xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 10/03/2010 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

10 março 2010

TEATRO NO CCBNB CARIRI

Suplicy repudia posicionamento de Lula sobre Cuba - Por: Samuel P. Teles




Em discurso feito na tribuna do Senado, Eduardo Suplicy (PT-SP) cobrou de Lula posições mais firmes e coerentes sobre a falta de demcocracia em Cuba. Para Suplicy, o “respeito” que Lula devota aos irmãos Raúl e Fidel Castro não deveria impedi-lo de lembrar aos amigos cubanos alguns valores básicos. Por exemplo: a necessidade de observar os direitos humanos e a conveniência de valorizar as liberdades democráticas, sobretudo a liberdade de expressão.

O senador petista lembrou que, em 1998, numa visita que fez a Cuba, o então papa João Paulo Segundo não se furtara a mencionar o essencial. Segundo Suplicy, o papa defendera o fim do embargo dos EUA à ilha. Mas também mencionara que Cuba deveria render-se à liberdade e ao pluralismo político. Em entrevista concedida à Associated Press, Lula comparou os presos políticos de Cuba aos criminosos comuns de São Paulo. E condenou a greve de fome.

Em seu discurso, Suplicy cuidou de recordar ao presidente que há enorme diferença entre os presos de consciência de Cuba e os bandidos paulistas. Acrescentou: “Gostaria que Lula se recordasse de algumas das pessoas da história que fizeram greve de fome para alcançar um objetivo importante na história dos povos”. Suplicy mencionou o líder indiano Mahatma Gandhi. Citou também o ícone sul-africano Nelson Mandela.

Também nesta quarta (10), o deputado Raul Jungmann protocolou no Planalto a carta que Lula negara ter recebido na visita que fizera a Cuba, em 23 de fevereiro. No texto, os opositores do regime de Havana pedem a Lula que interceda junto aos irmãos castro em favor da liberação dos presos políticos de Cuba. Lula queixara-se de que os autores da carta deram-na por entregue sem ao menos tê-la protocolado. Agora, já não pode alegar a ausência de protocolo.

A exemplo de Suplicy, Jungmann também refutou os últimos comentários do presidente: "Lula e a ministra Dilma [Rousseff] foram presos políticos. Por isso mesmo o presidente não poderia nivelar prisioneiros de consciência com sequestradores, assassinos e estupradores, que são pessoas que cometeram crimes. Isso não tem o menor cabimento. Os prisioneiros de Cuba estão na cadeia porque lutam pela democracia e pela liberdade".

Mais cedo, Jungmann tentará aprovar na comissão de Relações Exteriores da Câmara uma moção lamentando a morte de Orlando Zapata Tamayo. Preso em Cuba, Tamayo fenecera horas antes da chegada de Lula a Cuba, depois de 85 dias de uma infrutífera greve de fome. Representantes do consórcio governistas manobraram para impedir que a moção fosse aprovada.

"É lamentável que a base do governo se recuse a enxergar o flagrante desrespeito aos direitos humanos em Cuba”, disse Jungmann. De resto, as derradeiras declarações de Lula ecoaram também em Cuba. Mereceram comentários do jornalista e sociólogo Guillermo Fariñas, em greve de fome há 15 dias.

Fariñas (na foto lá do alto) disse que Lula é "cúmplice da tirania dos Castro". Mais: afirmou que Lula esqueceu o próprio passado.

Fonte: Blog do Josias de Souza

Por: Samuel P. Teles

Pessoal, vamos participar do Bate-Papo! - Estou aguardando vocês !


Amigos, as Salas de Bate-Papo da Rede Blogs do Cariri já estão prontas. Estou providenciando a instalação nos 45 Blogs da Rede, mas por enquanto, já dá pra testar aqui, com vocês. Estou conectado esperando alguém para conversar! É simples demais. Se no momento em que você entrar não tiver ninguém, aguarde um pouco, fique um tempo que logo aparecem as pessoas. Se todo mundo entrar e sair logo, ninguém pode se encontrar. Tem que permanecer um tempo conectado e saber esperar, ter paciência nesse início...

Primeiro Passo:

Quando o Blog estiver pronto, na parte superior aparecerá a seguinte tela: ( Se não aparecer essa tela, significa que seu computador não tem o software JAVA instalado. Instale o Java, que é facílimo, o próprio bate-papo já baixa para você automaticamente, se você não tiver. Com tudo pronto, a imagem aparecerá mais ou menos assim:

Daí é só colocar o seu nome, e clicar no botão LOGIN ara entrar:

chat 01

E assim é a sala de bate-papo depois que se entra: Existem atualmente 6 salas à sua disposição, e pode-se conversar reservadamente com qualquer pessoa que estiver OnLine.

chat 02

Para escrever, escreve-se na aba inferior, depois é só clicar em ENVIAR

chat 03


Simples, não ?
Estou conectado, aguardando vocês!
E agora tem página própria também:


Abraços,

Dihelson Mendonça

10 pesquisas inusitadas - Por: Samuel P. Teles


1º. Mulheres preferem homens comprometidos
Quando sua namorada fica com o pé atrás com suas “amigas” ela não esta muito errada não. Em uma recente pesquisa liderada por Melissa Burkley, Ph.D em psicologia social pela Universidade da Carolina do Norte (EUA), homens e mulheres foram submetidos a um teste de atração onde metade dos possíveis pretendentes eram solteiros e a outra metade comprometidos. Conclusão 90% das mulheres solteiras se interessaram pelos homens comprometidos. Já os homens e as mulheres comprometidas não se importaram com o status do relacionamento de seus respectivos pretendentes.

2º. Bebês tornam-se mais inteligentes com bacon e ovos
Cientistas da Universidade da Carolina do Norte, divulgaram o resultado de um curioso estudo sobre a alimentação e a inteligência do bebê, os pesquisadores descobriram um micronutriente, denominado colina, que auxilia a desenvolver o cérebro do bebê de partes ligadas à memória e ao reconhecimento, enquanto eles ainda estão na barriga das mães. A colina também é encontrada no leite, frango, fígado e nozes.

3º. Pombos entendem muito de arte
Jamais fique irritado quando um pombo “batizar” seu carro ou sua cabeça, eles podem estar fazendo uma grande obra de arte. Pesquisadores do Japão fizeram um teste reunindo um grupo de pombos, que foram treinados a julgar quadros, bicando um botão para afirmar quando uma imagem era bonita. Após este ensinamento, os pombos já eram capazes de definir a beleza de qualquer quadro, acertando 70% das vezes.

4º. Mulheres que bebem álcool engordam menos
Uma pesquisa do Hospital das Mulheres em Boston, afirmou que mulheres que bebem de um a dois drinques por dia têm 30% menos chances de ganhar peso. O estudo avaliou os hábitos de bebida de 19.200 mulheres e o ganho de peso delas nos últimos 13 anos. A explicação mais plausível é que as mulheres que consomem uma quantidade moderada de álcool ingerem menos calórias de outras fontes de bebidas e alimentos.

5º. Chuva ajuda ao desemprego
Pense duas vezes em procurar emprego nos períodos de chuva, pois uma pesquisa da Universidade de Toronto, acompanhou 3 mil pessoas durante 6 anos e revelou que em dias de chuva, suas chances de ser contratado reduz em 10%. A principal hipótese é que o entrevistador fica de mau humor com o tempo ruim.

6º. Tédio pode levar a morte
Outra pesquisa vinda da Inglaterra, avaliou durante 22 anos, milhares de pessoas para medir seu nível de tédio com a vida. As pessoas mais entediadas constataram 37% maior número de mortes do que as pessoas normais. Isso acontece devido ao tédio ter forte influência em a pessoa beber e fumar.

7º. Vagabundos tem mais chances de engravidar suas parceiras
Isso pode ser até uma desculpa para usar para tirar umas férias do trabalho. Segundo uma pesquisa feita na Inglaterra, quanto menos um homem trabalha, maiores são as suas chances de reprodução, pois 99% deles têm espermatozóides perfeitos.

8º. Mulheres com o bumbum grande são mais saudáveis
Bumbum grande não só recebe elogios como também pode ajudar sua dona a ter uma vida mais saudável. Foi isso que concluiu uma pesquisa na Inglaterra, onde ficou comprovado que as mulheres com bumbum grande têm menos propensões a ficarem doentes do que as mulheres que acumulam mais gordura na região da cintura. Isso se deve ao fato de nádegas funcionarem como uma espécie de “armazém” de gorduras que seriam maléficas em qualquer outra parte do corpo, evitando doenças cardíacas, diabetes e obesidade. Se for assim o Brasil têm as mulheres mais saudáveis do mundo.

