xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 02/12/2009 | Blog do Crato
.

VÍDEO - Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

02 dezembro 2009

Crato, Cidade da Cultura? - Por Océlio Teixeira

Em um post recente chamei a atenção dos leitores deste Blog para a vocação cultural do Crato. A partir do título Cidade da Cultura, discuti, de forma simples e sintética, a trajetória histórica desta denominação. Hoje, ao invés de produzir um texto e postar aqui, quero fazer uma provocação e uma proposta a todos. A provocação: o Crato ainda pode ser considerado a Cidade da Cultura? A proposta: vamos produzir um texto coletivo sobre essa temática, apresentando idéias e sugestões para o desenvolvimento do município nessa área? Quem topar o desafio faça seu comentário. Eu exercerei o papel de relator: a partir dos comentários e textos postados, farei uma proposta de texto e apresentarei aqui no blog. Depois, poderemos abordar outros temas e produzir novos textos e propostas.

Postagem: Océlio Teixeira de Souza
Foto: Dihelson Mendonça

Nascer do dia - Por: Emerson Monteiro

AL-Ce Aprova Projeto de Lei Complementar que Regula Criação de Novos Municípios - Por Valdenio

A Assembleia Legislativa aprovou, na sessão plenária desta quarta-feira (02/12), três mensagens do Executivo Estadual, um projeto de resolução, doze mensagens, dois projetos de lei completar e quatro projetos de indicação. Também foram aprovados 164 requerimentos.

O projeto de lei complementar de nº 09/09, de autoria do presidente da Casa, deputado Domingos Filho (PMDB), que dispõe sobre os Estudos de Viabilidade Municipal, para a Criação, Incorporação, Fusão e Desmembramento de Municípios no Estado, foi aprovado com votos contrários dos deputados Augustinho Moreira (PV) e Heitor Férrer (PDT).

O deputado Artur Bruno (PT) disse que votou a favor porque considerou que os critérios colocados pelo projeto são coerentes. O deputado Osmar Baquit (PSDB) defendeu que “emancipar distritos não é dividir pobreza, mas sim corrigir uma injustiça e dotá-los de condições necessárias para uma vida melhor”.

O deputado João Jaime (PSDB) ressaltou que a lei é severa e não vai permitir “um festival de criação de municípios no Estado”. O deputado Dedé Teixeira (PT) salientou que os municípios não poderiam continuar sendo privados, pois, há vinte “não se emancipa municípios no Ceará”. Também se pronunciaram a favor do projeto os deputados Manoel Castro (PMDB) e Jaziel Pereira (PMDB).

Veja o projeto de lei complementar de nº 09/09 no endereço abaixo:
http://www.al.ce.gov.br/legislativo/tramit2009/lc9_09.htm

Fonte: AL-Ce

Curiosidades na Lingua e Literatura

Por: Joilson Kariri Rodrigues

-A invenção da escrita foi atribuida aos Sumérios da Mesopotânia no 4º Milénio antes de Cristo. Os seus descendentes, os Sumero-Babilónios, desenvolveram o sistema temporal que usamos hoje em dia: uma hora dividida em 60 minutos, divididos em 60 segundos.

- No Novo Testamento, no livro de São Mateus, está escrito “é mais facil um camelo passar pelo buraco de uma agulha que um rico entrar no Reino dos Céus”. O problema é que São Jerónimo, o tradutor do texto, interpretou a palavra “kamelos” como camelo, quando na verdade, em grego, “kamelos” são as cordas grossas com que se amarram os barcos. A ideia da frase permanece a mesma, mas qual parece ser a mais coerente?

-A palavra “xeque-mate” no xadrez vêm da frase Persa “Shah Mat” que quer dizer “O Rei está Morto”.

-Hoje, existem mais de 2.700 idiomas falados em todo o mundo e mais de 7.000 dialectos. Só na Indonésia falam-se 365 línguas diferentes. Em África existem mais de 1.000 idiomas.

-A parte do México conhecida como Iucatan vem da época da conquista, quando um espanhol perguntou a um indígena como é que eles chamavam a esse lugar, e o índio respondeu “Yucatan”. Mas o espanhol não sabia que ele estava a dizer “Não sou daqui”.

-Os árabes têm quase mil palavras diferentes para designar um camelo.

-O alfabeto Havaiano é composto por apenas 12 letras.

-Dejà Vu - (Do francês, «já visto») Expressão ligada à sensação de que já se presenciou um evento ou uma situação que ocorre, afinal, pela primeira vez. Diz-se também dejà vu algo que não apresente uma esperada originalidade (na moda, por exemplo).

-Em 1999, os primeiros 3 livros na série de Harry Potter, de JK Rowling, venderam mais de 18,5 milhões de cópias nos EUA, e mais de 4,5 milhões de cópias no Reino Unido. O primeiro título da série, “Harry Potter e a Pedra Filosofal” vendeu mais de 1,5 milhões de cópias no Reino Unido e 10,4 milhões nos EUA, um recorde para um livro infantil num ano.

-Ernest Vincent Wright escreveu um romance em 1939 com 50.110 palavras. Nenhuma das palavras contém a letra “e”. O mais interessante é que a letra “e” é a mais utilizada na língua inglesa.

-Há 4.000 anos, na Babilónia, o pai da noiva encarregava-se de, durante um mês após o casamento, fazer uma cerveja à base de mel para o marido da sua filha. Como tinham um calendário lunar, este período era chamado de “honey month” (mês de mel). A expressão evoluiu e tornou-se “honeymoon” (lua de mel).

Livro sobre o Padre Cícero será lançado hoje em Juazeiro do Norte – postado por Armando Lopes Rafael


Com bate-papo da pesquisadora Maria do Carmo Pagan Forti, seguida de sessão de autógrafos será lançado logo mais às 19h desta quarta-feira, no Centro Cultural Banco do Nordeste, em Juazeiro do Norte (Rua São Pedro, 333, centro) o livro “Padre Cícero:poder, fé e guerra no sertão”.
O livro é o resultado de dez anos de pesquisa de Lira Neto, autor de livros como O Inimigo do Rei: Uma biografia de José de Alencar, premiado com o Jabuti em 2007, e Maysa: só numa multidão de amores, que deu origem à minissérie da TV Globo. Nesta biografia, uma das mais aguardadas do ano, o autor se debruça sobre a vida do mais amado e controvertido líder religioso que o Brasil já teve: Cícero Romão Batista, o "Padim Ciço" dos romeiros e fiéis.
Baseado em documentos raros e inéditos, o autor reconta, com riqueza de detalhes, os noventa anos de vida do sacerdote, desde seu nascimento no sertão cearense até a consagração como líder popular. Santo para alguns, impostor para outros, nesta biografia o padre Cícero é alvo de um olhar preciso, que desfaz equívocos históricos e ajuda a enxergar o homem por trás do mito.
Organizado em ordem cronológica, o livro é dividido em duas partes, que exploram diferentes momentos da vida de Cícero. Em "A Cruz", o foco está na religião: a ordenação como padre, os supostos milagres, os primeiros conflitos com o bispado cearense, que chegaram ao Vaticano e culminaram em seu afastamento da Igreja.
Em "A Espada", o que fica em primeiro plano é a política, carreira que Cícero abraçou depois de proibido de ordenar - e que fez dele um dos homens mais influentes de seu tempo. Depois de lutar pela emancipação de Juazeiro, cidade da qual foi prefeito por quase vinte anos, Cícero elegeu-se vice-presidente (o equivalente a vice-governador) do estado do Ceará. Chegou a apadrinhar um exército de jagunços, numa revolução armada que levou à derrubada do governo local; aproximou-se de Lampião, de quem buscava apoio para combater a Coluna Prestes; arquitetou um pacto histórico entre os coronéis sertanejos, que ajudou a apaziguar a região e fez de Juazeiro o centro das aristocracias rurais do Ceará. Já perto do fim da vida foi eleito deputado federal, e ainda encontrou forças para fazer oposição a Getúlio Vargas, a quem classificava de "mensageiro do Satanás".
É sobre essa vida rica e atribulada que se debruça Cícero. Em um momento em que, acuada diante do avanço evangélico, a Igreja Católica avalia a reabilitação canônica do padre, esta biografia permite compreender a verdadeira dimensão de um dos personagens mais fascinantes da nossa história - e também resgata algumas das inquietações políticas e sociais que ajudaram a moldar o Brasil do século XX.

Texto:site da Companhia de Letras
Postado por Armando Lopes Rafael


Na baixa do sapateiro - (Ary Barroso) - Dedicada a Lia Chaves

Nota do Editor: Esta postagem é dedicada a uma extraordinária cantora Brasileira, Baiana, que morou aqui no Crato durante alguns anos e animou bastante esta cidade: LIA CHAVES, essa é pra você, minha amiga!


Na Baixa do Sapateiro eu encontrei um dia
A morena mais frajola da Bahia
Pedi-lhe um beijo, não deu
Um abraço, sorriu
Pedi-lhe a mão, não quis dar, fugiu

Bahia, terra da felicidade
Morena, eu ando louco de saudade
Meu Senhor do Bonfim
Arranje outra morena igualzinha pra mim

Oh! amor, ai
Amor bobagem que a gente não explica, ai ai
Prova um bocadinho, ô
Fica envenenado, ô
E pro resto da vida é um tal de sofrer
Ôlará, ôlerê

Ô Bahia
Bahia que não me sai do pensamento
Faço o meu lamento, ô
Na desesperança, ô
De encontrar nesse mundo
Um amor que eu perdi na Bahia, vou contar

Ô Bahia
Bahia que não me sai do pensamento...

