xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 19/03/2010 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

19 março 2010

Projeto São José é lançado no Cariri - Postado por Océlio Teixeira

Na data que o Ceará celebra o dia do seu padroeiro, São José, o governador Cid Gomes entregou às comunidades de pequenos agricultores das Regiões do Cariri, Centro Sul e Inhamuns 83 novos sistemas de abastecimento de água e54 novos tratores. A entrega aconteceu em Juazeiro do Norte, no Cariri, um dos 27 municípios beneficiados com a ação. "Esses tratores e o abastecimento de água irá fortalecer não apenas a produção agrícola,mas também vai ajudar a minimizar as dificuldades que muitas dessas famílias encontram no campo", disse o governador.

Pela manhã, Cid Gomes entregou mais 155 tratores e novos sistemas de abastecimento de água em Quixadá, no Sertão Central, e à noite, o governador continuará com as comemorações do Dia de São José em Tianguá para a entrega de mais 103 sistemas de água e 44 tratores para os municípios da Zona Norte ,Litoral Oeste e Serra da Ibiapaba. "A data de hoje serámarcada pela maior liberação de projetos da história do Projeto São José", enfatizou o governador.

Segundo o secretário do Desenvolvimento Agrário, Camilo Santana, com essas ações, o total investido do Projeto São José soma R$ 40 milhões em três anos e lembrou que mais de 30 mil famílias serão beneficiadas com as ações deste dia. "Isso mostra o compromisso do Governo do Estado com o homem do campo", disse Santana.

O Projeto São José é uma ação do Governo do Estado que desenvolve um conjunto de medidas para implementação do desenvolvimento rural sustentável.

Fonte: Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado (www.ceara.gov.br)

Coisas que você deve saber antes de comprar um celular - Por: Samuel P. Teles


Na última década o mundo assistiu os celulares e a internet se tornarem características da nossa vida cotidiana, eles deixaram de ser opcionais e se tornaram essenciais como meios de comunicação e informação. Atualmente o número de pessoas que acessa a internet do celular está crescendo e em pouco tempo deverá superar os acessos via desktop. O celular deixou de ser um aparelho usado somente para ligações e se transformou em uma miniatura de nossas vidas, agregando as nossas fotos, vídeos, compromissos, contatos, e-mails, acesso a contas bancárias, livros favoritos, músicas... Os novos modelos incorporam uma gama tão grande de funções que seria inviável explicar cada uma delas, então foram reunidos nesse guia os fatores que merecem serem muito bem avaliados antes de se decidir qual celular comprar.

Pré-pago ou Pós-pago?
Muita gente simplesmente opta por celulares pré-pagos sem avaliar as opções da operadora para os celulares pós-pagos. Os aparelhos pré-pagos são aqueles que não exigem a assinatura mensal, mas em geral as tarifas cobradas sobre eles são muito mais altas e o próprio valor do celular é mais elevado. Se o usuário faz poucas ligações ao dia, um pré-pago é uma boa opção, pois não existe um compromisso com a operadora. Mas se o celular é usado com muita freqüência, celulares pós-pagos são a melhor alternativa, pois dependendo do plano, existirão benefícios como ligações interurbanas mais baratas e a opção de incluir alguns contatos com os quais as ligações serão gratuitas.

Autonomia da bateria
A qualidade da bateria é de vital importância na hora de se comprar um celular. O mais indicado é avaliar o tempo de duração da carga durante a conversação, ou seja, quanto irá durar a bateria em horas de ligação. Cinco horas de conversação simples pode ser considerado muito bom e qualquer valor superior a isso é ótimo. A enorme variedade de aparelhos dificulta a avaliação da bateria levando-se em conta outras funções, mas também podem ser avaliados como acima da média os celulares que tiverem uma duração da bateria igual ou superior a 5 horas em conversação 3G (com vídeo), 5 horas de acesso a internet 3G, 9 horas de utilização da internet em Wi-Fi, 6 horas de reprodução de vídeo ou 15 horas de reprodução de áudio. Esses são apenas valores referência uma vez que a duração da bateria também é influenciada pela temperatura, idade e freqüência de uso.

Câmera digital e de vídeo
Apesar de muitas pessoas preferirem as câmeras digitais independentes, é muito comum o uso do celular na hora de registrar momentos, e isso é parte da chamada vida móvel. Uma câmera que tenha 5 ou mais mega pixels está bem acima dos celulares convencionais. Mas para aqueles que não têm a intenção de fazer grande uso da mesma, 2 ou 3 mega pixels são suficientes.

Tela
Primeiramente ela deve ser legível tanto em lugares pouco iluminados quanto em locais com muita luz natural e artificial. Para ser legível e tornar mais simples a introdução de dados, a tela deve mostrar no mínimo cinco linhas de texto. A escolha ou não de uma tela touchscreen vai depender do próprio consumidor, mas vale lembrar que elas permitem a melhor experiência possível de navegação na web em um celular.

Internet WAP, 3G ou Wi-Fi?
Os celulares mais modernos já vêm com todas as três opções de acesso a internet, mas como não são todos, vou definir brevemente cada uma. A WAP apresenta versões resumidas dos textos disponíveis nos sites comuns eliminando parte das imagens, possui uma velocidade muito reduzida e o custo varia conforme o plano e a operadora. Celulares com Wi-Fi exibem a internet no celular da mesma forma que a vemos no computador, centenas de vezes mais veloz que a WAP e sem custos, mas é necessário estar em uma área coberta por algum ponto de acesso a uma rede sem fio (hotel, posto de combustível, shopping center, etc.). A conexão 3G permite que o acesso a web em alta velocidade de qualquer lugar que possua cobertura do fornecedor do serviço (geralmente a mesma operadora de telefonia), mas os custos são altos e a qualidade do sinal é influenciada pelo clima, pelo ambiente e por uma série de outras variáveis. A escolha vai depender do consumidor, se ele fará muito ou pouco uso da internet no celular, se a cidade onde vive possui grande quantidade de pontos Wi-Fi e se existe uma cobertura 3G de qualidade.

