xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 16/01/2010 | Blog do Crato
.

VÍDEO - CONVERSA FRANCA - O DESCASO NO CRATO - Dihelson Mendonça ( 30-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

16 janeiro 2010

Sucesso no lançamento do livro de Irmã Edeltraut



A sociedade caririense lotou o auditório climatizado do Hospital e Maternidade São Vicente de Paulo para a solenidade, sábado à noite, de lançamento do livro “Um pouco de perfume”. Cerca de quatrocentas pessoas prestigiaram o evento. A mesa principal foi formada pelos deputados Manoel Salviano e Vasquez Landim, empresário Tadeu Alencar, José Leite, (prefeito de Barbalha), Emerson Monteiro (editor/coordenador do livro), Irmã Rosa Lira ( diretora do Hospital São Vicente de Paulo), pároco de Barbalha (padre Renato Simoneto) representante de Dom Fernando Panico (Armando Lopes Rafael), ex-prefeito Rommel Feijó, presidente da Câmara de Vereadores e a homenageada, Irmã Edeltraut Lerch.
O evento foi iniciado com a apresentação do Coral de Barbalha, seguido da exibição de um vídeo com o retrospecto da vida de Irmã Edeltraut. Usaram da palavra: Irmã Rosa Lira, ex-prefeito João Hilário, escritor Napoleão Tavares Neves, prefeito José Leite e Irmã Edeltraut.
Durante a solenidade houve reunião extraordinária da Câmara de Vereadores de Barbalha para outorgar a Medalha do Mérito Legislativo Monsenhor Murilo de Sá Barreto à Irmã Edeltraut. O encerramento ocorreu após a execução - pela Banda de Música Municipal - do Hino de Barbalha, seguindo-se sessão de autógrafos em meio a um coquetel.

Postado por Armando Lopes Rafael

Coluna CARIRI, de Tarso Araujo (O POVO, 17-01-2010)




A IMPORTÂNCIA DE CRATO
A “Cidade de Frei Carlos”, a “Princesa do Cariri” (antigo “Município Modelo do Ceará” dos anos 60) continua sendo uma cidade com expressiva importância regional no sul-cearense. Considerado o pólo histórico e cultural do Cariri, Crato tem enorme potencial na área do turismo ecológico, pois detém exuberante paisagem natural proveniente da chapada que a circunda, com suas trilhas ecológicas, fontes de água naturais, cascatas, flora e fauna. Um paraíso a ser explorado, incluindo a pesquisa de plantas medicinais abundantes na Floresta Nacional do Araripe. Aliás, constava nos planos do ex-reitor André Herzog a criação – na Urca – de um curso de Farmácia para explorar esse potencial...

IMENSO POTENCIAL
Os órgãos públicos ainda não despertaram para a potencialidade do turismo ecológico na Chapada do Araripe. Mas, profissionais do sul do país já começam a prospectar essa área. É o caso de Paulo Boute, ornitólogo e guia turístico, que vem trazendo grupos de observadores da Europa e do sul-sudeste do Brasil para conhecer as aves, flora e fauna da Floresta Nacional do Araripe. Paulo Boute mantém um site (www.boute-xpeditions.com/). Ele vem frequentemente a Crato trazendo turistas e pesquisadores.

NORDESTÃO DE LITURGIA
Prossegue até a próxima sexta-feira, 22, no Centro de Expansão Dom Vicente Matos, da diocese de Crato, o 15º Nordestão de Liturgia. Trata-se de um evento anual congregando em torno de cem sacerdotes, oriundos de todos os estados nordestinos, com objetivo de estudar e debater a liturgia católica, adaptando-a à cultura e aos tempos atuais, nas regiões Norte e Nordeste do Brasil. O Nordestão de Liturgia foi criado por dom Fernando Panico em 1994, quando ele era bispo de Oeiras-Floriano, no Piauí.

“AS QUATRO SERGIPANAS”
O livro “As quatro sergipanas”, do falecido monsenhor Francisco Holanda Montenegro, publicado em 1996 (a edição está esgotada), poderá ter uma segunda impressão. Um sergipano residente em Mato Grosso, Luiz Antônio da Silveira Abreu – próximo presidente da Associação Brasileira das Imprensas Oficiais – virá a Crato no final do mês tratar da publicação da nova edição deste livro. Jurandy Temóteo está organizando esse encontro. “As quatro sergipanas” é fruto da paciência e pesquisas de monsenhor Montenegro e redescobre as raízes mais longínquas dos clãs que colonizaram o Vale do Cariri, no início do século 18.

CINQUENTENÁRIO
A diocese de Crato vai relembrar no próximo dia 10 de fevereiro, os cinquenta anos de morte de dom Francisco de Assis Pires, segundo bispo de Crato. Natural de Salvador, Bahia, dom Francisco foi um dos grandes benfeitores do sul do Ceará. Deve-se a ele, dentre tantas realizações materiais, a construção do primeiro hospital do Cariri – o São Francisco de Assis – onde havia lugar destinado à indigência, ou seja, aos doentes pobres; o Liceu de Artes e Ofício (hoje extinto) destinado à profissionalização da juventude masculina de baixa renda e o Patronato Padre Ibiapina, também extinto, (cujo prédio é ocupado hoje pela reitoria da Universidade Regional do Cariri) destinado à educação de moças pobres. Um grande homem!

