastante gente", afirmava o poeta. A partir de 1963, a saúde do compositor volta a preocupar. Ao sofrer um enfarte, Pixinguinha passa por um período de internação. Por ironia do destino, quando o compositor se restabelece, é a vez de sua mulher passar mal e ser internada.

Não tendo a mesma sorte de Pixinguinha, que meses depois deixava o hospital, dona Beti faleceu no ano seguinte, aos 74 anos de idade. Com a perda de sua mulher, com quem conviveu por 45 anos, o músico se abateu e passou a enfrentar alguns problemas financeiros. Seis meses depois, a imprensa noticia: "O santo da MPB morreu como tinha que ser, numa igreja". Durante uma cerimônia de batismo do filho de seu amigo Euclides de Souza Lima, Pixinguinha sofre mais um enfarte e dá seu último suspiro dentro da sacristia da Igreja Nossa Senhora da Paz.

Influencia popular

No século 19, o gênero que fez a cabeça não só dos cariocas mas de toda a sociedade brasileira foi a polca. De origem dos Países Baixos, o ritmo fazia com que seus pares dançassem juntinhos ao som de uma melodia eletrizante. Difundida por todo o Rio de Janeiro, a polca acabou por influenciar o surgimento de novas expressões musicais. Foi então que, com o conjunto Pixinguinha, o músico começou a compor valsas, polcas e choros, fazendo surgir assim a originalidade da música popular brasileira. Em 1918, com o surto da gripe espanhola que se espalhava por todo o Brasil, o gerente do Cine Palais resolve inovar. Foi a partir daí que surgiu o convite para Pixinguinha formar "Os Oito Batutas", como uma tentativa de resgatar o público que havia se afastado dos cinemas devido a epidemia. Com a formação da orquestra, em 1919, Pixinguinha passou a fazer sucesso com a elite apresentando ritmos até então conhecidos somente nos subúrbios cariocas. Ainda com o conjunto, o músico ampliou ainda mais seu público passando a ser reconhecido no exterior com apresentações em Paris e na Argentina.

Durante toda sua carreira, Pixinguinha se tornou uma pessoa respeitada por todas as áreas da sociedade, inclusive na política. Em 1961, após assumir a Presidência da República, Jânio Quadros criou o Conselho Nacional de Cultura, e o nomeou como Conselheiro com nota publicada no Diário Oficial.

DIANA CARVALHO
colaboração para a Livraria da Folha

Uma pratica mambembe de futebol - Por: pedro Esmeraldo


Pedro Esmeraldo

Enquanto o cratense vibra pela permanência do time do Crato no quadro de elite do futebol cearense, temos receio de não podermos continuar com forças suficientes para mantermo-nos lá, já que não possuímos estruturas emocionais tanto quanto necessários para conduzir um esporte de qualidade, nesse setor. Não temos organização, não temos renda suficiente para dirigir o esporte, pois avisamos que a nossa indústria, ainda incipiente e modesta não oferece condições para manter o time com boas qualidades técnicas. Os nossos dirigentes, às vezes inconsequentes, são inadmissíveis, não possuem estrutura para dirigir com eficiência e coragem um time de futebol. Haja vista que, agora há pouco tempo, um senhor achou de abandonar a chefia do clube por falta de competência técnica e admistrativa. Causa-nos arrepio, pois, que poderíamos levar o time com coragem e eficiência a fim de alcançarmos uma posição de relevo nas disputas finais no campeonato cearense.

Em primeiro lugar, isto é a nossa opinião, deveríamos estimular o povo para que tenha mais amor ao esporte, visto que é dentro da prática esportiva, evitaremos o vício da droga e da ociosidade. Devemos enaltecer com mais brilhantismo todas as práticas de esporte, quer seja futebol, quer seja basquetebol, ou qualquer outro tipo de modalidade esportiva, num corpo sadio, temos por meta que o esporte fará bem a saúde e ao mesmo tempo, teremos como principio utilizar uma palavra latina: mens sana in corpore sano,isto é, um corpo sadio numa mente sadia. Após a grande decepção que sofremos, devido o procedimento errado de uns, jamais poderemos esmorecer, mas elevar o espírito a fim de suportar com galhardia o terremoto psicológico que grafa em nosso meio. Por outro lado, pedimos a compreensão da diretoria do Esporte para que trabalhem juntos, não visando lucro financeiro exagerado, mas com altruísmo, deveremos chegar a um ponto de apoio, trabalhando com amor e compreensão mútua. Com isso evitaremos um tsunami financeiro, mas trabalharemos com boas qualidades técnicas.

Infelizmente ainda, não possuímos grandes recursos, mas se tivermos boa vontade para enfrentar a luta, tentaremos alcançar a nossa glória que por certo virá, visto que com boa vontade e amor, ao trabalho afastaremos a juventude dos passos prejudiciais à saúde. Se assim fizermos, com a boa vontade de Deus e com disposição para a luta, afastaremos a juventude da ociosidade que contamina a mente dos jovens.

Crato 05/04/2010

Pedro Esmeraldo

OAB e CNBB dizem que deputados agem em causa própria ao adiar projeto da ficha limpa

Entidades do movimento de combate à corrupção criticaram nesta quarta-feira a decisão dos líderes partidários da Câmara dos Deputados de adiar para maio a votação, em plenário, do projeto que estabelece a ficha limpa para os candidatos às eleições. Para os representantes, a resistência ao texto mostra que os parlamentares agem em interesse próprio sem levar em consideração a vontade popular. Para o presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Ophir Cavalcante, a mudança de postura dos líderes que sinalizaram colocar o texto em votação na noite de hoje, mas decidiram alterar a proposta na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) e motivado pelo corporativismo.

