xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 08/12/2009 | Blog do Crato
.

VÍDEO - Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

08 dezembro 2009

CRATO - Campanha "Doce Natal" leva Solidariedade e Alegria em visitas a Hospitais do Crato


Nota do Blog do Crato: Quero aqui parabenizar a primeira-Dama Mônica Araripe e toda essa turma maravilhosa que faz o Doce Natal, um dos eventos sociais e humanitários mais bem-sucedidos do Ceará. É muita garra, coragem e vontade de auxiliar o próximo, até porque, alguém nem precisaria se dar ao desgastante trabalho de durante todo o mês de Dezembro, todos os anos, promover esta atividade toda, mas somente as pessoas que possuem grande boa vontade de verdadeiramente ajudar o próximo e que se preocupa com seus semelhantes, é capaz de realizar um evento dessa magnitude. E por outro lado, somente as pessoas de coração puro são capazes de compreender e valorizar toda esta campanha. Parabéns, amiga Mônica, somos solidários porque você, porque você é solidária com os mais humildes. Os cumprimentos do Blog do Crato.

Dentro da Programação do Doce Natal, aconteceram duas visitas de uma comitiva coordenada pela Primeira-dama do município sra. Mônica Helena França a dois hospitais no Crato. Foram visitados o hospital São Francisco e a Casa de Saúde Joaquim Bezerra de Farias.






A comitiva do Doce Natal levou uma mensagem de solidariedade e esperança a todos os internos. Foram visitados todos os leitos dos hospitais, num momento de confraternização entre todos.














Lembramos que dia 13 de dezembro acontecerá a abertura oficial do Doce Natal com a entrega da chave da cidade ao Papai Noel e shows artísticos na Praça da Sé. A culminância do Doce Natal se dará no Estádio Mirandão no dia 19 com a distribuição de presentes para milhares de crianças.







Dentro da Programação do Doce Natal, aconteceram duas,visitas de uma comitiva coordenada pela Primeira-dama do município sra. Mônica Helena França a dois hospitais no Crato. Foram visitados o hospital São Francisco e a Casa de Saúde Joaquim Bezerra de Farias. A comitiva do Doce Natal levou uma mensagem de solidariedade e esperança a todos os internos. Foram visitados todos os leitos dos hospitais, num momento de confraternização entre todos.

E para não esquecer...

Lembramos que no dia 13 de dezembro acontecerá a abertura oficial do Doce Natal com a entrega da chave da cidade ao Papai Noel e shows artísticos na Praça da Sé. A culminância do Doce Natal se dará no Estádio Mirandão no dia 19 com a distribuição de presentes para milhares de crianças.

O "alagão" paulista. Por Darlan Reis Jr

Cenas do cotidiano. O "Alagão" em São Paulo é a novidade dos últimos dias. Se os governantes de lá fossem da "esquerda", a culpa não ia ser da chuva... No âmbito federal, todos os problemas tem a "marca" do governo Lula, mas lá em Sampa, a culpa é sempre dos outros, nesse caso, da natureza!
Esse é o Rio Tietê já inundando as margens e chegando perto de uma ponte.


Foto: Luiz Guarnieri/Futura Press

Filme sobre Juazeiro e Padre Cícero será produzido a partir da biografia do sacerdote


Por Demontier Tenório


A biografia “Padre Cícero - Poder, Fé e Guerra no Sertão” do escritor e jornalista Lira Neto e editada pela Companhia das Letras, vai dar bom enredo para um filme. O Secretário de Turismo e Romarias, José Carlos dos Santos, foi informado pelo autor da obra, nesta segunda-feira, que a mesma chamou a atenção do cinema. É que a produtora brasileira RT/features comprou os direitos para a tela e o diretor será Sérgio Machado de Cidade Baixa.

Para o titular da Setur, o livro chega em momento chave do processo de reabilitação histórico-eclesial do padre pelo Vaticano. Ele acrescentou que o mesmo ganhou repercussão positiva sendo o mais vendido na Livraria Cultura de São Paulo e outros 10 mil exemplares já estão sendo impressos. Na opinião do secretário, a adaptação da obra para o cinema será importante para o sacerdote e Juazeiro do Norte que conquistará novos espaços no rumo da visibilidade.

Zé Carlos adiantou que o município se dispõe a dar o apoio logístico necessário às filmagens em nome do que isso pode render em termos de atrativo turístico para o município. Ele observa que o livro de 560 páginas é envolvente e detalhista e já entrou nas listas dos mais vendidos deste final de ano. O secretário concorda com o escritor Lira Neto quando este afirma que a Igreja, tardiamente, percebeu que o fenômeno Padre Cícero é forte demais para ser combatido ou esquecido.

Fonte: Via Beto Fernandes - Blog do Juazeiro

Esboço de acordo deixa a ONU de lado e abandona Kioto

O jornal inglês "The Guardian" publicou hoje um texto que seria o esboço de um acordo climático escrito à parte por Dinamarca, EUA e Grã-Bretanha. O documento caiu como uma bomba e só se fala nisso nos corredores da reunião de Copenhague. Ele aumenta o poder dos países ricos, reduz o papel da ONU no futuro das negociações climáticas e prevê o abandono do protocolo de Kyoto.
Desde ontem circulavam rumores de que a Dinamarca tinha apresentado um documento a parte.

Quando o jornal "The Guardian" vazou o documento provocou reações imediatas dos países em desenvolvimento e países pobres. O Brasil, que iria dar um briefing agora, suspendeu a conversa para manter contatos com o governo brasileiro.

O esboço, que vem sendo chamado de "texto dinamarquês", estabelece limites desiguais para redução per capita das emissões de carbono entre países desenvolvidos e emergentes em 2050. O acordo permitiria a países ricos, por exemplo, emitir quase o dobro de carbono per capita frente aos emergentes.

Ainda segundo o texto obtido pelo Guardian, o acordo segue a mesma linha do protocolo de Kyoto: responsabiliza os países ricos pelos riscos da mudança climática e exige o cumprimento de metas. Os países emergentes poderiam adotar metas voluntárias para redução das emissões.
Segundo especialistas, o texto estabelece que o Banco Mundial será o responsável por administrar o financiamento do combate às mudanças climáticas, o que reduziria o papel da ONU. A publicação do esboço deixou países desenvolvidos e emergentes furiosos nesta terça-feira em Copenhague, na Dinamarca.

Fonte: Miriam Leitão. Postado por José Sales

União Soviética guardou parte do corpo de Hitler, diz autoridade russa

Os restos mortais do ditador nazista Adolf Hitler foram destruídos por ordem dos dirigentes soviéticos, mas foram preservados fragmentos do crânio e da mandíbula, afirmou nesta segunda-feira o Serviço Federal de Segurança russo (FSB, ex-KGB). Yuri Jristoforov, chefe do Arquivo do FSB, detalhou que em 13 de março de 1970, o então presidente da KGB, Yuri Andropov, pediu ao Politburo comunista autorização para destruir os restos de Hitler e de outras pessoas sepultadas em 21 de fevereiro de 1946, em local secreto em uma base militar soviética na Alemanha. Nesse lugar, no número 36 da rua Westendstrasse da cidade de Magdeburgo, estavam enterrados os restos de Hitler, de sua mulher Eva Braun, assim como do ministro de Propaganda nazista Joseph Goebbels e a família deste.

Após serem encontrados pelas tropas soviéticas em maio de 1945 e estudados pelos serviços secretos, os restos de Hitler, Braun e os Goebbels tinham permanecido provisoriamente enterrados desde junho daquele ano em uma floresta próxima da cidade alemã de Rathenow. O plano de Andropov era de "exumar e destruir os restos dos criminosos de guerra" enterrados em Magdeburgo para evitar que no caso da divulgação de sua localização, se transformasse em lugar de peregrinação dos fanáticos de Hitler. A exumação e destruição dos restos ocorreram em 4 de abril de 1970 por uma equipe operacional do departamento da KGB do Grupo de Tropas Soviéticas da então Alemanha do Leste, disse o general Jristoforov à agência de notícias russa Interfax.

"A destruição dos restos foi realizada por meio de uma incineração em uma fogueira em um descampado próximo da cidade de Schönebeck, a 11 quilômetros de Magdeburgo. Os restos queimados com o carvão foram esmiuçados até o estado de cinzas, que foram recolhidas e jogadas no rio Biederitz", conforme o ato oficial. O general russo confirmou que no Arquivo do FSB estão guardados parte da mandíbula de Hitler e no Arquivo estatal da Rússia permanecem fragmentos do crânio do "führer". "À parte dos materiais, recolhidos em maio de 1945, não existem outros fragmentos do corpo de Hitler, pelo menos não há nenhuma informação a respeito. Tudo o que restava de Hitler foi queimado em 1970", ressaltou o historiador.

