xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 25/03/2010 | Blog do Crato
.

VÍDEO - Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

25 março 2010

Região Metropolitana do Cariri, ou Uma cidade a Engolir as Outras ?


Um Duro Golpe ao Comércio e Desenvolvimento das pequenas cidades do Cariri

À respeito das considerações sobre a implantação da Rádio Universitária que está sendo divulgada como sendo "Do Cariri", trago este questionamento que considero importante. Gostaria de ressaltar que  eu fui um dos grandes defensores da instalação da RMC há alguns meses. Porém o que estamos presenciando na prática, o que está se configurando, me assusta.

É bom que se faça aqui algumas ressalvas importantes: A bem da verdade, todo projeto novo que se tem falado que vem para o CARIRI, está vindo para a cidade de Juazeiro do Norte. Quando se diz que o projeto vem para o Crato, é do Crato, ou quando é para Barbalha, é Barbalha. Mas quando se fala que o projeto vem "para o Cariri", você pode crer que em 99,9 por cento das vezes, ele será instalado em Juazeiro e em nenhum outro local do Cariri, como noticiado aí na manchete de que "A Rádio Universitária FM da UFC vem para o Cariri" ( leia-se: Para o Juazeiro ). A TV Verdes Mares do Cariri ( leia-se Juazeiro ). O Atacadão vem para o Cariri ( leia-se Juazeiro ). Tudo que vier para o CARIRI agora, amigos, leia-se JUAZEIRO ao invés. A TV Verdes Mares é um exemplo disso: Embora se proponha a ser um canal de TV "do Cariri", como muitas outras empresas, ela ficou a 100 metros do município de Crato, mas a propriedade e os Louro$$$ são pertencentes ao  Município de Juazeiro, bem como há uma nítida puxada da brasa para a sardinha na programação, para a cidade de Juazeiro do Norte. As outras cidades entram como meras coadjuvantes.

Não basta apenas ser próximo!! Assim seria muito bom, um Mendigo armar uma barraca em frente à Casa Branca do Presidente dos Estados Unidos e achar que com isso está se beneficiando de alguma forma! O Atacadão, as inúmeras lojas, a TV Verdes Mares e inúmeros projetos recentes tem sido instalados "PERTO" do Crato, mas toda a arrecadação está indo para o município de Juazeiro. Isto está sendo até pior para o Crato, por sinal, pois só tá faltando instalarem aqui no Centro do Crato uma Sucursal de Juazeiro, para levar o dinheiro dos cratenses!

Concordo com o amigo Juazeirense Beto Fernandes quando diz que os benefícios devem ser igualitários para todas as cidades do cariri, mas embora eu defenda uma Região Metropolitana do Cariri, na prática não é isso que estamos vendo. O que estamos vendo são investimentos indo somente para a cidade central e as outras virando meras cidades satélite, levadas a reboque, perdendo dividendos, comprando na cidade pólo e enriquecendo ainda mais o comércio dela, esvaziando o comércio local das outras cidades e sugando seus recursos.

Quando imaginei a Região Metropolitana do Cariri, imaginei desenvolvimento igualitário para todas as cidades do cariri, não isto, que começa a se configurar como o mais duro golpe contra todas as outras cidades Caririenses.

É preciso pensarmos na Região Metropolitana do Cariri com benefícios iguais para todas as cidades.

Dihelson Mendonça

Suíça bloqueia conta de 13 milhões de dólares de filho de Sarney – postado por Armando Lopes Rafael


Fonte: Folha Online
O
governo da Suíça encontrou e bloqueou conta de US$ 13 milhões controlada por Fernando Sarney, filho mais velho de José Sarney (PMDB-AP), presidente do Senado, informa reportagem de Leonardo Souza e Andreza Matais, publicada nesta quinta-feira pela Folha .
Os depósitos foram rastreados a pedido da Justiça brasileira. Segundo a Folha apurou, o dinheiro não está declarado à Receita. O bloqueio ocorreu quando Fernando tentava enviar recursos da Suíça para Liechtenstein, paraíso fiscal.
A medida é administrativa; se comprovado que o dinheiro tem origem ilícita, o bloqueio passará a ter caráter criminal, e os recursos poderão ser repatriados.
Fernando Sarney disse que soube do assunto pela Folha e afirmou que não falaria do que não conhece. Procurada, sua defesa não ligou de volta. Segundo o senador Sarney, "Fernando é maior de idade e tem advogado constituído".

