xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 13/03/2010 | Blog do Crato
.

VÍDEO - ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Prefeito do Crato é escolhido um dos melhores prefeitos do Ceará pela PPE Eventos, em Fortaleza. ( 09-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

13 março 2010

Eita mundão sem cancela! - Por Emerson Monteiro

Por vezes o atendi na Carteira Agrícola, proprietário e ativo agropecurista era sempre alegre e conversador, buscava seus empréstimos ou acertava suas contas no Banco do Brasil. José Inácio de Lucena, conhecido por Zequinha Chicote, guardava a fama de homem disposto, membro de família tradicional de Brejo Santo, lugar de histórias aguerridas de um passado conhecido pela saga dos seus primeiros habitantes. Dele uma frase característica definia bem o jeito de ser:
- Eita mundão sem cancela! – de longe sabíamos quem chegava, no chiste acompanhado da mais sonora gargalhada que preenchia o recinto, introdução para início de conversa seguida dos assuntos diários, bancários, negociais, técnicos...
Todo colega gostava dele. Ouvíamos tantas vezes narrativas de sua liderança, o respeito que lhe tinham seus pares, as proezas pelas quais houvera de passar nos confrontos dessa vida. Dado ao que desse e viesse, jamais se dobrava às contingências.
Quase todo final de semana me deslocava ao Crato, para a casa de meus pais. Organizava o passeio saudosista preso às amizades que deixara, o gosto por literatura, bebida, rádio, namorada, saídas aos pés de serra, um apego exacerbado à vida adolescente em diminuição. Livrarias, cinemas, bares. Em poucas oportunidades ficava no Brejo, onde tomara posse no banco em junho de 1967. Raras ocasiões permaneci, apenas em dias de festa, de acontecimentos marcantes, ou movido pelo coração, nalguns momentos especiais.
Retornava nas segundas de madrugada, em uma rural azul pertencente a Tércio Siebra, colega que fretava o veículo à turma do Crato, Zé Vicente, Bartolomeu, Seu Zé Siebra, Zé Oton, que ficava em Barbalha, e eu. Certas viagens ocorriam ainda no domingo à noite. Outras, a maioria, nas madrugadas da segunda, ressacados, saudosos, sonolentos, apressados, a fim de chegar no tempo do expediente rigoroso.
Num desses fins de semana, lembro bem, retornei ainda no domingo de tarde. Na véspera, no Bar Alvorada, centro da cidade, bem na frente da praça principal, enquanto bebia com amigos, Zequinha Chicote morrera alvejado com disparos de arma de fogo.
Algo tocara meu sentimento ao saber da notícia. Era dia nublado, desses quase escuros que prenunciam chuvas no sertão, e saí pelas ruas desertas da tarde, a rever na lembrança a figura daquele personagem do nosso cotidiano, um mutuário da Carteira. Alguma coisa restaria a menos diante do universo de funcionários procedentes das variadas origens que ali se encontravam tangidos para o trabalho. Levávamos existência burocrática, meio estrangeira, sobretudo, daí uníamos nossas histórias às dos moradores do lugar.
Com a perda de Zequinha Chicote, dia anterior, se fechara cancela de alegria daquele mundão primoroso, o que cheguei mesmo a pensar alguma cancela houvesse, face ao grito recorrente quantas vezes escutado:
- Eita mundão sem cancela!...

EM RESPOSTA AO AMIGO DIHELSON - Por Antonio Correia Lima

Prezado amigo Dihelson, em resposta ao seu comentário na postagem “Ponta da Serra Entrega Pedido de Emancipação”, que reproduzo abaixo, achei por bem fazê-lo em forma de postagem, pois, dessa forma se amplia mais o debate.

Apesar do amigo não ser simpatizante ( por enquanto) do nosso movimento, vem dando uma grande contribuição puxando as discussões do tema, como neste caso.

Assim, poderemos esclarecer alguns detalhes da Lei de criação de novos municípios no Ceará.

Vixe, Toinho!

113 assinaturas dá pra coletar em minha Rua. Se o povo de Ponta da Serra quer mesmo a emancipação, porque nisso aí não existem milhares de assinaturas ? Abraços,

O PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº 09/09, que “dispõe, na forma do Art. 18, § 4º, da Constituição Federal e do Art. 31 da Constituição Estadual, sobre os Estudos de Viabilidade Municipal, para a criação, incorporação, fusão e desmembramento de Municípios no Estado do Ceará e adota outras providências”, no seu artigo 5º diz:

“O processo de criação, incorporação, fusão ou desmembramento de municípios, terá início mediante requerimento de Deputado ou de entidade, através de Projeto de Iniciativa Compartilhada, instruído com representação dirigida à Mesa Diretora da Assembléia Legislativa, assinada, por, no mínimo, 100 (cem) eleitores domiciliados na área territorial a ser emancipada, desmembrada, ou incorporada, ou em cada um dos Municípios a serem fundidos, com as respectivas firmas reconhecidas”.

Esclareço o amigo que este abaixo-assinado diferencia daquele que se usa em uma única pagina 30 ou 40 nomes, sem a necessidade de se reconhecer firma. Neste caso, usa-se um formulário próprio, cabendo apenas 3 em cada página, onde consta o nome, endereço e dados do titilo de eleitor, onde se deve deixar o espaço para o cartório por o selo e carimbo.

Para as 113 assinaturas, foram usadas 37 páginas e gastamos em torno de 300 reais com o cartório. Se fôssemos utilizar, por exemplo, mil assinaturas, iríamos usar 330 páginas e gastaríamos em torno de três mil reais.

Apesar de conter apenas 113 assinaturas, o nosso abaixo- assinado tem representatividade, pois, tivemos essa preocupação. Todos os segmentos da nossa sociedade estão representados neste trabalho: lideranças políticas, religiosas, comunitárias, sindicais, comerciantes, professores, estudantes, trabalhadores rurais, proprietários de alternativos, e outros. Vale salientar que todas as lideranças políticas são associadas à AMEPS- Associação do Movimento Emancipalista de Ponta da Serra, e assinaram o abaixo - assinado.

Devemos dizer que o nosso projeto já superou a primeira barreira, que foi a do requisito de população superior a 8.000 habitantes. Agora aguardamos a continuidade da análise de viabilidade, que julgamos nos ser favorável.

Finalmente, quero mais uma vez agradecer ao amigo pelo espaço.

Fósseis do Cariri ganham documentário - Postado por Océlio Teixeira

"Formação Romualdo, um Milagre Paleontológico" é um documentário que busca preservar os fósseis

Juazeiro do Norte. Os fósseis da Chapada do Araripe de forma didática, para o grande público, em linguagem acessível, estarão disponíveis a partir do segundo semestre deste ano, com o filme documentário "Formação Romualdo, um Milagre Paleontológico". O trabalho está em fase de finalização, com a captação das filmagens. Os fósseis tridimensionais da formação Romualdo, de ampla diversidade e conservação admirável, conforme os pesquisadores, serão o foco das atenções.

A ideia é produzir um filme de 45 minutos. A coordenação, pesquisa e roteiro são do professor Álamo Feitosa, doutor em Paleontologia pela Universidade Regional do Cariri (Urca), e que atualmente está à frente do Museu de Paleontologia de Santana do Cariri. Este é o primeiro documentário produzido na região sobre os fósseis.

Será uma oportunidade de levar ao público a realidade das pesquisas, já desenvolvidas por estudiosos do Cariri, como também abordar questões relacionadas ao tráfico e a importância das peças para a Paleontologia mundial. Esses são referenciais importantes dentro da abordagem, segundo o professor. "O que me levou a fazer este trabalho foi ter a oportunidade de ver muitos documentários e reportagens. Alguns muito bons e outros que passavam uma realidade aos olhos de quem é de fora, com algumas coisas muito convenientes para agradar quem está em outras localidades, que não o Cariri", justifica.

Ele afirma que a linguagem do cinema torna a mensagem mais acessível, para levar a ciência até a comunidade em geral, principalmente aos estudantes. Para o docente, é importante que as pessoas tenham conhecimento da situação ímpar dos fósseis da região, se comparado a outras formações geológicas. "A gente primou por imagens boas, mostrando como se faz uma escavação geológica e suas dificuldades e falando especificamente da formação Romualdo, e como esse fóssil é diferente e especial", destaca.

A formação Romualdo fica num estrato da Chapada do Araripe, localizado em partes do Ceará, Piauí e Pernambuco. Afloramentos importantes podem ser encontrados em Santana do Cariri, Crato e Barbalha.