9º. Homens de QI mais baixo traem mais
Estudo publicado na revista especializada Social Psychology Quarterly afirma que homens que traem as esposas e namoradas tendem a ter QI mais baixo e ser menos inteligentes. Segundo o especialista em psicologia evolutiva da London School of Economics, Satoshi Kanazawa, “homens inteligentes estão mais propensos a valorizar a exclusividade sexual do que homens menos inteligentes”. Como já dizia Antonio Tabet: “Pobres pesquisadores. Não se deram conta que os de QI mais alto é que nunca são descobertos.”

10º. Fumantes são burros
Não, não quero ofender aos fumantes, mas foi isso que uma pesquisa em soldados de Israel comprovou. Segundo o estudo quanto mais uma pessoa fuma, mais baixo é seu QI.

Do ótimo Lista10.org

Por: Samuel P. Teles

COMPOSITORES DO BRASIL



Compositoras do Brasil

De Chiquinha Gonzaga a Maria Gadú

Por Zé Nilton

Não é grande a lista de mulheres compositoras na MPB. A música e certos instrumentos musicais foram por muito tempo marginalizados pela sociedade. Coisa pequena e ofício de desocupado, de boêmio e de malandro, a música assim permaneceu estereotipada por longos anos.

Os homens, filhos da sociedade machista, mesmo assim e por isso mesmo, tocaram para frente, com muita bossa, ginga e malemolência a nossa música, até a sua consagração mundo afora.

Entre as mulheres a coisa resultou mais devagar. Chiquinha Gonzaga, Francisca Edwiges Neves Gonzaga, (Rio de Janeiro 17 de outubro de 1847 e Rio de Janeiro 28 de fevereiro de 1935), desatou o nó do invólucro machista da nossa musicalidade e desencantou o piano, levando-o para os salões das danças, dos blocos carnavalescos, dos saraus familiares. E haja polca! E haja maxixe! Tudo na base do “corta-jaca”.

Compositora, pianista e regente disse alto e em bom tom “ô abre alas que eu passar”, e passou para a história da Música Popular Brasileira consagradíssima por tudo o que fez.

No seu rastro se seguiram talentosas e inspiradas compositoras, raríssimas até os começos de 1940. De lá para cá, excelentes cantoras, grandes compositoras e letristas entraram no cenário artístico-musical para o bem da música e de todos nós.

Na semana dedicada à mulher a homenagem do programa: Compositores do Brasil, nesta quinta-feira, às 14 horas na Rádio Edducadora do Cariri.

Vamos falar de algumas delas e ouvir suas músicas belas e encantadoras, como todas elas são. No roteiro estão:

Lua Branca, de Chiquinha Gonzaga, com Verônica Sabino
Por causa de você. Dolores Durant e T. Jobim - com Helena de Lima
Alguém me avisou, de D. Ivone Lara, com Araqueto e Maria Betânia
Chiclete com banana - Almira Castilho e Gordurinha, com Jackson do Pandeiro
Ouça, de Maysa Matarazzo, com Maysa.
Jogo de damas, de Isolda, com Milton Carlos
O pato, de Neuza Teixeira e Jayme Silva, com João Gilberto
Fiquei tão triste, de Helena da Silva, com Roberto Carlos
Clareana, Joyce, com Joyce
Baila comigo - Riata Lee e Roberto de Carvalho,
Tema do boneco de palha, de Rosinha Valença
Shimbalaiê, de Maria Gadú, com Maria Gadú

Quem ouvir, verá !

Informação:
Programa: Compositores do Brasil
Pesquisa, produção e apresentação de Zé Nilton
Rádio Educadora do Cariri
Quinta-feira, às 14 horas
Apoio Cultural: CCBNB

BLAT NÃO PODE CONTINUAR COMO PROMOTOR

Principal aliado da oposição - a qual serve de instrumento - na ofensiva que esta desfecha no momento contra o PT e a candidatura Dilma Rousseff, com o caso da Cooperativa Habitacional dos Bancários de São Paulo (BANCOOP), José Carlos Blat não tem nenhuma condição de ser promotor público. Basta ver o seu histórico. Ele devia estar afastado de suas funções no Ministério Público Estadual de São Paulo (MPE-SP).

João Vaccari Neto, acusado por Blat de desvio de dinheiro na BANCOOP, foi para a direção da Cooperativa para saneá-la e reorganizá-la. Ele nem teve participação na diretoria anterior. Chegou à presidência e fez um acordo com o Ministério Público e começou a apurar tudo. Fez uma auditoria e procurou resolver todas as pendências da entidade.

Parceria Blat-Estadão

Ao anunciar hoje, via Estadão, a possível delação premiada de dois ex-diretores da BANCOOP, Blat confirma que aja em conjunto com o jornal, e que ambos participam de toda a operação relativa à Cooperativa com o PSDB e o MPE-SP. O jornalão dos Mesquitas dedica quatro páginas hoje ao assunto - contando a 1ª - velho e que mesmo desarquivado não contém nenhuma novidade.

Já conhecemos esse método e modus operandi ilegal e abusivo. Foi fartamente empregado em outros casos, como no do Francisco Daniel - irmão do prefeito assassinado de Santo André (SP), Celso Daniel - aquele que se retratou em juizo de acusações feitas contra mim, mas que mesmo assim o MPE-SP cooptou e usou contra mim e a candidatura do presidente Lula em 2002.

Retratação, aliás, que a imprensa sempre ignorou - registrou o mínimo possível. Mesmo que o Supremo Tribunal Federal (STF) não tenha aceitado a denúncia, continuaram investigando esse caso e usando o acusador (Francisco Daniel) contra o PT. Temos agora um replay com esse episódio BANCOOP.

Pescado do Blog do Zé.

Escândalo atinge Vaticano


Assessor do papa Bento XVI é flagrado pela Polícia agendando encontros sexuais com homens


Roma.


O assessor do papa Bento XVI, Ângelo Balducci, um dos Cavalheiros de Sua Santidade, uma espécie de assistente de elite para o pontífice quando recebe visitas importantes, foi flagrado em gravações feitas pela Polícia dando instruções a um interlocutor sobre detalhes físicos de homens que gostaria que fossem levados a ele. Balducci foi afastado do cargo.
O interlocutor de Balducci era o nigeriano Chinedu Thomas Ehiem, 29 anos, integrante do famoso coral do Vaticano, que também foi afastado.
A Polícia italiana havia grampeado o telefone de Balducci durante uma investigação de corrupção separada e não relacionada ao Vaticano.
Ficou claro, nas transcrições das fitas, que Ehiem telefonava regularmente para Balducci, para marcar encontros com outros homens. Segundo a Polícia, o corista procurou, pelo menos, dez homens para o assessor do papa, entre eles, modelos e um jogador de rúgbi.
Em uma das gravações vazadas para a mídia, o nigeriano descreve um homem como tendo "dois metros, 97 quilos, 33 anos e diz que é "completamente ativo". Em outra, Balducci pergunta a Ehiem se ele já "falou com o seminarista", ao que ele responde "ele provavelmente está na missa, ou algo assim".
Em entrevista para a revista italiana "Panorama", Ehiem, que diz "cantar no coro de São Pedro", mas que "não é um religioso", afirma que "um amigo italiano vivendo da prostituição lhe apresentou Balducci há mais de 10 anos". Disse, também, ter aceitado manter relações sexuais com ele "durante cinco ou seis meses", para solucionar dificuldades financeiras e familiares.
O relacionamento foi interrompido em seguida e, "após um longo período", Balducci voltou a aparecer para pedir que arranjasse encontros pela Internet. Segundo o nigeriano, o italiano preferia "os mais maduros, de 40 anos ou mais" e lhe dava (a ele, Ehiem) "de tempos em tempos 50 ou 100 euros, não mais de 1.000 ou 1.500 euros ao ano", especificou. O último encontro entre os dois datava de janeiro passado, quando o corista afirma que conseguiu "um húngaro de cerca de 40 anos, moreno" para Balducci, preso no dia 10 de fevereiro.
O Vaticano anunciou que Bento XVI está ciente do caso. Embora o título de Cavalheiro da Sua Santidade não possa ser revogado, porque é vitalício, o pessoa pode deixar de ser convocada para cumprir funções, uma exclusão indireta. Por tradição, a Santa Sé não se pronuncia antes do julgamento definitivo de uma pessoa e de sua condenação pela Justiça.
Ontem, a Igreja Católica Romana da Alemanha revelou acusações contra padres que teriam violentado e abusado sexualmente de meninos em pelo menos três escolas da Baviera, cidade-natal do papa Bento XVI. Um dos casos teria ocorrido no renomado coral já liderado pelo irmão do pontífice, o reverendo Georg Ratzinger, 86 anos.
Ratzinger, que liderou o coral de 1964 a 1994,afirmou não saber de nenhum abuso no coral da catedral de Regensburg.
A diocese afirmou que um padre abusou sexualmente de dois meninos em 1958 e foi sentenciado a dois anos de cadeia. Outro clérigo foi detido por 11 meses em 1971 por abusos. Ambos já morreram.
A diocese afirmou também que três homens alegaram ter sofrido abuso sexual, espancamentos e humilhações nos anos 1960 enquanto estudavam em colégios ligados ao coral.