"Hoje a Câmara frustrou mais de 1,5 milhão de brasileiros e mostrou que os interesses pessoais se sobrepõe ao interesse da sociedade. A Câmara perdeu a oportunidade e prestou desserviço a si própria. O projeto resgataria a boa imagem dos políticos do pais e daria uma lufada de esperança aos brasileiros", disse. Na avaliação do secretário-geral da CNBB (Confederação Nacional dos Bispos do Brasil), Dom Dimas Lara, os deputados precisam entender que o projeto não é contrário aos políticos. "Esse é um projeto a favor da sociedade e não contra o parlamento", disse. Dom Dimas afirmou ainda que o movimento não aceitará grandes mudanças na proposta como têm defendido alguns parlamentares, sendo que uma delas seria que não poderia se candidatar candidato condenado em segunda instância.

A atual proposta enfrenta resistência e estabelece que ficam inelegíveis candidatos condenados por órgãos colegiados - como, STJ (Superior Tribunal de Justiça), STF (Supremo Tribunal Federal), Tribuna Regional Federal ou a corte especial dos Tribunais de Justiça estaduais. O texto original de iniciativa popular que chegou ao Congresso determinava a inelegibilidade já com a condenação em primeira instância. "O órgão colegiado acho que era aceitável, mas se começar a apelar para instâncias superiores quebra a ideia", afirmou Dom Dimas.

Como apenas a oposição apoia a votação imediata do texto, o projeto voltará para análise da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), que terá até o dia 29 de abril para discutir a matéria. A oposição apresentou pedido de urgência para a votação da matéria hoje, como previsto inicialmente, mas conseguiu o apoio de apenas 161 deputados --número inferior aos 257 necessários para que a matéria não retornasse à análise da CCJ. Como haverá emendas apresentadas ao texto, o projeto terá que retornar à CCJ. O presidente da Câmara, deputado Michel Temer (PMDB-SP), disse que PT e PMDB se comprometeram em aderir à urgência se até o dia 29 o projeto não for analisado na CCJ.

"Se até o dia 29 a comissão não tiver concluído a análise da matéria, os líderes assinarão de imediato a urgência. Eu estou fazendo o possível para ser votado, mas para ir ao plenário tem que haver um ajustamento para que a Câmara saia bem desse processo", disse o peemedebista.

MÁRCIO FALCÃO
da Sucursal em Brasília

Pré-candidata do PT à Presidência elogia Aécio e sugere adotar nome “Dilmasia”

Nome faz referência a Anastasia, candidato do PSDB ao governo de Minas

Em visita a Minas, a pré-candidata do PT à Presidência, a ex-ministra da Casa Civil Dilma Rousseff, elogiou o ex-governador Aécio Neves (PSDB), voltou a defender, nesta quarta-feira (7), um palanque único com PT e PMDB disputando o governo do Estado, e destacou suas raízes mineiras. Apesar de ter feito carreira política no Rio Grande do Sul, Dilma nasceu em Belo Horizonte.

- Deixei Minas, mas Minas não saiu do meu coração.

Acompanhada pelo ex-ministro Patrus Ananias – possível candidato ao governo mineiro -, e pelo ex-prefeito de Belo Horizonte, o petista Fernando Pimentel, Dilma disse ter “grande respeito” por Aécio. Ela comentou ainda a possibilidade de o eleitor mineiro votar na petista para presidente, e no tucano Antonio Anastasia – candidato de Aécio – para governador, o que está sendo chamado no Estado de “Dilmasia”.

- Dilmasia é meio esquisito. [Prefiro] Anastadilma, qualquer coisa assim.

Em 2002 e 2006, a dobradinha PT-PSDB foi chamada de “Lulécio” pelos mineiros, em uma referência às candidaturas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do tucano. A pré-candidata também voltou a defender que PMDB e PT disputem juntos o governo do Estado, em referência ao impasse em torno das candidaturas do petista Patrus Ananias e do peemedebista Hélio Costa.

- É a melhor solução. Agora ninguém está aqui para impor nada a ninguém. O processo não pode ser esse. Cada Estado tem suas características especiais. Então, eu espero que seja um palanque único. Torço para que seja assim. Até apelo para que seja palanque único.

Fonte: R7

Jogo entre Flamengo e Universidad é confirmado para o Maracanã


NE - Mesmo com as chuvas, o Futebol não pára!

O Governo do Estado do Rio de Janeiro chegou a vetar nesta quarta-feira o estádio do Maracanã para a partida que será realizada amanhã, entre Flamengo e Universidad de Chile, pela Taça Libertadores da América, mas confirmou o confronto para 16h. O Maracanã ainda está, segundo representantes do estádio, com condições higiênicas impróprias ainda em função do temporal que caiu no Rio de Janeiro. Inicialmente, a partida seria realizada hoje à noite, mas foi transferida para amanhã em função das chuvas que castigaram o Rio desde ontem.

O Flamengo já informou que devolverá o dinheiro dos torcedores que compraram ingresso e não poderão comparecer ao Maracanã na nova data --o clube pretende divulgar um planejamento para a devolução. No domingo, o Flamengo encara o Vasco pela semifinal da Taça Rio, o segundo turno do torneio estadual.

Fonte: Folha OnLine

INSTITUTO CULTURAL DO VALE CARIRIENSE

Padre Ágio será Agraciado

I C V C
INSTITUTO CULTURAL DO VALE CARIRIENSE
Caixa Postal 210 - Juazeiro do Norte - CE / CEP. 63.010 - 210
Email: icvccariri@hotmail.com
(REUNIÕES: 1ª Terça de cada mês, das 17h às 18:30 horas,
na Biblioteca Pública de Juazeiro do Norte)

COMUNICADO

A Diretoria do Instituto Cultural do Vale Caririense - ICVC comunica aos Sócios Titulares do referido instituto que no dia 08 de Abril (quinta-feira), às 14:30 horas estará saindo uma comitiva para realizar uma visita institucional ao Monsenhor Ágio Augusto Moreira (SOLIBEL – Crato). Na ocasião, será comunicado ao mesmo sobre a escolha do seu nome para ser agraciado com o título de Sócio Honorário 2010 do ICVC, pelos relevantes serviços prestados ao desenvolvimento sócio cultural da Região Metropolitana do Cariri. A data da solenidade e local onde será realizada será posteriormente definida. A comitiva sairá do Sabor e Arte, situada a Rua Santa Rosa, 390 (Telefone: 3511.0967) Informamos ainda que não haverá transporte coletivo para a referida visita. Certos de contarmos com a presença de Vossas Senhorias, agradecemos antecipadamente.