Ergonomia
Ao comprar um celular, é muito importante que o teclado ou a tela possibilitem uma boa marcação e nesse caso o reconhecimento de voz pode ser uma grande vantagem. A navegação e a estrutura dos menus devem ser simples e lógicas, por isso é sempre aconselhável testar o aparelho antes e verificar se o sistema e a organização do mesmo agradam ao futuro dono. O peso e tamanho também devem ser levados em conta na hora da compra, por isso não existe maneira mais prática do que manusear cada uma das opções na hora de fazer sua escolha.

Preço
Este sem dúvida é um dos itens de maior relevância. Antes de fazer qualquer coisa o usuário pode analisar o quanto está disposto a gastar e quais celulares estão disponíveis por esse valor. Uma vez feito isso, poderá fazer uso das dicas já citadas para escolher entre eles.

Fonte: Blogdoguia.com

Por: Samuel P. Teles

O Calor no Crato está de DERRETER ! - Por: Dihelson Mendonça


Matéria publicada no dia 18 de março:
Sol Radioativo !!!


Aqui no Crato nos últimos dias, Urubu voa com uma asa, e usa a outra pra se abanar! Fiz questão de registrar essas fotos ontem, às 12:30, no centro da cidade. O calor é tão grande, que temos a impressão de que estamos cozinhando por dentro. O Sol é de uma intensidade tal, que parecem labaredas de fogo. Um amigo meu diz que nós estamos vivendo no INFERNO DE DANTE, em alusão à Divina Comédia de Dante Alighieri. O certo é que se não chover nos próximos dias,... sei não... a coisa vai ficar preta!

Em qualquer parte, nesse horário, tudo pára, e apenas os mais afoitos conseguem entrar "no sol". Temperatuas à sombra de mais de 38 graus. Ao sol nem consigo medir pra nao derreter o termômetro. E não chove mais... Isto é Incrível !!

Dsc06149

Quem tem cabeça, se refugia do Sol Radioativo:

Dsc06117

Abaixo: Ladeira da Monsenhor Assis feitosa: poucos se atrevem a passar nesse horário

Dsc06100

Muita gente está usando sombrinhas e guarda-chuvas ( Uma medida sensata )

Dsc06108

Ao sol escaldante e ao asfalto quente, a cabeça começa a ficar zonza!

Dsc06131

Saiam do sol...

Dsc06141

Protegendo-se de Câncer de pele, o tipo de Câncer que mais mata no mundo!

Dsc06143



Dsc06144

Fotografia: Dihelson Mendonça e Ninha Brito

HOMENAGEM A SÃO JOSÉ - Por Maria Otilia



Bom José
Padre Zezinho

Olha o que foi meu Bom José
Se apaixonar pela donzela
De entre todas as mais belas
De toda a sua Galiléia
Casar com Débora ou com Sara,
Meu Bom José, você podia
E nada disso acontecia, mas você foi amar Maria.
Você podia simplismente ser carpinteiro
E trabalhar
Sem você ter que se exilar, nem se esconder
Com Maria
Meu bom José, você podia, ter muitos filhos
Com Maria
E teu ofício ensinar
Como teu pai sempre fazia
Por que será meu bom José, que esse teu filho
pobre um dia
Andou com estranhas idéias,
que fizeram Chorar maria
Me lembro às vezes de você
Meu bom José, meu pobre amigo
Que desta vida só queria
Ser feliz com sua Maria


Que São José traga para nós muitas bençãos e um bom inverno para nossos agricultores.

A PEDOFILIA NA IGREJA CATÓLICA - Revista CartaCapital

No passado, o papa Ratzinger foi um ferrenho defensor do acobertamento dos casos de pedofilia. Agora vê o problema rondar seu irmão e assombrar o Vaticano.


Em CartaCapital que chega hoje às bancas, a matéria de capa, assinada por nossa repórter Cynara Menezes, toca numa ferida exposta pela Igreja Católica: a pedofilia.O assunto tem ocupado um espaço importante na mídia mundial nas últimas semanas e mereceu um destaque nesta edição de CartaCapital, que debate o tema e entrevista o vaticanista italiano André Tornielli, do diário italiano Il Giornale.

Ele afirma que a igreja finalmente começou a reagir publicamente contra a pedofilia, mas cobra: “por que não intervimos de maneira mais forte, para que os padres culpados desses atos terríveis não fossem impedidos de cometê-los outra vez?”.

Cynara abre sua matéria assim: “a omissão é um pecado que se faz não fazendo, ensinou o padre Antônio Vieira quatro séculos atrás. Mesmo com as denúncias de abusos sexuais por sacerdotes a pipocar no mundo inteiro nos últimos dez anos, foi preciso que a sombra da pedofilia se aproximasse do Vaticano para o comando da Igreja Católica decidir enfrentar o assunto de maneira um pouco mais transparente – e firme. No sábado 20, o papa Bento XVI vai divulgar uma carta aos fiéis da Irlanda condenando a pedofilia, na tentativa de “curar” um país onde os abusos, de tão numerosos foram considerados endêmicos”.

E ela prossegue “dois informes sobre pedofilia na Igreja irlandesa, concluídos em maio e em novembro de 2009, revelaram que ao menos 15 mil crianças e adolescentes foram vítimas de abusos físicos e sexuais nos últimos 60 anos em escolas e instituições correcionais católicas”.

15 mil. O que nosso leitor acha disto? O tema será retomado pelo nosso site ao longo da semana. Mas se você quiser ver a matéria completa, vale a pena uma ida até a banca mais próxima.

