xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 07/12/2009 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

07 dezembro 2009

STF julga nesta semana censura imposta ao Estadão - Postado por Océlio Teixeira


"Os ministros do STF julgarão nesta semana um caso rumoroso. Vão decidir se mantêm ou não uma censura judicial imposta ao Estadão.

O jornal está proibido, desde 31 de julho, de veicular notícias sobre um inquérito policial que corre contra Fernando Sarney.

Gestor dos negócios da família, o filho de José Sarney, presidente do Senado, é alvo da Operação Boi Barrica, da PF. Foi indiciado por crimes variados.

Deve-se a mordaça ao Tribunal de Justiça do Distrito Federal.

Inconformado, o Estadão recorreu ao Supremo. Reivindica a suspensão, por inconstitucional, da sentença que impôs a censura."

Fonte: Blog do Josias de Souza

Nova Pesquisa CNI/IBOPE: Dilma tem o maior índice de rejeição - Postado por Océlio Teixeira

Brasília - O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), e ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, melhoraram seus desempenhos na última pesquisa de intenção de voto para a eleição presidencial realizada pelo CNI/Ibope. O tucano passou de 35% das intenções de voto, na pesquisa realizada em setembro, para 38% na nova de pesquisa. Já a petista, no cenário com Serra, passou de 15% para 17%. Como o crescimento de Dilma está dentro da margem de erro, considera-se apenas que ela oscilou positivamente.

No cenário com Serra, Dilma passou de 15% em setembro para 17% em novembro. Já o deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE) teve queda de 17% para 13%. A senadora Marina Silva (PV-AC) também caiu, de 8% para 6% das intenções de voto.

No outro cenário de pesquisa estimulada, no qual Serra é substituído pelo governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), Ciro tem 26%, Dilma 20%, Aécio 14% e Marina 9%. A diferença entre Ciro e Dilma na pesquisa de setembro era de 10 pontos percentuais e foi reduzida para 6 pontos na nova pesquisa.

Foram ouvidas 2.002 pessoas em 143 municípios. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Dilma tem maior índice de rejeição

Entre os cinco pré-candidatos à Presidência em 2010, a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) é a que tem a maior rejeição: 41% dos eleitores dizem que não votariam nela "de jeito nenhum". Em seguida, aparece a senadora Marina Silva (PV), com 40%.

O governador de Minas, Aécio Neves (PSDB), tem 36% e o deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE) registrou 33% de rejeição. O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), é o candidato com a menor rejeição: 29% dos eleitores dizem que não votariam nele de jeito nenhum.

Além de ter a menor rejeição, Serra também é o candidato mais conhecido, com 69%. Na pesquisa de setembro, o índice era de 66%.

Os índices de Ciro e de Dilma se mantiveram estáveis desde setembro. Ciro é conhecido por 45% dos entrevistados e Dilma por 32%.

Aécio Neves subiu de 27% para 30%. Já Marina subiu de 18% para 21% no período.

Temas prioritários para 2010

A segurança pública deve ser o tema prioritário da sociedade em 2010. Segundo os dados divulgados pela CNI, 33% dos brasileiros consideram que a segurança será a principal preocupação no próximo ano.

A melhoria da qualidade de educação está em segundo, com 17%. Em seguida, a pesquisa mostra o combate à corrupção (16%), a redução de impostos (9%), o meio ambiente (6%) e o crescimento econômico (5%).

Mais sobre a pesquisa
83% dos brasileiros aprovam a maneira como Lula governa, diz CNI/Ibope
Avaliação positiva do governo Lula cresce e chega a 72% em novembro

Fonte: Uol Notícias

Hospital Regional do Cariri aponta 50% de obras concluídas. Por: João Paulo Fernandes



Seus 209 leitos atenderão a uma população de cerca de 1.366.709 habitantes.
Hospital Regional do Cariri aponta 50% de obras concluídas


O Hospital Regional do Cariri já está com cerca de 50% das obras feitas. A estimativa, segundo o fiscal da obra, engº Sílvio Campos, é que a parte de concretagem do pavimento de coberta e da caixa d'água estejam concluídos até dezembro, concluindo toda a etapa de concretagem da obra. Segundo Sílvio, o revestimento da fachada está em andamento, sendo executado nos pavimentos de base. Espera-se que concluir todo o revestimento externo de todo o bloco de enfermagem (torre) antes do início da quadra invernosa. "Assim não corremos o risco de comprometimento no cronograma da obra", disse Sílvio.

As obras do HRC foram iniciadas em fevereiro deste ano, num trecho estratégico, que liga Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha (Crajubar), com o prazo de conclusão total de 18 meses. O Hospital Regional do Cariri, sob a fiscalização do Departamento de Edificações e Rodovias (DER), terá 209 leitos, que irão garantir à população de 1.366.709 habitantes de Juazeiro, Crato, Barbalha, Icó, Iguatu e Brejo Santo, assistência especializada em diversas áreas da saúde. Destaques para a traumato-ortopedia, cardiologia, proctologia, urologia, mastologia e gastroenterologia.

O acolhimento e atendimento aos pacientes será feito por 1.115 profissionais. Desse total, 465 de nível superior e 650 de nível médio. Só médicos, serão 342. No HRC, a população da região terá acesso a serviços que hoje, na rede pública, são oferecidos apenas na Capital. É o caso da ressonância magnética. Pelo Sistema Único de Saúde, somente o Hospital Geral de Fortaleza, unidade da rede estadual de saúde, faz esse exame. Outro importante serviço realizado pelo hospital é a tomografia computadorizada. Na relação de  serviços, estão incluídos ainda ultrasonografia geral, radiologia geral, endoscopia digestiva, endoscopia respiratória, ecocardiograma, eletrocardiograma, eletroencefalograma.

Dos 209 leitos, 87 são cirúrgicos, 87 clínicos, 20 de UTI para adultos e 15 semi-intensivos. O Hospital Regional do Cariri, previsto para ser concluído em 18 meses, contará com oito salas cirúrgicas, sendo quatro de média e alta complexidade. Nos leitos de urgência e emergência, dois são para ressuscitação, 15 para estabilização dos pacientes e 32 de observação. O consórcio das empresas Fujita/ Palmas é responsável pela construção.

Um grande diferencial desta obra é que em seu canteiro de obras são ofertadas aulas de alfabetização para os funcionários, bem como aulas sobre prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), e sobre prevenção de acidentes de trabalho

Perfil do Hospital Regional do Cariri:


- População atendida:  Juazeiro do Norte, Crato, Icó, Iguatu, Brejo Santo, no
total de 1.366.709 habitantes.

- Área construída: 27.126,47 metros quadrados.

- Valor da obra: R$44.224.380,76.

- Valor dos equipamentos: R$23.500.000,00

- Número de leitos

 Geral: 209

 Leitos cirúrgicos:87

 Leitos clínicos:87

 UTI adulto: 20

 UTI semi-intensiva: 15

- Especialidades:

* Traumato-ortopedia vascular, cardiologia, proctologia, gastroenterologia,
urologia, oftalmologia, mastologia, clínica médica.

- Serviços:


* Ressonância magnética, radiologia geral, tomografia computadorizada,
ultrassonografia geral, ultrasonografia intervencionista, endoscopia digestiva,
endoscopia respiratória, ecocardiograma, eletrocardiograma,
eletroencefalograma,litotripsia.