Sol escaldante, políticos arredios – por Pedro Esmeraldo


Cremos que estas constantes preocupações do nordestino são causadas pelas inclementes secas periódicas que consistem em modificar o clima em fatores adversos, causando desequilíbrio financeiro e morais e acarretando mal estar no comportamento do cidadão.
Ainda hoje, os nossos governantes não tentam equilibrar o homem ao meio ambiente, sem trazer novas perspectivas ao trabalhador e sem criar metas satisfatórias a fim de enquadrar o trabalhador na modernidade, forçando o equilíbrio de forças propulsoras, composição intermediária, empurrando o homem para que crie coragem de enfrentar uma agricultura irrigável que lhe facilitará a força do amor ao trabalho.
Infelizmente, ainda não fomos compreendidos por esses políticos que nada fazem a não ser provocar dissabores, impedindo o trabalhador de enfrentar a luta cotidiana.
Seria melhor que esses políticos estimulassem a agricultura para que possam dá condição ao meio rústico do homem rural, ensinando combater as dificuldades climáticas a fim de produzir produtividade favorável, amoldando o homem ao ambiente sombrio para conviver dignamente com a seca, igualando-o ao grande produtor, contornando por uma irrigação que faça jus às grandes secas com muita ênfase a força dos alimentos agrícolas, tornando nesses sertões adustos.
Ocorre que, desde épocas memoriais, observamos uma agricultura ineficaz que faz afugentar o homem do campo em procura das cidades, transformando a sua vida e tem medo de enfrentar com dignidade o trabalho agrícola. Observamos que os políticos não procuram solucionar os problemas, já que deixam correr frouxo o comportamento dos agricultores, não dando nenhuma solução satisfatória.
Evidentemente, é preciso ordenar ao homem que seja duro em suas ações e venha solicitar melhores aquisições tecnológicas para que possa fixar o homem a terra, dando curso de capacitação, apreciando o trabalho tecnológico com mais empenho.
Para se ter uma ideia, ultimamente, não observamos o aproveitamento das águas dos pequenos açudes públicos que seriam a melhor solução para praticar a irrigação, favorecendo a uma agricultura mais bem aproveitada, introduzindo variedade plantas gramíneas para alimentação do gado que nos aliviará por uma produção satisfatória que venha enaltecer o homem numa sociedade autêntica, favorecendo emprego e rendas.
Aqui no Crato, há muito tempo, lutamos pela construção do açude Tomaz Orterne, pensando que traria melhores dias, à produção bem elevada através da irrigação. Puro engano! Notamos que esse açude, apesar da boa vontade do DNOCS, não despeja suas águas para o aproveitamento agrícola; pasmem senhores, essas águas não são aproveitadas devido a ignorância do homem e a falta de atividades das autoridades.
Temos desconfianças que esse descaso é proveniente da falta de apoio moral dos políticos e não há boa vontade de produzir, pois deixam de lado o trabalho agrícola para virem se aglomerar nas favelas urbanas, sem nada produzirem caindo na ociosidade e caminhando para o vício da embriaguez e das drogas.
Texto: Pedro Esmeraldo
.

COLUNA AMILTON SILVA - Campeonato Cearense

Quatro partidas movimentaram o campeonato Cearense, na sua oitava rodada. Mesmo folgando na rodada , o Crato foi beneficiado pelos seus adversário e concorrentes a uma vaga no quadrangular final do segundo turno. O Ferroviário atuando no seu estádio , foi derrotado pelo Guarany de Sobral por 2 X 0,   gols assinalados por, Garrinchinha e Jeferson Maranhense. O Ceará consolidou ainda mais a sua liderança neste turno, com uma goleada de 4 X 0 , sobre a equipe do Limoeiro. Marcaram para o Vovô: Fabrício, Dinei, Geraldo e Erick Flores.O Itapipoca venceu o Boa Viagem por 3 X 1 e o Horizonte superou o Quixadá por 3 X 0. A rodada marca para hoje à noite as partidas entre: Fortaleza X Guarani de Juazeiro e Maranguape X Crato.
 
