xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 17/03/2010 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

17 março 2010

Lula, a decepção internacional – por Carlos Alberto Montaner (*) - Postado por Armando Rafael


(Publicado no “Estado de S.Paulo”, 12-03-2010)

Para Luiz Inácio Lula da Silva, os presos políticos cubanos são delinquentes como os piores criminosos encarcerados nas prisões do Brasil. Lula adotou, cruelmente, o ponto de vista de seu amigo Fidel Castro. Para ele, pedir eleições democráticas, emprestar livros proibidos e escrever em jornais estrangeiros - os "delitos" cometidos pelos 75 dissidentes presos em 2003, condenados a até 28 anos - equivale a matar, roubar ou sequestrar. Para Lula, Oscar Elías Biscet, um médico negro sentenciado a 25 anos por defender os direitos humanos e se opor ao aborto, é apenas um criminoso empedernido. Dentro de seu curioso código moral, é compreensível a morte do preso político Orlando Zapata ou a possível morte de Guillermo Fariñas, em greve de fome para pedir a libertação de 26 presos políticos doentes.

Os democratas cubanos não são os únicos decepcionados com o brasileiro. Na última etapa de seu governo, Lula está demolindo a boa imagem que desfrutou no começo. Recordo, há cerca de três anos, uma conversa que tive no Panamá com Jeb Bush, ex-governador da Flórida. Ele me disse que seu irmão George, então presidente dos EUA, tinha uma relação magnífica com Lula e estava convencido de que ele era um aliado leal. Isso me pareceu uma ingenuidade, mas não comentei a questão.

Alguns dias atrás, um ex-embaixador americano, que prefere o anonimato, me disse exatamente o contrário: "Todos nos equivocamos com Lula. Ele é um inimigo contumaz do Ocidente e, muito especialmente, dos EUA, embora trate de dissimulá-lo". E, em seguida, com certa indignação, criticou a cumplicidade do Brasil com o Irã no tema das sanções pelo desenvolvimento de armas nucleares, o apoio permanente a Hugo Chávez e a irresponsabilidade com que manejou a crise de Honduras ao conceder asilo a Manuel Zelaya na embaixada em Tegucigalpa, violando as regras da diplomacia internacional.

Na realidade, o comportamento de Lula não é surpreendente. Em 1990, quando o Muro de Berlim foi derrubado, o líder do Partido dos Trabalhadores apressou-se em criar o Fórum de São Paulo com Fidel Castro para coordenar a colaboração entre as forças violentas e antidemocráticas da América Latina. Ali estavam as guerrilhas das Farc e do ELN na Colômbia, partidos comunistas de outros tantos países, a FSLN da Nicarágua e o FMLN de El Salvador. Enquanto o mundo livre celebrava o desaparecimento da União Soviética e das ditaduras comunistas no Leste Europeu, Lula e Fidel recolhiam os escombros do marxismo violento para tratar de manter vigente o discurso político que conduziu a esse pesadelo, e estabeleciam uma cooperação internacional que substituísse a desvanecida liderança soviética na região.

No Brasil, sujeito a uma realidade política que não pôde modificar, Lula comporta-se como um democrata moderno e não se afastou substancialmente das diretrizes econômicas traçadas por Fernando Henrique Cardoso, mas no terreno internacional, onde afloram suas verdadeiras inclinações, sua conduta é a de um revolucionário terceiro-mundista dos anos 60.

De onde vem essa militância radical? A hipótese de um presidente latino-americano que o conhece bem, também decepcionado, aponta para sua ignorância: "Esse homem é de uma penosa fragilidade intelectual. Continua sendo um sindicalista preso à superstição da luta de classes. Não entende nenhum assunto complexo, carece de capacidade de fixar a atenção, tem lacunas culturais terríveis e por isso aceita a análise dos marxistas radicais que lhe explicaram a realidade como um combate entre bons e maus." Sua frase final, dita com tristeza, foi lapidar: "Parecia que Lula, com sua simpatia e pelo bom momento que seu país atravessa, converteria o Brasil na grande potência latino-americana. Falso. Ele destruiu essa possibilidade ao se alinhar com os Castro, Chávez e Ahmadinejad. Nenhum país sério confia mais no Brasil". Muito lamentável

(*) Carlos Alberto Montaner é escritor cubano
Postado por Armando Rafael

COMPOSITORES DO BRASIL - Por: José Nilton Figueiredo


SIVUCA

Por Zé Nilton

Seu nome é bem nordestino: Severino Dias de Oliveira. E como todo bom músico nordestino, desses que já nascem feito, começou a vida artística através das potentes Rádio Clube de Pernambuco (que falava “para o mundo”, dizia seu pré-fixo) e Rádio Jornal do Comércio, ambas em Recife, sem antes animar as festas e as feiras de sua terra natal. Lá, recebeu a alcunha de Sivuca.

Mas, é no sudeste, destino de todos os talentos daqueles tempos, que Sivuca vai se projetar para o Brasil e para o mundo.

Sivuca difere da maioria dos músicos nordestinos por aliar seu dom musical com as teorias sobre a arte da música. Assim é que, ainda no Recife, nos fins da década de 1940, estuda harmonia com o excelente maestro Guerra Peixe.

Seus dotes (e quão consagrados dotes!) de instrumentista, arranjador, compositor e produtor vão ser realçados quando entra para a novel TV Tupi, na segunda metade dos anos cinqüenta.

De lá, vai para o mundo. Após temporadas em Paris, no Olimpia, fixa residencia na Europa, entre Portugal e França.

