xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 21/01/2010 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

21 janeiro 2010

CRATO EM TEMPO REAL: O CRATO É LIDER DE PRIMEIRA...-Por Wilson Bernardo.

BUAAAAAAAAÁ 0 X 3 BOA VIAGEM CRATO

Agora à noite na Cidade do Crato, muitos bares festejaram a vitoria de um time guerreiro e suprimido pelo desgaste físico, mas orgulhando a todos nos cratenses de termos um grande time na primeira divisão cearense e vitorioso...



Wilson Bernardo (Fotografia)


Rede Blogs do Cariri possui mais de 45 Sites Filiados


100.000 visitas ao mês ???
Blog do Crato - 1.300.000 visitas totais !!!

O Poder Fantástico das Mídias Digitais


rede+blogs+2a


Uma imensa Rede de Websites do Ceará, a Rede Blogs do Cariri, é formada atualmente por mais de 45 blogs que integram a Região do Cariri, Centro-Sul, Vale do Salgado e se expande até Fortaleza. Todos os Blogs pertencentes à rede conduzem a Rádio Chapada do Araripe Internet, uma estação de Rádio que funciona 24 horas por dia transmitindo o melhor da Música brasileira. O objetivo da rede é cobrir todo o Ceará. Assim, um projeto que começou visando apenas a região do cariri, hoje congrega inúmeros sites cearenses, que irmanados, compartilham notícias, informações e entretenimento.

Tudo começou há 3 anos, por iniciativa do Blog do Crato. Na época, com a recente criação do Blog de Juazeiro e do já existente Blog da cidade de Iguatu, pareceu uma coisa muito lógica que formássemos uma imensa rede para distribuição de notícias, e fortalecendo os Blogs, que passaram a pertencer à Rede, garantindo publicidade, e inúmeros acessos. Assim, por exemplo, é que através da rede, Blogs que eram apenas com direcionamento local, como o Blog do Crato, ou mesmo o Blog da cidade de Icó, ou Farias Brito, passaram a ter maior projeção. Os visitantes de um blog podem ler as últimas manchetes dos outros sites e visitá-los, seguindo uma corrente de 45 sites.

Vale frisar que apenas no Blog do Crato, os acessos estão na órdem de 40 a 45.000 por mês, o que garante uma visibilidade fantástica, marca que supera em muito a maioria dos jornais impressos.

Está mais do que configurado que o futuro da mídia é digital, eletrônica, e não mais no velho papel, que pode se reservar a resenhas, revistas, panfletos e livros. A rapidez necessária à propagação da notícia se faz necessário a criação e a manutenção dos Blogs, como veículos eficazes, rápidos para a difusão e a integração das cidades. Só o tempo necessário a que uma notícia seja impressa em papel e distribuída por caminhão, como nossos ancestrais faziam, não é mais compatível com as necessidades do homem moderno, que precisa da notícia na sua forma imediata. Uma notícia postada em um dos Blogs da Rede, se propaga nos 45 Blogs em questão de minutos. E se apenas no Blog do Crato nós temos 45.000 acessos por mês, o que dá uma média de 1.500 acessos por dia, o que dirá do acesso total de leitores das inúmeras cidades do Ceará da Rede Blogs do Cariri ? Sem contar o fato de que se um site sair do ar, todos os outros poderão absorver o conteúdo imediatamente, constituído por inúmeros backups e sites espelhos.

Rede Blogs do Cariri
www.blogsdocariri.com

Por: Dihelson Mendonça


Em briga de pedra...


Por : J. Flávio Vieira


Ínvias e tortuosas as veredas do coração. Pascal já se adiantara sobre a relatividade do bom senso e da razão quando diante da imprevisibilidade do sentimento. Entre a sístole e a diástole coexiste todo um universo de percepções desfocadas, como se a realidade sofresse um fenômeno de refração. Talvez tenha sido uma dessas pegadinhas do evolucionismo a cegueira temporária, a loucura transitória, a lombra pontual causadas pelos enlevos da paixão. Defeitos terríveis tornam-se invisíveis, feiúras aterradoras se banham de uma beleza inexplicável , burrices se travestem de ares de inteligência e até a liseira ganha ares de charme e desprendimento. Tentar acordar alguém encantado pelas setas do Cupido é tarefa inglória e perigosa, como se buscássemos despertar a pessoa de um sonho dourado e encantador. Vá lá que é sonho, mas quem diabos prefere a chatice da vigília de todas as horas? Pois aqui vou contar algumas dessas histórias de quem mete os pés pelas mãos e chega carregado de bom senso no terreno pantanoso dos sentimentos, querendo sacolejar e despertar amantes do seu doce e inebriante lombra.
Anos atrás, um querido tio, olhava atravessado para o namoro de um primo. O rapaz se enrabichara de uma coroa meio fuçada e pobre e que ainda carregava do lado o pai velho e cego. O namoro já se arrastava por quase uma década e se prenunciava acabar da pior maneira possível : no altar. Bem, um belo dia correu a notícia que tinham terminado tudo, depois de uma briga de somenos importância. Meu tio se apressou em procurar o primo e abraçá-lo, cumprimentando-o pelo desenlace.
---Parabéns! Finalmente você se livrou daquela coroa enfadada e lisa e , pior, falada na praça , mais rodada que o carrossel do Parque Maia. Não bastasse isso, levava ainda do lado um velho pobre e cego.
Dias depois, para sua surpresa, passa o casal abraçado, do outro lado da calçada. O tio, surpreso, pergunta aos amigos: Oxente, eles voltaram o namoro? Qual não foi o desespero quando ouviu deles a verdade impactante : --- Não , casaram ontem! E aí, como tomar chegada agora , depois das admoestações inconseqüentes?
Outra. Zé Barbosa era casado com Minervina há já uns trinta anos. Trabalhava como um touro no roçado e, como ninguém é de ferro, era chegado a uma caninha nas horas vagas. Num desses dias de feira em Matozinho, voltou a casa mais cheio dos paus que caixa de fósforo. Recolheu-se ao quarto com Minervina e , bêbado como uma cabaça, começou a atacar a esposa, todo infuluído como um garanhão no cio. Minervina o refutava certa do trabalho que teria em realizar o milagre do levantamento de membro anestesiado. Sai Zé! me deixa Zé! O diabo é que casa de pobre não tem lá toda esta privacidade. Paredes baixas e a meio pau, portas finas e semi-abertas. Na sala ao lado, o filho adolescente do casal, Laurentino, ouvia toda a pendenga e começou a se inquietar com o assédio despudorado de Barbosa à sua santa mãezinha. Lá pras tantas, em meio ao “Chega Miné!, Vem cá Minèzinha!” , ele não se agüentou e gritou a todos pulmões:
--- Ei pai, pára com isso ! O Senhor ta querendo é ofender mãe? É , seu tarado?
Laurentino, metia o bedelho em matéria melindrosa. Nem imaginou que estava tentando apagar o fogo que um dia tinha acendido a chama da sua vida.
E , para terminar, vou mandar uma outra história sobre a perigosa arte de meter a colher na sopa quente que envolve homem-mulher. Nos arredores de Matozinho morava Agripino , numa pequena fazenda da sua propriedade. Dessas em que , ano a ano, as roças são tão pequenas que anum atravessa de um só vôo. Casado já quase em bodas de ouro com D. Quitéria, tiveram uma récua de filhos que foram ganhando o mundo e , agora, só restava Isabel com eles, a caçula. A mocinha vinha namorando há uns três anos com Jaime, um gari, funcionário da prefeitura. Agripino começou a se inquietar com o comprimento do namoro e, um dia, colocou o genro na parede, no famoso “é-pra-casar-ou-pra que-é”. Jaime explicou que tinha a melhor das intenções, mas que ainda estava construindo a casinha de morada e , por isso mesmo, ainda não a levara ao altar. O velho, então, do alto da sua experiência, fechou o firo. Ele poderia muito bem marcar o casamento e vir morar, por enquanto, com ele e Quitéria, já que a casa tinha mais de um quarto vazio. Seria até bom para eles que assim teriam alguma companhia por mais algum tempo. As intenções de Jaime para Isabel , de fato, eram as melhores, tanto que o noivo aceitou de bom grado o convite e, dois meses depois, subiram ao altar. Terminada a festinha, Jaime e Isabel se recolheram para a esperada noite de núpcias que naquele tempo ( vejam que coisa mais esquisita) acontecia depois do casamento. Existe coisa mais retrô ? Pois bem, passados alguns minutos, os gemidos de Isabel começaram a ecoar mais forte e se faziam totalmente audíveis através das meias paredes dos quartos. Agripino e Quitéria tentaram conciliar o sono, mas como? Era um ai-ui-ui danado vindo do quarto ao lado , parecia que a lua de mel era de um casal de gatos em cima do telhado. O pai, então, ciente que não conseguiria dormir, resolveu utilizar sua autoridade e acabar, de vez, com a histeria da filha. Levantou-se, dirigiu-se até a porta do quarto ao lado e falou grosso para Isabel:

--- Menina! Que latonia miserável é essa! Se não podia com o pote pra que pegou na rodilha! Acabe com essa besteira, esse ui-ui-ui e resolva logo isso de vez, Zabé!
Lá de dentro, em meio aos soluços e as lágrimas , ouviu uma voz baixinha e chorosa:
--- É... de longe é fácil... num é no cu de pai...!
Como bem dizia D. Quitéria, no dia seguinte, comentando a sinuca de bico de Agripino: Em briga de pedra, garrafa não entra !

Por: Dr. José Flávio Vieira

Reclamação: Pela retirada dos camelôs da praça da Sé - Dr. Heládio Teles Duarte


Image5

praça da se - heladio


Caro Dihelson,

Já é tempo da nossa administração municipal, tomar uma atitude em relação a este problema. Sei perfeitamente do nosso problema social, mas existem soluções alternativas. Gosto muito do sr. prefeito, Samuel, principalmente pela responsabilidade financeira, inerente a sua administração. Sugiro uma reunião com seus secretários e parte de pessoas da nossa sociedade cratense.

Um grande abraço,
Heladio Teles Duarte

Lei da Tarifa Social de Energia Elétrica está no Diário Oficial


Brasília - O Diário Oficial da União publica em sua edição de hoje (21) a lei da Tarifa Social de Energia Elétrica. A partir de hoje serão beneficiadas com o desconto de tarifa na conta de luz apenas as famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com renda mensal per capita de até meio salário mínimo. O CadÚnico é a base de dados para programas como o Bolsa Família.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) terá dois anos para excluir as unidades consumidoras que não atendem aos critérios de renda. A tarifa social beneficia atualmente 18 milhões de famílias. Em 14 milhões desses casos o desconto automático alcançava residências com renda superior a meio salário mínimo, caso dos flats e casas de veraneio que apresentam consumo de 80 kilowatts/hora (kWh) de energia por mês.

De acordo com o Ministério de Minas e Energia, a mudança pode expandir a tarifa social para 22 milhões de famílias. Índios e quilombolas que tenham consumo mensal de até 50 kwh por mês estarão isentos do pagamento. A legislação também cria condições especiais de pagamento para famílias que tenham portadores de deficiência e idosos com mais de 70 anos.

Para a parcela do consumo de energia elétrica inferior ou igual a 30 kWh/mês, o desconto será de 65%. Para a parcela do consumo entre 31 kWh/mês e 100 kWh/mês, o desconto será de 40%. Para a parcela do consumo compreendida entre 101 kWh/mês e 220 kWh/mês, o desconto será de 10%. Para a parcela do consumo superior a 220 kWh/mês, não haverá desconto.

Christina Machado
Repórter da Agência Brasil

Futebol - Por Amilton Silva - Crato Lidera Campeonato Cearense !


Com uma campanha digna das grandes equipes, o Crato lidera o campeonato cearene da primeira divisão de 2010 com uma partida a menos, que os seus adiversário, e volta a atuar nesta noite, com transmissão pela TV DIARIO, às 20:15h. O jogo será realizado no estádio Moraizão, com arbitragem de Alemida Filho, auxiliado por Thiago Brigido e Alden Christian. Caso o Azulão saia com uma vitória, consolida ainda mais a primeira colocação na competição. A maratona de jogos da equipe cratense é muito pesada, mesmo assim , os jogadores estão se superando.

DEMOROU + CHEGOU... -Por Moisés Rolim


A Secretaria de Saúde do Ceará (SESA) confirmou a terceira morte causada pelo vírus Influenza A, H1N1, conhecido como gripe suína. A vítima tinha 24 anos, do sexo feminino e morava no bairro Panamericano. Ela morreu no dia 9 de janeiro na Maternidade Escola Assis Chateaubriand da Universidade Federal do Ceará (UFC), e estava grávida de seis meses. Segundo a assessoria de comunicação da SESA, agora não há mais casos de óbitos sob investigação no Instituto Evandro Chagas, no Belém do Pará.

O coordenador de Promoção e Proteção à Saúde da SESA, Dr. Manoel Fonseca, durante entrevista ao Jornal Alerta Geral desta quarta-feira (20), destacou a preocupação da pasta para o crescimento das infecções e possíveis mortes. A vacinação contra a doença só será realizada em março. O diretor do Hospital São José, médico infectologista Anastácio Queiroz, diz que o vírus Influenza A, H1N1, que está circulando no Ceará, tem capacidade de transmissão maior que a comum.

Fonte:Cearaagora.com

Postado por: Moisés Rolim(Em busca da noticia.Colaborador do Blog do Crato)


Kaika Luiz no Programa Cariri Encantado


O carnaval é um dos mais típicos festejos do Brasil. Do Oiapoque ao Chuí, essa festa popular, feita pelo povo, para o povo e de povo, é celebrada com alegria e descontração contagiantes. No Cariri não é diferente, apesar de já termos tidos carnavais mais brilhantes em tempo outrora.
Mas, tudo que é legítimo e representativo, pulsa e resiste. Há alguns anos, existe toda uma movimentação visando resgatar os saudosos carnavais da região. No Crato, esse movimento tem como uma das suas principais lideranças, o promotor cultural Kaika Luiz, um dos produtores do carnaval da Saudade, realizado no sábado magro de carnaval, no tradicional Crato Tênis Club. O baile está prestes a completar sua quinta edição consecutiva e se constitui num dos principais símbolos da retomada do carnaval cratense.

O Programa Cariri Encantado une-se a esses entusiastas idealistas e nesta sexta-feira fará ecoar o grito de carnaval já incontido no peito dos foliões locais. Para tanto, contará com a presença de Kaika Luiz que falará sobre a produção do baile Carnaval da Saudade e as perspectivas de realização de uma grande e alegre programação momina na região.

