xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 15/03/2010 | Blog do Crato
.

VÍDEO - Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

15 março 2010

Quaresma – Por César Mousinho



A palavra Quaresma vem do latim quadragésima e é utilizada para designar o período de quarenta dias que antecedem a festa ápice do cristianismo: a ressurreição de Jesus Cristo, comemorada no famoso Domingo de Páscoa. Esta prática data desde o século IV.
Na Bíblia, o número quatro simboliza o universo material. Os zeros que o seguem significam o tempo de nossa vida na terra, suas provações e dificuldades. Portanto, a duração da Quaresma está baseada no símbolo deste número na Bíblia. é costume jejuar na Quaresma, ainda que ele seja válido em qualquer época do ano. A igreja propõe o jejum principalmente como forma de sacrifício, mas também como uma maneira de educar-se, de ir percebendo que, o que o ser humano mais necessita é de Deus. Desta forma se justifica as demais abstinências, elas têm a mesma função.
Oficialmente, o jejum deve ser feito pelos cristãos batizados, na quarta-feira de cinzas e na sexta-feira santa. Pela lei da igreja, o jejum é obrigatório nesses dois dias para pessoas entre 18 e 60 anos. Porém, podem ser substituídos por outros dias na medida da necessidade individual de cada fiel, e também praticados por crianças e idosos de acordo com suas disponibilidades.
O jejum, assim como toda a penitência, é visto pela igreja como uma forma de educação no sentido de se privar de algo e reverte-lo em serviços de amor, em práticas de caridade. Os sacrifícios, que podem ser escolhidos livremente, por exemplo: um jovem deixa de mascar chicletes por um mês, e o valor que gastaria nos doces é usado para o bem de alguém necessitado.
Nela, é relatada as passagens dos quarenta dias do dilúvio, dos quarenta anos de peregrinação do povo judeu pelo deserto, dos quarenta dias de Moisés e de Elias na montanha, dos quarenta dias que Jesus passou no deserto antes de começar sua vida pública, dos 400 anos que durou a estada dos judeus no Egito, entre outras. Esses períodos vêm sempre antes de fatos importantes e se relacionam com a necessidade de ir criando um clima adequado e dirigindo o coração para algo que vai acontecer
O percurso da Quaresma é acompanhado pela realização da Campanha da Fraternidade – a maior campanha da solidariedade do mundo cristão. Cada ano é contemplado um tema urgente e necessário.
A Campanha da Fraternidade é uma atividade ampla de evangelização que ajuda os cristãos e as pessoas de boa vontade a concretizarem, na prática, a transformação da sociedade a partir de um problema específico, que exige a participação de todos na sua solução. Ela tornou-se tão especial por provocar a renovação da vida da igreja e ao mesmo tempo resolver problemas reais.
Seus objetivos permanentes são: despertar o espírito comunitário e cristão no povo de Deus, comprometendo, em particular, os cristãos na busca do bem comum; educar para a vida em fraternidade, a partir da justiça e do amor: exigência central do Evangelho. Renovar a consciência da responsabilidade de todos na promoção humana, em vista de uma sociedade justa e solidária.
Os temas escolhidos são sempre aspectos da realidade sócio-econômico-política do país, marcada pela injustiça, pela exclusão, por índices sempre mais altos de miséria. Os problemas que a Campanha visa ajudar a resolver, se encontram com a fraternidade ferida, e a fé, tem o compromisso de restabelecê-la. A partir do início dos encontros nacionais sobre a CF, em 1971, a escolha de seus temas vem tendo sempre mais ampla participação dos 16 Regionais da CNBB que recolhem sugestões das Dioceses e estas das paróquias e comunidades.
No inicio da década de sessenta (1961), três padres responsáveis pela Cáritas Brasileira idealizaram uma campanha para arrecadar fundos para as atividades assistenciais e promocionais da instituição e torná-la autônoma financeiramente. A atividade foi chamada Campanha da Fraternidade e realizada pela primeira vez na quaresma de 1962, em Natal-RN, com adesão de outras três Dioceses e apoio financeiro dos Bispos norte-americanos. No ano seguinte, 16 Dioceses do Nordeste realizaram a campanha. Não teve êxito financeiro, mas foi o embrião de um projeto anual dos Organismos Nacionais da CNBB e das Igrejas Particulares no Brasil, realizado à luz e na perspectiva das Diretrizes Gerais da Ação Pastoral (Evangelizadora) da Igreja em nosso País.
Este projeto se tornou nacional no dia 26 de dezembro de 1963, com uma resolução do Concílio Vaticano II, a maior e mais importante reunião da igreja católica. O projeto realizou-se pela primeira vez na quaresma de 1964. Ao longo de quatro anos seguidos, por um período extenso em cada um, os Bispos ficaram hospedados na mesma casa, em Roma, participando das sessões do Concílio e de diversos momentos de reunião, estudo, troca de experiências. Nesse contexto, nasceu e cresceu a Campanha da Fraternidade.
Campanha da Fraternidade é um instrumento para desenvolver o espírito quaresmal de conversão e renovação interior a partir da realização da ação comunitária, que para os católicos, é a verdadeira penitência que Deus quer em preparação da Páscoa. Ela ajuda na tarefa de colocar em prática a caridade e ajuda ao próximo. É um modo criativo de concretizar o exercício pastoral de conjunto, visando a transformação das injustiças sociais.
Desta forma, a Campanha da Fraternidade é maneira que a Igreja no Brasil celebra a quaresma em preparação à Páscoa. Ela dá ao tempo quaresmal uma dimensão histórica, humana, encarnada e principalmente comprometida com as questões específicas de nosso povo, como atividade essencial ligada à Páscoa do Senhor.
As celebrações têm início no Domingo de Ramos, ele significa a entrada triunfal de Jesus, o começo da Semana Santa. Os ramos simbolizam a vida do Senhor, ou seja, Domingo de Ramos é entrar na Semana Santa para relembrar aquele momento.
Depois, celebra-se a Ceia do Senhor, realizada na quinta-feira santa, conhecida também como o lava pés. Ela celebra Jesus criando a eucaristia, a entrega de Jesus e portanto, o resgate dos pecadores.
Depois, vem a celebração da Sexta-feira da Paixão, também conhecida como sexta-feira santa, que celebra a morte do Senhor, às 15 horas. Na sexta à noite geralmente é feita uma procissão ou ainda a Via Sacra, que seria a repetição das 14 passagens da vida de Jesus.
No sábado à noite, o Sábado de Aleluia, é celebrada a Vigília Pascal, também conhecida como a Missa do Fogo. Nela o Círio Pascal é acesso, resultando as cinzas. O significado das cinzas é que do pó viemos e para o pó voltaremos, sinal de conversão e de que nada somos sem Deus. Um símbolo da renovação de um ciclo. Os rituais se encerram no domingo, data da ressurreição de Cristo, com a Missa da Páscoa, que celebra o Cristo vivo.
Sob a responsabilidade do CONIC ( Conselhos Nacional das Igrejas Cristãs do Brasil), a Campanha da Fraternidade 2010 será ecumênica e estará aberta à participação de todas as demoninações cristãs. Esta é a terceira Campanha da Fraternidade Ecumênica. As outras foram realizadas em 2000 e 2005. Campanha da Fraternidade em 2010 "Fraternidade e Ecomônia".
Jejue de tudo que lhe afaste de Jesus e procure tudo o que Dele lhe aproximar.
Não ao Ato Médico –SIM - Ao Município Da Ponta Da Serra.
Fonte: CNBB - Conferência Nacional dos Bispos do Brasil
Arquidiocese de São Paulo.
São Paulo, 15/03/10 Artigo X – www.sosdrogasealcool.org

