xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 09/03/2010 | Blog do Crato
.

VÍDEO - ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Prefeito do Crato é escolhido um dos melhores prefeitos do Ceará pela PPE Eventos, em Fortaleza. ( 09-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

09 março 2010

MALHAÇÃO DO JUDAS NO CRATO-CE - SÁBADO DE ALELUIA NA RFFSA



O Ponto de Cultura SOCIEDADE CARIRI DAS ARTES / CIA. CEARENSE DE TEATRO BRINCANTE realiza a 10ª Festa Popular da Malhação do Judas

PROGRAMAÇÃO GERAL:

O Projeto 10ª Festa Popular da Malhação do Judas será realizado no período de 1° de março a 3 de abril (Sábado de Aleluia) de 2010, dia em que ocorrerá a malhação, novamente como um auto de teatro medieval.

I – Convenção Regional do Judas: 4 de março de 2010

Nessa ocasião, um Colégio Eleitoral composto de representantes dos diversos segmentos da população elaborou uma lista quíntupla de candidatos a “Judas”, cujos foram inscritos na cédula eleitoral, com as devidas justificativas.

II – Eleição do Judas: de 6 a 12 de março de 2010

III – Apuração dos votos e proclamação do resultado: 13 e 14 de março de 2010

IV – Malhação do Judas: dia 3 de abril de 2010 (Sábado de Aleluia)

14 horas: 1. Cortejo do Judas, acompanhado pelo Grupo de Caretas do Distrito da Bela Vista, Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto, Catirinas e Mateus, Boi, Burrinha e Jaraguá de reisados locais, por atores em seus personagens regionais Chica Curuja (Joseany Oliveira), Geroplícia (Orleyna Moura), Zé de Baca (Cacá Araújo), Buneca de Lôça (Mª Isaura Araújo), Chicó (Flávio Rocha), Sivirino Cipó Cravo (Franciolli Luciano), Maria Capionga (Tereza Cândido), Fofolete do Sertão (Gabriela Melo), Zefa Rapa-Côco (Charline Moura), Eufrosina Barraquêra (Lílian Carvalho), Carrim do Bago Mole (Edival Dias), Cabôco Fumadô (Jardas Araújo), Cumade Meropéia (Mônica Batista), Tanajura Cafuné (Jonyzia Fernandes), Perpa Criolina (Lorenna Jéssica), Lôra do Banhêro (Françoi Fernandes), Cão Côxo (Josernany Oliveira), Serpentina Vuadora (Joênio Alves), Mutuca Lombrada (Felipe Tavares), Carrapato de Musquito (Márcio Silvestre), Medusa Bombril (Andecieli Martins), Dona Pomba (Mariana Nunes), Tranquilino Ripuxado (Pedro Ernesto Morais), Coroné Barduíno (Adauberto Amorim), Cabinha do Babado (Paulo Henrique Macêdo), Luizinho Brega Star (Tio Bibi), Zé Bocoió (Aécio Ramos), Maria Matusquela (Teresa Ramos) e Raul Canga-Seixas, Jurema Catolé (Carla Hemanuela), Beata do Chafurdo Bom (Kelyenne Maia), Virgulino Goiaba (Danilo Brito). Seguem animados com carro-de-som pelo trecho: Centro (Bodega do Joquinha, rua dos Cariris) – Praça 3 de Maio – Praça Siqueira Campos – Praça da Sé – Bar do Gil – Rua da Vala – Av. Duque de Caxias – Rua São Francisco – Rua Mons. Assis Feitosa – Centro Cultural do Araripe.
16 horas: 1. Chegada ao Sítio do Judas, montado no Centro Cultural do Araripe, onde o traidor permanecerá até a hora de seu julgamento e malhação, sob a vigilância dos Caretas; 2. Tradicional roubo do Sítio do Judas: Os Caretas vigiam o sítio montado e açoitam com chicotadas os que ousarem roubar. A façanha é sair do sítio sem apanhar (e com o roubo).
18:30 horas: 1. Leitura do Testamento do Judas, elaborado em versos (cordel); 2. Malhação do Judas, com show pirotécnico e artistas circenses em perna-de-pau com malabares de fogo.
19:30 horas: 1. Forró pé-de-serra com Luizinho Brega Star, Sílvio Clay e Trio Flor do Pequi.
22:00 horas: Encerramento.