Mas, sua consagração internacional resulta de sua estada nos Estados Unidos, quando dirige e acompanha a famosa Miriam Makeba. Quem não se lembra do estrondoso sucesso “Pata-Pata”,de Miriam Makeba ? Seu nome completo: Zenzile Miriam Makeba, cantora sul-africana, conhecida como "Mama África", por suas lutas pelos direitos humanos e contra o apartheid . Pois esse sucesso deve-se ao nosso Sivuca, pelos arranjos e acompanhamentos na famosa música, que estourou por aqui lá pelos idos de 1969, lembram ? Nessa época é aplaudido de pé no Carnegie Hall, em Nova York.

A trajetória de Sivuca é extensa e absolutametne rica em participações com astros e estrelas do cinema e da música em todo o mundo.

Toca violão/sanfona, faz vários arranjos para orquestra de cordas e em parceria com o compositor/arranjador Nelson Riddle escreve a quatro mãos outro arranjo de uma canção escrita para Julie Andrews homenagear Vincent van Gogh. Deixa sua marca de sanfona/voz no antológico solo improvisado no disco do Paul Simon e outro no de Bette Midle. Faz parte de importante especial para a TV francesa, com Harry Belafonte e Marcel Marceau.

Sivuca é presença em todo o mundo onde o assunto seja a música de qualidade. De Copenhague, Berlim, União Soviética, Alemanha, Paris, Portugal, Recife e nos sertões do Brasil ensinou e aprendeu os segredos da arte musical. Tanto é que, em 1999 recebe o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Federal da Paraíba.

Esse paraibano de Itabaiana, nascido aos 26 de maio de 1930, foi casado com a compositora, cantora e médica Glorinha Gadelha, natural de Sousa-Pb, aqui bem pertinho da gente.

O grande Severino Dias de Oliveira - Sivuca - não está mais entre nós, fisicamente. Faleceu em 14 de dezembro de 2006, em João Pessoa. Deixou sua marca de brilhante instrumentista, compositor, arranjador. No Brasil e no exterior assinou as trilhas sonoras de belos filmes.

Sivuca, no Compositores do Brasil, nesta quinta, às 14 horas. Vale a pena lembrar do grande mestre.

No roteiro, algumas de suas bem estruturadas canções que ficaram imortalizadas na memória do povo brasileiro.
Postagem adaptada do texto do site da gravadora Biscoito Fino, de 2006

Forró e Frevo, Sivuca e Glorinha Gadelha, gravação de 1980, do LP forró e frevo
Reunião de tristeza, de Sivuca, gravação no Show Seis e meia, Teatro João Caetano, RJ, maio de 1977.
Barra vai quebrar, de Sivuca e Glorinha Gadelha Gravada pela Copacabana em 1978
No Tempo dos Quintais, Sivuca e Pulinho Tapajós, do LP Cabelo de Milho, gravação 1980
Cabelo de milho, de Sivuca e Paulinho Tapajós.do LP Cabelo de Milho, gravação 1980
Feira De Mangaio, de Sivuca, com Clara Nunes, regravação em CD, de 2008
Doce, Doce, de Sivuca e Glorinha Gadelha, participação de Glorinha Gadelha Gravada pela Copacabana em 1978
Fôgo-pagô, de Sivuca e Humberto Teixeira Gravada pela Copacabana em 1978
O dia em que El Rei voltou à terra de Santa Cruz, de Sivuca e Paulinho Tapajós Gravada pela Copacabana em 1978
A história se repete, de Sivuca e Paulo Tapajós, Gravada pela Copacabana em 1978
João e Maria, de Sivuca e Chico Buarque, com Chico Buarque
Nosso Encontro, de Sivuca e Hermeto Pascoal, participação de Hermeto Pascoal Gravada pela Copacabana em 1978.

Quem ouvir, verá!

Informações:
Programa Compositores do Brasil
Pesquisa, produção e apresentação de Zé Nilton
Sempre às quintas-feiras, às 14 horas
Rádio Educadora do Cariri – 1020 kz.
Apoio: CCBN.

Mea Culpa - Por: José Flávio Vieira

16/03/2010 - 12h05

Vaticano reconhece casos de abuso sexual em Alagoas

Do UOL Notícias*
Em São Paulo


O Vaticano reconheceu nesta terça-feira (16) que existem casos de abuso sexual de menores cometidos por sacerdotes no Brasil e desmentiu que os responsáveis sejam "bispos", indicou o porta-voz da Santa Sé, padre Federico Lombardi. "Eram padres", afirmou Lombardi ao se referir às notícias publicadas ontem pelo UOL Notícias, que citou a denúncia na qual vários alunos relatam casos de abusos por parte de "dois monsenhores e um sacerdote" do município de Arapiraca (AL), a 130 km de Maceió. O porta-voz do Vaticano reconheceu que dois dos três religiosos citados possuíam o título honorífico de "monsenhor", embora fossem simples padres, o que a Igreja consente em casos particulares. "Foi confirmado que nenhum dos três envolvidos era bispo. Um deles foi afastado da paróquia e será julgado pela justiça civil", disse Lombardi. "Os outros dois foram suspensos de suas tarefas eclesiásticas e estão sendo submetidos a um processo canônico por suspeita de pedofilia, mas até agora negam tudo", acrescentou o porta-voz do Vaticano. Reportagem do UOL Notícias desta segunda-feira relatou que os dois monsenhores e o padre são acusados de integrar esquema de pedofilia e vão responder a um inquérito policial por conta de denúncias feitas por ex-coroinhas e familiares.

A Polícia Civil já instalou inquérito para investigar o caso. Duas delegadas já foram designadas para apurar as denúncias. O pedido de investigação partiu do Ministério Público Estadual. O escândalo de pedofilia foi denunciado na última quinta-feira (11) pelo programa "Conexão Repórter", do SBT. A reportagem especial, feita pelo jornalista Roberto Cabrini, denunciou diversos casos de pedofilia envolvendo membros da igreja. Vários ex-coroinhas relatam casos de abusos sexuais contra crianças e adolescentes.

