xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 02/04/2010 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

02 abril 2010

SÁBADO DE ALELUIA É DIA DE MALHAR JUDAS NO CRATO: "CABELO DO CÃO"




Boneco criado pelo artista plástico Everardo Aguiar



PROGRAMAÇÃO

14 horas - Cortejo do Judas pelo trecho: Centro (Bodega do Joquinha, rua dos Cariris) – Praça 3 de Maio – Praça Siqueira Campos – Praça da Sé – Bar do Gil – Rua da Vala – Av. Duque de Caxias – Rua São Francisco – Rua Mons. Assis Feitosa – Centro Cultural do Araripe.
16 horas - Tradicional roubo do Sítio do Judas: Os Caretas vigiam o sítio montado e açoitam com chicotadas os que ousarem roubar. A façanha é sair do sítio sem apanhar (e com o roubo).
19 horas - 1. Leitura do Testamento do Judas, elaborado em versos (cordel); 2. Malhação do Judas, com show pirotécnico e artistas circenses em perna-de-pau com malabares de fogo.
19:30 horas - 1. Forró pé-de-serra com Luizinho Brega Star, Sílvio Clay e Trio Flor do Pequi.
22:00 horas - Encerramento.

PROMOÇÃO E REALIZAÇÃO:

Sociedade Cariri das Artes
Cia. Cearense de Teatro Brincante
Circo-Escola Alegria

PARCERIA:

Prefeitura Municipal do Crato
Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude do Crato
Coletivo Camaradas
Centro de Ativação Cultural Poeta Cego Aderaldo

PATROCÍNIO:

VI Ceará da Paixão
Secretaria da Cultura do Estado do Ceará
Governo do Estado do Ceará
Ministério da Cultura - Programa + Cultura
Governo Federal

Cafezinho depois do almoço previne diabetes


Um recente estudo realizado pela nutricionista brasileira Daniela Sartorelli, pelo Institut National de la Santé et de la Recherche Médicale, na França, com participação da USP, descobriu que quem tomar café na hora do almoço tem menos risco para diabetes. Foram avaliadas em torno de 70 mil mulheres. As voluntárias que tomavam um copo pequeno de café nessa refeição tinhas 34% menos chances de desenvolver a doença. O tipo de café: com açúcar ou sem, cafeinado ou descafeinado não fez diferença na proteção contra o diabetes tipo 2. Entretanto, o efeito protetor só vale para a hora do almoço.

Durante o estudo, 1.415 participantes desenvolveram o diabetes. Os números impressionam: entre as mulheres que tomavam pelo menos um copo de café na hora do almoço (aproximadamente 125 ml), 374 tiveram diabetes. Porém, a doença atingiu 1.051 das participantes que ingeriam menos ou nenhum café durante o almoço. A pesquisa foi pioneira por demonstrar que o horário em que o café é consumido pode interferir nos efeitos, embora existam 17 estudos mostrando que o café reduz o risco de desenvolver diabetes. As mulheres que tomavam café em outros horários não tiveram uma incidência menor de diabetes. O mesmo vale para mulheres que tomavam chá. Os pesquisadores não conseguiram avaliar o efeito do café expresso ou instantâneo, porque poucas participantes tomavam cafés dessa categoria.

Há duas explicações possíveis para entender o mecanismo que faz o café prevenir o diabetes. Uma delas é que o café retarda ou reduz a absorção de uma parte da glicose adquirida na alimentação. Ou a bebida pode ter protegido da diabetes porque depois do almoço costuma ser tomada sem leite, diferentemente do café da manhã ou da tarde, em geral. Apenas o café sem leite reduziu o risco de desenvolver diabetes.

Fonte: Yahoo Notícias

Futebol: alegria do brasileiro - Por: José Arimatéa dos Santos


Interessante a magia do futebol e a emoção que esse esporte provoca em quem está no estádio ou em frente da tv acompanhando um embate futebolístico. Parece que o brasileiro já nasce sabendo das regras. E a discussão se foi impedimento ou se foi pênalti. Ah! A moda é o jogador na hora da penalidade máxima fazer a paradinha e com esse fato a polêmica se instala. Principalmente nos programas esportivos do domingo à noite que muita das vezes os comentaristas se exaltam e parece pra nós espectadores que eles vão brigar ali no ar. Mas quanto a paradinha no pênalti, a entidade máxima do futebol, FIFA, não regulamentou ainda e por isso vários jogadores aproveitam a situação que só beneficia o batedor. Coitado do goleiro! Ali embaixo dos três paus na maior dúvida se fica parado ou escolhe um canto para pular. Dizem que o pênalti é o castigo pela falta cometida e como tal o goleiro não tem vantagem nenhuma. Mas aí fico a pensar quando os goleiros matarem a charada e ficarem parados, feito estátuas, deixando o jogador fazer tudo que é parada antes de bater a penalidade. Acredito que a probabilidade do goleiro defender aumenta um pouquinho. Quem acompanha futebol lembra que o atleta Fred do Fluminenese do Rio de Janeiro desperdiçou um pênalti contra o Confiança de Sergipe,pela Copa do Brasil, ao fazer a paradinha e o goleiro não se mexer e defender. Esse é o exemplo bem conhecido.

O debate é bom e acredito que a fidelidade que temos pelos clubes fosse transferida para a nossa política, o povo brasileiro saberia escolher melhor seus representantes políticos. Quem torce pelo Fortaleza jamais será torcedor do Ceará. E vice-versa. Não veríamos a troca troca de partidos por políticos inescrupulosos. Vamos voltar ao futebol. Quantas vezes meu time perde pro rival e não quero nem ver na televisão notícias sobre esse jogo. Fora o silêncio meu na segunda feira. Não quero nem conversa sobre futebol. Essa é a beleza desse esporte que nos deixa inebriados pelas jogadas de verdadeiros artistas. Quem não está se deleitando com o verdadeiro futebol brasileiro apresentado pelo time do Santos! Isso quer dizer que a magia do futebol dos gênios da bola não morreu e vive todos dias quando todo criança brasileira desde a tenra idade chuta uma bola. Grita gol e quando vai crescendo se deleita com seus dribles e fintas.

Este ano é ano de Copa do Mundo e como tal os meios de comunicação fazem a contagem regressiva deixando todos nós alvissareiros e esperando que a seleção canarinha possa fazer um grande papel nesse torneio tão importante. Dizem até que o brasileiro só lembra de civismo e das cores da pátria de quatro em quatro anos, no período do campeonato quando se toca o Hino Nacional. Sonho do Brasil grande está representado pelos onze jogadores comandados por Dunga. Ao menos no futebol o Brasil é elite e grandiosa potência planetária. É referência. Pro nosso orgulho é uma coisa fantástica e inigualável. Acho incrível como o meu filho Alexandre no alto dos seus 10 anos já sabe praticamente tudo sobre Copa do Mundo. Vive a me perguntar se seleção A jogou contra a seleção B em dada Copa do Mundo. Jogos do Brasil, ao menos de copas mais recentes, lembro e até o estimulo a pesquisar seja nos livros ou na internet. Muita escola aproveita eventos desse tipo para os seus alunos pesquisarem e fazerem trabalhos sobre o assunto.

Acompanho futebol desde criança e gosto de assistir qualquer programa que fale dese esporte. Gosto das polêmicas que enumerei acima e mais da beleza plástica do gol ou de situações de jogo que o atleta não fez o gol. Tem coisa mais bonita que o drible ou a jogada de efeito? Onde estiver rolando uma partida de futebol tá lá o público a prestigiar com seus gritos, palavrões e incentivos aos atletas. A peleja pode ser em Turim, Barcelona, Londres, São Paulo ou Arapiraca, Crato, Itumbiara ou nos rinções da amazônia, todo mundo vai comentar o lance. Foi pênalti, impedimento ou jogador fez uma jogada maravilhosa e driblou a diretoria inteira do time adversário. Fez o gol lá do meio da rua. O goleiro tomou um frango. Fantástico futebol e sua magia que nos encanta mais e mais!

