xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 20/03/2010 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

20 março 2010

Virgem que chora "lágrimas de óleo" atrai fieis na França


Um quadro com uma imagem da virgem Maria que supostamente "chora lágrimas de óleo" criou um fenômeno de peregrinação na França, atraindo centenas de fiéis semanalmente à residência dos donos da obra, nos arredores de Paris. Segundo relatos da família Altindagoglu, cristã-ortodoxa e de origem turco libanesa, proprietária do quadro, as supostas "lágrimas" com uma textura oleosa começaram a escorrer do rosto da virgem no dia 12 de fevereiro. A família vê essa data de uma maneira simbólica, afirmando que o suposto evento teria tido início antes da Quaresma, período importante para os cristãos. Inicialmente, a família teria revelado o suposto ocorrido apenas às pessoas mais próximas.

Mas a notícia teria se espalhado que fiéis de outros países, como Bélgica, Espanha, Suíça e Estados Unidos, segundo a família, foram à sua casa para ver o suposto fenômeno, que também interessou seguidores de outras religiões.

Benção e prudência

Pessoas doentes e os que esperam obter graças e bençãos representam a maior parte dos visitantes, embora também existam curiosos. Os fiéis levam pedaços de algodão ou tecidos para tentar recolher o suposto óleo que escorreria do rosto da virgem. Uma missa já foi celebrada na casa por um padre ortodoxo. Mas a Igreja não se pronunciou oficialmente sobre o suposto "milagre". Em um comunicado, a diocese greco-ortodoxa do Patriarcado de Antioquia na Europa Ocidental afirmou apenas que "se há um significado a ser dado a essa manifestação, é o de que a Virgem abençoa a família". No texto, a diocese também pede aos fiéis "prudência" em relação ao suposto fenômeno.

Visitas

Devido ao número de visitas diárias, pelo menos 50 mas que podem atingir até uma centena, a família afirmou ter sido obrigada a limitar os horários de acesso à sua casa. Em frente ao local, situado em Garges-lès-Gonesse, no norte de Paris, a família colocou uma placa informando que as visitas devem ser realizadas entre 12 e 16 horas. "Fomos obrigados a organizar porque as visitas começavam às 6 horas e havia pessoas que ficavam até a madrugada", afirma a mulher, Selim Altindagoglu. Ela afirma ter sido a primeira a ter visto as "lágrimas de óleo" escorrerem do rosto da virgem. Uma proteção em plástico transparente também foi colocada sobre quadro, em madeira, devido ao grande número de visitantes que tocavam a imagem de Maria segurando Jesus em seus braços. Segundo a família, "lágrimas" de óleo teriam supostamente escorrido do quadro durante três semanas ininterruptas. Agora, nem sempre os fiéis que vão ver a obra teriam a oportunidade de observar o suposto fenômeno. Mas o assunto continua suscitando o interesse das pessoas na França. Discussões na internet questionam se seria um "milagre" ou uma fraude.

Marie-Alice Belcour, uma restauradora de obras de arte entrevistada pelo jornal Libération, afirma que materiais de quadros, cobertos com resinas plásticas, "podem derreter com o calor".

Ela afirma que azeite de oliva também possa ter sido utilizado na pintura.

DANIELA FERNANDES da BBC Brasil, em Paris (França)

A longa espera de um náufrago - Por Emerson Monteiro

Que inigualável o pensamento!... De um momento a outro, formam-se nuvens de imagens e apontam no horizonte as palavras, quadro nítido a contar o que isso quer dizer, no trânsito filosófico de conceitos, à pulsação de significados. Existência quer falar, neste mar sem fim. Os endereços das mensagens abrem portas, pedindo clemência, num fervilhar de ancas, dançarinas fogosas de lábios convidativos, e descem pelas veias do instante a seiva de persistir, diferente de quando o barco afundou, largou tripulantes no alto mar, ou em meio aos rochedos afiados de continentes escuros, ou areias escaldantes de ilhas desertas, indiferentes projetos ilusórios que antes alimentavam sonhos fantasmagóricos, perdas largadas nas ondas por náufrago agarrado a vida incógnita qual derradeira esperança irresponsável.
Vem o Sol, vem a Lua, as Estrelas, dias e noites pontuais... Popas distantes de outros barcos passam ao largo inalcançáveis... Chuva... Vento... Uma lâmina impaciente de vagas brilhantes cobre de espumas cinzentas narinas ofegantes.
Boiar sobre escombros, agarrado aos laços de cordas rotas, língua seca e lábios tostados, marcas purulentas de esverdeadas escamas lhe cobrem a pele. Nisso, luz intensa perfura-lhe os olhos, enquanto a pulsação das águas fustiga o flanco do destino à deriva, ritmo de canção entranhada na memória sem qualquer sentido, que persiste no oceano de inconsciente sonâmbulo, vadio marulhar forte na caverna dos ouvidos.
Lento esperar por quem nunca avisou que chegaria aos comboios próximos das circunstâncias possíveis... Porém mandara subscrito inevitável demonstrando a obrigação de viver enquanto no peito sacudir o tambor do coração...
Ao apagar das luzes do verão absurdo, fogo-fátuo indiferente crepita o infinito da planura e saltam mechas derradeiras de poente, cenário próprio ao delírio da sede que lhe corrói as entranhas, aviso pegajoso do trilho comum a todos os seres vivos.
Retornam, através da sensação, espasmos frios de gotas saltitantes, desejo apreensivo de rever a família reunida em torno do pão, à mesa do jantar, quando filhos se divertem com menores assuntos. Ouvir o futuro, abandonar asas ao crepitar sereno das tardes simples, solenes, espaço das certezas que fogem, fagulhas amolecendo na brisa de ausências que apenas aguardam outras combinações de letras e argumentos, exemplos eternos da cena seguir em frente, maior do que meros organismos que se dissolvam.
Essa espera também domina o Universo; aves resvalam terras douradas, às vezes bem aqui, outras distantes, reforços do instinto de sobreviver, contenção da indesejável solidão do cérebro tostado no calor das tempestades da alma. Dormir bem que acalmaria por algum tempo o impulso de levar aos outros aquela aventura vivida, e ver outra vez nascer o dia.