Postado por: Dihelson Mendonça

Arruda seria o vice de Serra, segundo a Folha de São Paulo


Paulo Henrique Amorim:

O Conversa Afiada reproduz comentário do amigo navegante José Maia:

José Maia
A Renata Lo “Serra” Prete tenta livrar a cara do Serra e jogar Arruda na conta do Aécio – advinha que mandou:
A Renata Lo “Serra” Prete tenta livrar a cara do Serra e jogar Arruda na conta do Aécio. Ela só se esqueceu de um detalhe: fazer uma consulta nos arquivos da própria Folha.Se o fizesse iria encontrar lá a imagem sorridente do Serra e do Arruda articulando a chapa deles para as eleições de 2010, como presidente e vice, respectivamente.Está com dúvida: então consulte o link e a reportagem abaixo.


28/10/2008 – 18h47


Em nome de uma parceria técnica destinada à melhoria de moradias populares, os governadores de São Paulo, José Serra (PSDB), e do Distrito Federal, José Roberto Arruda (DEM) sinalizaram nesta terça-feira a eventual aliança política para 2010. Ambos trocaram elogios mútuos na presença de líderes nacionais dos dois partidos políticos.A justificativa oficial para o encontro dos dois governadores e das demais autoridades foi a assinatura de um convênio técnico para cooperação em habitação popular. O objetivo é executar programas de regularização fundiária, urbanização e capacitação profissional.Mas na prática Arruda e Serra indicaram que a união entre os dois e seus partidos está evoluída. O governador do Distrito Federal brincou que estava “copiando” um projeto do colega de São Paulo.


Do Blog "Desabafo Brasil"


Chávez - É Lula, quem pariu Mateus que o embale...
Lula - É isso aí, companheiro Chávez!

Publicidade: Mario Correia Junior - Advogado


Mário Correia, advogado, Economiário, Professor Universitário, Advogado e Corretor de Imóveis. É Bacharel em Direito, Pós-Graduado em Direito Privado - UECE e Pós - Graduando em Docência do Ensino Superior-Faculdade Leão Sampaio. O nosso website tem o grande prazer de fazer a publicidade deste que há muito tempo é um grande incentivador do nosso trabalho, colaborador e sempre "antenado" com o que publicamos aqui.

Desejamos sucesso para o Mário Correia Júnior.





















Foto: Dihelson Mendonça

Para publicidade no Blog do Crato, entre em contato pelo e-mail:
blogdocrato@hotmail.com

Código Florestal pode vir por MP

O Governo Lula não quer chegar em Copenhague com a discussão do Código Florestal em aberto – e tampouco quer que a discussão se estenda ao longo da campanha eleitoral.
Por isso, decidiu que vai regulamentar a questão por meio de uma medida provisória. A MP, que será editada até quinta-feira que vem, não incluirá anistia a desmatadores e nem reduzirá a reserva legal de qualquer bioma brasileiro – como querem os ruralistas. Mas, para o horror dos ambientalistas, irá permitir compensação de reserva legal em biomas adjacentes. Ou seja, quem desmatou no Cerrado, poderá compensar na Amazônia, por exemplo.

Fonte: Coluna Radar – Veja Online. Postado por José Sales

Centro Cultural BNB Cariri: Programação Diária - Postado por Carlos Rafael Dias

Dia 02/12, quarta-feira

Especiais - Cinema- ARTE RETIRANTE
Local: SESC Crato

14h Programa de rádio

BLUES (com Michel Macedo)

Programa de Rádio semanal que divulga a programação do CCBNB Cariri em meio a muita música e informações culturais diversas. O programa faz parte de uma parceria entre o Banco do Nordeste e a Rádio Educadora do Cariri, que inclui um programação diária diversificada de segunda a sexta-feira de 14 às 15 horas. Confira.

Rádio Educadora do Cariri AM 1020. 60min.

Sessão Curumim

14h T'Choupi.

T'Choupi, maravilhado com a pequena e nova cidade na qual vai morar, encontra a liberdade com os belos dias de verão, a praia, as férias e os amigos que começa a fazer. Mas, há um mistério que assusta as crianças: o roubo de suas bicicletas. T'choupi começa a investigar o caso junto com os novos amigos Pilou e Lalou, passando por momentos de emoções e perigos. Animação. Cor. Dublado. Livre. França, 2004. 70min.

16h As Aventuras de Azur e Asmar.

Os meninos Azur e Asmar foram criados juntos pela mesma mulher, Jenane. Eles cresceram como se fossem irmãos, até serem separados. Amar cresceu ouvindo as histórias da mãe sobre a lendária Fada dos Djins e, quando se torna adulto, decide partir à sua procura, contando com a ajuda do andarilho Crapoux. É quando Azur e Asmar se reencontram, agora não mais como irmãos, mas como rivais na busca da Fada. Animação. Cor. Dublado. Livre. 2006. 109min.

Local: Caririaçu (Centro Cultural Dr. Raimundo de Oliveira Borges. Av. Francisco Barros Sobrinho, 40).

Literatura/Biblioteca- Troca de Idéias

19h Lançamento do livro Padre Cícero, de Lira Neto. 60min.

Padre Cícero é o resultado de dez anos de pesquisa de Lira Neto, autor de livros como O Inimigo do Rei: Uma biografia de José de Alencar e Maysa: só numa multidão de amores, que deu origem à minissérie da tv Globo. Nesta biografia, uma das mais aguardadas do ano, o autor se debruça sobre a vida do mais amado e controvertido líder religioso que o Brasil já teve: Cícero Romão Batista, o Padim Ciço dos romeiros e fiéis, baseado em documentos raros e inéditos, o autor reconta, com riqueza de detalhes, os noventa anos de vida do sacerdote, desde seu nascimento no sertão cearense até a consagração como líder popular. 60min.

Local: CCBNB Cariri (Rua São Pedro, 337, Juazeiro do Norte).

Fonte: CCBNB

Samba Da Minha Terra - Composição: Dorival Caymmi


O samba da minha terra deixa a gente mole
Quando se canta todo mundo bole
O samba da minha terra deixa a gente mole
Quando se canta todo mundo bole
Quando se canta todo mundo, todo mundo
Todo mundo, todo mundo, todo mundo bole
Quando se canta todo mundo bole

Quem não gosta de samba bom sujeito não é
É ruim da cabeça ou doente do pé
Eu nasci com o samba, no samba me criei
E do danado do samba eu nunca me separei

Samba lá da Bahia deixa a gente mole
Quando se canta todo mundo bole
Quando se canta todo mundo bole
É que o samba lá da Bahia deixa a gente mole
Quando se canta todo mundo bole

Foto Ilustrativa: João Gilberto - fonte: kavorka.wordpress.com

Ex-Governador Lúcio Alcântara fala sobre a Inauguração do Trem do Cariri, idealizado em seu Governo


Nota do Editor: Lúcio Alcântara acha que a obra já poderia ter sido entregue há mais tempo à população.


O governador ( Cid Gomes ) inaugura hoje ( dia 1 ) o Trem do Cariri, que ligará as cidades de Juazeiro e Crato. Uma excelente notícia. Um grande avanço no transporte ferroviário urbano de passageiros no interior do Ceará. O evento de hoje já poderia ter acontecido há mais tempo não fora o atual governo ter interrompido as obras tão logo se instalou. A interrupção obedecia a uma estratégia para fazer esquecer a autoria da iniciativa e trocar o nome para Metro do Cariri. Com efeito a ideia surgiu no meu governo tendo sido desenvolvida no âmbito da Secretaria de Infraestrutura sob a coordenação dos engenheiros Luis Eduardo Barbosa de Morais e Rômulo Forte.

Concluido o projeto fez-se a licitação para fabricação do trem e obras da via permanente. Coube à empresa Bom Sinal, instalada em Barbalha, construir os trens dando início ao embrião de um polo industrial ferroviário naquela cidade capaz de atender demandas futuras a partir do êxito do projeto que é funcional e tem baixo custo. O interesse que despertou desde o começo entre os interessados na solução dos problemas de mobilidade urbana prenuncia que nossa experiência possa servir a outras cidades. Do ponto de vista institucional cuidei de alterar a lei que instituiu a empresa responsável pelo Metrofor para estender sua abrangência operacional ao interior do estado. Determinei ainda à época realização de estudos para implantação de sistema semelhante em Sobral.

Alegro-me com a conquista da população das duas cidades, certo de haver dado contribuição fundamental para que o antigo sonho do retorno do trem de passageiros se convertesse em realidade.

Por: Lúcio Alcântara


Presidente Lula não reconhecerá o Governo Porfírio Lobo

O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, nesta terça-feira, em Lisboa, que "está fora de questão reconhecer o governo de Porfírio "Pepe" Lobo, eleito presidente de Honduras no domingo. "Não, não, não, não. Peremptoriamente não", afirmou o presidente, que está na capital portuguesa para a Cúpula Ibero-americana.

Fonte: Portal IG

Comentário da postagem: Enquanto isto o "neo vaqueiro" e Ex-Presidente Zelaya continua abrigado em seu escritório, na Embaixada brasileira em Tegucicalpa, proferindo suas ameças de sempre.