CANDIDATOS A JUDAS 2010
(Eleição: de 6 a 12 de março)

CABELO DO CÃO - Batizado com o nome Evandro Rogério dos Santos, assassinou friamente, em 2009, o mendigo Geraldo Siqueira Alves, o Geraldo “dono do Banco do Brasil”, figura folclórica de Juazeiro do Norte-CE. O meliante já havia matado sua mulher, quando vivia em Pernambuco. Ele simboliza a criminalidade doentia que apavora cidadãos e cidadãs.
JOSÉ ROBERTO ARRUDA - Governador do Distrito Federal afastado, é o principal articulador de um esquema de corrupção envolvendo integrantes de seu governo, episódio mais conhecido como “Mensalão do DEM”. Segundo a Polícia Federal, há indícios de prática dos crimes de formação de quadrilha, corrupção passiva e ativa, peculato, fraude em licitação e crime eleitoral. Arruda é um dos artífices da corrupção que revolta e envergonha a nação brasileira.
MADAME DOENÇA - A vida agitada nos grandes centros urbanos, a falta de exercícios físicos, o estresse, a poluição, a alimentação rápida e rica em gordura e açúcar e o consumo excessivo de bebidas alcoólicas e tabaco estão causando diversas doenças nos brasileiros. Advindos destes problemas, são mais comuns, nos grandes centros urbanos, doenças como o câncer, o diabetes e doenças do coração. Enquanto isso, na zona rural e nas periferias das grandes cidades, aumenta o número de casos de doenças infecciosas e parasitárias, em função das péssimas condições de higiene. A falta de água tratada e o deficiente sistema de esgoto nas regiões norte e nordeste do Brasil tem sido a causa de várias doenças, como, por exemplo: cólera, malária, diarréia e hanseníase. Essa proposta simboliza a precariedade dos serviços públicos de saúde, a miséria e a pobreza reinante no país.
VIOLENTINO, O MONSTRO DA INSEGURANÇA - Nos últimos anos, a sociedade brasileira entrou no grupo das sociedades mais violentas do mundo. Hoje, o país tem altíssimos índices de violência urbana (violências praticadas nas ruas, como assaltos, seqüestros, extermínios, etc.); violência doméstica (praticadas no próprio lar); violência familiar e violência contra a mulher, que, em geral, é praticada pelo marido, namorado, ex-companheiro, etc... Suas causas são sempre as mesmas: miséria, pobreza, má distribuição de renda, desemprego e desejo de vingança.
BIG BROTHER - “Curtir o Pedro Bial / E sentir tanta alegria / É sinal de que você / O mau-gosto aprecia / Dá valor ao que é banal / É preguiçoso mental / E adora baixaria. // Há muito tempo não vejo / Um programa tão 'fuleiro' / Produzido pela Globo / Visando Ibope e dinheiro / Que além de alienar / Vai por certo atrofiar / A mente do brasileiro. // Me refiro ao brasileiro / Que está em formação / E precisa evoluir / Através da Educação / Mas se torna um refém / Iletrado, 'zé-ninguém' / Um escravo da ilusão. (...) // Chega de vulgaridade / E apelo sexual. / Não somos só futebol, / baixaria e carnaval. / Queremos Educação / E também evolução / No mundo espiritual. (Antonio Carlos de Oliveira Barreto, poeta baiano).

Por: Cacá Araújo

Da. Sarah Cabral - Por Emerson Monteiro


O Ceará perdeu, neste início de março de 2010, uma das principais responsáveis pelo crescimento da educação universitária em nossa região do Cariri, a professora Sarah Esmeraldo Cabral. Lutadora incansável e líder emérita, que movimentou céus e terra no objetivo de reivindicar a Universidade Regional do Cariri, isto já proveniente das batalhas iniciais pelas faculdades antes existentes em Crato, Filosofia, Ciências Econômicas e Direito, nas quais também pontificou.

Sarah Cabral teve atuação marcante na instalação e no prosseguimento por décadas da Fundação Padre Ibiapina, da Diocese do Crato, com o seu espírito precursor e seu conhecimento. Uma referência indispensável quanto ao sucesso da administração do bispo diocesano Dom Vicente de Paula Araújo Matos, que exerceu importante papel na consolidação dos alicerces do que hoje o Cariri dispõe no âmbito universitário. Em testemunho de justiça, registro com emoção a chance de haver trabalhado na URCA na ocasião do seu mandato à frente da Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico do Cariri – Fundetec, cujo desempenho impecável assegurou as bases do sucesso da professora Violeta Arraes em seu mandato de Reitora daquela instituição. Falar em Sarah Cabral é patentear, pois, a objetividade e o zelo de alguém para com os negócios da educação e o seu acendrado amor pelo Crato, sobretudo, expoente de família tradicional do lugar, impondo qualidade e eficiência na organização técnica de todas as ações de ordem administrativa nos pleitos conduzidos junto a órgãos oficiais, inclusive nos setores mais sofisticados da Capital Federal.