Diário do Nordeste - 06/03/2010

Reunião da ACF - Associação Cearense de Forró


Hoje, quarta-feira, 10 de março, estaremos nos reunindo novamente para tratar de vários assuntos de interesse da ACF - Associação Cearense de Forró, entre eles a escolha do representante da ACF-Cariri, que se tornará um braço da associação de Fortaleza.

A sua participação é da maior importância, pois pretendemos ouvi-los no sentido de dar maior visibilidade e aceitação dessa e de outras ações
que pretendemos implementar para que a ACF tenha voz e vez no mercado cearense. Participe conosco e vamos congregar os amantes do verdadeiro forró do Cariri. Abraço a todos.


LOCAL: Auditório do Centro Cultural do Araripe (RFFSA)
DATA: 10/03/2010 (quarta-feira)
HORÁRIO: 19 horas
DÚVIDAS: 35216604 ou 88163062 (kaika)

CRATO - Notícias do dia 10 de Março de 2010



Prefeitura e SAAEC apresentam na quinta-feira projetos de saneamento conveniados com o PAC

O Governo Municipal do Crato, através da Sociedade de Água e Esgotos do Crato – SAAEC, fará apresentação dos projetos de saneamento do município, conveniados com o Programa de Aceleração do Crescimento – PAC. Esse trabalho corresponde a primeira troca de tubulação de amianto para PVC, numa extensão de 15 quilômetros. Depois será apresentado o projeto de redimensionamento do Sistema de Abastecimento de Água, além do projeto de Coleta e Tratamento de Esgotos. A reunião para a apresentação dos projetos acontece na próxima quinta-feira, no Teatro Municipal Salviano Arraes Saraiva, a partir das 19 horas. O prefeito do Crato, Samuel Araripe, convida a sociedade a participar desse importante evento, que terá uma contribuição significativa para a melhoria da infraestrutura da cidade, além de promover o saneamento e qualidade de vida para a população.

Prefeitura inaugura ampliação de posto de saúde na Malhada e promove melhor infraestrutura de atendimento

A Prefeitura Municipal do Crato, por meio da Secretaria de Saúde do Município, irá inaugurar no próximo dia 13 de março, às 19 horas, a ampliação do Posto de Saúde da Vila Malhada. A Secretária de Saúde, Nizete Tavares, convida a comunidade a se fazer presente durante o ato solene. Dentro do projeto de melhoria de infraestrutura dos postos de saúde do município, a Secretaria tem feito um trabalho considerando melhores condições de atendimento aos usuários do Sistema de Saúde, com mais segurança e conforto para os profissionais e a população. O bairro Seminário também receberá um novo posto de saúde e recentemente o Centro de Atenção Psicossocial – CAPS recebeu sede própria, que está em funcionamento no Seminário.

Saúde do Crato se mobiliza para conter crescimento no número de casos de dengue

A Secretaria de Saúde do Crato está desencadeando nos meios de comunicação e nas comunidades uma campanha de prevenção e combate à dengue, com conscientização da população em relação ao crescimento no número de casos e da infestação do mosquito, comparado ao ano passado. Segundo a assessora técnica da Secretaria de Saúde, Aline Franca, o trabalho de combate permanente continua. Foram notificados 119 casos até o momento e já foram confirmados 28 casos, no município. Ano passado, durante todo o ano, foram confirmados 13 casos. O comportamento é preocupante, por conta do crescimento dos casos. Não houve registro de dengue hemorrágica. A Saúde solicitou do Governo do Estado a presença do carro fumacê, que será levado às comunidades ainda esta semana. Em todos os bairros já foram confirmados casos da doença. O que preocupa no momento é a disseminação em todos os pontos da cidade. Isso significa dizer que existe uma circulação maior do vírus, conforme a assessora. Uma das razões que mais contribui a proliferação é por conta dos espaçamentos das chuvas e requer maior atenção, principalmente para os moradores, já que mais de 60% dos focos estão sendo registrados nas residências, dentro de tanques e potes. A Secretaria solicita maior atenção dos moradores para resses depósitos de água, com a limpeza dos reservatórios pelo menos uma vez por semana. Um calendário dos mutirões de limpeza está sendo feito, com mobilizações em todos os bairros.

Crato representado em Conferência Estadual de Meio Ambiente

No último dia 5, o assessor técnico da Secretaria de Meio Ambiente e Controle Urbano esteve representando o poder público municipal na Conferência Estadual de Defesa Civil. Na ocasião foi escolhido para representar o estado do Ceará na 1ª Conferência Nacional de Defesa Civil e Assistência Humanitária, que será realizada no próximo dia 22, na cidade de Brasília - DF. Na ocasião, serão sugeridas e votadas propostas de políticas públicas em relação às ações de defesa civil e assistência humanitária.

Governo Municipal do Crato
Fone/Fax - (88) 3521.9960
Mais informações:
http://www.crato.ce.gov.br
http://www.prefeituramunicipaldocrato.blogspot.com

Bate-Papo do Cariri agora tem Página própria também - MELHOR AINDA !

Agora temos um site apenas para o Bate-Papo. A Vantagem é que é mais rápido, e você pode conversar com todo mundo enquanto navega na internet, independente dos Blogs:

Acesse:



Esse é o novo Canal da Comunicação!

"Saco de gatos" na Prefeitura de Juazeiro do Norte- postado por Armando Lopes Rafael


Fonte – O POVO
Em Juazeiro, crise começa no PT e termina na gestão

Uma desavença na escolha dos nomes da executiva municipal do PT de Juazeiro do Norte levou a secretária de Assistência Social do município a pedir saída do cargo

Giselle Dutra
giselledutra@opovo.com.br

A escolha para a formação da executiva do Partido dos Trabalhadores (PT) de Juazeiro do Norte acabou abrindo uma crise na legenda no município que atingiu até a administração do prefeito Manoel Santana (PT). A secretária de Assistência Social, Vanda Rozendo, disse que vai pedir a desfiliação do PT e entregou o cargo na administração petista por, segundo ela, ter sido traída em um acordo firmado com o grupo liderado pelo prefeito. “A falta de apoio, a interferência da família dele (do prefeito) eu tirava de letra. Mas isso foi a gota d-água. O partido para mim é caro”, disse Vanda.

O estopim para o rompimento dela com Santana aconteceu na quarta-feira passada, quando o Diretório Municipal de Juazeiro do Norte se reuniu e deliberou a formação da executiva. Vanda, que integra a tendência Democracia Socialista (DS) há 10 anos, afirma que havia feito um acordo para ter três assentos na executiva municipal. “Tiraram até minha vaga. Eles alegaram que não conheciam o acordo, tudo ensaiadinho”, reclamou.

Depois disso, Vanda afirmou ter procurado o prefeito por diversas vezes e até ter enviado torpedo pelo telefone celular, mas Santana não teria atendido nem retornado suas chamadas. “Então, eu achei por bem ir à rádio para ver se ele escutava”, disse ela, que informou sua saída, mas ainda não oficializou nem a desfiliação nem a exoneração da Prefeitura.

O prefeito Manoel Santana, por sua vez, afirmou que nem participou das negociações para o preenchimento das vagas da Executiva municipal. Ele lembrou que hoje faz parte da Executiva estadual e que não sabia de acordo nenhum.``O problema foi que ela misturou a discussão do partido com a gestão. Tem que separar as coisas``.

Santana disse ter ficado “surpreso” com a atitude de Vanda e disse que ela é “muito temperamental”. Ele explicou que encontrou a secretária na última sexta-feira e que na ocasião não teve tempo para conversar porque estava em uma solenidade. “Mas ela sabe onde me encontrar. Ela tem acesso à gente. Foi um profundo mal-entendido”.