Por: José de Arimatéa dos Santos

Número de mortos em atentado ao metrô de Moscou sobe para 40; mulher-bomba tinha 17 anos


Uma jovem de 17 anos, viúva de um militante islâmico de Cáucaso Norte, foi a autora de um dos ataques suicidas no metrô de Moscou, na última segunda-feira (29), confirmaram autoridades russas nesta sexta-feira. O número de mortos subiu para 40, após a morte de um dos feridos que estava hospitalizado. Ao menos 90 pessoas ficaram feridas nos ataques. Dois dias depois, um duplo ataque a bomba matou ao menos 12 pessoas e deixou outras 23 feridas na cidade de Kizlyar.

Investigações da promotoria geral da Rússia identificaram a autora de um dos atentados ao metrô de Moscou. "Nativa do Daguestão, Dzhennet Abdurajmanova, nascida em 1992, detonou explosivos na estação de metrô Park Kultury", afirma em comunicado, sem dar detalhes. Fotos de uma jovem, obtidas pela agência de notícias Reuters de uma autoridade legal no Daguestão, mostram ela vestindo um hijab preto e segurando uma granada. Outra foto mostra a moça segurando uma arma. A mesma imagem também foi publicada no jornal russo "Kommersant" nesta sexta-feira. De acordo com a publicação, a adolescente era viúva de Umalat Magomedov, líder dos guerrilheiros islâmicos do Daguestão. Ele foi morto pela polícia em 31 de dezembro na cidade de Khasavyurt, junto com outros três combatentes que tinham aberto fogo contra os agentes.

Os investigadores não identificaram a segunda mulher-bomba, mas o 'Kommersant' especula que seria Marja Ustarjanova, tchetchena de 20 anos. Ela era viúva de Said-Emin Khizriev, o chefe dos islamitas de Gudermes, a segunda cidade mais importante da Tchetchênia, morto em outubro passado quando preparava um atentado contra o presidente tchetcheno, Ramzan Kadyrov.

Má influência

Umalat Magomedov era próximo do líder rebelde Doku Umarov, chamado de "Emir do Cáucaso", que reivindicou os dois atentados contra o metrô de Moscou. Umarov afirmou em um vídeo que os atentados foram um "ato de vingança" por uma operação especial executada pelas tropas russas em 11 de fevereiro na Inguchétia. Na mensagem, o líder extremista prometeu novos atentados. Influenciada por esta retórica, a jovem teria sido convencida pelos "ideólogos wahhabitas" a "sacrificar-se" para vingar o marido. O wahhabismo é uma corrente do islã caracterizada pelo puritanismo, que foi imposta na Arábia Saudita. Os ataques também representaram uma recordação dos atentados executados há alguns anos pelas chamadas "viúvas negras", mulheres que eram casadas com homens mortos em operações das tropas russas.

Nesta sexta-feira, o presidente russo, Dmitri Medvedev, sugeriu classificar como cúmplices qualquer pessoa que ajude terroristas indiretamente. "Em minha opinião, temos que criar um modelo para crimes terroristas que qualquer pessoa que os ajude --não importa o que faça, seja cozinhar sopa ou lavar as roupas-- terá cometido um crime", disse o presidente.

Fonte e Foto: REUTERS - R7

O Mundo em Notícia - Reação em Cadeia - Em plena sexta-feira da paixão, o mundo católico se consome em escândalos !

"É inevitável que se deem escândalos, mas AI daqueles por quem se dão! seria melhor para ele que amarrassem uma pedra de moinho no pescoço e o atirassem ao mar, do que escandalizar um só desses pequeninos..." - Jesus Cristo

Nota: De norte a sul, de leste a oeste, ocorre um efeito cascata no mundo inteiro com denúncias as mais variadas, além de protestos sobre casos de pedofilia envolvendo membros ligados à Igreja Católica, após as primeiras denúncias veiculadas numa revista alemã no mês passado. Acompanhando os jornais, estas são apenas algumas das inúmeras matérias que estão em circulação no dia de hoje, e que merecem uma reflexão sobre quem ou o quê deve ser responsabilizado, e o que está em jogo nisso tudo:

Na Áustria, serviço telefônico recebe 174 denúncias de abusos ligados à Igreja

Cerca de 174 supostos casos de maus tratos e abusos sexuais em instituições católicas da Áustria foram denunciadas após a implantação, há duas semanas, de um número de telefone especial para receber denúncias, afirmou a associação "Plataforma de Vítimas da Violência da Igreja". Segundo a organização, 34% das pessoas que telefonaram disseram ter sido abusadas sexualmente em igrejas ou escolas católicas, enquanto que 43% reclamaram de violência física e, 23%, de abuso verbal ou moral. Além disso, 68% das vítimas e 74% dos agressores são homens, segundo estatísticas do grupo.

"Estamos lidando com vários métodos sádicos de educação dos anos 1960 e 1970", disse Holger Eich, que supervisiona o serviço telefônico. Ele participou de uma entrevista coletiva, junto com uma das supostas vítimas. "Espero que a maioria desses métodos não sejam mais usados em instituições religiosas --mas não tenho certeza." O grupo inclui psicólogos, psiquiatras e advogados. Eles pedem uma comissão liderada pelo governo para investigar as denúncias de abuso. Querem também que a igreja abra seus arquivos.

Vítimas de padres pedófilos protestam em frente à catedral de Nova York da France Presse, em Nova York

Uma dezena de vítimas de padres pedófilos manifestaram sua indignação em frente à catedral de Saint Patrick, em Nova York, durante as celebrações da liturgia da Sexta-feira Santa. "Ao lado de vários outros, hoje quero demonstrar que as vítimas não ficarão mais em silêncio", disse à AFP Tim Walsh, um cidadão americano de 47 anos, que diz ter sofrido abusos de um sacerdote durante anos, quando era menino. Segundo Walsh, que disse ter começado seu ativismo em 2002, ao tomar consciência de que não era o único na mesma situação, as vítimas dos abusos "se calaram durante tempo demais". Os manifestantes, membros de uma autodenominada "coalizão de sobreviventes de Nova York", distribuíram folhetos exigindo da Igreja Católica o fim do silêncio, em frente à catedral nova-iorquina, localizada na Quinta Avenida, em Manhattan.

"Queremos que estas pessoas enfrentem a verdade sobre o que fizeram e continuam fazendo", disse o americano, segundo o qual os abusos sofridos aconteceram em uma paróquia de Huntington Station (leste de Nova York).

Onda de escândalos

Uma onda de escândalos, por parte de padres pedófilos, tem abalado a Igreja Católica em vários países da Europa, entre eles a Alemanha, terra natal do Papa, assim como os Estados Unidos, onde foram denunciados milhares de casos na primeira década de 2000. Nos Estados Unidos, um advogado apresentou em uma corte do Kentucky (centro-leste) uma petição para que o papa Bento 16 testemunhe sob juramento no âmbito dos processos contra os padres pedófilos. Walsh disse que que "atualmente a credibilidade do Vaticano está abaixo de zero por tudo o que fizeram para encobrir tudo isto durante séculos e intimidar suas próprias vítimas. Queremos justiça e queremos a verdade".