Postado por José Sales

Arruda diz ter recebido dinheiro só uma vez

O governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda (DEM), disse ontem que só recebeu dinheiro uma vez diretamente de Durval Barbosa, seu ex-secretário de Relações Institucionais --no vídeo já mostrado amplamente na mídia. Recebeu outras contribuições de Durval, mas por meio de "outras pessoas". Arruda faz sempre questão de mencionar que os vídeos agora divulgados foram gravados quando ele ainda não era governador de Brasília. Ele considera tudo uma trama engendrada por seu adversário político local, Joaquim Roriz (PSC). No último dia 21 de outubro, quando recebeu Durval portando uma mala com R$ 400 mil, disse não ter visto o dinheiro. Recusa-se a explicar o conteúdo do diálogo, gravado em áudio monitorada pela Polícia Federal. A seguir, trechos da entrevista concedida por volta das 21h desta terça-feira.

FOLHA - Por que o sr. manteve Durval Barbosa em seu governo?
JOSÉ ROBERTO ARRUDA Esse cidadão durante oito anos foi presidente da Codeplan, a empresa de informática do governo Roriz. Os gastos ali eram da ordem de R$ 500 milhões por ano. Ele, como outras pessoas do governo Roriz, vieram me ajudar na campanha. Quando terminou a eleição ele desejava continuar na mesma posição. Na transição, já avisado que tinha problemas nessa área, mas, por outro lado, muito grato à ajuda que ele tinha me dado na campanha --ajuda política, inclusive, trouxe apoio partidários, de deputados, evangélicos, o diabo a quatro. Eu então...

FOLHA - Ele deu ajuda tanto política quanto financeira para sua campanha?
ARRUDA - Eu diria que mais política que financeira. Porque a financeira, ao que eu saiba, ele pode ter intermediado apoios empresariais. Mas não dele diretamente. Eu não controlava. Para mim, pessoalmente, ele deu o que aparece naquele vídeo que apareceu, que deve ser de dezembro de 2004 ou dezembro de 2005. Foi para as minhas campanhas sociais de final de ano que eu faço há dez anos. Virou piada, porque é panetone, mas no fundo é verdade mesmo. Eu entrego panetone nas creches, nos asilos, tudo isso. Essa [doação em dinheiro de Durval] foi a única que eu recebi pessoalmente. Mas na campanha ele foi para o comitê. Ajudou muito.

FOLHA - Sim, mas aí o sr. o recolocou em seu governo?
ARRUDA - Terminada a eleição, e [ele] querendo ir para esse posto [Codeplan], eu achei que não deveria. Fui avisado inclusive pelo Ministério Público que ele não deveria ir, porque iria me dar problema. Não deixei ir para o mesmo cargo, mas coloquei-o num outro, mais burocrático, sem orçamento. E reduzi de R$ 500 milhões para R$ 130 milhões os gastos anuais com informática. Neste ano, vai chegar a R$ 209 milhões, mas ainda menos da metade do que no governo Roriz.

FOLHA - Sim, mas isso não resolveu o fato de Durval ter permanecido no seu governo...
ARRUDA - Mas isso foi gerando nele e nos grupos empresariais que foram prejudicados muita raiva. Mais tarde, uma aliança natural entre ele e o Roriz. Tanto que o porta-voz dele, hoje, são as pessoas do comitê do Roriz, [o deputado federal] Laerte Bessa [PSC-DF] e companhia. O Roriz dias antes dessa operação já a anunciava. Deu entrevistas. Na véspera, jantou com alguns jornalistas e disse que iria balançar Brasília. Na verdade, o Roriz acho que não ganharia mais de mim nas urnas e tentou fazer um grande escândalo.

FOLHA O episódio gravado em vídeo entre o sr. e Durval, no qual o sr. recebe R$ 50 mil, foi o único no qual o sr. recebeu dinheiro diretamente dele?
ARRUDA - Primeiro, não sei se foi R$ 50 mil. Eu acho que foi R$ 20 mil ou R$ 30 mil. Não sei. Que eu recebi diretamente, foi [a única vez]. Nos outros anos -2003, 2004, 2005 e 2006- ele também ajudou.

FOLHA - E como ele dava o dinheiro?
ARRUDA - A outras pessoas. Não diretamente a mim. Mas ele ajudou. Nessas campanhas de final de ano, eu pedia ajuda a pessoas físicas e jurídicas. Mais de 60. O Carrefour sempre dava. O Planaltão, o Super Maia [supermercados de Brasília]. Com esses recursos eu fazia festas nas creches e nos asilos. Há dez anos que eu faço isso.

FOLHA - Mas como o sr. declarava esses recursos?
ARRUDA - Não declarava. Eu pegava apenas os recibos das instituições. Fazia a festa, distribuía os cartões de Natal.

FOLHA - Não teria sido mais prudente registrar obedecendo o que manda a Receita Federal?
ARRUDA - Eu nunca me perguntei isso. Não sei te dizer. A verdade é que eu fiz uns dez anos. Mas nunca teve nada escondido, não. O Carrefour por exemplo me doava oficialmente.

FOLHA - E sempre foi assim?
ARRUDA - Neste ano de 2009, lá para março, eu peguei todos esses recibos e o livro de doações e registrei no Tribunal Eleitoral sem os recibos. Só a lista de doações. Para fazer a seguinte pergunta: como este ano é pré-eleitoral eu poderia fazer a mesma coisa sem que isso fosse crime eleitoral? O tribunal analisou e disse que não tinha problema. E arquivou, inclusive.

FOLHA - O sr. registrou todos os anos anteriores agora?
ARRUDA - Todos os anos anteriores.

FOLHA - Inclusive os registros que o sr. solicitou ao Durval que assinasse agora?
ARRUDA - Não, aí é outra história?

FOLHA - Qual é?
ARRUDA - Tem um livro de ouro no qual o nome dele consta e já estava lá no TRE. Todas as pessoas que doavam eu mandava uma cartinha agradecendo e prestando contas das entidades que receberam os recursos. Eu assinava e mandava esse recibo para todos. Todos recebiam e me mandavam o contrarecibo. Mas nem todos enviavam esse contrarecibo. Como ele não me mandou os contrarecibos e já havia os boatos de que teria vídeos e faria chantagem, eu o chamei pessoalmente e disse que todos os que doaram assinaram o contrarecibo. E ele assinou.

FOLHA - Como ele reagiu e quando foi esse encontro?
ARRUDA - Ele reagiu muito bem. "No problem". Foi recentemente.

FOLHA - Esses recibos serão periciados, pois suspeita-se que haveria uma ilegalidade...
ARRUDA - Não, o que é ilegal é fazer recibo com data anterior. Esses têm a data atual. E ele poderia não ter assinado se não quisesse.

FOLHA - Apesar dessas suas explicações todas, como um político experiente como sr., governador do Distrito Federal, sabendo com quem tratava, manteve Durval no cargo de secretário de Relações Institucionais?
ARRUDA - Respondo em duas partes. Primeiro, grande parte, se não todos esses vídeos que estão sendo divulgados dele dando dinheiro para quem quer que seja, referem-se ao período do governo anterior ao meu. Inclusive o meu próprio [vídeo], que foi em 2004 ou 2005. Eu não sei precisar. Segundo, até próximo à minha posse nem eu nem ninguém em Brasília tinha essa imagem. Ele foi uma pessoa extremamente útil na campanha.

FOLHA - Mas depois o sr. soube?
ARRUDA - O Ministério Público me informou que ele não deveria ficar na área de informática.

FOLHA - Mas ele ficou no governo. Não é a mesma coisa?
ARRUDA - Aí... é verdade. Eu o deixei num cargo burocrático, sem orçamento. Eu ganhei eleição por dentro, então herdei muita gente que trabalhou com o Roriz.

Veja o restante da entrevista na Folha Online

FERNANDO RODRIGUES
da Folha de S.Paulo, em Brasília

Além da Imaginação de hoje focaliza o Médium "ZÉ ARIGÓ", um dos maiores Médiuns Brasileiros.


"Há mais mistérios entre o Céu e a Terra do que vossa vã filosofia possa imaginar"

Com essa famosa frase de William Shakespeare, o Blog do Crato começa hoje mais um quadro, dos muitos que temos por aqui. Já iniciamos o "Hoje na História", o "BlogHumor", o "Almanaque", O "Reivindicação da População" e outros. Hoje começamos uma série que tem por objetivo a discussão e a Investigação de fenômenos estranhos, que aparentemente contrariam as leis da ciência. Compreendendo a palavra ciência, como uma criação humana para a descrição e compreensão do universo cognoscível, através do modo empírico, de considerar um fato como verdadeiro apenas aquilo que pode ser demonstrado e repetido através da experimentação tantas vezes quanto necessário. Entretanto, muitos fenômenos que ocorrem no universo são únicos, ou passíveis da exclusão das normas propostas pela ciência. Em séculos passados, a Filosofia governava o pensamento, e da minha parte, a considero extremamente mais abrangente, porquanto é formada por inúmeras correntes de pensamento, e não apenas a corrente científica moderna. Assim sendo, proponho um retorno da busca pela verdade não apenas baseado nos parâmetros do "pesar" e do "medir", mas através de outras ferramentas do pensamento, da experimentação e do alargamento da percepção , que são igualmente válidos.

