xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 30/03/2010 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

30 março 2010

CRATO - Deputado Sineval Roque garante liberação de R$ 1.800.000,00 para a recuperação da CE-292


O deputado estadual Sineval Roque (PSB), conseguiu junto ao Governo do Estado a liberação de R$1.800.000,00 para a recuperação e recapeamento asfáltico do trecho da CE-292 no Crato, conhecido como Avenida Thomás Osterne de Alencar. O trecho, que será completamente recuperado, tem cerca de 4 km de extensão e tem início a partir do viaduto de entrada na cidade do Crato (acesso leste) até o posto fiscal da Sefaz do bairro Batateira (acesso oeste). Segundo o parlamentar, esse é um dos trechos mais importantes do município do Crato. “A perimetral CE-292 está em situação precária e precisa ser urgentemente recuperada, já que é um trecho de transição entre o Crato e outros municípios da Região do Cariri” avalia Sineval Roque. O processo de licitação deve acontecer no próximo dia 1 de Abril.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Dep. Sineval Roque

CRATO - Ponto Facultativo na Quinta-Feira

Prefeito Samuel Araripe decreta ponto facultativo nesta quinta-feira

O prefeito municipal do Crato, Samuel Araripe, decretou ponto facultativo na Prefeitura Municipal do Crato e outros órgãos da administração, no próximo dia 1º de abril, considerando o feriado nacional do dia 2, na sexta-feira Santa, dia da Paixão de Cristo. O decreto leva em consideração a interrupção das atividades normais em virtude da preparação dos servidores na Semana Santa. A administração considera, também, o pricípio de economicidade e objetiva com a medida reduzir gastos inerentes à atividade administrativa, por conta do feriado do dia 1º. Excetua-se do ponto facultativo os servidores municipais lotados em serviços essenciais, como o fornecimento regular de água e atendimento médico-hospitalar de urgência, e o Departamento Municipal de Trânsito (Demutran).

Informações da Assessoria de Imprensa da PMC

Parabéns aos Ilustres Aniversariantes

Quero dar os parabéns a três grandes amigos e participantes do Blog do Crato nesta data: O emérito professor de inglês e músico percussionista Jayro Starkey, ao tambem músico e poeta João Nicodemos, e à nossa amiga Gabriella Federico, artista, restauradora, que por muitos anos gerenciou o "Olhar Casa das Artes", que fechou recentemente e deixou saudades. A essa gente maravilhosa e amiga, que com sua arte faz o mundo ficar mais colorido e feliz, os meus sinceros PARABÉNS !!!

Gabriella Federico


João Nicodemos:



Professor Jayro Starkey:


Parabéns pra vocês, nesta data tão querida. Muitas felicidades...e muitos muitos anos de vida plena.

Fotos: Dihelson Mendonça

Chuvas no Cariri em 29/03/2010

Chuva Relativa ao Período: 7:00 de 28/3/2010 às 7:00 de 29/3/2010
Legenda determinada pela chuva máxima no município



Dados em Ordem Decrescente de Precipitação



MACRO REGIÃO 7 - CARIRI

POSTO MUNICIPIO QTD(mm)
Jucas Jucas 51.0
Cedro Cedro 46.0
Altaneira Altaneira 44.0
Carius Carius 42.0
Penaforte Penaforte 37.0
Santana Do Cariri Santana Do Cariri 35.6
Barbalha Barbalha 35.5
Lameiro Crato 34.0
Aurora Aurora 31.0
Varzea Da Conceicao Cedro 31.0
Caipu Carius 28.0
Sao Sebastiao Carius 25.0
Iborepi Lavras Da Mangabeira 23.0
Poco Grande Jucas 23.0
Mangabeira Lavras Da Mangabeira 22.4
Baixio Baixio 20.0
Porteiras Porteiras 19.8
Varzea Alegre Varzea Alegre 17.8
Arrojado Lavras Da Mangabeira 17.0
Lavras Da Mangabeira Lavras Da Mangabeira 16.7
Nova Olinda Nova Olinda 15.0
Jardim Jardim 15.0
Farias Brito Farias Brito 15.0
Crato Crato 14.5
Quitaius Lavras Da Mangabeira 12.5
Quixabinha Mauriti 12.0
Jamacaru Missao Velha 12.0
Jati Jati 11.0
Abaiara Abaiara 11.0
Granjeiro Granjeiro 11.0
Juazeiro Do Norte Juazeiro Do Norte 11.0
Missao Velha Missao Velha 10.0
Ipaumirim Ipaumirim 8.0
Amaniutuba Lavras Da Mangabeira 8.0
Caririacu Caririacu 8.0
Sitio Macapa Jati 6.4
Brejo Santo Brejo Santo 6.0
Brejinho Barro 5.2
Umari Umari 5.0
Milagres Milagres 3.6
Sitio Tipi Aurora 2.5
Ponta Da Serra Crato 2.0
Cuncas Barro 1.2