Bispos alemães fazem 'mea culpa' e pedem rigidez contra pedofilia

Berlim, 2 abr (EFE).- Os bispos alemães fizeram hoje um 'mea culpa' pelos casos de pedofilia em instituições católicas e pediram o endurecimento das leis contra esse delito. O presidente da conferência dos bispos alemães, Robert Zollitsch, admitiu que pouca ajuda foi dada às vítimas. A Igreja Católica "reconheceu os erros do passado" e "promete no futuro concentrar-se mais na ajuda às vítimas em vez de preocupar-se tanto com sua reputação", afirma Zollitsch em comunicado divulgado por ocasião da Sexta-Feira Santa por sua arquidiocese, em Freiburg (sul). Em uma conjuntura social diferente da atual, "não foi dada suficiente atenção às vítimas, em parte por um temor equivocado de prejudicar a reputação da Igreja", admite o arcebispo de Freiburg, para quem esta é "uma realidade" que deve ser enfrentada.

"Devemos oferecer toda compaixão e apoio possível às vítimas", sustentou Zollitsch, ao destacar que os casos de pedofilia "horrorizam e envergonham" a Igreja. A reação do arcebispo segue a linha da maioria das dioceses alemãs, que rezarão nas cerimônias de hoje pelas vítimas dos abusos sexuais. O antecessor de Zollitsch à frente da conferência dos bispos alemães, Karl Lehmann, afirmou em seu sermão que os pedófilos "traem e enfraquecem o Evangelho de Jesus Cristo".

Fontes: France Presse, EFE, Jornal Folha de São Paulo.

Um Dado Preocupante ?


Segundo o Jornal Diário do Nordeste,

"Desde o começo do ano, 430 pessoas foram assassinadas na Capital e Região Metropolitana."

E perguntamos: Cadê a segurança do cidadão ?

Inventor do computador pessoal morre nos EUA


Primeiro PC era pesado e não tinha tela

Henry Edward Roberts, criador do primeiro computador pessoal, o Altair 8800, morreu nesta quinta-feira (1º), aos 68 anos, nos Estados Unidos. Bill Gates e Paul Allen, fundadores da Microsoft, foram inspirados por Roberts, que foi procurado pela dupla depois que os dois viram a máquina em uma capa de revista, em 1975. O sistema desenvolvido foi o Altair-Basic, nada menos que a base para os futuros negócios da Microsoft. Roberts fundou a empresa MITS (Micro Instrumentation and Telemetry Systems) com o objetivo de vender kits eletrônicos para fãs de tecnologia. Em pouco tempo, se tornou fornecedor de equipamentos para grandes companhias.

O primeiro PC era pesado por ser feito com uma grande caixa de metal, algumas luzes e não havia monitor. Um conjunto de chaves era o suficiente para colocar a máquina em funcionamento, mas sua programação demorava muito para acontecer. O funeral de Roberts está marcado para a próxima segunda-feira (5), no Estado da Geórgia, Estados Unidos.

Fonte: R7

Dr. Valdetário foi excluído do Blog do Crato ? - Por: J. Flávio Vieira



Caros Amigos,


O Dr. Valdetário encaminha-me e-mail informando ter sido excluído do Blog do Crato, sem explicações plausíveis. O que poderá ter acontecido, caro Dihelson? Este blog sempre primou pela diversidade de pensamento e a dialética sempre pareceu ter sido perseguida a todo custo, mesmo com os arranca-rabos eventuais. Percebo que sempre se lutou para que as idéias se digladiassem entre si ao invés das pessoas ( reconheço que nem sempre foi possível). Agnósticos/religiosos, marxistas/monarquistas, lulistas/serristas sempre tiveram livre trânsito no blog . O que aconteceu com o Dr. Valdetário ? Quais são os critérios de permanência/exclusão ? Acredito que ele sempre teve idéias firmes e sempre se posiciona com clareza, dando a mão à palmatória, não tão diferente de muitos que têm opiniões díspares. Sei que em ano eleitoral a sensibilidade fica mais à flor da pele. Mas quais os limites , as fronteiras permitidas pelo blog?
Em tempo: Dr. Valdetário no e-mail me pediu para que postasse uma resposta sua a uma indagação feita em comentário pelo Armando e que não pode ser respondida por conta da exclusão. Não respondê-la poderia parecer desatenção. Ele ainda frisou que este é a sua última postagem no Blog do Crato, uma vez que teve seu nome excluído. Ele vai fazer falta. Aí vai a resposta ao Armando escrita por sua lavra:

"Prezado Armando,


Quando tomei a iniciativa de lhe dirigir as perguntas o fiz por dois motivos: Por entender que você não viria com respostas indecentes e também por acreditar no seu vasto e precioso acúmulo de conhecimentos. Entretanto, gostaria que você permitisse a minha discordância parcial do seu texto. A sua resposta já deixa muito claro que o nosso Crato, infelizmente, entrou em decadência no período em referência. Você citou: a Fundação Pe Ibiapina, hoje ela não representa nem um décimo do que já representou no passado. O Ginásio Madre Ana couto, fechou suas portas. A Empresa Gráfica Ltda, também fechou suas portas. O jornal “A Ação”, também há muitos anos saiu de circulação. A Rádio Educadora do Cariri também vem sofrendo um intenso processo de definhamento... se tudo isso não simboliza DECADÊNCIA, então eu estou enganado

Você disse:
“ Enfim, com o devido respeito, peço que cite uma ÚNICA OBRA do atual governo federal que está sendo feita em Crato (Bolsa-esmola não vale). Se o Sr. citar eu darei a mão à palmatória, pois tenho humildade para aceitar a verdade..”
É que alguns governos municipais e até estaduais frequentemente “esquecem” de divulgar a participação do Governo Federal em algumas obras; apenas para que recordemos: o recente capeamento asfáltico do nosso município só foi possível porque Brasília mandou o dinheiro. O Restaurante Popular do Crato, idem. A Farmácia popular do Crato, idem. Sem contar que o nosso Crato também se beneficiará com obras estruturantes como A Ferrovia Transnordestina e também a Transposição das Águas do Rio São Francisco. Até concordo que o Crato não foi contemplado com melhorias na Saude e na questão habitacional, nesta, talvez por falta de iniciativa do governo municipal.
Mas como você pediu que eu citasse uma ÚNICA OBRA que esteja sendo feita no Crato eu vou atender ao seu pedido: A construção do Campus do Núcleo de Ciências Agrárias está sendo realizada no nosso município. Pelo menos cinco faculdades já estão definidas que funcionarão naquele campus. Uma obra que com certeza será de grande importância para o desenvolvimento educacional e econômico da nossa região.

Dr. Valdetário."
Postado por J. Flávio Vieira

Mensagens dos Leitores - Blog do Crato, 02 de Abril de 2010

Walmir Alencar em 02/04/2010
Caro Dihelson, quero lhe cumprimentar pelo seu tão belo trabalho a frente do Blog do Crato. Sou um cearence, nascido no Cariri, que estou residindo na cidade de São Paulo já há mais de cinquenta anos (chequei aquí ainda garoto). Quando descobri o Blog do Crato, diiariamentre fico informado das coisas.. do meu Cariri. GrANDE ABRAÇO - CONTINUE ASSIM - Walmir Alencar.

Resposta:
Muito obrigado, Walmir. Como sabes, é difícil manter isso aqui atualizado todos os dias, mas estamos sempre tentando agregar elementos positivos, nessa verdadeira comunidade virtual dedicada ao nosso querido Crato. Obrigado pelo seu apoio, e um forte abraço aos amigos daí também.

Rosy em 31/03/2010
O Crato está muito lindo, bem arborizado. Parabéns ao Prefeito do Crato e Dr. Nivaldo.