O nosso novo quadro "Além da Imaginação" também é uma homenagem à série de TV dos anos 50, traduzida para nossa língua nesses termos, e que na versão original americana, chamava-se Twilight Zone. E para dar início ao nosso quadro de hoje, trago a biografia, a vida e obra de um dos maiores médiuns Brasileiros de todos os tempos, o José pedro de Freitas, mais conhecido como "Zé Arigó", nome de extremo respeito dentro das correntes do espiritismo Brasileiro. Mas nosso quadro não se limitará apenas ao espiritismo. Deveremos enveredar pelo caminho da parapsicologia, e muitos outros, e tentar jogar alguma luz, a fim de se obter maior compreensão acerca de fatos aparentemente misteriosos do universo que nos cerca.

Por: Dihelson Mendonça

ALÉM DA IMAGINAÇÃO - ZÉ ARIGÓ


José Pedro de Freitas (Fazenda do Fria, Congonhas, 18 de outubro de 1922 (ou 1921) — BR-040, 11 de janeiro de 1971) foi um médium brasileiro. Era conhecido como José Arigó ou simplesmente Zé Arigó. Desenvolveu suas atividades paranormais em Congonhas durante cerca de vinte anos, tornando nacional e internacionalmente conhecidas as cirurgias e curas realizadas por intermédio de sua faculdade mediúnica, pela entidade (espírito) que se denominava como Dr. Fritz, um médico alemão falecido em 1918, durante a Primeira Guerra Mundial.

Biografia
Juventude e matrimônio

Um dos oito filhos de um sitiante, nasceu na Fazenda do Fria, a cerca de seis quilômetros de Congonhas. Os parcos recursos da família apenas lhe asseguraram os estudos até à terceira série do atual Ensino Fundamental, no Grupo Escolar Barão de Congonhas. Em 1936, aos quatorze anos de idade, ingressou na Companhia de Mineração de Ferro e Carvão, (posteriormente denominada Ferteco Mineração S/A, e hoje incorporada à CVRD), onde trabalhou até 1942. Neste período ganhou o apelido que o acompanharia toda a vida: "Arigó". Nomeado servidor do IAPTC, atual INSS, trabalhou na função pública até ao fim da vida. Em 1946, então com vinte e cinco anos de idade, desposou Arlete André, sua prima em 4º grau, época em que deixou a casa dos pais. Da união nasceram seis filhos: José Tarcísio, Haroldo, Eri, Sidney, Leôncio, Antônio e Leonardo José.

O início do trabalho mediúnico

À medida em que nasciam os filhos do casal, por volta de 1950, Arigó começou a apresentar fortes dores de cabeça, insônia, percebendo visões (uma luz descrita como muito brilhante) e uma voz gutural (em idioma que não compreendia) que o fizeram acreditar encontrar-se à beira da loucura. A situação perdurou por cerca de três anos, durante os quais visitou médicos e especialistas, sem melhorias. De acordo com seus biógrafos, certo dia, em um sonho nítido, a voz que o atormentava foi percebida por Arigó como pertencendo a um personagem robusto e calvo, vestido com roupas antigas e um avental branco, supervisionando uma equipe de médicos e enfermeiros em uma grande sala cirúrgica, em torno de um paciente. Após o sonho ter se repetido por várias vezes, o personagem apresentou-se como sendo Adolph Fritz, um médico alemão desencarnado durante a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), sem que tivesse completado a sua obra na Terra. Embora não pudesse compreender o idioma, compreendeu a mensagem que o personagem lhe dirigia: Arigó fora escolhido como médium pelo Dr. Fritz para realizar essa obra. Outros espíritos, de médicos e de enfermeiros desencarnados, os auxiliariam. Ainda de acordo com os seus biógrafos, Arigó acordou desse sonho tão assustado que saiu correndo, nu, aos gritos, ganhando a rua. Parentes e amigos trouxeram-no de volta ao lar, onde chorou copiosamente. Procurados, os médicos procederam a exames clínicos e psicológicos, sem encontrar nada de anormal, embora as dores de cabeça e os pesadelos continuassem. Até mesmo o padre da cidade tentou auxiliar, efetuando algumas sessões de exorcismo, sem sucesso.

Desesperado, sem encontrar uma saída, certo dia resolveu experimentar atender ao pedido do sonho: encontrando um amigo, aleijado, obrigado ao uso de muletas para andar, Arigó ordenou-lhe de súbito que largasse as muletas. E, arrancando-as com as próprias mãos, ordenou em seguida ao amigo que caminhasse, o que ele fez, continuando a fazê-lo desse dia em diante. A partir de então, uma força que Arigó reputava como "estranha", passou a utilizar-se de suas mãos rudes, para manejar instrumentos também rudes, em delicados procedimentos cirúrgicos, no atendimento a enfermos e aflitos.

O caso do Senador

Entre os casos de personalidade atendidas por Arigó por volta de 1950, relaciona-se o do Senador Carlos Alberto Lúcio Bittencourt, então em campanha para reeleição por Minas Gerais e para a eleição de Getúlio Vargas para a presidência da República pelo PTB. Diagnosticado como portador de câncer nos pulmões, os médicos haviam recomendado ao Senador a imediata cirurgia, de preferência em hospital estadunidense, embora com poucas esperanças. Optando por adiar a cirurgia para depois da campanha eleitoral, em visita a Congonhas conheceu Arigó, que havia sido líder sindical. Impressionado com o seu carisma, o Senador convidou Arigó para juntos irem a Belo Horizonte para um comício. Aceito o convite, ficaram hospedados juntos no mesmo hotel. Segundo o relato do Senador, já estando recolhido ao leito em seu quarto, preocupado com a sua condição de saúde, percebeu a porta que se abria, e um vulto, que parecia ser de Arigó, entrando e acendendo a luz. Era realmente Arigó, como constatou, que se aproximava com uma navalha na mão. Assustado, o Senador tentou levantar-se mas sentiu-se dominado por uma prostração que o fez cair, adormecido, sobre o leito. Na manhã seguinte, ao acordar, constatou que o seu pijama estava cortado nas costas, sujo de sangue já seco. O tumor cancerígeno fora removido e, como confirmado mais tarde, o Senador encontrava-se plenamente restabelecido.

A prática mediúnica e a pesquisa científica

Apesar de possuir desenvolvida mediunidade, Arigó possuía formação católica tradicional, e seu nome, a rigor, não se associa formalmente nem ao Espiritualismo nem ao Espiritismo. Apesar da desaprovação da Igreja Católica (com quem, entretanto, não criou inimizades) e das autoridades civis, Arigó fundou uma clínica à Rua Marechal Floriano, em Congonhas, onde chegava a tratar, gratuitamente, até duzentas pessoas por dia, oriundas da região e dos diversos Estados do país, da América do Sul, da Europa e dos Estados Unidos da América. À época, Congonhas chegou a estar ligada a Buenos Aires (Argentina) e a Santiago do Chile (Chile) por linha de ônibus direta e regular. Entre as dificuldades de ordem legal enfrentadas pelo médium, destaca-se o processo instaurado em 1956 pela Associação Médica de Minas Gerais, sob a acusação de prática de curandeirismo, e pelo qual foi condenado a quinze meses de prisão (1958); entretanto, teve a sua pena reduzida à metade e não chegou a ser preso, uma vez que recebeu indulto do então Presidente da República, Juscelino Kubitschek, cuja filha também havia sido atendida pelo médium, sendo-lhe diagnosticados dois cálculos renais. Anos mais tarde, responderia a novo processo, sendo condenado a 18 de novembro de 1964[1]. Desta vez, tendo compreendido o que era um indulto, recusou-o, sendo detido por sete meses em Conselheiro Lafaiete (MG), pelo exercício ilegal da medicina. Continuou a prática mediúnica mesmo dentro dos muros do presídio, tendo retornado a Congonhas com prestígio ainda maior[2].

Nessa época, o estadunidense Henri Belk, fundador de uma fundação para pesquisa de fenômenos paranormais, acompanhado por Andrija Puharich (ou Henry K. Puharich), especialista em bioengenharia, deslocaram-se até Congonhas, acompanhados por dois intérpretes da Universidade do Rio de Janeiro e por Jorge Rizzini, conhecido pesquisador espírita brasileiro, para iniciar uma pesquisa com Arigó (1963). Na ocasião, o Dr. Puahrich teve extraído um lipoma de seu cotovelo esquerdo, em um procedimento indolor que consumiu apenas cinco segundos, executado com um canivete comum. A incisão de menos de 5 centímetros, com pouco sangue, não inchou, conforme documentado nítidamente em filme (a cores) por Rizzini, vindo a cicatrizar completamente, sem infecção. Em 1968, dois outros médicos estadunidenses chegaram a Congonhas para complementar as pesquisas: os Drs. Laurence John e P. Aile Breveter, da William Benk Psychic Foundation. Mesmo sem ter alcançado uma explicação conclusiva para o fenômeno, comprovaram que a prática do médium não comportava ilusionismo ou feitiçaria, declarando que 95% dos diagnósticos do médium eram corretos e que, as operações realizadas com um canivete, sem qualquer assepsia, só eram possíveis devido à sua sensibilidade, explicável apenas à luz da parapsicologia.

Morte

Os seus biógrafos registram que Arigó teve um sonho com um crucifixo negro, convencendo-se de sua morte próxima. No dia em que faleceu, como de hábito, compareceu à sua clínica, mas avisou os pacientes que o aguardavam que necessitava ir a uma localidade próxima para buscar um carro usado, que acabara de adquirir. Segundo o boletim de ocorrência policial, na rodovia BR-040, às 12:23h de 11 de Janeiro de 1971, José Pedro, vítima de mal súbito, perdeu a direção do Chevrolet Opala que dirigia, ingressando na contra-mão onde colidiu com um veículo do Departamento Nacional de Estradas de Rodagem (DNER), vindo a falecer vítima de traumatismo cerebral.