Um vídeo mostra um dos monsenhores praticando sexo com um jovem de 19 anos. A gravação seria de janeiro de 2009 e teria sido feita por outro ex-coroinha, que também teria sofrido abusos do padre. O jovem contou que desde os 12 anos, quando ingressou na igreja, era assediado sexualmente pelo monsenhor. “Ele pegava nos órgãos genitais durante a missa, beijava minha boca na sacristia. Não tinha como defender. Hoje tenho muito medo do que possa acontecer comigo. Não posso ver um carro na minha porta que fico com medo”, contou o jovem identificado como Fabiano. Outros ex-coroinhas também denunciaram casos, e acusaram os outros dois integrantes da igreja de participarem do esquema. Segundo moradores, o monsenhor Luiz Marques, um dos afastados pela Igreja, era reconhecido como um dos religiosos mais conservadores da região agreste. Como prova da influência, ele foi homenageado com o título de monsenhor e dá nome a uma escola municipal, além de ter sido um dos escolhidos pela igreja, na década de 80, para receber o então papa João Paulo 2º no Nordeste.

“Ele era um padre dos mais respeitados aqui do agreste. Ele se diz muito puritano. Uma vez, celebrando um casamento, ele mandou o noivo tirar o paletó para cobrir o decote da noiva, caso contrário não seguiria com a celebração”, contou ao UOL Notícias uma ex-frequentadora da igreja.

Advogado nega.

O advogado do monsenhor, Daniel Fernandes, afirmou que toda relação sexual contida no vídeo foi consentida pelos adolescentes e negou prática de pedofilia do seu cliente. Segundo ele, os jovens teriam tentado extorquir o monsenhor pedindo R$ 5 milhões para não divulgar o vídeo. Um documento chegou a ser assinado pelos ex-coroinhas, em junho de 2009, onde eles se comprometeriam em não divulgar e destruir o vídeo, em troca do "pagamento de uma dívida de cartão de crédito" superior a R$ 32 mil. Durante o programa do SBT, o monsenhor não negou o assédio sexual a menores. “Não preciso admitir, nem negar. É caso de confessionário. Só ao meu confessor eu posso dizer qualquer pecado meu. Não admito que o senhor venha na minha casa saber disso. O senhor não tem esse direito, de entrar na minha privacidade”, disse. Já os outros dois integrantes da igreja acusados de participarem do esquema negam qualquer ato ou assédio sexual a menores. Eles afirmaram, segundo a diocese regional, que esperam a investigação da Igreja.

Por: José Flávio Vieira

Para quem dizia que as Hilux não iriam dar tão cedo problema com manutenção, preste atenção nos gastos do Governo do Ceará:

New para quebrar demais.
Land para contar história para eleitor broco.


Fonte: Site Rastreadores de Impurezas

Após escândalo de pedofilia na Igreja Católica, papa promete carta a fiéis da Irlanda


O papa Bento 16 anunciou nesta quarta-feira que, em 19 de março, assinará e enviará a carta que prometeu aos fiéis católicos irlandeses, na qual indicará "claramente" as iniciativas adotadas para fazer frente às centenas de casos de abusos sexuais contra crianças envolvendo padres.

O anúncio foi feito diante das milhares de pessoas que foram à Praça de São Pedro do Vaticano para a audiência pública das quartas-feiras. A Igreja Católica da Irlanda foi criticada por ocultar, segundo relatório de uma investigação oficial publicado em novembro passado, os abusos sexuais cometidos por padres da região de Dublin envolvendo centenas de crianças durante várias décadas. O documento, de mais de 700 páginas, fala sobre a atitude da hierarquia católica no arcebispado de Dublin entre os anos 1975 a 2004. Acusa, principalmente, quatro arcebispos por não terem denunciado à polícia que sabiam dos abusos sexuais, cometidos a partir dos anos 60. O pontífice lembrou que nesta quarta-feira é dia de São Patrício, padroeiro da Irlanda, e que gostaria de saudar de forma "muito especial" os fiéis e peregrinos desse país, cuja Igreja "se viu gravemente afetada pelos casos de abuso contra crianças".

"Como mostra da minha profunda preocupação, escrevi uma carta pastoral sobre esta dolorosa situação. Irei assiná-la no dia de São José [guardião da Sagrada Família] e a enviarei imediatamente depois. Peço a todos que a leiam com o coração aberto e espírito de fé", declarou o papa. Bento 16 acrescentou que sua esperança é que a carta "ajude no processo de arrependimento, cura e renovação".

Desculpas

Também nesta quarta-feira, o chefe da Igreja Católica irlandesa, cardeal Sean Brady, pediu desculpas por não ter denunciado o comportamento de um sacerdote acusado de cometer pedofilia em meados dos anos 1970. Recentemente, Brady assumiu publicamente que encobriu o reverendo Brendan Smyth, mas descartou renunciar a seu cargo por conta disso. Bento 16 se reuniu nos últimos dias 15 e 16 de fevereiro com bispos irlandeses no Vaticano para discutir o escândalo e como recuperar a confiança dos fiéis. Segundo afirmou nesta terça-feira o presidente da Pontifícia Academia pela Vida, Rino Fisichella, o papa está "determinado" a adotar novas medidas contra os membros da Igreja Católica da Irlanda envolvidos em casos de abuso sexual.

da Folha Online - Alessandro Bianchi /Reuters

Cachorro é operado após engolir bola de futebol na Escócia

Um cachorro da raça labrador na Escócia teve de ser submetido a uma cirurgia para remover uma bola de futebol que havia engolido. Seu dono, John Grant, explicou que ficou preocupado com uma tosse do cão e resolveu levá-lo ao veterinário. Foi só então que descobriu o que havia ocorrido. Um exame de raio-X revelou que havia um inesperado objeto escuro próximo ao coração de Bracken. "Nós ficamos muito surpresos, porque quando fizemos o raio-X nós não conseguíamos identificar o que era", disse Damien Chase, um veterinário que participou da operação. Somente depois os especialistas entenderam que uma parte do estômago do cachorro, contendo uma bola de futebol murcha, medindo 12 centímetros, havia se aproximado do coração.

