xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 21/12/2009 | Blog do Crato
.

VÍDEO - ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Prefeito do Crato é escolhido um dos melhores prefeitos do Ceará pela PPE Eventos, em Fortaleza. ( 09-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

21 dezembro 2009

Professor Hariovaldo. Postado por Darlan Jr.


Você conhece o professor Hariovaldo? Não conhece ainda? Pois devia. Ele é um dos maiores defensores da Tradição, da Família e da Propriedade. Verdadeiro paladino da civilização cristã-ocidental. Quase todos os dias, nos brinda com suas análises justas e equilibradas. Eis um aperitivo, direto do Blog do professor Hariovaldo.

"15 Dezembro 2009

Plano de Governo: a volta da boa administração e o fim da ameaça comunista

Arquivado em: Eleições 2010 — Hariovaldo @ 6:39 am

A vitória é dos homens bons.

A vitória irrevogável de Serra no pleito vindouro de 2010 já brilha no horizonte dos homens bons da nação e o fim do governo da gentalha se aproxima velozmente trazendo esperança e alívio para todos aqueles que sofreram sob o cruel domínio bolchevista no Brasil.
As poucas vozes que não se calaram durante o regime do terror lullopetista comporão o panteão dos heróis da resistência, a legião de honra dos imaculados pela chaga petista. Bendito sejam Boris Casoy, William Waack, Carlos Sardenberg, Alexandrinho Garcia, dentre outros, os quais mantiveram acesa a chama da liberdade em meio às trevas comunistas; a vitória é também de todos eles.
Agora que a vitória está consolidada, é hora de nos atermos aos planos de reconstrução nacional em meio a uma terra arrasada pelo marxismo satânico. Prioritariamente, a boa governança dos dois quadriênios progressistas do mestre FHC deverá ser restaurada e o inchaço do estado será imediatamente atacado com a alienação das estatais ineficientes e deficitárias como a Petrobrás, a Previdência, os bancos públicos e outros. A política econômica suicida e irresponsável da era Lula será abandonada e com o auxílio dos conselheiros do FMI e Banco Mundial Míriam Leitão voltará a exibir seu lindo e meigo sorriso matinal, para alívio de todos os homens de bem.
A política exterior nefasta do usurpador petista será descartada e esquecida no Itamaraty com a recondução do grande diplomata Celso Lafer que dirigirá as relações internacionais com soberania e dignidade, bem ao contrário das humilhações da era petista. Em suma, neste fim de ano poderemos brindar com a melhor champanhe francesa e caviar beluga o fim de nosso martírio enquanto a gentalha ignara brindará pela última vez com sidra de R$ 2,99 e panetone barato. Alvíssaras!"


BlogSaúde - Pedras na Vesícula - Como Tratar !


As chamadas "pedras na vesícula" ou mais precisamente, Cálculos biliares são extremamente comuns na população, e as cirurgias para retiradas de pedras na vesícula estão entre as mais realizadas todos os dias nos hospitais do mundo inteiro, principalmente hoje em dia com a facilidade e a praticidade da laparoscopia, método inventado no fim do século XX, em que na maioria dos casos, o paciente tem alta em menos de 24 horas, e volta ao trabalho em 7 dias. Em certos casos, a cirurgia pode ser feita pela manhã e o paciente receber alta à noite, já podendo tomar banho normal no dia seguinte e se locomover normalmente.

Segundo o site do Dr. Drauzio Varella:

Cálculos biliares são pequenas pedras que se formam na vesícula biliar, órgão localizado no lobo inferior direito do fígado onde a bile se concentra e de onde é lançada sob a influência de um hormônio intestinal. A bile produzida no fígado consiste na mistura de várias substâncias, entre elas o colesterol, responsável por cerca de 75% dos casos de formação de cálculos. Alguns deles se alojam na vesícula biliar e não causam sintomas. Outros ficam presos no duto biliar e bloqueiam o fluxo da bile para o intestino. Essa obstrução provoca a cólica biliar que se caracteriza por dor intensa no lado direito superior do abdome ou nas costas, na região entre as omoplatas. A crise de cólica persiste enquanto a pedra permanecer no duto. No entanto, muitas podem voltar para a vesícula ou ser empurradas para o intestino. Quando isso ocorre, a crise dolorosa diminui.

Sintomas

Alguns cálculos na vesícula podem ser assintomáticos, mas outros provocam dor intensa do lado direito superior do abdome que se irradia para a parte de cima da caixa torácica ou para as costelas. A dor normalmente aparece meia hora após uma refeição, atinge um pico de intensidade e diminui depois. Pode vir ou não acompanhada de febre, náuseas e vômitos.

Causas

Muitos fatores podem alterar a composição da bile e acionar o gatilho de formação dos cálculos na vesícula. Alguns fatores que aumentam o risco são:

·Dieta rica em gorduras e carboidratos e pobre em fibras ;
·Vida sedentária que eleva o LDL (mau colesterol) e diminui o HDL (bom colesterol);
·Diabetes;
·Obesidade;
·Hipertensão (pressão alta);
·Fumo;
·Uso prolongado de anticoncepcionais;
·Elevação do nível de estrogênio o que explica a incidência maior de cálculos biliares nas mulheres;
·Predisposição genética.

Recomendações

·Faça uma dieta rica em fibras e com pouca gordura. Alimentos gordurosos podem elevar o nível do colesterol;
·Procure manter o peso ideal para seu tipo físico. Isso ajuda a controlar o nível do colesterol e a prevenir diabetes e hipertensão;
·Largue o cigarro;
·Discuta com seu médico a conveniência de tomar pílulas anticoncepcionais ou fazer reposição hormonal, se você tem histórico familiar de cálculo na vesícula.

Advertência

Consulte um médico se os sintomas dolorosos de cálculo biliar se manifestarem e, especialmente, se forem seguidos de febre, náuseas e vômitos. O tratamento pode ser feito à base de medicamentos que diluem o cálculo se ele for constituído apenas por colesterol. Nos outros casos, a cirurgia por laparoscopia, que requer poucos dias de internação hospitalar, é a conduta mais indicada. Tratamento por ondas de choque para fragmentar o cálculo representa também uma possibilidade terapêutica.

Tratamento Caseiro Funciona ?

O Blog do Crato não recomenda ninguém a fazer tratamento caseiro, nem se responsabiliza pelo uso dessa informação, que é postada apenas como curiosidade científica. Grandes médicos afirmam que somente a cirurgia garante o pleno restabelecimento do paciente, com segurança, e que remédios caseiros em nada contribuem para a melhora do quadro. Em todo caso, aqui está um interessante artigo publicado no Blog: REMÉDIOS CASEIROS -

http://socionatural.blogspot.com/2009/03/pedra-na-vesicula-biliar.html

Pedra na Vesícula!

"Dizem" que tomar uma colher de sopa de vinagre de cidra, em meio copo de água, antes ou depois das refeições, faz desaparecer as queixas (as dores provocadas pela pedra na vesícula), em caso de crise, ou evita as crises, se o tratamento for feito no início dos sintomas.
Como "preventivo" basta fazer o tratamento: uma colher de sopa de vinagre em meio copo de água, em jejum, 2 ou 3 vezes por semana. Um Tratamento Caseiro muito usado para ELIMINAR (expelir) as pedras da vesícula é: (este tratamento chegou até aqui através dos comentários existentes no texto que esteve publicado anteriormente, com o mesmo título).

Tomar, em jejum, cerca de 150 ml de azeite puro (há quem designe "azeite de oliva" por "herança da terminologia espanhola). Deixar agir durante uma hora e depois tomar um purgante (que pode ser substituído pela colher de sopa de vinagre de cidra ou por um chá laxante). Nesse dia deve-se fazer dieta comendo refeições bem leves e SAUDÁVEIS. Diz quem já fez que se sente um pouco de fraqueza mas que se conseguem expelir todas as pedras da vesícula (que são bem verdinhas).

"AMIGAS MINHAS FICARAM MUITO GRATAS POR ESTE REMÉDIO.
EU NÃO TINHA NENHUM SINTOMA, MAS TOMEI ASSIM MESMO, PORQUE O AZEITE É BOM PARA DIMINUIR O COLESTEROL RUIM".

Há um tratamento semelhante que pode substituir este, para quem não consiga fazê-lo (eu não consigo engolir 15o ml de azeite): Tomar uma colher de sopa de azeite, em jejum (eu só consigo tomar o azeite colocando-o na boca e mastigando um bocadinho de pão ou tosta). Espera-se 20 minutos e toma-se uma colher de sopa de vinagre de cidra com meio copo de água. Fazendo este tratamento durante vários dias também se conseguem eliminar as pedras da vesícula. Quando as pedras são muoito grandes deve-se começar por fazer um tratamento com chás. Há várias plantas usadas em chás para os problemas de vesícula. Aqui ficam os nomes de algumas:

-- Folha de abacateiro (vesícula preguiçosa e pedra)
-- Boldo (ou Boldo do Chile) tratamento da vesícula em geral
-- Bardana (idem)
-- Chá de Lúcia Lima (ou Verbena), Lippia Citriodora, (idem)
-- Chá de agulhas de pinheiro (desfaz os cálculos biliares - pedra da vesícula)

Nota:

Quem tem problemas de vesícula deve evitar:
- o café;
- os frutos secos;
- as frutas com caroço, tais como pêssegos, mangas, etc.
- os fritos
- as gorduras- em geral todo o tipo de refeições consideradas "pesadas".