                                                   CLASSIFICAÇÃO

1º - CEARA        18 PG
2º - HORIZONTE 17 PG
3º - GUARANY S 17 PG
4º - CRATO -      12 PG
5º - FERROVIARIO 11 PG
6º - QUIXADA       11 PG
7º - FORTALEZA    09 PG
8º - ITAPIPOCA     08 PG
9º - BOA VIAGEM   07 PG
10º - GUARNI J      05 PG


Por: Amilton Silva - Editor de Esportes do Blog do Crato

Ô Sol quente de Rachar ! - CRATO - PREVISÃO DO TEMPO - 25 de Março de 2010


Nem Chuva, nem Cabaça! As previsões dos grandes especalistas em meteorologia do país mais uma vez não se concretizaram. Previram quase todo dia durante as duas últimas semanas, aumento de núvens no período da manhã e pancadas de chuvas á noite. A bem da verdade, só choveu mesmo 2 madrugadas e nem foi "esses balaios". O crato mais uma vez é uma cidade muito quente ( só não tanto quanto o Juazeiro, devido à nossa proximidade da Chapada do Araripe ). Se você for sair por volta do meio-dia não se esqueça de passar seu filtro solar e levar seu...guarda-chuva pra passear. Afinal de contas, guarda-chuvas não foi feito apenas para chuva, como muitos pensam. Eles protegem ( e bem ) contra os Raios Ultravioleta do Sol.

E Atenção: Fotos Quentíssimas! - Tanto pelo sol quanto pelo tempo. Feitas agora há pouco...

Logo abaixo, centro do Crato, onde no lado esquerdo, vemos a Loja DULARE MÓVEIS, do nosso amigo e Patrocinador Valdemir Correia de Sousa, que como bom empreendedor, sabe valorizar as boas iniciativas.

Dsc06080


Ok. É a agência do Bradesco Centro, a Dr. João Pessoa.

Dsc06123

Na foto Abaixo: O famoso prédio aonde funciona Thomaz Ostherne de Alencar, abreviado agora para "TOASA", do nosso amigo Duda ( bem que poderia ser nosso patrocinador aqui no Blog do Crato, hein, Duda ? )

Image2

Na foto abaixo: A praça do relógio Universal. Os ponteiros giram loucamente, sem nunca acertar o horário, desde que foi construído. Na verdade, com a reforma das praças centrais, previsto para breve, esse problema será resolvido. Isto quer dizer que o dinheiro gasto há pouco tempo na reforma da praça Siqueira Campos ficará sob escombros...

Dsc06113

Aqui, um verdadeiro Cartão Postal da nossa cidade: O MARCO ZERO, homenagem ao local aonde foi detonado a Bomba Atômica de Hiroshima, em pleno Centro do Crato, feito por um pessoal que se propôs a demolir o prédio aonde funcionava o Hotel, prometendo manter a fachada, e passados 2 anos, nada de reforma nem fachada. O local virou estacionamento e Urinol público, causando uma fedentina em pleno centro do Crato. O que é errado, é da conta de todo mundo.

Dsc06090


Na foto abaixo: Um dos locais bem preservados do Crato, reformado recentemente. O Palácio Alexandre Arraes, ande funciona a prefeitura Municipal.

Dsc06194


E aqui, o Calor chega também à Rua José Carvalho, onde ao meio-dia, poucos afoitos se atrevem a sair ao sol de rachar...

Dsc06176



Matéria e Fotos: Dihelson Mendonça
Crato, 25 deMarço de 2010

Sobre as Eleições - Por: Hildeberto de Aquino



POLÍTICOS – Está próximo das eleições. Observem a esperteza dos políticos: eles entram, quixotescamente, com proposições mirabolantes, sem a mínima condição de aprovação, mas, ante o eleitor desinformado, propositalmente alienado, parecem redentores. Temos a tal PEC do piso dos policiais - R$3.500,00(Praças) e R$7.000,00 (Oficiais), que embora justo é inviável e não será aprovada. Ainda mais porque há estados que sequer pagam o ínfimo piso salarial dos professores que é de R$1.024,67, quem dirá... Espertamente, já se lança um novo PAC, o II, quando apenas 35% do primeiro foi executado, 12% está em lerdo andamento e 53% sequer saíram do papel. Cogita-se ainda do “Bolsa Gasolina” - onde o funcionário Público terá direito, às custa do contribuinte, a gasolina se usar transporte próprio no trabalho. E mais: prometem a tal banda larga e que já se sabe não será gratuita como alardearam. Banda ela é, pois aqui no Brasil as empresas privatizadas pelo FHC e consagradas pelo LuLLa, mandam e desmandam e, nas fuças da ANATEL, só liberam a metade do que é de norma e prática no mundo inteiro. E os espertalhões, enquanto iludem, angariam votos. E tu, deslumbrado e inconsequente eleitor, ainda os contempla ao reelegê-los mais uma vez.