Por tudo isso e muito mais, além da saudade que deixa em seus contemporâneos, a partida a outros planos dessa distinta educadora abre lacuna impreenchível no mundo intelectual das terras caririenses.


Música ao vivo no Instrumental & Qual - O Som da Terra nº 4

Programa radiofônico de música instrumental veiculado nas tardes de quarta, das 14 às 15 horas, pela Rádio Educadora do Cariri AM 1.020 e Internet (cratinho.blogspot.com)


O programa Instrumental & Qual, O Som da Terra tem a pretensão de contribuir na formação de um público ouvinte de música instrumental de qualidade, produzida em todas as partes do planeta e sob os mais diversos gêneros, ritmos e tendências musicais. Neste próximo programa será destacada a música instrumental brasileira, seja sob o rótulo do jazz, MPB, regional, chorinho ou samba. Inclusive, teremos pela primeira vez neste programa a participação de um músico tocando ao vivo clássicos do cancioneiro popular brasileiro. Trata-se de João Batista da Silva, que toca gaita de boca, um versátil e interessante instrumento. No mais, o programa manterá o ecletismo e a diversidade que lhe são peculiares, veiculando músicas feitas em Portugal, Cuba, Estados Unidos e Inglaterra.

Roteiro musical (composições e intérpretes)
1. Do It Again (Eumir Deodato)
2. Tardes de Bolonha (Madredeus)
3. Catavento (Jabuti, Cathrin Pfeifer e Márcio Resende)
4. Asa Branca (João Batista da Silva)
5. Ronda (João Batista da Silva)
6. Carinhoso (João Batista da Silva)
7. Caminhando Pela a Mata (Coco Maracajá & Convidados)
8. Forró da Carolina (Didi Moraes)
9. Little Sunflower (Arturo Sandoval)
10. Catherine Howard (Rick Wakeman)

Ficha Técnica
O programa Instrumental & Qual – O Som da Terra é uma produção das Officinas de Cultura e Artes & Produtos Derivados (OCA) e revista virtual Cariricult.
Apoio do Centro Cultural Banco do Nordeste em parceria com a Rádio Educadora do Cariri AM 1.020.
Redação e programação musical: Luiz Carlos Salatiel, Dihelson Mendonça e Carlos Rafael Dias.
Apoio logístico: Guilherme Norões.
Apresentação: Carlos Rafael Dias.
Operador de Áudio: Iderval Silva.
Operador de transmissão: Iran Barreto.
Gerente do Centro Cultural Banco do Nordeste Cariri: Lenin Falcão.
Diretor-Gerente da Rádio Educadora do Cariri: Geraldo Correia Braga
.

Fique ligado!

Tasso negocia com Cid e deixa Serra ‘a pé’ no Ceará - Postado por Océlio Teixeira

Às voltas com a necessidade de reeleger-se para o Senado, Tasso Jereissati (PSDB) negocia no Ceará um acordo com o governador Cid Gomes (PSB). Irmão do multicandidato Ciro Gomes (PSB), velho aliado de Tasso, Cid tenta empurrar o senador tucano para dentro de sua chapa reeleitoral. 

Um problema para José Serra, que ficaria sem um palanque no Ceará. O de Cid está reservado para Dilma Rousseff e, talvez, para Ciro. Um problema também para PT e PMDB, que esperavam indicar os dois candidatos a senador na chapa de Cid. O nome do PT é José Pimentel, ministro da Previdência. O do PMDB, Eunício Oliveira, deputado e ex-ministro das Comunicações. Prevalecendo Tasso, um dos dois –Pimentel ou Enício— vai sobrar. Abespinhado, o petismo cearense já fala até em lançar candidato próprio.

Presidente Estadual do PT, a prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins, descarta a hipótese de freqüentar o mesmo palanque de Tasso. Luizianne avisa: “Se for o caso, acho que o partido tem outros nomes para cumprir essa tarefa [de disputar o governo]”.

Há cerca de dois meses, reunido com Tasso em São Paulo, Serra encarecera ao senador que concorresse, ele próprio, ao governo cearense. Tasso refugara o apelo. Mas comprometera-se a providenciar um candidato tucano. Dissera que empinaria o nome de um empresário.