Dilma ensaia passos do "Rebolation" para programa de TV - Por: Samuel P. Teles

Fonte: Folha de São Paulo


Nota do Postador: Que vexame, hein? Será que ela vai comer buchada no lombo de jegue também?

Pré-candidata do PT à sucessão presidencial, a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) tem se esforçado cada vez mais para afastar a imagem de durona que conquistou ao longo dos últimos sete anos no governo Lula. No último sábado, ela atendeu aos apelos dos humoristas do programa "Pânico da TV", da Rede TV!, e ensaiou passos da coreografia do "Rebolation", do grupo de axé Parangolé. A cena foi gravada após a ministra participar do evento em comemoração aos 135 anos do Jockey Clube, em São Paulo. Dilma foi abordada pelo humorista Carioca, que faz a sósia da ministra para o programa.

Vestido com uma roupa bastante parecida com a da ministra, Carioca lançou o desafio para que Dilma dançasse o "rebolation". Dilma teria avisado que não dançava muito bem, mas aceitou a proposta e exigiu que primeiro o apresentador ensinasse os passos. Após assistir o desempenho do humorista, a ministra fez alguns passos da coreografia e arrancou aplausos pela coragem. A ministra estava acompanhada de seguranças, assessores e da ex-prefeita de São Paulo Marta Suplicy, que teria se esforçado para convencer Dilma a não conceder entrevista ao programa. A gravação durou cerca de cinco minutos e o programa deve ir ao ar no dia 21.

Fonte: Folha on line

Postado por: Samuel P. Teles

Brasil criou recorde de mais de 205 mil empregos formais em fevereiro - Postado por Océlio Teixeira

O ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, afirmou nesta segunda-feira que os dados do Caged de fevereiro serão recorde, apontando a criação de mais de 205 mil empregos formais.

Em janeiro, último relatório divulgado, o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados mostrou a geração de 181.419 postos de trabalho com carteira assinada no país --recorde para o mês.

"Estamos fechando os números de fevereiro hoje e já podemos considerar o melhor fevereiro da história de 22 anos do Caged", disse Lupi a jornalistas após evento no Rio de Janeiro.

"Este ano de 2010 tende a ser o melhor ano na geração de empregos na história do Brasil."

A indústria, segundo Lupi, é um dos setores que está se destacando.

"Houve demissões precipitadas. A indústria está contratando muito porque os estoques estavam altos e a indústria, que acreditava que a crise ia ser avassaladora... e não foi, agora está contratando em meses atípicos, como janeiro e fevereiro."

O ministro disse ainda que a taxa média de desemprego neste ano, medida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), deve ficar entre 7,4% e 7,5%, ante 8,1% em 2009.

Por Rodrigo Viga Gaier
Fonte: Reuters, via UOL

BlogHumor - Frase que eu ouvi nesses dias...