O programa Cariri Encantado é levado ao ar todas as sextas-feiras, das 14 às 15 horas, pela Rádio Educadora do Cariri AM 1.020, com retransmissão pela Internet através do site cratinho.blogspot.com. Apresentação de Luiz Carlos Salatiel e Carlos Rafael Dias e apoio do Centro Cultural Banco do Nordeste.

Se ligue!


Nossos Parceiros - Mercadinho Matos


O Mercadinho Matos firmou-se na cidade como um locais preferidos pelos Cratenses para fazerem as suas compras. Bons preços, excelente atendimento, e variedade. Produtos sempre novos, longe do prazo de vencimento. Tudo em: Cereais, enlatados, perfumaria, biscoitos, bebidas e frios em geral. MERCADINHO MATOS - O Prazer de comprar bem pelo melhor preço da cidade, com entrega em Domicílio. Rua Dr. João Pessoa, 73 - Fone (88) 3521-3893 - Crato - CE.

roda

Variedade...


IMG_5343


Qualidade dos Produtos...


IMG_5353

Dona Almina Arraes, uma das primeiras clientes do Mercadinho Matos:

IMG_5395

Na foto Abaixo: Os proprietários: Aluísio e Adiê

IMG_9021


mercadinho matos

Mercadinho Matos - A Sua melhor Compra !

HSFde ASSIS:OS CAMILIANOS E A NEGLIGENCIA COM PACIENTES DO SUS-Por Wilson Bernardo.


Nota do Editor: O Blog do Crato não se responsabiliza pelos textos publicados por seus membros, que exercendo a sua liberdade de expressão, possuem uma senha de postagem. A responsabilidade, como sempre faço questão de frisar, cabe a cada autor da matéria, que deve responder por aquilo que escreve.


O MINISTÉRIO PÚBLICO Tem a obrigação de investigar,o que todos já sabem, principalmente a População pobre, pois que é ela quem precisa da assistência publica de Saúde o SUS, e é sabedor que os Camilianos negligenciam tais atendimentos em virtude de exploração da boa fé, e omissão do estado, cabe os senhores Promotores, apurarem os fatos e punir a quem de direito. O Dr.Valdetario de Brito, médico conceituado, revelou a este mesmo BLOG situações inusitadas, em relação aos procedimentos financeiros dos senhores Camilianos, fazedores de merda em ouro, quer dizer tirar leite de pedra,nas mortes famigeradas de quem alimenta o Hospital que são as verbas Públicas...ESTAMOS DE OLHO.

É ISSO MESMO SÃO FRANCISCO ESTA DANDO UM COTOCO AOS CAMILIANOS,QUE USAM SEU NOME E SUAS VIRTUDES DE MÁ FÉ EM VIRTUDE DE SUA BENEVOLÊNCIA.

A morte do Povo e o encaixotamento de toda periferia e desalmados...


Wilson Bernardo (Texto & Fotografia)

Escândalo no DF - Haja folha de Arruda !

Após afastamento de distritais, aliados de Arruda tentam manter controle de comissões na Câmara.
MÁRCIO FALCÃO

da Folha Online, em Brasília

Aliados do governador do Distrito Federal José Roberto Arruda (sem partido) na Câmara Legislativa local vão tentar manter o controle das comissões que vão analisar os três processos de impeachment que tramitam na Casa contra ele apesar da ofensiva da Justiça contra os deputados distritais suspeitos de envolvimento no esquema de corrupção. Segundo o deputado Geraldo Naves (DEM), atual presidente da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) --primeira instância que analisa os pedidos de afastamento-- uma nova eleição do comando da comissão deve ser convocada na segunda-feira. Naves disse ainda que vai se lançar novamente candidato à presidência.

"Vamos convocar uma nova reunião para tornar legal a CCJ. Não faz sentido interromper um trabalho que está em andamento. Nós temos que ter o direito à credibilidade. Estamos fazendo um trabalho com isenção. O trabalho já começou, não temos como parar", afirmou.

Uma nova eleição da CCJ precisa ocorrer porque uma decisão da Justiça do Distrito Federal afastou ontem oito deputados distritais suspeitos de participação no esquema de pagamento de propina das análises dos pedidos de impeachment contra Arruda. Como na decisão o juiz Vinícius Santos Silva determina a "nulidade" de todo ato já praticado por estes deputados em relação aos processos, a formação da comissão é considerada viciada pela Justiça porque contou com a presença da deputada Eurides Britto (PMDB), que é acusada de envolvimento no esquema de propina e foi flagrada em um vídeo guardando dinheiro.

Naves disse que a Câmara vai cumprir a decisão, mas afirmou que a Justiça está interferindo em outro poder. "Quebrou-se o respeito aos deputados que foram eleitos pelo povo. Um poder não pode invadir o outro. Essa decisão é um ataque à democracia. Os deputados estão trabalhando e são isentos", afirmou. O voto de Eurides Britto foi determinante para a eleição de Geraldo Naves (DEM) para a presidência da CCJ. Foi ele quem indicou outro aliado de Arruda, Batista das Cooperativas (PRP), como relator dos processos dos processos de impeachment do governador.
A decisão da Justiça atende a um pedido do Ministério Público que envolve os deputados Aylton Gomes (PR), Benedito Domingos (PP), Benício Tavares (PMDB), Eurides Brito, Júnior Brunelli (PSC), Leonardo Prudente (sem partido), Rogério Ulysses (sem partido), Rôney Nemer (PMDB), além dos suplentes Berinaldo Pontes (PP) e Pedro do Ovo (PRP), que são citados no inquérito.
Esses deputados também respondem a processo por quebra de decoro parlamentar na Câmara e podem ser cassados. A Casa só deve analisar as cassações em fevereiro.

Postagem: J. Flávio Vieira
Fonte: Folha OnLine

Acorda Crato! – por Pedro Esmeraldo


Crato está dormindo.

Acorda Crato, pois não deve ficar assim: dormente, quieto, debilitado, vez que seus políticos não reagem diante dessa situação enojante, tudo isso é causado pela placidez de seus filhos políticos que não esboçam movimento contrário à futilidade, não comungo com a sinceridade e com os inimigos que desejam arrebatar com muita ênfase levar os bens patrimoniais a fim de transformá-la em cidade dormitório.
Cremos que, se houvesse luta e união, não se consumaria essa desordem, visto que, com toda certeza, o tempo mostrará um caminho mais objetivo, e devemos levantar a bandeira da paz. Se chegarmos aonde queremos ir, isto é, conseguiremos com o avanço desenvolvimentista um progresso bem acentuado deixaremos muita gente boquiaberta após conseguirmos nossa conquista.
Mas que, atualmente encontramos uns políticos apáticos, completamente ultrapassados que não visam evoluir e não pensam em oferecer boa parcela de seu trabalho, e sem erguerem a sua força para desenvolver um complexo de estrutura promocional de emprego em ritmo de desenvolvimento equilibrado.
Na semana passada, batalhamos para que lutem unidos e que haja um forte fluxo de movimento progressista que venham impulsionar o barco mesmo que seja contra a maré.
E agora queremos lembrar a todos que tomem cuidado e livrem-se dos falsos líderes que vêm nos atanazar, influenciando a massa com palavras loucas, tentando provocar movimentos separatistas, que vem nos prejudicar, empurrando o Crato para uma cidade de pequeno porte, sem nenhuma atração para que a nosso Crato seja contemplada com melhores estruturas, que transformará em cidade dormitório. Isto é um atraso, um contra senso e um desrespeito a comunidade cratense. Seremos atacados por um vírus derrapante que talvez nenhum antibiótico possa cuidar do seu mal.
Avisamos a esses falsos líderes (não todos, há gente boa no meio), não promovam uma reviravolta contra o Crato, pois esses falsos líderes querem se desenvolver politicamente à custa de pensamentos falaciosos, pensando em dilacerar o Crato em benefício de si mesmo.
Nas páginas da última revista Veja de 2009, mostram-se o tamanho da dívida interna, o que alcança a cifra de 2 trilhões de reais, tudo isso trará um prejuízo enorme, aumentado a dívida interna do país. Mas nesse momento queremos dizer que os pequenos municípios que não têm condições de sobreviverem sem ser às custas do governo federal, fazendo aumentar cada vez mais a pobreza do país. Como patriotas e autênticos cratenses devem evitar a criação de municípios pequenos, pois acarretará um índice de vida abaixo do permitido. Por isso, alertamos aos líderes contundentes e separatistas exóticos, solicitamos que evitem esse movimento sombrio e tornem esse distrito em um futuro bairro elegante do Crato, visto que está localizado num ponto muito aproximado desta cidade. Isto será bom para o Crato e melhor para o distrito por que as verbas não serão diminuídas e o Crato não perderá a quantidade exata de verbas especiais equivalentes ao número de habitantes.
Informamos aos líderes desse distrito que a maior força intelectual do Crato se chamou o professor J. de Figueiredo Filho, nascido nesse valioso distrito e foi um baluarte em defesa de nossa terra, e mostramos a esses senhores defensores de uma cisão municipal que pensem bem e olhem para trás, visão que o professor Figueiredo, foi acima de tudo a maior figura exponencial desta cidade e porque não pedimos que imitem a esse ilustre homem de letras que dedicou sua vida em defesa do Crato.