Conforme o professor Álamo, a formação Romualdo tem uma especificidade, que qualifica especialmente esse material para a exibição no documentário. Primeiro pela abundância incomensurável de fósseis, com espécies vegetais a animais, e o caráter tridimensional, que tem facilitado os trabalhos e descobertas científicas. "É como se o animal tivesse morrido e ficasse congelado", ressalta o pesquisador. Álamo exemplifica os peixes encontrados nas concreções rochosas. Para ele, poder-se-ia dizer que tinha morrido há meia-hora. "É um estado de preservação que em nenhum outro lugar do mundo se encontra".

Jackson Bantim, conhecido como Bola, caririense com mais de 30 anos produzindo filmes, inclusive de ficção, inaugura mais um momento de sua carreira. Ele faz parte do Grupo de Pesquisa em Cultura Visual, Espaço, Memória e Ensino (Imago), da Urca, que está produzindo o material. O cineasta destaca a importância do documentário como elemento importante de registros da diversidade do Cariri. E a experiência de cinema de Jackson, conforme Álamo, não está sendo poupada. "Não podemos ficar limitados a escrever artigos para revistas internacionais e estar muito longe da realidade do dia a dia das pessoas da região", afirma.

São mais de sete horas de filmagem, mais de 90% delas produzidas nas minas de calcário de Santana do Cariri, em apenas um dia. Outras serão feitas no Museu de Paleontologia, após a reinauguração, até o mês de maio, e no estuário, em Recife, além de mais algumas entrevistas. A ideia, no estuário, é destacar a proximidade com o Cretáceo, era geológica da formação dos fósseis da Chapada, de mais de 110 milhões de anos. Mostrar a área de contato de águas calmas, dos rios, com o oceano. Um especialista em influência marinha mostrará o comportamento de animais.

Álamo considera as escolas um bom alvo para levar o documentário. Nas áreas de minas, e são mais de 90 na região, muitas crianças são filhos de mineradores. Pessoas que, muitas vezes, ainda não têm a consciência de preservação desse material, e podem até traficar, pela necessidade de sobrevivência. A orientação será de grande importância, conforme ele, para formar uma nova consciência de preservação desse material.

Tráfico

O tráfico de fósseis entra no filme, com depoimento de duas pessoas que traficavam antes, e hoje estão atuando em prol da preservação. Um deles estuda Biologia, Bonifácio Malaquias Ferreira. O lançamento do trabalho deverá acontecer na exposição do Crato, com uma sala de cinema no estande da Urca.

Bantim destaca o trabalho como um documento em movimento, com o referencial da escrita e da fotografia, juntos. "São essas três vertentes que esse filme vai ter: imagem, movimento e escrita". Também deverão ser feitas traduções, porque o filme será levado aos geoparks do mundo, na Europa e na China, já que o Geopark Araripe faz parte da Rede Global. Passa a ser um instrumento de divulgação internacional. O filme, além da Urca, conta com a inserção do Projeto Geopark Araripe e Instituto Nacional de Paleontologia e Arqueologia. A trilha exclusiva será dos meninos da Fundação Casa Grande.

MAIS INFORMAÇÕES
Grupo de Pesquisa em Cultura Visual, Espaço, Memória e Ensino
(Imago), Crato (CE)
(88) 3102.1202

Reportagem e fotos: Elizângela Santos
Fonte: Diário do Nordeste

Caixa oculto do G-4 somou R$ 184 milhões em 2008 - Postado por Océlio Teixeira

Nas eleições municipais de 2008, os quatro maiores partidos políticos do país amealharam R$ 184,7 milhões em doações ocultas. O PT frequenta o topo do ranking. O PSDB vem em segundo, seguido de perto pelo DEM. Na lanterna, o PMDB. Eis os montantes amealhados pelo G-4, o grupo dos quatro grandes:

PT: R$ 74,1 milhões.
PSDB: R$ 42,9 milhões.
DEM: R$ 41,4 milhões.
PMDB: R$ 26,3 milhões.

Prevista em lei, a doação oculta não se confunde com o caixa dois. É um tipo de contribuição eleitoral que premia as empresas com o anonimato. Funciona assim: em vez de doar verbas aos comitês eleitorais, as empresas doam aos partidos, que se encarregam de repassar o dinheiro aos candidatos. Na hora de prestar contas à Justiça Eleitoral, os candidatos informam ter recebido as doações dos respectivos partidos. E as logomarcas dos doadores ficam à sombra.

Na eleição de 2010, que movimentará volume bem maior de dinheiro, o TSE quer acabar com a brincadeira. Baixou resolução que inibe o esconde-esconde. Pelas novas regras do Tribunal Superior Eleitoral, o partido continua autorizado a receber doações de campanha, como prevê a lei. Porém... Porém, o dinheiro não poderá mais ser levado ao caixa partidário. Terá de ser depositado em conta bancária aberta exclusivamente para a eleição.

A identificação da empresa passa a ser obrigatória tanto no caso dos repasses feitos a partidos como nas doações carreadas diretamente aos candidatos. A investida do TSE produziu uma união partidária instantânea. Coisa rara na política. O G-4 analisa a melhor forma de recorrer contra a luminosidade.

Ouça-se, por oportuno, o presidente do PT, José Eduardo Dutra. Ele falou à Agência Globo:

“A partir do momento em que você abre uma conta para as eleições, e o depósito é feito, o dinheiro passa a ser do partido. Como vai saber se ele veio deste ou daquele doador?” Para Dutra, as regras do TSE são um convite ao caixa dois: “Qualquer tipo de inibição à doação legal pode acabar nisso. De boas intenções, o inferno está cheio”.

Vice-presidente do DEM, o deputado Antônio Carlos Magalhães Neto (BA), acha que os prejuízos serão maiores para os partidos de oposição. Por quê?
ACM Neto diz que parte do empresariado opta pela doação oculta para fugir à retaliação das legendas aboletadas na máquina estatal.

O deputado Henrique Eduardo Alves (RN), líder do PMDB, enxerga no movimento do TSE uma interferência descabida na autonomia das legendas: “Os partidos têm estratégias internas de fortalecer as campanhas de um Estado, grupo ou candidato. Agora, perdem autonomia sobre os recursos”.

O tucanato encomendou um estudo sobre o impacto das regras baixadas pelo TSE. A coisa fica pronta na próxima terça.

A reação suprapartidária é um indicativo do acerto do TSE. Doação oculta é algo incompatível com a era da informação. Tomados pelo gogó, todos os políticos desfraldam a bandeira da transparência. Porém... Porém, quando estão em jogo os seus interesses financeiros, preferem a limpidez do cristal Cica. Um acinte.

Fonte: Blog do Josias de Souza

Escândalo - Lula admitirá pela primeira vez que Jefferson falou sobre o Mensalão


Fonte: Folha de São Paulo


O presidente Lula reconhecerá pela primeira vez que ouviu em março de 2005 do presidente do PTB, Roberto Jefferson, o alerta sobre a existência do esquema de compra de congressistas da base aliada.

Em questionário do Ministério Público Federal, que integra processo no STF, Lula confirmará que ouvira de Jefferson em março daquele ano alerta sobre a existência do mensalão em reunião no Palácio do Planalto na qual estavam Aldo Rebelo e Walfrido dos Mares Guia, à época ministros das Relações Institucionais e do Turismo, respectivamente; Arlindo Chinaglia, então líder do governo na Câmara; e José Múcio, na época líder do PTB. De acordo com o jornal Folha de São Paulo, Lula dirá que não conhece pessoalmente o publicitário Marcos Valério Fernandes de Souza, acusado de ser operador do principal escândalo de corrupção do governo petista, e que o publicitário nunca esteve na Granja do Torto.

O mensalão, que consistia na compra de apoio político no Congresso, foi revelado em uma entrevista de Jefferson, então deputado pelo PTB-RJ. O presidente afirmará que pediu a Aldo e Chinaglia uma investigação informal e que ambos responderam depois que a Câmara, por meio de sua Procuradoria, havia investigado a história e não obtivera provas do esquema. Em entrevista ao jornal Folha de São Paulo, Jefferson afirmou que Lula chorou quando ele o alertou sobre o mensalão e que disse “não ser possível”. O presidente diria também, no relatório, que só soube de detalhes do esquema de compra de apoio parlamentar após as revelações de Jefferson à Folha. Ele deverá afirmar, por exemplo, que só teve ciência pela imprensa dos empréstimos tomados pelo PT com Valério e suas empresas.

O processo do mensalão tramita no Supremo Tribunal Federal e tem previsão de ser julgado em 2011. O Ministério Público fez 33 perguntas, algumas com subdivisões. As respostas deverão ser enviadas em breve à Justiça Federal de Brasília. O subchefe de Assuntos Jurídicos da Casa Civil, Beto Vasconcelos, elabora a redação final.