Juazeiro do Padre Cícero - CE., 07 de Abril de 2010

Atenciosamente,
Contato: Profº Hugo Rodrigues (8829-8013)

Flagrante de Desmatamento em Pleno Sopé da Chapada do Araripe - Fotos: Raimundo Bezerra Filho


Pego com a Boca na Botija! - A Floresta Sofre...


desmatamento 02 - Raimundo Bezerra Filho

Observem que o trator passa destruindo a vegetação nativa da Chapada, aonde ninguém esteve antes. É assim que começa!

O Vice-Prefeito e membro do Blog do Crato acaba de nos enviar fotos da hora exata em que um trator foi visto "roendo" o sopé da Chapada do Araripe. Segundo nos escreve Raimundo Bezerra Filho:

Amigo Dihelson,
As fotos foram tiradas às seis e trinta da manhã do dia 01.04.2010, quinta-feira. Logo Dr. Nivaldo ( Secretário de Meio Ambiente ) foi avisado, bem como Ibama, Instituto Chico Mendes, SEMACE e polícia ambiental. Onde acredito que tomaram providências, pois o trator parou de desmatar. Desconheço os proprietários da terra e ainda não tenho informações sobre o desfecho do ocorrido.

Abraço,
Raimundo Bezerra Filho

Fotos foram tiradas às seis e trinta da manhã do dia 01.04.2010, portanto, quinta-feira ( santa ):

crime ambiental 01 -Raimundo Bezerra Filho


desmatamento 03 - Raimundo Bezerra Filho

Fotos: Raimundo Bezerra Filho
( matéria publicada originalmente no dia 06/04/2010 às 23:58 )

Epidemia - Postado por: José Flávio Vieira


07/04/2010 - 12h53

Igreja se diz "humilhada" com casos de pedofilia em Alagoas
Carlos Madeiro
Especial para o UOL Notícias
Em Maceió

A Diocese de Penedo afirmou que a Igreja Católica se sente triste e humilhada com as recentes acusações de pedofilia envolvendo monsenhores e padres em Arapiraca (AL). A Igreja informou que todas as medidas previstas pelo direto canônico foram tomadas “energicamente” contra os acusados no escândalo. Nesta terça-feira (6) à noite, a Diocese emitiu nota onde expressou solidariedade às vítimas do "fato aberrante" e comunicou a "suspensão total das ordens sagradas" do monsenhor Luiz Marques Barbosa, 82, flagrado em um vídeo praticando sexo com um jovem supostamente de 18 anos. Outros dois padres e um monsenhor foram afastados preventivamente apenas das celebrações e respondem a processos canônicos. "Entristece-nos e humilha-nos pensar na situação dramática das possíveis vítimas e da Igreja escarnecida e vilipendiada a causa do comportamento imoral de quem deveria ser mestre de fé e de conduta ilibada", diz o texto, assinado pelo bispo Dom Valério Breda. Para a Igreja, o escândalo circulou pelo "mundo inteiro" e "expôs à pública execração o pecado revoltante, que clama por justiça e por inadiável e radical purificação e conversão". Pela primeira vez, a Igreja admitiu uma possível reparação em caso de comprovação de pedofilia e ofereceu apoio às vítimas. “Sentimos ainda mais dilacerante e urgente o apelo por justiça e por reparação, caso seja confirmada a acusação de abuso ou constrangimento sexual contra menores pelos padres citados. Se há jovens vítimas, a Igreja se posiciona incondicionalmente ao lado deles”, afirmou.

A Igreja ainda garantiu que vai ajudar a Polícia Civil e o Ministério Público nas investigações de casos de pedofilia envolvendo autoridades religiosas. "Reiteramos o nosso irrestrito compromisso em contribuir eficazmente e favorecer o inquérito policial, instaurado para averiguar a veracidade das denúncias formuladas pelas supostas vítimas, ao tempo em que nos colocamos a total dispor das autoridades de polícia e da justiça para tudo o que se fizer necessário".

Dom Valério ainda respondeu às críticas do senador Magno Malta (PR-ES), presidente da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Pedofilia, de que a Diocese teria sido informada das denúncias de abuso sexual e não teria informado às autoridades e apenas “afastado os padres de paróquia para que eles continuassem abusando em outro lugar”. “Cabe o esclarecimento de que somente com a veiculação do programa televisivo ‘Conexão Repórter’, da Emissora SBT, em 11 de março de 2010, apresentando denúncias e identificando os envolvidos, foi que a Diocese tomou conhecimento daqueles fatos”, assegurou o bispo, que afastou os acusados dois dias após a divulgação da reportagem.

CPI


Também nesta terça-feira, a CPI da Pedofilia definiu as datas e os 17 nomes das pessoas que vão depor na cidade de Arapiraca entre os dias 16 e 18 de Abril.