JANEDSON BANTIM em 02/04/2010
DIHELSON me diga quem pode mim ajudar a encontrar os PREFITOS antes do ano 1915; com suas fotos!

Resposta:
Janedson, talvez quem possa lhe ajudar, seja o Jornalista Huberto Cabral. Ele é uma enciclopédia viva sobre a história do Crato. As fotos de todos os prefeitos podem ser encontradas no salão nobre da Prefeitura. Na próxima semana eu poderei fazer umas "fotos das fotos" e publicar aqui no Blog do Crato.

Valdenio em 29/03/2010
Parabens Dr. Samuel com sua ajuda o Crato Esporte Clube vai dar a volta por cima e reverter esta situação, excelente entrevista ontem na Radio Araripe nos deu confiança que os problemas serao resolvidos, parabens tambem a Cacá ( técnico ).

Ana Lourença em 30/03/2010
Confesso que gostei da foto escolhida para o Cariricangaço. Está representando a paisagem do Nordeste. Parabéns a todos que estão participando.

Semana Santa: Uma Saudade Eterna*

Por José Cícero

A Semana Santa antes de qualquer simbologia religiosa e de reflexão dos nossos atos tem sido para mim um momento de intensa saudade do tempo em que a mesma era vivenciada com o maior dos zelos e com a mais forte emoção já contida no espírito humano.
Sem a mínima significação de outrora, portanto, a Semana Santa de hoje(para muitos) carece dos velhos ensinamentos, bem como dos predicados que tradicionalmente a marcaram profundamente, assim como a própria alma dos cristãos devotos.
Agora, a Semana Santa virou de vez uma data comum. Como comum tem sido a maneira com que muitos, incluindo os católicos que se dizem 'não-praticantes' têm se comportado diante deste grande momento de celebração religiosa. E isso poderá ser facilmente constatado não apenas entre as famílias e a sua juventude dita moderna e liberal, mas inclusive, nas iniciativas e celebrações da própria igreja o que difere em muito de quase tudo do que era antes.
O antigo ímpeto com que todos se doavam a este momento sublime do cotidiano sócio-religioso, o sentimentalismo dos mais afeitos à história do sacrifício do Senhor. Assim como a comoção mais geral com que a sociedade se doava à chamada paixão de Cristo nos tempos idos, agora não passam de recordações ressabiadas, guardadas nas brumas dos anos pelos que, muitos os chamam de caretas e conservadores.
A Semana Santa, portanto nos tempos hodiernos, lamentavelmente para a maioria das pessoas não passa de mais um feriadão. Um convite para os exageros de toda sorte. Um instante que muitas das vezes dedicado inteiramente à festança, regada à cerveja, vinho, sexo e aguardente. E só por isso é aguardada por esta maioria que muito pouco ou quase nada sabe da história do verdadeiro Cristo Jesus – o mais perfeito dos revolucionários que já passara pela face da Terra. Um homem que se diferenciou dos demais, dentre outras coisas, pelo amor, o desprendimento, o senso de justiça e a caridade com que se dedicou aos oprimidos e miseráveis do mundo.
Um grande enviado especial que se recusou a aceitar qualquer tipo de poder e de riqueza pela opção que fez pelos pequenos e marginalizados da sociedade. Por conta disso, resignado pagou com sua própria vida o pecado, a opressão e a ignorância dos poderosos que ainda hoje assolam a face do nosso planeta.
Por isso hoje, podemos afirmar que a Semana Santa em quase nada se diferencia das demais datas comemorativas em que as pessoas aproveitam para se fartar, tanto na comilança, quanto na bebedeira. Além de outras farras e desregramentos anticristãos, bem ao ritmo da pior das músicas, a exemplo de um suposto forró de duplo sentido marcado pelos palavrões e outros termos chulos e obscenos; como um verdadeiro acinte aos ouvidos e a paz de toda a sociedade.Direi, por fim, que a Semana Santa hoje é uma saudade batendo, ressoando forte no meu peito, tanto quanto no meu espírito.
Um momento de intensa recordação dos meus anos de criança e adolescente em que a família se dedicava mais conscientemente às coisas espirituais em respeito a providência divina. Uma época que as igrejas ficavam lotadas de dia e de noite.
A cidade, as vilas os sítios respiravam uma paz incomensurável com toda a mais pura sensação da ressurreição de Jesus.Deste modo é que me lembro da minha vó Zefinha residente na vila de Missão Nova, como uma verdadeira matriarca botando ordem na casa. Quando na sexta-feira santa, apenas as crianças ficavam de fora do Jejum. Nada de carne ou outras tentações da gula. Não podíamos apanhar dos pais, não se chamava “nomes feios”, não se trabalhava. Não se pagava nem se cobrava qualquer espécie de dívida.
Pois não se manuseava dinheiro naquele dia. Era de fato, a mais forte simbologia do perdão e do cristão perfeito levados a suas últimas conseqüências. Nenhum rádio podia ser ligado dentro de casa(não havia TV), a não ser no momento em que todos se reuniam no centro da sala para acompanhar pelas rádios Iracema, Progresso e Educadora do Crato as novelas com as belas narrativas da paixão de Cristo. Recordo da voz do locutor: era algo simplesmente primoroso... A gente pensava que era a voz de Deus. E nos momentos mais fortes da narrativa, quase todos choravam diante do sofrimento de Jesus ouvindo as falas, assim como o áudio das chicotadas através das gravação daqueles bolachões radiofônicos. E quando, o disco enganchava as chicotadas de Jesus se multiplicavam.
De alguma maneira, parecia que a minha vó também sentia no próprio corpo todos os açoites que Jesus sofria.Minha vó chorava copiosamente, às vezes acompanhada pelos parentes no mais profundo silêncio contemplativo. E eu do alto da minha ingenuidade de criança, não entendia o porquê daquele choro quase teatral. Eu e todos os meus primos aguardávamos a semana santa com o maior de todos os entusiasmos. Isso porque era um momento diferenciado.
A ceia era gostosa. Como era gostoso ver o vinho no meio da mesa distribuído sob regras rígidas aos adultos. O peixe, a ‘mala-assada’, os ovos de capoeira frito, o queijo e até o bacalhau quando o dinheiro dava. Lembro que os vizinhos trocavam seus pratos e alimentavam os mendigos que vagavam pela rua. O sabor daquela ceia ainda tenho até hoje nas minhas lembranças na cota de um passado que nunca passa.
Assim como era deslumbrante assistirmos o sermão do padre na igreja. A beleza da procissão do domingo de ramo, incluindo a quarta-feira de cinza, o período da quaresma quando não se podia mais matar nenhum Passarim de baladeira. A celebração da páscoa, a procissão do senhor-morto, bem como a criação do sítio do Judas e a sua malhação, os soldados encaretados com seus chicotes em punho para açoitar os ladrões.
A multidão de adultos e crianças nas portas das residências com suas sacolas de pano pedindo as tradicionais esmolas(jejuns) da semana santa – “me dê um jejuzim pra minha mãe jejuar!”. E todos tinham que ofertar, senão estariam cometendo um pecado mortal diante de Deus. Não podíamos mentir, brigar com os colegas e, tampouco desejar mal aos outros. Era um momento afirmativo de confraternização com a família e com o próximo.
Quem acaso comesse, sobretudo na sexta-feira, qualquer tipo de carne estaria consumindo a própria carne e o sangue de Jesus. As bodegas não abriam, pois não podiam vender nada. Acaso uma emergência ocorresse o bodegueiro teria que doar, mas jamais receber nenhuma espécie de pagamento naquele dia santificado. O vil metal era as próprias moedas com as quais os Judeus venderam Cristo.
Alguns mais radicais, a exemplo da minha vó, sequer podiam tomar banho naquele dia. Quem insistisse neste expediente ficaria “entrevado”, diziam os mais velhos, como um castigo dos céus por conta da desobidiência. Posto que também constituia um pecado.
Namorar também era coisa feia e, portanto proibido. O sexo era igualmente um pecado mortal. Não podíamos sequer jogar bola, pois éramos logo repreendidos pela minha vó. Tínhamos todos que rezar. E eu fazia tudo para me esconder daquele momento. Nunca fui dado a rezar ao pé da letra, isto é, aos moldes tradicionais como verdadeiros 'decorebas'. Sempre fiz minhas rezas e orações de puro improviso. E penso até que Deus que inclusive, não tem religião, as recebia como a melhor da sua atenção e desvelo.E quando me encontrava na cidade na época da semana santa, a rotina era a mesma. A minha outra vó, Petronila(D. Peta) cumpria o mesmo ritual. Era assim. Foi assim.
Agora por mais que nos esforcemos nunca haveremos de reviver as Semanas Santas do nosso passado. Eis a principal razão da minha mais absoluta saudade... "O tempo passou tão de repente. Será que venta na eternidade?", dizia Veríssimo.
(*) José Cícero
Profesor, Poeta e Escritor.
Secretário de Cultura
Aurora-CE.
Foto Ilustratia: da Internet