Segundo Jristoforov, "estes materiais são únicos em seu gênero e não têm comparação. São os únicos testemunhos documentários filmes da morte de Hitler, e por isso se guardam no Arquivo central do FSB como mostras de especial importância". Questionado sobre as dúvidas de cientistas americanos da Universidade de Connecticut que questionam a autenticidade dos restos russos de Hitler, o historiador ressaltou que aqueles jamais tinham pedido para investigar as mostras do FSB. "Investigadores norte-americanos não apresentaram nenhuma solicitação com relação ao Arquivo central do FSB". Ele disse ainda que, no final de 2002, o FSB deixou a produtora americana Hoggard Films filmar os documentos sobre a morte de Hitler para um documentário.

Com o mesmo fim, acrescentou, o FSB permitiu a um médico legista americano investigar o material ósseo a um, quem chegou à conclusão de que os fragmentos da mandíbula guardados em Moscou realmente pertenceram a Hitler. Os supostos cadáveres queimados de Hitler e de Eva Braun foram encontrados por agentes do serviço de contra-espionagem soviético em 5 de maio de 1945 perto da Chancelaria do Terceiro Reich em Berlim, onde se encontrava o bunker do "führer".

da Efe, em Moscou

CONTROVÉRSIAS NA FESTA DE NATAL - Por: Antonio paiva Rodrigues


Temos ciência que a religião que professamos, e que vem passando de pai para filho, muita coisa, muitos fatos foram distorcidos, mas a fé humana mesmo com estas nuanças negativas e contraditórias conserva na mente e guarda no coração o dia 25 de dezembro como o nascimento do grande Messias, embora fatos aqui mencionados mostrem que o paganismo sempre esteve inserido na história do cristianismo, através dos ensinamentos da Igreja católica. É preciso e se faz necessário que estudemos mais amiúde os acontecimentos do passado, pois estamos enganados na maioria dos acontecimentos, desde a fundação da Igreja Católica Apostólica Romana, que aconteceu em 318 depois de Cristo - por um imperador Romano conhecido por Teodósio I, através do decreto imperial “Conctus Populos” (com os povos), no Concílio de Constantinopla. Nessa época a igreja era frequentada pela ralé, incluindo-se pagãos, arianos, ateus, judeus, mouros, bárbaros entre outros. Infelizmente temos que citar estes fatos, pois poucas pessoas conhecem a verdade.

O Natal é uma das principais tradições do sistema corrupto chamado - Babilônia. Fundado por Nimrode, neto de Cam, filho de Noé. O nome Nimrode se deriva da palavra "marad", que significa "rebelar". Nimrode foi poderoso caçador contra Deus (Gn 10:9). Para combater a ordem de espalhar-se:- criou a instituição de ajuntamentos (cidades); - construiu a torre de Babel (a Babilônia original) como um quádruplo - desafio a Deus (ajuntamento, tocar aos céus, fama eterna, adoração aos astros); - fundou Nínive e muitas outras cidades; - organizou o primeiro reino deste mundo. A Babilônia é um sistema organizado de impérios e governos humanos, de explorações econômicas, e de todos os matizes de idolatria e ocultismo. Nimrode era tão pervertido que, segundo escritos, casou-se com sua própria mãe, cujo nome era Semíramis. Depois de prematuramente morto, sua mãe-esposa propagou a doutrina da reencarnação de Nimrode em seu filho Tamuz. Ela declarou que, em cada aniversário de seu natal (nascimento), Nimrode desejaria presentes em uma árvore. A data de seu nascimento era 25 de dezembro. Aqui está a verdadeira origem da árvore de Natal. Semíramis se converteu na "rainha do céu" e Nimrode, sobdiversos nomes se tornou o "divino filho do céu".

Depois de várias gerações desta adoração idólatra, Nimrode também se tornou um falso messias, filho de Baal, o deus-sol. Neste falso sistema babilônico, a mãe e o filho (Semíramis e Nimrode encarnado em seu filho Tamuz) se converteram nos principais objetos de adoração. Esta veneração de "a Madona e Seu Filho" (o par "mãe influente + filho poderoso e obediente à mãe") se estendeu por todo o mundo, com variação de nomes segundo os países e línguas. Por surpreendentemente que pareça, encontramos o equivalente da "Madona", da Mariolatria, muito antes do nascimento de Jesus Cristo! Nos séculos 4o e 5o os pagãos do mundo romano se "converteram" em massa ao "cristianismo", levando consigo suas antigas crenças e costumes pagãos, dissimulando-os sobnomes cristãos. Foi quando se popularizou também a idéia de "a Madona e Seu Filho", especialmente na época do Natal. Os cartões de Natal, as decorações e as cenas do presépio refletem este mesmo tema. A verdadeira origem do Natal está na antiga Babilônia. Envolvida na apostasia organizada que tem mantido o mundo no engano desde há muitos séculos! No Egito sempre se creu que o filho de Ísis (nome egípcio da "rainha do céu") nasceu em 25 de dezembro.

Os pagãos em todo o mundo conhecido já celebravam esta data séculos antes do nascimento de Cristo. Jesus, o verdadeiro Messias, não nasceu em 25 de dezembro. Os apóstolos e a igreja primitiva jamais celebraram o natalício de Cristo. Nem nessa data nem em nenhuma outra. Não existe na Bíblia ordem nem instrução alguma para fazê-lo. Porém, existe, sim, a ordem de atentarmos bem e lembrarmos sempre a Sua Morte (1Co 11:24-26; João 13:14-17). A Guirlanda (coroa verde adornada com fitas e bolas coloridas) que enfeita as portas de tantos lares é de origem pagã. Dela disse Frederick J. Harkins em seu livro "Answer to Questions" (Respostas a Algumas Perguntas): "A guirlanda remonta aos costumes pagãos de adornar edifícios e lugares de adoração para a festividade que se celebrava ao mesmo tempo do atual Natal. A árvore de Natal vem do Egito e sua origem é anterior à era Cristã.” Também as velas, símbolo tradicional do Natal, são uma velha tradição pagã, pois se acendiam ao ocaso para reanimar ao deus sol, quando este se extinguia para dar lugar à noite. Papa Noel é lenda baseada em Nicolau, bispo católico do século 5o. A Enciclopédia Britânica, 11ª edição, vol. 19, páginas 648-649, diz: "São Nicolau, o bispo de Mira, santo venerado pelos gregos e latinos em 6 de dezembro... conta-se uma lenda segundo a qual presenteava ocultamente a três filhas de um homem pobre... deu origem ao costume de dar em secreto na véspera do dia de São Nicolau (6 de dezembro), data que depois foi transferida para o dia de Natal. Daí a associação do Natal com São Nicolau..." Os pais castigam a seus filhos por dizerem mentiras. Porém, ao chegar o Natal, eles mesmos se encarregam de contar-lhes a mentira de "Papai-Noel", dos "Reis Magos" e do "Menino Deus"! Por isso não é de se estranhar que, ao chegarem à idade adulta, também creiam que Deus é um mero mito.

Certo menino, sentindo-se tristemente desiludido ao conhecer a verdade acerca de Papai Noel, comentou a um amiguinho: "Sim, também vou me informar acerca do tal Jesus Cristo!" É cristão ensinar às crianças mitos e mentiras? Deus disse: "... nem mentireis, nem usará de falsidade cada um com o seu próximo;" (Lev 19:11). Ainda que à mente humana pareça bem e justificado, Deus, porém, disse: "Há um caminho que parece direito ao homem, mas o seu fim são os caminhos da morte." (Prov 16:25). Estudados os fatos, vemos com assombro que o costume de celebrar o Natal, em realidade, não é costume cristão, mas, sim, pagão. Ele constitui um dos caminhos da Babilônia no qual o mundo tem caído! As falsas religiões sempre utilizaram a madeira, bem como as árvores, com fins de idolatria: "Sacrificam sobre os cumes dos montes, e queimam incenso sobre os outeiros, debaixo do carvalho, e do álamo, e do olmeiro, porque é boa a sua sombra; por isso vossas filhas se prostituem, e as vossas noras adulteram." (Os 4:13) "Não plantarás nenhuma árvore junto ao altar do Senhor teu Deus, que fizeres para ti." (Deut 16:21). Essas árvores ou pedaços de madeira serviam para adoração e culto doméstico. O pinheiro – símbolo natalino – possui a mesma conotação. Biblioteca Sacra, vol. 12, páginas 153-155: "A troca de presentes entre amigos é característico tanto do Natal como da Saturnália, e os cristãos seguramente a copiaram dos pagãos, como o demonstra com clareza o conselho de Tertuliano”. (http://solascriptura-tt.org/Diversos/NatalVeioDoPaganismo-Helio.htm).