Segundo eles, o labrador de dois anos sofria de uma anomalia congênita, um buraco em seu diafragma. Assim, parte de seu estômago eventualmente entrava e saía desse espaço. Porém, por causa da bola, o estômago ficou preso com a bola, perto do coração. "Ele é um cachorro muito sortudo. Ele teria morrido sem a operação", declarou Chase. O cão teve de passar por duas cirurgias para remover a bola e corrigir o defeito congênito. "Ele tem estado bem desde a operação, mas na época foi bem traumático", disse Grant.

'Ele come tudo'

O dono do labrador diz não saber onde Bracken encontrou a bola. "Eu não sei de onde ele pegou essa bola, apesar de que pode ter sido no parque", disse Grant, que vive em East Dunbartonshire, região próxima à Glasgow. "Ele é bem curioso, barulhento e tempestuoso. Ele come tudo: garrafas plásticas, bolas de golfe, pedras e paus", contou. O veterinário Chase enfatizou que os donos devem ficar atentos a esse tipo de animal. "Se você sabe que seu cachorro é fuçador, ele precisa estar sobre controle, ou mesmo na coleira", explicou.

da BBC Brasil

Serra tem 35% contra 30% de Dilma, diz pesquisa CNI/Ibope


NE - Pesquisa é uma coisa engraçada das eleições. Só acredita nelas quem se sai bem na pesquisa.

A pré-candidata do PT à Presidência, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, registrou um crescimento nas intenções de voto. Segundo a pesquisa CNI/Ibope, Dilma subiu de 17% na amostra de novembro para 30% no levantamento divulgado hoje. O presidenciável do PSDB, o governador José Serra, registrou queda, passando de 38% no levantamento anterior para 35% na leitura de hoje. Com isso, a diferença entre os dois candidatos caiu para cinco pontos porcentuais.

O levantamento foi feito entre os dias 6 e 10 de março. A margem de erro é de dois pontos porcentuais, para mais ou para menos. A pesquisa mostra ainda o deputado federal Ciro Gomes (CE), pré-candidato do PSB, com 11% das intenções de voto e a pré-candidata do PV, a senadora Marina Silva (AC), com 6%. Na pesquisa anterior, divulgada em dezembro, Ciro tinha 13% e Marina, 6%. Do total de entrevistados (2.002), 10% disseram que vão votar em branco, nulo ou em nenhum dos candidatos e 8% informaram que não sabem ou não responderam à pesquisa. O levantamento mostra ainda que 53% dos entrevistados preferem votar em um candidato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

No cenário de segundo turno, numa eventual disputa entre Serra e Dilma, o governador paulista lidera com 44% das intenções de voto e a ministra da Casa Civil aparece com 39%. De acordo com o CNI/Ibope, a pré-candidata do PV, Marina Silva, registra o maior índice de rejeição entre os presidenciáveis, com 31%, enquanto o governador paulista tem o menor índice de rejeição, com 25%. Os demais presidenciáveis aparecem com os seguintes índices de rejeição: Dilma com 27% e Ciro com 28%. Na pesquisa anterior, Dilma tinha a maior rejeição entre os pré-candidatos, com 41%, seguida de Marina, com 40%, Ciro, com 33%, e Serra, com 29%. A pesquisa CNI/Ibope está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sob o protocolo nº 5.429/2010.

Fonte: Yahoo Notícias

Pesquisa mostra que 42% não sabem quem é o candidato que o presidente Lula apoia

A pesquisa CNI/Ibope, divulgada nesta quarta-feira (17), revela que 42% dos entrevistados desconhecem quem é o candidato apoiado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ou seja, não sabem que ele escolheu a pré-candidata do PT, Dilma Rousseff, para sucedê-lo, embora os dois apareçam juntos nas viagens oficiais de inauguração de obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e outros eventos.

A boa notícia para o governo e para o PT é que 53% dos brasileiros dizem que preferem votar em um candidato apoiado por Lula. A sondagem mostra o principal adversário de Dilma em queda, mas à frente dela nas intenções de voto. Serra aparece com 35% e Dilma com 30%, uma diferença de cinco pontos. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos. Do total de entrevistados, 10% disseram que vão votar em branco, nulo ou em nenhum dos candidatos e 8% informaram que não sabem ou não responderam à pesquisa. O levantamento da CNI/Ibope ouviu 2.002 pessoas em 140 municípios entre os dias 6 e 10 de março. E foi registrada na Justiça Eleitoral com o número 5429/2010.

Fonte: R7

Escola Polivalente recebe oficina do artista Júnior Érre

Reaproveitar revistas velhas para fazer arte é um dos intuitos oficina ministrada pelo artista plástico Júnior Érre que está sendo realizada na EEFM Polivalente Governador Adauto Bezerra no Crato. A oficina teve início nesta terça-feira e se prolongará até o dia 19 deste mês. A oficina é fruto da parceria entre o Ponto de Cultura Mestre Noza, Coletivo Camaradas e direção da Escola.
Júnior Érre é um dos grandes nomes das artes visuais do Estado do Ceará , além de artista plástico, ele é poeta, compositor, músico e produtor cultural. Formado pelas ruas como costuma dizer, publicou seus trabalhos em muros e asfaltos, depois em fanzines como Séquiço, Fome, Ovni, Jornal Censurado e cartões poéticos. Ele é um dos artistas que tem uma preocupação técnica e discursiva nos seus trabalhos. Desde a década de oitenta, Júnior vem contribuindo para a arte e com os artistas na região do Cariri, desde a organização de eventos artísticos como na luta política da categoria. Junior Érrer já realizou e participou de várias exposições coletivas e individuais no Ceará e em outros estados brasileiros.
A direção da escola tem o objetivo com aproximar a arte para do cotidiano dos alunos. Ainda serão realizadas outras oficinas, como teatro, xilogravura, rodas de conversa com artistas e foi criado recentemente o Coletivo de Estudos e Vivências em Arte Contemporânea – COLEPOLI.