A técnica

Incorporado, Arigó utilizava-se de facas e canivetes para extrair em rápidos procedimentos, quistos e tumores. As incisões eram pequenas, se comparadas aos procedimentos cirúrgicos praticados à época, muitas vezes menores que o material por elas extraído. Por vezes, durante a intervenção, Arigó ditava uma receita, datilografada por um de seus assistentes, para ser entregue ao paciente.

Fonte: Wikipedia

Nota da Secretaria de Agricultura do Crato


Secretaria de Agricultura do Crato convoca agricultores inscritos no Programa Garantia Safra 2009/2010


A Secretaria de Agricultura e a Comissão do Programa Garantia Safra, comunica os senhores agricultores inscritos no programa 2009/2010, que os boletos serão entregues na AABB no período de 02 a 08 de dezembro do corrente mês, no horario de 07:00 às 13:00 horas. A secretaria solicita ainda que os agricultores compareçam ao local indicado portando os documentos de Identidade e CPF, do titular e da esposa.

Francisco Erasmo Ferreira
Secretário de Agricultura do Crato.

Cariri tem chuva com granizo - Reportagem: Antonio Vicelmo


APÓS A CHUVA da madrugada, o Rio Batateira já começou a correr levando as novas águas da pré-estação. Foto: ANTÔNIO VICELMO. 2/12/2009

Durante a madrugada de ontem, municípios do Cariri registraram chuvas intensas, mas rápidas, como numa pré-estação. Crato. Fortes chuvas, mas com curta duração, acompanhadas de relâmpagos, trovões e até granizo, banhou ontem a maioria dos municípios do Cariri. No Crato, oficialmente, foram registrados 83 milímetros. No entanto, no Sítio Granjeiro, no sopé da Serra do Araripe, os pluviômetros, com capacidade para medir até 120 milímetros, transbordaram. A intensidade das chuvas não causou nenhum problema na cidade que, normalmente, é alagada com uma chuva de 100 milímetros. Dados da Funceme registraram chuvas em 10 municípios caririenses. Barbalha teve a maior. De acordo com o técnico da Fundação Cearense de Metereologia e Recursos Hídricos (Funceme), Paulo Barbiere, as precipitações são resultantes do fenômeno denominado "vórtice ciclônico" que está sobre o atlântico. "É um dos principais sistemas meteorológicos que provoca alterações no tempo da região Nordeste", afirmou. Ele explicou ainda que podem ocorrer outras precipitações nas próximas 24 horas.

A Funceme, segundo Barbiere, não tem previsão conclusiva, em longo prazo, para o próximo inverno. No entanto, em razão do fenômeno conhecido como El Niño, que este ano, ocorre no Pacífico, não há otimismo. "Este fenômeno pode provocar a diminuição de chuvas". Barbiere adverte que somente depois de janeiro, quando serão estudadas outras reações atmosféricas, é que será possível uma previsão mais detalhada da quadra invernosa. Com relação à chuva de granizo registrada no Crato, o técnico diz que é uma ocorrência normal. A formação do granizo acontece nas nuvens do tipo "cumulonimbus". No interior dessas nuvens, as frequentes correntes de ar elevam o vapor de água condensado às maiores altitudes, passando acima da linha isotérmica, que é de 0º centígrados. Desta forma, essas gotículas de água se congelam até terem o peso suficiente para cair do céu.

Barbiere explica que, dependendo de certas condições, as pedras de gelo podem ser tão pequenas que chegam a cair sobre solo já na forma líquida. Entretanto, a formação do granizo depende das condições de umidade e da velocidade e intensidade dos movimentos internos dos núcleos de gelo. O escritório da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ematerce) não recomenda, entretanto, o início do plantio. O gerente regional da instituição, Adonias Sobreira, informou que as sementes nem chegaram ainda ao Cariri. Ele disse que sugeriu ao secretário de Desenvolvimento Agrário, Camilo Santana, que a distribuição de sementes fosse feita no dia 18 de dezembro.

Plantio de feijão

Indiferente da orientação da Ematerce, o agricultor Antônio Luiz da Silva, conhecido por "Antônio Grama", amanheceu o dia ontem na roça, preparando a terra para o plantio de feijão. Ele garante que, na próxima chuva, inicia o plantio. Este ano, não houve crise no abastecimento d´água na região. Os açudes estão com mais da metade de sua capacidade. Além disso, conforme o técnico da Ematerce, cairam algumas chuvas nos meses de setembro, outubro e dezembro melhorando ainda mais a reserva hídrica na região. "O inverno no Cariri começa a partir do dia 5 de janeiro. Em abril será registrado um veranico. Mas a safra é média". A previsão é do agricultor e sindicalista Francisco Augusto da Silva que, todos os anos, edita o "Almanaque do Ano", com previsões baseadas na Astrologia. Augusto acrescenta que o ano de 2010, começa numa sexta-feira. Será governado por Júpiter e Vênus. "O ano será marcado por rajadas de ventos, tempestades e quedas de raios e inundações", afirma ele.

O ano, segundo Augusto, favorece os nativos de Áries, Touro, Sagitário e Escorpião. 2010 é bom também, de acordo com o Almanaque, para os que ocupam posição na Justiça: juizes, advogados, delegados e também policiais. Mesmo que sejam previsões de caráter popular, o Almanaque do Ano tem leitores fiéis na região do Cariri. O agricultor Francisco Augusto se coloca entre os profetas populares muito comuns na região Nordeste com suas previsões das chuvas.

REGISTRO

10 municípios da região do Cariri registraram precipitações pluviométricas na madrugada de ontem, conforme levantamento da Fundação Cearense de meteorologia (Funceme)

CHUVAS

BARBALHA ..........................85mm
Crato.................................. 83mm
Missão Velha ................. 80mm
NOVA OLINDA .................... 66mm
JUAZEIRO.............................45mm
ABAIARA ...............................33mm
ASSARÉ.................................31mm
Farias Brito .....................26mm
Araripe .............................14,2mm
Sant. do Cariri ..............8,6mm

MAIS INFORMAÇÕES
Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos, (85) 3101.1117
Ematerce Crato, 3102.1295.
Augusto, da Silva (88) 9222.6540

ANTÔNIO VICELMO
Repórter do Jornal Diário do Nordeste
Colaborador do Blog do Crato e Jornal Chapada do Araripe

CRATO - Previsão do Tempo e Almanaque - Dia 02 de Dezembro de 2009

Bom Dia!

Bom dia, meus amigos do Blog do Crato. Sobretudo aos nossos leitores, razão maior desse Blog existir. Parece que entre mortos e feridos, todos se salvaram no tocante à censura no Blog do Crato. Hoje mesmo, já tivemos alguns comentários que não foram publicados, em razão da caracterização do anonimato por parte de quem os escreveu. E o Blog do Crato não tolera anônimos. Creio que essas novas medidas de conscientização dos participantes em assumirem a responsabilidade sobre aquilo que escrevem é de suma importância. Mesmo com o maior controle, a quantidade de postagens se manteve nos mesmos níveis, bem como o de comentários. E é assim que deve ser. Também peço aos nossos escritores que passem a escrever mais, para que eu escreva cada vez menos e eu deixe de encher o saco dos nossos colaboradores com tantas mensagens ( rs rs ). Tenham todos um Bom Dia!

Previsão do Tempo

A previsão do tempo para ontem se confirmou. O Climatempo havia dito que não choveria durante o dia e que seria um dia de sol. De fato, se confirmou. A chuva relatada por nós aqui no Blog, e tão bem reportada hoje por Antonio Vicelmo, como uma chuva de Granizo, ocorreu apenas no período da madrugada ( E já deixou saudades... ), pois talvez o calor venha novamente. A previsão para hoje, é de dia de sol com poucas núvens e não chove. Segundo o site Climatempo, a temperatura máxima será de 29 graus e a minima de 20 graus.

ALMANAQUE

2 de dezembro. Dia de Santa Bibiana ou Viviana

Na época em que Roma estava sob o poder o imperador Juliano, "o Apóstata", aconteceu um dos últimos surtos de perseguição fatal aos cristãos, entre 361 e 363. O tirano, que já tinha renegado seu batismo e abandonado a religião, passou a lutar pela extinção completa do cristianismo. Começou substituindo todos os cristãos que ocupavam empregos civis por pagãos, tentando colocar os primeiros no esquecimento. Mas não parou por aí. Os mais populares e os mais perseverantes eram humilhados, torturados e, por fim, mortos. No ano 363, a família de Bibiana foi executada na sua presença, porque não renunciou à fé cristã. Flaviano, seu pai, morreu com uma marca na testa que o identificava como escravo. Defrosa, sua mãe foi decapitada. Ela e a irmã Demétria, antes, foram levadas para a prisão.