Nota: Há estudos que dizem que o cafe (a cafeína) não faz mal, muito pelo contrário: ajuda a tratar. Porém, o problema do café não é a cafeína mas a enorme quantidade de toxinas (mais de 3 mil) que contém e passa para o organismo. A cafeína pode ajudar a tratar, mas as toxinas prejudicam muito mais. O papel das toxinas é fundamental como "catalisador" neste e noutros problemas.

Fontes:
Website: Drauzio Varella:
http://www.drauziovarella.com.br/arquivo/arquivo.asp?doe_id=40
Remédios Caseiros:
http://socionatural.blogspot.com/2009/03/pedra-na-vesicula-biliar.html


Parabéns, José do Vale Feitosa !



Queremos cumprimentar o membro-aniversariante de Hoje do Blog do Crato, o escritor José do Vale Feitosa, que inclusive é primo do Dr. José Flávio Vieira. Mas que grande coincidência e felicidade que esses dois gigantes da escrita façam aniversários em datas tão próximas ? Lembrando que ontem, dia 20 foi o Aniversário do Zé Flávio. Parabéns, José do Vale ! Muitas felicidades, realizações e alegrias no seu ano que começa no dia de hoje.

Dihelson Mendonça
P.S - Essa é a única foto que se tem notícia do Zé do Vale, porque ele parece não gostar muito de ser fotografado, rs rs


STJ concede liminar em favor do banqueiro Daniel Dantas


Segundo o advogado de Dantas, ações da Satiagraha estão suspensas. A decisão é provisória. O plenário do tribunal decidirá se a mantém. O ministro Arnaldo Esteves Lima, do Superior Tribunal de Justiça, concedeu liminar a favor do banqueiro Daniel Dantas. Segundo o advogado de defesa, a medida suspende as ações que tramitam na Justiça Federal em São Paulo contra Dantas. Essas ações foram resultado da Operação Satiagraha, da Polícia Federal. Se no mérito, o STJ confirmar a liminar, todos os atos praticados pelo Juiz Fausto de Sanctis até agora, inclusive a condenação de Daniel Dantas, poderão ser anulados.

Deflagrada no dia 8 de julho, a Operação Satiagraha, da Polícia Federal, apura um esquema ilegal de investimentos no exterior e também uma tentativa de suborno a um delegado da Polícia Federal para conter as investigações. Entre os 17 presos na operação estavam o banqueiro Daniel Dantas, o doleiro Naji Nahas e o ex-prefeito de São Paulo Celso Pitta, que morreu no mês passado. Segundo informações da Polícia Federal, trata-se de uma investigação iniciada há quatro anos e que traz informações repassadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para a Justiça Federal de São Paulo. De acordo com a PF, o nome da operação significa "resistência pacífica e silenciosa". A operação também criou polêmica por antagonizar o juiz federal Fausto De Sanctis, da 6ª Vara Criminal Federal de São Paulo, com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes. Além disso, a saída do delegado Protógenes Queiroz, que estava no comando do caso, levantou a discussão de que ele estaria deixando a operação por pressão de seus superiores.

Do G1, com informações da TV Globo

Meus Contatos - Por: Dihelson Mendonça


Muita gente me encontra nas ruas e diz "você é uma pessoa muito difícil de encontrar! Qual é o seu telefone?". Na realidade, nos dias de hoje, muitas coisas podem incomodar o ser humano, sendo uma das principais, o telefone Celular. Quando um telefone começa a tocar a cada 5 minutos, vemos que não há mais condição de termos PAZ aqui na terra, e portanto, de que o deixemos permanentemente ligado, nem que o atendamos. Assim é que já troquei de número de celular várias vezes, e hoje em dia eu uso 2 telefones: um de uso absolutamente pessoal para ser encontrado somente por mais 2 pessoas em caso de emergência, e um telefone de trabalho. Mas para todos os contatos que alguém queira realizar, eu disponibilizo aqui meu telefone fixo, que possui secretária eletrônica, e quem quiser, basta deixar um recado contendo o assunto e o número do telefone, que eu retornarei a ligação posteriormente. O número é o do nosso Estúdio:

3523 - 2272

Ou então, um meio fácil de me encontrar também é pelo e-mail do Blog:
blogdocrato@hotmail.com

Espero que com isso, nossas comunicações possam ser melhores.
Abraços,

Dihelson Mendonça


Magali, venha nos salvar !



Venha nos salvar com mais uma crônica de Natal, daquelas que só você sabe escrever!

Abraços,

Feliz Natal a Todos!

Exemplo de Superação: Ricardo Oliveira - Por: Giovani Costa




O estudante varzealegrense Ricardo Oliveira conquistou pela quarta vez a Olimpíada Brasileira de Matemática (categoria das escolas municipais). (14/12/2009) - Ricardo Oliveira, 20, venceu mais uma edição da Olimpíada Brasileira de Matemática - OBMEP. Agora, o estudante varzealegrense é tetracampeão da disputa. Nesta 5ª edição, se inscreveram dezenove milhões e trezentos mil estudantes de escolas públicas federais, estaduais e municipais.

No resultado geral, Ricardo Oliveira ficou em 3º lugar, e entre os alunos de escolas municipais, ficou em 1º lugar. A notícia foi repassada à imprensa pelo secretário municipal de educação, Dagoberto Diniz. Diniz classificou Ricardo Oliveira como um estudante de uma inteligência privilegiada, acrescentando que o seu sucesso passa pelo apoio da família e pela política de educação inclusiva, implantada pelo prefeito Zé Helder (PMDB). O prefeito Zé Helder, que está em São Paulo, parabenizou Ricardo Oliveira. O prefeito disse que tem uma admiração especial pelo jovem estudante. “Ele é um lutador e um exemplo de vida.

Suas limitações físicas não o impediram de crer na vida e de vencer pela dedicação” - disse. Ricardo Oliveira é deficiente físico, portador de amiotrofia espinhal. A sua inteligência e o destaque que conseguiu mudaram a sua rotina. Da comunidade de Vacaria, onde morava, Ricardo passou a residir na cidade, numa casa mantida com apoio da prefeitura, localizada próximo da escola Presidente Castelo Branco, Onde estuda Ricardo é um exemplo de superação. Hoje ele realiza palestras, incentivando alunos a valorizarem a educação

Giovani Costa - Postado no Blog do Sanharol - Rede Blogs do Cariri

METRÔ DO CARIRI:Arte Contemporânea na Velocidade Urbana:Por Wilson Bernardo!

Em meio a Velocidade Urbana as pessoa não percebem o que os cercam... O Metrô do Cariri
é pura arte moderna digna dos grandes centros europeus,quando se questiona o que seria arte
e o que seria Arquitetura,o que na verdade as duas se confundem muito bem,e que nos deixam os amantes da arte por muito satisfeitos que bem aqui no cariri temos,a desenvoltura de uma estrutura metálica,zinco,madeira e sinuosidades imagisticas da moderna escultura das formas livres na busca de ocupação de espaço em um equilíbrio futurista.

Este sou eu o poeta e fotografo Wilson Bernardo






Wilson Bernardo(Texto & Fotografia)

Um projeto de referência para o Ceará


A Cerâmica Gomes de Mattos (CGM), localizada no Crato, faturou R$ 1,324 milhão ao se tornar credora do Banco Mundial que adquiriu em outubro deste ano 114 mil créditos de carbono da CGM

Há quatro anos, o geólogo e empresário Ronaldo Gomes de Mattos ouviu pela primeira vez que podia ganhar dinheiro ao reduzir a poluição proveniente dos fornos de sua empresa cerâmica. Com faro empresarial, apostou todas as suas fichas no ainda pouco conhecido mercado de crédito de carbono. Depois de muitos investimentos e anos de incertezas, a sua empresa, a Cerâmica Gomes de Mattos (CGM), no Crato, vem ganhando grande visibilidade nacional e internacional ao se tornar um dos credores ambientais do Banco Mundial.

A instituição internacional adquiriu em outubro deste ano 114 mil créditos de carbono de sua empresa, referentes a 2007 e 2008 deste projeto. Uma transação financeira que rendeu R$ 1,324 milhão à indústria cearense. Considerando que um crédito de carbono equivale a uma tonelada de de dióxido de carbono (CO2) evitado, a cerâmica do Crato evitou a emissão de 114 mil toneladas de CO2 para a atmosfera através de projeto de substituição do combustível dos fornos e melhoria da logística de transporte.

O Banco Mundial comprou esses créditos para neutralizar suas próprias emissões de poluentes geradas no dia-a-dia de seus escritórios. Ou seja, ao comprar os créditos da CGM, o Banco compensa voluntariamente suas cotas de poluição incentivando financeiramente uma empresa para que a mesma continue a investir em projetos de cunho socioeconômicos e ambiental.

Ronaldo relembra que o interesse dos empresários do setor no assunto era pequeno anos atrás, tanto que ele ficou praticamente sozinho em uma palestra sobre mercado de crédito de carbono, em São Paulo, durante um importante congresso da atividade ceramista em 2005. Na época, ele já administrava junto com o irmão Everardo a empresa que leva o nome da família.

Contatos
O seu interesse naquela palestra rendeu bons contatos com administradores de uma empresa europeia com escritório no Brasil, a Carbono Social Serviços Ambientais, cujo trabalho é focado no desenvolvimento de projetos para o mercado de crédito de carbono. Disposto a apostar neste mercado, Ronaldo passou um ano agregando conhecimento deste novo nicho econômico e discutindo com os consultores as diretrizes ecológicas para seu empreendimento.