Fonte: Folha de São Paulo

Mercadinho Matos - Bons preços, Excelente Atendimento !


O
Mercadinho Matos firmou-se na cidade como um locais preferidos pelos Cratenses para fazerem as suas compras. Bons preços, excelente atendimento, e variedade. Produtos sempre novos, longe do prazo de vencimento. Tudo em: Cereais, enlatados, perfumaria, biscoitos, bebidas e frios em geral. MERCADINHO MATOS - O Prazer de comprar bem pelo melhor preço da cidade, com entrega em Domicílio. Rua Dr. João Pessoa, 73 - Fone (88) 3521-3893 - Crato - CE.

roda

Variedade...


IMG_5343


Qualidade dos Produtos...


IMG_5353

Na foto Abaixo: Os proprietários: Aluísio e Adiê

IMG_9021


mercadinho matos

Mercadinho Matos - A Sua melhor Compra !

Déficit, rombos, política, discordâncias e amizade – Por Beto Fernandes

Prezados Morais e leitores do ótimo blog do Crato.

Ao iniciar minha breve observação antecipo opinião diferente do amigo Morais com referência a algumas das suas colocações na postagem O CRATO E SUA GENTE ILUMINADA do último dia 12, principalmente as com referência ao déficit orçamentário de Juazeiro Norte. Tomo a liberdade de tê-lo como amigo, e minhas considerações não mudam em nada a minha admiração, respeito e carinho por ele. Sei que a recíproca é verdadeira.

Antecipo também que não quero fazer nenhum debate político ideológico. Não existe nenhuma tentativa, pelo menos em Juazeiro, de tentar desqualificar o que a imprensa reporta ou não. O que se contraargumenta é a forma com que os fatos são noticiados. Não é preciso ser nenhum economista para saber que se criou uma expectativa de verba orçamentária e a arrecadação ficou aquém do esperado em 2009. É preciso lembrar que a Secretaria Municipal de Finanças fez o dever de casa e de uma previsão inicial de R$ 10 conseguiu arrecadar, salvo engano R$ 12 milhões, por exemplo.

Todos sabem que tivemos em 2009 uma seríssima crise financeira mundial que atingiu todo o país e Juazeiro não seria exceção a regra. Para minimizar seus efeitos o Governo federal como bem lembrou o brilhante Dr. Valdetário Brito tomou importantes medidas e seria infantilidade não admitir que os municípios foram prejudicados com constantes reduções nas cotas do FPM que ainda não foram ressarcidas na totalidade como o previsto.

Poderia citar uma série de investimentos da municipalidade, mas informo apenas que já estão empenhados junto ao Governo Federal, fruto de emendas ao Orçamento Geral da União e recursos do PAC, mais de R$ 60 milhões. Eu falei: R$ 60 milhões apenas para 2010. Isso, a grande mídia não noticia, faz de conta que não sabe e publica apenas coisas negativas como forma de desestabilizar a gestão pública. Noticiar sem dar o direito ao contraditório já é um grande erro jornalístico. Pior que isso, apenas repercutir o erro jornalístico.

Há em Juazeiro um déficit da ordem de R$ 18 milhões. É fato e não deixa de ser menos preocupante. É uma cifra considerável. O que é preciso lembrar é que dentre outras coisas houve aumento da previsão de valores em contrapartidas e até com pessoal. Todos os gestores tiveram que fazer adequações corajosas, ousadas e impopulares como exonerar cargos comissionados e promover reforma administrativa como forma de diminuir gastos.

O Jornal do Cariri não insinuou haver rombo na Prefeitura, afirmou. O prezado Morais repercutiu a afirmação no que eu não concordo. E os débitos publicados ao longo de quatro páginas do JC Beto? É preciso lembrar que há débitos vencidos e a vencer. Um desafio: qual município brasileiro não deixa restos a pagar de um ano para outro? Detalhe não adianta apenas dizer que município A ou B não deixa, é preciso provar de forma contábil.

O Crato é um município de gente sensata, berço da cultura caririense. É o “município mãe” do Juazeiro do Padre Cícero e deve separar o joio do trio. Esse Jornal do Cariri é o mesmo que não faz muito tempo publicava ações positivas do Prefeito Manoel Santana, enquanto criticava fervorosamente de forma gratuita o prefeito Samuel Araripe. Era como se Santana devesse ser um exemplo para Samuel que é competente, responsável e não se deixou intimidar pelas pancadas semanais que lhe eram dadas pelo JC. O próprio Dihelson, com muita habilidade, basta procurar nos arquivos deste Blog, comprovou a perseguição do JC ao prefeito cratense. Hoje, já podemos ver que as matérias são mais brandas. Samuel Araripe continua administrando com o mesmo tirocínio, visão e reconhecimento da população. A prova é, que foi reeleito com certa facilidade e escreve seu nome na história político e administrativo do município independente do JC ou de qualquer outro meio de comunicação que venha a criticá-lo ou elogiá-lo. Um gestor não pode ter a imprensa como termômetro de sua administração, apenas o povo. A história política de Crato divide-se agora em dois ciclos: antes e depois de Samuel. Não fica aqui nenhum demérito as lideranças do passado, em absoluto. Há grandes nomes como temos também na atualidade que podem dar continuidade a esse modelo implantado a partir de 2005 por Samuel (PSDB) como Raimundo Filho (PPS), Sineval Roque (PSB) ou Valdetário Brito (PT). O partido faz parte da política, mas quem a faz são os homens.

Em Juazeiro temos observado que existe uma campanha permanente através de diversos segmentos da mídia para desestabilizar o governo do médico Manoel Santana. A mídia em Juazeiro, como no Crato ou em qualquer outro lugar tem dono. E os donos dessa mídia estão contrariados primeiramente com a vitória impostas nas urnas em 2008 com mais de 67 mil votos, sendo 30 mil de maioria. Depois porque a administração atual está fazendo algo que difere de outras: a população tem efetiva participação não apenas no discurso, mas na prática. Isso contraria os políticos tradicionais. Os conservadores da direita, amigos do povo apenas durante a campanha e, que esquecem esse mesmo povo quando ocupam os cargos públicos, das obras sociais e humanitárias.

Esse Prefeito que tentam desestabilizar é o mesmo que está viabilizando a construção quatro mil casas populares via Governo Federal no maior projeto de habitação popular do “Minha Casa,. Minha Vida” no interior cearense. É no Juazeiro que parte da mídia chama déficit de rombo, onde o gestor promoveu intervenção no Hospital Santo Inácio e conseguiu mudar a triste realidade de nossos pacientes deslocando-se para outros municípios em busca de atendimento hospitalar nas ambulâncias para um bom serviço de urgência e emergência, inclusive UTI, a mais estruturada do Cariri. Como se não bastasse foi essa mesma administração quem comprou e equipou o Hospital Municipal Infantil Maria Amélia Bezerra de Menezes sendo hoje uma referência em internamentos e urgência pediátrica.

Para lembrar outra conquista importante na área de saúde, estão na reta final os trabalhos de construção no Hospital São Lucas, do Banco de Leite Humano. Graças ao trabalho das equipes de ESF (Estratégia Saúde da Família) Juazeiro tem atualmente uma das menores taxas de mortalidade infantil do Ceará: 8.9 para cada mil nascidas vivas. Isso é fruto dos esforços dos profissionais e da cobrança permanente dos gestores.

Essa administração que tentam desestabilizar é a mesma que implantou a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Bairro Franciscanos, está asfaltando 150 ruas e tem ainda trezentas obras e entregues e setenta em execução. E preciso lembrar também o reordenamento do centro da cidade com retirada da feira livre da Rua São Paulo e regulamentação do serviço de mototaxi.

Por fim temos hoje dois “Juazeiros”. O que parte da mídia tenta a todo custo mostrar com notícias negativas no intuito de confundir a opinião pública e o Juazeiro do trabalho, da perseverança e da vontade de acertar contando com a efetiva participar popular.

Ao encerrar lembro que a função da imprensa é noticiar, reportar, informar. Mais que formar opinião a imprensa verdadeiramente livre, se é que ela existe, só vejo como realmente livres e independentes os blogs, é mostrar os fatos, as versões e que o leitor, ouvinte ou telespectador tire suas conclusões formando a sua própria opinião.

Como alguns fazem informo que não sou filiado a NENHUM partido político, muito embora não veja nada demais em alguém ser. Quando achar conveniente posso me filiar sem problema algum. Temos bons e péssimos quadros em todas as agremiações.

É isso. Um abraço a todos!