O prefeito disse que havia chegado ontem à tarde de Fortaleza, mas afirmou que vai procurar contornar o problema. “Estou doido para conversar com ela, para ela dar a versão dos fatos. Ela não pode sair do partido assim”, ponderou.

Vanda, no entanto, disse que sua decisão até aquele momento era irrevogável. “Como você pode trabalhar com uma pessoa que você não acredita?”.

Pensamentos do Dia - 10 de Março de 2010 - Colaboração de Mônica Araripe




"A resposta certa, não importa nada: o essencial é que as perguntas estejam certas."

Mário Quintana

"Até que o sol não brilhe, acendamos uma vela na escuridão."

Confúcio

"Quando eu pensar que aprendi a viver, terei aprendido a morrer."

Leonardo da Vinci

"A ambição universal do homem é colher o que nunca plantou."

Adam Smith

"Não se pode colocar todos no mesmo nível. A igualdade é anti-natural e anti-histórica."

Benito Mussolini

( Pensamentos enviados por Mônica Araripe )

CRATO - Vida de Patativa do Assaré inspira espetáculo teatral - Reportagem: Antonio Vicelmo



GRUPO DE TEATRO Cia. do Tijolo. O concerto teatral começa com um grupo de paulistas visitando o poeta Patativa do Assaré, depois de uma longa caminhada, sob o calor e o sol causticante do Nordeste. De São Paulo para o Ceará. O grupo de teatro Cia do Tijolo faz apresentações com uma peça sobre Patativa

Crato. O grupo teatral de São Paulo, "Cia do Tijolo", estreou, no Sesc do Crato, o "Concerto de Ispinho e Fulô", inspirado na vida e obra de Patativa do Assaré. O cenário armado ao ar livre, decorado com utensílios sertanejos, "parecia o terreiro da casa do poeta, na Serra de Santana", comparou o vice-prefeito do Crato, Raimundo Bezerra Filho, que conheceu o grupo quando morava em Brasília. O concerto teatral começa com um grupo de paulistas visitando o poeta, depois de uma longa caminhada, sob o calor e o sol causticante do Nordeste. Armados com gravadores e máquinas fotográficas, os paulistas cercam o poeta de perguntas. Uma delas obriga Patativa a recitar o poema "Cante Lá que eu Canto Cá", que é uma resposta aos poetas clássicos que fazem poesias inspirados no sertão.

Modernidade

O grupo recita poemas modernos, enquanto o poeta Patativa responde do seu jeito sertanejo. Patativa só se descontrai quando o grupo começa a recitar os poemas de Olavo Bilac com métrica e rima. Daí pra frente é só poesia e música do começo ao fim em forma de diálogo, com a participação da plateia que lotou as dependências do teatro improvisado. O que seria uma entrevista costumeira se transforma em um grande passeio, verdadeiro encontro entre seres humanos. "Os visitantes descobrem dois mundos tão próximos e, ao mesmo tempo, tão distantes: São Paulo e Assaré", diz o ator Dinho Lima Flor.

Amor pelo sertão

O poeta se mostra por inteiro, destacando o seu amor telúrico ao sertão, a sua personalidade e coerência. "Um outro Patativa, antes tímido, se agiganta, nas asas de sua poesia brejeira, que abre espaço para profundas reflexões sobre os problemas sociais", destaca o médico da Crato, José Flávio Vieira. Dinho, que é de Tacaimbó, localizado no Estado de Pernambuco, e faz o papel de Patativa, lembra que o encantamento com o poeta veio do Nordeste. Seu projeto inicial era construir um monólogo. Foi a primeira vez que o espetáculo foi apresentado ao ar livre, tendo como decoração o céu estrelado e a lua. "O resultado foi muito bom", comemora Dinho, advertindo que o espetáculo vai se adaptando à realidade regional na medida em que o público participa e apresenta sugestões.

Origem

O nome da peça, "Concerto de Ispinho e Fulô", baseado em uma poesia de Patativa do Assaré, foi um dos primeiros elementos definidos. Quando perceberam que o título implicava em música, o grupo decidiu - no meio dos ensaios - misturar teatro com canção. "A peça acabou transformada em um trabalho de oito atores que, estudando, descobriram essa poesia universal que é, ao mesmo tempo, calcada em uma região", conta o diretor Rogério Tarifa. Ele acrescenta que o concerto tem também a finalidade de mostrar o talento de Patativa, um homem que teve apenas seis meses de escola e, no entanto, se tornou universal. É a confirmação, segundo afirmou ele, da tese de alfabetização defendida pelo educador Paulo Freire.

Fortaleza

Depois de apresentações na região do Cariri, os atores paulistas seguem à Capital cearense, onde a peça será encenada no Teatro Iracema do Sesc, um dos patrocinadores da maratona artística que percorre todo o Brasil, divulgando a cultura da região Nordeste. Além dos espetáculos, o grupo de atores está descobrindo outros valores da região. Ontem, eles estiveram no Caldeirão do Beato José Lourenço, conhecendo a área onde foi desenvolvida a mais importante experiência comunitária do Estado do Ceará e cuja comunidade foi destruída por forças militares com o apoio da Igreja Católica, no ano de 1936.

Concerto

"O concerto é encontro entre dois mundos próximos e distantes: Assaré e São Paulo"
Dinho Lima Flor, Ator

"O concerto tem também a finalidade de mostrar o talento do poeta Patativa "
Rogério Tarifa, Diretor

MAIS INFORMAÇÕES

Serviço Social do Comércio (Sesc), Crato
Rua André Cartaxo, 443
(88) 3523.4444

ANTÔNIO VICELMO
Repórter do Jornal Diário do Nordeste

Colaborador do Blog do Crato

Notícias Absurdas - Mensagens de texto no celular ajudam a largar o cigarro, diz estudo



"Torpedos são usados para incentivar fumantes que querem deixar hábito. Estudos mostram, no entanto, que chances de voltar a fumar são altas."

Nota do Blog do Crato: É claro que mensagens de texto no celular devem ajudar a "largar o cigarro". Você já tentou Fumar e escrever uma mensagem no Celular ao mesmo tempo ?

Ora, ora!

Fonte da Notícia: G1

Maioria dos brasileiros apoia veto a fumo em local fechado, diz pesquisa


Entre não fumantes, 80% desaprovam cigarro nesses ambientes. Projeto de lei quer proibir fumódromos em todo o país.

Os fumantes brasileiros estão preocupados com a saúde e 82% deles já sofreram com problemas relacionados ao tabaco. E mais: 65% são a favor das leis de proibição total ao fumo em ambientes fechados. Entre os não fumantes, essa aprovação sobe para 80% dos entrevistados. Os dados fazem parte da pesquisa do International Tobacco Control (ITC), que avalia, em 20 países, o impacto das políticas públicas implementadas pelos governos. O estudo foi divulgado hoje pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca), na véspera da votação, na Comissão de Constituição e Justiça do Senado, do projeto de lei que proíbe o fumo em ambientes fechados em todo o território nacional.

"Alguns Estados e municípios se adiantaram e têm leis que proíbem o fumo em lugar fechado, mas a indústria do tabaco ajuizou ações questionando que a legislação estadual não pode se sobrepor a uma lei federal, que permite o fumódromo", afirmou Tânia Cavalcante, coordenadora do Programa de Controle do Tabagismo do Inca. Ela citou estimativa do instituto, de 2008, segundo a qual seis mil pessoas morreram, naquele ano, por tabagismo passivo. "Os fumódromos têm de ser banidos. Precisamos de uma lei federal que acabe com a disputa na esfera judicial e resolva a questão. Sem os fumódromos, cai o consumo e a indústria não quer que isso aconteça. É uma questão exclusivamente econômica. E a economia não pode estar acima da saúde pública", defendeu.

Em janeiro de 2006, o Brasil ratificou adesão à Convenção-Quadro, tratado internacional de saúde pública com a chancela da Organização Mundial de Saúde. Entre as medidas com as quais o País se comprometeu está a proibição do fumo em ambiente fechado. O prazo para a medida ser adotada vence em 2011.

Da Agência Estado

Livro reconstrói o último ano de Getúlio Vargas; leia trecho



Nascido em São Borja (RS), Getúlio Dorneles Vargas (1882-1954) foi presidente da República e governou o Brasil por quase 20 anos. O político foi um dos responsáveis pelo fim da República Velha. Como líder civil da Revolução de 30, acabou por se tornar chefe do governo provisório. Eleito presidente pela primeira vez quatro anos depois do golpe de Estado, o gaúcho implantou em 1937 o chamado Estado Novo, que durou até 1945.