Na última sexta-feira, numa aparição na cidade cearense de Sobral, berço da família Gomes, Tasso parecia bem distante do senador de dois meses atrás. Em conversa com repórteres, Tasso recobriu Cid Gomes de elogios. Inquirido, disse que o goverandor do PSB merece ser reeleito.

Rendido às conveniências regionais de seu cacique cearense, o PSDB nacional parece já se ter conformado. Integrante do grupo de Aécio Neves, o secretário-geral do PSDB, deputado Rodrigo de Castro (MG), declarou: “Nós seguiremos o que o Tasso decidir. Ele é a liderança cearense”. Pobre Serra.

Fonte: Blog do Josias de Souza

Saiba qual é a diferença entre faculdade, centro universitário e universidade - Postado por Océlio Teixeira

Você até pode ouvir um monte de siglas para os nomes das instituições de ensino superior, mas a verdade é que só existem três tipos delas no Brasil: as universidades, os centros universitários e as faculdades. E qual a diferença na prática? Segundo Ivelise Fortim, professora da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) e coautora do livro "Orientação Profissional Passo a Passo", basicamente, é uma só: "Quando você está dentro da universidade, tem maior chance de participar de pesquisas e de fazer iniciação científica [projeto de estudos durante a graduação]". Tudo depende, de acordo com Ivelise, do interesse do estudante: "Se ele tem a intenção de voltar sua formação somente para a entrada no mercado de trabalho, tanto faz o tipo de instituição que escolher", aponta. É claro que esta é uma generalização, já que há faculdades que fazem pesquisa séria, têm trabalhos com a comunidade e boa qualidade de ensino. Ao mesmo tempo, também existem universidades que deixam a desejar nas condições de ensino. Por isso, na hora de escolher, é preciso ficar atento se a instituição de ensino cumpre o que é exigido pelo MEC (Ministério da Educação) e pela lei brasileira.

Universidade - As universidades devem oferecer, obrigatoriamente, atividades de ensino, de pesquisa e de extensão (serviços ou atendimentos à comunidade) em várias áreas do saber. Elas têm autonomia e podem criar cursos sem pedir permissão ao MEC. As federais são criadas somente por lei, com aprovação do Congresso Nacional. As particulares podem surgir a partir de outras instituições como centros universitários.

Os requisitos mínimos são os seguintes: •Um terço do corpo docente, pelo menos, deve ter título de mestrado ou doutorado. Quanto maior a titulação dos professores, mais tempo de pesquisa e mais experiência para transmitirem aos estudantes. •Um terço do professorado deve ter contrato em regime de tempo integral - esses são os profissionais que costumam oferecer maior dedicação à instituição. Quando um docente é contratado para poucas aulas, normalmente, tem menos tempo para atender os universitários e para desenvolver projetos de pesquisa e extensão. •Desenvolver, pelo menos, quatro programas de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) com boa qualidade - um deles deve ser de doutorado.

Centro universitário - Os centros universitários, assim como as universidades, têm graduações em vários campos do saber e autonomia para criar cursos no ensino superior. Em geral, são menores do que as universidades e têm menor exigência de programas de pós-graduação. No entanto, há algumas regras que eles precisam cumprir: •Ter, no mínimo, um terço do corpo docente com mestrado ou doutorado. •Ter, pelo menos, um quinto dos professores contratados em regime de tempo integral (observe que o percentual é menor do que o exigido nas universidades).

Faculdade - As faculdades são instituições de ensino superior que atuam em um número pequeno de áreas do saber. Muitas vezes, são especializadas e oferecem apenas cursos na área de saúde ou de economia e administração, por exemplo. Outra diferença para os centros universitários e universidades é a seguinte: quando uma faculdade pretende lançar um curso, ela tem de pedir autorização do Ministério da Educação - ou seja, não tem autonomia para criar programas de ensino. Contudo, as faculdades devem cumprir uma exigência: •O corpo docente tem de ter, no mínimo, pós-graduação lato sensu - normalmente menores do que os mestrados e doutorados.

Texto de Simone Harnik
Fonte: Portal UOL Educação

CRATO - Notícias do dia 09 de Março de 2010



Secretária de Ação Social do Crato parabeniza as mulheres

Ontem, 8 de março, foi comemorado o Dia Internacional da Mulher. Para a Secretária de Ação Social do município Liduina Alves de Andrade, essa data deve ser comemorada sempre. A Secretária fez questão de parabenizar todas as funcionárias que fazem a Ação Social do Crato, bem como todas as mulheres caririenses. “A Mulher tem em seu intimo a sensibilidade para tornar o mundo mais belo, mais ameno” Ressalta Liduina.