CRATO - Notícias do dia 13 de Março de 2010



Saúde mobiliza população do Crato contra a dengue

A Secretaria de Saúde do Crato continua intensificando o combate à dengue no município, que vem preocupando o setor, por conta da situação de aumento no número de casos, já superando o ano passado. São setenta casos já confirmados e as mobilizações nos bairros, no sentido de conscientizar a população para esta realidade e combater o mosquito, estão acontecendo, com visitas às escolas, em comunidades e residências onde há reincidência dos focos. Um calendário de visitações está sendo cumprido por meio da Mobilização Social.

Capacitação com agentes do Tiro de Guerra

No dia 18 de março, estará sendo realizada capacitação com noções básicas de combate à dengue, para a nova turma de atiradores do Tiro de Guerra. O objetivo é preparar o grupo para a realização de atividades educativas no município, em parceria com a Prefeitura Municipal do Crato. O prefeito do Crato, Samuel Araripe, pede o engajamento de toda a população nessa luta contra o mosquito, no sentido de debelar a dengue. Já a secretária de Saúde, Nizete Tavares, afirma que todos os esforços serão mantidos no sentido de minimizar esse quadro, que no momento tem sido preocupante. Ela diz que a colaboração dos moradores é essencial, por serem as residências os locais onde estão sendo encontrados os focos em potencial para reprodução do mosquito.

Carro fumacê nas ruas a partir de segunda-feira

Em situação emergencial de combate ao mosquito, será iniciado, na próxima segunda-fera, em toda a cidade, a borrifação com o carro fumacê. O município do Crato solicitou a Secretaria de Saúde do Estado os veículos que farão esse trabalho, no intuito de fortalecer a campanha permanente que tem sido feita, no sentido de combater o mosquito no município.

Secretária Danielle Esmeraldo participa da II Conferência Nacional da Cultura

A Cultura do Crato está presente na II Conferência Nacional de Cultura, em Brasília. A secretária da Cultura, Esporte e Juventude, Danielle Esmeraldo está participando da Conferência, representando o município do Crato. Também cumpre agenda no sentido de encaminhar projetos para a pasta da Cultura. Danielle Esmeraldo participa da Conferência a convite do Ministério da Cultura e destaca a sua satisfação em poder participar do grande evento nacional. “O Crato, com certeza, terá uma presença efetiva neste encontro e daremos a nossa colaboração aos produtos finais deste grande evento de âmbito nacional”, diz. A Conferência reúne mais de mil participantes, entre delegados, conferencistas e técnicos do governo federal. O evento teve sua abertura na noite da última quinta-feira, no Teatro Nacional, com a presença do Presidente Luis Inácio Lula da Silva, da Ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, do Ministro da Cultura, Juca Ferreira e outras autoridades governamentais. No discurso de abertura, o Presidente Lula ressaltou a importância de reunir na Conferência o maior número de participantes da história, que, com certeza, estão dando uma contribuição importante para a construção e consolidação das políticas públicas para a cultura no Brasil.

A Secretária Danielle Esmeraldo, na oportunidade, presenteou ao Ministro da Cultura, Juca Ferreira, com uma malinha artesanal, que traduz bem a cultura do Cariri, com um conjunto de souvenirs do município do Crato, incluindo as bonecas do pé de manga, cordéis, camisas da cidade, CDs de Artistas cratenses e livros da região. “O Ministro Juca se surpreendeu com a nossa "Malinha de Souvenirs" e elogiou o conjunto da produção cultural do Cariri, dizendo que aqueles souvenirs também acabavam trazendo a lembrança do sertão de sua Bahia", relata Danielle. Ontem, foram realizadas palestras e grupos de trabalho, dando continuidade à Conferência Nacional, no Centro de Convenções Brasil 21, na Capital Federal.

Crato recebe mais uma unidade de saúde com reforma e ampliação, para atender comunidade da Malhada

A Prefeitura Municipal do Crato, por meio da Secretaria de Saúde do Município, irá inaugurar a partir das 19 horas de hoje, a ampliação do Posto de Saúde da Vila Malhada. A Secretária de Saúde, Nizete Tavares, convida a comunidade a se fazer presente durante o ato solene. Dentro do projeto de melhoria de infraestrutura dos postos de saúde do município, a Secretaria tem feito um trabalho considerando melhores condições de atendimento aos usuários do Sistema de Saúde, com mais segurança e conforto para os profissionais e a população. O bairro Seminário também receberá um novo posto de saúde e recentemente o Centro de Atenção Psicossocial – CAPS recebeu sede própria, que está em funcionamento no Seminário.

Governo Municipal do Crato
Fone/Fax - (88) 3521.9960
Mais informações:
http://www.crato.ce.gov.br
http://www.prefeituramunicipaldocrato.blogspot.com

CRATO - Inauguração da maternidade Hospital São Francisco


A
conteceu na noite de ontem, 12 de Março de 2010, a Inauguração da tão esperada maternidade do Hospital São francisco de Crato, que estava em reforma há muitos meses, com a presença de inúmeras autoridades, médicos e o Prefeito do Crato Samuel Araripe e a Primeira-Dama, Mônica Araripe. Agora, o lugar aonde os Cratenses vieram ao mundo, está muito mais bonito, luminoso, limpo e moderno. Finalmente, vemos um avanço na Saúde do município no que se refere a Hospitais, que já foi objeto de muita polêmica aqui mesmo, no Blog do Crato meses atrás.

Cobertura Fotográfica:

IMG_1426a


IMG_1421a



IMG_1442a



IMG_1383a



IMG_1402a



IMG_1436a



IMG_1429a



IMG_1389a



IMG_1452a



IMG_1457



IMG_1391a



IMG_1377

Fotos: Dihelson Mendonça
BLOG DO CRATO - www.blogdocrato.com

Atenção: É proibida a reprodução, salvamento e utilização para qualquer finalidade, sem a autorização expressa do autor. Os infratores serão processados como prevê as leis de propriedade intelectual e Direitos Autorais.

Agora, Finalmente Iremos Integrar a comunidade Caririense ! - Por: Dihelson Mendonça


Em 1993, ao vislumbrar pela primeira vez o que era a internet, através da MANDIC BBS de São Paulo, fiquei imaginando como seria um Cariri integrado com a nova tecnologia. Imaginei que no futuro, cada pessoa iria possuir um computador que transportasse consigo e caberia na palma da mão. Imaginei que cada pessoa iria participar de comunidades, e dentro das cidades, comunidades de bairros virtuais iriam ser a coqueluxe na internet. Vizinhos conversando via computador, como no tempo do surgimento do telefone, só que desta feita, com áudio e vídeo., questionando os problemas da sua cidade. Imaginei um tempo em que cada pessoa do planeta pudesse ter sua própria estação de Rádio e seu próprio canal de TV gratúitos.

Hoje, 17 anos depois, muitas dessas expectativas estão realizadas, ou estão por se realizar. A minha grande ansiedade de integrar o Cariri, iniciou-se ainda em 1994 com a criação do primero sistema de internet da região, batizado por mim, de "Mega Star BBS". O sistema de BBS era o Boletim Board System, que era uma espécie de central de conhecimentos, para onde poderiam afluir toda a população, desde que se tivesse linhas telefônicas suficientes. A Mega Star BBS possuía milhares de artigos de enciclopédias, softwares para download, e disponibilizava e-mails da internet para seus usuários. Eu cheguei a registrar mais de 120 usuários do Cariri. Isso considerando-se o ano de 1994, quando a informática era ainda uma coisa cara e pouco divulgada para o grande público, estando reservada mais às empresas, que começavam a migrar seus sistemas de contabilidade para os computadores da época: PC 286, 386, 486, e Pentium.

Em 1996, com a chegada dos primeiros provedores de internet aqui no Cariri ( a NetCariri ), era preciso um investimento assombroso para conseguirmos competir. Lembro-me de ainda haver realizado reunião com Manoel Patrício de Aquino ( Nezim Patrício ) para montar-mos um provedor concorrente, mas o plano não vingou. Em 1997 chegou a BaydeJBC e eu resolvi fechar a Mega Star BBS, pois não havia sentido continuar concorrendo com uma tecnologia superior, sem os investimentos. Passei a trabalhar também na NetCariri, auxiliando o operador de sistema, na época o Hélio Cruz. Alguns anos depois, a própria NetCariri fechou as portas, e o mercado no Cariri foi dominado pela BaydeJBC que só perdeu a hegemonia quando as grandes operadoras de internet via telefone começaram a conquistar o mercado, principalmente o VELOX, da antiga Telemar, hoje OI VELOX.

Mas aquele nosso antigo sonho nunca foi esquecido. O sonho de unir as pessoas do Cariri. Em 1998 realizei a primeira transmissão de Rádio da região via internet, um programa ao vivo, que foi ouvido na Europa, pelos Cratenses que ali residiam. Depois fizemos nossa primeira transmissão de imagens em movimento.