- Total de profissionais: 1.115

Número de profissionais de nível superior: 465. Desse total, 342 são médicos.

Número de profissionais de nível médio:  650

Fonte: DER

Ùltima hora -Problema para funcionamento do Metrô do Cariri Por:João Paulo Fernandes



Após apresentar problemas com o ar-condicionado, na última quinta-feira (03), o Metrô do Cariri teve de parar mais uma vez. A chuva que atingiu Juazeiro do Norte, no sábado (05), moveu uma coluna de um pontilhão, comprometendo a segurança da linha, impedindo assim as operações do veículo.
A reparação deve durar três dias,  mas não há previsão de quando o metrô voltará a funcionar.

"DESEJOS" ou "OS VOTOS"


Pois, desejo primeiro que você ame e que amando, também seja amado, E que se não o for, seja breve em esquecer e esquecendo, não guarde mágoa.
Desejo, pois, que não seja só, mas que se for, saiba ser sem desesperar.
Desejo também que tenha amigos e que, mesmo maus e inconseqüentes, sejam corajosos e fiéis, E que em pelo menos um deles você possa confiar, que confiando, não duvide de sua confiança. E porque a vida é assim, desejo ainda que você tenha inimigos, nem muitos, nem poucos, mas na medida exata para que, algumas vezes, você se interpele a respeito de suas próprias certezas. E que entre eles haja pelo menos um que seja justo, para que você não se sinta demasiadamente seguro.
Desejo, depois, que você seja útil, mas não insubstituivelmente útil, mas razoavelmente útil. E que nos maus momentos, quando não restar mais nada, essa utilidade seja suficiente para manter você de pé.

Desejo ainda que você seja tolerante, não com os que erram pouco, porque isso é fácil,mas com os que erram muito e irremediavelmente, e que essa tolerância, não se transform em aplauso nem em permissividade,Para que assim fazendo um bom uso dela, você dê também um exemplo para os outros.
Desejo que você, sendo jovem, não amadureça depressa demais e que, sendo maduro, não insista em rejuvenescerE que, sendo velho, não se dedique a desesperar. Porque cada idade tem o seu prazer e a sua dor E é preciso deixar que eles escorram dentro de nós.
Desejo, por sinal, que você seja triste, mas não o ano todo, nem em um mês e muito menos numa semana,Mas apenas por um dia. Mas que nesse dia de tristeza, você descubra que o riso diário é bom, o riso habitual é insosso e o riso constante é insano.
Desejo que você descubra, com o máximo de urgência, acima e a despeito de tudo, Talvez agora mesmo, mas se for impossível, amanhã de manhã, que existem oprimidos, injustiçados e infelizes, E que estão à sua volta, porque seu pai aceitou conviver com eles. E que eles continuarão à volta de seus filhos, se você achar a convivência inevitável.

Desejo ainda que você afague um gato, que alimento um cão e ouça pelo menos um joão-de-barro erguertriunfante o seu canto matinal; Porque assim você se sentirá bem por nada.
Desejo também que você plante uma semente, por mais ridícula que seja, e acompanhe o seu crescimento dia-a-dia,para que você saiba de quantas muitas vidas é feita uma árvore.
Desejo, outrossim, que você tenha dinheiro, porque é preciso ser prático. E que, pelo menos uma vez por ano, você ponha uma porção dele na sua frente e diga:"Isso é meu". Só para que fique bem claro quem é dono de quem.
Desejo ainda que você seja frugal, não inteiramente frugal,não obcecadamente frugal, mas apenas usualmente frugal. Mas que esse frugalismo não impeça você de abusar quando o abuso se impõe.
Desejo também que nenhum de seus afetos morra, por ele e por você, Mas que, se morrer, você possa chorar sem se culpar e sofrer sem se lamentar.

Desejo, por fim, que sendo mulher, você tenha um bom homem, E que sendo homem, tenha uma boa mulher. E que se amem hoje, amanhã, depois, no dia seguinte, mais uma vez, E novamente, de agora até o próximo ano acabar, E que quando estiverem exaustos e sorridentes, ainda tenham amor para recomeçar.
E se isso só acontecer, não tenho mais nada para desejar.




Sérgio Jockymann

Diocese de Crato tem 7 novos monsenhores - por Armando Lopes Rafael

O padre Manuel Feitosa
(foto ao lado) agora é Monsenhor.


O Papa Bento XVI acaba de elevar à dignidade de Monsenhor ou Capelão de Sua Santidade, sete sacerdotes da diocese de Crato. Segundo a Nunciatura Apostólica foram agraciados com o título de Monsenhor os sacerdotes: padre Nicodemos Benício Pinheiro, padre Manuel Alves Feitosa, padre José Leite Sampaio (padre Duza), padre Antônio Onofre de Alencar, padre Vicente Alves Feitosa, padre Eusébio de Oliveira Lima e padre José Alves de Oliveira.

Os títulos serão entregues aos novos monsenhores nas seguintes datas: Padre Nicodemos Benício Pinheiro, no dia 08 de dezembro de 2009, na Matriz de Mauriti; ao padre Manuel Alves Feitosa, no dia 12 de dezembro de 2009, na Sé Catedral de Crato; ao padre José Leite Sampaio (padre Duza), no dia 19 de dezembro de 2009, em Abaiara; ao padre Antônio Onofre de Alencar, no dia 23 de dezembro de 2009 na Matriz de N. Sra. de Lourdes, em Juazeiro do Norte. Ao padre Vicente Alves Feitosa, no dia 28 de dezembro de 2009, na Matriz de Caririaçu; ao padre Eusébio de Oliveira Lima, no dia 02 de janeiro de 2010, na Matriz de Missão Velha. E ao padre José Alves de Oliveira, a entrega será feita no dia 03 de janeiro de 2010 na Matriz do Menino Jesus de Praga, em Juazeiro do Norte.

Texto e postagem: Armando Lopes Rafael


Centro Cultural BNB Cariri – Programação Diária


Dia 7 de dezembro (segunda-feira)

14h PROGRAMA DE RÁDIO

MPB (com Roberto Marques)

Programa de Rádio semanal que divulga a música brasileira de qualidade e alternativa. O programa faz parte de uma parceria entre o Banco do Nordeste e a Rádio Educadora do Cariri, que inclui um programação diária diversificada de segunda a sexta-feira de 14 às 15 horas. Confira.

Rádio Educadora do Cariri AM 1020. 60min.

19h ESPECIAIS - CINEMA - IMAGEM EM MOVIMENTO

Baile Perfumado. 93min.

Local: SESC-Crato (Rua André Cartaxo, 443, Centro).

Baile perfumado promove uma mistura curiosa de gêneros ao incorporar ficção ao retrato documental. No filme de Paulo Caldas e Lírio Ferreira, revivemos a saga do libanês Benjamin Abrahão, mascate responsável pelas únicas imagens de Virgulino Ferreira, o Lampião, quando este vivia em plena campanha no sertão nordestino, enfocando o aburguesamento do cangaço e a modernização do Sertão. Direção: Lírio Ferreira e Paulo Caldas, PE, 1998. Classificação: 14 anos. 93min.

ARTES VISUAIS

Exposições

Espaço Mestre Noza

Período: Permanente

O CCBNB homenageia Inocêncio da Costa, o Mestre Noza, com um espaço expositivo contendo 59 estatuetas de vários santos e um álbum com 15 gravuras, intitulado: "Via Sacra". Todas as obras expostas são do acervo particular do historiador Renato Casimiro.