Postado por solicitação do autor

Reclamações e Reivindicações da População do Crato

Image5

Visando a solução de muitos problemas do nosso município, ou pelo menos como forma de esclarecimento acerca dos trabalhos em realização ou já realizados, estamos publicando novamente a seção de reivindicações da População. Na verdade, temos recebido muitas reclamações e reivindicações. Todas muito pertinentes, e endereçadas a órgãos diversos e entidades na nossa cidade. Algumas, cujo poder de resolução cabe ao Governo do Estado, outros, do Município, e outras, até da "Missão Resgate", ou Secretaria de Controle Urbano do Crato. Repasso aqui algumas delas. Se alguém desejar reclamar também, ou fazer alguma reivindicação, basta enviar a sua mensagem perfeitamente identificada ( Não Aceitamos Anônimos ), para nosso e-mail: blogdocrato@hotmail.com que teremos prazer em atender à população, e encaminhar se possível para os órgãos competentes, como secretarias, ou o próprio Prefeito do Crato. Na medida do possível, estarei postando aqui a resposta da contraparte às reivindicações.

ESTRADA DE SANTA FÉ:

Quem viaja de Crato à Santa Fé e vê o estado em que se encontra a rodovia, faz uma idéia do abandono a que está submetido a população do Crato. Vergonha na cara, seria o mínimo que deveriam ter, imaginem o resto.

Por: Elmano Rodrigues Pinheiro

MISSÃO RESGATE 1


Caro Dihelson

Você deveria ver o vandalismo, que esta missão ( resgate ) faz na praça Bi- Centenário. Pergunto a você, vivemos ou não uma democracia de BANANEIRAS? Onde se encontra o secretário do meio ambiente?

Dr. Heladio Teles Duarte


MISSÃO RESGATE 2:

Algumas pessoas parece que se acham mesmo acima da Lei no Crato. Há muitos meses, quase 1 ano, o Blog do Crato denuncia essa placa da Missão Resgate localizada na Rua Pedro II, como uma verdadeira afronta ao plano de despoluição visual do município. Quando todo o resto da cidade fez o dever de casa para despoluir o Crato, é muito estranho mesmo que essa "Missão Resgate" além de poluir a cidade com o visual da placa, ainda fazia as reuniões numa Zona de Silêncio, PASMEM: AO LADO DO HOSPITAL SÃO FRANCISCO DE ASSIS - Em Plena Quadra Bicentenário. Parece que até agora, o principal resgate dessa missão tem sido mesmo é o resgate da Poluição.

Por: Dihelson Mendonça

FALTA DE PROJETOS PARA O LAMEIRO ?

Acho que está passando dos limites a pouca atenção que o poder público devota ao Lameiro.
Os acessos às localidades internas dos pés de serra estão inviáveis;
Os serviços de saúde não funcionam dignamente;
A água chega pouco às residências;
Não há um só projeto a vista para o bairro ( bairro ?) ;
Não há interlocutor capaz entre a população e o poder executivo;
O Lameiro é um local totalmente desprovido da presença do poder público.
Não gosto de ficar falando dessas coisas, mas a minha consciência de cidadão me leva a esta manifestação. Que não venha para cima de mim esse palavreado oco e coronelistico dizer que no Lameiro se fez isto e aquilo. Eu não vou me calar, doravante !

Por: Prof. Zé Nilton Figueiredo

-------------------------------------------------------------------------

PARTICIPE: Se alguém desejar reclamar alguma coisa, ou fazer alguma reivindicação, basta enviar a sua mensagem perfeitamente identificada ( Não Aceitamos Anônimos ), para nosso e-mail: blogdocrato@hotmail.com que teremos prazer em atender à população, e encaminhar se possível para os órgãos competentes, como as secretarias, ou ao próprio Prefeito do Crato. Na medida do possível, estarei postando aqui a resposta da contraparte às reivindicações também, buscando a solução dos problemas.

Um Serviço de Utilidade Pública do Blog do Crato

CRATO - Notícias do dia 21 de Janeiro de 2010



1ª Conferência Regional de Defesa Civil será realizada hoje, em Crato


Será realizada hoje, a 1ª Conferência Regional de Defesa Civil – 1ª CRDC Crato, das 8 às 12 horas, no Cine Teatro Salviano Arraes Saraiva (calçadão da Rua José de Alencar, Centro). A 1ª CRDC Crato envolverá, além de Crato, os municípios de Nova Olinda, Santana do Cariri, Altaneira, Antonina do Norte, Farias Brito, Potengi, Araripe, Campos Sales, Salitre, Saboeiro, Tarrafas e Assaré e elegerá os delegados destes municípios para a 1ª Conferência Estadual de Defesa Civil.

Centro de Zoonoses fará desratização dos mercados públicos

O Centro de Zoonoses do Cariri irá iniciar nos próximos dias um trabalho de desratização dos mercados públicos do Crato. Segundo o diretor técnico do Centro de Zoonoses, Eldo Meneses, essa dedetização é de fundamental importância, principalmente nesse período de chuvas, limpando as galerias dos supermercados. Além disso, também passarão pelo processo, as casas e estabelecimentos nas proximidades dos mercados Wilson Roriz e o Walter Peixoto, como forma de conter os ratos que se alojam também nesses locais. A meta é evitar que doenças como a leptospirose, transmitida pela urina do rato, fique sob risco de transmissão para a população.

Recadastramento do funcionalismo prorrogado para 1º de março

A Prefeitura Municipal do Crato está realizando a atualização do cadastro de todos os servidores públicos. O prazo final para o recadastramento do funcionalismo foi prorrogado para o dia 1º de março de 2010.