Em 2004/2005, criei o site Portal do Crato, que continha muitas informações sobre a cidade do Crato, e que posteriormente passou a se chamar de Blog do Crato, com toda a onda de Blogs que invadiu a internet. A vantagem dos Blogs sobre um site estático é a sua enorme interatividade. O Blog do Crato surgiu paralelamente à Rádio Chapada do Araripe e a outros sites, e logo apareceram outros Blogs, como CaririCult, e incentivei a criação de Blogs de cidades. Até então, não se tinha notícia de Blogs de cidades. Blogs eram coisas individuais ou coletivas, mas tinham certas finalidades. Logo no início eu verifiquei que a idéia de um Blog coletivo vinha ao encontro a minha idéia de integração regional, e assim foi feito. o Portal do Crato virou Blog do Crato. Hoje ( 2010 ), já temos cerca de 12.000 artigos já escritos, e uma pleiade de mais de 85 escritores.

Mas uma coisa faltava:

Nessa coisa toda, ainda faltava algo que sempre considerei essencial para a integração das pessoas do cariri, que é a comunicação direta. O telefone celular não fez isso, os canais de IRC seriam o mais próximo, mas eles morreram antes dos Blogs triunfarem. Foi então que em 2009, já com a total integração dos Blogs do Cariri através de uma Rede, chamada Rede Blogs do Cariri - www.blogsdocariri.com - comecei a pensar que se cada blog ou website da rede carregasse uma janela, os usuários de um Blog poderiam "VER-se uns aos outros". Elas poderiam conversar entre si. Através da instalação de uma mesma janela no maior número de blogs e sites possíveis, nós criaremos uma espécie de túnel de minhoca, onde existem várias entradas e saídas. Assim, quem estiver acessando através de um Blog em São paulo, conversa com alguém que acessa via um Blog de Várzea Alegre, por exemplo. Alguém de Crato acessando por qualquer site, a qualquer tempo pode conversar com alguém de Sobral ou Fortaleza. A quantidade de Salas é imensa, as possibilidades, ilimitadas, e podemos criar novas salas especializadas por assuntos, criando verdadeiras comunidades virtuais unidas por interesses comuns, para conversar, e trocar idéias.

Esta será a coroação do antigo projeto de integração do Cariri. As referidas salas de bate-papo já se encontram em processo de instalação nos diversos sites do Cariri e do Brasil há uma semana. É algo que vai além das fronteiras do Cariri. Inicialmente, estou pedindo que todos os Blogs do Cariri possam instalar essa janela para o mundo, a fim de que seus fiéis leitores possam se comunicar com outros de outras cidades, e trocar idéias, conhecer pessoas, fazer novas amizades e rever as antigas.

E o resultado após essa semana de bate-Papo tem sido espetacular. Um verdadeiro sucesso, apesar de ter sido instalado em poucos sites. Mas as pessoas já se interessam, já entram nas salas, já começam a conversar, se descobrirem, formarem novas amizades.

Haverá um tempo ainda em que a maioria das pessoas irá convergir para essas salas de bate-papo como fizeram com os Blogs. Elas não serão concorrentes dos Blogs, mas um complemento que faltava para que além de ler o conteúdo, as pessoas pudessem se expressar também diretamente, e cumprir uma das premissas básicas da Internet, que é a Integração dos Povos. No nosso caso, um direcionamento especial para o Povo do Cariri.

Peço a cada administrador de website que instale a janela de comunicação no seu Blog. Não prive os seus usuários de conversarem com as pessoas do Cariri. As possibilidades e a rapidez na comunicação são imensas, e era disso que as pessoas precisavam para se integrarem de vez a uma nação que chamamos de Nação Cariri. A nossa função de catalizadores e realizadores dessa integração hoje, será ecoada na história, e o trabalho que temos feito com os Blogs, fomentando a produção literária, a escrita, os debates, deu vida a um povo que estava fadado ao esquecimento e à inércia, pela falta de integração. Hoje, os Blogs trouxeram a vitalidade, a esperança, o ressurgimento de que nós Cratenses e Caririenses estamos novamente no campo de batalha e estamos sendo parte ativa nos processos culturais e artísticos da nossa era.

Vida Longa aos Blogs e à Integração Regional

O site oficial do Bate-Papo do Cariri é aqui:


Nele, encontram-se os códigos para a integração das janelas a quem desejar colocá-las nos seus Blogs. Vários sites já possuem essa janela para o Bate-Papo do Cariri, dentre eles, o Blog do Crato, CaririCaturas, Cariri Agora, ZoomCariri, Olhares do Cariri, Cultura no Cariri, Blog do Sanharol, etc... em qualquer um desses Blogs, as pessoas poderão conversar. A Janela é uma só. o conteúdo mostrado numa janela é o mesmo para todas.

Participe!
NÓS SOMOS A MÍDIA !

Por: Dihelson Mendonça

Eu Fui ao Crato - Por: José do Vale Feitosa


Alô Alô, Zé do Vale... Aquele Abraço ! ( Dihelson Mendonça )


O Cariri continua lindo. Com seu verde hidratado, seus babaçus arrojados, quintais floridos e toda a curvatura que se posta respeitosa ao talude magno da Chapada do Araripe. Este vale é mais ainda, pois se abre sobre a planície das léguas tiranas dos sertões. Não é como aqueles vales acanhados, apertados entre saliências que estão ali para dizer-lhe: és vale pelo meu poder permissionário. O Cariri é vale a desafiar o semi-deus da caatinga circundante.

Logo no primeiro dia andei pelo centro da cidade do Crato. Fervilhante centro. Tão comercial como se reduziu tudo aquilo que antes fora sociedade e política. As famílias migraram, as praças perderam a ambiência do debate, confesso que senti certa vergonha de, na madrugada de uma sexta-feira, encontrar a Praça da Sé coalhada de copos descartáveis e sobre suas calçadas as varetas de ferro das barracas da “camelotagem”. Tudo só comércio.

Um comércio sem peias. Apenas propaganda e uma vontade imensa de vender. Uma espécie de “crack” fumado todas as manhãs ao se abrirem as caixas registradoras. Um vício a matar a cidade. A cidade se reconhece pelas suas ruas e suas ruas apenas existem pelas suas edificações. E as edificações? Estão escondidas, aprisionadas, humilhadas pelas placas um tanto imbecis da mercancia. A maior demonstração de que tudo anda sem medidas se vê por uma placa imensa “deletando” a visão do prédio do Coronel Antonio Luiz. A cidade foi adonada por uma volúpia que apenas pode ser controlada por fora, talvez pelo poder público se ele se manifestar. Pois não se manifesta. Como aquele biombo que esconde um dos prédios mais representativos da alma da cidade e que faz uma propaganda de uma coisa esdrúxula: DENTISTA POPULAR.

Dentista popular. Lembrou-me um incidente do grande Advogado Sobral Pinto com um coronel nos idos da ditadura militar. O Coronel: Dr. Sobral nós estamos inventando a democracia à brasileira. Ao que o mestre rebateu: não exista tal, o que existe é peru à brasileira. Não existe dentista popular, pois se é dentista apenas existe para atender ao povo. O comércio do centro do Crato parece que inventa a fachada colorida sem história e sem vida, apenas loucura de droga.

Neste mesmo centro não se precisa ir ao Chile e nem ao Haiti. O terremoto aconteceu ali mesmo. No que antes era a quadra central da vida social, política e histórica da cidade. Alguma decisão sem humanidade derrubou todo um quarteirão, deixando os escombros como prova cabal de que a propriedade privada sobrepõe-se a tudo, inclusive ao interesse histórico, social e, portanto, histórico. Mata-se a alma do Crato como os fumadores de “crack” fazem com a própria, em caráter particular.

À noite um grupo de pessoas da cidade me deu o sentido de que tudo existe, tudo ainda acontece. Na casa de Roberto Jamacaru, tive inveja de quem lá não esteve. O Crato ainda existe. O Cariri é lindo. Esta beleza é mais que a fugacidade “daqueles fumos inebriantes”.

Por: José do Vale Feitosa

CRATO - Notícias da URCA - 13 de Março de 2010

As regiões do Cariri e Centro Sul debatem Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Superior para o desenvolvimento

O Reitor da Universidade Regional do Cariri (URCA), Professor Plácido Cidade Nuvens, destaca a relevância desse momento de debates que serão realizados, durante a II Conferência Regional de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Superior para o Desenvolvimento Sustentável do Ceará. O evento acontece no próximo dia 17, no Salão de Atos da URCA, das 8 horas às 13h30. A abertura contará com a presença do Secretário de Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado (SECITECE), Professor René Barreira, além do Reitor, Professor Plácido Cidade Nuvens.
Segundo o Reitor, é um momento de importância fundamental para a reflexão em torno da vida, do futuro da Educação, e da Universidade a serviço do desenvolvimento sustentável de nossa Região. Nesse sentido, ressalta a importância da participação de todos os que integram a Universidade.