Hildeberto AQUINO 
Corretor de Imóveis Russas (CE)

Convite: Audiência do Ministério do Trabalho e Emprego

Na minha terra tem palmeira imperial – por de Célio Teixeira Júnior (*)



Dizem que a primeira palmeira imperial foi plantada no Brasil por D. João VI no ano de 1809. Esta palmeira era conhecida como Palma Mater e foi plantada no Jardim Botânico no Rio de Janeiro. Todas as outras palmeiras imperiais do Brasil descendem desta primeira palmeira originária das Antilhas. Ela se tornou o símbolo do império e suas mudas foram distribuídas entre os súditos numa espécie de tentativa de lealdade ou proximidade ao poder central, por isso o nome palmeira imperial.
Uma palmeira imperial pode atingir quarenta metros de altura e há muitos outros tipos de palmeiras no Brasil. Pesquisadores e botânicos afirmam que são centenas de espécies. Incluindo, por exemplo, os coqueiros, as tamareiras, os buritis e açaís. Gonçalves Dias, poeta brasileiro, nascido no Maranhão, escreveu um poema intitulado “Canção do Exílio”. Nele o poeta se lembra de sua terra, que “tem palmeiras onde canta o sabiá”. Numa expressão de saudade e em sua declaração de amor, o romancista enaltece o seu país e valoriza as suas raízes.

Não quero me igualar ao poeta do passado, mas, como ele, eu diria que em minha terra, na terra onde nasci, tem palmeiras, palmeiras imperiais. Elas sempre me encantaram e produziram em mim respeito e admiração. Na praça da cidade, na escola de minha infância, bem defronte da janela da sala de aulas, elas se erguiam ali, como se tivessem a intenção de arranhar os céus, de tocar as nuvens e de enxergar mais longe. Palmeiras imperiais são altivas, resistentes e inflexíveis. Mesmo quando o vento forte destelha as casas, arranca as árvores e ameaça o transeunte, as palmeiras imperiais parecem não se importar. Permanecem imóveis e só notamos algum “incômodo” quando olhamos para cima, para o balanço de suas folhas.

Como a palmeira, diz a Bíblia, o justo florescerá (Sl 92.12). Os ramos das palmeiras foram usados pela multidão que aclamou Jesus dizendo: “Hosana! Bendito o que vem em nome do Senhor e que é Rei de Israel!” (Jo 12.13). E será também com as palmas da palmeira que grande multidão, que não se pode enumerar, de todas as tribos, povos e línguas, vai saudar e aclamar ao Deus que se assenta no Trono e declarar que ao Cordeiro, pertence a Salvação (Ap 7.9,10).

Mas, se por um lado elas nos falam de majestade, por outro, elas não podem ser um símbolo de nossa própria altivez. Ao olharmos para as palmeiras imperiais, que sejamos humildes. Se elas não se curvam, que sejamos flexíveis. E que jamais de nós mesmos parta alguma coisa que possa ferir alguém. Que a lição seja: elas apontam para o céu, elas resistem às tempestades e elas enxergam além. Sim, na minha terra tem palmeiras imperiais! Que nelas cantem os sabiás, as maritacas e o bem-te-vi, que elas falem do Criador e que elas inspirem o nosso louvor.
(*)Célio Teixeira Júnior é pastor da igreja presbiteriana

CRATO - Notícias do dia 25 de Março de 2010



Crato festeja o dia mundial do Teatro com semana voltada as artes


O dia mundial do Teatro é comemorado dia 27 de março. Em virtude disso o Teatro Municipal Salviano Arraes Saraiva realiza até o próximo domingo, 28,  a sua I Semana C [Crato, Cultura e Cia] de Teatro. O Evento conta com a participação das principais Companhias de Teatro do Município do Crato como a Cia. Cearense de Teatro Brincante, Cia. Anjos da Alegria Produções Infantis, Cia. Circo de Sopé entre outras. Além de Espetáculos a programação ainda contempla as artes visuais com exibições de filmes com a temática voltada para teatro, discussões sobre o fazer teatral na região do cariri com o “Teatro em Debate” e Palestras.  O  projeto traz como proposta principal a promoção de um intercâmbio entre os grupos de Teatro do Cariri, abrindo espaço para debates e reflexões sobre as diferentes linguagens artísticas encenadas atualmente.

Esse evento, é uma realização da Prefeitura Municipal do Crato por meio da Secretaria da Cultura, Esporte e Juventude em parceria com o SESC-Crato, Circo de Sopé e Sociedade Cariri das Artes. Informações sobre a programação completa: ligue para a Secretaria de Cultura 3523-2365 ou acesse www.crato.ce.gov.br.