"Dilma no lugar do Lula seria como a Marlene Mattos apresentando o Show da Xuxa"

Dedicado ao Dr. José Flávio, por termos ouvido e rindo essa frase contada numa festa...rs rs

Abraços, Dihelson Mendonça

PT em São Paulo é um "desastre", diz Ciro - Postado por Océlio Teixeira

Deputado afirma que partido precisa de nome novo para sucessão de Serra, mas considera sua candidatura no Estado artificial

Ciro defende que PT e PSB tenham candidatos próprios em SP; deputado diz que fará aproximação entre PSDB e petistas se eleito presidente

O deputado federal e ex-ministro Ciro Gomes (PSB), 52, é popular no Rio de Janeiro. Num táxi, discute com o motorista a filiação de Romário ao PSB e escuta, atento, a recomendação de lançar Zico, "que nem precisaria de campanha".
Com uma truculência à mídia arrefecida -ou dominada depois de disputar duas campanhas à Presidência -, um Ciro "mais sereno", como ele se classifica, falou à Folha sobre a sucessão presidencial e no governo de São Paulo.
Ele admite que sua candidatura em São Paulo seria artificial e volta a dizer que será candidato à Presidência da República. Ao final da entrevista, com o gravador já desligado, Ciro confessa que, se não disputar a eleição de outubro para presidente ou para o governo de SP, deixará a política.

FOLHA - O sr. afirmou na semana passada que São Paulo não precisa do sr. São Paulo precisa de quem?
CIRO GOMES - Fulanizar a política é algo ridículo no Brasil. São Paulo precisa de um projeto porque a eficiência medíocre do PSDB deu o que tinha que dar. Os indicadores de violência estão crescendo, o transporte está colapsando, a educação é uma das piores do país. Agora, como o PT é um desastre, lá em São Paulo especialmente, eles têm essa eficiência medíocre posta em relevo.

FOLHA - Por que o sr. considera o PT um desastre em São Paulo?
CIRO - Por tudo o que aconteceu. Estou falando do desastre de confiabilidade, de confiança da população a ponto de o próprio PT, na minha opinião corretamente, pretender lançar um candidato jovem lá, para fazer nome. Os principais quadros do partido [o PT], justa ou injustamente, entraram num problema. Não é brincadeira não, rapaz. José Dirceu, Genoino, Mercadante, Marta, João Paulo. Não é brinquedo não.

FOLHA - O PT pretendia lançar o sr. no Estado.
CIRO - Eu fico muito honrado, distinguido com isso, mas veja bem, não é tão artificial essa solução, não?

FOLHA - Então se o sr. for candidato ao governo de São Paulo será uma solução artificial?
CIRO - A minha candidatura naturalmente é artificial. Agora, o que eu poderia fazer -e tinha que ser sincero e franco com a população de São Paulo- era dizer: "Eu não faço rotina aqui, mas acumulei uma experiência de grande sucesso na administração pública, e essa experiência eu me disponho a colocar a serviço de São Paulo". Não é minha pretensão. Todo mundo sabe e eu repito que minha intenção é ser candidato à Presidência.

FOLHA - O sr. trabalha por alianças do Paulo Skaf com o PT, por exemplo? O sr. vê possibilidade de uma chapa Aloizio Mercadante e Skaf?
CIRO - Eu não veto, não atrapalho, não opino contra, mas acho que a melhor opção é o PT ter o seu candidato e nós, o nosso.

FOLHA - O sr. diz que é o único a ter liberdade para fazer críticas ao governo do presidente Lula. O debate sobre o papel do Estado, com viés antiprivatização, é equivocado?
CIRO - Não, a questão não é que esteja equivocado. Embora o Serra tenha sido capaz de quebrar patentes no Ministério da Saúde na questão do coquetel antiaids, ele chega em São Paulo e privatiza a conta da prefeitura, hospeda num banco privado. E, em seguida, bota a Nossa Caixa para vender, um dos últimos ativos que São Paulo tem. Em relação à Dilma eu tenho a vivência que ela não tem.

FOLHA - Mas qual é sua posição sobre privatização e papel do Estado?
CIRO - Isso tudo é baboseira ideológica. No mundo inteiro a experiência empírica demonstra que o Estado não é máximo, nem mínimo, nem grande, nem pequeno. É o necessário. É a lei do menor esforço. Quem faz melhor, mais rápido e mais barato é quem vai fazer. Às vezes é Estado regulador, às vezes tem que ser empresário. A economia moderna é mista, mas a responsabilidade pela dinâmica estratégica de um país é do Estado.

FOLHA - O sr. sempre menciona eventuais problemas de governabilidade do futuro presidente, dado que ninguém terá o capital político e a popularidade de Lula, que faz com que ele transite bem no Congresso.
CIRO - Mais que transitar. Ele suporta, sem perder legitimidade. O que é um fenômeno absolutamente raro. Se a coalizão for essa, com o protagonismo desta banda do PMDB que manda no país [haverá crise de governabilidade]. O DEM é muito melhor que o PMDB neste instante. Uma questão é um escândalo, no qual todos nós estamos vulneráveis a ter um companheiro que vai entrar numa dessa. Todos nós. Isso é da política. O problema é que o PMDB, não o coletivo, mas a banda hegemônica, faz desta linguagem o seu instrumento central de luta.

FOLHA - E como se governa o Brasil com a atual condição de representatividade e o atual sistema político?
CIRO - É uma ilusão de ótica que a prostração moral do PT está passando para o país. O problema da situação política da Dilma é que ela fica com a boca travada. Ela não pode falar isso para ninguém. Como o Serra também não pode. Eu posso. Imagino governar o Brasil assim: eu encerraria a violenta, paroquial e provinciana radicalização que opõe PSDB e PT. Convocarei um entendimento nacional entre os dois partidos. Essa é a saída para o país avançar e diminuir a importância de setores clientelistas, fisiológicos, atrasados, corruptos.