EMPREENDEDORISMO
Mudar para melhor. Este é o convite que o Sebrae Cariri faz às micro e pequenas empresas do setor calçadista com o Projeto Agentes Locais de Inovação (ALI), numa parceria com a SECITECE & Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará, através da FUNCAP & Federação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Criado em 2008 de forma piloto, no Distrito Federal e Paraná, para aproximar os empresários de soluções práticas e inovadoras, o projeto pretende alcançar, somente no Cariri, 150 empreendimentos até 2011.

CURTAS
– As ações do BicBanco, fundado em 1938 em Juazeiro do Norte, cujo controle pertence à família Bezerra de Menezes, estão entre as mais rentáveis entre os bancos listados em bolsa da América Latina e Estados Unidos, com alta de 535,7%. É o “capitalismo selvagem caririense” administrado com competência pelos irmãos gêmeos Humberto e Adauto Bezerra.
–Está em gestação – no Departamento Jurídico da Prefeitura de Crato – um projeto de lei extremamente duro em relação às construções nos bairros Lameiro, Grangeiro, Belmonte e imediações do sopé da Chapada do Araripe. A idéia central da norma é limitar as construções – naquelas áreas – a vinte por cento do terreno. O restante será destinado à conservação da área verde.
– Duas obras públicas ora em construção em Crato prosseguem em ritmo acelerado: Centro de Convenções do Cariri, do governo do Estado e o bloco de Ciências Agrárias do Campus Cariri-UFC.
– Instalado há apenas quatro anos, o Campus da UFC-Cariri já funciona com seis cursos de graduação. E para os próximos meses estão previstos a instalação de mais sete cursos: Engenharia Agrícola e Ambiental, Agronegócio, Sistema de Informação, Ciências da Computação, Engenharia Mecânica, Produção Joalheira e Gestão Ambiental.
– Será iniciada em breve a construção da nova Capela do Santíssimo da catedral de Crato. O Cura da Sé, padre Edmilson Neves, vai aproveitar os tijolos do piso que existia naquele templo no início do século 20 e que foram recuperados quando da instalação, em 2008, do novo piso daquela igreja.
– Paulo Nertand Cartaxo Esmeraldo, sócio-fundador, da Academia Cearense de Farmácia (ocupa a cadeira nº. 39) vem de receber o diploma de Acadêmico Emérito e o medalhão daquela instituição.




IGREJA DA SÉ:A SEMACE É CONIVENTE COM A INQUISIÇÃO DO PADRE...-Por Wilson Bernardo.

Derrubaram,arrancaram e castraram as árvores,da mesma forma em que a IGREJA manipula A homossexualidade ENVIADA POR Deus NA sabedoria do corpo sexualizado pela divergência da alma GOZADA...


O MARTELO DAS BRUXAS...
Santo,Santo é o teu nome!
Roma Lacuta,causa finita,
e o homem tem a cura que o sexo
não imputa o prazer seguro.
Igreja
poder
dogmas e fé
ratio lacuta,causa finita.
Bruxas
satanismo
inquisidores e curas sem verdades.
Mulheres que não dormem com homens
mulheres Maleficarum na cama de Satã
Demoníacos acendedores de fogueiras
Igreja
Senhores da lenha
cruzadas da Impertinência
perdão
clemencia
e o grande Juiz não se previne entre o prazer
e o HIV.
A misericordia de Deus não impede
Sabat
Fé e ordem
prazer,razão,sensualidade,inferioridade
apetite carnal na cama do homem
do bem e do mal.
Inquisidores, Apetite carnal na cama do homem
do bem e do mal.
Inquisidores da virtude espiritual
Bodin

Cristo
Remy
calvino
Richelieu,Koyré,Montaigne, Inocêncio
Tudo é possivel.
Scintia lacuta,causa Finita.
Wilson Bernardo(Texo $ Fotografia)

Contra o machismo e para os machistas! - Parte 2


Dando sequência ao texto postado hoje pela Janinha, só quero alertar para os perigos do Machismo e do Feminismo também. Bom seria uma sociedade igualitária, com direitos para todos. O Feminismo também tem lá seus percalços...a eterna queda de braço entre homens e "mulheres".

Dihelson Mendonça

Previsão do Tempo para Domingo, Dia 17 de janeiro de 2010

"Relâmpagos no Nascente. Céu estrelado por enquanto."

Os mais velhos sabem o que isso significa: Chuva!