Atendimentos do Bolsa Família são retomados

O Governo Municipal do Crato, através da Secretaria de Ação Social, juntamente com a Coordenação Cadastro Único do Bolsa Família, comunica a todos os usuários do Programa, que os atendimentos foram retomados ao público em geral, na Sala do Cadastro Único, na sede da Secretaria de Ação Social. Já para os casos dos benefícios que estão bloqueados ou cancelados, para atualização de cadastros e outros fins, o funcionamento normal será a partir do dia 01 de fevereiro.

Outras Fotos para a Imprensa:



Mercado Walter Peixoto, em Crato


Governo Municipal do Crato

Fone/Fax - (88) 3521.9960
Mais informações:

http://www.crato.ce.gov.br
http://www.prefeituramunicipaldocrato.blogspot.com

CRATO - Previsão do Tempo para hoje, dia 21 de Janeiro de 2010


21 de Janeiro

A previsão do tempo para Hoje, 21 de Janeiro de 2010, é de Dia de Sol, e aumento de nuvens pela manhã. Segundo o site Climatempo, ocorrerá pancadas de chuvas á tarde e á noite. Há dois dias, são observados relâmpagos na direção Norte e Leste. Inclusive, nos chegou a notícia de que na cidade de Santana do Cariri, 2 pessoas haviam sido mortas por raios. A FUNCEME - Fundação Cearense de Meteorologia apresentará previsão de chuvas em coletiva hoje, quinta-feira. Em nota à imprensa, divulga:

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) convida a imprensa para a divulgação do prognóstico oficial da quadra chuvosa 2010 no Ceará, que acontece nesta quinta-feira, 21 de janeiro, às 9h30, em seu auditório. A previsão climática é resultado do XII Workshop Internacional de Avaliação Climática para o Semiárido Nordestino, que acontece este esta quarta-feira (20), no Seara Praia Hotel, em Fortaleza, reunindo meteorologistas de órgãos brasileiros e do exterior.

Serviço:

Coletiva de divulgação do prognóstico da quadra chuvosa
Dia: 21 de janeiro de 2010
Hora: 09h30min
Local: Auditório da Funceme – Av. Rui Barbosa, 1246 – Fortaleza-CE
Assessoria de Imprensa da Funceme


Ceasa do Cariri poderá ser inaugurada em Abril

A previsão de início de funcionamento da Central de Abastecimento (Ceasa) do Cariri deverá acontecer até o mês de abril neste município. Em março completa um ano que foi iniciada a obra, que irá absorver a produção de hortifrutigranjeiros local. A gerência do Ceasa esteve na última quinta-feira em Fortaleza, para realizar uma avaliação da obra, que teve atraso no início do seu lançamento, em março do ano passado, pelo governador do Estado, Cid Gomes, em virtude de alguns dias depois a construtora que havia vencido a licitação ter desistido. A estimativa inicial de investimento na obra pelo governo é de quase R$ 7 milhões, beneficiando cerca de 2 milhões de pessoas na região.

Com isso, a Ceasa centralizará o abastecimento de frutas e verduras da região. Atualmente, o mercado que absorve a maior parte dessa demanda é o mercado Pirajá, em Juazeiro. A Ceasa Cariri terá em sua estrutura inicial área construída de 6.317 m; 3.091 m de área para comércio; 68 boxes; 230 vagas para caminhões; 216 vagas para veículos de varejistas; 9.750 m de área de terreno a serem utilizados para administração, banco e estacionamento e 17.196 m de vias de circulação.

Os galpões e administração estão sendo construídos num dos pontos estratégicos da região, às margens da Rodovia Leão Sampaio. A Ceasa de Barbalha terá sete galpões permanentes para hortifrutigranjeiros, lojas e estruturas de apoio com agências bancárias, cartórios, lanchonetes, posto de gasolina e estacionamento.

O governo estima que pelo menos 33 municípios serão beneficiados com a implantação da Ceasa Cariri, que deve aumentar a geração de emprego e renda e contribuir para a economia da região. Fonte: DN

Achamos que a Ceasa Cariri irá organizar o seguimento atacadista na nossa região metropolitana, permitindo um redimensionamento para o setor varejista no Mercado do Pirajá, que atualmente concentra de forma caótica grandes negócios. A prefeitura deveria aproveitar a tercerização do setor para arrecadar fundos para a ampliação da rede de mercados em bairros ainda não contemplados, como também articular núcleo de apoio a CEASA, em Fortaleza, por exemplo, existe o Mercado São sebastião, que divide atividades de distribuição,conjuntamente com a CEASA, localizada em Maracanaú-CE.

Fonte: Site Juanews

Os Pioneiros - Por Luiz Carlos Correia Diniz


A. Morais.

Bom dia. Segue essa reliquia, que muitos tiveram o prazer e a ventura de fazer uma viagem de V.alegre a Fortaleza em dois dias. Como também temos que resgatar a historia dos primeiros ônibus de V. Alegre a São Paulo. O pioneiro foi o Sr Chagas Bezerra que ainda hoje tem familiares no Crato. O mesmo iniciou o grande exodo de nossos conterraneos para São Paulo para trabalhar na Volks. Procure descobrir a historia pois tem muito coisa importante para ser revelado e publicado. Meu tio Jose Odmar Correia iniciou em 1951 - V. Alegre a Fortaleza, Chagas Bezerra Iniciou em 1954 saindo os ônibus da Rua Major Joaquim Alves, onde ficava a loja de Acelino Leandro. Foram os Pioneiros no Ceará.
Saudaçoes.

Luiz Carlos Correia Diniz.
Blog do Sanharol - Várzea Alegre - Rede Blogs do Cariri

Equipe do Projeto Cidades do Ceará discute ações na região do Cariri


Durante encontros com prefeitos e corpo técnico, estão sendo apresentadas as ações do projeto Cidades do Ceará. A gerente do projeto Cidades do Ceará – Cariri Central, Liliana Alencar e a técnica Maria de Lourdes da Rocha cumprem, até quinta (21) agenda de visitas aos municípios de Barbalha, Crato, Farias Brito, Juazeiro do Norte e Missão Velha. Em fevereiro, as visitas continuam em Caririaçu, Jardim, Nova Olinda e Santana do Cariri. Durante encontros com prefeitos e corpo técnico, estão sendo apresentadas as ações do projeto Cidades do Ceará no respectivo município. De acordo com Liliana Alencar, parte do que será executado em 2010 relacionado ao componente de fortalecimento institucional já está em processo de licitação, como a capacitação do quadro técnico das prefeituras, realização de missões técnicas, aquisição de mobiliário e equipamentos de informática.

O Projeto Cidades do Ceará - Cariri Central é uma das prioridades do Governo do Estado e visa fortalecer a Região Metropolitana do Cariri, com o objetivo de transformá-la em uma região capaz de dividir com Fortaleza a atração de população, equipamentos e serviços. Para isso, serão investidos aproximadamente R$ 132 milhões, ao longo de cinco anos, em ações de qualificação territorial, apoio aos arranjos produtivos de turismo e produção de calçados e fortalecimento das administrações municipais. Os recursos a serem aplicados são do Governo do Estado e Banco Mundial.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Secretaria das Cidades via Blog Farias Brito - Por: Dr. Cazuza - Rede Blogs do Cariri

SHOW: Pachelly Jamacari no SESC Crato - Dia 30 de Janeiro

Show Pachelly Dia 30 de Janeiro

Por uma inabalável Corregedoria de Polícia - Por: Archimedes Marques


A sociedade brasileira sabedora dos seus direitos e das obrigações dos funcionários públicos exige cada vez mais transparência para todos os atos realizados pelos componentes das diversas classes e instituições que lhes prestam serviços essenciais. A Polícia está dentre todas as instituições públicas como a mais exigida, a mais observada pela população. A questão de ser o policial o real protetor do povo, o guardião das Leis penais, faz com que a comunidade acompanhe todos os seus passos e lhe cobre sempre e efetivamente, além do destemor, ações condignas e leais provindas dos seus atos.

