xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 27/02/2010 | Blog do Crato
.

VÍDEO - Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

27 fevereiro 2010

Assinatura da Órdem de serviço das escadarias será nesta segunda-feira (1)


NE - Este comunicado é da Assessoria de Imprensa do Deputado Sineval Roque

O governador Cid Gomes e o secretário das Cidades, Joaquim Cartaxo, assinam na próxima segunda-feira (1) a ordem de serviço para construção das escadarias e da proteção de encostas nos bairros Pinto Madeira e Seminário, no Crato. O evento acontece às 19 horas, primeiro na Rua Teopitso Abath e em seguida às 20 horas, na Rua Travessa Aurora.

O projeto de construção das escadarias é fruto de uma proposta de emenda parlamentar de autoria do deputado estadual Sineval Roque (PSB), apresentada em 2007. Nos últimos dois anos o projeto passou por algumas modificações e melhorias. O primeiro orçamento, no valor de R$ 270.000,00 foi realizado pelo Departamento de Edificações de Rodovias do Crato. Em dois mil e nove o projeto foi refeito pela Secretaria das Cidades do Estado. “Como se trata de uma área de risco, o projeto da obra ganhou concreto armado, moderno sistema de iluminação, corrimão, muro de contenção de erosão e área de descanso”, explica Sineval Roque.

O orçamento da obra passou então para R$ 548.357,15 e foi aprovado pelo Governo do Estado. A encosta do seminário sofre com um grave problema de erosão, o que coloca em risco um grande número de famílias que hoje residem no local. Com a construção das escadarias, além de minimizar o problema da erosão, vai facilitar a entrada e saída de pessoas no local.

Serviço
Evento: Assinatura da ordem de serviço das escadarias
Local 1: Rua Teopisto Abayh (perpendicular a Avenida Dom Francisco), bairro Pinto Madeira.
Horário: 20 horas
Local 2: Rua Travessa Aurora (esquina com a Padre Lemos), bairro Seminário
Horário


Informações
Rafael Noronha - Assessoria parlamentar (88) 9272.
Sangiorgy Ribeiro – Assessoria parlamentar (88) 9928.0236
Karol Martins – Assessoria de imprensa (85)8848.8321/3277.2562

A Noite Máxima do Doutor Haroldo - O Novo Cidadão Cratense ! - Cobertura Fotográfica


Nota do Blog do Crato - Parabéns ao Dr. Haroldo Máximo, que passa a ser cidadão Cratense agora de fato e de Direito!

O Desembargador Haroldo Máximo recebeu na noite de ontem ( 26 ), no Teatro Municipal do Crato, o título de cidadão Cratense. A comenda foi outorgada pela Câmara Municipal do Crato, pela iniciativa do vereador Florisval Coriolano. Cerimônia belíssima, marcada pela presença de autoridades, juízes, familiares e conterrâneos do homenageado, que nasceu na cidade de Farias Brito, mas realizou os seus estudos em Crato, estudando na escola São João Bosco, Colégio Diocesano, e também exerceu o título de Juiz aqui no Cariri. Num discurso emocionado, Dr. Haroldo agradeceu a outorga recebida, e valorizou a cidade do Crato na sua vida e na sua extensa carreira. A cerimônia foi conduzida pelo jornalista Huberto Cabral, e pelo Presidente da Câmara de Vereadores, José Helder França. Após a cerimônia, foi servido um Cocktail aos presentes, no salão do teatro Municipal Salviano Saraiva.

Na foto abaixo, o prefeito Samuel Araripe faz a entrega do título de cidadão cratense ao Doutor Haroldo Máximo sob fortes aplausos da platéia e das autoridades presentes.

Haroldo Máximo e Samuel Araripe - Cidadão Cratense - Crato


Dr. Haroldo Máximo em Crato

Dr. Haroldo Máximo recebeu diversas homenagens de colegas e amigos, que lembraram episódios da sua vida e da sua carreira.

Dr. Haroldo Máximo em Crato

Na foto abaixo, o Prefeito Samuel Araripe, Dona Maria do Céu, primeira Dama Mônica Araripe, e o presidente da câmara de vereadores José Helder de Oliveira França ( Guer ).