``Tratava-se de um desafio, já que as ceramistas sempre estiveram na lista dos grandes vilões do meio ambiente no País``, avalia. Afinal, as matérias-primas para produção de tijolos e telhas não são consideradas as mais ecologicamente corretas. A má fama vem, especialmente, pela utilização em escala de carvão e lenha de desmatamento como alimentador dos fornos que realizam a queima das cerâmicas. (Sandra Nagano)

FOTO: Igor de Melo

Feliz Natal - Por Océlio Teixeira

Queremos aproveitar o momento para desejar a todos os colaboradores, colaboradoras, leitores e leitoras deste Blog um Natal muito especial, com a mensagem da missão de Cristo, a verdadeira razão dessa Celebração.

"O Espírito do Senhor está sobre mim, pois ele me consagrou com a unção, para anunciar a Boa Nova aos pobres: enviou-me para proclamar a libertação aos presos e, aos cegos, a recuperação da vista; para dar liberdade aos oprimidos e proclamar um ano de graça da parte do Senhor”(Lc, 4:18-19).

Feliz Natal e um Ano Novo cheio da presença de Deus, qué o Caminho, a Verdade e a Vida.

São os votos de Océlio e Maria da Paz

O Clero de Bom Humor – Por Carlos Eduardo Esmeraldo

O Padre Gilson, ao celebrar missa na Lagoa Redonda, um bairro da periferia de Fortaleza, ouvia uma resposta diferente para a tradicional saudação: “O Senhor esteja convosco”. Apurou bem os ouvidos e notou que uma velhinha, que sentava no banco da frente, assim respondia a essa oração: “Ele está com medo de nós”.
***
Padre Pita, um irmão do nosso inesquecível Padre Lauro, era também muito apegado à sua carteirinha de cédulas. Quando rezava a missa das nove horas do domingo, em Fortaleza, ao pronunciar o “eu pecador” e dizer: “porque pequei muitas vezes, por minha culpa,” (bateu com a mão nos peitos e sentiu falta da carteira), imediatamente colocou as mãos sobre os dois bolsos laterais da batina, enquanto dizia: “por minha tão grande culpa”, (e a carteira também não estava lá). Por fim, prosseguiu a oração levando as mãos aos dois bolsos de trás, exclamando: “por minha máxima culpa”. Gritou: “Roubaram minha carteira!”
***
Os alunos do Curso Cientifico do Colégio Diocesano do Crato viram um jumento roendo tocos de capim de burro pelos cantos do meio-fio da Rua Nelson Alencar. Conduziram o animal até a sala de aula, durante o intervalo do recreio. O Padre David entrou para aula de Física, fez de conta que não viu o animal na sala e ministrou sua aula com toda tranqüilidade possível, como era seu costume. Ao final, foi até o local onde o jumentinho a tudo assistia com redobrada atenção e assim falou para o burrico: – “Avise aos seus colegas que na próxima aula vai haver prova.”
***
Anualmente, o saudoso Padre Murilo celebrava a páscoa dos funcionários da Coelce em Juazeiro do Norte. Entre as inúmeras virtudes das quais ele era possuidor, uma eu admirava muito, pois assim como eu, ele era torcedor do Vasco da Gama do Rio de Janeiro. Em 1988, a páscoa ocorreu depois de um jogo decisivo do Vasco contra o Flamengo. O Vasco sagrou-se campeão carioca, ao vencer seu rival com um único gol marcado pelo jogador Cocada, um ex-flamenguista. Na benção final da missa, após pronunciar a mensagem: “Ide em paz, que o Senhor vos acompanhe”, o Padre Murilo emendou: “Agora vocês vão para casa, comam uma cocada e bebam um copo d’água.”
***
Dario Maia Coimbra, mais conhecido pelos juazeirenses por “Darinho”, devia vinte cruzeiros a um amigo que faleceu, sem que antes ele tivesse pagado tal dívida, naturalmente corroída pela inflação. Então ele foi se informar com o Padre Murilo, se ele poderia celebrar uma missa pela alma do seu credor com o dinheiro daquela dívida, e mandar o que sobrasse para os familiares do morto. Padre Murilo lhe respondeu que com aquela quantia não daria para celebrar nem meia missa. – “Nem mal celebrada?” – Insistiu Darinho. – “Nem celebrada por mim.” – Respondeu Padre Murilo.
***
Padre Quinderé, talvez o mais espirituoso dos sacerdotes cearenses, chegou atrasado para celebrar a missa das seis horas na Igreja do Carmo. Quando vestia os paramentos na sacristia, uma velhinha se aproximou pedindo para que ele a ouvisse em confissão, pois não desejava passar um dia sem comungar. Ele lembrou-se que a confessara na tarde anterior e perguntou: “Criatura de Deus, que pecado tão grave você cometeu de ontem para hoje?” Então a beata perguntou: “Padre, eu queria saber se ventar na Igreja é pecado?” – “Depende, se não apagar as velas, pode ventar à vontade.”
***
Os vizinhos do Padre Quinderé estavam escandalizados com o que se passava na casa do sacerdote, situada numa esquina. Então convocaram um senhor muito católico para ir falar com ele. “Monsenhor, desculpe-me vir até aqui ocupar seu precioso tempo. Mas está acontecendo uma coisa na sua casa, que está chocando toda a vizinhança. Temos certeza que não é do seu conhecimento.” – “Explique-se logo homem.” – Suplicou-lhe o padre, com muita curiosidade. – “É que a Maria, sua cozinheira, deixa a janela do quarto do oitão somente encostada e depois das dez horas da noite, o namorado dela entra no quarto pela janela.” O padre agradeceu a informação e prometeu tomar as providências. Cedo da noite, armou uma rede no quarto do oitão e disse para a empregada: “Maria hoje eu vou dormir aqui. Você vá dormir no seu quarto.” – “Mas padre, e o leite que eu recebo do leiteiro todas as manhãs pela janela?” – Perguntou-lhe a empregada. – “Vá receber pela porta da frente.” – Dito isso, o padre deitou-se e aguardou até as dez horas da noite. Ouviu a janela ser aberta e fez-se dormindo. O namorado da Maria foi direto para rede e passou a mão por baixo. O padre levantou-se de um só pulo e disposto a enfrentar o invasor, perguntou: – “Que é que você está fazendo aqui, rapaz?” – “Padre Quinderé, desculpe se eu lhe acordei, mas eu só queria saber que dia é hoje?”– Gaguejou o namorado da Maria. – “E você está pensando que o meu “fiofó” é calendário? ”– No dia seguinte, Maria não amanheceu mais na casa do padre.
***
Padre Quinderé, no final da vida, retirou-se para Maranguape, sua terra. Definhava a olhos vistos, estando em pele e osso, além de cego. O Arcebispo de Fortaleza foi visitá-lo. Para confortá-lo disse: – “Padre Quinderé, o senhor é um homem feliz. Está preste a atravessar os umbrais do Paraíso e falar com Jesus, contemplar a face de Deus.” E o padre, com a voz quase inaudível, sussurrou: – É, mas Maranguape é tão bonzinho!”


NOTA: Monsenhor José Alves Quinderé foi um sacerdote de extraordinárias virtudes, aliada a alegria de viver consolidada pela fé na ressurreição. Ex-professor de Latim do Liceu do Ceará, fundador do Colégio Cearense, deputado estadual em duas legislaturas e secretário do Arcebispo de Fortaleza, Dom Manoel da Silva Gomes.
Para saber mais sobre o Padre Quinderé, recomendo aos amigos a leitura do livro: “Padre Quinderé, o Apóstolo da Alegria.” de Fernanda Quinderé, Edições ao Livro Técnico, Fortaleza – 2004.

Por Carlos Eduardo Esmeraldo

Publicidade - DULARE MÓVEIS - Uma grande loja se instalou em Crato !


Dulare 400

DULARE é a mais nova opção para você comprar seus móveis na Região do Cariri. Se você procura qualidade por preços acessíveis, o caminho certo é na DULARE MÓVEIS. E aproveite as ofertas de fim-de-ano. DULARE - Bons Móveis para Você - Em crato, na Praça Siqueira Campos.

Uma grande loja com o maior sortimento:

Image2


Sofás, Camas, Guarda-roupas, salas, cozinhas completas...

Dsc04075



Dsc04098

Atendimento por pessoal treinado. Garantia de bom atendimento e respeito ao cliente.

Dsc04119

Você não precisa mais se deslocar aos grandes centros para comparar com qualidade!

Dsc04104


Simpatia e respeito ao Cliente !

Dsc04134


DULARE MÓVEIS - Promoção de Inauguração

Em CRATO, na Praça Siqueira Campos

Empresa parceira do Blog do Crato

Copiando tudo e pirateando sempre


Por Alexandre Lucas*

O direito a liberdade, a diversidade e ao conhecimento da produção cultural e cientifica da humanidade é furtado pela lógica do mercado capitalista. Um punhado de empresários que formam a grande industrial cultural monopolizam os gostos, os hábitos e impõem a ideologia dominante, como ferramenta para desarmar as camadas populares de uma concepção ampla e critica da realidade. O Artigo XIX da Declaração Universal dos Direitos Humanos é negligenciado a todo vapor, ou será que gozamos do artigo que diz “Todo ser humano tem direito à liberdade de opinião e expressão; este direito inclui a liberdade de, sem interferência, ter opiniões e de procurar, receber e transmitir informações e idéias por quaisquer meios e independentemente de fronteiras”.