Anjos Di - Freitas (Juazeiro do Norte - CE)

Período: 03 de novembro a 05 de janeiro de 2009

"Sacralização do espaço" é a palavra de ordem em Juazeiro do Norte. Alheio ao querer dos seus moradores e visitantes, a dimensão do sagrado, do devocional, com seu pertencimento simbólico de saberes universais e ancestrais, que é compartilhado por todos, nas ruas, casas, no modo de vida e de ser. A exposição busca trazer esta dimensão a um outro espaço, espaço que faça parte do cotidiano viver das pessoas, onde elas possam se reconhecer e ver a si mesmas, como agentes da construção desta grande instalação, constantemente construída, que é Juazeiro do Norte.

Recordações de uma Paisagem não Vista - Divino Sobral (Goiana-GO)

Curadoria: Daniela Labra

Período: 17 de outubro a 31 de dezembro de 2009

Recordações de uma paisagem não vista é um projeto inédito do artista goiano Divino Sobral, que dá seqüência à série de bordados em tecido que realiza desde 2000. Nestas obras, o artista cria narrativas bordadas em peças de vestuário e de uso doméstico envelhecidas manualmente, a partir de lembranças e impressões pessoais. Para este projeto em Juazeiro do Norte, Divino Sobral bordará estórias e lembranças de cearenses residentes em Goiânia, convidados a narrar memórias de tempos vividos em suas cidades de origem.

Além da Lata - Bené Pereira (Sousa-PB)

Período da Exposição: 28 de outubro a 31 de dezembro de 2009

Esculturas confeccionadas com materiais reciclados, como: lata, ferro, arame, tampinhas de metal, que demonstram, através de suas expressões, os vários sentimentos e atitudes humanas.

Local: CCBNB Cariri (Rua São Pedro, 337, Juazeiro do Norte)

Fonte: CCBNB

Crato amado, idolatrado! - Por: Dimas de Castro e Silva Neto

Há aproximadamente 4 meses, mais precisamente na semana da Expocrato 2009, quando escrevi para esse jornal o artigo: “Parque de Exposições, Xodó dos Cratenses”, a proposta do Governo do Estado de mudar o local do Parque de Exposições do Crato era o assunto mais comentado e debatido em todos os lugares. Onde quer que houvesse duas ou mais pessoas reunidas, o assunto era o mesmo. O momento era de ebulição e a rejeição a idéia, por parte da população, foi enorme! Audiência pública, discursos inflamados dos dois lados, bate-bocas. Espíritos de “porco” à parte, o resultado foi positivo para a população do Crato.

Acredito, e essa é uma opinião pessoal, que o Crato tantas vezes colocado como irmão “pobre” de Juazeiro e coadjuvante no cenário político regional, teve no grito do seu povo, o alerta na defesa de suas tradições, o clamor ao respeito de sua opinião, optando pela permanência do local do evento (exposição) onde está! Postura que fez reviver os ideais e diligência herdados da heroína, de outrora, Dona Barbara de Alencar. O levante social fez o governante maior deste estado repensar seu ponto de vista, anunciando em seu discurso, em pleno palanque do picadeiro do parque, a formação de uma comissão que avaliaria e decidiria a melhor solução para o povo do Crato.

Foi preciso que um ícone da cidade fosse ameaçado para que sua população se unisse e saísse em defesa de seus interesses. Quem dera se todas as causas importantes fossem tão bem defendidas como essa. Causas como EDUCAÇAO, saúde, transporte, lazer e habitação, mas vamos deixar esse assunto para outro momento. O ponto é: passados quase 4 meses o assunto morreu! Não se fala mais nisso! Reforma geral ou construção de um novo parque? Não se decidi nada! A última notícia relacionada foi a construção de um muro limítrofe e nada mais.

O problema é ainda mais profundo. Qualquer que seja a decisão, já está atrasada! Se a solução for pela reforma, adequação do espaço, do parque as atuais demandas de público, estamos atrasados. Se a solução for pela construção de um parque num outro terreno distante do atual, também estamos atrasados. Pelo andar da carruagem, o maior evento da cidade, sucesso de público desde sua criação, terá em 2010 mais uma edição espremida no terço de terreno ocupado pela cinqüentenária estrutura.

A população precisa estar atenta ao andamento do assunto e cobrar uma definição da dita comissão. Do ponto de vista de engenharia, precisa cobrar a conclusão do estudo de viabilidade, projetos, licitação e a mesma atenção ao cumprimento do cronograma que o governo demonstra com outras obras como a do Hospital Regional Regional (Juazeiro do Norte), Trem do Cariri, CEASA (Barbalha) e mais recentemente o Centro de Convenções de Crato. Afinal, como foi amplamente divulgado, são 25 milhões de reais dos cofres do estado para construção de um parque moderno, no terreno do Parque Pedro Felício Cavalcante ou noutro qualquer.


“Abram dos olhos, meu povo!”
O Crato precisa continuar sendo: ”...amado, idolatrado!”


Dimas de Castro e Silva Neto
Engenheiro Civil, Mestre em Gerenciamento da Construção
pela University of Birmingham e Professor do Curso de Engenharia Civil da UFC Cariri


O extremo Profissionalismo de Antonio Vicelmo


Quem ouviu o noticiário do radialista Antonio Vicelmo e o seu "Jornal do Cariri", pela Rádio Educadora, edição de hoje, 07 de Dezembro de 2009 não deixou de perceber o extremo grau de competência deste incansável herói de batalha, e o show de experiência que demonstrou. Surpreendido por uma pane no computador principal da estação, que controla desde a abertura ao encerramento do programa e que através de um técnico de estúdio, insere também as vinhetas, o locutor que há mais de 40 anos realiza o noticiário, não se deixou abater, e fez com bastante desenvoltura todo o programa apenas "no peito e na raça", lendo o conteúdo da publicidade ao vivo, as notícias e tentando até disfarçar o problema com os seus ouvintes, acrescentando um tom humorístico que tornou o programa de hoje, numa das suas versões que irá para a história do rádio.

Logo no início, após um longo silêncio, que chegou a assustar os ouvintes, surge a voz grave e já reconhecida pelos caririenses quando diz: "Aqui é a Rádio Educadora do Cariri, porta-voz da Diocese do Crato, na difusão do útil, do bem e da verdade", para alívio de todos os fãs. E começou como de costume o seu noticiário, com a publicidade que o mantém, mas desta feita, sem música, sem gravações, apenas lido. Fato este que já surpreendeu os ouvintes, que até então não se davam conta do que acontecia na estação de Rádio.

Atenção: Para evitar ouvir 2 sons ao mesmo tempo, pare antes o player da Rádio Chapada do Araripe, na entrada do Blog do Crato, canto superor direito!