Dr. Haroldo Máximo em Crato


Na foto abaixo, a presença marcante do Deputado Sineval Roque ( esq. )

Dr. Haroldo Máximo em Crato e Sineval Roque

Fotos da platéia:

Dr. Haroldo Máximo em Crato



IMG_1064

Primeira Dma Mônica Araripe e Dona Ivone, esposa do Desembargador Haroldo Máximo

IMG_1148

E aqui está uma presença muito ilustre: O grande Comerciante e Apoiador do Blog do Crato, Valdemir Correia e seu filho, que também estiveram presentes na cerimônia e no Cocktail servido aos presentes:

Valdemir Correia e Filho

A presença marcante também de Manoel Patrício de Aquino ( esq. )

Nezinho Patrício e Haroldo Máximo

Fotos: Dihelson Mendonça

É proibida a cópia e reprodução do material apresentado sem a autorização expressa do autor, que pode ser contactado pelo e-mail blogdocrato@hotmail.com

Direitos Autorais - Blog do Crato

Ciro agora admite ser o ‘vice’ numa chapa com Aécio - Postado por Océlio Teixeira

Em entrevista a uma emissora de rádio cearense, o multicandidato Ciro Gomes (PSB) injetou no debate sucessório a teoria da “barata-voa”.
Consiste no seguinte: José Serra trocaria as incertezas da arenga presidencial pela segurança de uma recandidatura ao governo de São Paulo.
“Nesse caso, o PSDB vai chamar o Aécio [Neves] para ser candidato”, teoriza Ciro. “E, em algum momento, o Aécio vai me chamar para ser vice dele”.
Ao cabo dos três movimentos, estaria consumada a atmosfera de “barata-voa”, abrindo-se no cenário eleitoral, no dizer de Ciro, “20 possibilidades”.
Para começar, diz o pluricandidato, “O PT, que hoje me pressiona para o governo de São Paulo, iria querer que eu concorresse à presidência”. Por quê? Ciro responde: “Porque o Aécio vira favorito, com o apoio do Serra”. Mas, afinal, aceitaria ser vice de Aécio? De início, o candidato a qualquer coisa disse que reafirmaria sua pretensão presidencial.
Minutos depois, na mesma entrevista, Ciro declarou: “Se acontecer a tese barata-voa, me chamem aqui de novo para conversar”. O entrevistador insistiu. Se as baratas baterem asas, aceitaria dividir a chapa com Aécio? E Ciro, de bate-pronto: “Por que não?”
Perguntou-se também a Ciro se há corrupção no governo Lula. Ele respondeu afirmativamente, repisando as críticas à frouxidão moral das parcerias do PT: “Essas alianças são um roçado de escândalos e eu já disse isso ao presidente Lula”. Ciro voltou a criticar a tática de Lula de converter a eleição de 2010 em plebiscito. Para ele, o “debate plebiscitário e despolitizado” é um “crime”. De resto, reafirmou que se considera melhor do que Dilma Rousseff: “Ela é boa, mas eu sou melhor do que ela, até porque eu já participei de umas 20 eleições e ela, de nenhuma”.
Como se vê, ficou ainda mais difícil saber a que cargo Ciro deseja concorrer: Presidente? Governador de São Paulo? Vice de Aécio? Nenhuma das alternativas anteriores? De concreto, por ora, apenas a impressão de que o deputado vai se convertendo, devagarinho, numa espécie de barata-voa de si mesmo.
Escrito por Josias de Souza
Fonte: Blog do Josias

Futebol - Com Amilton Silva ! - Segundo turno do Cearense

Após um pequeno recesso em virtude da decisão do primeiro turno, o campeonato Cearense marca para hoje as seguntes partidas: Ceará X Itapipoca, Limoeiro X Maranguape e no Mirandão em Crato, apesar da crise financeira, os jogadores cratenses prometem empenho e muita luta diante do Boa Viagem. Todas as partidas serão iniciadas aàs 16:00h. Espera-se uma boa presença de público naquela praça esportiva. O próximo comprimisso do Azulão será na terça feira diante do Guarani de Juazeiro do Norte. Jogadores e diretores do time cratense estiveram reunidos esta semana, e a pauta foi o atraso nos salários dos atletas, a diretoria se comprometeu colocar em dias os salários dos profissionais, já os atletas se comprometeram a lutar pela equipe cratense.