Uma colaboração do Blog de Farias Brito
Rede Blogs do Cariri - www.blogsdocariri.com

Crato - Futebol - Prefeito Samuel Araripe poderá entrar na Justiça para reaver dinheiro da Prefeitura


Caso de Justiça ou de Polícia? - Prefeito Samuel Araripe diz que poderá entrar na Justiça para reaver o dinheiro da prefeitura que o presidente do Crato Sport Clube "embolsou" para o time do Crato. Sacou na boca do caixa e depois, renunciou.

O
ntem no programa de futebol da TV Verde Vale, do nosso amigo Baden, o Prefeito Samuel Araripe participou do debate, levando documentos que comprovam os desmandos cometidos ultimamente na direção do time, como por exemplo, a divulgação incorreta do número de torcedores nos estádios. Num dos documentos, está escrito que numa das partidas realizadas, o número de torcedores foi abaixo de 150, quando se sabe que sempre que o Crato joga, temos milhares de torcedores no estádio. A questão é: Havia um Caixa 2? Ou esses outros torcedores estavam entrando de graça no estádio ?

O prefeito Samuel Araripe declarou no mesmo programa de TV que se o presidente do Clube, Kiki não devolver o dinheiro que a prefeitura repassou, ou comprovar o seu uso legal através de documentos ( que o Kiki disse estar em seu poder ), vai acionar a procuradoria do Município, entrando na Justiça contra o Presidente do Clube, porque afinal de contas, o dinheiro repassado é dinheiro público, e ninguém pode brincar com dinheiro público.

A pergunta que fica no ar é: Porque o Sr. Kiki deixou pra renunciar somente quando sacou os 44 mil reais direto da boca do caixa do Banco do Brasil ? porque não renunciou antes de embolsar o dinheiro ? No mesmo programa, o Sr. kiki disse em entrevista gravada que o Crato Sport Clube não tem dinheiro, e este serviu para pagar "contas" . Agora, que contas seriam essas ? Hoje, Logo mais, o Sr. Kiki será o entrevistado no mesmo programa de Futebol do Baden, na TV Verde Vale. Fiquem atentos...

Por: Dihelson Mendonça

Banda NightLife no Pink Floyd Bar - 3 de Abril, 21:00

Horário: 3 abril 2010 às 21:00 a 4 abril 2010 às 4:00
Local: PINK FLOYD BAR
Organizado por: Kaika Luiz
Descrição do evento:
Festinha bacana pra animar a nossa Semana Santa, dia 3 de abril, a partir das 21h, no Pink Floyd Bar, com as seguintes atrações:
BAIXA GRAVIDADE
DJ DICK
BANDA NIGHTLIFE

O "despertar" do Dihelson - Por: José Nilton Mariano Saraiva


Em atenção às recorrentes ponderações do Dihelson (se alguém tem alguma dúvida é só consultá-lo), e após uma necessária pausa para reflexão, voltamos ao batente, aqui no blog. Talvez, não com a mesma assiduidade (face problemas pessoais e novas demandas surgidas), mas, estaremos, sim, presentes - postando, comentando, elogiando ou criticando. A linha a ser seguida, como não poderia deixar de ser, não se afastará um milímetro da adotada até aqui – transparência pura, sinceridade absoluta, contundência total (nada de espúrias conveniências ou abomináveis subterfúgios).