FOLHA - Fazendo uma revisão da história de 2002, o mercado ainda teme sua candidatura?
CIRO - Teme, mas é injusto. Eu não sou uma invenção. Eu já fui ministro da Fazenda. Eu fui muito bom para a economia pelos resultados. O país cresceu 5,3%, tivemos superavit primário de 5% do PIB, inflação zero. Agora, tive algumas questões. Fiz a intervenção do Banespa e do Banerj. Fiz a abertura comercial que dissolveu vários cartéis. Tudo bem, a vida é dura. Eu não vou vender a minha alma para ser presidente.

FOLHA - O sr. já sofreu uma oscilação fortíssima nas pesquisas em 2002. Todos os políticos não estão sujeitos a isso?
CIRO - Sim, isso eu acho. Acho que a Dilma cometerá um erro, porque nenhum de nós escapou. O Lula cometeu, eu cometi, o Serra, o Alckmin cometeu. Ela cometerá. Tomara que não. E vai oscilar. Ela é um pouco mais vulnerável, claro. Porque na medida em que você erra, você aprende. O Lula aprendeu para caramba. Eu aprendi muito. O Serra erra menos porque é protegido pela grande mídia.

Malu Delgado
Enviada Especial ao Rio de Janeiro
Fonte: FSP

CABELO DO CÃO É ELEITO JUDAS 2010



10ª FESTA POPULAR DA MALHAÇÃO DO JUDAS 2010

ELEIÇÃO DO JUDAS – ATA DE APURAÇÃO

Aos 14 dias do mês de março do ano 2010, sob a Coordenação Geral do prof. Cacá Araújo, concluiu-se, no Bar do Evandro – Escritório Central da Malhação do Judas, sito à rua Ratisbona, n.º 375, Crato-CE, a apuração dos votos do Judas 2010. Após a totalização dos sufrágios, verificou-se que participaram do pleito 11.995 votantes. Concluída a contagem, não havendo nenhum recurso impetrado por quaisquer dos indicados reclamando para si o direito de subir à forca no dia 3 de abril do corrente ano, Sábado de Aleluia, no Largo da RFFSA – Centro Cultural do Araripe / Crato, em virtude de haver traído o povo com requinte de maior sacanagem e ou maldade, gozando de maior índice de antipatia, o Presidente da Junta Eleitoral do Judas 2010, Evandro Saraiva Primo, proclamou o resultado da eleição, que vai consignado na presente ata, na ordem decrescente do número de sufrágios recebidos, ficando autorizada a severa malhação do eleito.
ELEITO: Cabelo do Cão (Nº de Votos: 6.334 - 52,80%)
1º Suplente: Big Brother (Nº de Votos: 1.694 - 14,12%)
2º Suplente: José Roberto Arruda (Nº de Votos: 1.615 - 13,46%)
3º Suplente: Violentino – O Monstro da Insegurança (Nº de Votos: 1.416 - 11,00%)
4º Suplente: Madame Doença (Nº de Votos: 501 - 4,17%)
Nulos - Nº de Votos: 128 (1,90%)
Em Branco - Nº de Votos: 307 (2,55%)
TOTAL DE VOTANTES: 11.995
Nada mais havendo a tratar, foi declarada encerrada a apuração, cujo resultado será distribuído a toda a imprensa, seja ela falada, escrita, televisada, internetizada, psicografada, gesticulada, ou fuxicada. “E era só”. JUNTA ELEITORAL DO JUDAS: Presidente – Evandro Saraiva Primo; Secretária – Lílian de Carvalho Araújo; Orador Oficial – Chico Morais; Coordenadora de Trânsito de Urnas – Joseany Ferreira Oliveira Lobo; Delegado da Fronteira Crato-Juazeiro – Edilberton Menezes Joquinha; Chefe de Segurança – Valdenôr de Araújo.


PROGRAMAÇÃO



Malhação do Judas: dia 3 de abril de 2010 (Sábado de Aleluia)