A primeira a morrer foi Demétria, que perseverou na fé após severos suplícios na presença da irmã. Por último, foi o martírio de Bibiana, para a qual, conforme a antiga tradição, o governador local usou outra tática. Foi levada a um bordel de luxo para abandonar a religião ou ser prostituída. Mas os homens não conseguiam aproveitar-se de sua beleza, pois a um simples toque eram tomados por um surto de loucura. Bibiana, então, foi transferida para um asilo de loucos e lá ocorreu o inverso, os doentes eram curados. Sem renegar Cristo, foi entregue aos carrascos para ser chicoteada até a morte e o corpo jogado aos cães selvagens. Outro prodígio aconteceu nesse instante, pois os cães não o tocaram. Ao contrário, mantiveram uma distância respeitosa do corpo da mártir. Os seus restos, então, foram recolhidos pelos demais cristãos e enterrados ao lado dos familiares, num túmulo construído no monte Esquilino, em Roma.

Finalmente, a perseguição sangrenta acabou. A história do seu martírio ganhou uma devoção dos fieis. Santa Bibiana passou a ser incovada contra os males de cabeça e as doenças mentais e a epilepsia. Seu túmulo tornou-se meta de peregrinação e o seu bonito nome escolhido na hora do batismo. Também a conhecida variação, não menos bela, de Viviana se tornou popular na cristandade. A veneração era tão intensa que o papa Simplício mandou construir sob sua sepultura uma pequena igreja dedicada a ela, no ano 407. O culto ganhou um reforço maior ainda quando, por volta de 1625, foi erguida sob as ruínas da antiga igreja uma basílica. Nela, as relíquias de santa Bibiana se encontram guardadas debaixo do altar-mor.

Além de ser uma das padroeiras da belíssima cidade de Sevilha, na Espanha, santa Bibiana é, também, padroeira da diocese de Los Angeles, nos Estados Unidos. É celebrada no dia 2 de dezembro, considerado o de sua morte pela fé em Cristo.

Eventos históricos

* 1512 - As pinturas de Michelangelo no teto da Capela Sistina são exibidas ao público pela primeira vez.
* 1604 - O autor teatral inglês William Shakespeare apresenta pela primeira vez ao público uma de suas tragédias: Otelo.
* 1768 - O príncipe de Kaunitz, chanceler austríaco, sugere a José II a viabilidade da partilha da Polónia.
* 1804 - Coroação de Napoleão Bonaparte, o imperador de França e sua mulher Josefina de Beauharnais, a imperatriz, na presença do Papa Pio VII, na Catedral de Notre-Dame.
* 1805 - Batalha de Austerlitz - Napoleão Bonaparte aniquila as tropas austro-russas na que é considerada por muitos como a maior vitória da sua carreira militar.
* 1823 - Proclamada a Doutrina Monroe.
* 1825 - Nascimento do Imperador Dom Pedro II.
* 1837 - Criação do Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro.
* 1851 - Luís Bonaparte baixa decreto declarando a dissolução da Assembléia Legislativa e restabelecendo o sufrágio universal.
* 1851 - Victor Hugo se exila.
* 1852 - Luís Bonaparte se auto-intitula Napoleão III de França e proclama o Segundo Império Francês.
* 1860 - Abraham Lincoln é eleito presidente dos Estados Unidos.
* 1870 Estréia no Brasil, em homenagem ao aniversário de Dom Pedro II , no Teatro Lírico Fluminense, a ópera de Carlos Gomes O Guarani.
* 1878 - Fundado em Montevidéu El Bien Público, o periódico mais antigo do Uruguai.
* 1880 - Promulgada uma nova constituição em Honduras, que moderniza a questão política do país.
* 1894 - Dr. Roux anuncia em Paris a descoberta da vacina contra a difteria, doença infecciosa que pode obstruir as vias respiratórias.
* 1901 O americano King Camp Gillette patenteia um aparelho de barbear de lâminas descartáveis. É o início da Gillette Safety Razor Company.
* 1903 - O Conselho Municipal do distrito do Panamá declara sua independência da Colômbia com apoio de Estados Unidos.
* 1912 - Tropas do governo do Paraná combatem sertanejos do Contestado, região no Sul do país disputada pelo Paraná e por Santa Catarina.
* 1918 - A Armênia separa-se do Império Otomano.
* 1927 - É vendido o primeiro Ford A.
* 1936 - O ditador fascista Benito Mussolini proclama a formação do Eixo Roma-Berlim.
* 1937 - Getúlio Vargas extingue, através do Decreto nº 37, todos os partidos políticos.
* 1942 - Em Chicago, o físico italiano Enrico Fermi consegue a fissão do átomo.
* 1944 - Inaugurada no Rio de Janeiro, pelo jornalista Roberto Marinho, a Rádio Globo AM.
* 1945 - É inaugurado em Pedras Rubras o aeroporto internacional do Porto.
* 1945 - Eurico Gaspar Dutra é eleito por voto popular presidente do Brasil. O PSD tem maioria na Constituinte.
* 1947- Iniciado o trabalho de tradução da Bíblia para uso das Testemunhas de Jeová.
* 1950 - Dois porto-riquenhos tentam assassinar o presidente norte-americano Harry Truman. O atentado falha e um dos criminosos é morto.
* 1952 - Carlos Ibáñez del Campo é eleito presidente do Chile.
* 1953 - Retomada das relações diplomáticas entre o Irã e a Grã-Bretanha.
* 1953 - Emancipação política do município de Uiraúna, Paraíba
* 1954 - O Senado americano condena o senador Joseph McCarthy por má conduta durante as investigações e caça a suspeitos de comunismo.
* 1954 - A União Soviética anuncia ajuda militar aos países comunistas.
* 1954 - Início dos conflitos armados na Argélia contra a colonização francesa no país.
* 1956 - Fidel Castro desembarca em Cuba liderando 72 homens. Atacados pelas forças do ditador Batista apenas 12 sobrevivem.
* 1960 - John F. Kennedy vence Richard Nixon nas eleições presidenciais norte-americanas.
* 1961 - Início dos combates entre as forças do Vietnã do Sul e os guerrilheiros Vietcongs.
* 1961 - Em Argel, uma manifestação pelo aniversário dos sete anos de rebelião contra as forças francesas resulta em 77 mortes.
* 1961 - Adolf Eichmann recebe sentença de morte do tribunal israelense - a única pena de morte civil levada a cabo naquele país.
* 1962 - A URSS lança a primeira nave espacial com destino a Marte.
* 1963 - No Vietnã do Sul, o presidente Ngo Dinh Diem e seu irmão Ngo Dinh Nhu são assassinados em um golpe militar.
* 1964 - O Muro de Berlim, construído em 1961, é aberto para a passagem de pessoas acima de 65 anos.
* 1964 - O Teatro Nacional D. Maria II em Lisboa é destruído por um incêndio.
* 1967 - Omar Bongo é o segundo presidente do Gabão.
* 1968 - Nixon nomeia Henry Kissinger conselheiro da Seguridade Nacional dos Estados Unidos.
* 1969 - O Boeing 747 realiza seu vôo inaugural com 191 pessoas a bordo, a maioria jornalistas e fotógrafos.
* 1970 - Dom Paulo Evaristo Arns assume a arquidiocese de São Paulo.
* 1971 - O presidente Médici torna a Educação Física matéria obrigatória em todas as escolas.
* 1971 - Seis xeques no Golfo Pérsico fundam os Emirados Árabes Unidos.
* 1972 - O Partido dos Trabalhadores ganha a primeira eleição na Austrália desde 1949. Gough Whitam torna-se primeiro-ministro.
* 1974 - A nave Pioneer 11 chega em Júpiter.
* 1979 - O presidente João Figueiredo regulamenta a Lei de Anistia.
* 1979 - A população iraniana vota a favor de uma nova Constituição e dá poderes absolutos ao Aiatolá Khomeini.
* 1988 - Benazir Bhutto toma posse como primeira-ministra do Paquistão para seu primeiro mandato. É a primeira mulher a ocupar este cargo em um estado muçulmano moderno.
* 1990 - Realizada a primeira eleição após a unificação da Alemanha.
o O ônibus espacial Columbia é finalmente lançado, na missão STS-35, após quase sete meses de atraso.
* 1992 - Retorna à Terra a nave norte-americana Columbia com seis astronautas.
* 1993 - Entra em vigor o Tratado de Maastricht, que estabelece união monetária, econômica e política da Europa.
* 1994 - O governo australiano concorda em compensar financeiramente os aborígenes australianos que foram recolocados durante os testes nucleares em Maralinga, durante os anos 50 e 60.
o A polícia militar descobre uma gigantesca plantação de maconha, com 500 mil pés espalhados por ilhas no rio São Francisco.
o No Rio de Janeiro, o General Roberto Câmara Sena é designado para comandar a ação militar contra o tráfico de drogas e armas.
* 1995 - O Congresso nacional africano, do presidente Nelson Mandela, vence com 58% dos votos as primeiras eleições municipais multirraciais da África do Sul.
* 1997 - O presídio da Ilha Grande, no Rio de Janeiro, desativado em 1993, virou um dos maiores centros de pesquisa ambiental da América Latina.
* 1998 - A Autoridade Palestina é ameaçada por extremistas islâmicos depois de prender ativistas do grupo Hamas.
* 2007 - Governo Federal anuncia o início das transmissões da Televisão digital no Brasil.