O costume de trocar presentes com amigos e parentes durante a época natalina não tem absolutamente nada a ver com o cristianismo! Ele não celebra o nascimento de Jesus Cristo nem o honra! (Suponhamos que alguma pessoa que você estima está aniversariando. Você a honraria comprando presentes para os seus próprios amigos? Omitiria a pessoa a quem deveria honrar? Não parece absurdo deste ponto de vista?) Contudo, isto é precisamente o que as pessoas fazem em todo o mundo. Observam um dia em que Cristo não nasceu gastando muito dinheiro em presentes para parentes e amigos. Devemos também meditar e aceitar a verdade e nos inteirarmos de que Jesus Cristo não fundou e nem criou nenhuma religião. Elas, sim foram criadas por homens que são seres criados simples e “ignorantes”, e além do mais imperfeito. A verdade não está com o homem e sim com o Pai Maior. Se as religiões fossem voltadas para uma só destinação hoje não haveria uma infinidade delas, que no frigir dos ovos esquecem a espiritualidade e se preocupam mais com o vil metal. Porém, anos de experiência nos ensinam que os cristãos confessos se esquecem de dar o que deviam a Cristo e a Sua obra, no mês de dezembro. Este é o mês em que mais sofre a obra de Deus. Aparentemente as pessoas estão tão ocupadas trocando presentes natalinos que não se lembram de Cristo nem de Sua obra.

Depois, durante janeiro a fevereiro, tratam de recuperar tudo o que gastaram no Natal, de modo que muitos, no que se refere ao apoio que dão a Cristo e Sua obra, não voltam à normalidade até março. Vejamos o que diz a Bíblia em Mateus 2:1, 11 com respeito aos presentes que levaram os magos quando Jesus nasceu: "E, tendo nascido Jesus em Belém de Judéia, no tempo do rei Herodes, eis que uns magos vieram do oriente a Jerusalém,... E, entrando na casa, acharam o menino com Maria sua mãe e, prostrando-se, O adoraram; e abrindo os seus tesouros, ofertaram-lhe dádivas: ouro, incenso e mirra.” Mesmo com tantas discrepâncias não devemos esquecer da tradição certa ou errada, mas devemos comemorar com alegria no coração esta data que já pertence ao calendário oficial da Igreja católica. O dia amanheceu alegre, radiante, um sol forte e acolhedor transfigurou o ambiente mostrando que uma metamorfose estava para reluzir. O movimento de pessoas, de transportes começava a transformar o dia tranquilo num arrazoado de bonanças benfazejas para os que formavam a métrica, a sonorização de mais um dia que renascia na expectativa de felicidades para uns e esperanças para outros. Hoje um dia especial, um dia de festas, de congraçamentos e de deslumbres para os que almejam a felicidade no dia do nascimento de um menino que veio ao mundo com a destinação divinal de transformar o anormal em normal, o mal no bem, a guerra na paz. Veio ensinar o amor, pregar a fraternidade, a caridade e induzir na mente dos humanos o sentido mais belo do perdão. O congraçamento se aproxima, as horas e os minutos voam e as pessoas se misturam nos escaninhos da esperança de chegar ao aconchego do lar querido e começar a união fraterna de familiares, amigos com uma destinação só, esperar a tão sonhada hora do nascimento do cristo e festejar com alegria, abraços fraternos, orações com intuito do ser pequenino e divinal trazer esperanças de dias melhores para o ano que se aproxima.

A cidade se engalana, as ruas se revestem de um colorido especial, às mesas são postas e os olhares atentos aos relógios esperam a tão sonhada ceia de natal. As crianças fazem a festa com brincadeiras, algazarras e um barulho ensurdecedor. Elas querem sentir o sabor da festa, vislumbrar a bela árvore de natal e colocar o seu pedido ao bom velhinho e esperar no dia seguinte o presente almejado no decorrer do ano. É uma alegria incomum para as crianças que ainda não despertaram para a razão do que é fictício ou não. Enquanto, uns esbanjam alegria outros sem condições financeiras ficam a imaginar o seu natal triste e sem festanças e as crianças sem esperanças, de receber a visita do bom velhinho, o Papai Noel. Virou escarcéu de tristezas, de alaridos, de choros, pois vão passar mais uma data nas brancas nuvens da desilusão. De repente surgem os trabalhadores da última hora no intuito de diminuir o sofrimento de algumas famílias carentes, estropiadas e maltratadas. No velho clichê popular vem o anunciar: “Nem tudo que reluz é ouro e nem tudo que balança cai”. Em todas as áreas de nossa vida temos oportunidade de ser amáveis e bondosos. Nossas ações desse dia em diante podem determinar o tipo de pessoas que desejamos ser. Normalmente acontece uma distonia e os abusos acontecem. Bebem demais, comem desregradamente e a festa que deveria ser de felicidades e contentamentos muitas vezes transformam-se em tragédia. Aquele amontoado de alimentos que vai para o lixo deveria ser distribuído para as instituições de caridade. Do natal alegre, festivo, da grandeza sem par de antigamente, dos presépios as lapinhas, hoje vemos com tristeza o consumo exagerado de bebidas que não nos conduz a lugar algum. Em muitas casas as árvores de natal piscam e transformam o ambiente num colorido especial e todos reunidos em oração e meditação fazem uma prestação de contas do certo e do errado e de bom grado levam sua festa com carinho amor, irmandade, fraternidade e união benfazeja. Natal a festa maior da cristandade como costumam afirmar os nossos irmãos na realidade é uma data festiva para todo o cristianismo. Uma divergência aqui outra acolá, mas na realidade não irá tirar o brilho da festa. O que devemos fazer? Amar o próximo como a si mesmo e amar a Deus sobre todas as coisas. Que a felicidade seja o ponto alto nas festividades natalinas e esperamos que o menino Jesus traga paz a humanidade e que os homens se convençam que o próximo é seu irmão e não o dizime por desavenças e por falta de amor no coração. Deus o Pai Todo Poderoso foi tão bom para o homem, mas este ser esqueceu-se de retribuir os bons tributos recebidos de Deus. É neste natal que o homem deve pesar na balança o que de bom fez em favor da humanidade e o mal que causou a mesma. “Junta-se a um bom e será um deles”. Vamos comemorar o Natal com muito amor, fraternidade, amizade, ética, respeito e que o abuso seja evitado para que todos os lares sej
am felizes e que nenhum fato triste venha macular a beleza da festa natalina. Pensem nisso!

ANTONIO PAIVA RODRIGUES-MEMBRO DA ACI- DA ALOMERCE E DA AOUVIRCE
Tópico Suspenso para Verificação.

ADESIVAGEM GRATUITA PARA OS MOTOTAXISTAS- Por Moisés Rolim


O Departamento Municipal de Trânsito de Juazeiro do Norte – DEMUTRAN começou ontem a adesivagem das motos (mototaxista) cadastradas anteriormente pelo departamento. O trabalho estar sendo realizado gratuitamente pela Prefeitura de Juazeiro do Norte e segundo Péricles Teixeira, diretor do DEMUTRAN, “dado o grande número de motos, esse processo (adesivagem) será realizado de vinte em vinte motos obedecendo a ordem no cadastro” diz Péricles.

Primeiro o departamento realizou o cadastro desses mototaxistas, agora realiza a adesivagem, posteriormente todos receberão uma carteirinha dando o direito de desempenhar a função de mototaxista e para o próximo mês está programada a entrega gratuita das batas de identificação.

Péricles lembra que depois de concluído todo esse processo, os mototaxistas que não estiverem totalmente regularizados sofrerão penalidades e terão suas motos apreendidas.