Fotos do Crato - Dihelson Mendonça

E agora, uma seção que agrada a muita gente. Quantas vezes eu encontro leitores do Blog do Crato que me pedem para postar fotos da nossa cidade...e tanta gente que mora longe também quer matar as saudades. Então, dedicado a essas pessoas, algumas fotos comuns que eu fiz recentemente:

Dsc03185

Acima: Igreja São Vicente Ferrer

Dsc03326

Acima: Na esquina da Praça Siqueira Campos com a Rua Dr. Miguel Limaverde

Image1

Acima: Praça Siqueira Campos. Vê-se o antigo Cine Cassino e o famoso Café Crato

Image5

Acima: O Relógio Mundial que existe na Praça Siqueira Campos. Marca a hora de algum lugfar do mundo corretamente, menos a do Crato. Nunca Prestou e nunca foi consertado.

Foto do Parque Municipal 2008

Acima: Foto da Praça da Quadra Bicentenário

Dsc03509

Acima: Rua Bárbara de Alencar. Vê-se o prédio do Banco do Brasil ao fundo.

Image6

Acima: Rua Dr. Miguel Limaverde

Fotos: Dihelson Mendonça

AVISO: É proibido o salvamento, reprodução e qualquer outro uso sem a autorização expressa do autor. Os infratores serão punidos até as últimas consequências na forma da lei de Direitos Autorais e Propriedade Intelectual.

Hotel Municipal do Juazeiro será vendido. Licitação acontece Segunda-Feira

Acontece nessa segunda-feira, dia 18, a partir das 9 horas da manhã, na sede do setor de licitação da prefeitura, a entrega das cartas propostas do processo de compra do Hotel Municipal de Juazeiro do Norte. O processo, em andamento a mais de trinta dias, deve atrair empresários do ramo de hotelaria interessados na grande demanda de hospedes, já que, Juazeiro recebe um grande número de turistas todos os anos. O prefeito Dr. Santana, espera uma grande participação de empresários da região. “Essa é uma concorrência pública e, o mais importante, sem qualquer favorecimento a qualquer que seja o grupo empresarial. Por isso, espero que tenhamos muitos concorrentes”, disse Dr. Santana. As cartas propostas podem ser entregues até o momento da abertura. A chefia da licitação informa que para maiores informações os interessados podem procurar o setor da licitação e falar com Aline Alencar ou Ronaldo Simões.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Juazeiro
Via Revista do Beto Fernandes

Presidente da Nicarágua diz que Estados Unidos estão se aproveitando do Caos no Haiti


Controle militar

Para o presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, os Estados Unidos estão se aproveitando do caos instalado no Haiti para instalar tropas no país caribenho. Para ele, o controle do aeroporto faz parte desse processo. Depois de anunciar ajuda ao Haiti, com o envio de equipes de resgate e mantimentos, Ortega ressaltou que "preocupa que os Estados Unidos está fazendo a ajuda humanitária ser acompanhada pelo seu Exército."

Segundo o presidente da Nicarágua, costumaz crítico dos americanos, mais de 5.500 soldados americanos armados já entraram no Haiti, e disse que eles "estão manipulando um drama para instalar tropas ao Haiti e tomaram o controle militar do aeroporto de Porto Príncipe, o que é preocupante."

Fonte: Folha OnLine

Saques no Haiti se tornam violentos, diz testemunha

A Verdadeira Natureza Humana

Nota do Editor: Está provado que o Homem, quando não lhe pesa a força da repressão da Lei, da polícia, e da impossibilidade de se aplicar o castigo, volta ao seu estágio mais primitivo. Esquece a civilização, esquece a fraternidade, e esquece de usar até a Razão. Há muitos exemplos para provar que o homem não evolui praticamente nada nesse âmbito em 5.000 anos de existência aqui na terra. Outro dia eu presenciei um caminhão tombar numa rodovia e os passantes pararam para saquear a carga, ao invés de tentar ajudar os possíveis mortos e feridos. Essa é a verdadeira natureza humana. Um ser irracional, que pouco difere de outros animais na luta pela sobrevivência. Retire-lhe o alimento, e as condições básicas de sobrevivência, e ele esquece todas as lições e o comportamento civilizado. Não estou condenando os pobres haitianos, que precisam de ajuda humanitária. Estou apenas demonstrando mais uma vez a verdadeira natureza humana, cujos exemplos podem ser vistos em toda a superfície do Planeta. Mas sábiamente, já apontou Freud para esse tipo de comportamento há hum século atrás. ( D. Mendonça ).

Saques no Haiti se tornam violentos, diz testemunha

Porto Príncipe, capital do Haiti, começou a vivenciar as primeiras demonstrações de violência neste sábado, com saques cada vez mais frequentes diante da escassez de água e alimentos após o terremoto que devastou o país, na terça-feira (12). Com a dificuldade logística para entregar a ajuda humanitária aos atingidos pelo terremoto, eles estão elevando os saques e, agora, há demonstrações de violência. Para membros da ONU no Haiti, a violência aumentará caso a ajuda humanitária não chegue logo nas mãos dos moradores de Porto Príncipe. Porém, ressaltam que "por enquanto" a lei e a ordem estão sob controle, embora haja exceções.