Após alguns minutos o jornal entra no ar, e as manchetes são lidas. A partir daí, o público começa a perceber que alguma coisa estava errada, pois as notícias eram lidas todas em sequência e apenas a voz do locutor era mantida do início ao fim sem pausas. Apenas um fato foi a gota d´água para o locutor abrir o jogo com os seus ouvintes, quando o correspondente J. Lopes ( comentarista das notícias policiais ) tentou entrar em contato e um erro técnico o impediu de ser escutado corretamente. Antonio Vicelmo então desabafou com os seus ouvintes a real situação do estúdio, de forma dramática:

"..Atenção, J. Lopes, tá com defeito aí no telefone. Por favor, procure outro local, ou outro telefone para telefonar, porque está com defeito... Nós estamos trabalhando também com falta de suporte técnico. Não há condições para colocar a publicidade, nem música, nem vinheta. Nós estamos segurando o noticiário aqui do começo ao fim, sem tomar fôlego para manter o noticiário, mas o técnico já está se deslocando aqui para a Rádio Educadora do Cariri para que a programação volte ao normal."




Após alguns minutos, o correspondente J. Lopes entrou no ar novamente e desta vez, de forma correta, e o noticiário seguiu em frente. Quase ao final, Vicelmo acrescentaria, quase em estado de alívio:

"...estamos terminando, né ? 8 horas... estamos devendo à valorosa torcida do flamengo o hino, porque não tivemos condições técnicas de rodar o hino do flamengo...também o Hino de porteiras porque foi Ronaldo Angelim, "lá de Nóis" que fez o gol de cabeça, né...o gol da vitória do flamengo. Em todo caso, nossos parabéns à valorosa torcida do flamengo aqui no Crato e no Cariri que comemorou com entusiasmo, com alegria merecida, essa vitória do flamengo que começou lá atrás, e terminou sob o comando de Andrade com essa grande conquista do hexa-campeonato Brasileiro de futebol. Nós estamos aqui concluindo aqui o nosso noticiário e esperando o técnico que vem consertar o computador para que a programação siga normalmente. por enquanto, somente o microfone está funcionando, é por isso que eu tô esticando esse noticiário aproveitando os últimos momentos aqui, né ? mas daqui a pouco tá tudo bem, né Roberto ? Daqui a pouco, se Deus quiser, e Nossa Senhora, tá tudo bem...e era só !"

Após uma vinheta muito estranha ao programa costumeiuro, o locutor voltou perguntando:

"Tu não disse que não tinha música, e saiu música aí porque ?"
"Ah! não tem no computador, no Pick Up tem. O problema é que todas as músicas estão concentradas nos computadores ( e ironiza, com seu bom humor característico ): No nosso sistema de informática... e as músicas do Pick up são poucas, não dá nem pra você ir em juazeiro e voltar..."

Mas se há um fato no programa que podemos considerar realmente engraçado até, devido ao problema já mencionado, foi quando o locutor resolveu se explicar sobre uma das notícias veiculadas na edição, a respeito do lançamento do livro do padre Elias no colégio objetivo, ao procurar o título do livro. Ouça-o:




E aqui a versão original da notícia sobre o lançamento do livro do padre Elias. Como os ouvintes podem observar, Vicelmo estava absolutamente certo. Como sempre:



Conclusão:

Nossas saudações a esse grande profissional do Rádio Caririense que como ele mesmo usa o termo: "No peito e na Raça" que aqui o devolvemos, consegue fazer um radialismo eficiente, numa estação de Rádio que muitas más línguas do Cariri dizem, não oferece mais a menor condição de sustentação para um jornalismo de alto nível. Confinados, locutores e técnicos numa diminuta sala menor que muitos quartos infantis, hoje em dia, a famosa Rádio Educadora do Cariri, órgão da Diocese de Crato, está muito mudada, e por anos seguidos, tem perdido a hegemonia, o prestígio e a qualidade que sempre foram suas grandes características, hoje sucumbidas numa grande e notória falta de estrutura de sustentação técnica e de programação. Evidentemente, que problemas técnicos fogem ao controle em muitas organizações, mas acontecer de uma forma tal que chegue a praticamente paralisar as atividades de uma estação de rádio é inadmissível, por mais explicações técnicas que se possam dar ao ocorrido.

Portanto, Salve o Herói Antonio Vicelmo, remanescente de um tempo glorioso, da grande Rádio Educadora do Cariri - Difusora do Útil, do Bem e da Verdade.

E era só!

Texto e Fotografia: Dihelson Mendonça

Natal é CRISTO que vem


As vezes temos a tendência de culparmosa agitação do dia a dia para desculparmos nossa própria perda de verdadeiros e insubstituíveis valores.Mandamos cartões de Natal,com mensagens pré-impressas, ou mensagens pré-fabricadas pela internet, que não raras vezes, assinamos sem ao menos ler.

Nos preocupamos em agradar com presentes,como decorar nossa casa melhor do que a do vizinho ,com o que serviremos ecom quantos convidados teremos para a ceia. Convidamos a família ou os amigos para ver a decoração das lojas, repletas de papais noéis, e sem nenhum Presépio ou Menino Jesus,tampouco não vamos a Sua Casa, a Igreja, Vê-lo e adora-lo.E assim deixamos o Convidado de Honra O ANIVERSARIANTEque é o grande e verdadeiro presente dos Céus,da porta pra fora de nossas casas, e pior, de nossas vidas.NATAL É CRISTO QUE VEME Ele, não vem a passeio.

A dois mil e sete anos atrás, Ele despojou-se de toda a sua Glória e Majestadee veio revestido de nossa humanidadepara nos resgatar do mal e da morte,entregando-se a si mesmo,como vitima sem mancha , para o perdão dos nossos pecados,e desta forma estabelecerum vinculo inquebrável entre o Céu e a Terraentre o homem e DEUS.Portanto, Neste Natal: Abra as portas do teu coração, da tua casa, do teu local de trabalho,Convide o verdadeiro motivo da festa - JESUS !E porque, você entende o verdadeiro motivo da festa,Faça com que o externo, reflita o interno,Que em meio a balburdia, façamos Silêncio e diante doMistério Sagrado de um DEUS HUMANADO,dobremos os joelhos em agradecimento e adoração,e digamos do fundo do coração:Obrigado Deus Pai, que nesta Noite Santa nos deu seu Filho Único!

Obrigado Deus Espírito Santo, pela encarnação do Verbo Divino!

Obrigado Deus Filho, por ter assumido nossa humanidade, ter-se feito um de nós, e nos ter dado a Redenção!

Obrigado Santíssima Trindade, Deus Uno e Trino, Mistério insôndavel e Maravilhoso!

Obrigado Santíssima Virgem Maria, pelo teu SIM a Deus, palavra que mudaria a face da Terra!

Também não esqueça dos verdadeiros amigos,dê um telefonema a quem te fez tanto bem,de um abraço, um sorriso,de amparo, consolo, estenda tua mão, a quem tanto precisa,afinal, Ele veio nos ensinar, que partilhar,Solidariedade, Amizade, Bondade, Gratidão, sobretudo Amor, em nada nos empobrece, ao contrário !Enfim, tente assemelhar-se ao Aniversariante,e CERTAMENTE você estará comemorando o Natal como o ANIVERSARIANTE Gostaria que fosse comemorado,E proclame com todo o amor do teu coração como o coro dos anjos em Belém GLÓRIA A DEUS NO MAIS ALTO DOS CÉUS,E NA TERRA PAZ AOS HOMENS DE BOA VONTADE !