E com São José... As Chuvas, Pachelly Jamacaru



Foto: Pachelly Jamacaru

Psicologia no Cotidiano Ψ Bissexualidade Ψ Por João César Mousinho Queiroz




A Bissexualidade consiste na atração física, emocional e espiritual por pessoas tanto do mesmo sexo quanto do oposto, com níveis variantes de interesse por cada um, e à identidade correspondente a esta orientação sexual.Bissexual é portanto o termo aplicado a seres e, mais comumente, pessoas, que se sentem atraídos por ambos os sexos, servindo portanto de um quase meio-termo entre o hetero e o homossexual. O número de indivíduos que apresentam comportamentos e interesses de teor bissexual é maior do que se suporia à primeira impressão, devendo-se a pouca discussão desta situação essencialmente a uma tendência geral para a polarização da análise da sexualidade, tanto em nível acadêmico como, muito mais marcadamente, em nível popular, entre a Heterossexualidade e a Homossexualidade.
Bissexualidade tem como característica, um homem sentir-se atraído afetiva-sexualmante por mulheres, mas também para com os homens, sendo que o mesmo pode acontecer com as mulheres, ou seja, podem sentir atração por homens e por mulheres, e isso não significa um a relação ao mesmo tempo, ou seja, estar com os dois sexos. Ah! E não é por ai, como deve estar pensando, e sim com cada sentimento ao seu tempo, em seu lugar, digamos que no coração de um bissexual, tem lugar para amar todos.Para os heterossexuais, a bissexualidade, é “coisa de gente sem vergonha”, e para os homossexuais, é “coisa de homossexuais mal resolvidos”.Nem preciso salientar aqui, que o preconceito diante da bissexualidade fica extremamente escancarado, e rodeado por todos os lados.
Alguns mitos sobre bissexualidade são propagados entre as pessoas homossexuais e não correspondem a realidade. Mitos são fatos exagerados pela imaginação popular e pela tradição. É uma forma de pensamento oposta a do pensamento lógico e científico. Vamos tratar de quatro mitos sobre bissexualidade.O mito mais comum, é que existe uma grande quantidade de homens que são bissexuais, a maioria enrustidos. Daí aparece uma expressão que ouvimos de vez em quanto de que; o mundo é gay! Pura imaginação. Na realidade a bissexualidade é uma orientação sexual muito pouco comum. As estimativas estatísticas dos estudiosos da sexualidade, não comprovadas cientificamente, é que a prevalência desta orientação junto as populações parece ser menor que 2%.

O bissexual sente atração sexual igual por homem e mulher! O que podemos observar na realidade é que o homem bissexual se sente atraído pelos dois sexos, só que há uma inclinação maior em termos de freqüência de relação sexual por um dos sexos. Parece que a inclinação maior é por mulheres. Nas populações carcerárias existe uma maior incidência de homens gays e bissexuais! Este mito não corresponde a realidade. Nas prisões como os homens héteros são privados de sexo, eles mantém relações sexuais com outros homens, gays ou não, para aliviar à tensão provocada pela privação de sexo. Estas relações se caracterizam pelo sexo ativo puramente genitalizado: mecanico para obter o orgasmo. Não existe um envolvimento emocional nestas relações. Quando estes homens são libertados, fazem exclusivamente sexo hétero. Como nas prisões existem, também, homens gays surgem relações homossexuais com forte conteúdo emocional.

Mulheres e homens culturalmente e biologicamente foram feitos uns para outros,para se admirarem,respeitarem e desejarem, amarem e se unirem. Mas nem só de tradições se formam os grupos de uma sociedade, que às vezes, em busca de novos valores, realizações e fantasias, formam outros grupos, mesmo que , na verdade, menos participantes transparentes a vista da sociedade que estão inseridos. Um estudo psicológico recentemente publicado pela Reuters em Nova York afirmou que a bissexualidade feminina não é uma fase de transição entre heterossexualismo e lesbianismo, mas sim uma orientação sexual específica.
A importância da teorização de Freud está em desnaturalizar a sexualidade humana, demonstrando que todas as escolhas sexuais, como produções de desejo, seguem igualmente determinações inconscientes, não havendo o que se possa chamar de sexualidade normal, natural. Freud consegue isso demonstrando – a partir de material clínico observado – que a sexualidade humana, buscando o prazer, afasta-se do modelo da vida sexual animal, conforme uma economia que, atuando em seu benefício, “perverte” (altera, imprime novo modo de ser) a função da procriação animal. Freud, com a sua teoria da “perversão” – termo que se presta a muitas confusões e manipulado pelo preconceito, mas cujo sentido, no autor, é subversivo –, desenvolve a compreensão crítica segundo a qual não se pode falar de “conformidade à natureza” como critério da “normalidade” quando se trata da sexualidade humana, pois, em si mesma, a sexualidade humana é “perversa”, isto é, alterante, modificadora, transformadora, realizadora de mudanças relativamente ao modelo que predomina na natureza animal.

Ensina-nos Freud, sendo a pulsão sexual humana orientada pela diversidade e parcialidade, a sexualidade dos seres humanos é múltipla,desordenada, caótica. Nesse sentido, a sexualidade entre os seres humanos é simplesmente contrária à natureza reprodutiva do sexo animal, não havendo razão para se falar de natural/normal e patológico/anormal em matéria de sexo no reino humano. Será a cultura – e seu trabalho de sujeição à ideologia (o que Freud chamava de os Ideais: a tradição, a religião, a moral) – que procurará, domesticando as pulsões, enquadrar os indivíduos.
Frases sobre bissexualidade: A bissexualidade dobra a chance de ficar com alguém no sábado à noite." Woody Allen."
Acabei de ler que sou bissexual. Não, eu sou hetero.... Torço para que chegue o dia em que as pessoas não se preocupem com a sexualidade alheia", Cantora Pink.
São Paulo, 19/03/10 Artigo XI- SIM Ψ A EMANCIPAÇÃO DA PONTA DA SERRA Ψ http://www.sosdrogasealcool.org/ Ψ psicocesamousinho@hotmail.com

São José, Padroeiro do Ceará e do Sertanejo Nordestino - Por Océlio Teixeira

Hoje, dia 19 de março é dia de São José, o esposo de Maria e pai adotivo de Jesus Cristo. Padroeiro do Ceará e, por extensão, do Nordeste, podemos dizer que São José é o Santo das Chuvas. Hoje, todo sertanejo ora pedindo chuvas ao Criador e a São José. Mas quem foi São José? Abaixo alguns dados sobre a vida desse homem santo, retirados do site www.paulinas.org.br:

"São raros os dados sobre as origens, a infância e a juventude de José, o humilde carpinteiro de Nazaré, pai terrestre e adotivo de Jesus Cristo, e esposo da Virgem de todas as virgens, Maria. Sabemos apenas que era descendente da casa de David. Mas, a parte de sua vida da qual temos todo o conhecimento basta para que sua canonização seja justificada. José é, praticamente, o último elo de ligação entre o Velho e o Novo Testamento, o derradeiro patriarca que recebeu a comunicação de Deus vivo, através do caminho simples dos sonhos. Sobretudo escutou a palavra de Deus vivo. Escutando no silêncio.