Após seis anos, Vargas retornou à Presidência por meio de voto popular. Pressionado a renunciar, cometeu suicídio em agosto de 1954, no Palácio do Catete. Amado e odiado, Getúlio Vargas marcou a história do nosso país. O livro "1954: um Tiro no Coração" reconstrói o último ano de vida do "pai dos pobres", como era chamado. Em mais de 400 páginas, o volume reúne importantes arquivos e depoimentos de personagens do nosso passado recente, além de analisar a enorme crise gerada por sua morte.

Abaixo, leia um trecho do livro.

Vargas em São Borja

Vargas voltara aos pagos. O Rio de Janeiro não retivera o ditador deposto em outubro de 1945. Eleito senador por dois estados, não fizera opção. Foi a Justiça Eleitoral que determinou a prioridade da inscrição pelo PTB do Rio Grande do Sul. Nem o Senado, nem os trabalhos da Constituinte, em que podia liderar a numerosa bancada trabalhista, eleita pelo seu nome, como cabeça de chapa, conseguiram prendê-lo. É verdade que não o trataram muito bem. Velhos adversários quiseram forçar o ajuste de contas a que não se recusou, aceitando mesmo o desforço pessoal. Assim, não assinou a Carta de 1946, nem iria desrespeitá-la, ele a quem acusavam de ter deixado de cumprir as Cartas de 1934 e 1937. Outros se incumbiriam dessa tarefa...

Também a Academia Brasileira de Letras, que reformara os estatutos para convidá-lo a se candidatar e elegê-lo, atraiu-o moderadamente. Foi três ou quatro vezes aos chás das quintas-feiras, assistiu às sessões, conversou, na planície, com alguns acadêmicos com os quais não tinha tido condições de diálogo quando estava no alto.

Na velha estância da família, acordava cedo, bebia o amargo, campeava com os seus peões. Vida primitiva. Comia junto com o capataz.

O burburinho dos primeiros dias, quando os aviões pequenos levantavam a poeira nas pistas malcuidadas de São Borja, levando políticos e curiosos jornalistas, havia cessado logo depois das eleições cuja sorte decidira com o slogan que julgava os acontecimentos de 29 de outubro: "Ele disse".

A solidão da quietude do pampa seria a moldura dos seus dias por muito tempo. Até que o minuano político, o vento da sucessão, a crise periódica da República sacudisse, outra vez, a poeira da estrada.

O problema sucessório do presidente Eurico Gaspar Dutra não se apresentou fácil. As legendas dos onze partidos políticos, inscritos na Justiça Eleitoral, não significavam, na verdade, a arregimentação partidária de um povo politizado. Mesmo os três rótulos, mais credenciados, do resultado do último pleito - PSD, UDN e PTB - eram vistosas fachadas de construções cinematográficas, em madeiramento leve de papelão pintado. Isso se demonstraria na primeira oportunidade. A primeira oportunidade seria a eleição presidencial.

Frente à sucessão presidencial, as três principais organizações partidárias aprestaram-se para se colocarem de maneira a assegurar mais um período de predomínio. O partido majoritário, o PSD, assim considerado pela sua representação parlamentar, fizera presidente da República o seu candidato, general Eurico Gaspar Dutra. Na realidade, a eleição foi decidida pelo apoio de Getúlio Vargas, materializado na votação do PTB. Essa situação invulgar assinala e caracteriza o início de um processo sucessório tumultuado. Porque o partido majoritário, ocupando a Presidência da República e os principais postos executivos, além de dispor da maioria do Congresso, não vai ter condições para traçar normas na escolha do futuro presidente. Assim, vamos assistir a toda uma competição interna com a proliferação de candidatos e, finalmente, à escolha de um nome a ser fragorosamente derrotado nas urnas.

A UDN também não dominará o processo. Um raciocínio natural aconselharia a coligação das forças conservadoras, que a UDN e o PSD representavam, para enfrentar o prestígio emergente das massas populares representadas pelo PTB, pelo PSD e pelo PCB. Sem contar os partidos menores que se alinhavam, formando o leque do panorama político.

A UDN participará dos primeiros entendimentos, tentando impor a candidatura de seu patrono, aquele mesmo que nucleara a agremiação, embora já uma vez derrotado nas urnas. Dessa corrida de ambições vai beneficiar-se o PTB para apresentar, na reta da chegada, o candidato imbatível, embora mal recebido pelas agremiações que perderam a eleição na véspera do pleito.

*

"1954: Um Tiro no Coração"
Autor: Helio Silva
Editora: L&PM Editores
Páginas: 408
Quanto: R$ 22,00
Onde comprar: 0800-140090 ou na Livraria da Folha

Notícias da URCA - Dia 10 de Março de 2010


URCA sedia Conferência Regional de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Superior de nesta quarta-feira

A Universidade Regional do Cariri – URCA, irá sediar no próximo dia 17, a II Conferência Regional de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Superior para o Desenvolvimento Sustentável do Ceará, por meio do Governo do Estado/Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior (SECITECE). No evento, estarão reunidos diversos segmentos da esfera governamental, acadêmica e civil em torno de discussões sobre o atual e o futuro cenário da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Superior do Estado. A Conferência Regional acontece no Salão de Atos da URCA. O evento marca momento preparatório para a Conferência Estadual, a ser realizada em Fortaleza, dias 8 e 9 de abril. A abertura da Conferência contará com a presença do Secretário da Secitece, René Barreira; do Reitor da URCA, Professor Plácido Cidade Nuvens, gestores universitários e representantes regionais. Com o tema “Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Superior para o Desenvolvimento Sustentável do Ceará”, a Conferência Estadual irá traçar demandas que serão incorporadas a um Documento Final, contendo recomendações para uma Política Estadual de CTI&ES. O relatório será encaminhado para apreciação do Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia, presidido pelo Governador Cid Gomes.

Cada Conferência Regional disponibilizará 150 vagas, que poderão ser preenchidas mediante inscrição no site da Secitece (www.sct.ce.gov.br). Em Crato acontecerá a terceira Conferência, depois de Limoeiro do Norte e Sobral. A quarta será realizada no município de Tauá. Em cada uma das Conferências Regionais serão escolhidos 40 representantes para a Conferência Estadual. Os eixos temáticos que irão orientar as discussões dos grupos de trabalho nas Conferências Regionais e Estadual envolvem “CTI e Educação Superior para o Desenvolvimento Social”, “Inovação nas Empresas e Formação Empreendedora” e “PD&I em Áreas Estratégicas”. Os painéis versarão sobre a atuação do Sistema de CT&I e Educação Superior no Ceará e no Brasil.

A II Conferência Estadual irá subsidiar a IV Conferência Nacional de Ciência e Tecnologia - CNCT, prevista para 26 a 28 de maio de 2010. Haverá destaque na área de Educação Superior como contribuição para a Conferência Nacional de Educação – CONAE. No último dia 3, a Secretária Adjunta da SECITECE, Teresa Mota, esteve no Cariri realizando reunião preparatória para a Conferência, com docentes da URCA e representantes de instituições de fomento ao empreendedorismo, tecnologia, dentre outras. A reunião contou também com a participação da Administração Superior da Universidade.

I Simpósio sobre Processo de Enfermagem do Cariri

A Universidade Regional do Cariri (URCA) sediará de 09 a 13 de março, o I Simpósio sobre Processo de Enfermagem do Cariri (I SIMPE CARIRI). O evento é uma realização do Departamento de Enfermagem da URCA, com o Centro Universitário São Camilo, Faculdade Leão Sampaio, de Juazeiro do Norte, e tem como tema central a “Sistematização da Assistência de Enfermagem: Cenário, Desafios e Perspectivas”. Para a Professora dra. Vitória de Cássia Félix de Almeida, presidente da Comissão Executiva do I SIMPE, o Simpósio é uma iniciativa pioneira na região do Cariri, e tem o objetivo de fomentar as discussões acerca do tema e alavancar a implantação do Processo de Enfermagem nas instituições de saúde da região. Os acadêmicos de Enfermagem, Samuel Duarte e Ingrid Mikaela, da Comissão organizadora do evento, ressaltam a importância do Simpósio para a formação acadêmica e para o fortalecimento do profissional de enfermagem. O evento contará com a participação de conferencistas de renome nacional e internacional e será prestigiado por autoridades como o Secretário de Saúde do Estado, dr. João Ananias Vasconcelos Neto.