FELIZ E SANTO ANIVERSÁRIO DE JESUS

Texto de: Diácono Marcos Antonio Calai Kranz

Novos vídeos mostram ligação de agência de Marcos Valério e vice de Arruda

O publicitário Marcos Valério, pivô da crise do mensalão do governo federal em 2005, voltou à cena política com a citação do nome da sua agência de publicidade, a SMP&B, nos vídeos polêmicos envolvendo o governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda (DEM), divulgados neste domingo (6) pela revista Veja. Na gravação, o deputado Benício Tavares (PMDB) admite ter fraudado uma licitação, quando era presidente da Câmara Legislativa, em favor da SMP&B, que agiu a pedido do ex-governador Joaquim Roriz.

- Nós nem chegamos a conhecer o Marcos Valério.Nós chegamos a conhecer aquele outro sócio, o Cristiano Paz, e aí eu lhe pergunto: Vc acha que dava pra eu fazer alguma coisa? Eu naquela ilusão que esses f... podiam ser amigos. A gente achava que seria uma ótima entrar nessa canoa. Em outras imagens divulgadas, Cristina Boner, empresária do ramo de informática, aparece abraçando o ex-policial e ex-secretário Durval Barbosa, depois que ele diz que irá realizar um contrato emergencial, sem licitação. O vice de Arruda, Paulo Octávio (DEM), também é citado nas gravações. Marcelo Toledo, operador clandestino do governo Arruda, aparece em um dos vídeos dizendo a Durval que Octávio “precisa de mais dinheiro”.

Entenda o caso

Arruda está sendo acusado de participação em esquema de pagamento de propina a parlamentares aliados, no que vem sendo chamado de "mensalão do DEM". Estão envolvidos também assessores do governador. Ao contrário de outros escândalos do gênero, há fartas imagens gravadas e veiculadas na TV que mostram Arruda recebendo maços de dinheiro, assim como deputados distritais e também o empresário Alcyr Collaço, dono do jornal Tribuna do Brasil. Os recursos viriam de empresas que prestam serviços ao governo do Distrito Federal. As filmagens foram feitas por Durval Barbosa, ex-secretário de Relações Institucionais de Arruda, que aceitou ajudar nas apurações em troca de uma futura redução de pena, a chamada delação premiada.

Fonte: R7

Relíquias de Dom Bosco chegam ao Brasil e estarão em Juazeiro do Norte dia 1º de fevereiro – por Armando Rafael


Já está em São Paulo, a urna que contém as relíquias de São João Bosco, dentro do primeiro itinerário internacional da peregrinação de suas relíquias, no percurso da região salesiana América Cone sul. O Chile foi o primeiro país a receber a urna no período de 02 à 18 de julho, de lá a peregrinação passou pela Argentina, Uruguai e Paraguai, de onde foi enviada para o Brasil.
No Cariri as relíquias de Dom Bosco permanecerão um único dia – 1º de fevereiro de 2010 – na Igreja do Sagrado Coração de Jesus, em Juazeiro do Norte. No dia 2 elas seguem para Petrolina (PE). A Urna fica no Brasil até o dia 28 de fevereiro, quando segue para Caracas, capital da Venezuela.
A Urna
A Urna, projetada pelo Arquiteto Gianpiero Zoncu, foi realizada em alumínio, bronze e cristal. Os mestres que realizaram a obra são: Marco Berrone (artífice do ferro), Francesco Boglione (marcheteiro). Os cristais são trabalho da firma Bivetro. A “Fundição Artística De Carli” preparou as ambiências metálicas e a firma Perlaluce cuidou da iluminação.
A urna, que contém os restos do braço direito de Dom Bosco, é sustentada por quatro pilares nos quais se gravaram as datas relativas ao bicentenário (1815-2015), o escudo da congregação salesiana e o lema carismático de Dom Bosco: "Dêem-me almas e levem todo o resto". Os pilares são decorados para os lados da Urna com quadrângulos mostrando semblantes de jovens dos cinco continentes, obra do escultor Gabriele Garbolino. O Rosto de Dom Bosco da Estátua que está na Urna foi reproduzido a partir da máscara que Cellini realizou por ocasião da morte de Dom Bosco.
Incluindo a base, a Urna mede 2,53m de comprimento, 100 m de largura e 1,32m de altura. Seu peso total é de 530 quilos.
Dom Bosco
Nasceu no dia 16 de agosto de 1815, na pequena aldeia dos "Becchi", no Piemonte, norte da Itália. Ficou órfão de pai aos dois anos de idade e foi criado por sua mãe, Margarida Occhiena. Aos nove anos teve um sonho que guiou toda a trajetória da sua vida: cuidar da juventude abandonada e pobre.
Em 1859, com os religiosos e educadores que atuavam no Oratório, fundou a Sociedade de São Francisco de Sales, a Congregação Salesiana. Mais tarde, em 1872, junto com Maria Domingas Mazzarello (Santa Maria Mazzarello), criou o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora e, em 1869, fundou a Associação dos Salesianos Cooperadores.
Dom Bosco é considerado padroeiro da educação e seu sistema, chamado Sistema Preventivo, pode ser aplicado a todas as situações educativas que envolvam crianças e jovens.

Começa hoje a Cúpula de Copenhagem - postado por José Sales


Entre 07 e 18 de Dezembro, representantes de mais de 10o países estarão reunidos em Copenhagem, a capital da Dinamarca para tentar chegar a um concenso sob a redução dos gases causadores do efeito estufa. A Cúpula de Copenhagem tem a missão de susbtituir o Protocolo de Kioto/ 1997, o único acordo internacional que limita as emissões de gases e cuja vigencia se limita a 2012.

O chamado efeito estufa é o fenomeno climático responsável pelo aumento da temperatura no planeta. As emissões de gás carbonico - CO2 - e outros gases como o metano e os CFCs se misturam na atmosfera, aprionando a rediácão solar e propiciando aumentos significativos de temperatura. Segundo o Painel de Mudanças Climáticas da ONU, a temperatura meédia poderá subir entre 2,4 e 6,4 graus Celsius até o fim do Século XXI, causando secas, degelos das calotas polares, desertificação, elevação do nível do mar e outros também graves problemas climáticos.

Mas o esperado acordo de Copenhagem pode fracassar devido a um impasse entre os países em desenvolvimento, liderados pela China e Índia e, os países desenvolvidos. Para as nações mais pobres, o corte de emissões dos paises industrializados deveria ser de pelo menos 4o% a menos do que os níveis de 1990. Além disso há um pleito do emergentes de uma ajuda financeira para reduzir a emissão da gases para que a suas economias não sejam prejudicadas. E não há tempo hábil para a reunião em Copenhagem resulte em um novo tratado quanto ao clima de cumprimento obrigatório.


Por outro lado existem dados catastróficos: 20 milhões de pessoas migraram em 2008, por causa de desastres ligados às mudanças climáticas. Existem previsões que 200 milhões de pessoas se desloquem até 2050. Os prejuízos economicos são incalculáveis. De acordo com a OMM/ Organização Meteorológica Mundial, organização ligada a ONU, é necessária uma ação urgente para que não se manifestem os cenários mais pessimistas: o CO2 na atmosfera está crescendo anualmente 10 vezes mais que há uma década atrás.


A França e Inglaterra propuseram um aporte de 10 bilhões de dólares por ano através do Fundo de Lamçamento de Copenhagem para ajudar os países emergentes a reduzir as emissões de gases causadores do efeito estufa. O Estados Unidos tem uma proposta de corte de 17% das emissões até 2020. E uma meta que alcançará 30% até 2025 e 42% em 2030, mas considerando os dados de 2005. O Brasil cobra metas maiores dos Estados Unidos e anunciará corte de gases entre 36,1% e 38,9% até 2020.