Vixe!

17/03/2010 - 10h40
Avaliação positiva do governo Lula bate recorde e chega a 75%

YGOR SALLES
da Folha Online

A avaliação positiva do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva cresceu em março deste ano e bateu seu recorde, segundo pesquisa CNI/Ibope divulgada nesta quarta-feira.
O governo Lula foi avaliado de forma positiva por 75% dos brasileiros, contra 72% que manifestaram a mesma posição em novembro de 2009. Outros 19% avaliaram o governo Lula como regular, e 5% como ruim ou péssimo.
A aprovação pessoal do presidente Lula se manteve estável em 83%. Este mês, 13% disseram desaprovar o governo Lula, e 4% não sabem ou não quiserem responder.
Na comparação entre o primeiro e o segundo mandatos do presidente, 49% consideram que o segundo é melhor que o anterior. Outros 40% consideram igual, e 9% dizem que o segundo é pior que o primeiro.
A pesquisa ouviu 2.002 pessoas entre os dias 6 e 10 de março, em 140 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Alencar : Sesquicentenário da morte

Postado por : J. Flávio Vieira
Há exatos 150 Anos -- em 15/03/1860 -- partia o herói confederado José Martiniano de Alencar. O Cariri praticamente o esqueceu. No Crato não existe nada homenageando sua memória. A primeira heroina brasileira - D. Bárbara-- é igualmente esquecida, como Tristão. Por que a cidade teima em esquecer seus heróis? A Confederação do Equador foi um movimento libertário muito mais importante do que a Inconfidência Mineira. A Inconfidência não foi além de algumas reuniões conspiratórias com intelectuais mineiros. Não dispararam um tiro sequer. No final só Tiradentes foi ao cadafalso. A Confederação derrubou governos em Pernambuco e Ceará e fez eleições. Na hora do venha-ver foram imensas as baixas. As escolas do Cariri e a Universidade desconhecem simplesmente o Movimento, não olham para o próprio umbigo. D. Bárbara , ao contrário do que era de esperar, tem sua memória denegrida , inclusive por alguns membros da própria família. Por que ?


José Martiniano de Alencar




O futuro Senador Alencar - nasceu no povoado de Barbalha, então pertencente à cidade do Crato, no Ceará, a 16 de outubro de 1794. Foram seus pais o português José Gonçalves dos Santos e a heroína D. Bárbara Pereira de Alencar - a primeira prisioneira política do Brasil -, por sua participação na Revolução Pernambucana de 1817.
Personalidade marcante na política do Segundo Reinado, o Senador Alencar envolveu-se com toda sua família na Revolução Pernambucana de 1817 e na Confederação do Equador de 1824. Líder do Partido Liberal, foi um dos deportados para a Europa, em companhia dos Andradas, no governo de D. Pedro I e o primeiro senador escolhido pela Regência Permanente de 1831 - 1835. Em sua residência no Rio de Janeiro, na então Rua do Conde, fundou-se, em 15 de abril de1840, a Sociedade Promotora da Maioridade do Imperador D. Pedro II ou Clube da Maioridade. "Foi ele quem redigiu os respectivos Estatutos e pôs-se à testa da propaganda da idéia, em pouco vencedora". Presidente por duas vezes da Província do Ceará, residia no Rio de Janeiro, quando faleceu, a 15 de março de 1860.
O Senador Alencar era neto materno do capitão Joaquim Pereira de Alencar e D. Teodora Maria Rodrigues de Alencar, que tiveram entre outros, os filhos: D.Bárbara Pereira de Alencar, o Capitão Leonel Pereira de Alencar e D. Ignácia Pereira de Alencar. Entre seus netos, muitos contraíram matrimonio entre si, e, seus descendentes tornaram-se figuras de destaques no cenário nacional. Entre esses: Tristão Gonçalves - presidente da Confederação do Equador no Ceará -, seu filho, o Conselheiro Alencar Araripe e seu neto, o crítico literário Araripe Júnior; o romancista José de Alencar, seu filho, o escritor Mário de Alencar e o seu irmão, o Barão de Alencar; o matemático Otto de Alencar; os descendentes da Viscondessa de Jaguaribe: seu filho, o médico e escritor Domingos Jaguaribe Filho, um dos fundadores da Cidade de Campos do Jordão e seu bisneto, o memorialista Pedro Nava; a escritora Rachel de Queiroz; os médicos Meton da Franca Alencar e Meton da Franca Alencar Filho; o Almirante Alexandrino de Alencar e o Presidente da República Humberto de Alencar Castelo Branco, entre outros.
Ricos e de largo prestígio social, os Alencar possuíam verdadeiros feudos sertanejos nos rincões do Vale do Cariri, voltados à criação do gado e ao plantio da cana-de-açúcar. Vencida nas revoluções do Nordeste do Brasil, no inicio do século XIX, a família Alencar foi perseguida politicamente, por suas intenções republicanas, tendo seus bens confiscados. Afastando-se dessas retaliações, o futuro Senador Alencar trouxe sua parentela para a Vila de Messejana - um dos mais salubres arrabaldes de Fortaleza -, e, em suas terras alagadiças, cultivou a cana-de-açúcar transportada do Cariri. Nas imediações da vila, o Senador Alencar fundou o Sítio Alagadiço Novo. "Batidos pelo infortúnio, os Alencares, conduzidos pelo espírito gregário que os animava, reuniam-se no Alagadiço Novo, em busca da sobrevivência. Eram cerca de 45 almas, entre as quais, alegava José Martiniano, a mãe, cunhados, tios, sobrinhos e mais pessoas, que se lhe têm reunido, pela morte de alguns de seus próximos parentes". Com os resultados animadores dessa empresa açucareira, seus primos instalaram, ali, outros sítios de engenho. A partir de então, "Messejana foi o lugar em que mais se fabricou aguardente e açúcar no Ceará."
No Alagadiço Novo, José Martiniano levantou a casa provincial "mais ou menos abastada para o tempo". "Na casinha rústica do Alagadiço Novo, na ensolarada tarde daquele 1o. de maio de 1829, nasce o primogênito. No dia 9 é batizado no sítio e recebe o nome de José (o mesmo do pai), dado pelo padre José da Costa Barros, sendo padrinhos os tios João Franklin de Lima e Maria Brasilina de Alencar. Depois, em família, fica conhecido por Cazuza."