Fotos e Reportagem: Amilton Silva - Editor de Esportes do Blog do Crato

Dilma cresce em intenção de voto e já encosta em Serra, diz Datafolha

Pesquisa Datafolha publicada na edição de domingo da Folha, mostra que a ministra petista Dilma Rousseff (Casa Civil) cresceu cinco pontos nas pesquisas de intenção de voto de dezembro para janeiro, atingindo 28%. No mesmo período, a taxa de intenção de voto no governador de São Paulo, José Serra (PSDB), recuou de 37% para 32%. Com isso, a diferença entre os dois pré-candidatos recuou de 14 pontos para 4 pontos de dezembro para cá. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. No entanto, é impreciso dizer que o levantamento indica um empate técnico entre Serra e Dilma. A pesquisa foi realizada entre os dias 24 e 25 de fevereiro. Foram ouvidas 2.623 pessoas com maiores de 16 anos.

da Folha Online

O maior lobista do país – postado por Armando Lopes Rafael


Fonte: revista VEJA

José Dirceu, o "consultor" mais quente da República, aparece no meio de uma bilionária operação que pretende botar em pé uma empresa estatal de internet e, claro, fazer a fortuna de alguns bons companheiros

De tempos em tempos, o governo Lula se vê obrigado a explicar negócios obscuros, lobbies bilionários, maletas de dinheiro voadoras e beneficiamento a grupos privados. Já é uma espécie de tradição petista. E o que une todos esses casos explosivos? José Dirceu, o ex-militante de esquerda e ex-ministro-chefe da Casa Civil que se transformou no maior lobista da República.

Onde quer que brote um caso suspeito incluindo gente do PT e dinheiro alto, cedo ou tarde o nome de Dirceu aparecerá. Ele tem se esgueirado nas sombras, como intermediador de negócios entre a iniciativa privada e o governo desde 2005, quando foi expurgado do cargo de ministro por causa do escândalo do mensalão. Sem emprego, argumentou que precisava ganhar a vida e se reinventou como "consultor", o eterno eufemismo para "lobista". Passou a oferecer, então, duas mercadorias: informação (dos tempos de Casa Civil, guarda os planos do governo para os mais diversos setores da economia) e influência (como o próprio Dirceu adora dizer, quando ele dá um telefonema para o governo, "é O telefonema"). Em ambos os casos, cobra bem caro por seus serviços.
Na semana passada, um dos serviços do "consultor" José Dirceu causou um terremoto em Brasília. Os jornalistas Marcio Aith e Julio Wiziack revelaram que ele está metido até a raiz dos cabelos implantados em uma operação bilionária para criar a maior operadora de internet em banda larga do país. O negócio está sendo coordenado pelo governo desde 2003 e vai custar uma montanha de dinheiro público – fala-se em até 15 bilhões de reais. Deverá fazer a alegria de um grupo de investidores privados que, ao que tudo indica, tiveram acesso a informações privilegiadas e esperam aproveitar as ações do governo para embolsar uma fortuna. O Plano Nacional de Banda Larga – nome oficial do projeto sob suspeita – começou a ser gestado no início do governo Lula, quando Dirceu ainda era ministro. A ideia era criar uma estatal para oferecer internet em alta velocidade a preços subsidiados em todo o país – uma espécie de "Bolsa Família da web".
Dirceu passou a defender a ideia de que a nova empresa fosse erguida a partir de outras duas, já existentes, mas que estavam em frangalhos: a Telebrás, que depois da privatização do sistema de telefonia, em 1998, ficou sem função, e a Eletronet, dona de uma rede de fibra óptica que cobre dezoito estados. A Eletronet era uma parceria da Eletrobrás e da americana AES, mas, por ser deficitária, estava em processo de falência. O projeto de Dirceu era capitalizar as duas companhias e fazer com que a Telebrás oferecesse internet em alta velocidade usando a rede da Eletronet. O presidente Lula aprovou a proposta – afinal, não é todo dia que se antevê uma estatal inteira, pronta para ser aparelhada. Apesar de o projeto ter sido desenhado em 2003, só começou a se tornar público em 2007. E este foi o pulo do gato: quem ficou sabendo dos planos oficiais com antecedência teve a chance de investir nas ações das duas empresas e, agora, poderá ganhar um bom dinheiro com o desenlace do plano.
A explosiva criação da estatal de banda larga é só mais um dos muitos negócios em que Dirceu está metido. Desde que foi defenestrado do governo, o ex-militante de esquerda foi contratado por alguns dos empresários mais ricos do planeta para "prestar consultoria". O magnata russo Boris Berezovsky, proibido pela Justiça de seu país de voltar para casa, contratou Dirceu para tentar receber asilo político no Brasil e facilitar suas operações financeiras por aqui. O terceiro homem mais rico do mundo, o mexicano Carlos Slim, dono da Claro e da Embratel, pagou a Dirceu para que ele defendesse seus interesses junto aos órgãos reguladores da telefonia brasileira.
No Brasil, sua lista de "clientes" inclui a empreiteira OAS, a Telemar (que o contratou quando precisava convencer o governo a mudar a legislação brasileira para viabilizar sua fusão com a Brasil Telecom), a AmBev, e muitos outros pesos-pesados. A atuação tão animada de Dirceu vem causando arrepios no governo. "Fazer lobby e aproveitar contatos no exterior para ganhar dinheiro, tudo bem. Mas fazer tráfico de influência com informação privilegiada do governo é um risco enorme", avalia um dirigente petista. As "consultorias" de Dirceu podem se tornar uma bomba para o PT durante as eleições deste ano.
Fonte: revista VEJA