Segundo informações o Brasil levará uma delegação de 725 pessoas à Copenhagem, uma das maiores. O Senado Federal, por sua vez, mandará uma comissão de observadores composta de senadores e assessores. Entretanto enquanto nossa posição ao mundo aparece como uma postura de certa forma avançada, internamente, foi sancionada a MP/ Medida Provisória 458/2009, a chamada MP do Desmatamento da Amazônia, que transferirá à particulares terras da União de até 1.500 hectares - área equivalente a cerca de 2.000 campos de futebol - situadas na Amazônia Legal. Todas as preocupações em relação a aprovação da medida que favoreçerá a grilagem de terras - falsificação de documentos visando a obtenção do direito à propriedade - o desmatamento da floresta, desertificação e o aumento de conflitos agrários, foram solenemente ignorados.

Fontes: Diversas.

Investigação Secreta - Mortes em rituais satânicos em Fortaleza ?

Uma sequência de assassinatos misteriosos estaria ligada a rituais de magia negra. A Polícia apura o caso em sigilo. Uma história macabra, repleta de mistério e de crimes com requintes de perversidade. Este é o enredo de mais uma sigilosa investigação que a Polícia cearense está realizado e à qual o Diário do Nordeste teve acesso com exclusividade. O caso está em andamento no 32º DP (Bom Jardim) e trata de uma sequência de assassinatos ocorridos em diferentes bairros da Capital, mas que têm ligação entre si. Os suspeitos são membros de terreiros de Umbanda. Os assassinatos, com características de rituais de magia negra, começaram a acontecer no meio do ano. As vítimas foram sequestradas, levadas para locais ermos - como encruzilhadas, matagais e estradas de terra em pontos desabitados - e mortas a facadas, tiros e, ainda, submetidas a abusos sexuais. A Polícia tem ainda a informação de que os crimes foram filmados pelos assassinos e as imagens exibidas em rituais de Umbanda em terreiros no Bom Jardim.

Uma carta

A Polícia mantém extrema cautela em relação à investigação. Na semana passada chegou às mãos das autoridades uma prova reveladora. Uma carta apócrifa revelou a sequência dos assassinatos, indicação de nomes das vítimas e dos locais das execuções. O Diário conferiu os casos citados na carta - a partir de seu levantamento estatístico dos homicídios na Grande Fortaleza - e constatou que, realmente, todos eles aconteceram.

Foram registrados pela Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) e todos estão ainda sem elucidação. E mais: em alguns deles os peritos e policiais que foram aos locais encontraram junto aos cadáveres restos de objetos usados em rituais de Umbanda. Pelo menos sete assassinatos foram citados na carta e o Diário comprovou o seu cometimento. O primeiro deles aconteceu no dia 22 de maio, logo no começo da manhã, quando o corpo de uma mulher foi encontrado às margens da Lagoa do Tabapuá, em Caucaia. O cadáver apresentava vários golpes de faca e sinais de abusos sexuais. O corpo foi mandado para o Serviço de Verificação de Óbito (SVO) e ali permaneceu durante mais de 20 dias. Ninguém o reclamou. Sem identificação, o cadáver foi enterrado, como indigente, no Cemitério do Bom Jardim.

O segundo assassinato atribuído aos suspeitos da seita aconteceu menos de duas semanas depois, na manhã do dia 5 de junho, quando o corpo de uma garota, que estava sem-despida, foi descoberto no matagal no mangue do Cocó, às margens da Avenida Governador Raul Barbosa, na Aerolândia. No dia seguinte, a família identificou a vítima como sendo a jovem Emanuella Maria da Silva, 17. A suspeita inicial seria mais crime praticado a mando de traficantes de drogas.

No dia 17 de junho, o corpo de Tiago de Sousa, 19, foi encontrado por sua mãe em uma cova rasa, num matagal na Rua Orlando Dias, na Granja Lisboa. No local, o escrivão Josenildo Moura de Menezes, do 32º DP, descobriu que havia restos mortais de animais e roupas manchadas de sangue, indicando que naquele local teria ocorrido um ritual de magia negra.

Veja a reportagem completa no Jornal Diário do Nordeste: www.diariodonordeste.com na edição de hoje, 07 de Dezembro de 2009.

Fonte: Jornal Diário do Nordeste OnLine

Canindé agora tem Toque de Recolher para Adolescentes - Fonte: DN


Jovens de Canindé são proibidos de ficarem até meia-noite nas ruas. Toque de Acolher muda costumes na cidade. Canindé O Toque de Recolher que está em vigor desde o dia 9 de junho deste ano, mas que em Canindé ganhou novo nome, comemora resultados positivos e elogios da sociedade. Agora é "Toque de Acolher", uma medida tomada em conjunto com pais, crianças e adolescentes tornou-se modelo o Estado. De acordo com o juiz titular da 1ª Vara da Comarca de Canindé, Antônio Josimar Almeida Alves, a cidade foi pioneira ao baixar a portaria nº 6 de 2009 que disciplina horário e permanência e circulação de crianças e adolescentes em logradouros públicos de Canindé.

"Saímos na frente´´, disse o juiz da infância e juventude, que todas as sexta-feiras participa de uma audiência com os pais e os jovens que foram acolhidos no final de semana durante às realizações das blitze. Segundo ele, primeiro os pais e os adolescentes passam pelo serviço social do Fórum. "Dependendo do problema detectado, seja álcool, drogas ou delinquência, entre outros problemas, a criança ou o adolescente já sai com um ofício para o órgão competente", explica o juiz Josimar Almeida Alves. De acordo com a portaria, quanto menos idade o jovem tiver, menos tempo poderá ficar nos logradouros públicos. A norma delimita que crianças de até 12 anos incompletos podem ficar nas ruas até as 20 horas, desacompanhados dos pais ou responsáveis. Já os adolescentes de 12 à 16 anos incompletos até 22 horas e os jovens com idade entre 16 e 18 anos incompletos, até 23 horas. Em casos restritos, pode haver tolerância de mais 30 minutos para os alunos que estudam à noite.

De acordo com o juiz Josimar Alves, foi preciso realizar uma reunião para implantar o projeto em Canindé. O encontro aconteceu no Colégio Estadual Paulo Sarasate. "Fomos ouvir sugestões da comunidade e discutir o conteúdo com os jovens. No início, eles tiveram aversão mas depois de conhecer o conteúdo da portaria, eles passaram a apoiar o projeto", comemora. Para o juiz da Comarca, o objetivo do projeto é restabelecer autoridade dos pais para com os filhos, forçando-os a um melhor acompanhamento e fiscalização de conduta dos filhos. O outro ponto é que os jovens passem a compreender que não têm direitos, mas obrigações para com a família e a sociedade. Mesmo com pouco tempo em vigor, o projeto "Toque de Acolher", segundo o juiz, já dá resultados positivos e recebe o apoio da comunidade e dos pais dos adolescentes beneficiados com a portaria.