Nas Sagradas Escrituras não há uma palavra sequer pronunciada por José. Mas, sua missão na História da Salvação Humana é das mais importantes: dar um nome a Jesus e fazê-lo descendente de David, necessário para que as profecias se cumprissem. Por isso, na Igreja, José recebeu o título de "homem justo". A palavra "justo" recorda a sua retidão moral, a sua sincera adesão ao exercício da lei e a sua atitude de abertura total à vontade do Pai celestial. Também nos momentos difíceis e às vezes dramáticos, o humilde carpinteiro de Nazaré nunca arrogou para si mesmo o direito de pôr em discussão o projeto de Deus. Esperou a chamada do Senhor e em silêncio respeitou o mistério, deixando-se orientar pelo Altíssimo.

Quando recebeu a tarefa, cumpriu-a com dócil responsabilidade: escutou solícito o anjo, quando se tratou de tomar como esposa a Virgem de Nazaré, na fuga para o Egito e no regresso para Israel (Mt 1 e 2, 18-25 e13-23). Com poucos mas significativos traços, os evangelistas o descreveram como cuidadoso guardião de Jesus, esposo atento e fiel, que exerceu a autoridade familiar numa constante atitude de serviço. As Sagradas Escrituras nada mais nos dizem sobre ele, mas neste silêncio está encerrado o próprio estilo da sua missão: uma existência vivida no anonimato de todos os dias, mas com uma fé segura na Providência.

Somente uma fé profunda poderia fazer com que alguém se mostrasse tão disponível à vontade de Deus. José amou, acreditou, confiou em Deus e no Messias, com toda sua esperança. Apesar da grande importância de José na vida de Jesus Cristo não há referências da data de sua morte. Os teólogos acreditam que José tenha morrido três anos antes da crucificação de Jesus, ou seja quanto Ele tinha trinta anos.

Por isso, hoje é dia de festa para a Fé. O culto a São José começou no Egito, passando mais tarde para o Ocidente, onde hoje alcança grande popularidade. Em 1870, o Papa Pio IX o proclamou São José, padroeiro universal da Igreja e, a partir de então, passou a ser venerado no dia 19 de março. Porém, em 1955, o Papa Pio XII fixou também, o dia primeiro de maio para celebrar São José, o trabalhador. Enquanto, o Papa João XXIII, inseriu o nome de São José no Cânone romano, durante o seu pontificado."

Chuvas no Ceará (Blog do Eliomar)

Neste dia de São José, padroeiro do Ceará, choveu, nas últimas horas, em apenas 54 municípios, segundo boletim divulgado pela Funceme. As maiores chuvas foram registradas em:
Missão Velha – 76.5 milímetros
São Gonçalo do Amarante – 35 mm
Caririaçu – 25 mm
Crato – 24 mm
Jati – 20.8 mm
* Em Fortaleza, choveu apenas 6 milímetros.

São José e a devoção popular

A seguir, um pequeno trecho do meu trabalho sobre a religiosidade popular no Cariri, onde destaco as procissões em homenagem a São José, a partir do relato de um dos grandes historiadores do Cariri:

"Irineu Pinheiro, tratando da “religiosidade do povo cariri”, no início do século XX, discorre sobre as procissões de São José nas estações de secas, quando a população, desenganada das autoridades terrenas, apelava para as forças divinas. A procissão ocorre com uma imagem de São José roubada de alguma casa da comunidade, sendo devolvida depois do inverno e das boas colheitas:

Levam-no, então, à casa de onde tiraram, num andor, em procissão, a cantar benditos, à frente do cortejo alguém a soltar foquetes, na cauda músicas de couro com seus pífaros e zabumbas, cujos rataplans quebram o silêncio das noites sertanejas”.(Irineu Pinheiro. O Cariri: seu descobrimento, povoamento, costumes. Fortaleza: S. ed., 1950.)

Novos Horizontes - Por Alessandra Bandeira


Vivemos hoje uma era onde a informação é acessivel a todos, nunca se viu tantos cybers, vendas de modens de internet e computadores como se vê hoje em dia, até na zona rural da cidade o computador esta fazendo parte da realidade. Porém fico atônita com a mentalidade de algumas pessoas que ainda não entenderem a utilidade de determinads ferramentas como esse Blog. Tem sido algo rotineiro e cansativo essas postagens sobre partidos e sucessão presidencial. Certo estamos em ano eleitoral faz até sentido, mas creio eu que o Blog do Crato seja uma vitrine para mostrar o Crato para o mundo, mas parece que aqui no Crato não há nada, não história, não há artes, não há passado, presente e futuro, só existe Dilma e os que a defendem e os que atacam.

Veja o professor Océlio chamando todos para construir novos horizontes, falando de turismo, Janinha falando sobre artes, mas a apataia dos comentaristas é tamanha, que mal se vê um comentário. Sabe há um ditado de cunho religioso que diz "Primeiro os teus Mateus", gente primeiro nossa realidade, nosso universo.

O que muda essas torcas de ofensas, baixarias na vida de vocês? Brigando por quem nem se quer sabe da sua existencia, nem se quer sabe se vcoê esta vivo, apenas interessa o voto que você vai dar. Será que não é mais relevante saber sobre nosso municipio, defender o que engradeça ele? Por que não usar esse espaço extremamente útil a serviço de nossa cidade. Querem falar sobre politica , pois vão a camara de vereadores se interem do que esta sendo votado, será que não é tão importante quanto saber o que a assmbleia legislativa está fazendo?