Deseja comprar Móveis ? - DULARE MÓVEIS - O Seu Melhor local para comprar móveis no Cariri


Dulare 400

DULARE é a mais nova opção para você comprar seus móveis na Região do Cariri. Se você procura qualidade por preços acessíveis, o caminho certo é na DULARE MÓVEIS. E aproveite as ofertas de fim-de-ano. DULARE - Bons Móveis para Você - Em crato, na Praça Siqueira Campos.

Uma grande loja com o maior sortimento:

Image2


Sofás, Camas, Guarda-roupas, salas, cozinhas completas...

Dsc04075

Atendimento por pessoal treinado. Garantia de bom atendimento e respeito ao cliente.

Dsc04134


DULARE MÓVEIS - Promoção de Inauguração

Em CRATO, na Praça Siqueira Campos

Empresa parceira do Blog do Crato

SIQUEIRA CAMPOS: A PRAÇA DOS ENCONTROS CASUAIS - Por Wilson Bernardo.

Grata coincidência. O que poderia ser uma propositalidade de encontro, eis que estou na Siqueira Campos o que me é de costume, como todos sabem, o que seria engraçado, em dizer que ali se encontra o meu escritório (Risos), me deparo mais uma vez com um grupo de amigos dos mais significativos: A.Morais, o amigo a direita a quem conheço mais peco em não lembrar seu nome, e o Ex-Prefeito do Crato Ariovaldo Carvalho, que por sinal foi amamentado por minha avó. Soledade da Silva, que era mãe de leite, de alguns filhos ilustres de Jardim-CE. Pois bem nesse encontro feliz e saudosistico, ouvimos de tudo e de causos, maravilhosos do imaginário caririense. Historias como de Zé Clementino, Luiz Gonzaga, Humberto Teixeira, Folclorismos de Cabo Toureiro, e tantas histórias peculiares de Várzea Alegre, Jardim, e por que não do Crato.Vemos ai a felicidade enorme do HOMEM, que é o pai gestor da praça de esporte mais romântica e apaziguadora de emoções para todo cidadão cratense amante de um bom futebol...O MIRANDÃO.

Ariovaldo Carvalho,A.Morais e um amigo costumeiro dos bancos da nossa S.Campos.


Wilson Bernardo (Texto & Fotografia)

Seca Verde compromete produtos da Semana Santa - Reportagem: Antonio Vicelmo


PRODUTOS DO "INVERNO" só são encontrados no mercado, oriundos dos cultivos irrigados na região. ANTÔNIO VICELMO. NO SÍTIO NATUREZA, os peixes passam por processo de depuração antes de serem ofertados no mercado. ALEX PIMENTEL. Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Crato aponta perdas entre 70% e 80% nos plantios do Cariri

Crato. Uma Semana Santa sem feijão e milho verdes colhidos no fundo do quintal. Este ano, os agricultores tiveram que comprar o chamado "jejum dos dias santos" nos mercados da cidade, procedente de áreas irrigadas. Nem mesmo a agricultura de subsistência, aquela que é praticada no terreiro de casa, com o objetivo de garantir a sobrevivência da família, resistiu à estiagem. A agricultora Erivânia Sabino diz que no seu Sítio Pau D´arco, município de Missão Velha, não choveu no mês de janeiro. Em consequência, os agricultores não plantaram. Vão ter que comprar o jejum da Semana Santa no comércio. As chuvas que caíram depois do dia de São José no Cariri melhoraram a pastagem do gado e reabasteceram os pequenos açudes. Renovaram as esperanças dos sertanejos quanto à continuidade da chuva, mas não alteraram os índices de perda do plantio levantados, no final de março, pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Cariri (STR). Os sindicalistas reafirmam que as perdas, em consequência da falta de chuvas, variam de 70% a 80%, dependendo da localidade, o que, segundo os agricultores, caracteriza a chamada "seca verde" na região, uma vez que não existe perspectiva de safra.

Descrença

Os agricultores argumentam que pouca gente acredita na continuidade da quadra chuvosa. Mesmo que chova, apenas uma minoria corre o risco de um segundo ou terceiro plantio. O Sindicato dos Trabalhadores Rurais Crato está analisando o quadro no pressuposto de que a região já está enfrentando uma seca. É o que atesta o presidente do STR, José Ildo, acrescentando que no documento que foi enviado ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), indicando um índice de perda acima de 70%, as lideranças sindicais reivindicam a implantação de políticas públicas em socorro às vitimas do flagelo da seca. "É preciso encontrar uma forma de fixar o homem à terra. Do contrário, o campo será esvaziado", adverte o documento.

Política pública

Os sindicalistas explicam que a seca não é somente a falta d´água. No Cariri, por exemplo, existe muita água no subsolo, nos açudes públicos e nas fontes perenes que jorram do pé da serra. O que falta, segundo afirmam, é política pública de apoio ao pequeno produtor. A análise é endossada pelo presidente da Delegacia Regional da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Ceará (Fetraece), Francisco Alves, lembrando que em seu município, Jardim, praticamente não tem safra.

Citando uma análise feita pela Fundação Joaquim Nabuco, os sindicalistas dizem que a seca se manifesta com intensidades diferentes. Depende do índice de precipitações pluviométricas. Quando há uma deficiência acentuada na quantidade de chuvas no ano, inferior ao mínimo do que necessitam as plantações, a seca é absoluta.

Em outros casos, quando as chuvas são suficientes apenas para cobrir de folhas a caatinga e acumular um pouco de água nos barreiros e açudes, mas não permitem o desenvolvimento normal dos plantios agrícolas, dá-se a seca verde. É o que está ocorrendo no Cariri. A paisagem está verde, o legume nasceu, cresceu, mas não deu frutos. O feijão e o milho, por exemplo, morreram antes de serem colhidos pelos agricultores.

"Essas variações climáticas prejudicam o crescimento das plantações e acabam provocando um sério problema social, uma vez que o expressivo contingente de pessoas que habita a região vive, verdadeiramente, em situação de extrema pobreza", comprova o STR, em documento. Com isto, os sindicalistas acrescentam que a falta de chuvas é mais um agravante para o estado de miséria em que vive a maioria dos sem-terra.