Uma cultura feita em laboratório e produzida em escala maciça sinaliza para o que Karl Marx apontava “A produção cria o consumidor...A produção produz não só um objeto para o sujeito, mas também um sujeito para o objeto” é neste contexto que é determinado os bens de consumo da alma, como afirma Edgar Morin ao referir-se a industria cultural “A produção cultural é determinada pelo próprio mercado”.

A grande barreira é de ordem econômica. O segmento da indústria cultural, que inclui o mercado editorial, musical, audiovisual, os veículos de comunicação, dentre outros são beneficiado com impostos diferenciados, ou seja, impostos menores, comparadas a outros segmentos da economia. Entretanto, o grande público, não é beneficiado com essa diferenciação, ficando a mercê desta perversa façanha burguesa, tendo em vista que os diversos aparatos jurídicos e a visão mercantilista são avessos a acessibilidade e a democratização da produção cientifica e cultural como componentes para emancipação humana.

O acesso aos bens culturais, ainda continua sendo um grande privilégio para poucos. As camadas populares não tem acesso as salas de cinema, ao livro, ao CD, ao DVD, a internet, a pluralidade e diversidade das linguagens artísticas, as descobertas e aos benefícios da ciência e da tecnologia, pois o acesso é escasso e caro. Vale destacar que existem de fato diversas conexões que sustentam essa exclusão, dentre elas, a legislação do direito autoral, a de concessão para funcionamento das Rádios e TV, a lei que dispõe sobre patentes e o financiamento público para uso privado, a exemplo dos recursos destinados as universidades para pesquisa cientifica e que posteriormente beneficia os grupelhos de empresários ou os recursos públicos que são destinados a produção cinematográfica, que após os filmes prontos, a sua circulação ocorre nas arquibancadas dos Shoppings Centers da vida capitalista.

Por outro lado cria-se o dissenso popular e a alternativa contra o mercado e a favor da democratização da produção cultural e cientifica, notoriamente multiplicam-se as formas de possibilitar que o livro possa ser barateado, através da fotocópia, que a música e o cinema possa ser adquirido por valores acessíveis em qualquer calçada e a internet tornou-se a grande hospedeira de baixo custo que disponibiliza instantaneamente um vasto e infinito acervo bibliográfico, cinematográfico, musical, pictórico, fotográfico, etc. A quem defenda que isso seja uma ilegalidade e criem obstáculos e mecanismos de repressão para impedir esses avanços. Esses são certamente os que estão do lado oposto da emancipação humana e concretamente afinados com os interesses homem/mulher mercadoria.

Concomitantemente, a defesa desta suposta ilegalidade devemos travar uma batalhar pela modificação da legislação atual para que aponte e que reconheça a produção cientifica e cultural como patrimônio da humanidade e que para ela esteja a serviço. É preciso subverter a infame mentalidade privada/capital, impondo uma luta contra a ilegalidade social que é legitimada pela lei mercadológica.

Se a lógica é outra, a nossa também tem que ser outra. Por isso na conjuntura atual só podemos concluir que copia e pirataria é difusão cultural.

*Coordenador do Coletivo Camaradas, pedagogo e artista/educador.


Homenagem Especial - Altamiro Carrilho


Nota do Editor - Hoje é o Aniversário do maior flautista Brasileiro, e um dos maiores do mundo: Altamiro Carrilho. Um nome que tem todo o respeito do Povo Brasileiro, que representa tudo de bom que a grande música do Brasil tem de história e para mostrar ao mundo. Salve grande Mestre Altamiro Carrilho. 85 anos de muito Choro, muita música boa do Brasil. Temos orgulho de você!

"Aos cinco anos de idade eu vi o filho do vizinho soprando uma flautinha de brinquedo e pedi ao Papai Noel uma igual. Aos onze anos comecei a estudar com um flautista amador, um carteiro, que tocava em igrejas, em rodas de Choro e orquestrinhas da cidade. Depois comecei a estudar sério porque até então tocava meio de ouvido, como os cantores também cantavam de ouvido; as introduções a gente improvisava na hora, ficava mais leve. Nos anos 50, com o surgimento dos arranjos, tive que me esmerar mais nos estudos. Tive professores no México, EUA e URSS. Conheci Pixinguinha, Benedito Lacerda e Dante Santoro. Meu grande aprendizado de Choro foi quando eu era 'músico vira-lata'. Saía fuçando rodas de Choro todo dia depois do trabalho. Eu gosto muito de improvisar! Não toco uma frase repetida, cada vez que eu toco é uma frase diferente."

Biografia

Altamiro nasceu na cidade de Santo Antônio de Pádua (RJ), em 21 de dezembro de 1924. Formou seu primeiro conjunto em 1950. Anos mais tarde manteve um programa na TV Tupi, em horário nobre, época em que gravou o seu famoso maxixe "Rio Antigo", conquistando um grande respeito e reconhecimento por todo o Brasil.

Atualmente apresenta-se com seu conjunto de choro por diversas cidades brasileiras, com sucesso absoluto. Em um show alegre e descontraído, conta algumas histórias da música popular brasileira ao lado de seu selecionadíssimo e apurado repertório, que também traz arranjos de música clássica em ritmos brasileiros. Freqüentemente, apresenta-se com orquestras sinfônicas por todo o território nacional e em diversos países, exercitando assim o seu lado erudito.

Compositor de versatilidade extraordinária, já compôs cerca de 200 músicas dos mais variados ritmos e estilos. Com 60 anos de carreira, tem mais de 100 gravações entre discos, fitas e CDs. É um gênio vivo, patrimônio inegável de nossa cultura! Um grande exemplo de perseverança, amor pelo instrumento e à música – dom de Deus, que lhe permite transmitir ao público: alegria e amor.

Fonte: Website Oficial de Altamiro Carrilho:

www.altamirocarrilho.com.br



Pensamento do Dia - II


Há 2.000 anos, Pôncio Pilatos perguntou a Jesus:

O Que é a Verdade ?

E hoje nos perguntamos:

O Que é a Verdade ?

Diretor do Filme sobre a Vida de Lula pode passar por nova cirurgia


Fábio Barreto pode passar por nova cirurgia após exames; cineasta sofre acidente

A equipe médica do Hospital Copa D'Or, na zona sul do Rio, analisa na manhã desta segunda-feira (21) se o cineasta Fábio Barreto, 52, terá de passar por uma nova cirurgia. Barreto sofreu um acidente de carro na noite deste sábado (19), e permanece internado em estado grave na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) neurológica. Ontem, ele já havia sido submetido a uma operação neurológica no Hospital Municipal Miguel Couto, para onde foi levado após ser socorrido. Barreto foi transferido pela manhã para o Copa D'Or e, segundo os médicos, deverá realizar uma tomografia amanhã cedo para verificar se será necessário um novo procedimento cirúrgico. "Ele não corre risco, neste momento, de morrer, mas antes de operar o cérebro, corria", afirmou o médico Paulo Niemeyer. Segundo ele, ainda é cedo para saber se o cineasta sofrerá algum tipo de sequela. "A preocupação agora é salvar a vida dele", afirmou.

De acordo com o diretor médico do Hospital Copa D'Or, Antônio Carlos Moraes, a cirurgia realizada na noite de ontem aliviou a pressão no cérebro de Barreto. Porém, somente a partir dos exames que serão realizados amanhã é que os médicos saberão se o quadro dele melhorou, ou se houve um aumento na lesão. A previsão, segundo Niemeyer, é que Barreto fique internado na UTI do hospital por, pelo menos, mais uma semana. Ele permanece sedado e respira com a ajuda de aparelhos.

Carinho

Durante o dia, além da família de Barreto --que evitou falar com a imprensa--, muitos artistas e colegas de profissão passaram pelo hospital para obter notícias sobre o cineasta. "Os familiares estão mais tranquilos e situação está mais controlada. Os médicos disseram que o perigo da madrugada passou", afirmou o também cineasta Sergio Resende. "Vamos fazer corrente de oração para ele melhorar logo", disse a atriz Cristiana Vieira. "Estamos aqui. Estamos com esperança", completou a colega Patrícia Pillar, acompanhada de Ciro Gomes.

O cineasta Guel Arraes, o ator Fábio Lago e o músico Orlando Moraes --marido de Glória Pires, que atuou no filme "Lula, o Filho do Brasil", dirigido por Barreto-- também estiveram no local.

Acidente

O veículo de Barreto capotou por volta das 23h de ontem na rua Real Grandeza, no acesso ao chamado túnel velho, no bairro Botafogo. De acordo com a assessoria do cineasta, ele voltava do aeroporto Tom Jobim (Galeão), quando sofreu o acidente. Ainda segundo a assessoria, ele iria para o Piauí, onde participaria de um festival de cinema, mas não conseguiu embarcar. Entre outros, Barreto dirigiu o filme "Lula, o Filho do Brasil", que conta a história do presidente desde seu nascimento, em 1945, em Pernambuco, até sua consagração como líder sindical, em 1980, no ABC paulista.

DIANA BRITO
colaboração para a Folha Online, no Rio

A Sorte do Lula é o Azar dos que o rodeiam ? - Baseado num comentário do Prof. Armando


Mera Coincidência ?


"Cumpanheiro" tem Pé Frio ?