14 horas: 1. Cortejo do Judas, acompanhado pelo Grupo de Caretas do Distrito da Bela Vista, Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto, Catirinas e Mateus, Boi, Burrinha e Jaraguá de reisados locais, por atores em seus personagens regionais Chica Curuja (Joseany Oliveira), Geroplícia (Orleyna Moura), Zé de Baca (Cacá Araújo), Buneca de Lôça (Mª Isaura Araújo), Chicó (Flávio Rocha), Sivirino Cipó Cravo (Franciolli Luciano), Maria Capionga (Tereza Cândido), Fofolete do Sertão (Gabriela Melo), Zefa Rapa-Côco (Charline Moura), Eufrosina Barraquêra (Lílian Carvalho), Carrim do Bago Mole (Edival Dias), Cabôco Fumadô (Jardas Araújo), Cumade Meropéia (Mônica Batista), Tanajura Cafuné (Jonyzia Fernandes), Perpa Criolina (Lorenna Jéssica), Lôra do Banhêro (Françoi Fernandes), Cão Côxo (Josernany Oliveira), Serpentina Vuadora (Joênio Alves), Mutuca Lombrada (Felipe Tavares), Carrapato de Musquito (Márcio Silvestre), Medusa Bombril (Andecieli Martins), Dona Pomba (Mariana Nunes), Tranquilino Ripuxado (Pedro Ernesto Morais), Coroné Barduíno (Adauberto Amorim), Cabinha do Babado (Paulo Henrique Macêdo), Luizinho Brega Star (Tio Bibi), Vitalino Fura-Fura (Lifanco), Zé Bocoió (Aécio Ramos), Maria Matusquela (Teresa Ramos) e Raul Canga-Seixas, Jurema Catolé (Carla Hemanuela), Beata do Chafurdo Bom (Kelyenne Maia), Virgulino Goiaba (Danilo Brito). Seguem animados com carro-de-som pelo trecho: Centro (Bodega do Joquinha, rua dos Cariris) – Praça 3 de Maio – Praça Siqueira Campos – Praça da Sé – Bar do Gil – Rua da Vala – Av. Duque de Caxias – Rua São Francisco – Rua Mons. Assis Feitosa – Centro Cultural do Araripe.
16 horas: 1. Chegada ao Sítio do Judas, montado no Centro Cultural do Araripe, onde o traidor permanecerá até a hora de seu julgamento e malhação, sob a vigilância dos Caretas; 2. Tradicional roubo do Sítio do Judas: Os Caretas vigiam o sítio montado e açoitam com chicotadas os que ousarem roubar. A façanha é sair do sítio sem apanhar (e com o roubo).
18:30 horas: 1. Leitura do Testamento do Judas, elaborado em versos (cordel); 2. Malhação do Judas, com show pirotécnico e artistas circenses em perna-de-pau com malabares de fogo.
19:30 horas: 1. Forró pé-de-serra com Luizinho Brega Star, Sílvio Clay e Trio Flor do Pequi.
22:00 horas: Encerramento.

Realização:
Sociedade Cariri das Artes - Ponto de Cultura do Brasil
Cia. Cearense de Teatro Brincante
Circo-Escola Alegria / Projeto Circo do Sopé

Parceria:
Secretaria de Cultura do Município do Crato
Coletivo Camaradas
Centro de Ativação Cultural Poeta Cego Aderaldo
Sociedade de Cultura Artística do Crato

Patrocínio:
Prefeitura Municipal do Crato
SECULT / Governo do Estado do Ceará
Ministério da Cultura / Governo Federal

O Encontro entre Dr. Lúcio Alcântara e o Dr. José Flávio Vieira


NE - Um Encontro histórico entre dois grandes escritores e pesquisadores.


Dois médicos renomados. Dois escritores incansáveis e uma admiração mútua. Estive acompanhando de perto nos últimos meses, as vindas do ex-governador Lúcio Alcântara ao Cariri, quando esteve por interesse à nossa história, e pudemos selar uma amizade, através do Raimundo Bezerra Filho. Dr. Lúcio, é agora, inclusive, membro do Blog do Crato, o site oficial da cidade na internet. Diante das últimas publicações do Dr. José Flávio Vieira, que vem desenvolvendo um trabalho de pesquisa histórica sobre o Crato, entrei em contato com o Lúcio Alcântara, que sempre demonstrou também os mesmos interesse nas Artes, na Cultura e na História do Cariri, lhe repassei os textos sobre a chamada "Sociedade Malproense", publicados aqui no Blog do Crato recentemente, e fiz um breve relato dos outros trabalhos do Dr. José Flávio Vieira, como os livros já editados e as suas mais de 12.000 crônicas, que para ele são desconhecidos.

Em resposta, Lúcio gostou tanto do que leu, que me pediu via e-mail para que eu arranjasse um encontro entre ele e o Zé Flávio na sua próxima vinda ao Cariri. Dr. Lúcio tem publicado uma série de livros sobre o Cariri e é também grande pesquisador. Está reeditando o livro de Irineu Pinheiro para uma nova publicação através da Fundação Lúcio Alcântara. Outros livros do Cariri foram lançados recentemente, e esteve há poucos meses conversando com o Dr. Borges, exatamente no dia em que recebeu seu Diploma do ICC - Instituto Cultural do Cariri.

Espero que desse encontro que pretendo realizar entre o Lúcio e o Zé Flávio, possamos firmar uma parceria e novas idéias para impulsionar a publicação de outros livros e trabalhos do Cariri, da nova geração, que merecem igual destaque, através da sua fundação, além de estreitar os laços de amizade e de pesquisas.

Espero também que possamos realizar esse histórico encontro o mais breve possível, e que o Lúcio possa apreciar as sensacionais estórias do homem que a exemplo do Chico Anísio, criou toda uma cidade virtual, incrivelmente cearense e caririense chamada "Matozinho", aonde relata tão bem os "causos" incríveis e sempre bem-humorados da sua gente. Afinal de contas, o Dr. José Flávio já pode ser considerado o Chico Anísio do Cariri, com suas dezenas de personagens fascinantes.

Por: Dihelson Mendonça
Blog do Crato - www.blogdocrato.com

MALHADA EM FESTA: Reinauguração do Posto de Saúde do Sítio Malhada - Por Wilson Bernardo.