Fonte: www.juazeiro.ce.gov.br

(Parabéns ao Juazeiro pela iniciativa) MOISÉS ROLIM(Em busca da noticia.Colaborador do Blog do Crato)

Desmatamento da Amazônia é 'dragão adormecido', diz pesquisador

Reaquecimento da economia deve aumentar pressão sobre a floresta, diz. Daniel Nepstad apresentou na COP 15 plano para erradicar a devastação. Foto: Dennis Barbosa/G1 Foto: Dennis Barbosa/G1. O pesquisador Daniel Nepstad após apresentação em Copenhague. (Foto: Dennis Barbosa/G1). O desmatamento da Amazônia, que este ano teve uma baixa histórica, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), deve crescer novamente quando os preços das commodities voltarem a subir, afirma Daniel Nepstad, pesquisador do Woods Hole Research Center, nos EUA. “É um dragão adormecido”, diz. Nepstad vê como inevitável que a pressão sobre floresta ressurja quando a economia global retomar o crescimento. “Então, o desmatamento pode voltar a explodir”. Ele cita como exemplo projeções de que a demanda por ração animal – que provém, em parte, da soja – na China deve crescer mais de 100% nos próximos dez anos e que o Brasil deve ser um dos maiores fornecedores de matéria-prima para esse alimento. O cientista americano é um dos autores da pesquisa publicada nesta sexta-feira (4) na revista "Science", que conclui que o Brasil necessita entre US$ 6,5 bilhões e US$ 18 bilhões para eliminar definitivamente o desmatamento da região amazônica até 2020.Com isso, o estudo defende defende uma meta ainda além dos 80% de redução da devastação que o governo do Brasil vai apresentar na COP 15. De acordo com a pesquisa, se o país pusesse fim ao desmatamento, as emissões globais de dióxido de carbono cairiam entre 2% e 5% em relação aos níveis atuais.

“Começamos a perceber que se a Amazônia era parte do problema das emissões de carbono, também poderia ser parte da solução”, explica Paulo Moutinho, do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), outro autor do trabalho e que, junto com Nepstad, apresentou suas conclusões na Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, em Copenhague, nesta segunda-feira (7). Eles defendem que o Brasil deve aproveitar o momento de redução do desmatamento para acabar de vez com o problema. O dinheiro para tomar as medidas necessárias sairia de mecanismos internacionais de financiamento, um dos pontos centrais das discussões durante a conferência climática.

Fonte: Dennis Barbosa Do Globo Amazônia, em Copenhague

Aécio nega que PSDB vai escolher candidato na sexta

Governador de Minas Gerais disse que partido quer resolver candidato até janeiro.
Agência Estado. O governador de Minas Gerais, Aécio Neves, assumiu nesta segunda-feira (7) um discurso de candidato à Presidência da República, indicação que disputa com o governador de São Paulo, José Serra, pelo PSDB. Aécio disse que seu objetivo é retirar o "caráter plebiscitário desta eleição." Aécio voltou a dizer que vai se encontrar com Serra em um evento do PSDB na próxima sexta-feira (11) no Piauí e que o tema da candidatura presidencial do PSDB será discutido, mas não definido.

- Fui mal compreendido.

O governador de Minas negou que a decisão do candidato sairá ainda nesta semana, como deu a entender mais cedo.

- Esperamos que isso se resolva até inicio de janeiro.

Para Aécio, se o PSDB decidir arrastar a decisão até março, será uma sinalização de que o partido já escolheu seu candidato.

- Se o partido optar, e essa é uma opção que eu respeitarei, por estender esse prazo até o fim de março é porque na verdade o partido estará optando por uma candidatura.

A afirmação foi feita em uma clara referência ao governador de São Paulo.

- Acho que a construção política que eu posso vir a fazer demanda tempo, e os partidos estão avançando em seus entendimentos. Então, acho que até o início de janeiro é o momento adequado para essa decisão. Senão, voltarei para Minas para construir nosso palanque e dar a vitória ao candidato que o partido escolher.

Fonte: R7

Livro sobre crianças vítimas da ditadura será lançado hoje

Brasília - O ministro Paulo Vannuchi, da Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH), participa hoje (8), às 18h, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, do lançamento do livro sobre meninos e meninas vítimas da ditadura militar. O livro faz parte do Projeto Direito à Memória e à Verdade e será lançado durante a 8ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente. O evento pretende traçar um plano decenal para a política nacional de promoção, proteção e defesa dos direitos para essa população. Às 8h30, haverá conferência de abertura sobre o estatuto da Criança e do Adolescente e as políticas para o segmento. Às 10h30, o tema em debate será a promoção e universalização de direitos em um contexto de desigualdades. Às 14h, estará em discussão o papel de crianças e adolescentes em espaços de construção da cidadania.

A Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente continua hoje. Com o tema Construindo Diretrizes da Política e do Plano Decenal, o encontro foi aberto ontem (7) e conta com a participação de 1.800 delegados de todo o país.

Fonte: Agência Brasil

A Decadência da Diplomacia Brasileira – por Armando Valladares (*)


Postado por Armando Lopes Rafael

Lula faz reverência ao ditador venezuelano Hugo Chávez, mentor da política externa brasileira

Em meus artigos anteriores analisei a política do presidente do Brasil comparando-o com Kerensky, porque Lula da Silva também trabalha muito para aplainar o caminho para que os comunistas se apoderem das nações e escravizem-nas como vêm pretendendo fazer (em vão) com Honduras. Neste caso, equivocou-se. Apesar de Lula conspirar para escravizar esta nação, suas manobras fracassaram, diante de um povo valente e decidido, que na defesa da liberdade e da democracia não titubeou um só instante em enfrentar o mundo, para não se submeter ao socialismo do século XXI.
O verdadeiro Lula é aquele que nos anos setenta confraternizava com as guerrilhas terroristas das FARC e apoiava os crimes e torturas contra meus compatriotas sob a tirania castrista. Há alguns anos, escrevi um artigo apontando de maneira irrefutável sua cumplicidade com todos os inimigos da liberdade, com os terroristas e narcotraficantes colombianos, salvadorenhos etc., e os planos totalitários do Foro de São Paulo.
A "moderação" forçada do Presidente brasileiro, durante os seus dois mandatos, foi determinada, não por uma mudança em seus sentimentos socialistas, mas pela solidez das instituições e pelo povo brasileiro, que não lhe permitiram transformar o país em um estado marxista no estilo de Cuba ou da Venezuela.
Por que a diplomacia brasileira não agiu com Zelaya da mesma forma como o fez com o presidente deposto Lucio Gutiérrez? Para vergonha dos brasileiros, quem organizou, manobrou e decidiu que Zelaya ficaria na Embaixada do Brasil foi Hugo Chávez. Um estrangeiro ditando a política externa brasileira com o beneplácito do presidente Lula! Que vergonha! O Senado brasileiro devia investigar a fundo esses fatos. Lula da Silva disse que não aceitará o resultado das eleições de 29 de novembro em Honduras, mas aceitou o resultado fraudulento das eleições no Irã e na Nicarágua.
Quando toda a comunidade internacional está tensa pelo perigo de uma guerra atômica desencadeada pelo maluco do Irã, Lula da Silva declara que falou com Mahmoud Ahmadinejad e que este lhe garantiu que os reatores atômicos servirão para fins pacíficos, e que ele (Lula) não teria motivo para duvidar disso. E como uma afronta a mais aos brasileiros amantes da liberdade e aos povos civilizados do mundo, convidou este terrorista a visitar o Brasil.
Se em Honduras houver derramamento de sangue, mortos e novos episódios de violência e terrorismo, isto será devido à ingerência de Lula da Silva, ao permitir, violando todas as leis e convênios internacionais, que o deposto presidente Zelaya continue usando a Embaixada do Brasil para seus propósitos políticos e de desestabilização do país.

(*) Armando Valladares, ex-preso político cubano e escritor, foi embaixador dos Estados Unidos na Comissão dos Direitos Humanos da ONU. Artigo publicado em Miami no jornal Las Américas e em Honduras no jornal El Heraldo.Tradução: André F. Falleiro Garcia.

Um sonho distante? - Postado por: José Sales


Acabou a contagem regressiva. A conferência do clima começou em Copenhague às dez horas da manhã fria e nublada desta segunda-feira, com autoridades dinamarquesas exigindo o fechamento de um acordo e o sucesso das negociações até o dia 18 de dezembro. Foi assim, afastando a comentada possibilidade de que os países fechassem um acordo somente em meados do ano que vem, que o primeiro ministro dinamarquês Lars Loekke Rasmussen iniciou seu discurso de boas vindas às delegações de 192 países presentes a Copenhague.

“Ninguém subestima as dificuldades das próximas duas semanas, mas há um desejo manifesto de fazer um acordo político com metas, forte e ambicioso, efetivo e operacional”, afirmou Rasmussen, numa conveniente lembrança sobre a pré-disposição pelo fechamento do acordo desejado, anunciada por diversos países dias antes da conferência. Até agora 110 chefes de estado confirmaram presença no evento na semana que vem.

Entre os motivos para que o acordo seja fechado de vez em Copenhague, Rajendra Pachauri, chefe do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), lembrou que os negociadores devem colocar as exigências ecológicas na frente da política. “Na falta de ações de mitigação, as chuvas vão aumentar, e muito, as fontes de água vão se exaurir, a camada de gelo da Groenlândia vai diminuir ao ponto de o mar se elevar de quatro a seis metros, até o fim do século, dois bilhões de pessoas estarão expostas em áreas de fortes inundações já em 2018”, citou Pachauri, só para exemplificar. “Gastar menos de 3% do PIB mundial até 2030 em ações de mitigação evitaria maiores catástrofes decorrentes do aquecimento do planeta entre 2 e 4 graus Celsius”, disse.