Vamos ajudar o Crato a crescer, a se tornar uma potencia, vamos deixar certos interesses pessoais e partidarios de lado, e vamos usar essa energia para o bem, para ajudar a população, artistas, cultura, turismo. Não é questão de censura, mas parece que tem pessoas que so tem um assunto na vida. Ao invés de brigar por partido se preocupem com o que você deixara para seus filhos, como uma bairro melhor, um muncipio forte, com economia, com cultura acesivel a todos.

Pensem nisso.

Por: Alessandra Bandeira

CRATO - Notícias do dia 19 de Março de 2010



Vacinação de grupos contra influenza A H1N1 é realizada em Crato


Estará sendo iniciada dia 22, na próxima segunda-feira, até o dia 2 de abril, a segunda etapa de vacinação contra o Influenza A H1N1, destinada as gestantes, crianças de 6 meses e menos de 2 anos de idade; e portadores de doenças crônicas com menos de 60 anos de idade. As vacinações contra o vírus H1N1 acontecerão por grupos, que serão divulgados posteriormente, de acordo com os calendários do Ministério da Saúde. A vacina estará disponível em todos os postos de saúde do município. A primeira etapa de vacinação aconteceu com os profissionais de saúde do município. Uma equipe da Imunização estava se deslocando para as unidades de saúde, no sentido de cumprir a primeira etapa de trabalho.

Encontro no Crato debaterá Educação Básica

Será realizado no próximo dia 22, com a participação de 28 municípios da Região, em Crato, o Encontro Estadual de Conselheiros do Fundeb. O evento será coordenado pelo Conselho Estadual e pela Controladoria Geral da União (CGU). O Encontro acontece no Teatro Municipal Salviano Arraes Saraiva, das 8 às 17 horas, e terá a participação cinco membros de cada conselho dos 28 municípios, contando com cerca de 150 conselheiros.

Prefeito participa de reunião sobre obras nas principais praças do Crato

O Prefeito Municipal do Crato, Samuel Araripe, participou, na última quarta-feira, de reunião no Ministério do Turismo, acompanhado do Deputado Federal, Arnon Bezerra. Ele vem lutando, junto ao órgão federal, no intuito de garantir recursos da ordem de R$ 10 milhões, para investir em infraestrutura turística, em Crato. Após ir a Brasília, esteve na manhã de ontem, na Secretaria das Cidades, em Fortaleza, dessa vez para tratar do importante projeto de reforma e melhoria das seis principais praças da cidade. Este projeto será desenvolvido por meio da Secretaria das Cidades e os detalhes finais estão sendo ajustados para início da obra, que irá qualificar esses espaços urbanos no município. Na Capital, Samuel Araripe esteve acompanhado do presidente da Sociedade Anônima de Água e Esgoto (SAAEC), Procópio da Silveira. Em Brasília, também conta com o apoio do senador Inácio Arruda. A meta é garantir investimentos para habitação, no intuito de minimizar o problema do déficit habitacional no município, além de ampliar os investimentos na área de saneamento básico.

Governo Municipal do Crato
Fone/Fax - (88) 3521.9960
Mais informações:
http://www.crato.ce.gov.br
http://www.prefeituramunicipaldocrato.blogspot.com



Veja quem está na Sala de Bate-Papo Agora:

Veja na Aba direita do Blog...

Entre no Bate-Papo clicando no Link Abaixo:

www.batepapodocariri.blogspot.com

Chove em Crato no Dia de São José - Previsão do Tempo para Hoje, 19 de Março de 2010


Os mais velhos sabem da previsão: Que quando chove no Dia de São José, o "Inverno" vai ser bom. Hoje caiu uma chuva em Crato durante boa parte da madrugada. Chuva leve, mas insistente. Pode ser o prenúncio de dias com temperaturas melhores. No crato últimamente estávamos atingindo marcas históricas para este mesmo período. A previsão do tempo para hoje é de Dia de Sol com aumento de núvens ao longo do dia. À noite ocorrem pancadas de chuva. A informação é do site Climatempo, especializado em Meteorologia no País.

Dihelson Mendonça
Com informações adicionais do site Climatempo

Pensamentos do Dia - 19 de Março de 2010 - Colaboração de Mônica Araripe


"A televisão é a maior maravilha da ciência a serviço da imbecilidade humana."

Barão de Itararé

"O direito à insurreição não pertence a ninguém, ou então é de todos. Nenhuma classe pode fazer da insurreição um monopólio."

Benjamim Constant

"É impossível para um homem aprender aquilo que ele acha que já sabe."

Epíteto

"Nada de grande se cria de repente."

Epiteto

"Nada de grande se realizou no mundo sem paixão."

Georg Hegel

Notícias da URCA - Dia 19 de Março de 2010


Curso de bonecas de pano ministrado para detentas

Teve início, no último dia 16, na Cadeia Pública de Crato, curso de confecção de Bonecas de pano, ministrado pela bonequeira Tuda Leite, coordenadora da Associação das Bonequeiras no pé de Manga. A entidade é sediada na Av. Dom Francisco, no Bairro São Miguel, em Crato. O referido curso que terá uma carga horária de 40 horas e conta com o apoio e coordenação da Pró-Reitoria de Extensão, da Universidade Regional do Cariri (URCA), em parceria com a Direção da Cadeia Pública de Crato e Comissão de Direitos Humanos da OAB/Subseção de Crato. Um total de 10 detentas participam do curso. A expectativa é de que, ao final, todas possam se sentir capacitadas a continuarem confeccionando bonecas para o mercado, e ter, com isso, a garantia de uma renda para o seu sustento e também da família.

Urca divulga boletim com números oficiais do concurso de Barbalha

O cargo mais concorrido foi o de assistente administrativo, que oferece 68 vagas e teve 2.965 inscrições. A Universidade Regional do Cariri (URCA), através da Comissão Executiva do Vestibular (CEV), divulgou na tarde desta quarta-feira (17), o boletim com os números oficiais relativos ao processo de inscrições e à concorrência por vaga ao concurso público da Prefeitura Municipal de Barbalha, a se realizar no próximo domingo (21). De acordo com o boletim da institu ição responsável pela aplicação do certame, o cargo mais concorrido foi o de assistente administrativo, que oferece 68 vagas, e teve 2.965 inscrições, significando uma concorrência de 436 por vaga. Os cargos menos concorridos foram os de médico pediatra e psiquiatra, ambos oferecem uma vaga e tiveram apenas um inscrito cada.