Resultados

"Antes de começarmos esse trabalho, havia muitos atos infracionais durante a noite, como roubos, assaltos, principalmente, furto de celulares, além de muitos adolescente usando drogas. Com a portaria em vigor, não se ouviu falar mas nisso", frisou. Quanto aos estabelecimentos que foram fechados durante as blitze, os proprietários foram autuados em flagrante e irão responder procedimentos na justiça devido a reincidência com a presença de menores de idade. "Vejo o Toque de Acolher como positivo devido à queda dos índices da prática de atos infracionais no período noturno", concluiu o juiz. Na sua opinião, acolher nas ruas meninas e meninos em situação de risco, entregando-os aos pais, ou recomendar a eles e a seus pais que os filhos menores de 18 anos não podem permanecer em lugares inadequados, principalmente à noite, é cumprir o mandamento da proteção integral, resguardando e protegendo as crianças e adolescentes para que tenham desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social em condições de liberdade e de dignidade, como prescreve o artigo 3º do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Apoio

O Toque de Acolher que recebe apoio da Prefeitura, por meio das Secretarias de Saúde, Educação e Ação Social, que cedem os veículos para o trabalho de fiscalização recebem elogios da sociedade. O trabalho é feito por uma equipe de 30 pessoas do Conselho Tutelar, Juizado da Infância e Juventude, Guarda Municipal, Polícia Militar, e agentes do Centro de Referência e Assistência Social que garantem a segurança na ação. Para a moradora Socorro Marçal, o projeto é maravilhoso. "Essa ideia mudou o comportamento dos jovens e adolescentes em casa e na escola. Vejo como o projeto do ano´´, elogia a mãe de família que agora tem amparo para tomar decisões em relação aos filhos.

Já Petronilia Santos, que trabalha o projeto "Amor à Vida", na Secretaria de Educação Infantil e Fundamental de Canindé, o Toque de Acolher tem melhorado bastante o comportamento dos adolescentes. "Nas conversas com as famílias, os pais estão elogiando bastante o projeto. A rigidez da portaria levou menores a uma maior responsabilidade", observa. Depois da implantação do projeto em Canindé, as infrações praticadas por menores diminuiram em até 90%. E por mais que seja uma medida para evitar que os jovens permaneçam em situações de risco, a portaria proporciona, também, uma mudança nos hábitos da comunidade.

POSTURAS DISTINTAS
Resistência constitucional

Quixadá "Toque de Acolher" no Eusébio e ajustamento de conduta em Quixadá. Buscando o mesmo objetivo, todavia, em universos distintos de atuação e aplicação jurídica, as medidas de amparo a crianças e adolescentes enfrentam realidades diferentes nessas cidades. O Juiz da Vara da Infância e da Juventude do Eusébio, Eli Gonçalves Júnior, ainda aguarda voluntários para implantação de sua medida de proteção. No Sertão Central os conselheiros tutelares buscam o convencimento do Ministério Público e da Justiça na expansão da medida, aplicada atualmente apenas na Feira de Animais da cidade.

No Eusébio, o conselheiro tutelar Edney Castro, na atividade desde março passado, não concorda com a aplicação de normas que privem a liberdade constitucional dos menores. Para ele, cabe aos pais a responsabilidade de controlar os filhos. Castro esclarece que na sua cidade o preceito estabelecido pelo magistrado tem o objetivo de acolhimento e não o recolhimento de menores. Há uma diferença muito grande entre as duas ações. No caso do Eusébio a ideia é resgatar os jovens, crianças e adolescentes, das situações de risco.

Em Quixadá, a conselheira Lucilene Xavier, a Bamba, expõe a investida estabelecida pelo Ministério Público como solução para um grave problema em um dos pontos mais críticos da cidade, a Feira de Animais. Ela não vê abusos na determinação. Erradicou a exploração sexual e o consumo de bebidas alcoólicas naquele local. Para Lucilene, o "Toque de Recolher" aplicado ali só trouxe benefícios. Agora, luta pela implantação da mesma estratégia nos clubes e danceterias da cidade. Nas festas há consumo exagerado de bebidas alcoólicas e drogas. Esclarece a conselheira: "o nosso papel não é fiscalizar, e sim amparar, por esse motivo a aplicação de multas aos proprietários desses estabelecimentos, por cada menor ali encontrado, com certeza inibirá os abusos e os riscos".

A técnica em enfermagem com mais de quatro anos dedicados à assistência infanto-juvenil critica a postura de quem alega haver restrição de liberdade, ferindo a Constituição. "Isso é hipocrisia. Gente assim não faz ideia dos riscos que nossos jovens estão correndo. Se existem direitos também existem deveres, responsabilidades a serem cumpridas", completa. Em junho passado, o jornal Diário do Nordeste publicou reportagem sobre o toque de recolher menores. Entidades não governamentais, principalmente as estudantis, foram contra. Muitos pais aprovaram.

A professora Anunciada Ferreira foi uma delas. Mãe de três filhos adolescentes, apoia qualquer ação de controle. Somente ao completar maioridade pode chegar em casa depois da meia-noite. Respeitava e atendia os pais. Para ela, se existe algo errado são as leis. O advogado Weiber Cavalcante é contra o "Toque de Recolher". Considera a medida arbitrária. Todavia, vê nas ações dos juízes e promotores, desde que não haja excessos, alternativas viáveis para minimizar os abusos. O artigo 149 do ECA dá ao magistrado poder para disciplinar entrada e permanência de menores em locais públicos.

Reportagem:
ALEX PIMENTEL

Colaborador do Jornal Diário do Nordeste

Pensamento do Dia I



"Jesus Cristo é a pessoa com mais Publicidade no planeta. Muitos só falam nele, mas quase ninguém segue o que ele disse. Não o conhecem, nem nunca o leram de verdade..."

Dihelson Mendonça

E deu flamengo. - por José do Vale Pinheiro Feitosa


Ali pelas três da tarde o Rio começou a esvaziar suas ruas. Não tanto quanto uma copa do mundo, mas uma evidente vazão. A não ser as poças de gente ao redor dos bares, em praças. Agora aqui no entorno do meu ouvido só escuto a festa do povo. Buzinas, tambores, gritos, cantos, fogos, até o céu permanece azul apesar de já estarmos com um intenso dourado no pôr do sol. O Rio viveu um dia especial de futebol: o Vasco voltou à primeirona, o Botafogo e o Fluminense não se rebaixaram.

Mas o grito que ecoa nos céus é o flamengo. Meu filho, de volta do Maracanã, acaba de me telefonar ainda da estação do Largo do Machado: foi sofrido pai. Ouviu Carlos Esmeraldo, foi sofrido, o Grêmio não deu mole não. Não tinha motivo para dar mole. Claro que tinha motivo de derrubar esta potência de torcida em pleno Maracanã. Não quero exagerar, mas seria igual a um Uruguai (aliás são tudo daquela região mesmo) nos tirando a copa de 50 em pleno Maracanã.

E o melhor de tudo. Sabe pela cabeça de quem? De um caririzeiro. De um caririense. De um cabra humilde que, chorando, disse para as câmaras da globo: é algo especial, eu como jogador, eu como torcedor do flamengo viver este momento. Nesta horas eu queria ter a cabeça de um Ronaldo Angelim.

Por: José do Vale Pinheiro Feitosa
Foto: Jornal Diário do Nordeste

OAB entra com 11º pedido de impeachment contra governador do Distrito Federal José Roberto Arruda


Vice-governador, Paulo Octávio, também será alvo do pedido da ordem.