Enquete

Prejuízos na safra

Erivânia Sabino Marinho
Agricultora de Missão Velha
Este ano nós só plantamos depois do Dia de São José. Mesmo assim, não há perspectiva de safra como em 2009

José Rodrigues
Produtor Rural do Crato
Nós vamos ter que comprar feijão e milho verde nos mercados. No meu sítio não tem legume nem para remédio

MAIS INFORMAÇÕES
Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Crato (STR)
Rua Pedro II, 62, Centro.
(88) 5523.3908

ANTÔNIO VICELMO
Repórter do Jornal Diário do Nordeste

Colaborador do Blog do Crato

Pensamentos do Dia - 02 de Abril de 2010 - Por: Dihelson Mendonça


"Coloque a lealdade e a confiança acima de qualquer coisa; não te alies aos moralmente inferiores; não receies corrigir tues erros."

Confúcio

"A vitória tem mais de uma centena de pais; a derrota, por outro lado, essa é órfã."

Napoleão Bonaparte

"Todos temos força suficiente para agüentar os infortúnios dos outros."

François La Rochefoucauld

"Um banco é um estabelecimento que nos empresta um guarda-chuva num dia de sol e nos pede de volta quando começa a chover."

Robert Frost

"A genialidade é a capacidade de realizar aquilo que existe no pensamento."

Scott Fitzgerald

"Pelo jeito que a coisa vai, em brece o terceiro sexo estará em segundo."

Stanislaw Ponte Preta

"Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá; e quem vive e crê em mim nunca morrerá."

Jesus Cristo

Chove, não Molha - Previsão do Tempo - 02 de Abril de 2010


Sexta-Feira Santa. Já estamos em Abril e nada de chuvas extraordinárias aqui no Cariri. Hoje uma pequena chuva caiu na cidade do Crato. Trovões e relâmpagos ainda tímidos anunciam uma estação invernosa incerta. Enquanto isso impera o reino do calor abafado, altas temperaturas e alta umidade relativa do ar. A previsão do site climatempo, não mudou: Sol e aumento de núvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite. Creio que teremos novidades mais tarde.

Fonte: Climatempo

POPULAÇÃO COMEÇA A REAGIR -- Ladrão assalta e acaba morto


Bandido Bom !


Nota do Blog do Crato: Sinais dos tempos? A população começa a reagir ante a violência e os bandidos começam a se dar mal. Isto me faz lembrar um dos melhores filmes ( na minha modesta opinião ) do Cinema, a série DESEJO DE MATAR, com Charles Bronson, em que o cidadão comum, arquiteto, tem sua casa invadida por bandidos, que matam sua esposa, estupram a sua filha, etc. Isso o faz mudar radicalmente de opinião. Na verdade, todo mundo só é contra a pena de morte até ser atacado por um bandido. Se cada pessoa já tivesse passado pela triste experiência de um assalto, com certeza, as pesquisas registrariam bem maior quantidade de gente a favor de pena de morte para crimes hediondos. E quem sabe a pena de morte não seria aplicada ali mesmo, em certos casos, afinal de contas, porque a a tal PENA DE MORTE só existe para os cidadãos nas mãos da bandidagem ?

Contrariando esses argumentos, ontem aconteceu o contrário, como mostra essa reportagem publicada hoje no Jornal Diário do Nordeste, em que pelo menos dessa vez, o bandido se deu mal...

( Dihelson Mendonça )


Fim da linha: o assaltante tombou morto depois de uma luta corporal com os dois homens que o perseguiram. ALEX COSTA. Depois de roubar um carro, assaltante foi perseguido pelo dono do veículo e outro homem, e acabou sendo eliminado. A onda de insegurança que vem dominando o Estado do Ceará e, em maior escala, a Capital e sua Região Metropolitana, começa a provocar a reação da população, que, perigosamente, tenta fazer justiça com as próprias mãos diante da impotência das autoridades. Foi o que aconteceu, ontem, em dois episódios na cidade. O mais grave deles ocorreu pela manhã, quando a reação de dois cidadãos terminou em morte logo após um assalto no bairro José Bonifácio, em plena zona central de Fortaleza.

Jairton Santiago Oliveira teve seu carro roubado por um homem armado e, junto com João Martins Lima Neto, funcionário de uma loja defronte ao local onde o assalto ocorreu, resolveu perseguir o assaltante. Os dois cidadãos saíram atrás do bandido, que no cruzamento da Avenida 13 de Maio com a Rua Senador Pompeu, tentou trocar o veículo roubado por uma motocicleta.

Morte
A troca aconteceu em um posto de combustíveis localizado na esquina. Os dois homens conseguiram alcançar o bandido e travaram com ele uma luta corporal. A dupla desarmou o assaltante e, com o revólver dele , um dos homens efetuou dois disparos na cabeça do acusado. O criminoso, identificado posteriormente como Wiliam Fernando Pascoal, 22, caiu morto, na mesma hora. Durante o tiroteio, um policial do grupo Raio (Ronda de Ações Intensivas e Ostensivas), que estava à paisana, passava pelo local e deu voz de prisão aos dois cidadãos. Minutos depois chegaram ao local várias viaturas da Polícia Militar e os homens foram conduzidos ao plantão do 34º DP, no Centro.

Mairton Alves Meireles, comerciante, dono da loja em que trabalha João Martins, chegou ao local pouco tempo depois. "Não estou acreditando em tudo isso. Há meia hora, vi quando o assaltante roubou o carro do outro homem, do outro lado da rua, em frente à minha loja, e o meu funcionário (João Martins) se ofereceu para ajudar na perseguição ao bandido. De repente, os dois estão presos?", questionou. No local do crime, a manifestação dos populares era de surpresa e revolta ao verem os dois homens sendo levados no camburão. O supervisor do Policiamento da Capital, major PM Ricardo Moura, esteve no local do crime. Os dois acusados foram autuados em flagrante e, até a noite passada, permaneciam presos no 34º DP.

REVOLTA
Em outro bairro, dois bandidos são espancados

Em outro episódio de violência, dois bandidos por pouco não foram mortos, na madrugada de ontem, depois de praticarem vários assaltos na Avenida Osório de Paiva, no bairro do Canindezinho. Os dois homens, que não portavam documentos, foram perseguidos por populares e acabaram alcançados.

"Quando chegamos no local eles já estavam caídos na rua. Um deles muito mal", contou um policial do Ronda do Quarteirão, que foi chamado para atender a ocorrência. Os dois assaltantes foram socorridos por paramédicos do Samu e levados para o Instituto Doutor José Frota (IJF), onde permanecem internados sob escolta policial.

Crimes

A sequência de assassinatos em Fortaleza deixou mais três vítimas somente nas primeiras horas do mês de abril. No Conjunto residencial Sítio São João, em Messejana, um adolescente foi executado, a tiro, na Avenida C. Na manhã de ontem, o assaltante paulista William Fernando pascoal morreu depois de roubar um carro e ser perseguido. O crime ocorreu em frente ao quartel do 23º Batalhão de Caçadores, na Avenida 13 de Maio. À tarde, um homem foi assassinado no Jardim União. Desde o começo do ano, 430 pessoas foram assassinadas na Capital e Região Metropolitana. O Diário do Nordeste acompanha, diariamente, o registro dos crimes de morte praticados na Grande Fortaleza.

FERNANDO RIBEIRO/NATHÁLIA LOBO
EDITOR/REPÓRTER
- Jornal Diário do Nordeste

País já registrou mais de 220 mil casos de dengue desde o início do ano

O número de casos de dengue registrados no país até o dia 6 de março deste ano, segundo o Ministério da Saúde, o número de 227.109. No mesmo período do ano passado foram registrados 131.872 --os dois primeiros meses deste ano, portanto, tiveram um acréscimo de 95.237 casos, aumento de 72%. Das notificações deste ano, 86,5% foram verificadas nos mesmos Estados que registravam o maior número de casos no ano passado: Rondônia, Mato Grosso do Sul, Acre, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e São Paulo, que têm, juntos, 184.574 casos da doença.