Psicologia no Cotidiano – Ansiedade – Por César Mousinho


Um sentimento de apreensão desagradável, Vago, acompanhado de sensações físicas como vazio (ou frio) no estômago (ou na espinha), opressão no peito,palpitações, transpiração, dor de cabeça, ou falta de ar, dentre outros, A ansiedade é um sinal de alerta, que adverte sobre perigos iminentes e capacita o indivíduo a tomar medidas para enfrentar ameaças. O medo é a resposta a uma ameaça conhecida, definida; ansiedade é uma resposta a uma ameaça desconhecida. A ansiedade prepara o indivíduo para lidar com situações potencialmente danosas, como punições ou privações, ou qualquer ameaça a unidade ou integridade pessoal, tanto física como moral. Desta forma, a ansiedade prepara o organismo a tomar as medidas necessárias para impedir a concretização desses possíveis prejuízos, ou pelo menos diminuir suas conseqüências. Portanto a ansiedade é uma reação natural e necessária para a auto-preservação. Não é um estado normal, mas é uma reação normal, assim como a febre não é um estado normal, mas uma reação normal a uma infecção. As reações de ansiedade normais não precisam ser tratadas por serem naturais e auto-limitadas. Os estados de ansiedade anormais, que constituem síndromes de ansiedade são patológicas e requerem tratamento específico.

Os animais também experimentam ansiedade. Neles a ansiedade prepara para fuga ou para a luta, pois estes são os meios de se preservarem. Bebê- A ansiedade é normal para o bebê que se sente ameaçado se for separado de sua mãe. Criança - para a criança que se sente desprotegida e desamparada longe de seus pais. Adolescentes- para o adolescente no primeiro encontro com sua pretendente ou nas vésperas de uma entrevista para um emprego e vestibulares. Adulto- para o adulto quando contempla a velhice e a morte, e para qualquer pessoa que enfrente uma doença. A tensão oriunda do estado de ansiedade pode gerar comportamento agressivo sem com isso se tratar de uma ansiedade patológica. A ansiedade é um acompanhamento normal do crescimento, da mudança, de experiência de algo novo e nunca tentado, e do encontro da nossa própria identidade e do significado da vida. A ansiedade patológica, por outro lado caracteriza-se pela excessiva intensidade e prolongada duração proporcionalmente à situação precipitante. Ao invés de contribuir com o enfrentamento do objeto de origem da ansiedade, atrapalha, dificulta ou impossibilita a adaptação.