Segundo o comentarista Armando Rafael, sim. Ontem, quando mais uma pessoa ligada profundamente com a história do Presidente Lula, o produtor do filme sobre sua vida, "Lula. O Filho do Brasil" cineasta Fábio Barreto sofreu um grave acidente, começei a refletir sobre um comentário escrito recentemente pelo professor Armando Rafael. Ele alertava:

01 - Fonte fidedigna assegura que desde que Barack Obama falou aquela bobagem (“Lula é o Cara”) o azar baixou sobre o presidente norte-americano. Já os petistas dizem que Lula é um cara de sorte. Pode até ser. Mas é inegável que a aventada sorte de Lula pode ser a constatação de azar para quem dele se aproxima. Zelaya que o diga!

02 - Lembram do Campeão, o tenista Gustavo Kuerten? Presenteou Lula com uma raquete e nunca mais foi o mesmo. Já o O boxeador Popó jamais venceu uma luta importante após presentear Lula com seu par de luvas.

03 - O presidente do Botafogo, Bebeto de Freitas, foi ao Palácio do Planalto levar uma camisa do time para dar a Lula, às vésperas da decisão da Copa do Brasil, em 2007, e na final aconteceu o que parecia impossível: perdeu o título para o Figueirense, em pleno Maracanã, com dois gols roubados pela bandeirinha.

04 - O Corinthians caiu para a segundona, logo depois de Lula ser homenageado pela diretoria do clube com uma camisa 10 e seu nome grafado.

05 - O ditador Fidel Castro saudou Lula como a maior liderança da América Latina, adoeceu e teve de se afastar do poder.

06 - Na Venezuela o povo comemorou a segunda eleição de Lula . Hoje, além dos “apagãos” diários, falta até papel higiênico na terra do ditador Chávez.

...

A pergunta fica: Será que o "cumpanheiro" tem muita sorte mesmo assim ?

A Foto-charge é do Blog do Marcondes


Nova religião apoia excluídos - Reportagem: Antonio Vicelmo


Francisca Ribeiro da Silva mora na rua, ao lado da via férrea, que liga Crato a Juazeiro do Norte. Ela ganhou uma festa de aniversário dos integrantes da igreja sem nome. Ela diz que foi um momento inesquecível. O radialista José Jesus de Almeida Júnior, integrante da nova comunidade evangélica, lembra que, em Roma, os primeiros cristãos encontravam-se em subterrâneos. Dá conforto e apoio a pessoas que vivem abandonadas nas ruas. É esse o objetivo da igreja sem nome

Crato. Atualmente, apesar de todo o avanço científico, o fenômeno religioso sobrevive e cresce, desafiando previsões que anteviram seu fim. A maioria da humanidade professa alguma crença religiosa direta ou indiretamente. A religião continua atraindo milhares de fiéis e enriquecendo alguns pregadores. Em alguns casos, o fanatismo religioso confirma o pensamento do filósofo alemão Karl Marx que definiu a religião como "o ópio do povo".

No Cariri, marcado pelo misticismo e pela devoção ao Padre Cícero, cresce o pluralismo religioso das mais diversas formas. O pastor da Igreja Batista, Samuel Lobo, diz que são incontáveis os cultos religiosos que chegam a Juazeiro. O "loteamento" de um espaço no céu está levando muitos cristãos a procurarem práticas religiosas diferentes das igrejas convencionais. Paralelamente, cresce também o número daqueles que, embora se professem cristãos, não frequentam nenhuma denominação religiosa.

Caminhada pessoal

"São pessoas convertidas, mas que, decepcionadas com os rumos da pregação e da instituição, optaram por uma caminhada pessoal, vivida na intimidade, ou então pela formação de pequenos grupos nos lares, reeditando o cristianismo do primeiro século", analisa o advogado Emerson Monteiro, lembrando que existe uma tendência, principalmente entre jovens, de procurar novos caminhos. No Crato, está nascendo uma religião sem nome, sem igreja, sem padres e pastores e que tem como único líder Jesus Cristo. "É a restauração do antigo cristianismo, quando os seguidores de Jesus pregavam de casa em casa e exerciam a verdadeira partilha, a solidariedade, principalmente, para com os mais pobres, abandonados, que nunca, por exemplo, comemoraram o seu próprio aniversário", define o radialista José Jesus de Almeida Júnior, integrante da nova comunidade evangélica.

É o caso da mendiga Francisca Ribeiro da Silva, que vive debaixo de uma algaroba, ao lado da via férrea, que liga Crato à Juazeiro. Ali, ao relento, ela faz a própria comida e dorme em cima de um colchão velho. Não sabe de onde veio, para aonde vai e não se lembra da idade. "Os crentes comemoraram o meu aniversário, foi uma festa bonita", diz ela, referindo-se a iniciativa dos integrantes da igreja sem nome. Na contramão da maioria das religiões, a nova tendência evangélica não cobra dízimo de seus integrantes. Ao contrário, eles tiram dinheiro do seu próprio bolso para ajudar pessoas pobres e abandonadas. Mendigos, alcoólatras, desempregados, ou pessoas com deficiência mental são retirados das ruas e reintegradas à sociedade com ações sociais que vão desde a entrega de cestas básicas até a realização de festas de aniversario.

Caminho, verdade e vida

"Somos seguidores do Caminho, que é Jesus. Estamos a caminho do céu. Este céu que já começa aqui e se planifica na eternidade, pois Jesus trouxe os valores do Reino de Deus, com a sua entrada na história, no tempo, no espaço, em vista da plenitude dos tempos", explica Almeida Júnior. Criado numa família de católicos praticantes, ex-funcionário de uma emissora católica, Almeida Júnior frequentou uma igreja evangélica durante 10 anos. Descobriu nos textos bíblicos que o único caminho é Jesus. "Eu sou o caminho, a verdade e a vida". Este ensinamento do apóstolo João levou Almeida a fazer uma reflexão sobre o seu itinerário religioso.

A partir daí, ele passou a questionar os conceitos doutrinários das religiões. Terminou se isolando em seu mundo particular procurando uma resposta para suas dúvidas. Encontrou na internet a indicação do livro "A Igreja de Casa em Casa". Foi a senha para o reencontro consigo mesmo. O livro trata de um movimento religioso internacional, com ramificações em alguns estados do Brasil. No contato virtual com outros irmãos de fé, o radialista descobriu que não estava só na sua maneira de pensar. De acordo com a nova vertente evangélica, Jesus é apresentado como um exemplo individual cujo modelo de vida é o caminho. "Seus ensinamentos, sermões e instruções são os meios que podem nos conduzir ao conhecimento da verdade eterna, diferente das verdades transitórias ou passageiras. E, por último, entende que Jesus é o representante da vida perpétua". Almeida sonha com um cristianismo que acolha o viciado, o mendigo, a prostituta e todos os pobres e doentes da terra, como Jesus fazia. Com esta concepção, a comunidade religiosa afastou de sua caminhada tudo aquilo que, na opinião de seus integrantes, atrapalha o foco central de sua fé, que é figura única de Cristo, a começar do dízimo, uma contribuição, paga voluntariamente, ou como imposto, normalmente para ajudar organizações religiosas e, muitas vezes, utilizada como moeda de compra e venda do reino do céu.

Antônio Vicelmo
Repórter

Fique por Dentro

Solidariedade

Por enquanto, apenas três famílias, na cidade do Crato, estão participando da nova religião. O grupo não está preocupado com o crescimento. Só permanecem na comunidade aqueles que têm o espírito de solidariedade, o sentimento cristão de partilha, diz o irmão Francisco de Assistis, integrante dos "Sem Igreja". Há poucas indicações na Internet sobre esta nova vertente evangélica. No entanto, de acordo com o último censo, os sem-igreja aparecem nas pesquisas. O fato de não ter nome, igreja e hierarquia torna-se difícil a sua identificação. Porém, há registros de grupos de cristãos independentes em vários Estados do Brasil e, também, no exterior.

MAIS INFORMAÇÕES
A. J. Studio.
Rua Pedro II, 110 - Centro
Município do Crato
(88) 8831.2212
Cregional@diariodonordeste.com.br


PRINCÍPIO BÍBLICO

Para adeptos, igreja é povo de Deus

A igreja sem nome e sem sede promove os seus cultos nas casas de cada dos seus membros, viadutos, árvores ou rua. Crato O radialista José Jesus de Almeida Júnior, integrante da nova comunidade evangélica, lembra que, em Roma, os primeiros cristãos encontravam-se em subterrâneos, chamados catacumbas, onde partiam o pão durante os encontros, perpetuando o gesto de Jesus na noite em que foi preso. Esses primeiros cristãos deram prova de muita confiança e coragem. "Este é o caminho que nós tentamos seguir, adaptando, naturalmente, os costumes da época ao tempo de hoje e partindo do princípio bíblico de que a igreja somos nós, o povo de Deus". A igreja sem nome e sem sede promove os seus cultos nas casas de cada um dos seus membros, debaixo de viadutos, árvores, ou no meio da rua. Eles partem do pressuposto de que "Deus não estabeleceu a construção de igrejas". O culto começa com uma pequena palavra de abertura, segue-se um momento de oração e, logo após, um período de cânticos de louvor. Após o término deste período, é iniciada a pregação fundamenta em textos bíblicos. O término do culto se dá com avisos, pedidos de oração e confraternização entre as famílias presentes.