Prefeitura e SAAEC apresentam na quinta-feira projetos de saneamento conveniados com o PAC

O Governo Municipal do Crato, através da Sociedade de Água e Esgotos do Crato – SAAEC, fará apresentação dos projetos de saneamento do município, conveniados com o Programa de Aceleração do Crescimento – PAC. Esse trabalho corresponde a primeira troca de tubulação de amianto para PVC, numa extensão de 15 quilômetros. Depois será apresentado o projeto de redimensionamento do Sistema de Abastecimento de Água, além do projeto de Coleta e Tratamento de Esgotos. A reunião para a apresentação dos projetos acontece na próxima quinta-feira, no Teatro Municipal Salviano Arraes Saraiva, a partir das 19 horas. O prefeito do Crato, Samuel Araripe, convida a sociedade a participar desse importante evento, que terá uma contribuição significativa para a melhoria da infraestrutura da cidade, além de promover o saneamento e qualidade de vida para a população.

Prefeitura inaugura ampliação de posto de saúde na Malhada e promove melhor infraestrutura de atendimento

A Prefeitura Municipal do Crato, por meio da Secretaria de Saúde do Município, irá inaugurar no próximo dia 13 de março, às 19 horas, a ampliação do Posto de Saúde da Vila Malhada. A Secretária de Saúde, Nizete Tavares, convida a comunidade a se fazer presente durante o ato solene. Dentro do projeto de melhoria de infraestrutura dos postos de saúde do município, a Secretaria tem feito um trabalho considerando melhores condições de atendimento aos usuários do Sistema de Saúde, com mais segurança e conforto para os profissionais e a população. O bairro Seminário também receberá um novo posto de saúde e recentemente o Centro de Atenção Psicossocial – CAPS recebeu sede própria, que está em funcionamento no Seminário.

Secretaria de Meio Ambiente do Crato representará o Estado do Ceará na I Conferencia Nacional de Defesa Civil

A Secretaria de Meio Ambiente e Controle Urbano do Crato, representada pelo assessor técnico Wildevanio Vieira, e representantes da comunidade cratense: Francisco José da Silva, Edimilson Romão da Silva, Maria Stuart Leite Teixeira participaram da I Conferencia Estadual de Defesa Civil, realizada nos ultimo fnal de semana em Fortaleza. A Conferencia Estadual foi uma das etapas para a Conferencia Nacional de Defesa Civil que acontecerá em Brasília nos próximos dias 22, 23 e 24. Dentro desse contexto o escolhido para representar o Estado do Ceará na Conferencia Nacional foi o assessor técnico Wildevanio Vieira da Secretaria de Meio Ambiente e Controle Urbano do Crato. É importante frisar que a Conferencia Nacional de Defesa Civil tem como proposta preparar o país para enfrentar os problemas da sociedade e minimizar o sofrimento humano decorrente de suas conseqüências, e assim viabilizar estratégias adequadas de prevenção de desastres e ações voltadas à construção de comunidades mais seguras. O tema central da conferencia será “Prevenção e Assistência Humanitária: Fundamentos para a organização da Defesa Civil Brasileira”.


Secretaria de Ação Social do Crato iniciou ontem, atividades do Bolsa Família

O Governo Municipal do Crato por meio da Secretaria de Ação Social, iniciou ontem as atividades do Programa Bolsa Família. Os atendimentos estarão sendo realizados das 8 as 14 horas na própria secretaria. É importante lembrar que os interessados têm de estar munidos de seus documentos pessoais para que possam resolver assuntos como desbloqueio de cartão e mudança de escola.

Governo Municipal do Crato
Fone/Fax - (88) 3521.9960
Mais informações:
http://www.crato.ce.gov.br
http://www.prefeituramunicipaldocrato.blogspot.com

NOTA DE FALECIMENTO

Comunicamos o falecimento da senhora Maria Eneida de Figueiredo, ocorrido às 6.45h de hoje, (09/03/2010) no Hospital São Francisco de Assis. O corpo está sendo velado no cemitério local e o sepultamento ocorrerá às 18h de hoje.
Dona Maria Eneida era viúva do Dr. Aníbal Viana de Figueiredo e genitora de Magali de Figueiredo Esmeraldo.