No evento, estarão reunidos diversos segmentos da esfera governamental, acadêmica e civil em torno de discussões sobre o atual e o futuro cenário da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Superior do Estado. No Cariri, a abrangência dos trabalhos envolve representações de 43 municípios do Cariri e Centro Sul.

A II Conferência Regional marca momento preparatório para a Conferência Estadual, a ser realizada em Fortaleza, dias 8 e 9 de abril. Também estarão presentes no evento, gestores universitários e representantes regionais. Com o tema “Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Superior para o Desenvolvimento Sustentável do Ceará”, a Conferência Estadual irá traçar demandas que serão incorporadas a um Documento Final, contendo recomendações para uma Política Estadual de CTI&ES. O relatório será encaminhado para apreciação do Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia, presidido pelo Governador Cid Gomes.

Estão à frente dos trabalhos de organização e divulgação professores da Universidade Regional do Cariri e representantes de outras instituições de ensino, a exemplo da Universidade Federal do Ceará (UFC), CEFET, Sebrae e Senac A coordenação geral está sendo executada pela professora Francisca Clara de Paula Oliveira, da URCA, que está se reunindo continuamente com o grupo, no sentido de mobilizar a sociedade para se integrar neste importante momento de discussão, voltado ao desenvolvimento de áreas como a Ciência e Tecnologia, dento do contexto educacional e as atualidades nesse campo.

Contato:
Assessoria de Comunicação
Universidade Regional do Cariri - URCA
(88) 3102-1212 ramal 2617
www.urca.br
Crato, 14 de Março de 2010.

Restaurante terá de indenizar mulher que mordeu barata

NE - Essa postagem dispensa qualquer foto!

Um restaurante de Porto Alegre terá de pagar uma indenização de R$ 2 mil, por danos morais, a uma mulher que mordeu uma barata em meio à comida servida pelo estabelecimento. A decisão foi tomada pela 2ª Turma Recursal Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul e reforma sentença de primeiro grau que havia negado a pretensão da autora.

Na ação, a reclamante narrou ter mordido o inseto em meio a uma garfada de feijão com massa. Depois de cuspir parte da barata no guardanapo, ela sentiu-se mal e foi ao banheiro vomitar. Enquanto isso, um garçom tirou o prato da mesa. Nos dias seguintes, com sintomas de infecção intestinal, a mulher precisou de atendimento médico.

A divergência entre os julgadores deve-se à análise dos depoimentos. Na primeira instância, o juiz entendeu que as testemunhas não comprovaram a ocorrência do fato. Já a relatora do recurso, a juíza de direito Fernanda Carravetta Vilande, considerou que os relatos da defesa deveriam ser avaliados com parcimônia, uma vez que foram ouvidos apenas os garçons, interessados na negativa por possuírem vínculo empregatício com a ré.

"Induvidoso o abalo psicológico suportado pela autora, após ingestão parcial de inseto repulsivo, caracterizando a falha na prestação do serviço da ré, ensejando o dever de indenizar", concluiu a relatora, que teve seu voto acompanhado pelos outros dois juízes da turma.

Fonte: Yahoo Notícias

CRATO - RAPADURA CULTURARTE de Hoje, Sábado, 13 de Março de 2010 - Jorge Carvalho

APRESENTA:

DE ADERALDO A PATATIVA
N° 04 – 13/03/2010

LOCAL: Academia dos cordelistas do Crato
HORÁRIO: 16 Horas
Dedicado ao poeta e escritor Raimundo de Oliveira Borges
Declamações poéticas: Olival Honor - João Roberto - Primo do BNB

Recitações de cordéis:
- História de um mentiroso – Nezite Alencar
- Uma lição de vida – Chico Nascimento
- A história do espinho que furou o olho de lampião – Ulisses Germano

“DE ADERALDO A PATATIVA”
Patrono: Sá Roriz
2007 - Dedicado ao poeta Zé Gato
2008 – Dedicado ao poeta Maranhão
2009 – Dedicado ao poeta Patativa do Assaré

“Negar a cultura popular é
rasgar a nossa própria identidade”
Eloi Teles

“Um país sem cultura popular,
nunca será uma nação”
Candéia

Fonte: Recebido por E-mail

Terra que treme - Por: Luiz Domingos de Luna*


De há muito, encontrei um irmão Aquariano, como sempre o nosso assunto predileto - O Planeta Terra. O Companheiro postava um ar de inquietação muito forte, era algo muito perceptível, contemplei aquela situação vexatória, pois a silhueta já passava a energia pensamental vibratória, necessária para a compreensão da confusão do conaquariano.

A pergunta, ou a dúvida do amigo, também a minha, era o fato de que o nosso planeta não treme, terremoto, como o próprio nome diz está ligado a terra. Ou existe terremoto em outros planetas? Considerando que o terremoto é um ajuste nas placas tectônicas que formam a coesão do Planeta terra no seu campo gravitacional interno, fica uma certeza e nasce uma dúvida. A certeza de que, sendo o universo uno, enquanto grandeza existencial, toda a massa universal está sujeita a tremores, porém a duvida nem toda massa existencial esta sujeita a força gravitacional poderosa e determinada da terra. Assim, os tremores são diferentes, pois tudo vai depender do poder da força gravitacional para identificar o poder do estrago no espaço tempo, porém muitos cientistas afirmam que o tempo real não existe, por este ângulo do pensar humano os terremotos em outros planetas podem nem existir, tudo pode ser apenas uma abstração dos humanos.

- Compreendeu?
-Não
-A Certeza?
-Nenhuma
A Dúvida?
-Todas
-Mas é assim que a coisa funciona.

*Professor- Aurora - Ceará

VII CARIRI FRUTAS - Por: Amilton Silva


Será realizado do dia 12 a 14 de Março, no Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcante, em Crato, o VII CARIRI FRUTAS.

OBJETIVO

Disseminar e apoiar a economia solidária como um processo de desenvolvimento sustentável socioeconomico, democrático e inclusivo. Discutir a Linha produtiva, política de extensão e tecnologia adequada para a região.

OBJETIVO ESPECÍFICO

- Valorizar, divulgar e incentivar a cultura e comercialização dos produtos da agricultura de base familiar na perspectiva justa e solidária.
- Discutir com os produtores causas sugestões a serem apresentadas aos governantes para criação de programas de consumo solidário.
- Discutir com liderança, sociedade e governo, alternativas de aproveitamento e comercialização das culturas produzidas na agricultura familiar.
- Incentivar a prática da economia solidária e desenvolver uma nova cultura ambiental.

PROGRAMAÇÃO
DIA 12 DE MARÇO:
07:00 - CAFÉ DA MANHÃ
08:00 - CHEGADA DOS PRODUTORES INSTALAÇÃO DE BARRACAS
09:00 - ABERTURA OFICIAL
09:30 - OFICINA DE APROVEITAMENTO DAS FRUTAS-SESC/MESA BRASIL- CRATO
12:00 - ALMOÇO
13:00 - PALESTRAS TEMAS: CARIRI FRUTAS

AGRICULTURA FAMILIAR E ORGÂNICA SUSTENTÁVEL

PALESTRANTES: EMATERCE AGROPOLOS BNB SEBRAE - DEBATEDORES: PROFESSORES UFC-URCA, SEMACE, ICMBIO, SECRETARIA DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE - CRATO, JUAZEIRO E BARBALHA - 19:00 - OFICINA DE APROVEITAMENTO DA FIBRA E PALHA DA BANANEIRA- ARTESANAL - DIRETORA DO SINTROEC. 20:00 - APRESENTAÇÃO FOLCLÓRICA E FORRÓ PÉ DE SERRA
ABERTURA: GRUPO BELO XOTE.

A programação do dia 13 amanhã, será divulgada posteriormente.