Confiantes na força das manifestações populares em Copenhague e no resto do mundo nos últimos meses, os dinamarqueses querem demonstrar que esta conferência será marcante e determinará novas referências, na forma e no conteúdo. Para começar, nenhum delegado recebeu uma daquelas bolsas recheadas de presentes e lembranças da COP-15. Desperdício de dinheiro. Em vez disso, o governo utilizou o recurso para bancar os estudos e a capacitação de 11 estudantes de países em desenvolvimento na Dinamarca. Tem muito mais.

Fonte Andrea Fanzeres, no jornal O ECO.

Capacetes de motociclistas poderão ter números de placas


Tramita na Câmara o Projeto de Lei 5651/09, do Senado, que torna obrigatória a inscrição do número da placa da moto nos capacetes de condutores e passageiros. Essa numeração obedeceria a normas a serem definidas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). O projeto altera o Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97), que atualmente exige o uso de capacete com viseira ou óculos protetores para o condutor de motocicleta e de capacete para o passageiro. Com a medida, o autor do projeto, senador Magno Malta (PR-ES), espera combater crimes praticados por motociclistas. A identificação desses condutores pela numeração no capacete, acredita Malta, facilitaria a fiscalização e o rastreamento de criminosos.

Tramitação

O projeto será analisado pelas comissões de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) e também pelo Plenário.

Fonte: Agência Câmara

Lista dos Autores/Escritores que praticamente não escrevem no Blog do Crato:

Calazans Callou
Valdenio
George Macário
Glauco Vieira
Gloria Pinheiro
Geraldo Junior
João Mendes Filho
Leopoldo Martins Filho
Chrystian Marques
Mundim do Vale
Norma Paula
Taciano Pinheiro
Evandro Rodrigues
Waltécio
Luiz Wellington
Adail C. Távora

Peço aos referidos escritores, que possam escrever mais artigos no nosso Blog. Muitos aí, nunca escreveram um artigo sequer, ou trouxeram qualquer artigo, mesmo de outro site para publicação. O Cargo de Escritor requer que se escrevam artigos muito frequentemente, a fim de garantir a participação. Devo lembrar que temos um sistema que descadastra automaticamente os escritores que escrevem pouco. Se porventura alguém desta lista não estiver interessado mais em ser escritor, por gentileza, nos comunique, a fim de que possamos dar entrada em outras pessoas, pois o sistema só comporta até 100 escritores.

Abraços,

Dihelson Mendonça
Administrador do Blog do Crato


Hoje é dia de Nossa Senhora da Conceição - postado por Armando Rafael


Fonte: O POVO, edição de 08-12-2009
T
rinta e cinco municípios do interior do Ceará celebram hoje o dia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição. As paróquias do interior que têm a santa como padroeira programaram missas, procissões para a data, que celebra o dogma católico da isenção do pecado original dado a Maria.
Municípios que tem Nossa Senhora da Imaculada Conceição como padroeira: Acaraú, Amontada, Aracoiaba, Bela Cruz, Cascavel, Dep. Irapuam Pinheiro, Farias Brito, Granjeiro, Guaramiranga, Hidrolândia, Iracema, Ipaumirim, Ipueiras, Itapiúna, Jaguaretama, Limoeiro do Norte, Madalena, Martinópole, Mauriti, Meruoca, Milhã, Moraújo, Pacajus, Pacatuba, Pacoti, Palhano, Pentecoste, Pindoretama, Porteiras, Potiretama, Quixeré, Redenção, Sobral, Tururu, Quiterianópolis.


Comentário da Postagem: Em Crato, festejam sua padroeira, Nossa Senhora da Conceição:o distrito de Santa Fé e os bairros: Muriti, Parque Grangeiro e Grangeiro.

A arte entranhada na vida - Por Alexandre Lucas*

O centro de gravitação da arte é a realidade circundante, a qual deve percebida e compreendida para própria assimilação do trabalho artístico. Isso impõe pensar/repensar a relação entre artista/obra/público e o papel social do artista. Na dinâmica do nosso tempo temos que considerar que é urgente a necessidade de evidenciar que o artista difere do operador de técnicas, bem como do possuidor de genialidades. Apesar deste conceito perpassar como verdadeiro para alguns. Claro que no seu processo de trabalho, o artista necessitará muitas vezes dominar técnicas. Mas a arte é um conjunto de fatores que reúne condições objetivas de realização, conhecimento técnico/empírico e visões sociais de mundo que são resultados dos embates entre campo das ideais e o mundo material.

Esse conjunto de fatores nos coloca diante de uma construção que só pode ocorrer na relação direta entre artista e meio social numa concatenação dialética, em que o artista/obra/público se fazem e se refazem mutuamente. Numa espécie de: artista faz a obra e a obra faz o artista e no meio do caminho sempre tem o público, não necessariamente nesta ordem. Para o artista na contemporaneidade reconhecer o seu papel social/político é fator indispensável para apropriação e democratização da arte, pois possibilita reconhecer também que a ação artística ou a obra de arte é resultado exclusivamente da produção humana e isso cria um viés de encurtamento entre as pessoas, as realidades sócio-culturais e as artes. Desta forma vale ressalta que o artista deve transita no mergulho na realidade para absorvê-la e por outro lado transformar a idéia/matéria em forma o que exige domínio. Esses são ingredientes para que a ação artística ou a obra de arte tenham as características e a reflexão do seu tempo, da sua classe e do seu povo.

Ora, isso só é possível quando o artista passa a compreender que a práxis artística é argamassa para edificação da arte e aniquilar a falsa idéia de que a arte brota por si só. É tempo de desabrigar os ateliers e os espaços de processo criativo do isolamento e povoar-los de e pela vida desta forma estaremos contribuindo para que a arte cumpra sua função social, ou seja, criando as condições para que arte faça parte da vida e vice-versa num reencontro essencial para emancipação humana.

Prof. Alexandre Lucas

*Coordenador do Coletivo do Coletivo Camaradas, pedagogo e artista/educador

SEM LEITURA NÃO HÁ INSTRUÇÃO E SIM SUBMISSÃO - Por: Carlos Pontes


Observem com atenção os dados divulgados do Instituto Pro-Livro com relação a leitura neste país: 77 milhões de brasileiros estão situados entre os Não-leitores. Dentre esses 21 milhões são analfabetos. Dos que leem, que são 95 milhões, atingem 1,3 livro por ano. Incluídos as obras didáticas e pedagógicas sobem para 4,7 por ano. Ainda assim baixo. Ou seja, quando excluímos os livros didáticos e pedagógicos ficamos com um número insignificante de leitores. Isso é muito sério. Eu diria, gravíssimo. É claro que diante dessa situação ficamos vulneráveis a "culturas" banalizadas de toda espécie: forrós eróticos, esdrúxulos e bregas, linguagens sem qualquer critério, diálogos pobres, verdadeiros "estupros de concordâncias" e falhas gramaticais de toda natureza. Aqui em Fortaleza (e creio que em outros lugares) tem "patrões" que chegam a dizer que não quer os seus funcionários estudando ou lendo senão vão procurar coisa melhor. Quanto ironia. E olha que se lerem mais vão encontrar mesmo coisas bem melhores. É a volta do cabresto ideológico com toda intensidade.

SENHORES GOVERNANTES, CIDADÃOS E PAIS: É preciso que se faça investimento pesado sobre a LEITURA. Não se admite situações dessa natureza. E quando me refiro a leitura, seja ela gráfica ou digital, precisamos com URGÊNCIA mesmo é que se leia com prazer, admiração e reflexão. Estamos na UTI da ignorância, senão à beira da morte. Ou como diria uma canção do cantor Ednardo gravada há um tempo atrás: ...que a ignorância é indigesta pro freguês. Precisamos questionar de maneira insistente ou mesmo obsessiva se for o caso: QUE TIPO DE NAÇÃO QUEREMOS CONSTRUIR LENDO 1,3 LIVRO POR ANO? Vamos repetir a frase exaustivamente.

Abraços a você, Dihelson
E leitores do Blog do Crato

Carlos Pontes/Revista Mambembe
Fortaleza-Ce.