CRATO - Seleção das Principais Notícias da Semana


A Secretaria de Meio Ambiente do Crato realizará a Semana da Árvore e da Água


Com a promoção do Governo Municipal do Crato, a Secretaria de Meio Ambiente e Controle Urbano, juntamente com a Universidade Regional do Cariri- URCA, realizará de 22 a 26 desse mês a Semana da Arvore e da Água. O evento contará com palestras educativas, programas de rádio, debates, plantio de mudas, mutirões de limpeza, caminhada de sensibilização e passeio ciclístico. Segundo Vanda Lucia Roseno, Gerente do Núcleo de Educação Ambiental, a semana terá como tema “ Água e Árvore: Modificando seus hábitos” e tem como parceiros o SESC Crato e a Cerâmica Gomes de Matos. A abertura oficial da semana acontecerá, dia 22, as 8 horas e 30 minutos no Centro Cultural do Araripe, no Largo da RRFSA. ( Na foto ao Lado, Secretário de Meio Ambiente do Crato, Nivaldo Soares ).

Governo do Crato promove Curso de Informática e incentiva para o Mercado de Trabalho


A Secretaria de Ação Social do Crato por meio do Centro de Referencia em Assistência Social- CRAS, Alto da Penha iniciou no ultimo dia 3 de março, o Curso de Informática para inscritos acima de 16 anos. O curso é gratuito e oferecido pela Prefeitura Municipal do Crato e tem o objetivo de promover a educação, inclusão social e capacitação para o mercado de trabalho. O treinamento em informática é composto por 5 turmas em um total de 50 pessoas que terão aulas na Tec Center Informática, no centro da cidade, nos turnos manhã tarde e noite.

Seleção para o Projovem já está sendo divulgada

O resultado da seleção dos inscritos o Projovem Trabalhador Juventude Cidadã, em Crato, está sendo divulgado, pela coordenação do Projeto Foram selecionados 500 jovens do município, dentre mais de 800 inscritos no Programa. No próximo dia 27 de março, será realizada a aula inaugural, na quadra Bicentenária. A coordenação do projeto recomenda que os jovens estejam no evento, acompanhados dos seus pais ou responsáveis. A seleção para projeto incluiu alguns critérios, como ter entre 18 e 29 anos, em situação de vulnerabilidade social, e não estar cursando o ensino superior e sem registro empregatício formalizado. O programa tem como meta a qualificação profissional, inserção no mercado de trabalho e destinará um auxílio financeiro de R$ 100,00, durante seis meses, e mais de 350 horas de aulas. Serão abertas 20 turmas. Jovens de todas as comunidades cratenses serão beneficiados. Em 2008, neste mesmo projeto, mais de 30 por cento dos inscritos, foram inseridos no Mercado de Trabalho. A expectativa é que esse número aumente consideravelmente, qualificando jovens e preparando-os para uma vida profissional de sucesso. As informações sobre os classificados podem ser vistas nas secretarias de Educação e Ação Social, e também no site da Prefeitura Municipal. O acesso pode ser feito pelo www.crato.ce.gov.br.

Ministro deverá estar na aula inaugural

O ministro Carlos Luppi, atendeu o pedido do prefeito Samuel Araripe, de aumentar as vagas de 125 para 500 vagas voltadas ao Projovem, beneficiando diretamente jovens carentes do município. O Ministro deverá estar na aula inaugural, atendendo convite do prefeito do Crato, Samuel Araripe, que o recebeu em seu gabinete ano passado, em sua vinda ao Cariri. Em novembro do ano passado o prefeito esteve em Brasília para assinar convênio, já com a conquista das novas vagas. O objetivo do Projovem é qualificar, preparar e inserir os jovens no mercado de trabalho em Crato. Serão oferecidas vagas para cursos como Informática, Vendas, Administração, Metal Mecânica, Bombeiro Hidráulico. O Projeto é desenvolvido por meio do Ministério do Trabalho e Emprego e administração municipal, através da Secretaria de Ação Social. ( na foto ao lado, Ministro Carlos Luppi, Vice-prefeito Raimundo Bezerra Filho e Prefeito Samuel Araripe ).

Vacinação de grupos contra influenza A H1N1 é realizada em Crato

Estará sendo iniciada dia 22, na próxima segunda-feira, até o dia 2 de abril, a segunda etapa de vacinação contra o Influenza A H1N1, destinada as gestantes, crianças de 6 meses e menos de 2 anos de idade; e portadores de doenças crônicas com menos de 60 anos de idade. As vacinações contra o vírus H1N1 acontecerão por grupos, que serão divulgados posteriormente, de acordo com os calendários do Ministério da Saúde. A vacina estará disponível em todos os postos de saúde do município. A primeira etapa de vacinação aconteceu com os profissionais de saúde do município. Uma equipe da Imunização estava se deslocando para as unidades de saúde, no sentido de cumprir a primeira etapa de trabalho.