O trabalho do Policial é árduo, perigoso, estressante e ineficiente financeiramente, por isso, exige prudência, perseverança, amor a profissão e capacidade de concentração aguçada com equilíbrio e razoabilidade nos seus atos para que não ocorra os deslizes. É fato e não há como deixar de reconhecer que realmente vários policiais em qualquer quadrante do país, tende com facilidade aderir à corrupção, ao arbítrio das suas medidas, ao desvirtuamento do seu encargo. A questão da corrupção policial é, sem sombras de dúvidas, a mais séria e grave existente no âmbito da segurança pública, vez que o policial é acima de tudo o defensor das Leis penais e para tanto tem que ser o primeiro a dar o exemplo.

Antes de ferir o patrimônio público ou particular, a corrupção policial degrada os seus valores íntimos, desvirtualiza a sua nobre missão, relativiza o costume e a cultura da sua própria moral e torna negativo o conceito público da sua instituição. O órgão essencial no nosso regime democrático de direito relacionado a corrigir as más ações policiais no âmbito administrativo é a Corregedoria de Polícia que trabalha a contento dentro das suas reais possibilidades, contudo, muito ainda falta para se atingir o máximo da exigência social. A Corregedoria de Polícia visa investigar, reeducar, corrigir e punir os abusos administrativos praticados pelos seus agentes em ações profissionais excedentes ou particulares ilegais no cotidiano de cada um.

As transgressões disciplinares previstas em Leis são apuradas através sindicâncias, inquéritos ou processos administrativos, e daí, se não houver absolvição do acusado ou arquivamento do feito, pode advir penas de advertência, repreensão, suspensão, demissão, cassação de aposentadoria ou disponibilidade dos servidores julgados. Entretanto, esta pontual e importante missão é por demais difícil e estafante, pois além do receio da população em denunciar ou testemunhar as más ações policiais, ainda existe a questão do corporativismo em todas as classes da Polícia para dificultar ainda mais as suas investigações e decisões. Ligados a esta problemática temos ainda a questão da Corregedoria de Policia ser adstrita e subalterna hierarquicamente à sua própria instituição policial, fato este que faz com que grande parcela da população desacredite nas investigações e punições dos infratores.

Nesse sentido, sem tirar o mérito atual dos órgãos correcionais, para uma melhor transparência dos seus atos perante a opinião pública e fortalecimento do setor é necessário que se criem Corregedorias de Polícia mais sólidas, inabaláveis, ligadas e subordinadas tão somente à Secretaria Nacional da Segurança Pública e às Secretarias Estaduais de Segurança Pública, ao mesmo tempo em que deve haver uma verdadeira faxina para livrar de vez das suas fileiras os cabulosos policiais. Para que a autodepuração seja uma vertente forte e verdadeira em todas as Instituições policiais e se acabe com figura indesejável do falso policial também é preciso que se reformem as Leis administrativas e penais em desfavor desses infratores, transformando os seus respectivos procedimentos em atos mais ágeis, menos burocráticos e que acima de tudo, as vítimas e testemunhas verdadeiramente se sintam seguras por proteção efetiva do Estado. O sucesso destas medidas não trará apenas ganhos morais para a Instituição policial, por certo, produzirá benefícios concretos para a Nação, resgatando a confiança do povo na sua Polícia, para caminharmos juntos em verdadeira confiança, amizade, interatividade e enfim, para melhor combatermos a criminalidade externa que geometricamente cresce no País.

Autor: Archimedes Marques (delegado de Policia no Estado de Sergipe. Pós-Graduado em Gestão Estratégica de Segurança Pública pela UFS) Fonte: www.infonet.com.br


Crato é Notícia no Correio Braziliense !


Ceará perde para o Maranguape e vê Crato manter liderança


O Ceará foi derrotado pelo Maranguape por 1 x 0 nesta quarta-feira, no Moraizão, em Maranguape, perdendo a chance de voltar à liderança do Campeonato Cearense. Com seis pontos na competição, a equipe perde para o Crato no saldo de gols: são quatro do Azulão contra três do Vovô. Além disso, o Crato tem um jogo a menos na classificação. Apesar de jogar fora de casa, o Ceará partiu para cima do Maranguape, criando muitas chances nos primeiros 45 minutos. Diminuindo o ritmo na etapa complementar, os comandados de Renê Simões deixaram-se dominar e, aos 33 minutos do segundo tempo, Danilo Pitbull fez o único gol do jogo, tirando a chance de os visitantes reassumirem a ponta do Estadual. No próximo domingo, o Ceará enfrenta o Ferroviário no Domingão, enquanto o Maranguape, agora terceiro colocado da competição, encara o Fortaleza no Alcides Santos. No Estádio Elzir Cabral, em Fortaleza, o Guarani bateu o Ferroviário, vencendo sua primeira partida fora de casa no Estadual.

O jogo atrasou, devido a problemas na iluminação do estádio. Com gol de Marquinhos aos três minutos do segundo tempo, a equipe de Juazeiro do Norte foi a seis pontos, assumindo a quinta colocação do campeonato. Na próxima rodada, o Guarani recebe o Limoeiro, no Romeirão. O Cearense está equilibrado. Seis equipes acumulam seis pontos na tabela de classificação da competição. Na ordem atual: Crato (com um jogo a menos), Ceará, Maranguape, Quixadá, Guarani e Guarany.

GazetaEsportiva.Net
Correio Braziliense
Foto: Amilton Silva

PMDB anuncia renovação de Temer como presidente e antecipa convenção do diretório nacional


Em jantar, líderes discutem alianças regionais, vice de Dilma e propagam união do partido. Josie Jeronimo, do R7 em Brasília. O jantar da cúpula do PMDB, realizado nesta quarta-feira (20) na residência oficial da presidência da Câmara, terminou com saldo positivo para o deputado Michel Temer (SP). Líderes do partido decidiram aclamar, antecipadamente, a renovação de Temer como presidente do partido e antecipar a convenção do diretório nacional da sigla para o dia 6 de fevereiro.

Apesar de o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, ter saído de São Paulo para participar da reunião, os peemedebistas deixaram o jantar afirmando que Temer ainda é o principal nome do PMDB para ocupar o posto de vice na candidatura da ministra Dilma Rousseff. A expectativa era que Meirelles pudesse ser apresentado em uma lista de três nomes como possível vice de Dilma. O líder do PMDB na Câmara, Henrique Eduardo Alves (RN), informou que a cúpula rejeita, por enquanto, a hipótese de lista tríplice.

- A permanência de Temer na presidência foi consagrada aqui, hoje.

Alves também afirmou que o partido vai retomar, nos próximos dias, as conversas com o PT para tentar resolver as pendências nas eleições estaduais. De acordo com ele, os peemedebistas discutiram as possíveis alianças e nomes na disputa pelos governos do Pará, Minas Gerais e Rio de Janeiro. O ministro das Comunicações, Hélio Costa, não participou da reunião. Em Minas Gerais, o PT teria o ministro do Desenvolvimento Social Patrus Ananias como pré-candidato. Em hipótese de uma aliança nacional entre o PT e o PMDB ou Costa ou Patrus teriam que abrir mão da candidatura. O deputado Jader Barbalho (PA) esteve no encontro. O parlamentar pretende disputar o governo do Pará, mas a governadora petista Ana Júlia Carepa deve disputar a reeleição. O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, engrossou as fileiras do jantar de Temer. Lobão ainda sonha em concorrer ao governo do Maranhão, se Roseana Sarney (PMDB) desistir da reeleição.