Seminário Regional de Ética Pública acontece dia 18, na URCA

Será realizado, no próximo dia 18 de março, no Salão de Atos da Universidade Regional do Cariri – URCA, das 8 horas às 12 horas, o Seminário Regional de Ética Pública. O evento, promovido por meio da Controladoria de Ouvidoria Geral do Estado, se constitui como fórum de discussão e um meio efetivo de participação da sociedade na construção de Código de Ética e Conduta da Administração Pública Estadual. Conforme a Controladoria, a necessidade de divulgação e revisão pela sociedade da proposta do Código de Ética e Conduta da Administração Pública Estadual, sendo este um momento importante para a discussão da ética pública e de regras voltadas à garantia dos valores da coletividade. Os Seminários Regionais de Ética Pública irão ocorrer durante o mês de março de 2010 em vários municípios do estado.

Seminário de Desenvolvimento de Aplicações Digitais realizado pela SECITECE e URCA

A Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior e a Universidade Regional do Cariri - URCA, através do Grupo Gestor do Geopark Araripe, realizou no último dia 04, o Seminário de Desenvolvimento de Aplicações Digitais para utilização no Geopark Araripe. A programação foi aberta com a palestra “O Geopark Araripe e o desenvolvimento sustentável da Região do Cariri”, apresentada pela secretária adjunta da Secitece, Teresa Mota. Em seguida, o coordenador Geral do Geopark, Professor Patrício Melo (URCA) apresentou o site do Geopark Araripe. O Desenvolvimento de Aplicações Digitais para utilização no Geopark Araripe foi mostrado pelo Coordenador de Inclusão Digital da Secitece, Raimir Holanda. O Seminário contou com a participação de representantes da Secretaria das Cidades; do Grupo Gestor Geopark Araripe; das prefeituras de Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Missão Velha, Nova Olinda e Santana do Cariri; Secretarias Municipais de Meio Ambiente, Turismo e Educação; além de integrantes dos Centros de Formação, URCA, IFCE, CREDE, CENTEC e dos agentes da Ação Corredores Digitais. O evento aconteceu no Auditório do Centro de Ciências e Tecnologia da URCA – Campus Crajubar, em Juazeiro do Norte.

Campus de Campos Sales homenageia Jovita Feitosa, no Dia Internacional da Mulher

Os alunos do V Semestre do Curso de Letras, do Campus da URCA Cariri Oeste, em Campos Sales, prestaram homenagem às mulheres por ocasião do dia 08 de março, Dia Internacional da Mulher, com desataque especial para Jovita Feitosa, de quem o Piauí diz ser o pai e Sobral quer a qualquer custo contar como uma de suas filhas. Os historiadores afirmam que Araripe é a sua terra natal. Segundo o professor Roberto Siebra, diretor do Campus, isso não impressiona, pois que só as terras do Cariri Oeste têm a força para encorajar uma de suas filhas de lutar a frente da Guerra do Paraguai. Em um cenário onde só os homens poderiam atuar, Jovita Feitosa veste-se de homem e vai à luta. Foi descoberta e enviada de volta para casa, mas deixou a marca de mulher forte que era.

Contato:
Assessoria de Comunicação
Universidade Regional do Cariri - URCA
(88) 3102-1212 ramal 2617
www.urca.br -
Crato, 10 de Março de 2010.

Assaltos simultâneos no interior do Ceará


Um assalto a banco e a uma Agência dos Correios foram registrados pela polícia na tarde desta terça-feira. A primeira ação aconteceu na cidade de Guaraciaba do Norte, na Serra da Ibiapaba. Cinco homens fortemente armados invadiram a Agência do Bradesco e fugiram levando malotes e uma pessoa, funcionário do banco como refém. Até o início da noite a polícia não havia encontrado pista do bando. O Funcionário foi libertado ainda dentro da cidade.

O segundo assalto aconteceu na cidade de Santa Quiéria, qunado dois homens em uma motocicleta invadiram a agência dos Correios que fica no centro da cidade e levaram todo o dinheiro. A perseguição foi feita por dois policiais também de moto. A viatura única da cidade está quebrada.

Via Wilson Gomes

Lula diz que greve de fome não pode ser pretexto para libertar presos

Declaração foi dada em entrevista nesta terça à agência Associated Press. Presidente comparou a situação de presos em Cuba aos do Brasil. Em entrevista à agência de notícias Associated Press nesta terça-feira (9), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva comparou a situação dos presos políticos em Cuba com a de presos comuns do Brasil. Lula declarou que a greve de fome não pode ser utilizada como pretexto para libertar pessoas em nome dos direitos humanos. O presidente pediu ainda respeito às determinações da Justiça cubana com relação à prisão dos dissidentes que se declaram em greve de fome.

"Temos de respeitar a determinação da Justiça e do governo cubano de deter pessoas em razão da legislação de Cuba, como quero que respeitem o Brasil", disse Lula, na entrevista à Associated Press, em Brasília.

A última visita de Lula a Cuba, no mês passado, começou um dia depois da morte do dissidente Orlando Zapata Tamayo, que estava em greve de fome. A declaração desta terça-feira de Lula coincide com a divulgação, em Havana, de um novo pedido para que ele interceda em favor dos dissidentes e ajude a acabar com a greve de fome de outro cubano, Gilhermo Farinas.

Farinas está em greve de fome desde 24 de fevereiro, na cidade de Santa Clara.

O Palácio do Planalto afirmou que não recebeu a carta dos dissidentes. Na entrevista à AP, Lula questionou o método usado por presos políticos cubanos que deixam de comer para pressionar pela liberdade. "Acredito que a greve de fome não pode ser usada como um pretexto de direitos humanos para libertar as pessoas. Imagine se todos os bandidos presos em São Paulo entrassem em greve de fome e pedissem a liberdade", disse. Lula lembrou que ele mesmo, quando era líder sindical e fazia oposição à ditadura militar que governou o Brasil de 1964 a 1985, fez greve de fome. O presidente classificou a prática como "uma insanidade". "Gostaria que (a detenção de presos políticos) não acontecesse. Mas não posso questionar as razões pelas quais Cuba os deteve, como também não quero que Cuba questione as razões pelas quais há pessoas presas no Brasil", disse.

Fonte: G1

Dissidentes pedem a Lula que interceda por presos políticos cubanos


Em carta dirigida a Luiz Inácio Lula da Silva e entregue à imprensa, um grupo de dissidentes moderados pediu nesta terça-feira ao presidente brasileiro que interceda para que Cuba liberte 20 presos políticos, evitando, assim, a morte do jornalista opositor Guillermo Fariñas, em greve de fome. "Acreditamos que o senhor pode interceder junto ao governo de Cuba para pôr fim a uma situação que, além disso, obscurece os esforços destinados a articular uma autêntica comunidade de Estados latino-americanos e caribenhos centrada nos direitos de seus cidadãos", expressaram.

"A influência regional do Brasil, sua confiança no potencial transformador da sociedade democrática e seu conceito de estratégia podem ajudar Cuba a compartilhar padrões mundiais em matéria de direitos humanos". Um funcionário da presidência brasileira disse à agência de notícias France Presse que Lula não recebeu nenhuma carta.

"O presidente Lula não recebeu, até o momento, qualquer carta deste grupo e desconhece seu conteúdo", destacou o funcionário, que pediu para não ser identificado. No final de fevereiro, durante sua visita a Cuba, Lula se esquivou da mesma questão alegando não ter recebido qualquer carta da dissidência cubana. O pedido a Lula foi feito em carta aberta e toda a imprensa tomou conhecimento. Fariñas, jornalista e psicólogo, de 48 anos, iniciou uma greve de fome em Santa Clara, 280 quilômetros a leste de Havana, no dia 24 de fevereiro passado, para exigir a libertação de 26 presos políticos com estado de saúde considerado delicado. O protesto começou um dia depois da morte do preso Orlando Zapata, depois de uma greve semelhante de dois meses e meio, e que coincidiu com a visita de Lula a Cuba, quando "lamentou profundamente" o falecimento. Os dissidentes, do recém-criado Comité Pró-Liberdade dos Prisioneiros Políticos Cubanos Orlando Zapata Tamayo, disseram no texto que a reação oficial cubana "faz temer o pior cenário depois de infrutíferas tentativas de dissuasão por parte de ativistas cubanos e diplomatas da União Europeia". O próprio Fariñas admitiu hoje que está "fraco e muito desidratado", mas garantiu que manterá seu protesto "até as últimas consequências".