José de Alencar - romancista e escritor

Em seu retiro, o Senador Alencar construiu, defronte à casinha atijolada, quando na Presidência da Província, a casa grande destinada ao alojamento da tropa de milícias.
"Para criar oportunidades para muitos e marcar o início da arrancada para o progresso agro-pastoril, pela lei 46, de 14 de setembro de l836, providenciou a aquisição de engenhos, arados, modelos de máquinas de serrar, de descaroçar algodão, descascar café, debulhar milho, espremer e peneirar mandioca, de fazer manteiga. Os engenhos, à proporção que chegavam, iam sendo montados nos sítios já fundados e nos que se iam fundando. Neste acelerar, o município chegou a possuir trinta engenhos, sendo dois a vapor".
Quando o Senador Alencar foi residir no Rio de Janeiro, o Sítio Alagadiço Novo, segundo a reportagem do jornal "O POVO", ficou sob a administração de um "Antônio da Fonseca Alencar". Desconheço um Fonseca Alencar, entre os nomes da família Alencar daquela época. Se nos registros colhidos, este nome estiver escrito como Antônio da F. Alencar ou mesmo Antonio da Fca. Alencar, este poderá ser o do Major Antônio da Franca Alencar - primo do Senador Alencar e também de sua esposa Ana Josefina - proprietário do Sítio de engenho Visgueiro, nas proximidades do Alagadiço Novo. O major Antônio da Franca Alencar era pai do médico Meton da Franca Alencar, nascido no referido Sítio Visgueiro em 7 de setembro de 1843 e batizado no Sítio Alagadiço Novo, sendo sua mãe, Praxedes da Franca Alencar, prima legítima do marido e também do Senador Alencar.
Meton de Alencar, no quinto ano acadêmico, do curso de Medicina, no Rio de Janeiro, incorporou-se às forças brasileiras, na Guerra do Paraguai. Nos hospitais de sangue improvisados no meio da luta, desenvolveu com maestria suas habilidades cirúrgicas. Ao final da campanha, recebeu as honras militares de 1o. cirurgião do Exército (decreto de 18 de fevereiro de 1871), além da patente de Capitão e da Medalha Comemorativa da Campanha. Voltando para o Ceará, integrou-se à clínica, distinguindo-se como cirurgião. Foi quem primeiro ensaiou no país e "quiçá na América do Sul", a primeira transfusão de sangue, sendo também um dos pioneiros na neurocirurgia brasileira. No Ceará, foi abolicionista militante e deputado na Câmara Geral pelo Partido Liberal.
O memorialista Pedro Nava descreve, em sua vasta obra, a personalidade do dr. Meton de Alencar e de sua descendência, principalmente, seu filho Meton de Alencar Filho, o Moço, médico oftalmologista, pioneiro no transplante de córnea no Ceará, em 1926, e também criador de fórmulas medicinais, ainda de largo uso, atualmente, em seu Estado.
A mãe de Meton de Alencar (o Sênior), Praxedes de Alencar era irmã de Ana Josefina e da Viscondessa de Jaguaribe, sendo a primeira, mãe, entre outros, do escritor José de Alencar e de Leonel Martiniano de Alencar, Barão de Alencar. Leonel ingressou na carreira diplomática em 1854, ocupando numerosos postos na América e na Europa. Escritor de belo estilo, contava entre suas obras com "Somnambula da Itapuca". A Viscondessa de Jaguaribe, Clodes de Alencar, era esposa do Visconde de Jaguaribe, Domingos José Nogueira Jaguaribe, nascido no Ceará, na cidade de Aracati, a 14 de setembro de 1820, e falecido no Rio de Janeiro, a 5 de junho de 1890. Visconde de Jaguaribe, com grandeza (decreto de 11 de junho de 1888), foi "ministro da Guerra do glorioso Gabinete de 7 de março de 1871, ocupando a Pasta de 15 de maio de 1871 a 20 de abril de 1872."
Após sua recuperação, o primeiro engenho de ferro do Ceará passou a ser, ao lado da Casa de José de Alencar, no bucólico Sítio do Alagadiço Novo, em Messejana - histórico reduto da ilustre família Alencar -, um significativo ponto da formação cultural do Ceará.