Administração conclui trabalho de recadastramento dos servidores

A Secretaria de Administração do Município do Crato está concluindo o levantamento e atualização de cadastros de todos os servidores municipais, até o dia 15 de abril. Segundo o secretário Christiano Siebra, no momento em que for feito um levantamento de todos os setores, será verificada a necessidade funcional de cada um deles. A meta da administração Samuel Araripe, é, até o final deste ano, abrir concurso para novas vagas no setor público municipal, nas diversas áreas da administração. O recadastramento dos servidores municipais do Crato foi realizado até o dia primeiro de março e iniciado no mês de dezembro do ano passado. A Secretaria de Administração do Município solicitou do fórum o encaminhamento das certidões de antecedentes, para facilitar o processo. De acordo com o secretário, o objetivo desse recadastramento de todos os servidores é também uniformizar a base de dados da prefeitura, com a finalidade de estabelecer políticas de valorização do servidor público.

Prefeito Samuel Araripe viajou à Brasília onde buscou recursos da ordem de 10 milhões de Reais para o Crato


O prefeito do Crato Samuel Araripe viajou nesta semana à Brasília, no intuito de buscar junto ao governo Federal, com o apoio do deputado federal, Arnon Bezerra, por intermédio do Senador Inácio Arruda, a conquista de mais 10 milhões de reais para serem investidos no Crato. O prefeito procura inserir o Crato no Programa de Aceleração do Crescimento - PAC II. Na última quinta-feira, o prefeito e o Presidente da Saaec, Procópio da Silveira, apresentaram à população, o projeto de Saneamento e rede de abastecimento d´água, que se iniciará em 20 dias, com investimentos da ordem de 9 milhões de reais advindos de convênio com o PAC 1, que trocará nos próximos 6 meses, cerca de 15Km de tubulação de água da cidade. Segundo Samuel Araripe: "Vou hoje à Brasília mais uma vez buscar recursos para o Crato, agora da ordem de 10 milhões de reais. O Crato hoje é uma cidade em franco desenvolvimento, e nos comprometemos com a população desde o início, de que ao final da nossa gestão, as pessoas do Crato poderão olhar para a sua cidade, e sentirem orgulho de serem cratenses. Sabemos o quão árdua é nossa tarefa, mas sabemos como e aonde conseguir esses recursos. E o prefeito de uma cidade como o Crato tem mais é que batalhar para trazer melhorias, porque estas não vem de mão beijada... O gestor precisa ser dinâmico, fazer articulações em Brasília, a fim de conseguir os recursos, que tenham certeza, não vem de outra forma, apenas através de fontes Federais e Estaduais bem articuladas." disse Samuel Araripe.

Texto e Foto: Dihelson Mendonça
Para o Blog do Crato
www.blogdocrato.com

Inauguração do Posto de Vila Malhada é prestigiada pela comunidade local

Bastante prestigiada pela comunidade da Vila Malhada, a inauguração do posto de saúde da localidade, no sábado passado. A unidade de saúde recebeu reforma e ampliação, um trabalho que vinha sendo reivindicado pela população local. O trabalho faz parte de um projeto constante de melhoria dos locais de atendimento à população, em comunidades e no centro urbano do Crato, possibilitando, segundo a Secretária de Saúde, Nizete Tavares, um serviço de melhor qualidade na área da saúde para a população. A entrega do posto contou com a presença de autoridades municipais.

Crato se mobiliza contra a dengue: carro fumacê começa atuação em bairros da cidade

O Crato se mobiliza contra a dengue. A Secretaria de Saúde do Município, por meio de solicitação à Secretaria de Saúde do Estado, iniciou ontem, nos bairros Vila Alta, Misericórdia, Pinto Madeira, dentre outras localidades, a borrifação com a presença do carro fumacê, para conter o índice de infestação na cidade. Mais de 70 casos de dengue já foram confirmados, e a assessora técnica da Secretaria, Aline Franca, afirma que setores como Endemias, com os agentes, Mobilização Social, dentre outros técnicos da saúde, estão mobilizados, junto à comunidade, no intuito de conter os avanços do mosquito, já que foram registrados casos de dengue em todos os bairros. O carro fumacê irá passar pelos 25 bairros da cidade. A Secretaria de Saúde também solicita a colaboração da sociedade cratense, no sentido impedir que os focos do Aedes aegypti aumentem. Às mobilizações são no sentido de conscientizar a população para esta realidade. Também vem sendo feitas visitas nas escolas, em comunidades e residências onde há reincidência dos focos. Um calendário de visitações está sendo cumprido por meio da Mobilização Social.

Fotos da Inauguração do Posto da Malhada:








Com informações Adicionais da Assessoria de Imprensa - PMC
Fone/Fax - (88) 3521.9960
Mais informações:
http://www.crato.ce.gov.br
http://www.prefeituramunicipaldocrato.blogspot.com

BLOGFLAGRANTE:SALVE!SALVE O DIA DE SÃO JOSÉ-Por Wilson Bernardo.