Tudo idêntico a uma igreja evangélica qualquer, se não fosse o fato de ela não ter nome, estatuto, livro ata, não possuir CNPJ ou ser oficializada. O que diferencia é que cada culto é diferente um do outro. Os "sem igreja" não obedecem a nenhum ritual pré-estabelecido. Cada um dos seus integrantes, tratados como irmãos, pode fazer a sua pregação. Não existe hierarquia. A mulher de Almeida, Mara Aparecida, que também já pertenceu a uma igreja evangélica, diz que agora encontrou a sua verdadeira religião. "Somos ´caminheiros´ e no ´Caminho´ que seguimos temos quedas, encontramos atalhos, passamos por obstáculos, andamos em passos mais largos ou mais lentamente. O importante é ter os olhos fixos na nossa meta que é o céu, andando pela via da nossa salvação, ou seja, olhando fixamente para Jesus, o Caminho, a Verdade e a Vida, pois ele já fixou o olhar sobre nós por primeiro e nos amou com um amor sem limites", cometa.

Aparecida acrescenta que nas grandes igrejas as pessoas não se conhecem. "Aqui a gente divide as alegrias e tristezas da vida. O Cristo é revelado na pessoa de cada irmão sofredor, oprimido abandonado". É com este espírito que os "sem igreja" promovem festas de aniversário, distribuem alimentos e facilitam empregos para pessoas anônimas que vivem à margem da sociedade e da família.

Sofrimento

"Aqui a gente divide as alegrias e tristezas da vida. O Cristo é revelado na pessoa de cada irmão sofredor". - Mara Aparecida - Integrante da nova religião

Reportagem: Antonio Vicelmo
Repórter do Jornal Diário do Nordeste
Colaborador do Blog do Crato e Chapada do Araripe OnLine

CRATO - Previsão do Tempo e Almanaque - Dia 21 de Dezembro de 2009


Bom Dia!


Olá, Amigos do Blog do Crato. Hoje é o dia 21 de Dezembro de 2009. Há pouco mais de uma semana para terminar o ano, trazemos mais uma vez esse quadro que é um dos favoritos do Blog do Crato, juntamente com o HOJE NA HISTÓRIA, por sinal, dois quadros que me dão um trabalho grande para fazer. Mas hoje é início de semana... Como novidade, ontem assumiu a prefeitura do Crato, o Presidente da Câmara de Vereadores do Crato, vereador Guer, enquanto o Prefeito Samuel Araripe e esposa Mônica Araripe partiram para uns poucos dias de viagem, e enquanto, por outro lado, o vice-prefeito Raimundo Bezerra Filho também irá ter que viajar. A lei prevê que nesses casos, quem assume é o presidente da Câmara de Vereadores, e lembro-me que antigamente se estudava isso nos colégios, nas aulas de Moral e Cívica. Por falar em Moral e Cívica, um grande abraço para o Professor BENDIMAR. E de lembrança também, um grande abraço para meu querido, estimado e Idolatrado Professor de Física e amigo Cezar Bandeira de Melo. Abração, Cezinha ! É com Z, né ? E agora, vamos à previsão do tempo:

Previsão do Tempo:

A Previsão do tempo para hoje na cidade do Crato é de Dia com Sol e poucas núvens. Segundo o site Climatempo, não choverá aqui no Crato. Temperatura máxima prevista de 30 graus e minima de 21.

ALMANAQUE

21 de dezembro. Dia de São Pedro Canísio.

A catequese sempre exerceu um fascínio tão grande sobre Pedro Canísio que, quando tinha menos de treze anos, ele já reunia meninos e meninas à sua volta para ensinar passagens da Bíblia, orações e detalhes da doutrina da Igreja. Mais tarde, seria autor de um catecismo que, publicado pela primeira vez em 1554, teve mais de duzentas edições e foi traduzido em quinze línguas. Mas teve também grande atuação no campo teológico, combatendo os protestantes. Peter Kanijs para os latinos, Pedro Canísio nasceu em 8 de maio 1521, no ducado de Geldern, atual Holanda. Ao contrário dos demais garotos, preferia os livros de oração às brincadeiras. Muito estudioso, com quinze anos seu pai o mandou estudar em Colônia e, com dezenove, recebeu o título de doutor em filosofia. Mas não aprendeu somente as ciências terrenas. Com um mestre profundamente católico, Pedro também mergulhou, prazerosamente, nos estudos da doutrina de Cristo, fazendo despertar a vocação que se adivinhava desde a infância. No ano seguinte ao da sua formatura, os pais, que planejaram um belo futuro financeiro para a família, lhe arranjaram um bom casamento. Mas Pedro Canísio recusou. Não só recusou como aproveitou e fez voto eterno de castidade. Foi para Mainz, dedicar-se apenas ao estudo da religião. Orientado pelo padre Faber, célebre discípulo do futuro santo Inácio de Loyola, em 1543 ingressou na recém-fundada Companhia de Jesus. Três anos depois, ordenado padre jesuíta, recebeu a incumbência de voltar para Colônia e fundar uma nova Casa para a Ordem. Assim começou sua luta contra um cisma que abalou e dividiu a Igreja: o protestantismo.

Quando era professor de teologia em Colônia, sendo respeitado até pelo imperador, Pedro Canísio conseguiu a deposição do arcebispo local, que era abertamente favorável aos protestantes. Depois, participou do Concílio de Trento, representando o cardeal Oto de Augsburg. Pregou e combateu o cisma, ainda, em Roma e Messina, onde lecionou teologia. Mas teve de voltar à Alemanha, pois sua presença se fazia necessária em Viena, onde o protestantismo fazia enormes estragos.

Foi nesse período que sua luta incansável trouxe mais frutos e que também escreveu a maior parte de suas obras literárias. Fundou colégios católicos em Viena, Praga, Baviera, Colônia, Innsbruck e Dillingen. Foi nomeado pelo próprio fundador, Inácio de Loyola, provincial da Ordem para a Alemanha e a Áustria. Pregou em Strasburg, Friburg e até na Polônia, sempre denunciando os seguidores do sacerdote Lutero, pai do protestantismo.

Admirado pelos pontífices e governantes do seu tempo, respeitado como primeiro jesuíta de nacionalidade alemã, Pedro Canísio morreu em 21 de dezembro de 1597, em Friburg, atual Suíça, após cinqüenta e quatro anos de dedicação à Companhia de Jesus e à Igreja. Foi canonizado por Pio XI, em 1925, para ser festejado, no dia de sua morte, como são Pedro Canísio, doutor da Igreja, título que também recebeu nessa ocasião.

Eventos históricos

* 235 - Eleito o Papa Antero, 19º papa.
* 1124 - Eleito o Papa Honório II, 164º papa.
* 1140 - Batalha de Weinsberg, as tropas de Conrado III, filho do Imperador Frederico, derrotam Guelfo VI, irmão de Henrique, O Soberbo, Duque da Bavária.
* 1163 - Furacão causa grandes inundações na Holanda.
* 1237 - Os mongóis saqueiam a cidade russa de Ryazan.
* 1466 - Pedro Vaz de Melo, governador da Casa do Cível e Senhor das Vilas de Atalaia e Asseiceira recebe o título de Conde de Atalaia.
* 1471 - João de Santarém e Pedro Escobar descobrem as ilhas de São Tomé e Príncipe.
* 1561 - Antoine Perrenot de Granvelle torna-se arcebispo francês.
* 1582 - Flandres adota o calendário gregoriano.
* 1607 - Início do vice-reinado peruano de Juan de Mendoza y Luna, marquês de Montesclaros.
* 1620 - Peregrinos do Mayflower desembarcam em Plymouth Rock.
* 1620 - Período colonial dos Estados Unidos da América: Colonos estabelecem um assentamento permanente, onde atualmente localiza-se a cidade de Plymouth
* 1829 - Fundação do Condado de Rabun
* 1844 - Um grupo de 28 tecelões de Rochdale, na região de Manchester, Inglaterra, lançou ao mundo a semente do sistema econômico do Cooperativismo
* 1903 - Primeira edição do Prêmio Goncourt de literatura francesa
* 1942 - Projecto Manhattan: início da primeira reacção nuclear em cadeia auto-sustentada.
* 1945 - Equador e Iraque são admitidos como Estados-Membros da ONU
* 1959 - O código Q, como é conhecido o Código Fonético Internacional é aprovado pela Convenção Internacional de Telecomunicações em Genebra
* 1961 - Fundação do município de Alfredo Wagner
* 1968 - Lançamento da missão Apollo 8
* 1970 - Primeiro vôo da aeronave F-14 Tomcat
* 1987 - É criado o município de Diamante D'Oeste no estado do Paraná
* 1991 - Criação da Comunidade de Estados Independentes
* 2008 - Final do Mundial Interclubes da FIFA de 2008: o Manchester United, da Inglaterra, derrotou a LDU, do Equador, por 1x0.
* 2012 - Final do Calendário Maia com o ciclo de 5.125 anos.