Isso porque, independentemente do equivocado “juízo de valor” de alguns poucos em relação às nossas postagens e/ou da manifesta ironia em relação aos nossos posicionamentos, nunca houve e jamais haverá “falta de respeito” para com quem quer que seja (ninguém é dono da verdade absoluta), mas, sim, apenas e tão-somente, a desabrida exteriorização de convicções, calcadas na personalíssima interpretação dos fatos e da própria história (um exemplo, para ilustrar: enquanto muitos cultuam e divulgam Padre Cícero Romão Batista como um bondoso “santo”, autentica divindade operadora de milagres, da nossa parte (e sem faltar com o respeito a ninguém) temo-lo como um enganador, um blefe, um autêntico charlatão; como, aliás, a própria Igreja Católica o considera, tanto que o penalizou, desautorizando-o às atividades pastorais, em razão do monumental engodo conhecido como o “milagre da hóstia”); assim, não procede o inconsistente argumento de que estaríamos tentando influenciar outros, conseguir adeptos e coisas tais, até mesmo porque os freqüentadores do blog são pessoas adultas, viajadas, vacinadas, experientes, vividas, com idéias sólidas e firmadas sobre a vida e o mundo. Em resumo, uns "cabeças-feitas".

O fato - e isso é compreensível e evidente - é que, quando alguém se dispõe a ir de encontro ao culturalmente estabelecido (apresentando uma versão diferenciada e factível), quando alguém tem a “ousadia” de, assumida e convictamente, se contrapor a conceitos seculares, quando alguém tem a necessária coragem de, publicamente, expor-se através do uso de expressões e conceitos inusuais ou que fogem dos padrões vigentes (principalmente no trato de assuntos polêmicos), é compreensível, repetimos, que haja uma certa reação de incômodo, de espanto, de repulsão, de surpresa, de incredulidade, até.

Que se há de fazer ??? Silenciar ??? Omitir-se ??? Nunca !!! Jamais !!!
Alfim, um lembrete aos desavisados: definido por Buffon como “a ordem que se põe nos pensamentos”, o estilo está e permanecerá, sempre, associado à identidade de algo ou alguém; assim, o estilo “é a maneira de escrever própria de um escritor, que permite identificar certos produtos do trabalho intelectual”. Só isso. Alguma impropriedade em vivenciá-lo na plenitude, operacionalizá-lo no dia-a-dia ??? Reciclagem é, pois, a palavra de ordem. Até mesmo porque o tempo da mordaça já era, acabou, escafedeu-se.

José Nilton Mariano Saraiva

********************************

O “despertar” do Dihelson

Nada melhor que um dia atrás do outro, com uma noite no meio, não é verdade ???
Meses atrás, quando denunciamos, aqui mesmo neste espaço, que essa história de Região Metropolitana do Cariri não passava de cascata, jogo de cartas marcadas, pura enganação por parte da inconfiável camarilha política tucana que se apossou do Estado, porquanto já há algum tempo (lá no primeiro governo Tasso Jereissati) houvera a decisão política de priorizar Sobral, ao norte, e Juazeiro do Norte, ao sul, como receptores preferenciais das benesses governamentais, houve a tentativa infrutífera de nos ridicularizar, de nos transformar no bobo-da-corte, de nos linchar publicamente, atribuindo-nos, indevidamente, o tacão de “bairrista”, “conservador”, “pessimista” e outros atributos da espécie.

Lamentavelmente, entretanto, o “modus operandi” exercitado pelos detentores das rédeas do poder, que aponta numa só direção, mira um só objetivo, contempla um só beneficiário (aí na Região do Cariri), ratifica e atesta aquele nosso posicionamento: Juazeiro do Norte é a bola da vez, o centro das atenções (e na esteira das propagadas e difundidas ações estaduais, os investimentos espraiam-se para o campo federativo (e particular), as estacas do progresso fincam lá suas raízes). Às demais cidades da Região, migalhas, sobras, refugos daquilo que não é de interesse de Juazeiro ( o "lixão regional" que se pretende instalar no Crato, por exemplo).
Antevendo tudo isso, havíamos explicitado nosso inconformismo, em oportunidades diversas (postagens “O Giro da Roda”, “O Componente Político” e outras), a respeito da instalação do Carrefour, da TV Verdes Mares e outros instrumentos indutores e alavancadores do desenvolvimento, ao longo da rodovia entre as duas cidades, só que do lado juazeirense (e mesmo em seu perímetro urbano e arredores, como o Centro Cultural Banco do Nordeste, Aeroporto, UFC, Procuradoria da República, Polícia Federal e outras), e que, certamente carreariam recursos em profusão, bem como prestígio desmedido apenas e tão somente para um dos lados. Uma espécie de balança viciada (pendendo para um dos pratos).