Em noite do santo padroeiro da chuva,um carro desgovernado cai dentro do canal do rio Granjeiro,felizmente sem mortes e todos bem,um grupo de jovens,perdeu o controle do veiculo,e deram com o corola dentro do velho GRANJA, segundo quem presenciou o acidente,o santo padroeiro do Ceará,em noite de milagre protegeu a todos,o susto foi enorme mas foi grande o alivio,pois do males o melhor que se o corola e se preserve o bom censo de não dirigir de forma inadequada,salve! salve! a gora o santo padroeiro dos motoristas desgovernados.

O corola navegando

Por dentro do canal
e todos salvos pelo divino
Padroeiro do Ceará São José,da santa cruz dos Beatos.
Obs:Peço desculpas pela qualidade de algumas fotos,pois tive problemas com o equipamento...
Wilson Bernardo(Cobertura Fotográfica)

Desbloqueio sem multa pode encarecer celulares pré-pagos


Os aparelhos de celular pré-pagos poderão ficar mais caros após a entrada em vigor de decisão da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). O órgão regulador determinou na quinta-feira que o desbloqueio de celular é direito de todo cliente e poderá ser feito a qualquer momento, sem cobrança de multa. A decisão passará a valer a partir da sua publicação no Diário Oficial da União, que está prevista para a próxima semana. "As operadoras poderão parar de vender celular subsidiado nos planos pré-pagos porque não terão nenhuma vantagem em dar o desconto", afirma o presidente da consultoria Teleco, Eduardo Tude.

Na prática, com a medida o consumidor poderá comprar o aparelho com o desconto e não terá nenhum compromisso em continuar com a operadora, uma vez que o aparelho será desbloqueado. Um representante de uma operadora confirmou o aumento de preços e classificou a mudança como "certa". Atualmente, algumas operadoras vendem o celular pré-pago com desconto, mas o aparelho vem bloqueado. No caso da Vivo, o cliente pode optar entre comprar o aparelho bloqueado, com o subsídio, ou desbloqueado, sem o desconto. Segundo informações da assessoria de imprensa da empresa, quando o consumidor pede para desbloquear um aparelho que foi vendido com o desconto, é cobrado o valor do subsídio. A Vivo não informou o que ocorrerá a partir da mudança. "A possibilidade de manter o cliente fiel a você é vender o aparelho bloqueado mais barato", afirmou Rodolpho Tourinho, diretor de Assuntos Corporativos da Claro, em entrevista à Folha Online na semana passada, antes da decisão da Anatel. Para ele, o grande penalizado pela medida é o consumidor, já que ela fará com que haja apenas aparelhos sem subsídio no mercado pré-pago, mais direcionado à baixa renda, o que prejudicaria essa classe.

"Sem o desconto, os consumidores de classes mais baixas vão procurar uma promotora de vendas para comprar o aparelho, o que pode encarecer bastante o produto, ou deixarão de comprar", disse. "De uma forma ou de outra, ele vai ser penalizado." A Claro informou, porém, que terá uma posição oficial sobre o assunto após a publicação da decisão no Diário Oficial. Já no caso dos celulares pós-pagos com desconto não deverá ocorrer aumentos de preços, mas apenas nos casos em que houver fidelização. Segundo a decisão da Anatel, os clientes pós-pagos que tiverem subsídio no aparelho também terão direito ao desbloqueio, porém, deverão continuar com a empresa por 12 meses. Se descumprirem a regra, pagarão multa. Essa é também a opção da TIM, que já comercializa os aparelhos desbloqueados desde fevereiro. Na operadora, o cliente pode escolher entre o aparelho sem subsídio e sem fidelização ou o desconto no aparelho, com um plano de um ano. Nos aparelhos pré-pagos, não há subsídio.

O presidente da Teleco, no entanto, pondera que o desconto nos aparelhos pré-pagos poderá somente diminuir e não acabar. Segundo ele, operadoras como Vivo, Claro e TIM têm maior poder de negociação na compra dos aparelhos por pertencerem a grandes grupos. A Telefónica e a América Móvel, da Vivo e a Claro, respectivamente, têm mais de 200 milhões de clientes, cada. Já a TIM, da Telecom Itália, tem mais de 80 milhões de celulares, de acordo com o especialista. "Essas empresas conseguem comprar aparelhos por um preço menor do que é vendido no varejo. Elas poderão decidir se mantêm o subsídio ou não", afirma Tude.

A Oi, que defende o desbloqueio em suas campanhas publicitárias, comemorou, em comunicado, a decisão da Anatel. "O desbloqueio, uma exigência do consumidor, já é realidade no mercado. A Anatel está reafirmando o direito do consumidor ao desbloqueio gratuito e a proibição de cobrança pelo desbloqueio. A Oi comemora essa vitória porque isso demonstra o amadurecendo do mercado. Essa liberdade já tinha sido conquistada por nossos clientes", afirmou, no texto, o diretor de Mercado da Oi, João Silveira.

Regulamentação

A decisão partiu de interpretação da agência sobre o regulamento da telefonia móvel. Até então, havia o embate de ideias entre dois segmentos. Uma vertente interpretava que o bloqueio não é compatível com os princípios de liberdade de escolha e da livre concorrência. Outro segmento defendia que o desbloqueio, quando feito em prazo inferior a doze meses, deveria ser acompanhado de cobrança de multa rescisória. Segundo o presidente da Anatel, Ronaldo Sardenberg, o desbloqueio antes de 12 meses deixa agora de ser tipificado como quebra contratual.