Nascimentos

* 1118 - Thomas Becket, juiz supremo e arcebispo de Canterbury (m. 1170).
* 1778 - Anders Sandøe Ørsted, primeiro-ministro da Dinamarca (m. 1860).
* 1804 - Benjamin Disraeli, político, escritor (m. 1881).
* 1815 - Thomas Couture, pintor e professor francês (m. 1879).
* 1843 - Thomas Bracken, poeta da Nova Zelândia (m. 1898).
* 1859 - Gustave Kahn, poeta simbolista francês (m. 1936).
* 1872 - Albert Payson Terhune, autor americano (m. 1942).
* 1876 - Jack Lang, político australiano (m. 1975).
* 1878 - Jan Łukasiewicz, filósofo, matemático (m. 1956).
* 1879 - Josef Stalin, ditador soviético. (m. 1953).
* 1889 - Sewall Wright, biólogo norte-americano (m. 1988).
* 1890 - Hermann Joseph Muller, geneticista estadunidense (m. 1967).
* 1892
o Walter Hagen, campeão de golfe norte-americano (m. 1969).
o Rebecca West, escritora americana (m. 1983).
* 1908 - Pat Weaver, pioneiro da televisão (m. 2002).
* 1914 - Ivan Generalić, pintor croata de arte naïf (m. 1992).
* 1917 - Heinrich Böll, autor, ganhador do prêmio Nobel em 1972 (m. 1985).
* 1918
o Donald Regan, Chefe de estado-maior e Secretário do Tesouro dos EUA (m. 2003).
o Kurt Waldheim, Secretário Geral das Nações Unidas.
* 1924 - Altamiro Carrilho, flaustista brasileiro.
* 1926 - Joe Paterno, técnico de futebol americano.
* 1931
o Ivan Cândido, ator brasileiro.
o Wesley Duke Lee, pintor brasileiro.
* 1935
o John G. Avildsen, diretor e editor estadunidense.
o Phil Donahue, apresentador estadunidense.
o Lorenzo Bandini, piloto italiano de Fórmula 1 (m. 1967).
* 1936
o Joelmir Beting, jornalista brasileiro.
o Jonas Abib, religioso brasileiro.
* 1937
o Elomar Figueira, músico brasileiro.
o Jane Fonda, atriz estadunidense.
* 1940 - Frank Zappa, músico estadunidense (m. 1993).
* 1942 - Hu Jintao, presidente da China.
* 1944
o Michael Tilson Thomas, maestro norte-americano.
o Taylor Hackford, cineasta estadunidense.
* 1946 - Carl Wilson, músico norte-americano (m. 1998).
* 1947
o Paco de Lucía, guitarrista e compositor de flamenco espanhol.
o Esperidião Amin Helou Filho, político brasileiro.
* 1948 - Samuel L. Jackson, ator estadunidense.
* 1950 - Jeffrey Katzenberg, produtor de filmes norte-americano.
* 1954 - Chris Evert, ex-tenista norte-americano.
* 1955 - Jane Kaczmarek, atriz norte-americana.
* 1956 - Joaquim Leitão, cineasta português.
* 1957
o Tom Henke, ex-jogador de beisebol dos EUA.
o Ray Romano, comediante norte-americano.
* 1959 - Florence Griffith-Joyner, atleta norte-americana (m. 1998).
* 1963 - Antony de Ávila, futebolista colombiano.
* 1964 - Fabiana Udenio, atriz italiana.
* 1965 - Andy Dick, ator norte-americano.

Falecimentos

* 1375 - Giovanni Boccaccio, escritor e humanista italiano (n. 1313).
* 1781 - Gregorio Mayáns y Siscar, erudito espanhol.
* 1805 - Bocage, poeta português (n. 1765).
* 1807 - John Newton clérigo, compositor (n. 1725).
* 1822 - José Francisco Ortiz Sanz, escritor e religioso espanhol.
* 1882 - Francesco Hayez, pintor italiano (n. 1791).
* 1907 - Klara Hitler, mãe de Adolf Hitler (n. 1860).
* 1933 - Knud Rasmussen, explorador dinamarquês (n. 1879).
* 1933 - Padre Himalaya, cientista e inventor português (n. 1868).
* 1937 - Frank Billings Kellogg, estadunidense, prêmio Nobel da Paz em 1929 (n. 1856).
* 1940 - F. Scott Fitzgerald, escritor estadunidense (n. 1896).
* 1941 - Tomás Vargas Osorio, poeta e jornalista colombiano.
* 1945 - George S. Patton, general norte-americano (n. 1885).
* 1935 - Kurt Tucholsky, jornalista e escritor satírico (n. 1890).
* 1956 - Lewis Madison Terman, psicólogo americano (n. 1877).
* 1958 - Lion Feuchtwanger, romancista, dramaturgo e escritor alemão (n. 1884).
* 1964 - Carl van Vechten, escritor e fotógrafo americano. (n. 1880).
* 1980 - Nelson Rodrigues, dramaturgo e escritor brasileiro. (n. 1912).
* 1983 - Rod Cameron, ator canadense que fez carreira no cinema norte-americano (n. 1910).
* 1988 - Nikolaas Tinbergen, etologista dos Países Baixos (n. 1907).
* 1991 - José Miguel Barandiarán, etnólogo e arqueólogo espanhol.
* 1992:
o Albert King, guitarrista e cantor estadunidense de blues (n. 1923).
o Alfonso García-Gallo, jurista, historiador, catedrático e acadêmico espanhol.
o José María González Sinde, cineasta espanhol.
o Nathan Milstein, violinista ucraniano (n. 1903).
o Stella Adler, atriz estadunidense (n. 1901).
* 1995 - Carl Unger, pintor austríaco.
* 1997 - Teo Escamilla, diretor de fotografía espanhol.
* 2001 - Dick Schaap, jornalista de esportes (n. 1931)
* 2002:
o Giò Pomodoro, escultor italiano.
o José Hierro, poeta espanhol.
* 2005 - Aurora Miranda, cantora brasileira, irmã de Carmem Miranda (n. 1915).
* 2007 - Norton Nascimento, ator brasileiro (n. 1962).

Feriados e eventos cíclicos

* Festeja-se o Yule, nome dado ao Solstício de Inverno pelos neo-pagãos.
* Dia do Atleta.
* Dia dos Artistas Profissionais.
* Solstício de dezembro: verão no hemisfério sul e inverno no hemisfério norte.

Fontes: Edições Paulinas, Climatempo, Wikipedia

HOJE NA HISTÓRIA - Em 2012, nesta data - O Final do Calendário Maia


HOJE NA HISTÓRIA


O Hoje na História marca um dia muito polêmico. Em 2012, teremos o Final do Calendário Maia com o ciclo de 5.125 anos. Vamos conhecer um pouco sobre esse calendário:

O calendário maia é um sistema de calendários e almanaques distintos, usados pela civilização maia da Mesoamérica pré-colombiana, e por algumas comunidades maias modernas dos planaltos da Guatemala. Estes calendários podem ser sincronizados e interligados, suas combinações dando origem a ciclos adicionais mais extensos. Os fundamentos dos calendários maias baseiam-se em um sistema que era de uso comum na região, datando pelo menos do século VI a.C.. Tem muitos aspectos em comum com calendários empregados por outras civilizações mesoamericanas anteriores, como os zapotecas e olmecas, e algumas civilizações suas contemporâneas ou posteriores, como o dos mixtecas e o dos astecas. Apesar de o calendário mesoamericano não ter sido criado pelos maias, as extensões e refinamentos por eles efetuados foram os mais sofisticados. Junto com os dos astecas, os calendários maias são os melhor documentados e compreendidos.

Pela tradição da mitologia maia, como está documentado nos registros colonais iucatecas e reconstruído de inscrições do Clássico Tardio e Pós-clássico, a deidade Itzamna é frequentemente creditada como tendo levado o conhecimento do sistema de calendários aos maias ancestrais, junto com a escrita em geral e outros aspectos fundacionais da cultura maia[1].

Visão Geral

O mais importante destes calendários é aquele com período de 260 dias. Este calendário de 260 dias era prevalente em todas as sociedades mesoamericanas, e é de grande antiguidade (quase certamente o mais velho dos calendários). Ainda está em uso em algumas regiões de Oaxaca, e pelas comunidades maias dos planaltos da Guatemala. A versão maia é conhecida pelos estudiosos como tzolkin, ou Tzolk'in na ortografia revisada da Academia de Lenguas Mayas de Guatemala. O tzolkin é combinado com outro calendário de 365 dias (conhecido como haab, ou haab'), para formar um ciclo sincronizado durando 52 haabs, chamado de roda calendárica. Ciclos menores de 13 dias (a trezena) e 20 dias (a vintena) eram componentes importantes dos ciclos tzolkin e haab, respectivamente.

Uma forma diferente de calendário era usada para manter registros de longos períodos de tempo, e para a inscrição da data de calendário (identificando quando um evento aconteceu em relação a outros). Esta forma, conhecida como calendário de contagem longa mesoamericano ou contagem longa, é baseada no número de dias transcorridos desde um ponto inicial mítico. De acordo com a correlação entre a contagem longa e os calendários ocidentais aceita pela grande maioria dos pesquisadores maias (conhecida como a correlação GMT), este ponto inicial é equivalente ao dia 11 de agosto de 3114 a.C. no calendário gregoriano proléptico, ou 6 de setembro no calendário juliano (-3113 astronômico). A correlação Goodman-Martinez-Thompson foi escolhida por Thompson em 1935 baseado em correlações anteriores de Joseph Goodman em 1905 (11 de agosto), Juan Martínez Hernández em 1926 (12 de agosto), e John Eric Sydney Thompson em 1927 (13 de agosto). Pela sua natureza linear, a contagem longa podia ser estendida para se referir a qualquer data no futuro ou passado distantes. Este calendário envolvia o uso de um sistema de notação posicional, em que cada posição significava um múltiplo cada vez maior do número de dias. O sistema numérico maia era essencialmente vigesimal (ou seja, tinha base numérica 20), e cada unidade de uma dada posição representava 20 vezes a unidade na posição que a precedia. Uma exceção importante foi feita no valor de segunda ordem, que em vez disto representava 18 × 20, ou 360 dias, mais próximo do ano solar do que seriam 20 × 20 = 400 dias. Deve-se contudo notar que os ciclos da contagem longa eram independentes do ano solar. Muitas inscrições da contagem longa maia são suplementadas com uma série lunar, que fornece informações sobre a fase lunar e posição da Lua em um ciclo semi-anual de lunações.