Naquele momento, trataram de difundir a enganosa, débil, inconsistente (e, até, romântica) argumentação de que, como a Região do Cariri constituía-se e era habitada por “um só povo, uma só Nação Cariri”, todas as cidades cresceriam linear e harmonicamente, e que a aura desenvolvimentista seria equânime, igualitária e outras “pérolas” mirabolantes (aliás, como tem gente no blog que nada entende de Economia, por exemplo, e fica dando pitaco sobre o que não conhece).

Eis que, agora, como que “despertando” para a decepcionante, nua e crua realidade vivenciada, uma postagem do Dihelson – “Região Metropolitana do Cariri ou Uma Cidade a Engolir as Outras ?” - repõe as coisas em seus devidos lugares, ao nos mostrar que tínhamos, sim, sobradas razões para fazer aquela denúncia, onde enfatizávamos que as demais cidades da Região do Cariri se tornariam meros satélites errantes a perambularem na congestionada “órbita” de Juazeiro. E, mais: que os juazeirenses, como sempre e de forma dissimulada, continuariam a “encher a nossa bola”, a nos dá “toda a corda do mundo”, a nos brindar com mimos e lantejoulas, enquanto entre quadro paredes tramavam, na calada da noite. Deu no que deu (vide a forma como nos levaram o campus da UFC).

Ao constatarmos isso, apenas evidenciávamos o “óbvio ululante” (ou a leitura das entrelinhas), que apontavam para duas vertentes antagônicas e conflitantes num só sujeito ativo: a falsidade e hipocrisia reinante na classe política (quando precisa do voto do cidadão e dana-se a fazer promessas mil) e, paradoxalmente, a importância e dependência desse mesmo “componente político” na determinação da escolha da área a ser beneficiada com os recursos necessários a eclosão desenvolvimentista (repleto de conveniências e nuances não tão republicano), mas que algumas sumidades teimam em não admitir ou aceitar. Fica, pois, a dolorosa e intrigante indagação: E agora, José ???

Autoria e postagem: José Nilton Mariano Saraiva
Foto: Pontal de Santana do Cariri - Jackson Bantim

CRATO - Notícias do dia 30 de Março de 2010



Crato realiza aula inaugural do Projovem Trabalhador Juventude Cidadã


O Governo Municipal do Crato e a Secretaria de Ação Social realizaram no ultimo sábado, dia 27, na quadra Bicentenário, na Praça Alexandre Arraes, a aula inaugural do Projovem Trabalhador Juventude Cidadã. O evento contou com a presença do Chefe do executivo cratense Samuel Araripe, a primeira dama do município Mônica Araripe, secretários municipais e autoridades.

No inicio da solenidade, após a composição da mesa, o jovem Antonio José do Nascimento Caboclo, participante do ProJovem de 2008 relatou sua experiência dizendo que o programa é muito válido para quem busca adquirir mais conhecimento e oportunidade no mercado de trabalho. Em seguida, a coordenadora municipal do ProJovem trabalhador Rosevany Bezerra de Menezes, abordou as inúmeras qualidades do programa e fez questão de ressaltar o empenho do prefeito Samuel Araripe em conseguir mais vagas para os cratenses. Depois o Sr. André Figueiredo, Secretário Executivo do Ministério do Trabalho do Estado, que também representou o ministro Carlos Lupi frisou a importância de programas como esse para o crescimento do nosso país. Finalizando a solenidade o Prefeito Samuel Araripe, parabenizou os 500 jovens que participarão do ProJovem Trabalhador Juventude Cidadã de 2010, e alertou que o mercado de trabalho precisa de bons profissionais e o Governo do Crato não vai medir esforços para disponibilizar aprendizado e aperfeiçoamento aos que querem alcançar mais qualidade de vida.

É importante salientar que esse ano, dos 800 inscritos, foram selecionados 500 jovens do município para o Programa que tem como finalidade a qualificação profissional, inserção no mercado de trabalho. O ProJovem Trabalhador Juventude Cidadã destinará um auxílio financeiro de R$ 100,00, durante seis meses, em que terão 350 horas de aulas que serão iniciadas no próximo dia 3 de maio. Serão abertas 20 turmas que receberão além do auxilio financeiro, material pedagógico, instrumentais de profissionalização, fardamento, alimentação, transporte e kit estudantil gratuitos. Jovens de todas as comunidades cratenses serão beneficiados em treze modalidades distintas de profissionalização como Administração, Metalmecânica, Vestuário, Turismo, Arte e Cultura, Artesanato, entre outros.