"Estou muito fraco, mas não tem volta, não recuo. Vou até o fim (...) Com isto, Fidel e Raúl Castro estão propondo um desafio à dissidência, de que não somos capazes de ser patriotas e ir até as últimas consequências". Fariñas sofreu na quarta-feira passada um choque hipoglicêmico e foi hidratado e alimentado por via intravenosa em dois hospitais de Santa Clara. No dia 26 de fevereiro, em San Salvador, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o governo cubano não podia ser julgado pela morte de Orlando Zapata.

"Não podemos julgar um país ou a atividade de um governante em função da atitude de um cidadão que decide fazer uma greve de fome", disse Lula à imprensa, na ocasião, depois de lamentar a morte de Zapata.

da France Presse, em Havana

Sem posto, pacientes são atendidos embaixo de árvore na Paraíba

Incêndio destruiu posto de saúde em Sertãozinho.
Secretaria culpa a burocracia pela demora em resolver a situação.

Três meses depois do incêndio de um posto de saúde, pacientes de uma cidade da Paraíba ainda são atendidos na rua. A dona de casa Maria da Penha sabe que saúde não dá em árvore, mas foi embaixo de uma mangueira que ela e a irmã fizeram as últimas consultas médicas.

"Claro que o médico fez a parte dele, de atender as pessoas, não negou atendimento a ninguém. Mas eu acho, eu tenho certeza, que é melhor no posto", diz Maria. O posto de saúde da família improvisado fica em Sertãozinho, no interior da Paraíba. Nos últimos três meses, o local foi usado pelo médico para atender a comunidade duas vezes, segundo os moradores. A mesa utilizada pelo doutor para as consultas é a mesma que serve para o lazer no fim de semana. Um vídeo, feito por um morador, mostra um dos dias em que a sombra da mangueira virou um consultório médico. As consultas ao ar livre acontecem porque o posto de saúde da região está fechado desde dezembro. Os equipamentos viraram cinzas depois de um incêndio.

"A ideia é atender todo mundo, toda a população que abrange a nossa área", afirma o médico Bráulio Cavalcanti. A secretária municipal de Saúde, Márcia Mouzinho, reconhece que o atendimento deixa a desejar, mas culpa a burocracia. "Infelizmente a burocracia dos serviços nos faz penalizar nesse sentido. A ideia é fazer o atendimento ainda que precário", afirma.

Do G1, com informações do Jornal da Globo

SER É TOLERAR-SE A DOR DO SABER - Por: Artur da Távola


Em certo momento diz alguém: - "Eu descobri que não sou a pessoa mais importante. Nem pra mim mesma..."

Essa frase, constatação que mistura a lucidez e a pré-maturidade com uma depressão inevitavelmente infiltrada nas datas especiais, aniversário, principalmente, é rica de vivências..., por outro lado, a frase é primor de saúde: "Não sou a pessoa mais importante do mundo". Amadurecer é aceitar passar de protagonista a coadjuvante da vida, como disse certa vez, em carta, um competente cavaleiro desta távola. Descobrir-se como parte, como companheiro, como participante da tarefa comum de viver, sabendo que os próprios problemas não são os únicos nem mais importantes que o dos outros. Amadurecer é o legado dos anos que passam fecundantes. É a saúde, ou seja: "a capacidade de tolerar a frustração", segundo a observação sempre precisa do mestre.

Sim, não ser a pessoa mais importante do mundo, frustra. Frustra, porque o impulso interior é o de ser. Mas, tolerar as frustrações inevitáveis ou as frustrações inerentes ao processo de viver, eis a saúde. Afinal, acrescento eu, ser é tolerar a dor do saber-se. Sem "se saber "não se É..." Saber-se é reconhecer as defesas construídas com tanto brilho e engenho, logo é sair do pódio e voltar à arquibancada da vida, ao lado dos demais, compartilhando, dividindo, conhecendo limites. Nesse sentido, portanto, a primeira parte da fala: "descobri que não sou a pessoa mais importante do mundo" revela alguma saúde, preliminar de amadurecimento.

Já a outra parte, não. Embora envolta numa ilusão de maturidade, a outra parte ainda traz uma poluição, uma doençazinha nela embrulhada. A outra parte é a conclusão: "Nem para mim mesma". Não ser a pessoa mais importante do mundo, sim, ; é uma importante descoberta. Porém não ser a mais importante nem para si mesma, não o será para ninguém. A saúde é justo o oposto: deixar de ser pessoa mais importante do mundo para ser a mais importante para si mesma.

A pessoa que se supõe madura quando se despe da onipotente sensação de ser o centro do universo. Mas imagina que, por consegui-lo, ficou tão humilde, tão bacana, tão gente, que deixa de ter importância até para si mesma! Ai', adoece pela cura! Cai no excesso inverso errado. Deixa de ver a dimensão própria, que não está nem no excesso nem na falta de importância. Ainda não é liberdade, pois. A liberdade não é a posição oposta à dos tempos de ilusão, prisão ou alienação. A liberdade é o novo. A liberdade é a terceira e nova conquista. Exemplifico pelos conceitos de dependência e independência. Enquanto dependentes, as pessoas são escravas. Mas, a independência ainda está marcada como reação à dependência, logo é uma frente inversa o mesmo sistema: é o pólo oposto de uma mesma realidade. Assim, toda independência, ainda é de certa forma determinada, marcada ou poluída pela dependência anterior.

Então, não há saída? Há. É o novo, o criativo. O que rompe a imposição do dualismo bipolar, aprisionante. O zen. O que é? Não sei. Sei que é; e só se acha quando se pára de procurar. E só se procura quando se desiste de saber.

Via Fábio Oliveira

Lula e Dilma defendem uso da energia nuclear para sustentar ritmo de crescimento do país.

NE - Não é só o Irã...

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a ministra Dilma Rousseff, chefe da Casa Civil, defenderam na sexta-feira, dia 05-03-2010, o uso da energia nuclear para garantir o ritmo de crescimento do Brasil de forma sustentável. Eles argumentaram que se trata de energia limpa. Lula foi mais além e destacou a dificuldade de licenciamento ambiental para a construção de usinas hidrelétricas.

A notícia é da Agência Brasil e publicada por EcoDebate, 06-03-2010.

“Vamos precisar de energia, que é energia limpa. O nosso problema hoje é que, para construir uma hidrelétrica, é muito complicado para conseguir licença prévia, licença ambiental”, disse Lula, em entrevista a rádios da Bahia e de Pernambuco. Ele ressaltou, porém, o fato de estar expresso na Constituição brasileira que o país só pode usar energia nuclear para fins pacíficos.

Também na entrevista às emissoras de rádio, a ministra Dilma destacou o aspecto menos poluente da energia nuclear. “Entre as alternativas, a menos poluente, dentro desse nosso compromisso de não afetar a mudança do clima, é a energia nuclear, porque não emite gás de efeito estufa.” Em Juazeiro, na Bahia, Lula e Dilma participaram da solenidade de entrega da primeira etapa do Projeto Salitre, para irrigação de terras na região. O projeto que, de 2007 até este ano, deve somar investimentos de R$ 251,5 milhões, faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O valor total do projeto é de R$ 900 milhões.

Via - Fábio Oliveira

A sogra – Por Carlos Eduardo Esmeraldo


O Blog do Crato rende Homenagens, e traz de volta este excelente texto do Carlos Eduardo Esmeraldo.

Jamais vi uma figura humana tão criticada e ridicularizada quanto a sogra. Há um número inesgotável de piadas que atestam essa afirmação. E existem até músicas, também. Lembro que quando eu era criança, ouvia Jorge Veiga cantar um samba, em cuja letra o interprete comunicava surpreso à sua mulher a chegada da sogra ao portão de sua casa, provavelmente decidida a vir morar com eles, mesmo que fosse no porão. Previa que com a chegada dela, a vida passaria a ser um verdadeiro inferno, com sururus com os vizinhos e muitas brigas. E avisava: “É minha sogra, mas tenha paciência, não há quem possa com essa jararaca. Meu sogro foi de maca pra assistência, com o corpo todo retalhado à faca.” E encerrava a canção afirmando ser um genro diferente, que não tinha medo da cara feia da sogra e seria capaz de descarregar sua pistola para fazê-la descansar e ele ir parar na cadeia.

É bem verdade que existem algumas sogras que são más. Eu mesmo conheci uma, mãe de filho único, marido de uma amiga, que fez tudo para separar o casal. Mas não conseguiu, pois não existem barreiras que o amor não possa superar.

Quando casamos, formamos alguns vínculos de parentesco por afinidade, alguns dos quais, segundo o nosso Código Civil, não se extinguem com a dissolução do matrimônio, seja por morte de um dos cônjuges ou separação. A sogra é um desses vínculos que permanecem para sempre. Portanto não existe ex-sogro ou ex-sogra.