De quem é o "trator" ??? - Por: José Nilton Mariano Saraiva

No exato momento em que a belíssima cidade do Rio de Janeiro enfrenta a tragédia das enchentes, provocadas, dentre outros motivos, pelos desmatamentos irracionais e as construções irregulares ao longo das suas encostas, aqui no blog, compreensivelmente, a grita foi geral quando se divulgou e se mostrou a criminosa agressão à natureza, ao sopé da Chapada do Araripe (nas proximidades do Granjeiro), provavelmente efetuada por algum figurão importante aí do Crato (afinal, a tal propriedade se localiza em nossa região mais nobre).
Sugeriram, de imediato, os internautas, o acionamento expedito e célere dos respectivos órgãos competentes, evidentemente que vinculados à questão ambiental (Ibama, Semace e outros), assim como a divulgação do nome do proprietário do terreno, como forma de desestimular ou obstar tal perversidade .
Faltou, no entanto (no nosso entendimento), um pequeno, mas valioso “detalhe”, capaz de nos enviar ao cerne ou à origem do inadmissível atentado à natureza: a divulgação, também, de quem é o proprietário do "trator", ou mesmo a quem se acha vinculado essa máquina mortífera de devastação.
Afinal, sabe-se que dificilmente alguma pessoa física tem “bala-na-agulha” (ou mesmo necessidade) para adquirir tal tipo de máquina, que geralmente se acha vinculada - ou aos cuidados - de algum órgão público (federal, estadual ou municipal).
Daí, a pergunta que refutamos pertinente e que deveria ser repercutida, aqui e alhures: afinal, de quem é o “trator” ???
Autoria e postagem: José Nilton Mariano Saraiva

CRATO - Notícias do Dia 07 de Abril de 2010


Projeto de paisagismo passa por vários bairros e se encontra em fase de finalização

Chega nesta quarta-feira, 07, em Crato, uma das últimas remessas de palmeiras e plantas ornamentais utilizadas para o projeto de paisagismo do município. O trabalho foi iniciado há cerca de três meses, na entrada da cidade e as plantas passam por um processo de adaptação ao clima. As que não resistem a esse período são repostas pela empresa responsável pelas mudas dos diversos tipos de palmeiras. Ao todo, estão sendo plantadas na cidade 1.165 mudas de árvores e plantas ornamentais, num projeto de arborização orçado em cerca de R$ 700 mil, com assistência e conservação. Na entrada na cidade, próximo ao viaduto, serão plantadas cerca de 50 árvores, implementando o projeto com as primeiras plantas da avenida Padre Cícero. Ainda receberão as árvores a Vila Alta, com 10; a praça do Lameiro terá 27; praça do Cruzeiro, 16, e na Ponta da Serra, 27. Também será finalizado o plantio de árvores na praça dos 150 anos, de frente ao Objetivo. Serão mais 116 mudas para todos esses locais. Algumas serão repostas pela empresa, que não sobreviveram, a exemplo de duas, que foram plantadas na avenida Maildes de Siqueira, por trás do cemitério. O projeto vem sendo acompanhado pelo arquiteto da Prefeitura Municipal, que também está a frente da fiscalização e do paisagismo, Alex Nunes. Ele solicita aos proprietários de animais, no bairro Mirandão, que não amarrem os seus animais nas árvores recém-plantadas, por não terem ainda sequer fixado raiz.

Visitas domiciliares contra a dengue na Bela Vista

A Secretaria de Saúde do Crato, através do Núcleo de Mobilização Social e Agentes Comunitários de Saúde do Sítio Bela Vista estarão realizando visitas domiciliares em todas as residências da Vila São Bento. A finalidade é orientar sobre o combate à dengue, com a distribuição de panfletos educativos, sacos plásticos e hipoclorito de sódio. Serão feitas inspeções nos quintais das residências para prevenir e eliminar os focos do mosquito.

Obras em andamento: Crato terá nova cadeia pública com capacidade para 127 detentos

Está em pleno andamento a construção da nova cadeia pública do Crato, localizada no Barro Branco, no Bairro Muriti, em Crato. A nova unidade prisional ocupará uma área de quase 10.000m2, com 80 metros de largura e 100 metros de comprimento, com capacidade de abrigar 127 detentos e detentas em 28 celas, sendo 22 para homens e 6 para mulheres. O novo espaço terá local para funcionamento de um departamento administrativo com salas para identificação e recepção, direção, professores, copa, banheiros, estacionamento para visitantes, servidores e pessoas deficientes, salas de aulas, oficinas de artesanatos, multiuso , pátio feminino, masculino, jardins, quadra para esportes, além de consultórios médico e odontológico, com previsão de inauguração para o mês de dezembro de 2010.

Na manhã de ontem, estivera no local o Presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB/Subseção de Crato, o advogado Hermano José de Sousa, juntamente com os Diretores da Cadeia Pública, o Dr. Wilson Macedo e a Dra. Maria do Carmo Maia Esmeraldo Sobreira. Para a Comissão de Direitos Humanos, a nova unidade prisional representa o resultado de um esforço coletivo junto com outros órgãos/entidades apoiadores do movimento iniciado em maio de 2008, quando do primeiro contato da comissão o Sr. Governador Cid Gomes e o Secretário de Justiça César Cals, por ocasião do governo itinerante na cidade de Jardim no dia 05 de maio de 2008. A atual cadeia foi construída há mais de 40 anos.

Governo Municipal do Crato

CRATO - Notícias da URCA - Universidade Regional do Cariri - Dia 07 de Abril de 2010


Museu de Paleontologia da URCA praticamente concluído

As obras de ampliação e reforma do Museu de Paleontologia da URCA, em Santana do Cariri, estão praticamente concluídas, aguardando a implementação do projeto de museologia, a ser desenvolvido e implementado pelo professor Fábio Rodrigues, da Escola de Artes Violeta Arraes Gervaiseau, da Urca, em Barbalha. A perspectiva é que o espaço, praticamente duplicado e com o acervo ampliado para estudantes, pesquisadores e visitantes, seja inaugurado no próximo dia 17, com a presença do Governador do Estado, Cid Gomes, além do Reitor da Universidade Regional do Cariri, Professor Plácido Cidade Nuvens e outras autoridades do Estado e da Região. O Projeto de Reforma e Ampliação teve investimento de mais de R$ 700 mil, incluindo toda a reforma da parte elétrica e hidráulica do prédio, que precisou de um novo suporte para o seu funcionamento. Será todo climatizado e terá fortalecida a segurança, inclusive com a instalação de várias câmeras de segurança no espaço, que abrigará a maior coleção de fósseis do período Cretáceo do planeta.