Casa onde nasceu o escritor José de Alencar, preservada como atração turística de Fortaleza


Do Portal Gentree

CRATO - Notícias do dia 17 de Março de 2010



Prefeito Samuel Araripe viaja a Brasília hoje, onde buscará recursos da ordem de 10 milhões de Reais para o Crato

O prefeito do Crato Samuel Araripe estará viajando hoje à Brasília, no intuito de buscar junto ao governo Federal, com o apoio do deputado federal, Arnon Bezerra, por intermédio do Senador Inácio Arruda, a conquista de mais 10 milhões de reais para serem investidos no Crato. O prefeito procura inserir o Crato no Programa de Aceleração do Crescimento - PAC II. Na última quinta-feira, o prefeito e o Presidente da Saaec, Procópio da Silveira, apresentaram à população, o projeto de Saneamento e rede de abastecimento d´água, que se iniciará em 20 dias, com investimentos da ordem de 9 milhões de reais advindos de convênio com o PAC 1, que trocará nos próximos 6 meses, cerca de 15Km de tubulação de água da cidade. Segundo Samuel Araripe: "Vou hoje à Brasília mais uma vez buscar recursos para o Crato, agora da ordem de 10 milhões de reais. O Crato hoje é uma cidade em franco desenvolvimento, e nos comprometemos com a população desde o início, de que ao final da nossa gestão, as pessoas do Crato poderão olhar para a sua cidade, e sentirem orgulho de serem cratenses. Sabemos o quão árdua é nossa tarefa, mas sabemos como e aonde conseguir esses recursos. E o prefeito de uma cidade como o Crato tem mais é que batalhar para trazer melhorias, porque estas não vem de mão beijada... O gestor precisa ser dinâmico, fazer articulações em Brasília, a fim de conseguir os recursos, que tenham certeza, não vem de outra forma, apenas através de fontes Federais e Estaduais bem articuladas." disse Samuel Araripe.

Infraestrutura dá continuidade a projeto de Paisagismo e Arborização do Crato

Mais de 600 palmeiras e plantas ornamentais já foram plantadas no município do Crato, dentro do Projeto de Paisagismo e Arborização, que vem sendo executado por meio da Secretaria de Infraestrutura. O secretário José Muniz, informa que está sendo dada continuidade aos trabalhos, com o plantio de novas mudas na avenida que dá acesso ao Estádio Mirandão. A próxima rua será a José Marrocos, nas proximidades do Colégio Objetivo e na avenida Maildes de Siqueira. O projeto, com o acompanhamento e manutenção das plantas, está orçado em cerca de R$ 700 mil e consta no Plano de Requalificação Urbana do Crato (PRU). São cerca de 2 mil árvores a serem plantadas em Crato. A primeira etapa foi iniciada na entrada da cidade, com espécies diversificadas de palmeiras.

Projetos de saneamento e abastecimento d’água devem ser iniciados em 20 dias

Em cerca de 20 dias serão iniciados os projetos de saneamento básico e abastecimento d´água no município do Crato, um investimento de R$ 9 milhões. Os trabalhos serão gerenciados pela Sociedade Anônima de Água e Esgoto do Crato (SAAEC). Na semana passada, as principais intervenções que serão feitas na cidade foram apresentadas pelo presidente da SAAEC, Procópio da Silveira, durante exposição dos projetos, no Teatro Municipal. Ele destacou a sua principal preocupação, durante a execução dos serviços, que é a interdição de ruas e acessos. Ele tranqüiliza a população, ao dizer que a população será informada com antecedência dos locais onde estarão sendo realizados os serviços. O Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) irá auxiliar, com orientações aos condutores. Esses projetos incluem área de grande movimentação no centro da cidade e adjacências.

Secretaria de Agricultura do Crato entrega Certificados de Cadastro de imóvel Rural

A Prefeitura Municipal do Crato, através da Secretaria de Agricultura Pecuária e Recursos Hídricos comunica aos proprietários rurais deste município, que já está disponível na UMC-Unidade Municipal de Cadastro, no Centro Administrativo a rua 7 de setembro 150 São Miguel, o CCIR-Certificado de Cadastro de imóvel Rural INCRA -Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, os interessados devem comparecer a esta unidade munidos de CPF.

Secretaria de Meio Ambiente do Crato representará o Estado do Ceará na I Conferencia Nacional de Defesa Civil

A Secretaria de Meio Ambiente e Controle Urbano do Crato, representada pelo assessor técnico Wildevanio Vieira, e representantes da comunidade cratense: Francisco José da Silva, Edimilson Romão da Silva, Maria Stuart Leite Teixeira participaram da I Conferencia Estadual de Defesa Civil, realizada nos ultimo fnal de semana em Fortaleza. A Conferencia Estadual foi uma das etapas para a Conferencia Nacional de Defesa Civil que acontecerá em Brasília nos próximos dias 22, 23 e 24.

Dentro desse contexto o escolhido para representar o Estado do Ceará na Conferencia Nacional foi o assessor técnico Wildevanio Vieira da Secretaria de Meio Ambiente e Controle Urbano do Crato.

É importante frisar que a Conferencia Nacional de Defesa Civil tem como proposta preparar o país para enfrentar os problemas da sociedade e minimizar o sofrimento humano decorrente de suas conseqüências, e assim viabilizar estratégias adequadas de prevenção de desastres e ações voltadas à construção de comunidades mais seguras. O tema central da conferencia será “Prevenção e Assistência Humanitária: Fundamentos para a organização da Defesa Civil Brasileira”.

Governo Municipal do Crato
Fone/Fax - (88) 3521.9960
Mais informações:
http://www.crato.ce.gov.br
http://www.prefeituramunicipaldocrato.blogspot.com

Artigo: Menores Infratores - Por: Cel Antonio Paiva Rodrigues


Nenhuma pessoa tem futuro melhor que o seu. Guarde a esperança. Tenha-a ao coração, aconchegada e firme. Uma pessoa amorosa emite alegria, firmeza e esperança, é sempre benquisto e lembrado com carinho. Tenha amor. Lindas sentenças, palavras sábias, mas infelizmente, quase não podemos usá-las nos dias atuais. É certo de que toda regra tem exceção, porém estão dilacerando tanto as regras, como as exceções. Nem tudo compensa. O crime, por exemplo, seja qual for o “Modus Operandi” só traz complicações, tristezas e sofrimento. Vemos com certo temor a onda de violência praticada por menores na capital cearense. Mídia estampa: “544 armas de fogo são apreendidas com menores”. Vejam o arsenal: “Pistolas, revólveres, garruchas (arma artesanal) e até escopetas foram encontrados em poder dos adolescentes”.