Segundo um fotógrafo da agência de notícias Reuters, homens com pedras, facas e martelos disputavam camisetas, sacolas, brinquedos e quaisquer outros itens que pudessem pegar em casas e lojas destruídas. Segundo ele, a polícia que lá estava antes não era mais vista em parte alguma.

Em outra ação, centenas de pessoas saquearam uma área repleta de armazéns comerciais atingidos pelo terremoto que se localiza no centro de Porto Príncipe. Diante da presença de membros da ONU e da polícia, que não intervieram em nenhum momento, a multidão se limitava a esperar que os agentes passassem para voltar a se embrenhar entre os escombros e retirar os produtos armazenados ainda aproveitáveis. Pelo menos cinco pessoas foram até a polícia para denunciar que grupos de assaltantes, alguns armados com paus, tinham roubado seus pertences, aproveitando a confusão do momento.

Também no centro de Porto Príncipe, a polícia resolveu agir contra saqueadores. Ela atirou para o ar, empurrou pessoas para o chão e eventualmente chutavam os que eram detidos. Em outra região da cidade, as pessoas disputaram a tapa carregamentos e água e comida lançados de helicópteros americanos.

Tragédia

O terremoto aconteceu às 16h53 desta terça-feira (19h53 no horário de Brasília) e teve epicentro a 15 quilômetros de Porto Príncipe, a capital do país. Ainda não há um dado preciso sobre o número de mortos. A Organização Pan-americana de Saúde, ligada à ONU, diz que pode ter morrido cerca de 100 mil pessoas. Já o Cruz Vermelha estima o número de mortos entre 45 mil e 50 mil. Nesta sexta-feira, governo do Haiti afirmou estimar em 140 mil o total de vítimas. O ministro da Defesa, Nelson Jobim, elevou na sexta-feira para 17 o número de brasileiros mortos no país --14 militares e mais três civis, entre eles a médica Zilda Arns e o chefe-adjunto civil da missão da ONU no Haiti, Luiz Carlos da Costa.

da Folha Online
Foto: Uol - Haiti

O sentido da vida - Por Emerson Monteiro


“Se a terra gira em torno do sol ou se o sol gira em torno da terra é uma questão de profunda indiferença.” “Por outro lado”, ele continua: - Vejo muitas pessoas morrerem porque julgam que a vida não é digna de ser vivida. Vejo outros, paradoxalmente, sendo mortos por ideias ou ilusões que lhes dão uma razão para viver – razões para viver são também excelentes razões para morrer. Concluo, portanto, que o sentido da vida é a mais urgente das questões.” (Albert Camus, in O mito de Sísifo).

Há dias claros como a luz das salas de cirurgia, quando a esperança corre solta por um fio brilhante de bisturi, aos olhos vesgos dos especialistas de armas em punho e sorrisos clínicos encobertos por baixo das máscaras brancas da matemática oficial da vida. Noutros, o barco emperra areia da margem cinzenta das várzeas sem chuva no sertão, paisagens vazias dos córregos cheios de antes, na flor das alvoradas. Os amigos em festas circulares chegam de repente e denotam cordialidade. Música das almas. Cheiro bom de terra molhada. O vento do estio nas telhas encharcadas de renovos. Portas fiéis. Nuvens...

Depois disso tudo, toca o telefone e o assunto mistura o que se pretende contar... E deixar de lado o desejo incontido de encaminhar um tema no papel, passar a quem lê o que se transcreve do lado de cá do universo, bem próximo dos maiores extremos. Sentido impõe condições acima de outros aspectos perdidos na ilusão dos sentidos. Um marco único. Duas extremidades do trilho suave da noite das espécies, que fermentam sede monumental do perfeito, uns céus quase dentro das mãos que escapolem por entre os dedos, contas de vidro corrosivo, convergências toscas do sonho imortal da eterna felicidade.

Ainda que encharcados de euforia, leve sopro de brisa desmistifica a fome gritante de verdades perene nesta fase do tempo. Contudo os pássaros cantam; o verde reverbera; o Sol gira no próprio eixo; a Lua surge metálica nos finais das tardes, no poente; as crianças riem na algazarra mais simples e irreverente; as flores; os mananciais; os tetos manchados de rotos sinais, notas musicais, silêncios longos; momentos da alma que geme de dor, amor, espera. As pulsações em passos lentos percorrem o espaço; qualquer névoa tinge de fulgor o espelho das memórias adormecidas. Jamais como antes espectros perfurarão o vazio do sentimento. Novas notícias alimentaram o frêmito do coração e pediram (imploraram) esclarecimentos dos próximos passos a seguir. Sonhos em elaboração nas florestas do mistério. Só isto, pronto.

Por: Emerson Monteiro

PROFISSÃO: AMOR SEM LIMITES - Por Vicente Almeida

Certa vez, uma mulher foi renovar sua carteira de motorista. Pediram-lhe para informar qual era sua profissão. Ela hesitou, sem saber como se classificar.