Certa vez, eu ouvi pela rádio, um comentário do ex-senador e advogado Cid Carvalho condenando a ação da Igreja Católica, que casou um homem com a mãe da sua falecida mulher, a própria sogra. Ele explicou que perante a lei, a sogra está no mesmo patamar de mãe. E ninguém possui uma ex-mãe. Mas para o código canônico a interpretação não é a mesma do direito civil. Para os que professam a fé católica, o casamento é indissolúvel, extinguindo-se o vínculo matrimonial somente com a morte. Então, fica aqui um aviso destinado àqueles que se separaram. O pai e a mãe do ex-cônjuge continuam sendo sogro e sogra. E se por ventura voltarem a contrair novo matrimônio, ou mesmo viver uma união estável, passarão a ter dois sogros e duas sogras, desde que todos estejam vivos.

A minha sogra é uma criatura maravilhosa, pela qual tenho um nível de afeto semelhante ao que eu tinha pela minha falecida mãe. Sempre tivemos um relacionamento harmonioso de mútuo respeito. Para ela eu sou mais um filho e foi assim que eu sempre me senti, desde o primeiro dia em que eu e Magali iniciamos nosso namoro. Isto ocorreu na inesquecível noite de 19 de janeiro de 1969, um final de domingo.

Quando acompanhei Magali até o portão de sua casa, a mãe dela ao nos ver, perguntou a um dos filhos: “Quem é esse namorado que a Magali arranjou?” Ela havia me conhecido quando eu era criança, pois meu dentista era seu marido. Ao saber de quem se tratava, não agiu como fizera com outros candidatos a namorado de Magali, dizendo que não queria que ela namorasse e encerrasse o namoro o quanto antes. Ao contrário disso, ela nos abençoou.

No sábado seguinte, eu fui à casa de Magali para sairmos e ir passear pela Praça Siqueira Campos. Mas começou a chover e minha futura sogra nos convidou a entrar. A partir desse dia passei a ser sempre bem recebido em sua casa.

Como mãe cuidadosa, minha futura sogra vigiava a filha de perto e até nos surpreendia levando um cafezinho até a varanda onde namorávamos. Às vezes nos flagrava num beijo, motivo suficiente para repreender a filha, após minha saída. Acredito que aquela gentileza era uma entre tantas maneiras que ela encontrava para vigiar nosso comportamento.

Depois de formado, minha sogra vibrou com os empregos que eu conseguia, ficou triste quando tive de ir trabalhar no Pará, sofreu quando fiquei sem emprego. Nessa oportunidade se articulava com parentes e amigos à procura de novo emprego.

Era uma verdadeira mãe, lutadora e dedicada como sempre foi com todos os seus filhos. O que mais me impressionava em minha querida sogra eram o seu otimismo e a confiança no futuro. Como se casara aos dezoito anos, teve de interromper os estudos, somente tendo continuado após os filhos se tornarem adultos e, ao completar cinqüenta anos ela concluiu o curso normal. Por essa época, resolveu também aprender a dirigir e se submeteu ao exame do DETRAN para obtenção da licença de habilitação, tendo sido aprovada, apesar da desconfiança do marido de que ela não estivesse devidamente preparada.

Após nosso casamento, a minha sogra acompanhava com alegria e zelo de verdadeira mãe todos os nossos passos. Tivemos a felicidade de lhe dar o primeiro neto. E ela orientou a filha nos cuidados iniciais com o recém nascido com todo carinho. Sempre demonstrou ser muito feliz e carinhosa com todos os seus netos.

Atualmente ela já não é mais a dona da sua vontade, pois se encontra enferma e há vários meses presa a um leito.

Eu gostava muito de cantar para ela uma musiquinha que tocava nas rádios do Rio de Janeiro ai pelos idos de 1960 e que jamais esqueci: “Eu gosto da minha sogra, pode falar quem quiser, é minha segunda mãe, é a mãe da minha mulher. Ela trata seus netinhos com carinho e devoção. É um anjo de bondade, mora no meu coração. Quem condena sua sogra por um motivo qualquer, esquece que a mãe dele é sogra da sua mulher. Neste samba eu exalto num elogio profundo e dedico com carinho a todas as sogras do mundo.” Então, naquela época, eu ainda um adolescente, sentia nessa música o modelo de sogra que desejaria ter no futuro. E ganhei de presente não somente uma boa sogra, mas sua incomparável filha como companheira por essas estradas da vida, numa prova de que filha de peixe, peixinho é.

Por Carlos Eduardo Esmeraldo
Originalmente postada no dia 08 de Março, às 11:56

Campeonato Cearense - Futebol - Com Amilton Silva


Paralelamente a copa do Brasil, a federação Cearense de Fubebol, programa para este meio de semana, a quarta rodada do campeonato Cearense no seu segundo turno. A equipe do Crato, que ocupa a terceira posição, vai a cidade de Itapipoca enfrentar o lanterna do segundo turno o Itapipoca. O jogo será realizado no estádio Pirilão, à partir das 20:00 h. Ceará X Maranguape no Castelão, Horizonte X Guarany de Sobral no Domingão, Boa Viagem X Limoeiro no Serjão e Quixada X Fortaleza no Pedro Eymard completam os jogos da quarta feira. Na quinta feira, a rodada será finalizado com o jogo entre as equipes do Guarani de Juazeiro e Ferroviário, no Rormeirão em Juazeiro do Norte. O leão do mercado busca sua primeira vitória no returno , ja o Ferroviário luta pela primeira colocação no returno.

Copa do Brasil , Jogos Programados para este Meio de Semana


10/03/2010 19h30 Fluminense x Confiança-SE Maracanã Rio de Janeiro 21h00 Nacional-AM x ASA Sesi Manaus 21h00 Vitória x Corinthians-AL Barradão Salvador 21h00 Santa Cruz-PE x América-AM Arruda Recife 21h00 Coritiba x Luverdense Couto Pereira Curitiba 21h00 Remo x São Mateus Baenão Belém 21h00 Guarani x Araguaína Brinco de Ouro Campinas 21h00 América-RN x São José-AP Machadão Natal 21h00 Londrina-PR x Uberaba Municipal de Paranavaí Paranavaí 21h00 Goiás x Ituiutaba Serrinha Goiânia 21h00 Brasiliense-DF x Chapecoense Boca do Jacaré Taguatinga 21h50 Náutico x Ivinhema Aflitos Recife 21h50 Santos x Naviraiense Vila Belmiro Santos 11/03/2010 21h30 Botafogo x São Raimundo-PA Engenhão Rio de Janeiro

Fonte: Amilton Silva - Editor de Esportes do Blog do Crato
Foto: Wilson Bernardo


Sindicato dos Bancários do Ceará homenageia mulheres e entrega Comenda Bárbara de Alencar


O Sindicato dos Bancários do Ceará (Seeb-CE) realizou uma grande festa em comemoração ao centenário da instituição do Dia Internacional da Mulher e aos 250 anos do nascimento da heroína Bárbara Pereira de Alencar, para qual criou a Comenda Bárbara de Alencar visando agraciar mulheres com relevante contribuição ao sindicalismo e à sociedade cearense.

A festa em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, na sede do Sindicato, aconteceu no último dia 5 de março, e reuniu bancárias e familiares, bem como convidados especiais, ocasião em que se prestou homenagem a três mulheres - Sônia Olimpio, da ONG Moradia e Cidadania e funcionária da Caixa; Jânia Oliveira Viana, ex-funcionária do BNB e Maria Layze Lima de Menezes, funcionária do ex-BEC e diretora da Cabec com a Comenda Bárbara de Alencar, que será outorgada todos os anos pelo Sindicato por ocasião das comemorações do Dia Internacional da Mulher.

Na abertura da festa houve apresentação da performance da atriz cratense Salete Libório, sobre Bárbara de Alencar.

A Comenda
Bárbara de Alencar viveu a maior parte de sua vida na cidade do Crato (CE), participou da revolução republicana no Nordeste chegando a ser presa e torturada. Foi, sem dúvida, o maior símbolo da mulher cratense. Guerreira, idealista, líder da revolução de 1817 no Cariri, Bárbara de Alencar terminou sendo presa em nome dos seus ideais libertários.
Fonte: Seeb CE, através do Blog dos Bancários
Imagem de Dona Bárbara capturada do Blog Cirandeira (giramundo-cirandeira.blogspot.com)

Edições Anteriores:

Abril ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30