Código HMTL para a instalação das Salas de Bate-Papo do Cariri em seu Blog

Olá, Amigos,

Disponibilizo aqui o código-fonte para a implantação das salas de bate-papo do Cariri em seu site/blog para que Todo o Cariri se comunique. Basta salvar o arquivo texto do link abaixo. Copie e cole o conteúdo do arquivo como um novo gadget HTML no seu Blog ( preferencialmente na parte superior, como aqui no Blog do Crato ).

Para Blogs estreitos:

http://www.instrumentalbrasil.com/arquivos/bate-papo400.txt

Para Blogs Largos:

http://www.instrumentalbrasil.com/arquivos/bate-papo.txt

Abraços,

Dihelson Mendonça
www.blogdocrato.com
www.blogsdocariri.com

JUSTIÇA SOCIAL-JUSTIÇA ECOLÓGICA Leonardo Boff


Entre os muitos problemas que assolam a humanidade, dois são de especial gravidade: a injustiça social e a injustiça ecológica. Ambos devem ser enfrentados conjuntamente se quisermos pôr em rota segura a humanidade e o planeta Terra. A injustiça social é coisa antiga, derivada do modelo econômico que, além de depredar a natureza, gera mais pobreza que pode gerenciar e superar. Ele implica grande acúmulo de bens e serviços de um lado à custa de clamorosa pobreza e miséria de outro. Os dados falam por si: há um bilhão de pessoas que vive no limite da sobrevivência com apenas um dólar ao dia. E há, 2,6 bilhões (40% da humanidade) que vive com menos de dois dólares diários. As consequências são perversas. Basta citar um fato: contam-se entre 350-500 milhões de casos de malária com um milhão de vítimas anuais, evitáveis.

Essa anti-realidade foi por muito tempo mantida invisível para ocultar o fracasso do modelo econômico capitalista feito para criar riqueza para poucos e não bem-estar para a humanidade.

A segunda injustiça, a ecológica está ligada à primeira. A devastação da natureza e o atual aquecimento global afetam todos os países, não respeitando os limites nacionais nem os níveis de riqueza ou de pobreza. Logicamente, os ricos têm mais condições de adaptar-se e mitigar os efeitos danosos das mudanças climáticas. Face aos eventos extremos, possuem refrigeradores ou aquecedores e podem criar defesas contra inundações que assolam regiões inteiras. Mas os pobres não têm como se defender. Sofrem os danos de um problema que não criaram. Fred Pierce, autor de "O terremoto populacional" escreveu no New Scientist de novembro de 2009: "os 500 milhões dos mais ricos (7% da população mundial) respondem por 50% das emissões de gases produtores de aquecimento, enquanto 50% dos pais mais pobres (3,4 bilhões da população) são responsáveis por apenas 7% das emissões".

Esta injustiça ecológica dificilmente pode ser tornada invisível como a outra, porque os sinais estão em todas as partes, nem pode ser resolvida só pelos ricos, pois ela é global e atinge também a eles. A solução deve nascer da colaboração de todos, de forma diferenciada: os ricos, por serem mais responsáveis no passado e no presente, devem contribuir muito mais com investimentos e com a transferência de tecnologias e os pobres têm o direito a um desenvolvimento ecologicamente sustentável, que os tire da miséria.

Seguramente, não podemos negligenciar soluções técnicas. Mas sozinhas são insuficientes, pois a solução global remete a uma questão prévia: ao paradigma de sociedade que se reflete na dificuldade de mudar estilos de vida e hábitos de consumo. Precisamos da solidariedade universal, da responsabilidade coletiva e do cuidado por tudo o que vive e existe (não somos os únicos a viver neste planeta nem a usar a biosfera). É fundamental a consciência da interdependência entre todos e da unidade Terra e humanidade. Pode-se pedir às gerações atuais que se rejam por tais valores se nunca antes foram vividos globalmente? Como operar essa mudança que deve ser urgente e rápida? Talvez somente após uma grande catástrofe que afligiria milhões e milhões de pessoas poder-se-ia contar com esta radical mudança, até por instinto de sobrevivência. A metáfora que me ocorre é esta: nosso país é invadido e ameaçado de destruição por alguma força externa. Diante desta iminência, todos se uniriam, para além das diferenças. Como numa economia de guerra, todos se mostrariam cooperativos e solidários, aceitariam renúncias e sacrifícios a fim de salvar a pátria e a vida. Hoje a pátria é a vida e a Terra ameaçadas. Temos que fazer tudo para salvá-las.

Via Fábio Oliveira

Edições Anteriores:

Novembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30