Em 2008, neste mesmo projeto, mais de 30 por cento dos inscritos, foram inseridos no Mercado de Trabalho. A expectativa é que esse número aumente consideravelmente, qualificando jovens e preparando-os para uma vida profissional de sucesso. Para maiores informações, o programa ProJovem Trabalhador Juventude Cidadã, estará em uma sala especifica na Secretaria de Ação Social, atendendo a todos os interessados.

Vacinação contra a Influenza A H1N1 para grávidas

A Secretaria de Saúde do Crato iniciou ontem, nos postos de saúde do município, a vacinação de mulheres grávidas contra a gripe Influenza A H1N1. A segunda etapa de vacinação começou no último dia 22 de março e vai até o dia 2 de abril, incluindo crianças de seis meses e menos de 2 anos de idade; e portadores de doenças crônicas com menos de 60 anos de idade. As vacinações contra o vírus H1N1 acontecem por grupos, que serão divulgados posteriormente, de acordo com os calendários do Ministério da Saúde. A primeira etapa de vacinação foi realizada com os profissionais de saúde do município. Uma equipe da Imunização estava se deslocando para as unidades de saúde, no sentido de cumprir a primeira etapa de trabalho. O atraso na vacina para as grávidas aconteceu por conta do encaminhamento do material por parte da Regional de Saúde aos 13 municípios da Microrregional, na qual o Crato está inserido.

Combate à dengue em bairros da cidade

Continua sendo realizado nos diversos bairros da cidade do Crato o trabalho de borrifação com o carro fumacê. A meta da Secretaria de Saúde do município é minimizar a infestação do mosquito da dengue. Em todos os bairros houve registro de casos de dengue, o que representa um crecimento este ano da doença. O trabalho de mobilização e visita dos agentes de endemias nas residências continua sendo feito. A colaboração dos moradores é essencial para combater os focos.

Crato dá continuidade ao Programa de Regularização Fundiária

A Prefeitura Municipal do Crato, através da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Recursos Hídricos, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Crato e técnicos do INCRA e do Idace, comunicam aos proprietários e posseiros rurais, que o Programa de Regularização Fundiária do Governo do Estado, está em andamento no município. O trabalho de campo vem sendo desenvolvido pelos técnicos da empresa Geosky. É importante que todo esse público do meio rural receba em suas propriedades os técnicos dessa empresa, munidos de documentos pessoais e da terra, caso exista.

O trabalho de georeferenciamento de terras em Crato foi iniciado há mais de um mês, em várias localidades do município. O projeto do Governo Federal, executado por meio do Governo Estadual, tem a finalidade de conceder títulos de propriedades registrados para os moradores. Os donos das terras terão esses documentos sem nenhum ônus. Todos os trâmites legais serão bancados pelo Governo. O secretário de Agricultura do município, Erasmo Ferreira, afirma que esse benefício direcionado ao pequeno produtor irá oportunizar mais investimentos no campo, por meio dos projetos de financiamentos.

Governo Municipal do Crato

CRATO - PREVISÃO DO TEMPO - 30 de Março de 2010


A
previsão do tempo para hoje, dia 30 de Março de 2010 em Crato, é de Dia de Sol com algumas núvens. Chove rápido durante o Dia e à Noite. A previsão é do site Climatempo, especializado em Meteorologia no país.


Fonte: Climatempo

Pensamentos do Dia - 30 de Março de 2010 - Hoje selecionados por Dihelson Mendonça


"Vamos agradecer aos idiotas. Não fosse por eles não faríamos tanto sucesso."

Mark Twain

"Quem não foi comunista aos dezoito anos, não teve juventude, quem é depois dos trinta não tem juízo"

Carlos Lacerda

"Não é triste mudar de idéias, triste é não ter idéias para mudar."

Barão de Itararé

"O vento e as ondas estão sempre do lado dos melhores marinheiros."

Edward Gibbon

"Os leitores são os meus vampiros."

Italo Calvino

"Os camponeses ricos têm uma forte propensão para o capitalismo."