Bonecas de pano confeccionadas por detentas do Crato em SP

Um total de quase 50 bonecas de pano confeccionadas pelas detentas da Cadeia Pública de Crato estão sendo levadas para São Paulo. O intuito é compor o cenário do Tatadrama, trabalhado e coordenado pela psicóloga Dra. Elizete Leite, professora da Universidade de São Paulo-USP. O curso que tem a duração de dois meses, continua em plena realização na cadeia pública local, coordenado pela Comissão de Direitos Humanos da OAB/Subseção de Crato, em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Regional do Cariri-URCA e Fundação de Desenvolvimento Tecnológico do Cariri-FUNDETEC. O curso faz parte do conjunto de ações do Projeto – CADEIA É LUGAR DE CIDADANIA, com a finalidade de colaborar com o processo de re-socialização e formação profissional dos detentos e detentas, para a re-inserção na sociedade e mercado de trabalho.

Curso técnico em Guia Turístico em parceria com o Senac

A Universidade Regional do Cariri (URCA) está elaborando um Projeto de Curso Técnico em Guia Turístico, a ser realizado em parceria com o SENAC. A proposta inclui a gratuidade da realização e certificação do Curso pelo SENAC, com carga horária de 1.130 horas. Prevê-se cerca de duzentas horas para estágios práticos, que inclui prática de campo, com deslocamento, hospedagem e outros serviços. A contrapartida da URCA está em fornece as condições e financiamento para a prática de campo e simulação de situações de turismo, nos locais e condições sugeridas pelo SENAC.

Recursos federais ampliam acervo bibliográfico do Crajubar

Recursos federais alocados através de emenda parlamentar do deputado federal, Eudes Xavier, do PT - CE, foram direcionados a compra de livros para compor o acervo bibliográfico do Campus do Crajubar da Universidade Regional do Cariri (URCA). Estes recursos foram aplicados na aquisição de livros que passarão a integrar não só o acervo da Biblioteca do Crajubar, segundo professor Kleber Oliveira, diretor do Centro de Ciência e Tecnologia da Universidade, mas implementar bibliotecas de outros cursos da instituição.

URCA com inscrições abertas para o vestibular

Estão abertas até o dia 16 de abril, as inscrições para o vestibular da Universidade Regional do Cariri (URCA). A realização das provas será nos dias 4 e 5 de julho, com vagas para 16 cursos da Instituição. As inscrições para o vestibular poderão ser feitas, na sede da CEV, pela Internet ou em postos autorizados. Mais informações pelo site da URCA: www.urca.br.

Inscrições abertas para cursos do Procampo

Estão abertas na Universidade Regional do Cariri (URCA), as inscrições para o Curso de Licenciatura em Educação no Campo – Procampo. O processo de Seleção Especial será formado, exclusivamente, por educadores que atuam na educação básica em escolas públicas do campo e outros profissionais com atividades de educação, como docentes, gestores, monitores, instrutores e coordenadores pedagógicos. Esses profissionais devem estar realizando suas atividades em escolas situadas nas áreas rurais ou projetos sociais vinculados à educação do campo, que preferencialmente não possuem curso de nível superior completo. As inscrições para o processo de seleção são gratuitas e vão até o dia 16 de abril, pelo site http://cev.urca.br. Estão sendo oferecidas, por meio do Procampo, habilitações em Ciências da Natureza e Matemática e Linguagens e Códigos. O curso, com 30 vagas destinadas, em cada turma, funcionará no Campus do Pirajá, em Juazeiro do Norte. As aulas serão iniciadas no mês de julho deste ano.

Contato:
Assessoria de Comunicação
Universidade Regional do Cariri - URCA
(88) 3102-1212 ramal 2617
www.urca.br
Crato, 7 de abril de 2010.

CRATO - PREVISÃO DO TEMPO - 07 de Abril de 2010


A previsão do tempo para hoje está igual à de ontem: Sol e aumento de núvens de manhã. Pancadas de Chuva à tarde e à Noite. Só que não choveu...

Fonte: Climatempo

Psicologia no Cotidiano Ψ Lesbianismo ou Safismo: Ψ Por João César Mousinho De Queiroz - Psicólogo


Psicologia do Cotidiano
- Lesbianismo

A verdade é que qualquer lésbica assumida a certa altura da sua vida já se colocou esta questão: ”Será que sou lésbica?”. Outra verdade é que muitas mulheres heterossexuais também já se questionaram da mesma forma, o que é absolutamente normal, e faz parte de nós como pessoas questionarmo-nos e não assumir certezas absolutas. Assim como saber se é realmente lésbica ou só alguém curioso com o assunto? Ter este tipo de dúvidas não é só comum nos adolescentes onde as dúvidas em relação à sexualidade são bastantes frequentes. Existem mulheres que sempre se consideraram lésbicas e outras que o descobrem quando já são casadas há mais de 20 anos. Procurar um método científico ou eficaz que responda às suas dúvidas sobre a nossa sexualidade é uma demanda perfeitamente legítima; e não se pode deixar de concordar que se pudéssemos determinar a sexualidade através de um simples questionário poderia evitar-se muito sofrimento emocional. Infelizmente só com um questionário ou com outro método rápido não se pode determinar a sexualidade num ápice. Descobrir a orientação sexual não é simples e rápido, como tomar um comprimido para a dor de cabeça. Esta procura é algo que demora tempo e requer um autoconhecimento muito profundo e uma sinceridade pessoal muito frontal. Por vezes é boa idéia falar com um psicólogo(a), ou mesmo com um grupo de lésbicas que se estejam na fase de se revelarem.

Muitas mulheres identificam-se como lésbicas depois de experienciarem sentimentos por outra mulher. Outras mulheres só depois de anos de relações e atrações por outras mulheres é que se assumem como lésbicas. Muitas mulheres ficarão sempre atraídas por homens e por mulheres sendo consideradas bissexuais. O importante é saber que a sua orientação sexual não é algo que escolha ou que possa comprar ou mesmo um simples capricho. A única coisa que pode verdadeiramente escolher é agir de acordo com a sua sexualidade ou decidir não o fazer. Se tem uma relação que considera uma relação boa com um homem há bastante tempo e se vê atraída por outra mulher isso não quer dizer que seja lésbica, pode simplesmente ser bissexual e ignorar o fato. A verdade é que se sentir unicamente atraída por mulheres e o seu marido não for mais que um bom amigo, a probabilidade de ser lésbica é muito grande. Então para a ajudar a descobrir se é uma lésbica considere o seguinte:

Sente-se mais excitada com a ideia de beijar uma mulher ou um homem?
Sente-se mais atraída por corpos femininos do que por masculinos?
Com quem fantasia mais, com homens ou com mulheres?