Problema em trecho elevado paralisa metrô do Cariri - postado por Armando Rafael


Fonte: O POVO, edição de 08-12-2009

Uma erosão em um trecho do metrô do Cariri provocou a paralisação do funcionamento dos trens que ligam as cidades de Crato e Juazeiro. A chuva de 85 milímetros da madrugada de domingo abalou dois pilares de um trecho elevado da linha férrea denominado pontilhão. O trecho danificado fica entre as estações Antônio Vieira e São José, em Juazeiro.
Em nota, a assessoria de imprensa da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos explica que a empresa Transnordestina Logística, que opera os trens de carga da região, deve solucionar o problema. Segundo a assessoria de imprensa da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor), A previsão é de que os trens de passageiros voltem a circular nesta quarta-feira.
Esse é o segundo problema detectado no metrô do Cariri desde que foi inaugurado no último dia 1º. No primeiro dia de funcionamento, os aparelhos de ar-condicionado dos trens apresentaram problemas. Os adesivos com a marca do governo do Estado estavam tapando a entrada de ar do gerador e do compressor dos aparelhos, impedindo o funcionamento adequado.
Em nota, a assessoria de imprensa esclarece que o metrô circula na chamada "operação assistida", durante a qual não é cobrada passagem aos usuários. Durante essa fase os equipamentos do sistema são testados e avaliados por funcionários e pela própria população.

Comentário da postagem
: Nem bem começou... Outra coisa: na estação localizada próxima ao "Velho do Caldo"/Lobo's Bar, verificou-se uma diferença de 30 cm entre trilhos/nível, o que obrigou a se fazer - às pressas - um "aterramento" de asfalto para nivelar. Mesmo assim, naquele trecho, ocorre um pequeno "solavando" quando o vagão do trem passa...


HOJE, Dia 08 - Seminário sobre Fundeb, Piso do Magistério e Plano de Cargos será realizado em Juazeiro do Norte

A Comissão de Educação, Cultura e Desporto e a Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público, da Assembleia Legislativa, realizam o Seminário sobre o Fundeb, Piso do Magistério e Plano de Cargos, em Juazeiro do Norte, no próximo dia 8 de dezembro, no Memorial Padre Cícero do município. O encontro, que será realizado das 8 horas às 13 horas, faz parte de uma série de eventos que objetivam esclarecer sobre o Fundeb e sobre a reformulação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) dos profissionais do Magistério, prevista na Lei do Piso, não implantada na maioria dos municípios cearenses.

Foram convidados autoridades, educadores e representantes da sociedade civil também de outros 32 municípios. São eles, Icó, Baixio, Ipaumirim, Lavras de Mangabeira, Umari, Várzea Alegre, Abaiara, Altaneira, Araripe, Assaré, Aurora, Barbalha, Barro, Brejo Santo, Campos Sales, Caririaçu, Crato, Farias Brito, Granjeiro, Jardim, Jati, Mauriti, Milagres, Missão Velha, Nova Olinda, Penaforte, Porteiras, Potengi, Saboeiro, Salitre, Santana do Cariri, Tarrafas.

Serão palestrantes do seminário o deputado estadual e presidente da Comissão de Educação, Cultura e Desporto da AL, Artur Bruno, que falará sobre a Lei do Piso, o deputado e presidente da Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público, professor Teodoro, que falará sobre o Fundeb, e a consultora Haline Cordeiro, que debaterá sobre o PCCS. Serão distribuídos aos participantes uma cartilha informativa sobre os temas debatidos e um CD contendo as principais leis educacionais do Estado e da União.

O seminário sobre Fundeb, Piso do Magistério e Plano de Cargos ainda será realizado em Quixadá, no próximo dia 14 de dezembro. O lançamento do seminário ocorreu em Fortaleza (1/10), tendo passado por Itapipoca (7/10), Crateús (22/10), Limoeiro do Norte (30/10), Camocim (06/11), Guaraciaba do Norte (10/11), Canindé (17/11) e Sobral (4/12).

Seminário sobre Fundeb, Piso do Magistério e Plano de Cargos
Local: Juazeiro do Norte (Memorial Padre Cícero)
Data: 8/12/09
Horário: 8 horas às 13 horas

Informações: Paula Virgínia, coordenadora do Centro Darcy Ribeiro da Assembleia Legislativa do Ceará (85) 8801.5076

---

Érica Azevedo
Assessora de Imprensa
Deputado Estadual Artur Bruno PT
85 3277.2593
85 8666.4602
www.arturbruno.com.br

Hoje no "Além da Imaginação" uma análise de fenômenos misterioros por Antonio de Paiva Rodrigues


ALÉM DA IMAGINAÇÃO


Fenômenos Misteriosos. Diversas pessoas, entre elas, cientistas e curiosos falam sobre fenômenos e emitem suas opiniões. Cada ser humano é possuidor de conhecimentos, mas se sentem impotentes para ressaltar algo de extraordinário e diferente, e ao primeiro contato com alguma coisa nunca visto denomina-a de fenômeno. Pela palavra fenômeno designamos todo fato que se apresenta à observação, sem ligarmos a este fato nenhum caráter, a não ser o natural. Conservamos assim à palavra um sentido conforme a sua etimologia, o que é aparente. As palavras fenômeno e paranormalidade tem a mesma sinonímia? A paranormalidade é o que está fora da normalidade, que não está incluído entre os fenômenos explicados pela lógica ou pela ciência (fenômeno paranormal); sobrenatural. A pessoa dotada de paranormalidade é aquela que se diz possuir faculdades paranormais. Os paranormais apresentam um dom qualquer que não pode ser explicado pela ciência, como mover objetos sem tocá-los, ler pensamentos, entortar metais, criar matéria do nada.

James Randy, o maior “caçador” de paranormais do mundo, tem oferecido, através dos meios de comunicação, um prêmio milionário para qualquer indivíduo que consiga provar, sem truques ou ardis, ser portador de um dom de paranormalidade. Uma coisa é certa, não entra nesta disputa o charlatanismo, uma vez, que todo embuste até agora tentado, tem sido desmascarado por Randy. A esquizofrenia pode ser um termo que engloba várias e graves afecções mentais crônicas, de etiologia desconhecida, caracterizadas por uma dissociação entre o pensamento e a ação, e que provocam a perda do contato com a realidade e a desagregação da personalidade. Dizem os psiquiatras que a esquizofrenia hebefrênica é um tipo que se manifesta em adolescentes, com perturbação da fala e do comportamento, já a paranoide é aquela que se manifesta em alucinações delirantes (mania de grandeza, de perseguição), mas sem alteração permanente do comportamento afetivo ou intelectual.

A revista “Isto É” de 02/12/2009, ano 32/ e nº. 2090- traz em sua capa a seguinte manchete:” 11 perguntas que a ciência não consegue responder. Tudo sobre misteriosos fenômenos, como a cura pela fé, o fim do mundo e a premonição, que ainda desafiam o conhecimento humano”. Queríamos dizer que todo ser humano independente de credo, cor e religião é possuidor de uma faculdade que se chama mediunidade. “Vejamos a seguir:” Os paranormais apresentam um dom qualquer que não pode ser explicado pela ciência, como mover objetos sem tocá-los, ler pensamentos, entortar metais, criar matéria do nada etc. Os médiuns são capazes de entrar em contato com seres do mundo espiritual, recebendo daqueles - mensagens ou mesmo orientações, até mesmo premonitórias. No mediunismo sabe-se que sobre essa rubrica. A Doutrina Espírita afirma que a paranormalidade não existe e tudo que acontece aqui é normal. O cientista russo Alexander Aksakof propõe à compreensão todos os fenômenos ordinariamente chamados espíritas. Tal denominação tem a vantagem de aplicar-se exclusivamente à explicação dos fenômenos.

O mediunismo é um campo de trabalho onde podem florescer, sob a inspiração de Jesus, as mais sublimes expressões de fraternidade e um meio que se serve de Deus para auxiliar a Humanidade em seu esforço evolutivo. Um elo de luz entre a terra e o Céu, o mediunismo superior possibilita o encontro, cada vez mais acentuado, do pensamento humano, com as esferas invisíveis nobres, de onde se originam as melhores expressões evolutivas. Lembre-se que Jesus curava através do seu grande grau de mediunidade. A premonição advinda à relativa liberdade motivada pelo sono, poderemos lembrar-nos de muita coisa e os fatos a se realizarem em futuro próximo serão vistos com maior ou menor clareza, e, ao despertarmos, teremos sonhado o que então virá a ser considerado aviso, ou a premonição. É evidente que tais possibilidades derivam de uma faculdade psíquica que possuímos espécie de mediunidade, pois a premonição não existe no mesmo grau em todas as criaturas, embora seja disposição comum a qualquer ser humano, a qual se bem desenvolvida poderá conceder importantes revelações e provas do intercâmbio humano-espiritual.