GIULIANA VALLONE
MARIANA SALLOWICZ
da Folha Online

Deseja comprar Móveis ? - DULARE MÓVEIS - O Seu Melhor local para comprar móveis no Cariri


Dulare 400

DULARE é a mais nova opção para você comprar seus móveis na Região do Cariri. Se você procura qualidade por preços acessíveis, o caminho certo é na DULARE MÓVEIS. E aproveite as ofertas de fim-de-ano. DULARE - Bons Móveis para Você - Em crato, na Praça Siqueira Campos.

Uma grande loja com o maior sortimento:

Image2


Sofás, Camas, Guarda-roupas, salas, cozinhas completas...

Dsc04075

Atendimento por pessoal treinado. Garantia de bom atendimento e respeito ao cliente.

Dsc04134


DULARE MÓVEIS - Promoção de Inauguração

Em CRATO, na Praça Siqueira Campos

Empresa parceira do Blog do Crato

Fortaleza é uma das cidades mais desiguais do mundo, diz estudo da ONU - Postado por Océlio Teixeira


Goiânia (10ª), Belo Horizonte (13ª), Fortaleza (13ª), Brasília (16ª) e Curitiba (17ª) são as que apresentam as maiores diferenças de renda entre ricos e pobres no País

Cinco cidades brasileiras estão entre as 20 mais desiguais do mundo. Relatório apresentado nesta sexta-feira, na abertura do 5º Forum Urbano Mundial da Organização das Nações Unidas (ONU), no Rio, revela que Goiânia (10ª), Belo Horizonte (13ª), Fortaleza (13ª), Brasília (16ª) e Curitiba (17ª) são as que apresentam as maiores diferenças de renda entre ricos e pobres no País. O documento O Estado das Cidades do Mundo 2010/2011: Unindo o Urbano Dividido também informa que o Brasil é o país com a maior distância social na América Latina.

O Rio de Janeiro, na 28ª posição, e São Paulo, na 39ª, também são cidades consideradas com alto índice de desigualdade, de acordo com o relatório da ONU. Nove municípios na África do Sul lideram o ranking. As capitais da Nigéria, Etiópia, Colômbia, Quênia e Lesoto também estão entre as mais desiguais. No total, 138 cidades de 63 países em desenvolvimento foram analisadas. O relatório baseia suas conclusões no coeficiente Gini - cujos indicadores medem a concentração de renda de um país.

Na avaliação do coordenador do relatório e diretor do Centro de Estudos e Monitoramentos das Cidades do Programa da ONU para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat), o mexicano Eduardo Lopez Moreno, existe vínculo direto entre desigualdade e criminalidade. Mais do que custos sociais, o abismo entre ricos e pobres também provoca prejuízos econômicos.

"Estatisticamente falando, existe sim um vínculo. É muito possível que a cidade mais desigual vai gerar muito mais fácil distúrbios e problemas sociais. As autoridades desses países vão deslocar recursos que deveriam ir para investimentos para conter esses movimentos sociais. O custo social acaba se traduzindo em custo econômico", afirmou Moreno.

Favelas

Em termos de favelização, o estudo da ONU apresenta resultados paradoxais para o Brasil. Apesar de ter sido o país que apresentou o maior número absoluto de pessoas que deixaram de viver em condições de favelização na América Latina - 10,4 milhões -, a pesquisa mostrou que o desempenho relativo ficou abaixo dos vizinhos. Enquanto as condições de moradia melhoraram para 16% da população brasileira, este índice ficou em 40,7% na Argentina, 39,7% na Colômbia, 27,6% no México e 21,9% no Peru.

As estimativas apresentadas na pesquisa são de que mais de 227 milhões de pessoas no mundo todo deixaram de viver em regiões faveladas desde o ano 2000. Isso representa uma evolução 2,2 vezes maior do que o estimado nas Metas de Desenvolvimento do Milênio, que haviam estabelecido objetivo de melhorar as condições de habitação de 100 milhões de pessoas até 2020.

"A situação melhorou em dez anos, mas infelizmente no mesmo período o aumento líquido dos pobres urbanos é de 55 milhões", disse Anna Tibaijuka, diretora-executiva do ONU-Habitat.

De acordo com a metodologia da pesquisa, deixar de viver em condição de favelização não significa necessariamente mudança de residência ou remoção de comunidade. Acesso a saneamento básico e água potável, o material utilizado nas moradias e a densidade das residências são os fatores para avaliar se uma região é ou não favelada.

Fonte: O POVO
Foto favela: Eduardo Almeida(DN - 02.04.2006 - Favela da Zeza)

COLUNA AMILTON SILVA - Futebol - Itapipoca consegue empate Heróico


Itapipoca Consegue Empate Heróico

Jogando fora de casa em partida válida pela sexta rodada do Cearense 2010, o Itapipoca empatou em 2 X 2 com o Maranguape. O jogo foi realizado no estádio Moraizão, em Maranguape, César de penalte aos 36 minutos da primeira etapa abriu o marcador, logo aos tres minutos da etapa final, Dino ampliou para dois a zero. O Itapicoca inferiorizado no marcador ainda perdeu os atletas Gonçalves e André Luiz expulsos e Márcio Silva por contusão. Milagrosamente o time visitante conseguiu o heróico empate através de Teles aos 36 minutos e Isac aos 44 minutos do segundo tempo. Duas partidas serão realizadas na noite desta sexta feira pelo Cearense: Ceará X Boa Viagem e Horizonte X Fortaleza.