- “O que pergunto é se tem algum trabalho”, insistiu o funcionário.
- “Claro que tenho um trabalho” exclamou ela. “sou mãe!”.

- “Nós não consideramos mãe um trabalho. Vou colocar “dona de casa”, disse o funcionário friamente.

Não voltei a lembrar-me desta história até o dia em que me encontrei em uma situação idêntica.

A pessoa que me atendeu era obviamente uma funcionária de carreira, segura, eficiente, dona de um título sonante.

Quando chegou a minha vez, ela perguntou secamente:
- “Qual é sua ocupação?

Não sei o que me fez dizer isto. As palavras simplesmente saltaram-me da boca para fora: “Sou Doutora em Desenvolvimento Infantil e em Relações Humanas”.

A funcionária fez uma pausa, a caneta de tinta permanente a apontar para o ar, e olhou-me como quem diz que não ouviu bem. Eu repeti pausadamente, enfatizando as palavras mais significativas. Então reparei, maravilhada, como ela ia escrevendo, com tinta preta, no questionário oficial.

- “Posso perguntar ”disse-me ela com novo interesse" “o que faz exatamente?”.

Calmamente, sem qualquer traço de agitação na voz, ouvi-me responder: “Desenvolvo um programa a longo prazo (qualquer mãe faz isso), em laboratório e no campo experimental(normalmente eu teria dito dentro e fora de casa). Sou responsável por uma equipe(minha família), e já recebi quatro projetos(todas meninas). Trabalho em regime de dedicação exclusiva(alguma mulher discorda?). O grau de exigência é a nível de 14 horas por dia(para não dizer 24)”.

Houve um crescente tom de respeito na voz da funcionária, que acabou de preencher o formulário, se levantou, e pessoalmente abriu-me a porta.

Quando
cheguei em casa, com o título da minha carreira erguido, fui recebida pela minha equipe: uma com 13 anos, outra com 7 e outra com 3.

Do andar de cima, pude ouvir meu novo experimento: – um bebê de seis meses – testando uma nova tonalidade de voz.

Senti-me triunfante!
Maternidade... Que carreira gloriosa! Assim, as avós deviam ser chamadas: Doutora-Sênior em Desenvolvimento Infantil e em Relações Humanas, as bisavós Doutora-Executiva-Sênior em Desenvolvimento Infantil e em Relações Humanas e as tias Doutora-Assistente.

********************************************************************

Esta história, é de dominio público, e faço aqui sua postagem em homenagem carinhosa a todas as mulheres, mães, esposas, amigas, companheiras, doutoras na arte de fazer a vida melhor, tudo renunciado por amor sem limites, aqueles que Deus colocou em suas mãos, inclusive aquelas, cuja provação neste momento, é imensamente dolorosa em função da grande catástrofe que assola o Haiti.
16/01/2010

Segunda Chamada...

Convite...


Futebol - Atualização - Amilton Silva - Icasa Estréia Hoje

Icasa Estréia Hoje
O Icasa de Juazeiro do Norte estréia hoje, no Romeirão, na segunda divisão do cearense de 2010, diante da equipe do Arsenal.Depois de uma das piores atuações em um campeonato cearense, o Icasa amargou a queda para segunda divisão no ano passado, e em 2010, luta para voltar a elite do nosso futebol em 2011.O Alviverde manteve a base que disputou e classificou-se para segunda divisão do Brasileiro deste ano, fazendo poucas contratações. A terceira maior torcida do interior cearense torce pela volta do verdão este ano ainda. Outras partidas marcam a primeira rodada da segundona neste sábado, Maracanã X Caucaia, Tiradentes X Tauá, domingo Aracati X São Benedito e Uniclinic X Novas Russas , fecham a rodada. Já pela primeira divisão do Cearense, duas partidas marcam o inicio da segunda divisão neste sábado (16), Boa Viagem X Ferroviario e Itapipoca X Horizonte, amanhã dia 17 , quatro partidas fecham a rodada: No Romeirão em Juazeiro, o Crato enfrenta o Fortaleza, Ceara X Guarani de Juazeiro, Maranguape X Quixada e Limoeiro X Guarany de Sobral, esta partida sera realizada com portões fechados, em virtudes dos laudos enviados pelo o admistrador do estádio Bandeirão, não terem chegados a tempo na Federação Cearense, os times pequenos que têm como maior receita, as rendas do Futebol estão sendo prejudicadas por essas atitudes de pessoas ligadas ao futebol. A equipe do Crato que iria iniciar o jogo contra o Fortaleza no Mirandão em Crato, perdeu o mando de campo, e vai atuar sua segunda partida fora dos seus domínios, o que é estranho é que esta punição era pra ser diante do Guarani de Juazeiro na primeira partida do Cearense , e só agora foi aplicada a punição. O Azulão do Cariri irá atuar pela primeira vez diante de sua torcida na terça feira dia 19, contra o Itapipoca, no Mirandão, dependendo do resultado diante do Fortaleza , poderemos ter um grande numero de torcedores na nossa praça de esportes.
Campeonato Carioca

Contando desta feita com 16 equipes, divididas em dois grupos de 8 , começa hojem (16), o campeonato Carioca 2010.
Bangu X Boa Vista, Olaria X Volta Redonda, Madureira X América, Vasco X Tigre e Macaé X Botafogo, amanha : Flamengo X Duque de Caxias, Friburguense x Resende e Americano X Fluminense completam a rodada.
GRUPO A é formando pelos seguintes times: FLAMENGO, FLUMINENSE, DUQUE DE CAXIAS, BOA VISTA, VOLTA REDONDA,OLARIA, BANGU e AMERICANO.