Fonte: Amilton Silva

Secretária Danielle Esmeraldo Participa da II Conferência Nacional da Cultura


Secretária da Cultura, Esporte e Juventude, Danielle Esmeraldo; desde ontem se encontra em Brasília, onde desenvolve uma agenda intensa de visitas e atividades em prol do município do Crato. Na capital Federal participa também da II Conferência Nacional de Cultura, a convite do Ministério da Cultura, evento que reune mais de mil participantes, entre delegados, conferencistas e técnicos do governo federal, segundo Danielle Esmeraldo:"Ficamos muito felizes pelo Crato ter sido contemplado como um dos convidados especiais da II Conferência Nacional de Cultura, com certeza estaremos participando ativamente e dando nossa colaboração aos produtos finais deste grande encontro nacional". O evento teve sua abertura na noite de ontem no Teatro Nacional com a presença do Presidente Lula, da Ministra da Casa Civil Dilma Hussef, do Ministro da Cultura Juca Ferreira e outras autoridades governamentais. Em seu discurso o Presidente Lula ressaltou a importância de reunir nessa Conferência o maior número de participantes da história, que com certeza estariam "dando uma contribuição sobremaneira para a construção e consolidação das políticas públicas para a cultura no Brasil"

Na oportunidade da Abertura do evento, a Secretária Danielle Esmeraldo presenteou ao Ministro da Cultura Juca Ferreira com uma autêntica "Malinha do Cariri" onde continha um conjunto de souvenirs de nossa cidade, como: artesanato local das "bonequeriras do pé de manga", cordéis, camisas da cidade, Cds de Artistas cratenses e livros da região. Para Danielle Esmeraldo,"O Ministro Juca se surpreendeu com a nossa "Malinha de Souvenirs" e elogiou o conjunto da produção cultural de nosso cariri, dizendo que aqueles souvenirs também acabavam trazendo a lembrança do sertão de sua Bahia".

A manhã desta sexta-feira a II Conferência Nacional da Cultura terá prosseguimento no Centro de Convenções Brasil 21, com palestras e grupos de trabalho

Fonte: Secretaria de Cultura de Crato

Postado a pedido de A. Morais

Nota do Editor: Recebi esse pedido via E-mail do Morais dizendo que não estava conseguindo postar esse texto nos comentários. Claro, o texto é enorme e não se consegue postar um texto desse tamanho como comentário. O que posso fazer é tentar atender à solicitação postando como artigo. E posto apenas como texto informativo, esperando que daqui não vá mais surgir mais réplicas e tréplicas sobre esse assunto que como eu disse num comentário, está às raias da tolice. Mas como é um amigo e membro que me pede, eu não posso negar para nenhum dos dois lados. Para não atrapalhar o andamento das notícias "normais" do nosso Blog, eu a posicionarei por entre as outras já postadas no dia de hoje. Segue-se a mensagem e o texto:

Prezado Dihelson.
Não estou conseguindo postar esse comentario. Veja se Voce consegue.
Abraços.

Blog do Crato – 01.08.2008.

Resposta a Dr. Valdetario – Por Amadeu de Freitas.

Tenho dificuldade de debater politicamente com alguém que baixa o nível da discussão e resvala para acusações rasteiras e utiliza chavões despropositados. Teria eu o perfil do ditador terrorista? Teria eu o caráter de um lambe botas para rastejar por um emprego? Essa é a dificuldade de dialogar com uma mente dessa. Mas vamos lá. Apesar de não citar meu nome em artigo publicado neste blog, datado de 23 de julho de 2008, Dr. Valdetário seguramente se refere a mim quando faz menção a um militante do PT do Crato que tem um cargo no INCRA.

Imagino que as pessoas de bom senso são capazes de entender que se Lula não vier ao Crato não é pela coligação que o PT fez neste município, e sim pelo mesmo motivo que ele não vai a muitas outras cidades em que o PT tem candidato próprio. Qual seja, não foi definido como prioridade pela Direção Nacional do partido para Lula fazer campanha. Por que Lula não veio ao Crato em 2004, ano em que Dr. Valdetário foi candidato a Prefeito? Não basta ser candidato do PT.

Dr. Valdetário menospreza a decisão do PT adotada em encontro de seus filiados em que ele teve as mesmas oportunidades de defender suas posições. Então ele queria que sua proposta fosse aprovada pela minoria? Isso sim seria ditadura. Comparar-me a um ditador e chamar a companheira Mara de “Amélia”, em um frontal desrespeito à presidente do Diretório Municipal do PT do Crato, e ainda afirmar que só pensamos e trabalhamos em proveito próprio é no mínimo absurdo. Todos conhecem a nossa dedicação ao longo de muitos anos à construção do PT e à defesa dos interesses dos trabalhadores.

Quando o nosso acusador tenta apontar os motivos que nos levaram a defender no Crato uma aliança com o PV entra em franca contradição. Nas acusações anteriores, ele dizia que eu defendia a aliança com o PV porque teria negociado cargos no futuro governo municipal. Agora, “foi um acordo entre a corrente política (DS) da prefeita de Fortaleza e o Diretório Estadual do PV” para o Partido Verde apoiar a reeleição de Luizianne e o PT apoiar candidatos do PV no interior do Estado. Novamente eu apelo para o bom senso do leitor para entender o absurdo da imaginação do Doutor. Por que esse acordo não ocorreu com o PMDB quando negociou o apoio a Luizianne? Por que esse acordo não foi com o PSB do Governador? Quantas alianças foram realizadas no suposto acordo com o PV? O PV participa da gestão de Fortaleza desde 2005. A aliança para apoiar a reeleição da prefeita de Fortaleza em 2008 é a continuidade de uma relação política já existente.

O comportamento de Dr. Valdetário é incompatível com a posição que ocupa de membro do Diretório Municipal do PT. É obrigação de todo dirigente partidário defender seu partido e não atacá-lo como tem feito o Doutor. Quando não ataca o partido, agride moralmente seus dirigentes e pessoas que têm honra. Quanta falta de respeito comigo ao acusar que aceitei a aliança com o PV em troca da permanência no cargo que atualmente ocupo no Governo Federal! Quanta falta de respeito com minha família ao questionar a minha capacidade de pagar a prestação de um carro, caso não permaneça no referido cargo! Isso é ridículo!

Quero fazer um convite ao Dr. Valdetário para ocuparmos os espaços dos jornais com discussões que ajudem os eleitores, nesse momento de campanha eleitoral, a refletir sobre propostas para resolver os principais problemas do Crato. Considero imprescindível cobrar dos candidatos a prefeito do Crato compromisso com o saneamento ambiental da nossa cidade. O Crato é o único município do seu porte no Estado do Ceará que não dispõe de sistema de coleta e tratamento de esgotos. Penso ser importante saber o que propõem os candidatos para o destino do lixo. E as propostas para gerar emprego e renda? Quantas casas populares pretendem construir? O que pensam os candidatos a prefeito sobre a adoção do Orçamento Participativo?

Que mecanismos propõem para dotar a gestão municipal de maior transparência e controle social? Prefiro o debate racional e ético à luta rasteira da insanidade.

Por: Amadeu de Freitas

Comentários:

Dr. Valdetario - disse:

Camarada Darlan, quem deu início às acusações de cunho pessoal foi o pessoal da DS. O “ditadorzinho” na presença de uma platéia com quase 80 pessoas presentes pegou o microfone e me chamou de corrupto. Todo mundo ouviu. Depois, numa reunião do PT, quando eu disse que ia buscar reparação na justiça ele negou tudo. Já a “Amélia”, numa reunião do Diretório Municipal do PT, com quase 20 pessoas presentes, e o que é mais grave, na minha ausência, afirmou que eu não poderia ser mais o candidato a prefeito pelo PT porque havia um processo na justiça por erro médico, contra a minha pessoa. Tudo uma grande mentira que tinha por finalidade desgastar o meu nome e assim abrir espaços para o apoio ao PV. Ela, pelo menos teve a grandeza de segurar a palavra e, aos prantos, dizer-se muito arrependida e reconhecer que havia feito um “comentário infeliz”. Pois é, de uma vez só tentou manchar minha honra, minha história política e minha reputação profissional.Aguarde, ela vai ter todo o tempo do mundo para tentar provar esta calúnia, ainda vai derramar muita lágrima e muito suor e nada conseguirá diante da Justiça. Portanto, tudo que eu afirmo não tem por finalidade ferir a vida pessoal de ninguém. É que você não conhece essa gente, somente com a convivência é que conhecemos melhor certos tipos. A imensa maioria das pessoas que compõem o PT é de gente boa, honesta e que quer o melhor para o Crato, só que uma boa parte delas ainda não conhece a dupla. O meu objetivo hoje dentro do PT é fazer este alerta. O tempo dirá quem está com a verdade.