Segunda etapa de vacinação contra o vírus Influenza A H1N1 vai até o dia 2 de abril

Está sendo realizada desde a última segunda-feira, até o próximo dia 2 de abril, a segunda etapa da estratégia de vacinação contra o vírus Influenza A H1N1, destinada aos grupos que incluem gestantes, crianças de seis meses e menos de dois anos de idade e portadores de doenças crônicas com menos de 60 anos de idade. Os demais grupos serão divulgados posteriormente, de acordo com o calendário do Ministério da Saúde. A vacina está disponível em todos os postos de saúde do município.

Crato dá continuidade ao Programa de Regularização Fundiária

A Prefeitura Municipal do Crato, através da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Recursos Hídricos, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Crato e técnicos do INCRA e do Idace, comunicam aos proprietários e posseiros rurais, que o Programa de Regularização Fundiária do Governo do Estado, está em andamento no município. O trabalho de campo vem sendo desenvolvido pelos técnicos da empresa Geosky. É importante que todo esse público do meio rural receba em suas propriedades os técnicos dessa empresa, munidos de documentos pessoais e da terra, caso exista.

O trabalho de georeferenciamento de terras em Crato foi iniciado há mais de um mês, em várias localidades do município. O projeto do Governo Federal, executado por meio do Governo Estadual, tem a finalidade de conceder títulos de propriedades registrados para os moradores. Os donos das terras terão esses documentos sem nenhum ônus. Todos os trâmites legais serão bancados pelo Governo. O secretário de Agricultura do município, Erasmo Ferreira, afirma que esse benefício direcionado ao pequeno produtor irá oportunizar mais investimentos no campo, por meio dos projetos de financiamentos.

Prefeito Samuel Araripe dá largada da XVIII Corrida Padre Cícero, em mais um ano de aniversário do sacerdote cratense


O Prefeito do Crato, Samuel Araripe, dentro das comemorações dos 166 anos do Padre Cícero, participou, na manhã de ontem, da XVIII Corrida Padre Cícero. O Prefeito do Crato, juntamente com o Vice-Prefeito de Juazeiro do Norte, José Roberto Celestino, o Secretário de Esportes daquele município, Aurélio Matias, dentre outras autoridades, deram a largada da corrida, que conta com a participação de 1.500 atletas de 15 estados brasileiros. As duas principais categorias, tanto a masculina quanto a feminina, saíram do Crato. A categoria masculina se deslocou do início da avenida Duque de Caxias, no Centro, e a feminina do contorno da Petrobras. O prefeito Samuel Araripe se congratula a todos os caririenses e juazeirenses por esta data de aniversário de um dos maiores líderes religiosos da história do Brasil. Além disso, destaca a importância do ilustre cratense, Padre Cícero Romão Batista. Após o evento, o prefeito participou do Fórum de Desenvolvimento Local e Regional do BNB, no Teatro Municipal Salviano Arraes Saraiva.

Turismo religioso e cultural no Caldeirão

A Secretária de Cultura do Crato, Danielle Esmeraldo, dentro do projeto de construção do Parque Histórico do Caldeirão, pretende desenvolver de forma conjunta, através das Secretarias de Cultura do Crato e Turismo e Romarias de Juazeiro do Norte, um corredor integrado de turismo religioso. Trata-se da proposta de estender aos visitantes da região, mais uma boa opção de visitação destinada ao sítio Caldeirão, de forma permanente. Também será uma forma de divulgar o local e sua história, ligada ao padre Cícero, por meio do beato José Lourenço, líder religioso no local.

Governo Municipal do Crato
Fone/Fax - (88) 3521.9960
Mais informações:
http://www.crato.ce.gov.br
http://www.prefeituramunicipaldocrato.blogspot.com

Juazeiro: Governo da Revolução Democrática faz Esclarecimento


Nota do Editor: Chegou ao nosso E-mail esta nota do governo da revolução democrática:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Desfazendo os boatos de elementos irresponsáveis que querem fazer intrigas entre Dr. Santana e os feirantes da feirinha de troca, desejamos informar que não é verdade a história de que ele quer mexer naquela feirinha.Os inimigos da administração usando de jogo baixo não se cansam de fazer fofocas para intranqüilizar aqueles feirantes, pessoas simples as quais esses elementos querem manipular de qualquer forma.

O Prefeito Municipal, Dr. Manoel Santana, afirma que, não existem planos para tal mudança e quando isso for pensado será sempre com uma conversa franca com os feirantes e sempre para beneficiar todos eles.
 
Dr. José Carlos Pimentel Silva
Assessor Especial de Relações Institucionais

Edições Anteriores:

Setembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30