Copa Libertadores

Duas equipes brasileiras atuaram ontem pela primeira fase da copa Libertadores. O São Paulo jogou no Morumbi, e venceu com facilidade o Nacional do Paraguay por 3 X 0 e assumiu a liderança do Grupo 2. Mais de 20 mil torcedores do Internacional foram a vizinha cidade de Rivera, e presenciaram o empate sem gols entre as equipes do Internacional e Cerro.

Copa do Brasil

O Santos foi a Belém do Pará e não tomou conhecimento do adversário, venceu a partida por 4 X 0, classificando-se para próxima fase da competição. O Remo adversário dos santistas, apresentou uma partida apática tendo perdido uma penalidade máxima quando o placar estava 3 X 0 para o time da Vila, através do jogador Marciano , revelado pelo Icasa de Juazeiro do Norte. Apenas duas equipes conseguiram classificar-se antecipadamente nesta segunda fase, o Santos e Fluminense.

Por: Amilton Silva, Editor de Esportes do Blog do Crato


Proposta de reabertura de bordéis causa polêmica na França



NE - o Mais antigo Ganha-Pão... E aqui no Brasil, precisa ?

A proposta de uma parlamentar francesa de permitir a reabertura de bordéis no país - proibidos logo após o final da Segunda Guerra Mundial - está provocando debates na França. A deputada Chantal Brunel, do partido governista UMP, defende a iniciativa dizendo que ela permitiria eliminar as redes mafiosas que exploram as mulheres e daria às prostitutas mais segurança contra agressões nas ruas, além de um acompanhamento médico e jurídico no trabalho. O Ministério do Interior da França determinou que um grupo de estudos, integrado por Brunel, discuta a questão. De acordo com a deputada, a primeira reunião preparatória desse grupo será realizada na próxima semana. Uma pesquisa do Instituto CSA feita para o jornal "Le Parisien", divulgada na quinta-feira, indica que 59% dos franceses são favoráveis à reabertura das casas de prostituição.

Apenas 10% são contrários à iniciativa, e o restante não se pronunciou sobre a questão. Há sete anos, uma pesquisa apontou que 26% das pessoas ouvidas eram contra a mudança.

Trabalhadores do sexo

Segundo estimativas, haveria entre 20 mil e 30 mil "trabalhadores do sexo" na França, embora não existam estatísticas oficiais. Cerca de 60 mil pessoas se prostituiriam ocasionalmente. A grande maioria (80%) das prostitutas seria de origem estrangeira, principalmente do leste europeu e da África. Para apoiar sua ideia de reabrir os bordéis na França, a deputada afirma que estabelecimentos desse tipo já existem há anos em países como Holanda, Suíça, Espanha e Alemanha. "Nos países onde essas casas são autorizadas, as mulheres pagam uma quantia aos proprietários, mas muito menor do que elas dariam aos seus cafetões", afirma Brunel.

Oposição

Algumas associações de auxílio às prostitutas, no entanto, se opõem à reabertura dos bordéis no país, de acordo com o jornal *Le Parisien". "O que seria de uma sociedade que deixa mulheres fechadas em um lugar para o prazer dos homens?", questiona Bruno Lemettre, presidente de uma associação que presta auxílio às prostitutas. Lemettre afirma que em bordéis na Bélgica, por exemplo, "as prostitutas ficam fechadas doze horas por dia na penumbra e bebem álcool o dia inteiro para não ter consciência do que estão fazendo". As casas de prostituição na França foram proibidas em abril de 1946 pela lei Marthe Richard. Na época, existiam 1,4 mil estabelecimentos do tipo na França, sendo 300 deles em Paris. Os arquivos nacionais da prostituição no país também foram destruídos.

DANIELA FERNANDES de Paris para a BBC Brasil
Foto ilustrativa: Foto de Bordel na Alemanha - bocaberta.org

Curiosidade - Músico é submetido a cirurgia cerebral enquanto toca violino

NE - Essa você nunca viu!


Roger Frish tocou violino na mesa de cirurgia. (Foto: Clínica Mayo/Divulgação)

Violinista teve que tocar com a cabeça imobilizada. (Foto: Clínica Mayo/Divulgação)

Ele tinha problema neurológico que o atrapalhava na profissão. Tocar o instrumento ajudou médicos a encontrarem falha. Tremores nos braços estavam impedindo o violinista Roger Frish, de Minneapolis, nos EUA, de tocar seu instrumento. Para curá-lo, os neurologistas tinham que instalar um marca-passo em seu cérebro, mas tinham dificuldade de encontrar o ponto exato onde ocorria o problema. A solução encontrada foi realizar a cirurgia enquanto Frish tirava notas do violino. Assim, os médicos conseguiram descobrir o lugar do cérebro que estava emitindo em momentos errados os chamados tremores essenciais – impulsos intermitentes e repetitivos. A cirurgia deu certo, e o violonista já pode voltar aos palcos.

Fonte: G1

Serra diz que lança candidatura à Presidência em abril



SÃO PAULO (Reuters) - Após meses de expectativas, o governador paulista, José Serra (PSDB), acabou assumindo nesta sexta-feira que irá disputar a Presidência da República em outubro. Ainda que não tenha dito literalmente ser candidato, Serra afirmou que lançará sua candidatura no início de abril.