Por vezes a pessoa que sofre de ansiedade, sente uma necessidade de estar sempre a fazer coisas por forma a fugir do seu estado emocional para que se sinta melhor.Normalmente as pessoas ansiosas são "nervosas", apreensivas e têm dificuldades na concentração e de reflexão.Como sofrem de uma agitação e mal estar constante por vezes têm dificuldade em dormir ou têm um sono não reparador podendo ter sonhos e pesadelos ou um sono leve o que as leva a sentirem-se cansadas ou com pouca energia durante o dia.Por vezes existem sensações corporais como excesso de transpiração, taquicardia, transtornos respiratórios, dores de estômago, más digestões, perturbações intestinais e outras alterações do sistema nervoso autónomo.Algumas vezes este estado de espírito agrava outras situações como alergias, dermatites, e outras devido ao stress e ansiedade constantes.

Por vezes usa-se a psicoterapia para dar uma ajuda nesta situação assim como a prática de exercícios relaxantes como o yoga, tai-chi e outros exercícios físicos por forma a libertarem o stress e a descontraírem a pessoa. No entanto há que fazer terapias para que se localizem as causas por detrás da ansiedade e para que dessa forma se consigam trabalhar e eliminar as causas da ansiedade.A ansiedade é uma característica das personalidades ansiosas e como tal a ansiedade tem muito a ver com a personalidade da pessoa que em muitos casos também é frequente existirem situações físicas no corpo que estão na base da ansiedade e que precisam de ser corrigidas e eliminadas para que a ansiedade se consiga vencer e ultrapassar. Psicólogos(as) utilizam técnicas de psicoterapias de apoio, comportamental-cognitiva. Psiquiatras ministram (antidepressivos e/ou ansioliticos).A maioria dos meus clientes têm uma acentuada melhora ou diminuição de suas ansiedades quando lhes ofereço a oportunidade de discutir e aprofundar suas dificuldades.

A fobia social é o medo patológico de comer, beber, tremer, enrubescer, falar, escrever, enfim, de agir de forma ridícula na presença de outras pessoas. Uma característica importante da fobia social é a ansiedade antecipatória e o sofrimento durante a exposição.No fundo, há que perceber quais as causas por detrás da ansiedade e saber como corrigi-las para que a pessoa passe a viver a sua vida da maneira que ela merece ser vivida.Fontes:Freud - James Gardner, Arthur Henry Bell

Ψ São Paulo 27/02/10 – Artigo VII - Psico-Jurídico - Terapeuta Familiar- www.sosdrogasealcool.org -psicocesarmousinho@hotmail.com Ψ

Sr. João, Em noite Cyberrústica!

Com o mesmo bom humor que leva em vida e que o leva leve aos palcos, João nos presenteou com um show descontraído, poético/musical com ingredientes futuristas. Nada perde pra nada, tudo se transforma! Esta foi a performance de um vendedor de cordéis do velho e do novo mundo.

Sr. João abre o Show!

Leituras e releituras.

O futuro do pretérito!


Meio DJ e completamente show!

Entre Rabecas e Micros... Violas e poesias!


Um micro e um fone para o Nico, não foi suficiente, ele tinha muito a dizer!


Fotos: Pachelly Jamacaru
"Direitos reservados"