GRUPO B: VASCO, BOTAFOGO, RESENDE, MACAÉ,FRIBURGUENSE, MADUREIRA, AMÉRICA e TIGRES

Campeonato Paulista 2010.

Vinte equipes começam hoje a luta pelo paulistao de 2010 , rodada completa

*
16:00
Bragantino x Oeste

*
16:00
Rio Claro x Botafogo-SP

*
17:00
Palmeiras x Mogi Mirim

*
19:30
Ituano x Mirassol

*
19:30
Ponte Preta x Santo André

Dom, 17/01/2010

*
11:00
Sertãozinho x Barueri

*
17:00
São Paulo x Portuguesa

*
17:00
Monte Azul x Corinthians

*
19:30
Rio Branco-SP x Santos

*
19:30
São Caetano x Paulista


Palmilhando: Pedro da Cunha e Menezes


Terminei esses dias uma caminhada pela costa de Portugal, da Foz do Tejo ao Estuário do Sado, ao longo da Península de Setúbal. Foram 180 quilômetros (112 sem computar repetições), percorridos em 41 horas ao longo de 16 dias. O trajeto, que se encontra sinalizado em alguns trechos, é parte da E-9, trilha de cinco mil quilômetros projetada para acompanhar o litoral europeu desde o sul português até o norte da Estônia (Vide minha coluna Cortando Portugal em Postas, publicada aqui em O Eco em 3 de novembro de 2008).

Foi puro prazer. Apesar de estar no quintal de Lisboa, na maioria dos dias gozei de privacidade quase absoluta e pude apreciar paisagens deslumbrantes. Caminhei sob sobreiros, salgueiros, pinhais mansos e bravos. Pisei grandes trechos de dunas litorâneas cobertas de vegetação rasteira. Senti na pele a& secura do verão, estação em que também me deleitei com um crepúsculo que dura mais de hora e meia. Para alguém nascido e criado nos trópicos como eu, trata-se de um prazer difícil de explicar a quem não conhece como é bom ter acesso às luzes e cores mágicas de um fim de tarde que parece não querer terminar nunca. Me encantei com as mil flores da primavera mediterrânea, me esbaldei nas águas geladas do Atlântico e da Lagoa da Albufeira. Em trechos sem sinalização alguma, naveguei em busca do caminho certo, tiritando no ar gelado do inverno ibérico. Viajei no tempo ao cruzar com quixotescos moinhos de vento, ruínas centenárias, igrejas medievais e castelos milenares. Me empanturrei dos frutos silvestres que pejavam os medronheiros no outono. Perambulei em meio aos bem arrumados corredores de parreiras em flor. Admirei o vôo das gaivotas e as corridas furtivas das raposas da Serra do Risco. Me encantei com as falésias do Parque Natural da Arrábida que, por isso mesmo, é candidata a Patrimônio Mundial da Humanidade.

Por fim pasmei com o Tejo. Dobrei a foz do rio em um fim de tarde ilumidado. Como é belo! E, no entanto, hoje poucos lisboetas conhecem esse ângulo de sua terra, cuja visão só é posssível a bordo de um barco ou no leito de uma trilha. Naquele momento entendi o real significado da palavra saudade para os navegantes portugueses que partiam de sua terra em viagem de descoberta do Novo Mundo, nos séculos XV e XVI.

Fonte: Texto e Fotografia da Lagoa da Albufeira de Pedro da Cunha e Menezes em O ECO http://www.oeco.com.br/blog-palmilhando
Comentário da postagem: Em Outubro/ 2006 foi aprovada a proposta de consolidação do GEOPARK ARARIPE na 2a Conferencia Global do Geoaprks, em Belfast, na Irlanda, por conta do que temos de mais impressivo na Chapada do Araripe: patrimonio geológico e paleontologico e, paisagem. 3 anos passados e na foi consolidado: Não existe um único roteiro de visitação organizada, nenhuma trilha demarcada, nenhum apoio aos visitantes. E toda vez que se toca neste assunto é um trauma, com acusações mil parte a parte.
Postado por José Sales

Prefeito Samuel Araripe concede primeira entrevista do Ano ao Blog do Crato

Olá, Amigos do Blog do Crato,

Temos o prazer de trazer a primeira entrevista do ano do Prefeito do Crato Samuel Araripe concedida ao Blog do Crato. Nela, o prefeito faz um balanço sobre 2009, os projetos para 2010, a sua carreira política, e o andamento dos projetos: Saneamento do Crato, Centro de Convenções, Encosta do Seminário, Calçamento, Perspectiva de Inverno, Secretariado, e sua recente premiação no Recife.