Sábado passado estivemos no Sitio Malhada, em comitiva administrativa, juntamente com ARNON BEZERRA, um dos Deputados Federais de maior comprometimento com A cidade de Crato, além de ser filho do Crato. Foi entregue aos moradores do Sitio Malhada, o novo posto de atendimento em saúde, agora ampliado e adequado aos seus moradores. Juntos com Prefeito municipal e seus secretários, assim como o vice Prefeito Raimundo Filho e o líder Guri, que muito faz pela malhada, e atendendo mais uma reivindicação para o bem estar da Malhada. Ouvimos mais uma vez o compromisso firmado diante de todos, a mais nova e em breve uma quadra desportiva coberta, sonho antigo para os jovens malhaenses. A Malhada está em festa e todos nós orgulhosos de uma boa administração municipal em parceria com o deputado federal Arnon Bezerra.

O prefeito agradece o apoio do Deputado Arnon Bezerra

O líder Guri,consegue mais um beneficio para Malhada,a quadra desportiva.

Nizete, secretaria de Saúde, congratula-se com todos, o seu merecido sucesso.


Raimundo Filho fala da importância de uma saúde de qualidade.

Arnon Bezerra, em parceria com a prefeitura Municipal e Samuel Araripe, reafirmam a solicitação de guri e se prontificam em breve a construção do sonho da Malhada, a quadra desportiva.
A entrega do Posto de Saúde do Sitio Malhada em Ponta da Serra-Crato.

Wilson Bernardo (Texto & Fotografia)

180 anos de nascimento de Antônio Conselheiro - postado por Armando Lopes Rafael


Fonte: O POVO

180 anos
Conselheiro, o beato peregrino


No último dia 13, Quixeramobim lembrou os 180 anos de nascimento de Antônio Conselheiro. O POVO aproveita para trazer aspectos desse cearense de biografia tão controversa

Thiago Mendes
Especial para O POVO
thiagomendes@opovo.com.br
O homem que desafiou quatro expedições militares da recém-criada República foi o mesmo que, de alpercatas e camisão de brim azul, percorreu o Nordeste consolando almas e pregando devoções. Há 180 anos, em Quixeramobim, nascia Antônio Vicente Mendes Maciel, o Antônio Conselheiro, líder da revolta de Canudos e guia de uma multidão de sertanejos cansados das agruras de um sertão de desigualdades.

Taxado de monarquista, fanático, “bronco”, “grande homem pelo avesso” & como anotou o autor de Os Sertões &, Antônio Conselheiro se resumia apenas como “peregrino”. Sem o livro de Euclides da Cunha, porém, é certo que a biografia do beato não tivesse atraído tantos estudos. Apesar da grandeza da obra, outras fontes históricas jogam luz para a constituição de um novo esboço sobre a figura do beato.

“Novos estudos passaram a se utilizar de fontes orais, ouvir filhos de sobreviventes e, hoje, muitos aspectos dessa figura de Conselheiro descrita por Euclides não se comprovam”, atesta Angela Gutiérrez, professora do departamento de Literatura da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Novas facetas
Para Angela, os manuscritos do líder de Belo Monte, reunidos sob o título Prédicas de Conselheiro, derrubam as teses de que ele seria iletrado, fanático e a favor da restauração da Monarquia no Brasil. “Você não encontra, dentro do que ele escreveu, nada de fanatismo. São sermões que poderiam ser pronunciados por qualquer padre de aldeia”.

Ainda segundo a professora, o único texto de teor político dos manuscritos comprova que, de fato, Conselheiro defendia um governo comandado por reis, cujo poder seria “outorgado por Deus”. Em momento algum, porém, Conselheiro fala de restauração monárquica ou do fim da República.

A professora Ana Maria Roland, também estudiosa da obra Os Sertões, diz identificar no que o senso comum classifica de “fanatismo” uma tendência a um cristianismo que se volta ao berço judaico. “É o retorno da espera da revelação do Messias. É um catolicismo que foge do cânone da Igreja”, avalia. Não à toa, o beato foi aclamado como “Bom Jesus do Conselheiro”.

Para Ana Maria, a biografia de Conselheiro revela um grande homem, principalmente quando deixa Quixeramobim e inicia sua peregrinação pelos sertões do Nordeste. “Conselheiro foi, sobretudo, um empreendedor. Por onde passava deixava uma obra: reformou igrejas e construiu cemitérios”.

SAIBA MAIS

PARA VER
>Guerra de Canudos (1997)
>Cicatrizes Submersas - Sala Descartes Gadelha, no Museu de Arte Contemporânea da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Av. da Universidade, 2854, Benfica.

PARA LER
>Notícias de Antônio Conselheiro, de José Calansans
>Antônio Conselheiro, de Abelardo Montenegro

Veja o caderno especial ``Caminhos de Conselheiro``, publicado no O POVO em 1997

O JOGO E OS NÚMEROS:Este Sim,é que Seria o Jogo de 600 Pagantes-Por Wilson Bernardo.

CRATO 2X0 HORIZONTE
O que de fato se imagina,é sim o jogo em que seria de seiscentos pagantes,o que fica evidente que a torcida cratense está sempre dando apoio ao time e não aos seus algozes,e fica cada vez mais claro em que os jogadores tem o controle da situação,ganham quando querem e acham conveniente a seus torcedores,pois os mesmos passam dificuldades e não sabem o destino de quanto,o quanto e ao que se destina o arrecadado em suas bilheterias,ao que me refiro o que se destina ao Crato depois de se pagar os gastos com a federação e ao que é destinado a causas trabalhistas.O Crato é bem mais superior e com certeza está muito longe de uma segundona,e novos frutos se aproximam para um Crato forte e destemido.
o publico...
o Crato nunca e seus torcedores nunca,vai a baixo de mil espectadores
depois da vitória as luzes...
Wilson Bernardo(Texto & Fotografia)

CRATO - Previsão do Tempo para Hoje, Segunda-Feira, 15 de Março de 2010

Uma pequena chuva caiu sobre o Crato nesta madrugada. ( Pequena, mas molhadeira ). A previsão do tempo para hoje, indica dia de sol com aumento de núvens ao longo do dia e pancadas de chuva à noite, segundo informa o site Climatempo, líder em meteorologia no País.