Apesar disso, de acordo com o ministério, até o dia 6 de março houve queda de 23% nas mortes e de 81,2% nos casos graves na comparação com as nove primeiras semanas do ano passado. Segundo dados divulgados pela pasta, mais de um terço (35,4%) das notificações neste ano concentram-se em seis municípios: Campo Grande, (19.417 casos), Goiânia (28.445), Rio Branco (10.368), Belo Horizonte (9.143), Porto Velho (5.656) e Aparecida de Goiânia (GO), com 5.027.

No início de 2009, Minas Gerais tinha incidência de 99 casos para cada 100 mil habitantes, mas este ano o índice aumentou para 243,2. O Ministério da Saúde considera baixa a incidência da dengue em São Paulo em relação aos demais Estados, pois a proporção registrada neste ano é de 28,7 casos para cada 100 mil pessoas, embora tenha havido aumento de notificações em relação ao ano passado. Em todo o país, os casos de dengue com complicações (DCC) e de febre hemorrágica da dengue (FHD) somaram 394 nas primeiras nove semanas de 2010, contra os 2.097 registrados no mesmo período do ano passado.

O número de óbitos caiu de 85, em 2009, para 65, em 2010, nas nove primeiras semanas de cada ano. Os registros de mortes e casos graves podem sofrer alterações, segundo o ministério, uma vez que os exames passam por investigação laboratorial. O Ministério da Saúde atribui a elevação de registros de casos neste ano ao aumento do calor e da chuva em todo o país. Outro fator apontado é a maior circulação do sorotipo viral DEN-1, presente com maior intensidade na década de 90 e que voltou a se disseminar em alguns estados no final do ano passado. Circulam no país também os sorotipos DEN-2 e DEN-3.

Quando a pessoa contrai a dengue por algum desses tipos virais, segundo o Ministério da Saúde, ela fica imunizado apenas contra ele, podendo ser novamente infectada por outro sorotipo. E, quando o paciente é infectado mais de uma vez, aumenta o risco de desenvolver formas graves da dengue. De acordo com a pasta, o ministro José Gomes Temporão encaminhou alerta aos governadores dos estados nordestinos e a prefeitos das capitais recomendando a intensificação de ações para eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti. Ele pediu que os Executivos estaduais e municipais se articulem com outros setores que possam ajudar no controle da doença.

Fonte: Agência Brasil

Política: Em nova residência, Dilma se reúne com assessores

A ex-ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) já desocupou o imóvel funcional que ocupava na Península dos Ministros, em Brasília, para morar na casa alugada pelo PT que servirá como residência da pré-candidata do partido durante o período de campanha eleitoral à Presidência da República. O PT vai pagar cerca de R$ 12 mil mensais no aluguel da casa, que será mantida pela legenda ao longo do período de campanha. Na nova residência, Dilma se reuniu nesta quinta-feira com assessores. O partido vai arcar com todas as despesas de Dilma no período eleitoral. Sem salário do governo, a ministra vai se dedicar entre os meses de abril e outubro à campanha presidencial --com viagens pelo país que também vão ser custeadas pela legenda.

Esta semana, Dilma vai inaugurar a maratona de viagens com uma visIta a Minas, nas cidades de Ouro Preto e Belo Horizonte. A casa ocupada por Dilma é térrea, tem três quartos e não fica de frente para o lago. Segundo interlocutores do partido, a petista não fez grandes exigências para a nova casa. Recomendou cuidado com os livros e pediu apenas boas instalações para seu cachorro da raça labrador, de nome "Nego". O cachorro foi herdado de seu antecessor na Casa Civil, José Dirceu, um dos principais articuladores da campanha petista ao Palácio do Planalto. Ao lado do cachorro, a ex-ministra mantém uma rotina de caminhadas matinais. Além do aluguel da casa, o PT vai pagar um salário a Dilma durante a campanha eleitoral. A ex-ministra chegou a afirmar, antes de deixar o governo, que a ajuda foi proposta porque ela não pode "viver de brisa".

Sem falar em valores do seu futuro salário, estimado em R$ 10 mil, Dilma disse que nunca recebeu dinheiro do PT anteriormente --prática que será quebrada durante as eleições deste ano.

Agenda

Além da visita a Minas, Dilma deve participar esta semana de atos políticos do PR e PC do B --duas legendas aliadas do PT em nível nacional. A expectativa é que, nos dois encontros, os partidos formalizem a aliança com a petista para a disputa ao Palácio do Planalto em outubro.

GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília

Política: Serra espera campanha de bom nível e elogia adversárias


O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), disse hoje esperar que a campanha eleitoral deste ano tenha um bom nível. Ao visitar o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Heliópolis, na zona sul da Capital, no fim da tarde, Serra avaliou que as pré-candidatas do PT, Dilma Rousseff, e do PV, Marina Silva, são pessoas de "bom nível". Um dos principais alvos das críticas do deputado federal Ciro Gomes (CE), pré-candidato do PSB à Presidência, Serra garantiu que, de sua parte, a campanha será "civilizada".

"Minha expectativa é que tenha um bom nível. Candidato até agora não tem ninguém, mas tanto a Dilma Rousseff quanto a Marina Silva são pessoas de bom nível. Acho que vamos ter uma campanha de nível, com base em ideias, divergências, convergências, de bom nível. Vai ser uma boa campanha", afirmou. "Tem que ver se ele (Ciro) realmente vai ser candidato, mas se for candidato, eu garanto, pelo meu lado, vou tratar de maneira civilizada", declarou.

Os elogios de Serra, porém, foram restritos a Dilma e Marina. "Conheço Dilma, conheço Marina, que são as pré-candidatas já apresentadas. Tenho uma relação pessoal com elas boa e tenho certeza de que vamos conseguir fazer uma campanha de bom nível, com divergências, convergências, críticas, respostas, debate de propostas. Acho que o Brasil vai ganhar nessa campanha, independentemente do resultado."

Fonte: Folha de São Paulo

BlogCuriosidades: 59% dos brasileiros acreditam em Deus e também em Darwin

Ao investigar as convicções sobre o desenvolvimento da espécie humana, pesquisa Datafolha mostrou que a maioria crê em Deus e em Darwin. Para 59%, o homem resulta de milhões de anos de evolução, mas guiada por um ente supremo, informa reportagem de Hélio Schwartsman publicada nesta sexta-feira pela Folha (íntegra disponível para assinantes do UOL e do jornal). Um em cada quatro brasileiros, porém, acredita que o ser humano foi criado por Deus há menos de 10 mil anos. Para 8%, a evolução se dá sem interferência divina.

Os índices variam segundo a classe social e a educação. Quanto maiores a renda e a instrução, maior é a parcela de darwinistas e menor a de criacionistas, que dão mais peso à ação divina. Os resultados se assemelham aos da Europa e contrastam com os dos EUA. Segundo pesquisa Gallup de 2008, lá os criacionistas somam 44%. Os evolucionistas com Deus, 36%, e os darwinistas "puros", 14%. O Datafolha ouviu 4.158 pessoas com mais de 16 anos. A margem de erro é de dois pontos.