A Justiça e a Polícia têm que investigar quem está repassando essa quantidade enorme de armas, esse arsenal de guerra para os adolescentes do Estado. “Entre os meses de janeiro a dezembro de 2009, 544 armas de fogo foram tiradas de circulação pela Polícia”. Uma média de duas armas apreendidas por dia. Não queremos ser incoerentes que esses dados, mas existem muito mais, e o arsenal talvez seja o triplo do anunciado, haja vista, os dois assassinatos bárbaros praticados por menores que abalaram Fortaleza. Uma empresária e um estudante foram assinados por menores meliantes, em locais diferentes. Eles estão em todo lugar. Nos cruzamentos, nas portas de bancos, nos semáforos, nas feiras, nas escolas, nas proximidades de igrejas e onde haja aglomerações de pessoas. Enquanto, se debate a questão do estaleiro, os meliantes infantis estão matando pessoas inocentes.

A Lei é frouxa e a impunidade é muito grande. A questão de a maioridade penal tem que ser debatida e aprovada já. Se continuar do jeito que está os crimes se triplicarão e muitos inocentes morrerão. Somente nos dois primeiros meses deste ano (2010), o número de armas recolhidas das ruas pela Polícia foi de 89. Os dados fazem parte de um levantamento realizado pela Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA). A Polícia precisa comparecer e efetuar batidas nas feiras da Parangaba, da Praça da Lagoinha, bem como em feiras que funcionam à noite em diversos logradouros de nossa capital. Se tantas armas estão nas mãos de adolescentes imaginem a quantidade que está nas mãos de maiores infratores. A situação é séria e urgem medidas inadiáveis. Armados com revólveres e também pistolas, os adolescentes praticam assaltos à luz do dia. Eles usam armas para medir forças com grupos rivais. My God veja a que ponto nós chegamos! É doloroso, triste, preocupante. Os traficantes e assaltantes de maior idade, repassam as armas para esses infratores mirins, através de aluguel e quem faz uso das mesmas são geralmente usuários de drogas.

Não é entorpecendo o corpo, iludindo-se, que se resolvem os problemas da alma e do coração. Eles são eliminados com as forças da fé e da ação positiva, com paciência e sincera busca da paz. Essas criaturas jamais rezaram, não sabem o que é fé, muitos deles são arrimos de família, não frequentam escolas, passam fome, e são forçados pelos próprios pais para trazer algo para dentro de casa. Perguntamos: “Onde anda o Serviço Social do Governo e da Prefeitura?” A construção de abrigos para meninos de rua e infratores se faz necessário. A violência infantil só será amenizada educando esses infratores ou punindo os pais irresponsáveis. As cenas envolvendo menores são tristes. Meninos de rua não sabem o que é ser criança. Toda criança tem um sonho, mas esse está sendo tolhido. No lugar de uma boa rede e uma prazerosa cama dormem ao relento tendo como cama retalhos de papelão e cobertores jornais. Comem o pão que o diabo amassou sem leite quente e sem o carinho dos pais.

Acalanto antes de dormir nem pensar. Não sonham e passam por pesadelos todas as noites. A realidade é bem diferente da sonhada. Muitos deles convivem com os lixões e a fedentina que respiram no convívio da sujeira é insuportável. A violência desenfreada e sem controle já faz parte do cotidiano brasileiro. Dez homicídios no final de semana, duas vítimas foram encontradas amarradas, sem identificação e com vários ferimentos à bala na cabeça. Uma droga perniciosa de uso legal vem ceifando a vida de muitas pessoas, o álcool. O que fazer senhores diante de tantas atrocidades? Estamos sem azimute, sem direção, presos entre grades. Os meliantes estão pintando e bordando e já apelidados como os artistas do crime.

Autoridades da Segurança Pública se as medidas tomadas não surtiram efeitos, outros planejamentos, outras medidas urgentes precisam ser avaliadas e postas em prática. Acabar com a impunidade seria uma das medidas. A imunidade seria outra. Os Direitos Humanos precisam dar mais atenção aos humanos direitos. O menor não infrator precisa ser visto com mais amor e responsabilidade. O cidadão dever ter o direito de ir e vir, aliás, o que estão fazendo com o grande montante de vil metal que arrecadam de impostos ilegais e imorais? O senhor Secretário da Segurança Pública e defesa do cidadão não disse para que veio. Sua gestão é fraquíssima. Vejam a aberração: “Em menos de sete horas três policiais militares são assaltados”. Desta vez as vítimas dois subtenentes e um sargento. Os crimes aconteceram no bairro Siqueira II e na Avenida Leste Oeste.

Secretário de acordo com a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) proibiu que a mídia televisiva - mostre - a cara dos meliantes. Pode Freud? É brincadeira. Nem a Polícia os meliantes respeitam. O Brasil está entregue a eles. Temos meliantes na classe pobre, média e na rica, visto que os que se inserem na corrupção além de corruptos não passam de meros meliantes. Documentos somem do galpão da OAB (CE). Mais de 2.600 livros, documentos históricos, carteiras de inscrição profissional, fichas cadastrais com dados de registro de inúmeros advogados inscritos na Ordem sumiram, segundo o presidente Valdetário Monteiro. Senhor governador o seu governo está em cheque. Medidas drásticas precisam ser tomadas já. Se empurrarem com a barriga a situação ficará sem controle e o fim será trágico. Pense nisso!

ANTONIO PAIVA RODRIGUES-MEMBRO DA ACI- DA ALOMERCE- DA UBT-AOUVIRCE E AVESP


Edições Anteriores:

Maio ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31