A palavra lésbica vem do latim lesbius e originalmente referia-se somente aos habitantes da ilha de Lesbos, na Grécia. A ilha foi um importante centro cultural onde viveu a poetisa Safo, entre os séculos VI e VII a.C., muito admirada por seus poemas sobre amor e beleza, em sua maioria dirigidos às mulheres. Por esta razão, o relacionamento sexual entre mulheres passou a ser conhecido como lesbianismo ou safismo.

Muitos termos foram usados para descrever o amor entre mulheres nos últimos dois séculos, entre os quais: amor lesbicus,urningismo,safismo,tribadismo, e outros.Não existe uma causa definida para o lesbianismo, assim como não se tem uma causa definida para qualquer tipo de orientação sexual. Ao se discutir o lesbianismo, deve-se manter em mente o fato de que as lésbicas, tal como outros grupos, ainda são alvo de muita discriminação. Esta discriminação geralmente começa no próprio lar, depois estende-se à escola e, subseqüentemente, ao trabalho. No entanto, na entrada do novo milênio muitas empresas passaram a conceder os mesmos benefícios aos seus funcionários que vivem em relações estáveis com uma pessoa do mesmo sexo (casais gays e lésbicos) e o próprio INSS, no Brasil, reconhece o direito a pensão por morte da companheira.

Certos Estados e Municípios brasileiros também estão fazendo o mesmo para suas servidoras. Uma estrangeira lésbica que estabelecer relação estável com uma mulher cidadã brasileira tem direito (desde 2004) a um visto de residência (temporário ou permanente, dependendo de suas necessidades) no Brasil. O mesmo é válido para casais binacionais de homens. Nem todas as lésbicas têm uma ditada aparência e comportamento, conforme dita o estereótipo popular, isto é, não existe uma aparência lésbica e já está ultrapassada a idéia de que todas as lésbicas querem ser homem.Desde de 1993, a Organização Mundial da Saúde (O.M.S.) retirou o lesbianismo, bem como a homossexualidade como um todo, de sua lista de doenças, reconhecendo, enfim, não se tratar de nenhuma disfunção.Conselhos Regionais de Psicologia de todo o país vem punindo psicólogos(as) que se propõem a curar o lesbianismo. Uma Resolução do Conselho Federal de Psicologia, datada de 1999, proíbe os psicólogos de tratar a homossexualidade como doença, distúrbio ou perversão.

Homofobia é um termo moderno utilizado universalmente para descrever um mal social que afeta muito todas as pessoas homossexuais, inclusive lésbicas. Literalmente, o termo significa medo de homossexuais. Este medo freqüentemente se traduz em agressividade verbal ou até mesmo física em alguns casos. Portanto, a homofobia, assim como o racismo, são comportamentos anti-sociais indesejáveis.

Fontes: Mitologia Grega – OMS (Organização Mundial da Saúde) CID (Classificação Internacional das Doenças). Livros, Artigos, Bancadas de Teses.
Não Ao Ato Médico–Sim a Emancipação da Ponta da Serra.
São Paulo 06/04//10 Artigo XIV – www.sosdrogasealcool.org

Foto Adicional: Madonna beija Britney Spears ( Revista Contigo )

Pensamento do Dia - 07 de Abril de 2010


"Como é maravilhoso que ninguém precise esperar um momento específico para começar a melhorar o mundo."


Anne Frank (1929-45), Holanda

Uma ótima semana!
Mônica Araripe

CARIRI - Chuvas até março ficam 54% abaixo da média - Reportagem: Antonio Vicelmo


Os agricultores apelam para uma antiga "simpatia" para afastar a seca, colocando uma caveira de gado dentro da roça. ANTÔNIO VICELMO - Só no mês passado, as chuvas ficaram 62,7% abaixo da média que é de 232,7mm. Choveu apenas 86,9mm

Crato. Confirmadas as previsões da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) de chuvas abaixo da média nos três primeiros meses do ano: janeiro, fevereiro e março. A média de chuvas para o Estado é 800 milímetros. Até agora, só foram registrados 237 milímetros, 54% abaixo da média. A informação é da meteorologista da Funceme, Gláucia Barbieri, esclarecendo que, apesar do baixo nível das precipitações, ainda não está caracterizada uma seca no Estado. Foi registrada precipitação de 86,9 milímetros em todo o Estado durante o mês passado. A média histórica para o período é de 232,7mm. Sendo assim, as chuvas de março ficaram 62,7% abaixo da média. Ao fazer este esclarecimento, a meteorologista explica que o quadro pode mudar. O resultado definitivo só será liberado no dia 31 de maio. Gláucia acrescenta que a estimativa para o mês de abril é da permanência das chuvas abaixo da média, com má distribuição temporal e espacial. São pancadas de chuvas isoladas.

Ontem voltou a chover no Cariri. No município do Crato, foram registrados apenas 3,5 milímetros. No entanto, o clima é de seca. Os agricultores estão apelando para uma antiga "simpatia" com a finalidade de afastar o fantasma da seca, ou "mau-olhado" sobre o pouco que sobrou das roças, colocando uma caveira de gado (bovino), espetada numa vara dentro da roça, ou num local de destaque.

Acompanhamento

A Funceme, segundo a meteorologista Gláucia Barbieri, está acompanhando os seis sistemas meteorológicos que causam chuvas na região Nordeste: Frentes Frias, Zona de Convergência Intertropical, Vórtices Ciclônicos, Brisas, Complexo Convectivos de Mesoescal e, ainda, Perturbações de Leste. O principal deles é a Zona de Convergência Intertropical que, de acordo com a meteorologista, não teve nenhuma influência este ano. Sua atuação ocorre no meses de fevereiro, março e maio.