Alves, o único do jantar a sair para conversar com os jornalistas, ressaltou a importância dos palanques regionais para o PMDB. O partido concentra, tradicionalmente, sua força política nos Estados. Neste momento, os peemedebistas fazem cálculos para saber se a aliança nacional com o PT pode custar caro e reduzir o poderia da sigla nos governos estaduais.

- Vamos retomar, nos próximo dias, as conversas com o PT sobre alianaças nos Estados. As questões estaduais são o grande patrimônio do PMDB. A campanha nos Estados já foi deflagrada, nínguem segura mais.

De acordo com o peemedebista, o jantar desta noite teve três objetivos. O primeiro foi de o partido demonstrar "o perfeito clima de entendimento, em composição perfeita entre a Câmara e o Senado", aclamar Temer como presidente renovado e conversar sobre alianças regionais para resolver a questão do vice de Dilma.

Fonte: R7

CRATO - Notícias da URCA - Universidade Regional do Cariri - 21 de Janeiro - Quinta-Feira


Vestibular da URCA com participação de cerca de 7 mil concorrentes


Cerca de 7 mil inscritos estiveram concorrendo a vagas nos 16 cursos oferecidos pela Instituição. Encerrado na última terça-feira, com a aplicação das provas de línguas e redação, o vestibular 2010.1 da Universidade Regional do Cariri (URCA). Cerca de 7 mil alunos estão pleiteando vagas nos 16 cursos oferecidos pela Instituição. Foram aplicadas provas nos municípios de Campos Sales, Brejo Santo, Iguatu, Crato e Juazeiro do Norte. Segundo a Coordenação Executiva do Vestibular (CEV), todo o processo transcorreu dentro da normalidade, sem percalços relacionados à segurança nos locais de aplicação das provas. Os gabaritos foram divulgados a partir das 14 horas para serem consulados pelos estudantes, no site da Universidade, www.urca.br. O vestibular foi iniciado no último dia 17. A previsão de divulgação do resultado é no próximo dia 12 de fevereiro.

CDPH da URCA avança na fase de identificação e catalogação histórica de documentos

O Centro de Documentação e Pesquisa Histórica (CDPH) da Universidade Regional do Cariri, criado no ano de 2004, por iniciativa dos professores do Departamento de História da URCA e implantado no ano de 2007. O órgão tem como objetivos a realização de pesquisas históricas, a preservação de documentos e sua difusão entre a comunidade acadêmica e a população em geral.

Entre suas missões estão reunir, sistematizar, preservar e difundir fontes documentais para a pesquisa histórica. Para tanto, recebe a doação ou a custódia de fundos documentais, tendo como primeiro acervo custodiado, a documentação que se encontrava no Fórum da Cidade do Crato – CE, compreendendo inventários post-mortem, testamentos, autos de partilha, petições, processos criminais, hipotecas e outros documentos referentes aos séculos XIX e XX. O acervo recebido está em fase de identificação e catalogação. Para a realização de tal tarefa, a coordenação do CDPH conta com o auxílio dos estudantes do Curso de História da URCA. Os alunos complementam suas atividades acadêmicas realizando a identificação, limpeza, catalogação e pesquisa e colaboram para a constituição de um catálogo que permitirá aos interessados na história da região do Cariri, ter mais uma fonte para suas consultas e pesquisas.

Seleção de estudantes para atuarem no CDPH acontece dia 21

No próximo dia 21 de janeiro de 2010, às 15 horas, haverá uma seleção para estudantes do Curso de História da URCA, para atuarem no CDPH na catalogação e pesquisa nos documentos. Assim, os estudantes poderão realizar as tarefas como Atividades Acadêmicas Complementares, conforme previsto no Projeto Político Pedagógico. Para participar da seleção, basta comparecer no horário determinado, com a cópia do histórico escolar. Maiores informações pelo e-mail: professordarlan@gmail.com

Proex da URCA e Nova Vida desenvolvem projeto no lixão do Crato

Estudantes de seis cursos da URCA foram selecionados para desenvolver ações no lixão. Semana passada o grupo de alunos e professores o a primeira visita na localidade. Coletores de materiais recicláveis no Lixão do Crato serão assistidos por Projeto Senso de Respeito e Cidadania desenvolvido pelo Projeto Nova Vida e a Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Regional do Cariri – URCA. O Projeto tem como objetivos: fazer levantamento socioeconômico das famílias que sobrevivem do lixão, contribuir com campanhas educativas, visando incentivar o uso do EPI – Equipamento de Proteção Individual e o empoderamento, através da organização e o resgate da cidadania.

Estudantes dos cursos Economia, Enfermagem, Geografia, Ciências Sociais, História e Biologia da Universidade Regional do Cariri - URCA foram selecionados para desenvolverem as ações no Lixão. No último dia 15, os alunos realizaram a primeira visita na localidade, com o intuito de conhecer a condições de trabalho e manter contato com as famílias. O Projeto constará das seguintes ações: levantamento socioeconômico, Treinamento do EPI, Oficinas de segurança no trabalho e primeiros socorros; direitos humanos e cidadania; educação libertadora; reciclagem e criação a partir de resíduos inorgânicos. A ação tem o financiamento das entidades alemãs Cooperativa AJUDA e Aktionskreis Pater Beda e conta com a parceria do Coletivo Camaradas.

Pesquisas científicas sobre Cultura popular poderão ser disponibilizadas virtualmente

Site deverá ser criado para oportunizar que a pesquisa cientifica desenvolvida na URCA e em outras IES tenham espaço para difusão. O Projeto “No Terreiro dos Brincantes”, desenvolvido pela Pró-Reitoria de Extensão – PROEX da Universidade Regional do Cariri – URCA e o Instituto Ecológico e Cultural Martins Filho – IEC, visa realizar visitas e registros audiovisuais das atividades nos terreiros dos brincantes da cultura popular da região do Cariri e produção de documentários,“Rodas de Conversa” entre pesquisadores, estudantes, artistas e brincantes nas comunidades. Uma página virtual será criada para divulgação do projeto e das pesquisas desenvolvidas na Instituição sobre as temáticas Cultura, Grupos da Tradição Popular, Identidade e Patrimônio Imaterial. A intenção do projeto é conhecer as origens, as influências e o modo de vida dos fazedores da cultura popular da Região do Cariri. “No Terreiro dos Brincantes” será desenvolvido durante o ano de 2010 e deverá contar com a parceria de Secretarias Municipais de Educação e da Cultura da Região. Além de instituições culturais. Para a Pró-Reitora de Extensão da URCA, Professora Arlene Pessoa, o projeto vai aproximar a acadêmica dos fazeres e pensares dos grupos da cultura popular.

Ela destaca que, por outro lado, vai democratizar o que é produzido sobre a cultura na Universidade. Nos próximos dias deverá ser divulgado o edital para monitores voluntários direcionados para os acadêmicos da instituição, tendo em vista a obrigatoriedade curricular com atividades complementares. No dia 19, a partir das 14 horas, na sala da PROEX – Campus Pimenta, acontecerá reunião com os professores pesquisadores e envolvidos no Projeto.