Clique no player abaixo para ouvir a entrevista.
Atenção: Para evitar ouvir 2 sons ao mesmo tempo, pare antes o player da Rádio Chapada do Araripe na entrada do Blog, canto superior direito:





Reportagem e Foto: Dihelson Mendonça

Re-escrevendo a História: Seu Mozin II Cachaçada-Por César Mozin



Joaquim Mousinho de Oliveira nome do meu inesquecível pai, essa homenagem vem de encontros re-escrevendo nosso relacionamento quando pré-adolescente e adolescente no Crato.
Enquanto aqui em São Paulo atendo nas psicoterapias individuais e familiares, adolescentes que não respeitam seus pais, confesso que o meu veio Mozin mesmo depois de ter ido pro céu há vários anos é e sempre será o meu maior ídolo, só para vocês terem idéia não tem Senna, Pele, todos os kennedys juntos, maior que seu Mosin, meu eterno veio do Cachimbão só Jesus Cristo. A pedido do nosso velho amigo de infância Negretido vou contar para todos vocês uma outra passagem inolvidável nomeada, apelidada pelos amigos do meu pai e de todos da Vila como a Cachaçada. No final dos anos 70, um dia de sábado pela amanhã o meu tio Zezim, mais conhecido como Zezim da burra, foi tomar café lá em casa e como sempre a minha mãe D. Nair caprichou no café, pois o compadre Zezim veio tomar café com agente. Após o café o meu tio falou para o meu pai: amanhã cedo vou passa o dia no lopi, você vem comigo; claro que vou. Então amanhã cedo lá em casa, meu tio saiu e meu pai me chamou e ordenou Cesinha vá lá em Ivanildo e traga uma Pitu, uma Serra Grande e uma Kariri. Tentei ir junto, mais o Cachimbão dessa vez não deixou.
O lopi ou lopes não lembro bem, é um sitio do Dr. Luis De Borba Maranhão, que todos nos da Vila já tínhamos tido o prazer de visitar e tomar banho naquele cachoeira maravilhosa. Tio Zezim casado com a tia Graziela, era na época o braço direito do Dr. Luís para assuntos aleatórios. Claro que a viagem era na Fubica veia do meu tio que sempre ele estava pintando, mas era do tempo do ronca.
Bem, lá foram os dois passar o domingão no sítio de Dr. Luis.
Se não estou enganado foi a única vez que o tio não lotou a fubica e levou a Vila Silvestre inteira. No final da tarde, eles voltaram. Na ladeira do seu Joquinha já bem no comecim da descida o meu pai olho pro meu tio e falou: compadre que brincadeira é essa, ah, se fosse brincadeira, segura Mozin e reza a fubica ta sem freios. Meu pai falou que fechou os olhos e começou a rezar.Do nada a velocidade passou de uma fubica veia para um supersônico, Zzummmmmmmmmmm.
Bem, logo foram identificados pelos amigos, o boato chegou forte na rodinha de colegas meus que o carro do tio tinha perdido os freios, todos saímos correndo e ao chegarmos no posto de seu Antônio Almino, o responsável do posto falou-me rapaz teu pai e teu tio passaram aqui que nem um foguete. Continuamos correndo atrás da fubica. Bem confesso que estava morrendo de medo de chegar e encontrar a fubica só os pedaços e meu tio e o cachimbão mortos, mas os meninos estavam correndo muito e por não querer ficar para traz, aqueles pensamentos foram suprimidos pela necessidade de alcançá-los.
Chegamos no posto Texaço do seu Antônio Primo, e a informação é que passou o Zezim que nem uma bala, com tudo. Então pensei meu Deus meu tio não vai conseguir fazer a curva do Colégio Estadual, que durante o dia era o Grupo Escolar Francisco José de Brito onde eu cursei da 3ª Série ao 5º ano primário. E perna pra que ti quero.
Quando de repente ao chegamos na esquina, todos paramos e avistamos a fubica em cima da praça com todos os pneus estourados e dois bancos arrancados e o pé de coqueiro caído. Meu pai de pé encostado na fubica branco que nem um capucho de algodão e o meu tio debruçado na direção da fubica. Que alivio meu Deus, os dois estavam vivos. Eu e meu irmão Quincas (Joaquim Mousinho de Oliveira Filho) que foi para céu antes do combinado. Corremos, mais o Quincas foi mais rápido do que eu, pois minhas pernas estavam bambas, aproximou e disse: Bença pai, aí o cachimbão respondeu: isso é hora de pedi a bença, menino ainda estou com gosto de ..... Amargo na boca.Compadre vamo imbora. Vá na frente, vo logo. Bem da pracinha que fica na saída do Crato para Juazeiro, até em casa o Cachimbão não falou uma palavra, segurando na minha mão e na do Quinca. Chegou tomou um belo banho e armou sua rede e deitou-se.
Minha mãe estampava no rosto toda a alegria da família de vê-lo ileso, embora reclamando de dores nas costas, joelho e a mãos inchadas. O meu írmão Quincas foi avisar a tia Graciela que estava tudo bem com o tio Zezim e o nosso pai. O Cachimbão me chamou e pediu para sentar perto dele e falou vou lhe contar como foi: Quando o compadre falou segura e reza, eu pensei que nos iríamos morrer. Mas quando comecei a rezar me veio uma sensação de conforto, pois em vez de pensar que iríamos morrer na próxima esquina, comecei a agradecer as esquinas que passávamos; filho chegou uma hora lá no Joquinha que não consegui vê o chão. Agora sou sincero, Deus nos protegeu, mas o compadre fez a parte dele. Mesmo passado o sobressalto, cheguei a duvidar que o compadre conseguiria fazer a curva ali no Zé de brito sem bater ou vira a fubica.E ele falou segura Mozin vou jogar em cima da praça. Aí que eu me segurei mesmo. Quando abri os olhos a fubica estava parada onde vocês viram. Cachimbão que dito cabe aqui, apenas um, estamos vivos devido o nosso Fittipaldi, o cumpadre Zezim da Burra.
Cesinha, você sabe o significado do dito “dar com os burros nágua” mais ou menos, mas gosto que o senhor explique: DAR COM OS BURROS N'ÁGUA: A expressão surgiu no período do Brasil colonial, onde tropeiros que escoavam a produção de ouro, cacau e café, precisavam ir da região Sul à Sudeste sobre burros e mulas. O fato era que muitas vezes esses burros, devido à falta de estradas adequadas, passavam por caminhos muito difíceis e regiões alagadas, onde os burros morriam afogados. Daí em diante o termo passou a ser usado pra se referir a alguém que faz um grande esforço pra conseguir algum feito e não consegue ter sucesso naquilo. Que não foi nosso caso. Demos com a Fubica na Praça.
Artigo II/10-São Paulo 15/01/2010- www.Sosdrogasealcool.org