As perturbações de Leste também podem influenciar na quadra invernosa. São sistemas de pequena amplitude que atuam com mais intensidade no período de abril a julho. Gláucia explica que todos estes sistemas estão sendo monitorados. Daí porque não há condições de antecipar, com segurança, uma seca. No entanto, esclarece que permanece a informação anterior de chuvas abaixo da média. No campo, o clima é de seca. O gerente regional da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ematerce), Adonias Sobreira, diz que as perdas são significativas. As chuvas caídas depois do Dia de São José reabasteceram as represas, o lençol freático e melhoraram o pastagem para o gado, mas não chegaram a tempo de salvar o plantio.

Na próxima segunda-feira, ele se reúne com os chefes dos escritórios regionais com a finalidade de colher informações sobre o índice de perda de cada município do Cariri. O levantamento será apresentado durante reunião que ocorrerá no decorrer da semana em Fortaleza, na Secretária de Desenvolvimento Agrário (SDA).

Plantação

Adonias analisa que "quem plantou depois do Dia de São José pode colher alguma coisa, notadamente aquelas culturas de ciclos vegetativos mais curtos, como é o caso do feijão e do sorgo". Ainda de acordo com o gerente regional, "no entanto, a safra vai depender da continuidade do inverno", adverte. Os Sindicatos dos Trabalhadores Rurais da região do Cariri não tem mais dúvida. Está caracterizada a "seca verde". O índice de perda é superior a 50%. Este é o resultado de um pesquisa de campo enviada ao Ministério da Agricultura. O delegado regional da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Ceará (Fetraece), Francisco Alves, acrescenta que em alguns municípios a perda foi total. Ele explica que "em algumas cidades não houve plantio".

Balanço

A Funceme divulgou, ontem, o balanço das chuvas deste ano em todo o Estado, além das precipitações registradas em cada macrorregião nos três primeiros meses de 2010. A Assessoria de Imprensa lembra que a quadra chuvosa do Ceará compreende os meses de fevereiro, março, abril e maio (janeiro faz parte da pré-estação chuvosa). Portanto, o balanço é parcial.

Tábua de chuvas

Santana do cariri 23.2mm
Ibiapina 7 mm
Aracati 6.4 mm
Barbalha 3.5 mm
Crateús 3.2 mm
Crato 3 mm
Aratuba3 mm
S. Gonç. Amarante 2.5 mm
Maranguape 1.8 mm
Beberibe 1.2 mm

Fonte: Funceme

MAIS INFORMAÇÕES
Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme)
(85) 3101.1088

Antônio Vicelmo
Repórter do Jornal Diário do Nordeste

Colaborador do Blog do Crato

'Brasil também pode fazer filme de ação'


No ar atualmente na TV como o mocinho Bruno de "Viver a Vida" (TV Globo), Thiago Lacerda quer provar que o país também é capaz de ter o seu próprio Jack Bauer. O ator se prepara para estrear na telona, no dia 7 de maio, o longa "Segurança Nacional", que ele próprio classificou como "um filme pioneiro na história do cinema brasileiro".

"É o primeiro filme brasileiro que trata da questão da soberania nacional e das Forças Armadas", disse Lacerda em coletiva à imprensa realizada nesta terça-feira (6), na Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos. "É uma produção que vai ajudar a desmistificar essa ideia de que o Brasil não pode fazer um filme de ação", completou.

Por Carla Navarrete, da Redação Yahoo! Brasil

Mulher mais velha dos Estados Unidos morre aos 114 anos

A mulher mais velha dos Estados Unidos e a segunda pessoa mais velha do mundo morreu nesta terça-feira aos 114 anos, informaram veículos da imprensa local. Neva Morris morreu na comunidade de Northcrest em Ames, Iowa, com sua família ao lado, informou o jornal "Des Moines Register". Morris havia se tornado a mulher mais velha do país no início de março.

'Ela viveu uma longa e maravilhosa vida. Era uma pessoa que estava muito orgulhosa de sua família', afirmou Walter Morris, o último filho vivo de Neva, em um comunicado citado pelo jornal.

da France Presse, em Chicago

CRAJUBATUR - Levando você onde o sonho pode chegar !


crajubatur

A Crajubatur leva você onde o sonho pode chegar !

Miami ( USA )

Miami


Londres ( Inglaterra )

Londres_para_Turistas

CRAJUBATUR - Venda de passagens aéreas. No Shopping RESIDENCE, Loja 9B. Crato - CE.

Dsc03972


Shopping Residence - Loja 9B - Crato - CE
Patrocinador oficial do Blog do Crato

Filho de Michael Douglas recebe apoio de Kirk Douglas e Catherine Zeta-Jones


Nota: ...Que está Preso, por portar 500 gramas de Metanfetamina


O ator Kirk Douglas e a também atriz Catherine Zeta-Jones enviaram nesta terça-feira cartas ao juiz de Nova York responsável pelo caso de seu neto e enteado, respectivamente, pedindo para que não o condene a dez anos de prisão por tráfico de drogas.

Cameron Douglas, filho do também ator Michael Douglas, está preso desde julho passado, quando foi detido em um hotel de Nova York com pelo menos 500 gramas de "crystal meth", a forma mais pura da metanfetamina, que tinha planejado distribuir. Antes de ser detido, Cameron tinha aceitado US$ 15 mil em dinheiro em troca de 230 gramas de 'meth'. Diversas personalidades, entre elas alguns de seus parentes, enviaram cartas ao juiz Richard Berman, que deve ditar a sentença no final de abril por crimes pelo quais Cameron Douglas já se declarou culpado. Segundo alguns veículos locais de imprensa, Kirk Douglas escreve em sua carta que não tinha ideia de que seu neto tinha problemas com a Justiça e destaca o orgulho que a família sentiu quando ambos participaram de um mesmo filme, o qual também contava com seu filho Michael no elenco.