Valdetário Brito

Amadeu disse:

Amigos do Blog do Crato que têm acompanhado essa tetativa de Valdetário de me desgastar perante à opinião pública. Em comentário acima ele afirma que o pessoal da DS foi quem iniciou as acusações. Diz que o “ditadorzinho” (referindo-se a mim – e desconheço as razões para tal adjetivação)o chamou de corrupto em encontro do PT. Que eu teria negado essa acusação quando ele disse que ia me processar. Vou esclarecer mais uma vez: Quem levou as informações sobre o encontro do PT para imprensa foi Valdetário em entrevista concedida a Tarso Araújo, com várias acuasções, inclusive a de que eu teria me vendido ao PV. O que eu disse no encontro do PT, que ele afirma ter chamado de corrupto foi: – Valdetário trocou a DS pela corrente do Guimarães por que, segundo ele, era mais fácil de se eleger, pois é o pessoal que tem dinheiro. O problema é que ele quer que eu confesse uma coisa que eu não disse. Eu propus nós tirarmos essa história à limpo vendo a gravação do encontro que foi filmado por Roberto Oliveira, mas ele não quer. Por que será? Não temo o processo que ele diz mover contra mim. Pelo contrário, quando fez essa ameaça eu pedi que ele me denunciasse na justiça, pois assim ele teria que provar o que estava dizendo. Se querem saber quem foi que acusou quem é só ver o que eu escrevi e o que ele tem falado de mim.

Francamente, esse debate não é político e é muito desgastante. Desculpem…… os(as) amigos(as).

Amadeu.

Valdetario Brito disse:

Sabe, Amadeu, você pra mim hoje é uma pessoa desprezível, pois quem nega o que diz não merece o meu respeito, nem de qualquer outra pessoa. O que mais nos incomoda são as coisas que sabemos serem erradas e praticamos por necessidade e/ou conveniências. É por isso que quando aponto alguns dos seus defeitos você se incomoda tanto. Porque mexe com suas feridas, com seus “valores” e com seus interesses que tanto tenta ocultar. Farei tréplica à sua resposta, não em consideração à sua pessoa, mas aos leitores e ao povo que precisa conhecer melhor quem verdadeiramente você É. E para que todos entendam o que nos colocou em pontos tão extremos, para que todos conheçam os bastidores de tudo isso, faz-se necessário um texto muito longo, já que foram tantos os determinantes da presente situação. Assim, farei vários textos para confirmar tudo que afirmei, e muitos outros para responder às suas indagações. Iniciarei respondendo por que Lula não veio ao Crato em 2004 quando fui candidato a prefeito. Não tente enganar o povo, deixe de subterfúgio, fale a verdade. O Lula não esteve aqui por vários motivos, vejamos:

1 – Naquele momento o presidente já sabia que tentaria reeleição e não tinha interesse em criar problemas com sua base de sustentação política e optou por não subir em palanques.

2 – Fui candidato pela DS corrente que dentro do Partido faz oposição à corrente política do Presidente Lula e que, portanto, não tinha, como ainda não tem, prestígio político para influenciar na agenda do Presidente.

3 – Naquela época, o deputado que dizia apoiar a minha candidatura era o João Alfredo, líder maior da DS no Ceará à época, e que vivia às turras com o PT nacional, não tendo, assim, a menor possibilidade de patrocinar a vinda do Presidente. Tanto é verdade o que afirmo que o João acabou por sair do PT.

4 – Enquanto o PT do Crato continuar sendo o que é ( dominado pela DS) não terá sequer o direito de sonhar com a vinda de um Presidente da República trazido por essas forças políticas; e não será por conta do NOME do candidato a prefeito. Menos ainda quando o Partido abdica da candidatura própria para apoiar um nome que nunca contribuiu para fazer com que o Lula chegasse lá. É no mínimo deselegante querer desfrutar de uma sombra que não ajudou a construir.

5 – O responsável pela vinda do Presidente ao Cariri é o deputado José Guimarães, que é da nossa corrente política (DR). O mesmo que em 2004 trouxe ao Crato, para uma caminhada em apoio à nossa candidatura, o então Presidente nacional do PT, José Genuíno.

6 – O Presidente não veio e não virá ao Crato porque a corrente que apóia o palanque no qual está apenso o PT não tem força política para tanto. Não é por coincidência que ele virá ao Juazeiro e à Barbalha. Nestas cidades o PT tem candidaturas próprias e, em ambas, o apoio do deputado Guimarães. Se eu fosse o candidato do PT no Crato o Presidente também viria aqui, inegavelmente. E se o PT aqui não tem candidatura própria, aqui o Lula não virá. E você nunca vai poder negar que foi você e a presidente do Partido os responsáveis por deixar o PT fora da disputa este ano.

Como afirmei acima, o texto acaba ficando longo e, às vezes, cansativo.

Até o próximo, se DEUS nos permitir.

Valdetário Brito. Médico e membro do DM do PT Crato.

Amadeu disse:

Posso lhe provar que não mudei por estar em um cargo do Governo Federal. Meu papel agora é o de praticar aquilo que defendia quando era oposição. Isso estou fazendo quando não permito licitação superfaturada, não pratico desvio de dinheiro público ou qualquer ato lesivo aos bens públicos sob a minha responsabilidade. Pode fazer uma visita ao INCRA e perguntar se há corrupção na minha gestão. Essa é minha garantia de que não mudei. Nunca defendi no PT quem cometeu irregularidades. Devo lhe informar também que não sou homem de confiança do Deputado a que você se referiu. Na função que exerço tenho relação com todos os deputados, inclusive fora do PT. É do conhecimento de todos(as) que a minha indicação para o cargo que ocupo foi da Prefeita Luizianne Lins e do Deputado Eudes Xavier, com o apoio da Bancada Cearense que apóia Lula.

Acho que esclareci.

Amadeu

Valdetario disse;

Desse jeito, Amadeu, não dá pra não baixar o nível. Não gosto muito de eufemismos, coisa como “você faltou com a verdade”. Vou direto ao ponto: você é um mentiroso renitente. Patologicamente mentiroso. Tem a necessidade de mentir pra se manter no seu posto. Vamos ao que de fato aconteceu no encontro de PT de 20.04.08. Na defesa da nossa tese da Candidatura Própria eu contei a história de um empresário que propôs bancar a minha candidatura a prefeito em 2004 em troca da empreiteira do mesmo vencer todas as licitações do nosso futuro governo. O que eu, obviamente, não aceitei. Então eu disse que o candidato do PT deveria ser uma pessoa que tivesse princípios e firmeza de propósitos, e que muitos do nosso partido não enxergavam tais qualidades no candidato defendido pelo grupo da DS. Quando o Amadeu foi fazer a defesa da sua tese disse: ” O Valdetário conta esta história do empresário pra dizer que é contra a corrupção; mas ele deixou a DS e foi apoiar o Campo Democrático porque esperava receber o dinheiro sujo do deputado Guimarães para bancar sua campanha a prefeito agora em 2008″ Foram exatamente essas as palavras proferidas pelo Amadeu para uma platéia de aproximadamente 80 pessoas(abrindo, abrindo não; escancarando as portas da “Lavanderia Pública”). Nos dias seguintes negou tudo o que disse porque percebeu que atingiu também a honra do Deputado e sabe que basta um simples telefonema deste parlamentar pra que se acabe a boquinha no INCRA. Sendo assim, é muito mais conveniente negar o que disse e inventar mil argumentos para tentar sustentar-se e manter a sua versão. Aí criou essa história de que o Roberto Oliveira tem uma fita que comprovaria a sua imaginosa versão. O Roberto de fato gravou o início do encontro. Quando o Amadeu fez a acusação de que o deputado Guimarães dispõe de “dinheiro sujo” ninguém estava mais gravando nada. Portanto,essa de dizer que tem uma fita que comprovaria a sua versão é mais uma mentira, entre tantas outras, que este moço anda dizendo por aí. Observem como é oportunista este cara, esperou que acabasse a gravação para dizer as besteiras que disse pensando que ficaria impune.”Esperto” como ele é, vocês acham que ele teria coragem de dizer algo tão grave como o que afirmou se soubesse que estava sendo gravado? O Amadeu vai morrer negando essa história; mas nunca vai ele mesmo se convencer disso. Eu sei o quanto dói aquela pontada na consciência cada vez que se lembra do que disse. Eu imagino como tem espinhos no seu travesseiro cada vez que ao deitar-se lembra desse fato. Eu compreendo que, para alguns, o estômago fale mais alta que a razão em determinados momentos da vida. Tudo isso é um tormento para quem já passou dos quarenta e ainda não conseguiu seu porto seguro, tendo que se submeter as situações tão embaraçosas assim. Foi por isso que desde muito cede eu fiz a luta política, mas não descuidei da minha vida pessoal. Sempre trabalhei e fiz a militância de forma livre. Essas coisa não são incompatíveis. A liberdade de um Homem não tem preço…sua Honra, também.

Amadeu ,só vejo uma forma da gente acabar com toda essa polêmica e deixar de tomar o tempo dos “blogueiros”: Vamos marcar um debate aberto ao público para que cada um de nós possa confrontar suas verdades. Veja bem, VERDADES, ninguém poderá mentir. Vê se você consegue essa proeza.

Valdetário Brito".

Edições Anteriores:

Novembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30