Um ciclo de Vênus com 584 dias também era mantido, e registrava as ascensões heliacais de Vênus como estrela da manhã ou da tarde. Muitos eventos neste ciclo eram vistos como sendo astrologicamente inauspiciosos e perniciosos, e ocasionalmente as guerras eram iniciadas de forma a coincidir com estágios deste ciclo. Outros ciclos, combinações e progressões de calendários menos prevalentes ou mal-compreendidos, também eram seguidos. Uma contagem de 819 dias aparece em algumas poucas inscrições. Conjuntos repetitivos de intervalos de 9 e 13 dias associados com diferentes grupos de deidades, animais e outros conceitos significativos também são conhecidos.

Conceito maia de tempo

Com o desenvolvimento do calendário da contagem longa e sua notação posicional (que se acredita herdada de outras culturas mesoamericanas), os maias tinham um sistema elegante no qual os eventos podiam ser registrados de forma linear uns relativamente aos outros, e também com respeito ao próprio calendário ("tempo linear"). Em teoria, este sistema pode ser estendido para delinear qualquer extensão de tempo desejado, simplesmente aumentando o número de marcadores de maior ordem usados (gerando assim uma sequência crescente de múltiplos de dias, cada dia na sequência identificado univocamente por seu número da contagem longa). Na prática, a maioria das inscrições maias da contagem longa limitam-se em registrar somente os primeiros 5 coeficientes neste sistema (uma contagem b'ak'tun), que era mais do que adequado para expressar qualquer data histórica ou atual (20 b'ak'tuns são equivalentes a cerca de 7885 anos solares). Mesmo assim, existem inscrições que apontavam ou implicavam sequências maiores, indicando que os maias compreendiam bem uma concepção linear do tempo (passado-presente-futuro).

Contudo, e em comum com outras sociedades mesoamericanas, a repetição dos vários ciclos calendáricos, os ciclos naturais de fenômenos observáveis, e a recorrência e renovação da imagética de morte-renascimento em suas tradições mitológicas eram influências importantes e ominpresentes nas sociedades maias. Esta visão conceitual, em que a "natureza cíclica" do tempo é destacada, era preeminente, e muitos rituais estavam ligados à conclusão e recorrência dos vários ciclos. Como as configurações particulares do calendário eram novamente repetidas, também o eram as influências "sobrenaturais" a que elas estavam associadas. Desta forma, cada configuração particular do calendário tinha um "caráter" específico, que influenciaria o dia que exibia tal configuração. Divinações poderiam então ser feitas a partir dos augúrios associados com uma certa configuração, uma vez que os eventos em datas futuras seriam sujeitos às mesmas influências conforme as datas correspondentes de ciclos prévios. Eventos e cerimônias eram marcados para coincidir com datas auspiciosas, e evitar as inauspiciosas.

O final de ciclos de calendário significativos ("finais de período"), como um ciclo k'atun, geralmente eram marcados pela ereção e dedicação de monumentos específicos (principalmente inscrições em estelas, mas algumas vezes complexos de pirâmides gêmeas como as de Tikal e Yaxha), comemorando o final, acompanhado por cerimônias dedicatórias. Uma interpretação cíclica também é notada nos mitos de criação maias, em que o mundo atual e os humanos nele foram precedidos por outros mundos (de um a cinco outros, dependendo de onde vem a tradição) que foram feitos de várias formas pelos deuses, mas subsequentemente destruídos. O mundo atual teria uma existência tênue, requerendo súplicas e ofertas de sacrifícios periódicos para manter o equilíbrio de existência continuada. Temas similares fazem parte dos mitos de criação de outras sociedades mesoamericanas.

Fonte: Wikipedia

Pensamentos do Dia - 21 de Dezembro de 2009


"O brasileiro, quando não é canalha na véspera, é canalha no dia seguinte."

Nelson Rodrigues

"Ele não sabia que era impossível. Foi lá e fez."

Jean Cocteau

"Dez mil dificuldades não constituem uma dúvida."

Isaac Newton

"Não existe vaidade inteligente."

Louis Céline

"Os tolos dizem que aprendem com os seus próprios erros; eu prefiro aprender com os erros dos outros."

Otto Von Bismarck

"Ser você mesmo em um mundo que está constantemente tentando fazer de você outra coisa é a maior realização."

Ralph Waldo Emerson

Foto: © Robert Strachan Photography

PAC promete, mas não cumpre - Postado por: José Sales


Até o momento, só chegou 20% dos R$ 734 milhões prometidos ao Ceará, em recursos do programa, para 2009. O fato de, no Brasil, os orçamentos públicos serem autorizativos, ou seja, não obrigatoriamente, e na verdade quase nunca, os gestores devem cumprir aquele cronograma anunciado, já prejudica o planejamento de estados e municípios que acabam contando com recursos que nunca chegam. Para além disso, no entanto, a possibilidade de citar valores estratosféricos que dificilmente vão ser liberados, tem feito os gestores usarem estes quantitativos, politicamente, para forjar uma quantidade de investimento, a rigor, inexistente. É só fazer uma análise da prática, para percebermos que os números ditos em alto e bom som quase nunca são comprovados nas liberações.

Um exemplo disso são os recursos referentes ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal, para o Ceará. Até o momento, do valor inicial de R$ 734 milhões para o desenvolvimento do Estado, só chegou R$ 166 milhões, há 10 dias do final do ano, segundo números do Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi) da União.

É um percentual de apenas 20%. Os outros 80% esbarram na burocracia, nos entraves e nos remanejamentos feitos na peça orçamentária que acabam atrasando o andamento de obras federais nos estados. Na teoria, este valor deve ser colocado como "restos a pagar", com promessa de liberação para 2010.

Só promessa. Senão, vejamos: o mesmo PAC, no exercício de 2008, previa liberação para o Ceará no total de R$ 554 milhões em investimentos. Passou o ano inteiro para liberar R$ 242 milhões, o equivalente a 43% do total. O restante, R$ 312 milhões, ou 56%, ficaram nos "restos a pagar". E no exercício de 2009 nem os restos a pagar, nem tampouco 50% do que estava previsto, foi pago. E a proposição de respostas e soluções para os questionamentos que todos fazem, também demora na mesma proporção. A Assembleia Legislativa do Estado criou uma comissão especial para acompanhar as obras do PAC no Estado. Houve divergências entre apoiadores e opositores do governo Lula. Depois, os aliados foram para a comissão oficial, os tucanos se retiraram e criaram uma instância paralela para fazer o mesmo trabalho.

Pois passados três meses da instalação, não há resposta alguma por parte dos parlamentares. O valor dos empenhos mostrados agora, no entanto, revela a realidade sobre aquilo que está sendo empenhado pelo maior programa do governo Lula, atualmente.

Fonte: Diário do Nordeste.
Postado por José Sales


Controle social e democracia - por José do Vale Pinheiro Feitosa


Este texto aspeado abaixo o fiz num comentário para o blog de um ex-editor da Rede Globo quando este comentou a situação da programação diante da pata de elefante dos laboratórios farmacêuticos. Ele se referia a uma matéria que criticava os efeitos danosos de determinado medicamento e que "caiu" por pressão do laboratório fabricante. Espero retornar a esta abordagem num futuro próximo, com mais detalhes. Só para vocês ficarem alerta: sabemos todos que o fundo da Educação Básica aumentou e todos esperamos uma melhora geral na educação. Pois bem parte do jornalismo brasileiro e de jogadas políticas se devem a editoras (inclusive a Abril) disputando o fornecimento público. Outro dado uma fonte de escândalos, espeiclamente este de Bsb com conexões na Secretaria de Educação de São Paulo tem o mesmo modelo: a exploração denosa dos fundos públicos.

"Estou no final da minha carreira na saúde pública com algumas convicções. Há que se enfrentar o setor produtivo nas circunstâncias atuais. Não se poderá enfrentar a indústri farmacêutica, de imunobiológico, imagens etc. sem um forte setor público sobre controle da sociedade. Este modelo baseado em "empresários (?)" que ganham milhões como vendedores de luxo para garantir os grandes lucros deste setor não pode ser. Se cria um sistema tão perverso que a maior parte das vezes não se sabe onde começa o lobista da tecnologia de saúde e termina o médico. Por vezes onde se tem garantia de lucro certo na ponta de liminares da justiça no que se convencionou chamar-se Judicialização. É uma cadeia que precisa ser combatida, da ponta mais simples até a mais complexa: a) os visitadores de laboratório à serviço da indústria; b) os "empresário (?)" que inventam demanda para a indústria; c) os congressos financiados largamente para o discurso único deste merchandising (não existe mais ciência como algo crítico, no condicional e sujeito à superação); e) os lobistas, associados a deputados, senadores e membros do executivo em todas as esferas de governo com a finalidade de "empurrar" compras sobre os Fundos de Saúde e f) a aliança entre operadoras de planos de saúde e prestadores de saúde com a finalidade de se usufruir do plano mutual que afinal só existe pela contribuição solidária de quem paga o plano, inclusive com incentivos fiscais. Aliás, não diga que nega, pois na parte mais complexa existe o Programa Fantástico (e toda uma jogada maldosa em vários outros programas) que costuma gerar demanda por tecnológias absurdas desde que começa a segunda feira e as portas dos "negócios" se abrem."

Por: José do Vale Feitosa



Edições Anteriores:

Novembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30