Nascimentos

* 1746 - Joaquim Xavier Curado, marechal, governador, barão e conde de São João das Duas Barras (m. 1830)
* 1825 - Dom Pedro II, imperador do Brasil (m. 1891).
* 1866 - José Petitinga, espírita e escritor brasileiro (m. 1939).
* 1885 - George Richards Minot, médico estadunidense (m. 1950)
* 1889 - Anita Malfatti, pintora modernista brasileira (m. 1964).
* 1891 - Otto Dix, pintor expressionista alemão (m. 1969).
* 1917 - Deoscoredes M. dos Santos, artista plástico, escritor e sacerdote supremo do culto aos Egungun.
* 1923 - Maria Callas, cantora lírica estadunidense de origem grega (m. 1977).
* 1930 - Gary Stanley Becker, economista estadunidense.
* 1931 - Homero Leite Meira, bispo brasileiro.
* 1936 - Peter Duesberg, professor de biologia molecular e celular.
* 1944 - Ibrahim Rugova, político kosovar (m. 2006).
* 1946 - Gianni Versace, estilista italiano (m. 1997).
* 1949 - Antonín Panenka, ex-futebolista tcheco.
* 1953 - Stephan Nercessian, ator e político brasileiro.
* 1968
o Lucy Liu, atriz estadunidense.
o Massimiliano Lelli, ciclista italiano.
o David Regis, ex-futebolista norte-americano.
o David Batty, ex-futebolista inglês.
o Nate Mendel, músico norte-americano (Foo Fighters).
* 1969 - Zenima, cantora italiana.
* 1970 - Dmitriy Radchenko, ex-futebolista russo.
* 1971
o Julio César Baldivieso, ex-futebolista boliviano.
o Francesco Toldo, goleiro italiano.
* 1972 - Gustavo Borges, ex-nadador brasileiro.
* 1973 - Monica Seles, ex-tenista iugoslava de ascendência húngara.
* 1974 - Líder Paz, futebolista boliviano.
* 1977 - Siyabonga Nomvethe, futebolista sul-africano.
* 1978
o Fábio Braz, futebolista brasileiro.
o Nelly Furtado, cantora e atriz canadense.
o Christopher Wolstenholme, baixista da banda Muse.
o Fonsi Nieto, motociclista espanhol.
o David Rivas, futebolista espanhol.
* 1980 - Marco Engelhardt, futebolista alemão.
* 1980 - Leandro Nassif, músico brasileiro.
* 1981
o Britney Spears, cantora norte-americana.
o Danijel Pranjić, futebolista croata.
* 1984 - Péter Máté, futebolista húngaro.
* 1986
o Claudiu Keserü, futebolista romeno.
o Ronald Vargas, futebolista venezuelano.
* 1987 - Isaac Promise, futebolista nigeriano.
* 1989
o Matteo Darmian, futebolista italiano.
o John Paul Kissock, futebolista inglês.
* 1990 - Abeiku Quansah, futebolista ganês.

Falecimentos

* 1455 - D. Isabel de Aviz, rainha consorte de D. Afonso V de Portugal (n. 1432)
* 1547 - Hernán Cortés, conquistador do México (n. 1485).
* 1552 - São Francisco Xavier, missionário cristão espanhol (n. 1506).
* 1814 - Marquês de Sade, escritor (n. 1740).
* 1828 - William Hyde Wollaston, químico britânico (n. 1766).
* 1858 - Francisco do Monte Alverne, pregador oficial do Império do Brasil.
* 1918 - Edmond Rostand, poeta francês (n. 1868).
* 1972 - Edison Carneiro, escritor brasileiro (n. 1912).
* 1993 - Pablo Escobar, narcotraficante colombiano (n. 1949).
* 2000 - Geraldo Pinho Alves, médico e político brasileiro.

Feriados e Eventos

* Aniversário de Araçatuba - São Paulo
* Dia Internacional para a Abolição da Escravatura
* Dia Nacional do Astrônomo
* Dia das Relações públicas
* Dia do Samba

Fontes: Climatempo, Edições Paulinas, Wikipedia

Hoje é o Dia do Samba !! - No Hoje na História


"Quem não gosta de samba, bom sujeito não é. É ruim da cabeça, ou doente do pé..." - Dorival Caymmi

HOJE NA HISTÓRIA


O samba é um gênero musical, de onde deriva um tipo de dança, de raízes africanas surgido no Brasil e tido como o ritmo nacional por excelência. Considerado uma das principais manifestações culturais populares brasileiras, o samba se transformou em símbolo de identidade nacional.Dentre suas características originais, está uma forma onde a dança é acompanhada por pequenas frases melódicas e refrões de criação anônima, alicerces do samba de roda nascido no Recôncavo Baiano e levado, na segunda metade do século XIX, para a cidade do Rio de Janeiro pelos negros que migraram da Bahia e se instalaram na então capital do Império.

O samba de roda baiano, que em 2005 se tornou um Patrimônio da Humanidade da Unesco,, foi uma das bases para o samba carioca. Apesar do samba existir em todo o país - especialmente nos Estados da Bahia, do Maranhão, de Minas Gerais e de São Paulo - sob a forma de diversos ritmos e danças populares regionais que se originaram do batuque, o samba como gênero é uma expressão musical urbana do Rio de Janeiro, onde de fato nasceu e se desenvolveu entre o final do século XIX e as primeiras décadas do século XX. Foi no Rio de Janeiro que a dança praticada pelos escravos baianos migrados entrou em contato e incorporou outros gêneros musicais tocados na cidade (como a polca, o maxixe, o lundu, o xote, entre outros), adquirindo um caráter totalmente singular e criando o samba carioca urbano e carnavalesco. Durante a década de 1910, foram gravadas algumas composições sob a denominação de samba, mas estas gravações não alcançaram grande repercussão.

No entanto, em 1917, foi gravado em disco "Pelo Telefone", aquele que é considerado o primeiro samba. A canção tem a autoria reivindicada por Ernesto dos Santos, o Donga, com co-autoria atribuída a Mauro de Almeida, um então conhecido cronista carnavalesco. Na verdade, "Pelo Telefone" era uma criação coletiva de músicos que participavam das festas da casa de tia Ciata, mas acabou registrada por Donga e Almeida na Biblioteca Nacional. "Pelo Telefone" foi a primeira composição a alcançar sucesso com a marca de samba e contribuiria para a divulgação e popularização do gênero. A partir daquele momento, o samba começou a se espalhar pelo país, inicialmente associado ao carnaval e posteriormente adquirindo um lugar próprio no mercado musical. Surgiram muitos compositores como Heitor dos Prazeres, João da Baiana, Pixinguinha e Sinhô, mas os sambas destes compositores eram amaxixados, conhecidos como sambas-maxixe.

Os contornos modernos do sambam viriam somente no final da década de 1920, a partir das inovações de um grupo de compositores dos blocos carnavalescos dos bairros do Estácio de Sá e Osvaldo Cruz, e dos morros da Mangueira, Salgueiro e São Carlos. Desde então, surgiriam grandes nomes do samba, entre alguns como Ismael Silva, Cartola, Ari Barroso, Noel Rosa, Ataulfo Alves, Wilson Batista, Geraldo Pereira, Zé Kéti, Ciro Monteiro, Nelson Cavaquinho, Elton Medeiros, Paulinho da Viola, Martinho da Vila, entre muitos outros. A medida que o samba se consolidava como uma expressão urbana e moderna, ele passou a ser tocado nas rádios, se espalhando pelos morros cariocas e bairros da zona sul do Rio de Janeiro. Inicialmente criminalizado e visto com preconceito, por suas origens negras, o samba conquistaria o público de classe média também. Derivadas do samba, outras formas musicais ganharam denominações próprias, como o samba de gafieira, o samba enredo, o samba de breque, o samba-canção, o samba-rock, o partido alto, o pagode, entre outros. Em 2007, o Iphan declarou o samba um Patrimônio Cultural do Brasil.

O samba, além de ser o gênero musical mais popular no Brasil, é muito conhecido no exterior e está associado - assim como o futebol e o carnaval - ao país. Esta estória começou com o sucesso internacional de "Aquarela do Brasil", de Ary Barroso, seguiu com Carmen Miranda (apoiada pelo governo Getúlio Vargas e a política da boa vizinhança norte-americana), que levou o samba para os Estados Unidos, passou ainda pela bossa nova, que inseriu definitivamente o Brasil no cenário mundial da música. O sucesso do samba na Europa e no Japão apenas confirma sua capacidade de conquistar fãs, independente do idioma. Atualmente, há centenas de escolas de samba constituídas em solo europeu (espalhada por países como Alemanha, Bélgica, Holanda, França, Suécia, Suíça). Já no Japão, as gravadoras investem maciçamente no lançamento de antigos discos de sambistas consagrados, que acabou por criar um mercado formado apenas por catálogos de gravadoras japonesas.

O samba moderno surgido a partir do início do século XX tem ritmo basicamente 2/4 e andamento variado, com aproveitamento consciente das possibilidades dos estribilhos cantados ao som de palmas e ritmo batucado, e aos quais seriam acrescentados uma ou mais partes, ou estâncias, de versos declamatórios. Tradicionalmente, o samba é tocado por instrumentos de corda (cavaquinho e vários tipos de violão) e variados instrumentos de percussão, como o pandeiro, o surdo e o tamborim. Por influência das orquestras norte-americanas em voga a partir da Segunda Guerra Mundial, e pelo impacto cultural da música dos EUA no pós-guerra, passaram a ser utilizados também instrumentos como trombones e trompetes, e, por influência do choro, flauta e clarineta. Além de ritmo e compasso definidos musicalmente, traz historicamente em seu bojo toda uma cultura de comidas (pratos específicos para ocasiões), danças variadas (miudinho, coco, samba de roda, pernada), festas, roupas (sapato bico fino, camisa de linho etc), e ainda a pintura naif, de nomes consagrados como Nelson Sargento, Guilherme de Brito e Heitor dos Prazeres, além de artistas anônimos das comunidades (pintores, escultores, desenhistas e estilistas) que confeccionam as roupas, fantasias, alegorias carnavalescas e os carros abre-alas das escolas de samba. O Dia Nacional do Samba é comemorado em 2 de dezembro. A data foi criada por iniciativa de um vereador de Salvador, Luis Monteiro da Costa, em homenagem a Ary Barroso, que havia composto "Na Baixa do Sapateiro" embora sem ter conhecido a Bahia. Assim, 2 de dezembro marcou a primeira visita de Ary Barroso a Salvador. Inicialmente, o Dia do Samba era comemorado apenas em Salvador, mas acabou transformado em data nacional.