Mao Tse-Tung

"Se formos parar para responder a cada idiota que aparece pelo caminho, não construiremos nada de bom nesta vida. O segredo de uma vida profícua é não deter-se com os imbecis do mundo."

Dihelson Mendonça

Juazeiro do Norte - Obras do centenário em atraso - Reportagem: Elizângela Santos


Visão panorâmica do município de Juazeiro do Norte, que no ano de 2011 festeja 100 anos de criação. Várias atividades estão sendo elaboradas para comemorar a data - ELIZÂNGELA SANTOS - Audiência debateu trabalhos que estão sendo realizados para comemoração dos 100 anos de Juazeiro

Juazeiro do Norte. A pouco menos de um ano para comemoração do centenário deste município, as obras estruturantes e o Marco Zero da cidade sequer foram iniciados. O complexo também inclui a Praça do Centenário e portais triunfais de entrada da cidade, considerados os projetos mais importantes para os 100 anos. Alguns projetos estão em andamento e outros já foram inaugurados. A programação de comemoração do Centenário deste município foi iniciada em 18 de julho do ano passado e vai até 4 de outubro de 2011. Deputados estaduais, população e integrantes da Comissão do Centenário participaram, na manhã de ontem, de audiência pública para debater meios de fortalecer o trabalho que vem sendo desenvolvido.

O projeto, que inclui toda a programação das comemorações, envolvendo diversos setores, foi apresentado aos deputados pelo secretário de Turismo e Romarias do município, José Carlos dos Santos. Ele afirmou que já houve liberação do ministério do Turismo de R$ 10 milhões mais R$ 3,1 milhões do Governo do Estado, para obras direcionadas ao turismo e, também, ao centenário. O presidente da Comissão do Centenário, Geraldo Barbosa, disse que a sua principal preocupação a essa altura é que se iniciem em caráter de urgência as obras do marco zero, que resgatará a Juazeiro antiga, com a Praça do Centenário, além dos arcos, nas quatro principais entradas, incluindo a de acesso ao Horto. O marco zero da cidade resgatará a pequena vila, capelinha, personagens além das árvores de juazeiro. Ele afirma que o investimento para esse projeto está em torno de R$ 6 milhões.

A audiência foi aberta pelo deputado estadual Sérgio Aguiar, presidente da Comissão de Indústria e Comércio, Turismo e Serviços da Assembleia Legislativa (AL), solicitada pela deputada estadual do município, Ana Paula Cruz. Ela é autora do projeto de lei na Assembleia, que dedica o ano de 2011 em homenagem ao centenário da cidade. Segundo a deputada, esse é o momento oportuno para se debater questões relacionadas a programação. Além disso, para ela é o momento de envolver a Assembleia e a população, para se colher propostas e realizar um debate em torno das festividades, de uma das cidades que tem uma importância fundamental no contexto turístico, econômico, social e, ainda, cultural do Estado.

Registro

O prefeito de Juazeiro do Norte, Manoel Santana, que se encontra em Brasília no lançamento do Plano de Aceleração do Crescimento II (PAC II), foi representado pelo seu vice, Roberto Celestino. Na ocasião, ele solicitou da Assembleia a presença da TV Assembleia para realizar os principais registros relacionados à festa do centenário da cidade. Para Geraldo Barbosa, uma das principais expectativas nesse momento é que se abra espaço para que venham as verbas suficientes para o programa de montagem do centenário e se possa seguir o organograma de atividades. O deputado Sérgio Aguiar destacou a importância do município de Juazeiro do Norte no cenário estadual. Ele destacou o momento oportuno para que a Assembleia fique a par dos trabalhos que vêm sendo desenvolvidos na organização do centenário.

Amplitude

A deputada destacou a importância de se fazer com que o projeto das festividades tenham uma amplitude maior, em nível de Nordeste, para que a nação romeira tenha participação efetiva na festa. O secretário apresentou todos os projetos que estão sendo desenvolvidos, em andamento e que estão para serem iniciados, destacando a abertura da festa, ano passado, com a reedição do jornal "O Rebate", que contribuiu com a emancipação da terra do Padre Cícero. Lembrou também o lançamento do Projeto Árvore do Centenário, que já entregou 3 mil mudas da árvore do centenário, juazeiro, no mês de janeiro, a inauguração do relógio remissivo, nos 166 anos do Padre Cícero, recentemente, entre outros projetos. Para ele, a programação insere várias situações dentro do contexto de desenvolvimento de Juazeiro. Ele ressaltou a importância, dentro do projeto, de resgate de prédios históricos do município, com o seu tombamento, entre os quais a Capela do Socorro e o Casarão do Horto. Destacou a criação de um museu da cidade, com doações de várias peças do acervo já previstas por historiadores e pesquisadores da cidade.