"Eu estava convencido de que Cameron poderia ser um excelente ator e uma pessoa que se preocupa em cuidar dos demais. Espero poder ver isso acontecer antes de morrer", diz Kirk Douglas. Catherine Zeta-Jones destaca em sua carta o bom irmão que Cameron foi para os filhos que teve com Michael Douglas e afirma que o enteado merece ser internado em centro de reabilitação, e não levado para uma prisão. "Suas qualidades positivas prevalecem. Por isso, ir para um centro de tratamento o ajudará a se reabilitar", diz a atriz. Em 16 de março, a namorada de Cameron foi libertada após passar sete meses na prisão por ser pega portando heroína em 19 pequenas bolsas que escondeu no interior de uma escova dental elétrica para entregar ao filho de Michael Douglas quando este estava sob prisão domiciliar.

da Efe, em Nova York

Memorial Padre Cícero começa reforma em 30 dias - Reportagem Elizângela Santos


ALGUMAS CADEIRAS do auditório foram retiradas por estarem danificadas. Terá reforma da bancada - ELIZÂNGELA SANTOS.

Juazeiro do Norte. Depois de vários problemas de infiltrações e infraestrutura, o auditório do Memorial Padre Cícero, neste município, deverá iniciar em 30 dias reformas das suas instalações. O local é um dos mais requisitados para a realização de eventos na região. Na última sexta-feira, parte do forro, cerca de 1 metro e meio, desabou e a abertura do IV Seminário Médico Espírita, que deveria acontecer no local, foi transferida por medida de segurança. Todos os eventos foram cancelados. São 22 anos de funcionamento sem nenhuma reforma.

A parte de exposição relacionada ao Padre Cícero continua em pleno funcionamento. O Memorial é um dos principais pontos de visitação nas romarias. A média anual é de cerca de 50 mil pessoas de várias partes do Brasil e do mundo. O secretário de Turismo e Romarias de Juazeiro, José Carlos dos Santos, esclarece que não chegou a haver desabamento do teto, como foi divulgado por alguns meios de comunicação da cidade. Ele não autorizou a imprensa a tirar fotos do interior do auditório. Há mais de um ano, o jornal Diário do Nordeste publicou matéria abordando a necessidade de reforma no Memorial. Das 375 cadeiras que lotam o auditório, estavam disponíveis para o público cerca de 350. Atualmente, as duas fileiras da frente foram retiradas. Segundo ele, para apresentação de espetáculos artísticos, mas como se prevê em breve as reformas com recursos provavelmente do município, as cadeiras não foram montadas no local novamente.

A chuva de quinta para sexta-feira acabou ocasionando o problema, que já vinha se arrastando em virtude dos vazamentos. Tanto que na audiência pública da Assembleia Legislativa, no último dia 29, que chegou a tratar das festividades do Centenário da cidade, para o ano de 2011, era visível a situação, com pingos de água caindo do forro e paredes infiltradas e com fungos, em uma parede lateral do palco. A reforma, segundo o secretário, envolverá revisão e melhoria das instalações elétricas e hidráulicas. Na parte do Museu, a atual gestão do professor Renato Casimiro, um dos integrantes da Comissão do Centenário e doador de parte do acervo, além de pesquisador da história do município e do sacerdote, deverá ser implementada, com um acervo para exposições temporárias de material particular. Um levantamento técnico está sendo concluído, conforme o secretário, o que dará uma precisão maior do quanto será investido na melhoria e modernização do espaço. O Memorial conta com um acervo de mais de mil peças que pertenceram ao "Padim". As reformas também devem envolver melhoria de banheiros, modernização e melhoria da segurança do museu, aquisição de mais livros para a biblioteca, funcionamento da central de ar do auditório, troca de carpetes, melhoria do palco e mudanças dos assentos.

Elizângela Santos
Repórter do Jornal Diário do Nordeste
Colaboradora do Blog do Crato

Crato ainda acredita que pode chegar às semifinais


Depois de ter desperdiçado nas duas rodadas passadas, em casa, a chance de já estar classificado às semifinais do returno, quando perdeu para Ferroviário e Ceará, o time do Crato encara o Quixadá, na cidade de mesmo nome, hoje, às 21h50, no Estádio Abilhão, ainda com esperança de chegar à próxima fase. Com 15 pontos, a equipe do Cariri precisa vencer o jogo de logo mais e torcer por um tropeço do Fortaleza ou uma derrota do Horizonte. O Crato, porém, não contará com o atacante Thomas e o defensor Jairo, suspensos, e Chininha, machucado.

Novo técnico

No Quixadá, o time, com 24 pontos na classificação geral, luta para escapar do rebaixamento à segunda divisão. Para isso, a diretoria demitiu o técnico Wolney Dias e trouxe Julio Cruz para comandar a equipe, que precisa vencer a partida para não depender de nenhum outro resultado.

Fonte: Diário do Nordeste
Foto ilustrativa: Wilson Bernardo

Reunião da ACF Cariri - Postado por Janinha

Prezados amigos da ACF - Cariri

Estamos programando uma nova reunião da Associação Cearense de Forró - Cariri, para o dia 7 de abril no mesmo local das anteriores, auditório da RFFSA Crato. Gostaríamos muito da sua participação e também que você convidasse outras pessoas da área para discutirmos mais alguns pontos da nossa associação. Na oportunidade, gostaríamos que levassem um portifólio do seu trabalho, com histórico da sua carreira, ou do seu grupo, fotografias e CDs ou DVDs que tiverem, pois precisamos desse material para que possamos apresentar ao prováveis parceiros em eventos que pretendemos entrar. Vejam isso pois é muito importante para todos nós.

Aquele abraço, sucesso sempre.

--
Kaika Luiz
Sertão Pop Produções e Publicidade
(88) 3521.6604
(88) 8816.3062
(88) 9931.2138

Edições Anteriores:

Abril ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30