Fonte: Wikipedia

Ônibus é incendiado em Copacabana e polícia prende suspeitos



Rio de Janeiro - Um ônibus foi incendiado no começo da noite de ontem ( 1 ) na Avenida Nossa Senhora de Copacabana. O fogo foi rapidamente controlado e não houve feridos. Poucas horas depois, os policiais militares prenderam três homens, entre eles dois adolescentes, com uma granada e um latão com 4 litros de gasolina. A prisão ocorreu na esquina das ruas Nascimento e Silva e Henrique Dumont, em Ipanema. Segundo a polícia, o ataque ao ônibus foi uma represália do tráfico contra a ocupação das favelas Pavão-Pavãozinho (Copacabana) e Cantagalo (Ipanema) pela Polícia Militar. No começo da tarde, o comércio próximo às favelas recebeu ordem de desconhecidos para que fechasse. Vários homens chegaram a ser detidos e levados para a delegacia, mas acabaram liberados por falta de provas.

O secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, tranquilizou os moradores sobre a presença da polícia garantindo a segurança na região.“A polícia não vai recuar. A população pode ficar descansada. Temos efetivo suficiente para garantir a implantação da unidade pacificadora e o entorno dessas comunidades”, disse.

Fonte: Agência Brasil

Notícias do Crato para o Dia 02 de Dezembro de 2009


Secretaria de Agricultura do Crato convoca agricultores inscritos no Programa Garantia Safra 2009/2010

A Secretaria de Agricultura e a Comissão do Programa Garantia Safra, comunica os senhores agricultores inscritos no programa 2009/2010, que os boletos serão entregues na AABB no período de 02 a 08 de dezembro do corrente mês, no horario de 07:00 às 13:00 horas. A secretaria solicita ainda que os agricultores compareçam ao local indicado portando os documentos de Identidade e CPF, do titular e da esposa. Francisco Erasmo Ferreira - Secretário de Agricultura do Crato.

Secretaria de Finanças do Crato comunica Contribuintes do IPTU 2009

Diz a nota: "Comunicamos aos senhores contribuintes que deram entrada na isenção de IPTU 2009, que se façam presentes no setor de Rendas, da Prefeitura Municipal do Crato, para receberem o devido comprovante caso tenha sido deferido."

CRAS Batateira promove atividades para idosos e crianças

O Governo Municipal do Crato, por meio da Secretaria de Ação Social, comunica que todas às quintas-feiras no Centro de Referencia em Assistência Social CRAS Batateira à partir das 8 horas acontecem caminhadas com os idosos daquela comunidade. As caminhadas fazem parte das atividades que reúnem inclusão social, lazer e saúde, os participantes da terceira idade são acompanhados pela a Assistente Social Fátima Tavares e pelo Educador Físico Leonardo. Também no CRAS Batateira, será realizado amanhã, quinta-feira, 3 , as 14 horas o encontro com o grupo CASULO que é formado por adolescentes de 11 à 15 anos de idade que são acompanhados pela Assistente social Rita Monteiro. Esses encontros acontecerão semanalmente.
Ainda no referido CRAS, todas às segundas-feiras, à partir do próximo dia 7, sempre às 14 horas será realizado o CINE CRAS DA BATATEIRA,com crianças de 08 à 10 anos de idade,acompanhados pela Psicóloga Ana Germana.

Abertas inscrições de cursos profissionalizantes para Beneficiários do Bolsa Família em Crato

O Governo Municipal do Crato em parceria com a Secretaria Social informam que foi dado inicio as inscrições para os cursos de: eletricista predial, pedreiro, pintor, bombeiro hidráulico e auxiliar de serviços gerais. Esses cursos serão oferecidos para os beneficiários do Programa Bolsa Família. As referidas inscrições serão realizadas hoje e amanhã nas creches dos distritos de Ponta da Serra, Dom Quintino e Santa Fé. Hoje, Quarta-feira, dia 02, de 8 as 12 horas, as inscrições serão realizadas no Pólo da Ponta da Serra e à tarde à partir das 13 horas será feita as inscrições no distrito de Santa Fé na sala do PETI- Programa de Erradicação do Trabalho Infantil.

CRAS Seminário promove ações especiais para as mulheres

O Governo Municipal do Crato por meio da Secretaria de Ação Social e o Centro de Referencia em Assistência Social CRAS Seminário, realiza hoje quarta-feira, dia 2, pela manhã, o encontro com o grupo sócio-educativo da Mamâe-Bebê, com mulheres gestantes e mães de crianças de 0 a 2 anos de idade. A reunião terá como palestrantes o nutricionista Tibério que irá informar a todas sobre a alimentação saudável e a Psicóloga Ana Hirlene que abordará o tema Relações familiares. O referido CRAS, comunica ainda que serão encerradas suas atividades do ano de 2009,com suas festividades natalinas no próximo dia 9, e que no dia 4 de janeiro de 2010 serão retomadas as atividades dos grupos. O Centro de Referencia em Assistência Social CRAS Seminário está realizando também todas segundas feiras de 15 as 16 horas e 30 minutos encontros como o VIVA MULHER com mulheres de 22 a 59 anos. Nesses encontros são proporcionados momentos de lazer e reflexão com a metodologia de rodas de conversa, dinâmica, exibição de DVD's, sensibilidades, vivência, palestras e relaxamentos.

CRAS Vila Alta convida a população para o salão de beleza da Unidade de Inclusão Produtiva

A Prefeitura Municipal de Crato, por meio da Secretaria de Ação Social, em parceria com o Centro de Referencia em Assistência Social - CRAS Vila Alta inaugurou no ultimo dia 26, uma Unidade de Inclusão Produtiva no bairro. O salão de beleza, ATITUDE - Imagem Pessoal. As Unidades de Inclusão Produtiva têm por objetivo apoiar investimentos econômicos e sociais nos grupos populares em situação de vulnerabilidade pessoal e social, subsidiando financeira e tecnicamente iniciativas que possam garantir o fortalecimento de ações sustentáveis e a partir daí promover a inclusão produtiva da população. Desde sua inauguração o salão de beleza Atitude está atendendo clientes e mostrando a eficácia de seus serviços. E convida toda a população cratense para ver de perto o profissionalismo e o excelente atendimento.

Fonte: Assessoria de Imprensa
Governo Municipal do Crato
Fone/Fax - (88) 3521.7069
Mais informações:

http://www.crato.ce.gov.br
http://www.prefeituramunicipaldocrato.blogspot.com


NOTA: Cidadão Cratense pede a sensibilização por parte dos servidores do DETRAN CE


NOTA:


É lamentável que mais uma vez cidadãos que pagam seus impostos em dia e buscam cumprir seus deveres como membros da sociedade, venham a ser prejudicados por uma nova greve do órgão executivo de transito do estado do Ceará. Como a pouco tempo atrás, dezenas de pessoas tiveram diversos tipos de prejuízos relacionados a greve do DETRAN do CE , mais uma vez, muitas pessoas que estão em processo de habilitação e usam outros serviços do DETRAN veem com a nova greve indícios de mais prejuízos para sociedade cearense.

Não discordo do direito que servidores do referido órgão tenham em protestar buscando melhorias, no entanto, se faz necessário buscar soluções práticas e rápidas, não deixando a sociedade em total abandono. Há pessoas enfrentando diversas dificuldades, quando não tendo prejuízos, até financeiros, se expõem a falta do cumprimento das leis, sendo obrigados a transitar de forma irregular pelas vias de transito.

A partir desta nota, venho pedir a sensibilização por parte dos servidores do DETRAN CE, e principalmente do Governo do Estado do Ceará, e aos nossos representantes políticos, em especial os da Região do Cariri, que resolvam esta situação o quanto antes, para que a mesma seja a menos onerosa para população que os elegem, com o único fim, de serem verdadeiramente representados.

Crato, 30 de novembro 2009.

RESPEITOSAMENTE,
WILLIAN DA SILVA FERREIRA

Publicidade - DULARE MÓVEIS - Uma grande loja se instalou em Crato !

Dulare 400

DULARE é a mais nova opção para você comprar seus móveis na Região do Cariri. Se você procura qualidade por preços acessíveis, o caminho certo é na DULARE MÓVEIS. E aproveite as ofertas de fim-de-ano. DULARE - Bons Móveis para Você - Em crato, na Praça Siqueira Campos.

Uma grande loja com o maior sortimento:

Image2


Sofás, Camas, Guarda-roupas, salas, cozinhas completas...

DULARE - Bons Móveis para Você

Edições Anteriores:

Setembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30