Organização

"Solicitei audiência para ouvir a população e conhecer a programação"
Ana Paula Cruz
Deputada Estadual

"A parceria com a Assembleia é importante, desde a época da criação da cidade"
José Roberto Celestino
Vice -prefeito de Juazeiro

"Esse é um momento importante para conhecermos a organização da festa"
Sérgio Aguiar
Deputado Estadual

MAIS INFORMAÇÕES
Secretaria de Turismo e Romaria
Praça do Cinquentenário, s/n, Socorro
(88) 3511.4040

Elizângela Santos
Repórter do Jornal Diário do Nordeste

Colaboradora do Blog do Crato

Polícia do Acre apreende maconha na reserva Chico Mendes


A Polícia Civil do Acre apreendeu 223 kg de maconha em um seringal da reserva extrativista Chico Mendes, na zona rural de Rio Branco. A droga estava em várias fases de produção --sendo 80 kg já prontos para o consumo. A reserva Chico Mendes engloba sete municípios do Estado, entre eles Xapuri, cidade natal do líder ambientalista, assassinado em 1988. Também foram encontrados e incinerados no local 15 mil pés da erva.

A filha de Chico Mendes, Elenira Mendes, disse que a apreensão da maconha no local é "lamentável e mancha a memória das pessoas que lutaram para constituir a reserva". Na operação, foram detidos dois lavradores e um adolescente, enteado de um deles. A maconha, produzida na propriedade da família há um ano, servia ao consumo da periferia de Rio Branco. A polícia ainda investiga quem eram os intermediários que compravam a maconha para revendê-la.

Os policiais chegaram à fazenda após quatro dias de expedição por dentro da floresta. Os integrantes do grupo percorreram estradas, navegaram e nadaram por rios e córregos e caminharam por nove horas em trilhas até chegar ao seringal Macapá, de plantio.

Segundo a polícia, estão sendo investigados outros focos de plantio de maconha dentro da área extrativista. O chefe da reserva, Sebastião Santos da Silva, disse que sabia da existência de rotas de passagem usadas pelo narcotráfico dentro da reserva, mas afirmou que foi uma surpresa a descoberta da produção dentro da área.

Ele contou que um recadastramento realizado nas propriedades em agosto do ano passado não detectou ilegalidades. Segundo Silva, é possível que a produção de maconha tenha se disseminado por terras vizinhas de onde houve a prisão e que serão feitas reuniões com a polícia para mapear novas situações irregulares.

RODRIGO VIZEU
da Agência Folha

Hoje pela manhã com as tias high-tech - José do Vale Pinheiro Feitosa


As tias high-tech, Rosa, Raimunda e Maria, acordaram como sempre: antes do sol aparecer. Algumas orações das matinas e se espalharam. Rosinha foi até a beira do açude para sentir-lhe as águas ainda mansas da noite morna. Tia Rosa adora este convívio com as águas se acordando: quando nenhum bicho bebeu-lhe aos goles, sem que os besouros ainda pousassem-lhe a fina película da superfície.

Mundinha, como destino da vida: foi até ao poleiro examinar quantos ovos a manhã lhe dera. Assim como a terra põe o ovo do sol. Retornar com o vasilhame com pelo menos uma dúzia é completar uma via sacra na glória de todo amanhecer. Já Maria assuntou o tempo em busca das chuvas enquanto examinava a ordenha das vacas. Após o desjejum frugal, seguiram o ritmo do garimpo das noviças das manchetes dos jornais on-line. Na internet, computador piscando o “hardware” sob o humilhante comande dos “softwares”, isso sem contar que estes últimos também estão com o olhar feroz do “scandisck”, em busca “spyware”, “vírus” e tantos fragmentos maldosos, que mesmo para umas tias high-tech já é demais. Rosa indignada:

- Vocês souberam? Vão cobrar pelo conteúdo dos jornais on-line?
- A ganância é o lodo da boa intenção e a praga da Inteligência. – Comentou Raimunda.
- A gente não paga e sabe do que acontece do mesmo modo.