Combateremos os "urubus" - por Pedro Esmeraldo


Na vez anterior, iniciamos uma campanha contra a praga de urubus que ora ataca o Crato e que vem serrupiano patrimônio desta cidade.
De vez em quando, temos que tomar decisões para combater esses abutres que nos causam arrepios e que teem por objetivos afastar-nos das lides do progresso cratense. Permanecemos, por muito tempo, nesse meio hostil, acompanhados de pessoas perniciosas proveniente de outras plagas, que, ás vezes, dizem levar vantagens eleitorais e por isso nos arrebatam o que temos de bom.
Como já estamos bastante arrasados com essa violência, ficamos sensibilizados e pedimos que dessem “um basta “ nesse assunto e deixem-nos viver em paz com o trabalho permanentes e livres desse atropelo.
Alguns deles, desavergonhados, chegam aqui de “cara lisa” distribuindo dinheiro a rodo, dando a seus comparsas e que consideramos como: “Pequenos abutres desta cidade”. Vivem sempre enganando e que desejam afastar- desse meio hostil e quer, por sua vez, permanece fora no plano da decência e da moralidade. Pessoas desequilibradas moralmente sobem ao pique da montanha social, sendo bem acolhida por esses abutres que nos envergonhar quando tomam decisões doentias sem expressar as verdades históricas que provém do afastamento da massa podre do quadro social.
Ah meu Deus, consideramos isso uma descortesia política para sociedade cratense, pois conseguem arrebatar todo o patrimônio e dizem que a melhor opção que deve fazer, isso é, afastar do desenvolvimento que é direito de cada cidadão. Infelizmente, aqui eles encontram apoio moral de alguns mafiosos que chamamos de “Pequenos abutres cratenses” Facilmente se perdem por pouca coisa e iludem o povo, desviando da união entre nos cratenses pois seria impossível controlar essa união porque não há entendimento entre os municípios, se continuarmos nessa guerra desigual.
Consideramos esses pequenos abutres como sendo elementos perniciosos e que vivem em praça pública desintegrando à sociedade, conduzindo-a para o caminho do mal.
Como eles, “os abutres”, levam vantagens (devido o fio metal, não deixam o Crato progredir), pois o povo amargurado não respondem ao insultos desses homens maldosos.
Conforme a opinião dos entendidos, todos nós, os cratenses,devemos nos afastar dessa cúpula maledicentes, livrando- nos do desregramento político, vez que constantimente a disparates no correr do tempo e vamos mostrar agora que há prova da maldição com o senhor que se diz ser seu médico seu amigo retirou do Crato, com a força de seu prestigio a quantia de 8 milhões de reais, que seria incorporado a escola de ciências agrárias, e depositou na construção do campus universitário do Juazeiro do Norte. Isso é um desrespeito, uma afronta ao cidadão cratense, Por que ele vem buscar votos em nossa cidade.
Tudo isso é culpa nossa, por que entregamos facilmente o ouro aos bandidos e por isso perdemos vantagens fabulosas de caminharmos para no desenvolvimento. Outro dia dois abutres estiveram em um dos distritos do Crato, incentivando um movimento separatista, provocando a desigualdade e a discórdia entre os nossos habitantes.
O povo cratense deve tomar decisões e marchar firme para o futuro, sem precisar de ajuda de terceiros.
Tá na hora de dar um basta e deixar- nos em paz.

Texto de Pedro Esmeraldo

Roteiro final do mensalão do PT.

IstoÉ teve acesso ao processo judicial com 69 mil páginas contendo laudos sigilosos da Polícia Federal, relatórios reservados do conselho de controle de atividades financeiras, pareceres da Receita Federal e outras representações criminais que tramitam sob segredo de justiça em vários estados.
A investigação derruba a versão de que o dinheiro público estava ileso do esquema de caixa 2 do Partido dos Trabalhadores para comprar votos da base aliada no Congresso Federal. Novos documentos e testemunhas asseguram a origem estatal dos recursos.
O nome de Fernando Pimentel, ex-prefeito de Belo Horizonte e possivel coordenador da campanha presidencial da ministra da Casa Civil, Dilma Roussef, aparece pela primeira vez no caso desde o início das investigações, em 2005.
Pimentel é apontado como um dos operadores da remessa ilegal de recursos para o exterior, depois usados para pagamentos de dívidas com o publicitário Duda Mendonça.
A origem desses recursos, de acordo com denúncia do Ministério Público Mineiro, está em um contrato superfaturado da prefeitura de Belo Horizonte, feito durante a gestão de Pimentel.
Outro fato novo levantado durante as investigações é o envio de uma mala com R$ 1 milhão à Executiva Regional do PT do Rio Grande do Sul.
O dinheiro foi usado pelos dirigentes estaduais do PT para pagar dívidas históricas acumuladas durante a realização do Fórum Social Mundial, criado por movimentos de esquerda e organizado pelo PT de Porto Alegre.
Os documentos ainda reúnem vários depoimentos de políticos e empresários que comprovam o pagamento de propina a deputados da base aliada do PT. Partidos como o PTB de Roberto Jefferson, ex-deputado responsável pelas primeiras denúncias do mensalão, o PL e o PP são citados nos laudos.
Entre os ouvidos pela Justiça, ainda estão o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o vice-presidente José Alencar e os ex-ministros Márcio Thomaz Bastos, Aldo Rebelo e Walfrido dos Mares Guia, que confirmam a versão de que Roberto Jefferson alertou o presidente Lula sobre a existência do Mensalão.
Fonte - Istoé.