Se os cientistas procurassem estudar a fundo a espiritualidade humana eles chegariam a responder as 11 perguntas que a ciência não consegue responder. No mundo em que vivemos o homem está apegado demais a materialidade esquecendo por completo a espiritualidade. Os jornalistas Jaqueline Mendes, Klester Cavalcanti e Roberto Moregola são os responsáveis pela matéria. Começam dizendo que: “Quem pensa pouco erra muito”. A frase é de Leonardo Da Vinci, um dos maiores gênios que o mundo já conheceu, nos mais diversos campos do conhecimento. E afirmam que é o combustível que move a matéria. Esqueceram os repórteres de dizer que o maior gênio da Humanidade até hoje foi Jesus de Nazaré, o único Espírito Puro que pisou o orbe terrestre. O resto é só exposição de ensinamentos adquiridos. Um fato que os jornalistas consideram fantástico é a chegada do homem a lua, que não passava de simples ficção, mas se falarmos em desdobramentos, em projeção astral, em projeciologia que são fenômenos em que o espírito se liberta da matéria eles abominariam. Existem muitos casos na história da humanidade desse fenômeno, mas poucos cientistas se preocuparam em estudá-lo.

Fala-se em robôs que conseguem e estudam detalhes do corpo humano em busca de cura, mas esqueceram de verificar e estudar se o corpo humano é dotado de um corpo semimaterial que se chama perispírito e que muitos chamam de alma. A alma somos nós humanos, pela é o Espírito encarnado. Perguntam se a alma existe? Claro. E o que estamos fazendo aqui na Terra? Se não existisse alma o mundo seria desabitado, ou morto se preferirem. A primeira indagação é: Como surgiu o Universo? Fala-se na grande explosão (bigbang), mas são meras especulações. A segunda se refere há quando começou a vida? Se forem pela Bíblia não chegarão a nada, pois a criação do mundo pelo livro é apenas simbologia. Sabemos que pelos nossos estudos de que o primeiro ser vivo a habitar este planeta não foi o homem, e sim um protozoário unicelular conhecido como ameba.

Quanto usamos do nosso cérebro? Uma boa pergunta que merece uma bela resposta. No nosso entendimento o nosso cérebro é algo usado indevidamente por muitos seres humanos, pois o desenvolvimento cerebral depende de muitas nuanças, entre elas, os processos que os seres hominais passam para desenvolvê-lo ou atrofiá-lo. A quarta é se a alma existe. Já nos posicionamos a respeito. Os animais pensam? Todo ser vivo é dotado de espírito e os animais não fogem a regra. Eles são possuidores de instinto, mas muitas raças chegam a impressionar por suas ações e procedimentos. Diríamos que sim, mas muito abaixo da do hominal, que pela bondade divina foi premiado com a inteligência, o livre-arbítrio e de quebra, o instinto. É possível viajar no tempo? O ser humano dotado de matéria nunca poderá viajar no tempo, mas seu Espírito sim, pois o Espírito é um ser inteligente que povoa o universo. A premonição é outra indagação é já nos reportamos sobre ela. Repetimos aqui o nosso pensamento: se os cientistas estudarem pelo lado da materialidade jamais chegarão a lugar algum, mas se embrenharem pela espiritualidade poderão chegar a alguma conclusão. O que define nossa sexualidade? É a outra dúvida dos cientistas. A sexualidade hominal poderá ser decifrada pelo fenômeno da reencarnação, mas para os incrédulos seria falar ao vento de um assunto tão importante.

O cientista americano Yan Stevenson passou mais de 30 anos de sua vida estudando a reencarnação e comprovou baseado na ciência mais de 3.000 casos de reencarnação. “O neuro-cientista Alfredo Pereira Júnior, ressalta que a mente se envolve no processo de cura por meio da fé, ela ativa mecanismos fisiológicos que influenciam o corpo, auxiliando. Mas isso não quer dizer que a fé possa curar alguém”. O pensamento e suas conclusões são inerentes ao homem e existe um clichê popular que diz: “Quem tem boca vai a Roma” o certo é que o ser humano por ser dotado de Espírito jamais terá conclusões iguais quando o assunto é fé. A fé também depende de merecimento e se assim não fosse todo cérebro exposto ao que falou o neuro-cientista em termos de fé seria algo sem utilidade. E o que aprendemos através das religiões e sobre os ensinamentos do Mestre Jesus foram meras especulações, visto que Jesus sempre afirmava: “Vai que tua fé te curou”. E aí quem está com a verdade Jesus Cristo, ou o senhor Alfredo Pereira Júnior? A fé pode curar? E cura mesmo.

Por que nos apaixonamos? Claro porque somos dotados de sentimentos. O amor é parte integrante do ser humano e do principio inteligente. A psicoterapeuta britânica Paula Hall, que há quinze anos trata casais com problemas de relacionamento. Pesquisas de como uma pessoa define a sua cara-metade, por exemplo, indicam que, quanto maior a semelhança com o alvo desejado, mais chance de rolar uma paixão. O homem e a mulher que se deixa iludir pelas aparências nunca soube o que é amor. Confunde sempre amor com desejo carnal que são coisas completamente diferentes. O amor vem do coração e o desejo sexual está inserido mais no pensamento humano. Existe um grau de afinidade entre os espíritos e esse grau acaba com o pensamento da existência da alma gêmea que foi mera ilusão humana. Quando e como o mundo vai acabar? Deus a inteligência Suprema causa primeira de todas as coisas jamais citou esta pergunta.

As profecias humanas levam as pessoas ao medo e a crendice popular. Só o Pai Maior poderia dar uma resposta plausível a respeito do assunto, mas o homem pela sua imperfeição pode destruir a si próprio, mas o mundo jamais acabará, pois a Terra representa apenas um grão de mostarda em pleno firmamento. Como se vê é um assunto delicado e apaixonante, mas o homem quando se insere demais na ciência e procura desvendar os mistérios da vida ele se torna ateu e agnóstico. Pensem nisso!

Por: ANTONIO PAIVA RODRIGUES-MEMBRO DA ACI – DA ALOMERCE E DA AOUVIRCE

Lula afirma que EUA e China seguiram Brasil


O presidente Lula participa da Cúpula de Copenhague, que começou com uma dura advertência da ONU. Foto: Agência Brasil. Para presidente, por causa da proposta brasileira, os outros países começaram a apresentar números. Copenhague. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que, por causa da proposta do Brasil de diminuir as emissões de gases do efeito estufa entre 36,1% e 38,9% até 2020, os demais países começaram a apresentar números para a meta. Lula citou, especificamente, os Estados Unidos e a China. No programa semanal de rádio "Café com o Presidente" que foi ao ar ontem, Lula afirmou ser preciso tomar uma decisão agora e começar a trabalhar para reduzir o aquecimento global. Começou ontem, em Copenhague, na Dinamarca, a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP-15), maior negociação sobre a questão climática da história. "Obviamente, esse é o tema do momento", disse.

De acordo com Lula, o Brasil está numa situação muito boa porque, de forma voluntária, fez uma proposta para reduzir as emissões de gases. "Essa é uma coisa extremamente importante, é uma proposta extremamente ousada", afirmou. "O Obama apresentou número. Os chineses apresentaram número. Nós achamos que, até chegar Copenhague, os países vão se colocar de acordo porque é preciso ter um número para diminuir as emissões", acrescentou. Lula defendeu ainda o financiamento para o "sequestro de carbono" e para que as nações pobres tenham um desenvolvimento sustentável e sólido. O presidente brasileiro mencionou a questão climática, afirmando que o tema esteve presente na viagem que fez à Europa, onde participou da Cúpula Ibero-Americana, em Portugal, e visitou também a Ucrânia e a Alemanha.

Acordo

A maior conferência sobre o clima da história começou com uma dura advertência das Nações Unidas sobre o risco de desertificação e de elevação do nível das marés e com a garantia dos anfitriões dinamarqueses de que um acordo para lidar com o aquecimento global estava "ao alcance das mãos". O premiê dinamarquês Lars Lokke Rasmussen disse que 110 chefes de Estado e de governo, incluindo o presidente dos EUA, Barack Obama, deveriam comparecer à cúpula que acontece entre 7 e 18 de dezembro. O evento, que também conta com 15 mil delegados de cerca de 190 países, pretende decidir sobre uma ação imediata para reduzir os gases-estufa e prover bilhões de dólares em assistência e tecnologia para as nações mais pobres. A presença de tantos líderes significava "uma oportunidade que o mundo não pode deixar escapar", disse Rasmussen sobre a conferência. E acrescentou: "um acordo está ao alcance das mãos".