Continuaram nas páginas dos jornais do Sul: “Mulheres-bomba matam ao menos 37 pessoas em Moscou”. “Bebês abandonados em túnel em São Paulo”. “Fernando Noronha: a ilha onde é proibido ter bebê.

- Viram? Vocês viram? – Maria chegou a assustar a irmã quase gritando estas frases.
- Viram o quê, mulher? – Rosa suspirando e Mundinha de olhos arregalados.
- Se mandassem os pais de São Paulo para Fernando Noronha, não abandonariam os filhos, pois nem meninos teriam. As mulheres que se explodem para destruir tanta vida perderam o sentido da nascença. Ao invés de gerarem a vida, explodem a vida que há.
- Pois sim. O jornal e muita gente que trabalha neles pensam que não, mas toda manchete é ligada à outra pela mesma linha que torna a vida de cada um o fio da meada das coisas e dos instantes que acontecem no mundo. Aí Maria completou a síntese da manhã. Bem dizendo, pois Rosa só para falar da idade das mesmas, sem que alguma sequer o queira, falou alto a última manchete:

- “DOR CRÔNICA AFETA 80% DA POPULAÇÃO MUNDIAL.
As três, em silêncio, concordaram que era muita dor. Dor de tudo, do corpo e da alma.

Por: José do Vale Pinheiro Feitosa
Ilustração: http://peregrinacultural.files.wordpress.com

VITRINE - CRAJUBATUR - Levando você onde o sonho pode chegar !


crajubatur

A Crajubatur leva você onde o sonho pode chegar !

Miami ( USA )

Miami


Londres ( Inglaterra )

Londres_para_Turistas

CRAJUBATUR - Venda de passagens aéreas. No Shopping RESIDENCE, Loja 9B. Crato - CE.

Dsc03972


Shopping Residence - Loja 9B - Crato - CE
Patrocinador oficial do Blog do Crato

Lula desiste de inaugurar obras inacabadas


Diante do risco de desgaste na imagem do governo e da ministra-chefe da Casa Civil e pré-candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, o Palácio do Planalto decidiu recuar da estratégia de inaugurar obras inacabadas. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cancelou viagem que faria amanhã ao semiárido pernambucano, para participar da inauguração de uma fábrica de dormentes para dar suporte aos trilhos da Ferrovia Transnordestina, a 520 KM do Recife.

A pedido de assessores da Presidência, seguranças fecharam todo o canteiro de obras que Lula visitaria, incluindo o espaço onde será instalada a fábrica de dormentes. Funcionários das obras da ferrovia disseram à Agência Estado que a fábrica não está pronta. Em janeiro, numa visita a Paulista, em Pernambuco, o presidente afirmou em discurso que agora, em março, inauguraria a "maior fábrica de dormentes do mundo". Um engenheiro de segurança da Odebrecht, uma das empresas que integram o consórcio de construção da ferrovia, relatou que o Planalto foi informado com antecedência que antes de agosto não era possível inaugurar "nada" no canteiro das obras de Salgueiro. Ali ficarão a fábrica de dormentes, o espaço de solda de trilhos e uma usina de britagem.

A viagem seria a última de Dilma como ministra da Casa Civil ao Nordeste, região onde Lula tem os mais elevados índices de popularidade. Nos últimos dias, o presidente e seus assessores mais diretos avaliaram que a repercussão negativa das viagens para "inaugurar" obras inacabadas poderia desgastar a candidatura da ministra Dilma Rousseff, que estacionou nas últimas pesquisas de opinião. Os eventos poderiam ainda desgastar a imagem de "técnica austera e séria" que Dilma ganhou no comando da Casa Civil e colocar em xeque inclusive o rigor do governo em controlar o cronograma de obras.

Quem passou hoje pela rodovia BR-116, que liga Salgueiro a Juazeiro do Norte, pode ver dois toldos montados para a visita do presidente numa área de terraplenagem, completamente vazia. Funcionários contaram ainda que as empresas deslocaram máquinas para perto dos toldos, que seriam ligadas no momento da visita.

Fonte: Yahoo Notícias
Imagem meramente Ilustrativa

Edições Anteriores:

Maio ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31