Custo da cesta básica na Região Metropolitana Cariri em fevereiro

Em fevereiro, dezesseis das capitais onde o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos – DIEESE realiza mensalmente a Pesquisa Nacional da Cesta Básica, apresentaram elevação no custo dos gêneros alimentícios essenciais: as maiores altas ocorreram em Recife (6,84%), Salvador (6,71%) Belo Horizonte (5,26%) e João Pessoa (4,25%). Apenas em Goiânia foi registrada uma queda de 4,55%.

Na Região Metropolitana do Cariri - RMC foi registrada uma leve queda, de 0,3%, no custo da Cesta Básica de fevereiro em relação ao mês de janeiro. No mês passado, o custo da foi de R$ 165,75, menor do que o custo da cesta básica registrado em Fortaleza, que em fevereiro foi de R$ 176,89. Dos municípios pesquisados no Cariri, o maior gasto para aquisição da Cesta Básica foi registrado em Crato (R$ 174,23). O menor custo foi em Barbalha (R$ 125,39), mas 4 dos 12 produtos pesquisados não estavam disponíveis no período de realização da pesquisa, neste município. Na cidade de Juazeiro, o custo para aquisição da Cesta Básica foi de R$ 163,68. Em Farias Brito, de R$ 142,95 (para 10 dos 12 produtos pesquisados). Em Caririaçu, de R$ 150,65 (para 10 dos 12 produtos pesquisados). Em Missão Velha, R$ 158,20 (para 10 dos 12 produtos pesquisados). Em Santana do Cariri, R$142,55 (para 10 dos 12 produtos pesquisados). Em Nova Olinda, R$ 154,50 (para 10 dos 12 produtos pesquisados ). Na tabela pode-se observar a variação percentual de janeiro para fevereiro do custo da cesta básica para os municípios da RMC.

Contato:
Assessoria de Comunicação
Universidade Regional do Cariri - URCA
(88) 3102-1212 ramal 2617
www.urca.br
Crato, 19 de março de 2010

Arruda passará noite em hospital; médico diz que prisão pode agravar doença


NE - Já pensou se o Arruda "resolve morrer agora ?" Cuidado com o "DELETE".

Após 35 dias preso na Polícia Federal, o governador cassado, José Roberto Arruda (sem partido), vai passar a noite em observação no Instituto de Cardiologia do Distrito Federal. Arruda passou por uma bateria de exames cardíacos nesta quinta-feira que confirmou a suspeita de obstrução de 50% de uma artéria coronariana que será tratada com medicamentos. O médico particular de Arruda, Brasil Caiado, no entanto, afirmou que o estado de saúde do governador cassado pode ser agravado pelo estresse do ambiente. "A gente sabe que o estresse participa e ajuda no desenvolvimento da doença coronária. A agente sabe também que o ambiente que ele esta submetido é de estresse e ajudaria no desenvolvimento da doença coronária. Ele tem muito menos estresse em casa do que na Polícia Federal. Em casa, o estresse é menor mesmo como todas essas questões [dos processos]", disse. O médico forneceu um laudo aos advogados de Arruda que ficaram por quatro horas no hospital acompanhando os exames. Ontem, a defesa entrou com pedido de prisão domiciliar para o governador cassado até que o STJ (Superior Tribunal de Justiça) avalie a revogação da prisão. No pedido, os advogados alegam que a saúde do ex-democrata está abalada na prisão.

Arruda deve ser submetido a uma nova tomografia para avaliar o grau da doença coronária em 90 dias. Caiado recomendou ainda dieta e exercício físico. "Observando o músculo cardíaco, não observamos sofrimento do músculo. Por isso optamos pelo tratamento clínico que compõe medicamentos, dieta, exercício físico, combate ao estresse, entre outras coisas", explicou. A pedido do médico particular, Arruda passou por um cateterismo que identificou uma lesão de grau discreto em uma das artérias coronárias e depois por um ecocardiograma que descartou no momento a necessidade de uma angioplastia coronária. A angioplastia é um procedimento invasivo que consiste na dilatação da artéria para fazer uma desobstrução. Essa é a quarta vez que Arruda deixa a prisão para realizar exames. Nas últimas avaliações realizadas por Caiado, ele apresentava um quadro de depressão e problemas de pressão alta. Inicialmente, Arruda apresentava inchaço e dores no tornozelo direito, que foi operado em novembro. Um ultrassom e uma radiografia descartaram a suspeita de trombose (formação de coágulo de sangue).

O pedido de prisão domiciliar ainda não tem data para ser analisado no STJ. Gurgel criticou o pedido de prisão domiciliar que, para ele, seria o mesmo que acatar o pedido de liberdade. Segundo o procurador, em liberdade, o governador cassado ainda tem condições de influenciar na produção das provas do esquema de arrecadação e pagamento de propina.

'Eu descarto a prisão domiciliar. A prisão domiciliar seria inócua. Ela corresponderia à soltura porque ele teria as mesmas condições de tentar influir na produção das provas', disse.

Amanhã, o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, deve encaminhar seu parecer sobre o pedido de revogação da prisão.