"Faltam poucos dias... no começo de abril", disse Serra em entrevista ao jornalista José Luiz Datena, da TV Bandeirantes, ao ser perguntado quando lançaria sua candidatura. O PSDB esperava há meses a manifestação pública do governador sobre sua candidatura à Presidência. Nas últimas semanas, líderes tucanos, como o senador Tasso Jereissati (CE), vinham reclamando publicamente do fato de o governador não se apresentar como pré-candidato à Presidência, mesmo depois de o PT ter lançado a ministra Dilma Rousseff no mês passado.

"No partido há uns, como eu, que não estavam com ansiedade nenhuma. Mas havia os ansiosos, e por isso esse anúncio é positivo", disse à Reuters o líder do PSDB na Câmara, deputado João Almeida (BA). "Essa boataria cria um clima de instabilidade. Com esse anúncio, essas preocupações se dissipam." Na entrevista, Datena questionou: "Como é que o senhor vai negar que é candidato à Presidência da República?" Para quem vinha driblando sistematicamente a questão, desta vez Serra foi menos evasivo. "Não, eu não estou negando. Eu estou dizendo que nesse momento, enquanto eu estiver no governo, eu não vou fazer campanha, só isso."

E não se esquivou totalmente de questões bem mais complexas, como a possibilidade de ter o governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), como seu vice.

"A coisa de vice é muito mais adiante... é um assunto que só vai ser resolvido bem depois, fim de maio, junho", disse. Neste momento, Aécio é pré-candidato ao Senado. Sobre a disputa com Dilma, Serra avaliou que o governo atual fez coisas boas mas ainda existem problemas e que os eleitores decidirão "quem é mais capaz de garantir as coisas boas e melhorá-las e quem é capaz de enfrentar os problemas". "Naturalmente aí pesam as ideias, as propostas, e pesa o passado, o que cada um fez, como é que foi provado na vida pública", acrescentou. Em suas declarações, Serra sinalizou um aspecto de sua estratégia de campanha: não trombar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e enfatizar que será o candidato vencedor quem comandará o país nos próximos quatro anos.

"O Lula fez dois mandatos, está terminando bem o governo. O que nós queremos para o Brasil é que o Brasil continue bem e até melhor", disse. "Você tem que ver quem é que vai ser presidente, quem é que vai dirigir as coisas. Porque o presidente é insubstituível... não governa terceirizado."

(Reportagem de Natuza Nery e Hugo Bachega, em São Paulo, e Fernando Exman, em Brasília; Texto de Alexandre Caverni) - Foto: http://www.jblog.com.br

Correios - Atraso na entrega de correspondência afeta regiões Norte e Nordeste


Em Alagoas, moradores tem de ir aos Correios buscar correspondência. Órgão diz que vai aumentar frota de aviões e contratar mais carteiros. Atrasos na entrega de correspondência pelos Correios estão provocando problemas a milhões de brasileiros, principalmente nas regiões Norte e Nordeste. Em Alagoas, os moradores de Marechal Deodoro, a 25 quilômetros de Maceió, é que têm de ir à agência dos Correios para não receber as correspondências com atraso. Há quatro meses tem sido assim.

“Quando o pessoal entra aqui, pra ser atendido é mais 45 minutos de demora, duas horas, cinco horas, tem essas pessoas aqui que passaram cinco horas”, diz a dona de casa Ana Paula da Silva.

Segundo a agência, dos cinco carteiros da cidade, dois estão doentes. E a entrega atrasou. “O pessoal que mora em outras localidades têm que pagar passagem, pessoal, quem tem transporte tem que gastar combustível, quer dizer, e esse ‘desaperreio’ todo”, afirmou o aposentado José Luís Ferreira. O pessoal que mora em outras localidades têm que pagar passagem, pessoal, quem tem transporte tem que gastar combustível, quer dizer, e esse ‘desaperreio’ todo "

Em Fortaleza, a aposentada Gilda Peixoto confere a caixa de correspondências, mas as contas que ela espera só chegam com atraso, depois da data de vencimento. “A gente paga multa por atraso. Agora, eu queria saber quem é que vai pagar pra gente a multa que a gente paga?” O atraso na entrega das correspondências também afeta empresas, como a corretora de seguros onde trabalha Luiz Carvalho. Os boletos teriam que chegar com muita antecedência porque ainda precisam ser encaminhados aos clientes. “A gente trabalha aqui hoje, a massa da carteira da gente de seguros, todas são cobrança via bancária e carnê de pagamento. Então se isso chega no dia ou muito próximo do vencimento, então fica difícil pra fazer a entrega da logística, entregar pros clientes mesmo, que a gente tem esse procedimento”, disse. A direção local dos Correios informou que vai fazer um concurso para contratar mais carteiros. Em Manaus, desde dezembro foi suspenso o serviço de entrega rápida de encomendas. Eu reclamei agora há pouco e o rapaz me disse que a declaração que ele tem a dar é que era problema com o transporte, não com o Correio em si. Eu tenho prazo pra entregar uma documentação e se não chegar lá no prazo, o que eu vou dizer? “Eu reclamei agora há pouco e o rapaz me disse que a declaração que ele tem a dar é que era problema com o transporte, não com o Correio em si”, afirmou a empresária Emanuele Oliveira. “Eu tenho prazo pra entregar uma documentação e se não chegar lá no prazo, o que eu vou dizer?”