O 11º pedido de impeachment contra o governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda (DEM), e o vice-governador, Paulo Octávio (DEM), será protocolado nesta segunda-feira (7) pela OAB-DF (Ordem dos Advogados do Brasil do Distrito Federal) na Câmara Legislativa. A solicitação da entidade vai se somar a dez outros pedidos já protocolados no legislativo (PSB, PT, CUT, PSOL, Ordem dos Ministros Evangélicos do Gama, dois advogados e o ex-deputado Chico Vigilante). A OAB decidiu na quinta-feira (3), por 31 votos a 1, reforçar o movimento pela saída de Arruda e Paulo Octávio do governo. Apesar de se tratar do 11º pedido, a Procuradoria da Câmara deu parecer favorável a apenas dois pedidos de impeachment, que agora serão analisados pelo presidente interino da Casa, deputado Cabo Patrício (PT).

Segundo informações da Procuradoria, os pedidos rejeitados tinham problemas com documentação, com a fundamentação e vários foram propostos por entidades ou partido. Técnicos da Câmara afirmaram que usaram como base a Lei Federal nº 1.079, que diz que “é permitido a qualquer cidadão denunciar o presidente da República ou ministro de Estado, por crime de responsabilidade”. Por isso seria preciso ser pessoa física para entrar com o pedido.

Do R7, com Agência Estado

Napoleão Tavares Neves, um Mestre. Por:Manoel Severo

.

Há algum tempo atras, coisa de cinco anos, iniciei minhas pesquisas sobre o Cangaço. Dediquei-me à leitura; visita a inúmeros lugares, cenários dessa verdadeira epopéia nordestina; conversando com um e com outro, buscando informações em jornais e revistas antigas, frenquentando bibliotecas, enfim. Quando os estudos despencaram para os lados do Cariri, encontrei uma unanimidade: Napoleão Tavares Neves.

Na verdade, apesar de radicado no cariri já a 13 anos, ainda não havia conhecido pessoalmente o referido memorialista e historiador; nascido em Jardim e morando em Barbalha. Descobri que era médico e que permanecia trabalhando, atendendo aos muitos que o procuravam, ali mesmo,em um dos hospitais de Barbalha. Procurei seu telefone no auxílio à lista e me aventurei; ligando, atendeu uma senhora que foi chamá-lo. Me identifiquei falando de meu interesse pela temática do cangaço nas terras caririenses, de pronto Dr. Napoleão pediu para que lhe fizesse uma visita dali a dois dias em sua residência.

A primeira conversa transcorreu em tom solene, o aprendiz de pesquisador perguntando e o Mestre da história respondendo, foram mais de tres horas de embate, surpresas, confirmações, descobertas, enfim, tive ali duas certezas: Primeira, havia encontrado a pessoa certa; segundo: O cariri realmente tinha muito a mostrar a todos os que se interessam pela temática do cangaço. De lá até hoje tenho tido o privilégio de sempre está ao lado desse historiador ímpar, homem de uma memória extraordinária, médico humanitário e acima de tudo um homem de uma gentileza e uma docilidade sem igual.


Manoel Severo e Dr. Napoleão Tavares Neves em pesquisa no Alto do Leitão

Quando surgiu a idéia de construirmos o Cariri Cangaço, trazendo para a nossa região o maior fórum sobre o assunto já realizado no Brasil, unindo os municípios de Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha e Missão Velha, além da URCA e o ICC, ICVC e Pró Memória; a primeira pessoa que procuramos não poderia deixar de ser Napoleão Tavares Neves; naquela tarde de um domingo do mês de Abril, sentados na varanda de sua casa, ainda lembro de suas palavras quando o provoquei: "E aí Mestre vamos fazer o Cariri Cangaço?" e ele respondeu: "Rapaz você tem coragem mesmo de fazer um negócio desse tamanho, então vamos lá, estou com você." E assim aconteceu.

Ao amigo Napoleão Tavares Neves, a minha eterna gratidão por toda atenção, todo carinho e respeito que nos tem dedicado, parabens por ser esse homem exemplar, referencia para todos nós que o conhecemos.

Por: Manoel Severo

A arte contemporânea como base para um mundo globalizado. - por José do Vale Pinheiro Feitosa

Que os canais do mundo se comunicam ninguém mais duvida. Muito mais do que juntar estas várias cidades que compõem uma megalópole, criando uma idade que parece torná-las uma só, há no mundo algo que efetivamente globaliza. Não sei o limite deste algo, mas certamente as ondas eletromagnéticas se deslocando ponto a ponto e o processamento eletrônico dizem muito disto. Filosoficamente a necessidade de uma identidade mundial, como conseqüência ou indutora desta tecnologia não importa, muda toda a cultura e, por conseguinte, as artes.

Em que sentido muda? Vou burilar alguns recursos evidentes. A arte até o quanto a compreendemos (falo da maioria) é um componente urbanístico. Nasceu e se desenvolveu para dar sentido à vida urbana. Como um componente predial e do que ocorre no interior destes. Assim foi a pintura, a escultura, a poesia, a literatura, a música, etc.

É claro que isso já vem desde os impérios urbanísticos da antiguidade e se projetou em volume descomunal na emergência das urbes com suas igrejas e os prédios coletivos do poder dominante. Seja este um reinado, um ducado ou uma cidade república. E também é claro que preencheu o tempo da ociosidade urbana, que não tem de conduzir o tempo de sol a sol como na zona rural. Como também é claro que desde a emergência do capitalismo financeiro e industrial que esta coisa tem mudado. Durante todo o século XX começamos a fazer estudos mais profundos da comunicação, nos apropriamos dos movimentos de massa. Entendemos e vimos grandes eventos na cultura, seja pelo braço da política ou do artístico propriamente dito, em que pese que estas duas coisas também não são separadas assim.

Então podemos dizer que efetivamente a cultura com a arte e a política não tem mais o urbano como espaço. Agora é o próprio planeta e as sociedades para tomarem sentido nisto precisam de uma arte que seja essencialmente de comunicação. Quando falo em essência não digo exclusividade, pois a cultura ao longo do tempo não são compartimentos separados. Apenas digo que a contemporaneidade na arte é expressão e comunicação. Um simples olhar sobre uma programação de Turim na Itália agora neste segundo semestre de 2009 já revela isso. O “Comtemporary Art – Torino Piemonte” tem um forte componente de “arti visive” com design, teatro, dança, cinema, vídeo e música. Os instrumentos e materiais clássicos como pincéis, cinzéis, mármore, argila e assim por diante dão lugar ao digital. Á performance. Ao experimento “comunicacional” (pode ser designado por outro nome). Veja apenas alguns exemplos: Il Teatro Dela Performance; The Gam Underground Project (pesquisa, análises e experimentações cruzadas entre si); Artissima Accerare L´Ascolto (artista buscando as relações entre artes visíveis e o teatro); Torino Design Week; Giuseppe Penone – Il Giardino delle Sculture Fluide em que um maestro mistura peças musicais seiscentistas com a contemporaneidade num espaço de um jardim imenso o qual tem uma fonte.

Não vou me alongar mais. Apenas dizer que nossas universidades regionais devem garimpar a contemporaneidade onde estiver. Essencialmente refletir a emergência que não é de hoje mas que se torna cada vez mais assim de um mundo global cuja matriz é expressão e a comunicação.

Lembrando um velho filme dos anos setenta, menos pelo seu roteiro e mais pelo seu título: 2001 uma Odisséia no Espaço, acrescento, global, já é uma realidade.

José do Vale Pinheiro Feitosa

Edições Anteriores:

Maio ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31