Fonte: Climatempo

CRATO - Notícias do dia 15 de Março de 2010



Saúde mobiliza população do Crato contra a dengue

A Secretaria de Saúde do Crato continua intensificando o combate à dengue no município, que vem preocupando o setor, por conta da situação de aumento no número de casos, já superando o ano passado. São setenta casos já confirmados e as mobilizações nos bairros, no sentido de conscientizar a população para esta realidade e combater o mosquito, estão acontecendo, com visitas às escolas, em comunidades e residências onde há reincidência dos focos. Um calendário de visitações está sendo cumprido por meio da Mobilização Social.

Capacitação com agentes do Tiro de Guerra

No dia 18 de março, estará sendo realizada capacitação com noções básicas de combate à dengue, para a nova turma de atiradores do Tiro de Guerra. O objetivo é preparar o grupo para a realização de atividades educativas no município, em parceria com a Prefeitura Municipal do Crato. O prefeito do Crato, Samuel Araripe, pede o engajamento de toda a população nessa luta contra o mosquito, no sentido de debelar a dengue. Já a secretária de Saúde, Nizete Tavares, afirma que todos os esforços serão mantidos no sentido de minimizar esse quadro, que no momento tem sido preocupante. Ela diz que a colaboração dos moradores é essencial, por serem as residências os locais onde estão sendo encontrados os focos em potencial para reprodução do mosquito.

Carro fumacê nas ruas a partir de Hoje

Em situação emergencial de combate ao mosquito, será iniciado, na próxima segunda-fera, em toda a cidade, a borrifação com o carro fumacê. O município do Crato solicitou a Secretaria de Saúde do Estado os veículos que farão esse trabalho, no intuito de fortalecer a campanha permanente que tem sido feita, no sentido de combater o mosquito no município.

Secretária Danielle Esmeraldo participa da II Conferência Nacional da Cultura

A Cultura do Crato está presente na II Conferência Nacional de Cultura, em Brasília. A secretária da Cultura, Esporte e Juventude, Danielle Esmeraldo está participando da Conferência, representando o município do Crato. Também cumpre agenda no sentido de encaminhar projetos para a pasta da Cultura. Danielle Esmeraldo participa da Conferência a convite do Ministério da Cultura e destaca a sua satisfação em poder participar do grande evento nacional. “O Crato, com certeza, terá uma presença efetiva neste encontro e daremos a nossa colaboração aos produtos finais deste grande evento de âmbito nacional”, diz. A Conferência reúne mais de mil participantes, entre delegados, conferencistas e técnicos do governo federal. O evento teve sua abertura na noite da última quinta-feira, no Teatro Nacional, com a presença do Presidente Luis Inácio Lula da Silva, da Ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, do Ministro da Cultura, Juca Ferreira e outras autoridades governamentais. No discurso de abertura, o Presidente Lula ressaltou a importância de reunir na Conferência o maior número de participantes da história, que, com certeza, estão dando uma contribuição importante para a construção e consolidação das políticas públicas para a cultura no Brasil.

A Secretária Danielle Esmeraldo, na oportunidade, presenteou ao Ministro da Cultura, Juca Ferreira, com uma malinha artesanal, que traduz bem a cultura do Cariri, com um conjunto de souvenirs do município do Crato, incluindo as bonecas do pé de manga, cordéis, camisas da cidade, CDs de Artistas cratenses e livros da região. “O Ministro Juca se surpreendeu com a nossa "Malinha de Souvenirs" e elogiou o conjunto da produção cultural do Cariri, dizendo que aqueles souvenirs também acabavam trazendo a lembrança do sertão de sua Bahia", relata Danielle. Ontem, foram realizadas palestras e grupos de trabalho, dando continuidade à Conferência Nacional, no Centro de Convenções Brasil 21, na Capital Federal.

Crato recebeu mais uma unidade de saúde com reforma e ampliação, para atender comunidade da Malhada

A Prefeitura Municipal do Crato, por meio da Secretaria de Saúde do Município, inaugurou no último sábado, a ampliação do Posto de Saúde da Vila Malhada. Dentro do projeto de melhoria de infraestrutura dos postos de saúde do município, a Secretaria de Saúde tem feito um trabalho considerando melhores condições de atendimento aos usuários do Sistema de Saúde, com mais segurança e conforto para os profissionais e a população. O bairro Seminário também receberá um novo posto de saúde e recentemente o Centro de Atenção Psicossocial – CAPS recebeu sede própria, que está em funcionamento no Seminário.

Governo Municipal do Crato
Fone/Fax - (88) 3521.9960
Mais informações:
http://www.crato.ce.gov.br
http://www.prefeituramunicipaldocrato.blogspot.com

Gestores no combate ao trabalho infantil - Reportagem: Elizângela Santos

PROCURADORES municipais e gestores participaram de apresentação de projeto e assinaram Termo de Ajustamento de Conduta para a prevenção e combate do trabalho infantil. Cidades do Cariri e Centro-Sul têm até 180 dias para diagnosticar o trabalho infantil, identificando as crianças.