Fonte: Folha Online

Genoma completa dez anos sem grandes avanços e cientistas pedem paciência


Otimismo ainda permeia trabalho dos especialistas ligados à área

O genoma não cumpriu ainda as promessas anunciadas de um século de ouro da medicina, mas a revolução ainda está no início e pode dar frutos, afirmam os especialistas, em um debate pelo aniversário iminente de dez anos do primeiro rascunho do código genético humano. No dia 26 de junho de 2000, duas equipes - uma pública e outra privada - empreenderam uma frenética corrida de milhões de dólares para ver quem seria a primeira a publicar um rascunho do DNA humano. Desde então, investiram milhões de dólares na pesquisa, que se trata de buscar novos medicamentos para combater o câncer, as doenças coronarianas e cerebrais, entre outras patologias para o ser humano.

A pesquisa deve proporcionar os instrumentos para fazer diagnósticos confiáveis sobre a propensão de um indivíduo de desenvolver determinadas doenças e também encaminhar a ciência para tratamentos na medida certa para cada paciente. Mas, à medida que o aniversário se aproxima, as opiniões sobre as conquistas durante a década apontam para o fato que os resultados ainda estão longe da revolução médica.

- Os resultados para a medicina clínica foram, de longe, modestos - admite Francis Collins, que dirigiu a pesquisa pública Projeto Genoma Humano (HGP), nesta semana na revista científica Nature.

- Foram desenvolvidos alguns medicamentos potentes para certos tipos de câncer; os testes genéticos podem prever se as pessoas que sofrem de câncer de mama precisam fazer quimioterapia; foram identificados os principais fatores de risco de degeneração macular (uma doença dos olhos) e se pode prever a resposta de mais de uma dezena de medicamentos. Mas é justo dizer que o Projeto Genoma Humano ainda não tem efeitos diretos no tratamento médico da maioria dos indivíduos - afirmou.

O biólogo e empresário americano Craig Venter, que também se lançou na aventura há dez anos, pede paciência. O ponto positivo é que o custo do sequenciamento do genoma caiu de forma assombrosa entre 1999 e 2009. O Projeto Genoma Humano (HGP) foi financiado com três bilhões de dólares, ou aproximadamente um dólar por cada par ou anel da escada genética, e demorou 10 anos para produzir o rascunho, que foi seguido por uma versão "polida" em 2003.

Hoje, as companhias californianas Illumina e Life Tchnologies dizem que podem fazer o mesmo trabalho em um dia por menos de 6.000 dólares, enquanto a rival Complete Genomics oferece o serviço supostamente por 5 mil dólares. Esta queda dos custos permitiu que os cientistas decifrassem o DNA de toda uma gama de espécies não humanas: mais de 3.800 organismos, desde ratos até moscas das frutas, essenciais para as pesquisas em laboratório.

Na próxima década, destaca Venter, poderá ser feito o DNA do esperma, das células embrionárias, de celulas pré-tumorais e das células-tronco, para ver se são saudáveis ou propensas a doenças. Mas a pergunta hoje em dia é: "por que demora tanto tempo para dar resultados?". A razão é que uma coisa é ter uma mina de dados, e outra é compreender seu significado.

E o significado acaba por ser muito mais complexo que o pensamento: o número de genes de um organismo não é automaticamente um sinal de sua complexidade, já que os genes e as proteínas que controlam podem desempenhar múltiplas funções. Atualmente, nesta inundação de informações, faltam meios para manipular os dados com coerência e desbravar seu conteúdo.

- Agora que foi sequenciado quase todo o genoma humano, poucos compreendem como atuam realmente os genes - diz Monika Gisler e membros do ETH Zúrich, uma pesquisadora suíça e a universidade tecnológica, no jornal Arxiv.org.

- Sabe-se que levará décadas para explorar os frutos do HGP, através de um processo lento e árduo que aponta para desbravar a complexidade extraordinária do problema - acrescenta. Uma aposta a longo prazo.

Copyright AFP - Todos os direitos de reprodução e representação reservados

Prezado Dihelson, o Blog Parou ?


Recebi a seguinte mensagem de um de nossos leitores assíduos, Flávio Rocha Rodrigues:

"Prezado Sr. Dihelson. Gostaria de saber o que houve que o nosso Blog anda tão parado nos últimos dias. Antes tínhamos mais de 30 postagens por dia e ontem so teve 3 ?"

Resposta:

Meu querido Flávio, obrigado pela sua observação, muito pertimente e observadora, mas quero lhe dizer que até "Deus" descansou no sétimo dia! Vou tentar resumir para você e para os nossos queridos leitores, as últimas aqui do Blog: Todos os dias, vocês acordam e vêem as últimas novidades do Crato, do Cariri e os fatos que são notícia no Brasil através do Blog do Crato, porque Eu fico aqui nas madrugadas colhendo tudo que é notícia, lendo jornais e preparando a edição do dia para que todos encontrem tudo pela manhã. Os outros escritores do Blog adicionam uma ou outra matéria. Mas o que acontece quando se passa 5 anos fazendo isso, noite e dia, Domingos e feriados sem direito a descanso é uma coisa incrível: A gente vai se cansando. Vai ficando exausto da mesma rotina, ficando estressado, até porque eu preciso lhes dizer que meu ramo não é bem Jornalismo. Eu sou na verdade, um músico, compositor e pianista. Estou aqui no Blog do Crato "passando uns dias". E esse trabalho eu faço com toda a boa vontade, não é remunerado, não temos lucros, temos alguns doadores, e algumas empresas que acreditam que estamos prestando um serviço ao divulgarmos o nome do Crato para o mundo, mas sequer dá pra pagar todas as despesas. Se bem que são pouquíssimas pessoas e empresas.

De modo que a gente às vezes se sente até desmotivado também. Mas não é esse o caso aqui ainda. Há 2 dias, estou me dedicando a uns trabalhos aqui, e tenho tentado repousar mais., afinal, é páscoa. Mas vejam, são 3:42 da manhã, e cá estou de novo, acordado, garimpando notícias e novidades para vocês. Espero que apreciem. Quero resumir e dizer que tenho o maior prazer em fazer isso. Gostaria que eu tivesse mais ajuda nisso, mas fazer o quê, né ? Se não tem quem faça, alguém tem que fazer.

Obrigado a todas as pessoas que nos ajudam, seja com estímulo, seja com um simples comentário elogioso ao nosso trabalho. A caravana segue em frente. Não sei até quando vai dar, mas há 5 anos ela segue, avança, aperfeiçoa, melhora.

Obrigado a todos.
Feliz Páscoa!

Dihelson Mendonça

O Sentimento da Páscoa - Texto enviado por: Cícero Gomes


Há mais de dois mil anos atrás, um homem veio ao mundo disposto a ser o maior e mais belo exemplo de amor e verdade que a humanidade conheceria.
Sua proposta de vida não foi entendida por muitos e, então, condenaram este homem e crucificaram-no, ignorando
todos os seus propósitos de um mundo melhor.
Houve dor, angústia e escuridão.
Por três dias, o sol se recusou a brilhar, a lua se negou a iluminar a Terra, até que no terceiro dia algo aconteceu...
Houve a ressurreição!
A Páscoa existe para lembrar a todos deste espetáculo inigualável chamado ressurreição.
Ressurreição do sorriso...
Ressurreição da alegria de viver...
Ressurreição do amor...
Ressurreição da amizade...
Ressurreição da vontade de ser feliz!
Ressurreição dos sonhos, das lembranças e de uma verdade que está acima dos ovos de chocolate ou até dos coelhinhos...
Cristo morreu, mas ressuscitou, e fez isso somente para nos ensinar a matar os nossos piores defeitos e ressuscitar
as maiores virtudes sepultadas no íntimo de nossos corações.

Que esta seja a verdade da sua Páscoa.

Feliz Páscoa

Edições Anteriores:

Maio ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31