MÁRCIO FALCÃO
da Folha Online, em Brasília

Jornalista Christiane Amanpour troca CNN pela ABC



Nota do Blog do Crato - Quem ainda não viu a Jornalista Christiane Amanpour em ação ? Quem como eu, acompanhou todas as guerras ocorridas em 20 anos pelo mundo, na CNN International, deve ter notado pelo menos uma coisa em comum: A s excelentes coberturas feitas por essa incrível repórter, que passava com sua equipe por entre as metralhadoras, correndo pelos escombros, submetida aos maiores perigos imagináveis, transmitindo o sinal numa maleta para o satélite apenas para nos deixar a par dos últimos acontecimentos, aonde outros não conseguiam chegar; Bagdad sob bombardeio, Teerã, Arábia... aonde estivava a notícia do mundo. Quantas vezes a vimos sob o sol, sob a neve, enfrentando os maiores desafios, sem nunca vacilar no texto veiculado ao vivo pela TV ? Em 27 anos de CNN, Christiane Amanpour agora passará para a ABC News. Sem dúvida, uma perda irreparável para a CNN, que deixou partir uma de suas maiores âncoras de todos os tempos. Para os fãs como eu, dessa fantástica jornalista, trago essa matéria postada no Observatório da Imprensa nesta madrugada:

A jornalista Christiane Amanpour deixará a CNN para apresentar um programa dominical na emissora ABC News. Christiane trabalhou por 27 anos para a CNN, 18 deles como correspondente internacional, cobrindo grandes crises e conflitos em países como Iraque, Irã, Afeganistão, Paquistão, Somália e Ruanda. Ela deixa o cargo de correspondente internacional chefe da emissora e de apresentadora do Amanpour, programa diário de entrevistas que estreou há apenas seis meses na CNN International.

Desde que George Stephanopoulos deixou o comando do This Week em dezembro último, a ABC News procurava um substituto de peso para o programa exibido nas manhãs de domingo, uma das faixas de horário mais nobres do telejornalismo político americano. "Com Christiane, nós temos a oportunidade de apresentar ao nosso público algo diferente", afirmou David Westin, presidente da emissora, em um e-mail a seus funcionários. "Continuaremos a fornecer o melhor em entrevistas e análises sobre política e políticas públicas, mas agora incluiremos uma perspectiva internacional". Segundo a ABC, a jornalista também ficará responsável por documentários sobre temas internacionais produzidos para o horário nobre.

Christiane apresentará o Amanpour até abril, e deve estrear no This Week em agosto. Com informações da CNN.com e de Brian Stelter e Bill Carter [Media Decoder, NYTimes.com], em 18/3/10.

Dihelson Mendonça
Com Informações do: Observatório da Imprensa

Blog do Crato - www.blogdocrato.com

VAMOS PENSAR UM POUCO NO MEIO AMBIENTE - Por: Arimatéia dos Santos


As eleições estão a bater as nossas portas e é muito importante pensar no futuro e antever questões que dizem respeito não só a nós brasileiros, mas ao planeta como um todo. É comum depararmos com declarações de políticos, que são contra o verde, de que se privilegia o bicho ou a árvore em detrimento ao desenvolvimento, principalmente ao dito agronegócio. Não sei se é pura ignorância ou essas palavras são de cunho ideológico, capitalista predador. A mídia repercute da forma mais desequilibrada possível, ao não muitas vezes, fazer o contraditório. Mostrar o outro lado. Mas isso se explica o quanto a imprensa está contaminada por pensamentos como esses. É deles, então que se propague ideias do dono. Infelizmente. Longe eu de ser contra o desenvolvimento, mas que o mesmo seja aquele que agrida o meio ambiente o mínimo possível. Não se pode é ir derrubando tudo que é floresta para aumentar a área de plantio ou de criação de gado. E desse fato se desnuda as margens de rios causando transtornos ambientais muitas vezes irreversíveis para toda a humanidade. Discute-se no Congresso Nacional parâmetros para exploração do verde e o que queremos que o debate seja o mais democrático possível. Sem o sectarismo dos dois lados. E com leis mais claras e rígidas poderemos, quem sabe, preservar a amazônia, a caatinga e outros biomas tão caros pra nós brasileiros. De que adianta tanta saliva em minha sala de aula para os alunos cuidarem do seu meio ambiente, cuidar do lixo em casa e na rua, se sabemos que a motossera continua a derrubar árvores centenárias em tudo que é floresta Brasil a fora? Que alguns gananciosos derrubam as florestas e financiam deputados e senadores defensores da derrubada geral das matas? Depois falam que o governo, através dos órgãos de proteção ao meio ambiente, perseguem eles. Ora bolas, meus caros, vamos explorar os recursos da natureza, mas com responsabilidade!

A natureza é um conjunto de fatores ambientais em equilíbrio. Acredito que ao se proteger a floresta está se defendendo o homem(que é um bicho), mas também outras espécies animais e vegetais. Daí vamos ter a água para nosso consumo e o clima no mundo não fica mais doido ainda. Do jeito que vai, se não revertemos esse processo destruidor das matas, o fim da "aventura humana na terra" está caminho. E infelizmente quem sofre é a população inteira com temperaturas muito altas, chuva de mais e terremotos. Acredito no desenvolvimento, mas sem causar impactos ambientais em demasia. Se causar impactos, que seja o mínimo possível. O homem é capaz. Graças a Deus!

José de Arimatéa dos Santos
Foto: José de Arimatéa dos Santos


Coral da UFC fará apresentação em Barbalha

O Coral apresentará, no Salão Paroquial, o espetáculo Recital Didático. Dentro da programação comemorativa dos seus 50 anos de atividades, o Coral da Universidade Federal do Ceará (UFC) incluiu uma apresentação na cidade de Barbalha. A partir das 9h30min deste sábado (20), o Coral da UFC apresentará, no Salão Paroquial, o espetáculo “Abraços” e Recital Didático, ofertado para professores, estudantes e público interessado.

O Coral fará ainda apresentações em Juazeiro do Norte e Nova Olinda. A montagem do espetáculo conta 36 cantores e cantoras. Ainda em Barbalha, a professora Izaíra Silvino, da UFC, vai ministrar oficina para regentes de corais e estudantes.