Juazeiro do Norte. Com a finalidade de obter assinatura do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) dos prefeitos de 46 municípios do Cariri e Centro-Sul, foi realizada, neste município, audiência com os prefeitos, na sede da Procuradoria. O objetivo foi fazer com que os gestores se comprometessem, perante o Ministério Público do Trabalho (MPT), a inserirem políticas públicas, principalmente nas escolas, voltadas para crianças e adolescentes, prevenindo o trabalho infantil.

Apenas dois prefeitos compareceram ao evento. A maioria dos outros representantes era de procuradores. A minuta do Termo prevê prazo de 180 dias para que os municípios realizem diagnóstico do trabalho infantil, identificando todas as crianças nesta situação e procedam, de imediato, cadastro de suas famílias em programas sociais. Os dados coletados deverão ser enviados ao MPT. O Termo também prevê compromisso de propiciar efetivo funcionamento do Conselho Tutelar e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, no prazo máximo de 90 dias. Também será proposta a proibição do acesso de crianças e adolescentes aos lixões, mantendo estes locais devidamente cercados e com presença de vigilantes, além da construção de aterro sanitário.

A audiência foi convocada pela procuradora do Trabalho Andressa Alves Lucena de Brito, titular da Procuradoria do Trabalho no Município. Ela disse que, para haver eficiência desse trabalho, é necessária integração de diversas entidades e públicos. "Para o trabalho infantil ser erradicado, precisa da mudança cultural do Brasil. Muitas pessoas pensam que é normal, e para mudar isso é preciso uma ação com a sociedade e a intervenção do Ministério Público", diz. A procuradora classifica a realidade na região como bastante deplorável. "Visitei escolas municipais, com o juiz do trabalho, e as próprias crianças, em sua maioria, por imposição dos pais, trabalham e não têm bom rendimento. O Ceará é o terceiro Estado no ranking nacional com maior incidência do trabalho infantil. A sociedade ainda não tem consciência de denunciar casos de trabalho infantil. Se os próprios pais exigem, os vizinhos aceitam e não têm essa consciência. Nem nas delegacias resolvem o que muitas vezes desembocam na violência", diz.

Em Mauriti, recentemente foi constatado casos de trabalho infantil nas pedreiras e o município foi convocado, por meio do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para manter a ordem e ainda, segundo ela, não houve solução no âmbito administrativo. "Se o município não concordar, vou ter que entrar com ação judicial contra o ocorrido e prevenir para que não seja mais conivente com os atos, por ter sido consolidado dano", alerta a procuradora. Em outubro de 2009, o município de Barbalha já assumiu este compromisso específico.

Na audiência, a procuradora voltará a orientar os gestores para a necessidade de implementar programas de qualificação profissional de adolescentes a partir de convênios com entidades como o Senai, Senar e Senac, entre outras vinculadas à profissionalização. Ela afirma que considera esse trabalho um sucesso para as crianças, por terem sido retiradas de imediato do lixão da cidade. Segundo o procurador do Trabalho, Antônio de Oliveira Lima, titular no Ceará da Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente, a audiência faz parte do procedimento aberto pelo MPT cearense ainda em 2009, quando foram enviadas notificações aos gestores municipais recomendando a adoção de políticas públicas em favor da criança e do adolescente.

Ele explica que a audiência quer obter, dos prefeitos das regiões, a assinatura de Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta com o objetivo de garantir a destinação de verbas para implementação de programas de erradicação do trabalho infantil e proteção ao trabalhador adolescente. Outro compromisso a ser assumido é o de implementar ações sócio-educativas e de convivência com padrões de qualidade.

Ações

"As ações no trabalho infantil são preventivas. A participação é essencial"

Antônio de Oliveira Lima
Procurador do Trabalho

"Os pais exigem das crianças e os vizinhos veem e aceitam como uma coisa normal"

Andressa Lucena
Procuradora do Trabalho de Juazeiro do Norte

"Mantemos um cadastramento das famílias onde for detectado o problema"

Guilherme Landim
Prefeito de Brejo Santo

MAIS INFORMAÇÕES

Procuradoria Regional do Trabalho - 7ª Região
Rua Joaquim Mansinho, 175
Juazeiro do Norte - (88) 3512.3139

Elizângela Santos
Repórter do Jornal Diário do Nordeste

Colaboradora do Blog do Crato

Crato vence e é o segundo colocado. Confira os resultados:

Resultados dos jogos da quinta rodada do 2º turno do campeonato cearense:

Boa Viagem 2x2 Guarany de Sobral
Ceará 2x0 Ferroviário
Itapipoca 1x2 Quixadá
Crato 2x0 Horizonte
Limoeiro 1x0 Guarani de Juazeiro
Maranguape 0 x1 Fortaleza




Classificação (time/pontos ganhos)

1. Guarany de Sobral: 10
2. Crato: 9
3. Fortaleza: 9
4. Ceará: 9
4. Horizonte: 8
5. Ferroviário: 8
6. Boa Viagem: 7
8. Limoeiro: 6
9. Maranguape: 5
10. Quixadá: 5
11. Itapipoca: 3
12. Guarani de Juazeiro: 3

Globoesporte.com
( com CaririAgora ) - Carlos Rafael

Edições Anteriores:

Setembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30