URCA sediará I Colóquio de Geografia Agrária

Com o tema ‘Sociedade, Natureza e as relações de produção no Campo’, será realizado de 27 a 30 de janeiro de 2010, o I Colóquio de Geografia Agrária do Cariri. O evento é uma promoção do Grupo de Estudos e Pesquisas em Geografia Agrária – GEA, que desde 2001 reflete sobre o espaço agrário, com enfoque nos debates sobre território Espaço e movimentos sociais e as diversas temáticas referentes à questão agrária. O GEA é composto por pesquisadores e discentes do Departamento de Geociências da Universidade Regional do Cariri (URCAP) e desenvolve desde sua criação atividades de leituras sistematizadas, pesquisas e atividades de extensão. O grupo tem como linhas de pesquisa, sociedade, ensino, gênero e reforma agrária. O encontro visa promover um espaço de debates e reflexões sobre: A questão Agrária, resistência e exploração; Relações Campo-Cidade; Educação do Campo; teorias e métodos da Geografia Agrária; Cultura, Gênero; sexualidade e Impactos Ambientais no Campo.

Especialização em Paleontologia e Geologia Histórica será iniciada em março

Será iniciado no dia 1º de março, por meio da Universidade Federal do Ceará (UFC) e colaboração da Universidade Regional do Cariri (URCA), com patrocínio da Funcap, o Curso de Especialização em Paleontologia e Geologia Histórica. O curso será destinado a licenciados e bacharéis em Geologia, Geografia, Biologia, História e áreas afins e terá a coordenação dos docentes Dr. José de Araújo Nogueira Neto (UFC-Pici) e Dra. Maria Helena Hessel (UFC-Cariri). Objetivo principal é promover o treinamento de profissionais em nível de pós-graduação latu sensu no aprofundamento teórico e na atualização em Paleontologia e áreas geológicas afins. A formação é um instrumento básico para a promoção de pesquisas, a melhoria de ensino e a divulgação científica, qualificando profissionais para desenvolverem atividades relacionadas à Geopaleontologia da Bacia do Araripe e de bacias interiores do nordeste brasileiro. Serão destinadas quatro linhas de conhecimento, cada uma com 10 vagas, incluindo as especialidades em Vertebrados, Invertebrados, Paleobotânica e História e Divulgação da Paleontologia. A especialização terá duração de um ano. Todas as disciplinas serão lecionadas no Campus Cariri da UFC, em Juazeiro do Norte. As inscrições poder ser feitas de 08 a 17 de fevereiro, das 8 horas ao meio-dia e das 14 horas às 17 horas. O resultado da seleção será no dia 24 de fevereiro, com confirmação via e-mail aos candidatos. Nesta ocasião todos os candidatos com inscrição aprovada receberão as informações para efetuarem a matrícula; os candidatos selecionados que não efetuarem a matrícula no período previsto perdem a vaga, sendo então convocados candidatos suplentes por ordem de classificação. Mais informações pelo fone 9960 6354.

I Turma de Especialização em Educação Ambiental terá aula inaugural, em Milagres

Será realizada nos dias 22, 23 e 24 de janeiro de 2010, respectivamente sexta – feira (à noite), sábado (manhã e tarde) e domingo (manhã e tarde) a aula inaugural do Curso de Especialização em Educação Ambiental, no município de Milagres. O curso tem como objetivo desenvolver, aprofundar, reciclar, aprimorar conhecimentos adquiridos na graduação e oferecer qualificação especializada. Também despertar o interesse de técnicos e profissionais ligados ao setor do meio ambiente que atuam nas áreas de Biologia e ciências afins, pelo conhecimento dos ambientes físicos e biológicos do aproveitamento dos recursos renováveis e não-renováveis, e suas implicações sócio-econômica locais. Neste contexto, pretende-se formar recursos humanos com uma visão sistêmica ampla e aprofundada sobre a problemática ambiental e humana, relacionada às peculiaridades da biodiversidade dos ecossistemas da região, especialmente do Cariri.

Contato:
Assessoria de Comunicação
Universidade Regional do Cariri - URCA
(88) 3102-1212 ramal 2617
www.urca.br
Crato, 21 janeiro de 2010.

SANTANA DEBOCHA DAS CANDIDATURAS DE PINHEIRO E CARTAXO PARA VICE DE CID


O prefeito de Juazeiro do Norte, Manoel Santana, é um petista diferente. Enquanto o PT é um ardoroso crítico das privatizações, Santana está privatizando tudo no Município que administra. Zangado em sua forma de fazer política, Santana quando é contrariado não esconde sua irritação. Não é à toa que bateu boca com artistas e até mandou prender um deles. O estilo Santana é único no PT do Ceará. No seu governo, a secretária de Infraestrutura, Fátima Bandeira, é considerada imexível. Forte, manda e desmanda na administração de Juazeiro do Norte. Santana não ganha uma queda de braço. A vontade de Fátima Bandeira é lei. Ninguém ousa desafiá-la nem mesmo o prefeito eleito pelo povo juazeirense.

Estranhamente, Santana que governa pelo twitter usou esse seu canal de comunicação hoje para bater nas pretensões políticas do marido da sua supersecretária Fátima Bandeira, o secretário das Cidades, Joaquim Cartaxo. O prefeito de Juazeiro defendeu a tese de que o vice do governador Cid Gomes a ser indicado pelo PT seja um nome do Cariri.Sugeriu dois nomes: o secretário de Desenvolvimento Agrário, Camilo Santana, e o secretário de Desenvolvimento Industrial, Ivan Bezerra. Não satisfeito em apresentar essas duas alternativas para vice de Cid, o prefeito Santana ironizou as pretensões políticas de dois petistas influentes no partido. O atual vice Professor Francisco Pinheiro e o secretário Joaquim Cartaxo. Sobre o desejo deles, Santana debochou: " Já no PT alguns companheiros defendem o nome de Joaquim Cartaxo e Prof Pinheiro. Durma-se com um barulho desses". O ataque de Santana a pré-candidatura de Joaquim Cartaxo é um duro golpe nos sonhos políticos de sua mulher, Fátima Bandeira. A proposta que estava sendo preparada visada convencer Santana a defender o nome de Cartaxo junto a Guimarães e internamente dentro do PT. Agora, depois de publicamente detonar a candidatura de Cartaxo fica complicado para Santana recuar e mudar de idéia. Mas, com o político Santana o impossível não existe.

Outra constatação da defesa feita por Santana da candidatura de Camilo Santana para vice de Cid é o esforço do prefeito de Juazeiro de se recompor com Camilo após demitir sua noiva da secretaria de Meio Ambiente pelo twitter. Camilo Santana também tem outra reclamação: o governador Cid Gomes firmou um acordo para que o prefeito de Juazeiro apoiasse sua candidatura a deputado estadual. O compromisso teria sido fechado segundo Cid, mas o prefeito Santana anuncia o apoio a candidatura de seu secretário de Educação, Ricardo Lima. O confronto dentro do PT e com o Governo Cid têm sido marcas da administração Manoel Santana em Juazeiro do Norte.

Fonte: Donizete Arruda/Ceará Agora
Via Blog "O Lagoense" - Rede Blogs do Cariri

Foto Ilustrativa: Beto Fernandes

A POÉTICA DOS DESENHOS DE WILSON BERNARDO...


A SABEDORIA DE MONGE LATINO.
Elefante não é paciente!
Elefante é pesado.

Wilson Bernardo(Desenho & Poema)

Edições Anteriores:

Maio ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31