Por: Josélio Araújo
Blog de Barbalha - Rede Blogs do Cariri

Um ano após morte de cantor, Michael Jackson será tema de documentário


O
documentário "Gone Too Soon" ("Foi muito cedo", em tradução livre) levará a história de Michael Jackson ao cinema a partir de junho, quando se completará um ano da morte do artista, noticia hoje a imprensa americana. O filme, de 88 minutos, foi realizado por Ian Halperin, autor do best-seller "Unmasked: The Final Years of Michael Jackson", que conta os últimos anos de vida do rei do pop. "Gone Too Soon" tem confirmada, por enquanto, sua distribuição na França e no Canadá com estreia em 25 de junho, exato um ano após a morte de Michael. Segundo Halperin, que passou cinco anos investigando o artista para escrever o livro, a produção oferece um "tributo equilibrado" e é o filme que os "admiradores de Michael merecem". Em dezembro de 2008, Halperin disse que Michael estava com a saúde debilitada e, segundo uma revista, afirmou que o astro morreria em seis meses.

da Efe, em Los Angeles


Piñera reitera que prejuízo por terremoto chega a US$ 30 bilhões


Em seu primeiro discurso em rede nacional, o presidente do Chile, Sebastián Piñera, reafirmou nesta quinta-feira (18) que as perdas derivadas do terremoto de fevereiro representam 17% do PIB (Produto Interno Bruto) do país, ou seja, quase US$ 30 bilhões. "Houve graves e custosas perdas materiais. Mais de 200 mil casas destruídas ou gravemente danificadas", afirmou Piñera, que em 11 de março recebeu o poder com as regiões centro e sul do Chile devastadas por um terremoto. Segundo ele, 2.750 escolas estão inabilitadas e mais de um milhão de crianças não puderam iniciar normalmente o ano letivo. Há também 35 hospitais sem condições de uso ou seriamente danificados.

"Realizamos um profundo e amplo diagnóstico da tragédia e de suas consequências. Elaboramos um ambicioso e sólido plano de trabalho para que sejamos capazes de enfrentar a crise e iniciar em breve a reconstrução", afirmou Piñera. O presidente explicou que o Governo espera retomar o aparelho produtivo do país e proteger ou criar 60 mil empregos, especialmente nas regiões mais atingidas pela tragédia. "Nossas igrejas, estádios, redes de transmissão elétrica e de telecomunicações, e também as instalações e equipamento de nossas Forças Armadas, empresas públicas e privadas, foram também gravemente atingidas pela tragédia", disse Piñera. O terremoto e o conseguinte tsunami de 27 de fevereiro deixaram mais de 500 mortos, dezenas de desaparecidos e dois milhões de desabrigados no Chile.

Fonte: Folha Online com informações da da Efe, em Santiago

Com salários atrasados, Djalma e Careca estão fora do Time do Crato


NE - Algum cheiro de Incompetência no Ar ?

Nota do Editor: Parece que as coisas conspiram mesmo contra o Time do Crato. Agora que se chegou no mais alto escalão desde o início do campeonato, acontece o pior: Alguns dos melhores jogadores saem. Agora, porque sairam ? O que fez esses bravos rapazes saírem ? Salários Atrasados ? E para onde está indo o dinheiro que se arrecada nos estádios ? Temos lido que a frequência nos estádios é baixa. Já não é o que as câmeras fotográficas registram. Pelo contrário, as fotos indicam estádios com muita gente. Muitas Centenas, ou milhares de pessoas. Será que não está na hora de virem a público mostrar uma prestação de contas correta ao povo, dessas arrecadações ? E agora, uma matéria publicada ontem no Portal verdes mares, sobre essa triste notícia:

Os dois goleadores do Azulão do Cariri devem ir para o Tiradentes. Arquivo Atacante Careca fez 5 gols pelo Crato. A resposta do técnico do Crato, Orlando Caulin, quando indagado sobre o que acontecera na reunião desta manhã com diretores do clube resume a situação: "não foi boa". Além de o pagamento dos funcionários do Azulão do Cariri ser adiado mais uma vez, três jogadores deixam o Azulão em meio a disputa do Estadual. Líder do 2º turno, o time do Cariri perde dois grandes destaques do elenco: o meia Djalma e Careca, além do jogador Pedro Neto. Sem Djalma e Careca, o Crato consegue a classificação? Segundo o comandante do Crato, os três jogadores defenderão o Tiradentes, na disputa da 2ª divisão do Campeonato Cearense, na qual o Tigre é o 4º lugar e briga por uma vaga na 1ª divisão de 2011.

Artilheiros

Djalma, até então, era capitão do time e artilheiro da equipe, com 7 gols. O atacante Careca, com 5 gols, deixou sua marca no jogo diante do Limoeiro, nesta quarta-feira, no qual o Azulão saiu vitorioso por 2 a 1 e assumiu a liderança do campeonato.

Salários atrasados

Todos os funcionários do Crato Esporte Clube, atual líder do 2º turno do Cearense, estão com salários atrasados. Os diretores do Azulão do Cariri e o técnico Orlando Caulin se reuniram na manhã desta quinta-feira para tentar resolver o problema e o pagamento ficou acertado para próxima terça-feira,
dia 23.

Protesto

Os jogadores do Crato, liderados por Djalma, demonstraram que estão insatisfeitos ao queixarem-se dos atrasos de salário nesta quarta-feira, à noite, antes da vitória sobre o Limoeiro por 2 a 1, no Estádio Mirandão (Crato). Antes disso, os jogadores já teriam boicotado um treinamento.

Líder

O Crato está na primeira colocação do 2º turno, com 12 pontos e em 5º na classificação geral. No primeiro turno, o Azulão chegou a ser apontado como um dos favoritos, em razão de uma arrancada impressionante e uma goleada surpreendente de 4 a 0 no Fortaleza, que o levou à liderança. Entretanto, o time caiu de produção e nem se classificou para as semifinais.

( Com informações do Portal verdes Mares )

VITRINE - CRAJUBATUR - Levando você onde o sonho pode chegar !


crajubatur

A Crajubatur leva você onde o sonho pode chegar !

Miami ( USA )

Miami


Londres ( Inglaterra )

Londres_para_Turistas

CRAJUBATUR - Venda de passagens aéreas. No Shopping RESIDENCE, Loja 9B. Crato - CE.

Dsc03972


Shopping Residence - Loja 9B - Crato - CE
Patrocinador oficial do Blog do Crato

Edições Anteriores:

Maio ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31