Segundo os Correios os atrasos se devem a problemas na rede postal noturna, que faz o transporte aéreo de correspondências e objetos. Até outubro do ano passado, nove aviões operavam na rede. Mas quatro tiveram que parar para manutenção. Agora, apenas cinco estão em operação.

Os cargueiros são de empresas contratadas pelos correios. A falta de aviões afetou uma linha para Manaus e outra para o Nordeste. Por problemas no serviço, os Correios romperam o contrato com duas empresas e estão abrindo licitação para regularizar o transporte. Com essas medidas, os correios esperam ter 11 aviões na rede postal. Mas ainda não há prazo para que o serviço volte ao normal. Os Correios estão avisando aos clientes do serviço de entrega rápida sobre os atrasos que estão ocorrendo.

Sobre as contas, segundo os Correios, as empresas têm que dar aos clientes uma alternativa para que eles recebam uma segunda via ou possam efetuar o pagamento de outra forma.

Do G1, com informações do Jornal Nacional

INTERNET - Empresas fazem parceria para investir em TV

O Google e a Intel juntaram-se à Sony para desenvolver uma plataforma chamada Google TV, que tornaria possível acessar aplicações da web, como a rede social Twitter e o site de compartilhamento de fotos Picasa, em aparelhos de TV, com a mesma facilidade com que se troca de canal. Hoje, já existem televisores que oferecem acesso à internet nos EUA, mas a escolha dos sites para navegar ainda é bastante limitada.

O Google pretende abrir sua plataforma de TV – que é baseada no sistema operacional Android para smartphones – para desenvolvedores de software. A ideia é que isto estimule a criação de aplicativos, como acontece no aparelho iPhone, da Apple. A Logitech, especializada em controles remotos e microfones de computador, foi contactada pelas empresas parceiras para desenvolver periféricos, incluindo um controle remoto com um pequeno teclado.

O projeto ainda está em negociação. Segundo uma fonte do jornal New York Times, que não quis se identificar, a ambição do Google é estar "em todos os lugares que tenham internet". Um protótipo de conversor foi desenvolvido, mas a tecnologia – que usará chips Intel – deverá ser incorporada diretamente nos aparelhos de TV.

Esta não é a primeira vez que o Google tenta chegar ao mercado televisivo. Há três anos, ele lançou um programa chamado Google TV Ads, que vende anúncios para serviços de TV por satélite e cabo. Oficialmente, a empresa afirma que muitos anunciantes aderiram à iniciativa, mas analistas dizem que a quantidade de lucros gerados é tão pequena que tem pouco impacto nos negócios.

Fontes: Informações de Nick Bilton [New York Times, 17/3/10] - e Observatório da Imprensa

Preço da cesta básica em Barbalha é o menor do Cariri

Foi registrada uma leve queda de 0,3%em relação ao mês de janeiro.

O preço da cesta básica teve redução em fevereiro na maioria das cidades da Região Metropolitana do Cariri. Foi registrada uma leve queda de 0,3% em relação ao mês de janeiro. Assim como na apuração anterior a cesta básica mais cara foi encontrada na cidade do Crato. Para adquirir a cesta básica em Crato, será preciso um gasto de R$ 174,23. Barbalha foi a cidade onde a cesta básica ficou com o menor valor – R$ 125,39, mas quatro dos 12 produtos pesquisados não estavam disponíveis no período de realização da pesquisa.

Em Juazeiro do Norte o custo para aquisição da cesta básica em fevereiro foi de R$ 163,68. A pesquisa aponta ainda o preço da cesta básica nas demais cidades do Carriri. Em Farias Brito, R$ 142,95 para 10 dos 12 produtos pesquisados. Caririaçu R$ 150,65 também para 10 produtos da cesta, assim como em Missão Velha onde a cesta custou R$ 158,00 e em Santana do Cariri o custo para aquisição da cesta foi de R$ 142,55.

Por: Josélio Araújo - Barbalha em Foco

Projeto CRATEANDO - Início das Aulas


INTERPRETAR É REINVENTAR UNIVERSOS


Procurando desenvolver talentos e aguçar a imaginação das crianças de escolas públicas o Cratenado vem com o bjetivo de atender a essa demanda das necessidades que os alunos têm em exercer uma profissão, descobrir seu talento e aproveitar melhor seu tempo. Sob a orientação dos professores Françoi e Yarlei. Click na foto para ver mais sobre a aula e o projeto.

Fonte: Blog Casa Harmônica

Mercadinho Matos - Bons preços, Excelente Atendimento !


O
Mercadinho Matos firmou-se na cidade como um locais preferidos pelos Cratenses para fazerem as suas compras. Bons preços, excelente atendimento, e variedade. Produtos sempre novos, longe do prazo de vencimento. Tudo em: Cereais, enlatados, perfumaria, biscoitos, bebidas e frios em geral. MERCADINHO MATOS - O Prazer de comprar bem pelo melhor preço da cidade, com entrega em Domicílio. Rua Dr. João Pessoa, 73 - Fone (88) 3521-3893 - Crato - CE.

roda

Variedade...


IMG_5343


Qualidade dos Produtos...


IMG_5353

Na foto Abaixo: Os proprietários: Aluísio e Adiê

IMG_9021


mercadinho matos

Mercadinho Matos - A Sua melhor Compra !

Edições Anteriores:

Abril ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30