Mas as conversações terão de superar a profunda desconfiança entre países ricos e pobres na divisão do fardo de cortar as emissões dos gases-estufa, em especial provenientes da queima de combustíveis fósseis. "O relógio zerou. Após dois anos de negociações, chegou a hora da decisão", disse Yvo de Boer, chefe do Secretariado de Mudança Climática da ONU. Nos Estados Unidos, a Agência de Proteção Ambiental afirmou que gases-estufa são perigosos para a saúde, o que permitiria ao governo regular as emissões sem uma ação no Congresso. A partir de agora, Obama poderá regulamentar as emissões de veículos e fábricas. Grupos empresariais dizem que isso afetará a economia nos EUA, que só agora começam a sair da recessão. No entanto, o presidente acredita que uma legislação compreensiva sobre energia é o melhor caminho para combater o aquecimento global.

INTENSIFICAÇÃO DO COMÉRCIO
País deve mostrar mais apoio ao Irã

Brasília. O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva pretende ampliar os sinais externos de apoio e solidariedade ao presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, afirmam diplomatas brasileiros. Segundo eles, a prova disso foi a visita do ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, à cidade iraniana de Isfahan, na semana passada, para acertar a visita do presidente ao país. Nas conversas, Celso Amorim definiu a viagem de Lula a Teerã, que deve ocorrer até abril de 2010, e falou do empenho brasileiro em intensificar o comércio e a troca de tecnologias com o Irã. Contrariamente às críticas, os negociadores brasileiros afirmam que não há receio do governo de que a relação do Brasil com o Irã seja utilizada como moeda pelos iranianos para buscar novos espaços no cenário político internacional. A iniciativa de Amorim é uma demonstração de que o Brasil é favorável a uma abertura de diálogo com o Irã. De acordo com os interlocutores de Lula, o governo quer mostrar que apoia o programa nuclear iraniano e o enriquecimento de urânio, desde que com fins pacíficos.

Nos últimos dias, Lula colocou o assunto em pauta em várias conversas bilaterais que manteve com líderes europeus. Segundo os diplomatas, é necessário dar espaço aos iranianos para que demonstrem e provem que sua produção nuclear não precisa ser alvo de suspeitas. O governo iraniano é acusado de ocultar o desenvolvimento de pesquisas e a produção de armas nucleares.

Fonte: Diário do Nordeste Foto: Agência Brasil

Notícias do Crato para o Dia 08 de Dezembro de 2009



Doce Natal inicia suas atividades

Começaram ontem, segunda-feira, 7, as ações solidárias do Mão Amiga, atividade do Projeto Doce Natal que consiste em visitas à Hospitais, Abrigos, instituições como a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais- APAE e Cadeia Pública do Município do Crato. Essa ação consiste na distribuição de brinquedos, kits de higiene pessoal e doação de carinho e amor ao próximo. O primeiro Hospital a ser visitado foi a Casa de Saúde Joaquim Bezerra de Farias (Hospital São Raimundo), na visita, realizada na tarde de ontem houve a participação de personagens Natalinos da Doce Fábrica, espetáculo encenado no Doce Natal. Hoje, terça dia 8, será visitado o Hospital São Francisco de Assis.

COMDEMA realiza hoje sua 12ª reunião extraordinária e inaugura Centro de Informação e Documentação Ambiental

O Governo Municipal do Crato através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Controle Urbano - SEMAC e o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente - COMDEMA, realizam hoje na sede da Secretaria de Meio Ambiente e Controle Urbano, localizada no Centro Administrativo da Prefeitura Municipal do Crato, as 8 horas e 30 minutos, a sua 12ª reunião extraordinária. Durante a reunião será realizada Solenidade de Inauguração do. O referido Centro objetiva democratizar o acesso a um conjunto de informações relacionadas ao meio ambiente e funcionará como um misto de biblioteca, videoteca e área de exposição de imagens, mapas, legislação, fosseis e acesso a internet, destinado a estudantes da rede de ensino público e privado e ao público em geral.

O prefeito do Crato Samuel Araripe e Secretário de Meio Ambiente e Controle Urbano Nivaldo Soares lembram que a participação das entidades, membros do conselho e sociedade civil é de suma importância para a concretização de ações que viabilizam a construção de um município cada vez mais desenvolvido e atento com as questões ambientais.

Professores Cratenses participam do Congresso de Educação do Cariri

A Prefeitura Municipal do Crato, por meio da Secretaria de Educação participou ativamente do Congresso de Educação do Cariri, realizado no ultimo final de semana em Juazeiro do Norte. Mais de 200 professores da rede municipal de ensino se fizeram presentes ao evento, salientando que o Governo do Crato financiou 50% do valor das inscrições. Valentin Dantas, Secretario de Educação do município, também participou do congresso e ressalta a importância de viabilizar a participação dos professores do Crato num acontecimento que reúne grandes nomes da educação contemporânea como Celso Antunes que ministrou a palestra “Como ensinar valores, estimular inteligências e discutir-se emoções”; Hamilton Werneck que falou a respeito da “Educação, valores e família na sociedade pós-moderna”; a professora Edileide Castro que dissertou sobre “Como incentivar a parceria família e escola”; e o renomado escritor e médico Augusto Cury com a palestra “Pais brilhantes, professores fascinantes”.

Educação do Crato faz avaliação anual e planeja ações para 2010

Acontece hoje, no Crato Tênis Clube, a partir das 8 horas, um encontro do Núcleo Gestor da Educação do Município. No evento estarão reunidos coordenadores de escolas e creches municipais, no intuito de realizar uma análise avaliativa sobre o ano de 2009, bem como iniciar um planejamento de ações estratégicas para o ano de 2010.

Fonte: Assessoria de Imprensa
Governo Municipal do Crato
Fone/Fax - (88) 3521.7069
Mais informações:

http://www.crato.ce.gov.br
http://www.prefeituramunicipaldocrato.blogspot.com

O Vôo da águia - Por: Luiz Domingos de Luna



I

No tapete da vida sitiante
Restrito a orla vegetal
Sem riqueza material
O sonho no horizonte

II

No tabuleiro do jogo existencial
Cada movimento estudado
Um universo, criado
A onda em movimento espiral

III

Cruza do sonho a luz
Aurora boreal a confirmar
O Vôo da água a voar
Uma paisagem reluz

IV

O cariri dá rosto feliz
Aurora levanta a voz
Ceará nascente e foz
Tempo senhor juiz

V

A águia canta no ar
O Tempo ao templo parado
A vida some em segundos
Á águia não pode mais voar

VI

Na curva da estrada
O choque do pavio
Como um navio
Vida emparedada

VII

Vida transfigurada
No além do mistério
Existe um critério
Águia de luz
Em outro universo
Seu brilho no verso
No caminho de luz!

Por: Luiz Domingos de Luna
Professor da Escola de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Vicente Bezerra - Aurora - Ceará

VERDE - Por: José Arimatéa dos Santos


Tudo que está a nossa volta é colorido. Já observaram a diversidade de cores e formas que nos cercam? Essa é a beleza da vida. E a natureza, que vale lembrar também fazemos parte, é de uma diversidade incrível em formas. Às vezes fico pensando o quanto é importante cada ser vivo que conjuntamente com os seres humanos teimam em viver nesta nave terra. Estamos todos nós viajando literalmente e por causa disto devemos analisar da melhor maneira possível a nossa existência.

Mas acredito que estou saindo ou nem entrei no assunto ao qual dei o título. É a força da empolgação ao falar de um assunto relevado a todo instante por todos nós. O verde. Podem ficar tranquilos não vou falar de Marina Silva. Nem de Partido Verde. Na sua essência o PV tem uma ideologia que tenho boa simpatia. É, se você se atentar a ler as ideologias de todos partidos verá quanta beleza está escrita. A prática dessas ideologias... São outros quinhentos!

O verde representa vida em todos sentidos. Em qualquer lugar do nosso querido Brasil, verde siginifica riqueza. Pro agronegócio, grandes negócios, lei do dito mercado e grandes exportações. Para o pequeno agricultor é sinal de boa colheita para a sua subsistência, praticamente sem apoio estatal. No geral o verde significa ótima qualidade de vida para todos os seres vivos. Primeira coisa que observamos nas cidades é se tem gramados verdes e bem cuidados nos parques e praças. Ah! E as árvores que nos dão a sombra principalmente nesses tempos de altas temperaturas!

O verde está presente nas nossas vidas nos gramados, nas plantações e nas árvores. Seres a qual nós somos parasitas. Vale ressaltar que o homem já foi herbívoro. Portanto, dependente do verde. Nesses tempos que tudo acontece rapidamente não devemos esquecer da importância das plantas e seu verde, além das outras cores que torna essa diversidade de cores a grande beleza da vida.

Texto e Foto: José de Arimatéa dos Santos



Edições Anteriores:

Setembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30