O Cariri Cangaço 2010 já começa a ser construído


Prezados amigos,

Com o tema: Cariri Cangaço - Coronéis, Beatos e Cangaceiros, esse evento de cunho turístico-cultural e científico; em sua edição 2010, terá novamente como cidades anfitriãs: Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha e Missão Velha; com a adesão ainda de Aurora e Porteiras. Reuniremos a partir de uma programação plural, dinâmica e universal, personalidades locais, regionais e nacionais, do universo da pesquisa e estudo das temáticas ligadas ao Cangaço, Tradições e Histórias do Nordeste.

O Evento em sua segunda edição terá um conjunto de 16 conferências, seguidas de debates, abordando temáticas ligadas à historiografia nordestina; distribuídas durante o período de realização do mesmo; 6 dias ; nos 6 municípios anfitriões. Os conferencistas são pesquisadores, estudiosos, escritores e professores, de renome nacional.

O Cariri Cangaço - Coronéis, Beatos e Cangaceiros, promoverá um conjunto de 23 Visitas Técnicas aos principais Pontos Turísticos da Região do Cariri, como também aos principais Sítios Históricos ligados ao cangaço na região. Em cada Visita Técnica teremos um estudioso e um guia turístico que fará a explanação sobre o ponto visitado.

O Cariri Cangaço 2010 é uma promoção da SBEC e uma realização das Prefeituras de Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha e Missão Velha, com o apoio vital da Universidade Regional do Cariri – URCA; ICC- Instituto Cultural do Cariri; Centro Pró Memória Josafá Magalhães; ICVC - Instituto Cultural Vale Caririense, Fundação Memorial Padre Cícero, conta também as parcerias do SESC, do SEBRAE, do Centro Cultural Banco do Nordeste.

O evento programa além das Conferências, Debates e Visitas Técnicas; a II Mostra Cariri Cangaço de Cinema, Vídeo e Documentários; a II Latada do Livro Cariri Cangaço, onde os participantes terão a oportunidade de entrar em contato com as principais obras literárias sobre a temática; o II Grande Salão Cariri Cangaço, onde serão lançadas 8 novas obras literárias sobre a temática; de autores de todo o Nordeste e também São Paulo, além de 17 Apresentações Artísticas, com as mais significativas manifestações culturais e folclóricas de toda região do Cariri, das áreas das Artes Cênicas, Música e Cultura Popular.

O Cariri Cangaço - Coronéis, Beatos e Cangaceiros, acontecerá entre os dias 17 e 22 de Agosto de 2010, na Região do Cariri, sul do estado do Ceará. Conheça um pouco mais da historia desta inciativa a partir do blog oficial do evento: cariricangaco.blogspot.com

Visite, comente, entre! A casa é sua.

Abraços,

Manoel Severo (Coordenador do Cariri Cangaço)

Mirem-se no exemplo desse cidadão - por Carlos Rafael Dias


Esta foto de Nivaldo Soares de Almeida (de autoria de Wilson Bernardo), é bem típica do seu compromisso com as mudanças qualitativas que tanto o planeta precisa. Nivaldo é um exemplo de cidadania responsável e abnegada. O seu voluntarismo em prol da coletividade, e de forma sustentável, é permanente e efetivo. E ele faz realmente o que mostra a foto: ele pega na enxada e realiza.

Digo e provo!

Trabalhei com Nivaldo em dois projetos de extensão da URCA. No programa Universidade Solidária, no município de Sítio do Quinto (BA), e na vila Padre Cícero, distrito da Bela Vista, em Crato, onde Nivaldo coordenou ações ambientais de desenvolvimento sustentável, com geração de renda e melhoria da qualidade de vida das populações envolvidas, através da implantação de hortas orgânicas, caseiras e comunitárias. Em ambas ocasiões, Nivaldo pegava na enxada e dava o exemplo de trabalho e dedicação.

Ah!, se o Crato e o Mundo tivessem mais e mais "nivaldos" como esse!

Edições Anteriores:

Outubro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31