CRATO - Notícias para o dia 16 de Janeiro de 2010


Secretaria de Educação do Crato abre Semana Pedagógica na próxima segunda-feira

A Secretaria de Educação do Município do Crato realiza de 18 a 22 deste mês, a Semana Pedagógica 2010, envolvendo os professores da rede municipal de educação infantil e ensino fundamental. O evento terá abertura às 8 horas, com a presença do Secretário de Educação, Valentim Dantas, e será direcionado a mais de mil professores da rede de ensino do Crato. O evento contará no seu primeiro dia com a palestra da professora mestra em Educação, pela Universidade Federal do Ceará (UFC), do Curso de Pedagogia do Departamento de Educação da Universidade Regional do Cariri (URCA), Adriana Carvalho. Ela abordará o tema Filosofia e Educação. O evento marca o momento de retorno das atividades pedagógicas dos docentes, que estarão em salas de aulas no próximo dia 25. Nesse primeiro momento, a palestra será destinada a educação infantil. O professor mestre da URCA, Carlos Alberto Tolovi, proferirá palestra para professores do ensino fundamental, abordando o tema Educação como Elemento de Humanização.

Crato atua no combate à dengue com mutirão de limpeza nos terrenos baldios

A Secretaria de Saúde do Crato continua com o trabalho permanente de combate à dengue em todo o município. Os mutirões de limpeza estão sendo feitos, priorizando os bairros com maior índice de infestação do Aedes aegypti. De acordo com o balanço divulgado pelo setor de Endemias da Secretaria de Saúde, referente ao 4º Ciclo de combate à dengue, o índice médio de infestação no município é de 1,41%. No universo de 45 mil imóveis visitados foram encontrados 600 focos do mosquito da dengue. Os bairros que apresentam maior índice de infestação, repetidamente, são o Pinto Madeira, Seminário e Conjunto Novo Crato, além do Alto da Penha, Vila Guarani e Barro Branco. A Secretaria está priorizando neste momento o combate do Aedes aegypti no Pinto Madeira, com a limpeza de vários terrenos baldios na localidade. Do dia 30 de dezembro até 6 de janeiro, foram realizadas, através da parceria do setor de Endemias e Projeto Boa Noite, a capinação e retirada de depósitos inservíveis dos espaços desabitados. Foram percorridos 15 quarteirões, 29 terrenos baldios, sendo que foram eliminados 2.332 depósitos. E o trabalho continua no local. A Secretaria irá divulgar programação de novos mutirões de limpeza na área.

Fonte: Assessoria de Imprensa
Governo Municipal do Crato
Fone/Fax - (88) 3521.9960
Mais informações:

http://www.crato.ce.gov.br
http://www.prefeituramunicipaldocrato.blogspot.com

É amanhã!


Edições Anteriores:

Dezembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 30